ASSINATURA DIGITAL DE CONTRATOS DE CÂMBIO DOCUMENTO DE APOIO PARA O CLIENTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASSINATURA DIGITAL DE CONTRATOS DE CÂMBIO DOCUMENTO DE APOIO PARA O CLIENTE"

Transcrição

1 ASSINATURA DIGITAL DE CONTRATOS DE CÂMBIO DOCUMENTO DE APOIO PARA O CLIENTE

2 Sumário 1 Sumário das medidas a serem adotadas pelo cliente Conceitos utilizados em relação à Assinatura Digital Principais etapas para obter sucesso na assinatura digital Requisitos do Ambiente Operacional do Cliente para Assinatura Digital: Cadastro do Cliente no Office Banking para utilização do Serviço de Assinatura Digital de Contrato de Câmbio Cadastro de Procurações/Alçadas/Poderes Instalação de Recursos para Assinatura Digital de Contrato de Câmbio no ambiente do cliente Instalação da cadeia de certificados Banrisul (AC SERPRO) Instalação das cadeias de certificados de outras AC s Instalação do certificado do componente E-Val Liberação dos Contratos para Assinatura Erros conhecidos... 9

3 1 Sumário das medidas a serem adotadas pelo cliente Para utilização do Serviço Assinatura Digital de Contrato de Câmbio no Office Banking, o cliente deverá observar as instruções dispostas neste documento informativo, publicado no site do Banrisul > para sua Empresa > Câmbio > Assinatura Digital de Contrato de Câmbio. Requisitos obrigatórios: - Possuir um usuário (CPF) cadastrado para acesso ao Office Banking; - Solicitar junto à sua carteira de Câmbio: => Providenciar o Cadastro das Procurações / Alçadas / Poderes relacionadas ao seu CPF. => Liberação do Serviço de Assinatura Digital de Contrato de Câmbio no Office Banking - Ter instalado no computador os componentes para assinatura digital, a saber: - CSP correspondente ao certificado utilizado; - Cadeias de certificado correspondentes ao certificado utilizado; - Cadeias de certificado do Banrisul (AC Internet ID); - Componente de criptografia e-val. - Observar os Requisitos operacionais citados neste documento. IMPORTANTE: a assinatura de contratos de câmbio só é possível em sistema operacional Windows. Recomenda-se ao cliente: - Em caso de dúvidas ou problemas, ele entre em contato com a Unidade de Negócios Digitais e Relacionamento com Clientes ( ); 2 Conceitos utilizados em relação à Assinatura Digital O Banrisul é uma Autoridade de Registro (AR) vinculada à Autoridade Certificadora (AC) Serpro, dentro da cadeia ICP-Brasil, conforme CARTA-CIRCULAR N do Banco Central do Brasil.

4 O Banrisul disponibiliza certificados para clientes correntistas e não-correntistas do Banrisul Pessoa Física (CPF) e/ou Pessoa Jurídica (CNPJ). 3 Principais etapas para obter sucesso na assinatura digital - Cadastro do Serviço no Office Banking Aditamento como Master / Pleno - Cadastro de Procurações / Alçadas / Poderes - Instalação dos Certificados e Recursos necessários na estação do Cliente 4 Requisitos do Ambiente Operacional do Cliente para Assinatura Digital: Sistema Operacional Windows Navegador Internet Explorer 7.0 ou superior Java instalado Para os certificados em Smart Cards, a leitora deverá estar instalada na estação 5 Cadastro do Cliente no Office Banking para utilização do Serviço de Assinatura Digital de Contrato de Câmbio Responsável pelo Cadastro: Agência Comercial de Relacionamento do Cliente Instrução: O OPERADOR (MASTER OU PLENO) DEVERÁ ENTRAR NO MENU GERENCIAMENTO / GERENCIAMENTO DO CLIENTE / CONTA / INCLUIR SELECIONAR O TIPO DE CONTA = CONTRATO DE CÂMBIO => SELECIONAR A CONTA DISPONIBILIZADA PELO BANCO E CLICAR EM INCLUIR. O OPERADOR (MASTER OU PLENO) DEVERÁ ENTRAR NO MENU GERENCIAMENTO / GERENCIAMENTO DE AUTORIZAÇÕES / OPERADOR / AUTORIZAR CONTA/SERVIÇO

