RELATÓRIO +OPORTUNIDADES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO +OPORTUNIDADES"

Transcrição

1 RELATÓRIO +OPORTUNIDADES 1 º RELATÓRIO TRIMESTRAL FEV - MAR - ABR 2011 RIO DE JANEIRO

2 O +OPORTUNIDADES O +Oportunidades é o primeiro projeto conjunto do Grupo +Unidos (www.maisunidos.org). Ele promove o ensino da língua inglesa para jovens em situação de desvantagem socioeconômica no Rio de Janeiro. Isso é feito por meio de uma parceria com o programa Enter Jovem que, no Rio de Janeiro, é financiado pela USAID e a Chevron/Brasil. O +Oportunidades agrega o componente de ensino da língua inglesa à metodologia de empregabilidade do Enter Jovem. O +Oportunidades é uma parceria entre as seguintes empresas:

3 CONTEÚDO APRESENTAÇÃO 1. RESUMO DAS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES E RESULTADOS ALCANÇADOS 2. RESULTADOS INESPERADOS OU NÃO-PLANEJADOS 3. QUESTÕES PENDENTES E DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO 4. ATIVIDADES E RESOLUÇÕES PARA ALAVANCAR RECURSOS E GARANTIR A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES 5. DADOS QUANTITATIVOS 6. AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES DO PROJETO 7. OBJETIVOS DE DESEMPENHO PREVISTOS 8. FOTOS DAS ATIVIDADES E PARTICIPANTES 9. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

4 APRESENTAÇÃO Este relatório apresenta as ações desenvolvidas pelo Instituto Empreender no âmbito do Programa Jovem Plus e +Oportunidades Inglês, referente ao período de janeiro a abril de 2011, no estado do Rio de Janeiro. As informações apresentadas registram as ações que estão sendo realizadas para implementação do Programa no Estado, bem como as dificuldades e soluções encontradas para execução, além disso, demonstra o processo de articulação e mobilização de parceiros públicos e privados para que as atividades do Programa sejam exitosas em 2011.

5 4 RESUMO DAS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES E RESULTADOS ALCANÇADOS 1.1. Implantação dos Núcleos de Empregabilidade e Tecnologia para qualificar jovens no Estado do Rio de janeiro. Seleção de unidades de ensino Para dar início as atividades do Programa em 2011 foram realizadas reuniões com os parceiros envolvidos definindo-se critérios de inclusão de novas escolas no Programa. A partir de indicação e concordância da SEEDUC, foram realizadas visitas às unidades escolares candidatas à inclusão no Programa em 2011, objetivando apresentar o projeto, avaliar as instalações e promover a assinatura do Termo de Adesão, junto aos Gestores. Das 33 unidades de ensino avaliadas in-loco, temos como resultado a seleção de 18 unidades de ensino para Três escolas estão em áreas pacificadas: - Colégio Estadual Tim Lopes, em Ramos, no Complexo do Alemão; - Colégio Estadual Olga Benário, em Ramos, no Complexo do Alemão; - CIEP 244 Oswaldo Aranha, em Realengo, atendendo à comunidade do Batan. 33 UNIDADES DE ENSINO AVALIADAS IN-LOCO 18 SELECIONADAS

6 5 Estamos trabalhando com a SEEDUC para que outras áreas pacificadas sejam contempladas com o Programa, entretanto a dificuldade está em conseguir escolas com laboratório de informática disponível, haja vista que muitas das unidades de ensino são compartilhadas com o município, ou seja, durante o dia é utilizada para o ensino fundamental e a noite para o ensino médio, impossibilitando o uso no contra turno. Ressalta-se a importância da confirmação e início das atividades no IBC Instituto Benjamim Constant, que para viabilizar a inclusão de jovens cegos e/ou de baixa visão no Programa tem trabalhado para converter o material do módulo de qualificação social em linguagem visual acessível à clientela. O primeiro passo foi baixar o caderno de atividades do aluno em formato.txt para viabilizar a migração aos programas de leitura de tela. O IBC definiu que na conversão do material para acessibilidade utilizará o programa NVDA e para clientela de baixa visão, o programa MAGIC, por serem softwares livres para leitura de tela no Windows. O desafio agora é realizar o mesmo trabalho com o material de inglês para que, ainda na primeira turma, os alunos possam ser contemplados com o ensino da língua inglesa. Seleção e formação de educadores: A seleção de educador para 2011 ocorreu por meio de análise curricular, entrevista e participação na oficina de repasse metodológico, com duração de 40 horas-aula, com um total de 68 candidatos, sendo: - 42 educadores sociais; - 26 educadores de inglês. Mobilização e inscrição de novos alunos: Para apoiar a equipe no processo de mobilização de novos alunos, 10 jovens egressos do programa foram selecionados para atuarem nas escolas de Itaboraí, Japeri e Queimados divulgando o programa e realizando inscrições. Os jovens selecionados participaram de treinamento ministrado pela equipe técnica e foram contratados por serviço temporário, tendo sido avaliada como positiva a participação de egressos na divulgação do Programa.

7 Parcerias estabelecidas para apoiar a estratégia e aumentar o número de jovens incluídos socialmente Durante o período deu-se início ao programa de visita a empresas e instituições com potencial de contratação de jovens após conclusão do curso, sendo elas: - CESAM Centro Salesiano do Menor; - ACM - Associação Cristã de Moços; - Naturativa Farmácia de Manipulação; - Seres Consultoria; - Servae e Rodrigues Mercado Ltda.; - Lar Fabiano de Cristo; - Casa Granado Laboratórios S.A.; - Sul América Seguros e Previdência; - Call Center; - Grupo Pão de Açúcar. Além de mapear empresas e instituições que possam oferecer vagas para os jovens do Programa, o Instituto participou da segunda reunião ordinária do FEPETI Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalhador Adolescente, durante o evento o Instituto foi convidado para participar de reuniões do FEAP Fórum Estadual da Aprendizagem Profissional Disseminação do Inglês para a empregabilidade de jovens, envolvendo professores e estudantes. Desenvolvimento de Material dos Professores: O desenvolvimento dos materiais dos professores foi feito em Dezembro de a) Foram desenvolvidos quatro módulos com lições complementares. Os módulos incluem tópicos como cozinha típica, lugares turísticos, festivais e datas comemorativas com o foco em situações relacionadas com o turismo. Este material foi desenvolvido para complementar os outros materiais já existente: Student Book o áudio CD e o Teachers Guide.

