Informativo sobre os serviços da STI destinados aos alunos de graduação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informativo sobre os serviços da STI destinados aos alunos de graduação"

Transcrição

1 Informativo sobre os serviços da STI destinados aos alunos de graduação

2

3 Sumário Introdução... 5 Legislação e normas... 7 Serviço de autenticação unificada... 8 Rede sem fio... 9 Rede sem fio ICMC-802-1X... 9 Rede sem fio USPNet... 9 Rede sem fio ICMC-GUEST... 9 Rede sem fio eduroam Serviço de impressão Laboratórios didáticos de computação Campus Área Laboratório Laboratório Laboratório Pró-Aluno (monitoria de TI) Laboratório BYOD (Bring Your Own Device) Laboratório / Laboratório Laboratório Campus Área Laboratório EC Laboratório EC Laboratório EC Laboratório EC Laboratório EC Laboratório EC Softwares disponíveis nos laboratórios Mapa do ICMC Campus Área Campus Área Contato... 21

4

5 Introdução A (STI) disponibiliza aos alunos de graduação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) alguns serviços através de um ambiente de Computação em Nuvem, que conta atualmente com Firewall, DHCP, NAT, autenticação com Microsoft Active Directory (AD) ligado ao serviço de autenticação unificada fornecido pelo Centro de Tecnologia de Informação (CeTI), PrinterCloud para impressão através da Nuvem do ICMC e o banco de dados ORACLE dedicado a disciplina de banco de dados. O Instituto dispõe de 13 laboratórios de ensino equipados com arcondicionado, projetor multimídia e um total de 346 microcomputadores para uso da graduação divididos no campus, área 1 e área 2. Nos laboratórios, está disponível aos alunos uma coletânea de softwares que abrange todas as disciplinas dos cursos oferecidos pelo ICMC. Com a utilização da tecnologia Linux Terminal Server Project (LTSP), são disponibilizadas algumas opções de sistemas operacionais através da inicialização via rede.

6

7 Legislação e normas A utilização dos recursos computacionais do ICMC está vinculada a uma série de normas e portarias. A saber: Código de Ética da USP; Normas de uso de computadores e redes do ICMC; Normas de laboratórios de ensino; Assim, é importante que os usuários façam a leitura e cumpram o que está previsto, já que desvios são passíveis de punições. O Acesso completo a estas normas pode ser feito através da página no menu Normas e Portarias.

8 Serviço de autenticação unificada O ICMC dispõem do serviço de autenticação unificada, cuja infraestrutura provém de um trabalho conjunto entre o CeTI e a STI do ICMC. Este serviço integra a autenticação dos laboratórios didáticos através do Microsoft Active Directory, o serviço ICMC Printer Cloud através do OAuth USP e os serviços das redes sem fio ICMC-802-1X e eduroam utilizando RADIUS e 802.1X. Com o acesso unificado vocês irão utilizar um único usuário (seu número USP) e senha (criada no site uspdigital), para acessar os sistemas corporativos da USP, efetuar seu login nos laboratórios da graduação, nas redes sem fio e no serviço de impressão via ICMC Cloud. Para criação da senha única acesse: clique em Primeiro Acesso, preencha os campos Usuário com seu número USP, com seu aluno@usp.br, informe os caracteres da imagem e clique em Solicitar Senha. Um com o link para criação da senha será enviado para o endereço informado. Acesse o seu em (digite o completo e a senha que foi passada pela seção de graduação), acesse o link passado na mensagem e crie a senha única. É importante que um alternativo seja cadastrado para futura recuperação da senha! Acesse e entre com seu número USP e senha única, clique em Alterar e no campo Alternativo insira um externo ao da USP. Maiores informações poderão ser obtidas em no menu Serviços para a Graduação.

9 Rede sem fio O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação conta com uma completa infraestrutura para acesso à Internet através de dispositivos móveis, como smartphones, tablets, notebooks, etc. Rede sem fio ICMC-802-1X Público: Servidores docentes, servidores técnico-administrativos e alunos. Requisitos: Possuir n USP e ter senha única válida em A senha única pode ser criada em Criar Senha Única (link destinado a quem já possui senha em algum sistema) ou em Primeiro Acesso (link destinado a quem não possui senha em nenhum sistema). Tutorial de acesso à rede sem fio ICMC-802-1X para Windows 7. (pdf) Tutorial de acesso à rede sem fio ICMC-802-1X para Android. (pdf) Rede sem fio USPNet Público: Servidores docentes, servidores técnico-administrativos e alunos. Requisitos: Possuir senha de acesso à VPN USP, criada em É possível testar e recuperar a senha em Tutorial de acesso à rede sem fio USPNet e Engenharia de Computação. (pdf) * em fase de testes para incorporação da autenticação unificada. Rede sem fio ICMC-GUEST Público: Visitantes externos ao ICMC Formulário para abertura de conta na rede sem fio ICMC-GUEST. (pdf)

10 Rede sem fio eduroam Público: Todos os participantes do consorcio eduroam. Requisitos: Possuir n USP e ter senha única válida em A senha única pode ser criada em Criar Senha Única (link destinado a quem já possui senha em algum sistema) ou em Primeiro Acesso (link destinado a quem não possui senha em nenhum sistema). *Para autenticar na eduroam, entre com o seu 'nº USP'@usp.br como login e utilize a senha única dos Sistemas USP ( Roteiro de configuração da rede sem fio eduroam. (pdf) Tutorial da RNP para acesso à rede sem fio eduroam. (pdf) Para consultar as instituições participantes acesse o portal da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Maiores informações poderão ser obtidas em no menu Rede Sem Fio (Wireless).

