FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA"

Transcrição

1 FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA

2 QUESTÕES CRÍTICAS Quais são os propósitos e objetivos da organização? Diz aos administradores onde a organização quer chegar. Evitar que a formulação da estratégia esteja contra a missão e visão da empresa.

3 QUESTÕES CRÍTICAS Para onde a organização está indo no momento? Será que a empresa está atingindo suas metas? Onde quero chegar (questão 01) X para onde estamos realmente indo.

4 QUESTÕES CRÍTICAS Que fatores ambientais críticos a empresa está enfrentando? Direciona para os ambientes interno e externo da organização. Esses fatores devem ser considerados na elaboração da estratégia.

5 QUESTÕES CRÍTICAS O que pode ser feito para alcançar os objetivos organizacionais de forma mais efetiva no futuro? A resposta real a essa questão resulta na formulação da estratégia.

6 ESTRATÉGIA DE CONCENTRAÇÃO

7 ESTRATÉGIA DE CONCENTRAÇÃO Se concentra numa única linha de negócios. Possibilita obter vantagem competitiva por meio do conhecimento especializado. Evita problemas administrativos vários negócios.

8 ESTRATÉGIA DE CONCENTRAÇÃO Se a indústria encolhe ou, Competidores agressivos dominam o mercado a empresa pode ser eliminada. Não possui outra linha de negócios para recorrer.

9 ESTRATÉGIA DE CONCENTRAÇÃO ESTRATÉGIA DE CONCENTRAÇÃO

10 ESTRATÉGIA DE ESTABILIDADE

11 ESTRATÉGIA DE ESTABILIDADE Se concentra em sua linha de negócios e tenta mantê-la. Caso domine o mercado pode adotar essa estratégia para não ter penalidades ou controles governamentais. O crescimento pode ser muito dispendioso.

12 ESTRATÉGIA DE ESTABILIDADE O crescimento pode trazer efeitos negativos à lucratividade da empresa. Uma empresa em um segmento de baixo crescimento pode ser forçada a adotar essa estratégia.

13 ESTRATÉGIA DE ESTABILIDADE

14 ESTRATÉGIA DO CRESCIMENTO

15 ESTRATÉGIA DO CRESCIMENTO É quando as empresas buscam crescimento nas vendas, lucros, participação no mercado, etc.

16 Integração vertical ESTRATÉGIA DO CRESCIMENTO Crescimento através da aquisição de outras empresas em um canal de distribuição. Utilizada para obter maior controle sobre uma linha de negócios. Aumentar os lucros através da maior eficiência ou melhor esforço de vendas.

17 Integração Horizontal ESTRATÉGIA DO CRESCIMENTO Envolve o crescimento através da aquisição de empresas concorrentes em uma mesma linha de negócios. É adotada para aumentar seu porte, vendas, lucros, participação de mercado.

18 Integração Horizontal ESTRATÉGIA DO CRESCIMENTO

19 Nestlé e Arno lançam Nescafé Dolce Gusto ESTRATÉGIA DO CRESCIMENTO Nestlé amplia a participação no mercado de cafés com o lançamento do Nescafé Dolce Gusto, em parceria com a Arno (do grupo francês SEB). Será fabricada na China, em unidade da Arno. As cápsulas de café da Nestlé também serão importadas até que o consumo nacional cresça e justifique investimentos para adaptação na fábrica da Nestlé em Araras (interior de São Paulo).

20 ESTRATÉGIA DO CRESCIMENTO Diversificação Envolve o crescimento através da aquisição de empresas de outras indústrias ou linhas de negócios.

21 Diversificação Relacionada ESTRATÉGIA DO CRESCIMENTO Envolve o crescimento através da aquisição de empresas que possuem produção, tecnologia, produtos, canais de distribuição e/ou mercados similares.

22 Diversificação Não-relacionada ESTRATÉGIA DO CRESCIMENTO Organizações em indústrias de crescimento lento podem adquirir empresas em indústrias de crescimento rápido para aumentar sua taxa de crescimento global. Diversificar para diluir riscos.

23 ESTRATÉGIA DE REDUÇÃO DE DESPESAS

24 ESTRATÉGIA DE REDUÇÃO DE DESPESAS Quando a sobrevivência de uma organização está ameaçada e ela não consegue competir com eficiência. Estratégia de rotatividade. Estratégia de desinvestimento. Estratégia de liquidação.

25 ESTRATÉGIAS SEGUNDO ANSOFF (Igor Ansoff)

26 ESTRATÉGIAS SEGUNDO ANSOFF Apresentou um esquema pioneiro, conhecido como a matriz de Ansoff, que classifica estratégias empresariais em 4 categorias: Penetração no mercado; Desenvolvimento de mercado; Desenvolvimento de produto; Diversificação.

27 MERCADOS ESTRATÉGIAS SEGUNDO ANSOFF PRODUTOS Tradicionais Novos Tradicionais Penetração do mercado Desenvolvimento de produto Novos Desenvolvimento de mercado Diversificação

28 MERCADOS PENETRAÇÃO DE MERCADO PRODUTOS Tradicionais Novos Tradicionais Penetração do mercado Desenvolvimento de produto Novos Desenvolvimento de mercado Diversificação É a estratégia de explorar produtos tradicionais em um mercado tradicional

29 Ex: Uma companhia de aviação que direciona a maior parte de suas receitas com vendas a executivos.

30 MERCADOS PENETRAÇÃO DE MERCADO PRODUTOS Tradicionais Novos Tradicionais Penetração do mercado Desenvolvimento de produto Novos Desenvolvimento de mercado Diversificação É a estratégia de explorar um mercado novo com produtos tradicionais

31 Ex: Uma operadora de cartão de crédito que lança um produto específico para uma torcida de futebol.

32 MERCADOS PENETRAÇÃO DE MERCADO PRODUTOS Tradicionais Novos Tradicionais Penetração do mercado Desenvolvimento de produto Novos Desenvolvimento de mercado Diversificação É a estratégia de explorar um mercado tradicional com produtos novos.

33 Ex: Uma operadora/agência de turismo que lança novos roteiros para seus clientes.

34 MERCADOS PENETRAÇÃO DE MERCADO PRODUTOS Tradicionais Novos Tradicionais Penetração do mercado Desenvolvimento de produto Novos Desenvolvimento de mercado Diversificação É a estratégia de explorar novos mercados com produtos novos.

35 Ex: Uma loja de móveis e eletrodomésticos inicia a comercialização de carros/motos diferenciados e exclusivos.

36 ESTRATÉGIAS SEGUNDO PORTER (Michael Porter)

37 CLASSIFICAÇÃO DE PORTER Porter classificou as estratégias em três categorias

38 ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO

39 ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO A estratégia da diferenciação consiste em procurar projetar uma forte identidade própria para o produto ou serviço, que o torne nitidamente distinto dos produtos ou serviços dos concorrentes.

40 ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO Isto significa enfatizar uma ou mais vantagens competitivas (qualidade, serviços, prestígio ao consumidor, estilo, instalações, entre outras) 1. A Cacau Show - enfatiza, a qualidade, agrega valor com bonitas embalagens, prima pela organização e limpeza das instalações. 2. A Canetas Bic enfatiza a praticidade 3.Forféia enfatiza a qualidade o atendimento personalizado 4. Pastelaria Annelli conquista clientes investindo em qualidade e diversidade de sabores

41 ESTRATÉGIA DE LIDERANÇA POR MEIO DE CUSTOS

42 LIDERANÇA EM CUSTOS Na estratégia que busca a liderança por meio de custos o objetivo não é diferenciar-se dos concorrentes, mas oferecer um produto ou serviço mais barato

43 LIDERANÇA EM CUSTOS Isto significa que, a medida que os produtos tendem a se tornar muito semelhantes, promove-se a estratégia de conquistar o cliente oferecerendo um produto próximo ao TOP de linha por um preço final atraente. 1. Disk Pizzas populares, oferecendo promoções em diversas opções de sabores 2. As operadoras de celulares, buscando clientes através de inúmeras promoções e vantagens.

44 ESTRATÉGIA ATRAVÉS DO FOCO

45 FOCO A estratégia do foco (também chamada estratégia da concentração ou nicho) consiste em escolher um nicho ou segmento do mercado e concentrar-se nele. Isto significa que, busca-se conquistar clientes pela especialização em determinado produto ou serviço.

46 FOCO Esta escolha pode focar, por exemplos: Produtos / Serviços em particular = Lojas de produtos naturais ou linha exclusiva, organizadoras de eventos, vendedores de enciclopédias.

47 FOCO Esta escolha pode focar, por exemplos: Grupos específicos de clientes = Empresas especializadas em prestações de serviços ou vendas de produtos para a 3ª idade, empresa especializada em artigos de esporte radicais, transporte escolar, tatuadores.

48 FOCO Esta escolha pode focar, por exemplos: Mercados Geográficos específicos. Concentração de vendas de produtos religiosos em cidades como Aparecida do Norte, Camarão na praia.

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Capítulos 4, 5, 6 e 7 Estratégias de nível empresarial, da unidade de negócio e funcional - Depois que a organização delineou sua missão, objetivos gerais e específicos, a alta administração pode formular

Leia mais

Administração Estratégica UNIDADE II

Administração Estratégica UNIDADE II Administração Estratégica UNIDADE II Formulação de estratégias empresariais 2 Prof. Mestre Demóstenes Farias Fortaleza, outubro de 2011 Lembre : A leitura dessa apresentação não dispensa a presença às

Leia mais

Ambiente das organizações

Ambiente das organizações Ambiente das organizações 1 2 FATORES AMBIENTAIS CENTRAL DE COOPERATIVAS APÍCOLAS DO SEMI-ÁRIDO BRASILEIROS O QUE É A CASA APIS? Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro; Fundada em 2005,

Leia mais

Profa. Daniela Menezes

Profa. Daniela Menezes Unidade III PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Profa. Daniela Menezes Quantificação de objetivos e desafios Quando uma empresa estabelece seus objetivos e desafios, necessariamente ela deverá passar por uma abordagem

Leia mais

VANTAGEM COMPETITIVA

VANTAGEM COMPETITIVA Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Pós-GraduaP Graduação em Engenharia de Produção VANTAGEM COMPETITIVA Disciplina: Inovação e estratégia empresarial para competitividade

Leia mais

Prof.º Marcelo Mora

Prof.º Marcelo Mora ANÁLISE DAS 5 FORÇAS COMPETITIVAS NA INDÚSTRIA Análise Estrutural da Indústria ENTRANTES POTENCIAIS Ameaças de novos entrantes Poder de negociação dos fornecedores FORNECEDORES Concorrentes na Indústria

Leia mais

Gestão Estratégica A BATALHA DE KURSK. Aula 6 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira

Gestão Estratégica A BATALHA DE KURSK. Aula 6 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Gestão Estratégica Aula 6 Estratégia Competitiva Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br A BATALHA DE KURSK 1 Modelo de Porter As 5 forças Competitivas Estratégias Genéricas Propósito da Empresa

Leia mais

Formulação da Estratégia

Formulação da Estratégia Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Formulação da Estratégia Agenda: Formulação de Estratégias Organizacionais Alternativas

Leia mais

Aula 7 Questões Estratégicas; Estratégias e Ações Estratégicas; Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof.

Aula 7 Questões Estratégicas; Estratégias e Ações Estratégicas; Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof. Aula 7 Questões Estratégicas; Estratégias e Ações Estratégicas; Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof. Marlon Marcon Estratégia A palavra estratégia vem do grego strategos e está intimamente

Leia mais

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS 1. Resumo Executivo (Síntese das principais informações que constam em seu PN. É a principal seção do Plano de Negócios, pois através dele é que o leitor decidirá se

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 1: Estratégia empresarial 1 SEÇÃO 1.1 EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE ESTRATÉGIA. 2 O que é uma empresa... EMPRESA 3 Uma empresa Organização formal Disponibilizar / vender bens

Leia mais

Estratégias - Ofensiva e defensiva Marcos Henrique Fortes

Estratégias - Ofensiva e defensiva Marcos Henrique Fortes Estratégias - Ofensiva e defensiva Marcos Henrique Fortes Gatinho Cheshire, Alice perguntou... Por favor, diga-me que caminho devo seguir? Depende de onde você deseja chegar, respondeu o gato. Do Filme

Leia mais

LLM Marketing de serviços jurídicos

LLM Marketing de serviços jurídicos LLM Marketing de serviços jurídicos Planejamento estratégico + Posicionamento de Mercado Aula 02 Wolney Pereira Agenda 1) Projeto de marketing 2) Conceituação de estratégia 3) Processo de planejamento

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo de Andrade Frederico Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Sobral/2015 Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo

Leia mais

Introdução ao Marketing. Profa. Marta Fleming

Introdução ao Marketing. Profa. Marta Fleming Introdução ao Marketing Profa. Marta Fleming Aula 3 Ambiente de Marketing Análise da Concorrência O Sistema de Marketing MICROAMBIENTE FORNECE- DORES EMPRESA CANAIS CLIENTES Ambiente Social! Características

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS

GESTÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS GESTÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Prof. Marcelo Lisboa Luz ANÁLISE DO AMBIENTE - Processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da

Leia mais

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing AULA 14 Marketing Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing Objetivo - Estabelecer todas as bases para a ação no mercado. Benefícios - Explorar uma oportunidade oferecida pelo mercado. - Integrar

Leia mais

Vantagem Competitiva com SI

Vantagem Competitiva com SI Vantagem Competitiva com SI CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade Federal

Leia mais

Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso

Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso MÓDULO 1 Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso Unidade de Ensino: Análise da Estratégia O Modelo de Porter Análise Estratégica Declaração de Visão e Missão do Negócio Análise do Ambiente Externo

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação.

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Conteúdo Programático desta aula Perceber o ambiente em transformação contínua e a necessidade de que a TI seja encarada na organização como um

Leia mais

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Gestão da Qualidade Aula 03 Prof. Ms. Claudemir Claudino Alves

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Gestão da Qualidade Aula 03 Prof. Ms. Claudemir Claudino Alves TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Gestão da Qualidade Aula 03 Prof. Ms. Claudemir Claudino Alves No que devemos pensar antes de estabelecermos qualquer nível de desempenho para uma organização? Uma clara

Leia mais

Administração Estratégica [3] Professor Demóstenes Farias, MSc.

Administração Estratégica [3] Professor Demóstenes Farias, MSc. Administração Estratégica [3] Professor Demóstenes Farias, MSc. www.demostenesfarias.wordpress.com Fortaleza, agosto de 2012 4 Definição das diretrizes organizacionais Qual é o negócio da empresa? Onde

Leia mais

Administração. Análise SWOT. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Análise SWOT. Professor Rafael Ravazolo. Administração Análise SWOT Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX ANÁLISE SWOT A Análise SWOT (ou Matriz SWOT) é uma ferramenta e diagnóstico estratégico que consiste

Leia mais

Modelo de Forças Competitivas de Porter

Modelo de Forças Competitivas de Porter Modelo de Forças Competitivas de Porter O modelo de forças competitivas de Porter pressupõe a existência de cinco forças para a análise da competitividade dos setores da economia. O modelo também pode

Leia mais

Vejamos agora as características principais de cada um dos tipos de estratégias adaptativas.

Vejamos agora as características principais de cada um dos tipos de estratégias adaptativas. Capítulo 15 - As Estratégias Adaptativas e Competitivas Iniciaremos este módulo esclarecendo que para um melhor aproveitamento de nosso estudo precisamos perceber que estamos num determinado nível de negócio

Leia mais

AMBIENTE COMPETITIVO

AMBIENTE COMPETITIVO Objetivo AMBIENTE COMPETITIVO Entender como as forças ambientais influenciam a competitividade das empresas. Ser capaz de analisar o ambiente competitivo e formular estratégias empresariais Sumário Ambiente

Leia mais

É preciso escolher uma das 3 Estratégias. Liderança em Custo Diferenciação Foco

É preciso escolher uma das 3 Estratégias. Liderança em Custo Diferenciação Foco Michael Porter Michael Porter É preciso escolher uma das 3 Estratégias Liderança em Custo Diferenciação Foco Poucos Produtos Investimento em tecnologia Desinvestimento Tec. Superada Baixo Investimento

Leia mais

O Papel do Macroambiente

O Papel do Macroambiente O Papel do Macroambiente Ambiente Político e Legal Competidores Potenciais Ambiente Tecnológico Poder dos Fornecedores Rivalidade entre os os Competidores Poder dos Compradores Ambiente Demográfico Ambiente

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 3: Formulação da estratégia e posicionamento 1 SEÇÃO 3.1 ESTRATÉGIAS GENÉRICAS 2 Relembrando - SWOT A análise do ambiente externo permite que a organização identifique

Leia mais

Planejamento estratégico. de pessoas

Planejamento estratégico. de pessoas Planejamento estratégico de pessoas PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL X PLANEJAMENTO DE RH O QUE É GESTÃO POR RESULTADOS? A cada nível hierárquico, o líder reúne-se com os líderes que lhe são imediatamente subordinados

Leia mais

Aula 06 - Sequência Metodológica do Plano Estratégico. Prof. Marcopolo Marinho

Aula 06 - Sequência Metodológica do Plano Estratégico. Prof. Marcopolo Marinho Aula 06 - Sequência Metodológica do Plano Estratégico Prof. Marcopolo Marinho O que é necessário para montar o plano estratégico? 1. Ambiente e estímulos propícios à criação e à inovação, dando liberdade

Leia mais

Gestão da Inovação. Recursos produtivos, inovação e ciclo de vida do produto

Gestão da Inovação. Recursos produtivos, inovação e ciclo de vida do produto Gestão da Inovação Recursos produtivos, inovação e ciclo de vida do produto 1 Fonte Leitura para a aula REIS, Fernanda Oliveira Alves de. O ciclo de vida do produto e as estratégias de mercado na gestão

Leia mais

Farmácias : Oportunidaes e Desafios

Farmácias : Oportunidaes e Desafios Seminário GVcev Farmácias : Oportunidaes e Desafios Ingredientes de Sucesso no Varejo de Farmacosméticos Lucien J. Geargeoura lucienjgeargeoura@gvmail.br Pesquisa do GVcev Ingredientes de Sucesso no Varejo

Leia mais

2ª Parte Competindo com a Tecnologia de Informação

2ª Parte Competindo com a Tecnologia de Informação 2ª Parte Competindo com a Tecnologia de Informação Objectivos de Aprendizagem Identificar várias estratégias competitivas básicas e explicar como elas podem utilizar Tecnologias da Informação para confrontar

Leia mais

Prof. Alessandra Miranda

Prof. Alessandra Miranda Prof. Alessandra Miranda Gestão Estratégica Processo de ação gerencial sistemática e contínua que visa assegurar à Instituição, simultaneamente: (1) senso de direção e continuidade a longo prazo; (2) flexibilidade

Leia mais

Características da Administração Estratégica

Características da Administração Estratégica Características da Administração Estratégica CARACTERISTICAS DA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Orientação Externa de mercado: As organizações precisam ser orientadas externamente em direção a clientes, concorrentes,

Leia mais

O DESAFIO DA RETOMADA DO CRESCIMENTO E O PAPEL DAS LIDERANÇAS. Prof. Luis Augusto Lobão Mendes

O DESAFIO DA RETOMADA DO CRESCIMENTO E O PAPEL DAS LIDERANÇAS. Prof. Luis Augusto Lobão Mendes O DESAFIO DA RETOMADA DO CRESCIMENTO E O PAPEL DAS LIDERANÇAS Prof. Luis Augusto Lobão Mendes CRIANDO BASES PARA COMPETIR EM UM MUNDO SEM FRONTEIRAS 1. 2. 3. 4. Desenvolva o seu modelo de Governança

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORIENTADO PARA MERCADO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORIENTADO PARA MERCADO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORIENTADO PARA MERCADO OBJETIVOS RECURSOS CAPACIDADES COMPETÊNCIAS AJUSTE VIÁVEL OPORTUNIDADES DE MERCADO EM MUDANÇA OBJETIVO MOLDAR E REMODELAR PRODUTOS E NEGÓCIOS LUCROS E CRESCIMENTO

Leia mais

Fiber SISTEMA DE FRANQUIAS

Fiber SISTEMA DE FRANQUIAS Fiber SISTEMA DE FRANQUIAS Apresentação Primeiramente, agradecemos seu interesse em se tornar um franqueado Fiber, uma rede em franca expansão com conceito inovador no ramo de piscinas. Tenha certeza que

Leia mais

Capítulo 9 Estratégia em Portugal

Capítulo 9 Estratégia em Portugal ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Capítulo 9 Estratégia em Portugal João Pedro Couto ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Pensamento Estratégico Formulação da Estratégia Análise do Meio Envolvente Missão, Objectivos e Estratégia

Leia mais

Guia Turístico. História, Cultura, Tradições, Gastronomia, Economia. João Vasconcelos Curso de Empreendorismo no Vale do Sousa

Guia Turístico. História, Cultura, Tradições, Gastronomia, Economia. João Vasconcelos Curso de Empreendorismo no Vale do Sousa História, Cultura, Tradições, Gastronomia, Economia. Oportunidade ou possibilidade O Turismo e a Rota do Românico Os recursos e a empresa Novo negócio, novo mercado, na mesma área Da possibilidade à Oportunidade

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional Maio de 205 Sumário A VIA VAREJO EM RESUMO B POSICIONAMENTO DA VIA VAREJO C DESTAQUES DO T5 2 Sumário A VIA VAREJO EM RESUMO B POSICIONAMENTO DA VIA VAREJO C DESTAQUES DO T5

Leia mais

Prof. Dr. Marco Antonio Pereira

Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Gestão Estratégica Aula 5 Matriz SWOT marcopereira@usp.br ANÁLISE SWOT : PRODUTO FINAL OPORTUNIDADES AMEAÇAS DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO PONTOS FORTES PONTOS FRACOS FUNDAMENTAL OPORTUNIDADES AMEAÇAS ANALISE

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Fonte: Maximiano (2009) Autor Palavras Chave Mintzberg Ansoff Futuro. Decisão. Resultados. Programação. Negócio Atual. Tendências. Decisão. Concorrência. Produtos e serviços. MAXIMIANO

Leia mais

MERCADOS PARA HORTIFRUTI. Análise das Forças de Mercado O QUE É UM MERCADO?

MERCADOS PARA HORTIFRUTI. Análise das Forças de Mercado O QUE É UM MERCADO? MERCADS PARA HRTIFRUTI dílio Sepulcri Edison J Trento QUE É UM MERCAD? Análise das Forças de Mercado Mercados Área geograficamente definida onde compradores e vendedores interagem e determinam o preço

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA FRANQUIA

APRESENTAÇÃO DA FRANQUIA APRESENTAÇÃO DA FRANQUIA A Microfranquia FRVendas faz parte do Grupo Net Branding, que atua no mercado de consultoria e treinamento desde 1998, através de seu diretor Fábio Fiorini, um dos principais especialistas

Leia mais

CARACTERÍSTICAS E ESTRATÉGIAS POR SETOR ECONÔMICO

CARACTERÍSTICAS E ESTRATÉGIAS POR SETOR ECONÔMICO Negócios ambientais Prof. Adriana Gonzaga E ESTRATÉGIAS POR SETOR ECONÔMICO Slide 1 SETOR ECONÔMICO CONCENTRADO Produtos homogêneos; Elevado grau de concentração com poucas empresas responsáveis por grande

Leia mais

Introdução. Sucesso organizacional + Ambiente de Mudança. Adotar uma ESTRATÉGIA. Criar vantagem competitiva sustentada

Introdução. Sucesso organizacional + Ambiente de Mudança. Adotar uma ESTRATÉGIA. Criar vantagem competitiva sustentada Introdução Sucesso organizacional + Ambiente de Mudança Adotar uma ESTRATÉGIA Criar vantagem competitiva sustentada Elemento unificador que dá coerência e direcção às decisões individuais da empresa Introdução

Leia mais

Módulo 3 Estratégia de Melhoria da CV. Desenhar um projeto de melhoria da cadeia. cadeia e estratégia. Análise da

Módulo 3 Estratégia de Melhoria da CV. Desenhar um projeto de melhoria da cadeia. cadeia e estratégia. Análise da Módulo Estratégia de Melhoria da CV Desenhar um projeto de melhoria da cadeia Módulos Delimitação do projeto Análise da cadeia e estratégia Implementação Monitoria 0 Decisão sobre engajamento na promoção

Leia mais

Dinâmica Organizacional

Dinâmica Organizacional Dinâmica Organizacional Estratégia, Missão e Visão Estratégia - Conceito Origem da Palavra estratégia: Strategia = Arte do general Envolver a organização como um todo integrado, relacioná-la com o ambiente,

Leia mais

Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação

Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação Bruno da Costa Feitosa bcfeitosa@gmail.com Resumo Este documento apresenta o planejamento estratégico de uma pequena empresa do ramo

Leia mais

5. ANÁLISE E ESTRATÉGIA AMBIENTAL 5.1. CADEIA DE VALOR

5. ANÁLISE E ESTRATÉGIA AMBIENTAL 5.1. CADEIA DE VALOR 176 5. ANÁLISE E ESTRATÉGIA AMBIENTAL 5.1. CADEIA DE VALOR O escopo competitivo estabelecido por uma organização corresponde ao campo em que a mesma irá atuar: produtos, segmentos, grau de integração vertical

Leia mais

Oportunidade de Negócio: LAPIDAÇÃO DE PEDRAS

Oportunidade de Negócio: LAPIDAÇÃO DE PEDRAS Oportunidade de Negócio: LAPIDAÇÃO DE PEDRAS Maio/2007 1 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO FICHA BÁSICA SEGMENTO: Gemas e Jóias DESCRIÇÃO: Lapidação de pedras de modo geral PÚBLICO ALVO: Joalherias e ourivesarias,

Leia mais

schoolmark O primeiro multicentro de educação e cultura do Brasil

schoolmark O primeiro multicentro de educação e cultura do Brasil O primeiro multicentro de educação e cultura do Brasil Inovar sem correr riscos O projeto tem o objetivo de tornar-se o principal polo de educação e cultura de uma região, a partir do momento da sua inauguração.

Leia mais

Graduação em Administração

Graduação em Administração Graduação em Administração Disciplina: Planejamento Estratégico Aula 7 Cadeia de Valor São José dos Campos, março de 2011 Cadeia de Valor A vantagem competitiva de uma empresa não resulta simplesmente

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA FRANQUIA

APRESENTAÇÃO DA FRANQUIA APRESENTAÇÃO DA FRANQUIA A Microfranquia FRVendas faz parte do Grupo Net Branding, que atua no mercado de consultoria e treinamento desde 1998, através de seu diretor Fábio Fiorini, um dos principais especialistas

Leia mais

PCP Planejamento de Controle da Produção. Aula 04 14/3/2011. Planejamento Estratégico da Produção. Planejamento Estratégico da Produção

PCP Planejamento de Controle da Produção. Aula 04 14/3/2011. Planejamento Estratégico da Produção. Planejamento Estratégico da Produção Para que serve o Planejamento Estratégico? PCP Planejamento de Controle da Aula 04 Profº. Ronaldo Oliveira contato@ronaldooliveira.com.br O planejamento estratégico busca maximizar os resultados das operações

Leia mais

Fundamentos de Gestão

Fundamentos de Gestão Fundamentos de Gestão Escolha estratégica LCI FEUP/FLUP 2009/10 Rui Padrão Vantagens competitivas Escolha da estratégia Identificação de mercado(s) alvo 1 Identificação de mercado(s) alvo: Quem? Que clientes

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NO ORGANOGRAMA DE UMA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NO ORGANOGRAMA DE UMA EMPRESA INSTITUTO MACEIÓ DE EDUCAÇÃO E CULTURA - IMEC FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ - FACIMA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS AFRANIO JORGE/GREICY KELLY/EDSON PRAZERES NAYANNE MESSIAS/ROSEANY LOPES/RUSSINILDO DA SILVA

Leia mais

Análise de Portfólio. Siga-nos em PONTOS DE INTERESSE: Conceito. Matriz BCG. Matriz GE/ McKinsey

Análise de Portfólio. Siga-nos em  PONTOS DE INTERESSE: Conceito. Matriz BCG. Matriz GE/ McKinsey P U B L I C A Ç Ã O N º 2 1 2 2 S E T E M B R O 2 0 1 0 Análise de Portfólio PONTOS DE INTERESSE: Conceito Matriz BCG Matriz GE/ McKinsey Análise de Portfólio é a análise do conjunto de negócios de uma

Leia mais

Professor: Sergio Enabe. 2o. Semestre Estratégia

Professor: Sergio Enabe. 2o. Semestre Estratégia INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO: Administração SÉRIE: 6º/5º semestres TURNO: Diurno/ Noturno DISCIPLINA: Planejamento Operacional: RH e Finanças Professor: Sergio Enabe Estratégia 2o.

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL ANÁLISE SWOT

ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL ANÁLISE SWOT ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL ANÁLISE SWOT ANÁLISE SWOT S W O T -STRENGHTS - WEAKNESSES - OPPORTUNITIES -THREATS Pontos Fortes Pontos Fracos A criação é atribuída a Kenneth Andrewse Roland Christensen(dois

Leia mais

FIDELIZAÇÃO O QUE DÁ CERTO O QUE DEVE SER EVITADO

FIDELIZAÇÃO O QUE DÁ CERTO O QUE DEVE SER EVITADO FIDELIZAÇÃO O QUE DÁ CERTO O QUE DEVE SER EVITADO 1 FIDELIZAÇÃO O QUE FAZER E O QUE EVITAR ULRICH MIELENHAUSEN milo@amcham.com.br ADMINISTRADOR ESPECIALIZ. EM MARKETING GV 1970 RESPONSÁVEL PELA CRIAÇÃO

Leia mais

INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. José Carlos Barbieri POI

INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. José Carlos Barbieri POI INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES Prof. José Carlos Barbieri POI Objetivos da Disciplina: Geral: discutir conceitos, propostas e instrumentos relacionados com os processos de inovação por meio de uma abordagem

Leia mais

Administração de Serviços. Prof. Marcos Cesar

Administração de Serviços. Prof. Marcos Cesar Administração de Serviços Prof. Marcos Cesar A importância dos Serviços na Economia: Grécia Clássica - Importância a educação dos jovens. Serviços deixado de lado, sociedade agrícola e escravocrata. Idade

Leia mais

Sumário resumido. As origens da competição e do pensamento estratégico. Aplicação dos fundamentos da estratégia. Gestão competitiva do conhecimento

Sumário resumido. As origens da competição e do pensamento estratégico. Aplicação dos fundamentos da estratégia. Gestão competitiva do conhecimento Sumário resumido Fundamentos da Estratégia e da Competição CAPÍTULO 1 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO As origens da competição e do pensamento estratégico PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Aplicação

Leia mais

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal. Caso de sucesso em varejo multicanal: Magazine Luiza Flavio Dias Fonseca da Silva

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal. Caso de sucesso em varejo multicanal: Magazine Luiza Flavio Dias Fonseca da Silva Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal Caso de sucesso em varejo multicanal: Magazine Luiza Flavio Dias Fonseca da Silva SOBRE A EMPRESA Foco em bens de consumo: Eletrônicos, eletrodomésticos, móveis,

Leia mais

CONSTRUINDO UMA VANTAGEM COMPETITIVA NA ELABORAÇÃO DOS CUSTOS DOS PRODUTOS

CONSTRUINDO UMA VANTAGEM COMPETITIVA NA ELABORAÇÃO DOS CUSTOS DOS PRODUTOS CONSTRUINDO UMA VANTAGEM COMPETITIVA NA ELABORAÇÃO DOS CUSTOS DOS PRODUTOS Daniel Ribeiro Ramires Resumo: O presente estudo objetiva-se em discutir sobre a importância e as vantagens da gestão estratégica

Leia mais

CADEIA DE VALOR E LOGÍSTICA A LOGISTICA PARA AS EMPRESAS CADEIA DE VALOR 09/02/2016 ESTRATÉGIA COMPETITIVA. (Alves Filho, 99)

CADEIA DE VALOR E LOGÍSTICA A LOGISTICA PARA AS EMPRESAS CADEIA DE VALOR 09/02/2016 ESTRATÉGIA COMPETITIVA. (Alves Filho, 99) CADEIA DE VALOR E LOGÍSTICA Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc A LOGISTICA PARA AS EMPRESAS CADEIA DE VALOR ESTRATÉGIA COMPETITIVA é o conjunto de planos, políticas, programas e ações desenvolvidos

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 2: Análise e diagnóstico do ambiente e objetivos organizacionais 1 SEÇÃO 2.1 ANÁLISE DO AMBIENTE GERAL E DO SETOR 2 Objetivo Coleta de informações Objetivo: Avaliação para

Leia mais

Perguntas para desenvolver um grande Plano de Negócios

Perguntas para desenvolver um grande Plano de Negócios Perguntas para desenvolver um grande Plano de Negócios 1/5 1 - Qual é a sua Visão para o seu negócio? 1.1 - Quais problemas você resolve para os seus clientes? 1.2 - Se a sua empresa fosse perfeita em

Leia mais

Oportunidade de Negócio: BOUTIQUE DE CARNES SUÍNAS

Oportunidade de Negócio: BOUTIQUE DE CARNES SUÍNAS Oportunidade de Negócio: BOUTIQUE DE CARNES SUÍNAS Maio/2007 1 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO FICHA BÁSICA SEGMENTO: Comércio - Agronegócio DESCRIÇÃO: Boutique de Carnes especializada em cortes suínos, com balcão

Leia mais

Gestão da Inovação. Inovação na cadeia produtiva. Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva diegofernandes.weebly.

Gestão da Inovação. Inovação na cadeia produtiva. Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva diegofernandes.weebly. Gestão da Inovação Inovação na cadeia produtiva 1 Referências para a aula BREITBACH, Áurea Corrêa de Miranda; CASTILHOS, Clarisse Chiappini; JORNADA, Maria Isabel Herz da. Para uma abordagem multidisciplinar

Leia mais

As PME s em Moçambique

As PME s em Moçambique MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO Seminário Económico Moçambique Portugal As em Moçambique Por Claire Zimba Existimos para Auditório da Culturgest, 10:40Hrs 11:00Hrs, 17 de Julho de 2015, Lisboa - Portugal

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Teoria Geral da Administração Professora: Daniele Campos Grupo: Cassius Silva Abreu Italo B. Leão Bettega Luiza Cunha de Menezes Natália Souto Pereira Raphael Gebhard Martins

Leia mais

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios Etapas do processo de Administração Estratégica Aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 2 As etapas envolvidas na administração estratégica Etapa 1: Análise do ambiente O processo de administração

Leia mais

Crescimento consistente e rentável

Crescimento consistente e rentável Internacionalização Crescimento consistente e rentável Estratégias: 1.Agregação de Valor 2.Internacionalização Foco Claro Receita Bruta 4.551 20,3% a.a. 3.527 2.603 1.535 196 223 391 458 632 963 1990 1992

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA FRANQUIA

APRESENTAÇÃO DA FRANQUIA APRESENTAÇÃO DA FRANQUIA A Microfranquia FRVendas faz parte do Grupo Net Branding, que atua no mercado de consultoria e treinamento desde 1998, através de seu diretor Fábio Fiorini, um dos principais especialistas

Leia mais

Desenvolvendo Produtos para o Mercado de Flores e Plantas. Prof. Paulo Hercilio Viegas Rodrigues

Desenvolvendo Produtos para o Mercado de Flores e Plantas. Prof. Paulo Hercilio Viegas Rodrigues Desenvolvendo Produtos para o Mercado de Flores e Plantas Prof. Paulo Hercilio Viegas Rodrigues Características do Mercado de Flores Grande variedade de produtos Aumento das produções regionais Distribuição

Leia mais

Profa. Cleide de Freitas. Unidade II PLANO DE NEGÓCIOS

Profa. Cleide de Freitas. Unidade II PLANO DE NEGÓCIOS Profa. Cleide de Freitas Unidade II PLANO DE NEGÓCIOS O que vimos na aula anterior Ideias e Oportunidades Oportunidades x Experiência de mercado O que é um plano de negócios? Identificação e análise de

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional Novembro de 204 Sumário A VIA VAREJO EM RESUMO B POSICIONAMENTO DA VIA VAREJO C DESTAQUES DO 3T4 2 Sumário A VIA VAREJO EM RESUMO B POSICIONAMENTO DA VIA VAREJO C DESTAQUES DO

Leia mais

Capítulo 8 Desenvolvimento Empresarial

Capítulo 8 Desenvolvimento Empresarial ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Capítulo 8 Empresarial João Pedro Couto ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Pensamento Estratégico Formulação da Estratégia Análise do Meio Envolvente Missão, Objectivos e Estratégia Produtos-Mercados

Leia mais

Mudanças no Setor Aéreo: Novas Concessões e Resoluções

Mudanças no Setor Aéreo: Novas Concessões e Resoluções Mudanças no Setor Aéreo: Novas Concessões e Resoluções Infraero: Reestruturação Societária Workshop de Logística e Transportes da Fiesp 24 de Maio de 2016 Agenda 1. Institucional 2. Efeitos das concessões

Leia mais

ESTRATÉGICAS ORGANIZACIONAIS

ESTRATÉGICAS ORGANIZACIONAIS ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICAS ORGANIZACIONAIS Carga horária (Semanal) Semestre 4 5 OBJETIVO: Capacitar o aluno a elaborar um plano estratégico de baixa complexidade EMENTA: A disciplina enfoca a importância

Leia mais

Classificação dos Sistemas de Informação

Classificação dos Sistemas de Informação Sistemas de Informação Classificação dos Sistemas de Informação O que veremos? Estaremos examinando o tipo de sistema de apoio à decisão. E, também, o tipo de sistema de informação estratégico. É o sistema

Leia mais

Estratégia de Operações

Estratégia de Operações Estratégia de Operações Prof. MSc. Hugo J. Ribeiro Junior Engenharia de Produção - 9º período Janeiro de 2011 SUMÁRIO 1. Introdução; 2. Competências Essenciais; 3. Prioridades Competitivas; 4. Estratégia

Leia mais

ADM. Professor Douglas Pereira da Silva. DPS Gestão Negócios ADM

ADM. Professor Douglas Pereira da Silva. DPS Gestão Negócios ADM ADM Gestão de Negócios Professor Douglas Pereira da Silva 1 A constituição do talento humano Conhecimento SABER Aprender a aprender Aprender continuadamente Aumentar o conhecimento Habilidade SABER FAZER

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II Turmas: Marketing, Tecnologia Da Informação e Gestão Ambiental Prof. Milton Farina Segundo Semestre Aula do dia 31/08/2010 Livro: Administração de Marketing -Kotler/ Keller

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO, O QUE É?

PLANO DE NEGÓCIO, O QUE É? PLANO DE NEGÓCIO P l a n o d e N e g ó c i o é u m documento capaz de mostrar toda a viabilidade e estratégias do negócio, do ponto de vista e s t r u t u r a l, a d m i n i s t r a t i v o, estratégico,

Leia mais

Éverton Saulo Silveira

Éverton Saulo Silveira Éverton Saulo Silveira Everton Saulo Silveira - Administração UFSJ - MBA Gestão de Negócios e Marketing - Trainer em Programação Neurolinguística - Master em Programação Neurolinguística - Practitioner

Leia mais

Unidade II TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO. Prof. Me. Livaldo dos Santos

Unidade II TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO. Prof. Me. Livaldo dos Santos Unidade II TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS Prof. Me. Livaldo dos Santos Objetivos Ferramentas para análise dos processos Etapas do Processo de Racionalização Outras técnicas de apoio à melhoria

Leia mais

QUALIDADE. Nossas massas são preparadas a base de batata e com farinha de trigo de 1ª qualidade;

QUALIDADE. Nossas massas são preparadas a base de batata e com farinha de trigo de 1ª qualidade; EMPRESA Aliando mais de 20 anos de experiência no segmento gastronômico, com mais de 20 anos de experiência no sistema de franchising. Assim nasceu a Coxinha du Chef, suprindo a grande carência de produtos

Leia mais

BNP Paribas Cardif do Brasil ultrapassa R$ 1,4 bi de faturamento

BNP Paribas Cardif do Brasil ultrapassa R$ 1,4 bi de faturamento PRESS RELEASE BNP Paribas Cardif do Brasil ultrapassa R$ 1,4 bi de faturamento Nos últimos sete anos, a companhia deu um salto de 472%, e mantém crescimento médio de 34% ao ano Lucro antes dos impostos

Leia mais

Índice CONCEITOS E FUNDAMENTOS. Parte I. Capítulo 1 A natureza do problema estratégico 21

Índice CONCEITOS E FUNDAMENTOS. Parte I. Capítulo 1 A natureza do problema estratégico 21 Índice Introdução 15 Parte I CONCEITOS E FUNDAMENTOS Capítulo 1 A natureza do problema estratégico 21 1. Introdução 21 2. A estratégia deve assegurar a satisfação equilibrada das diversas legitimidades

Leia mais

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC Quais indicadores podem ser utilizados para avaliar um sistema operacional? Alguns Exemplos de Indicadores Qualidade; Eficiência Operacional; Grau de Inovação; Superávit;

Leia mais

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área Visão por meio das atividades de valor) Preço Prazo Assistência Técnica Modelo de gestão Análise de aspectos políticos governamentais, econômicos e legais Planejamento estratégico Orçamento empresarial

Leia mais

RB Distribuidora Distribuição Total

RB Distribuidora Distribuição Total RB Distribuidora Distribuição Total Breve Histórico Fundação Teresina-PI Abertura filial em Fortaleza Transferência da sede para Fortaleza Fim da atividade Atacadista e foco na distribuição especializada

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM

A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM A embalagem é o principal elemento de conexão entre consumidor, o produto e a marca. Ela é um grande diferencial competitivo e agrega valor ao produto e impulsiona sua venda.

Leia mais

Estratégia de Negócios no Mundo Real

Estratégia de Negócios no Mundo Real Estratégia de Negócios no Mundo Real sua estratégia pode estar errada? André T Arrivabene PMP, PgMP, SCPM, MSP VAMOS COMEÇAR COM UM RÁPIDO EXERCÍCIO: Resuma a estratégia de sua empresa em 1 parágrafo foco

Leia mais