8 7 b) Foram feitas revisões Livro de Atividade do Estudante para corrigir erros de formato e fazer atualizações. c) Foi criada uma nova edição do Teacher Guide em um formato step-by-step mais detalhado oferecendo assim melhores instruções para a preparação das lições. Programa de Intercâmbio com a Boston University de Janeiro Um grupo de 20 estudantes do MBA da Boston University esteve no Brasil, em particular no Rio de Janeiro nos dias 19 a estudantes do projeto Entre Jovem participaram da atividade. Estes estudantes foram selecionados devidos as excelentes habilidades na língua inglesa e resultados demonstrados durante o projeto. Os estudantes visitaram o Pão de Açucar e tiveram a oportunidade de interagir usando a língua inglesa. Eles trocaram experiências e perspectivas sobre política, economia, aspectos culturais, meio ambiente relacionados ao Brasil e Estados Unidos. Os estudantes do projeto fizeram uma apresentação sobre as sua cidade natal para os estudantes e professores americanos. No dia seguinte, os estudantes participaram de atividades culturais desenvolvidas pelos instrutores do projeto. A experiência foi realmente memorável para todos os estudantes brasileiros. Eles tiveram a chance de falar com estudantes americanos, ficou evidente o fato de eles terem podido se comunicar e serem entendidos pelos americanos. Eles sentiram que é possível falar inglês mesmo pertencendo a uma classe economicamente desfavorável. O contato com estudantes americano abriu uma nova perspectiva sobre a vida nos EUA e o povo americano. Referente à proficiência da língua, notamos que embora o nível seja básico, os estudantes foram capazes de usar outros recursos disponíveis, como dicionário por exemplo. Eles usaram também estratégia de comunicação como por exemplo body language, e asking for clarification, os quais são importantes objetivos de aprendizado no projeto +Oportunidades.

9 8 RESULTADOS INESPERADOS OU NÃO PLANEJADOS DO TRIMESTRE - Participação de 12 jovens egressos do Projeto +Oportunidades no discurso do Presidente Barack Obama, realizado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sendo: - 5 alunos do Colégio Estadual Maria José Inocência - 2 alunos do CIEP Brizolão 129 Maria Nanci - 5 alunos do CEP Brizolão Necessidade de adaptação geral de todo o material de inglês para o ensino a pessoas cegas e com baixa visão; - Treinamento dos educadores social e de inglês e supervisores pedagógicos em softwares específicos para leitura de textos.

10 9 QUESTÕES PENDENTES E DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO Em função da reformulação do quadro de funcionários e gestores da Secretaria de Trabalho, ainda não foi possível definir novo escopo para a parceria, gerando assim dificuldades nas questões de logística e uso do espaço cedido para o Programa. Apesar das diversas reuniões realizadas pela Secretaria de Educação com as Coordenadorias de Ensino, ainda não foi possível mobilizar o número necessários de escolas para se alcançar a meta de alunos para Transcrição do material de inglês para Braille e áudio, bem como o treinamento do educador. ATIVIDADES E RESOLUÇÕES PARA GARANTIR A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES - Reunião com a IBM-São Paulo para definição do escopo da parceria para Reunião com empresas do Grupo +Unidos para apresentação do Programa, em São Paulo, juntamente com os representantes da USAID-Brasil. O material do projeto foi transcrito para Braille e conta agora com a versão áudio.

11 10 DADOS QUANTITATIVOS ATINGIDOS NO TRIMESTE (*) Somente após a certificação é que este indicador passa a ser reportado. - Inclusão social: jovens que estão executando trabalho informal remunerado, estudando ou nas forças armadas. - Contratados: Jovens que ingressaram no mercado de trabalho, independente do tempo que permanecerem. - Inseridos: Jovens que após ingressarem no mercado de trabalho ficam por um período superior a 90 dias.

12 11 APRESENTAÇÃO DA AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES DO PROJETO Foi muito bom participar deste projeto. Foi diferente, algo que eu nunca imaginei que pudesse acontecer. Falar com pessoas que não falam uma palavra em português, poder ajudá-los a falar um pouco o nosso idioma e aprender a língua deles foi espetacular. Eu fiz várias perguntas que eu não tinha certeza que estava certo, mas percebi que eles me entenderam. Elievan - Salvador Os estudantes da Boston eram incríveis e eles me fizeram acreditar que um dia eu poderei falar inglês. Sim eu posso falar inglês. Victoria, Fortaleza A experiência me ofereceu a oportunidade de praticar o inglês por causa da exposição com os estudantes americanos. Eu também pude fazer novas amizades e experimentar um novo mundo de novas culturas. Essa foi uma experiência inesquecível e muito valiosa para a minha vida pessoal e profissional. Lorena, Rio de Janeiro.

13 12 Formação de Educadores: A avaliação dos educadores que participaram da oficina foi satisfatória para todos os itens pesquisados, demonstrado a seguir: Visita do Presidente Obama: Nunca na minha vida eu imaginei que estaria no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com tantas pessoas de várias raças e cor e pensamentos diferentes dos nossos, assistindo o Barack Obama. Para mim aquele momento foi e sempre será único na minha vida. Eu gosto da história de vida dele, por ser negro e ter chegado a um lugar de poder tão alto onde muita gente gostaria de estar, eu fiquei muito satisfeita com os comentários do presidente sobre o meu estado. Ele falou super bem do estado do Rio de Janeiro, inclusive das UPPs e da educação. Tem coisa melhor do que estar com pessoas diferentes da gente e que de uma forma ou de outra aprendemos a gostar? Tudo isso eu devo ao Enter Jovem Plus. E isso me faz muito feliz faria tudo de novo pois foi a melhor experiência da minha vida. Luciana do Couto Santos, ex-aluna do Programa Enter Jovem Plus.

14 13 OBJETIVOS DE DESEMPENHO PREVISTOS - Realizar mapeamento de empresas localizadas próximo às escolas integrantes do Programa. - Dar continuidade às ações de divulgação do Programa junto às empresas para captar novos parceiros. - Fazer distribuição de material didático para todos os alunos e professores que ingressarem no Programa. - Realizar reunião com todos os gestores das escolas participantes do Programa, em parceria com a Secretaria de Educação e demais parceiros para avaliação processual do andamento das atividades nas escolas. - Definição das temáticas e realização de 2 encontros de formação continuidade para educadores sociais e de inglês. - Realização da semana de empregabilidade em todas as escolas participantes do Programa. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Comunicação: O departamento de comunicação continuou atuando na cobertura dos eventos que foram promovidos ou contaram com a participação do Instituto Empreender. A divulgação dos mesmos foi realizada através do site institucional, newsletter e também em mídias sociais, as quais também são alvo de um aprimoramento substancial ainda em curso. Destaca-se como de especial relevância para a comunicação neste primeiro trimestre de 2011 a criação de uma nova marca para a metodologia Enter Jovem Plus e a elaboração dos materiais didáticos a serem usados durante o ano pelos alunos e professores. Esforços de divulgação também foram feitos neste início das atividades anuais, com elaboração de peças.

