Palavras-chave: Mídias digitais, jornalismo, história, novas tecnologias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras-chave: Mídias digitais, jornalismo, história, novas tecnologias"

Transcrição

1 Mundo digital: Jornal do Brasil na Internet no tempo do PC 386 Dra. Maria José Baldessar Universidade Federal de Santa Catarina 1 mbaldessar@hotmail.com Resumo: O presente artigo resgata um pouco da história e do pioneirismo do Jornal do Brasil, primeiro jornal brasileiro a ser colocado na rede mundial de computadores, em Traz, desde a análise das tecnologias usadas/disponíveis naquele período, bem como o desafio de jornalistas e editores de colocar o jornal no ciberespaço. Mostra, ainda, os números da internet no Brasil naquele período e sua evolução. Faz uma análise dos momentos do jornalismo online, que segundo Pavlick (1996) podem ser classificados em três: (1) transpositivo - transposição do conteúdo analógico para o digital com pequenas ou nenhuma modificação; (2) adaptativo, que tem como característica a integração das linguagens dos meios tradicionais com as novas possibilidades da rede e (3) onde um conteúdo original, desenhado especificamente para a Web como um novo meio de comunicação e as modificações do JB Online em sua breve história. Com base no especial multimídia produzido pela equipe do JB Online para comemorar os 10 anos do jornal na rede, agrega depoimentos do criador, Sérgio Charlab: A primeira máquina usada para fazer o JB Online era um 386 SX 40Mhz. Uma tartaruga, ainda mais para fazer muitos processos ao mesmo tempo e de outros envolvidos no processo. Palavras-chave: Mídias digitais, jornalismo, história, novas tecnologias 1 - Professora do Programas de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

2 A história do jornalismo online no Brasil começa com o pioneirismo e a capacidade de desafio de um grupo de jornalistas que queriam experimentar na nova mídia : a internet. Coube ao Jornal do Brasil, um dos mais tradicionais do país, iniciar a experimentação e inovação: em oito de fevereiro de 1995 começava a circular na rede a primeira edição do JB Online, feita num PC 386 SX40Mhz 2, para usuários no Brasil que dispunham do serviço. Antes disso, seguindo os moldes do NYT 3, em 1993, o jornal já tinha criado o Serviço Instantâneo de Notícias (SIN), pelo qual eram enviadas notas de economia e política às bolsas, corretoras e bancos. Para viabilizar o SIN, um terminal da Bolsa de Valores do Rio estava instalado na redação da Agência JB. Uma breve história da Internet Desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, a internet surgiu como um projeto que permitisse a comunicação entre os militares durante o período da Guerra Fria. Em 1962, pesquisadores militares iniciaram uma rede de computadores que fosse resistente a bombardeios, na Rand Corporations, uma instituição do governo norte-americano. Em 1969, foi inaugurada a primeira versão da Rede, conhecida como Arpanet (Advanced Research Projects Agency - Agência de projetos de pesquisa avançada). Essa primeira rede conectava apenas quatro pontos e evoluiu até tornar uma forma mais próxima do que temos atualmente. Em 1983 foi estabelecido o padrão TCP/IP (Trasfer control protocol/ Internet protocol), até hoje usado como protocolo de comunicação pelos computadores na internet. Nos anos 70, a internet era restrita aos institutos de pesquisa e meio acadêmico e, mesmo assim, muito rudimentar. Em 74, aparecia a Telnet, primeiro serviço comercial de acesso à Rede nos EUA. Em 1982 o termo Internet foi usado pela primeira vez e cunhado com base na expressão inglesa "INTERaction" or INTERconnection between computer NETworks". Só em 1990 foi lançado o "The World" (world.std.com), primeiro serviço comercial via dial up com acesso à internet nos EUA. 2 - MHZ é uma unidade de freqüência. Representa um milhão de Hertz, ou mil kilohertz (KHz). Hertz é o inverso do segundo. Ou seja, se algo acontece com uma freqüência de uma vez por segundo, a volta completa de uma roda, por exemplo, este fenômeno tem a freqüência de 1 Hz (1 Hertz). O processador , usado na produção do JB online em 1995, continha 12 MHz. Hoje os processadores mais avançados usam mais de 2900 MHz. 3 - Segundo MOHERDAUI (2000) as notícias começaram a integrar a rede, no final dos anos 70, quando o The New York Times disponibilizou informações online, com o New York Times Information Bank.

3 No ano seguinte, a criação do WWW 4 facilitaria uma navegação pela superfície da Rede, até então nunca explorado. Antes da criação do WWW, a maior parte das conexões era feita dos próprios centros e laboratórios das universidades, e as que eram feitas de outros locais (casas, escritórios etc.) usavam linhas telefônicas. Porém, com milhares de novos usuários, uma nova estrutura precisou ser montada e nascem os provedores de acesso. Essas empresas têm uma conexão permanente (geralmente de grande capacidade) e modems ligados a linhas telefônicas, disponíveis em grande número para prover acesso aos seus usuários. Em 1991, a Universidade de Minessota criou o Gopher, sistema distribuído para busca e recuperação de documentos indexados com recursos de navegação. No mesmo ano foi inaugurado o WWW, projetado pelo engenheiro Tim Bernners-Lee, no Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN). No ano seguinte, a internet ultrapassa o número de um milhão de host em 13 países. Além do surgimento de empresas como a Netscape, em 1994, outras empresas tradicionais de informática começaram a explorar esse novo nicho de mercado. Algumas, como a Sun Microsystems, Inc. desenvolve a linguagem JAVA, ou a Cisco Systems, Inc. que projetou um dos principais equipamentos utilizados na internet, os roteadores. Outras empresas, fizeram seus negócios a partir da Rede, como a Microsoft Corporation que em 1995, a empresa o Internet Explorer, navegador que acompanhava o Windows 95. A Internet chegou ao Brasil em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP) e Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1989 o Ministério da Ciência e Tecnologia criou a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), uma instituição que passou a coordenar os serviços de Internet no país. 4 - Inventada pelo inglês Tim Berners-Lee a World Wide Web - que em português significa, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como Web e WWW, é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras.

