Manual Anticorrupção. Introdução. Histórico
|
|
- Gabriela Martinho Caires
- 2 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Introdução Manual Anticorrupção Com o objetivo de fortalecer os conceitos de seu Código de Conduta e reafirmar o compromisso com as boas práticas comerciais, a ENORSUL implantou um Programa de Combate à Corrupção, que tem, entre as suas ferramentas, este Manual. Neste contexto e alinhado com a Lei , conhecida como Lei Anticorrupção, que entrou em vigor em 29 de janeiro de 2014, o conteúdo apresentado neste Manual tem a finalidade de esclarecer quais são as práticas que devem ser totalmente evitadas no ambiente corporativo, na sociedade e nas relações diretas e/ou indiretas com as entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras. Este Manual destina-se à alta administração, colaboradores, fornecedores, clientes e às coligadas. Histórico Em 29 de janeiro de 2014, entrou em vigor a Lei , conhecida como Lei Anticorrupção, a qual estabelece punição a atos de corrupção contra a administração pública nacional e estrangeira. Essa lei decorre de acordos internacionais assumidos pelo Brasil, especialmente na convenção da OCDE, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, e na Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção. Este guia foi elaborado para fortalecer ainda mais o entendimento da ENORSUL em relação às boas práticas de conduta, bem como em relação ao cumprimento da lei anticorrupção. O Código de Conduta da ENORSUL menciona os seguintes valores: ENORSUL, desde sua criação, tem buscado sempre o desenvolvimento de modo a proporcionar aos colaboradores, clientes, fornecedores e à sociedade em geral um relacionamento sustentado por conduta ética e princípios reconhecidos socialmente. Os elevados padrões seguidos pela ENORSUL, tanto no passado quanto no presente, são fatores fundamentais para o nosso crescimento. O Código de Conduta já estabelece que a ENORSUL coíbe qualquer concessão de vantagem ou privilégio a agentes públicos, zelando pelo cumprimento das políticas, normas e controles de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e atos ilícitos de qualquer natureza, em estrito cumprimento das leis aplicáveis e consoante às melhores práticas nacionais e internacionais. O Manual Anticorrupção tem o objetivo de fortalecer ainda mais os conceitos estabelecidos no Código de Conduta. Foi elaborado com a finalidade de detalhar procedimentos anticorrupção praticados pela ENORSUL e o entendimento de quais são os atos que podem ser associados à prática de corrupção ou atos lesivos contra a administração pública nacional ou estrangeira.
2 Este Manual se destina a todos que, direta ou indiretamente, estão ligados à ENORSUL, acionistas, dirigentes, colaboradores ou prestadores de serviço. É responsabilidade de todos, sem exceção, conhecer e aplicar os conceitos e a legislação em vigor, em qualquer local que a ENORSUL possua subsidiárias, escritórios ou faça negócios. Conceitos e Esclarecimentos O que é corrupção? É o ato de pagar, prometer, dar ou oferecer algo a alguém ou usar de influência para obter vantagem em benefício próprio ou para uma organização à qual pertença, mesmo que a oferta não tenha sido aceita. A forma mais conhecida é o pagamento de propina, porém também pode se dar através de presentes, viagens, entretenimentos etc. Este Manual trata especificamente de corrupção ou ato lesivo envolvendo órgãos públicos, mas o conceito se aplica à corrupção envolvendo qualquer entidade, seja pública ou privada. A distinção se faz por conta das disposições da lei promulgada, que faz referência específica a órgãos e a funcionários públicos, brasileiros ou estrangeiros. Práticas que podem ser caracterizadas como corrupção são os atos exemplificados a seguir e dirigidos a entidades governamentais, sindicatos, partidos políticos, funcionários públicos e de autarquias de empresas nacionais e estrangeiras, incluindo-se a(o) esposa(o), filho(a) dos funcionários e demais parentes por consanguinidade e por afinidade. Dar, prometer ou oferecer propina; Dar, prometer ou oferecer presentes, ajuda de custos, brindes, exceto os institucionais, tais como cadernos, calendários etc; Pagar, prometer ou oferecer viagens e hospedagens; Pagar, prometer ou oferecer refeições de valor superior ao limite estabelecido nas Políticas Internas; Pagar, prometer ou oferecer despesas com entretenimento, tais como jogos e shows. A corrupção abrange outras ações? Em caso de dúvidas, a Ouvidoria da ENORSUL deve ser envolvida, antes de qualquer decisão ou ação que, mesmo não estando relacionada acima, possa vir a se caracterizar como ato de corrupção. Reforçamos que os colaboradores da ENORSUL, diretos ou indiretos, não têm autorização de adotar qualquer procedimento contrário àqueles estabelecidos no Código de Conduta e/ou no Manual Anticorrupção, ou seja, nenhuma atitude, independentemente de cargo, que possa comprometer a imagem da ENORSUL em relação à conduta ética será tolerada. Ressaltamos que todos têm a responsabilidade de auxiliar no processo de disseminação destas regras e conceitos.
