INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA CURSOS BÁSICO E SECUNDÁRIO DE MÚSICA PIANO OBJECTIVOS GERAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA CURSOS BÁSICO E SECUNDÁRIO DE MÚSICA PIANO OBJECTIVOS GERAIS"

Transcrição

1 CURSOS BÁSICO E SECUNDÁRIO DE MÚSICA PIANO OBJECTIVOS GERAIS CURSO BÁSICO Desenvolver competências técnicas e artísticas através do estudo de um repertório diversificado. Trabalhar a compreensão do texto musical de modo a favorecer uma evolução consciente da capacidade de interpretação. Desenvolver as capacidades de concentração e de memorização. Desenvolver a capacidade de leitura ao instrumento. Favorecer a estruturação de hábitos e métodos de estudo regulares e produtivos. Desenvolver a autonomia. Desenvolver a criatividade. Obtenção de um elevado nível artístico em todas as apresentações públicas. CURSO SECUNDÁRIO Desenvolver, consolidar e aplicar de forma autónoma as competências técnicas e artísticas adquiridas no curso básico. Investir num conhecimento cada vez mais alargado da literatura pianística e aprofundar o trabalho sobre a interpretação dos diferentes estilos musicais. Desenvolver a capacidade de análise estrutural, harmónica e estilística de modo a poder tomar decisões interpretativas bem fundamentadas. Desenvolver a capacidade de leitura ao instrumento. Aperfeiçoar as estratégias de estudo visando um maior desenvolvimento de competências e eficácia no trabalho individual. Desenvolver a criatividade. Obtenção de um elevado nível artístico em todas as apresentações públicas.

2 1º GRAU Ter assimilado uma postura natural e adequada ao instrumento Ter consciência de aspectos básicos da técnica pianística, tais como, peso, tensão/relaxamento, espaço, independência, coordenação e controle de movimentos. Adquirir noções sólidas de ritmo e de pulsação e conseguir manter o tempo ao longo de uma peça. Conseguir realizar diferentes articulações e dinâmicas, bem como um fraseado adequado. Dominar peças em pelo menos duas tonalidades diferentes. Conhecer o teclado e conseguir realizar leituras à 1ª vista nas duas claves. Adquirir e cumprir um método de estudo estruturado e eficaz. Ser capaz de executar peças de memória. 2 Escalas maiores e as homónimas menores, respectivos arpejos do acorde perfeito da tónica (Estado fundamental) e escala cromática. Tudo na extensão de uma oitava. 6 Peças/Estudos de estilos diferentes. de conjunto (a 4 mãos, com voz ou outro(s) instrumento(s)). obrigatória anunciada no final do 2º período. 1º 3 Obras obrigatória Os testes são de carácter obrigatório tendo o um peso de 50 na avaliação final da Nenhuma obra do pode ser repetida no.

3 2º GRAU Demonstrar boa compreensão de aspectos básicos da técnica pianística tais como, peso, tensão/relaxamento, independência, coordenação e controle de movimentos. Consolidar as noções de ritmo e tempo e aperfeiçoar a aplicação de diferentes articulações e dinâmicas Compreender a estrutura de peças simples e realizar um bom fraseado. Dominar peças em várias tonalidades. Desenvolver a capacidade de auto crítica. Ter adquirido e aplicado um método de estudo eficaz. Ter desenvolvido a capacidade de leitura em ambas as claves. Ser capaz de executar peças de memória. 2 Escalas maiores e as homónimas menores, respectivos arpejos (quebrados ou não) do acorde perfeito da tónica (estado fundamental e inversões) e escala cromática. Tudo na extensão de 2 oitavas. 2 Estudos retirados do livro Der Praktische Czerny - vol.2 ou de outros livros de nível equivalente ou superior. 2 Peças do Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach, ou semelhantes da mesma época. 1 andamento de Sonatina de grau de dificuldade semelhante à Sonatina op.36 n 1 de Clementi ou à Sonatina em Sol M de Beethoven. de conjunto (a 4 mãos, com voz ou outro(s) instrumento(s)). obrigatória anunciada no final do 2º período. Prova Global 2º do período barroco de época diferente 1 andamento de Sonatina obrigatória 5 10 O e a Prova Global são de carácter obrigatório tendo esta última um peso de 50 na avaliação final da Nenhuma obra do pode ser repetida na Prova Global.

