área de conhecimento sobre raiva e quanto à informação central. Foi observado se a

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "área de conhecimento sobre raiva e quanto à informação central. Foi observado se a"

Transcrição

1 Descrição das informações sobre raiva veiculadas nos jornais O ESTADO DE SÃO PAULO e A FOLHA DE SÃO PAULO, no período de 2000 a 2002 Resultados Preliminares DUBUGRAS, Maria Thereza Bonilha 1; ACHKAR, Samira. Maria. 2 ; KOTAIT, Ivanete 3 1- Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina - UNIFESP 2 Instituto Pasteur de São Paulo 3 Instituto Pasteur de São Paulo RESUMO A raiva é a zoonose viral mais importante, por sua distribuição mundial e pelas implicações na saúde pública e animal. A população deve estar informada sobre a doença, porque algumas das medidas de controle dependem de sua participação, como a vacinação animal e a imediata procura de assistência médica nos casos de acidentes com mamíferos. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, uma das estratégias educativas é a veiculação de informações pelos Meios de Comunicação de Massa. Este trabalho relata os dados preliminares sobre a análise de informações sobre raiva publicadas nos jornais O ESTADO DE SÃO PAULO e A FOLHA DE SÃO PAULO, entre 01/01/2000 e 31/12/2002 (OESP:75; FSP:58). Foram estabelecidas categorias quanto à área de conhecimento sobre raiva e quanto à informação central. Foi observado se a raiva era tema central do texto. Nos textos em que o tema central era a raiva, foi observado qual a editoria em que foram inseridos, número de caracteres e descritas outras informações sobre a doença estavam presentes. Nos textos em que a raiva não era o foco da notícia, foi observado qual era o tema tratado e quais eram as informações sobre raiva existentes. As categorias encontradas foram: descrição, prevenção, relato de caso, situação epidemiológica, produção de imunobiológicos, pesquisa e eventos. A pesquisa terá continuidade com a realização da análise de conteúdo e a comparação das informações veiculadas com os dados epidemiológicos para verificar se os periódicos retrataram a situação da doença no período com fidelidade.

2 INTRODUÇÃO A raiva é considerada a mais importante das zoonoses, por sua distribuição mundial (presente em todos contentes, com a exceção da Antártida), e conseqüências para a saúde pública e animal. (Meltzer, 1998) É uma encefalite incurável, causada por um vírus RNA da família Rhabdoviridae, gênero Lyssavirus. Tem sido demonstrado que vários mamíferos são suscetíveis à raiva, sendo que os principais hospedeiros do vírus pertencem às ordens Carnivora e Chiroptera. (Niezgoda, 2002) O cão é o mais importante reservatório e vetor, sendo responsável pela maior parte dos casos de raiva humana no mundo. (Rupprecht, 2002) Os morcegos também são reservatórios do vírus rábico e são hospedeiros de seis dos sete genótipos do gênero Lyssavirus. (Badrane, 2001) No Brasil, os principais transmissores são os cães e os morcegos. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 1998 e 2000, a média anual de casos de raiva humana foi de 27 casos. A maior ocorrência (52,6%) foi registrada na região nordeste. O estado do Maranhão foi responsável por 14,8%. No Estado de São Paulo, observa-se uma mudança do perfil epidemiológico da doença, com a diminuição dos casos de raiva dos animais de estimação e aumento dos casos de raiva dos herbívoros e dos morcegos. O último caso de raiva humana foi registrado em A doença tem prognóstico fatal, mas pode ser prevenida. A prevenção da raiva animal entre as espécies domésticas inclui a vacinação anual, ações de posse responsável dos animais de estimação e controle de vampiros no caso da raiva dos herbívoros. A raiva entre animais silvestres tem sido controlada em países da Europa com programas de vacinação que visam o estabelecimento de populações imunizadas. (Rupprecht, 2000) O tratamento da raiva humana é preventivo. Até o momento, em casos em que o quadro sintomático está estabelecido o tratamento disponível é paliativo e o curso da doença é fatal. As ações de controle da raiva animal dependem da participação da comunidade e o sucesso da profilaxia de casos humanos está sujeito a rápida procura da assistência médica da pessoa exposta.

3 A prevenção da raiva humana começa com a educação da população e dos profissionais de saúde. (Moran, 2000) Segundo o Guidelines for Implementation and Development of Educational Activites for the Elimination of Human Rabies (Panamerican Health Organization Division of Disease Prevention and Control, 1999), para obter-se a participação da comunidade em um Programa para a eliminação da raiva é necessário a educação e organização da comunidade (...) através de atividades de INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO EM SAÚDE. A comunicação do risco de uma doença para a população nem sempre está colocada nos objetivos principais dos esforços da saúde pública. Com freqüência, o foco das ações governamentais está na acurácia das pesquisas científicas, vigilância epidemiológica e imunização. (Freimuth, 2000) As atividades necessárias de um programa de promoção da saúde podem ser organizadas em três grupos: Educação em Saúde, Participação Social e uso dos Meios de Comunicação de Massa para informar a população sobre fatos ou riscos que os afetam e possíveis soluções. (Panamerican Health Organization Division of Disease Prevention and Control, 1999) Campanhas educativas nos Meios de Comunicação de Massa produzem um desfecho específico, em um determinado período, atingindo um grande número de pessoas. (Rogers, 1987) Os veículos podem informar e alertar sobre uma questão, aumentar o conhecimento e crenças e reforçar atitudes já existentes. (Alcaley, 1983; Gandy, 1982; Klapper, 1960; McCombs, 1972; Wallack, 1990) O que se deve falar sobre raiva? É necessário informar sobre o agente etiológico, modo de transmissão, vetores animais, prevenção e controle. Em relação à prevenção e controle, o Guidelines for Implementation and Development of Educational Activites for the Elimination of Human Rabies define que os comportamentos necessário da população para o combate da raiva canina são: possuir apenas o número de cães que se é capaz de cuidar; vacinar cães contra raiva todos os anos e procurar a assistência médica em casos de agressão de um animal. (Panamerican Health Organization Division of Disease Prevention and Control, 1999) O Programa de Controle da Raiva, preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela Organização Pan Americana de Saúde, pela Gerência Técnica de Controle e Vigilância de Fatores Ambientais/ Coordenadoria de Vigilância Ambiental

4 (COVAM)/ Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI)/ Fundação Nacional de Saúde (FUNASA)/ Ministério da Saúde (MS) e pela Comissão Estadual do Programa de Controle da Raiva, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo estabelece as seguintes atividades para o controle da raiva: (Reichmann, 2000) Vacinação anual de cães e gatos. Apreensão de cães errantes. Atendimento de pessoas envolvidas em agravos com animais. Observação clínica de cães e gatos suspeitos, que pode ser feita na casa do proprietário do animal. Tratamento das pessoas expostas ao risco da infecção rábica. Vigilância epidemiológica. Educação em saúde. A participação da comunidade nesse programa inclui encaminhar os animais de estimação todos os anos para a vacinação, manutenção dos animais domiciliados, saindo de casa apenas de coleira e guia, procura pela assistência médica em caso de acidente com animal em no máximo 24 horas, não sacrificar animais suspeitos e, quando proprietário de animal suspeito e havendo a possibilidade, mantê-lo sob controle para a observação clínica por 10 dias. No caso da raiva dos herbívoros, a comunidade deve vacinar os animais anualmente e notificar a existência de abrigos de morcegos. O comportamento desejado para a prevenção da raiva silvestre é o não contato com esses animais. Como falar sobre raiva? Mensagens eficientes para a promoção de saúde devem ser claras, simples e positivas, sendo tanto emocionais como racionais; se causarem medo, trazem alternativas para alivia-lo; se objetivarem a motivação devem seguir para que se produza a resposta esperada. (Freimuth, 2000) MATERIAL E MÉTODO Foi realizada a pesquisa eletrônica nos arquivos dos jornais O ESTADO DE SÃO PAULO e A FOLHA DE SÃO PAULO. A palavra utilizada na busca foi raiva e o período foi entre 01 de janeiro a 31 de dezembro dos anos 2000, 2001 e Do resultado da busca eletrônica, foram excluídos os textos em que a palavra raiva não se referia a doença em estudo e sim usada com seu significando de sentimento

5 violento de ódio. Seguindo esse critério de exclusão, a amostra foi constituída de 129 textos, descritos na tabela 1 e 2. Período Número de textos 01/01/2000 a 31/12/ /01/2001 a 31/12/ /01/2002 a 31/12/ Total 74 Tabela 1- Textos publicados em O ESTADO DE SÃO PAULO Período Número de textos 01/01/2000 a 31/12/ /01/2001 a 31/12/ /01/2002 a 31/12/ Total 55 Tabela 2 - Textos publicados em A FOLHA DE SÃO PAULO Foram estabelecidas categorias em relação à área de conhecimento relacionada à raiva e em relação à informação principal sobre a doença. O corpus foi dividido em dois grupos, se a raiva era o foco do texto ou não. Nos textos em que a raiva era o foco do texto, foi observado qual a editoria em que foram inseridos, número de caracteres e descritas outras informações sobre raiva contidas nos textos. Do segundo grupo, textos em que a raiva não era o foco da notícia, foi observado qual era o tema tratado e quais eram as informações sobre raiva estavam presentes. RESULTADOS As categorias estabelecidas segundo a área de conhecimento relacionada à raiva foram: a) Raiva Animais de Estimação (R.AE) assuntos relacionados à raiva de cães e gatos. b) Raiva dos Herbívoros (R.Herb) assuntos relacionados a raiva de cães e gatos.

6 c) Raiva dos Animais Silvestres (R. Silv) - assuntos relacionados à raiva dos animais silvestres. d) Raiva Humana (R Hum) - assuntos relacionados à raiva humana. e) História dos estudos sobre raiva (Hist) - assuntos relacionados a fatos históricos. f) Imunobiológicos (Imunob) - assuntos à vacina contra raiva e soro anti-rábico. g) Raiva Geral (RG) informações gerais sobre a doença, sem especificar hospedeiro. As categorias em relação à informação principal sobre a doença: a) Relato de caso - notificação de casos de raiva humana. b) Prevenção ações de profilaxia da raiva animal. c) Descrição da doença informações sobre pelo menos um dos assuntos: agente etiológico, patogenia, modo de transmissão, sintomas, curso da doença. d) Eventos congressos. e) Situação epidemiológica dados sobre ocorrência. f) Pesquisa pesquisas científicas sobre raiva. Entre os 129 textos estudados, 46 tinham a raiva como assunto central (O ESTADO DE SÃO PAULO 29/74 ; A FOLHA DE SÃO PAULO 17/55). A raiva como tema central A raiva foi tratada como assunto central de 46 textos, (O ESTADO DE SÃO PAULO 29/74 ; A FOLHA DE SÃO PAULO 17/55), descritos nas tabelas 3 e 4. Texto Data Categoria/ Editoria Nº de Categoria/ Tema área caracteres informação central E00/01 08/03/2000 R Herb Agrícola Situação epidemiológica Surto de raiva bovina no estado de São Paulo E00/02 26/04/2000 R.Herb Agrícola Prevenção Campanha de vacinação E00/03 28/06/2000 R. Geral Agrícola Descrição da doença Transmissão da raiva pelos morcegos E00/04 28/06/2000 R.Herb Agrícola Prevenção Captura de hematófagos E00/05 02/08/2000 R. Geral Curtas 370 Eventos Seminário Internacional da raiva em São Paulo E00/06 02/08/2000 R. Herb Agrícola 866 Descrição da doença Veterinário esclarece sobre surto de raiva em São Paulo E00/07 04/09/2000 R. AE Cidades 299 Prevenção Campanha de vacinação

7 E00/08 04/09/2000 R. Hum Geral 394 Relato de caso Caso de R. Hum em Cuiabá E00/09 11/10/2000 R. Hum Geral 444 Relato de caso Novo caso de R. Hum em Cuiabá E00/10 23/11/2000 R. Hum. Geral 441 Relato de caso Quatros novos casos/ Cuiabá E001/11 13/03/2001 R. Hum. Geral 288 Relato de caso Caso de raiva hum./ Bahia E01/12 03/04/2001 R. AE Geral Prevenção São Paulo deve controlar a raiva até 2002 E01/13 01/04/2001 R. Hum. Geral Relato de caso Caso de Minas Gerais óbito em São Paulo E01/14 03/08/2001 R.AE Norte 456 Prevenção Campanha de vacinação na zona Norte E01/15 11/08/2001 R.AE Cidades 456 Prevenção Veterinários da zona norte fazem vacinação E01/16 14/08/2001 R.AE Geral Prevenção Campanha de vacinação em São Paulo E01/17 14/08/2001 R.AE Cidades 475 Prevenção Campanha de vacinação em São Paulo E01/18 31/10/2001 R. Herb Agrícola Prevenção Vacinação de rebanho no Estado de SP E01/19 28/11/2001 R. Geral Agrícola 164 Eventos Seminário Internacional de raiva em São Paulo E02/20 02/01/2002 R. Herb. Agrícola 480 Pesquisa Pesquisa sobre r, herb. Em São Paulo E02/21 04/02/2002 Imunob. Caderno Prevenção Exportação de vacinas para Marrocos E02/22 07/05/2002 R. Hum. Geral 408 Relato de caso Caso de raiva em MG E02/23 11/08/2002 R AE Geral 523 Prevenção Campanha de vacinação E02/24 12/08/2002 R AE Geral 397 Prevenção Campanha de vacinação E02/25 19/08/2002 R AE 1963 Prevenção Polêmica sobre a captura de animais errantes E02/26 20/08/2002 R AE Cidades 412 Prevenção Campanha de vacinação E02/27 17/09/2002 R AE Geral 278 Prevenção Rib. Preto: cães e gatos apreendidos para exame E02/28 20/11/2002 Imunob. Agrícola 424 Prevenção Lab Biovet produz vacina E02/29 04/12/2002 Imunob. Agrícola 298 Prevenção Lab Fort Dodge produz vacina Tabela 3 - Textos publicados em O ESTADO DE SÃO PAULO, entre 2000 e 2002, cujo foco era a raiva. Texto Data Categoria/ Área Editoria Nº de caracteres Categoria/ informação central F00/01 06/06/2000 R Herb Agrofolha Situação epidemiológica Tema Epidemia de raiva dos herbívoros avança em SP F00/02 01/08/2000 R.Herb Agrofolha 290 Eventos o Seminário internacional sobre raiva em SP F00/03 17/08/2000 R. Hum Cotidiano 867 Relato de caso Caso no município de Rosário Oeste F00/04 20/08/2000 R.Silv. Cotidiano 536 Evento Seminário internacional sobre raiva em SP F00/05 11/10/2000 R. Hum Cotidiano 500 Relato de caso Caso em Mato Grosso F01/06 18/01/2001 R.AE Opinião 818 Prevenção Polêmica em relação do sacrifício de animais

