SISCOSERV E SEUS ASPECTOS FISCAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISCOSERV E SEUS ASPECTOS FISCAIS"

Transcrição

1

2 SISCOSERV E SEUS ASPECTOS FISCAIS RESENHA: A nova obrigatoriedade acessória denominada Siscoserv demanda algum imposto? Quais aspectos fiscais devem ser observados? Onde o SAP pode contribuir com as organizações?

3 SISCOSERV E SEUS ASPECTOS FISCAIS PALESTRANTE: Eli Nilson Da Silva Sousa Diretor da WTM do Brasil, bacharel em Ciências Contábeis, pós-graduado em gestão empresarial, Especialista em Comércio Exterior e Tecnologia da Informação, Consultor de Empresas de grande porte há mais de dez anos, Especialista em Soluções de Business Inteligence com mais de 15 mil horas em Gerenciamento de projetos de Implementação de Softwares Especialistas em Comércio Exterior integrados a diversos Softwares de ERP (SAP, Oracle, TOTVS EMS/Protheus e outros). Instrutor de diversos cursos ligados a área de comércio exterior como Siscomex, Novoex, Drawback e Câmbio. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Executivo de chave do grupo Sadia (BRF) de 01/08/77 a 06/07/00 Empresário em Comissária de Despacho de 06/07/00 a 12/11/01 Executivo do grupo Chapecó 12/11/01 a 12/07/2003 Empresário em Consultoria de Comercio Exterior de 12/07/2003 atualmente. Facilitador em treinamentos de Gestão Empresarial e em Comercio Exterior desde 2003 Palestrante com foco em assuntos de Comércio Exterior OUTRAS ATIVIDADES SOCIAIS Vice presidente da Associação Comercial de Paranaguá por 03 mandatos (6 anos) Vice presidente do Sindicato dos Operadores Portuários de Paranaguá por 03 mandatos (9 anos) Vice presidente da Federação dos Operadores Portuários do Brasil por 02 mandatos (02 anos) Membro do Conselho de Autoridade Portuária dos portos de Paranaguá, Itajaí e São Francisco do Sul por 02 mandatos.

4 Apresentação da WTM do Brasil

5 Nosso Aliado em Sistemas para Comex & Siscoserv

6

7 Serviços onde normalmente ocorre uma manifestação física de uma pessoa prestando de serviço para outra. Intangíveis Quando não há manifestação física, quando se transfere algo a alguém. Outras Operações que Produzam Variação no Patrimônio São as que não se encaixam em nenhuma das duas anteriores, são operações mistas (com produto e serviço, ex. fornecimento de refeições), operações financeiras, arrendamentos, franquias, factorings, etc.

8 Quem tem obrigação de registro no Siscoserv? DeverãoefetuaroregistronoSISCOSERVtodasaspessoasfísicas,jurídicas e entes despersonalizados residentes ou domiciliadas no Brasil que tenham operações com residentes ou domiciliados no exterior, envolvendo serviços, intangíveis e outras operações que produzam variações no patrimônio das entidades, inclusive operações de importação e exportação de serviços. Quem deve efetuar registro no Siscoserv? I - O tomador ou prestador do serviço residente ou domiciliado no Brasil; II Quem adquire ou vende o intangível, inclusive os direitos de propriedade intelectual, por meio de cessão, concessão, licenciamento ou por quaisquer outros meios admitidos em direito; e III - Quem realize outras operações que produzam variações no patrimônio.

9 Quem tem a responsabilidade de registro no Siscoserv? A responsabilidade pelos registros no Siscoserv é do residente ou domiciliado no País que mantenha relação contratual com residente ou domiciliado no exterior e que por este seja faturado/ou que fature, pela prestação de serviço, transferência de intangível ou realização de outra operação que produzavariaçãonopatrimônio,ainda que ocorra a subcontratação de residente ou domiciliado no País ou no exterior. O que quer dizer manter a relação contratual? O que quer dizer faturar? Qual a real participação da Receita Federal no Siscoserv?

10 Convênio SINIEF no. 06/89 Quais aspectos fiscais devem ser observados? Art. 1º Ficam instituídos os seguintes documentos fiscais a serem utilizados pelos contribuintes do Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS, conforme as operações ou prestações que realizarem: I - Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica, mod. 6; II - Nota Fiscal de Serviço de Transporte, mod. 7; III - Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, mod. 8; IV - Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas, modelo 9; V - Conhecimento Aéreo, mod. 10; V - Conhecimento de Transporte Aeroviário de Cargas, mod. 10; VI - Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas, mod. 11;

11 Lei no datada de 27 de dezembro de 1990 Define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo, e dá outras providências. Art. 1 Constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas: (Vide Lei nº 9.964, de ) I - omitir informação, ou prestar declaração falsa às autoridades fazendárias; II - fraudar a fiscalização tributária, inserindo elementos inexatos, ou omitindo operação de qualquer natureza, em documento ou livro exigido pela lei fiscal; III - falsificar ou alterar nota fiscal, fatura, duplicata, nota de venda, ou qualquer outro documento relativo à operação tributável; IV - elaborar, distribuir, fornecer, emitir ou utilizar documento que saiba ou deva saber falso ou inexato; V - negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação. Pena - reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.