4 . 3º GRAU Desenvolver as competências técnicas e artísticas adquiridas. Ter um discurso melódico e rítmico equilibrado. Conseguir aplicar o pedal de forma correcta e adequada. Adquirir e aplicar um método de estudo eficaz. Ser capaz de diagnosticar problemas e resolvê-los. 2 Escalas maiores e as homónimas menores, respectivos arpejos (quebrados ou não) do acorde perfeito da tónica (estado fundamental e inversões) e escala cromática. Tudo na extensão de 4 oitavas. 3 Estudos de nível semelhante ou superior aos seguintes: Czerny - Op.299, Op.636, Op.849, Der Praktische Czerny vol.3, 4 e 5; Heller Op.45, Op.46 e Op Peças de J.S.Bach, de nível semelhante ou superior às do livro Prelúdios e Peças fáceis do mesmo autor. 1 andamento de Sonatina ou Sonata de nível semelhante ou superior às seguintes: Beethoven Sonatina em Fá M, Sonatas Op.49 nº1 e 2; Mozart Sonatinas Vienenses; Kuhlau Sonatinas Op. nº1, 2, 3; Op.55 nº2, 3, 4, 5, 6; Op.59 nº1, 2, 3; Dussek Sonatina Op. nº1; Haydn Sonata nº11 (ed. Peters); Clementi Sonatinas Op.36 nº2, 3, 4, 5, 6. de conjunto (a 4 mãos, com voz ou outro(s) instrumento(s)). 3º 1 and. de Sonatina Os testes são de carácter obrigatório tendo o um peso de 50 na avaliação final da Nenhuma obra do pode ser repetida no.

5 4º GRAU Desenvolver e dominar as competências técnicas e artísticas adquiridas. Ter um discurso melódico e rítmico equilibrado. Aplicar o pedal de forma correcta e adequada. Desenvolver flexibilidade na interpretação de diferentes estilos musicais. Desenvolver a interpretação de obras polifónicas. Adquirir um método de estudo eficaz. Ser capaz de diagnosticar problemas e resolvê-los. 2 Escalas maiores e as homónimas menores à distância de 8ª, 10ª e 6ª; respectivos arpejos do acorde perfeito da tónica (estado fundamental e inversões) e escala cromática. Tudo na extensão de 4 oitavas. 3 Estudos retirados dos seguintes livros: Czerny Op.299; Cramer; outros livros de nível equivalente ou superior. de J.S.Bach de entre os Pequenos Prelúdios e as Invenções a 2 vozes. 1 andamento de Sonata, com excepção do andamento lento. de conjunto (a 4 mãos, com voz ou outro(s) instrumento(s)). 4º 1 and. de Sonata Os testes são de carácter obrigatório tendo o um peso de 50 na avaliação final da Nenhuma obra do pode ser repetida no.

6 5º GRAU Dominar as competências técnicas e artísticas adquiridas de modo a permitir uma execução fluente, clara, segura e expressiva. Demonstrar flexibilidade na interpretação de diferentes estilos musicais. Demonstrar capacidades na análise estrutural e harmónica. Demonstrar um método de estudo eficaz. Desenvolver autonomia na preparação de repertório novo. 2 Escalas maiores e as homónimas menores à distância de 8ª, 10ª e 6ª; respectivos arpejos do acorde perfeito da tónica (estado fundamental e inversões) e escala cromática. Tudo na extensão de 4 oitavas. 3 Estudos retirados dos seguintes livros: Czerny Op.299 (a partir do nº ); Czerny Op.740; Cramer; outros livros de nível equivalente ou superior. de J.S.Bach escolhidas de entre as Invenções a 2 e a 3 vozes. 1 andamento de Sonata. de conjunto (a 4 mãos, com voz ou outro(s) instrumento(s)). obrigatória anunciada no final do 2º período. Prova Global 5º 1º and. de Sonata obrigatória O e a Prova Global são de carácter obrigatório tendo esta última um peso de 50 na avaliação final da Nenhuma obra do pode ser repetida na Prova Global.