11 Serviço de impressão O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação conta com uma completa infraestrutura para impressão de trabalhos e materiais acadêmicos. Os alunos da graduação possuem uma cota semestral de impressão de 250 páginas controlada por um complexo e moderno sistema de gestão, porem a impressão é facilmente efetuada, para isto basta acessar o serviço disponível em utilizando seus dados da autenticação unificada e submeter os arquivos. O ICMC Printer Cloud é um avançado sistema de impressão pela Internet, hospedado na Cloud do ICMC. Com ele qualquer dispositivo (Celulares, Tablets, Notebooks, etc...) conectado à Internet e com um navegador moderno consegue submeter arquivos PDF para impressão. O sistema foi projetado, desenvolvido e é mantido com a finalidade de permitir que a comunidade do ICMC possa imprimir sem ter que instalar drivers ou ter que utilizar computadores especificamente configurados para esta finalidade, outro ponto importante é que o sistema está integrado com a autenticação unificada da USP. Assim, os usuários da instituição não necessitam de mais um login/senha para acessar o sistema, basta utilizar a senha Unificada da USPDIGITAL. Maiores informações poderão ser obtidas em no menu Serviço de Impressão.

12 Laboratórios didáticos de computação A autenticação nos sistemas dos laboratórios é realizada através da senha unificada, anteriormente citada desse material. Campus Área 1 Laboratório Dispõe de 30 microcomputadores equipados com processador Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q GHZ com 4GB de memória RAM, HDs de 320GB e monitores LED 21.5". Este laboratório está localizado no 1º piso do Bloco 1 do ICMC e comporta até 29 alunos, possuindo uma estação destinada ao uso exclusivo do professor, sendo utilizado no acompanhamento das disciplinas da graduação. Laboratório Dispõe de 21 microcomputadores equipados com processador Intel(R) Core(TM) i7 CPU GHZ com 4GB de memória RAM, HDs de 500 GB e monitores LED 22". Este laboratório está localizado no 2º piso do Bloco 1 do ICMC, sendo utilizado para pesquisa e produção dos trabalhos dos alunos de graduação.

13 Laboratório Pró-Aluno (monitoria de TI) Encontra-se a sala Pró-Aluno. Dispõe de 21 microcomputadores equipados com processador Intel(R) Celeron(TM) CPU E GHZ com 4GB de memória RAM, HDs de 320GB e monitores LCD 20". Este laboratório está localizado no 2º piso do Bloco 1 do ICMC, montado com verba do programa Pró-aluno da Pró-Reitoria de Graduação. Possui 6 alunos monitores para auxiliar os usuários no uso do laboratório. Laboratório BYOD (Bring Your Own Device) Dispõe de 23 acomodações para uso BYOD (traga seu próprio dispositivo), provido de infraestrutura de rede sem fio e tomadas de alimentação. Este laboratório está localizado no 2º piso do Bloco 1 do ICMC, sendo utilizado para pesquisa e utilização do acesso a internet para fins acadêmicos. Laboratório / Dispõe de 82 microcomputadores equipados com processador Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q GHZ com 4GB de memória RAM, HDs de 320GB e monitores LCD 19". Este laboratório está localizado no 4º piso do Bloco 6 do ICMC, possuindo 2 estações destinadas ao uso exclusivo do professor, sendo utilizado no acompanhamento das disciplinas da graduação.

14 Laboratório Dispõe de 41 microcomputadores equipados com processador Intel(R) Core(TM)i7 CPU GHZ com 4GB de memória RAM, HDs de 1TB e monitores LCD 19". Este laboratório está localizado no 4º piso do Bloco 6 do ICMC, possuindo uma estação destinada ao uso exclusivo do professor, sendo utilizado no acompanhamento das disciplinas da graduação. Laboratório Dispõe de 16 microcomputadores equipados com processador Intel(R) Core(TM)i7 CPU GHZ com 4GB de memória RAM, HDs de 1TB e monitores LCD 17". Este laboratório está localizado no 4º piso do Bloco 6 do ICMC, possuindo uma estação destinada ao uso exclusivo do professor, sendo utilizado exclusivamente para as disciplinas que englobam o uso de placas FPGA.

15 Campus Área 2 Laboratório EC-001 Dispõe de 21 microcomputadores equipados com processador Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q9650 3GHZ com 4GB de memória RAM, HDs de 500 GB e monitores LCD 19". Este laboratório está localizado no 1º piso do prédio Interunidades, sendo utilizado para pesquisa e produção dos trabalhos dos alunos de graduação. Conta também com mesas destinadas a BYOD (traga seu próprio dispositivo). Laboratório EC-101 Dispõe de 27 microcomputadores equipados com processador Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q9650 3GHZ com 4GB de memória RAM, HDs de 500 GB e monitores LCD 19". Este laboratório está localizado no 2º piso do prédio Interunidades Fase 1 da Engenharia de Computação, sendo utilizado no acompanhamento das disciplinas da graduação. Laboratório EC-102 Dispõe de 16 microcomputadores equipados com processador Intel(R) i7(tm) CPU GHZ com 8 GB de memória RAM, HDs de 1 TB, monitores LED 21.5" e LCD 17". Este laboratório está localizado no 2º piso do prédio Interunidades Fase 1 da Engenharia de Computação, sendo utilizado no acompanhamento das disciplinas da graduação.