4 Em maio de 1995 a Rede no Brasil deixou de ser exclusiva do meio acadêmico quando o Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência e da Tecnologia promulgaram a Portaria Interministerial 147, constituindo o Comitê Gestor da Internet no Brasil. Como em todo mundo, a Internet teve uma expansão rápida no país, seguindo a lógica das novas tecnologias obsolescência programada curta para os equipamentos, modernização de infra-estrutura, criação de novos hábitos no caso desde produção de informação até apreensão dela, como na busca e leitura. Abaixo estabelecemos uma linha do tempo que permite visualizar essa lógica. Agregamos dados sobre o número de internautas do Brasil, tempo de conexão, capacidade das máquinas e dos processadores. Ano Internautas no Brasil Velocidade (média) de Conexão Capacidade (média) dos HDS Capacidade (média) dos processadores mil Kbp/s 0,5 GB 66 Mhz mil Kbp/s 1,2 GB 133 Mhz mil Kbp/s 4 GB 233 Mhz ,5 milhões Kbp/s 8 GB 266 Mhz milhões 56 Kbp/s 10 GB 366 Mhz milhões 56 Kbp/s 15 GB 450 Mhz ,5 milhões 56 Kbp/s 18 GB 600 Mhz milhões 56 Kbp/s 20 GB 800 Mhz ,5 milhões 128 Kbp/s 30 GB 1,2 Ghz milhões 256 Kbp/s 40 GB 2,0 Ghz milhões 512 Kbp/s 80 GB 2,4 Ghz Em 2008, o número de internautas, de acordo com o Comitê Gestor da Internet ultrapassou os 40 milhões, considerados os que acessam em casa ou em outros pontos de rede como lan houses e telecentros. Ainda em 2008, o Brasil apresentou o maior

5 aumento entre os dez países monitorados pela pesquisa: no mês de abril/2008, 22,4 milhões de pessoas usaram a internet residencial, 41,3% mais que os 15,9 milhões de abril de O tempo médio de navegação por pessoa - 22 horas e 47 minutos - representou um crescimento de 4,9% na mesma base de comparação. O número médio de páginas abertas por usuário foi de no mês. O país é o maior consumo individual de internet domiciliar, tanto em tempo de navegação quanto em média de páginas por pessoa. Os países que mais se aproximam do Brasil em tempo de navegação são a França, com 20 horas e 12 minutos, e os Estados Unidos, com 19 horas e 33 minutos por usuário. Jornalismo na internet: fazendo história e procurando modelos Sérgio Charlab, criador e primeiro editor do JB Online, começou a desenvolver o projeto por conta própria, a partir de conversas com o sociólogo, Herbert de Souza, o Betinho, que já conhecia e se utilizava da rede no IBASE 5, não a internet gráfica que conhecemos, mas, basicamente para troca de s. Sem nenhuma referência de como publicar todo o conteúdo de um jornal na maior rede de computadores, Charlab encarou o desafio e, munido de um computador PC 386 SX40Mhz iniciou o projeto. Enquanto se falava em BBS ( banco de dados integrado), o JB já publicava suas primeiras matérias na rede. Charlab conta que em 1994 começou a preparar as reportagens em lugares públicos na internet, no Ibase (RJ), o único provedor do Brasil naquele momento. Eu publicava e não falava com ninguém. As pessoas achavam por acaso. Em fevereiro de 1995 mandei uma mensagem para um grupo de pessoas quaisquer e essa mensagem rodou o mundo inteiro: O JB está na internet Em 1995, o Ibase, assim como diversas universidades, já promovia a circulação de notícias e informações, em caráter não comercial, e acabaria por se tornar, o primeiro provedor comercial de internet do país. 6 - Depoimento extraído do especial multimídia comemorativo dos 10 anos do JB Online publicado em Disponível em Acesso em 10 de junho de 2009.

6 O sucesso do projeto supunha o apoio dos executivos do Jornal do Brasil e Charlab iniciou as conversas com o ex-editor do Jornal do Brasil e hoje professor da Universidade do Texas na área de Jornalismo Online, Rosental Calmon Alves, em abril de 1995, Fiquei absolutamente entusiasmado com o que vi, mas tínhamos que preparar a empresa para o novo e convencer os jornalistas a aderirem. A estratégia montada pelos dois jornalistas foi apresentar o JB Online para José Antonio do Nascimento Brito, presidente do Conselho editorial do jornal do Brasil, como relata Calmon Alves. ''Estava com medo da reação dele. Eu mesmo disse que só colocaríamos o jornal no ar às 10h da manhã seguinte para não prejudicar as vendas nas bancas. Mas José Antônio disse que poderíamos publicar o JB na internet à meia-noite, antes mesmo da versão impressa chegar aos leitores". 7 Segundo Rosental, o JB Online foi o primeiro jornal online da América Latina a ter uma edição regular diária. 'Outras iniciativas de internet só viriam depois, diz ele, citando o Universo Online (UOL) e Globo Online, surgidos entre 1996 e Ele também ressalta o fato do site do JB ter ido ao ar um ano antes do New York Times. Avançando em seu projeto, Charlab começou a mostrar páginas do JB no computador do próprio jornal aos colegas jornalistas, o que convenceu Rosental a preparar a empresa para a novidade. Calmom Alves conta que foi bastante difícil agendar uma reunião com José Antonio do Nascimento Brito para falar da idéia. ''Estava com medo da reação dele. Eu mesmo disse que só colocaríamos o jornal no ar às 10h da manhã seguinte para não prejudicar as vendas nas bancas. Mas José Antônio disse que poderíamos publicar o JB na internet à meia-noite, antes mesmo da versão impressa chegar aos leitores". Rosental revela que ao apresentar o projeto, Charlab encontrou nele ''um interlocutor que já estava esperando'' por algo dessa natureza. Desde antes do SIN, minha idéia era a de que o futuro do jornalismo estava ligado a essa combinação de 7 - Depoimento extraído do especial multimídia comemorativo dos 10 anos do JB Online. Disponível em Acesso 06 de julho de 2009.