15 14 Durante o trimestre, foi publicado um total de 7 novas notícias no site do Enter Jovem Plus (www.enterjovemplus.org.br). Estas dividiam-se em notícias de interesse advindas da imprensa ou das assessorias de comunicação de empresas e instituições parceiras, e matérias redigidos pela própria equipe de comunicação do instituto. As matérias eram publicadas no site em português e inglês e acompanhadas de uma fotografia, quando disponível. Os sites do Instituto Empreender (www.institutoempreender.org.br) e Infojovem (www.infojovem.org.br) também publicaram algumas dessas notícias. Utilização das redes sociais para divulgação dos eventos.

16 15 As redes sociais Orkut, Facebook e Twitter/Twitpic também foram usadas para multiplicar a visibilidade dos eventos, bem como o Picasa, onde foram publicados 3 novos álbuns online de fotografias dos eventos ocorridos no trimestre. Destaca-se que as redes sociais são um objeto de interesse especial do Enter Jovem Plus este ano, a fim de construir nelas um ambiente de maior interação entre todos os participantes do programa (alunos, educadores, entidade executora e parceiros). Uma estagiária intercambista foi contratada para o trimestre, por intermédio da AIESEC, para auxiliar na concepção e execução dessa estratégia, que já logrou uma repaginação do perfil do Enter Jovem Plus no Facebook, bem como a criação de uma Fan Page na mesma rede social. Ainda como parte desta empreitada, o questionário de cadastro dos alunos passou a incluir uma questão sobre seus hábitos em redes sociais, no intuito de prover o instituto com mais dados sobre o perfil digital do alunato, para assim direcionarmos com mais eficácia nossa estratégia para o ano. Registra-se também a publicação de 3 edições do boletim mensal de informações sobre o programa, o NewsPlus. Deu-se continuidade ao esforço para expandir o número de recipientes desse informativo, indo de 515 destinatários no trimestre anterior para 715, compostos de funcionários do instituto, educadores do projeto, representantes do governo, instituições e empresas. A Comunicação também passou a disponibilizar versões online do NewsPlus através do Google Docs, de modo que o número de leitores do informativo pode ser expandido indefinidamente com o simples compartilhamento do link. As edições de janeiro e março já estão acessíveis. Uma nova marca foi criada para representar a metodologia Enter Jovem Plus e passou a ser aplicada em todos os materiais confeccionados para o programa. Ela foi elaborada como forma da sanar a dispersão identitária decorrente da diversidade de nomes que o programa adotado nos diferentes estados (Enter Jovem Plus no RJ e SE, Qualifica Pernambuco em PE e e-jovem Plus no CE). Esse problema se tornou especialmente premente este ano, em que a metodologia receberá nomes distintos dentro de um mesmo estado (caso do RJ, com a entrada do +Oportunidades Inglês, e de PE, com o Enter Jovem Plus no Núcleo Social Nassau em paralelo ao Qualifica Pernambuco). Para garantir a preservação de uma identidade e unidade institucional, face a toda essa diversidade por vezes confusa ao aluno, a nova marca em forma de selo foi elaborada

17 16 A comunicação planejou, executou e supervisionou a elaboração e distribuição do material didático do programa. Isso envolveu tanto a atualização de artigos existentes quanto a criação de novos. Os livros utilizados para o módulo de empregabilidade (Caderno de Atividade e o Guia de Apoio Didático) passaram por discretas atualizações formais (data da edição e revisão das logomarcas), preservando o seu conteúdo inalterado. O módulo de inglês, em contrapartida, teve, além dessas alterações de praxe, outras mais significativas: o livro do aluno (Activity Book) teve erros corrigidos; o livro do professor (Teacher s Guide) foi expandido consideravelmente para prover aos educadores instruções e sugestões mais detalhadas para desenvolvimento do trabalho em sala; e um suplemento inédito foi introduzido (Rio de Janeiro/Ceará/Segipe/ Pernambuco in English), com o propósito de incrementar a qualificação em inglês do aluno com tópicos de turismo relativos à capital de seu estado, trazendo lições sobre culinária, cultura e assuntos afins. Novas faixas também foram adicionadas ao Class Audio CD para acompanhar esse Suplemento. Pastas e camisas também foram providas, na quantia de 1 por aluno. Para o Rio de Janeiro, segundo estado a dar início às aulas, foram confeccionados: Cadernos de Atividade, Activity Books, Suplementos Rio de Janeiro in English (versão do aluno), pastas, camisas, 80 Guias de Apoio Didático, 40 Teacher s Guides, 20 Class Audio CDs e 50 Suplementos Rio de Janeiro in English (versão do professor). Destaca-se que este é o primeiro ano em que o componente de inglês é executado no estado, por intermédio do Grupo +Unidos, de modo que todos os livros destinados a esse módulo ostentam o título +Oportunidades Inglês e o logo do +Unidos.

18 17 Foi executada, antes do início das aulas, uma campanha de divulgação do programa nas escolas participantes e comunidade dos alunos, no intuito de atrair mais jovens a aderirem. Ao todo, 11 escolas foram visitadas. Para esta campanha, foram empregados o cartaz A3 e banner abaixo: O Rio de Janeiro também foi palco de algumas das atividades de destaque envolvendo os alunos, a saber: o primeiro intercâmbio da história do programa a congregar alunos de todos os estados em um mesmo local, ocasião em que também tiveram contato com estudantes norte-americanos de MBA da Boston University.

19 18 Outro episódio de destaque foi a presença de um grupo de alunos no discurso do Presidente Obama em visita à cidade. Notícias sobre os eventos foram produzidas pelos sites de notícia da Secretaria de Educação do Estado, o Conexão Aluno e o Conexão Professor, e podem ser encontradas no site do Enter Jovem, nos links abaixo:

20

RELATÓRIO +OPORTUNIDADES

RELATÓRIO +OPORTUNIDADES 1º Relatório trimestral +Oportunidades 1 RELATÓRIO +OPORTUNIDADES 2º Relatório Trimestral abr-mai-jun2012 RIO DE JANEIRO 2 1º Relatório trimestral +Oportunidades 1º 2 Relatório trimestral +Oportunidades

Leia mais

Planos estratégicos de comunicação 2013/2014 Programa Áreas Protegidas da Amazônia - ARPA

Planos estratégicos de comunicação 2013/2014 Programa Áreas Protegidas da Amazônia - ARPA 1. Plano de Comunicação interna 1.1 Aspectos estruturantes 1.1.1 Objetivo O objetivo maior do plano de comunicação interna é fortalecer a gestão do Programa Arpa, a coesão entre parceiros e agentes diretamente

