MANUAL DE SEGURANÇA PARA ATIVIDADES NO LACER

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE SEGURANÇA PARA ATIVIDADES NO LACER"

Transcrição

1 MANUAL DE SEGURANÇA PARA ATIVIDADES NO LACER SUMÁRIO: I. INTRODUÇÃO II. SEGURANÇA III. PROCEDIMENTOS PARA DESCARTE DE RESÍDUOS GERADOS EM LABORATÓRIO IV. ALGUNS PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS I - INTRODUÇÃO As atividades a serem desenvolvidas no PROGRAMA DE SEGURANÇA devem permitir o aprendizado e o crescimento do estudante na sua área profissional. A normalização consiste no processo de estabelecer e aplicar regras, a fim de abordar ordenadamente uma atividade específica, para o benefício e com a participação de todos os interessados e, em particular, de promover a otimização da economia, levando em consideração as condições funcionais e as exigências de segurança. Este manual deve estar a disposição dos integrantes do Laboratório de Materiais Cerâmicos e todo novo integrante do grupo deve estar ciente das boas práticas de segurança deste laboratório. A chave para o sucesso é a conscientização de todos, faça a sua parte e colabore com nossa segurança. Objetivos deste Manual: - utilização adequada de recursos; - disciplina da produção; - uniformidade do trabalho; - melhoria do nível de capacitação do pessoal; - segurança do pessoal e dos equipamentos. Normativas. 1. O local de trabalho deve ser mantido sempre em ordem. 2. Ao chefe de laboratório cabe a responsabilidade de orientar seu pessoal e exigir o cumprimento das regras, sendo o responsável direto por abusos e falta de capacitação profissional para utilizar os equipamentos, reagentes e infraestrutura. 3. Antes de utilizar qualquer dependência que não seja a do laboratório em que se encontra trabalhando, o bolsista deverá pedir permissão ao responsável direto pelo mesmo. 4. Toda matéria-prima que ingressar deve ser identificada, indicando também sua periculosidade em rótulo padronizado.

2 5. Para sua segurança, procure conhecer os perigos oferecidos pelos produtos químicos utilizados no seu trabalho. As normas de trabalho com material tóxico devem ser lidas com atenção antes do inicio do trabalho com os mesmos. 6. Procure inteirar-se das técnicas que você utiliza seguindo o Procedimento Operacional Padrão (POP). Ciência não é mágica. O conhecimento dos porquês pode ser muito útil na solução de problemas técnicos. 7. Na dúvida, pergunte. 8. Ao perceber que um aparelho está quebrado, comunique imediatamente ao responsável pelo equipamento para que o reparo possa ser providenciado. Se apresentar risco de acidente, sinalizeo até que seja providenciado o conserto. 9. Ao perceber algo fora do lugar, coloque-o no devido lugar. A iniciativa própria para manter a ordem é muito bem-vinda e antecipadamente agradecida. 10. Planeje bem os seus protocolos e realize os procedimentos operacionais dos mesmos. Idealmente, antes de começar um experimento, você deve saber exatamente o que será consumido, sobretudo no tocante ao uso de material importado. 11. Cada usuário deverá limpar e arrumar as bancadas e equipamentos após o uso. 12. E de responsabilidade do Grupo da Organização vigente: - No final do expediente as bancadas deverão ser limpas. - As pias deverão ser limpas no início do expediente, quando forem removidos os materiais a serem lavados. - Verificar se os refrigeradores e freezeres precisam ser descongelados e limpos, semanalmente, e executar a limpeza, se necessário. - Verificar semanalmente decantadores das pias. 13. Em caso de acidente: a) Se for incêndio: - Saiba como utilizar extintor de CO 2 ; - Contribua para a evacuação do local; - Se possível, afaste qualquer material inflamável do local; - Para abafar o incêndio ou envolver vítima de incêndio utilize, se possível, manta ou cobertor de lã ou algodão. b) O acidente deve ser comunicado, imediatamente, ao responsável pelo setor e ao chefe do laboratório para discussão das medidas a serem adotadas. c) Em caso de ferida, deve ser lavada com água corrente e comprimida de forma a sair sangue (cuidado para não aumentar as dimensões da ferida deve ser tomado). Antes de fazer curativo, passar um antiséptico. d) Álcool iodado deve ser passado na área afetada (com exceção dos olhos, que devem ser lavados exaustivamente com água destilada). e) No caso de acidentes com substâncias tóxicas ou químicas, vide recomendações do item IV deste documento ou ligue para o Centro de Informações Toxicológicas ( ou ). 14. Uso obrigatório dos EPIs indicados para cada atividade. 15. Recomendação final para minimizar o risco de acidentes: não trabalhe sob tensão.

3 II - SEGURANÇA A variedade de riscos nos laboratórios é muito ampla. Resumidamente, as causas para ocorrência de acidentes em laboratório são: instrução não adequada, supervisão insuficiente do executor (falta de atenção ao que se está fazendo) e/ou inapta, uso incorreto de equipamentos ou materiais de características desconhecidas, alterações emocionais, exibicionismo. TIPOS DE RISCO (Portaria do Ministério do Trabalho, MT no. 3214, de 08/06/78) 1. Riscos de Acidentes 2. Riscos Ergonômicos 3. Riscos Físicos 4. Riscos Químicos 5. Riscos Biológicos 1. RISCOS DE ACIDENTES Considera-se risco de acidente qualquer fator que coloque o trabalhador em situação de perigo e possa afetar sua integridade, bem estar físico e moral. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc. 2. RISCOS ERGONÔMICOS Considera-se risco ergonômico qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: o levantamento e transporte manual de peso, o ritmo excessivo de trabalho, a monotonia, a repetitividade, a responsabilidade excessiva, a postura inadequada de trabalho, o trabalho em turnos, etc. 3. RISCOS FÍSICOS Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, ultra-som, materiais cortantes e ponteagudos, etc. 4. RISCOS QUÍMICOS Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostas ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão. 5. RISCOS BIOLÓGICOS Consideram-se agentes de risco biológico as bactérias, fungos, parasitos, vírus, entre outros. Classificação de risco biológico: Os agentes de risco biológico podem ser distribuídos em quatro classes de 1 a 4 por ordem crescente de risco, classificados segundo os seguintes critérios: a) Patogenicidade para o homem. b) Virulência. c) Modos de transmissão d) Disponibilidade de medidas profiláticas eficazes.

4 e) Disponibilidade de tratamento eficaz. f) Endemicidade. MÉTODOS DE CONTROLE DE AGENTE DE RISCO Os elementos básicos para contenção de agentes de risco: A. - BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO GLP a) Observância de práticas e técnicas padronizadas. b) Conhecimento prévio dos riscos. c) Treinamento de segurança apropriado. d) Manual de segurança (identificação dos riscos, especificação das práticas, procedimentos para eliminação de riscos). A.1. - RECOMENDAÇÕES GERAIS - Todo novo técnico ou bolsista de graduação, bem como de pós-graduação, deve ter treinamento e orientação específica sobre BOAS PRÁTICAS LABORATORIAIS e PRINCÍPIOS DE SEGURANÇA aplicados ao trabalho que irá desenvolver. - Objetos de uso pessoal (roupas, bolsas, livros,...) devem ser guardados nos armários individuais e são de responsabilidade de cada um. Segurança no Laboratório Os equipamentos de segurança listados abaixo devem estar ao alcance de todos os que trabalham no laboratório e cada um deve certificar-se de que sabe usa-los: - Extintor de incêndio; - Respirador semifacial de filtro ou descartável contra pós e névoas; - Luvas de amianto, de látex, de raspa de couro e nitrílicas; - Protetor auricular; - Jalecos compridos de manga longa; - Óculos/máscara de proteção; - Perneira e casaco de raspa de couro. Segurança Referente ao Laboratório - Zele pela limpeza e manutenção de seu laboratório, cumprindo o programa de limpeza e manutenção estabelecido para cada área, equipamento e superfície. - O laboratório deve estar sempre organizado, não deixe sobre as bancadas materiais estranhos ao trabalho, como bolsas, livro, blusa, etc. E sempre que terminar seu experimento limpe o que sujou e guarde o que já utilizou. - Rotule imediatamente qualquer reagente ou solução preparados e as amostras coletadas com nome do reagente, nome da pessoa que preparou e data. - Limpe imediatamente qualquer derramamento de reagentes (no caso de ácidos e bases fortes, o produto deve ser neutralizado antes de proceder sua limpeza). Em caso de dúvida sobre a toxidez, consulte seu superior antes de efetuar a remoção.