3 Atos Lesivos Além dos atos de corrupção, a legislação aborda outros aspectos denominados atos lesivos contra a administração pública nacional ou estrangeira, que compreendem: Comprovadamente, financiar, custear, patrocinar ou de qualquer modo subvencionar a prática dos atos ilícitos previstos nesta Lei; Comprovadamente, utilizar-se de interposta pessoa física ou jurídica para ocultar ou dissimular seus reais interesses ou a identidade dos beneficiários dos atos praticados; a) Frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo de procedimento licitatório público; b) Impedir, perturbar ou fraudar a realização de qualquer ato de procedimento licitatório público; c) Afastar ou procurar afastar licitante, por meio de fraude ou oferecimento de vantagem de qualquer tipo; d) Fraudar licitação pública ou contrato dela decorrente; e) Criar, de modo fraudulento ou irregular, pessoa jurídica para participar de licitação pública ou celebrar contrato administrativo; f) Obter vantagem ou benefício indevido, de modo fraudulento, de modificações ou prorrogações de contratos celebrados com a administração pública, sem autorização em lei, no ato convocatório da licitação pública ou nos respectivos instrumentos contratuais; g) Manipular ou fraudar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos celebrados com a administração pública; Dificultar atividade de investigação ou fiscalização de órgãos, entidades ou agentes públicos, ou intervir em sua atuação, inclusive no âmbito das agências reguladoras e dos órgãos de fiscalização do sistema financeiro nacional. Quais são as categorias de funcionários públicos? Funcionários de empresas estatais, tais como: Banco Central, Receita Federal, INSS, consulado, cartórios; Deputados, vereadores, candidatos políticos, funcionários dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo; Militares e policiais; Funcionários de órgãos de fiscalização, tais como IBAMA, ANATEL, inclusive estrangeiros; Prestadores de serviços que atuam em órgãos públicos Doações se Enquadram em Corrupção?
4 As doações podem sim ser enquadradas como atos de corrupção. Existem algumas regras a serem seguidas, porém, sempre que houver dúvidas, a Ouvidoria deve ser acionada para auxiliar nas decisões. Seguem alguns critérios para facilitar o entendimento: Evitar doações em espécie; As doações aos Órgãos Públicos, tais como Hospitais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Escolas, somente deverão ser autorizadas após análise e aprovação da Diretoria Executiva, e devem seguir as normas internas da ENORSUL; Não devem ser autorizadas quaisquer doações que não tenham como finalidade atender aos interesses das comunidades onde a ENORSUL atua e, em hipótese alguma, ser realizadas diretamente a qualquer pessoa física; As doações a partidos políticos devem seguir as determinações da legislação em vigor e as diretrizes da ENORSUL. O que fazer em casos de aliciamento? Se eu for aliciado a dar propina ou qualquer outro evento, conforme citado neste Manual, para liberar mais rápido uma documentação, facilitar trâmites em qualquer órgão público que resultará em benefícios para a empresa, como proceder? Qualquer pessoa, com ligação direta ou indireta com a ENORSUL, quer seja acionista, colaborador ou prestador de serviços, não deve abrir negociação, dar concordância ou criar expectativas na outra parte e deve entrar em contato com a Ouvidoria, através do e chefia imediata. Qual é a punição prevista nos casos de corrupção? a) Para os colaboradores diretos e indiretos O colaborador terá seu contrato de trabalho rescindido e, dependendo da gravidade do ato, responderá judicialmente por suas ações. A empresa prestadora de serviços terá seu contrato rescindido e responderá judicialmente pela ação, caso o ato tenha relação com a ENORSUL b) Para a empresa Destacamos alguns itens dentre os elencados pela lei: A legislação prevê a aplicação de multa, equivalente a 0,1% (um décimo por cento) a 20% (vinte por cento) do faturamento bruto do último exercício anterior ao da instauração do processo administrativo, excluídos os tributos, a qual nunca será inferior à vantagem auferida, quando for possível sua estimação; Caso não seja possível utilizar o critério do valor do faturamento bruto da pessoa jurídica, a multa será de R$ 6.000,00 (seis mil reais) a R$ ,00 (sessenta milhões de reais);