5 SELECIONAR O OPERADOR QUE IRÁ RECEBER AS AUTORIZAÇÕES DOS SERVIÇOS DA CONTA ASSINATURA DIGITAL. SE OPERADOR FOR MASTER, EMITIR ADITAMENTO, ASSINAR E LEVAR ATÉ A AGÊNCIA DO BANRISUL. APÓS A LIBERAÇÃO DO BANCO, O CLIENTE ESTARÁ APTO A USAR O SERVIÇO DE ASSINATURA DIGITAL. SE O OPERADOR FOR PLENO, A LIBERAÇÃO DESSE SERVIÇOS SERÁ AUTOMÁTICA DEPOIS DE AUTORIZADA NO OFFICE BANKING. 6 Cadastro de Procurações/Alçadas/Poderes Para Assinatura e Revisão Digital de Contrato de Câmbio o Cliente deverá ter um Cadastro de Procuração/Alçadas/Poderes para tal. Solicitar cadastro junto à sua Carteira de Câmbio. 7 Instalação de Recursos para Assinatura Digital de Contrato de Câmbio no ambiente do cliente OBSERVAÇÃO: É recomendado que todos os clientes, mesmo que tenham obtido seu certificado digital de outra AC, utilizem o Configurador Automático para Windows disponibilizado pelo Banrisul, devido a recursos específicos que a ferramenta instala na estação do usuário, necessários para assinatura de câmbio. 7.1 Instalação da cadeia de certificados Banrisul (AC SERPRO) Para os clientes que adquiriram o certificado digital diretamente no Banrisul, existe o configurador automático do Windows que instala os certificados Banrisul Raiz e Banrisul Intermediário junto do CSP Banrisul para leitura do certificado digital tipo A3. O Cliente deverá acessar: Banrisul em um clique; Certificado Digital; Configuração automática do Windows - Certificado Digital; Executar... As orientações para executar a Configuração Automática estão em Arquivos Relacionados. Baixe o documento Como Configurar Automaticamente seu Windows - Certificado Digital.

6 7.2 Instalação das cadeias de certificados de outras AC s Os clientes Banrisul poderão assinar os contratos digitais de câmbio utilizando também certificados digitais A3 ou Token de outros fornecedores. Todas as ACs (autoridade certificadora) possuem um método de instalação da cadeia de certificado. Em caso de dúvidas ou problemas, buscar informação nos sites da sua Autoridade Certificadora. 7.3 Instalação do certificado do componente E-Val O componente de assinatura digital E-Val utiliza um certificado digital que pode ser instalado de forma automática junto do complemento disponibilizado para o Internet Explorer quando o cliente acessa o Office Banking - Assinatura Digital. Para que a instalação do componente E-Val seja bem-sucedida é necessária uma preparação do Ambiente Operacional, a saber: Segurança no Navegador Objetivo: Ter a certeza que o site do Banrisul é considerado como um site seguro no navegador Internet Explorer. Procedimentos: Abrir o navegador Internet Explorer, escolher o menu Ferramentas e o sub-menu Opções da Internet. No formulário que abrir, escolha a aba Segurança Por padrão, posicionar o botão de segurança na posição médio. Evite de alterar opção, ao mesmo que seja indicado pelo administrador da rede do cliente. Selecione o ícone Sites Confiáveis, clique no botão Sites que aparece à direita logo abaixo dos ícones e será mostrada a tela de cadastramento de Sites Confiáveis. Adicione o endereço do site do Banrisul mantenha a opção Exigir verificação do servidor ( marcada e clique no botão Adicionar.

7 Configuração dos Plugins do ActiveX Procedimentos: Abrir o navegador Internet Explorer, escolher o menu Ferramentas e o sub-menu Opções da Internet. No formulário que abrir, escolha a aba Segurança - Nível Personalizado. Configurar os seguintes itens: Aviso automático para controles ActiveX: HABILITAR Baixar controles ActiveX assinados: PROMPT Baixar controles ActiveX não assinados: HABILITAR Comportamentos binários e de script: HABILITAR Executar controles ActiveX e plug-ins: HABILITAR Executar software antimalware em controles ActiveX: HABILITAR Inicializar e executar scripts de controles activex não marcados como Seguros: PROMPT Permitir a execução de controles ActiveX não utilizados anteriormente sem perguntar: HABILITAR Permitir filtragem activex: HABILITAR Permitir Minicripts: HABILITAR Permitir somente domínios aprovados para usar ActiveX sem confirmação: DESABILITAR Script ActiveX controls marked safe scripting: HABILITAR Instalação do Componente e Certificado E-Val de forma automática via Office Banking Procedimentos: O Cliente deverá acessar o Office Banking clicando sobre o ícone do Internet Explorer e selecionando a opção Executar como Administrador. Na opção Serviços > Contratos de Câmbio, quando o cliente listar os contratos que deseja assinar, será exibido um pop-up solicitando a instalação do componente (E-Val CryptoCom). Selecione Instalar e se possível marque a opção Sempre permitir a instalação do E-Val CryptoCom. Quando a instalação tiver sido concluída, nenhuma mensagem de conclusão ou aviso será exibida na tela. Nesse momento, atualize a

8 página de contratos pressionando F5 ou fechando e abrindo novamente o Internet Explorer. 8 Liberação dos Contratos para Assinatura Concluído todo o processo de instalação, o cliente deve solicitar na sua Carteira de Câmbio a liberação / importação dos seus contratos para assinatura Digital.

9 9 Erros conhecidos 1. Erro na Geração da Assinatura Ações: Verificar instalação do componente E-VAL seguindo as orientações citadas no tópico 7 etapa 7.3 deste documento. Caso persista o problema, contatar Central de Atendimento Relacionamento com Clientes fone (51)

10 2. Avaliar Cadeia de Certificado Ações: Revisar a instalação das Cadeias de Certificados, seguindo as orientações citadas no tópico 7, etapas 7.1 e 7.2. deste documento. Caso persista o problema, contatar Central de Atendimento Relacionamento com Clientes fone (51) Operador e Assinante devem ser do mesmo CPF Solução: O CPF do Operador no Office Banking deve ser igual ao CPF do Certificado Digital, não é possível operar o Office com um CPF X e assinar com CPF Y.