7 computador, telefone e informação. Estava esperando a oportunidade, mas não sabia de que forma aconteceria''. Como boa parte das primeiras experiências de jornalismo na Internet, o JB Online seguiu o modelo transpositivo, ou seja, replicava na rede parte do conteúdo impresso. O jornalista e estagiário do JB Online, Roberto Cassano 8 em 1996 lembra que O velho 386 onde montávamos o JB Online no bloco de notas do Windows ou num editor de HTML chamado HTMLWriter não tinha acesso ao sistema editorial da redação, que é de onde puxávamos as notícias obtidas por escuta, vindas de agências internacionais ou produzidas por nossos colegas de Agência JB. O jornalismo e suas práticas também tiveram que se adaptar ao novo meio e buscar criar sua linguagem. A possibilidade de memória, link agem, hipertexto e a capacidade de multimidialidade utilizar texto, áudio, vídeo, fotos, em uma mesma matéria seja simultaneamente seja em paralelo dão ao jornalismo online características próprias. Na transição entre o papel e a rede o jornalismo passou por várias por várias fases ou modelos. Canavilhas as define em três: 1ª Fase Modelo transpositivo reproduções dos jornais impressos. Transposição de uma ou duas das principais matérias, com atualização a cada 24 horas, seguindo o ritmo do ritmo do jornal impresso; 2ª Fase Modelo da Metáfora com o desenvolvimento da Internet, o fenômeno entra na fase da metáfora. Ainda está colado ao modelo do jornal impresso, mas os produtos começam a explorar as características oferecidas pela rede. Tratam-se ainda de cópias do impresso, mas começam a surgir links com chamadas para determinadas notícias que acontecem entre as edições em papel. Nessa fase, o passa também a ser utilizado pelo jornalista e pelos leitores (através de fóruns) e a elaboração das notícias passa a explorar os recursos oferecidos pelo hipertexto e, a 3ª Fase O modelo do Webjornalismo atual, com o desenvolvimento da estrutura técnica que suporta as redes, na qual se vai massificando o uso de microcomputadores pessoais. Veja-se, por exemplo, como é cada vez mais fácil e rápido transmitir sons e imagens. 8 - Em depoimento ao especial 10 anos do JB Online. Disponível em Acesso em 20 de julho de 2009.

8 A pesquisadora, Maria de los Ángeles Cabrera González Cabrera, da Universidade de Málaga, estabelece quatro fases ou modelos: (1) - Fac-simile Reprodução de páginas da versão impressa de um jornal, digitalizado ou em PDF; (2) - Modelo adaptado Conteúdos iguais às versões escritas, mas a informação é apresentada num layout próprio. Aparecem os links. (3) - Modelo digital jornais com layout criado para o meio online. Hipertexto, possibilidade de comentário e notícias de última hora; (4) Modelo multimídia Aproveitam-se as características da rede como a interatividade, integração de som, vídeo e animações nas notícias. Da mesma forma, os profissionais tiveram que alterar suas rotinas. Os primeiros estudiosos do comportamento profissional dos jornalistas a partir da Internet como como Garrison (1993) e Reddick/King (1995) indicavam mudanças no próprio conceito de Jornalismo devido a vários fatores, entre eles, (1) a possibilidade de cada um atuar como jornalista, disponibilizando conteúdos na Internet, (2) a usurpação ao jornalista da função de gatekeper privilegiado do espaço público informativo, (3) as características próprias da Internet, que permitem o aproveitamento do hipermedia (a confluência de vários media num só) e das hiperligações (os links que permitem a navegação na Internet). Outros como Koch (1991), Pavlik (1996) e Dizard (1997) em estudos contemporâneos a chegada da Internet no jornalismo brasileiro, afirmam que em função dessas mudanças, o perfil profissional também se alteraria. A cronomentalidade dos jornalistas poderá acentuar-se, uma vez que, devido à possibilidade de atualização constante do noticiário, as deadlines tendem a concretizar-se no imediatismo. As normas que norteiam o Jornalismo poderão alterar-se, seja por força de novas políticas editoriais das organizações noticiosas, seja por força da própria natureza da Internet, que possibilita a diluição das responsabilidades e até o anonimato, se não mesmo a clandestinidade. Ineditismo e ousadia Em 1996, os integrantes da redação do JB Online fizeram um concurso interno para melhorar a interface gráfica do site noticioso. O vencedor foi Carlos Benigno e muito do que foi criado na época ainda está no ar são resquícios da arquitetura de informação, a seções e alguns lay-outs, como mostra a reprodução abaixo.

9 . No mesmo ano, em 11 de janeiro, os internautas acompanharam, ao vivo, o lançamento do ônibus espacial Endeavour. No mesmo dia, foi inaugurada uma das seções mais importantes até hoje. Inicialmente chamada de ''Extra'', passou a ser conhecida como ''Tempo Real'' a publicação quase imediata das notícias no site. O nome, cunhado pelo JB Online, se tornou sinônimo da velocidade do jornalismo na internet. O jornalista Roberto Cassano conta que a partir do Tempo Real a grande diversão na redação do JB Online, era vencer o concorrente Globo Online em agilidade e verificar quem colocava uma notícia mais rápida no ar. E a briga era tão feia que tínhamos quase certeza que nossos concorrentes roubavam no horário. Isto é, publicavam às 17h uma notícia com hora de 16h30, e por aí vai. A briga não tinha limite, e nos levou a publicar notícias esdrúxulas como: Caixão com Lady Di acaba de entrar na sepultura ou Fiéis choram no cortejo de Madre Teresa de Calcutá. O Globo ainda dava uns informes de clima do tipo: Tempo no Rio continua bom Em depoimento ao Especial 10 anos de JJ Online. Disponível em Acesso 20 de julho de 2009.