16 Laboratório EC-103 Dispõe de 10 notebooks equipados com processador Intel(R) Core(TM)2 Dual com 4GB de memória RAM, HDs de 500 GB e display LCD 14.1". Este laboratório está localizado no 2º piso do prédio Interunidades Fase 1 da Engenharia de Computação, sendo utilizado no acompanhamento das disciplinas da graduação. O laboratório conta com completa infraestrutura para aulas em Redes. Laboratório EC-105 Dispõe de 37 microcomputadores equipados com processador Intel(R) i7(tm) CPU GHZ com 8 GB de memória RAM, HDs de 1 TB e monitores LED 21.5". Este laboratório está localizado no 2º piso do prédio Interunidades Fase 2 da Engenharia de Computação. Laboratório EC-202 Dispõe de 11 microcomputadores equipados com processador Intel(R) i7(tm) CPU GHZ com 8 GB de memória RAM, HDs de 1 TB e 25 microcomputadores equipados com processador Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q GHZ com 4GB de memória RAM, HDs de 500 GB, monitores LED 21.5" e LCD 19 respectivamente. Localizado no segundo piso do prédio Interunidades Fase 2 da Engenharia de Computação. Possui completa infraestrutura para aulas e experimentos em Redes.

17 Softwares disponíveis nos laboratórios Devido à grande quantidade de disciplinas que utilizam os laboratórios de graduação, esses dispõem de uma longa lista de softwares instalados e que precisam ser mantidos e atualizados. Essa lista é composta pelos seguintes softwares: 1. 7-ZIP, 2. ActivePerl, 3. Adobe Flash Player, 4. Adobe Shockwave Player, 5. Aldec Active-HDL Student Ed., 6. Altera Quartus, 7. Android SDK, 8. Apache OpenOffice, 9. Apache Tomcat, 10. Audacity, 11. Bazaar, 12. Bizagi Process Modeler, 13. Blender, 14. Bluej, 15. C.a.R. (Régua e Compasso), 16. CDBurnerXP, 17. Code Blocks, 18. Construct 2, 19. Construct Classic, 20. DeVIDE, 21. Debugging Tools for Win x64, 22. Dev-C++, 23. Dev-Pascal, 24. Dia, 25. EAGLE, 26. Eclipse Luna, 27. Force, 28. FoxIt Reader, 29. Free Studio, 30. FreeHDL, 31. GATE Developer, 32. GIMP, 33. GSview, 34. Gantt Project, 35. GaussView, 36. Gaussian, 37. GeoGebra, 38. Ghostscript, 39. GlassFish, 40. Google Chrome, 41. Graphmatica, 42. Graphviz, 43. IBM ILOG CPLEX, 44. Icarus Verilog, 45. ImageMagick, 46. Inkscape, 47. InterBase XE7, 48. Java FX SDK,

18 49. Java RE, 50. K-Lite Mega Codec Pack, 51. Kinect for Windows SDK, 52. LTSpice IV, 53. MATLAB, 54. Maple, 55. Mathematica*, 56. Microsoft ASP.NET, 57. Microsoft DirectX SDK, 58. Microsoft Expression Blend SDK, 59. Microsoft NET Framework SDK, 60. Microsoft SQL Server Express, 61. Microsoft Silverlight SDK, 62. Microsoft Visual Studio 2013, 63. Microsoft Windows SDK, 64. Microsoft XNA Game Studio, 65. Mingw, 66. Minitab, 67. Model Sim, 68. Mozilla Firefox, 69. Máxima, 70. NetBeans, 71. Notepad++, 72. Octave, 73. OpenAL, 74. OpenBUGS, 75. Oracle SQL Developer, 76. Oracle VM VirtualBox, 77. Origin, 78. OxEdit, 79. PASW Statistics, 80. Plano de Negócio SEBRAE, 81. Putty, 82. Pygame, 83. Python, 84. QUCS, 85. R for Windows, 86. RStudio, 87. Rtools, 88. SAS, 89. SCILAB, 90. SSH Secure Shell, 91. STATISTICA*, 92. Skype, 93. Swi-Prolog, 94. Tabulae Colaborativo, 95. TeX Live 2014, 96. TeXworks, 97. Tinn-R, 98. TortoiseCVS, 99. TortoiseSVN, 100. Unity, 101. Unreal Engine, 102. Weka, 103. WinSCP, 104. Windows Phone SDK 7.1, 105. Windows EMU SDK 7.1, 106. Wireshark, 107. Xilinx Design Tools ISE, 108. Zune.

19 * Disponibilizados conforme demanda. Todos instalados no sistema operacional Microsoft Windows 7. As estações de trabalho também dispõem de uma Virtual Machine com o sistema operacional Debian Linux que pode ser acessada através do desktop do Microsoft Windows 7 utilizando-se o virtualizador ORACLE Virtual Box. Seguindo esta mesma lista de softwares, temos pacotes similares instalados no Debian para suprir as principais necessidades em ambiente Linux. Com o advento da virtualização também está disponível aos docentes e palestrantes a possibilidade de implementação de máquinas virtuais específicas para cursos ou disciplinas desde que feitas como VirtualBox Virtual Appliances e entregues a STI com prazo mínimo de 14 dias uteis de antecedência, para que sejam efetuados a cópia e teste de funcionamento. Além disso, temos o recurso de inicialização via rede que oferta opções de Sistemas Operacionais LINUX através da tecnologia Linux Terminal Server Project (LTSP) para todos os laboratórios de graduação. Sendo sua autenticação realizada através de senha unificada atentando para as seguintes regras: - Login: usuarios\\nºusp - Senha: senha unificada dos sistemas uspdigital.usp.br

20 Mapa do ICMC Campus Área 1 Campus Área 2 Mapas apenas para referência. Em caso de dúvida procure um funcionário devidamente identificado com crachá.