11 4. Indisponibilidade do Sistema Solução : Contatar Central de Atendimento Relacionamento com Clientes (51) Erro na leitura da chave privada (Erro 131) Solução: Verificar se a leitora e drivers utilizado pelo cliente são homologadas pelo Banrisul. O link disponivel para baixar os driver e verificar os modelos homologados é o seguinte: a2.aspx?secao_id=1057 Após baixar os drivers utilizando uma leitora homologada Banrisul, fazer o teste de acesso ao site e-cac usando a opção de autenticação com certificado digital, caso o acesso seja tenha sucesso o problema estará solucionado. Testar acesso no site: 6. Usuário não possui permissão para assinar

12 Cliente que deve entrar em contato com sua Carteira de Câmbio para que esta providencie o cadastro das Procurações, Alçadas e Poderes.

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Caso você tenha algum problema no decorrer deste manual, por favor entre em contato conosco através do atendimento ao cliente. 1. Baixar o arquivo do

Leia mais

Instrução para teste de assinatura digital no Windows 7

Instrução para teste de assinatura digital no Windows 7 Instrução para teste de assinatura digital no Windows 7 Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 Importante... 3 CONFIGURAÇÃO DOS PLUG-INS E CONTROLES

Leia mais

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Versão 1.0 (Atualizado em 04/05/2016) - 2011 - Governo do Estado do Ceará - Todos os direitos reservados. Conteúdo Requisitos de Instalação... 3 Área

Leia mais

Configuração De Browser

Configuração De Browser Configuração De Browser WatchDOC Sistema de Digitalização WatchDoc Informações Iniciais O Site Sugerimos acessar o site através do seu próprio computador, e confirmar se o login de rede possui permissão

Leia mais

Manual do Módulo do Fabricante

Manual do Módulo do Fabricante PROJETO SAT-ISS SISTEMA DE AUTENTICAÇÃO E TRANSMISSÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS ELETRÔNICOS Manual do Módulo do Fabricante Versão: 1.01 (27/05/2014) Para baixar a versão mais atualizada deste documento, acesse:

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

Instrução para Teste Técnico no Windows 7

Instrução para Teste Técnico no Windows 7 Instrução para Teste Técnico no Windows 7 Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 Importante... 3 CONFIGURAÇÃO DOS PLUG-INS E CONTROLES ACTIVEX...

Leia mais

Instalação do ActiveViewer (Visualizador de relatórios na web)

Instalação do ActiveViewer (Visualizador de relatórios na web) Instalação do ActiveViewer (Visualizador de relatórios na web) Esse manual visa descrever os principais passos para instalar/atualizar o ActiveViewer. O ActiveViewer é um controle ActiveX e pode necessitar

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

ADS Assinador Digital Soft Guia do usuário Instalação e configuração ADS ASSINADOR DIGITAL SOFT - GUIA DO USUÁRIO

ADS Assinador Digital Soft Guia do usuário Instalação e configuração ADS ASSINADOR DIGITAL SOFT - GUIA DO USUÁRIO ADS Assinador Digital Soft Guia do usuário Instalação e configuração ADS - Assinador Digital Soft O ADS é um conjunto de soluções para Assinatura Digital simples e acessível que busca atender os diversos

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Manual de Instalação APS AUDATEXWEB

Manual de Instalação APS AUDATEXWEB Manual de Instalação APS AUDATEXWEB Sumário 1. Objetivo... 3 2. Requisitos de Hardware e Software... 4 3. Requisito do Usuário... 5 4. Instalação dos Componentes APS... 5 5. Configuração no Navegador Internet

Leia mais

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e)

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO - SEA Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SUMÁRIO 1- Qual o objetivo

Leia mais

Configuração do assinador Shodō

Configuração do assinador Shodō Configuração do assinador Shodō O roteiro a seguir apresenta os procedimentos necessários para configuração e uso do assinador Shodō no PJe. Índice 1. Instalação/atualização e configuração do Java...2

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DA ASSINATURA DIGITAL

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DA ASSINATURA DIGITAL MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DA ASSINATURA DIGITAL Sumário Passo 1: Navegadores suportados... 2 Passo 2: Instalação do Plugin... 3 Modo 1: Instalar a partir do site COD... 3 Modo 2: Instalar a partir do site

Leia mais

Manual do Advogado Credenciamento para acesso

Manual do Advogado Credenciamento para acesso PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNMBUCO PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe Manual do Advogado Credenciamento para acesso Versão 1.11 Data Versão do Descrição Manual 31/03/2011 1.0 Criação do manual 19/04/2011

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI

BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO CERTIFICADO MODELO A1 INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO DO WINDOWS INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Guia de Uso Primeiro Acesso

Guia de Uso Primeiro Acesso Sistema de Gerenciamento do Fornecimento de Selos de Controle das Águas Minerais e Águas Adicionadas de Sais Guia de Uso Primeiro Acesso http:/ce.selosagua.com.br/vce 1/8 I - TELA INICIAL O sistema terá

Leia mais

Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital

Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2012. Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital Por favor, leia este documento atentamente. Em alguns casos, o certificado digital não está

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

É um canal de atendimento pela Internet para os Clientes do Banrisul.