5 Divulgação da decisão em amplo meio de comunicação Como evitar algum ato que possa vir a ser interpretado como corrupção? A ENORSUL divulga a todos os colaboradores diretos e indiretos este Manual orientativo contra corrupção, além de um Código de Conduta, que são entregues para conhecimento e aplicação dos valores defendidos e praticados pela empresa; A ENORSUL disponibiliza um canal para comunicação direta, através da Ouvidoria para esclarecer dúvidas, receber denúncias e sugestões; A Auditoria Interna tem como missão adicional a inclusão nos trabalhos rotineiros, monitorar e fiscalizar o atendimento ao Manual Anticorrupção, inclusive, se necessário, estendendo essa verificação a terceiros; Todos os contratos celebrados entre ENORSUL e qualquer outra empresa, que tenha por objeto a contratação de serviços, compra de equipamentos ou qualquer outro produto, devem incluir uma cláusula contra corrupção e atos lesivos contra a administração pública nacional e estrangeira; A ENORSUL não aceita despesas de colaboradores ou terceiros que possam ser enquadradas como atos de corrupção; A ENORSUL não registrará documentos relacionados a despesas que possam vir a ser enquadradas como atos de corrupção; A ENORSUL não aceitará documentos de natureza diferente das de gastos incorridos e relacionados exclusivamente a trabalho; A ENORSUL não autoriza gastos ou eventos com funcionários governamentais além dos gastos que seriam usuais; A ENORSUL utiliza critérios éticos na seleção de seus fornecedores como, por exemplo, a verificação do cadastro público positivo das empresas. Denúncias e Reclamações Se suspeitar ou presenciar alguma prática que viole as diretrizes deste Manual, informe à Ouvidoria, através do Esses canais garantem a confidencialidade de seu contato. Aprovação e Vigência Este Manual foi revisado e aprovado pela diretoria e passa a vigorar imediatamente. Permanecem em vigor todas as demais normas e regulamentos estabelecidos pela Empresa.
6 TERMO DE COMPROMISSO Declaro ter recebido cópia do Manual Anticorrupção ENORSUL e me comprometo a cumprir e zelar pela observância integral e permanente das diretrizes e princípios morais que orientam nossos relacionamentos internos e externos. Nome: Cargo: Departamento: Local: Data: / / Assinatura:
Manual de Combate ao Suborno e Corrupção
Manual de Combate ao Suborno e Corrupção Este Manual destina-se à administração, colaboradores, associados, fornecedores, parceiros estratégicos e clientes. Deve ser de conhecimento público e adoção mandatória.
MANUAL ANTICORRUPÇÃO VERT
MANUAL ANTICORRUPÇÃO VERT Documento complementar ao Código de Conduta e Ética da Vert, em alinhamento à Lei 12.846/2014 MANUAL ANTICORRUPÇÃO VERT Introdução A Vert, em reforço a seu Código de Conduta e
POLÍTICA ANTI CORRUPÇÃO
POLÍTICA ANTI CORRUPÇÃO Rev. 00 1. Objetivo A Salinas Embalagem vem reforçar, em consonância com a legislação em vigor, seu posicionamento de repúdio e de apoio ao combate a corrupção. Embalagem. 2. Abrangência
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO OBJETIVO Estabelecer as práticas que devem ser seguidas pelos Colaboradores e prestadores de serviços do Grupo MAPFRE Serviços Financeiros em suas atribuições e em especial com a
ÍNDICE. 01 Introdução 02 Apresentação 03 Lei Anticorrupção 04 Medidas do Programa Anticorrupção
ÍNDICE 01 Introdução 02 Apresentação 03 Lei Anticorrupção 04 Medidas do Programa Anticorrupção INTRODUÇÃO Fora introduzido no Sistema Jurídico Brasileiro a Lei Federal 12.846/2013, denominada Lei Anticorrupção,
POLÍTICA DE COMBATE À CORRUPÇÃO ARIA CAPITAL ASSET ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS LTDA
POLÍTICA DE COMBATE À CORRUPÇÃO ARIA CAPITAL ASSET ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS LTDA JUNHO / 2016 A presente política é de propriedade da Aria Capital Asset, sendo proibida sua reprodução, total ou parcial,
Política Anticorrupção
Política Anticorrupção 1. OBJETIVO 1.1. Estabelecer diretrizes e orientações para o desenvolvimento e manutenção de práticas de prevenção, monitoramento e combate à corrupção, a serem observadas na condução
POLÍTICA DE COMBATE À CORRUPÇÃO
POLÍTICA DE COMBATE À CORRUPÇÃO Número Revisão Data Página NGCB 28.100 0 14/10/2015 1 de 6 1. OBJETIVO A finalidade da presente política é definir as práticas de combate à corrupção adotadas pela CBS Previdência,
Banco Santander (Brasil) S. A.
Banco Santander (Brasil) S. A. Política Anticorrupção Resumo do documento: Este manual tem como objetivo estabelecer padrões comportamentais em casos que envolvam, aparentem ou caracterizem qualquer tipo
Integridade nos negócios e lei anticorrupção brasileira. Esta apresentação não deve ser considerada qualquer modo de aconselhamento jurídico.
