RELATÓRIO +OPORTUNIDADES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO +OPORTUNIDADES"

Transcrição

1 RELATÓRIO +OPORTUNIDADES 1 º RELATÓRIO TRIMESTRAL FEV - MAR - ABR 2011 RIO DE JANEIRO

2 O +OPORTUNIDADES O +Oportunidades é o primeiro projeto conjunto do Grupo +Unidos ( Ele promove o ensino da língua inglesa para jovens em situação de desvantagem socioeconômica no Rio de Janeiro. Isso é feito por meio de uma parceria com o programa Enter Jovem que, no Rio de Janeiro, é financiado pela USAID e a Chevron/Brasil. O +Oportunidades agrega o componente de ensino da língua inglesa à metodologia de empregabilidade do Enter Jovem. O +Oportunidades é uma parceria entre as seguintes empresas:

3 CONTEÚDO APRESENTAÇÃO 1. RESUMO DAS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES E RESULTADOS ALCANÇADOS 2. RESULTADOS INESPERADOS OU NÃO-PLANEJADOS 3. QUESTÕES PENDENTES E DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO 4. ATIVIDADES E RESOLUÇÕES PARA ALAVANCAR RECURSOS E GARANTIR A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES 5. DADOS QUANTITATIVOS 6. AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES DO PROJETO 7. OBJETIVOS DE DESEMPENHO PREVISTOS 8. FOTOS DAS ATIVIDADES E PARTICIPANTES 9. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

4 APRESENTAÇÃO Este relatório apresenta as ações desenvolvidas pelo Instituto Empreender no âmbito do Programa Jovem Plus e +Oportunidades Inglês, referente ao período de janeiro a abril de 2011, no estado do Rio de Janeiro. As informações apresentadas registram as ações que estão sendo realizadas para implementação do Programa no Estado, bem como as dificuldades e soluções encontradas para execução, além disso, demonstra o processo de articulação e mobilização de parceiros públicos e privados para que as atividades do Programa sejam exitosas em 2011.

5 4 RESUMO DAS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES E RESULTADOS ALCANÇADOS 1.1. Implantação dos Núcleos de Empregabilidade e Tecnologia para qualificar jovens no Estado do Rio de janeiro. Seleção de unidades de ensino Para dar início as atividades do Programa em 2011 foram realizadas reuniões com os parceiros envolvidos definindo-se critérios de inclusão de novas escolas no Programa. A partir de indicação e concordância da SEEDUC, foram realizadas visitas às unidades escolares candidatas à inclusão no Programa em 2011, objetivando apresentar o projeto, avaliar as instalações e promover a assinatura do Termo de Adesão, junto aos Gestores. Das 33 unidades de ensino avaliadas in-loco, temos como resultado a seleção de 18 unidades de ensino para Três escolas estão em áreas pacificadas: - Colégio Estadual Tim Lopes, em Ramos, no Complexo do Alemão; - Colégio Estadual Olga Benário, em Ramos, no Complexo do Alemão; - CIEP 244 Oswaldo Aranha, em Realengo, atendendo à comunidade do Batan. 33 UNIDADES DE ENSINO AVALIADAS IN-LOCO 18 SELECIONADAS

6 5 Estamos trabalhando com a SEEDUC para que outras áreas pacificadas sejam contempladas com o Programa, entretanto a dificuldade está em conseguir escolas com laboratório de informática disponível, haja vista que muitas das unidades de ensino são compartilhadas com o município, ou seja, durante o dia é utilizada para o ensino fundamental e a noite para o ensino médio, impossibilitando o uso no contra turno. Ressalta-se a importância da confirmação e início das atividades no IBC Instituto Benjamim Constant, que para viabilizar a inclusão de jovens cegos e/ou de baixa visão no Programa tem trabalhado para converter o material do módulo de qualificação social em linguagem visual acessível à clientela. O primeiro passo foi baixar o caderno de atividades do aluno em formato.txt para viabilizar a migração aos programas de leitura de tela. O IBC definiu que na conversão do material para acessibilidade utilizará o programa NVDA e para clientela de baixa visão, o programa MAGIC, por serem softwares livres para leitura de tela no Windows. O desafio agora é realizar o mesmo trabalho com o material de inglês para que, ainda na primeira turma, os alunos possam ser contemplados com o ensino da língua inglesa. Seleção e formação de educadores: A seleção de educador para 2011 ocorreu por meio de análise curricular, entrevista e participação na oficina de repasse metodológico, com duração de 40 horas-aula, com um total de 68 candidatos, sendo: - 42 educadores sociais; - 26 educadores de inglês. Mobilização e inscrição de novos alunos: Para apoiar a equipe no processo de mobilização de novos alunos, 10 jovens egressos do programa foram selecionados para atuarem nas escolas de Itaboraí, Japeri e Queimados divulgando o programa e realizando inscrições. Os jovens selecionados participaram de treinamento ministrado pela equipe técnica e foram contratados por serviço temporário, tendo sido avaliada como positiva a participação de egressos na divulgação do Programa.