8 F01/07 20/01/2001 R. AE Opinião 570 Prevenção Controle da raiva depende da vacinação e não do sacrifício de animais errantes F01/08 30/01/2001 R. Herb Dinheiro 223 Situação São Paulo não registrou casos epidemiológica F01/09 20/02/2001 R. Herb Agrofolha 210 Prevenção Processo de rastreamento de casos F01/10 27/07/2001 R Hum Cotidiano 1977 Relato de caso Dracena - Primeiro caso no estado de SP, desde 1997 F01/11 03/08/2001 R Hum Cotidiano 607 Relato de caso Dracena - Cepa do vírus era de morcego F01/12 25/11/2001 R Silv Cotidiano 178 Eventos Seminário Internacional sobre morcegos com transmissores da raiva F01/13 02/12/2001 R Silv Cotidiano 367 Eventos Seminário Internacional sobre morcegos com transmissores da raiva F02/14 14/04/2002 R Hum Cotidiano 1407 Descrição da doença Forma de raiva transmitida por morcegos F02/15 09/06/2002 R AE Cotidiano Prevenção Vacinação de cães e gatos F02/16 09/06/2002 R Herb Dinheiro 240 Prevenção Porcentagem de animais vacinados em SP F01/17 06/10/2002 R Herb Cotidiano 214 Situação epidemiológica Casos de raiva dos herbívoros em Franca Tabela 4 - Textos publicados em A FOLHA DE SÃO PAULO, ENTRE 2000 E 2002, cujo tema central era a raiva. A distribuição das categorias de área de conhecimento foi: Raiva Geral - 03 (6,52%); Raiva dos Animais de Estimação-14 (30,43%); Raiva Humana 11 (23,91%); Raiva dos Herbívoros 12 (26,08%); Raiva dos animais silvestres-03 (6,52%); História da raiva-0(0) e Imunobiológicos 03 (6,52%).(Gráfico 1) Raiva Humana Raiva dos Herbívoros Raiva dos Animais de Estimação Imunobiológicos Raiva Geral Raiva dos Animais de Estimação Gráfico 1 - Distribuição dos textos segundo a categoria de área de conhecimento

9 A distribuição das categorias segundo a informação principal sobre a doença foi: Relato de caso-10 (21,73%); Prevenção 22 (47,82%); Descrição da doença 03 (6,52%); Eventos 06 (13,04%); Situação epidemiológica 04 (8,69%); Pesquisa 01 (2,17%). (Gráfico 2) Relato de caso Prevenção Descrição da doença 3 Eventos 22 Situação epidemiológica Pesquisa Gráfico 2 - Distribuição das categorias de informação central As informações veiculadas em cada categoria foram: a) Relato de caso - notificação de casos de raiva humana, amostra do vírus rábico responsável por caso de raiva humana. b) Prevenção vacinação de herbívoros, campanha de vacinação de animais de estimação, controle da população de vampiros. c) Descrição da doença agente etiológico, modo de transmissão, sintomas, prognóstico. d) Eventos congressos. e) Situação epidemiológica ocorrência da raiva dos herbívoros no Estado de São Paulo, surtos de raiva bovina. f) Pesquisa pesquisas científicas sobre raiva. Dezenove textos traziam informações complementares sobre a doença, além da que era o tema da notícia. Textos em que a raiva não era o tema central A raiva é citada em 83 textos sobre diferentes assuntos, descritos na tabela.

10 Tema Nºde textos Morcegos 04 Acidentes com mamíferos 03 Economia 01 Animais silvestres na área urbana 01 Controle de doenças infecciosas no Brasil 01 Personagem de quadrinhos 01 Ações de Posse Responsável 12 Controle de zoonoses 02 Institutos de pesquisa 05 Controle da População canina 23 Atribuições do veterinário 01 Verbas para assistência médica 01 Registro de cães 04 Prevenção de doenças infecciosas/ viagens 02 História da produção de vacinas no Brasil 01 Re-emergência de doenças/ problemas na vigilância epidemiológica 01 Comércio de bovinos 05 Comércio de animais de estimação 01 Vida e contribuição científica de Louis Pasteur 03 Investimentos para controle de doenças de bovinos 01 BSE 02 Comércio de eqüinos 01 Produtos veterinários 02 Pesquisa para desenvolvimento de vacina contra AIDS 01 Saúde rebanhos 03 Adoção de cães abandonados 01 TOTAL 83 Tabela 5 - Matérias em que a raiva não era o tema central Foram estabelecidas as categorias em relação à informação sobre raiva contida nesses textos: a) Categorias da área: Raiva dos Animais de Estimação-40 (48,20%); Raiva dos animais silvestres-08 (9,63%); Raiva Humana 06 (7,22%); História da Raiva-09 (10,84%); Raiva dos Herbívoros-12 (14,45 %); Imunobiológicos-05 (6,02%); Raiva Geral 03 (3,61%). b) Categorias da informação central sobre raiva: descrição da doença 07 (8,43%); prevenção-62 (74,70%); pesquisa-08 (9,63%); situação epidemiológica-06 (7,22%).

11 Discussão A limitação desse estudo está no recorte que seleciona apenas dois jornais e na busca eletrônica dos textos. Não foi possível determinar qual a porcentagem de matérias publicadas disponibilizadas pelos arquivos eletrônicos. Com os dados recolhidos neste recorte é possível observar que os temas mais tratados nas matérias sobre raiva se relacionam à Raiva dos Animais de Estimação (30,43%); Raiva dos Herbívoros (26,08%) e Raiva Humana (23,91%). A raiva dos animais silvestres teve um menor número de matérias (6,52%), que abordaram, na sua maioria, a raiva dos morcegos, não citando quais outros mamíferos selvagens também podem transmitir a doença. O único caso de raiva humana ocorrido no Estado de São Paulo, no período estudado (Dracena, julho de 2001), foi noticiado apenas no jornal A FOLHA DE SÃO PAULO, em dois textos. O primeiro texto (F01/10) traz informações sobre a vítima e o animal transmissor e os anos em que tinham ocorrido os últimos casos em São Paulo. Destaca a importância da vacinação anual já que relaciona a manutenção da raiva aos animais não vacinados. Mas o texto traz uma informação incorreta, de que a variante do vírus rábico seria a característica dos cães (foi demonstrado que se tratava da variante de morcego). Essa informação é apresentada de forma incompreensível para o leitor não especializado já que usa o termo técnico cepa, sem traduzi-lo, bem como, não explica quais são e o que são variantes do vírus e qual a importância para a epidemiologia da doença. O segundo texto publicado sobre o assunto (F01/11) traz informações sobre a doença, risco, prevenção e controle. Nesta matéria é informada que a variante do vírus era a característica de morcego. A prevenção foi o foco da maior parte dos textos sobre raiva (47,82%). Alguns destes traziam informações sobre serviços de prevenção. As discussões sobre a necessidade da captura de animais de estimação não domiciliados não tiveram uma conclusão. Não foi encontrado nenhum texto que abordasse a alteração do perfil epidemiológico da raiva no Estado de São Paulo. Nos textos em que a raiva não era o tema central, a grande maioria se relacionava à Raiva dos Animais de Estimação (48,20%) e prevenção (74,70%). Nestes textos, a vacina contra raiva é citada como exemplo das descobertas de pesquisas de Louis Pasteur, a raiva é um exemplo de zoonose importante para a saúde pública,

12 participa das discussões sobre controle da população de animais de estimação e posse responsável. Nos textos sobre produção de imunobiológicos, é citada a vacina contra raiva, mas não foram apresentadas outras informações sobre a doença. Os textos selecionados nos dois periódicos informam o que a comunidade precisa saber sobre raiva? Essa descrição representa os resultados preliminares deste estudo. A partir desses dados, será feita análise do tratamento da informação em função da inteligibilidade, do grau de implicação e acurácia. As informações veiculadas nos dois jornais serão comparadas com os dados epidemiológicos para ser verificado se os periódicos retrataram a situação da doença no período com fidelidade. Referências Bibliográficas ALCALEY, R. The impact of mass communication campaigns in the health field Soc Sci Med, 1983; 17:87-94 BADRANE, H.;TORDO,N. Host Switching in Lyssavirus History from the Chiroptera to the Carnivora Orders. Journal of Virology 2001, 75(17): FREIMUTH, V. Communicating the threat of Emerging Infections to the Public. Emerging Infectious Disease,2000;6(4) In: GANDY, O.H. Beyond agenda setting. Norwood (NJ): Alblex; KLAPPER, J. The effects of mass communication. Glencoe (IL): Free Press, McCOMBS, M.E. ; SHAW, D.L. The agenda-setting function of the media. Public Opinion Quartely, 1972; 36: MELTZER, M.I.; RUPPRECHT, C.E. A review of the economics the prevention and control of rabies: part I, global impact and rabies in humans Pharmacoeconomics, 1998:14:

13 MORAN, G.J.; TALAN, D.A. MOWER, W. et al. Apropiateness of rabies postexposure prophylaxis treatment for animal exposures. JAMA 2000, 284: Freimuth, 2000 NIEZGODA, M.; RUPPRECHT,C.E. Animal rabies. In: JACKSON, A. WUNNER,W. eds. Rabies. San Diego. Academic Press, PANAMERICAN HEALTH ORGANIZATION DIVISION OF DISEASE PREVENTION AND CONTROL, Guidelines for Implementation and Development of Educational Activites for the Elimination of Human Rabies, 1999 REICHMANN, M.L.A.B. Educação e promoção da saúde no Programa de Controle da Raiva. São Paulo, Instituto Pasteur, ROGERS, E.M.; STORY, J.D.; Communication campaigns. Handbook of communication science. Berger C., Chaffe S., editors. Newburg Park (CA): Sage Publication, RUPPRECHT, C.E. Rabies re-examined. The Lancet - Infectious Disease, 2002; 2: WALLACK, L. Mass media and health promotion: promise, problem and challenge. Mass communication and public health. Atkin, C.; Wallack, L., editors. Newbury Park (CA): Sage Publication, 1990.

Palavras- chave: Vigilância epidemiológica, Dengue, Enfermagem

Palavras- chave: Vigilância epidemiológica, Dengue, Enfermagem ANÁLISE DAS NOTIFICAÇÕES DE DENGUE APÓS ATUAÇÃO DO SERVIÇO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR INTRODUÇÃO: A Dengue é uma doença infecciosa febril aguda de amplo espectro clínico e de grande importância

Leia mais

Raiva humana VS Componente Epidemiológico

Raiva humana VS Componente Epidemiológico GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal Subsecretaria de Vigilância à Saúde Diretoria de Vigilância Epidemiológica Gerência de Vigilância Epidemiológica e Imunização

Leia mais

NOTA TÉCNICA 02 2014

NOTA TÉCNICA 02 2014 NOTA TÉCNICA 02 2014 DEFINIÇÃO DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE VOLTADOS PARA VIGILÂNCIA, PREVENÇÃO E CONTROLE DE ZOONOSES E DE ACIDENTES CAUSADOS POR ANIMAIS PEÇONHENTOS E VENENOSOS, DE RELEVÂNCIA PARA A

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Foto 1: Imagem aérea da Ilha de Santa Catarina

APRESENTAÇÃO. Foto 1: Imagem aérea da Ilha de Santa Catarina APRESENTAÇÃO 1. INTRODUÇÃO A cidade de Florianópolis é a capital da unidade federativa de Santa Catarina e está localizada no centro-leste do Estado. É banhada pelo Oceano Atlântico e a maior parte do

Leia mais

Projeto de Controle Populacional de Cães e Gatos no município de Jaraguá do Sul-SC -- Minuta do Projeto --

Projeto de Controle Populacional de Cães e Gatos no município de Jaraguá do Sul-SC -- Minuta do Projeto -- Projeto de Controle Populacional de Cães e Gatos no município de Jaraguá do Sul-SC -- Minuta do Projeto -- Objetivo geral: Implementar o Projeto de Controle Populacional de Cães e Gatos no município de

Leia mais

Prováveis causas para agressividade canina e os ataques de cães nas Cidades Brasileiras

Prováveis causas para agressividade canina e os ataques de cães nas Cidades Brasileiras Prováveis causas para agressividade canina e os ataques de cães nas Cidades Brasileiras Stefany Pinho Palma e Milton Passipiéri Palma, S. P. 1,* ; Passipiéri, M. 1 stefanypp@gmail.com; milton@bio.feis.unesp.br

Leia mais

043765 S/SUBVISA/SVFSZ/UJV Unidade de Diagnóstico, Vigilância, Fiscalização Sanitária e Medicina Veterinária Jorge Vaitsman

043765 S/SUBVISA/SVFSZ/UJV Unidade de Diagnóstico, Vigilância, Fiscalização Sanitária e Medicina Veterinária Jorge Vaitsman DO de 08/08/13 NOVA ESTRUTURA 043765 S/SUBVISA/SVFSZ/UJV Unidade de Diagnóstico, Vigilância, Fiscalização Sanitária e Medicina Veterinária Jorge Vaitsman Cumprir e fazer cumprir no Município do Rio de

Leia mais

Informe Epidemiológico CHIKUNGUNYA N O 03 Atualizado em 24-11-2014, às 11h.

Informe Epidemiológico CHIKUNGUNYA N O 03 Atualizado em 24-11-2014, às 11h. Informe Epidemiológico CHIKUNGUNYA N O 03 Atualizado em 24-11-2014, às 11h. Vigilância Epidemiológica de Febre Chikungunya No Brasil, a febre chikungunya é uma doença de notificação compulsória e imediata,

Leia mais

Estado do Amazonas Câmara Municipal de Manaus Gabinete do Vereador Gomes

Estado do Amazonas Câmara Municipal de Manaus Gabinete do Vereador Gomes PROJETO DE LEI Nº161/2014 Estado do Amazonas DISPÕE SOBRE O CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS NO MUNICÍPIO DE MANAUS ATRAVÉS DE UMA UNIDADE MÓVEL DE ES TERILIZAÇÃO E DE EDUCAÇÃO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

Programa para seleção pública do AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS I - 2008

Programa para seleção pública do AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS I - 2008 Programa para seleção pública do AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS I - 2008 Conteúdo Saúde Pública Lei 8080 de 19/09/1990; Lei 8142 de 28/12/1990; ABC do SUS Doutrinas e Princípios - Ministério da Saúde; Avanços

Leia mais

Vigilância Epidemiológica de Agravos Transmissíveis de Notificação Sistema de Informação de Agravos de Notificação SINAN

Vigilância Epidemiológica de Agravos Transmissíveis de Notificação Sistema de Informação de Agravos de Notificação SINAN INFORMATIVO EPIDEMIOLÓGICO AGRAVOS AGUDOS TRANSMISSÍVEIS 23 de fevereiro de 2015 Vol. 01/2015 NESTA EDIÇÃO INVESTIGAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA NOS CASOS DE CONTATO COM MORCEGO SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO

Leia mais

A SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE-SVS e o DECRETO n 7.508/2011

A SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE-SVS e o DECRETO n 7.508/2011 A SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE-SVS e o DECRETO n 7.508/2011 Departamento de Gestão da Vigilância em Saúde-DAGVS Secretaria de Vigilância em Saúde dagvs@saude.gov.br 06/03/2012 IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO

Leia mais

Boletim Epidemiológico

Boletim Epidemiológico Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba - MG Edição Julho/ 2015 Volume 04 Sistema Único de Saúde TUBERCULOSE VIGILÂNCIA Notifica-se, apenas o caso confirmado de tuberculose (critério clinico-epidemiológico

Leia mais

Raiva. Replicação no citoplasma - corpúsculo de inclusão

Raiva. Replicação no citoplasma - corpúsculo de inclusão Família Rhabdoviridae forma de bala 70 x 170 nm -RNA envelope Proteina G Ac neutralizantes Proteína N grupo Vírus fixo/rua Perfil G-N= Origem do vírus Raiva Raiva Raiva Replicação no citoplasma - corpúsculo

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de 2015 - Curitiba - PR 1

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de 2015 - Curitiba - PR 1 1 PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO DE MOSSORÓ-RN SOBRE AS FUNÇÕES DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES PERCEPTION OF MOSSORÓ-RN POPULATION ON THE ROLE OF ZOONOSES CENTER VILCELÂNIA ALVES COSTA 1, NILZA DUTRA ALVES

Leia mais

Projeto de pesquisa: Peludinhos errantes

Projeto de pesquisa: Peludinhos errantes 2011 Projeto de pesquisa: Peludinhos errantes Realização: 2 Objetivo Este projeto de pesquisa tem como objetivo realizar o levantamento da população de gatos domésticos e caramujos africanos, além dos

Leia mais

INFORME TRIMESTRAL SOBRE A RAIVA

INFORME TRIMESTRAL SOBRE A RAIVA ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE ALAGOAS SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA À SAÚDE SUVISA DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DIVEP INFORME TRIMESTRAL SOBRE A RAIVA Ano I nº 1 Edição:

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015 (Do Sr. Ricardo Izar e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015 (Do Sr. Ricardo Izar e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015 (Do Sr. Ricardo Izar e outros) Insere alínea ao inciso VI do artigo 150, da Constituição Federal, para vedar à União, Estados, Distrito Federal e Municípios

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO APRESENTAÇÃO O aleitamento materno exclusivo (AME) é sinônimo de sobrevivência para o recém-nascido,

Leia mais

Mondial Pet Protection CONDIÇÕES GERAIS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS: Assistência Emergencial. Implantação de Microchip. Desconto em Cirurgias

Mondial Pet Protection CONDIÇÕES GERAIS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS: Assistência Emergencial. Implantação de Microchip. Desconto em Cirurgias MONDIAL PET PROTECTION é um conjunto de serviços oferecido a cachorros e gatos (domésticos), disponível nas Capitais do Nordeste, Sudeste e Sul e Centro-Oeste do Brasil e grandes centros metropolitanos.

Leia mais

RENASES LISTA 2012 V I G I L Â N C I A S A N I T Á R I A

RENASES LISTA 2012 V I G I L Â N C I A S A N I T Á R I A RENASES LISTA 2012 V I G I L Â N C I A S A N I T Á R I A Nota: A lista de critérios ou regramentos de acesso às ações e serviços constantes da RENASES está prevista no art. 7º da Portaria nº 842/GM/MS,

Leia mais

DECRETO MUNICIPAL N O 2462/2015 Data: 28 de maio de 2015

DECRETO MUNICIPAL N O 2462/2015 Data: 28 de maio de 2015 DECRETO MUNICIPAL N O 2462/2015 Data: 28 de maio de 2015 HOMOLOGA REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ MUNICIPAL DE MOBILIZAÇÃO E PREVENÇÃO NO CONTROLE A DENGUE DE ITAPOÁ. de suas atribuições legais, SERGIO FERREIRA

Leia mais

Informe Técnico - SARAMPO nº2 /2010 Atualização da Situação Epidemiológica

Informe Técnico - SARAMPO nº2 /2010 Atualização da Situação Epidemiológica 1 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PROF. ALEXANDRE VRANJAC Av. Dr. Arnaldo, 351-6º andar SP/SP CEP: 01246-000 Fone: (11)3082-0957 Fax:

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde NOTA TÉCNICA Nº 03/2015 DIVEP/LACEN/SUVISA/SESAB Assunto: Casos de ZIKA Vírus e de Doença

Leia mais

Modelo Domiciliar de. Assistência ao Doente. Crônico

Modelo Domiciliar de. Assistência ao Doente. Crônico Modelo Domiciliar de Modelos Assistenciais Assistência ao Doente Alternativos Crônico Panorama da Saúde no Brasil Aumento do poder aquisitivo Mudanças no Estilo de Vida Crescimento da População com Planos

Leia mais

CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DE IDOSAS. UM OLHAR PARA VIÇOSA, MINAS GERAIS, BRASIL

CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DE IDOSAS. UM OLHAR PARA VIÇOSA, MINAS GERAIS, BRASIL CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DE IDOSAS. UM OLHAR PARA VIÇOSA, MINAS GERAIS, BRASIL Nubia C. Freitas - UFV nubia.freitas@ufv.br Estela S. Fonseca UFV estela.fonseca@ufv.br Alessandra V. Almeida UFV

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE INDAIATUBA

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE INDAIATUBA LEI N 2 6.047 DE 06 DE SETEMBRO DE 2012. "Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais COMPDA, e dá outras providências." REINALDO NOGUEIRA LOPEZ CRUZ, Prefeito do Município

Leia mais

5.4. Programa de Comunicação Social. Revisão 00 NOV/2013. PCH Dores de Guanhães Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

5.4. Programa de Comunicação Social. Revisão 00 NOV/2013. PCH Dores de Guanhães Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PCH Dores de Guanhães Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS 5.4 Programa de Comunicação Social Revisão 00 NOV/2013 Coordenador da Equipe Carlos Eduardo Alencar Carvalho CRBio 37538/4-D

Leia mais

PROVA FORMAÇÃO DE AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS Prefeitura Municipal de Ouro Preto 1- Assinale a alternativa que define o que é epidemiologia.

PROVA FORMAÇÃO DE AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS Prefeitura Municipal de Ouro Preto 1- Assinale a alternativa que define o que é epidemiologia. 1- Assinale a alternativa que define o que é epidemiologia. a) Estudo de saúde da população humana e o inter relacionamento com a saúde animal; b) Estudo de saúde em grupos de pacientes hospitalizados;

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE INDAIATUBA

CÂMARA MUNICIPAL DE INDAIATUBA 4 11N1 CÂMARA MUNICIPAL DE INDAIATUBA www.camaraindaiatuba.sp.gov.br PROJETO DE LEI N /2012 "Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais CMPDA, e dá outras providências."

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Uso Racional de Medicamentos. Erros de medicação. Conscientização.

PALAVRAS-CHAVE: Uso Racional de Medicamentos. Erros de medicação. Conscientização. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina

Mostra de Projetos 2011. Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina Mostra de Projetos 2011 Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina Mostra Local de: São José dos Pinhais Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais

Leia mais

Standard da OIE Controle de cães não domiciliados

Standard da OIE Controle de cães não domiciliados Standard da OIE Controle de cães não domiciliados Capítulo 7.7 Lizie Buss Med Vet Fiscal Federal Agropecuário Comissão de BEA/MAPA Conceito de bem-estar animal OIE Como um animal está se ajustando as condições

Leia mais

TÍTULO I DAS DISPOSIÇOES INICIAIS. Art. 3º O projeto mencionado nos artigos 1º e 2º desta Lei é destinado, prioritariamente, nesta ordem:

TÍTULO I DAS DISPOSIÇOES INICIAIS. Art. 3º O projeto mencionado nos artigos 1º e 2º desta Lei é destinado, prioritariamente, nesta ordem: LEI Nº 2.511, de 17 de setembro de 2015. DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO PARA O CONTROLE POPULACIONAL DE ANIMAIS DOMÉSTICOS DO MUNICÍPIO DE CATANDUVAS/SC QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS Gisa Aparecida

Leia mais

Clipping Eletrônico Domingo dia 26/10/2014

Clipping Eletrônico Domingo dia 26/10/2014 Clipping Eletrônico Domingo dia 26/10/2014 Jornal Diário do Amazonas Sociedade Pág. 19-26 de outubro de 2014 Jornal Em Tempo Saúde e Bem Estar Pág. F1-26 de outubro de 2014 Jornal Em Tempo Saúde e Bem

Leia mais

6A Aids e a tuberculose são as principais

6A Aids e a tuberculose são as principais objetivo 6. Combater Hiv/aids, malária e outras doenças O Estado da Amazônia: Indicadores A Amazônia e os Objetivos do Milênio 2010 causas de mortes por infecção no mundo. Em 2008, 33,4 milhões de pessoas

Leia mais

Segunda etapa de vacinação contra a Poliomielite acontece no próximo sábado (13)

Segunda etapa de vacinação contra a Poliomielite acontece no próximo sábado (13) Comunicação e Marketing Ltda www.acritica.com.br Editoria: Noticia Coluna: Segunda etapa de vacinação contra a Poliomielite acontece no próximo sábado (13) (X) Press-release da assessoria de imprensa (

Leia mais

INTERAÇÃO HOMEM x ANIMAL SOB A PERSPECTIVA DO PRODUTOR RURAL ESTUDO PRELIMINAR. ¹ Discente de Medicina Veterinária UNICENTRO

INTERAÇÃO HOMEM x ANIMAL SOB A PERSPECTIVA DO PRODUTOR RURAL ESTUDO PRELIMINAR. ¹ Discente de Medicina Veterinária UNICENTRO INTERAÇÃO HOMEM x ANIMAL SOB A PERSPECTIVA DO PRODUTOR RURAL ESTUDO PRELIMINAR Carolina REMLINGER 1, karorem@hotmail.com, Raphaéli Siqueira BAHLS Raphabahls@hotmail.com 1 Felipe Lopes CAMPOS², campos.79@gmail.com

Leia mais

PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE CLIPPING

PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE CLIPPING PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE CLIPPING Recife 04/08/2014 1 Nos últimos anos, com a integração dos países devido à globalização, houve um aumento da

Leia mais

Jornal de Piracicaba, Piracicaba/SP, em 4 de Junho de 1993, página 22. Animais de companhia: O verme do coração do cão

Jornal de Piracicaba, Piracicaba/SP, em 4 de Junho de 1993, página 22. Animais de companhia: O verme do coração do cão Jornal de Piracicaba, Piracicaba/SP, em 4 de Junho de 1993, página 22 Animais de companhia: O verme do coração do cão Quando se fala em vermes, as primeiras imagens que vêm à mente das pessoas são: "lombrigas"

Leia mais

Nara Rubia Borges da Silva Vitória Maria Lobato Paes

Nara Rubia Borges da Silva Vitória Maria Lobato Paes CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde A PREVENÇÃO DA HEPATITE B ATRAVÉS DA IMUNIZAÇÃO EM CASO DE ACIDENTE COM EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO DOS TRABALHADORES

Leia mais

Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte 12 a 15 de setembro de 2004

Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte 12 a 15 de setembro de 2004 Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte 12 a 15 de setembro de 2004 Controle da Raiva Animal em Aparecida de Goiânia Área Temática de Saúde Resumo A raiva continua sendo

Leia mais

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 1 Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Nome fantasia: Projeto de volta prá casa Instituições: Núcleo de Epidemiologia do Serviço de Saúde Comunitária da Gerência de saúde Comunitária

Leia mais

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade.

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil Ruth Rangel * Fernanda Azevedo * Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Resumo A redução das desigualdades sociais tem sido

Leia mais

Condicionalidades do Programa Bolsa Família Intersetorialidade na gestão integrada entre serviços e renda CONGEMAS Rio Verde/GO

Condicionalidades do Programa Bolsa Família Intersetorialidade na gestão integrada entre serviços e renda CONGEMAS Rio Verde/GO Condicionalidades do Programa Bolsa Família Intersetorialidade na gestão integrada entre serviços e renda CONGEMAS Rio Verde/GO Daniel Ximenes Diretor do Departamento de Condicionalidades 2ª DIMENSÃO PROGRAMA

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Promoção da Saúde do Trabalhador da Saúde: conscientização acerca do uso de luvas e higienização das mãos pelos

Leia mais

O retrato do comportamento sexual do brasileiro

O retrato do comportamento sexual do brasileiro O retrato do comportamento sexual do brasileiro O Ministério da Saúde acaba de concluir a maior pesquisa já realizada sobre comportamento sexual do brasileiro. Entre os meses de setembro e novembro de

Leia mais

MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro

MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro Notícias - 18/06/2009, às 13h08 Foram realizadas 8 mil entrevistas com homens e mulheres entre 15 e 64 anos. A análise das informações auxiliará

Leia mais

20o. Prêmio Expressão de Ecologia

20o. Prêmio Expressão de Ecologia 20o. Prêmio Expressão de Ecologia 2012-2013 cooperativa de Canguçu cooperativa UNICOOP- Pelotas Cooperativa BGV- Pelotas Associação- Morro Redondo cooperativa- Rio Grande Fotos: Projeto: Avaliação da ocorrência

Leia mais

2007: Seguindo as recomendações de 2006, o projeto ganha complexidade e chega aos seguintes resultados: 30 escolas, 1865 alunos e 92 professores.

2007: Seguindo as recomendações de 2006, o projeto ganha complexidade e chega aos seguintes resultados: 30 escolas, 1865 alunos e 92 professores. Apresentação do tema, a quem se destina O Falando de Coração é uma iniciativa da área de cuidados com a saúde da Philips voltada para os alunos do ciclo II do Ensino Fundamental. Trata-se de um projeto

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de 2015 - Curitiba - PR 1

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de 2015 - Curitiba - PR 1 1 ESTIMATIVA DA POPULAÇÃO CANINA E FELINA NOS ANOS 2010 E 2013 E PERCEPÇÃO DAS PESSOAS QUANTO A GUARDA RESPONSÁVEL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - BAIRRO GUATUPÊ LUCAS GALDIOLI 1, RAFAELA FURIOSO

Leia mais

DOENÇA DIARREICA AGUDA. Edição nº 9, fevereiro / 2014 Ano III. DOENÇA DIARRÉICA AGUDA CID 10: A00 a A09

DOENÇA DIARREICA AGUDA. Edição nº 9, fevereiro / 2014 Ano III. DOENÇA DIARRÉICA AGUDA CID 10: A00 a A09 NOME DO AGRAVO CID-10: DOENÇA DIARRÉICA AGUDA CID 10: A00 a A09 A doença diarreica aguda (DDA) é uma síndrome clínica de diversas etiologias (bactérias, vírus e parasitos) que se caracteriza por alterações

Leia mais

A A transversalidade da Saúde Ambiental na formação do Médico Veterinário

A A transversalidade da Saúde Ambiental na formação do Médico Veterinário XIX Seminário Nacional de Ensino de Medicina Veterinária A A transversalidade da Saúde Ambiental na formação do Médico Veterinário Dr. Luciano Menezes Ferreira Comissão Nacional de Saúde Ambiental (CNSA)

Leia mais

Proposta de Lei n.º 189/XII

Proposta de Lei n.º 189/XII Proposta de Lei n.º 189/XII ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A PREVENÇÃO E CONTROLO DE EPIDEMIAS DA FEBRE DO DENGUE A febre do dengue figura entre algumas das doenças que poderão ser consideradas emergentes no

Leia mais

Plano de Qualificação das Linhas de Cuidados da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis nos Estados do Semiárido e Amazônia Legal

Plano de Qualificação das Linhas de Cuidados da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis nos Estados do Semiárido e Amazônia Legal Plano de Qualificação das Linhas de Cuidados da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis nos Estados do Semiárido e Amazônia Legal O que é Transmissão Vertical HIV e Sífilis? A transmissão vertical do

Leia mais

OBSERVAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DA POPULAÇÃO, DE UMA MICROÁREA DE UM BAIRRO DO RECIFE-PE SOBRE DENGUE

OBSERVAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DA POPULAÇÃO, DE UMA MICROÁREA DE UM BAIRRO DO RECIFE-PE SOBRE DENGUE OBSERVAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DA POPULAÇÃO, DE UMA MICROÁREA DE UM BAIRRO DO RECIFE-PE SOBRE DENGUE TEIXEIRA, A.Q. (¹) ; BRITO, A.S. (²) ; ALENCAR, C.F. (2) ; SILVA, K.P. (2), FREITAS, N.M.C.

Leia mais

PROGRAMA TRANSPORTE AÉREO DE MATERIAIS BIOLÓGICOS

PROGRAMA TRANSPORTE AÉREO DE MATERIAIS BIOLÓGICOS PROGRAMA TRANSPORTE AÉREO DE MATERIAIS BIOLÓGICOS (Modulo Preparação de Embarques) Treinamentos & Serviços Especiais 1 1- OBJETIVOS: - Atender em 100 % a legislação específica da Agência Nacional de Aviação

Leia mais

ALERTA SARAMPO Atualização da Situação Epidemiológica, Setembro 2014:

ALERTA SARAMPO Atualização da Situação Epidemiológica, Setembro 2014: ALERTA SARAMPO Atualização da Situação Epidemiológica, Setembro 2014: O Estado de São Paulo reforça a recomendação para que todos os GVE mantenham os municípios de sua área de abrangência em TOTAL ALERTA

Leia mais

6 Benefícios operacionais e financeiros atingidos após implantação do roteirizador de veículos

6 Benefícios operacionais e financeiros atingidos após implantação do roteirizador de veículos 6 Benefícios operacionais e financeiros atingidos após implantação do roteirizador de veículos 6.1 Introdução Esse capítulo tem o objetivo de descrever todos os ganhos observados após a implantação do

Leia mais

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO L 194/12 Jornal Oficial da União Europeia 21.7.2012 DECISÕES DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 17 de julho de 2012 que altera os anexos I a IV da Decisão 2006/168/CE no que se refere a certos requisitos

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Mortalidade Infantil. Epidemiologia dos Serviços de Saúde. Causas de Morte.

PALAVRAS-CHAVE: Mortalidade Infantil. Epidemiologia dos Serviços de Saúde. Causas de Morte. ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA Jessica Neves Pereira (latiifa@hotmail.com)

Leia mais

Vigilância em saúde para prevenção de surtos de doenças de transmissão hídrica decorrentes dos eventos climáticos extremos

Vigilância em saúde para prevenção de surtos de doenças de transmissão hídrica decorrentes dos eventos climáticos extremos Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis Coordenação Geral de Doenças Transmissíveis Unidade de Vigilância das Doenças de Transmissão

Leia mais

1º de Dezembro Dia Mundial de Lutra Contra a Aids. Una-se a esta causa! Diga não ao preconceito e a discriminação.

1º de Dezembro Dia Mundial de Lutra Contra a Aids. Una-se a esta causa! Diga não ao preconceito e a discriminação. 1º de Dezembro Dia Mundial de Lutra Contra a Aids. Una-se a esta causa! Diga não ao preconceito e a discriminação. Estaremos vivendo e aprendendo com a Aids, afastando a diferença, entendendo que a epidemia

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R

Leia mais

D I R E T O R I A D E S A Ú D E. Saúde In-forma

D I R E T O R I A D E S A Ú D E. Saúde In-forma D I R E T O R I A D E S A Ú D E Saúde In-forma Introdução: A febre hemorrágica ebola ou ebola é uma doença humana com elevada taxa de mortalidade (70%), causada pelo vírus do gênero ebolavirus, tendo sido

Leia mais

PERCEPÇÃO DO CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA E ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES VOLTADAS À SAÚDE DO COLETIVO

PERCEPÇÃO DO CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA E ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES VOLTADAS À SAÚDE DO COLETIVO PERCEPÇÃO DO CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA E ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES VOLTADAS À SAÚDE DO COLETIVO Elidiane dos Santos CIRILO¹, Emilly Maria de Lima OLIVEIRA¹, Fábio José Targino

Leia mais

Raimunda Cláudia Souza Rocha

Raimunda Cláudia Souza Rocha CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde INTERVENÇÃO NO PERFIL DA SITUAÇÃO VACINAL PARA HEPATITE B EM ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLOGICO EM PROFISSIONAIS

Leia mais

Resumo da Conferência Electrónica: Preparando o Dia Mundial da Raiva

Resumo da Conferência Electrónica: Preparando o Dia Mundial da Raiva Resumo da Conferência Electrónica: Preparando o Dia Mundial da Raiva Entre 1 e 7 de Junho de 2009 decorreu a Conferência Electrónica Preparando o Dia Mundial da Raiva. Com esta iniciativa, o projecto SAPUVETNET

Leia mais

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores)

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores) 1 Sobre o Movimento O Movimento é uma ação de responsabilidade social digital; Visa a formação de usuários digitalmente corretos Cidadania Digital, através de uma campanha de conscientização direcionada

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/669 1 GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Segundo a NBR ISO 9000:2005, qualidade é o grau no qual um conjunto de características

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 605, DE 2015 (Do Sr. Lobbe Neto)

PROJETO DE LEI N.º 605, DE 2015 (Do Sr. Lobbe Neto) *C0051703A* C0051703A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 605, DE 2015 (Do Sr. Lobbe Neto) Define diretrizes para a política de atenção integral aos portadores da doença de Parkinson no âmbito do Sistema

Leia mais

Número 24. Carga horária de trabalho: evolução e principais mudanças no Brasil

Número 24. Carga horária de trabalho: evolução e principais mudanças no Brasil Número 24 Carga horária de trabalho: evolução e principais mudanças no 29 de julho de 2009 COMUNICADO DA PRESIDÊNCIA Carga horária de trabalho: evolução e principais mudanças no 2 1. Apresentação Este

Leia mais

Conceito de Sistema e Enfoque Sistêmico. Professora Cintia Caetano

Conceito de Sistema e Enfoque Sistêmico. Professora Cintia Caetano Conceito de Sistema e Enfoque Sistêmico Professora Cintia Caetano AGENDA 1. Introdução 2. O que é Sistema? 3. Componentes do Sistema 4. Características, Ambiente, Natureza e Hierarquia dos Sistemas Introdução

Leia mais

LEVANTAMENTO DOS DADOS DOS ATENDIMENTOS ULTRASSONOGRÁFICOS DO SERVIÇO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DO HV/EVZ/UFG

LEVANTAMENTO DOS DADOS DOS ATENDIMENTOS ULTRASSONOGRÁFICOS DO SERVIÇO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DO HV/EVZ/UFG LEVANTAMENTO DOS DADOS DOS ATENDIMENTOS ULTRASSONOGRÁFICOS DO SERVIÇO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DO HV/EVZ/UFG BRAGATO, Nathália. 1 ; PÁDUA, Fernanda Maria Ozelim de 1 ; COSTA, Ana Paula Araújo.; SILVA,

Leia mais

Febre Amarela Silvestre, Brasil, 2009.

Febre Amarela Silvestre, Brasil, 2009. Febre Amarela Silvestre, Brasil, 2009. BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO Dezembro/2009 Emergências em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) de Febre Amarela Silvestre em São Paulo e no Rio Grande do Sul e

Leia mais

Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes

Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes Sistema de pesquisas domiciliares existe no Brasil desde 1967, com a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD; Trata-se de um sistema de pesquisas

Leia mais

Vigilância em Saúde. Perfil do Tétano em Alagoas de 2007 a 2014. Nesta Edição: ANO 4 Nº 01 ANUAL JANEIRO 15

Vigilância em Saúde. Perfil do Tétano em Alagoas de 2007 a 2014. Nesta Edição: ANO 4 Nº 01 ANUAL JANEIRO 15 Diretoria de Epidemiológica Gerência de Doenças Imunopreveníveis e Programa de Imunizações ANO 4 Nº 01 ANUAL JANEIRO 15 Nesta Edição: 1. Perfil do Tétano em Alagoas de 2007 a 2. Intensificação das Ações

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS

PROGRAMA DE CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS PROGRAMA DE CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS O crescimento populacional de cães e gatos tem representado um problema de saúde pública, devido à possibilidade de transmissão de doenças entre animais

Leia mais

II. Envio dos públicos (listagens) para acompanhamento aos parceiros da saúde e educação;

II. Envio dos públicos (listagens) para acompanhamento aos parceiros da saúde e educação; CONDICIONALIDADE DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA COMO FUNCIONA? A gestão de condicionalidades compreende um conjunto de ações em diferentes períodos visando ao acompanhamento dos compromissos nas áreas de educação

Leia mais

PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0

PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0 PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0 Banco Central do Brasil, 2015 Página 1 de 14 Índice 1. FLUXO DO PEN - PROCESSO DE ENTENDIMENTO DAS NECESSIDADES DE NEGÓCIO... 3 2.

Leia mais

Briefing. Boletim Epidemiológico 2010

Briefing. Boletim Epidemiológico 2010 Briefing Boletim Epidemiológico 2010 1. HIV Estimativa de infectados pelo HIV (2006): 630.000 Prevalência da infecção (15 a 49 anos): 0,61 % Fem. 0,41% Masc. 0,82% 2. Números gerais da aids * Casos acumulados

Leia mais

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi A Associação Comercial de (ACIRP) em parceria com a FUNDACE realiza uma pesquisa de qualidade de vida na cidade de desde 2009. Essa é uma pesquisa muito importante para se que se tenha uma base confiável

Leia mais

UMA PESQUISA SOBRE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO IFC-CÂMPUS CAMBORIÚ

UMA PESQUISA SOBRE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO IFC-CÂMPUS CAMBORIÚ UMA PESQUISA SOBRE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO IFC-CÂMPUS CAMBORIÚ Autores: Jaqueline Lima PALOMBO (Bolsista PIBIC-EM/CNPq); Nadia Rocha VERIGUINE (Orientadora); Ângelo Augusto FROZZA (Co-orientador). Introdução

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O NASF

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O NASF PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O NASF Preocupados com inúmeros questionamentos recebidos pela Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária, a CNSPV/CFMV vem por

Leia mais

Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte

Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA Coordenadoria da Administração Tributária Diretoria Executiva da Administração Tributária Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte Manual

Leia mais

Boletim Epidemiológico

Boletim Epidemiológico Página 1 / 8 1. Situação Epidemiológica do Sarampo Diferentes regiões do mundo estão definindo metas para a eliminação do sarampo e da rubéola até o ano de 2015. No entanto, surtos recentes de sarampo

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga

Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga 1. Por que este estudo é relevante? Segundo o relatório sobre a Carga Global das Doenças (Global

Leia mais

PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO INFORMATIZA SERVIÇOS DE SAÚDE E TRAZ MELHORIAS PARA CIDADÃOS E PROFISSIONAIS DA REDE

PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO INFORMATIZA SERVIÇOS DE SAÚDE E TRAZ MELHORIAS PARA CIDADÃOS E PROFISSIONAIS DA REDE Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO INFORMATIZA SERVIÇOS DE SAÚDE E TRAZ MELHORIAS PARA CIDADÃOS E PROFISSIONAIS DA REDE Perfil A Secretaria Municipal da

Leia mais

O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade. Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx

O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade. Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx Araçatuba SP 2012 O Marketing Educacional aplicado às Instituições

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Campanha Contra Câncer do Colo do Útero e da Mama

Mostra de Projetos 2011. Campanha Contra Câncer do Colo do Útero e da Mama Mostra de Projetos 2011 Campanha Contra Câncer do Colo do Útero e da Mama Mostra Local de: Maringá Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Avenorte Avícola Cianorte Ltda.

Leia mais

12/2/2009. São doenças e infecções naturalmente transmitidas entre animais vertebrados e os humanos. ZOONOSES *

12/2/2009. São doenças e infecções naturalmente transmitidas entre animais vertebrados e os humanos. ZOONOSES * ZOONOSES * São doenças e infecções naturalmente transmitidas entre animais vertebrados e os humanos. * Médico alemão Rudolf Wirchow(século XIX) Fco Eugênio D. de Alexandria Infectologista Zoon = animal

Leia mais

Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015

Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015 Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015 Antes de enviar um Projeto, saiba que Rio Paranapanema No caso dos Conselhos Municipais dos Direitos

Leia mais

Boletim Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Influenza: Monitoramento até a Semana Epidemiológica 37 de 2015

Boletim Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Influenza: Monitoramento até a Semana Epidemiológica 37 de 2015 Boletim Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Influenza: Monitoramento até a Semana Epidemiológica 37 de 2015 A vigilância da influenza no Brasil é composta pela vigilância

Leia mais

CECAD Consulta Extração Seleção de Informações do CADÚNICO. Caio Nakashima Março 2012

CECAD Consulta Extração Seleção de Informações do CADÚNICO. Caio Nakashima Março 2012 CECAD Consulta Extração Seleção de Informações do CADÚNICO Caio Nakashima Março 2012 Introdução O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é o principal instrumento de identificação e seleção

Leia mais

Software $uplementa Certo: Benefício/Custo da Suplementação na Seca

Software $uplementa Certo: Benefício/Custo da Suplementação na Seca Software $uplementa Certo: Benefício/Custo da Suplementação na Seca Campo Grande - MS 1 Resumo A aplicação $uplementa Certo é fruto da parceria EMBRAPA Gado Corte e Universidade Federal de Mato Grosso

Leia mais

Alcançado (b) Número total de casos notificados. Número total de notificações negativas recebidas

Alcançado (b) Número total de casos notificados. Número total de notificações negativas recebidas INSTRUTIVO PARA PREENCHIMENTO DO ROTEIRO DE ACOMPANHAMENTO DA PROGRAMAÇÃO PACTUADA INTEGRADA DE EPIDEMIOLOGIA E CONTROLE DE DOENÇAS PPI-ECD - NAS UNIDADES FEDERADAS 1 2 Este instrutivo contém informações

Leia mais

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Jornal de Brasília Data: 01/01/2009 Seção: Cidades Pág.: 6 Vacinação garante férias tranqüilas

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Jornal de Brasília Data: 01/01/2009 Seção: Cidades Pág.: 6 Vacinação garante férias tranqüilas Veículo: Jornal de Brasília Data: 01/01/2009 Seção: Cidades Pág.: 6 Vacinação garante férias tranqüilas Veículo: Site Revista Making Of Data: 02/01/2009 Seção: Notícias Pág.: www.revistamakingof.com.br

Leia mais

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 José Cechin Superintendente Executivo Francine Leite Carina Burri Martins Esse texto compara as morbidades referidas

Leia mais