REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UTFPR"

Transcrição

1 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Resolução nº 120/06 COEPP, de 07 de dezembro de 2006 Curitiba Dezembro de 2006

2 DOS OBJETIVOS E CARACTERISTICAS 1. Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada, por meio da execução de um projeto de pesquisa. 1. Desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas áreas de formação. 2. Despertar o interesse pela pesquisa como meio para a resolução de problemas. 3. Estimular o espírito empreendedor, por meio da execução de projetos que levem ao desenvolvimento de produtos, os quais possam ser patenteados e/ou comercializados.

3 DOS OBJETIVOS E CARACTERISTICAS 1. Intensificar a extensão universitária, por intermédio da resolução de problemas existentes nos diversos setores da sociedade. 2. Estimular a construção do conhecimento coletivo. 3. Estimular a interdisciplinaridade. 4. Estimular a inovação tecnológica. 5. Estimular o espírito crítico e reflexivo no meio social onde está inserido. 6. Estimular a formação continuada. 1. o - O TCC será caracterizado por uma pesquisa científica e/ou tecnológica aplicada.

4 DAS ATRIBUIÇÕES 1 Do Coordenador do Curso 2 Do professor Responsável Pelo TCC 3 Do Professor Orientador 4 Dos Alunos

5 DAS ATRIBUIÇÕES DOS ALUNOS 1. Ter cursado disciplina/unidade curricular ou comprovar a participação em oficinas sobre metodologia da pesquisa. 2. Elaborar e apresentar o projeto de pesquisa e monografia do TCC em conformidade com este Regulamento. 3. Requerer a sua matrícula na Divisão de Registros Acadêmicos nos períodos de matrícula estabelecidos no Calendário Letivo do Campus. 4. Apresentar toda a documentação solicitada pelo Professor Responsável e pelo Professor Orientador. 5. Participar das reuniões periódicas de orientação com o Professor Orientador do TCC.

6 DAS ATRIBUIÇÕES DOS ALUNOS 1. Seguir as recomendações do Professor Orientador concernentes ao TCC. 2. Participar das reuniões periódicas com o Professor Responsável pelo TCC. 3. Participar de todos os seminários referentes ao TCC. 4. Entregar ao Professor Responsável pelo TCC a monografia corrigida (de acordo com as recomendações da banca examinadora) nas versões impressa e eletrônica, incluindo arquivos de resultados experimentais, tais como: planilhas, gráficos, softwares e outros, atendendo o disposto no artigo Tomar ciência e cumprir os prazos estabelecidos pela Coordenação de Curso.

7 DA MATRICULA E ACOMPANHAMENTO DA MATRICULA Art A matrícula no TCC será operacionalizada pela Divisão de Registros Acadêmicos, conforme o disposto na instrução de matrícula, divulgada pela Gerência de Ensino e Pesquisa, a cada período letivo. 1. o - Somente apresentará seu trabalho nos seminários de avaliação de TCC o aluno efetivamente matriculado nesta atividade naquele período letivo. Art Os alunos que pretendam desenvolver o TCC no exterior ou em instituição conveniada, dentro dos programas de intercâmbio institucional, deverão apresentar proposta de trabalho para prévia aprovação pela Coordenação. 1.o - A proposta de trabalho de que trata o caput deste artigo deverá ser acompanhada de parecer do Professor Orientador da instituição conveniada onde o estudante desenvolverá o trabalho.

8 DA MATRICULA E ACOMPANHAMENTO DO ACOMPANHAMENTO Art O acompanhamento dos trabalhos será feito por meio de reuniões com periodicidade mínima mensal, previamente agendadas entre orientador e orientando(s). Parágrafo único - Após cada reunião de orientação deverá ser feito um relatório simplificado dos assuntos tratados na reunião, o qual deverá ser assinado pelo(s) aluno(s) e orientador e entregue ao Professor Responsável pelo TCC. Art Para os alunos que desenvolverem o TCC em instituições conveniadas, o acompanhamento se dará por meio de relatórios bimestrais a serem enviados ao Professor Responsável, com ciência do Professor Orientador da instituição conveniada.