10 E, 1997, dois anos após a entrada no ar, e ainda sem uma estrutura técnica formada, o JB Online volta a inovar com a transmissão ao vivo de imagens do réveillon de Copacabana e do carnaval lançou e na internet t o disco da cantora brasileira Ithamara Koorax, finalista do concurso Internet World Best, promovido pela revista Internet World, veiculou charges animadas, usando tecnologia Shockwave, e produziu conteúdo próprio em seções exclusivas. Em 2002, inaugurou a narração em texto de partidas de futebol, com o 'Bola Rolando'. Abaixo, capa de 12 de agosto de Além do recorde de permanência de um jornal brasileiro na rede, o JB Online tem outras características particulares. Quando da comemoração dos 10 anos do jornal no ar, o webmaster Anibal José de Freitas, funcionário desde o primeiro dia de vida do site, contabilizou a publicação de 360 mil páginas para o JB Online. São mais de cem por dia, orgulhoso com o passado e entusiasmado com o futuro. E esse número vai aumentar ainda mais 10, completa. Considerações finais A popularização dos jornais online, a relação com o conteúdo se modificou, surgindo novos tipos de sites, novas linguagens, novas formas de utilização do conteúdo, que se transforma para se adaptar às características da sociedade em evolução. O jornalismo online, neste contexto, ganha novas dimensões em virtude das 10 - Depoimento para o Especial 10 anos do JB Online. Disponível em Acesso em 20 de junho de 2009.

11 condições técnicas, uma vez que se desenvolve juntamente com a qualidade da conexão dos computadores, com o avanço de suporte tecnológico e com a evolução das interfaces gráficas que privilegiam a navegação do usuário. Embora a crise vivida pela empresa Jornal do Brasil, nos início deste século, que resultou na quase extinção do JB impresso e na Agência JB, além de inúmeros processos trabalhistas, o JB Online de continuou o ciclo de inovação iniciado em 1995, hoje, quase 15 anos depois ele se mostre mais ágil e atual que o similar impresso. Nos anos seguintes a sua criação, o jornal introduziu novos serviços e iniciou a produção de conteúdos com hipertextos - (uma cadeia de informações sem seqüência, ligadas através dos links, que interage diferentes mídias. Com o tempo, o JB Online adotou novo layout, ferramentas e seções. As coberturas especiais passaram a ser criadas no modelo multimídia integração de áudio, texto e vídeo, como a que concentrou as notícias sobre as tsunamis na Ásia. Em um ambiente de transformações constantes e ditado pela agilidade, o jornal conquistou espaço, evoluindo com a própria internet brasileira. O acesso ao JB Online hoje, nos mostra a adoção de todos os ferramentais disponível na Internet que vai desde a integração com o leitor, através do leitor repórter, até o uso do twitter, de blogs, enquetes interativas, móbile e outros, competindo em igualdade com seus concorrentes. Referências Bibliográficas CABRERA GONZÁLEZ, M. A. (2000). Convivencia de la prensa escrita y la prensa on line en su transición hacia el modelo de comunicación multimídia. Disponível em Acesso 10 de junho de 2009 CANAVLHAS, J. (2008) Webnoticia: Propuesta de Modelo Periodístico Para La WWW. Lisboa: Estudos de Comunicação. CANAVILHAS, J. (2005). Do jornalismo online ao webjornalismo: formação para a mudança. disponível em Acesso 10 de junho de GARRISON, Bruce. (1995) Computer-assisted reporting. Mahwah, New Jersey: Laurence Erlbaum Associates.

12 MOHERDAUI, Luciana. (2002) Guia de Estilo na Web. Produção e edição de notícias on-line. São Paulo: editora Senac. PAVLICK, John. (1996) New media technologies and the information highway. New York: Allyn&Bacon. REDDICK, Randy. KING, Elliot. (1995) The online journalism: using the internet and other eletronic resources. Fort Worth, Texas: Harcourt Brace. SALAVERRÍA, Ramon. (2005) Redacción periodística em Internet. Pamplona (ES): EUNSA. WARD, Mike. (2007) Jornalismo Online. São Paulo: Editora Roca. Sites Utilizados: Comitê Gestor da Internet do Brasil: JB Online: JB Online especial 10 anos: estaques/2005/10anos/index.html.

Jornalismo Interativo

Jornalismo Interativo Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins.

Leia mais

WEBJORNALISMO. Aula 04: Características do Webjornalismo. Características do webjornalismo

WEBJORNALISMO. Aula 04: Características do Webjornalismo. Características do webjornalismo WEBJORNALISMO Aula 04: Características do Webjornalismo Prof. Breno Brito Características do webjornalismo O webjornalismo apresenta algumas características específicas em relação a aspectos que quase

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web;

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; CONCEITOS INICIAIS Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; O que é necessário para se criar páginas para a Web; Navegadores; O que é site, Host, Provedor e Servidor Web; Protocolos.

Leia mais

CAPÍTULO 2. Este capítulo tratará :

CAPÍTULO 2. Este capítulo tratará : 1ª PARTE CAPÍTULO 2 Este capítulo tratará : 1. O que é necessário para se criar páginas para a Web. 2. A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web 3. Navegadores 4. O que é site, Host,

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada Internet Aula 4 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO A Internet é um grande conjunto de redes de computadores interligadas

Leia mais

Como surgiu a Internet?

Como surgiu a Internet? Como surgiu a Internet? A internet nada mais é do que a conexão de várias redes de computadores interligadas entre si. O surgimento das primeiras redes de computadores datam a época em que o planeta estava

Leia mais

Centro Digital Aula 1

Centro Digital Aula 1 Centro Digital Aula 1 A oficina de Criação de website visa capacitar o aluno a criar e hospedar uma página simples na internet, com moldes predeterminados para divulgação de seu negócio. A internet surgiu

Leia mais

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN. A Internet e suas aplicações

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN. A Internet e suas aplicações Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN A Internet e suas aplicações Histórico da rede Iniciativa dos militares norte-americanos Sobrevivência de redes de comunicação e segurança em caso

Leia mais

Características do jornalismo on-line

Características do jornalismo on-line Fragmentos do artigo de José Antonio Meira da Rocha professor de Jornalismo Gráfico no CESNORS/Universidade Federal de Santa Maria. Instantaneidade O grau de instantaneidade a capacidade de transmitir

Leia mais

APOSTILA BÁSICA SOBRE INTERNET

APOSTILA BÁSICA SOBRE INTERNET APOSTILA BÁSICA SOBRE INTERNET DEFINIÇÕES BÁSICAS A Internet é um conjunto de redes de computadores interligados pelo mundo inteiro, ue têm em comum um conjunto de protocolos e serviços. O ue permite a