7 Parcerias estabelecidas para apoiar a estratégia e aumentar o número de jovens incluídos socialmente Durante o período deu-se início ao programa de visita a empresas e instituições com potencial de contratação de jovens após conclusão do curso, sendo elas: - CESAM Centro Salesiano do Menor; - ACM - Associação Cristã de Moços; - Naturativa Farmácia de Manipulação; - Seres Consultoria; - Servae e Rodrigues Mercado Ltda.; - Lar Fabiano de Cristo; - Casa Granado Laboratórios S.A.; - Sul América Seguros e Previdência; - Call Center; - Grupo Pão de Açúcar. Além de mapear empresas e instituições que possam oferecer vagas para os jovens do Programa, o Instituto participou da segunda reunião ordinária do FEPETI Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalhador Adolescente, durante o evento o Instituto foi convidado para participar de reuniões do FEAP Fórum Estadual da Aprendizagem Profissional Disseminação do Inglês para a empregabilidade de jovens, envolvendo professores e estudantes. Desenvolvimento de Material dos Professores: O desenvolvimento dos materiais dos professores foi feito em Dezembro de a) Foram desenvolvidos quatro módulos com lições complementares. Os módulos incluem tópicos como cozinha típica, lugares turísticos, festivais e datas comemorativas com o foco em situações relacionadas com o turismo. Este material foi desenvolvido para complementar os outros materiais já existente: Student Book o áudio CD e o Teachers Guide.

8 7 b) Foram feitas revisões Livro de Atividade do Estudante para corrigir erros de formato e fazer atualizações. c) Foi criada uma nova edição do Teacher Guide em um formato step-by-step mais detalhado oferecendo assim melhores instruções para a preparação das lições. Programa de Intercâmbio com a Boston University de Janeiro Um grupo de 20 estudantes do MBA da Boston University esteve no Brasil, em particular no Rio de Janeiro nos dias 19 a estudantes do projeto Entre Jovem participaram da atividade. Estes estudantes foram selecionados devidos as excelentes habilidades na língua inglesa e resultados demonstrados durante o projeto. Os estudantes visitaram o Pão de Açucar e tiveram a oportunidade de interagir usando a língua inglesa. Eles trocaram experiências e perspectivas sobre política, economia, aspectos culturais, meio ambiente relacionados ao Brasil e Estados Unidos. Os estudantes do projeto fizeram uma apresentação sobre as sua cidade natal para os estudantes e professores americanos. No dia seguinte, os estudantes participaram de atividades culturais desenvolvidas pelos instrutores do projeto. A experiência foi realmente memorável para todos os estudantes brasileiros. Eles tiveram a chance de falar com estudantes americanos, ficou evidente o fato de eles terem podido se comunicar e serem entendidos pelos americanos. Eles sentiram que é possível falar inglês mesmo pertencendo a uma classe economicamente desfavorável. O contato com estudantes americano abriu uma nova perspectiva sobre a vida nos EUA e o povo americano. Referente à proficiência da língua, notamos que embora o nível seja básico, os estudantes foram capazes de usar outros recursos disponíveis, como dicionário por exemplo. Eles usaram também estratégia de comunicação como por exemplo body language, e asking for clarification, os quais são importantes objetivos de aprendizado no projeto +Oportunidades.

9 8 RESULTADOS INESPERADOS OU NÃO PLANEJADOS DO TRIMESTRE - Participação de 12 jovens egressos do Projeto +Oportunidades no discurso do Presidente Barack Obama, realizado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sendo: - 5 alunos do Colégio Estadual Maria José Inocência - 2 alunos do CIEP Brizolão 129 Maria Nanci - 5 alunos do CEP Brizolão Necessidade de adaptação geral de todo o material de inglês para o ensino a pessoas cegas e com baixa visão; - Treinamento dos educadores social e de inglês e supervisores pedagógicos em softwares específicos para leitura de textos.

10 9 QUESTÕES PENDENTES E DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO Em função da reformulação do quadro de funcionários e gestores da Secretaria de Trabalho, ainda não foi possível definir novo escopo para a parceria, gerando assim dificuldades nas questões de logística e uso do espaço cedido para o Programa. Apesar das diversas reuniões realizadas pela Secretaria de Educação com as Coordenadorias de Ensino, ainda não foi possível mobilizar o número necessários de escolas para se alcançar a meta de alunos para Transcrição do material de inglês para Braille e áudio, bem como o treinamento do educador. ATIVIDADES E RESOLUÇÕES PARA GARANTIR A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES - Reunião com a IBM-São Paulo para definição do escopo da parceria para Reunião com empresas do Grupo +Unidos para apresentação do Programa, em São Paulo, juntamente com os representantes da USAID-Brasil. O material do projeto foi transcrito para Braille e conta agora com a versão áudio.