7 CURSO SECUNDÁRIO DE MÚSICA 6º GRAU Dominar as competências técnicas e artísticas adquiridas de modo a permitir uma execução fluente, clara, segura e expressiva. Demonstrar flexibilidade na interpretação de diferentes estilos musicais. Demonstrar capacidades na análise estrutural e harmónica. Aperfeiçoar a sua qualidade sonora. Demonstrar um método de estudo eficaz. Desenvolver autonomia na preparação de repertório novo. 2 Estudos retirados dos seguintes livros: Czerny - Op.740, Clementi - Gradus ad Parnassum; outros livros de nível equivalente ou superior. 2 obras de J. S. Bach entre as Invenções a 3 vozes e os Prelúdios e Fugas do Cravo Bem Temperado ou 1 Suite Francesa de J.S.Bach (danças repartidas entre os 2 testes). O 1º andamento de uma Sonata, escolhida de entre as do programa do 5º e 6º ano da Experiência Pedagógica. 2 peças de compositores diferentes. Prática de leitura à 1ª vista 0 Pontos 6º 1º and. de Sonata Os Testes são de carácter obrigatório tendo o um peso de 50 na avaliação final da Nenhuma obra do pode ser repetida no.

8 CURSO SECUNDÁRIO DE MÚSICA 7º GRAU Dominar as competências técnicas e artísticas adquiridas de modo a permitir uma execução fluente, clara, segura e expressiva. Demonstrar flexibilidade na interpretação de diferentes estilos musicais. Demonstrar capacidades na análise estrutural e harmónica. Aperfeiçoar a sua qualidade sonora. Demonstrar um método de estudo eficaz. Desenvolver autonomia na preparação de repertório novo. 2 Estudos retirados dos seguintes livros: Czerny - Op.740, Clementi - Gradus ad Parnassum; outros livros de nível equivalente ou superior. 2 Prelúdios e Fugas do Cravo Bem Temperado de J.S.Bach ou 1 Suite Francesa de J. S. Bach (danças repartidas entre os 2 testes), ou uma outra obra do mesmo autor, de dificuldade semelhante ou superior. 1º andamento de Sonata. 0 Pontos 7º 1º and. de Sonata Os Testes são de carácter obrigatório tendo o um peso de 50 na avaliação final da Nenhuma obra do pode ser repetida no. EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA E ANEXOS A PARTIR DO 6º ANO.

9 CURSO SECUNDÁRIO DE MÚSICA 8º GRAU Dominar as competências técnicas e artísticas adquiridas de modo a permitir uma execução fluente, clara, segura e expressiva. Demonstrar flexibilidade na interpretação de diferentes estilos musicais. Demonstrar capacidades de análise estrutural e harmónica. Aperfeiçoar a sua qualidade sonora. Demonstrar um método de estudo eficaz. Desenvolver autonomia na preparação de repertório novo. 6 Estudos, sendo pelo menos 3 escolhidos de entre os da lista de estudos do programa dos 7 e 8 anos da Experiência Pedagógica, como por exemplo, Moszkovski Op.72, podendo os restantes ser escolhidos de entre os de Czerny op.740, Clementi - Gradus ad Parnassum e os dos programas dos 1, 2 e 3 anos do Curso Superior de Prelúdios e Fugas do Cravo Bem Temperado de J.S.Bach ou outra obra original ou transcrita do mesmo autor. 1 Sonata ou Concerto completos. 3 Peças de compositores diferentes. obrigatória anunciada no final do 2º período. Prática de leitura à 1ª vista Audição Intercalar Prova Global 0 Pontos 8º 1 Sonata completa obrigatória A Audição Intercalar e a Prova Global são de carácter obrigatório tendo esta última um peso de 50 na avaliação final da A Audição Intercalar constitui um dos instrumentos de avaliação a considerar pelo professor na Nenhuma obra da Audição Intercalar pode ser repetida na Prova Global. As obras apresentadas na Audição Intercalar e na Prova Global são obrigatoriamente a solo. É permitido apresentar na Prova Global a Sonata ou Concerto iniciados no 7º grau de Piano. Salvaguardando os programas a apresentar na Audição Intercalar e na Prova Global, que terão de ser respeitados escrupulosamente, o professor reserva-se o direito de gerir em quantidade e em variedade o EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA E ANEXOS E OS PROGRAMAS DO CURSO SUPERIOR DE 1930.

INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA CURSOS BÁSICO E SECUNDÁRIO DE MÚSICA PIANO OBJECTIVOS GERAIS

INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA CURSOS BÁSICO E SECUNDÁRIO DE MÚSICA PIANO OBJECTIVOS GERAIS CURSOS BÁSICO E SECUNDÁRIO DE MÚSICA PIANO OBJECTIVOS GERAIS CURSO BÁSICO Desenvolver competências técnicas e artísticas através do estudo de um repertório diversificado. Trabalhar a compreensão do texto

Leia mais

- MATRIZES DAS DISCIPLINAS -

- MATRIZES DAS DISCIPLINAS - - MATRIZES DAS DISCIPLINAS - TECLAS Anexo II Matrizes das Disciplinas Admissões 2016/2017 Página 57 de 81 ACORDEÃO Admissão/aferição ao 2.º grau/6.º ano de escolaridade 1. Duas escalas maiores à distância

Leia mais

PRÁTICA INSTRUMENTAL AO PIANO

PRÁTICA INSTRUMENTAL AO PIANO PRÁTICA INSTRUMENTAL AO PIANO OBJECTIVOS GERAIS Desenvolver competências técnicas e artísticas através do estudo de um repertório diversificado. Trabalhar a compreensão do texto musical de modo a favorecer

Leia mais

PROGRAMA de CLARINETE

PROGRAMA de CLARINETE ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS PROGRAMA de CLARINETE DEFINIÇÃO Este documento consiste no PROGRAMA DE CLARINETE para o Curso Básico de Música da AMAC - Academia Musical dos Amigos das Crianças.

Leia mais

Programa Curricular do módulo de INSTRUMENTO, variante CANTO. Fornecer um sólido conhecimento técnico do instrumento.

Programa Curricular do módulo de INSTRUMENTO, variante CANTO. Fornecer um sólido conhecimento técnico do instrumento. Programa Curricular do módulo de INSTRUMENTO, variante CANTO Objectivos Gerais Fornecer um sólido conhecimento técnico do instrumento. Desenvolver a coordenação entre raciocínio musical e execução no instrumento.

Leia mais

Programa Curricular do módulo de INSTRUMENTO, variante GUITARRA. Fornecer um sólido conhecimento técnico do instrumento.

Programa Curricular do módulo de INSTRUMENTO, variante GUITARRA. Fornecer um sólido conhecimento técnico do instrumento. Programa Curricular do módulo de INSTRUMENTO, variante GUITARRA Objectivos Gerais Fornecer um sólido conhecimento técnico do instrumento. Desenvolver a coordenação entre raciocínio musical e execução no

Leia mais

Programa Curricular do módulo de INSTRUMENTO, variante BAIXO EL./CONTRABAIXO. Fornecer um sólido conhecimento técnico do instrumento.

Programa Curricular do módulo de INSTRUMENTO, variante BAIXO EL./CONTRABAIXO. Fornecer um sólido conhecimento técnico do instrumento. Programa Curricular do módulo de INSTRUMENTO, variante BAIXO EL./CONTRABAIXO Objectivos Gerais Fornecer um sólido conhecimento técnico do instrumento. Desenvolver a coordenação entre raciocínio musical

Leia mais

CONTRABAIXO. Admissão/aferição ao 2º grau/6º ano de escolaridade. 1. Escala em uma oitava com respetivo arpejo 50 pontos

CONTRABAIXO. Admissão/aferição ao 2º grau/6º ano de escolaridade. 1. Escala em uma oitava com respetivo arpejo 50 pontos CONTRABAIXO Admissão/aferição ao 2º /6º ano de escolaridade 1. Escala em uma oitava com respetivo arpejo 2. Estudo baseado nos objetivos e conteúdos definidos para o 1º 3. Uma peça musical ou qualquer

Leia mais

INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA VIOLINO CURSO DE MÚSICA TESTES FINAIS E PROVAS GLOBAIS 2016/2017

INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA VIOLINO CURSO DE MÚSICA TESTES FINAIS E PROVAS GLOBAIS 2016/2017 INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA PREPARATÓRIO I VIOLINO CURSO DE MÚSICA TESTES FINAIS E PROVAS GLOBAIS 2016/2017 Uma escala diatónica maior na tonalidade de Ré, Lá ou Sol na extensão de uma oitava e o respectivo

Leia mais

FICHAS DE ENTREGA DO PROGRAMA PARA PROVA DE ACESSO AO 6º GRAU

FICHAS DE ENTREGA DO PROGRAMA PARA PROVA DE ACESSO AO 6º GRAU FICHAS DE ENTREGA DO PROGRAMA PARA PROVA DE ACESSO AO 6º GRAU Acordeão Alaúde Clarinete Contrabaixo Cravo Fagote Flauta de Bisel Flauta Transversal Guitarra Portuguesa Harpa Oboé Órgão Percussão Piano