Leia mais

RELATÓRIO +OPORTUNIDADES

RELATÓRIO +OPORTUNIDADES 3º Relatório trimestral +Oportunidades 1 RELATÓRIO +OPORTUNIDADES 3 º RELATÓRIO TRIMESTRAL JUL - AGO - SET 2011 RIO DE JANEIRO 2 3º Relatório trimestral +Oportunidades 3º Relatório trimestral +Oportunidades

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

CURSO A DISTÂNCIA DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL

CURSO A DISTÂNCIA DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL CURSO A DISTÂNCIA DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL 2013 1. IDENTIFICAÇÃO GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL ESTADUAL DE GOIÁS GEFE/GO 2. APRESENTAÇÃO O curso a distância de Disseminadores de Educação Fiscal constitui

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PARFOR

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PARFOR PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PARFOR 1. Como são os cursos ofertados pela plataforma freire e quais os benefícios para os professores que forem selecionados? O professor sem formação poderá estudar nos

Leia mais

I CIPPEB - CONGRESSO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA RELATO DE EXPERIÊNCIA

I CIPPEB - CONGRESSO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA SEMANA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA Mestranda Rita Aparecida Nunes de Souza da Luz PROGEPE UNINOVE Resumo O objetivo desse trabalho é relatar a experiência

Leia mais

Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos Regulamento Etapa 2

Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos Regulamento Etapa 2 Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos Etapa 2 1. Apresentação 1.1 O Programa de Capacitação em Projetos e Empreendimentos Criativos é uma iniciativa do Ministério da

Leia mais

CONVITE Nº 01/2012 ANEXO I - DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS

CONVITE Nº 01/2012 ANEXO I - DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS CONVITE Nº 01/2012 ANEXO I - DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS OBJETIVO E ESCOPO 1. Informações Gerais 1.1 Objetivo geral do trabalho: desenvolvimento de novo site institucional para o Senac (www.senac.br), nas versões

Leia mais

Curso ISO 9001:2008 Qualidade em Serviços

Curso ISO 9001:2008 Qualidade em Serviços Curso ISO 9001:2008 Qualidade em Serviços Guia Fundamental para Gestão de Qualidade em Serviços Objetivo Capacitar os participantes a interpretarem os requisitos da Norma ISO 9001:2008, relacionados aos

Leia mais

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Primeiros passos no mundo da política Em 1992, o paulista Gilberto Musto iniciou a sua consultoria política na cidade de Fernandópolis.

Leia mais

TREINAMENTO ONLINE PARA O SISTEMA DE APOIO À GESTÃO AMBIENTAL RODOVIÁRIA FEDERAL (SAGARF)

TREINAMENTO ONLINE PARA O SISTEMA DE APOIO À GESTÃO AMBIENTAL RODOVIÁRIA FEDERAL (SAGARF) TREINAMENTO ONLINE PARA O SISTEMA DE APOIO À GESTÃO AMBIENTAL RODOVIÁRIA FEDERAL (SAGARF) Maio de 2007 Maria Rachel Barbosa Fundação Trompovsky (Apoio ao NEAD CENTRAN) rachel@centran.eb.br Vanessa Maria

Leia mais

Por que escolher a Formação de Gestor de Cadeia de Custódia do IMAFLORA? Programa de Formação de Gestor de Cadeia de Custódia FSC

Por que escolher a Formação de Gestor de Cadeia de Custódia do IMAFLORA? Programa de Formação de Gestor de Cadeia de Custódia FSC Programa de Formação de Gestor de Cadeia de Custódia FSC Por que escolher a Formação de Gestor de Cadeia de Custódia do IMAFLORA? A Formação de Gestor de Cadeia de Custódia FSC aborda os principais tópicos

Leia mais

ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3. Acervo... 3. Meus Livros... 4. Livros em destaque... 7. Fórum... 7. Notícias... 8. Ajuda... 9. Suporte...

ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3. Acervo... 3. Meus Livros... 4. Livros em destaque... 7. Fórum... 7. Notícias... 8. Ajuda... 9. Suporte... ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3 Acervo... 3 Meus Livros... 4 Livros em destaque... 7 Fórum... 7 Notícias... 8 Ajuda... 9 Suporte... 9 POR QUE USAR... 10 EQUIPE RESPONSÁVEL... 12 CONTATO... 13 O

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL DAS AÇÕES

PLANEJAMENTO OPERACIONAL DAS AÇÕES PLANEJAMENTO OPERACIONAL DAS AÇÕES Ação Atividade Recurso Prazo Responsável Articular com o Comitê Participação em reuniões de planeja e 4 Computadores com internet Quinzenal Alexandre Almeida Estadual

Leia mais

PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS

PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS 2014 1 Índice 1. Contexto... 3 2. O Programa Cidades Sustentáveis (PCS)... 3 3. Iniciativas para 2014... 5 4. Recursos Financeiros... 9 5. Contrapartidas... 9 2 1. Contexto

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES CAMBRIDGE ENGLISH E UNOi

PERGUNTAS FREQUENTES CAMBRIDGE ENGLISH E UNOi PERGUNTAS FREQUENTES CAMBRIDGE ENGLISH E UNOi ANTES DO EXAME O que é a parceria entre UNOi e Cambridge English? Por que eu devo prestar os exames Cambridge English? Quais são os exames? O que é o Placement

Leia mais

NOTA INFORMATIVA BOLSA-FORMAÇÃO 01/2013

NOTA INFORMATIVA BOLSA-FORMAÇÃO 01/2013 E-Mail: pronatec@mec.gov.br http://pronatec.mec.gov.br Brasília, 26 de Fevereiro de 2013 NOTA INFORMATIVA BOLSA-FORMAÇÃO 01/2013 No dia 18 de fevereiro de 2013, aconteceu uma reunião com representações

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS GUARULHOS

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS GUARULHOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS GUARULHOS PROJETO ACESSIBILIDADE TIC: ACESSIBILIDADE AO CURRÍCULO POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Projeto aprovado

Leia mais

RESUMO O HOMEM E O RIO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DO RIO PARAÍBA DO SUL

RESUMO O HOMEM E O RIO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DO RIO PARAÍBA DO SUL RESUMO O HOMEM E O RIO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DO RIO PARAÍBA DO SUL UNITAU - Universidade de Taubaté CBH-PS Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul Trabalho realizado

Leia mais

Em busca da sustentabilidade na gestão do saneamento: instrumentos de planejamento

Em busca da sustentabilidade na gestão do saneamento: instrumentos de planejamento Em busca da sustentabilidade na gestão do saneamento: instrumentos de planejamento Marcelo de Paula Neves Lelis Gerente de Projetos Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Planejamento

Leia mais

UHE SANTO ANTÔNIO DE JARI

UHE SANTO ANTÔNIO DE JARI UHE SANTO ANTÔNIO DE JARI PLANO DE TRABALHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PCS Plano de Trabalho ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. OBJETIVO... 1 2.1. Objetivos Específicos... 1 3. PÚBLICO ALVO... 2 4. METAS... 2 5.