11 10 DADOS QUANTITATIVOS ATINGIDOS NO TRIMESTE (*) Somente após a certificação é que este indicador passa a ser reportado. - Inclusão social: jovens que estão executando trabalho informal remunerado, estudando ou nas forças armadas. - Contratados: Jovens que ingressaram no mercado de trabalho, independente do tempo que permanecerem. - Inseridos: Jovens que após ingressarem no mercado de trabalho ficam por um período superior a 90 dias.

12 11 APRESENTAÇÃO DA AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES DO PROJETO Foi muito bom participar deste projeto. Foi diferente, algo que eu nunca imaginei que pudesse acontecer. Falar com pessoas que não falam uma palavra em português, poder ajudá-los a falar um pouco o nosso idioma e aprender a língua deles foi espetacular. Eu fiz várias perguntas que eu não tinha certeza que estava certo, mas percebi que eles me entenderam. Elievan - Salvador Os estudantes da Boston eram incríveis e eles me fizeram acreditar que um dia eu poderei falar inglês. Sim eu posso falar inglês. Victoria, Fortaleza A experiência me ofereceu a oportunidade de praticar o inglês por causa da exposição com os estudantes americanos. Eu também pude fazer novas amizades e experimentar um novo mundo de novas culturas. Essa foi uma experiência inesquecível e muito valiosa para a minha vida pessoal e profissional. Lorena, Rio de Janeiro.

13 12 Formação de Educadores: A avaliação dos educadores que participaram da oficina foi satisfatória para todos os itens pesquisados, demonstrado a seguir: Visita do Presidente Obama: Nunca na minha vida eu imaginei que estaria no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com tantas pessoas de várias raças e cor e pensamentos diferentes dos nossos, assistindo o Barack Obama. Para mim aquele momento foi e sempre será único na minha vida. Eu gosto da história de vida dele, por ser negro e ter chegado a um lugar de poder tão alto onde muita gente gostaria de estar, eu fiquei muito satisfeita com os comentários do presidente sobre o meu estado. Ele falou super bem do estado do Rio de Janeiro, inclusive das UPPs e da educação. Tem coisa melhor do que estar com pessoas diferentes da gente e que de uma forma ou de outra aprendemos a gostar? Tudo isso eu devo ao Enter Jovem Plus. E isso me faz muito feliz faria tudo de novo pois foi a melhor experiência da minha vida. Luciana do Couto Santos, ex-aluna do Programa Enter Jovem Plus.

14 13 OBJETIVOS DE DESEMPENHO PREVISTOS - Realizar mapeamento de empresas localizadas próximo às escolas integrantes do Programa. - Dar continuidade às ações de divulgação do Programa junto às empresas para captar novos parceiros. - Fazer distribuição de material didático para todos os alunos e professores que ingressarem no Programa. - Realizar reunião com todos os gestores das escolas participantes do Programa, em parceria com a Secretaria de Educação e demais parceiros para avaliação processual do andamento das atividades nas escolas. - Definição das temáticas e realização de 2 encontros de formação continuidade para educadores sociais e de inglês. - Realização da semana de empregabilidade em todas as escolas participantes do Programa. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Comunicação: O departamento de comunicação continuou atuando na cobertura dos eventos que foram promovidos ou contaram com a participação do Instituto Empreender. A divulgação dos mesmos foi realizada através do site institucional, newsletter e também em mídias sociais, as quais também são alvo de um aprimoramento substancial ainda em curso. Destaca-se como de especial relevância para a comunicação neste primeiro trimestre de 2011 a criação de uma nova marca para a metodologia Enter Jovem Plus e a elaboração dos materiais didáticos a serem usados durante o ano pelos alunos e professores. Esforços de divulgação também foram feitos neste início das atividades anuais, com elaboração de peças.

15 14 Durante o trimestre, foi publicado um total de 7 novas notícias no site do Enter Jovem Plus ( Estas dividiam-se em notícias de interesse advindas da imprensa ou das assessorias de comunicação de empresas e instituições parceiras, e matérias redigidos pela própria equipe de comunicação do instituto. As matérias eram publicadas no site em português e inglês e acompanhadas de uma fotografia, quando disponível. Os sites do Instituto Empreender ( e Infojovem ( também publicaram algumas dessas notícias. Utilização das redes sociais para divulgação dos eventos.