Leia mais

TECNOLOGIA WEB Aula 1 Evolução da Internet Profa. Rosemary Melo

TECNOLOGIA WEB Aula 1 Evolução da Internet Profa. Rosemary Melo TECNOLOGIA WEB Aula 1 Evolução da Internet Profa. Rosemary Melo Tópicos abordados Surgimento da internet Expansão x Popularização da internet A World Wide Web e a Internet Funcionamento e personagens da

Leia mais

É uma rede mundial de computadores ligados entre si. INTERNET

É uma rede mundial de computadores ligados entre si. INTERNET INTERNET O QUE É A INTERNET? O QUE É NECESSÁRIO PARA ACEDER À INTERNET? QUAL A DIFERENÇA ENTRE WEB E INTERNET? HISTÓRIA DA INTERNET SERVIÇOS BÁSICOS DA INTERNET 2 1 INTERCONNECTED NETWORK INTERNET A Internet

Leia mais

Internet Visão Geral. O que é a Internet? Ong Ação Cidadã

Internet Visão Geral. O que é a Internet? Ong Ação Cidadã Internet Visão Geral Ong Ação Cidadã O que é a Internet? INTERNET é o conjunto de computadores conectados em escala mundial, utilizando o protocolo TCP/IP para comunicar entre si. Nasceu em 1969 com a

Leia mais

DWEB. Design para Web. Fundamentos Web I. Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico

DWEB. Design para Web. Fundamentos Web I. Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico DWEB Design para Web Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico Fundamentos Web I E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS WEB I. Prof. Antonio Miguel Faustini Zarth antonio.zarth@ifms.edu.br

CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS WEB I. Prof. Antonio Miguel Faustini Zarth antonio.zarth@ifms.edu.br CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS WEB I Prof. Antonio Miguel Faustini Zarth antonio.zarth@ifms.edu.br INTERNET Tópicos desta aula Internet sob a perspectiva do desenvolvedor web Funcionamento geral Protocolos e portas

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO. Unidade

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO. Unidade Código Unidade 042 Cód. Curso Curso 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL Habilitação Etapa Sem/Ano JORNALISMO 6ª 2º / 2009 Cód. Disc. Disciplina Créditos CH Sem Teoria Prática 121.3604.2 PLANEJAMENTO GRÁFICO EM JORNALISMO

Leia mais

Transparência e Internet, as Telecomunicações apoiando a Administração Pública Case Prefeitura de São Paulo

Transparência e Internet, as Telecomunicações apoiando a Administração Pública Case Prefeitura de São Paulo Transparência e Internet, as Telecomunicações apoiando a Administração Pública Case Prefeitura de São Paulo Data:17 de Julho de 2009 Índice 01 Evolução da Internet - História (comercialização dos Backbones)

Leia mais

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Desenvolvimento em Ambiente Web Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Internet A Internet é um conjunto de redes de computadores de domínio público interligadas pelo mundo inteiro, que tem

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

26/2/2014. Numero de Web Sites no mundo. 1993 1996 1999 Agosto/2002

26/2/2014. Numero de Web Sites no mundo. 1993 1996 1999 Agosto/2002 História da Internet? No final dos anos 50, os EUA formaram uma instituição de investigação, a qual designaram por ARPA (Advanced Research Projec Agency). O objectivo desta instituição, parte integrante

Leia mais

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Ediane Barbosa Oliveira 2 ECOS/UCPel Resumo: O trabalho busca um estudo sobre uma ferramenta estratégica do ciberespaço no meio da comunicação

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof Odilon Zappe Jr Internet Internet Internet é o conglomerado de redes, em escala mundial de milhões de computadores interligados, que permite o acesso a informações e todo

Leia mais

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Primeiros passos no mundo da política Em 1992, o paulista Gilberto Musto iniciou a sua consultoria política na cidade de Fernandópolis.

Leia mais

World Wide Web. Disciplina de Informática PEUS, 2006 - U.Porto. Disciplina de Informática, PEUS 2006 Universidade do Porto

World Wide Web. Disciplina de Informática PEUS, 2006 - U.Porto. Disciplina de Informática, PEUS 2006 Universidade do Porto World Wide Web Disciplina de Informática PEUS, 2006 - U.Porto Redes de Comunicação Nos anos 60 surgem as primeiras redes locais destinadas à partilha de recursos fisicamente próximos (discos, impressoras).

Leia mais

1969 ARPANet - Advanced Research Projects Agency Network

1969 ARPANet - Advanced Research Projects Agency Network FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br @ribeirord 1969 ARPANet - Advanced Research Projects Agency Network O

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Protocolos de Internet (família TCP/IP e WWW) Primeiro Técnico. Prof. Cesar

Protocolos de Internet (família TCP/IP e WWW) Primeiro Técnico. Prof. Cesar Primeiro Técnico Protocolos de Internet (família TCP/IP e WWW) Prof. Cesar 1 TCP - Transmission Control Protocol Esse protocolo tem como principal objetivo realizar a comunicação entre aplicações de dois

Leia mais

OBSERVADOR POLÍTICO. observadorpolitico.org.br. 15 razões por trás do sucesso de UMA. que está ajudando a promover e. www.medialogue.com.

OBSERVADOR POLÍTICO. observadorpolitico.org.br. 15 razões por trás do sucesso de UMA. que está ajudando a promover e. www.medialogue.com. observadorpolitico.org.br www.medialogue.com.br MÍDIAS SOCIAIS E POLÍTICA 15 razões por trás do sucesso de UMA PLATAFORMA COLABORATIvA que está ajudando a promover e reinventar O DEBATE POLÍTICO NO BRASIL

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

Pequena história da Internet

Pequena história da Internet Pequena história da Internet A Internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Interligava originalmente laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency). Era uma rede

Leia mais

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador Microsoft Internet Explorer Browser/navegador/paginador Browser (Navegador) É um programa que habilita seus usuários a interagir com documentos HTML hospedados em um servidor web. São programas para navegar.