12 Vejamos alguns exemplos: Instrução Normativa de 06 de março de 2014: a) Art. 2º - Sujeitam-se ao imposto sobre a renda na fonte, à alíquota zero, os rendimentos recebidos de fontes situadas no Brasil, por pessoas jurídicas domiciliadas no exterior, na hipótese de pagamento, crédito, emprego, entrega ou remessa de receitas de fretes, afretamentos, aluguéis ou arrendamentos de embarcações marítimas ou fluviais ou de aeronaves estrangeiras, feitos por empresas, desde que tenham sido aprovados pelas autoridades competentes, bem como os pagamentos de aluguel de contêineres, sobrestadia e outros relativos ao uso de serviços de instalações portuárias. Parágrafo único - Os rendimentos mencionados no caput recebidos por pessoa jurídica domiciliada em país ou dependências com tributação favorecida a que se refere o art. 24 da Lei nº 9.430, de 27 de dezembro de 1996, sujeitam-se ao imposto sobre a renda na fonte à alíquota de 25% (vinte e cinco por cento).

13 Instrução Normativa de 06 de março de 2014: b) DA REMUNERAÇÃO DE SERVIÇOS EM GERAL Art Os rendimentos do trabalho, com ou sem vínculo empregatício, e os da prestação de serviços, pagos, creditados, entregues, empregados ou remetidos a residentes ou domiciliados no exterior, sujeitam-se à incidência do imposto sobre a renda na fonte à alíquota de 25% (vinte e cinco por cento), ressalvado o disposto no art. 17. Art As importâncias pagas, creditadas, entregues, empregadas ou remetidas a pessoa jurídica domiciliada no exterior a título de royalties de qualquer natureza e de remuneração de serviços técnicos e de assistência técnica, administrativa e semelhantes sujeitam-se à incidência do imposto sobre a renda na fonte à alíquota de 15% (quinze por cento).

14 Onde o SAP e o Ecomex pode ajudar: É válido ressaltar que a utilização da Nomenclatura Brasileira de Serviços não deverá ficar restrita ao âmbito do SISCOSERV, passando futuramente a ser utilizada por prefeituras e outros órgãos do governo. Podemos ter dentro de algum tempo a obrigatoriedade de informação da NBS nas Notas Fiscais de Serviço, por exemplo. É recomendável que a empresa esteja preparada para estas mudanças e que planeje isto em seus sistemas SAP & ecomex. Sugerimos a empresa avaliar as alterações que padronização na nomenclatura brasileira de serviços (NBS), pois é nosso entendimento que esta nova realidade é a maior alteração dos processos internos da empresa para aquisição ou venda de serviços relacionados ao mercado externo e que este ato reflita nos documentos fiscais, fatura comercial ou documento equivalente, orientando seus fornecedores a especificarem os serviços de forma a ficarem clara as classificações fiscais mais adequadas aos serviços adquiridos, o mesmo cuidado deverá ser tomado com a venda de serviços para o exterior. Muito obrigado pela atenção:

15

DIREITO TRIBUTÁRIO. Direito Penal Tributário. Prof. Gabriel Quintanilha

DIREITO TRIBUTÁRIO. Direito Penal Tributário. Prof. Gabriel Quintanilha DIREITO TRIBUTÁRIO Direito Penal Tributário Prof. Gabriel Quintanilha Responsabilidade subjetiva. É o próprio direito penal tratando sobre matérias relativas a crimes contra a ordem e administração tributárias.

Leia mais

SISCOSERV. Vicente Sevilha Junior. Janeiro/2013.

SISCOSERV. Vicente Sevilha Junior. Janeiro/2013. SISCOSERV Janeiro/2013 Vicente Sevilha Junior Definição O Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv) foi instituído

Leia mais

CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA

CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA Características lei tributária incide sobre fatos identificados por outros ramos do direito definições dos institutos nos outros ramos do Direito» Direito Tributário é um direito de superposição lei penal

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal. Prof. Gabriel Quintanilha

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal. Prof. Gabriel Quintanilha DIREITO TRIBUTÁRIO Execução Fiscal Prof. Gabriel Quintanilha Trata-se de ação ajuizada pelo Fisco com a finalidade de cobrar o crédito tributário e não tributário, devidamente constituído e inscrito em

Leia mais

Normas - Sistema Gestão da Informação

Normas - Sistema Gestão da Informação Normas - Sistema Gestão da Informação Visão Anotada INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1277, DE 28 DE JUNHO DE 2012 (Publicado(a) no DOU de 29/06/2012, seção, pág. 40) Institui a obrigação de prestar informações

Leia mais

SISCOSERV Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio

SISCOSERV Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio SISCOSERV Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio Atos Normativos Os principais atos que regem o registro no Siscoserv estão

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 3.811, DE 2012 (Do Sr. Onofre Santo Agostini)

PROJETO DE LEI N.º 3.811, DE 2012 (Do Sr. Onofre Santo Agostini) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 3.811, DE 2012 (Do Sr. Onofre Santo Agostini) Revoga o art. 34 da Lei nº 9.249, de 26 de dezembro de 1995. DESPACHO: APENSE-SE À(AO) PL-46/1999. APRECIAÇÃO: Proposição

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 46 - Data 26 de fevereiro de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA RETIDO NA FONTE - IRRF REMESSAS PARA O EXTERIOR.

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 108 - Data 3 de fevereiro de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS SOBRE-ESTADIA DE CONTÊINERES. INCLUSÃO NO VALOR

Leia mais

Comissão de Estudos de Organizações Contábeis do CRCRS. Sped Responsabilidades do Profissional da Contabilidade ou do Empresário?