Integridade nos negócios e lei anticorrupção brasileira Esta apresentação não deve ser considerada qualquer modo de aconselhamento jurídico. Pauta O que precisamos saber sobre corrupção no Brasil Principais
#pública. Documento: Normas Internas Título: Política Anticorrupção Sigla e Número: NI911 Versão: 4 Elaborado por: Erica Gomes dos
Documento: Normas Internas Título: Política Anticorrupção Sigla e Número: NI911 Versão: 4 Elaborado por: Erica Gomes dos Aprovado por: Erica Gomes Santos (erica.santos) dos Santos (erica.santos) Carlos
Aspectos relevantes de Compliance e a nova legislação Anticorrupção
Aspectos relevantes de Compliance e a nova legislação Anticorrupção Compliance O que é Compliance? = Cumprimento de Leis e normas (internas) Ampliação da Regulação Facilidade de controle (tecnologia) Penalidades
MANUAL DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO
MANUAL DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO 1. OBJETIVO 1.1. Esclarecer sobre os pilares das relações internas e externas no que tange a prevenção de ações de corrupção e lavagem de dinheiro, seguindo os padrões para
Política de Prevenção à. Corrupção
Política de Prevenção à Corrupção Versão atualizada 22.04.2015 Page 1 of 5 1. OBJETIVOS A Política de Prevenção à Corrupção ( Política ) tem o objetivo de estabelecer as diretrizes para detectar e sanar
NORMA DE RELACIONAMENTO COM O PODER PÚBLICO
NORMA DE RELACIONAMENTO COM O PODER PÚBLICO ANDRADEGUTIERREZ.COM.BR SUMÁRIO 6 Definições 7 Norma de Relacionamento com o Poder Público Presentes Doações Políticas Patrocínios e Doações Filantrópicas Penalidades
CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO FORNECEDOR
CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO FORNECEDOR Setembro de 2017. Código de Ética e Conduta do Fornecedor Prezado Fornecedor, Apresentamos o Código de Ética e Conduta do Fornecedor Wald. Ele tem por objetivo orientá-lo
MANUAL ANTICORRUPÇÃO
MQ.03 rev.00 Pagina 1 MANUAL ANTICORRUPÇÃO MQ.03 rev.00 Pagina 2 SUMÁRIO 1.Introdução... 3 2.Da abrangência... 3 3. Das condutas a serem observadas... 3 3.1 Vantagem indevida:... 3 3.2 Participação em
Aspectos relevantes de Compliance e a nova legislação Anticorrupção. Guilherme Roxo
Aspectos relevantes de Compliance e a nova legislação Anticorrupção Guilherme Roxo Compliance O queé Compliance? = Cumprimentode Leis e normas (internas) Ampliação da Regulação Ampliação da Regulação Facilidade
POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO
POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO 1. OBJETIVO Estabelecer os princípios de combate à corrupção no relacionamento da Cantoplex com seus Fornecedores, Clientes e Órgãos Públicos. 2. ABRANGÊNCIA Aplica-se
Lei nº /13. Decreto nº 8.420/15. Regulamentação Federal
Lei nº 12.846/13 Decreto nº 8.420/15 Regulamentação Federal ESTRUTURA DO DECRETO 1 Aspectos Gerais 2 4 3 Sanções Multa: Regras para o Cálculo Acordo de Leniência Programa de Integridade (Compliance) 5
POLÍTICA Anticorrupção
POLÍTICA Escritório de Projetos e Processos Política Código VV-GCO-RCI-PL-2 1. OBJETIVO O objetivo deste documento é estabelecer diretrizes gerais sobre práticas anticorrupção contribuindo no atendimento
PROCEDIMENTO FINANÇAS
Palavra do Presidente Inspirado em nossos Valores, e dentro do espírito que norteia o nosso Programa de Integridade, o nosso Conselho de Administração aprovou a Política Corporativa de Prevenção à Corrupção,
PROGRAMA DE INTEGRIDADE DO CPqD
PROGRAMA DE INTEGRIDADE DO CPqD Sumário 1. Apresentação 2. Objetivos e abrangência 3. Código de Conduta do CPqD 4. Diretrizes e procedimentos I. II. III. IV. V. VI. VII. Atos lesivos à administração pública
CÓDIGO ÉTICA CONDUTA
CÓDIGO de ÉTICA e CONDUTA REV1- Agosto -2016 Sumário 1. Introdução... 4 2. Objetivo... 4 3. Respeito às leis... 4 4. Oferecimento de vantagens indevidas... 4 5. Boas práticas de conduta pessoal e profissional...
Matriz e seu Encarregado de Prevenção de Delitos (EPD) Executivos Auditoria Interna Comitê de Ética... 9
Sumário 1. OBJETIVO... 3 2. ALCANCE... 3 3. APLICABILIDADE... 3 4. TIPIFICAÇÃO DOS DELITOS... 3 5. DIRETRIZES DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE... 4 6. DEVERES E RESPOSABILIDADES... 6 Conselho de Administração
POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO E À FRAUDE
POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO E À FRAUDE 11/08/2017 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 CONCEITOS... 4 5 DIRETRIZES... 5 6 ORIENTAÇÕES GERAIS...
RIV-09 Data da publicação: 02/jun/2017
Sumário Resumo Estabelece a Política de Prevenção à Corrupção. 1. Conduta responsável e legal... 2 1.1. Compromisso com a prevenção e o combate à corrupção... 2 1.2. Objetivo e escopo... 2 1.3. Características
Estrada particular Eiji Kikuti 417. Cooperativa São Bernardo do Campo SP
1 Código MSMP de Ética & Conduta MSM POWERTRAIN LTDA. Estrada particular Eiji Kikuti 417. Cooperativa 09852-040 São Bernardo do Campo SP www.msmp.com.br msmp@msmp.com.br MSMP 2 Prezado leitor. A conduta
Arthur Migliari Júnior
Arthur Migliari Júnior - Promotor de Justiça de 13/3/1987 - Professor de Direito - Mestre em Direito Penal e Direito Processual Penal - Especialista em Falência e Recuperação de Empresas pela FGV-Law -
Protocolo de Atuação no Relacionamento com funcionários públicos e autoridades públicas. Endesa Brasil
Protocolo de Atuação no Relacionamento com funcionários públicos e autoridades públicas Endesa Brasil ÍNDICE 3 3 3 3 4 6 6 1. Objeto 2. Alcance 3. Aplicação 4. Conceitos 5. Conteúdo 6. Responsabilidades
CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA
CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA Página 1 de 7 Código: PA05-IT01-A Data: 31/03/2016 Elaboração: Cibele de Souza (Analista Administrativo) Assinatura: Aprovação: Alexandre Zamith (Diretor
PAINEL: COMPLIANCE COMO FATOR PROPULSOR DE INVESTIMENTOS EM SANEAMENTO SALVADOR, 18 DE JULHO DE 2017 JORGE HAGE SOBRINHO
PAINEL: COMPLIANCE COMO FATOR PROPULSOR DE INVESTIMENTOS EM SANEAMENTO SALVADOR, 18 DE JULHO DE 2017 JORGE HAGE SOBRINHO A IMPORTÂNCIA DO SETOR E SUAS DIMENSÕES SETOR DE SANEAMENTO Alcance social e econômico
POLÍTICA DE BRINDES DE HOSPITALIDADES EZUTE
POLÍTICA DE BRINDES DE HOSPITALIDADES FUNDAÇÃO EZUTE Título Política de Brindes e Hospitalidades - código Ezute código do cliente NA Elaborado Verificado Liberado para emissão Jurídico Presidência Conselho
Manual de Boas Práticas de Gestão
Manual de Boas Práticas de Gestão Agenda 1. Ética e boas práticas de gestão no cenário brasileiro: a Lava Jato e os clubes desportivos 2. Implantação de boas práticas de gestão e programa de integridade
Treinamento Compliance
Treinamento Compliance 2016 1 O que é Compliance? Deriva do verbo inglês to comply, que significa cumprir. Um programa de compliance auxilia as instituições e os seus membros a conduzir suas atividades
POLÍTICA ORGANIZACIONAL
Assunto: Relacionamento Comercial e Institucional com Entes Diretoria Responsável: Diretoria de Controles Internos, Riscos e Compliance Normas vinculadas: CODEC Publicado em: 06/07/2017 Revisão: 06/07/2019
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO. 1 Política Anticorrupção
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO 1 Política Anticorrupção SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Política... 3 3. Presentes, Entretenimentos e Hospitalidade... 4 3.1 Presentes... 4 3.2 Entretenimentos e Hospitalidades...
CÓDIGO DE CONDUTA E POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO DA DEXPO DISPLAYS E EXPOSITORES LTDA.
CÓDIGO DE CONDUTA E POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO DA DEXPO DISPLAYS E EXPOSITORES LTDA. PÚBLICO ALVO: Todos os funcionários, dirigentes, administradores, estagiários e prestadores de serviços da Dexpo Displays
POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS
POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 2.0 Aprovada por meio da RES nº 261/2017, de 19/09/2017 Deliberação nº 075/2017, de 05/10/2017 Sumário 1. Objetivo... 3 2. Referências...
Lei Anticorrupção Na era da empresa limpa. Gustavo Lucena
Lei Anticorrupção Na era da empresa limpa Gustavo Lucena Contexto 2014 Entra em vigor a Lei Nº 12.846 ( Lei Anticorrupção ), uma das mais rigorosas e avançadas legislações do mundo no combate à corrupção
Política Sobre Brindes, Presentes e Hospitalidades
Política Sobre Brindes, Presentes e Hospitalidades Junho 2017 POLÍTICA SOBRE BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES 1. OBJETIVO Estabelecer as diretrizes para a entrega, oferta, promessa e recebimento de
Política de Compliance
Política de Compliance 1 Objetivo O objetivo desta Política é estabelecer diretrizes e procedimentos que assegurem o cumprimento das normas de Compliance definidas pelo Grupo VEOLIA e, que essas normas
#pública BB SEGURIDADE Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção
1 Área responsável pelo assunto 1.1 Diretoria de Governança, Risco e Compliance. 2 Abrangência 2.1 Esta Política aplica-se à BB Seguridade Participações S.A. ( BB Seguridade ou Companhia ) e suas subsidiárias
SGI 20 Programa de Integridade
SGI 20 Programa de Integridade Controle de Revisão Revisão Data Alteração Responsável 00 N/A Elaboração da Sistemática Ivo Neves 01 20/10/2016 Revisão Geral do Documento Ivo Neves Revisão: Pedro Monteiro
CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. O presente Código tem por finalidade orientar a empresa como um todo sobre questões éticas e de conduta.
CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA O presente Código tem por finalidade orientar a empresa como um todo sobre questões éticas e de conduta. 1. Introdução O presente Código de Ética e Conduta tem por objetivo oferecer
POLÍTICA DE COMBATE À CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO
POLÍTICA DE COMBATE À CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO SUMÁRIO 1- OBJETIVO -------------------------------------------------------------- 4 2- PÚBLICO-ALVO -------------------------------------------------------
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO. Objetivo. Abrangência
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO Objetivo Definir procedimentos para assegurar que todos os colaboradores, funcionários, sócios e demais prestadores de serviços entendam os requisitos gerais das leis anticorrupção
Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção
Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção Esta política estabelece diretrizes para as empresas do Conglomerado Financeiro Votorantim (doravante O Conglomerado
As seguintes práticas são consideradas rigorosamente contrárias aos princípios do código de ética:
CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO ESPORTE CLUBE VITÓRIA I. RAZÕES A gestão adequada de uma instituição esportiva como o Esporte Clube Vitória requer o estabelecimento de mecanismos para assegurar que os objetivos
QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE
QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE 1. Perfil da Empresa 1.1. Informações cadastrais: 1.1.1. CNPJ, razão social, nome fantasia e, se for o caso, nomes anteriores. 1.1.2. Endereço da sede, de suas filiais e escritórios
Projeto Integridade FBS Construtora
MANUAL DE COMPLIANCE RESUMO Com o objetivo de promover relações cada vez mais transparentes e éticas, a FBS Construtora implantou o Projeto Integridade (Compliance) - pautado pela Lei Anticorrupção (nº12.846/2013).
Lei Anticorrupção e Leniência Impactos no Setor Elétrico. José Alexandre Buaiz Neto Outubro 2016
Lei Anticorrupção e Leniência Impactos no Setor Elétrico José Alexandre Buaiz Neto Outubro 2016 Mapa da Corrupção Corrupção no Brasil O Brasil é o 69º país no ranking de percepção da corrupção (Fonte:
AGUIAR CÓDIGO DE CONDUTA
COMISSARIA de Despachos Ltda. CÓDIGO DE CONDUTA COMISSARIA de Despachos Ltda. INTRODUÇÃO Aguiar COMISSÁRIA de Despachos Ltda., presta serviços de despachos aduaneiros junto a alfândega brasileira desde
Código de Conduta e Integridade de Terceiros
1. Introdução A Tecnoeurobras é formada a partir de princípios éticos que orientam sua atuação e são base de uma imagem de empresa sólida e confiável. Este Código de Conduta de Terceiros da Tecnoeurobras,
#pública BB SEGURIDADE Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção
1 Área responsável 1.1 Superintendência de Riscos e Controles. 2 Abrangência 2.1 Esta Política orienta o comportamento da BB Seguridade e suas sociedades controladas. Espera-se que as empresas coligadas
Código de Conduta Ética e Profissional
Código de Conduta Ética e Profissional Este Código destina-se à administração, colaboradores, associados, fornecedores, parceiros estratégicos e clientes. Deve ser de conhecimento público e adoção mandatória.
POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE
POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE A presente Política de Controle de Registros e Contabilidade compõe a regulamentação pertinente ao Programa de Integridade da Fundação Instituto de Pesquisa
O TCU e os acordos de leniência
O TCU e os acordos de leniência Ministro Bruno Dantas Pós-Doutor em Direito (UERJ). Doutor e Mestre em Direito (PUC/SP) Visiting Research Scholar na Cardozo Law (Nova York) Contextualização teórica e dogmática
CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE DE TERCEIROS
CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE DE TERCEIROS 1. Introdução O Grupo Micromazza é formado a partir de princípios éticos que orientam sua atuação e são base da imagem de empresa sólida e confiável. Este Código
Faculdade Capivari - FUCAP
Faculdade Capivari - FUCAP POLÍTICA DE CONDUTA COMUNICADO FUCAP A TODOS OS COLABORADORES E PARCEIROS SOBRE A POLÍTICA ANTISSUBORNO E ANTICORRUPÇÃO (ABC POLICY) Prezado Cliente, A FUCAP - Faculdade Capivari
Seminário Nacional NTU Lei Anticorrupção e Programa de Compliance. Lélis Marcos Teixeira
Seminário Nacional NTU - 2014 Lei Anticorrupção e Programa de Compliance Lélis Marcos Teixeira 28/agosto/2014 Iniciativas FETRANSPOR Lei 12.846/2013 Agenda Abertura Histórico Iniciativas Dúvidas Encerramento
LEI Nº , DE 1º DE AGOSTO DE 2013.
LEI Nº 12.846, DE 1º DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e dá outras
Política de Patrocínios e Doações do Grupo Neoenergia
Política de Patrocínios e Doações do Grupo Neoenergia 1 Índice: 1. Apresentação 2. Objetivo 3. Definições 4. Responsabilidades e Abrangência 5. Visão do Patrocínio 6. Visão da Doação 7. Princípios e Escopo
Como o Departamento Jurídico pode Auxiliar a Empresa em Tempos de Crise
Como o Departamento Jurídico pode Auxiliar a Empresa em Tempos de Crise 1 Artes Médicas Artmed Grupo A Expandiu seus negócios para o ramo da educação Adaptou-se às mudanças do mercado Transformou-se e
POLÍTICA RECEBIMENTO E ENTREGA DE BRINDES, PRESENTES, HOSPITALIDADES E VANTAGENS. Área Superintendência de Compliance
1. OBJETIVO 1.1 Esta Política tem por objetivo orientar e auxiliar a conduta dos profissionais da NEOENERGIA quanto a receber ou oferecer brindes, presentes, vantagens e cortesias nas suas relações profissionais
A Regulamentação da Lei nº /2013. Carlos Higino Ribeiro de Alencar Secretário-Executivo Controladoria Geral da União
A Regulamentação da Lei nº 12.846/2013 Carlos Higino Ribeiro de Alencar Secretário-Executivo Controladoria Geral da União Seminário Prevenção e Combate à Corrupção: Regulamentação da Lei 12. 846/2013 SÃO
Critério de Integridade. Questionário de Integridade
Critério de Integridade Questionário de Integridade 1 - Perfil da Empresa 1. CNPJ, razão social, nome fantasia e, se for o caso, nomes anteriores: 2. Endereço da sede, de suas filiais e escritórios de
PROGRAMA DE INTEGRIDADE ANTICORRUPÇÃO PROGRAMA DE INTEGRIDADE ANTICORRUPÇÃO 1. OBJETIVOS
PROGRAMA DE INTEGRIDADE ANTICORRUPÇÃO 1. OBJETIVOS Definir diretrizes e criar procedimentos de prevenção e combate à corrupção, garantindo elevados padrões de integridade, legalidade e transparência na
CUMPRIMENTO DA LEI CONTRA PRÁTICAS CORRUPTAS NO ESTRANGEIRO. Política sobre Pagamentos a Autoridades de Governo
CUMPRIMENTO DA LEI CONTRA PRÁTICAS CORRUPTAS NO ESTRANGEIRO Política sobre Pagamentos a Autoridades de Governo A Gran Tierra Energy, Inc. ("Gran Tierra" ou a "Companhia") é uma empresa registrada nos Estados
GUIA DE RECEBIMENTO E OFERECIMENTO DE PRESENTES, BRINDES, HOSPITALIDADE E CONTRAPARTIDAS DE PATROCÍNIO
GUIA DE RECEBIMENTO E OFERECIMENTO DE PRESENTES, BRINDES, HOSPITALIDADE E CONTRAPARTIDAS DE PATROCÍNIO (Síntese adaptada do normativo interno sobre Guia de Recebimento e Oferecimento de Presentes, Brindes
Política antissuborno e de conformidade à lei estadunidense sobre práticas de corrupção no exterior
Política antissuborno e de conformidade à lei estadunidense sobre práticas de corrupção no exterior A Crawford & Company e todas as suas subsidiárias espalhadas pelo mundo estão sujeitas a seguir determinadas
Manual Anticorrupção do Clube de Regatas do Flamengo
Manual Anticorrupção do Clube de Regatas do Flamengo 1. Introdução O presente Manual Anticorrupção tem por objetivo assegurar que os colaboradores, dirigentes e atletas do Clube de Regatas do Flamengo
CONTADOR JOSE LUIZ VAILATTI. Lei 12. 846/2013 LEI ANTI CORRUPÇÃO EMPRESARIAL
CONTADOR JOSE LUIZ VAILATTI Lei 12. 846/2013 LEI ANTI CORRUPÇÃO EMPRESARIAL Atender às exigências internacionais de combate a corrupção Estimular a prática do compliance. Ética corporativa na administração.
LEI ANTICORRUPÇÃO (LEI Nº /2013)
LEI ANTICORRUPÇÃO (LEI Nº 12.846/2013) Uma visão do controle externo BENJAMIN ZYMLER E LAUREANO CANABARRO DIOS Autores Área específica Direito Administrativo Áreas afins Direito Público A Lei Anticorrupção
POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO. Superintendência de Compliance
1. OBJETIVO 1.1 A Política Anticorrupção da NEOENERGIA tem como objetivo estabelecer padrões mínimos de comportamento para seus Profissionais, bem como para seus fornecedores e prestadores de serviços
POLÍTICA DE BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADE
POLÍTICA DE BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADE VERSÃO FINAL Aprovada com data de 03 de novembro de 2016 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 3 3. REFERÊNCIAS E DEFINIÇÕES... 3 3.1 Referências...
RIV-01 Data da publicação: nov/2015
Resumo Estabelece o Código de Ética setorial para a Riviera Investimentos. Sumário 1. Objetivo... 2 2. Público-Alvo... 2 3. Princípios Éticos Institucionais... 2 3.1. Legalidade... 2 3.2. Objetividade
GUIA DE RECEBIMENTO E OFERECIMENTO DE PRESENTES, BRINDES, HOSPITALIDADE E CONTRAPARTIDAS DE PATROCÍNIO
GUIA DE RECEBIMENTO E OFERECIMENTO DE PRESENTES, BRINDES, HOSPITALIDADE E CONTRAPARTIDAS DE PATROCÍNIO (Síntese adaptada do normativo interno PG-0TB-00025-0 -Recebimento e Oferecimento de Presentes, Brindes,
Política de Alçadas. a) Acionistas Controladores: grupo composto pela Votorantim Industrial S.A. e BNDES Participações S.A. BNDESPAR.
Fibria Celulose S.A. Política de Alçadas 1. OBJETIVO Esta Política de Alçadas ( Política ) tem como objetivo fixar os limites de alçadas para aprovação pela Diretoria e pelo Conselho de Administração da
Compliance e Legislação Anticorrupção na Era Digital
Compliance e Legislação Anticorrupção na Era Digital Microsoft Rafael Mendes Gomes Março/2017 Conheça a Nova Legislação Informação Confidencial de propriedade do Chediak Advogados LEI DA EMPRESA LIMPA:
Política de Oferta e Recebimento de Brindes, Viagens e Entretenimento
Índice: 1 OBJETIVO... 2 2 TERMOS E DEFINIÇÔES... 2 3 POLÍTICA... 3 3.1 INTRODUÇÃO... 3 3.2 DIRETRIZES QUANTO À OFERTA E RECEBIMENTO DE COISA DE VALOR... 3 3.3 REGRAS PARA OFERECER COISAS DE VALOR... 34
Programa de Integridade Anima Mundi
Programa de Integridade Anima Mundi 2017 Sumário 1. Breve histórico sobre a Lei Anticorrupção:... 3 2. Breve histórico do Anima Mundi... 3 3.Dos deveres de compliance... 5 4. Comissão Anticorrupção do
Responsabilização Administrativa de Pessoas Jurídicas A Lei nº /2013
Belo Horizonte 16 de março de 2017 Responsabilização Administrativa de Pessoas Jurídicas A Lei nº 12.846/2013 Seminário de Procuradores, Controladores e Ouvidores Municipais Roteiro A Lei nº 12.846/2013
POLÍTICA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO 0. INTRODUÇÃO ÂMBITO E RESPONSABILIDADES POLÍTICA DEFINIÇÕES PRÁTICAS PROIBIDAS...
Folha 1 de 7 Rev. Data Conteúdo Elaborado por Aprovado por A 28/03/2014 Versão inicial para comentários André Nascimento B 30/04/2014 Feitas correções de código de documentos André Nascimento 0 20/08/2014
CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA BARBOSA RAIMUNDO GONTIJO E CÂMARA ADVOGADOS
CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA BARBOSA RAIMUNDO GONTIJO E CÂMARA ADVOGADOS I. PREÂMBULO Todos os sócios, advogados associados e estagiários do escritório Barbosa Raimundo Gontijo e Câmara Advogados ( BRGC ou
Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2
Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4
AS ESTRATÉGIAS DE COMPLIANCE E IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA. Advª. Cláudia Bressler
AS ESTRATÉGIAS DE COMPLIANCE E IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA Advª. Cláudia Bressler Origem Supervisão ineficiente; Falhas de monitoramento; Falta de controle; e Ausência de ações éticas estiveram relacionadas