Leia mais

INSTRUÇÕES/INFORMAÇÕES

INSTRUÇÕES/INFORMAÇÕES INSTRUÇÕES/INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA AS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS RESPONSÁVEIS PELO RECRUTAMENTO E PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS I. INFORMAÇÕES GERAIS: O Programa Jovens Embaixadores é um intercâmbio de três

Leia mais

Organograma do Pronatec/CEDAF 2014

Organograma do Pronatec/CEDAF 2014 Organograma do Pronatec/CEDAF 2014 Supervisor Financeiro Coordenação Geral Apoio Administrativo Supervisor de TI Apoio Financeiro Orientador Pedagógico Apoio Administrativo Avaliação dos Cursos Coordenação

Leia mais

Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4

Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4 Guia do Educador CARO EDUCADOR ORIENTADOR Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 2. PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4 Objetivo GERAL 5 METODOLOGIA 5 A QUEM SE DESTINA? 6 O QUE

Leia mais

PROTOCOLO DE SOLUÇÕES Programa: Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho SOLUÇÕES SOCIAIS

PROTOCOLO DE SOLUÇÕES Programa: Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho SOLUÇÕES SOCIAIS 1 PROTOCOLO DE SOLUÇÕES Programa: Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Serviço Social da Indústria de Santa Catarina SOLUÇÕES SOCIAIS 2 Programa: Inclusão da Pessoa com Deficiência

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA N.º

TERMO DE REFERÊNCIA N.º MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL TERMO DE REFERÊNCIA

Leia mais

Regulamento dos Cursos do Programa ESMP-VIRTUAL

Regulamento dos Cursos do Programa ESMP-VIRTUAL Regulamento dos Cursos do Programa ESMP-VIRTUAL A DIRETORA DA ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS no exercício de suas atribuições legais, com fundamento no art. 65, inciso II da Lei

Leia mais

Chamada Pública para o Processo Seletivo do I Curso de Formação de Mediadores especializados em Justiça Restaurativa no Rio de Janeiro

Chamada Pública para o Processo Seletivo do I Curso de Formação de Mediadores especializados em Justiça Restaurativa no Rio de Janeiro Chamada Pública para o Processo Seletivo do I Curso de Formação de Mediadores especializados em Justiça Restaurativa no Rio de Janeiro O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, SOFTWARE E INTERNET ASSESPRO REGIONAL PARANÁ

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, SOFTWARE E INTERNET ASSESPRO REGIONAL PARANÁ APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, SOFTWARE E INTERNET ASSESPRO REGIONAL PARANÁ LUÍS MÁRIO LUCHETTA DIRETOR PRESIDENTE GESTÃO 2005/2008 HISTÓRICO

Leia mais

I FÓRUM DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFMT

I FÓRUM DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFMT MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL I FÓRUM DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFMT 4 a 6 de março de 2013 O I Fórum de Assistência Estudantil

Leia mais

Logo do Alto Tietê, subcomitê e do 5 Elementos. Título do projeto em outra capa

Logo do Alto Tietê, subcomitê e do 5 Elementos. Título do projeto em outra capa Logo do Alto Tietê, subcomitê e do 5 Elementos Título do projeto em outra capa Bacia Hidrográfica do Alto Tietê com destaque para a Sub-bacia Pinheiros-Pirapora Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora

Leia mais

Relatório de Gestão Setorial 2010

Relatório de Gestão Setorial 2010 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Relatório de Gestão Setorial 2010 Cruz das Almas BA 2010 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES Período: Janeiro

Leia mais

Projeto Futuros Craques São Paulo

Projeto Futuros Craques São Paulo Projeto Futuros Craques São Paulo O Projeto Futuros Craques é considerado o carro chefe da B16 em São Paulo, a sua programação destina-se à oferecer esportes de maneira saudável para crianças da rede pública

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DO TRABALHO, EMPREGO, RENDA E ESPORTE SETRE ANEXO III-B

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DO TRABALHO, EMPREGO, RENDA E ESPORTE SETRE ANEXO III-B GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DO TRABALHO, EMPREGO, RENDA E ESPORTE SETRE ANEXO III-B TERMO DE REFERÊNCIA DO PROCESSO CREDENCIAMENTO DE INSTITUIÇÕES EXECUTORAS DE AÇÕES DE QUALIFICAÇÃO SOCIAL E

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

A Rede Pública Municipal de Ensino de Maceió atende cerca de 55 mil alunos, de acordo com o censo escolar de 2014. Dessa clientela, cerca de 40%

A Rede Pública Municipal de Ensino de Maceió atende cerca de 55 mil alunos, de acordo com o censo escolar de 2014. Dessa clientela, cerca de 40% OFICINA MAIS COMUNICAÇÃO ENSINA TÉCNICAS DE TEXTO, FOTO E AUDIOVISUAL EM MACEIÓ Adriana Thiara de Oliveira SILVA 1 Delane Barros dos SANTOS 2 Maria Janaina de Farias SOARES 3 Resumo Euforia, barulho, trabalho

Leia mais

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PROPOSTA DE AÇÃO Criar um fórum permanente onde representantes dos vários segmentos do poder público e da sociedade civil atuem juntos em busca de uma educação

Leia mais

SocialDB Social Digital Library

SocialDB Social Digital Library Social Digital Library Laboratório L3P NARRATIVA DO PROJETO SOCIALDB 06/2015 Gestor de uma coleção "Sou produtor cultural (ou fotógrafo) e quero criar um lugar na internet com uma seleção de obras artísticas

Leia mais

SIATEX NOVO MANUAL SIATEX. www.siatex.ufba.br

SIATEX NOVO MANUAL SIATEX. www.siatex.ufba.br NOVO MANUAL SIATEX www.siatex.ufba.br Outubro 2013 1 ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 3 CADASTRO... 4 ACOMPANHAMENTO... 7 CANCELAMENTO... 7 RELATÓRIO... 8 Inscrição Externa... 8 Upload da assinatura... 10 CERTIFICAÇÃO...

Leia mais

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Proppex Supervisão de Extensão 1. IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO 1.1. TÍTULO: Viagens de Estudos e Visitas Técnicas Internacionais

Leia mais

ELABORAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

ELABORAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS ELABORAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PROJETO Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas para alcançar objetivos

Leia mais

Qual a principal diferença entre o Enem tradicional e o novo Enem?