16 15 As redes sociais Orkut, Facebook e Twitter/Twitpic também foram usadas para multiplicar a visibilidade dos eventos, bem como o Picasa, onde foram publicados 3 novos álbuns online de fotografias dos eventos ocorridos no trimestre. Destaca-se que as redes sociais são um objeto de interesse especial do Enter Jovem Plus este ano, a fim de construir nelas um ambiente de maior interação entre todos os participantes do programa (alunos, educadores, entidade executora e parceiros). Uma estagiária intercambista foi contratada para o trimestre, por intermédio da AIESEC, para auxiliar na concepção e execução dessa estratégia, que já logrou uma repaginação do perfil do Enter Jovem Plus no Facebook, bem como a criação de uma Fan Page na mesma rede social. Ainda como parte desta empreitada, o questionário de cadastro dos alunos passou a incluir uma questão sobre seus hábitos em redes sociais, no intuito de prover o instituto com mais dados sobre o perfil digital do alunato, para assim direcionarmos com mais eficácia nossa estratégia para o ano. Registra-se também a publicação de 3 edições do boletim mensal de informações sobre o programa, o NewsPlus. Deu-se continuidade ao esforço para expandir o número de recipientes desse informativo, indo de 515 destinatários no trimestre anterior para 715, compostos de funcionários do instituto, educadores do projeto, representantes do governo, instituições e empresas. A Comunicação também passou a disponibilizar versões online do NewsPlus através do Google Docs, de modo que o número de leitores do informativo pode ser expandido indefinidamente com o simples compartilhamento do link. As edições de janeiro e março já estão acessíveis. Uma nova marca foi criada para representar a metodologia Enter Jovem Plus e passou a ser aplicada em todos os materiais confeccionados para o programa. Ela foi elaborada como forma da sanar a dispersão identitária decorrente da diversidade de nomes que o programa adotado nos diferentes estados (Enter Jovem Plus no RJ e SE, Qualifica Pernambuco em PE e e-jovem Plus no CE). Esse problema se tornou especialmente premente este ano, em que a metodologia receberá nomes distintos dentro de um mesmo estado (caso do RJ, com a entrada do +Oportunidades Inglês, e de PE, com o Enter Jovem Plus no Núcleo Social Nassau em paralelo ao Qualifica Pernambuco). Para garantir a preservação de uma identidade e unidade institucional, face a toda essa diversidade por vezes confusa ao aluno, a nova marca em forma de selo foi elaborada

17 16 A comunicação planejou, executou e supervisionou a elaboração e distribuição do material didático do programa. Isso envolveu tanto a atualização de artigos existentes quanto a criação de novos. Os livros utilizados para o módulo de empregabilidade (Caderno de Atividade e o Guia de Apoio Didático) passaram por discretas atualizações formais (data da edição e revisão das logomarcas), preservando o seu conteúdo inalterado. O módulo de inglês, em contrapartida, teve, além dessas alterações de praxe, outras mais significativas: o livro do aluno (Activity Book) teve erros corrigidos; o livro do professor (Teacher s Guide) foi expandido consideravelmente para prover aos educadores instruções e sugestões mais detalhadas para desenvolvimento do trabalho em sala; e um suplemento inédito foi introduzido (Rio de Janeiro/Ceará/Segipe/ Pernambuco in English), com o propósito de incrementar a qualificação em inglês do aluno com tópicos de turismo relativos à capital de seu estado, trazendo lições sobre culinária, cultura e assuntos afins. Novas faixas também foram adicionadas ao Class Audio CD para acompanhar esse Suplemento. Pastas e camisas também foram providas, na quantia de 1 por aluno. Para o Rio de Janeiro, segundo estado a dar início às aulas, foram confeccionados: Cadernos de Atividade, Activity Books, Suplementos Rio de Janeiro in English (versão do aluno), pastas, camisas, 80 Guias de Apoio Didático, 40 Teacher s Guides, 20 Class Audio CDs e 50 Suplementos Rio de Janeiro in English (versão do professor). Destaca-se que este é o primeiro ano em que o componente de inglês é executado no estado, por intermédio do Grupo +Unidos, de modo que todos os livros destinados a esse módulo ostentam o título +Oportunidades Inglês e o logo do +Unidos.

18 17 Foi executada, antes do início das aulas, uma campanha de divulgação do programa nas escolas participantes e comunidade dos alunos, no intuito de atrair mais jovens a aderirem. Ao todo, 11 escolas foram visitadas. Para esta campanha, foram empregados o cartaz A3 e banner abaixo: O Rio de Janeiro também foi palco de algumas das atividades de destaque envolvendo os alunos, a saber: o primeiro intercâmbio da história do programa a congregar alunos de todos os estados em um mesmo local, ocasião em que também tiveram contato com estudantes norte-americanos de MBA da Boston University.

19 18 Outro episódio de destaque foi a presença de um grupo de alunos no discurso do Presidente Obama em visita à cidade. Notícias sobre os eventos foram produzidas pelos sites de notícia da Secretaria de Educação do Estado, o Conexão Aluno e o Conexão Professor, e podem ser encontradas no site do Enter Jovem, nos links abaixo:

20

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Primeiros passos no mundo da política Em 1992, o paulista Gilberto Musto iniciou a sua consultoria política na cidade de Fernandópolis.