É um canal de atendimento pela Internet para os Clientes do Banrisul. 1. O que é o Home Banking É um canal de atendimento pela Internet para os Clientes do Banrisul. Com o Home Banking, você pode consultar extratos de conta corrente, fazer pagamentos e transferências de

Leia mais

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP:

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: GUIA RÁPIDO MDIForms Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº 2016-4º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: 04102-000 www.sintel.com.br Índice 1. Objetivo...3 2. Exibição dos dados...3 2.1. Seleção

Leia mais

Assistente de Instalação & Manual do Usuário

Assistente de Instalação & Manual do Usuário Assistente de Instalação & Manual do Usuário Índice GfK Digital Trends App... 2 Requisitos de Sistema... 2 Fazendo o download pelo Microsoft Internet Explorer... 2 Instalação... 3 Assistente de Instalação...

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Safari

Como acessar as imagens via Navegador Safari Como acessar as imagens via Navegador Safari Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador Safari,

Leia mais

DIGITAL SERPRO MOZILLA

DIGITAL SERPRO MOZILLA inicio BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO CERTIFICADO MODELO A1 INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO DO WINDOWS INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO

Leia mais

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!!

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!! A JL tem uma super novidade para sua empresa!!!! Novo sistema de Gestão de Documentos chamado Área do Cliente muito mais fácil e mais completo que substituirá o Safe-doc a partir de 01/10/2015! Prezado

Leia mais

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA Índice 1. Pré-requisitos... 2 2. Configurando opções de segurança do Internet Explorer... 3 3. Requisição e Instalação dos certificados de acesso... 5 3.1. Instalação

Leia mais

NFSE - GUIA DE INSTALAÇÃO. Novo Assinador Digital da NFSE WEB PKI

NFSE - GUIA DE INSTALAÇÃO. Novo Assinador Digital da NFSE WEB PKI NFSE - GUIA DE INSTALAÇÃO Novo Assinador Digital da NFSE WEB PKI 1 1. Requisitos 1.1. Browsers suportados O componente Lacuna Web PKI suporta em sua versão atual os seguintes sistemas operacionais: Windows,

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Guia de Uso Primeiro Acesso

Guia de Uso Primeiro Acesso Sistema de Gerenciamento do Fornecimento de Selos de Controle das Águas Minerais e Adicionada de Sais Guia de Uso Primeiro Acesso http:/rn.selosagua.com.br/vrn 1/8 I - TELA INICIAL O sistema terá seu acesso

Leia mais

NFSE - GUIA DE INSTALAÇÃO. Novo Assinador Digital da NFSE WEB PKI

NFSE - GUIA DE INSTALAÇÃO. Novo Assinador Digital da NFSE WEB PKI NFSE - GUIA DE INSTALAÇÃO Novo Assinador Digital da NFSE WEB PKI 1 1. Requisitos 1.1. Browsers suportados O componente Lacuna Web PKI suporta em sua versão atual os seguintes sistemas operacionais: Windows,

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital Sistema Registro Digital Manual do Usuário Sistema Registro Digital Elaborado pela GTI - JUCEMG À Junta Comercial do Estado Belo Horizonte, MG NOVEMBRO/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 2. Pré-requisitos...

Leia mais

COMISSÃO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DE JUIZ DE FORA TUTORIAL PARA FAZER CADASTRO NO INSS DIGITAL POR MEIO DO CERTIFICADO DIGITAL

COMISSÃO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DE JUIZ DE FORA TUTORIAL PARA FAZER CADASTRO NO INSS DIGITAL POR MEIO DO CERTIFICADO DIGITAL COMISSÃO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DE JUIZ DE FORA TUTORIAL PARA FAZER CADASTRO NO INSS DIGITAL POR MEIO DO CERTIFICADO DIGITAL 1) Digite o endereço do site: www.oabmg.org.br/servicos/inssdigital 2) Ao

Leia mais

Edital de Credenciamento.

Edital de Credenciamento. 1 1 F 2 Prezado Candidato, Fornecemos por meio deste Manual auxílio para preenchimento do Cadastro de Empresas Prestadoras de Serviços de Instrutoria e Consultoria. Lembramos que o Credenciamento ocorre

Leia mais

PASSO A PASSO - UTILIZAÇÃO DO ASSINADOR DIGITAL LOCAL - ARISP. Adicionando Arquivos no Projeto de Assinatura

PASSO A PASSO - UTILIZAÇÃO DO ASSINADOR DIGITAL LOCAL - ARISP. Adicionando Arquivos no Projeto de Assinatura PASSO A PASSO - UTILIZAÇÃO DO ASSINADOR DIGITAL LOCAL - ARISP Adicionando Arquivos no Projeto de Assinatura Para iniciar o processo de assinatura digital em arquivos é necessário que adicione arquivo(s)

Leia mais

A1 Manual Certificado Digital A1 no Windows

A1 Manual Certificado Digital A1 no Windows A1 Manual Certificado Digital A1 no Windows Sumário Introdução 3 Requisitos para emissão do certificado digital A1 ICP-Brasil 4 Acessando o Certificado Digital pelo Internet Explorer 5 Acessando o Certificado