Qual a principal diferença entre o Enem tradicional e o novo Enem? SAIBA TUDO SOBRE O ENEM 2009 Qual a principal diferença entre o Enem tradicional e o novo Enem? Até 2008, o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os

Leia mais

A Produção Animal Frente as Mudanças Climáticas e Tecnológicas

A Produção Animal Frente as Mudanças Climáticas e Tecnológicas A Produção Animal Frente as Mudanças Climáticas e Tecnológicas Prodigy Beach Resort & Conventions Aracaju Barra dos Coqueiros-SE, 29 de julho a 01 de agosto de 2014 www.sbz2014.org.br PLANO DE NEGÓCIOS

Leia mais

MÚLTIPLAS LEITURAS: CAMINHOS E POSSIBILIDADES

MÚLTIPLAS LEITURAS: CAMINHOS E POSSIBILIDADES MÚLTIPLAS LEITURAS: CAMINHOS E POSSIBILIDADES EDIT MARIA ALVES SIQUEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA). Resumo Diferentes instrumentos de avaliação (ENEM, SIMAVE) tem diagnosticado o despreparo dos alunos

Leia mais

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO REGULAMENTO 1. O RECONHECIMENTO PÚBLICO DE OLHO NOS PLANOS 1.1. O Reconhecimento Público é uma ação da iniciativa De Olho nos Planos, composta pelos seguintes parceiros: Ação Educativa, UNICEF, Campanha

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO EAD I-UMA SOBRE O EAD

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO EAD I-UMA SOBRE O EAD PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO EAD I-UMA SOBRE O EAD 1. O que é EAD? EAD é a sigla para Ensino a Distância, ou Educação a Distância, uma modalidade de ensino que acontece a partir da união

Leia mais

WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO

WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO NOME DO PROJETO Web Rádio: Escola César Cals- Disseminando novas tecnologias via web ENDREÇO ELETRÔNICO www.eccalsofqx.seduc.ce.gov.br PERÍODO DE EXECUÇÃO Março a Dezembro de

Leia mais

TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA

TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA Utilizando o Teatro como Ferramenta de Ensino e Transformação Social CONEXÃO SOCIAL REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOEMOCIONAL IASEA 2015 1. APRESENTAÇÃO TEATRO SOCIAL é

Leia mais

Número de. Empregados. Pessoa Física Nenhum R$ 50,00 R$ 600,00. Microempresa Até 5 R$ 70,00 R$ 840,00. Acima de 5 R$ 400,00 R$ 4800,00

Número de. Empregados. Pessoa Física Nenhum R$ 50,00 R$ 600,00. Microempresa Até 5 R$ 70,00 R$ 840,00. Acima de 5 R$ 400,00 R$ 4800,00 FICHA DE ADESÃO Por esta Ficha de adesão, solicito meu ingresso como associado da ABRIMPE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INCENTIVO E MELHORIA EM PROJETOS EMPRESARIAIS, EMPREENDEDORISMO E EDUCACIONAL, comprometendo-me

Leia mais

O Dia D. 12º Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE. e a culturalização de um. posicionamento estratégico

O Dia D. 12º Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE. e a culturalização de um. posicionamento estratégico O Dia D e a culturalização de um posicionamento estratégico 12º Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE Centro Universitário Franciscano uma universidade para suas aspirações Santa Maria é um polo educacional

Leia mais

EDUCAÇÃO EXECUTIVA PARA O MERCADO FINANCEIRO MAIO / 2005 108-TC-B4

EDUCAÇÃO EXECUTIVA PARA O MERCADO FINANCEIRO MAIO / 2005 108-TC-B4 1 EDUCAÇÃO EXECUTIVA PARA O MERCADO FINANCEIRO MAIO / 2005 108-TC-B4 NADINE WASSMER TREINA E-LEARNING treina@treina.com.br ROSANA GOMES CONTEÚDOS E HABILIDADES EDUCAÇÃO CORPORATIVA DESCRIÇÃO DE PROJETO

Leia mais

11ª Mostra Nacional de Trabalhos de Qualidade do Judiciário Gestão de Pessoas

11ª Mostra Nacional de Trabalhos de Qualidade do Judiciário Gestão de Pessoas Apresentação 11ª Mostra Nacional de Trabalhos de Qualidade do Judiciário Gestão de Pessoas Identificação do órgão: Supremo Tribunal Federal Unidade: Secretaria de Recursos Humanos / Coordenadoria de Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL Nº 04, de 28 de março de 2014.

EDITAL Nº 04, de 28 de março de 2014. EDITAL Nº 04, de 28 de março de 2014. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR BOLSISTA DO NÚCLEO DE LÍNGUAS DO PROGRAMA INGLÊS SEM FRONTEIRAS O Coordenador da Assessoria Internacional da Universidade

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA DADOS DA CONSULTORIA

TERMO DE REFERÊNCIA DADOS DA CONSULTORIA TERMO DE REFERÊNCIA DADOS DA CONSULTORIA Função no Projeto: Contratação de consultoria especializada para desenvolver e implementar estratégias de impacto e sustentabilidade da Campanha Coração Azul no

Leia mais

RELATÓRIO +OPORTUNIDADES

RELATÓRIO +OPORTUNIDADES 4º Relatório trimestral +Oportunidades 1 RELATÓRIO +OPORTUNIDADES 4 º Relatório Trimestral out - NOV - DEZ 2011 RIO DE JANEIRO 2 4º Relatório trimestral +Oportunidades 4º Relatório trimestral +Oportunidades

Leia mais

Um ensino forte e bilíngue é o passaporte do seu filho para um mundo de oportunidades. É por isso que propomos uma cultura internacional, com

Um ensino forte e bilíngue é o passaporte do seu filho para um mundo de oportunidades. É por isso que propomos uma cultura internacional, com Um ensino forte e bilíngue é o passaporte do seu filho para um mundo de oportunidades. É por isso que propomos uma cultura internacional, com disciplinas ministradas em português e inglês, e uma metodologia

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Ponta Grossa ANDRÉ LUIS CORDEIRO DE FARIA RELATÓRIO DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Ponta Grossa ANDRÉ LUIS CORDEIRO DE FARIA RELATÓRIO DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Ponta Grossa ANDRÉ LUIS CORDEIRO DE FARIA RELATÓRIO DE ESTÁGIO Ponta Grossa 2012 ANDRÉ LUIS CORDEIRO DE FARIA RELATÓRIO DE ESTÁGIO Trabalho elaborado pelo

Leia mais

O PAPEL DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: um estudo de caso sobre o curso técnico em administração de cruzeiro

O PAPEL DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: um estudo de caso sobre o curso técnico em administração de cruzeiro O PAPEL DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: um estudo de caso sobre o curso técnico em administração de cruzeiro Geraldo José Lombardi de Souza, Paulo César Ribeiro Quintairos, Jorge

Leia mais

Escola de Gestão Pública de Palmas em novas instalações

Escola de Gestão Pública de Palmas em novas instalações Nº 08/2012 Av. Teotônio Segurado, Quadra 401 Sul, ACSU-SO 40, conjunto 1, Lote 17, 1º andar (prédio do antigo Sine) Escola de Gestão Pública de Palmas em novas instalações Diante da crescente procura por

Leia mais

Apoio ao Desenvolvimento da Educação Especial

Apoio ao Desenvolvimento da Educação Especial Programa 0049 DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Objetivo Ampliar e melhorar a oferta de atendimento aos portadores de necessidades educativas especiais. Público Alvo Alunos com necessidades educativas

Leia mais

INSTITUTO LOJAS RENNER

INSTITUTO LOJAS RENNER 2011 RELATÓRIO DE ATIVIDADES INSTITUTO LOJAS RENNER Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, formação de jovens e desenvolvimento da comunidade fazem parte da essência do Instituto.

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DETALHAMENTO DO SUBPROJETO 1. Unidade: 2. Área do Subprojeto: Dourados 3. Curso(s) envolvido(s) na proposta: Letras - Inglês Obs.: Para proposta

Leia mais

Plano de trabalho ABMES 2013

Plano de trabalho ABMES 2013 1. Apoio às IES de pequeno porte (eventos presenciais e a distância) Diretoria, Assessoria, Consultores e IES apoiadoras Realizar seminário na com o objetivo de identificar a situação atual das PMIES Contratar

Leia mais

Diretrizes da Comissão Regional de Imagem e Comunicação Dos Escoteiros do Brasil. Região do Rio Grande do Sul

Diretrizes da Comissão Regional de Imagem e Comunicação Dos Escoteiros do Brasil. Região do Rio Grande do Sul Diretrizes da Comissão Regional de Imagem e Comunicação Dos Escoteiros do Brasil Após um mais de ano de trabalho e experiências adquiridas a CRIC apresenta à diretoria regional as diretrizes que regem

Leia mais

QUEM SOMOS intercâmbio

QUEM SOMOS intercâmbio alemanha Programa HIGH SCHOOL QUEM SOMOS intercâmbio O Number One Intercâmbio possui mais de 15 anos de mercado oferecendo as melhores opções de viagem para você e sua família, seja a lazer, trabalho ou

Leia mais

1. DA MODALIDADE DO PROGRAMA E DOS SEUS OBJETIVOS

1. DA MODALIDADE DO PROGRAMA E DOS SEUS OBJETIVOS REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE DESENVOLVIMENTO DE SERVIDORES PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 1. DA MODALIDADE DO PROGRAMA E DOS SEUS OBJETIVOS

Leia mais

CASULO Incubadora de Empresas do UniCEUB

CASULO Incubadora de Empresas do UniCEUB CASULO Incubadora de Empresas do UniCEUB TERMO ADITIVO AO EDITAL nº 02/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS ALTERAÇÃO DE DATAS E FORMA DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS Apoio: Brasília, 28 de agosto de 2013.

Leia mais

Estes são alguns dos problemas/desafios que temos visto nos DESAFIOS LOCAIS

Estes são alguns dos problemas/desafios que temos visto nos DESAFIOS LOCAIS 29ª NEWS 2015 DESAFIOS LOCAIS >> Deficiência no atendimento ao usuário de drogas; >> Pequena participação da população na implementação de políticas públicas na área da saúde. >> Pouco estímulo e atrativos

Leia mais

Plano Anual de Educação Institucional 2013

Plano Anual de Educação Institucional 2013 Plano Anual de Educação Institucional 2013 Sumário Apresentação Metodologia de Construção do Plano Anual de Educação Ações do CEAF Planejadas para 2013 Programa Direito Programa Atuação Ministerial Programa

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BANANAL ESTADO DE SÃO PAULO

PREFEITURA MUNICIPAL DE BANANAL ESTADO DE SÃO PAULO PRIMEIRA RETIFICAÇÃO AO EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO N 001/2014 A Prefeitura do Município de Bananal/SP, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto no artigo

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS CURSOS LIVRES ONLINE FRANCÊS E INGLÊS INSTRUMENTAL 2015

GUIA DE ACESSO AOS CURSOS LIVRES ONLINE FRANCÊS E INGLÊS INSTRUMENTAL 2015 GUIA DE ACESSO AOS CURSOS LIVRES ONLINE FRANCÊS E INGLÊS INSTRUMENTAL 2015 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Instituto de Letras e Comunicação (ILC) Faculdade de Línguas Estrangeiras (FALEM) Secretaria de

Leia mais

A atuação do TecSaúde e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo para a formação em EAD de trabalhadores do SUS

A atuação do TecSaúde e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo para a formação em EAD de trabalhadores do SUS A atuação do TecSaúde e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo para a formação em EAD de trabalhadores do SUS São Paulo SP Maio 2012 Setor Educacional Educação Corporativa Classificação das Áreas

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Responsável pelo preenchimento das informações: HELIANE

Leia mais

ROTINAS DE PRODUÇÃO JORNALÍSTICA NO SITE PORTAL COMUNITÁRIO

ROTINAS DE PRODUÇÃO JORNALÍSTICA NO SITE PORTAL COMUNITÁRIO 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) (X ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

CADERNO DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICA PARA INFORMÁTICA EDUCATIVA: PRODUÇÃO COLABORATIVA VIA INTERNET

CADERNO DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICA PARA INFORMÁTICA EDUCATIVA: PRODUÇÃO COLABORATIVA VIA INTERNET 1 CADERNO DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICA PARA INFORMÁTICA EDUCATIVA: PRODUÇÃO COLABORATIVA VIA INTERNET 04/2007 Mílada Tonarelli Gonçalves CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária

Leia mais

Documento de requisitos Ensino In Company

Documento de requisitos Ensino In Company Documento de requisitos Ensino In Company Versão: 0.2 Data: 30/06/2010 Identificador do documento: Requisitos Ensino In Company Página 1 de 9 Versão Data Autor Descrição 0.1 24/06/2010 Diego Martins Versão

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Curso de Formação Continuada em Videoconferência. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Curso de Formação Continuada em Videoconferência. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

Seminário Aula Nota 10 lançamento do livro de Doug Lemov

Seminário Aula Nota 10 lançamento do livro de Doug Lemov Seminário Aula Nota 10 lançamento do livro de Doug Lemov Apresentação Fundação Lemann São Paulo, 16 de março de 2011 Agenda Fundação Lemann: quem somos? Conjunto dos projetos Programas de bolsas internacionais

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA nº 2014.0721.00016-3

TERMO DE REFERÊNCIA nº 2014.0721.00016-3 TERMO DE REFERÊNCIA nº 2014.0721.00016-3 Ref.: Contratação de consultoria pessoa jurídica para elaboração e realização de capacitação em gestão institucional e gestão de projetos voltada para instituições

Leia mais

1. HISTÓRICO, FORMA E ÁREA DA EMPRESA QUE O CONDUZ 2. OBJETIVOS YÁZIGI INTERNEXUS

1. HISTÓRICO, FORMA E ÁREA DA EMPRESA QUE O CONDUZ 2. OBJETIVOS YÁZIGI INTERNEXUS YÁZIGI INTERNEXUS 1. HISTÓRICO, FORMA E ÁREA DA EMPRESA QUE O CONDUZ Com o desenvolvimento do Projeto Cidadãos do Mundo- Inglês para a Comunidade, o Yázigi Internexus entende que a aprendizagem de um novo

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE E DO TRABALHO

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE E DO TRABALHO EDITAL DE SELEÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO DE JOVENS NO NÚCLEO DE FORMAÇÃO DE AGENTE CULTURAL DA JUVENTUDE NEGRA NUFAC EDITAL N. 002 /2014 SEJUT Seleção para preenchimento de vagas para as atividades do Núcleo

Leia mais

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013 UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013 O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Organização mundial pioneira na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, convida profissionais

Leia mais

Autores/Grupo: TULIO, LUIS, FRANCISCO e JULIANO. Curso: Gestão da Tecnologia da Informação. Professor: ITAIR PEREIRA DA SILVA GESTÃO DE PESSOAS

Autores/Grupo: TULIO, LUIS, FRANCISCO e JULIANO. Curso: Gestão da Tecnologia da Informação. Professor: ITAIR PEREIRA DA SILVA GESTÃO DE PESSOAS Autores/Grupo: TULIO, LUIS, FRANCISCO e JULIANO Curso: Gestão da Tecnologia da Informação Professor: ITAIR PEREIRA DA SILVA GESTÃO DE PESSOAS ORGANOGRAMA FUNCIANOGRAMA DESENHO DE CARGO E TAREFAS DO DESENVOLVEDOR

Leia mais

Inscrições abertas para edital com foco em crianças e adolescentes

Inscrições abertas para edital com foco em crianças e adolescentes Financiamento e apoio técnico Inscrições abertas para edital com foco em crianças e adolescentes A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e o Conselho Nacional dos Direitos

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011 RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011 INÍCIO DAS AULAS DO 9º ANO No dia 16 de Abril, foi dado início as atividades educacionais do 9º ano com a realização de uma aula inaugural

Leia mais

6 Metodologia. 6.1 Situando a pesquisa

6 Metodologia. 6.1 Situando a pesquisa 6 Metodologia Apresento neste capítulo a metodologia utilizada nesta pesquisa, o contexto em que ocorreu a coleta de dados, os participantes, os instrumentos usados e os procedimentos metodológicos para

Leia mais

Evolução das Matrículas por Modalidade 2000-2004 58.396 43.396 46.277 37.242 30.730

Evolução das Matrículas por Modalidade 2000-2004 58.396 43.396 46.277 37.242 30.730 Informe Técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial APRESENTAÇÃO DESEMPENHO & OFERTA v.2, n.1, março de 25 Criado com o propósito de divulgar o comportamento do desempenho institucional no curto

Leia mais

GESPÚBLICA Rede Nacional de Consultores. Apresentação SERVIÇO PÚBLICO RELEVANTE

GESPÚBLICA Rede Nacional de Consultores. Apresentação SERVIÇO PÚBLICO RELEVANTE GESPÚBLICA Rede Nacional de Consultores Apresentação A Rede de Nacional de Consultores "ad hoc" do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GesPública se constitui elemento de suma importância

Leia mais

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 A proposta de plano de comunicação elaborada pela Coordenação- Geral de Comunicação e Editoração

Leia mais

Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos Regulamento Etapa 1

Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos Regulamento Etapa 1 Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos Etapa 1 1. Apresentação 1.1 O Programa de Capacitação em Projetos e Empreendimentos Criativos é uma iniciativa do Ministério da

Leia mais

Nota Orientadora Pronatec-Tec e Idiomas/RS nº 01/2014

Nota Orientadora Pronatec-Tec e Idiomas/RS nº 01/2014 Nota Orientadora Pronatec-Tec e Idiomas/RS nº 01/2014 Assunto: - Apresentação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego PRONATEC - Coordenação / Gestão / Execução - Processo de Ingresso

Leia mais

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar 1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos stavros@fgv.br Brasília, 27 de novembro de 2009

Leia mais

Programa É DA NOSSA CONTA Estado e Cidadania

Programa É DA NOSSA CONTA Estado e Cidadania PROJETO Programa É DA NOSSA CONTA Estado e Cidadania Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, a- contece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem

Leia mais

Síntese do plano de atuação da CPA- ciclo avaliativo 2008/2010

Síntese do plano de atuação da CPA- ciclo avaliativo 2008/2010 Síntese do plano de atuação da CPA- ciclo avaliativo 2008/2010 O trabalho da CPA/PUCSP de avaliação institucional está regulamentado pela Lei federal nº 10.861/04 (que institui o SINAES), artigo 11 e pelo

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria da Educação Profª Liliane Costa liliane.costa@edunet.sp.gov.br PERCURSO: 1. Secretaria da Educação de São Paulo 2. O que é o Currículo+ 3. Alguns resultados 4.

Leia mais

MANUAL SIATEX. www.siatex.ufba.br

MANUAL SIATEX. www.siatex.ufba.br MANUAL SIATEX www.siatex.ufba.br Atualização outubro de 2014 ÍNDICE APRESENTAÇÃO...3 CADASTRO...4 ACOMPANHAMENTO...7 CANCELAMENTO...7 RELATÓRIO...8 Inscrição Externa...8 Upload da assinatura...10 CERTIFICAÇÃO...11

Leia mais

Regulamento. REGULAMENTO DO PROGRAMA JOVENS CONSULTORES 2013 2ª Edição

Regulamento. REGULAMENTO DO PROGRAMA JOVENS CONSULTORES 2013 2ª Edição Regulamento REGULAMENTO DO PROGRAMA JOVENS CONSULTORES 2013 2ª Edição Este instrumento tem por objetivo regular a participação no processo de seleção para o PROGRAMA JOVENS CONSULTORES 2013 2ª Edição,

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais