Troféu Transparência 2015 Reunião Técnica Tributos ANEFAC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Troféu Transparência 2015 Reunião Técnica Tributos ANEFAC"

Transcrição

1 Lei Complementar 160/17 e Convênio ICMS 190/17 Convalidação e reinstituição de incentivos fiscais no contexto da Guerra Fiscal de ICMS Troféu Transparência 2015 Reunião Técnica Tributos ANEFAC Comunicação Abril, 2018 Visual

2 Sobre a ANEFAC Entidade com quase 50 anos de história integrando executivos Rede com mais 1600 associados Mais de 4 mil executivos em eventos em 2016 Reúne executivos de finanças, administração e contabilidade Missão Promover ações que viabilizem de forma ética o desenvolvimento de gestores de negócios na construção de relacionamentos no mercado. Abrangência São Paulo/Campinas/Rio de Janeiro/Curitiba/Salvador/Belo Horizonte/Ribeirão Preto/Florianópolis/Porto Alegre/ São José dos Campos / Recife

3 Eventos Jantar Palestra Com público e especialista importante. Congresso ANEFAC Evento nacional que recebe cerca de 500 executivos de finanças, administração e contabilidade. Cafés da Manhã, seminários e palestras técnicas Temas técnicos com abordagem específica. Reuniões Técnicas Discussão de vários assuntos importantes para o desenvolvimento de estratégias dentro das organizações.

4 Premiações Troféu Transparência Premiação das demonstrações financeiras mais transparentes do Brasil. Prêmio ANEFAC Profissional do Ano Três profissionais são escolhidos: finanças, administração e contabilidade.

5 Agenda Breve histórico sobre a Guerra Fiscal de ICMS Lei Complementar nº 160 de 7 de agosto de 2017 Propósito Principais objetivos Abrangência Condições...para os Estados e DF... (Art. 3º, I e II) Pontos críticos... Alguns temas em debate pelos Estados Convênio ICMS nº 190 de 15 de dezembro de 2017 LC 160/17 e Convênio ICMS 190/17 Considerações finais Papo de café

6 6 Breve histórico sobre a Guerra Fiscal de ICMS Antes de 1975 já havia problemas de benefícios concedidos unilateralmente pelos Estados. A Lei Complementar nº 24/75 tentou resolver este problema, todavia não mostrou-se eficiente. Referida norma trouxe a previsão de sanções pelo seu descumprimento (art. 8º). Nas últimas décadas houve aumento significativo das concessões de benefícios fiscais sem anuência do Confaz, sendo um dos motivos principais a diminuição da arrecadação federal através de impostos e aumento da arrecadação através de contribuições (principalmente PIS/Cofins) sem repasse aos Estados e Municípios. Atualmente, todas as UF s têm algum benefício fiscal concedido de forma unilateral.

7 7 Breve histórico sobre a Guerra Fiscal de ICMS A CF/88, através do Artigo 155, 2º, inciso XII, alínea G, disciplinou que a forma de concessão dos benefícios deveria por meio de Lei Complementar. Embora a LC 24/75 tenha sido anterior a CF/88, os tribunais entenderam que a mesma atendia o comando constitucional e não haveria necessidade de edição de nova Lei. Após inúmeras ações no âmbito do judiciário, sempre decidindo pela inconstitucionalidade dos benefícios concedidos de forma unilateral, em Setembro de 2012 o STF exigiu uma ação mais concreta dos Estados para acabar com a Guerra Fiscal, caso contrária iria editar a Súmula Vinculante Nr. 69 com o seguinte verbete: Qualquer isenção, incentivo, redução de alíquota ou de base de cálculo, crédito presumido, dispensa de pagamento ou outro benefício fiscal relativo ao ICMS, concedido sem prévia aprovação em convênio celebrado no âmbito do CONFAZ, é inconstitucional.

8 8 Breve histórico sobre a Guerra Fiscal de ICMS Em março de 2014, depois da ameaça de edição da Súmula pela STF, o Confaz celebrou o Convênio ICMS nº 70, que basicamente era uma proposta de um modelo de convalidação do passado e transição até o término da validade dos atuais incentivos fiscais concedidos de forma unilateral. Ainda existem muitas ADI s sobre o tema, seja questionando a constitucionalidade da concessão ou glosa de crédito. Neste cenário surge a Lei Complementar Nr. 160 de 2017 e na sequência o Convênio ICMS 190/17 que disciplinou a sua operacionalização.

9 9 Lei Complementar nº 160 de 7 de agosto de 2017 Propósito Dispõe sobre Convênio a ser criado pelos Estados e Distrito Federal para deliberar sobre a remissão dos créditos tributários, constituídos ou não, decorrentes das isenções, dos incentivos e dos benefícios fiscais ou financeiros-fiscais instituídos em desacordo com o disposto na CF/88 e a reinstituição dos respectivos benefícios fiscais.

10 10 Lei Complementar nº 160 de 7 de agosto de 2017 Principais objetivos Remissão dos créditos tributários. Reinstituição, manutenção e prorrogação dos benefícios fiscais de 1 até 15 anos(art. 3º 2º, incisos I a V). Adesão (cola regional) - (Art. 3º, 8º) aos benefícios fiscais concedidos por outro Estado da mesma região, nos termos dos Arts. 3º, 8º (proposta de veto não acolhida). Extensão do benefício fiscal para outros contribuintes sob as mesmas condições e prazos conforme prevê o Art. 3º, 7º (proposta de veto não acolhida).

11 11 Lei Complementar nº 160 de 7 de agosto de 2017 Abrangência Remissão benefícios fiscais (revogados ou não) instituídos por legislação estadual publicada até a data de início de produção de efeitos da LC nº 160/2017 ( ). Reinstituição, manutenção e prorrogação benefícios fiscais que se encontrem em vigor na data de publicação da lei. Extensão e adesão benefícios fiscais reinstituídos, mantidos ou prorrogados. Diminuição, Restrição ou Revogação durante a vigência. Efeitos Retroativos - remissão até a data de concessão do ato original (anulação de créditos tributários constituídos e em discussão administrativa ou judicial).

12 Lei Complementar nº 160 de 7 de agosto de 2017 Condições...para os Estados e DF... (Art. 3º, I e II) Instituir, no prazo de 180 dias da edição da LC 160/2017, Convênio para deliberar sobre remissão e reinstituição de incentivos fiscais concedidos de forma unilateral. Adoção de quórum sem unanimidade (2/3 de todos os Estados ou 1/3 dos Estados integrantes cada uma das 5 regiões). Publicar, em seus respectivos diários oficiais, relação com a identificação de todos os atos normativos relativos aos benefícios fiscais. Registro e o depósito, no CONFAZ, de documentação comprobatória correspondente aos atos concessivos dos benefícios fiscais, e manter atualizadas tais informações, a serem publicadas no Portal Nacional da Transparência Tributária. O não atendimento dessas condições pode ocasionar não aplicação ou revogação dos benefícios. 12

13 13 Lei Complementar nº 160 de 7 de agosto de 2017 Pontos críticos... Enquadramento do tipo de benefício fiscal para fins de reinstituição: o Prazos: a) 15 anos destinados ao fomento das atividades agropecuária e industrial, inclusive agroindustrial, e ao investimento em infraestrutura rodoviária, aquaviária, ferroviária, portuária, aeroportuária e de transporte urbano. b) 8 anos destinados à manutenção ou ao incremento das atividades portuária e aeroportuária vinculadas ao comércio internacional, incluída a operação subsequente à da importação, praticada pelo contribuinte importador. c) 5 anos destinados à manutenção ou ao incremento das atividades comerciais, desde que o beneficiário seja o real remetente da mercadoria. d) 3 anos destinados às operações e prestações interestaduais com produtos agropecuários e extrativos vegetais in natura. e) 1 ano demais benefícios. Fomento à atividade portuária x incremento da atividade portuária: Tendência de prevalecer todos com 15 anos - maior prazo

14 14 Lei Complementar nº 160 de 7 de agosto de 2017 Pontos críticos... (cont.) Adesão regional ( cola ): Se o Estado que concedeu o benefício original reduzir o benefício o outro que colou também deve reduzir? Extensão: Qual o alcance da expressão mesmas condições para fins de extensão dos benefícios fiscais? o o o Situação 1: Um benefício concedido para o setor têxtil poderá ser estendido para setor automotivo? Situação 2: Um benefício concedido para uma categoria de frutas poderá ser estendido para outras frutas? Situação 3: O benefício concedido para um contribuinte poderá ser dado para outro independente do segmento outipo deprodutos? A reinstituição dos benefícios fiscais dependerá de novo ato concessivo ou o simples registro no Portal será suficiente para mantê-lo em vigor? A ausência de visibilidade do Portal para os contribuintes enfraquece a segurança jurídica? Como remediar? Os Estados poderão revogar, modificar ou reduzir o montante do benefício fiscal antes do termo final de fruição (prazo de até 15 anos)?

15 15 Lei Complementar nº 160 de 7 de agosto de 2017 Pontos críticos... (cont.) Qual a efetividade das sanções introduzidas pela LC 160/17? LC 160/17 LC 24/75 Remete às sanções da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) Art. 23. (...) 3... Não alcançada a redução no prazo estabelecido, e enquanto perdurar o excesso, o ente não poderá: I - receber transferências voluntárias; II - obter garantia, direta ou indireta, de outro ente; III - contratar operações de crédito, ressalvadas as destinadas ao refinanciamento da dívida mobiliária e as que visem à redução das despesas com pessoal. Art. 8º - A inobservância dos dispositivos desta Lei acarretará, cumulativamente: I - a nulidade do ato e a ineficácia do crédito fiscal atribuído ao estabelecimento recebedor da mercadoria; Il - a exigibilidade do imposto não pago ou devolvido e a ineficácia da lei ou ato que conceda remissão do débito correspondente. Parágrafo único - As sanções previstas neste artigo poder-se-ão acrescer a presunção de irregularidade das contas correspondentes ao exercício, a juízo do Tribunal de Contas da União, e a suspensão do pagamento das quotas referentes ao Fundo de Participação, ao Fundo Especial e aos impostos referidos nos itens VIII e IX do art. 21 da Constituição federal. Foi vetada a previsão inicial de alteração da Lei de Improbidade Administrativa para se responsabilizar o gestor responsável pela concessão de novos benefícios irregulares doravante.

16 16 Lei Complementar nº 160 de 7 de agosto de 2017 Vetos não acolhidos sugeridos pelo Ministério da Fazenda Tratamento dos incentivos como subvenção para investimento: o Art. 9º O art. 30 da Lei no , de 13 de maio de 2014, passa a vigorar acrescido dos seguintes 4º e 5o: Art. 30. (...) 4º Os incentivos e os benefícios fiscais ou financeiro-fiscais relativos ao imposto previsto no inciso II do caput do art. 155 da Constituição Federal, concedidos pelos Estados e pelo Distrito Federal, são considerados subvenções para investimento, vedada a exigência de outros requisitos ou condições não previstos neste artigo. 5º O disposto no 4º deste artigo aplica-se inclusive aos processos administrativos e judiciais ainda não definitivamente julgados. (NR) o Art. 10º O disposto nos 4º e 5º do art. 30 da Lei no , de 13 de maio de 2014, aplica-se inclusive aos incentivos e aos benefícios fiscais ou financeiro-fiscais de ICMS instituídos em desacordo com o disposto na alínea g do inciso XII do 2o do art. 155 da Constituição Federal por legislação estadual publicada até a data de início de produção de efeitos desta Lei Complementar, desde que atendidas as respectivas exigências de registro e depósito, nos termos do art. 3º desta Lei Complementar.

17 17 Lei Complementar nº 160 de 7 de agosto de 2017 Vetos não acolhidos sugeridos pelo Ministério da Fazenda (cont.) Extensão do benefício fiscal para outros contribuintes sob as mesmas condições e prazos. Adesão ( cola regional ) a benefícios fiscais concedidos por outro Estado da mesma região.

18 18 Lei Complementar nº 160 de 7 de agosto de 2017 Alguns temas em debate pelos Estados Um único convênio disciplinará a LC 160/17? Abrangência do termo Benefícios fiscais (isenção, redução da base de cálculo, manutenção de crédito, devolução do imposto, crédito outorgado ou crédito presumido, dedução de imposto apurado, dispensa do pagamento, dilação do prazo para pagamento, antecipação do prazo para apropriação do crédito, financiamento do imposto, crédito para investimento, remissão, anistia, moratória, transação, parcelamentos específicos, outros benefícios ou incentivos). Alguns Estados entendem que diferimento deve ser considerado. Internalização nos Estados publicação do Ato Normativo e registro no portal. Haverá necessidade de Lei Estadual especifica para o perdão (remissão/anistia), nos termos do Art. 150, 6º da CF/88? Será mantida a concessão de novos benefícios por unanimidade nos termos da LC 24/75?.

19 19 Convênio ICMS 190 de 15 de dezembro de 2017 O Convênio foi instituído dentro do prazo de 180 dias previsto na LC 160/17. Tentativa de trazer maior esclarecimento sobre Ato Normativo e Ato Concessivo: Cláusula primeira (...) (...) 2º Para os efeitos deste convênio, considera-se: I - atos normativos: quaisquer atos instituidores dos benefícios fiscais publicados até 8 de agosto de 2017; II - atos concessivos: quaisquer atos de concessão dos benefícios fiscais editados com base nos atos normativos de que trata o inciso I deste parágrafo; Os prazos para publicação em diário oficial dos Atos Normativos (ex.: lei, decreto, portaria, resolução) são: o 29 de março de 2018 (encerrado) para os atos vigentes em 8 de agosto de 2017; o 30 de setembro de 2018 para os atos não vigentes em 8 de agosto de Os prazos para registro e depósito junto ao Confaz dos Atos Concessivos (ex.: lei, decreto, portaria, resolução, termo de acordo, protocolo de intenção, regime especial, despacho, autorização específica) são: o 29 de junho de 2018, para os atos vigentes na data do registro e do depósito (possibilidade de prorrogação para 28 de dezembro de 2018); o 28 de dezembro de 2018, para os atos não vigentes na data do registro e do depósito.

20 20 Convênio ICMS 190 de 15 de dezembro de 2017 Os atos normativos e os atos concessivos relativos aos benefícios fiscais que não tenham sido objeto da publicação, do registro e do depósito, de que trata a cláusula segunda, devem ser revogados até 28 de dezembro de 2018 pela unidade federada concedente No conceito de benefícios fiscais o Convênio deixou de fora, acertadamente, o diferimento, mas alguns Estados também incluíram essa possibilidade quando fizeram o depósito e registro junto ao Confaz. Fica instituído o Portal Nacional da Transparência Tributária, reservado o acesso às administrações tributárias dos Estados e do Distrito Federal. A remissão e a anistia previstas no caput desta cláusula ficam condicionadas à desistência de ações, defesas, recursos e inclusive da cobrança de honorários de sucumbência dos advogados. As unidades federadas acordam em permitir, mutuamente, o acesso irrestrito, nos termos previstos em ajuste SINIEF, às informações constantes dos documentos fiscais eletrônicos emitidos e da escrituração fiscal digital dos contribuintes. A remissão ou a não constituição de créditos tributários afastam as sanções previstas no art. 8º da Lei Complementar nº 24, de 7 de janeiro de 1975, retroativamente à data original de concessão dos benefícios fiscais de que trata a cláusula primeira, vedadas a restituição e a compensação de tributo e a apropriação de crédito extemporâneo por sujeito passivo.

21 21 LC 160/17 e Convênio ICMS 190/17 Considerações finais Alguns impactos e ações que possivelmente serão avaliados por São Paulo: o O Estado perderá bastante, um dos possíveis cenários para compensar a diminuição da arrecadação será aumentar a carga tributária para o consumidor final em relação aos produtos com maior tributação em outros Estados, tais como: combustível, energia e comunicação. o Necessidade de conceder incentivos fiscais para evitar fuga de empresas para outros Estados. Soluciona o passado e futuro com maior segurança jurídica? A nova lei resolve o problema da guerra fiscal ou irá potencializá-la? O que acontece com os contribuintes que estornaram os créditos, liquidaram débitos no passado ou que tenham parcelas vincendas de algum programa de parcelamento? A baixa efetividade das sanções previstas na LC nº 160/2017 será um incentivo para que os gestores dos Estados continuem instituindo benefícios de forma unilateral? O aumento de benefícios fiscais regularizados incentivará eventual reforma tributária (imposto no destino ou IVA)? Qual a efetividade do Portal Nacional da Transparência Tributária já que os contribuintes não terão acesso às informações?

22 Papo de café 22

23 OBRIGADO! Edinilson Apolinario Sócio Austin Associados Vice-presidente ANEFAC Head de Contabilidade

Benefícios fiscais de ICMS: Os reflexos da Lei Complementar 160/17

Benefícios fiscais de ICMS: Os reflexos da Lei Complementar 160/17 Benefícios fiscais de ICMS: Os reflexos da Lei Complementar 160/17 Osvaldo Santos de Carvalho Doutor PUC/SP e Diretor da Consultoria Tributária-SEFAZ/SP TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO A Lei Complementar nº 160/2017

Leia mais

APET Associação Paulista de Estudos Tributários

APET Associação Paulista de Estudos Tributários XV Simpósio de Direito Tributário APET Associação Paulista de Estudos Tributários 23 a 24 de novembro de 2017 1 XV Simpósio de Direito Tributário PALESTRA Convalidação dos benefícios e incentivos do ICMS

Leia mais

SENADO FEDERAL SUBSTITUTIVO DA CÂMARA Nº 5, DE 2017, AO PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 130, DE 2014

SENADO FEDERAL SUBSTITUTIVO DA CÂMARA Nº 5, DE 2017, AO PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 130, DE 2014 SENADO FEDERAL SUBSTITUTIVO DA CÂMARA Nº 5, DE 2017, AO PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 130, DE 2014 Dispõe sobre convênio que permite aos Estados e ao Distrito Federal deliberar sobre a remissão dos créditos

Leia mais

CONVÊNIO ICMS 70 COMEÇO DO FIM DA GUERRA FISCAL?

CONVÊNIO ICMS 70 COMEÇO DO FIM DA GUERRA FISCAL? COMEÇO DO FIM DA GUERRA FISCAL? Especialmente preparado para Copyright TozziniFreire Advogados, 2014. Reprodução permitida, desde que citada a fonte Jerry Levers de Abreu jabreu@tozzinifreire.com.br Agosto,

Leia mais

Palestras: 1) A Convalidação dos Benefícios Fiscais e a Lei Complementar 160/2017; 2) Atualidades sobre a EC 87.

Palestras: 1) A Convalidação dos Benefícios Fiscais e a Lei Complementar 160/2017; 2) Atualidades sobre a EC 87. ABRASP Palestras: 1) A Convalidação dos Benefícios Fiscais e a Lei Complementar 160/2017; 2) Atualidades sobre a EC 87. Osvaldo Santos de Carvalho Bacharel em Direito e Ciências Contábeis; Mestre e Doutor

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA E PLANEJAMENTO SUBSECRETARIA DE ESTADO DE RECEITA SUPERINTENDÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA E PLANEJAMENTO SUBSECRETARIA DE ESTADO DE RECEITA SUPERINTENDÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA E PLANEJAMENTO SUBSECRETARIA DE ESTADO DE RECEITA SUPERINTENDÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO Resolução SEFAZ nº 231 / 2018 Convalidação dos Benefícios Fiscais nos termos: - Lei Complementar

Leia mais

PÁGINA 2 D i ário Oficial do Distrito Federal

PÁGINA 2 D i ário Oficial do Distrito Federal PÁGINA 2 D i ário Oficial do Distrito Federal PODER EXECUTIVO LEI Nº 6.225, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018 (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Dispõe sobre a remissão de créditos tributários e a reinstituição

Leia mais

ICMS: GUERRA FISCAL A CONCESSÃO IRREGULAR DE BENEFÍCIOS FISCAIS

ICMS: GUERRA FISCAL A CONCESSÃO IRREGULAR DE BENEFÍCIOS FISCAIS ICMS: GUERRA FISCAL A CONCESSÃO IRREGULAR DE BENEFÍCIOS FISCAIS ICMS Traços característicos - imposto de consumo - plurifásico e não-cumulativo - ênfase na seletividade - caráter nacional - representatividade

Leia mais

GUERRA FISCAL: A LC 160/2017 E A CONVALIDAÇÃO DE INCENTIVOS FISCAIS. ANTÔNIO GUEDES ALCOFORADO

GUERRA FISCAL: A LC 160/2017 E A CONVALIDAÇÃO DE INCENTIVOS FISCAIS. ANTÔNIO GUEDES ALCOFORADO GUERRA FISCAL: A LC 160/2017 E A CONVALIDAÇÃO DE INCENTIVOS FISCAIS. ANTÔNIO GUEDES ALCOFORADO Doutor em Direito Tributário na PUC/SP. Auditor Fiscal e ex-superintendente Jurídico da Sefaz-PE. Pesquisador

Leia mais

Decreto /2013 de São Paulo: mais um capítulo da Guerra Fiscal de ICMS

Decreto /2013 de São Paulo: mais um capítulo da Guerra Fiscal de ICMS Decreto 58.918/2013 de São Paulo: mais um capítulo da Guerra Fiscal de ICMS Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil 21 de março de 2013 Aspectos Constitucionais dos Incentivos Fiscais CF/88 Art.

Leia mais

EMENDA N CAE (ao Projeto de Lei nº 130, de Complementar)

EMENDA N CAE (ao Projeto de Lei nº 130, de Complementar) EMENDA N CAE (ao Projeto de Lei nº 130, de 2014 - Complementar) Altera-se a redação do Projeto de Lei nº 130, de 2014 - Complementar, nos seguintes termos: EMENDA Nº CAE (Substitutivo) Projeto de Lei nº

Leia mais

CONVÊNIO ICMS N 190, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017 (*) (DOU de )

CONVÊNIO ICMS N 190, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017 (*) (DOU de ) CONVÊNIO ICMS N 190, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017 (*) (DOU de 18.12.2017) Dispõe, nos termos autorizados na Lei Complementar n 160, de 7 de agosto de 2017, sobre a remissão de créditos tributários, constituídos

Leia mais

Argos Campos Ribeiro Simões

Argos Campos Ribeiro Simões A Guerra Fiscal do ICMS e os incentivos fiscais concedidos na Zona Franca de Manaus: discussão envolvendo a recepção ou não do art. 15 da LC 24/75 e suas consequências Argos Campos Ribeiro Simões GUERRA

Leia mais

Tributos e Contribuições Estaduais/Municipais

Tributos e Contribuições Estaduais/Municipais Sinopse Legislativa Tributos e Contribuições Estaduais/Municipais Benefícios fiscais de ICMS - Remissão e anistia - convalidação (Lei Complementar nº 160/2017) Alterações no Convênio ICMS nº 190/2017 -

Leia mais

COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 54/2015

COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 54/2015 COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 54/2015 (Apensos PLP 85/2011, 188/2012 e 435/2014) Dispõe sobre convênio que permita aos Estados e ao Distrito Federal deliberar sobre a

Leia mais

O benefício pela ótica governamental

O benefício pela ótica governamental INCENTIVOS FISCAIS: SOLUÇÃO OU PROBLEMA? O benefício pela ótica governamental Nilson Furtado de Oliveira Filho Compreensão do Tema Metodologicamente, não há uma definição precisa, única, ou padronizada,

Leia mais

Inconstitucionalidades na Guerra Fiscal. Andrea Calabi Secretário da Fazenda 13 de Abril de 2012

Inconstitucionalidades na Guerra Fiscal. Andrea Calabi Secretário da Fazenda 13 de Abril de 2012 Inconstitucionalidades na Guerra Fiscal Andrea Calabi Secretário da Fazenda 13 de Abril de 2012 AGENDA 1. SITUAÇÃO ATUAL: GUERRA FISCAL 1.1. Antecedentes 1.2. Formas de concessão de benefícios 1.3. Modalidades

Leia mais

Clipping Legis. Publicação de legislação e jurisprudência fiscal. Nº 208 Conteúdo - Atos publicados em julho de Divulgação em agosto de 2017

Clipping Legis. Publicação de legislação e jurisprudência fiscal. Nº 208 Conteúdo - Atos publicados em julho de Divulgação em agosto de 2017 www.pwc.com.br Convalidação de benefícios fiscais concedidos pelos Estados em desacordo com a CF - LC nº 160/2017 ICMS - Programa Especial de Parcelamento do Estado de São Paulo (PEP do ICMS) - Decreto

Leia mais

Benefícios Fiscais de ICMS

Benefícios Fiscais de ICMS Resumos Tributários IOB Benefícios Fiscais de ICMS Volume III Roseli Ferreira da Silva Aprigio Experiência de oito anos na área fiscal em empresas e escritório contábil e consultora em impostos pela IOB

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE MARÇO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 13/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE MARÇO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 13/2016 ANO XXVII - 2016 5ª SEMANA DE MARÇO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 13/2016 TRIBUTOS FEDERAIS ADAPTAÇÃO DA NF-e AO RECOF... Pág. 103 ICMS RS BENEFÍCIOS FISCAIS... Pág. 105 TRIBUTOS FEDERAIS ADAPTAÇÃO DA NF-e

Leia mais

Troféu Transparência Reunião Técnica Programa de Regularização Tributária

Troféu Transparência Reunião Técnica Programa de Regularização Tributária Troféu Transparência 2015 Reunião Técnica Programa de Regularização Tributária Comunicação Março 2017 Visual Sobre a ANEFAC Entidade com quase 50 anos de história integrando executivos Rede com mais 1600

Leia mais

Contribuintes que gozem de incentivos ficais em Alagoas devem entregar a Declaração de Benefícios Fiscais

Contribuintes que gozem de incentivos ficais em Alagoas devem entregar a Declaração de Benefícios Fiscais Contribuintes que gozem de incentivos ficais em Alagoas devem entregar a Declaração de Benefícios Fiscais O Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), em uma tentativa dos entes federados de acabar

Leia mais

GUERRA FISCAL DO ICMS CHERYL BERNO

GUERRA FISCAL DO ICMS CHERYL BERNO GUERRA FISCAL DO ICMS CHERYL BERNO AMCHAM - Rio de Janeiro, 15 de maio de 2015 Art. 155, XII, da Constituição Federal: Cabe à lei complementar: g) regular a forma como, mediante deliberação dos Estados

Leia mais

Troféu Transparência. Comitê de Tributos Junho 2017

Troféu Transparência. Comitê de Tributos Junho 2017 Troféu Transparência 2015 Reunião Técnica Comitê de Tributos Comunicação Visual Junho 2017 Sobre a ANEFAC Entidade com quase 50 anos de história integrando executivos Rede com mais 1600 associados Mais

Leia mais

ANO XXV ª SEMANA DE JUNHO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2014

ANO XXV ª SEMANA DE JUNHO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2014 ANO XXV - 2014-3ª SEMANA DE JUNHO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2014 ASSUNTOS DIVERSOS LEI Nº 12.993, de 17.06.2014 (DOU de 18.06.2014) - Lei Nº 10.826/2003 alteração... Pág. 372 ICMS AJUSTE SINIEF Nº

Leia mais

Tributação do e-commerce

Tributação do e-commerce Tributação do e-commerce Alterações realizadas por meio da Emenda Constitucional 87/15 Tatiana Martines SEFAZ/SP EC 87/2015: Características principais O que é? A EC 87/2015 altera a sistemática de cobrança

Leia mais

Já a Portaria SUFIS nº 6, publicada no DOE de , tornou público o manual de utilização do portal de verificação de benefícios fiscais.

Já a Portaria SUFIS nº 6, publicada no DOE de , tornou público o manual de utilização do portal de verificação de benefícios fiscais. Rio de Janeiro, 03 de agosto de 2017. Of. Circ. Nº 178/17 Assunto: Restrições a incentivos fiscais durante o regime de recuperação fiscal e sobre mecanismos de governança, transparência controle e acompanhamento,

Leia mais

Subvenções para Investimento Reflexos da Lei Complementar nº 160/2017 na Jurisprudência do CARF

Subvenções para Investimento Reflexos da Lei Complementar nº 160/2017 na Jurisprudência do CARF Subvenções para Investimento Reflexos da Lei Complementar nº 160/2017 na Jurisprudência do CARF Fernando Brasil de Oliveira Pinto Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil Conselheiro do CARF Contexto

Leia mais

A guerra fiscal e a substituição tributária

A guerra fiscal e a substituição tributária A guerra fiscal e a substituição tributária Prof. Marcelo Jabour Rios Sócio da Jabour Rios e Brandão Advogados e Consultores Sócio da Lex Legis Consultoria Tributária Abscissa:guerra fiscal Ordenada: substituição

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 238, de (Proposição apensada: PLP 275/2013)

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 238, de (Proposição apensada: PLP 275/2013) PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 238, de 2013 (Proposição apensada: PLP 275/2013) Dispõe sobre o quórum de aprovação de convênio que conceda remissão dos créditos tributários constituídos em decorrência

Leia mais

AMBIENTE TRIBUTÁRIO NO BRASIL

AMBIENTE TRIBUTÁRIO NO BRASIL AMBIENTE TRIBUTÁRIO NO BRASIL INTRODUÇÃO O sistema tributário brasileiro apresenta dois graves problemas: a complexidade da legislação e a alta carga tributária. Ambos afetam diretamente a vida empresarial,

Leia mais

Pergunte à CPA. Substituição Tributária nas Operações Interestaduais. Apresentação: Helen Mattenhauer

Pergunte à CPA. Substituição Tributária nas Operações Interestaduais. Apresentação: Helen Mattenhauer Pergunte à CPA Substituição Tributária nas Operações Interestaduais Apresentação: Helen Mattenhauer 09/01/2015 Por que conhecer a legislação de Outro Estado? Por disposição Federal deverá ser observada

Leia mais

Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15.

Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15. Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15. ADIN Protocolo 21/11 O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4628

Leia mais

Medida Provisória nº 798/ /2. Medida Provisória nº 793/2017: Programa de Regularização Tributária Rural...2/3

Medida Provisória nº 798/ /2. Medida Provisória nº 793/2017: Programa de Regularização Tributária Rural...2/3 INFORMATIVO DE AGOSTO/2017 APRESENTAÇÃO O informativo Meira Valente Advogados é um meio de comunicação pelo qual buscamos informar aos nossos clientes as principais notícias jurídicas nos ramos do direito

Leia mais

PROVA DISCURSIVA P 4

PROVA DISCURSIVA P 4 PROVA DISCURSIVA P 4 Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso queira, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS

Leia mais

O presente Memorando sumariza as principais disposições do Convênio ICMS n 3/2018.

O presente Memorando sumariza as principais disposições do Convênio ICMS n 3/2018. TRIBUTÁRIO 18/01/2018 CONFAZ edita o Convênio ICMS n 3/2018 para dispor sobre isenção e redução de base de cálculo do ICMS em operações com bens e mercadorias destinadas às atividades de E&P. Conforme

Leia mais

Apresentação. Aluisio de Andrade Lima Neto

Apresentação. Aluisio de Andrade Lima Neto Apresentação Esta obra objetiva a preparação de candidatos ao cargo de Auditor Fiscal do Tesouro Estadual da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco. Procuramos nesta obra abordar os três impostos

Leia mais

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann ISENÇÃO Rubens Kindlmann Conceito A isenção é uma das causas de exclusão do crédito tributário que faz com que seja excluída a incidência do tributo em situações e condições especificadas em lei. Conforme

Leia mais

DESENVOLVIMENTO REGIONAL REFORMA TRIBUTÁRIA RIA E. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Coordenador da Administração Tributária

DESENVOLVIMENTO REGIONAL REFORMA TRIBUTÁRIA RIA E. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Coordenador da Administração Tributária REFORMA TRIBUTÁRIA RIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Expositor: OTAVIO FINEIS JUNIOR Coordenador da Administração Tributária do Estado de São Paulo Distribuição Percentual da carga tributária entre 1990 e

Leia mais

PEC 87/2015 e Convênio 93/2015 Novas regras de ICMS

PEC 87/2015 e Convênio 93/2015 Novas regras de ICMS Ref.: nº 02/2016 PEC nº 87/2015 A Emenda Constitucional nº 87/2015, alterou o Art. 155 da Constituição Federal, determinando novas regras para a divisão do ICMS em operações interestaduais, com o objetivo

Leia mais

Continuamos à inteira disposição e disponibilizamos a íntegra da Resolução SEFAZ nº 231/2018, para melhor compreensão.

Continuamos à inteira disposição e disponibilizamos a íntegra da Resolução SEFAZ nº 231/2018, para melhor compreensão. Rio de Janeiro, 03 de abril de 2018. Of. Circ. Nº 038/18 Assunto: Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro divulga relação a ser preenchida pelos contribuintes que usufruem benefícios fiscais,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Redução base de cálculo do ICMS para fins de desconto Zona Franca

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Redução base de cálculo do ICMS para fins de desconto Zona Franca Zona Franca 16/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares...

Leia mais

Incentivos fiscais são um dos principais pontos de divergências entre os estados

Incentivos fiscais são um dos principais pontos de divergências entre os estados Incentivos fiscais são um dos principais pontos de divergências entre os estados Na votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 99/2013, que altera as regras de indexação das dívidas dos estados e municípios,

Leia mais

Notícias Online. Veja nesta edição. 11 de Agosto de Fique por Dentro. tributários

Notícias Online. Veja nesta edição. 11 de Agosto de Fique por Dentro. tributários N º 7 2 3 Notícias Online 11 de Agosto de 2017 Informativo do SINDAC Sindicato das Indústrias de Adubos e Corretivos Agrícolas do Estado de MG Veja nesta edição Rua Bernardo Guimarães, 63/3º andar Funcionários

Leia mais

Revisão de Direito Tributário Prof. Fábio Dutra XXI EXAME DA OAB

Revisão de Direito Tributário Prof. Fábio Dutra XXI EXAME DA OAB Revisão de Direito Tributário Prof. Fábio Dutra XXI EXAME DA OAB CF/88: Arts. 145 a 162 Estudo para Reta Final XXI Exame da OAB CTN: Arts. 3º, 4º, 7º, 16, 19, 23, 29, 32, 43, 46 e 63; Arts. 77, 81, 96,

Leia mais

PALESTRA ANEFAC - IBRACON. Tema: Medida Provisória 627/13 - PIS/COFINS

PALESTRA ANEFAC - IBRACON. Tema: Medida Provisória 627/13 - PIS/COFINS PALESTRA ANEFAC - IBRACON Tema: Medida Provisória 627/13 - PIS/COFINS Até 1998 PIS e COFINS incidiam sobre o faturamento à 2,65%; Era cumulativo; Poucas exceções; Legislação relativamente simples; Ônus

Leia mais

A competência no ICMS e o papel do CONFAZ. Clélio Chiesa Mestre e doutor PUC/SP

A competência no ICMS e o papel do CONFAZ. Clélio Chiesa Mestre e doutor PUC/SP A competência no ICMS e o papel do CONFAZ Clélio Chiesa Mestre e doutor PUC/SP Os textos que consolidam as deliberações do CONFAZ, comumente denominados de convênios, protocolos e outras denominações,

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação, xiii

SUMÁRIO. Apresentação, xiii SUMÁRIO Apresentação, xiii 1 A Contabilidade e a Gestão Tributária, 1 1.1 Introdução, 1 1.2 Os objetivos da atividade de gestão tributária, 1 1.3 Características profissionais exigidas para o cargo de

Leia mais

Revisão de casos práticos

Revisão de casos práticos Revisão de casos práticos RUBENS KINDLMANN Em janeiro de 2018, a pessoa jurídica Decoramais Ltda., com sede no Município de São Paulo, prestou serviço de decoração e jardinagem no Município Diadema e não

Leia mais

A Governadora do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

A Governadora do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 4531, DE 31 DE MARÇO DE 2005. DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE TRATAMENTO TRIBUTÁRIO ESPECIAL PARA OS ESTABELECIMENTOS INDUSTRIAIS QUE ESPECIFICA COM SEDE LOCALIZADA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, E DÁ

Leia mais

3ª REUNIÃO DA APET EM 2018 José Maria Arruda de Andrade

3ª REUNIÃO DA APET EM 2018 José Maria Arruda de Andrade 3ª REUNIÃO DA APET EM 2018 José Maria Arruda de Andrade Subvenção para Investimento LC 160 e seus efeitos no IRPJ-CSLL-PIS E COFINS Professor da USP; Sócio da Gaia, Silva, Gaede & Associados; Livre-Docente,

Leia mais

Direito Tributário Limitações ao Poder de Tributar

Direito Tributário Limitações ao Poder de Tributar Direito Tributário Limitações ao Poder de Tributar Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar É vedado à União, Estados, Distrito Federal e Municípios

Leia mais

G E T A P GRUPO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS APLICADOS

G E T A P GRUPO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS APLICADOS G E T A P GRUPO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS APLICADOS Principais preocupações dos contribuintes podem ser divididas em dois grupos: 1 2 Garantir a remissão/anistia e a convalidação dos incentivos fiscais existentes,

Leia mais

Competição Fiscal = Guerra Fiscal?

Competição Fiscal = Guerra Fiscal? A Guerra Fiscal e a Necessidade de Mudança da Deliberação pelo CONFAZ Carlos Henrique Bechara Professor da PUC-Rio Competição Fiscal = Guerra Fiscal? -Porqueessaaurasemprenegativadotermo Guerra Fiscal

Leia mais

COMITÊ FISCAL ICMS... 2

COMITÊ FISCAL ICMS... 2 COMITÊ FISCAL PAUTA DE ASSUNTOS ABRIL 2018 ICMS... 2 LEGISLAÇÃO... 2 JURISPRUDÊNCIA... 5 IR E CSLL... 6 JURISPRUDÊNCIA... 6 PIS E COFINS... 8 JURISPRUDÊNCIA... 8 DIVERSOS... 9 LEGISLAÇÃO... 9 JURISPRUDÊNCIA...

Leia mais

Aula nº. 27 GASTO COM SERVIDOR PÚBLICO PARTE III

Aula nº. 27 GASTO COM SERVIDOR PÚBLICO PARTE III Curso/Disciplina: Direito Financeiro Aula: Direito Financeiro - 27 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 27 GASTO COM SERVIDOR PÚBLICO PARTE III LRF ART. 23 EXCEÇÕES A SANÇÃO DO

Leia mais

REFORMA TRIBUTÁRIA: Análise da nova proposta de Governo Federal. FEDERASUL Meeting Jurídico Porto Alegre, 24 de abril de 2008

REFORMA TRIBUTÁRIA: Análise da nova proposta de Governo Federal. FEDERASUL Meeting Jurídico Porto Alegre, 24 de abril de 2008 REFORMA TRIBUTÁRIA: Análise da nova proposta de Governo Federal FEDERASUL Meeting Jurídico Porto Alegre, 24 de abril de 2008 Para que uma Reforma Tributária ria? simplificação do sistema tributário desoneração

Leia mais

DECRETO N , DE 24 DE SETEMBRO DE 2018.

DECRETO N , DE 24 DE SETEMBRO DE 2018. 27 DECRETO N. 23.206, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018. Altera e acrescenta dispositivos do regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte

Leia mais

IN RFB 1.765/2017: Novas regras para compensação, ressarcimento e restituição...1

IN RFB 1.765/2017: Novas regras para compensação, ressarcimento e restituição...1 INFORMATIVO DE DEZEMBRO/2017 APRESENTAÇÃO O informativo Meira Valente e Fregolente Advogados é um meio de comunicação pelo qual buscamos informar aos nossos clientes as principais notícias jurídicas nos

Leia mais

Texto altera LRF para reduzir despesas primárias em todas as esferas

Texto altera LRF para reduzir despesas primárias em todas as esferas Texto altera LRF para reduzir despesas primárias em todas as esferas 30/03/2016-17h58 O Projeto de Lei Complementar 257/16, do Executivo, em análise na Câmara dos Deputados, muda vários dispositivos da

Leia mais

Regulamentação da restituição e complementação do ICMS ST

Regulamentação da restituição e complementação do ICMS ST Regulamentação da restituição e complementação do ICMS ST 18 de dezembro de 2018 Ernany Müller PREVISÃO DA RESTITUIÇÃO DO ICMS ST NA CF E NA LEI 8.820/89 Art. 150... 7º A lei poderá atribuir a sujeito

Leia mais

DECRETO Nº DE 04 DE AGOSTO DE 2017 D E C R E T A

DECRETO Nº DE 04 DE AGOSTO DE 2017 D E C R E T A DECRETO Nº 17.815 DE 04 DE AGOSTO DE 2017 Altera o Decreto nº 13.780, de 16 de março de 2012, que regulamenta o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços

Leia mais

Siglas deste documento:

Siglas deste documento: O Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC) possui 13 itens a serem observados para a efetivação de uma transferência voluntária. Veja adiante a legislação relativa a cada

Leia mais

a2018m1d5h10n49s30.pdfDDDDDDD

a2018m1d5h10n49s30.pdfDDDDDDD http://novo.ocbes.coop.br/imagens/16 63584536314a2018m1d5h10n49s30.pdfDDDDDDD Edição 09/2018: 01. SOLUÇÃO DE CONSULTA N 102 - COSIT Ementa: Impossibilidade de distribuição de resultados de aplicação financeira

Leia mais

Atualizações sobre ICMS - Propostas de Reformas V AVISULAT

Atualizações sobre ICMS - Propostas de Reformas V AVISULAT Atualizações sobre ICMS - Propostas de Reformas V AVISULAT Luiz Antônio Bins Secretário-adjunto da Fazenda Porto Alegre, 22 de novembro de 2016 SUMÁRIO Reforma Tributária Propostas em Andamento Guerra

Leia mais

Portaria nº 68, (DODF de 16/02/09)

Portaria nº 68, (DODF de 16/02/09) Portaria nº 68, (DODF de 16/02/09) Altera a Portaria nº 233, de 27/06/08, que dispõe sobre o regime de substituição tributária do ICMS nas operações com combustíveis e lubrificantes derivados ou não de

Leia mais

Clipping Legis. Publicação de legislação e jurisprudência fiscal. Nº 227 Conteúdo - Atos publicados em fevereiro de Divulgação em março de 2019

Clipping Legis. Publicação de legislação e jurisprudência fiscal. Nº 227 Conteúdo - Atos publicados em fevereiro de Divulgação em março de 2019 www.pwc.com.br Clipping Legis IRPF - Declaração de Ajuste Anual (DIRPF) - Normas e procedimentos - IN RFB nº 1.871/2019 Publicação de legislação e jurisprudência fiscal Nº 227 Conteúdo - Atos publicados

Leia mais

ICMS/NACIONAL SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS COM ENCERRAMENTO DE TRIBUTAÇÃO Normas Gerais Confaz divulga convênio.

ICMS/NACIONAL SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS COM ENCERRAMENTO DE TRIBUTAÇÃO Normas Gerais Confaz divulga convênio. ICMS/NACIONAL SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS COM ENCERRAMENTO DE TRIBUTAÇÃO Normas Gerais Confaz divulga convênio. MAPA ETECNICO FISCAL - www.etecnico.com.br - facebook/mapaetecnicofiscal

Leia mais

DRT/05 - Campinas CIESP

DRT/05 - Campinas CIESP GUERRA FISCAL IMPORTAÇÃO CIESP Outubro/2012 CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ICMS Base de tributação operações relativas à circulação de mercadorias. prestações de serviços de comunicação. prestações de serviço

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº DE DE DE 2019.

LEI COMPLEMENTAR Nº DE DE DE 2019. LEI COMPLEMENTAR Nº DE DE DE 2019. Autor: Poder Executivo Dispõe sobre a remissão e anistia de créditos tributários, relativos ao ICMS e sobre a reinstituição e revogação de benefícios fiscais, nos termos

Leia mais

GUERRA FISCAL ICMS GUERRA FISCAL - CONCEITO 22/11/2011. Características básicas do ICMS. Caráter nacional do ICMS. Regras constitucionais

GUERRA FISCAL ICMS GUERRA FISCAL - CONCEITO 22/11/2011. Características básicas do ICMS. Caráter nacional do ICMS. Regras constitucionais Características básicas do ICMS GUERRA FISCAL ICMS Base de tributação operações relativas à circulação de mercadorias prestações de serviços de comunicação prestações de serviço de transporte intermunicipal

Leia mais

Pergunte à CPA. Regras da aplicação da ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de

Pergunte à CPA. Regras da aplicação da ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 30/10/2014 Pergunte à CPA Regras da aplicação da ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 1.11.2014 Apresentação: Helen Mattenhauer Convênio e Protocolos CONVÊNIO: Constitui

Leia mais

Na pratica estão sendo restabelecidos os percentuais previstos no Convênio ICMS 52/91, que haviam sido alterados na edição do Decreto anterior.

Na pratica estão sendo restabelecidos os percentuais previstos no Convênio ICMS 52/91, que haviam sido alterados na edição do Decreto anterior. DECRETO Nº 1353/2012 Dispõe sobre o retorno do beneficio do diferimento do diferencial de alíquota, no período citado, nas aquisições de máquinas e equipamentos industriais previstos no Convênio ICMS 52/91.

Leia mais

DESAFIOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA E GUERRA FISCAL

DESAFIOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA E GUERRA FISCAL DESAFIOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA E GUERRA FISCAL Programação 8:30 as 9:00 RECEPÇÃO 9:00 as 9:45 DESAFIOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA (Dr. Luciano Garcia Miguel) 9:45 as 10:00 GUERRA FISCAL DO ICMS (Dr. Bruno Henrique

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N 182, DE 20 DE SETEMBRO DE (DOE de )

LEI COMPLEMENTAR N 182, DE 20 DE SETEMBRO DE (DOE de ) LEI COMPLEMENTAR N 182, DE 20 DE SETEMBRO DE 2018 (DOE de 21.09.2018) Dispõe sobre a redução de multa e de juros de mora, no caso de pagamentos em parcela única ou mais de uma parcela, de créditos tributários

Leia mais

XIV Congresso Direito Tributário em Questão FESDT Matriz Tributária e o Impacto na Indústria Nacional

XIV Congresso Direito Tributário em Questão FESDT Matriz Tributária e o Impacto na Indústria Nacional XIV Congresso Direito Tributário em Questão FESDT Matriz Tributária e o Impacto na Indústria Nacional Luiz Antônio Bins Secretário-Adjunto da Fazenda Gramado, 25/06/2015 SUMÁRIO Introdução ICMS Considerações

Leia mais

DECRETO N.º , DE 28 DE JULHO DE 2017

DECRETO N.º , DE 28 DE JULHO DE 2017 *Publicado no DOE em 28/07/2017. DECRETO N.º 32.295, DE 28 DE JULHO DE 2017 ALTERA DISPOSITIVO DO DECRETO N.º 31.471, DE 30 DE ABRIL DE 2014, QUE CONSOLIDA A LEGISLAÇÃO DO ICMS RELATIVA A OPERAÇÕES E PRESTAÇÕES

Leia mais

ARRECADAÇÃO E GESTÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL

ARRECADAÇÃO E GESTÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL ARRECADAÇÃO E GESTÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL Armando Moutinho Perin Recife, 9 e 10 de dezembro de 2015 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA Código Tributário Nacional, CTN, arts. 6º e 7º: - criação de tributos (indelegável);

Leia mais

60% 60% 75% 75% - 40% 40% 50% 50% 0,64% 40% 40% 50% 50% 0,80% 40% 40% 50% 50% 1%

60% 60% 75% 75% - 40% 40% 50% 50% 0,64% 40% 40% 50% 50% 0,80% 40% 40% 50% 50% 1% TRIBUTÁRIO 14/05/2014 ICMS - Regulamentação do Programa Especial de Parcelamento do Estado de São Paulo PEP Reduções Com base na autorização do Convênio ICMS 24/14, de 21 de março de 2014, hoje (14 de

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL A União, por não ter recursos suficientes para cobrir despesas referentes a investimento público urgente e de relevante interesse nacional, instituiu, por meio da

Leia mais

Pergunte à CPA. Substituição Tributária entre os Estados de SP e RJ

Pergunte à CPA. Substituição Tributária entre os Estados de SP e RJ 21/07/2014 Pergunte à CPA Substituição Tributária entre os Estados de SP e RJ Apresentação: Helen Mattenhauer Convênio e Protocolos CONVÊNIO: Constitui um acordo entre os Estados, cujo elaboração tem por

Leia mais

Refis da Copa Eliminação dos honorários sobre os débitos previdenciários

Refis da Copa Eliminação dos honorários sobre os débitos previdenciários Refis da Copa Eliminação dos honorários sobre os débitos previdenciários Marcelo Alvares Vicente Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP, advogado especialista em administração do passivo fiscal, professor

Leia mais

Fecomercio-sp - Boletim Legislativo de 27 de setembro de

Fecomercio-sp - Boletim Legislativo de 27 de setembro de BOLETIM LEGISLATIVO Federação do Comércio do Estado de SP, sexta-feira, 27 de setembro de 2002 O texto integral destes atos poderão ser vistos no site www.fecomerciosp.org.br Para localizar palavras neste

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE & NEGÓCIOS Passo Fundo (RS), 12jul19 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas Luiz Antônio Bins Advogado e Consultor Tributário Sumário Considerações Gerais

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARREIRAS Estado da Bahia

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARREIRAS Estado da Bahia LEI Nº 1.257/17, DE 08 DE AGOSTO DE 2017. Dispõe sobre a transação e o parcelamento de débitos fiscais no mutirão da conciliação do ano de 2017 e dá outras providências. O PREFEITO DE BARREIRAS, ESTADO

Leia mais

Guerra Fiscal. Audiência Pública. Câmara dos Deputados

Guerra Fiscal. Audiência Pública. Câmara dos Deputados Guerra Fiscal Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Finanças e Tributação Marcelo Ramos de Mello Secretaria Executiva 1 10 de setembro de 2015 Guerra Fiscal Conceitos envolvidos: Redução de

Leia mais

REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 501-D, DE 2010 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 15 DE 2010

REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 501-D, DE 2010 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 15 DE 2010 REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 501-D, DE 2010 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 15 DE 2010 Dispõe sobre a prestação de auxílio financeiro pela União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios,

Leia mais

NOVAS REGRAS DO ICMS PARA 2016

NOVAS REGRAS DO ICMS PARA 2016 NOVAS REGRAS DO ICMS PARA 2016 Palestrante: Ana Cristina Martins Pereira www.mgtreinamento.com.br anacristina@mgtreinamento.com.br ASPECTOS LEGAIS DA EC 87 EC n 87/2015 A EC 87/2015 altera a sistemá5ca

Leia mais

Continuamos à inteira disposição e desde já disponibilizamos a íntegra da Resolução SEFAZ nº 108/2017, para melhor compreensão.

Continuamos à inteira disposição e desde já disponibilizamos a íntegra da Resolução SEFAZ nº 108/2017, para melhor compreensão. Rio de Janeiro, 02 de agosto de 2017. Of. Circ. Nº 175/17 Assunto: Disciplinado procedimentos para a verificação dos requisitos e condicionantes dos incentivos fiscais ou benefícios de natureza tributária,

Leia mais

Nesta Edição. Palmas TO - Ano II, Número de junho de 2013.

Nesta Edição. Palmas TO - Ano II, Número de junho de 2013. Nesta Edição. MPV 00615/2013 do Poder Executivo, que " autoriza o pagamento de subvenção econômica aos produtores da safra 2011/2012 de cana-de-açúcar e de etanol da região Nordeste e o financiamento da

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL 1 LEI Nº 5.211, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2013 (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Institui a segunda fase do Programa de Recuperação de Créditos Tributários do Distrito Federal RECUPERA-DF e dá outras providências.

Leia mais

Guerra Fiscal Impactos da Resolução do Senado Federal 13 / 2012. Março de 2013

Guerra Fiscal Impactos da Resolução do Senado Federal 13 / 2012. Março de 2013 Guerra Fiscal Impactos da Resolução do Senado Federal 13 / 2012 Março de 2013 Breve Histórico Benefícios Fiscais Desenvolvimento regional: dever da União (artigo 21, inciso IX, da Constituição Federal)

Leia mais

Especial. Suplemento ICMS. ICMS - IPI e Outros. Federal

Especial. Suplemento ICMS. ICMS - IPI e Outros. Federal Suplemento Especial ICMS - IPI e Outros Anexo à 4 a Semana de Fevereiro/2010 ICMS Federal Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF), Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), substituição tributária, benefícios fiscais,

Leia mais

Convênio ICMS Nº 70 DE 29/07/2014. Publicado no DOU em 30 jul 2014

Convênio ICMS Nº 70 DE 29/07/2014. Publicado no DOU em 30 jul 2014 Convênio ICMS Nº 70 DE 29/07/2014 Publicado no DOU em 30 jul 2014 Dispõe sobre a concessão de remissão e anistia de créditos tributários relativos a incentivos e benefícios, fiscais e financeiros, vinculados

Leia mais

DECRETO Nº , DE 23 DE DEZEMBRO DE 2015.

DECRETO Nº , DE 23 DE DEZEMBRO DE 2015. DECRETO Nº 42.533, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2015. Introduz modificações na Consolidação da Legislação Tributária do Estado, relativamente à alteração no percentual do crédito presumido do ICMS concedido a

Leia mais

Alternativas para a saída organizada da guerra fiscal

Alternativas para a saída organizada da guerra fiscal Alternativas para a saída organizada da guerra fiscal Novembro de 2016 Guerra fiscal do ICMS Perda de funcionalidade 2 A guerra fiscal do ICMS tem se tornado cada vez mais disfuncional: Uso como instrumento

Leia mais

Troféu Transparência Comunicação Visual

Troféu Transparência Comunicação Visual Troféu Transparência 2015 Comunicação Visual Sobre a ANEFAC Entidade sem fins lucrativos fundada há quase 50 anos Cerca de 1600 associados Executivos de finanças, administração e contabilidade Missão Promover

Leia mais

INFORME JURÍDICO OUTUBRO/2016 CONVÊNIOS AUTORIZANDO O PARCELAMENTO INCENTIVADO COM A DISPENSA OU REDUÇÃO DE MULTAS E JUROS DOS ESTADOS.

INFORME JURÍDICO OUTUBRO/2016 CONVÊNIOS AUTORIZANDO O PARCELAMENTO INCENTIVADO COM A DISPENSA OU REDUÇÃO DE MULTAS E JUROS DOS ESTADOS. INFORME JURÍDICO OUTUBRO/2016 CONVÊNIOS AUTORIZANDO O PARCELAMENTO INCENTIVADO COM A DISPENSA OU REDUÇÃO DE MULTAS E JUROS DOS ESTADOS. São Paulo, 05 de outubro de 2016. Prezado Associado, Desde o início

Leia mais