5 - Ao realizar uma experiência com grau mais elevado de risco, informe a todos do laboratório. - Qualquer acidente deve ser imediatamente comunicado à chefia do laboratório, registrado em formulário específico e encaminhado para acompanhamento junto a Comissão de Segurança do Laboratório. Segurança de Ordem Pessoal - Trabalhe com seriedade evitando brincadeiras. Trabalhe com atenção e calma. - Planeje sua experiência, procurando conhecer os riscos envolvidos, precauções a serem tomadas e como descartar corretamente os resíduos. - Usar roupas adequadas como calças compridas, sapatos fechados, jaleco e EPI s. O jaleco deve ser de manga comprida e abotoado. - Nunca abrir frascos de reagentes antes de ler o rótulo e jamais testar substâncias químicas pelo odor ou sabor. - Conservar os cabelos presos. - As lentes de contato sob vapores corrosivos podem causar lesões aos olhos. - Nunca pipete com a boca, nem mesmo água destilada. Use dispositivos de pipetagem mecânica (pêras de borracha). - Não coma ou fume no laboratório em horário de serviço. - Evite o hábito de levar as mãos à boca, nariz, olhos, rosto ou cabelo, no laboratório enquanto estiver trabalhando. - Lave as mãos sempre após a manipulação de agentes químicos, mesmo que tenha usado luvas de proteção, bem como antes de deixar o laboratório. Uso de Materiais de Vidro - Use luvas de amianto e óculos de segurança sempre que: - Quebrar vidros para obtenção de cacos de vidro; - Remover tampas de vidro emperradas; - Remover tubos de vidro ou termômetros em rolhas de borracha ou cortiça; - Remover cacos de vidro (usar também pá de lixo e escova). - Não utilize materiais de vidro quando trincados. - Não inspecione o estado das bordas do frasco de vidro com as mãos sem fazer uma inspeção visual. - Tome cuidado ao aquecer recipiente de vidro com chama direta. - Use luvas de amianto sempre que manusear peças de vidro que estejam quentes. Uso de Chamas - De preferência use chama na capela. - Ao acender bico de bunsen verificar e eliminar os seguintes problemas: - Vazamentos;

6 - Dobra no tubo de gás; - Ajuste inadequado entre o tubo de gás e suas conexões; - Existência de inflamáveis ao redor. - Não acenda maçaricos, bico de bunsen, etc., com válvula de gás muito aberta. - Apague a chama imediatamente após o término do serviço. - Certifique-se de que todos cilindros de gás estejam presos em local seguro e longe do fogo. Uso de Capelas - Nunca inicie um serviço sem que o sistema de exaustão esteja operando. - Use a capela química para manusear material volátil ou materiais que necessitem de proteção contra contaminação. Uso de Equipamentos Elétricos - Nunca ligue equipamentos elétricos sem antes verificar a voltagem correta. - Só opere equipamentos quando: - Fios, tomadas, plugues estiverem em perfeitas condições; - O fio terra estiver ligado. - Não opere equipamentos elétricos sobre superfícies úmidas. - Verifique periodicamente a temperatura do conjunto de plugue-tomada; caso esteja fora do normal, desligue o equipamento e comunique ao responsável pelo equipamento. - Não use equipamentos elétricos que não tiverem identificação de voltagem. - Não confie completamente no controle automático de equipamentos elétricos, inspecioneos quando em operação. - Remova frascos de inflamáveis das proximidades do local onde irá usar equipamento elétrico. - Combata o fogo em equipamentos elétricos somente com extintor de CO 2. - Enxugue qualquer líquido derramado no chão antes de operar com equipamentos elétricos. Uso de Estufas e Fornos - Não tente remover material na estufa/forno sem utilizar: - Protetor facial; - Luvas de amianto; - Avental de couro/raspa de couro, se necessário. - Não evapore líquidos, nem queime óleos em estufas. - Empregue para calcinação somente cadinhos ou cápsulas de materiais resistentes a altas temperaturas.

7 - Não coloque peneiras nas estufas. A solda da malha metálica possui um ponto de fusão muito baixo e amolece em temperaturas próximas a 100C - Não coloque materiais plásticos nas estufas, mesmo que por breves instantes. - Atenção ao descartar diretamente no lixo materiais quentes removidos das estufas/fornos. Uso de Ar Comprimido - Utilize SEMPRE protetor auricular. E protetor para os olhos, no caso de soltar partículas. - Não utilize ar comprimido para limpar a roupa e a pele. Outros equipamentos Vide POP do equipamento. B. - BARREIRAS B.1. - BARREIRAS PRIMÁRIAS B.1.1. EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL EPI Dispositivo de uso individual, destinado a proteger a saúde a integridade física do trabalhador. Dentre os principais EPIs oferecidos pelo laboratório, citam-se: LUVAS a) Usar luvas de látex SEMPRE que trabalhar com produtos químicos ou material particulado. b) Lavar instrumentos, roupas, superfícies de trabalho SEMPRE usando luvas. c) Usar luvas de AMIANTO para remoção de material do forno, bem como seu manuseio. d) Luvas NITRILICAS para manuseio de solventes e tintas. JALECO a) São de uso constante nos laboratórios e constituem uma proteção para o profissional. b) Devem sempre ser de mangas longas, confeccionados em algodão ou fibra sintética (não inflamável). c) O uso de jaleco é PERMITIDO somente nas ÁREAS DE TRABALHO. NUNCA EM REFEITÓRIOS, BIBLIOTECAS, ÔNIBUS, ETC. d) Cada integrante do laboratório e responsável por seu jaleco (manutenção e limpeza). OUTROS O Laboratório de Materiais Cerâmicos oferece também para seus integrantes os EPIs descritos abaixo. Utilize-os! a) Óculos de proteção e protetor facial (protege contra salpicos, borrifos, gotas, impacto). b) Respirador semifacial (descartável ou com filtro) para poeiras e névoas. c) Proteção individual para solda composta por avental (ou casaco), perneiras (protege pernas e calcado) e luvas cano longo em raspa de couro. d) Dispositivos de pipetagem (borracha peras). B EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC) São equipamentos que possibilitam a proteção do pessoal do laboratório, do meio ambiente e da pesquisa desenvolvida. O laboratório de Materiais Cerâmicos oferece os seguintes EPCs:

8 CAPELA QUÍMICA MANUAL DE SEGURANÇA PARA ATIVIDADES NO LACER Cabine construída de forma aerodinâmica cujo fluxo de ar ambiental não causa turbulências e correntes, assim reduzindo o perigo de inalação e contaminação do operador e ambiente. VASO DE AREIA Ou balde de areia é utilizado sobre derramamento de álcalis para neutralizá-lo. EXTINTOR DE INCÊNDIO DE CO 2 EM PÓ Utiliza o CO 2 em pó como base. A força de seu jato é capaz de disseminar os materiais incendiados. É usado em líquidos e gases inflamáveis, fogo de origem elétrica. Não usar em metais alcalinos e papel. EXAUSTOR Serve para captar material particulado e gases. B.2. - BARREIRAS SECUNDÁRIAS DESENHO E ORGANIZAÇÃO DO LABORATÓRIO O desenho e instalações são importantes no provimento de uma barreira para proteger o pessoal que trabalha internamente, a comunidade e o meio ambiente, contra agentes de risco físicos e químicos que podem ser liberados acidentalmente pelo laboratório. O desenho da planta física de um Laboratório deverá atender aos requisitos técnicos adequados ao desenvolvimento das atividades a serem realizadas, de forma a garantir a segurança do fluxo de equipamentos, pessoal, insumos, amostras e outros elementos necessários ao trabalho. A localização dos equipamentos nos locais de trabalho deverá ser realizada levando-se em conta os deslocamentos necessários para um trabalho analítico efetivo e a separação daquelas atividades que não podem ser realizadas uma com as outras. O espaço deve ser suficiente para que as equipes possam realizar seu trabalho conforme normas de segurança. A planta física deverá considerar os fluxos, a distribuição de portas, iluminação e ventilação adequadas, mobiliário específico para cada atividade, em conformidade com as exigências de segurança, de forma a permitir o manejo de substâncias perigosas, bem como prever a evacuação do pessoal, quando necessário. As unidades laboratoriais devem possuir sinalização de risco que permita identificar a natureza do perigo, o responsável pelo laboratório em caso de emergência, bem como as condições de permissibilidade de acesso àquelas áreas. Ao planejarmos desenvolver atividades laboratoriais devemos atentar para os itens abaixo, a fim de possibilitar o estabelecimento seguro do trabalho, são eles: a) Dimensionamento da área de trabalho X atividade (laboratório, área de estudo, recepção de amostras, etc.) b) Volume e qualidade do trabalho c) Quantidade de equipamento d) Número de funcionários por m 2. e) Otimização da localização de equipamentos, em função do fluxo de trabalho. f) Compatibilidade das tarefas desenvolvidas em áreas vizinhas. g) Facilidade de acesso.