Leia mais

CURSO BÁSICO DE CANTO GREGORIANO PROGRAMA DE PRÁTICA INSTRUMENTAL - CRAVO 1º GRAU

CURSO BÁSICO DE CANTO GREGORIANO PROGRAMA DE PRÁTICA INSTRUMENTAL - CRAVO 1º GRAU 1º GRAU Desenvolver o tato, o sentido rítmico e melódico e a audição interior; Desenvolver a capacidade de coordenação motora para a aprendizagem da técnica do instrumento; Desenvolver o sentido e a prática

Leia mais

CONTRABAIXO. Admissão/ aferição ao 6º grau/10º ano de escolaridade / Prova de Acesso ao Secundário (variante Jazz)

CONTRABAIXO. Admissão/ aferição ao 6º grau/10º ano de escolaridade / Prova de Acesso ao Secundário (variante Jazz) CONTRABAIXO 1. Uma escala maior e relativa menor (melódica), com respetivos arpejos do acorde perfeito (estado fundamental) na extensão de duas ou três oitavas com posição do polegar 30 pontos 2. Um estudo

Leia mais

ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS. PROGRAMA de CRAVO

ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS. PROGRAMA de CRAVO ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS PROGRAMA de CRAVO DEFINIÇÃO Este documento consiste no PROGRAMA DE CRAVO para o Curso Básico de Música da AMAC - Academia Musical dos Amigos das Crianças. O programa

Leia mais

PLANO CURRICULAR DE DISCIPLINA INSTRUMENTO GUITARRA

PLANO CURRICULAR DE DISCIPLINA INSTRUMENTO GUITARRA PLANO CURRICULAR DE DISCIPLINA INSTRUMENTO GUITARRA ANO LETIVO 2017 / 2018 1. CARGA HORÁRIA A disciplina de instrumento é lecionada semanalmente, de acordo com o quadro que se segue: INICIAÇÃO 1º CICLO

Leia mais

INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA

INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA PROGRAMA DE VIOLONCELO CURSOS BÁSICO E SECUNDÁRIO DE MÚSICA 1º GRAU Postura geral. Movimentos preparatórios com a colocação do arco nas cordas e a mão esquerda. Colocação

Leia mais

SEÇÃO ESCRITA. 1- Escrever as armaduras das seguintes tonalidades (0,1 ponto cada subitem): a) Mi Maior d) Fá# menor. b) Si menor e) Mib menor

SEÇÃO ESCRITA. 1- Escrever as armaduras das seguintes tonalidades (0,1 ponto cada subitem): a) Mi Maior d) Fá# menor. b) Si menor e) Mib menor 1 SEÇÃO ESCRITA 1- Escrever as armaduras das seguintes tonalidades (0,1 ponto cada subitem): a) Mi Maior d) Fá# menor b) Si menor e) Mib menor c) Réb Maior 2- Dadas as tonalidades, escrever a armadura

Leia mais

ACORDEÃO. Admissão/aferição ao 2º grau/6º ano de escolaridade

ACORDEÃO. Admissão/aferição ao 2º grau/6º ano de escolaridade ACORDEÃO Admissão/aferição ao 2º grau/6º ano de escolaridade 1. Uma escala maior na extensão de uma oitava, de livre escolha; Respetivo arpejo sobre o acorde perfeito maior no estado fundamental. 2. Dois

Leia mais

Programa Curricular do módulo de INSTRUMENTO, variante BATERIA. Fornecer um sólido conhecimento técnico do instrumento.

Programa Curricular do módulo de INSTRUMENTO, variante BATERIA. Fornecer um sólido conhecimento técnico do instrumento. Programa Curricular do módulo de INSTRUMENTO, variante BATERIA Objectivos Gerais Fornecer um sólido conhecimento técnico do instrumento. Desenvolver a coordenação entre raciocíniomusical e execução no

Leia mais

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI TECLADO

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI TECLADO MÓDULO I 1º Semestre 1.1 Apresentação do instrumento - Conhecimento das características e possibilidades de uso com seus recursos sonoros e eletrônicos e diferenças entre o teclado e o piano. 1.2 Postura,

Leia mais

Informação para a Prova de Ingresso - 5º Ano

Informação para a Prova de Ingresso - 5º Ano Informação para a Prova de Ingresso - 5º Ano Tipo de Prova: Escrita Duração da prova: 60 minutos Material permitido: Lápis, borracha e esferográfica azul ou preta Identificar e escrever frases musicais

Leia mais

PLANO CURRICULAR DE DISCIPLINA

PLANO CURRICULAR DE DISCIPLINA PLANO CURRICULAR DE DISCIPLINA INSTRUMENTO CONTRABAIXO ANO LECTIVO 2017 / 2018 1. CARGA HORÁRIA A disciplina de instrumento é lecionada semanalmente, de acordo com o quadro que se segue: INICIAÇÃO 1º CICLO

Leia mais

NORMAS PARA INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR

NORMAS PARA INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR NORMAS PARA INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR Cursos de Educação Artística Licenciatura com Habilitação em Música, Música Bacharelado com Habilitação em Instrumento e Música Bacharelado

Leia mais

PLANO CURRICULAR DE DISCIPLINA CANTO CURSO BÁSICO DE INSTRUMENTO- CANTO CURSO DE FORMAÇÃO MUSICAL

PLANO CURRICULAR DE DISCIPLINA CANTO CURSO BÁSICO DE INSTRUMENTO- CANTO CURSO DE FORMAÇÃO MUSICAL PLANO CURRICULAR DE DISCIPLINA CANTO CURSO BÁSICO DE INSTRUMENTO- CANTO CURSO DE FORMAÇÃO MUSICAL ANO LETIVO 2017-2018 PLANO CURRICULAR DE DISCIPLINA 1- INTRODUÇÃO: A prática vocal desenvolvida no Conservatório

Leia mais

Informação para os Testes de Ingresso Prova de Execução Instrumental - 5º Ano

Informação para os Testes de Ingresso Prova de Execução Instrumental - 5º Ano Percussão planificações da disciplina. 1 Peça de Peles (2) 1 Peça de Lâminas (2) 1 Peça de Peles 1 Peça de Lâminas Notas: 1 A seleção do programa a executar realiza-se no momento da prova. 2 - Cada andamento

Leia mais

Valores: R$ 21,00 (comerciário/dependente), R$ 37,00 (conveniado) e R$ 48,00 (usuário).

Valores: R$ 21,00 (comerciário/dependente), R$ 37,00 (conveniado) e R$ 48,00 (usuário). CURSOS DE MÚSICA DO SESC (2º Semestre) MODALIDADE INICIANTE 1) VIOLÃO POPULAR Este curso está direcionado ao estudo da música popular com acompanhamento harmônico. Serão praticadas canções do repertório

Leia mais

INST I T U T O G R E G O RI A N O D E L ISB O A

INST I T U T O G R E G O RI A N O D E L ISB O A 1º G R A U ão rigorosa; a a sua extensão; esquerda; auxílio de dedilhações escritas. arpejos Sol M, Ré M, Lá M, Mi M (na extensão de uma oitava); Sol M, Lá M, Sib M (na extensão de duas oitavas). As escalas

Leia mais

INST I T U T O G R E G O RI A N O D E L ISB O A

INST I T U T O G R E G O RI A N O D E L ISB O A 1º G R A U viola de arco no ombro, numa postura o mais natural possível; ade e afinação rigorosa; a a sua extensão; o 1º, 2º e 3º dedos da mão esquerda; auxílio de dedilhações escritas. arpejos Dó M, Sol

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PROCESSO DE SELEÇÃO E ACESSO ÀS VAGAS OCIOSAS CANDIDATOS AOS CURSOS DE MÚSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PROCESSO DE SELEÇÃO E ACESSO ÀS VAGAS OCIOSAS CANDIDATOS AOS CURSOS DE MÚSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PROCESSO DE SELEÇÃO E ACESSO ÀS VAGAS OCIOSAS - 2013 CANDIDATOS AOS CURSOS DE MÚSICA Testes de Habilidades Específicas Informativo THE - Música CANDIDATOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS UNIDADE ACADÊMICA DE ARTE E MÍDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS UNIDADE ACADÊMICA DE ARTE E MÍDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS UNIDADE ACADÊMICA DE ARTE E MÍDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA Teste de Habilidade Específica (THE) O Teste de Habilidade Específica (THE)