21 Contato Caso tenham dúvidas, sugestões ou reclamações podem encaminha-las aos técnicos responsáveis pela graduação através do Atendemos na sala nos períodos das 8h às 12h, 14h às 18h e através do ramal Os alunos monitores da Pró-Aluno estão presentes no laboratório para auxiliar os usuários com dicas de uso e instrução sobre o funcionamento dos laboratórios no período das 8h às 22h. Verifiquem os quadros de avisos presentes nos laboratórios. As informações e regras gerais de uso estão anexadas nestes quadros. Sua leitura é de fundamental importância para a utilização dos laboratórios. Informações oficiais da (STI) são enviadas através da lista grad-l, aos seus s institucionais, portanto observem seus s. Demais informações referentes ao curso de graduação, são enviadas através das listas específicas de cada turma. A lista alunos-l, está disponível para que ocorra a interação entre os graduandos de forma mais informal, desde que sejam respeitadas a Legislação e Normas vigentes referenciadas na página 5 deste informativo. A STI deseja um ótimo curso a todos os ingressantes!

Informativo sobre os laboratórios de graduação

Informativo sobre os laboratórios de graduação Informativo sobre os laboratórios de graduação Sumário Introdução... 4 Laboratórios de Graduação Campus 1... 5 Laboratório 1-004... 5 Laboratório 1-102... 6 Laboratório 1-104... 7 Laboratório 1-105...

Leia mais

Informativo sobre os serviços da STI destinados aos alunos de graduação

Informativo sobre os serviços da STI destinados aos alunos de graduação Informativo sobre os serviços da STI destinados aos alunos de graduação Sumário Introdução... 5 Legislação e normas... 7 Serviço de autenticação unificada... 8 Rede sem fio... 9 ICMC-802-1X... 9 USPNet...

Leia mais

Informativo sobre os serviços da STI destinados aos alunos de graduação

Informativo sobre os serviços da STI destinados aos alunos de graduação Informativo sobre os serviços da STI destinados aos alunos de graduação 2 Sumário INTRODUÇÃO... 5 LEGISLAÇÃO E NORMAS... 7 SERVIÇO DE AUTENTICAÇÃO UNIFICADA... 8 REDE SEM FIO... 9 ICMC-802-1X... 9 USPNET...

Leia mais

Orientações aos docentes

Orientações aos docentes MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Orientações aos docentes Este manual tem por objetivo informar o docente a respeito dos recursos tecnológicos disponíveis na Escola

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Agrarias

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Agrarias ATIBUIÇÕES DO SETOR DE INFORMÁTICA Segue abaixo as atribuições atualizadas da Comissão de Informática do SETOR AGRÁRIAS: 1. Manter e verificar os equipamentos de informática ligados ao campus, bem como,

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

CARTILHA DO SISTEMA DE CONFERÊNCIA WEB. Núcleo de Tecnologia da Informação da Comunicação

CARTILHA DO SISTEMA DE CONFERÊNCIA WEB. Núcleo de Tecnologia da Informação da Comunicação CARTILHA DO SISTEMA DE CONFERÊNCIA WEB Núcleo de Tecnologia da Informação da Comunicação 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NTIC CARTILHA DO

Leia mais

Serviços de TIC Soluções e demandas

Serviços de TIC Soluções e demandas Serviços de TIC Soluções e demandas Superintendência de Governança Eletrônica e de Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC/UFSC) 16/07/2015 CSS/SeTIC 1 Agenda SeTIC Apresentação dos serviços, por

Leia mais

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos:

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos: Setor de Informática UNISC Manual Prático: Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC Pré-Requisitos: O Notebook deve possuir adaptador Wireless instalado (drivers) e estar funcionando no seu

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE CARGA HORÁRIA ESPECIAL Professor

MANUAL DO SISTEMA DE CARGA HORÁRIA ESPECIAL Professor MANUAL DO SISTEMA DE CARGA HORÁRIA ESPECIAL Professor SUMÁRIO Introdução... 2 Como acessar o sistema - PROFESSOR... 3 Primeira visita a página... 4 Atualizando o cadastro... 9 Imprimindo o comprovante...

Leia mais

Microsoft Lync Manual de Instalação e Uso

Microsoft Lync Manual de Instalação e Uso Microsoft Lync Manual de Instalação e Uso Sumário Introdução_... 3 Detalhamento_... 5 Importação_... 8 Funcionalidades na Intranet_... 13 Geração de nova senha... 14 Lembrete de expiração da senha... 15

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

UNEC Centro Universitário de Caratinga Orientações Para Rematrícula Online

UNEC Centro Universitário de Caratinga Orientações Para Rematrícula Online ORIENTAÇÕES PARA REMATRÍCULA ONLINE - UNEC CARATINGA 1 1.0 INTRODUÇÃO ORIENTAÇÕES PARA REMATRÍCULA ON-LINE O objetivo deste manual é orientar o aluno na realização da rematrícula do semestre através do

Leia mais

Pré-Requisitos do Software Themis Pré-Requisitos do Software Themis

Pré-Requisitos do Software Themis Pré-Requisitos do Software Themis Pré-Requisitos do Software Themis Pré-Requisitos do Software Themis 1. Pré-requisitos para Servidores - até 2 licenças: 1.1 Plano Básico: Processador: 3.0 GHz ou superior. Recomenda-se 3.2 GHz Dual-Core.

Leia mais

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Subcomissão de Patrimônio - GEFIM REITORIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMPATRIM/GEFIM SISTEMA PATRIMÔNIO WEB Manual do usuário v.1.1 Sumário Introdução... 4 Fluxo das Principais

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos:

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos: Setor de Informática UNISC Manual Prático: Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC Pré-Requisitos: O Notebook deve possuir adaptador Wireless instalado (drivers) e estar funcionando no seu

Leia mais

Manual De Configuração Do Proxy Para Acesso À Capes

Manual De Configuração Do Proxy Para Acesso À Capes Manual De Configuração Do Proxy Para Acesso À Capes Prezado usuário, o presente manual tem o objetivo de demonstrar os procedimentos necessários para configurar o servidor de acesso à Capes do CEFET/RJ.