9 C. ALGUNS PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS Alguns cuidados: Ácido Nítrico - pode causar intoxicação por gases nitrosos; - líquido derramado pode causar fogo ou liberar gases perigosos. Ácido perclórico - contato com outro material pode causar fogo ou explosão, especialmente quando aquecido; - armazenar separadamente e evitar contato com agentes desidratantes e outros materiais; - manter longe de calor; - em caso de derrame, lavar com muita água e remover os materiais contaminados. Ácido sulfúrico - impedir a penetração de água no recipiente devido a reação violenta. Ácido sulfúrico e nítrico (mistura) - pode causar intoxicação por gases nitrosos; - líquido derramado pode causar fogo ou liberar gases perigosos. Ácido acético - o ácido acético glacial a 16,7 C, formando blocos duros que podem quebrar garrafões quando movimentados; - armazenar em áreas com temperaturas acima de 16,7C; - quando congelado descongelar levando o garrafão cuidadosamente para área quente. Ácido clorídrico anidro - gás extremamente irritante; - líquido e gás sob pressão; - refluxo para dentro do cilindro pode causar explosão, em nenhuma circunstância deverá o tubo de alimentação do cilindro ser posto em contato com um líquido ou gás, sem uma válvula a vácuo ou dispositivo de proteção no tubo, para impedir o refluxo. Amônia, anidro - gás extremamente irritante; - líquido e gás sob pressão; Amônia, solução aquosa; - vapor extremamente irritante; - retirar cuidadosamente a vedação antes de abrir. Brometo de metila - inalação pode ser fatal ou causar lesão retardada nos pulmões; - líquido ou vapor causa queimaduras que podem ter efeito retardado; - líquido e gás sob pressão; - líquido e gás extremamente perigoso sob pressão. Cianeto de cálcio

10 - libera gás venenoso; - manter o recipiente hermeticamente fechado e afastado de água e ácidos; - limpar imediatamente o líquido derramado. Cianetos inorgânicos (exceto ácido hidrociânico e cianeto de cálcio) - contato com ácido libera gás venenoso; - armazenar em local seco; Cloreto de mercúrio (dicloreto de mercúrio) - usar roupas limpas diariamente; - tomar banho quente após o trabalho, utilizando bastante sabão. Cloro - líquido e gás sob pressão; - não aquecer os cilindros. Dicromato de amônia, de potássio e de sódio - evitar respirar poeira ou névoa da solução; - usar roupas limpas diariamente; - tomar banho quente após o trabalho, utilizando bastante sabão. Éter etílico, éter butílico (normal); - pode causar lesão nos olhos (os efeitos podem ser retardados); - pode formar peróxidos explosivos; - evitar repetida e prolongada do vapor; - não deixar evaporar até o ponto de secagem, adição de água ou agentes redutores apropriados pode reduzir a formação de peróxido; - evitar contato repetido ou prolongado com a pele. Fenol - rapidamente absorvido pela pele. Hidróxido de amônia - vapor extremamente irritante; - retirar cuidadosamente a vedação antes de abrir. Hidróxido de potássio, de sódio - na preparação de soluções, adicionar os compostos lentamente, para evitar respingos; - usar proteção ocular ou facial, luvas de borrachas e roupas de proteção, ao manusear o produto; - lavar a área com jatos de água. Metano - pode ser fatal ou causar cegueira se ingerido; - impossível de se tornar inócuo. Peróxido de hidrogênio causa graves queimaduras;

11 - os efeitos nos olhos podem ser retardados; - oxidante poderoso; - usar proteção ocular ou facial, luvas de neoprene, borracha butílica ou senil, sapatos ou botas de neoprene e roupas limpas para a proteção externa; - impedir contaminação oriunda de qualquer fonte, incluindo metais, poeiras e materiais orgânicos, tal contaminação pode causar rápida decomposição, formação de misturas explosivas, ou criação de alta pressão; - respingos do líquido em roupas ou materiais combustíveis podem causar fogo; - não colocar nada mais nesse recipiente; - armazenar o recipiente original em local ventilado. C.1. PRODUTOS QUÍMICOS INCOMPATÍVEIS Estes produtos não devem ser armazenados com cuidados especiais e seu contato evitado. Produto Incompatibilidade 1- Acetileno Cloro, bromo, flúor, prata e mercúrio. 2- Acetona Incompatível com ácidos halogenados, bases fortes, fortes agentes oxidantes, aminas e amônia, cloro e componentes clorados, ácidos fortes e componentes com radical nitroso 3- Ácido acético Óxido de cromo IV, ácido nítrico, ácido perclórico, peróxidos e permanganatos. 4- Ácido Clorídrico Com os metais mais comuns, aminas, óxidos metálicos, anidrido acético, acetato de vinil, sulfato de mercúrio, fosfato de cálcio, formaldeído, carbonatos, bases fortes, ácido sulfúrico, ácido clorossulfúrico. 5- Ácido nítrico concentrado Ácido acético, anilina, óxido de cromo IV, cianeto, hidrogênio, carbono sulfato, líquidos e gases combustíveis. 6- Ácido oxálico Prata e sais de mercúrio. 7- Ácido perclórico Anidrido acético, bismuto e ligas de bismuto, álcoois, papel e madeira. 8- Ácido sulfúrico Clorato de potássio,, permanganato de potássio e perclorato de potássio. 9- Álcool amílico, etílico e metílico Ácido clorídrico, ácido fluorídrico, ácido fosfórico. 10- Alumínio, compostos de Água.

12 Produto Incompatibilidade 11- Amoníaco, gás de lab. Cloro, mercúrio, hipoclorito de cálcio, iodo, bromo, fluoreto de hidrogênio. 12- Amônio, hidróxido de Ácidos fortes, metais alcalinos, fortes agentes oxidantes, bromo, cloro, alumínio, cobre, bronze, latão, mercúrio, dimetil sulfato. 13- Amônio, nitrato de Ácidos, metais em pó, líquidos combustíveis, enxofre, substâncias orgânicas. 14- Amônio, oxalato de Ácidos fortes. 15- Anidrido acético Idem ao álcool amílico, etílico e metílico, além da soda cáustica, potassa cáustica, aminas. 16- Anilina Ácido nítrico, peróxido de hidrogênio. 17- Bário, Sulfato de Alumínio e fósforo. 18- Bromo Vide cloro. 19- Carbono ativo (= carvão ativado) Hipoclorito de cálcio e oxidantes. 20- Cianetos Ácidos. 21- Cloratos Sais de amônia, ácidos, metais em pó, enxofre, substâncias orgânicas. 22- Cloro Amoníaco, acetileno, butadieno, butano, metano, propano, hidrogênio, benzina de petróleo, benzeno, metais em pó. 23- Cobre Acetileno, peróxido de hidrogênio. 24- Cromo (VI), óxido de Ácido acético, naftaleno, glicerina, benzina de petróleo, álcoois, líquidos combustíveis. 25- Cumol, hidroperóxido de Ácidos, orgânicos e inorgânicos. 26- Éter etílico Ácido clorídrico, ácido fluorídrico, ácido sulfúrico, ácido fosfórico, butadieno, isopreno, acetato de vinila, estireno, viniltolueno. 27- Fenol Soda cáustica, potassa cáustica, compostos halogenados, aldeídos, monômeros e ésteres polimerizáveis. 28- Fenolftaleína Álcalis e fortes agentes oxidantes.