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas 1. APRESENTAÇÃO Faça um resumo claro e objetivo do projeto, considerando a situação da criança e do adolescente, os dados de seu município, os resultados da

Leia mais

REFORMULAÇÃO SITE ARCA BRASIL

REFORMULAÇÃO SITE ARCA BRASIL REFORMULAÇÃO SITE ARCA BRASIL Equipe A³ Elton Sacramento Eveline Almeida Gabriela Yu 1 1. Introdução O site escolhido foi o ARCA Brasil (http://www.arcabrasil.org.br/), uma ONG que promove o bem-estar

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015

Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015 Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015 Antes de enviar um Projeto, saiba que Rio Paranapanema No caso dos Conselhos Municipais dos Direitos

Leia mais

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING A palavra estratégia, segundo o dicionário Informal 1, é a ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar um objetivo ou meta. Para se traçar

Leia mais

INSTRUÇÕES/INFORMAÇÕES

INSTRUÇÕES/INFORMAÇÕES INSTRUÇÕES/INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA AS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS RESPONSÁVEIS PELO RECRUTAMENTO E PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS I. INFORMAÇÕES GERAIS: O Programa Jovens Embaixadores é um intercâmbio de três

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

O futuro da educação já começou

O futuro da educação já começou O futuro da educação já começou Sua conexão com o futuro A 10 Escola Digital é uma solução inovadora para transformar a sua escola. A LeYa traz para a sua escola o que há de mais moderno em educação, a

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011 RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011 INÍCIO DAS AULAS DO 9º ANO No dia 16 de Abril, foi dado início as atividades educacionais do 9º ano com a realização de uma aula inaugural

Leia mais

SELEÇÃO INTERNA PARA GRATIFICAÇÃO DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA AO MAGISTÉRIO GDEM - PARA ATUAÇÃO NOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL.

SELEÇÃO INTERNA PARA GRATIFICAÇÃO DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA AO MAGISTÉRIO GDEM - PARA ATUAÇÃO NOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. SELEÇÃO INTERNA PARA GRATIFICAÇÃO DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA AO MAGISTÉRIO GDEM - PARA ATUAÇÃO NOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. O Secretário de Educação, no uso de suas atribuições, instaura o processo

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

Novos negócios no Ceará

Novos negócios no Ceará ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Novos negócios no Ceará No DR Ceará, as oficinas de Estratégia de

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO SECRETARIA ADJUNTA DE PROJETOS ESPECIAIS QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO URE: ESCOLA:

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4

Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4 Guia do Educador CARO EDUCADOR ORIENTADOR Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 2. PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4 Objetivo GERAL 5 METODOLOGIA 5 A QUEM SE DESTINA? 6 O QUE

Leia mais

ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3. Acervo... 3. Meus Livros... 4. Livros em destaque... 7. Fórum... 7. Notícias... 8. Ajuda... 9. Suporte...

ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3. Acervo... 3. Meus Livros... 4. Livros em destaque... 7. Fórum... 7. Notícias... 8. Ajuda... 9. Suporte... ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3 Acervo... 3 Meus Livros... 4 Livros em destaque... 7 Fórum... 7 Notícias... 8 Ajuda... 9 Suporte... 9 POR QUE USAR... 10 EQUIPE RESPONSÁVEL... 12 CONTATO... 13 O

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

CADERNO DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICA PARA INFORMÁTICA EDUCATIVA: PRODUÇÃO COLABORATIVA VIA INTERNET

CADERNO DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICA PARA INFORMÁTICA EDUCATIVA: PRODUÇÃO COLABORATIVA VIA INTERNET 1 CADERNO DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICA PARA INFORMÁTICA EDUCATIVA: PRODUÇÃO COLABORATIVA VIA INTERNET 04/2007 Mílada Tonarelli Gonçalves CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária

Leia mais

Projeto 05. Plano de intercâmbio / parceria entre os examinadores de diferentes Estados e Setores

Projeto 05. Plano de intercâmbio / parceria entre os examinadores de diferentes Estados e Setores Projeto 05 Plano de intercâmbio / parceria entre os examinadores de diferentes Estados e Setores Estimular intercâmbio/ parceria entre os examinadores de diferentes estados e setores Desenvolver plano

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores

RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores APRESENTAÇÃO A SaferNet Brasil é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos,

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM JOAQUIM NABUCO

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM JOAQUIM NABUCO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CÍCERO WILLIAMS DA SILVA EMERSON LARDIÃO DE SOUZA MARIA DO CARMO MEDEIROS VIEIRA ROBERTO GOMINHO DA SILVA

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

Por que escolher a Formação de Gestor de Cadeia de Custódia do IMAFLORA? Programa de Formação de Gestor de Cadeia de Custódia FSC

Por que escolher a Formação de Gestor de Cadeia de Custódia do IMAFLORA? Programa de Formação de Gestor de Cadeia de Custódia FSC Programa de Formação de Gestor de Cadeia de Custódia FSC Por que escolher a Formação de Gestor de Cadeia de Custódia do IMAFLORA? A Formação de Gestor de Cadeia de Custódia FSC aborda os principais tópicos

Leia mais

Peças Interativas de Mídia Internet DURANTE A SEMANA DA MOBILIDADE

Peças Interativas de Mídia Internet DURANTE A SEMANA DA MOBILIDADE 30 Peças Interativas de Mídia genérica DURANTE A SEMANA DA MOBILIDADE 31 Peças Interativas de Mídia - Dia 1 DURANTE A SEMANA DA MOBILIDADE 32 Peças Interativas de Mídia - Dia 2 DURANTE A SEMANA DA MOBILIDADE

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem

APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem O Projeto e-jovem é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação SEDUC, cuja proposta visa oferecer formação em Tecnologia da Informação

Leia mais

6 PILARES DO MARKETING DIGITAL

6 PILARES DO MARKETING DIGITAL 6 PILARES DO MARKETING DIGITAL M 1 2 3 4 5 6 O SEU CONHECIMENTO SOBRE MARKETING ^ AUDIENCIA E COMUNICAÇÃO FERRAMENTAS NECESSÁRIAS CONSTRUÇÃO DE LISTAS DE E-MAILS TRÁFEGO E ESTRATÉGIAS VENDAS PERSUASIVAS

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes pág. 1 VISÃO GERAL Objetivo 1 - No âmbito da seção escoteira, apoiar a correta aplicação do método escoteiro, em especial as práticas democráticas previstas

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar 1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos stavros@fgv.br Brasília, 27 de novembro de 2009

Leia mais

CRIANDO A NOVA GERAÇÃO DE EMPREENDEDORES BRASILEIROS

CRIANDO A NOVA GERAÇÃO DE EMPREENDEDORES BRASILEIROS CRIANDO A NOVA GERAÇÃO DE EMPREENDEDORES BRASILEIROS ONDE ESTÃO OS FUTUROS EMPREENDEDORES QUE TRANSFORMARÃO O BRASIL? PROVAVELMENTE, NA SALA AO LADO. DOS UNIVERSITÁRIOS PENSAM EM ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BANANAL ESTADO DE SÃO PAULO

PREFEITURA MUNICIPAL DE BANANAL ESTADO DE SÃO PAULO PRIMEIRA RETIFICAÇÃO AO EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO N 001/2014 A Prefeitura do Município de Bananal/SP, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto no artigo

Leia mais

PROJETO: SEMANA LITERÁRIA: LEITURA, CIDADANIA E VIDA

PROJETO: SEMANA LITERÁRIA: LEITURA, CIDADANIA E VIDA PROJETO: SEMANA LITERÁRIA: LEITURA, CIDADANIA E VIDA Giruá, outubro de 2014. 1.DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1. NOME DO PROJETO: SEMANA LITERÁRIA: LEITURA, CIDADANIA E VIDA 1.2. PÚBLICO ALVO Alunos e professores

Leia mais

Autores/Grupo: TULIO, LUIS, FRANCISCO e JULIANO. Curso: Gestão da Tecnologia da Informação. Professor: ITAIR PEREIRA DA SILVA GESTÃO DE PESSOAS

Autores/Grupo: TULIO, LUIS, FRANCISCO e JULIANO. Curso: Gestão da Tecnologia da Informação. Professor: ITAIR PEREIRA DA SILVA GESTÃO DE PESSOAS Autores/Grupo: TULIO, LUIS, FRANCISCO e JULIANO Curso: Gestão da Tecnologia da Informação Professor: ITAIR PEREIRA DA SILVA GESTÃO DE PESSOAS ORGANOGRAMA FUNCIANOGRAMA DESENHO DE CARGO E TAREFAS DO DESENVOLVEDOR

Leia mais

Sobre o portal. Tráfego. Possibilidades de cooperação

Sobre o portal. Tráfego. Possibilidades de cooperação Sobre o portal Tráfego O Estheticon oferece informações abrangentes sobre medicina estética. Ele foi desenvolvido como um portal educacional, permitindo que os pacientes encontrem detalhes de médicos e

Leia mais

PROPOSTA MICRO-FRANQUIAS

PROPOSTA MICRO-FRANQUIAS PROPOSTA MICRO-FRANQUIAS ON-LINE Plano Promo ADQUIRA JÁ O SEU! Até dia 01/05/2015 Alterada dia 26/02/2015-16h00 Venha fazer parte do sucesso de vendas de camisetas que mais cresce na Internet... Já são

Leia mais

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 A proposta de plano de comunicação elaborada pela Coordenação- Geral de Comunicação e Editoração

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO. Secretaria de Educação Especial/ MEC

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO. Secretaria de Educação Especial/ MEC POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO Secretaria de Educação Especial/ MEC Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva Objetivo Orientar os sistemas

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES

MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES Marcia Regiane Miranda Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes marcia.sme@pmmc.com.br

Leia mais

Programa de Educação Dinâmica Progressiva PEDP

Programa de Educação Dinâmica Progressiva PEDP Programa de Educação Dinâmica Progressiva PEDP 1. PRÁTICA EFICAZ DE GESTÃO EDUCACIONAL 1.1. Histórico da Prática Eficaz descrever como surgiu o programa/prática e indicar a data de início das ações. O

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento.

