EDITAL Nº 06/2014 PIBIC FAPEMIG E PIVIC UNIFEI-II 2015 / 2016 Retificado em 06/11/2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL Nº 06/2014 PIBIC FAPEMIG E PIVIC UNIFEI-II 2015 / 2016 Retificado em 06/11/2014"

Transcrição

1 EDITAL Nº 06/2014 PIBIC FAPEMIG E PIVIC UNIFEI-II 2015 / 2016 Retificado em 06/11/2014 Retificações via Resolução 27 de 24 de outubro de 2014 da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação: Item I Número de Propostas por Orientador (número de propostas por orientador limitada em no máximo 2 aprovadas. Nota: não existe limite para submissão de propostas) Item VI Critérios de Seleção Aluno (eliminada a exigência de coeficiente mínimo 60) A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFEI, responsável pela cota de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FAPEMIG (PIBIC FAPEMIG) e do Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC UNIFEI), torna públicas as condições de inscrição e seleção dos projetos a serem desenvolvidos nestes programas. A inscrição, seleção e acompanhamento dos bolsistas (PIBIC) e dos participantes do programa PIVIC se realizam de forma integrada e são reguladas pela Resolução Normativa 017/CNPq e pela Resolução 054/CEPEAD/UNIFEI de 23/03/2011. Os alunos que recebem Auxílio Alimentação e Moradia PODEM participar deste edital na modalidade de BOLSISTA. I- Inscrições As submissões das propostas poderão ser realizadas em 3 modalidades distintas: Modalidade 1: Destinada a orientador Bolsista em Produtividade do CNPq (PQ), em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (DT) e Pesquisador Mineiro da FAPEMIG (PPM). O projeto deverá estar obrigatoriamente registrado na DPI (campus sede Itajubá) ou na Coordenação de Pesquisa (campus de Itabira), conforme o campus de origem do orientador, e o plano de trabalho do candidato a Iniciação Científica (IC) deverá estar vinculado ao projeto da bolsa do orientador. As vigências dos projetos do orientador e do candidato a IC devem coincidir em pelo menos 6 meses antes do término do projeto. Modalidade 2: Destinada a orientador que seja coordenador de projeto de pesquisa aprovado por agência de fomento, órgão e/ou empresa de fomento. O projeto deverá estar obrigatoriamente registrado na DPI (campus Itajubá) ou na Coordenação de Pesquisa (campus Itabira) e o plano de trabalho do candidato a IC deverá estar vinculado ao projeto do orientador. As vigências dos projetos do orientador e do candidato a IC devem coincidir em pelo menos 6 meses antes do término do projeto. Modalidade 3: Destinada a orientador que não se enquadre nas modalidades 1 e 2 e que tenha interesse em submeter propostas de Iniciação Científica, ou orientador bolsista e/ou coordenador de projeto sem fomento ou cujo plano do aluno não esteja vinculado ao projeto de pesquisa do orientador. Período: de 16 de outubro a 14 de novembro de 2014.

2 Local: Secretaria da Diretoria de Pesquisa e Inovação (DPI) da PRPPG (Itajubá) e Coordenação de Pesquisa (Itabira) Horário: campus sede - Itajubá: 8h 30min às 11h e 14h às 17h campus Itabira: 9h 30min às 11h 30min e 13h 30min às 17h 30min. Número de Bolsas PIBIC FAPEMIG: a ser definido pela FAPEMIG. Número de Propostas APROVADAS por Orientador: PIBIC FAPEMIG: até 2 (duas) propostas para orientadores com título de mestre ou doutor. PIVIC UNIFEI: até 2 (duas) propostas de orientadores doutores ou mestres. II- Cronograma Inscrições: 16/10/2014 a 14/11/2014 Resultado da Seleção: 12/12/2014 Pedidos de esclarecimentos de propostas não contempladas: até 18/12/2014 Homologação dos resultados finais: 19/12/2014. Vigência das bolsas: 01/03/2015 à 29/02/2016 Valor da bolsa: É atribuído pela agência de fomento FAPEMIG. III- Documentação necessária para inscrição nos programas PIBIC e PIVIC III-A. Documento em PDF para envio eletrônico: Plano de Trabalho de Iniciação Científica de acordo com a modalidade escolhida, contendo: III-A-1 Modalidades 1 e 2 (Máximo 3 páginas sequenciais, desconsiderando a capa) 1. Capa padrão preenchida, na qual não deverá constar o nome do orientador; 2. Objetivo; 3. Justificativa; 4. Metodologia detalhada para o desenvolvimento da proposta para o aluno, contendo: (1) materiais e métodos; (2) cronograma de atividades (considerando 12 horas semanais de dedicação); (3) infraestrutura disponível para desenvolvimento do projeto; 5. Produção científica e tecnológica esperada; 6. 5(cinco) principais fontes bibliográficas que o aluno deverá consultar para a realização do trabalho (Norma ABNT 6023). III-A-2 Modalidade 3 (Máximo 10 páginas sequenciais, desconsiderando a capa) 1. Capa padrão preenchida, na qual não deverá constar o nome do orientador); 2. Resumo da proposta (máximo 500 palavras); 3. Introdução ; 4. Objetivo(s); 5. Justificativa; 6. Revisão bibliográfica (sucinta);

3 7. Metodologia detalhada para o desenvolvimento da proposta para o aluno, contendo: (1) materiais e métodos; (2) cronograma de atividades (considerando 12 horas semanais de dedicação); (3) infraestrutura disponível para desenvolvimento do projeto; 8. Resultados esperados; 9. Produção científica e tecnológica esperada; 10. Referências. OBS: 1. Formatação da proposta: arquivo em formato PDF; página tamanho A4; todas as margens 2,0 cm; fonte: Times New Roman; tamanho 12 (exceto para citação longa, notas de rodapé, numeração das páginas, fontes e legendas de ilustrações e tabelas, que são tamanho 10); espaçamento simples. 2. Figuras, tabelas, gráficos e quadros podem ser utilizados desde que sejam legíveis. 3. O arquivo NÃO deve exceder a 1 Mb. 4. Serão desclassificados os projetos que não estejam de acordo com os requisitos do presente Edital. 5. A proposta deverá ser anexada à ficha de inscrição eletrônica descrita no item III-B. 6. Cada aluno poderá submeter apenas um projeto ao presente Edital. 7. Planos de trabalhos idênticos ou muito semelhantes serão desclassificados. Os alunos poderão estar dentro do mesmo projeto de pesquisa, porém com planos de trabalhos diferentes. III- B. Ficha de Inscrição preenchida via web: Candidatos do campus Itajubá: st/y/lang/pt-br Candidatos do campus Itabira: /lang/pt-br III- C. Documentos Impressos em 02 (DUAS) vias (PIBIC FAPEMIG) ou 01 (UMA) via (PIVIC-II), grampeados na sequência a seguir: 1. Capa Padrão para Projeto de Iniciação Científica 2. Ficha de Inscrição, versão impressa; 3. Formulários 1, 10 e 10.1 da FAPEMIG (somente para candidatos ao programa PIBIC) 4. Termo de Compromisso do aluno, devidamente assinado; 5. Declaração do coordenador do curso de que o aluno não concluirá, dentro dos prazos normais, seu curso de graduação antes do término da vigência da bolsa. Não serão aceitas declarações assinadas por outras autoridades ocupantes de cargos que não sejam exclusivamente os coordenadores específicos dos cursos aos quais os estudantes estejam vinculados.

4 6. Histórico Escolar original sujo assinado pelo DRA, isto é, incluindo as reprovações (somente para candidatos ao programa PIBIC); 7. Cópia do CPF do aluno; OBS: Os modelos referentes aos itens 1, 3, 4 e 5 estão disponíveis na página da DPI/PRPPG: IV - Características das Propostas 1. Ter mérito científico (PIBIC ou PIVIC). 2. Apresentar viabilidade técnica e financeira; 3. Ter, necessariamente, características de Iniciação Científica (PIBIC ou PIVIC), e não caráter de estágio ou simples coleta de dados; 4. Prever que todo e qualquer direito relativo à propriedade intelectual oriundo do projeto de iniciação científica ou tecnológica será regrado, segundo as leis vigentes a época, em contrato futuro próprio, que disporá acerca dos direitos e obrigações dos partícipes. 5. Assumir compromisso formal com as atividades do graduando, previstas na Resolução 05/2014 da PRPPG, que trata sobre Obrigações do Orientador e do Aluno, disponível na página da DPI. 6. As propostas deverão estar vinculadas a apenas um aluno e um orientador. Não é permitido o registro de co-orientador dos projetos. V - Processo de Seleção 1. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação fará uma triagem inicial para verificar o atendimento integral dos termos deste Edital; 2. As propostas serão separadas para avaliação segundo as modalidades estabelecidas pelos orientadores, e atenderão as ordens de classificação das listas específicas dos programas selecionados (PIBIC ou PIVIC); 3. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação nomeará dois Comitês de Avaliação, sendo um para o campus sede de Itajubá e o outro para o campus de Itabira, formado preferencialmente por Bolsistas em Produtividade do CNPq (PQ), em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (DT) e Pesquisador Mineiro da FAPEMIG (PPM) que realizarão as avaliações dos projetos; 4. Alunos do programa PIVIC que atuarão em projetos com financiamento pelo CNPq, FINEP ou outra agência de fomento à pesquisa ficam dispensados da avaliação. VI - Critérios de seleção Para avaliação da produção científica e tecnológica do orientador, em quaisquer modalidades, serão considerados os currículos Lattes disponíveis na Plataforma Lattes do CNPq com data de atualização até a data de avaliação, obedecendo aos itens: Item Peso Comentários O Coeficiente geral do discente que foi apresentado no Aluno 35% histórico sujo, será a nota atribuída ao aluno.

5 Item Peso Comentários Para a avaliação do cv Lattes será utilizado a norma 001 de seleção da PRPPG, de 29/05/13, itens 02 a 04. Orientador ( 30% oseletivo/norma01processoseletivo.pdf ), levando em consideração os últimos 05 anos. Proposta de iniciação científica e desenvolvime nto tecnológico 35% Para a avaliação da proposta será utilizada a Resolução 002 da PRPPG, de 29/05/13: ( oseletivo/resolucao02pontuacaoprojetopesquisa.pdf ) VII - Requisitos para a Implementação da Proposta 1. No caso dos alunos bolsistas, dados bancários: Conta corrente somente no Banco do Brasil, em nome do bolsista e que NÃO pode ser conjunta. 2. Participar do seminário: Introdução à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na UNIFEI, o qual será realizado após o resultado oficial, em data e local a serem divulgados. Serão cancelados os projetos dos alunos que não participarem do Seminário. VIII- Objetivos, Requisitos e Compromissos do Aluno e do Orientador Estão descritos na Resolução 05/2014 da PRPPG, disponível na página da DPI. IX - Substituição de orientados O orientador no programa PIBIC poderá, mediante justificativa, solicitar a substituição do bolsista durante o período de 01/07/2015 até 10/10/2015. A substituição será efetivada se a demanda qualificada deste edital tiver sido plenamente atendida. O orientador será o responsável pela indicação do bolsista com perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas, atendendo as condições do presente edital. Para isso, o orientador deve encaminhar à Diretoria de Pesquisa e Inovação da UNIFEI (campus Itajubá) ou à Coordenação de Pesquisa (campus Itabira) os seguintes documentos: 1. Memorando contendo: justificativa do pedido de substituição; indicação do nome e número de matrícula do bolsista a ser substituído; nome e número de matrícula do bolsista substituto com endereço completo para contato (incluindo telefone e ); 2. Relatório detalhado e com justificativas das atividades parciais realizadas pelo aluno a ser substituído, considerando os itens exigidos nesse edital para os

6 relatórios parcial e final, com capa modelo "Relatório Parcial" (disponível na página da DPI); 3. Documentos exigidos no item III-C, 3 a 6, para a inscrição do aluno; 4. Lattes atualizado do aluno substituto. OBS: O programa PIVIC não prevê substituições. X - Quanto aos relatórios O aluno participante de quaisquer programas é obrigado a apresentar DOIS RELATÓRIOS em formato digital (.pdf), a serem enviados por meio de formulário eletrônico específico a ser disponibilizado na página eletrônica da DPI. O primeiro, parcial, após os 06 (seis) primeiros meses da vigência (de 01 a 30 de setembro de 2015), e o segundo, final, um mês após o fim da vigência do programa (de 01 a 31 de março de 2016). Em conjunto com o relatório final, deverá ser encaminhado o formulário de desempenho do orientado de Iniciação Científica, preenchido e assinado pelo orientador. O formulário será disponibilizado pela DPI. Alunos bolsistas do programa PIBIC FAPEMIG que descumprirem tais datas terão a bolsa cancelada e devolverão à FAPEMIG, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente. No caso de alunos do programa PIVIC, o projeto será cancelado. Também serão cancelados os trabalhos cuja nota geral atribuída pelo orientador no formulário de desempenho do orientado seja inferior a 70 (setenta). Ambos os relatórios deverão estar assinados pelo aluno e orientador. Relatórios incompletos, sem assinatura ou entregues fora dos prazos definidos não serão considerados. Se a nota do orientador for menor que o limite (70), não será fornecido o atestado de conclusão da pesquisa bem como da carga horária. Os relatórios finais de conclusão da Iniciação Científica serão avaliados por avaliadores ad hoc e poderão ser reprovados caso não sigam o cronograma proposto. XI - Quanto ao controle de frequência do aluno Cabe ao orientador controlar a frequência e o desempenho de seus orientados. Qualquer problema nesse sentido deve ser imediatamente comunicado à DPI/PRPPG ou à Coordenação de Pesquisa, para que sejam tomadas as providências necessárias, como a suspensão do pagamento referente ao mês, exclusão de bolsista ou eventual substituição. XII - Disposições finais 1. Em nenhum momento do processo seletivo poderá ser anexado documento adicional comprobatório à solicitação;

7 2. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação de Pesquisa poderão suspender a bolsa a qualquer momento, caso se verifique o não cumprimento das normas estabelecidas neste Edital, e na resolução Normativa 17/2006 do CNPq; 3. Casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e pela Coordenação de Pesquisa. Diretoria de Pesquisa e Inovação (campus Itajubá) Coordenação de Pesquisa (campus Itabira) Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Universidade Federal de Itajubá

EDITAL Nº 01 PIBIC/PIBITI/CNPq E PIVIC UNIFEI 2014 / 2015

EDITAL Nº 01 PIBIC/PIBITI/CNPq E PIVIC UNIFEI 2014 / 2015 EDITAL Nº 01 PIBIC/PIBITI/CNPq E PIVIC UNIFEI 2014 / 2015 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFEI, responsável pela cota de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Leia mais

INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC)

INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) Dúvidas Gerais 1. Onde encontro os editais e informações sobre os programas de Iniciação Científica? As informações estão disponíveis na página da Diretoria de Pesquisa e Inovação

Leia mais

INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC)

INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) Dúvidas Gerais 1. Onde encontro os editais e informações sobre os programas de Iniciação Científica? As informações estão disponíveis na página da Diretoria de Pesquisa e Inovação

Leia mais

EDITAL 2009/2010 PROBIC - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PARA CHAMADA DE PROJETOS

EDITAL 2009/2010 PROBIC - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PARA CHAMADA DE PROJETOS PROBIC - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA CHAMADA DE PROJETOS Aos GEPE s ou Docentes Orientadores A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIFEI torna público o presente

Leia mais

EDITAL Nº 035/2016-UEPA

EDITAL Nº 035/2016-UEPA A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa EDITAL 2013/2014 A Pró-Reitoria de e o Comitê Institucional do PIC/PIBITI USP, tornam público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de candidatos às bolsas do Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa EDITAL 2014/2015 A Pró-Reitoria de e o Comitê Institucional do PIC/PIBITI USP, tornam público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de candidatos às bolsas do Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019 A Escola de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas torna pública as normas para apresentação de propostas

Leia mais

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo EDITAL PIBITI 2016/2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da, com base em diretrizes debatidas

Leia mais

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo RESUMO: PRINCIPAIS MUDANÇAS EM COMPARAÇÃO COM O EDITAL 2015/2016 1) Projeto e forma de inscrição (Item 3 do Edital) O objeto do projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação deve ser o

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL 2016-2017 1. Finalidade O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Hospital de Clínicas

Leia mais

Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio

Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio A (PROPe) torna público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de candidatos às bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC Ensino Médio)

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PRPGP - 20/2016 FIT (FUNDO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA)

CHAMADA PÚBLICA PRPGP - 20/2016 FIT (FUNDO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA) A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Regional do Cariri - URCA, no uso de suas atribuições legais, torna pública a Chamada 20/2016 FIT (FUNDO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA) de submissão

Leia mais

Programa de Iniciação Científica PIBIC USP

Programa de Iniciação Científica PIBIC USP EDITAL PIBIC 2016/ 2017. PERÍODO DE INSCRIÇÃO NA FMUSP: 25/04 a 25/05/2016. INFORMAÇÕES GERAIS: A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da

Leia mais

Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP EDITAL PIBITI 2017/2018

Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP EDITAL PIBITI 2017/2018 EDITAL PIBITI 2017/2018 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade de São Paulo, com

Leia mais

Programa de Iniciação Científica Faculdade Integral Cantareira

Programa de Iniciação Científica Faculdade Integral Cantareira Programa de Iniciação Científica Faculdade Integral Cantareira EDITAL 2017/2018 A Diretoria e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica (CIPIC) da Faculdade Cantareira tornam público o

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2017 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2017 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2017 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 - APRESENTAÇÃO As Faculdades Integradas da Vitória

Leia mais

COORDENADORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/ MPEG

COORDENADORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/ MPEG COORDENADORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/ MPEG EDITAL 001/2017 Encontram-se abertas as inscrições para seleção de bolsistas do Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO

UNIVERSIDADE POSITIVO UNIVERSIDADE POSITIVO CHAMADA DE PROJETOS PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC) CICLO 2012-2013 EDITAL N o 117 de 03/04/2012 Art. 1 o A Reitoria da Universidade Positivo (UP) torna público o presente

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2014-2015 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

Programa de Iniciação Científica

Programa de Iniciação Científica Programa de Iniciação Científica EDITAL 2015/2016 A Faculdade de Odontologia e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica da USP, com base em diretrizes debatidas e acordadas pelo Conselho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL DE INCENTIVO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA PROJETO

Leia mais

EDITAL PIBIC-Ensino Médio PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO DO CNPq

EDITAL PIBIC-Ensino Médio PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO DO CNPq Universidade Federal Fluminense EDITAL PIBIC-Ensino Médio-2016-2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO DO CNPq A PROPPI, por intermédio da Coordenação de Pesquisa,

Leia mais

Programa de Iniciação Científica Universidade de São Paulo

Programa de Iniciação Científica Universidade de São Paulo EDITAL 2015/2016 A Pró-Reitoria de e o Comitê Institucional do e Tecnológica da (PIC/PIBITI USP), com base em diretrizes debatidas e acordadas pelo Conselho de, tornam público o presente Edital de abertura

Leia mais

Programa UNESP de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas Edital 01/2018 PROPe/COPE

Programa UNESP de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas Edital 01/2018 PROPe/COPE Programa UNESP de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas Edital 01/2018 PROPe/COPE A (PROPe) torna púbico o presente Edital de abertura de inscrições, com vistas à seleção dos candidatos

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA JUNIOR BIC/JR EDITAL N. 09/2010 FAPEMA O

Leia mais

EDITAL Nº 01/2012/GEAPE IFSULDEMINAS/ Campus Pouso Alegre. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR (PIBIC-Jr/IFSULDEMINAS) 2012

EDITAL Nº 01/2012/GEAPE IFSULDEMINAS/ Campus Pouso Alegre. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR (PIBIC-Jr/IFSULDEMINAS) 2012 EDITAL Nº 01/2012/GEAPE IFSULDEMINAS/ Campus Pouso Alegre PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR (PIBIC-Jr/IFSULDEMINAS) 2012 O DIRETOR-GERAL Pró-Tempore DO INSTITUTO FEDERAL DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI - UFES - 2016 O Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da UFES é um

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMINAS-BH 2016

EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMINAS-BH 2016 EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMINAS-BH 2016 CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2016 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMINAS BH DETALHAMENTO

Leia mais

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES:

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES: PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UPE EDITAL IC UPE 2017 OBJETIVOS Promover o interesse pela pesquisa no

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA EDITAL 01/2010 PIBIC/UFOPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017 EDITAL PIBIC-EM USP 2016/2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade de São Paulo,

Leia mais

EDITAL R Nº 37/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNCAP (BICT)

EDITAL R Nº 37/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNCAP (BICT) EDITAL R Nº 37/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNCAP (BICT) A Reitora da Universidade de Fortaleza, no uso das atribuições estatutárias e regimentais que lhe são conferidas,

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009 No período de 02 a 16 de fevereiro de 2009, estarão abertas as inscrições para bolsas de Extensão e Cultura, cujos resultados

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Chamada Pública

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Chamada Pública UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Chamada Pública Abertura de Inscrições para Seleção de bolsistas de Iniciação Científica PIBIC-AF/CNPq/2012-2013 1. ABERTURA O Reitor da Universidade Estadual

Leia mais

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS E DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROCESSO SELETIVO 2017 O Reitor do Centro

Leia mais

FACULDADE IESM EDITAL PIBIC 2018 B

FACULDADE IESM EDITAL PIBIC 2018 B EDITAL PIBIC 2018 B O Instituto de Ensino Superior Múltiplo IESM, através da Coordenação de Pesquisa e Extensão torna pública a abertura das inscrições para o seu Programa de Iniciação Científica e convoca

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR EDITAL SELIC 03/2016. IC Jr /2018

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR EDITAL SELIC 03/2016. IC Jr /2018 A SUB-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA (SR-2) abre as inscrições para solicitações de cota de bolsas do Programa de Bolsa-auxílio de Iniciação Científica Júnior IC Jr 2016/2018. 1. Apresentação A Iniciação

Leia mais

EDITAL CA nº 01/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/NOVAUNESC

EDITAL CA nº 01/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/NOVAUNESC EDITAL CA nº 01/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/NOVAUNESC A Diretoria da Faculdade São Gabriel e as Coordenações de Cursos comunicam aos interessados que estarão abertas

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2013/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA DE EDITAL

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2013/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA DE EDITAL EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2013/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA DE EDITAL A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010

EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010 OBJETIVOS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010 Promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia, despertando a vocação científica

Leia mais

EDITAL PIBIC O PROGRAMA CONFERE

EDITAL PIBIC O PROGRAMA CONFERE EDITAL PIBIC 2018 O Instituto de Ensino Superior Múltiplo IESM, através da Coordenação de Pesquisa e Extensão torna pública a abertura das inscrições para o seu Programa de Iniciação Científica e convoca

Leia mais

Edital Universidade Santa Úrsula - USU: 01/ Bolsa de Iniciação Científica

Edital Universidade Santa Úrsula - USU: 01/ Bolsa de Iniciação Científica Edital Universidade Santa Úrsula - USU: 01/2017 - Bolsa de Iniciação Científica A Universidade Santa Úrsula USU - do Rio de Janeiro, por intermédio da Pró- Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão,

Leia mais

EDITAL PIBITI 2017/2018

EDITAL PIBITI 2017/2018 EDITAL PIBITI 2017/2018 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade de São Paulo, com

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG N.º 009/2014 (PBIP UFPel)

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG N.º 009/2014 (PBIP UFPel) Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação EDITAL PRPPG N.º 009/2014 (PBIP UFPel) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas torna público

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC FMABC PROCESSO SELETIVO BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Vigência: 2018-2019 INSCRIÇÕES Período: de 02 de Maio a 15 de Junho de 2018 A inscrição se dá por meio de preenchimento de formulário específico,

Leia mais

EDITAL Nº 028, DE 18 DE ABRIL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PESQUISA DE CURSOS SUPERIORES DO CAMPUS PORTO ALEGRE

EDITAL Nº 028, DE 18 DE ABRIL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PESQUISA DE CURSOS SUPERIORES DO CAMPUS PORTO ALEGRE Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Porto Alegre EDITAL Nº 028, DE 18 DE ABRIL DE 2016.

Leia mais

EDITAL 05/2017 PROPe PIBIC ENSINO MÉDIO

EDITAL 05/2017 PROPe PIBIC ENSINO MÉDIO EDITAL 05/2017 PROPe PIBIC ENSINO MÉDIO A (PROPe) torna público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de bolsistas para o PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-

Leia mais

1.2 A Bolsa é da modalidade de Iniciação Científica e/ou Tecnológica no Ensino Superior (BICTES): destinada aos alunos do nível superior do IFRS;

1.2 A Bolsa é da modalidade de Iniciação Científica e/ou Tecnológica no Ensino Superior (BICTES): destinada aos alunos do nível superior do IFRS; EDITAL Nº 21, DE 04 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA COMPLEMENTAR AO EDITAL Nº 13/2017 *Retificado em 12.05.2017 A Diretora-geral do do Instituto Federal de

Leia mais

2.1. As bolsas terão início em 1º de agosto de 2015 e término em 31 de julho de 2016, caracterizando 12 (doze) meses de duração.

2.1. As bolsas terão início em 1º de agosto de 2015 e término em 31 de julho de 2016, caracterizando 12 (doze) meses de duração. Edital de Iniciaçã ção Científica - IC do Hospital São Rafael 2015/2016 A Coordenação Científica do Hospital São Rafael torna pública e convoca a sua comunidade acadêmica para apresentar propostas ao Programa

Leia mais

CHAMADA UNISAL/CNPq, BOLSAS PIBIC/PIBITI EXERCÍCIO

CHAMADA UNISAL/CNPq, BOLSAS PIBIC/PIBITI EXERCÍCIO CHAMADA UNISAL/CNPq, BOLSAS PIBIC/PIBITI EXERCÍCIO 2014-2015 I CHAMADA A Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenadoria da Comissão Institucional de Incentivo à Pesquisa do Centro Universitário

Leia mais

Edital PIBIC 2016/2017 Universidade de São Paulo

Edital PIBIC 2016/2017 Universidade de São Paulo EDITAL PIBIC 2016/2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da, com base em diretrizes debatidas

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG N.º 012/2014 (PBIP-DA UFPel)

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG N.º 012/2014 (PBIP-DA UFPel) Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação EDITAL PRPPG N.º 012/2014 (PBIP-DA UFPel) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas torna público

Leia mais

EDITAL R Nº 36/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPQ (PIBITI)

EDITAL R Nº 36/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPQ (PIBITI) EDITAL R Nº 36/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPQ (PIBITI) A Reitora da Universidade de Fortaleza, responsável pela quota de bolsas do Programa Institucional de Bolsas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB) Termo Aditivo Referente ao Edital PROPPG N o 08/2014 Seleção de Projetos para o Programa Institucional

Leia mais

EDITAL Nº 16, DE 13 DE ABRIL DE 2017 SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA

EDITAL Nº 16, DE 13 DE ABRIL DE 2017 SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA EDITAL Nº 16, DE 13 DE ABRIL DE 2017 SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA A Diretora-geral do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS),

Leia mais

EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009

EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009 EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009 OBJETIVOS Promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia, despertando a vocação científica e incentivando talentos entre estudantes de graduação,

Leia mais

Edital PIBIC-ON nº 01/2016 Bolsas de Iniciação Científica CNPq/ON

Edital PIBIC-ON nº 01/2016 Bolsas de Iniciação Científica CNPq/ON Edital PIBIC-ON nº 01/2016 Bolsas de Iniciação Científica CNPq/ON A Comissão Institucional do PIBIC para o Observatório Nacional (ON/MCTI) torna pública a abertura do período das inscrições, bem como as

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBIC/CNPq e PIBITI/CNPq) EDITAL PROPESP- BOLSAS /IFSul N 0 02/20 EXECUÇÃO: 0 DE AGOSTO DE 20 A 3

Leia mais

EDITAL Nº 527/2017, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017

EDITAL Nº 527/2017, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017 EDITAL Nº 527/2017, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA PARA ALUNO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL - PROFEPT - DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA O PRÓ-REITOR DE PESQUISA,

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG N.º 003/2015 (PIBIC CNPq/UFPel)

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG N.º 003/2015 (PIBIC CNPq/UFPel) Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação EDITAL PRPPG N.º 003/2015 (PIBIC CNPq/UFPel) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas torna

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL PIBIC-EM

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL PIBIC-EM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL PIBIC-EM 2016-2017 O da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPEP) abre as inscrições para solicitações de Bolsas do PROGRAMA

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA A Iniciação Científica Junior (PIBIC-EM) são atividades que possibilitam o contato direto do aluno de ensino médio com a atividade científica da Universidade, incentivando a formação de novos pesquisadores

Leia mais

EDITAL DE BOLSA DO PROJETO MILTON SANTOS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR ( PROMISAES) 2013

EDITAL DE BOLSA DO PROJETO MILTON SANTOS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR ( PROMISAES) 2013 EDITAL DE BOLSA DO PROJETO MILTON SANTOS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR ( PROMISAES) 2013 A Pró-Reitoria de Graduação - PRG e a - DAE, no uso de suas atribuições, em conformidade com o disposto na Portaria

Leia mais

Iniciação Científica sem Bolsa. Manual para inscrição e desenvolvimento de projetos

Iniciação Científica sem Bolsa. Manual para inscrição e desenvolvimento de projetos Iniciação Científica sem Bolsa 2014 Manual para inscrição e desenvolvimento de projetos Escola de Comunicações e Artes Comissão de Pesquisa Iniciação Científica Sem Bolsa Manual para inscrição de projetos

Leia mais

LINK DE ACESSO AO MANUAL DA FAPEMIG:

LINK DE ACESSO AO MANUAL DA FAPEMIG: Universidade Federal de Itajubá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa e Inovação EDITAL Nº 0062016 campus Itajubá PIBIC, PIVIC UNIFEI - FAPEMIG 2017/2018 LINK DE ACESSO AO MANUAL

Leia mais

Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa A Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida UVA torna público o Edital 2018 e comunica aos interessados que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL PIBIC 2017/2018

EDITAL PIBIC 2017/2018 EDITAL PIBIC 2017/2018 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade de São Paulo, com

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST /2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST /2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST - 2017/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTIC/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA (PROPESQ)

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA (PROPESQ) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA (PROPESQ) EDITAL PROPESQ 2017 (Vigência 2018-2019) A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPEP, da UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO UNIGRANRIO

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA ACERVOS DA UFPA PE- ACERVOS

PROGRAMA ESPECIAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA ACERVOS DA UFPA PE- ACERVOS EDITAL 04/2015 PROPESP PROGRAMA ESPECIAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA ACERVOS DA UFPA PE- ACERVOS A Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas no âmbito

Leia mais

10ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

10ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO (PROPESP) 10ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A 10ª Jornada de Iniciação

Leia mais

E D I T A L CAPÍTULO I DA FINALIDADE

E D I T A L CAPÍTULO I DA FINALIDADE EDITAL PROEPE 2/2018 ABRE INSCRIÇÕES E FIXA CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO NA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Pró-Reitora de Ensino,

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFTM

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFTM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFTM Edital nº 02 de 2012 Convocação

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA - PIBIC

INSTRUÇÃO NORMATIVA - PIBIC INSTRUÇÃO NORMATIVA - PIBIC Altera a Instrução Normativa DIPPGE 001/07 que normatizou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS UNIDADE BELO HORIZONTE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS UNIDADE BELO HORIZONTE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA EDITAL Nº01/2017 DESELEÇÃO INTERNA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS UNIDADE BELO HORIZONTE CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2017 DO PROGRAMA

Leia mais

Seleção Bolsistas PPGEduC 2018 Programa de Bolsa FAPESB Cota Institucional

Seleção Bolsistas PPGEduC 2018 Programa de Bolsa FAPESB Cota Institucional UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÂO PPG DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS I PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE Seleção Bolsistas PPGEduC 2018 Programa de Bolsa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 015/2017 - PRPGP/UFSM FIPE Júnior Programa de Bolsas de Iniciação Científica ou Auxílio à Pesquisa

Leia mais

2. Modalidades e número de bolsas.

2. Modalidades e número de bolsas. FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLITICA DE SÃO PAULO DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE PESQUISAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL DE INSCRIÇÃO Inscrição de Projetos para a Seleção do Programa Institucional de Bolsas

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/UNIARA 2015/2016

EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/UNIARA 2015/2016 EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/UNIARA 2015/2016 O Centro Integrado de Estudos e Pesquisa da UNIARA torna público o presente Edital

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Coordenadoria de Pesquisa

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Coordenadoria de Pesquisa Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC CNPq/Mackenzie Edital de Inscrição - 2012 A (COPq) do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, da Universidade Presbiteriana Mackenzie torna

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO NÚCLEO DE PESQUISA

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO NÚCLEO DE PESQUISA CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO NÚCLEO DE PESQUISA Edital para Seleção de Projetos de Pesquisa de Docentes para o período 2016-2017 A Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL PIBIC CNPq / IMIP 2016

EDITAL PIBIC CNPq / IMIP 2016 EDITAL PIBIC CNPq / IMIP 2016 A Diretoria de Pesquisa do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira IMIP, por meio do seu Comitê Institucional de Iniciação Científica, em conformidade com

Leia mais

EDITAL Nº 15 DE 2 DE MAIO DE 2018, COMPLEMENTAR AO EDITAL Nº 12 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA

EDITAL Nº 15 DE 2 DE MAIO DE 2018, COMPLEMENTAR AO EDITAL Nº 12 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA EDITAL Nº 15 DE 2 DE MAIO DE 2018, COMPLEMENTAR AO EDITAL Nº 12 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA O Diretor-Geral do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Leia mais

Edital Universidade Santa Úrsula - USU: 02/ Programa de Iniciação Científica

Edital Universidade Santa Úrsula - USU: 02/ Programa de Iniciação Científica Edital Universidade Santa Úrsula - USU: 02/2017 - Programa de Iniciação Científica A Universidade Santa Úrsula USU - do Rio de Janeiro, por intermédio da Pró- Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão,

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS /2014

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS /2014 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS - 2013/2014 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

2 VIGÊNCIA DO EDITAL: 28 de agosto de 2015 a 31 de julho de 2018.

2 VIGÊNCIA DO EDITAL: 28 de agosto de 2015 a 31 de julho de 2018. EDITAL 06/2015_Pesquisa Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina UNIEDU Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior_FUMDES O Presidente da Fundação do Vale do Itajaí

Leia mais

BOLSAS DE ESTUDO MESTRADO E DOUTORADO. Centro Celso Furtado e BNB 2012 EDITAL 01/2012, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 APRESENTAÇÃO TEMAS

BOLSAS DE ESTUDO MESTRADO E DOUTORADO. Centro Celso Furtado e BNB 2012 EDITAL 01/2012, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 APRESENTAÇÃO TEMAS BOLSAS DE ESTUDO MESTRADO E DOUTORADO Centro Celso Furtado e BNB 2012 EDITAL 01/2012, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 APRESENTAÇÃO Art. 1º - O Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento,

Leia mais

SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTIFICA- PIBIC/PIVIC FEBAC

SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTIFICA- PIBIC/PIVIC FEBAC SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTIFICA- PIBIC/PIVIC FEBAC Aditivo de prorrogação de prazo de inscrição ao Edital N o 001/2017 PIBIC-FEBAC A Coordenação de Pós-Graduação,

Leia mais

EDITAL Nº 23, DE 18 DE ABRIL DE 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA

EDITAL Nº 23, DE 18 DE ABRIL DE 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA EDITAL Nº 23, DE 18 DE ABRIL DE 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA COMPLEMENTAR AO EDITAL Nº 19/2018 VINCULADO AO EDITAL PROPPI N 79/2017- APOIO A PROJETOS PARA IMPLANTAÇÃO

Leia mais

EDITAL PIBIC-EM 2017/2018. As bolsas da modalidade PIBIC-EM deste edital serão concedidas por um período de 12 (doze) meses, admitindo-se renovações.

EDITAL PIBIC-EM 2017/2018. As bolsas da modalidade PIBIC-EM deste edital serão concedidas por um período de 12 (doze) meses, admitindo-se renovações. EDITAL PIBIC-EM 2017/2018 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré- Inovação da Universidade de São Paulo, com base em diretrizes debatidas e

Leia mais

PROGRAMA DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

PROGRAMA DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL PRÉ-IC USP 2015/2016 A Universidade de São Paulo (USP) torna público o presente edital e convida seus docentes a apresentarem propostas de pesquisa para a realização do Programa de Pré- Iniciação

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PIBIC Jr/IFAP

REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PIBIC Jr/IFAP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PIBIC Jr/IFAP Julho/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR

Leia mais

EDITAL Nº 32, DE 25 DE AGOSTO DE 2017 Edital de Seleção de Bolsista de Iniciação Científica e/ou Tecnológica

EDITAL Nº 32, DE 25 DE AGOSTO DE 2017 Edital de Seleção de Bolsista de Iniciação Científica e/ou Tecnológica EDITAL Nº 32, DE 25 DE AGOSTO DE 2017 Edital de Seleção de Bolsista de Iniciação Científica e/ou Tecnológica O Diretor-geral substituto do IFRS, no uso de suas atribuições, por intermédio da Comissão de

Leia mais