13 Produto Incompatibilidade 29- Ferrocianeto de potássio Ácidos fortes. 30- Flúor Armazenar separadamente. 31- Formaldeído Ácidos inorgânicos. 32- Fósforo Enxofre, compostos que contenham oxigênio. 33- Hidrocarbonetos (butano, propano, benzeno, etc.) Flúor, cloro, bromo, óxido de cromo IV, peróxido de sódio. 34- Hidrogênio, fluoreto de Amoníaco, gás de lab. em solução. 35- Hidrogênio, peróxido de Cobre, cromo, ferro, metais e sais metálicos, álcoois, acetona, substâncias orgânicas, anilina, nitrometano e substâncias inflamáveis (sólidas ou líquidas). 36- Hidrogênio, sulfeto de Ácido nítrico fumegante, gazes oxidantes. 37- Iodo Acetileno, amoníaco, gás de lab. em solução. 38- Líquidos inflamáveis Óxido de cromo IV, nitrato de amonia, peroxido de hidrogênio, ácido nítrico, peróxido de sódio, halogênios. 39- Mercúrio Acetileno, amoníaco. 40- Metais alcalinos Água, tetracloreto de carbono e outros alcanos halogenados, dióxido de carbono, halogênios. 41- Potássio Vide item Potássio, clorato de Vide item Potássio, dicromato de Materiais combustíveis, materiais orgânicos, magnésio e fortes agentes redutores. 44- Potássio, hidróxido de Água, ácidos fortes, materiais orgânicos, zinco e alumínio. 45- Potássio, iodeto de Fortes agentes oxidantes, tricloreto e trifluoreto e bromo, e sais metálicos. 46- Potássio, nitrato de Materiais orgânicos, materiais combustíveis e fortes agentes oxidantes. 47- Potássio, perclorato de Vide item Potássio, permanganato de Glicerina, etileno glicol, benzaldeído, ácido

14 sulfúrico. 49- Sódio Vide item Sódio, peróxido Metanol, etanol, ác. acético, anidrido acético, benzaldeído, glicerina, etilenoglicol, acetato de etila, acetato de metila, furfural. C.2. ANTÍDOTOS PARA APLICAÇÃO ANTES DO SOCORRO MÉDICO SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS CORROSIVAS - Se ingerido, não provocar vômito; - Dar grandes quantidades de água; - Dar, pelo menos, 30g de leite de magnésio ou hidróxido de alumínio gel, com igual quantidade de água. SUBSTÂNCIAS ALCALINAS CORROSIVAS - Não provocar vômito; - Dar grandes quantidades de água; - Dar, pelo menos, 30g de vinagre em igual quantidade de água; - Nunca dar nada via oral a uma pessoa inconsciente. CIANETOS E COMPOSTOS SIMILARES - Quebrar uma ampola de nitrito de anila num pedaço de pano, mantendo-o logo abaixo do nariz durante 15 minutos (repetir 5 vezes em intervalos de quinze minutos). ÁCIDO FLUORÍDRICO, ANIDRO E AQUOSO - Ter sempre a mão pasta de magnésio (óxido de magnésio e glicerina) e caso demore o atendimento médico aplique-a; - Lavar imediatamente o local com grandes quantidades de água fria até remover o ácido; - Em caso de contato com os olhos, lavá-los imediatamente com água fria por 15 ou 30 minutos. III - PROCEDIMENTOS PARA DESCARTE DOS RESÍDUOS GERADOS EM LABORATÓRIO RESÍDUOS PERFUROCORTANTES São compostos por agulhas, ampolas, pipetas, lâminas de estilete, lâminas de barbear e qualquer vidraria quebrada ou que se quebre facilmente (trincada). RESÍDUOS QUÍMICOS Os resíduos químicos apresentam riscos potenciais de acidentes inerentes às suas propriedades específicas. São compostos por resíduos orgânicos ou inorgânicos tóxicos, corrosivos, inflamáveis, explosivos, etc.

15 No armazenamento de resíduos químicos devem ser considerados a compatibilidade dos produtos envolvidos, a natureza do mesmo e o volume. PROCEDIMENTOS GERAIS DE DESCARTE Abaixo seguem algumas categorias de resíduos específicas que urgem procedimentos e formas adequadas de descarte. RESIDUOS PERFUROCORTANTES: Envoltos por jornal e saco plástico. PRODUTOS QUIMICOS: a) Resíduos inorgânicos tóxicos e suas soluções aquosas Sais inorgânicos de metais tóxicos e suas soluções aquosas devem ser previamente diluídos a níveis de concentração que permitam o descarte direto na pia em água corrente. Concentrações máximas permitidas ao descarte direto na pia para cada metal: Cádmio - no máximo 1 mg/l Chumbo - no máximo 10 mg/l Zinco - no máximo 5 mg/l Cobre - no máximo 5 mg/l Cromo - no máximo 10 mg/l Prata - no máximo 1 mg/l b) Resíduos inorgânicos ácidos e suas soluções aquosas Diluir com água, neutralizar com bases diluídas e, descartar na pia em água corrente. c) Resíduos inorgânicos básicos e suas soluções aquosas Diluir com água, neutralizar com ácidos diluídos e, descartar na pia em água corrente. d) Resíduos inorgânicos neutros e suas soluções aquosas Diluir com água e, descartar na pia em água corrente. e) Resíduos inorgânicos insolúveis em água: Com risco de contaminação ao meio ambiente armazenar em frascos etiquetados e de conteúdo similar, para posterior recolhimento. Sem risco de contaminação ao meio ambiente coletar em saco plástico e descartar como lixo comum. f) Resíduos orgânicos e suas soluções aquosas tóxicas coletar em frascos etiquetados e de conteúdo similar para posterior recolhimento. g) Resíduos orgânicos ácidos e suas soluções aquosas diluir com água, neutralizar com ácidos diluídos e, descartar na pia em água corrente. h) Resíduos orgânicos básicos e suas soluções aquosas diluir com água, neutralizar com ácidos diluídos e, descartar na pia em água corrente. i) Resíduos orgânicos neutros e suas soluções aquosas diluir com água e, descartar na pia em água corrente. j) Resíduos orgânicos sólidos insolúveis em água: Com risco de contaminação ao meio ambiente armazenar em frascos etiquetados e de conteúdo similar para posterior recolhimento.

16 Sem risco de contaminação ao meio ambiente coletar em sacos plásticos e, descartar em lixo comum. l) Resíduos de solventes orgânicos: Solventes halogenados puros ou em mistura armazenar em frascos etiquetados e de conteúdo similar para posterior recolhimento. Solventes isentos de halogenados, puros ou em mistura coletar em frascos etiquetados e de conteúdo similar, para posterior incineração. Solventes isentos de toxicidade, puros ou em solução aquosa utilizados em grande volume coletar em frascos etiquetados e de conteúdo similar para posterior recuperação. Solventes que formam peróxidos e suas misturas coletar em frascos, adicionar substâncias que impeçam a formação de peróxidos, etiquetar, para posterior incineração.

ANEXO IV. II- um armário para armazenagem de solventes, com construção resistente ao fogo.

ANEXO IV. II- um armário para armazenagem de solventes, com construção resistente ao fogo. ANEXO IV ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS QUÍMICOS. No laboratório, almoxarifado e em locais em que se tenha que armazenar ou manipular substâncias químicas, deve-se ter em conta sua composição, pois muitas delas

Leia mais

Manual de Segurança do Laboratório de Química

Manual de Segurança do Laboratório de Química Manual de Segurança do Laboratório de Química Universidade Federal do Pampa Campus Caçapava do Sul 1 INTRODUÇÃO O Manual de Segurança do Laboratório de Química foi elaborado com o objetivo de fornecer

Leia mais

Por que devemos nos preocupar com a segurança nos Laboratórios?

Por que devemos nos preocupar com a segurança nos Laboratórios? Por que devemos nos preocupar com a segurança nos Laboratórios? Segundo a Declaração dos Direitos Humanos todo homem tem direito à vida e, se temos direito à vida precisamos nos preocupar em preserva-la.