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. MESTRADO 2010/2 GERAL 1. Onde são realizadas as aulas do Mestrado? E as matrículas? As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. 2. Qual a diferença

Leia mais

Sheet1. Criação de uma rede formada por tvs e rádios comunitárias, para acesso aos conteúdos

Sheet1. Criação de uma rede formada por tvs e rádios comunitárias, para acesso aos conteúdos Criação de um canal de atendimento específico ao público dedicado ao suporte de tecnologias livres. Formação de comitês indicados por representantes da sociedade civil para fomentar para a ocupação dos

Leia mais

Comunicação e Cultura Fortaleza

Comunicação e Cultura Fortaleza Comunicação e Cultura Fortaleza Contexto Em Fortaleza, o projeto Mudando sua Escola, Mudando sua Comunidade, Melhorando o Mundo! trabalhou nas atividades de produção de jornais escolares com a participação

Leia mais

SocialDB Social Digital Library

SocialDB Social Digital Library Social Digital Library Laboratório L3P NARRATIVA DO PROJETO SOCIALDB 06/2015 Gestor de uma coleção "Sou produtor cultural (ou fotógrafo) e quero criar um lugar na internet com uma seleção de obras artísticas

Leia mais

Relatório de comunicação digital da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis Janeiro a Julho/2012

Relatório de comunicação digital da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis Janeiro a Julho/2012 Relatório de comunicação digital da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis Janeiro a Julho/2012 Índice Apresentação...2 Público-alvo...2 Plataformas utilizadas: Ning...3 Twitter...4 Facebook...5

Leia mais

ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZADOS EM PLANOS DIRETORES DE LIMPEZA URBANA EM TRÊS CIDADES DA BAHIA

ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZADOS EM PLANOS DIRETORES DE LIMPEZA URBANA EM TRÊS CIDADES DA BAHIA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZADOS EM PLANOS DIRETORES DE LIMPEZA URBANA EM TRÊS CIDADES DA BAHIA Waleska Garcia Mendes Luiz Roberto Santos Moraes INTRODUÇÃO A Partir

Leia mais

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores)

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores) 1 Sobre o Movimento O Movimento é uma ação de responsabilidade social digital; Visa a formação de usuários digitalmente corretos Cidadania Digital, através de uma campanha de conscientização direcionada

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1- O QUE É UMA LIGA ACADÊMICA? As Ligas Acadêmicas são entidades sem fins lucrativos. As Ligas Acadêmicas

Leia mais

TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA

TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA Utilizando o Teatro como Ferramenta de Ensino e Transformação Social CONEXÃO SOCIAL REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOEMOCIONAL IASEA 2015 1. APRESENTAÇÃO TEATRO SOCIAL é

Leia mais

Como funciona uma aula de inglês na Language Plus

Como funciona uma aula de inglês na Language Plus Como funciona uma aula de inglês na Language Plus professores nativos de inglês. Sobre os Cursos da Language Plus Os Cursos de Inglês da Language Plus foram desenhados especialmente para os profissionais

Leia mais

GERENCIANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

GERENCIANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES SIRLEI RODRIGUES CARDOSO DO PRADO VITORINO GERENCIANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO AMBIENTE VIRTUAL ENGLISH EXERCISES TAQUARUSS/MS MARÇO DE

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

Por que ouvir a sua voz é tão importante?

Por que ouvir a sua voz é tão importante? RESULTADOS Por que ouvir a sua voz é tão importante? Visão Tokio Marine Ser escolhida pelos Corretores e Assessorias como a melhor Seguradora pela transparência, simplicidade e excelência em oferecer soluções,

Leia mais

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário Ministério do Esporte Cartilha do Voluntário O Programa O Brasil Voluntário é um programa de voluntariado coordenado pelo Governo Federal, criado para atender à Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Precisamos reinventar a forma de ensinar e aprender, presencial e virtualmente, diante de tantas mudanças na sociedade e no mundo do trabalho. Os modelos tradicionais

Leia mais

PROPOSTA MICRO-FRANQUIAS

PROPOSTA MICRO-FRANQUIAS PROPOSTA MICRO-FRANQUIAS ON-LINE Alterada dia 26/02/2015-16h00 Venha fazer parte do sucesso de vendas de camisetas que mais cresce na Internet... Já são mais de 100 micro-franqueados e franqueados no Brasil!

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

PROPOSTA MICRO-FRANQUIAS

PROPOSTA MICRO-FRANQUIAS PROPOSTA MICRO-FRANQUIAS ON-LINE Alterada dia 13/01/2015-13h00 Venha fazer parte do sucesso de vendas de camisetas que mais cresce na Internet... Já são mais de 100 micro-franqueados e franqueados no Brasil!

Leia mais

O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS?

O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS? O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS? Apresentação Histórico Estratégia de comunicação e políticas para promoção do municipalismo forte e atuante A atuação da Confederação Nacional de Municípios na comunicação pública

Leia mais

O portal www.omeufuturo.com.br é o maior portal de pesquisa acadêmica do Brasil com 27 mil cursos, 2.300 instituições e mais de 1 milhão de vagas.

O portal www.omeufuturo.com.br é o maior portal de pesquisa acadêmica do Brasil com 27 mil cursos, 2.300 instituições e mais de 1 milhão de vagas. APRESENTAÇÃO O portal www.omeufuturo.com.br é o maior portal de pesquisa acadêmica do Brasil com 27 mil cursos, 2.300 instituições e mais de 1 milhão de vagas. É um empreendimento inovador que reúne informações

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

para imprensa Brand Book

para imprensa Brand Book para imprensa Brand Book Release Passei Direto Uma ferramenta que vem para revolucionar a experiência dos estudantes universitários O Passei Direto (www.passeidireto.com) é uma rede social com foco acadêmico

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

A DIVULGAÇÃO DO CURSO DE JORNALISMO ATRAVÉS DO SITE E DAS REDES SOCIAIS

A DIVULGAÇÃO DO CURSO DE JORNALISMO ATRAVÉS DO SITE E DAS REDES SOCIAIS 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( X ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA A UniCarioca, por meio do Núcleo de Ação Socioambiental (NASA) convida seus alunos a participarem da SEGUNDA EDIÇÃO do projeto IMAGINAR (inicialmente

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS GUARULHOS

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS GUARULHOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS GUARULHOS PROJETO ACESSIBILIDADE TIC: ACESSIBILIDADE AO CURRÍCULO POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Projeto aprovado

Leia mais

UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS

UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS Agora que você já tem sua página de captura no ar e também sua sequência de e-mails automáticos configurados chegou o momento de colocar tudo para funcionar. Ou seja, chegou

Leia mais

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 462, de 10/09/2012. VIGÊNCIA: 10/09/2012 POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 1/6 ÍNDICE

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

1. Ao clicar no link http://edukatu.org.br/ você verá a página inicial do Edukatu.

1. Ao clicar no link http://edukatu.org.br/ você verá a página inicial do Edukatu. Bem vindo ao Edukatu! Para nós, do Instituto Akatu, é uma grande alegria contar com sua participação e engajamento no Edukatu Rede de Aprendizagem para o Consumo Consciente! Para participar, é fácil! Siga

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Dois temas centrais foram selecionados para o debate na conferência de 2012:

APRESENTAÇÃO. Dois temas centrais foram selecionados para o debate na conferência de 2012: Comércio + Sustentável APRESENTAÇÃO A Rio+20, como é chamada a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, vai ser realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012. Exatos vinte anos

Leia mais

Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora

Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora Resumo: O Movimento Empresa Júnior (MEJ) brasileiro há mais

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

E-BOOK LINK DE OURO. DE: IMPÉRIO DO PTC PARA VOCÊ: CLICADOR Espalhe este ELO juntando-se ao nosso Grupo: IMPÉRIO DO PTC!

E-BOOK LINK DE OURO. DE: IMPÉRIO DO PTC PARA VOCÊ: CLICADOR Espalhe este ELO juntando-se ao nosso Grupo: IMPÉRIO DO PTC! E-BOOK LINK DE OURO DE: IMPÉRIO DO PTC PARA VOCÊ: CLICADOR Espalhe este ELO juntando-se ao nosso Grupo: IMPÉRIO DO PTC! (E-Book Link de Ouro! Mais um produto Império do PTC) Apresentação: Aqui você irá

Leia mais

A Educação a Distância como ferramenta para estimular e melhorar o desempenho dos alunos da E.E.E.F.M. Advogado Nobel Vita em Coremas - PB

A Educação a Distância como ferramenta para estimular e melhorar o desempenho dos alunos da E.E.E.F.M. Advogado Nobel Vita em Coremas - PB A Educação a Distância como ferramenta para estimular e melhorar o desempenho dos alunos da E.E.E.F.M. Advogado Nobel Vita em Coremas - PB MSc. Robson Silva Cavalcanti Coremas, 13 Outubro de 2011 Objetivo

Leia mais

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO REGULAMENTO 1. O RECONHECIMENTO PÚBLICO DE OLHO NOS PLANOS 1.1. O Reconhecimento Público é uma ação da iniciativa De Olho nos Planos, composta pelos seguintes parceiros: Ação Educativa, UNICEF, Campanha

Leia mais

14 de dezembro de 2012 MONITORAMENTO DO PROGRAMA APRENDIZ LEGAL/ FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO

14 de dezembro de 2012 MONITORAMENTO DO PROGRAMA APRENDIZ LEGAL/ FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO 14 de dezembro de 2012 MONITORAMENTO DO PROGRAMA APRENDIZ LEGAL/ FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO 1. APRESENTAÇÃO A presente proposta de projeto refere-se ao Monitoramento do Programa Aprendiz Legal idealizado

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Planejamento Anual de Atividades 2015 (01 de março de 2014 a 31 de dezembro de 2015)

Planejamento Anual de Atividades 2015 (01 de março de 2014 a 31 de dezembro de 2015) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA REDE IFES PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL. Planejamento Anual de Atividades 2015 (01 de março de 2014 a 31 de dezembro

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul

OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul Moderação: Graciane Regina Pereira e Katiuscia Wilhelm Kankerski 13h Apresentação dos objetivos e da metodologia de trabalho.

Leia mais