Leia mais

Manual de Instalação do DISPOSITIVO ADICIONAL DE SEGURANÇA

Manual de Instalação do DISPOSITIVO ADICIONAL DE SEGURANÇA Manual de Instalação do DISPOSITIVO ADICIONAL DE SEGURANÇA Versão 2.0 Índice...3...3...3...4...4...5!...6 DISPOSITIVO ADICIONAL DE SEGURANÇA Proteção no canal INTERNET BANKING 2 "#$%&'()% O BANRISUL tem

Leia mais

Configuração para Assinatura Digital utilizando Outlook 2010

Configuração para Assinatura Digital utilizando Outlook 2010 Manual do Produto Configuração para Assinatura Digital utilizando Outlook 2010 Certificado Digital do tipo A3 e A1 - Cartão e Token Sistema: Microsoft Office 2010 - Agosto/2017 Configuração para Assinatura

Leia mais

SUMÁRIO. Como entrar no Portal de Serviços 02. Solicitar Autenticação do Livro 03. Editar solicitação 14. Assinar Solicitação 15

SUMÁRIO. Como entrar no Portal de Serviços 02. Solicitar Autenticação do Livro 03. Editar solicitação 14. Assinar Solicitação 15 Pré-Requisitos para utilização do Livro Digital: Java e Mozilla Firefox Atualizados; Certificado Digital e-cpf A3, previamente instalado e configurado no computador; Arquivo no formato PDF/A, com o tamanho

Leia mais

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PRODUTIVIDADE - SAP MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.2 Este manual tem por objetivo

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64)

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64) MANUAL DO USUÁRIO Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Índice O que é Token? 03 Instalação do Token 05 Verificação do Certificado 08 Troca de Senhas 12 Canais de comunicação DOCCLOUD Telefone:

Leia mais

Como instalar um gerador de PDF

Como instalar um gerador de PDF Como instalar um gerador de PDF Entre no site www.tinypdf.com/plug-ins.html, conforme imagem abaixo: Clique em FREE DOWNLOAD e a imagem ficará conforme abaixo: Clique em Download Now (586KB) aguarde o

Leia mais

Descrição. Assunto. Conteúdo. Executante. Pré-requisitos. Procedimentos - Windows 7 31/07/2018 GLPI - FAQ - 434

Descrição. Assunto. Conteúdo. Executante. Pré-requisitos. Procedimentos - Windows 7 31/07/2018 GLPI - FAQ - 434 Assunto Tutorial - Configurar wifi TRT18_Corporativa ou TRT18_OAB - Windows 7 e Windows 10 Conteúdo Descrição Orienta como conectar notebooks com Windows 7 ou Windows 10 à rede sem fio utilizada no Tribunal.

Leia mais

GESP-EMPRESA COM CERTIFICADO DIGITAL A1

GESP-EMPRESA COM CERTIFICADO DIGITAL A1 1 GUIA DE ACESSO GESP-EMPRESA COM CERTIFICADO DIGITAL A1 (VERSÃO JAVA WEB START) A partir da versão 13 do GESP Empresa, a tecnologia de assinatura digital para acesso ao sistema e outorga de procurador

Leia mais

Manual de Solicitação de Serviços servicos.gov.br

Manual de Solicitação de Serviços servicos.gov.br Manual de Solicitação de Serviços servicos.gov.br Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação Departamento de Serviços Públicos Digitais Coordenação-Geral

Leia mais

1. Acesso ao sistema de cadastro

1. Acesso ao sistema de cadastro Prezado candidato, O objetivo deste manual é auxiliar na realização do cadastro de empresas prestadoras de serviços de instrutoria e consultoria ao SEBRAE/RS. O primeiro passo é a leitura do Edital de

Leia mais

Assinatura Digital. Entenda e esclareça suas dúvidas sobre a nova determinação da Anvisa.

Assinatura Digital. Entenda e esclareça suas dúvidas sobre a nova determinação da Anvisa. Entenda e esclareça suas dúvidas sobre a nova determinação da Anvisa. Este documento foi desenvolvido pela LifeSys Informática, cuja a distribuição e comercialização é proibida e todos os direitos são

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE CLIENTES DE PARA O EXPRESSO BR

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE CLIENTES DE  PARA O EXPRESSO BR Configuração de Clientes de E-mail para o Expresso br MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE CLIENTES DE E-MAIL PARA O EXPRESSO BR 1 Sumário 1. Microsoft Outlook... 3 ACESSO VIA EXCHANGE ACTIVESYNC... 3 ACESSO VIA

Leia mais

Manual de Utilização do Portal SAR

Manual de Utilização do Portal SAR Manual do Usuário Manual de Utilização do Portal SAR SAR Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Instalação do Serviço de Aplicações Remotas (SAR)... 4 Acesso Remoto Verificação da Versão do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SISTEMA DE BIBLIOTECAS BIBLIOTECA CENTRAL ZILA MAMEDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SISTEMA DE BIBLIOTECAS BIBLIOTECA CENTRAL ZILA MAMEDE TUTORIAL ACESSO AOS LIVROS DIGITAIS DA UFRN (http://www.portaldapesquisa.com.br/ufrn) Os alunos, professores e demais servidores da UFRN, com cadastro em algum dos sistemas da universidade SIGAA, SIPAC

Leia mais

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix 2017/07/25 19:38 1/10 DocFix DocFix O DocFix é um Gerenciador de Documentos Fiscais. Ele centraliza toda infraestrutura de comunicação entre o GigaERP e os órgãos responsáveis pela emissão fiscal. Estão

Leia mais

Guia de Uso. Certisign MobileID Desktop Mac OSX

Guia de Uso. Certisign MobileID Desktop Mac OSX Certisign Certificadora Digital Certisign 2016 2/63 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. PRÉ - REQUISITOS... 3 4. AMBIENTES HOMOLOGADOS... 3 5. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO MOBILEID DESKTOP...

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA Índice 1. Pré-requisitos... 2 2. Configurando opções de segurança do Internet Explorer... 3 3. Requisição e Instalação dos certificados de acesso... 5 3.1. Instalação

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em token Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Token... 4 2. Mozilla Firefox... 9 3. Acessando o sistema... 12 4. Baixando e Instalando

Leia mais

Manual do Usuário. Uma plataforma:

Manual do Usuário. Uma plataforma: Uma plataforma: Manual do Usuário Construmanager é a plataforma online para gestão de projetos e obras mais completa e funcional do setor de construção civil. Com recursos exclusivos como a notificação

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em cartão + leitora

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em cartão + leitora BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em cartão + leitora Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Cartão e Leitora... 4 2. Mozilla Firefox... 6 3. Acessando o sistema... 9 4.

Leia mais

Sistema de Cancelamento de Protestos. Manual do Usuário

Sistema de Cancelamento de Protestos. Manual do Usuário Sistema de Cancelamento de Protestos Manual do Usuário IEPTB-MG Belo Horizonte, 2014 Índice 1. Procuração... 4 1.1 Procedimento para cadastro de Representantes... 4 1.2 Criar uma Procuração... 4 1.3 Preencher

Leia mais

Cadastro de terminal e vendedores Farmácia Popular (venda teste)

Cadastro de terminal e vendedores Farmácia Popular (venda teste) Cadastro de terminal e vendedores Farmácia Popular (venda teste) Tópicos 01 - Cadastro do Terminal 02 - Instalando o Certificado no Terminal 03 - Cadastro de Vendedor 04 - Cadastro de Vendedor no Linx

Leia mais

Manual do Sistema Assinador Livre

Manual do Sistema Assinador Livre Manual do Usuário Manual do Sistema Assinador Livre ASSINADORLIVRE Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Download... 5 3. Instalação... 6 4. Utilização... 9 5. Assinatura de Documento com Certificado

Leia mais

Sistema de Cancelamento de Protestos. Manual do Usuário

Sistema de Cancelamento de Protestos. Manual do Usuário Sistema de Cancelamento de Protestos Manual do Usuário IEPTB Belo Horizonte, 2015 Índice 1. Procuração... 4 1.1 Procedimento para cadastro de Representantes... 4 1.2 Criar uma Procuração... 4 1.3 Preencher

Leia mais

MARINHA DO BRASIL COMANDO DO CONTROLE NAVAL DO TRÁFEGO MARÍTIMO GUIA RÁPIDO PARA MANUSEIO DO SISTEMA CRIPTOGRÁFICO ÁTRIA

MARINHA DO BRASIL COMANDO DO CONTROLE NAVAL DO TRÁFEGO MARÍTIMO GUIA RÁPIDO PARA MANUSEIO DO SISTEMA CRIPTOGRÁFICO ÁTRIA - 1 - MARINHA DO BRASIL COMANDO DO CONTROLE NAVAL DO TRÁFEGO MARÍTIMO GUIA RÁPIDO PARA MANUSEIO DO SISTEMA CRIPTOGRÁFICO ÁTRIA Nesse passo a passo, abordaremos apenas os usos básicos do sistema, a saber:

Leia mais

CAA/MG REVISÃO 0 Data: 20/03/2017 Página 1 de 12

CAA/MG REVISÃO 0 Data: 20/03/2017 Página 1 de 12 CAA/MG REVISÃO 0 Data: 20/03/2017 Página 1 de 12 ATENÇÃO: Esta renovação destina-se aos Advogados(as) que adqiruiram o certificado digital tipo e-cpf através do Programa Minas Digital da Caixa de Assistência

Leia mais

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.3.1 Copyright Vivo 2014 http://vivosync.com.br 1 Vivo Sync... 3 2 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configurações... 7 3.1 Geral... 9 3.2 Fotos... 11 3.2.1 UpLoad:... 11 3.2.2 Download:...

Leia mais

GUIA Gerenciador SafeSign AC Notarial

GUIA Gerenciador SafeSign AC Notarial GUIA Gerenciador SafeSign AC Notarial GUIA Gerenciador SafeSign - AC Notarial v2.0 Página 1 Sumário Gerenciador Criptográfico SafeSign...3 Instalando o Gerenciador SafeSign a partir do CD-ROM de Drivers

Leia mais

Treinamento Certificação Digital

Treinamento Certificação Digital 1 Procedimentos Treinamento Certificação Digital Treinamento Certificação Digital O objetivo do treinamento é capacitar o agente de registro a efetuar validações presenciais de Certificados digitais. O

Leia mais

Safeweb Segurança da Informação Ltda

Safeweb Segurança da Informação Ltda ... 2 Certificado Digital... 2... 3 Utilizando Internet Explorer... 4 Utilizando Google Chrome... 5... 6 Passo a Passo... 6... 10 Certificado Digital Parabéns, você acada de adquirir um Certificado Digital

Leia mais

Manual de instalação. CRVExpress Todos os direitos reservados. J&W Informática

Manual de instalação. CRVExpress Todos os direitos reservados. J&W Informática Manual de instalação CRVExpress Todos os direitos reservados. Atualizado em 18/04/2012 Instalando o CRVExpress 1. Clique no link abaixo e instale o programa JAVA http://www.java.com/inc/browserredirect1.jsp?locale=pt_br

Leia mais

Para quem não quiser testar estes procedimentos, e não se importa em manter uma versão antiga do Java, informo que testamos com alguns clientes a tran

Para quem não quiser testar estes procedimentos, e não se importa em manter uma versão antiga do Java, informo que testamos com alguns clientes a tran Erro inesperado netscape javascript Coleta Web ao transmitir DBE. Resolvido O Coleta Online - Programa Gerador de Documentos do CNPJ versão Web, continua na versão 4.7 atualizada em Setembro de 2016. Quando

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE PROGRAMAS PARA MANUSEIO DOS SISTEMAS DE PROCESSO ELETRÔNICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE PROGRAMAS PARA MANUSEIO DOS SISTEMAS DE PROCESSO ELETRÔNICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE PROGRAMAS PARA MANUSEIO DOS SISTEMAS DE PROCESSO ELETRÔNICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS NOSSO TRABALHO NOSSA CONQUISTA OS PROGRAMAS NECESSÁRIOS Sistema Operacional

Leia mais

INSTALAÇÃO/CONFIGURAÇÃO GPJURI INSTALAÇÃO DA AUTORIDADE DE CERTIFICAÇÃO E CADEIA DE CERTIFICADOS

INSTALAÇÃO/CONFIGURAÇÃO GPJURI INSTALAÇÃO DA AUTORIDADE DE CERTIFICAÇÃO E CADEIA DE CERTIFICADOS INSTALAÇÃO/CONFIGURAÇÃO GPJURI Preparando a estação de trabalho 1 - Internet Explorer menu Ferramentas - Opções da Internet Conteúdo Certificados - excluir/remover em todas as abas qualquer referencia

Leia mais

Certificado Digital A1/S1 e A3/S3. Instalação das Cadeias de Certificação

Certificado Digital A1/S1 e A3/S3. Instalação das Cadeias de Certificação Instalação das Cadeias de Certificação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2010 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (todos os modelos) Para que

Leia mais

Sistema Web: Liberação de Senha

Sistema Web: Liberação de Senha Sistema Web: Liberação de Senha Primeiros Passos 1. Computador deve estar conectado à Internet; 2. Utilizar preferencialmente os navegadores Internet Explorer 8 (ou superior) ou Mozilla Firefox ou Google

Leia mais

Cartilha de Orientação para Gerenciar Liberação de Assinatura Externa. Brasília Agosto de 2019

Cartilha de Orientação para Gerenciar Liberação de Assinatura Externa. Brasília Agosto de 2019 Cartilha de Orientação para Gerenciar Liberação de Assinatura Externa Brasília Agosto de 2019 Para que serve esta cartilha? Esta Cartilha de Orientação para uso da funcionalidade Gerenciar Liberação para

Leia mais

Manual de Instalação. e-tam

Manual de Instalação. e-tam Manual de Instalação e-tam Índice 1. INTRODUÇÃO... pág. 2 2. Softwares Compatíveis... pág. 3 3. Pre Requisitos... pág. 4 4. Configurações de Internet... pág. 5 4.1. Configurações de Zona......pág.6 4.2.

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 A instalação do certificado A1 somente poderá ser feita uma única vez em sistema operacional Windows (conforme pré-requisitos), utilizando navegador Internet

Leia mais

Guia de Uso - Mobile ID

Guia de Uso - Mobile ID Guia de Uso - Mobile ID Sumário 1. Introdução 3 2. Objetivo 3 3. Requisitos 3 4. Instalação e Configuração do Aplicativo MobileID no ios 3 4.1. Instalação do Aplicativo MobileID 3 4.2. Configurando o Aplicativo

Leia mais

Assinador de Documentos Vara de Execuções Penais

Assinador de Documentos Vara de Execuções Penais Manual do Usuário Assinador de Documentos Vara de Execuções Penais PROJUDI Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Requisitos Básicos... 3 2. Atualizar Versão do Java... 3 Verificar e Atualizar a Versão do Java...

Leia mais

AWP PROVEDOR DE SERVIÇOS DE SOFTWARE

AWP PROVEDOR DE SERVIÇOS DE SOFTWARE Verificações Certificado A3 - SaaS Última atualização: Aug 18, 2016 05:36PM BRT AWP PROVEDOR DE SERVIÇOS DE SOFTWARE A emissão com o certificado A3 no GNF-e SaaS exige que sejam feitas algumas configurações

Leia mais

SISTEMA COD CONFIGURAÇÃO DE ACESSO

SISTEMA COD CONFIGURAÇÃO DE ACESSO PASSOS DA CONFIGURAÇÃO 1. FIREFOX PORTABLE...3 1.1 FAZENDO DOWNLOAD FIREFOX...3 1.2 WINRAR E EXTRAIR O ARQUIVO DO Firefox Portable...4 1.3 CONFIGURANDO FIREFOX PARA NÃO RECEBER ATUALIZAÇÕES...4 2. JAVA...5

Leia mais

Sumário Introdução Solicitação de Acesso Efetuar Login Esqueci a senha Alterar dados Cadastrais Alterar senha Criação de Usuários do Fornecedor

Sumário Introdução Solicitação de Acesso Efetuar Login Esqueci a senha Alterar dados Cadastrais Alterar senha Criação de Usuários do Fornecedor MANUAL DO USUÁRIO 1 Sumário Introdução 3 Solicitação de Acesso 3 Efetuar Login 9 Esqueci a senha 10 Alterar dados Cadastrais 10 Alterar senha 11 Criação de Usuários do Fornecedor 12 Termo de Responsabilidade

Leia mais

Safeweb Segurança da Informação Ltda

Safeweb Segurança da Informação Ltda ... 2 Certificado Digital... 2... 3 Utilizando Internet Explorer... 4 Utilizando Google Chrome... 5... 6 Passo a Passo... 6... 11... 13... 15 Certificado Digital Parabéns, você acada de adquirir um Certificado

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DOS PROGRAMAS PARA USO DO CERTIFICADO DIGITAL

INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DOS PROGRAMAS PARA USO DO CERTIFICADO DIGITAL INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DOS PROGRAMAS PARA USO DO CERTIFICADO DIGITAL Atualmente, alguns pré-requisitos precisam ser respeitados para o correto preparo do ambiente onde o certificado digital será usado.

Leia mais

SUMÁRIO

SUMÁRIO SUMÁRIO... 3... 3... 4... 5... 5... 14... 14... 18... 21... 27... 27... 30... 31... 32... 33... 35... 36... 37... 38... 39... 43 O acrônimo NF-e significa nota fiscal eletrônica, ou seja, um documento

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

Manual de Instalação/Configuração:

Manual de Instalação/Configuração: 1/19 Manual de Instalação/Configuração: CERTIINSTALLER / TOKEN GD BURTI Índice 2/19 Objetivo... 3 Ambientes... 3 Pré-Requisitos... 3 Inicio da instalação... 4 Como instalar o GD Burti no seu computador

Leia mais

Figura 34 - Lista de solicitações de acesso do colaborador

Figura 34 - Lista de solicitações de acesso do colaborador Figura 34 - Lista de solicitações de acesso do colaborador Para autorizar o acesso de um colaborador, a Mantenedora deverá acionar a opção Autorizar Acesso : Para negar o acesso de um colaborador, a Mantenedora

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL A3

CERTIFICADO DIGITAL A3 Manual de Instalação CERTIFICADO DIGITAL A3 CARTÕES AWP Desenvolvido por SUMÁRIO 1. Introdução 2. Download Utilizando o Internet Explorer Utilizando o Google Chrome 3. Instalação Assistente de Cartões

Leia mais

Manual de Instalação do Plugin de Assinatura Digital para Windows 7, 8, 10, XP e Vista

Manual de Instalação do Plugin de Assinatura Digital para Windows 7, 8, 10, XP e Vista Manual de Instalação do Plugin de Assinatura Digital para Windows 7, 8, 10, XP e Vista Índice 1. Pré-requisitos... 3 2. Instalação do Plugin de Assinatura Digital... 7 2.1. Passo 1: Instalação do Plugin...

Leia mais

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Índice Manual PCMalote...1 Índice...2 Acesso ao Sistema...3 Cadastros...4 Empresa...4 Assessoria...5 Malotes...7

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

1. Requisitos de Instalação Procedimentos Iniciais Instalação do WinThor Anywhere (Padrão)... 3

1. Requisitos de Instalação Procedimentos Iniciais Instalação do WinThor Anywhere (Padrão)... 3 Sumário Apresentação... 1 1. Requisitos de Instalação... 2 2. Procedimentos Iniciais... 2 3. Instalação do WinThor Anywhere (Padrão)... 3 4. Instalação do WinThor Anywhere (Avançada)... 7 5. Execução da

Leia mais

ÍNDICE. 1. Requisitos de Sistema para o curso Smart English

ÍNDICE. 1. Requisitos de Sistema para o curso Smart English ÍNDICE 1. Requisitos de Sistema para o curso Smart English 2. Livro Digital Smart Course (EDO) a. Configuração de Navegadores b. Instalação Automática (System Check) das ferramentas para o EDO c. Solução

Leia mais

Manual de Instalação/Configuração:

Manual de Instalação/Configuração: 1/12 Manual de Instalação/Configuração: CERTIINSTALLER / TOKEN GD BURTI Índice 2/12 Objetivo... 3 Ambientes... 3 Pré-Requisitos... 3 Inicio da instalação... 3 Como instalar o GD Burti no seu computador

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL A3 TOKENS G&D. Manual de Instalação. Sumário. 1. Introdução... Erro! Indicador não definido.

CERTIFICADO DIGITAL A3 TOKENS G&D. Manual de Instalação. Sumário. 1. Introdução... Erro! Indicador não definido. Sumário 1. Introdução... Erro! Indicador não definido. Certificado Digital... Erro! Indicador não definido. 2. Download... Erro! Indicador não definido. Utilizando Internet Explorer... Erro! Indicador

Leia mais