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Nome do Produto: Reticulina Código: EP-12-20021 RETICULINA Seção 1: Identificação do Produto e da Empresa Erviegas Ltda R. Lacedemônia, 268 - São Paulo

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO 1. INTRODUÇÃO Toda e qualquer atividade prática a ser desenvolvida dentro de um laboratório apresentam riscos e estão propensas a acidentes. Devemos então utilizar normas

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO NAFTALINA

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO NAFTALINA 1 de 5 I. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA E DO PRODUTO BÚFALO INDÚSTRIA E COM. DE PROD. QUÍMICOS LTDA. Av. Hélio Ossamu Daikuara, Nº 3071 Vista Alegre Embu das Artes - SP Homepage: www.produtosbufalo.com.br E-mail:

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUíMICOS (FISPQ)

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUíMICOS (FISPQ) 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Aplicação: Redutor de ph Empresa: Micheloto Ind. e Com. de Prod. Químicos Ltda EPP Endereço: Est. Vic. Dr. Eduardo Dias de Castro Km 03 B Zona Rural Fernão/SP

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. Amarelado. Característico ph 10,00 11,50 g/cm3 ( 20ºC )

RELATÓRIO TÉCNICO. Amarelado. Característico ph 10,00 11,50 g/cm3 ( 20ºC ) RELATÓRIO TÉCNICO I - DADOS GERAIS: Nome do Produto: ÁGUA SANITÁRIA Estado Físico: Líquido Cuidados para conservação: Conservar o produto na embalagem original. Proteger do sol, do calor e da umidade.

Leia mais

INDUFIX FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 014 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

INDUFIX FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 014 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA FISPQ 014 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Indufix Código interno: 2000 Empresa: Indutil Indústria de Tintas Ltda. e-mail: indutil@indutil.com.br

Leia mais

www.crisagua.ind.br www.youtube.com/crisaguaindustria www.slideshare.net/crisaguaindustria www.flickr.com/crisaguaindustria

www.crisagua.ind.br www.youtube.com/crisaguaindustria www.slideshare.net/crisaguaindustria www.flickr.com/crisaguaindustria 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Cris ph - Aplicação: Nome da Empresa: Endereço: Ajustador de ph Marco Antonio Spaca Piscinas EPP Rua: João Paulino dos Santos, 150 Bairro: Atibaia

Leia mais

Química Fundamental Informações Gerais Data: 29 de Fevereiro de 2012 NORMAS DE SEGURANÇA E BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO

Química Fundamental Informações Gerais Data: 29 de Fevereiro de 2012 NORMAS DE SEGURANÇA E BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO Química Fundamental Informações Gerais Data: 29 de Fevereiro de 2012 NORMAS DE SEGURANÇA E BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO Funcionamento do Laboratório Dependendo da atividade prática, os alunos encontrarão

Leia mais

Regras Básicas de Segurança Em Laboratórios de Química

Regras Básicas de Segurança Em Laboratórios de Química Regras Básicas de Segurança Em Laboratórios de Química O que deve ser sempre lembrado é que: A segurança depende de cada um. É importante que o pessoal se habitue a trabalhar com segurança fazendo com

Leia mais

Anexo II. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Laudo Técnico Ambiental Sala de Reagentes

Anexo II. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Laudo Técnico Ambiental Sala de Reagentes Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Anexo II Laudo Técnico Ambiental Sala de Reagentes CAMPUS AVANÇADO DE POÇOS DE CALDAS Instituto de Ciência e Tecnologia Diretor do Instituto Prof. Cláudio Antônio

Leia mais

Comissão Institucional de Resíduos Químicos e Biológicos TABELAS DE INCOMPATIBILIDADES ENTRE ESPÉCIES QUÍMICAS

Comissão Institucional de Resíduos Químicos e Biológicos TABELAS DE INCOMPATIBILIDADES ENTRE ESPÉCIES QUÍMICAS TABELAS DE INCOMPATIBILIDADES ENTRE ESPÉCIES QUÍMICAS Ácidos inorgânicos 1 1 Ácidos inorgânicos Ácidos orgânicos 2 X 2 Ácidos orgânicos Bases 3 X X 3 Bases Aminas 4 X X 4 Aminas Compostos halogenados 5

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA. Material organizado pelo Prof. Cristiano Alfredo. Rupp.

MANUAL DE NORMAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA. Material organizado pelo Prof. Cristiano Alfredo. Rupp. MANUAL DE NORMAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA Material organizado pelo Prof. Cristiano Alfredo. Rupp. NORMAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA Para um trabalho com segurança e com menores

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA BIOESTIM K 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Uso do produto: BIOESTIM K Adubo Empresa responsável pela comercialização:

Leia mais

EXTRUTOP FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 017 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

EXTRUTOP FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 017 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA FISPQ 017 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Extrutop Código interno: AGM215 e AGM216 Empresa: Indutil Indústria de Tintas Ltda. e-mail: indutil@indutil.com.br

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Produto : NO-RUST D - Data da Atualização: 22/01/2014 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Empresa: R. Pref. Eurípedes de Siqueira, n.º 36 Distrito

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA PROMINOL P 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Uso do produto: PROMINOL P Adubo Empresa responsável pela comercialização:

Leia mais

NORMAS INTERNAS DA UTILIZAÇÃO DO HERBÁRIO DO CÂMPUS DE AQUIDAUANA - UFMS/CPAq

NORMAS INTERNAS DA UTILIZAÇÃO DO HERBÁRIO DO CÂMPUS DE AQUIDAUANA - UFMS/CPAq Serviço Público Federal Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul NORMAS INTERNAS DA UTILIZAÇÃO DO HERBÁRIO DO CÂMPUS DE AQUIDAUANA - UFMS/CPAq Define as normas internas

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIÍMICO ( FISPQ )

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIÍMICO ( FISPQ ) 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Anti Ruído Tradicional Aplicação: Reparação e emborrachamento de veículos. Fornecedor: Nome: Mastiflex Indústria e Comércio Ltda Endereço : Rua

Leia mais

01 Identificação do produto e da Empresa. 02 Composição e informações sobre os ingredientes. 03 Identificação de perigos

01 Identificação do produto e da Empresa. 02 Composição e informações sobre os ingredientes. 03 Identificação de perigos Página: 01/05 01 Identificação do produto e da Empresa Natureza Química : Limpador de Uso Geral Autorização de Funcionamento / MS : nº 3.02.599-9 Registro no Ministério da Saúde : 3.2599.0103.001-4 Aceita

Leia mais

Tópicos. Introdução Avaliação/gestão de riscos Normas de segurança Boas práticas laboratoriais (case study) Conclusões

Tópicos. Introdução Avaliação/gestão de riscos Normas de segurança Boas práticas laboratoriais (case study) Conclusões Boas Práticasde Trabalhoem Laboratório Olga Conde Moreira Seminário no âmbito do Projeto AGROPECUÁRIA, TECNOLOGIA ALIMENTAR E AMBIENTE APRENDER CIÊNCIA HANDS-ON Programa Ciência Viva 12 de Março de 2014

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico CHEMFOS 700 A Código do produto: CF700A Página 1 de 5

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico CHEMFOS 700 A Código do produto: CF700A Página 1 de 5 Código do produto: CF700A Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Código do produto: Aplicação: Fornecedor: CF700A Telefone de emergência: (19) 3864-6000 FOSFATO ÁCIDO DE

Leia mais

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI Equipamento De Proteção Individual - EPI Definição: EPI é todo dispositivo de uso individual, destinado a proteger a integridade física do trabalhador. EPI (s)

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. Característico, irritante ph ( Puro ) 0,45 0,65 Densidade 0,980 1,040 ( 25ºC )

RELATÓRIO TÉCNICO. Característico, irritante ph ( Puro ) 0,45 0,65 Densidade 0,980 1,040 ( 25ºC ) Elaboração: 03/12 Revisão: 0-03/12 RELATÓRIO TÉCNICO I - DADOS GERAIS: Nome do Produto: LIMPA BAÚ Sinônimo: Detergente Ácido Composição: Linear Alquil Benzeno Sulfonado, Ácido Clorídrico, Ácido Cítrico,

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico CHEMKLEEN 611L Código do produto: CK611L Página 1 de 5

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico CHEMKLEEN 611L Código do produto: CK611L Página 1 de 5 Código do produto: CK611L Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Código do produto: Aplicação: Fornecedor: CK611L Telefone de emergência: (19) 2103-6000 DESENGRAXANTE ALCALINO

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 004/2005

RESOLUÇÃO CONSEPE 004/2005 RESOLUÇÃO CONSEPE 004/2005 Aprova o Manual de Segurança em Laboratórios do Centro Universitário de Maringá. O PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E REITOR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,

Leia mais

Comércio de Produtos Químicos

Comércio de Produtos Químicos Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos FISPQ 1.) Identificação do Produto Nome do Produto: Pombo Código do Produto: Pr 295307 2.) Composição e Informação sobre os Ingredientes Substância:

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FIS 00001 1/6 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Empresa: Endereço: Água sanitária Super Cândida Indústrias Anhembi S/A Matriz: Rua André Rovai, 481 Centro Osasco SP Telefone: Matriz:

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA PROMI FERTIL Especial Hortícolas 18-8-6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Promi-Fertil Especial Hortícolas 18-8-6 Uso do

Leia mais

ROBERT BOSCH LIMITADA

ROBERT BOSCH LIMITADA F0LHA...: 1 de 5 1 _ Identificação do Produto e Fabricante Nome do Produto: Acumulador elétrico de energia Nome do Fabricante sob licença da Robert Bosch Ltda.: Enertec do Brasil Ltda. Endereço: Av. Independência,

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Código do produto: PSL97 Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Código do produto: Aplicação: Fornecedor: PSL97 Telefone de emergência: (19) 2103-6000 REMOVEDOR DE TINTA CURADA PPG INDUSTRIAL

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PRODUTO QUÍMICO

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PRODUTO QUÍMICO Nome do Produto: Nome da Empresa: SEÇÃO I Identificação do Produto Químico e da Empresa CITIMANTA CITIMAT MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA. RUA COMENDADOR SOUZA 72/82 AGUA BRANCA SÃO PAULO SP CEP: 05037-090

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (MSDS)

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (MSDS) Página: 1/5 1 - Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: TEMED (N,N,N,N -Tetramethylenediamine) - Código de identificação do produto: 161-0800N - Nome da Empresa: BioAgency Biotecnologia

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. ph (Solução 0,2%) Aproximadamente 2,00. Ponto de Ebulição 110ºC Densidade 1,150 ( 20ºC ) Completamente solúvel em água.

RELATÓRIO TÉCNICO. ph (Solução 0,2%) Aproximadamente 2,00. Ponto de Ebulição 110ºC Densidade 1,150 ( 20ºC ) Completamente solúvel em água. RELATÓRIO TÉCNICO I - DADOS GERAIS: Nome do Produto: ÁCIDO MURIÁTICO Composição: Água e Ácido Clorídrico Estado Físico: Líquido Cuidados para conservação: Conservar o produto na embalagem original. Proteger

Leia mais

Escola Secundária com 3.º ciclo Jorge Peixinho

Escola Secundária com 3.º ciclo Jorge Peixinho Escola Secundária com 3.º ciclo Jorge Peixinho Ciências Físico-Químicas: CEF-EM(N2) PROFESSORA: Daniela Oliveira MÓDULO 1 SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE QUÍMICA Escola Secundária com 3.º ciclo Jorge Peixinho

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos VEDAPREN FAST - TERRACOTA

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos VEDAPREN FAST - TERRACOTA 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Códigos internos de identificação do produto: 111690, 111691, 121714 e 111689 Nome da empresa: Otto Baumgart Ind. e Com. S/A Endereço: Rua Coronel

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão: 06.03.06

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão: 06.03.06 01. Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: Rotosafe Bro 700 001 OR 0050 nº Material: 110319 Nome da Empresa: Domingos Araújo Neto Endereço: Av. Francisco Sá, 3405 Monte Castelo Fortaleza

Leia mais

PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS

PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS Curso de Auto-aprendizagem PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS Descontaminação de equipamentos Químico Agnaldo R. de Vasconcellos CETESB DEFINIÇÃO CONTAMINAÇÃO: contato

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO AMACIANTE DE ROUPAS 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO AMACIANTE DE ROUPAS 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO AMACIANTE DE ROUPAS 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA a) Nome do Produto: AMACIANTE DE ROUPAS. b) Código do Produto: c) Nome da Empresa: ICARAÍ

Leia mais

LIMPA- PEDRAS. FISPQ-004 Pag. 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DOPRODUTO E DA EMPRESA. Nome Comercial do Produto :

LIMPA- PEDRAS. FISPQ-004 Pag. 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DOPRODUTO E DA EMPRESA. Nome Comercial do Produto : Pag. 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DOPRODUTO E DA EMPRESA Nome Comercial do Produto : LIMPA- PEDRAS Identificação da Empresa: VALÊNCIA IND. E COMÉRCIO DE MATERIAIS DE LIMPEZA LTDA. Telefone FAX: (11) 2632-7070

Leia mais

Noções básicas de Segurança em Laboratório. Professora Mirian Maya Sakuno

Noções básicas de Segurança em Laboratório. Professora Mirian Maya Sakuno Noções básicas de Segurança em Laboratório Professora Mirian Maya Sakuno Laboratório labor = trabalho + oratorium = lugar de concentração Uso inadequado do laboratório PERIGO!!! Regras básicas Não... não

Leia mais

PARASIL N90 SELANTE DE SILICONE NEUTRO 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA / PREPARAÇÃO E DA COMPANHIA / EMPRESA

PARASIL N90 SELANTE DE SILICONE NEUTRO 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA / PREPARAÇÃO E DA COMPANHIA / EMPRESA PARASIL N90 SELANTE DE SILICONE NEUTRO 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA / PREPARAÇÃO E DA COMPANHIA / EMPRESA Nome do Produto: Nome da Companhia: PARASIL N90 MACROFLEX COMERCIAL LTDA. RUA DONA ALZIRA, 765

Leia mais

NORMAS BÁSICAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA

NORMAS BÁSICAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA NORMAS BÁSICAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA NORMAS GERAIS O trabalho em laboratório exige concentração. Não converse desnecessariamente, nem distraia seus colegas. NORMAS PESSOAIS Adaptar-se

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Nome do Produto: Tricrômio de Masson Código: EP-11-20013 TRICRÔMIO DE MASSON Seção 1: Identificação do Produto e da Empresa Erviegas Ltda R. Lacedemônia,

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO (FISPQ) NOME DO PRODUTO: BIOFLOC A 5030

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO (FISPQ) NOME DO PRODUTO: BIOFLOC A 5030 NOME DO PRODUTO: BIOFLOC A 5030 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: BIOFLOC A 5030 Escritório: Nome da empresa: Biofloc Comercio e Representação de Produtos Químicos. Endereço: Av.

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO (FISPQ) NOME DO PRODUTO: BIOFLOC 1601

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO (FISPQ) NOME DO PRODUTO: BIOFLOC 1601 NOME DO PRODUTO: BIOFLOC 1601 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: BIOFLOC 1601 Escritório: Nome da empresa: Biofloc Comercio e Representação de Produtos Químicos. Endereço: Av. Francisco

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Página: 1 de 5 FISPQ Nº: 037 Data da última revisão: 26/10/2010 Nome do Produto: Betugrout 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Betugrout Código do Produto: 026050025. Nome da Empresa:

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GERAIS E DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

MANUAL DE NORMAS GERAIS E DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1.727 de 13/06/2002 D. O.U. 14/06/2002 MANUAL DE NORMAS GERAIS E DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO Eunápolis BA 2009 1.

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS PÁGINA: 1/5 SEÇÃO 1.0 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: BIOCLEANER CÓDIGO DE IDENTIFICAÇÃO: 0120/5521 NOME DO FABRICANTE: BIOCHEMICAL PRODUTOS QUIMICOS LTDA ENDEREÇO: RUA: PAPA SÃO

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ PRODUTO: BATERIA MOURA 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da Empresa: Endereço: Bateria Moura Acumuladores Moura

Leia mais

FISPQ. FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR 14725 NOME DO PRODUTO: Solução Titulante

FISPQ. FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR 14725 NOME DO PRODUTO: Solução Titulante NOME DO PRODUTO: Solução Titulante 1/12 FISPQ NRº. 28 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome Comercial do Produto: Solução Titulante Nome Químico: Solução Ácida a 0,1 N Nome da Empresa: Hidroazul

Leia mais

Biossegurança RISCOS BIOLOGICOS. UNISC Departamento de Biologia e Farmácia Prof. Jane Renner

Biossegurança RISCOS BIOLOGICOS. UNISC Departamento de Biologia e Farmácia Prof. Jane Renner Biossegurança RISCOS BIOLOGICOS UNISC Departamento de Biologia e Farmácia Prof. Jane Renner Risco biológico Definição Agente de origem biológica que possui a capacidade de produzir efeitos deletérios em

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS DATA DE APROVAÇÃO: 31/08/2012 Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto Manta Piscina Fabricado por Lwart Química Endereço Rodovia Marechal Rondon, Km 303,5, Lençóis Paulista-SP

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos REVISÃO 03 DATA DA REVISÃO: 26/06/2011 ACABAMENTO EPÓXI PARTE B FISPQ - 061 ACABAMENTO

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos REVISÃO 03 DATA DA REVISÃO: 26/06/2011 ACABAMENTO EPÓXI PARTE B FISPQ - 061 ACABAMENTO FISPQ - 061 ACABAMENTO EPOXI - Parte B 1. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA Fabricante: Aderência Pisos e Revestimentos Ltda. Endereço: Rua Dr. Sebastião Carlos Arantes, 35 São Paulo SP CEP 04624-130 Telefone:

Leia mais

Lista das frases de risco e de segurança

Lista das frases de risco e de segurança Lista das frases de risco e de segurança FRASES DE RISCO R1 : Explosivo no estado seco. R2 : Risco de explosão por choque, fricção, fogo ou outras fontes de ignição. R3 : Grande risco de explosão por choque,

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG. Normas do Laboratório de Química e Análise de Alimentos Curso de Nutrição (UFV/CRP)

Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG. Normas do Laboratório de Química e Análise de Alimentos Curso de Nutrição (UFV/CRP) Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG Normas do Laboratório de Química e Análise de Alimentos Curso de Nutrição (UFV/CRP) Rio Paranaíba Novembro 2012 1 Apresentação O Laboratório

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão: 06.03.06

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão: 06.03.06 01. Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: Fosfato Dissódico Nome da Empresa: Domingos Araújo Neto Endereço: Av. Francisco Sá, 3405 Monte Castelo Fortaleza Ce CEP: 60130-000 Telefone:

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico - FISPQ

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico - FISPQ Produto: Antiderrapante para Correias Página 1 de 5 1 Informação do Produto e da Empresa Nome do Produto: Antiderrapante para Correias Fornecedor Nome: Ultralub Química Ltda. Endereço: Estrada dos Crisântemos,

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Página 1 de 4

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Página 1 de 4 Página 1 de 4 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA LATEX ACRILICO PLUS Empresa INDUSTRIA E COMERCIO DE TINTAS FERRAZ LTDA RODOVIA INDIO TIBIRIÇA 2520 RAFFO SUZANO SP CEP 008776-960 SAC- (11) 4749-1566

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PARA PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PARA PRODUTOS QUÍMICOS FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PARA PRODUTOS QUÍMICOS 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome Comercial do produto: CJI MASTER HARD SS Nome da empresa: Endereço: Rua Hermínio Poltroniere, 198

Leia mais

Nome do produto: BIOCOMPOSTO BLF. Data da última revisão: 22/06/07 Pagina 1/5

Nome do produto: BIOCOMPOSTO BLF. Data da última revisão: 22/06/07 Pagina 1/5 Data da última revisão: 22/06/07 Pagina 1/5 1. Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: Biocomposto BLF - Código interno de identificação do produto: 020 - Nome da empresa: Biotecma Biotecnologia

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ FISQP n o 24 15/11/10 Página 1 de 5 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Contato/emergência: Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen-ES) Telefone: 0800-283-9904

Leia mais

Indústria e Comércio de Produtos Químicos

Indústria e Comércio de Produtos Químicos FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO: Nome do Produto: Ácido Fosfórico Nome Químico: Ácido Fosfórico ou Ácido Ortofosfórico Sinônimo: Hidrogeno Fosfato Fórmula Química: H

Leia mais

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) LIMPA VIDROS MARANSO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) LIMPA VIDROS MARANSO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1 Nome Comercial: Limpa Vidros Maranso 1.2 Código de Venda: 016 1.3 Nome do Fabricante: QOB MATERIAIS DOMISSANEANTES LTDA EPP Rua Ministro Joaquim Antunes, S/N

Leia mais

FISPQ. Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico RESINA UNILENE. Resina Unilene. Basile Química Ind. e Com. Ltda.

FISPQ. Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico RESINA UNILENE. Resina Unilene. Basile Química Ind. e Com. Ltda. Folha: 1 / 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código Interno: Resina Unilene Resina Unilene A-80, Resina Unilene A-90, Resina unilene A-100, Resina Unilene AC-100, Resina Unilene

Leia mais

HIPEX FRIGOLAT 200 Detergente Alcalino Desincrustante

HIPEX FRIGOLAT 200 Detergente Alcalino Desincrustante Página 1 de 6 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS HIPEX FRIGOLAT 200 Detergente Alcalino Desincrustante 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Detergente Alcalino Desincrustante

Leia mais

Anexo II. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Laudo Técnico Ambiental Laboratório Multiusuário II

Anexo II. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Laudo Técnico Ambiental Laboratório Multiusuário II Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Anexo II Laudo Técnico Ambiental Laboratório Multiusuário II CAMPUS AVANÇADO DE POÇOS DE CALDAS Instituto de Ciência e Tecnologia Diretor do Instituto Prof. Cláudio

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS MATERIAL SAFETY DATA SHEET (MSDS) LAT 54

FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS MATERIAL SAFETY DATA SHEET (MSDS) LAT 54 LAT 54 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome Comercial do Produto: LAT 54 - DETERGENTE SEMIPASTOSO ESPUMANTE Identificação da Empresa: Química Foz do Iguaçu Ind. e Com. de Prod. Químicos Ltda.

Leia mais

Rebrilhar Classic Alto Tráfego

Rebrilhar Classic Alto Tráfego 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome comercial do Produto: Rebrilhar ClassicAltoTráfego Nome da Empresa: Rebrilhar Resinas e Vernizes Ltda. Endereço: Rua Luiz de Moraes Rego, nº. 505 Jardim do

Leia mais

CÓDIGO...: FISPQ-391 REVISÃO..: 08 FOLHA...: 1 / 6 DATA...: 09/2015 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO NAFTALENO SULFONATO DE SÓDIO

CÓDIGO...: FISPQ-391 REVISÃO..: 08 FOLHA...: 1 / 6 DATA...: 09/2015 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO NAFTALENO SULFONATO DE SÓDIO FOLHA...: 1 / 6 1 - Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: Nome da Empresa: Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772 4900 Cosmoquimica Indústria e Comércio EIRELI Fax: 55 11 4772

Leia mais

Nome do produto: BIOAGLOPAR PET

Nome do produto: BIOAGLOPAR PET Data da última revisão: 17/04/2014 Pagina 1/5 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Bioaglopar PET NCM: 3209.10.20 - Código interno de identificação do produto: 1.3.2.004 - Nome da

Leia mais

SPANTA POMBO PASTILHA

SPANTA POMBO PASTILHA SPANTA POMBO PASTILHA CÓDIGO : 702 Páginas 1 de 5 01 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO: Nome do produto... : SPANTA POMBO PASTILHA Fabricante... : INSETIMAX INDÚSTRIA QUÍMICA LTDA Endereço... : Rua Adelaide Zangrande

Leia mais

abertas para assegurar completa irrigação dos olhos, poucos segundos após a exposição é essencial para atingir máxima eficiência.

abertas para assegurar completa irrigação dos olhos, poucos segundos após a exposição é essencial para atingir máxima eficiência. FISPQ- AMACIANTE MAIS Autorização ANVISA 3.03.374-7 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Amaciante Mais Tradicional Marca: Mais Código Interno do Produto: 06.01 Técnico Químico Responsável:

Leia mais

de Segurança de Produtos Químicos

de Segurança de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: CONCRECOR. Fornecedor:. Av Eng Juarez de Siqueira Britto Wanderley, 380 Jd Vale do Sol CEP: 12.238-565 São José dos Campos - SP e-mail: concrecor@concrecor.com.br

Leia mais

SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE ENSAIOS

SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE ENSAIOS SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE ENSAIOS Junho de 2012 Pedro Boareto Goicoechea Nenhum trabalho é tão importante e tão urgente, que não possa ser planejado e executado com segurança! Pedro Boareto Goicoechea

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. Rua Manoel Joaquim Filho, 303, CEP. 13148-115 Paulínia / SP.

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. Rua Manoel Joaquim Filho, 303, CEP. 13148-115 Paulínia / SP. Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da Empresa: CICATRILEX PRATA Ceva Saúde Animal Ltda. Rua Manoel Joaquim Filho, 303, CEP. 13148-115 Paulínia / SP. Nome do Fabricante:

Leia mais

DETERGENTE LIMPA PISO SANDOMIS Detergente de Uso Geral para Pisos

DETERGENTE LIMPA PISO SANDOMIS Detergente de Uso Geral para Pisos Página 1 de 5 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS DETERGENTE LIMPA PISO SANDOMIS Detergente de Uso Geral para Pisos 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Nome Comercial:

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Aditivo Solvente Código do produto: SO-228 Página 1 de 5

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Aditivo Solvente Código do produto: SO-228 Página 1 de 5 Código do produto: SO-228 Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Código do produto: Aplicação: Fornecedor: SO-228 Telefone de emergência: (19) 3864-6000 Utilizado diluído

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA DOS LABORATÓRIOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS UNIFEI CAMPUS ITABIRA

NORMAS DE SEGURANÇA DOS LABORATÓRIOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS UNIFEI CAMPUS ITABIRA NORMAS DE SEGURANÇA DOS LABORATÓRIOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS UNIFEI CAMPUS ITABIRA Normas de Segurança dos laboratórios do curso de engenharia de materiais UNIFEI Campus Itabira, que determinam

Leia mais

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Página 1 de 6 FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Em conformidade com NBR 14725-4/2012 FISPQ n : 223/14 Data: 01/09/14 Revisão: 0 Data Rev.: 01/09/14 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO

Leia mais

Página 1 de 6 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ

Página 1 de 6 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Página 1 de 6 1. Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: Zentrifix KMH - Código interno do produto: 051 - Nome da empresa: MC-Bauchemie Brasil Indústria e Comércio Ltda - Endereço: Rua

Leia mais

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Página 1 de 6 FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Em conformidade com NBR 14725-4/2012 FISPQ n : 224/14 Data: 01/09/14 Revisão: 0 Data Rev.: 01/09/14 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E CONFIRMAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS: Parte 1: ALDEÍDOS E CETONAS

IDENTIFICAÇÃO E CONFIRMAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS: Parte 1: ALDEÍDOS E CETONAS PRÁTICA N o. 02 IDENTIFICAÇÃO E CONFIRMAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS: Parte 1: ALDEÍDOS E CETONAS OBJETIVOS: Esta prática tem como objetivo a identificação e confirmação de grupos funcionais de aldeídos e

Leia mais

Laboratório de Química Orgânica. Orgânica e Farmacêutica. Com colaboração da Dr.ª Sara Cravo QOI - 02/03 1

Laboratório de Química Orgânica. Orgânica e Farmacêutica. Com colaboração da Dr.ª Sara Cravo QOI - 02/03 1 Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica NORMAS GERAIS E PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA Com colaboração da Dr.ª Sara Cravo 1 Laboratório de Química Orgânica 2 QOI - 02/03 1 1) Não entre no laboratório

Leia mais

FISPQ. Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico ACELERADOR DE VULCANIZAÇÃO MBTS-80 ACELERADOR DE VULCANIZAÇÃO MBTS-80

FISPQ. Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico ACELERADOR DE VULCANIZAÇÃO MBTS-80 ACELERADOR DE VULCANIZAÇÃO MBTS-80 Folha: 1 / 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código Interno: Principais usos recomendados: Master de acelerador de vulcanização de borracha MBTS-80. Acelerador de vulcanização;

Leia mais

Produtos químicos PERIGOSOS

Produtos químicos PERIGOSOS Produtos químicos PERIGOSOS Como podemos identificar os produtos químicos perigosos? Os produtos químicos estão presentes em todo o lado, quer em nossas casas, quer nos locais de trabalho. Mesmo em nossas

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS DATA DE APROVAÇÃO: 31/08/2012 Página 1 de 6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto Metrofix Fabricado por: Lwart Química Endereço Rodovia Marechal Rondon, Km 303,5, Lençóis Paulista-SP

Leia mais

Q TIC. Produtor/ Fornecedor:... Quimil Indústria e Comércio LTDA

Q TIC. Produtor/ Fornecedor:... Quimil Indústria e Comércio LTDA Revisão: 00 Data de revisão: 12/2011 Página 1 de 9 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto:... Produtor/ Fornecedor:... Endereço:...Via periférica II, 2460 CIA SUL- Simões Filho. Bahia.

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA E APARELHAGEM UTILIZADA EM LABORATÓRIO

NORMAS DE SEGURANÇA E APARELHAGEM UTILIZADA EM LABORATÓRIO NORMAS DE SEGURANÇA E APARELHAGEM UTILIZADA EM LABORATÓRIO Objetivo: Explicação das normas básicas de segurança no laboratório. Aula teórica com retroprojetor, transparências e demonstração de algumas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CAMPUS ANISIO TEIXEIRA-INSTITUTO MULTIDICIPLINAR EM SAÚDE COORDENAÇÃO GERAL DE LABORATÓRIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CAMPUS ANISIO TEIXEIRA-INSTITUTO MULTIDICIPLINAR EM SAÚDE COORDENAÇÃO GERAL DE LABORATÓRIOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CAMPUS ANISIO TEIXEIRA-INSTITUTO MULTIDICIPLINAR EM SAÚDE COORDENAÇÃO GERAL DE LABORATÓRIOS NORMAS INTERNAS DO LABORATÓRIO DE BIOTECNOLOGIA E GENÉTICA

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS DATA DE APROVAÇÃO: 22/11/2011 Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto LW Impercit Nome da empresa Lwart Química Ltda. Endereço Rodovia Marechal Rondon, Km 303,5, Lençóis Paulista-SP

Leia mais

NOME DO PRODUTO: THINNER F-15

NOME DO PRODUTO: THINNER F-15 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: Thinner F-15 NOME COMERCIAL: Thinner F-15 Código Interno: PA.000001 NOME DO FABRICANTE EMPRESA: VELOZ QUÍMICA DERIVADOS DE PETRÓLEO E SOLVENTES

Leia mais

MULTI USO TRADICIONAL

MULTI USO TRADICIONAL Pag. 1 de 6 SEÇÃO 1.0 INFORMAÇÕES DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome Comercial do Produto : Identificação da Empresa: VALÊNCIA IND. E COMÉRCIO DE MATERIAIS DE LIMPEZA LTDA. ENDEREÇO: Rua Soldado Arlindo Sardanha,11.Parque

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: BENZOATO DE SÓDIO Page: (1 de 5) ATENÇÃO: Leia atentamente esta Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico (FISPQ) antes

Leia mais

Produto: Denvercril RA701 Nº FISPQ: 079 Revisão: 00. Denver Indústria e Comércio Ltda. denver.resinas@denverresinas.com.br

Produto: Denvercril RA701 Nº FISPQ: 079 Revisão: 00. Denver Indústria e Comércio Ltda. denver.resinas@denverresinas.com.br 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: Nome da Empresa: Endereço: Denvercril RA701. Denver Indústria e Comércio Ltda. Rua Geny Gusmão dos Santos, 48 Rio Abaixo Suzano-SP. Telefone da

Leia mais

Rebrilhar Poli PU 10

Rebrilhar Poli PU 10 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome comercial do Produto: Nome da Empresa: Rebrilhar Resinas e Vernizes Ltda. Endereço: Rua Luiz de Moraes Rego, nº. 505 Jardim do Bosque Leme/SP Telefones: 19-35186900

Leia mais

ALUMELT Indústria de Metais Ltda.

ALUMELT Indústria de Metais Ltda. Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Pó de alumínio atomizado. Código interno de identificação do produto: ALU-100 / ALU-102 / ALU- 203 / ALU-300 Nome da empresa: Alumelt

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 01 Identificação do produto e da Empresa Nome do Natureza Química: Produto Germicida e Bactericida Autorização de Funcionamento / MS Nº: 3.04500.8 Produto Notificado ANVISA/MS Nº: 0687370137 Data da Publicação

Leia mais