Leia mais

PORTAL DO ALUNO MANUAL PARA ESCOLAS CNA

PORTAL DO ALUNO MANUAL PARA ESCOLAS CNA SUMÁRIO 1. Sobre o Portal do Aluno... 3 2. Acessar o Portal do Aluno... 3 2.1. Acessar o Portal... 3 2.2. Esqueceu a senha... 5 3. Módulo do Coordenador/Professor... 5 3.1. Acessar o Módulo do Coordenador/Professor...

Leia mais

Manual de Instalação Corporate

Manual de Instalação Corporate Manual de Instalação Corporate Sumário 1. Sobre este documento...3 2. Suporte técnico...3 3. Requisitos de hardware...3 3.1. Estação...3 3.2. Servidor...4 4. Instalação...4 4.1. Instalação do Imobiliária21

Leia mais

Salas de Aula. Manual do Professor

Salas de Aula. Manual do Professor UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Salas de Aula Manual do Professor Versão 2 Arnaldo Ramos de Freitas Neto 08/05/2012 Salas de Aula da FZEA Manual do Professor

Leia mais

Portal Periódicos - CAPES

Portal Periódicos - CAPES Portal Periódicos - CAPES O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza à instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.

Leia mais

Manual de uso PSIM Client 2010

Manual de uso PSIM Client 2010 MANUAL DE USO PSIM MESSENGER VERSÃO 2010 ÍNDICE Manual de uso PSIM Client 2010 INSTALAÇÃO...2 INSTALAÇÃO LOCAL...2 CONFIGURAÇÃO DE USUÁRIO NO PSIM CLIENT 2010...12 QUANDO O FUNCIONÁRIO JÁ ESTÁ CADASTRADO

Leia mais

Revisão 7 Junho de 2007

Revisão 7 Junho de 2007 Revisão 7 Junho de 2007 1/5 CONTEÚDO 1. Introdução 2. Configuração do Computador 3. Reativar a Conexão com a Internet 4. Configuração da Conta de Correio Eletrônico 5. Política Anti-Spam 6. Segurança do

Leia mais

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos:

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos: Setor de Informática UNISC Manual Prático: Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC Pré-Requisitos: O Notebook deve possuir adaptador Wireless instalado (drivers) e estar funcionando no seu

Leia mais

Estamos muito felizes por compartilhar com você este novo serviço educacional do Centro Universitário de Patos de Minas.

Estamos muito felizes por compartilhar com você este novo serviço educacional do Centro Universitário de Patos de Minas. PALAVRA DO COORDENADOR Estimado, aluno(a): Seja muito bem-vindo aos Cursos Livres do UNIPAM. Estamos muito felizes por compartilhar com você este novo serviço educacional do Centro Universitário de Patos

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SUPORTE TÉCNICO GLPI

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SUPORTE TÉCNICO GLPI MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SUPORTE TÉCNICO GLPI JULHO DE 2015 SUMÁRIO 1 Introdução...3 2 Principais telas do sistema...4 2.1 Acesso inicial...4 2.2 Login no sistema...4 2.3 Modificando os dados

Leia mais

//////Rio Datacentro Programas Instalados nas Estações do Laboratório - 10/09/2015

//////Rio Datacentro Programas Instalados nas Estações do Laboratório - 10/09/2015 3D GAME STUDIO 1.16 25 AIMMS 3,14 30 ACTIVE STATE ACTIVE PERL 5.14 25 25 ADOBE ACROBAT PRO CS6 25 25 ADOBE ACROBAT DISTILLER CS6 25 25 ADOBE AFTER EFFECTS CC 25 ADOBE AUDITION CC 25 ADOBE BRIDGE CC 25

Leia mais

MATRÍCULAS ABERTAS PARA

MATRÍCULAS ABERTAS PARA Olá, você acessou o Manual para Inscrição de Matrículas de Alunos Novos do Colégio Medianeira. Leia atentamente as orientações abaixo. Elas vão facilitar o correto preenchimento de seu Cadastro que é OBRIGATÓRIO

Leia mais

NFe Nota Fiscal Eletronica

NFe Nota Fiscal Eletronica 1 NFe Nota Fiscal Eletronica Introdução O NFe Tron, apesar de ser um sistema complexo, possui um método simples de instalação, configurando todos os elementos necessários para o funcionamento básico do

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI Setembro de 2013 Objetivo: Esse manual, baseado no manual GLPI feito pela DTI, tem como objetivo principal instruir os usuários quanto à utilização do GLPI, sistema

Leia mais

Tutorial RM. academico.unipe.br ALUNO

Tutorial RM. academico.unipe.br ALUNO Tutorial RM academico.unipe.br ALUNO Caro (a) aluno (a), Este tutorial irá ajudá-lo (a) no acesso ao novo sistema educacional do UNIPÊ. Inicialmente, acesse o Portal da Instituição (www.unipe.br) Faça

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação Índice 1. Introdução... 3 2. Funcionamento básico dos componentes do NetEye...... 3 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do NetEye... 4 4.

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento...3 2. Suporte técnico...3 3. Requisitos de hardware...3 3.1. Estação...3 3.2. Servidor...4 4. Instalação...4 4.1. Instalação do Group Folha no servidor...6

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. O Sistema PrinterTux O Printertux é um sistema para gerenciamento e controle de impressões. O Produto consiste em uma interface web onde o administrador efetua o cadastro

Leia mais

Guia rápido do usuário. Cliente de Web

Guia rápido do usuário. Cliente de Web Guia rápido do usuário Cliente de Web Sumário O que é o cnccloud?... 3 Como obter acesso ao cnccloud?... 3 Acessando sua conta do cnccloud via Web... 4 Funcionalidades do cnccloud... 4 Configurações de

Leia mais

Tutorial para envio de comunicados e SMS

Tutorial para envio de comunicados e SMS Tutorial para envio de comunicados e SMS Conteúdo 1. Enviando comunicado para os alunos... 1 2. Verificando a situação do envio dos e-mails para os alunos... 5 3. Enviando comunicado para colaboradores

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Serviços de informática. Prefeitura Municipal de Vitória das Missões-RS

TERMO DE REFERÊNCIA. Serviços de informática. Prefeitura Municipal de Vitória das Missões-RS TERMO DE REFERÊNCIA Serviços de informática Prefeitura Municipal de Vitória das Missões-RS 1 I VISITA IN LOCO No dia 24 de junho de 2014 na sede da Prefeitura Municipal de Vitória das Missões-RS realizamos

Leia mais

GUIA DE CONFIGURAÇÃO AUTENTICAÇÃO DE REDES WIFI COM CAPTIVE PORTAL

GUIA DE CONFIGURAÇÃO AUTENTICAÇÃO DE REDES WIFI COM CAPTIVE PORTAL GUIA DE CONFIGURAÇÃO AUTENTICAÇÃO DE REDES WIFI COM CAPTIVE PORTAL GUIA DE CONFIGURAÇÃO AUTENTICAÇÃO DE REDES WIFI COM CAPTIVE PORTAL Captive Portal é um programa de computador responsável por controlar

Leia mais

Guia para o Google Cloud Print

Guia para o Google Cloud Print Guia para o Google Cloud Print Versão A BRA-POR Definições das observações Utilizamos o estilo de observação a seguir ao longo deste manual do usuário: As observações ensinam como agir em determinada situação

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador

Manual de Utilização Autorizador 1) Acessando: 1-1) Antes de iniciar a Implantação do GSS, lembre-se de verificar os componentes de software instalados no computador do prestador de serviço: a) Sistema Operacional: nosso treinamento está

Leia mais

Política de Utilização da Rede Sem Fio (Wireless)

Política de Utilização da Rede Sem Fio (Wireless) Política de Utilização da Rede Sem Fio (Wireless) UNISC Setor de Informática/Redes Atualizado em 22/07/2008 1. Definição Uma rede sem fio (Wireless) significa que é possível uma transmissão de dados via

Leia mais

Manual do Aluno para o Curso do SEER à Distância

Manual do Aluno para o Curso do SEER à Distância Manual do Aluno para o Curso do SEER à Distância Elaborado por: Alexandre Faria de Oliveira Consultor TI / Monitor Colaborador: Dr.Miguel Ángel Márdero Arellano Coordenador SEER - IBICT Brasília, 2011

Leia mais

MANUAL 2ª CAMADA DE SEGURANÇA E NOVAS REGRAS DE CADASTRAMENTO

MANUAL 2ª CAMADA DE SEGURANÇA E NOVAS REGRAS DE CADASTRAMENTO Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública Rede INFOSEG MANUAL 2ª CAMADA DE SEGURANÇA E NOVAS REGRAS DE CADASTRAMENTO REDE INFOSEG AGOSTO/2013 Ministério da Justiça, 2013 Página 1 de

Leia mais

POLÍTICA DE USO: SERVIÇO DE CONFERÊNCIA WEB

POLÍTICA DE USO: SERVIÇO DE CONFERÊNCIA WEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - ME UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA NÚCLEO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - NTIC POLÍTICA DE USO: SERVIÇO DE CONFERÊNCIA WEB Este documento descreve a política

Leia mais

MANUAL VERSÃO 4.14 0

MANUAL VERSÃO 4.14 0 0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 1. O QUE É O EOL?... 2 2. ACESSANDO O EOL... 2 3. TELA INICIAL... 3 4. EXAMES ADMISSIONAIS... 4 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO... 7 6. EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO AO TRABALHO... 8 7. EXAMES

Leia mais

GUIA DE AUXÍLIO PARA UTILIZAÇÃO DA REDE DE DADOS DO IAU GUIA DE AUXÍLIO PARA UTILIZAÇÃO DA REDE DE DADOS DO INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO (IAU)

GUIA DE AUXÍLIO PARA UTILIZAÇÃO DA REDE DE DADOS DO IAU GUIA DE AUXÍLIO PARA UTILIZAÇÃO DA REDE DE DADOS DO INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO (IAU) GUIA DE AUXÍLIO PARA UTILIZAÇÃO DA REDE DE DADOS DO INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO (IAU) O presente guia tem como objetivo auxiliar os usuários da rede de dados do Instituto de Arquitetura e Urbanismo

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE Manual de Configuração da conta Live@Edu Aracaju/SE 2009 Sumário Apresentação... 3 1. Solicitando ativação no Live@Edu... 4 2. Efetuando o primeiro acesso...

Leia mais

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação Sphinx : software para coleta e análise de dados acadêmicos e gerenciais. Tecnologia e informação para a decisão! Copyright Sphinx Todos direitos reservados Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Leia mais

Guia para o Google Cloud Print

Guia para o Google Cloud Print Guia para o Google Cloud Print Versão 0 BRA Definições das observações Utilizamos o estilo de observação a seguir ao longo deste manual do usuário: ensina como agir em determinada situação ou fornece dicas

Leia mais

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas

Leia mais

Bem-vindo ao Connect Bank do HSBC. A ferramenta online para a gestão financeira da sua empresa.

Bem-vindo ao Connect Bank do HSBC. A ferramenta online para a gestão financeira da sua empresa. Bem-vindo ao Connect Bank do HSBC. A ferramenta online para a gestão financeira da sua empresa. Siga este passo a passo para realizar seu cadastro e começar a aproveitar todos os benefícios do Connect

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO (SOSI) STI Unesp - Campus Experimental de Ourinhos

PROCEDIMENTOS PARA A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO (SOSI) STI Unesp - Campus Experimental de Ourinhos PROCEDIMENTOS PARA A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO (SOSI) STI Unesp - Campus Experimental de Ourinhos 1 SISTEMA DE ORDEM DE SERVIÇO DE INFORMÁTICA Este documento tem o objeto

Leia mais

Roteiro 3: Sistemas Linux arquivos e diretórios

Roteiro 3: Sistemas Linux arquivos e diretórios Roteiro 3: Sistemas Linux arquivos e diretórios Objetivos Detalhar conceitos sobre o sistema operacional Linux; Operar comandos básicos de sistemas Linux em modo Texto; Realizar a manutenção de arquivos

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação do sistema...

Leia mais

Caderno Digital Anglo Instalação

Caderno Digital Anglo Instalação Caderno Digital Anglo Instalação 1- Entre no Portal do Anglo: www.sistemaanglo.com.br 2- Entre com suas informações de usuário (Login e Senha) 3 Passe o mouse sob o seu segmento e um menu será aberto.

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

APRESENTAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EPIC

APRESENTAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EPIC APRESENTAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EPIC 01 AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA O AVA é o ambiente na internet no qual o aluno acessa todo o conteúdo pedagógico do curso. É o local de armazenamento

Leia mais

MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO

MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para Suporte Avanço Autor:

Leia mais

DOWNLOAD DO APLICATIVO: INSTALAÇÃO DO APLICATIVO

DOWNLOAD DO APLICATIVO: INSTALAÇÃO DO APLICATIVO DOWNLOAD DO APLICATIVO: O aplicativo deve ser baixado pelo endereço: http://www.estudeadistancia.com/avamobile/ A partir do dia 03/06 será disponibilizado dois links para download: 1 download do aplicativo

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Agosto 2006 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

O Novo Portal Etilux também foi criado para ser um facilitador para nossa Força de Vendas, abrangendo as seguintes características:

O Novo Portal Etilux também foi criado para ser um facilitador para nossa Força de Vendas, abrangendo as seguintes características: INTRODUÇÃO: O Novo Portal Etilux também foi criado para ser um facilitador para nossa Força de Vendas, abrangendo as seguintes características: Ser uma alternativa para substituição dos volumosos e pesados

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

PORTAL DO ALUNO - MANUAL

PORTAL DO ALUNO - MANUAL SUMÁRIO 1. Sobre o Portal do Aluno... 2 2. Acessar o Portal do Aluno... 2 2.1. Acessar o Portal... 2 2.2. Recuperação de senha... 3 2.3.1. Recuperação automática de senha por e-mail... 4 2.3.2. Recuperação

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO. Rua Maestro Cardim, 354 - cj. 121 CEP 01323-001 - São Paulo - SP (11) 3266-2096

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO. Rua Maestro Cardim, 354 - cj. 121 CEP 01323-001 - São Paulo - SP (11) 3266-2096 TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO Índice Geral Antes de Começar 2 Procedimento de Instalação 3 Exportar dados para o 8 Acesso ao 10 Ordens de Serviço no 11 Solicitações de Serviço no 17 Folhas de Inspeção no 19 Importar

Leia mais

Novo Guia de uso rápido do PROJUDI

Novo Guia de uso rápido do PROJUDI 1. O que é o PROJUDI? Novo Guia de uso rápido do PROJUDI O Processo Judicial Digital PROJUDI, também chamado de processo virtual ou de processo eletrônico, pode ser definido como um software que reproduz

Leia mais

Utilização do Webmail da UFS

Utilização do Webmail da UFS Universidade Federal de Sergipe Centro de Processamento de Dados Coordenação de Redes de Computadores Utilização do Webmail da UFS Procedimento Com o intuito de facilitar a execução dos passos, este tutorial

Leia mais

AULA 7: Remote Desktop

AULA 7: Remote Desktop AULA 7: Remote Desktop Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows. Ferramentas: Máquina Virtual Windows 2003 Server; Máquina Virtual

Leia mais

Perguntas Frequentes (FAQ) Portal do Professor

Perguntas Frequentes (FAQ) Portal do Professor Universidade Federal do Espírito Santo Perguntas Frequentes (FAQ) Portal do Professor Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) Novembro/2014 Sumário 1 ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 4 1.1 O que é o menu

Leia mais

E-mail Institucional login@unifesp.br

E-mail Institucional login@unifesp.br E-mail Institucional login@unifesp.br Introdução O sistema de correio eletrônico da UNIFESP permite a seus usuários a troca de mensagens eletrônicas pela internet, comunicando pessoas dentro e fora da

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 6 4 AULAS 7 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 9 6 ENQUETES 12 7 QUADRO DE AVISOS 14

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 6 4 AULAS 7 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 9 6 ENQUETES 12 7 QUADRO DE AVISOS 14 portal@up.com.br Apresentação Este manual contém informações básicas, e tem como objetivo mostrar a você, aluno, como utilizar as ferramentas do Portal Universitário e, portanto, não trata de todos os

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. HELP SUPORTE e HELP - REMOTO (Versão de usuário: 2.0)

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. HELP SUPORTE e HELP - REMOTO (Versão de usuário: 2.0) MANUAL DE UTILIZAÇÃO HELP SUPORTE e HELP - REMOTO (Versão de usuário: 2.0) 1 Sumário 1 Introdução...3 2 O que é o HELP Suporte?...3 3 Cadastro no Help Suporte...3 4 Como Acessar e Utilizar o HELP SUPORTE...3

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

Como conectar-se a rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Observação:

Como conectar-se a rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Observação: Setor de Informática UNISC Manual Prático: Como conectar-se a rede Sem Fio (Wireless) da UNISC Pré-Requisitos: Sistema Operacional Linux Ubuntu. O Noteboo Observação: Este documento abrange somente o Sistema

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Guia para o Google Cloud Print

Guia para o Google Cloud Print Guia para o Google Cloud Print Versão 0 BRA-POR Definições das observações Utilizamos o ícone a seguir ao longo deste manual do usuário: Os ícones de ensinam como agir em determinada situação ou fornecem

Leia mais

TUTORIAL UNP VIRTUAL

TUTORIAL UNP VIRTUAL UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEaD TUTORIAL UNP VIRTUAL Aluno Primeira edição NATAL/RN 2012 SUMÁRIO Conteúdo PREFÁCIO - BEM-VINDO(A) AO UNP VIRTUAL...

Leia mais

CAPA Área de utilização para ilustração MANUAL w-vpn

CAPA Área de utilização para ilustração MANUAL w-vpn ...6 CAPA Área de utilização para ilustração MANUAL w-vpn 20/01/2012 Versão 1.4 Sumário 1.0 Pré Requisitos de instalação do w-vpn...2 2.0 Instalação do Serviço...2 3.0 Dicas...8 4.0 Suporte...11 1 1.0

Leia mais

MEDCLIN Software de Clínica Médica

MEDCLIN Software de Clínica Médica MEDCLIN Software de Clínica Médica WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Menu Diversos -> 5.1 Licenciamento do Sistema... 1

Leia mais

Guia para o Google Cloud Print

Guia para o Google Cloud Print Guia para o Google Cloud Print Versão A BRA-POR Definições das observações Utilizamos o estilo de observação a seguir ao longo deste manual do usuário: ensina como agir em determinada situação ou fornece

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA SISTEMA IMASUL DE REGISTROS E INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MEIO AMBIENTE MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA Manual Operacional para uso exclusivo do módulo do Sistema Estadual de

Leia mais

Como conectar-se a rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos

Como conectar-se a rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos Setor de Informática UNISC Manual Prático: Como conectar-se a rede Sem Fio (Wireless) da UNISC Pré-Requisitos O Notebook deve possuir adaptador Wireless instalado (módulos) e funcional no seu Sistema Operacional

Leia mais

Cadastramento de usuário. Acesse o site www.tefmatic.com.br. Clique no link Criar uma conta.

Cadastramento de usuário. Acesse o site www.tefmatic.com.br. Clique no link Criar uma conta. 1 Tutorial Tefmatic. Index: Cadastro de usuário no site Pag. 02 Cadastro de empresa parceira Pag. 04 Cadastro de clientes Pag. 05 Abertura de chamado técnico - Pag. 06 Impressão de boletos segunda via.

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO - ALUNO

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO - ALUNO MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO - ALUNO Passo a passo do Portal Acadêmico www.ucb.br - atende@ucb.br SUMÁRIO Objetivo Manual do Portal Acadêmico... 03 Navegadores... 03 Endereço Eletrônico (site)... 03 Bloqueador

Leia mais

IOB Mitrius WWW.IOB.COM.BR/SOLUCOES. Software de auditoria eletrônica de arquivos digitais de SPED. O que faz: O que oferece:

IOB Mitrius WWW.IOB.COM.BR/SOLUCOES. Software de auditoria eletrônica de arquivos digitais de SPED. O que faz: O que oferece: IOB Mitrius Software de auditoria eletrônica de arquivos digitais de SPED O que faz: Valida os arquivos digitais através de regras automatizadas e constantemente validadas / aprimoradas; Antecipa a análise

Leia mais

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Acesso WEB 1. Primeiro acesso Para acessar o sistema, abra seu navegador de internet e vá até o site http://sistemart.crmv pr.org.br. Você

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5

Leia mais

CORPVS SEGURANÇA SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CORPVS SEGURANÇA SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CORPVS SEGURANÇA SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ACESSO GLPI ABERTURA E ACOMPANHAMENTO DE CHAMADOS NO SERVICE DESK DATA: 1 0 /0 9 /201 5 VERSÃO: 1.0 AUTOR: Italo Rocha APROVADOR: Raphael Dantas Introdução

Leia mais

Manual de Utilização do GLPI

Manual de Utilização do GLPI Manual de Utilização do GLPI Perfil Usuário Versão 1.0 NTI Campus Muzambinho 1 Introdução Prezado servidor, o GLPI é um sistema de Service Desk composto por um conjunto de serviços para a administração

Leia mais

Manual do Aluno Cursos preparatórios online

Manual do Aluno Cursos preparatórios online Manual do Aluno Cursos preparatórios online 1. Curso Clio Criado em 2003, o Curso Clio é um curso exclusivamente preparatório para os concursos de acesso às carreiras do Ministério das Relações Exteriores

Leia mais

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 SERVIÇOS BÁSICOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 Rua do Rouxinol, N 115 / Salvador Bahia CEP: 41.720-052 Telefone: (71) 3186-0001. Email: cotec@ifbaiano.edu.br

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais