QUEM DIZ QUE O ENSINO PARTICULAR É MELHOR QUE O PÚBLICO?RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUEM DIZ QUE O ENSINO PARTICULAR É MELHOR QUE O PÚBLICO?RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA"

Transcrição

1 QUEM DIZ QUE O ENSINO PARTICULAR É MELHOR QUE O PÚBLICO?RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA BALDIN, Fernanda UTP f_chichorro@hotmail.com PEDRA, Nylcéa UFPR npedra@hotmail.com Resumo Eixo temático: Formação de Professores e Profissionalização Docente Agência financiadora: não contou com financiamento O presente artigo é resultado das reflexões feitas pelos acadêmicos do 5º. período do Curso de Letras da Universidade Tuiuti do Paraná, regularmente matriculados na disciplina Estágio II - Língua Espanhola Ensino Fundamental e Médio no primeiro semestre de Entendendo que a experiência da prática de ensino é condição sine qua non para a formação dos licenciados, apresentada no artigo 65 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e conhecendo a banalização que pouco a pouco foi se instaurando na disciplina com a redução da carga horária dos cursos de Licenciatura nas Universidades particulares, bem como pela redução do número de escolas que oferecem o espanhol como língua estrangeira em sua grade curricular para o Ensino Fundamental e Médio, propusemos uma modalidade de prática que possibilitou o contato dos discentes com duas realidades de ensino bastante diversas: a de uma escola particular e a de uma escola pública, a do espanhol inserido no ensino regular escola particular - e no ensino extra-curricular dos CELEMS escola pública. Além disso, os alunos puderam conhecer e discutir as novas organizações pedagógicas, como o enfoque por projetos e a interdisciplinaridade, e as novas metodologias de ensino da língua estrangeira, especialmente o trabalho com os gêneros textuais, questionando a sua utilização nas escolas visitadas. Concluído o período de prática docente, os alunos avaliaram as realidades que vivenciaram. Ao estabelecer paralelos entre os espaços, os conteúdos, os docentes e os discentes das duas realidades, puderam reconsiderar a premissa, instaurada em muitos contextos, de que o ensino particular é sempre melhor que o público. Palavras-chave: prática de ensino de língua espanhola ensino particular ensino público Introdução Das Leis e da organização regimental do Estágio Supervisionado no Curso de Letras.

2 2982 Sabe-se que os estágios supervisionados são, no contexto das Licenciaturas, experiência obrigatória pela qual devem passar os acadêmicos para estar habilitados a atuar como docentes na sua área de formação. A obrigatoriedade da prática de ensino para a conclusão da Licenciatura registra-se na Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96: Título IV Dos profissionais da Educação Art.65. A formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, trezentas horas. (grifo nosso) No entanto, a mesma Lei em seu artigo 82, revogado pela Lei no , de 2008 prevê que os sistemas de ensino estabeleçam as normas de realização de estágio 1. Contemplando-se a abertura dada pelo artigo 82 que não exclui a obrigatoriedade das 300 horas mínimas de prática de ensino com a realidade do ensino superior privado no Brasil, a pergunta que nos vem à mente é como cumprir estas horas de estágio em currículos cada vez mais enxutos que, no caso específico da Licenciatura dupla em Letras, reduziu-se, em muitas instituições de ensino superior, a três anos. Tal enxugamento reflete-se indiscutivelmente na formação dos futuros docentes. Algumas deficiências da formação de professores que encontramos são a superficialidade no tratamento dos conhecimentos; a falta de proficiência na língua estrangeira dos alunos, mesmo no final da faculdade; a ausência de reflexão crítica sobre a posição e os papéis do professor e a falta de maturidade que o discente que passa a ser docente possui. No Regimento para a orientação do Estágio Supervisionado da Universidade Tuiuti do Paraná consta que a duração dos estágios no Curso de Licenciatura em Letras - dupla habilitação - obedece a Resolução CNE/CP 2 de 19 de fevereiro de 2002, publicada no Diário Oficial da União em 4 de março de Seção 1, p. 9, que institui a duração e carga horária dos cursos de Licenciatura de Graduação de formação de professores da Educação Básica em nível superior. A saber: Art. 1º A carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, será efetivada mediante a integralização de, no mínimo, 2800 (duas mil e oitocentas) horas, nas quais a articulação teoria-prática garanta, nos termos dos seus projetos pedagógicos, as seguintes dimensões dos componentes comuns: I (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso; 1 Art. 82. Os sistemas de ensino estabelecerão as normas de realização de estágio em sua jurisdição, observada a lei federal sobre a matéria.

3 2983 II (quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso; (grifo nosso) III (mil e oitocentas) horas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza científicocultural; IV (duzentas) horas para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais. Com base na obrigatoriedade das quatrocentas horas de estágio curricular supervisionado o Currículo de 2006 do curso de Letras aparece assim organizado: PERÍODOS QUARTO (ESTÁGIO I) QUINTO (ESTÁGIO II) SEXTO (ESTÁGIO DE APROFUNDAMENTO METODOLÓGICO 2 ) Ensino Ensino NÍVEL DE Fundamental Fundamental Ensino Médio/ Ensino Fundamental/ ENSINO (3º e 4º ciclo) e (3º e 4º ciclo) e Educação Especial/ EAD/ CELEM Ensino Médio Ensino Médio LÍNGUA Língua Portuguesa Língua Estrangeira Portuguesa e Língua Estrangeira CARGA HORÁRIA 144 Horas 144 Horas 144 Horas Verifica-se que a carga horária dos estágios totaliza 432 horas/aula. Destas, 356 são destinadas a práticas reflexivas em ambientes de ensino-aprendizagem, restando 76 horas de atividades teórico/práticas em oficinas, colóquios e palestras na universidade e em atividades extraclasse como complementação teórica às atividades práticas organizadas e à carga horária. A aparente grande carga horária destinada à prática de ensino, contudo, vê-se distribuída em três projetos investigativos, com as seguintes cargas horárias: PROJETOS Projeto I Administração OBJETIVOS Caracterizar a instituição de ensino, sua filosofia forma de gestão e encaminhamentos didáticos. Perceber a concepção institucional CARGA HORÁRIA 5 horas aula 2 O Estágio de Aprofundamento Metodológico será um momento prático reflexivo, no qual o acadêmico deverá aprofundar seus conhecimentos na Educação Básica ou investigar, em locais específicos, o ensino/aprendizagem na educação especial, educação de jovens e adultos ou em centros de língua estrangeira moderna.

4 2984 Escolar Projeto II - A realidade de sala de aula por meio de observação e participação Projeto II - Regências para o ensino de Língua, bem como a metodologia escolhida no projeto político pedagógico. Conviver com ambiente administrativo de uma instituição de ensino: secretaria, biblioteca, cantinas, entre outros. Observar as formas de ensino/aprendizagem de língua em sala de aula; acompanhar a prática docente e perceber a metodologia e a concepção de linguagem adotada pelo professor e sua equivalência ao método; perceber o comportamento do aluno frente ao ensino aprendizagem de língua; interagir em situações reais de ensino/aprendizagem. Elaborar planos de aula, de acordo com conteúdo solicitado durante as observações pelo professor regente da escola/colégio conveniado; pesquisar métodos e técnicas de ensino aprendizagem compatíveis com a realidade escolar e a faixa etária do aluno; elaborar material didático para utilização em sala de aula; reger um total de 4 horas aula na disciplina de Língua Portuguesa/Estrangeira em séries ou ciclos distintos conforme o estágio em questão;elaborar dossiê de estágio para entrega ao professor orientador/supervisor dos estágios. (grifo nosso) 16 horas 35 horas É indiscutível que o estágio de observação da Administração Escolar, a coregência e a elaboração das aulas são etapas fundamentais a serem cumpridas pelo acadêmico para a sua inserção no ambiente escolar. Parece-nos, porém, que limitar a sua regência a oito horas aula (quatro no Ensino Fundamental e quatro no Ensino Médio) é restringir o momento central e caracterizador da sua formação: a prática docente. As experiências relatadas neste artigo são vividas nesta realidade curricular e, embora tenhamos em mente uma série de outras propostas para a realização de uma prática docente mais efetiva nos Cursos de Letras, sabemos que a sua concretização depende de outra série de decisões, muito mais políticas que educativas. Deste modo, organizamos as Práticas de Ensino de Língua Espanhola (Ensino Fundamental e Médio) seguindo o projeto proposto pela Universidade, considerando que o acadêmico, durante a sua prática docente, deveria conhecer diferentes universos de atuação. Desenvolvimento A língua espanhola na escola. A obrigatoriedade do ensino de uma língua estrangeira a partir do 6º. ano do Ensino Fundamental aparece registrada no Artigo 26 5 da LDB 9394/96: Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição. (grifo nosso)

5 2985 Também a continuidade de sua oferta e a de outra língua estrangeira, segundo a disponibilidade da instituição, durante o Ensino Médio, conforme registro do Artigo 36, parágrafo III: será incluída uma língua estrangeira moderna, como disciplina obrigatória, escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em caráter optativo, dentro das disponibilidades da instituição. (grifo nosso) Historicamente sabemos que a escolha da comunidade escolar tem sido, majoritariamente, pela língua inglesa. O papel hegemônico desta língua nas trocas econômicas, sociais e culturais internacionais pode parecer justificar tal escolha, dada a preocupação do Ministério da Educação e da sociedade em geral - pela formação de alunos que possam se inserir no mundo do trabalho e da comunicação. Afirmamos isso porque uma das grandes justificativas se não a maior pela opção pela língua inglesa é a necessidade desta língua para o mercado de trabalho. Todavia não acreditamos que esta justificativa seja válida em todos os contextos e possa excluir outras opções (que não se resumiriam ao espanhol). No que cabe a oferta de outra língua estrangeira na grade curricular regular do Ensino Médio basta uma rápida aproximação às escolas para ver a sua pouca efetivação. O que se tem criado cada vez com mais frequência tanto em instituições públicas quanto em particulares são os Centros de Línguas, que se dedicam ao ensino de idiomas em contra-turno escolar. A sanção da Lei no , no dia 05 de agosto de 2005, tornando obrigatório o ensino da língua espanhola nas escolas públicas e privadas de nível Médio, gerou a expectativa de que a oferta desta disciplina se ampliasse no âmbito escolar. Não obstante, faltando pouco mais de um ano para a conclusão do tempo previsto para sua implantação, o que se verifica não é o crescimento da sua oferta regular, mas sua redução. Tampouco cremos que este panorama mudará com a conclusão do período de implantação da Lei, uma vez que já no artigo 1º. destaca-se que a escola é obrigada a oferecer a disciplina, estando vinculada sua abertura à matrícula, que é facultativa para o aluno, ou seja, a oferta é obrigatória, mas não a abertura de turmas. Assim, a garantia de oferta pela Lei só se converte em abertura de turma se há interessados em estudar outra língua, que não inglês. Nesse ponto também entraria a

6 2986 comunidade escolar, a promover outras línguas, o que normalmente não acontece. Comumente, então, só a motivação pré-existente dos alunos para o estudo dessas outras línguas funcionaria para a abertura de turmas. Nestes cinco anos em que supervisionamos as práticas de ensino de língua estrangeira, observamos o progressivo desaparecimento da oferta de língua espanhola no Ensino Fundamental da rede pública alegado pela sua obrigatoriedade no Ensino Médio e o seu reduzido número nas escolas particulares. Em contrapartida, constatamos a sua expansão no Ensino Médio, muito mais no contexto extra-curricular (nos CELEMS e Centros de Línguas) que nas grades horária. Esta realidade nos impõe outra série de limitações para a realização das práticas didáticas dos nossos discentes. Ao reduzido número de escolas que ofertam a língua na etapa fundamental, soma-se o pequeno número de aulas a ela atribuído, não mais que duas horas/aula semanais. No Ensino Médio, ainda que haja uma maior abrangência de oferta, o tempo de aula no ensino regular também é de duas horas/aula semanais e de três, nos centros de línguas. Com este panorama, para realizar o estágio dos acadêmicos do 5o. período do Curso de Letras regularmente matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado II (Língua Estrangeira, Ensino Fundamental e Médio), fundamentamo-nos na Resolução CNP/CP 1, de 19 de fevereiro de 2002, ao referenciar no art. 14, a flexibilidade que cada instituição tem de adotar a construção de projetos inovadores e próprios, bem como no parágrafo único do art. 4º., no qual se descreve que a aprendizagem deverá ser orientada pelo princípio metodológico geral, que pode ser traduzido pela açãoreflexão-ação e que aponta a resolução de situações-problema como uma das estratégias didáticas privilegiadas. Deste modo, propusemos que os acadêmicos desenvolvessem as quatro aulas previstas pelo regimento em cada uma das modalidades tomando como eixo norteador o uso dos gêneros textuais, proposta dos PCN+: A análise de textos de diferentes gêneros (slogans, quadrinhos, poemas, notícias de jornal, anúncios publicitários, textos de manuais de instrução, entre outros), vazados em língua estrangeira, permite a consolidação do conceito e o reconhecimento de que

7 2987 um texto só se configura como tal a partir da articulação de determinados elementos, de uma intencionalidade, explícita ou não, e de um contexto moldado por variáveis socioculturais. (p. 93) Os materiais desenvolvidos foram adequados à faixa etária e ao conhecimento dos alunos de cada etapa, já que os discentes fizeram observações nas turmas antes da preparação dos materiais. Passamos a relatar alguns dos resultados alcançados. Duas escolas, duas realidades. Com o intuito de que os alunos tivessem a oportunidade de experimentar a realidade docente tanto no ensino particular quanto no público ainda que em dois contextos muito específicos - e que também tivessem a experiência da regência regular e a extra-curricular, propusemos-lhes o estágio em sala de aula regular, no Ensino Fundamental, e no CELEM, no Ensino Médio. A instituição escolhida para a realização das práticas de Ensino Fundamental foi a Escola Bambinata, localizada na rua Dr. Leão Mocelin, no Bairro de Santa Felicidade. Com uma política pedagógica construída no enfoque por projetos, propõem-se desenvolver o ensino interdisciplinar, conduzido por projetos de interesse dos alunos: Em nossa concepção de educação, a Escola tem por função pedagógica trabalhar com o conhecimento em sua dimensão prática / teórica, dirigir e organizar esse processo.assim, professor e aluno interagem com o objetivo do conhecimento para que progressivamente internalize os Pilares Fundamentais de sua Educação, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a aprender. Entre as propostas pedagógicas da escola, está a progressiva eliminação do material didático convencional, substituindo-o por materiais elaborados por professores e alunos ao longo dos projetos propostos. Em língua espanhola, ainda utiliza o livro didático Interacción, da editora FTD, para apoio dos conhecimentos gramaticais a serem desenvolvidos em paralelo com a realização do projeto proposto para cada série. Atualmente, a língua espanhola encontra-se vinculada ao projeto Linguagens, junto

8 2988 com a língua portuguesa e a inglesa e caminha rumo à construção de seus próprios materiais. Antes da imersão no universo escolar, constatou-se a necessidade de que os discentes em prática tivessem uma série de discussões sobre o ensino por projetos, que foram realizadas nas aulas de Prática de Ensino da Universidade. Neste período, também foram instruídos a desenvolver um pequeno projeto dentro do grande projeto desenvolvido pela escola. Durante as suas quatro aulas de regência deveriam dar início e fim a ele observando o tipo textual de cada série, a saber: as 5as. séries, os textos informativos; as 6as séries, os textos descritivos; as 7as. séries, os narrativos e para as 8as., os textos de mídia. Entendemos que essa separação não segue nem as normas de gênero, nem de tipo de texto, visto que os textos informativos podem ter descrição e narração e, por vezes até mesmo algo de argumentação. E os textos informativos e narrativos apresentam-se sob gêneros diversos, bem como os textos de mídia. Utilizamos e problematizamos nas nossas reflexões essas nomenclaturas porque são as usadas na escola. Além da proposta bastante inovadora em seu modelo pedagógico, a escola conta com uma estrutura física bastante satisfatória. As turmas não têm mais que 25 alunos em salas de aula que dispõem de vários recursos tecnológicos. Por tratar-se de uma escola de ensino regular, os alunos têm idades bastante próximas, em conformidade com a série em que estão, havendo alguns poucos desperiodizados que conformam o quadro de alunos em inclusão. A distribuição das aulas de língua espanhola é feita de modo diferente para os primeiros e últimos anos de Ensino Fundamental. Os alunos de 5ª. e 6ª. séries têm dois encontros semanais de 45 minutos, enquanto os alunos de 7ª. e 8ª. têm apenas um, de também 45 minutos. A instituição escolhida para a realização das práticas de Ensino Médio foi o Colégio Paulo Leminski que integra a rede estadual de ensino do Estado do Paraná. Neste colégio, a língua espanhola não é oferecida na grade curricular, mas no CELEM. Funcionando nos períodos tarde e noite, está aberto para alunos e comunidade em encontros de duas vezes por semana, com duração de uma hora e meia cada. Ao contrário da Escola Bambinata, as turmas são grandes e heterogêneas e a ausência de um controle de assiduidade exige o comprometimento dos alunos com a sua frequência.

9 2989 O Colégio Paulo Leminski sempre foi reconhecido como modelo na rede estadual. Em parte pelo seu espaço físico, as salas pequenas recebem no máximo 25 alunos realidade bastante diferente de outras escolas estaduais todo o espaço é bem mantido por professores e alunos, sem pichações, lixo fora de lugar ou desordem; mas muito mais pelo comprometimento dos seus professores e por um projeto pedagógico bastante reflexivo. Nele não encontramos as teorias de aprendizagem mais atuais, como as propostas pela Escola Bambinatta, mas ainda assim há a preocupação de um ensino coerente e de qualidade em uma instituição pública: Defendemos na nossa escola alguns princípios fundamentais: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Igualdade de oportunidades não é só o aumento quantitativo de ofertas, mas também a ampliação do atendimento com garantia da manutenção da qualidade. Qualidade que não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais. O desafio que se coloca é propiciar uma qualidade para todos. Buscamos dois tipos de qualidade a formal ou técnica e a política. A primeira enfatiza os instrumentos e os métodos, a técnica. A segunda, a qualidade política é condição fundamental da participação. Está voltada para os fins, valores e conteúdos. A qualidade centra-se no desafio de manejar os instrumentos adequados para fazer a história humana. A qualidade formal está relacionada com a qualidade política e esta depende da competência dos meios. A escola que queremos tem obrigação de evitar de todas as maneiras possíveis a repetência e a evasão. Tem que garantir um desempenho satisfatório de todos. Qualidade para todos é mais do que garantir o acesso é preciso garantir a permanência dos que ingressam. Qualidade implica consciência crítica e capacidade de ação, saber e mudar. Neste contexto educativo se insere o ensino da língua espanhola do CELEM. Com os objetivos programáticos para cada nível apresentado na proposta do colégio o curso de língua espanhola tem duração de dois anos, com dois semestres básicos e dois intermediários. As aulas são realizadas com material didático preparado pela professora regente que afirma unir de cada método o que há de mais interessante. No semestre em que realizamos a prática estavam em funcionamento os níveis Básico I e II. Propusemos, portanto, o desenvolvimento de 4 aulas a partir das grandes tipologias textuais: descrição (para o Básico I) e narração (para o Básico II), também construídos e discutidos na disciplina, antes de desenvolvidos na sala de aula. Depois de apresentar, mesmo que em linhas gerais, os dois espaços onde foram desenvolvidas as práticas, parece-nos importante recuperar a voz de algumas personagens importantes deste projeto: nossos discentes (professores estagiários). São eles que responderão a pergunta-título deste artigo.

10 2990 Quem diz que o ensino particular é melhor que o público? Terminado o período de prática docente, realizamos uma série de seminários para a avaliação do trabalho desenvolvido. Afinal, foram incorporadas à prática realidades até então não vividas por nossos acadêmicos. Interessava-nos saber o que haviam apreendido dos diferentes contextos de aprendizagem. As respostas que encontramos foram bastante surpreendentes. Reproduzimos o testemunho de uma das acadêmicas que nos confirma uma compreensão muito pertinente da atividade que lhes foi proposta: Cuando llega el momento de salir del aula de la facultad para las prácticas en los colegios tenemos muchas expectativas, y la oportunidad de hacerlas en dos ambientes, la escuela privada y la pública, rompió paradigmas hasta entonces internalizados. Las prácticas en las escuelas públicas apuntan siempre para la dificultad en todos los ámbitos, mientras en la escuela privada abunda la calidad. Pero ni todo lo que parece lo es, y la experiencia en el aula nos sorprendió. A primeira constatação feita pelos acadêmicos foi a da motivação. São consensuais em afirmar que os alunos do CELEM são muito mais interessados no aprendizado da língua que os da Escola de Ensino Fundamental. Certamente a faixa etária e a não obrigatoriedade de participação contribuem para esta postura. No entanto, vale ressaltar que em alguns grupos do turno da tarde, predominavam os alunos do Ensino Fundamental e Médio e as aulas eram muito mais participativas que no ensino regular, no qual se constatou muita indisciplina: Con sorpresa observé que la indisciplina y la falta de respeto fueron más evidentes en la escuela particular que en la escuela pública, donde, teóricamente, el alumnado es más carente. Questionados sobre a que atribuíam esta diferença no comportamento dos alunos, também foram unânimes ao responder: na conduta do professor. Parece-nos, porém, bastante radical a atribuição de importância total ao professor. A aprendizagem requer outros fatores e componentes igualmente importantes. Sabemos da importância da postura didática do docente para a boa condução de sua aula embora não seja o único fator para aula adequada - que foi também percebida

11 2991 pelos acadêmicos nos períodos de observação e co-regência registrados em considerações como as que reproduzimos: Creo que esta indisciplina se debe a un motivo: los alumnos están acostumbrados con su profesora que no se impone y les permite ciertos comportamientos dentro del aula. ( ) Comparando estas prácticas con las realizadas en una Escuela pública también para alumnos de la 6ª serie, queda claro para mí que la postura más rígida de la profesora es esencial para el buen funcionamiento de las clases. En esa ocasión no hubo indisciplina y los alumnos prestaron mucha más atención a las clases que en la escuela particular. Comparando ahora las clases en la Escuela Bambinata con las clases dadas en el CELEM, La profesora regente colaboró en el andamiento de las clases y pude comprobar el respeto que los alumnos tienen hacia su persona. No caso do ensino de língua estrangeira, soma-se ao desempenho didático, o conhecimento e desempenho lingüístico, bem como as posturas metodológicas do professor para o ensino da língua alvo. Rompendo, mais uma vez, o paradigma de que nas escolas particulares estão os melhores alunos e os melhores professores, os acadêmicos encontraram uma profissional linguística e teoricamente mais bem preparada no ensino público que no privado: Durante las observaciones de la enseñanza fundamental nos deparamos con un docente sin preparo y condiciones de ministrar una clase, se notaban las dificultades del profesor en la oralidad, lectura y escrita, hablando una lengua que no era ni español ni portugués. Lo sorprendente fueron las prácticas en la enseñanza media en la escuela pública. El profesor se desarrollaba perfectamente en las cuatro habilidades en lengua, tenía una propuesta de enseñanza que estaba incluida en el proyecto político-pedagógico de la institución y un material preparado con lo que había de más adecuado para ministrar las clases. Era visible el compromiso y el preparo de las clases por parte del profesor, además de la preocupación con el aprendizaje de los alumnos.

12 2992 comprobé también que hay por parte de ciertos profesores una actitud más positiva demostrada por la dedicación y empeño con que llevan a cabo su misión y que hace con que superen parcialmente algunas deficiencias de formación en E/LE. Y también, profesores que tienen bastantes dificultades con fosilización, interferencias y errores lexicales y gramaticales que perjudican el aprendizaje de los alumnos. Trazidos todos estes argumentos pudemos discutir com os discentes a importância do elemento presente em todos eles: o professor. Esta figura, muitas vezes esquecida pelo protagonismo que métodos, espaços e discentes assumiram nos estudos sobre as práticas escolares é imprescindível para a criação de um ambiente propício ao aprendizado. Antes disso, ele mesmo tem que ser um aprendiz, alguém que sabe refletir a sua prática e a sua formação de maneira crítica. Só assim compreenderemos que o que se ensina e como se ensina são reflexo de quem ensina. Considerações finais As constatações relatadas pelos discentes possibilitaram uma rica e profunda reflexão sobre as suas futuras atuações como docentes. Mais do que vivenciar o ambiente escolar e a rotina de uma sala de aula seguindo a obrigatoriedade acadêmica, foram capazes de ser observadores e avaliadores da práxis de outros docentes. E delas, certamente o maior aprendizado foi o de que os professores são figuras essenciais nas relações de ensino e aprendizagem e que da sua postura e de seu comprometimento também depende o sucesso do que se propõem a ensinar, independente do lugar onde ocorra. REFERÊNCIAS BRASIL. Lei no. 20/12/96. estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, v. CXXXIV, no. 248, de 23/12/96, p , 23/12/1996. Seção 1. MEC.CNE. Resolução CNE/CP 2, de 19/02/02. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da educação Básica em nível superior. Brasília: MEC. PCN + : Orientações complementares ao Parâmetros Curriculares Nacionais (Linguagens, códigos e suas tecnologias). Disponível em: < Acesso em 02.jun.2009

13 2993 V.A. Projeto pedagógico do Colégio Estadual Paulo Leminski. Curitiba, fevereiro de V.A. Projeto pedagógico da Escola Bambinata. Curitiba, 03 de março de 2007.

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Manual do Estágio Supervisionado Curso de Graduação - Licenciatura em História MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Conforme legislação em

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR APROVADO PELA RESOLUÇÃO

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010 O Diretor das Faculdades Integradas Campo Grandenses, no uso de suas atribuições regimentais e por decisão dos Conselhos Superior, de Ensino, Pesquisa, Pós Graduação e Extensão e de Coordenadores, em reunião

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUARUJÁ 2013 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio

Leia mais

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso AUTO-AVALIAÇAO INSTITUCIONAL DO CURSO DE PEDAGOGIA FACED-UFAM / Professores Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso Objetivos do Curso 01 - Tenho conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso.

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DO ISEI RESOLUÇÃO Nº 01/ 2007, DE 29 DE JUNHO DE 2007

CONSELHO SUPERIOR DO ISEI RESOLUÇÃO Nº 01/ 2007, DE 29 DE JUNHO DE 2007 CONSELHO SUPERIOR DO ISEI RESOLUÇÃO Nº 01/ 2007, DE 29 DE JUNHO DE 2007 Aprova o regulamento dos Estágios Supervisionados dos cursos de Graduação - Licenciaturas do ISEI. O Presidente do Conselho Superior

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Instituto Superior de Educação - ISE

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Instituto Superior de Educação - ISE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 Do estágio curricular supervisionado A modalidade de Estágio Supervisionado é uma importante variável a ser considerada no contexto de perfil do egresso. A flexibilidade prevista

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º Este Regulamento disciplina as atividades do Estágio Curricular Supervisionado,

Leia mais

Faculdade de Alta Floresta - FAF REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF

Faculdade de Alta Floresta - FAF REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF Alta Floresta/2011 Sumário DA FINALIDADE E DA COORDENAÇÃO 03 DOS OBJETIVOS 04 DO CURRÍCULO E DA CARGA HORÁRIA

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SAÚDE MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PÓS-GRADUAÇÃO

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SAÚDE MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PÓS-GRADUAÇÃO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SAÚDE MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenador Geral de Estágio: Prof. Ricardo Constante Martins

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DA PUCRS

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DA PUCRS NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DA PUCRS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS: Habilitações: Língua Portuguesa e respectivas Literaturas Língua Espanhola e respectivas

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012 SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2º Semestre de 2012 COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenadoria Geral de Estágios Prof. Ricardo Constante Martins Coordenador

Leia mais

Estágio Supervisionado Educação Básica - Matemática

Estágio Supervisionado Educação Básica - Matemática Estágio Supervisionado Educação Básica - Matemática Não se pretende que o estágio se configure como algo com finalidade em si mesmo, mas sim que se realize de modo articulado com o restante do curso. Para

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, BACHARELADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das disposições gerais O presente documento

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento normatiza as atividades do Estágio Supervisionado em Publicidade e Propaganda

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA CREDENCIAMENTO: Decreto Publicado em 05/08/2004 RECREDENCIAMENTO: Decreto Publicado em 15/12/2006

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA CREDENCIAMENTO: Decreto Publicado em 05/08/2004 RECREDENCIAMENTO: Decreto Publicado em 15/12/2006 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG (Ato de Aprovação: Resolução do Reitor Nº 47/2010 de 30/04/2010) Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO 1) UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE ITABERAÍ CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO REGULAMENTO Itaberaí/2012 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE ITABERAÍ CURSO DE

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS TELÊMACO BORBA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA Telêmaco Borba,

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Responsável pelo preenchimento das informações: HELIANE

Leia mais

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia 1. Componentes curriculares O currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia engloba as seguintes dimensões. 1.1. Conteúdos de natureza teórica Estes conteúdos

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

MANUAL DO ALUNO (A) ATIVIDADES COMPLEMENTARES/ESTUDOS INDEPENDENTES

MANUAL DO ALUNO (A) ATIVIDADES COMPLEMENTARES/ESTUDOS INDEPENDENTES A formação complementar é fruto da participação do aluno, durante o período de realização do seu curso superior, em atividades que não estão inseridas na grade curricular, mas que reconhecidamente contribuem

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO INTRODUÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) Articulação com o Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Projeto Político Pedagógico Indissociabilidade entre ensino, pesquisa

Leia mais

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO 1º N1 1. Espaços e Práticas Culturais 40h N1 2. Oficina de Artes Visuais 80h N1 3. Prática de Leitura e escrita 80h

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA RESOLUÇÃO Nº 03/2011 Fixa normas para o Estágio Supervisionado em

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DEFINIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS Art. 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar o Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

ESTÁGIO DOCENTE DICIONÁRIO

ESTÁGIO DOCENTE DICIONÁRIO ESTÁGIO DOCENTE Ato educativo supervisionado realizado no contexto do trabalho docente que objetiva a formação de educandos que estejam regularmente frequentando cursos e/ou programas de formação de professores

Leia mais

UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA DE VARIÁVEIS RELACIONADAS A CURSOS DE MATEMÁTICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA DE VARIÁVEIS RELACIONADAS A CURSOS DE MATEMÁTICA NO ESTADO DE SÃO PAULO UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA DE VARIÁVEIS RELACIONADAS A CURSOS DE MATEMÁTICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Marcelo Dias Pereira 1 Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Faculdades Integradas de Ribeirão

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

F A C I C FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO

F A C I C FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO (deve ser emitido em papel timbrado da Escola) ATESTADO DE DOCÊNCIA* Atesto, para os devidos fins, que, R.G. exerceu horas de docência na ( ) Educação Infantil ( ) Ensino Fundamental Séries Iniciais, nessa

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR Autoras: Natália Aparecida DAL ZOT, Rafaela Alice HORN, Neusa MARTINI Identificação autores: Acadêmica do Curso de Matemática-Licenciatura

Leia mais

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional A Educação Profissional analisada sob a ótica de sua gestão e de sua avaliação de modo a instrumentalizar gestores educacionais

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, BACHARELADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

Letras - Língua Portuguesa

Letras - Língua Portuguesa UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE CURSO Letras - Língua Portuguesa 1. Perfil do Egresso: Em consonância

Leia mais

Faculdade HSM Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento das horas de Atividades Complementares

Faculdade HSM Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento das horas de Atividades Complementares Faculdade HSM Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento das horas de Complementares 2014 As Complementares abrangem o ensino, a pesquisa e a extensão, estão fixadas em

Leia mais

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Hospitalar Faculdade São Camilo - RJ

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Hospitalar Faculdade São Camilo - RJ REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Hospitalar Faculdade São Camilo - RJ 2 TÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Artigo 1º - O Curso de Administração da Faculdade São Camilo mantém

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

MANUAL DA MUDANÇA DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO (2007 2011)

MANUAL DA MUDANÇA DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO (2007 2011) MANUAL DA MUDANÇA DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO (2007 2011) Aplicável a partir de 2013/1 1 SUMÁRIO 1 Apresentação... 3 2 Quais os critérios para que a Instituição de Ensino Superior altere a

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I. Do Estágio Supervisionado

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I. Do Estágio Supervisionado REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I Do Estágio Supervisionado Artigo 1.º - O presente regulamento de Estágio Supervisionado referese em regras gerais à formação dos Licenciados nos Cursos

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO JUSTIFICATIVA:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO JUSTIFICATIVA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO JUSTIFICATIVA: O estágio curricular do Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio pressupõe atividades pedagógicas efetivadas em um ambiente

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS INTRODUÇÃO

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES A partir das Diretrizes Curriculares, as Atividades Complementares constituem-se, também, em um dos componentes dos Cursos Superiores. As Diretrizes Curriculares objetivam servir

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 003 DE 18 DE SETEMBRO DE 2014.

RESOLUÇÃO Nº 003 DE 18 DE SETEMBRO DE 2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA MINAS GERAIS CAMPUS SABARÁ Endereço provisório: Avenida Serra Piedade, 341,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do estudante,

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música)

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música) MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música) FACULDADE PAULISTA DE ARTES FPA Av. Brigadeiro Luís Antonio, 1224 Bela Vista CEP: 01318-001 São

Leia mais

Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais

Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais Construção coletiva a partir das experiências, coordenada pelo Colegiado do Curso de Graduação (art. 34 do Regimento Geral

Leia mais

Regulamento de Estágio Curricular

Regulamento de Estágio Curricular Regulamento de Estágio Curricular REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR O presente regulamento normatiza o Estágio Curricular em acordo com a Lei nº 11.788, de 25/09/2008, componente do Projeto Pedagógico

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MONTES CLAROS - MG SUMÁRIO 1. Introdução 4 2. Obrigatoriedade das atividades complementares 5 3. Modalidades de Atividades Complementares

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES CAPÍTULO I

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES CAPÍTULO I REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Dispõe sobre o Acompanhamento e Orientação do Estágio do Curso Superior de

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

III-Compreender e vivenciar o funcionamento e a dinâmica da sala de aula.

III-Compreender e vivenciar o funcionamento e a dinâmica da sala de aula. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º -O Estágio Supervisionado de que trata este regulamento refere-se à formação de licenciados em Pedagogia

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música)

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música) MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música) FACULDADE PAULISTA DE ARTES FPA Av. Brigadeiro Luís Antonio, 1224 Bela Vista CEP: 01318-001 São

Leia mais

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DA ESTRUTURA

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DA ESTRUTURA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE LETRAS REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLESA, ESPANHOLA E ALEMÃ) CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

Leia mais

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e;

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e; RESOLUÇÃO CSA 02/2009 REFERENDA A PORTARIA DG 02/2008 QUE APROVOU A INSERÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NÃO OBRIGATÓRIOS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS OFERTADOS PELAS FACULDADES INTEGRADAS SÉVIGNÉ.

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Portaria nº 808, de 8 de junho de 00. Aprova o instrumento de avaliação para reconhecimento de Cursos Pedagogia, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. O MINISTRO DE

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Gastronomia

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Gastronomia Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Gastronomia Art. 1º - Compreende-se como Atividade Complementar toda e qualquer atividade que complemente a formação acadêmica oferecida pelas disciplinas

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012.

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012. RESOLUÇÃO CONSEACC/SP 04/2012 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CAMPUS SÃO PAULO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico de Campus

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Artes Visuais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Artes Visuais ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Artes Visuais São as seguintes as disciplinas de Estágio Supervisionado do Curso de Artes Visuais (licenciatura): Estágio Supervisionado I (ART30049) 120 horas Propõe

Leia mais

LETRAS, LICENCIATURA

LETRAS, LICENCIATURA Manual de Estágio LETRAS, LICENCIATURA Estágio Supervisionado I Ementa: Participação e regência, em classes de Ensino Fundamental II, elaboração de Planos de Aula pautado nas orientações curriculares em

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 19/2007

RESOLUÇÃO CONSEPE 19/2007 RESOLUÇÃO CONSEPE 19/2007 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, MODALIDADE LICENCIATURA DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Vice-Reitor

Leia mais

NORMATIZAÇÃO PARA VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. Considerações Iniciais. Princípios. Aspectos Importantes

NORMATIZAÇÃO PARA VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. Considerações Iniciais. Princípios. Aspectos Importantes NORMATIZAÇÃO PARA VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Considerações Iniciais As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico

Leia mais

Faculdade de Educação de Alta Floresta FEAFLOR

Faculdade de Educação de Alta Floresta FEAFLOR REGIMENTO DE PRÁTICA DE FORMAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ALTA FLORESTA - Alta Floresta/2009 SUMÁRIO 1 Apresentação... 3 2 DA DEFINIÇÃO... 3 3 DA FINALIDADE... 5 4 DAS DISPOSIÇOES

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.931, DE 22 DE JANEIRO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.931, DE 22 DE JANEIRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.931, DE 22 DE JANEIRO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 111 DE 18 DE JULHO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 111 DE 18 DE JULHO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 111 DE 18 DE JULHO DE 2011. O PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o

Leia mais

CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos no Processo nº 39460/2006:

CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos no Processo nº 39460/2006: DELIBERAÇÃO CÂMARA DE GRADUAÇÃO Nº 04/2007 Aprova o Regulamento de Estágios Curriculares Obrigatório e não Obrigatório do Curso de Letras Modalidade: Licenciatura Habilitações: Língua Inglesa e Respectivas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

ANEXO III. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Capítulo I Da admissão

ANEXO III. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Capítulo I Da admissão ANEXO III ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNANBUCANO Resolução nº 031/2010 De 30 de setembro de 2010 Regulamentação da Educação Profissional Técnica

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO (PIN) DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERABA UBERABA 2012

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO (PIN) DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERABA UBERABA 2012 FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERABA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO (PIN) DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERABA UBERABA 2012 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E DA FINALIDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (OBRIGATÓRIO) Art.

Leia mais

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Introdução A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que cabe aos estabelecimentos de ensino definir

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

Integrar o processo de ensino, pesquisa e extensão;

Integrar o processo de ensino, pesquisa e extensão; REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE AGRONOMIA DO IFES CAMPUS ITAPINA O Estágio Curricular constitui um momento de aquisição e aprimoramento de conhecimentos e de habilidades essenciais ao

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Técnico em Informática na Formação de Instrutores Carga Horária: 1000 horas Estágio Curricular:

Leia mais

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO I Nome do curso PROTAGONISMO JUVENIL - GRÊMIO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ESPAÇO ESCOLAR II Apresentação: descrição do curso O curso capacitará os participantes

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 1.1 Denominação Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1.2 Total de Vagas Anuais 80 vagas anuais 1.3 Regime Acadêmico de Oferta Seriado

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 01/2013 Aprova a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO ÂMBITO DA FACET

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO ÂMBITO DA FACET REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO ÂMBITO DA FACET 1. DO CONCEITO E PRINCÍPIOS 1.1 As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter acadêmico, científico e cultural cujo foco

Leia mais

AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E A INCLUSÃO

AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E A INCLUSÃO AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E A INCLUSÃO Francelina Elena Oliveira Vasconcelos (france.vasconcelos@gmail.com) Rosilda Teixeira de Freitas (rosildafreitas@farrapo.com.br) Resumo Neste trabalho

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 119-COU/UNICENTRO, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2013. ALTERADA A NOMENCLATURA DESSE CURSO PARA LICENCIATURA EM PSICOLOGIA COMPLEMENTAÇÃO, CONFORME RESOLUÇÃO Nº 182/2014-GR/UNICENTRO. Aprova o Projeto

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.934, DE 22 DE JANEIRO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.934, DE 22 DE JANEIRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.934, DE 22 DE JANEIRO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras Rio de Janeiro Julho/2013 1. Apresentação O presente Manual foi reorganizado pelos membros do Colegiado dos Cursos de Licenciatura

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL OBRIGATÓRIO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL OBRIGATÓRIO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL OBRIGATÓRIO COORDENNAÇAO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Profª Msc Liana Maria Ibiapina do Monte SUMÁRIO APRESENTAÇÃO CARACTERIZAÇÃO TERMINOLOGIA

Leia mais

Altera os procedimentos acadêmicos e administrativos que regem a distribuição de carga horária para docentes que atuam nos CURSOS DE GRADUAÇÃO.

Altera os procedimentos acadêmicos e administrativos que regem a distribuição de carga horária para docentes que atuam nos CURSOS DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO HOMOLOGADA pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - ConEPE da Universidade Potiguar, na reunião realizada no dia 24 de junho de 2010, conforme registro na respectiva Ata. Conselho de Ensino,

Leia mais