9 DO DESENVOLVIMENTO DO TCC Art O tema para o TCC deverá estar inserido em um dos campos de atuação do curso do aluno. 1. o - Quando da apresentação da proposta do Projeto de Pesquisa, o(s) aluno(s) deverá(ao) comunicar por escrito, ao Professor Responsável, a composição de sua equipe, quando houver, e a sugestão do Professor Orientador. 2. o - O documento citado no 1. o deverá conter a concordância do Professor Orientador proposto. Art A avaliação do Projeto de Pesquisa será organizada pelo Professor Responsável, de acordo com o estabelecido em normas complementares.

10 DO DESENVOLVIMENTO DO TCC Art São condições necessárias para aprovação em TCC: I. Freqüência igual ou superior a 75% nas atividades programadas pelo Professor Responsável e Professor Orientador. II. Apresentação de Projeto de Pesquisa por escrito, elaborado de acordo com os padrões da UTFPR. III. Defesa e aprovação da Proposta do Projeto de Pesquisa. IV. Defesa e aprovação em avaliação parcial, quando houver, em que se verificará a qualidade do trabalho desenvolvido até aquele momento e o cumprimento do cronograma proposto. V. Comprovação de ter cursado com êxito conteúdos de metodologia científica e/ou de pesquisa tecnológica ou correlatos. VI. Apresentação da monografia, elaborada de acordo com os padrões da UTFPR. VII. Defesa e aprovação no seminário público de defesa final do TCC

11 NORMAS COMPLEMENTARES PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE AGRONOMIA DA UTFPR Pato Branco Abril de 2007

12 DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1.º - A disciplina Trabalho de Conclusão de Curso TCC é obrigatória e pertinente ao Currículo Pleno do Curso de Agronomia da UTFPR. Art. 2. o - Esta disciplina será cumprida através do desenvolvimento pelo acadêmico, de trabalho individual relacionado com as áreas de conhecimento de sua formação, assistido pelo professor orientador e sobre a coordenação geral do professor responsável pelo TCC.

13 DO PROJETO DE TCC Art. 3. o - O aluno deverá apresentar o tema para elaboração do projeto de TCC e seu respectivo orientador, até o último dia do quarto ano letivo de integralização do Curso de Agronomia. Art. 4. o - O acadêmico que for bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica PIBIC, poderá utilizar seu projeto de pesquisa como projeto de TCC, desde que o mesmo esteja registrado no Departamento de Pós-Graduação DEPOG. Art. 5. o - A execução do projeto de TCC poderá ser realizada concomitantemente ao desenvolvimento do estágio curricular supervisionado do Curso de Agronomia.

14 Art. 6. o - O projeto de TCC deverá ser elaborado em consonância com as orientações do professor responsável pelo TCC, do orientador e atender as exigências de redação de acordo com as normas da ABNT vigentes. Deverá conter os seguintes elementos: folha de rosto introdução objetivos (geral e específicos) revisão de literatura material e métodos ou metodologia resultados esperados referências bibliográficas 1. o - As defesas dos projetos de TCC deverão ser realizadas até o último dia do primeiro bimestre do quinto ano letivo. 2. o - O acadêmico deverá entregar ao professor responsável pelo TCC 03 (três) cópias do projeto de TCC até no máximo 15 (quinze) dias antes da data prevista para a defesa;

15 capa folha de rosto termo de aprovação - sumário - listas - introdução objetivos (geral e específico) material e métodos ou metodologia - resultados e discussão conclusões referências anexos (caso seja necessário) DA MONOGRAFIA Art. 7. o - Deverá ser redigida em consonância com as orientações do professor responsável pelo TCC, do orientador e atender as exigências de redação de acordo com as normas da ABNT vigentes. Deverá conter os seguintes elementos:

16 1. o - Respeitando a ordem dos elementos pré-textuais (ver ABNT) fica opcional para o acadêmico inserir dedicatória, agradecimentos e epígrafe. 2. o - Tanto os projetos de TCC quanto às monografias que não estiverem de acordo com as normas da ABNT não serão aceitos. 3. o - A versão final da monografia deverá passar pela homologação da banca, ou seja, a banca fará a conferência das correções. Após isso, deverá ser encadernada em capa dura/preta e entregue ao professor responsável pelo TCC até data constante no calendário, juntamente com uma versão eletrônica. 4. o - O professor responsável pelo TCC não receberá a versão final da monografia em atraso, conseqüentemente, o acadêmico não receberá nota na disciplina, implicando automaticamente em sua reprovação. 5. o - É de responsabilidade única e exclusiva do acadêmico obter as assinaturas dos componentes da banca antes da entrega ao professor responsável pelo TCC.

17 DA FORMA DE AVALIAÇÃO Art. 8.º - A avaliação da disciplina TCC será feita em duas etapas distintas, em datas e horários a serem divulgados por edital. Art. 9.º - Na primeira etapa a avaliação consistirá da defesa oral do Projeto de TCC, perante banca examinadora, sendo avaliado com base nos seguintes critérios: I. Relevância na área do curso (acadêmico, utilidade prática do projeto, abordagem inovadora). II. III. IV. Exeqüibilidade e cronograma de execução. Viabilidade. Redação

18 1. o - Para ser aprovado, o projeto de TCC não poderá ter nota inferior a 7,0 (sete). 2. o Os projetos não aprovados deverão ser reapresentados em no máximo 15 (quinze) dias após a publicação do edital de homologação das propostas. 3. o - As notas atribuídas à avaliação do projeto de TCC terão peso de 20% na composição da nota final da disciplina. Art. 10.º - Na segunda etapa, a monografia será julgada em sua versão final em forma de seminário público perante uma banca examinadora, na forma a seguir estabelecida: I. serão atribuídas nesta etapa duas notas, uma dada pelo professor orientador - nota N1, e outra dada pela banca examinadora - nota N2; II. a nota dada pelo professor orientador - nota N1, deverá refletir a avaliação deste sobre o desempenho de seu orientando durante todo o desenvolvimento do trabalho;

19 III. a nota dada pela banca examinadora - nota N2 terá por objeto de avaliação a apresentação oral e gráfica do trabalho, seu mérito e conteúdo, bem como a aptidão do acadêmico em responder a questionamentos pertinentes ao trabalho desenvolvido; IV. as notas N1 e N2 terão pesos diferentes, respectivamente, 30 e 70%. V. a nota da banca examinadora - nota N2, compreenderá a média aritmética simples das notas lançadas por cada um de seus membros. I. A nota do seminário terá peso de 80% na composição da nota final da disciplina e resultará da soma das notas N1 e N2. Parágrafo único - A nota final da disciplina consistirá da soma das notas dos seminários de defesa do projeto e da monografia

20 DA DEFESA FINAL Art. 11.º - Os seminários de apresentação do TCC poderão acontecer de duas formas: 1. Na semana prevista no calendário, de acordo com as determinações do professor responsável pelo TCC. 2. Em datas e horários alternativos, diante de acordo com o orientador. Nesse caso, a responsabilidade de todo o processo (local, convocação da banca, recepção das cópias e elaboração da ata) é do orientador. Após o seminário o orientador encaminhará a ata ao professor responsável pelo TCC. 1. o - O período de duração do seminário de cada acadêmico deverá ser assim distribuído: no máximo 30 minutos para a apresentação do acadêmico; no máximo 20 minutos para intervenção de cada membro da banca. 2. o - O acadêmico deverá entregar ao professor responsável pelo TCC, 03 (três) cópias da monografia, em sua versão final até no máximo 15 (quinze) dias antes da data prevista para a apresentação do seminário;

21 DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 12.º - Reserva-se ao acadêmico o direito à publicação de artigos, oriundos de TCC, e na qualidade de primeiro autor, até um limite de seis meses da data de sua aprovação. Parágrafo único Transcorrido esse período, caso o estudante não tenha elaborado os artigos, o orientador poderá fazê-lo definindo a seu critério a ordem dos autores. Art. 13.º - O número máximo de trabalhos a serem orientados por docente será de 03 (três). Parágrafo único - Admiti-se, excepcionalmente, maior número de orientados por docente, desde que haja aprovação do colegiado do Curso de Agronomia.

22 BOA SORTE COAGR - UTFPR

CURSO DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

CURSO DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL CURSO DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Este documento regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Tecnologia em Manutenção Industrial, Campus

Leia mais

9.4 Trabalho de Conclusão de Curso TCC

9.4 Trabalho de Conclusão de Curso TCC 9.4 Trabalho de Conclusão de Curso TCC O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Tal atividade é orientada por

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO UTFPR

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - IFMG CAMPUS CONGONHAS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - IFMG CAMPUS CONGONHAS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - IFMG CAMPUS CONGONHAS CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS Art. 1.o - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Leia mais

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se como atividade facultativa e tem como objetivos: I - Desenvolver

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Engenharia Civil

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Engenharia Civil MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS - CAMPUS POUSO ALEGRE Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Engenharia Civil POUSO ALEGRE/MG

Leia mais

Curso de Arquitetura e Urbanismo REGULAMENTO TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO

Curso de Arquitetura e Urbanismo REGULAMENTO TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO REGULAMENTO TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO União da Vitória 2016 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS Art. 1º. - O Trabalho Final de Graduação (TFG) é uma atividade obrigatória, constituída por disciplinas/unidades

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Curso de Engenharia Elétrica REGULAMENTO COMPLEMENTAR

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Curso de Engenharia Elétrica REGULAMENTO COMPLEMENTAR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Curso de Engenharia Elétrica REGULAMENTO COMPLEMENTAR DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE ENGENHARIA

Leia mais

(Revisado e aprovado pelo Colegiado do Curso em 24/09/2014)

(Revisado e aprovado pelo Colegiado do Curso em 24/09/2014) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS DE GUANAMBI Distrito de Ceraíma, s/n Zona Rural - Cx Postal 09

Leia mais

CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS

CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS 1 Universidade Federal do Tocantins UFT Curso de Engenharia Civil REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DA UFT CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet UTFPR - Câmpus Guarapuava 2 Objetivo do TCC O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória e tem como objetivos:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PATO BRANCO COECI - Coordenação do Curso de Engenharia Civil

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PATO BRANCO COECI - Coordenação do Curso de Engenharia Civil Normas Complementares à Resolução n 120/06 COEPP, de 07 de dezembro de 2006, referente ao Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso para os cursos de Graduação da UTFPR. O colegiado do curso de Engenharia

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CHAPECÓ Dezembro, 2017 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO I E II (TCC I E II) CURSO: ENGENHARIA CIVIL

REGIMENTO INTERNO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO I E II (TCC I E II) CURSO: ENGENHARIA CIVIL REGIMENTO INTERNO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO I E II (TCC I E II) CURSO: ENGENHARIA CIVIL Porto Velho-RO Junho 2014 REGIMENTO INTERNO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO CÂMPUS CURITIBA DA UTFPR

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO CÂMPUS CURITIBA DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO CÂMPUS CURITIBA DA UTFPR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS RESOLUC A O N 004/2016 CEMAT - CT, DE 20 DE MAIO DE 2016. Regulamenta a atividade acadêmica

Leia mais

NORMA COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMA COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira Coordenação do curso de Engenharia de Alimentos NORMA COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Leia mais

REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS UTFPR CAMPUS PATO BRANCO

REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS UTFPR CAMPUS PATO BRANCO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Gerência de Ensino e Pesquisa Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês REGULAMENTO PARA O TRABALHO

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONSELHO DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONSELHO DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONSELHO DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Resolução nº 18/2018 - COGEP Curitiba, 11 de abril de 2018. O CONSELHO DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO

Leia mais

PROPOSTA DE REGIMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

PROPOSTA DE REGIMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Cornélio Procópio Coordenação da Licenciatura em Matemática Trabalho de Conclusão de Curso PROPOSTA DE REGIMENTO PARA TRABALHO DE

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO: ENGENHARIA CIVIL São Luís - MA Janeiro 2017 REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE ENGENHARIA

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UTFPR MEDIANEIRA

REGULAMENTO INTERNO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UTFPR MEDIANEIRA Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Diretoria de Graduação e Educação Profissional Curso Superior em Licenciatura em Química REGULAMENTO INTERNO DE TRABALHOS

Leia mais

REGULAMENTO COMPLEMENTAR DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA DA UTFPR CÂMPUS APUCARANA

REGULAMENTO COMPLEMENTAR DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA DA UTFPR CÂMPUS APUCARANA REGULAMENTO COMPLEMENTAR DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA DA UTFPR CÂMPUS APUCARANA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O componente curricular

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE ALIMENTOS

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE ALIMENTOS i. e x e Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Campo Mourão Coordenação de Engenharia de Alimentos REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA ELETRÔNICA

NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA ELETRÔNICA .iex Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Campo Mourão Coordenação de Engenharia Eletrônica NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA ELETRÔNICA

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE MEDICINA DA FMIt

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE MEDICINA DA FMIt REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE MEDICINA DA FMIt Este regulamento tem por finalidade normatizar o processo de desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO Regula o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) presente na estrutura curricular do Curso Técnico em

Leia mais

REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO SISTEMA CEFET-PR

REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO SISTEMA CEFET-PR Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná Comissão de Elaboração da Proposta de Regulamento de Trabalho de Diplomação do Cursos Superiores de Tecnologia do Sistema CEFET-PR Portaria N.º 1044 de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO - UFES MINUTA: 002/2006 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO - UFES MINUTA: 002/2006 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS 65 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO - UFES MINUTA: 002/2006 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Súmula: Estabelece critérios para o desenvolvimento

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória, constituída pelas disciplinas/ unidades curriculares denominadas de TCC 1 e TCC 2 do Curso Superior de

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O presente regulamento tem por finalidade normalizar as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em História das

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso 2 (TCC 2) Regulamentos, Prazos e Documentos

Trabalho de Conclusão de Curso 2 (TCC 2) Regulamentos, Prazos e Documentos Trabalho de Conclusão de Curso 2 (TCC 2) Regulamentos, Prazos e Documentos - 2014-1 Prof. Dr. Luiz Eduardo Melo Lima Responsável pelos TCC de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção Mecânica lelima@utfpr.edu.br

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenação do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenação do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet Normas complementares do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet - para as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Toledo, 2016 Sumário 1 AS CARACTERÍSTICAS 2 2 O TCC 1 4

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UTFPR, CAMPUS APUCARANA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UTFPR, CAMPUS APUCARANA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UTFPR, CAMPUS APUCARANA Normas Complementares à Resolução nº 18/18 COGEP, de 11 de abril de 2018, referente ao Regulamento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PATO BRANCO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PATO BRANCO Normas Complementares à Resolução n 22/08 COEPP, de 14 de março de 2008, referente ao Regulamento dos Estágios dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e do Ensino Superior da UTFPR.

Leia mais

ANEXO D REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ANEXO D REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ANEXO D REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAPITULO I DA CARACTERIZACAO Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é a atividade que caracteriza a conclusão

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Nos dois últimos períodos do curso, em fase conclusiva de todo o processo de formação do Curso de Pedagogia, será desenvolvido pelo aluno concluinte, como condição para a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA RESOLUÇÃO/CCGF/CCS Nº. 04/2007 Normatiza o Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Farmácia

Leia mais

Bacharelado em Administração Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Bacharelado em Administração Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Ministério da Educação UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Departamento Acadêmico de Gestão e Economia Bacharelado em Administração Regulamento do Trabalho de Conclusão de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE AGROECOLOGIA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Departamento de Linguagem e Comunicação Licenciatura em Letras Português Manual de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Este regulamento estabelece regras

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Pontifícia Universidade Católica do Paraná Escola Politécnica Curso de Engenharia de Computação Campus Curitiba CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO

Leia mais

TCC Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia Civil Coordenação: Profa. Tatiana Jucá

TCC Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia Civil Coordenação: Profa. Tatiana Jucá TCC Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia Civil 2016-1 Coordenação: Profa. Tatiana Jucá 2/54 Pauta de hoje Apresentação da equipe de coordenação de TCC Datas importantes e documentação válida para

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO - BACHARELADO EM ESTATÍSTICA

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO - BACHARELADO EM ESTATÍSTICA Anexo II REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO - BACHARELADO EM ESTATÍSTICA Capítulo I Constituição e Objetivos Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso,

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e avaliação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO - CCAE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS DCE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO REGULAMENTO Nº 02/2009/CCAE-CSI Regulamenta

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO FEVEREIRO / 2016 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL IFMS Endereço: Rua Ceará, 972 - Campo Grande - MS CEP: 79.021-000

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Odontologia

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Odontologia Faculdade de Ciências da Saúde Departamento de Odontologia Curso de Odontologia Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Odontologia Maio 2014 Capítulo I - Conceito e Objetivos Art. 1o. - O Trabalho

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSOS DE BACHARELADOS E LICENCIATURAS DA FACULDADE SUMARÉ São Paulo 2008 1 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades

Leia mais

ANEXO I REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - BACHARELADO

ANEXO I REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - BACHARELADO ANEXO I REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - BACHARELADO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Campus Catalão Departamento de Física REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO

Universidade Federal de Goiás Campus Catalão Departamento de Física REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Departamento de Física REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º - Este Regulamento tem como finalidade normatizar as atividades relacionadas com a monografia

Leia mais

Capítulo I Da Caracterização. Capítulo II Da Matrícula

Capítulo I Da Caracterização. Capítulo II Da Matrícula Normas Complementares do curso de Engenharia Civil à Resolução n 22/08 COEPP, de 14 de março de 2008, referente ao Regulamento dos Estágios dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO Regula o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) presente na estrutura curricular do Curso Técnico em

Leia mais

ANEXO C REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IFPR ASSIS CHATEAUBRIAND

ANEXO C REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IFPR ASSIS CHATEAUBRIAND ANEXO C REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IFPR ASSIS CHATEAUBRIAND CAPITULO I DA CARACTERIZACAO Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é a atividade

Leia mais

MANUAL DO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE CAFELÂNDIA

MANUAL DO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE CAFELÂNDIA UNICA União de Ensino Superior de Cafelândia CNPJ 04.058.620/0001-32 FACULDADE DE CAFELÂNDIA Credenciada pela Portaria 3.282, de 27/11/2002 DOU 29/11/02 MANUAL DO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE

Leia mais

Resolução nº 36, de 22 de outubro de 2018.

Resolução nº 36, de 22 de outubro de 2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Conselho de Campus - CONCAMPO Resolução nº 36, de 22 de outubro de 2018. O Presidente do Conselho de Campus do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande

Leia mais

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 Estabelece normas para as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso 1 e Trabalho de Conclusão de Curso 2 dos Cursos de Graduação no âmbito da da. O Conselho Diretor da (EECA)

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE ODONTOLOGIA I DA CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE ODONTOLOGIA I DA CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE ODONTOLOGIA I DA CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º A disciplina Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é obrigatória e pertinente ao Currículo Pleno

Leia mais

NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIA 2018/2

NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIA 2018/2 NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIA 2018/2 PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DOS ORIENTADORES Orientar o aluno durante o desenvolvimento do Plano de Trabalho, modelo disponível no Sites Docentes:

Leia mais

Ato Normativo 04/2015/CCGZOT: Regulamenta as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso para o

Ato Normativo 04/2015/CCGZOT: Regulamenta as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso para o COORDENADORIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Rod. Admar Gonzaga, 1346 - Itacorubi - CEP: 88034-001 - Florianópolis - SC (48) 3721-2650 Ato Normativo 04/2015/CCGZOT: Regulamenta as atividades

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 105/2013

RESOLUÇÃO CONSEPE 105/2013 RESOLUÇÃO CONSEPE 105/2013 Estabelece regulamentos e normas para o Trabalho de Conclusão do Curso para o Curso de Licenciatura em Química da UEFS. O Reitor da Universidade estadual de Feira de Santana

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Este regulamento estabelece

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DA CONCEITUAÇÃO, MODALIDADE E OBJETIVOS

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento visa normatizar as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Graduação - Bacharelado em Ciências Econômicas

Leia mais

DO CONCEITO DOS OBJETIVOS

DO CONCEITO DOS OBJETIVOS NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO COLEGIADO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM AGROINDÚSTRIA ***(Alterada em reunião do Colegiado em 12/03/2014) Estabelece as normas para desenvolver a

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO Art. 1 o - Visando possibilitar a melhor adequação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), obrigatório e que corresponde

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE AGRONOMIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE AGRONOMIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE AGRONOMIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º - O presente regulamento normatiza as disciplinas de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE RESOLUÇÃO CCEB n º 03/2012 Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em Engenharia de Biossistemas do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE PIO XII REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE PIO XII REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE PIO XII REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Cariacica 2011 1 1 - INTRODUÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade obrigatória

Leia mais

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES COORDENADORIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Rod. Admar Gonzaga, 1346 - Itacorubi - CEP: 88034-001 - Florianópolis - SC (48) 3721-2650 Ato Normativo 02/2013/CCGZOT: Regulamenta as atividades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DE ZOOTECNIA CONSIDERAÇÕES INICIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DE ZOOTECNIA CONSIDERAÇÕES INICIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DE ZOOTECNIA O Colegiado do Curso de Zootecnia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte,

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDUC REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA Esta Resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas no dia 07 de março de 2019. CONSELHO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Normas para realização do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental

Leia mais

Sociedade Cultural e Educacional do Interior Paulista Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista

Sociedade Cultural e Educacional do Interior Paulista Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DOS CURSOS DA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA FAIP MARÍLIA/SP Paulo Luciano Sganzella, Diretor da FACULDADE

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) I - CONCEITO E OBRIGATORIEDADE Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso, doravante denominado TCC, é obrigatório e consta na matriz curricular dos

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CURSO DE DESIGN MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN São Miguel do Oeste,

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA CÂMPUS ITUMBIARA. DOS PRINCÍPIOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA CÂMPUS ITUMBIARA. DOS PRINCÍPIOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS Câmpus Itumbiara ORIENTAÇÕES GERAIS PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Secretariado Executivo Trilingue. Faculdade de Presidente Prudente

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Secretariado Executivo Trilingue. Faculdade de Presidente Prudente Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso Curso de Secretariado Executivo Trilingue Faculdade de Presidente Prudente Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso Curso de Secretariado Executivo Trilingue

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Cariacica abril de 2015 1 1 - INTRODUÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória

Leia mais

Aprovado pela Resolução ad referendum nº 025, de 03 de setembro de 2018.

Aprovado pela Resolução ad referendum nº 025, de 03 de setembro de 2018. Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Alvorada REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO

Leia mais

Considerando a Resolução nº 26/2007 da Câmara Superior de Ensino da UFCG;

Considerando a Resolução nº 26/2007 da Câmara Superior de Ensino da UFCG; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL RESOLUÇÃO CCEA Nº 01/2012 Revoga

Leia mais

REGIMENTO DE TCC DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO CAMPUS JOINVILLE

REGIMENTO DE TCC DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO CAMPUS JOINVILLE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE TECNOLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE TECNOLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE TECNOLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade normalizar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2018 UAG/CSBA

RESOLUÇÃO Nº 02/2018 UAG/CSBA RESOLUÇÃO Nº 02/2018 UAG/CSBA Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso TCC do Curso Superior de Bacharelado em Administração do Instituto Federal da Paraíba IFPB. Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso Capítulo I Da Definição Art. 1 o O Trabalho de Conclusão de Curso, doravante denominado TCC, é um componente curricular da formação específica, obrigatório aos

Leia mais

Edital 02 / DO OBJETO

Edital 02 / DO OBJETO Edital 02 / 2018 O Coordenador do Colegiado do curso de bacharelado em Administração, no uso de suas atribuições previstas no decreto 85/2009 de 12 de novembro de 2009, no regimento interno da Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA Aprovado pelo Conselho de Campus, conforme Resolução nº 005, de 21 de fevereiro de 2018. CAPÍTULO I REGULAMENTAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE TCC FAEMA Ariquemes - RO 2013

MANUAL DE TCC FAEMA Ariquemes - RO 2013 MANUAL DE TCC FAEMA Ariquemes - RO 2013 ÍNDICE MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO... 2 DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS... 2 DO COORDENADOR DE CURSO... 3 DO PROFESSOR ORIENTADOR... 3 DO PROFESSOR

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO ART 1º. Considera-se Trabalho de Conclusão de Curso as atividades

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CAPÍTULO I DIRETRIZES PRELIMINARES Art. 1 O Trabalho de Conclusão de

Leia mais

REGULAMENTO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO/TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO/TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO/TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Normatiza a elaboração e apresentação do Relatório Final de Estágio do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, que compreende

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE ZOOTECNIA DA EVZ/UFG

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE ZOOTECNIA DA EVZ/UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA Curso de Zootecnia REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE ZOOTECNIA DA EVZ/UFG 1ª EDIÇÃO (Revisão 02) Elaboração:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE FARMACIA. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE FARMACIA. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE FARMACIA INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2011 Revoga a resolução 03/2007 e estabelece as normas referentes ao Trabalho de Conclusão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS FACULDADE DE GEOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS FACULDADE DE GEOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS FACULDADE DE GEOLOGIA REGULAMENTO N 02/2016 de 01 de março de 2016 Estabelece os procedimentos necessários à sistematização

Leia mais