Leia mais

Internet. EB 2/3 de Arrifana. Victor Henriques 2006/2007

Internet. EB 2/3 de Arrifana. Victor Henriques 2006/2007 Internet Sumário A Internet. Questões de segurança. 2 A Internet A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação

Leia mais

A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DO LABORATÓRIO/NÚCLEO DE ARTE ELETRÔNICA

A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DO LABORATÓRIO/NÚCLEO DE ARTE ELETRÔNICA A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DO LABORATÓRIO/NÚCLEO DE ARTE ELETRÔNICA Aluno: Eric Emanuel de Araujo Oliveira Orientador: Rejane Spitz Introdução Decorridos 20 anos desde a criação do Laboratório/Núcleo de Arte

Leia mais

CURSOS OFERECIDOS. seus objetivos e metas. E também seus elementos fundamentais de Administração, como: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE.

CURSOS OFERECIDOS. seus objetivos e metas. E também seus elementos fundamentais de Administração, como: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE. CURSOS OFERECIDOS Access 2007 Aproximadamente 20 horas O aluno aprenderá criar Banco de Dados de forma inteligente, trabalhar com estoques, número de funcionários, clientes etc. Conhecerá ferramentas aprimoradas

Leia mais

para imprensa Brand Book

para imprensa Brand Book para imprensa Brand Book Release Passei Direto Uma ferramenta que vem para revolucionar a experiência dos estudantes universitários O Passei Direto (www.passeidireto.com) é uma rede social com foco acadêmico

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE INTERNET Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA conceito inicial Amplo sistema de comunicação Conecta muitas redes de computadores Apresenta-se de várias formas Provê

Leia mais

INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET. Prof. Marcondes Ribeiro Lima

INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET. Prof. Marcondes Ribeiro Lima INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET Prof. Marcondes Ribeiro Lima Fundamentos de Internet O que é internet? Nome dado a rede mundial de computadores, na verdade a reunião de milhares de redes conectadas

Leia mais

3 - Projeto de Site:

3 - Projeto de Site: 3 - Projeto de Site: O site de uma empresa é como um cartão de visita que apresenta sua área de negócios e sua identidade no mercado, ou ainda, como uma vitrine virtual em que é possível, em muitos casos,

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

Aula 03 Internet. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 03 Internet. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 03 Internet Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Internet O que é a Internet? A Internet é: Rede mundial de computadores interconectados; Serve

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

Informática I. Aula 22. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 22-03/07/06 1

Informática I. Aula 22. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 22-03/07/06 1 Informática I Aula 22 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 22-03/07/06 1 Critério de Correção do Trabalho 1 Organização: 2,0 O trabalho está bem organizado e tem uma coerência lógica. Termos

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

09/05/2012. O Professor Plano de Disciplina (Competências, Conteúdo, Ferramentas Didáticas, Avaliação e Bibliografia) Frequência Nota Avaliativa Site:

09/05/2012. O Professor Plano de Disciplina (Competências, Conteúdo, Ferramentas Didáticas, Avaliação e Bibliografia) Frequência Nota Avaliativa Site: O Professor Plano de Disciplina (Competências, Conteúdo, Ferramentas Didáticas, Avaliação e Bibliografia) Frequência Nota Avaliativa Site: https://sites.google.com/site/professorcristianovieira Esta frase

Leia mais

Peças Interativas de Mídia Internet DURANTE A SEMANA DA MOBILIDADE

Peças Interativas de Mídia Internet DURANTE A SEMANA DA MOBILIDADE 30 Peças Interativas de Mídia genérica DURANTE A SEMANA DA MOBILIDADE 31 Peças Interativas de Mídia - Dia 1 DURANTE A SEMANA DA MOBILIDADE 32 Peças Interativas de Mídia - Dia 2 DURANTE A SEMANA DA MOBILIDADE

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Um Site Sobre Viagens...

Um Site Sobre Viagens... Um Site Sobre Viagens... www.cidadaodoplaneta.com.br contato@cidadaodoplaneta.com.br @caiofochetto 2 HISTÓRICO...03 CURRÍCULO...04 MÍDIAS DO SITE...05 PUBLICIDADE...06 ESTATÍSTICAS DE ACESSO...07 DADOS

Leia mais

Módulo 6 Usando a Internet. Internet. 3.1 Como tudo começou

Módulo 6 Usando a Internet. Internet. 3.1 Como tudo começou Módulo 6 Usando a Internet Internet 3.1 Como tudo começou A internet começou a se desenvolver no ano de 1969 onde era chamada de ARPANET, criada pelo departamento de defesa dos Estados Unidos com o propósito

Leia mais

Rede de Computadores. Arquitetura Cliente-Servidor

Rede de Computadores. Arquitetura Cliente-Servidor Rede de Computadores Arquitetura ClienteServidor Coleção de dispositivos de computação interconectados que permitem a um grupo de pessoas compartilhar informações e recursos É a conexão de dois ou mais

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

RESUMO EXECUTIVO realmente significa estar informado? Como filtrar a informação certa do montante de informações triviais

RESUMO EXECUTIVO realmente significa estar informado? Como filtrar a informação certa do montante de informações triviais RESUMO EXECUTIVO Muito tem se falado em era da informação, informação é poder, etc. Mas o que realmente significa estar informado? Como filtrar a informação certa do montante de informações triviais que

Leia mais

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS Mudança de direção Até maio de 2013 todo o mercado de TV por assinatura adotava uma postura comercial tradicional no mercado digital, composta por um empacotamento

Leia mais

FACULDADE DOS GUARARAPES. A Internet... Prof. Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br

FACULDADE DOS GUARARAPES. A Internet... Prof. Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br FACULDADE DOS GUARARAPES A Internet... Prof. Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br O que é a Internet Rede de Computadores: Consiste de dois ou mais computadores ligados entre si

Leia mais

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN Blog NoRascunho 1 Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO Como forma de registrar acontecimentos ligados a área da comunicação com um foco em

Leia mais

RELATÓRIO DO SITE DA DISCIPLINA ENG312 PROJETOS MECÂNICOS I (www.projetosdemaquinas.eng.ufba.br)

RELATÓRIO DO SITE DA DISCIPLINA ENG312 PROJETOS MECÂNICOS I (www.projetosdemaquinas.eng.ufba.br) UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ENG 312 PROJETOS MECÂNICOS I RELATÓRIO DO SITE DA DISCIPLINA ENG312 PROJETOS MECÂNICOS I (www.projetosdemaquinas.eng.ufba.br)

Leia mais

Os tempos mudaram. Campanha de valorização

Os tempos mudaram. Campanha de valorização Campanha de valorização Os tempos mudaram Terceira fase da Campanha de Valorização do Marketing Direto enfatiza a revolução nas formas de conquistar o público e a proximidade da disciplina com as novas

Leia mais

CAPÍTULO 2. Entendendo a Internet

CAPÍTULO 2. Entendendo a Internet CAPÍTULO 2 Entendendo a Internet 2.1 O que é a Internet Internet é a rede mundial pública de computadores interligados, por meio da qual se transmite informações e dados para outros computadores conectados

Leia mais

4 Mercado setor de telecomunicações

4 Mercado setor de telecomunicações 4 Mercado setor de telecomunicações Nesta sessão é apresentada uma pequena visão geral do mercado de telecomunicações no Brasil, com dados históricos dos acontecimentos mais relevantes a este trabalho,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3

DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3 DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3 Eduardo Laguna Rubai, Tiago Piperno Bonetti Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR- Brasil eduardorubay@gmail.com, bonetti@unipar.br Resumo.

Leia mais

Resultados da Lei de Informática - Uma Avaliação. Parte 4 - Programas Prioritários em Informática

Resultados da Lei de Informática - Uma Avaliação. Parte 4 - Programas Prioritários em Informática Resultados da Lei de Informática - Uma Avaliação Parte 4 - Programas Prioritários em Informática Rede Nacional de Pesquisa Ministério da Ciência e Tecnologia Resultados da Lei de Informática - Uma Avaliação

Leia mais

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL A nossa meta é envolver alunos e professores num processo de capacitação no uso de ferramentas tecnológicas. Para isto, mostraremos ao professor como trabalhar as suas disciplinas (matemática, português,

Leia mais

Oficina: comunicação interna. 07 de novembro de 2013

Oficina: comunicação interna. 07 de novembro de 2013 Oficina: comunicação interna 07 de novembro de 2013 A Comunicação Interna é o esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa, órgão ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento,

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DO LABORATÓRIO/NÚCLEO DE ARTE ELETRÔNICA: 20 ANOS DE CURIOSIDADE E INOVAÇÃO EM DESIGN DE MIDIA DIGITAL

A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DO LABORATÓRIO/NÚCLEO DE ARTE ELETRÔNICA: 20 ANOS DE CURIOSIDADE E INOVAÇÃO EM DESIGN DE MIDIA DIGITAL A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DO LABORATÓRIO/NÚCLEO DE ARTE ELETRÔNICA: 20 ANOS DE CURIOSIDADE E INOVAÇÃO EM DESIGN DE MIDIA DIGITAL Aluno: Pedro Barroso Vieira Orientador: Rejane Spitz Introdução Decorridos

Leia mais

Introdução à Internet

Introdução à Internet Tecnologias de Informação e Comunicação Introdução Internet? Introdução 11-03-2007 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 2 Internet Introdução É uma rede global de computadores interligados que comunicam

Leia mais

INTERNET. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

INTERNET. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 INTERNET Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Internet Origem: Guerra Fria DARPA (Departamento de Defesa de Pesquisas Avançadas)

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

Solução CA Technologies Garante Entrega de Novo Serviço de Notícias do Jornal Valor Econômico

Solução CA Technologies Garante Entrega de Novo Serviço de Notícias do Jornal Valor Econômico CUSTOMER SUCCESS STORY Abril 2014 Solução CA Technologies Garante Entrega de Novo Serviço de Notícias do Jornal Valor Econômico PERFIL DO CLIENTE Indústria: Mídia Companhia: Valor Econômico Funcionários:

Leia mais

CRIAÇÃO DE SITES (AULA 1)

CRIAÇÃO DE SITES (AULA 1) Prof. Breno Leonardo Gomes de Menezes Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br CRIAÇÃO DE SITES (AULA 1) Internet É um conglomerado deredesem escala mundial de milhões de computadores

Leia mais

Internet. Prof. Ricardo Argenton Ramos. www.univasf.ed.br/~ricardo.aramos

Internet. Prof. Ricardo Argenton Ramos. www.univasf.ed.br/~ricardo.aramos Internet Prof. Ricardo Argenton Ramos www.univasf.ed.br/~ricardo.aramos O que é Internet? A Internet é uma rede capaz de interligar todos os computadores do mundo. O que faz a Internet tão poderosa assim

Leia mais

Internet - A rede Mundial

Internet - A rede Mundial Internet - A rede Mundial Fernando Albuquerque 061-2733589 fernando@cic.unb.br O que é? Qual a sua história? Como funciona? Como está organizada? Quais os serviços? Como acessar? Quais os cuidados? Qual

Leia mais

DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Escola Básica Doutor João Lúcio

DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Escola Básica Doutor João Lúcio DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Escola Básica Doutor João Lúcio Introdução à Internet Nos dias de hoje a Internet encontra-se massificada, e disponível nos quatro cantos do mundo devido às suas

Leia mais

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 Remarketing é um recurso utilizado para direcionar anúncios personalizados para as pessoas que visitaram uma determinada página do seu site ou clicaram

Leia mais

MÉTRICA PARA MÍDIAS SOCIAIS UM MAR DE POSSIBILIDADES. Parte I. Dinamize

MÉTRICA PARA MÍDIAS SOCIAIS UM MAR DE POSSIBILIDADES. Parte I. Dinamize MÉTRICA PARA MÍDIAS SOCIAIS UM MAR DE POSSIBILIDADES Parte I Dinamize Primeira edição - 2011 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 VOCÊ DIGITAL... 4 TEMPO E ESPAÇO NO ONLINE... 6 O MUNDO MUDOU... 9 PRIMEIROS PASSOS...

Leia mais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Os bancos nas redes sociais Os bancos, assim como grande parte das empresas, vêm se tornando cada vez mais presentes nas redes sociais,

Leia mais

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br MARKETING DIGITAL Ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Aspectos Importantes - Desenvolvimento de Software Motivação A economia de todos países dependem do uso de software. Cada vez mais, o controle dos processos tem sido feito por software. Atualmente, os

Leia mais

Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br

Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br INFORMÁTICA Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br CONCEITOS DE INTERNET E INTRANET CONCEITOS DE INTERNET E INTRANET INTERNET => CONJUNTO DE REDES LIGANDO COMPUTADORES MUNDO A FORA. INTRANET => REDE

Leia mais

MICROSOFT INSIDERS BRASIL. e a digitalização do relacionamento com a mídia

MICROSOFT INSIDERS BRASIL. e a digitalização do relacionamento com a mídia Índice Introdução 3 Cenário Conceito Desafios da comunicação Público alvo Estratégia de comunicação Exemplo de ação 7 Anexos 10 4 5 5 6 6 2 Introdução A Microsoft Brasil é uma subsidiária da Microsoft

Leia mais

milenaresende@fimes.edu.br

milenaresende@fimes.edu.br Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior Sistemas de Informação A Internet, Intranets e Extranets milenaresende@fimes.edu.br Uso e funcionamento da Internet Os dados da pesquisa de TIC reforçam

Leia mais

Web Design Aula 01: Conceitos Básicos

Web Design Aula 01: Conceitos Básicos Web Design Aula 01: Conceitos Básicos Professora: Priscilla Suene priscilla.silverio@ifrn.edu.br Motivação Motivação Motivação Motivação Roteiro Introdução Papéis e Responsabilidades Construindo um site

Leia mais

Usando Ferramentas de Busca

Usando Ferramentas de Busca Web Marketing Usando Ferramentas de Busca Marcelo Silveira Novatec Editora Ltda. www.novateceditora.com.br 1 Conhecendo o cenário de pesquisas na Internet Este capítulo apresenta uma visão geral sobre

Leia mais

Somos uma agência de soluções online, especializada em marketing digital e inovações.

Somos uma agência de soluções online, especializada em marketing digital e inovações. Somos uma agência de soluções online, especializada em marketing digital e inovações. Nós criamos marcas, desenvolvemos estratégias, produzimos conteúdo, além de cuidar do posicionamento estratégico da

Leia mais

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB.

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. #estratégia #marketingdigital #websites Somos uma agência especializada em MARKETING DIGITAL 2007 +7 anos de experiência A Ramosdesign foi criada

Leia mais

PROCESSAMENTO DE DADOS INTRODUÇÃO À INTERNET

PROCESSAMENTO DE DADOS INTRODUÇÃO À INTERNET PROCESSAMENTO DE DADOS Profa. Dra. Amanda Liz P. M. Perticarrari INTERNET uma rede de redes interligadas (governamentais, de empresas, de instituições educacionais, etc.) https://www.youtube.com/watch?v=w6eb6loxtne

Leia mais

Programa de Atualização de Pontos do Lince GPS

Programa de Atualização de Pontos do Lince GPS Esse programa atualiza os pontos do software Lince GSP em aparelhos portáteis, como navegadores e celulares. A Robotron mantém um serviço de fornecimento de pontos de controle de velocidade aos aparelhos

Leia mais

MEDIAKIT DIGITAL V151214

MEDIAKIT DIGITAL V151214 MEDIAKIT DIGITAL V151214 SUPORTES DO JN JORNAL DE NOTÍCIAS APRESENTAÇÃO Em 1995 nasceu o jn.pt, o primeiro site de um meio de comunicação social português. Apostas sucessivas em novas funcionalidades de

Leia mais

9. Quais as características a tecnologia de conexão à Internet denominada ADSL A) Conexão permanente, custo variável, linha telefônica liberada e

9. Quais as características a tecnologia de conexão à Internet denominada ADSL A) Conexão permanente, custo variável, linha telefônica liberada e 9. Quais as características a tecnologia de conexão à Internet denominada ADSL A) Conexão permanente, custo variável, linha telefônica liberada e velocidade maior do que as linhas tradicionais. B) Conexão

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 03 Telecomunicações Sistemas de Telecomunicações 1 Sistemas de Telecomunicações Consiste de Hardware e Software transmitindo informação (texto,

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

AULA 6.2 Conteúdo: Suportes de gêneros contemporâneos / Redes Sociais INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

AULA 6.2 Conteúdo: Suportes de gêneros contemporâneos / Redes Sociais INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 6.2 Conteúdo: Suportes de gêneros contemporâneos / Redes Sociais Habilidades: Distinguir os gêneros de linguagem cibernética e apropriar-se dessas ferramentas de mídias sociais. REVISÃO O Internetês Grafolinguística:

Leia mais

O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS?

O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS? O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS? Apresentação Histórico Estratégia de comunicação e políticas para promoção do municipalismo forte e atuante A atuação da Confederação Nacional de Municípios na comunicação pública

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Ações de Interatividade

Ações de Interatividade Ações de Interatividade Fundação Padre Anchieta TV Cultura Julho de 2007 Diário de Bárbara Em agosto de 2007, 14 adolescentes de várias partes do mundo foram convidados a conhecer o Pólo Norte para ver

Leia mais

Itinerários de Ônibus Relatório Final

Itinerários de Ônibus Relatório Final CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Itinerários de Ônibus Relatório Final Grupo 5 Caio Roque Daniel Nunes Elise Roese José Caneiro Marcos Grignani São Paulo Junho de 2007 1 ÍNDICE 1. Introdução... 3 2. Desenvolvimento...

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP Aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados Juliano Niederauer 19 Capítulo 1 O que é o PHP? O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na Web.

Leia mais

// Questões para estudo

// Questões para estudo // Questões para estudo 2 // Ferramentas Básicas de Internet e Web 2.0 1. Sobre a internet, marque a opção correta: A) A internet poder ser definida como uma rede mundial, composta por mihões e milhões

Leia mais