Comissão de Estudos de Organizações Contábeis do CRCRS. Sped Responsabilidades do Profissional da Contabilidade ou do Empresário? Sped Responsabilidades do Profissional da Contabilidade ou do Empresário? A RESPONSABILIDADE É PRIMEIRAMENTE DO EMPRESÁRIO / CLIENTE / CONTRATANTE. No código Civil ela está prevista no Art. 932 Principais

Leia mais

Comissões pagas por exportadores

Comissões pagas por exportadores Instrução Normativa SRF nº 252, de 3 de dezembro de 2002 (DOU de 4.12.2002) Dispõe sobre a incidência do imposto de renda na fonte sobre rendimentos pagos, creditados, empregados, entregues ou remetidos

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 52 - Data 5 de maio de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS SISCOSERV. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE AÉREO.

Leia mais

SISCOSERV Sistema Integrado de Comércio e Exterior de Serviços, Intangíveis e de Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio

SISCOSERV Sistema Integrado de Comércio e Exterior de Serviços, Intangíveis e de Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio CIRCULAR Nº 28/2012 São Paulo, 30 de Julho de 2012. SISCOSERV Sistema Integrado de Comércio e Exterior de Serviços, Intangíveis e de Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio Prezado Cliente,

Leia mais

EXCLUSÃO DE ATO DOLOSO E OS CUSTOS DE DEFESA NO D&O

EXCLUSÃO DE ATO DOLOSO E OS CUSTOS DE DEFESA NO D&O EXCLUSÃO DE ATO DOLOSO E OS CUSTOS DE DEFESA NO D&O A exclusão de atos lesivos, anula a cobertura criminal do seguro D&O? Vamos estudar algumas tipificações criminais que causam sinistros no seguro D&O

Leia mais

CIRCULAR Nº 13/2012. Ref.: SISCOSERV Informações de transações efetuadas por residentes no Brasil e no exterior. São Paulo, 12 de setembro de 2012.

CIRCULAR Nº 13/2012. Ref.: SISCOSERV Informações de transações efetuadas por residentes no Brasil e no exterior. São Paulo, 12 de setembro de 2012. São Paulo, 12 de setembro de 2012. CIRCULAR Nº 13/2012 Prezado Cliente, Ref.: SISCOSERV Informações de transações efetuadas por residentes no Brasil e no exterior A Lei nº 12.546/2011 instituiu a obrigação

Leia mais

CRIMINALIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR. 23 de junho de 2016 Por: Mariana Nogueira Michelotto - OAB/PR

CRIMINALIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR. 23 de junho de 2016 Por: Mariana Nogueira Michelotto - OAB/PR CRIMINALIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR 23 de junho de 2016 Por: Mariana Nogueira Michelotto - OAB/PR 65.829 APROPRIAÇÃO INDÉBITA PREVIDENCIÁRIA Art. 168-A. Deixar de repassar à previdência social as contribuições

Leia mais

expert PDF Trial SISCOSERV Atualização Agosto 2014 Elaborado por: José Sérgio Fernandes de Mattos

expert PDF Trial SISCOSERV Atualização Agosto 2014 Elaborado por: José Sérgio Fernandes de Mattos Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

SISCOSERV Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações

SISCOSERV Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações SISCOSERV Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações Premissas Básicas do SISCOSERV Estruturado em conformidade com os conceitos previstos na legislação tributária.

Leia mais

Dr. Daniel Mariz Gudiño Dr. José Henrique Vasi Werner

Dr. Daniel Mariz Gudiño Dr. José Henrique Vasi Werner SISCOSERV - Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que produzam variações no patrimônio Por: Daniel Mariz Gudiño Dannemann Siemsen Advogados dmg@dannemann.com.br

Leia mais

e o Comércio Exterior de Serviços Banco do Brasil S/A Vinicius Oliveira Abril / 2017 * Para uso interno e exclusivo do Banco do Brasil S.A.

e o Comércio Exterior de Serviços Banco do Brasil S/A Vinicius Oliveira Abril / 2017 * Para uso interno e exclusivo do Banco do Brasil S.A. e o Comércio Exterior de Serviços Banco do Brasil S/A Vinicius Oliveira Abril / 2017 * Para uso interno e exclusivo do Banco do Brasil S.A. SISCOSERV Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços,

Leia mais

SISCOSERV SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS, INTANGÍVEIS E OUTRAS OPERAÇÕES QUE PRODUZAM VARIAÇÕES NO PATRIMÔNIO REGRAS GERAIS

SISCOSERV SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS, INTANGÍVEIS E OUTRAS OPERAÇÕES QUE PRODUZAM VARIAÇÕES NO PATRIMÔNIO REGRAS GERAIS CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL MINÁRIO DE ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO DE ASSUNTOÁBEIS DE PORTO ALEGRESEMINÁRIO PALESTRA

Leia mais

SWISSCAM - Câmara de Comércio Suíço-Brasileira Maio 13

SWISSCAM - Câmara de Comércio Suíço-Brasileira Maio 13 SWISSCAM - Câmara de Comércio Suíço-Brasileira Maio 13 Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio João Simonette Sirlene Silva

Leia mais

ESOCIAL ASPECTOS E FUNDAMENTOS ROQUE DE CAMARGO JÚNIOR AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

ESOCIAL ASPECTOS E FUNDAMENTOS ROQUE DE CAMARGO JÚNIOR AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO ESOCIAL ASPECTOS E FUNDAMENTOS ROQUE DE CAMARGO JÚNIOR AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO O QUE É O esocial????? A QUEM CABE FISCALIZAR EMPREGADOR (PODER DIRETIVO NÃO É SÓ PUNITIVO) AUDITORIA-FISCAL DO TRABALHO

Leia mais

Cód. Barras: STJ (2013) Sumário. Prefácio Introdução PRIMEIRA PARTE - aspectos gerais... 23

Cód. Barras: STJ (2013) Sumário. Prefácio Introdução PRIMEIRA PARTE - aspectos gerais... 23 - Cód. Barras: STJ00095441 (2013) Sumário Prefácio...... 15 Introdução... 19 PRIMEIRA PARTE - aspectos gerais... 23 Capítulo 1 Noções gerais aplicáveis aos crimes tributários... 25 1. Infração tributária

Leia mais

SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES.

SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 10.002, DE 21.02.2019 Assunto: Obrigações Acessórias SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. A responsabilidade pelo registro no Sistema Integrado de Comércio

Leia mais

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL.INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE.

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL.INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE. SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 10.076, DE 19.09.2016 ASSUNTO: Obrigações Acessórias EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL.INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE. A responsabilidade pelo registro no Sistema

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio e Serviços. Reunião aberta da Câmara de Comércio Exterior FIESC

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio e Serviços. Reunião aberta da Câmara de Comércio Exterior FIESC Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio e Serviços Reunião aberta da Câmara de Comércio Exterior FIESC SISCOSERV Florianópolis, 19 de agosto de 2014 Cenário

Leia mais

WORKSHOP COMPLIANCE. Denise de Holanda Freitas Pinheiro

WORKSHOP COMPLIANCE. Denise de Holanda Freitas Pinheiro CRC CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE ESTADO DE GOIÁS WORKSHOP COMPLIANCE Denise de Holanda Freitas Pinheiro TEMAS: O papel do contador na gestão moderna A Responsabilidade civil, penal e administrativa

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 9ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 9ª RF Fl. 52 1 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 9ª RF Solução de Consulta nº 9.019 - Data 30 de maio de 2016 Processo **** Interessado **** CNPJ/CPF **** ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

Leia mais

PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO N O 2, DE 2016 (Medida Provisória nº 693, de 2015)

PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO N O 2, DE 2016 (Medida Provisória nº 693, de 2015) PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO N O 2, DE 2016 (Medida Provisória nº 693, de 2015) Altera as Leis n os 12.780, de 9 de janeiro de 2013, que dispõe sobre medidas tributárias referentes à realização, no Brasil,

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 5 - Data 2 de fevereiro de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO DE INTERVENÇÃO NO DOMÍNIO ECONÔMICO - CIDE CIDE-REMESSAS.

Leia mais

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv.

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv. SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.055, DE 13.03.2017 Assunto: Obrigações Acessórias SERVIÇO DE TRANSPORTE DE CARGA. 1)Prestador de serviço de transporte de carga é alguém que se obriga com quem quer enviar

Leia mais

IRRF e as novas regras para remessas de valores ao exterior à luz da recente Instrução Normativa nº 1.611/2016

IRRF e as novas regras para remessas de valores ao exterior à luz da recente Instrução Normativa nº 1.611/2016 IRRF e as novas regras para remessas de valores ao exterior à luz da recente Instrução Normativa nº 1.611/2016 Camila Abrunhosa Tapias ctapias@tozzinifreire.com.br Fevereiro de 2016 Objeto de Estudo Incidência

Leia mais

5 Anos de SISCOSERV: Novo Cenário

5 Anos de SISCOSERV: Novo Cenário Comércio Exterior em Pauta Diretoria de Negócios Internacionais 18 de Abril de 2018 5 Anos de SISCOSERV: Novo Cenário Dione Regina Nizzola Pioner Diretora da WTM Rio Grande do Sul 18 de Abril de 2018 Quem

Leia mais

SISCOSERV. A nova obrigação acessória da Receita Federal do Brasil

SISCOSERV. A nova obrigação acessória da Receita Federal do Brasil SISCOSERV SISCOSERV A nova obrigação acessória da Receita Federal do Brasil É o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzem Variações no Patrimônio das

Leia mais

MANUAL SISCOSERV. SISCOSERV Importação e Exportação de Serviços

MANUAL SISCOSERV. SISCOSERV Importação e Exportação de Serviços MANUAL SISCOSERV SISCOSERV Importação e Exportação de Serviços 1. INTRODUÇÃO O Siscoserv é um Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, intangíveis e outras operações que produzam variações no

Leia mais

- Siscoserv - Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio

- Siscoserv - Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio - Siscoserv - Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio Cenário do comércio exterior de serviços: Déficits constantes na balança

Leia mais

Fatores para o cálculo do preço de exportação

Fatores para o cálculo do preço de exportação Fatores para o cálculo do preço de exportação No cálculo do preço de exportação devem ser levados em conta, entre outros fatores: IPI - IMUNIDADE do Imposto sobre Produtos Industrializados, na saída de

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE ABRIL DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE ABRIL DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2018 ANO XXIX - 2018-3ª SEMANA DE ABRIL DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2018 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA TRANSAÇÕES ENTRE RESIDENTES OU DOMICILIADOS NO BRASIL E RESIDENTES OU DOMICILIADOS NO EXTERIOR -

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 24/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 24/2016 ANO XXVII - 2016-2ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 24/2016 IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE REMESSAS AO EXTERIOR DESTINADAS A COBERTURA DE GASTOS PESSOAIS, EDUCACIONAIS, CIENTÍFICOS OU CULTURAIS,

Leia mais

Relatório. Data 17 de junho de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF

Relatório. Data 17 de junho de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 157 - Cosit Data 17 de junho de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA RETIDO NA FONTE - IRRF COMISSÃO PAGA A AGENTE

Leia mais

SOLUÇÕES COMPLETAS E PERSONALIZADAS PARA ÁREA FISCAL E COMÉRCIO EXTERIOR

SOLUÇÕES COMPLETAS E PERSONALIZADAS PARA ÁREA FISCAL E COMÉRCIO EXTERIOR SOLUÇÕES COMPLETAS E PERSONALIZADAS PARA ÁREA FISCAL E COMÉRCIO EXTERIOR A Atvi CONHECIMENTO FLEXIBILIDADE Fundada por profissionais com mais de 15 anos de vivência na Área Fiscal e Comércio Exterior,

Leia mais

Auditoria Digital. João Neto

Auditoria Digital. João Neto Auditoria Digital João Neto 2 João Neto, Contador, Professor, Consultor Empresarial; Téc. em Seg. do Trabalho ; Pós Graduando em Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária; Pós Graduando em Gestão Financeira

Leia mais

Café da Manhã Técnico Importação de Serviços e Direitos: Aspectos Fiscais - Questões atuais 2016

Café da Manhã Técnico Importação de Serviços e Direitos: Aspectos Fiscais - Questões atuais 2016 Café da Manhã Técnico Importação de Serviços e Direitos: Aspectos Fiscais - Questões atuais 2016 Sumário 1. Introdução 2. Tributos sobre importação 3. Interpretação dos tratados internacionais 4. Regras

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fl. 60 Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 520 - Data 28 de novembro de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF Assunto: Obrigações Acessórias SISCOSERV. RECEBIMENTO DE RECURSOS PROVENIENTES

Leia mais

SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº , DE 7 DE NOVEMBRO DE 2016

SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº , DE 7 DE NOVEMBRO DE 2016 SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 10.092, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2016 ASSUNTO:Obrigações Acessórias EMENTA:SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGA. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE. O agente de carga, domiciliado

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA E RELAÇÃO DE CONSUMO A Lei 8.137/90 trata dos Crimes Contra a ordem Tributária Econômica e as Relações de Consumo Art. 1 Constitui crime

Leia mais

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv.

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv. SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.044, DE 22.02.2017 SERVIÇO DE TRANSPORTE DE CARGA 1)Prestador de serviço de transporte de carga é alguém que se obriga com quem quer enviar coisas (tomador do serviço)

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 13 A 19 DE OUTUBRO DE 2016

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 13 A 19 DE OUTUBRO DE 2016 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 13 A 19 DE OUTUBRO DE 2016 Até: Quinta-feira, dia 13 ICMS - REDF dígito do CNPJ corresponda a 3, devem efetuar o registro eletrônico dos documentos ICMS - Scanc Histórico: Refinaria

Leia mais

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE.

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE. SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 10.094, DE 02.12.2016 ASSUNTO: Obrigações Acessórias EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE. A responsabilidade pelo registro no Sistema

Leia mais

Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio

Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio CIESP - Jacareí SP. Nov. 2016 INTRODUÇÃO O SISCOSERV é um sistema informatizado,

Leia mais

ANO XXVIII ª SEMANA DE JANEIRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2017

ANO XXVIII ª SEMANA DE JANEIRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2017 ANO XXVIII - 2017 2ª SEMANA DE JANEIRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2017 IPI IPI NA IMPORTAÇÃO... Pág. 06 ICMS - RS PREENCHIMENTO DA GNRE... Pág. 07 IPI IPI NA IMPORTAÇÃO Sumário 1. Introdução 2. Nacionalização

Leia mais

Aspectos Tributários Software via Download. Raquel do Amaral Santos

Aspectos Tributários Software via Download. Raquel do Amaral Santos Aspectos Tributários Software via Download Raquel do Amaral Santos rasantos@tozzinifreire.com.br Aspectos Gerais - Software Espécies de Software: Software Não Customizado: é aquele produzido em larga escala

Leia mais

PÚBLICO ATENDIDO. Courriers

PÚBLICO ATENDIDO. Courriers PÚBLICO ATENDIDO Importadores e Exportadores Trading Companies Agentes de Cargas NVOCC Comissárias de Despachos Agências Marítimas Armadores Corretoras de Câmbio Escritórios de Advocacia Operadorasde Turismo

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 13 A 19 DE JULHO DE 2017

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 13 A 19 DE JULHO DE 2017 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 13 A 19 DE JULHO DE 2017 Até: Quinta-feira, dia 13 dígito do CNPJ corresponda a 3, devem efetuar o registro eletrônico dos documentos ICMS - Scanc Histórico: Refinaria de Petróleo

Leia mais

COMISSÃO MISTA DESTINADA A APRECIAR A MPV Nº 693/2015. MEDIDA PROVISÓRIA N o 693, DE (Mensagem n o 365/ PR)

COMISSÃO MISTA DESTINADA A APRECIAR A MPV Nº 693/2015. MEDIDA PROVISÓRIA N o 693, DE (Mensagem n o 365/ PR) 1 COMISSÃO MISTA DESTINADA A APRECIAR A MPV Nº 693/2015 MEDIDA PROVISÓRIA N o 693, DE 2015 (Mensagem n o 365/2015 - PR) Altera a Lei nº 12.780, de 9 de janeiro de 2013, que dispõe sobre medidas tributárias

Leia mais

SISCOSERV e a Tributação Federal na Importação de Serviços

SISCOSERV e a Tributação Federal na Importação de Serviços SISCOSERV e a Tributação Federal na Importação de Serviços Apresentação do Professor Professor: José Ricardo Verrengia. Profissional com mais de 25 anos de experiência na área de Comércio Exterior, atuando

Leia mais

INFORMATIVO 12/2016 A PARTIR DE 2018, TETO DO SIMPLES NACIONAL SOBE PARA R$ 4,8 MILHÕES

INFORMATIVO 12/2016 A PARTIR DE 2018, TETO DO SIMPLES NACIONAL SOBE PARA R$ 4,8 MILHÕES Novo Hamburgo, 31 de outubro de 2016. INFORMATIVO 12/2016 A PARTIR DE 2018, TETO DO SIMPLES NACIONAL SOBE PARA R$ 4,8 MILHÕES Foi publicada nesta sexta-feira a lei que altera as regras do Simples Nacional,

Leia mais

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv.

4)Se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações no Siscoserv. SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.059, DE 15.03.2017 Assunto: Obrigações Acessórias SERVIÇO DE TRANSPORTE DE CARGA. 1)Prestador de serviço de transporte de carga é alguém que se obriga com quem quer enviar

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 09 A 15 DE JUNHO DE 2016

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 09 A 15 DE JUNHO DE 2016 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 09 A 15 DE JUNHO DE 2016 Até: Quinta-feira, dia 9 Histórico: Substituição tributária Imposto devido por substituição tributária relativamente à seguinte mercadoria: - energia elétrica

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 514 - Data 25 de outubro de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA RETIDO NA FONTE - IRRF REMESSA AO EXTERIOR.

Leia mais

Responsabilidade do Contador em Tempos de Lava Jato. Ricardo Munarski Jobim Marcelo Borges Illana

Responsabilidade do Contador em Tempos de Lava Jato. Ricardo Munarski Jobim Marcelo Borges Illana Responsabilidade do Contador em Tempos de Lava Jato. Ricardo Munarski Jobim Marcelo Borges Illana Crime Doloso Art. 18, I, Código Penal - quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo.

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DE GUAPIMIRIM, Estado do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais,

O PREFEITO MUNICIPAL DE GUAPIMIRIM, Estado do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais, Decreto N 1041 de 14 de maio de 2014 EMENTA: REGULAMENTA A DECLARAÇÃO ELETRÔNICA DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS - DEISS, INSTITUÍDA PELO ART. 01 DA LEI MUNICIPAL N 812 de 12 de maio de 2014. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

A Administração Tributária do RS. Joaquim Henrique John de Oliveira Delegado da Receita Estadual de Santo Ângelo Auditor-Fiscal da Receita Estadual

A Administração Tributária do RS. Joaquim Henrique John de Oliveira Delegado da Receita Estadual de Santo Ângelo Auditor-Fiscal da Receita Estadual A Administração Tributária do RS Joaquim Henrique John de Oliveira Delegado da Receita Estadual de Santo Ângelo Auditor-Fiscal da Receita Estadual ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA RS No Estado a desempenhada composta

Leia mais

ANO XXVIII ª SEMANA DE OUTUBRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 42/2017

ANO XXVIII ª SEMANA DE OUTUBRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 42/2017 ANO XXVIII - 2017-3ª SEMANA DE OUTUBRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 42/2017 IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE REMESSAS AO EXTERIOR - TRIBUTAÇÃO NA FONTE... Pág. 611 SIMPLES NACIONAL SOCIEDADES, EMPRESÁRIO

Leia mais

Direito Tributário

Direito Tributário Direito Tributário 01. Sobre a competência Tributária, compete privativamente a União, exceto, a instituição dos tributos: a) Contribuição de Melhoria, decorrente de obra pública b) importação de produtos

Leia mais

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE

EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 10.083, DE 29.09.2016 ASSUNTO: Obrigações Acessórias EMENTA: SISCOSERV. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE A responsabilidade pelo registro no Sistema

Leia mais

DECRETO Nº , DE 31 DE JULHO DE 2002

DECRETO Nº , DE 31 DE JULHO DE 2002 DECRETO Nº 46.966, DE 31 DE JULHO DE 2002 Introduz alterações no Regulamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços - RICMS e dá outras providências GERALDO ALCKMIN, Governador

Leia mais

Organização: Confederação Nacional da Indústria

Organização: Confederação Nacional da Indústria Videoconferência do Grupo Técnico do Siscoserv com a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) Organização: Confederação Nacional da Indústria CNI, Brasília, 19 de Abril de 2012

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO PROGRAMA DO CURSO 08007183810 / 40620660 Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO Carga horária: 360h Modalidade: Online

Leia mais

SISCOSERV. TRANSPORTE DE CARGA. OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE DO AGENTE DE CARGA

SISCOSERV. TRANSPORTE DE CARGA. OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE DO AGENTE DE CARGA SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.078, DE 28.03.2017 Assunto: Obrigações Acessórias SISCOSERV. TRANSPORTE DE CARGA. OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE DO AGENTE DE CARGA A pessoa jurídica domiciliada no Brasil

Leia mais

SISCOSERV. OPERAÇÃO COM MERCADORIAS. INCOTERM. SERVIÇOS CONEXOS.

SISCOSERV. OPERAÇÃO COM MERCADORIAS. INCOTERM. SERVIÇOS CONEXOS. SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.070, DE 20.03.2017 SISCOSERV. OPERAÇÃO COM MERCADORIAS. INCOTERM. SERVIÇOS CONEXOS. Nas operações de comércio exterior de bens e mercadorias, os serviços conexos (p.ex.:

Leia mais

SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.006, DE

SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.006, DE SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA Nº 9.006, DE 30.01.2017 SISCOSERV. RESPONSABILIDADE PELO REGISTRO. SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL. AGENTE DE CARGA. IMPORTAÇÃO POR CONTA E ORDEM. IMPORTAÇÃO POR ENCOMENDA.

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Normas da Secretaria da Receita Federal - SRF Prof. Cláudio Alves São muitas as Instruções Normativas emanadas da Secretaria da Receita Federal, vejamos as principais características

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 578 - Cosit Data 20 de dezembro de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF Assunto: Obrigações Acessórias SISCOSERV. AQUISIÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

Leia mais

SENADO FEDERAL SUBSTITUTIVO DA CÂMARA Nº 5, DE 2017, AO PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 130, DE 2014

SENADO FEDERAL SUBSTITUTIVO DA CÂMARA Nº 5, DE 2017, AO PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 130, DE 2014 SENADO FEDERAL SUBSTITUTIVO DA CÂMARA Nº 5, DE 2017, AO PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 130, DE 2014 Dispõe sobre convênio que permite aos Estados e ao Distrito Federal deliberar sobre a remissão dos créditos

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 102 - Data 15 de abril de 2015 Processo *** Interessado *** CNPJ/CPF *** ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS 1) SISCOSERV. REGISTRO DE FRETE INTERNACIONAL

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 4 - Data 2 de fevereiro de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO DE INTERVENÇÃO NO DOMÍNIO ECONÔMICO - CIDE CIDE-REMESSAS.

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Fls. 88 87 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Solução de Consulta nº 10.030 - Data 2 de maio de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF DOCUMENTO FORNECIDO EM CUMPRIMENTO À LEI

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL SUBSECRETARIA DE TRIBUTAÇÃO E CONTENCIOSO COORDENAÇÃO-GERAL DE TRIBUTAÇÃO

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL SUBSECRETARIA DE TRIBUTAÇÃO E CONTENCIOSO COORDENAÇÃO-GERAL DE TRIBUTAÇÃO CIRCULAR SINDICOMIS SI/309/17 SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 393, DE 5 DE SETEMBRO DE 2017 DOU de 27/09/2017 (nº 186, Seção 1, pág. 32) ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP EMENTA: Não se aplica a alíquota zero

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Fls. 12 11 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Solução de Consulta nº 10.035 - Data 3 de dezembro de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF DOCUMENTO FORNECIDO EM CUMPRIMENTO À

Leia mais

Tributação do Afretamento de Embarcações Após a MP nº 795/2017 (Considerando o PL de Conversão) Sergio André Rocha (UERJ)

Tributação do Afretamento de Embarcações Após a MP nº 795/2017 (Considerando o PL de Conversão) Sergio André Rocha (UERJ) 30/11/2017 Tributação do Afretamento de Embarcações Após a MP nº 795/2017 (Considerando o PL de Conversão) Sergio André Rocha (UERJ) sergio.andre@sarocha.com.br www.sarocha.com.br Ponto 1 Excesso de valor

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 11 A 17 DE AGOSTO DE 2016

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 11 A 17 DE AGOSTO DE 2016 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 11 A 17 DE AGOSTO DE 2016 Até: Quinta-feira, dia 11 dígito do CNPJ corresponda a 1, devem efetuar o registro eletrônico dos documentos fiscais na Secretaria da Fazenda. Nota Na hipótese

Leia mais

O caminho para negociação das tecnologias geradas pelas ICTs

O caminho para negociação das tecnologias geradas pelas ICTs O caminho para negociação das tecnologias geradas pelas ICTs Mauro Luz Coordenação Geral de Contratos de Tecnologia (CGTEC) Diretoria de Contratos, Indicações Geográficas e Registros (DICIG) agenda 1.

Leia mais

Cruzamento de Informações Fiscais, Econômicas e Financeiras

Cruzamento de Informações Fiscais, Econômicas e Financeiras Cruzamento de Informações Fiscais, Econômicas e Financeiras Responsabilidade do profissional de Contabilidade Seminário de Assuntos Contábeis de Bagé AFRE Clarissa Rezende Curra Delegada Regional 12ª DRE

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 11 A 17 DE DEZEMBRO DE 2017

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 11 A 17 DE DEZEMBRO DE 2017 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 11 A 17 DE DEZEMBRO DE 2017 Segunda-feira, dia 11 ISS Histórico: Recolhimento do imposto - Contribuintes em geral Recolhimento do imposto correspondente aos serviços prestados, tomados

Leia mais

RJ RIO DE JANEIRO SRRF07. Normativa RFB nº 1.396, de 2013, art. 22.

RJ RIO DE JANEIRO SRRF07. Normativa RFB nº 1.396, de 2013, art. 22. Fl. 5 Fls. 41 40 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 7ª RF Solução de Consulta nº 7.029 - Data 15 de junho de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF XXX XXX XXX ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 10 A 16 DE MAIO DE 2018

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 10 A 16 DE MAIO DE 2018 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 10 A 16 DE MAIO DE 2018 Até: Quinta-feira, dia 10 Comprovante de Juros sobre o Capital Próprio - PJ Histórico: Fornecimento, à beneficiária pessoa jurídica, do Comprovante de Pagamento

Leia mais

APRESENTAÇÃO Feições da legitimidade do Direito Penal Tributário 46

APRESENTAÇÃO Feições da legitimidade do Direito Penal Tributário 46 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 17 CAPiTULO I - HISTÓRIA DO DIREITO PENAL TRIBUTÁRIO 1. Introdução... 21 2. Os antigos 22 3. Os medievais 29 4. Os modernos 33 5. Os contemporâneos 35 6. Breve síntese 39 CAPiTULO

Leia mais

ANO XXX ª SEMANA DE ABRIL DE 2019 BOLETIM INFORMARE Nº 17/2019

ANO XXX ª SEMANA DE ABRIL DE 2019 BOLETIM INFORMARE Nº 17/2019 ANO XXX - 2019-4ª SEMANA DE ABRIL DE 2019 BOLETIM INFORMARE Nº 17/2019 IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA OBRAS DE ARTE - TRATAMENTO TRIBUTÁRIO... Pág. 249 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA LUCROS E DIVIDENDOS

Leia mais

WTM do Brasil. Facilitador. 4 Dúvidas e Expectativas

WTM do Brasil. Facilitador. 4 Dúvidas e Expectativas 1 2 3 WTM do Brasil Facilitador Participantes/Empresa/Função 4 Dúvidas e Expectativas É um novo sistema criado pela RFB e pelo MDIC no qual os contribuintes residentes no Brasil precisam informar todas

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 144 - Data 27 de setembro de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS SISCOSERV. EMPRÉSTIMO. FINANCIAMENTO. REGISTRO.

Leia mais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais Objetivos do Workshop 1 Conhecer e Atualizar os Conhecimentos acerca da Legislação Tributária e Fiscal Vigente 2 Adotar Procedimentos

Leia mais

Siscoserv & Serviços Intermediários no Transporte de Carga. Jane Pinho. São Paulo, 31 de março de 2015

Siscoserv & Serviços Intermediários no Transporte de Carga. Jane Pinho. São Paulo, 31 de março de 2015 Siscoserv & Serviços Intermediários no Transporte de Carga Jane Pinho São Paulo, 31 de março de 2015 Objetivos dos Gestores do Siscoserv Aprimoramento das ações de estímulo, formulação, acompanhamento

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 10 A 16 DE AGOSTO DE 2017

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 10 A 16 DE AGOSTO DE 2017 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 10 A 16 DE AGOSTO DE 2017 Até: Quinta-feira, dia 10 Comprovante de Juros sobre o Capital Próprio - PJ Histórico: Fornecimento, à beneficiária pessoa jurídica, do Comprovante de Pagamento

Leia mais

Quadro Comparativo IN n e IN n 1.637

Quadro Comparativo IN n e IN n 1.637 Quadro Comparativo IN n 1.585 e IN n 1.637 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 1.585, DE 31 DE AGOSTO DE 2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 1.637, DE 09 DE MAIO DE 2016 Dispõe sobre o imposto sobre a renda incidente sobre os

Leia mais

SISCOSERV Comércio Exterior de Serviços do Brasil. FECOMERCIO Belo Horizonte, 29 de novembro de 2016

SISCOSERV Comércio Exterior de Serviços do Brasil. FECOMERCIO Belo Horizonte, 29 de novembro de 2016 SISCOSERV Comércio Exterior de Serviços do Brasil FECOMERCIO Belo Horizonte, 29 de novembro de 2016 1 A importância do setor de comércio e serviços no Brasil MDIC Participação no valor adicionado ao PIB

Leia mais

SISCOSERV SISCOSERV. Lucia Regiane Rodrigues PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL SEM AUTORIZAÇÃO DA AUTORA 1. Uma Viagem sem Volta!

SISCOSERV SISCOSERV. Lucia Regiane Rodrigues PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL SEM AUTORIZAÇÃO DA AUTORA 1. Uma Viagem sem Volta! SISCOSERV Uma Viagem sem Volta! Lucia Regiane Rodrigues Alves CFO Devout Auditoria e Assessoria Contabilista Especiliasta em Gestão de Negócios pela FGV Contato: lucia@devout.com.br; (11) 2091-0757 Fonte:Sérgio

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS E DIVIDENDOS: EFEITOS TRIBUTÁRIOS EDMAR OLIVEIRA ANDRADE FILHO

DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS E DIVIDENDOS: EFEITOS TRIBUTÁRIOS EDMAR OLIVEIRA ANDRADE FILHO DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS E DIVIDENDOS: EFEITOS TRIBUTÁRIOS EDMAR OLIVEIRA ANDRADE FILHO EDMAR@ARLAW.COM.BR PRINCÍPIO GERAIS DO DIREITO SOCIETÁRIO Dividendo = remuneração do capital aplicado sob a forma de

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE MARÇO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 13/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE MARÇO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 13/2018 ANO XXIX - 2018 4ª SEMANA DE MARÇO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 13/2018 IMPORTAÇÃO/EXPORTAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.801, de 26.03.2018 (DOU de 27.03.2018) - Exportação De Mercadorias - Disposições...

Leia mais