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular Violoncelo

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular Violoncelo Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 - Violoncelo I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano Disciplina de Educação Musical METAS DE APRENDIZAGEM Domínios e Subdomínios Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação: Interpretação e Comunicação INDICADORES

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO DE CERTIFICAÇÃOEM HABILIDADES

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU DEA CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE

GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU DEA CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU DEA CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE INFORME PROCESSO DE SELEÇÃO 2015 PARA O INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS

Leia mais

HORÁRIO DAS OFICINAS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA Semestre

HORÁRIO DAS OFICINAS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA Semestre HORÁRIO DAS OFICINAS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA Semestre 2017.2 APRECIAÇÃO MUSICAL OFICINA DE APRECIAÇÃO MUSICAL - A PARTIR DE 18 ANOS Análise de literatura musical e análise de instrumentos (seus timbres,

Leia mais

- MATRIZES DAS DISCIPLINAS -

- MATRIZES DAS DISCIPLINAS - - MATRIZES DAS DISCIPLINAS - FORMAÇÃO MUSICAL Anexo II Matrizes das Disciplinas Admissões 2015/2016 Página 30 de 80 1. DITADOS RÍTMICOS FORMAÇÃO MUSICAL ACESSO AO 2º GRAU PROVA ESCRITA 1.1. Duas frases

Leia mais

FUC - ANEXO. Repertório - Contrabaixo - Instrumento I VI

FUC - ANEXO. Repertório - Contrabaixo - Instrumento I VI Área de Cordas e Corda Dedilhada 2015/2016 FUC - ANEXO Repertório - Contrabaixo - Instrumento I VI Licenciatura em Música, Variante de Instrumento (5508/10) Área científica: Pratica Artística Musical Unidade

Leia mais

LICENCIATURA EM MÚSICA REGULAMENTO DO PRÉ-REQUISITO DA CANDIDATURA Ano Letivo 2016/2017

LICENCIATURA EM MÚSICA REGULAMENTO DO PRÉ-REQUISITO DA CANDIDATURA Ano Letivo 2016/2017 LICENCIATURA EM MÚSICA REGULAMENTO DO PRÉ-REQUISITO DA CANDIDATURA Ano Letivo 2016/2017 1. A candidatura de acesso ao curso de Licenciatura em Música da Universidade de Aveiro exige a satisfação de um

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular Viola

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular Viola Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 - Viola I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal do Rio

Leia mais

42. Construa a escala maior e indique os tetracordes de cada uma das tonalidades indicadas abaixo:

42. Construa a escala maior e indique os tetracordes de cada uma das tonalidades indicadas abaixo: Escalas Exercícios 42. Construa a escala maior e indique os tetracordes de cada uma das tonalidades indicadas abaixo: A. SOL maior B. LA maior C. SI maior D. FA maior E. MI maior F. RE maior 89 43. Construa

Leia mais

ANEXO II Conteúdo Programático e Critérios de Avaliação

ANEXO II Conteúdo Programático e Critérios de Avaliação ANEXO II Conteúdo Programático e Critérios de Avaliação CURSO TÉCNICO EM CANTO Obs.: os candidatos inscritos em Canto Lírico realizarão a disciplina de prática de conjunto exclusivamente no Estúdio Ópera;

Leia mais

Critérios de Avaliação Disciplina: Orquestra de Sopros 2º CICLO

Critérios de Avaliação Disciplina: Orquestra de Sopros 2º CICLO 2º CICLO DOMÍNIO DA CRITÉRIOS GERAIS PERFIL DO ALUNO: DESCRITORES GERAIS INSTRUMENTOS INDICADORES DE % Coordenação psico-motora. Sentido de pulsação/ritmo/harmonia/ fraseado. COGNITIVOS: APTIDÕES CAPACIDADES

Leia mais

ANEXO II Conteúdo Programático e Critérios de Avaliação

ANEXO II Conteúdo Programático e Critérios de Avaliação ANEXO II Conteúdo Programático e Critérios de Avaliação CURSO TÉCNICO EM CANTO Obs.: os candidatos inscritos em Canto Lírico realizarão a disciplina de prática de conjunto exclusivamente no Estúdio Ópera;

Leia mais

ANEXO III CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA SIS/UEA - TRIÊNIO 2014/2016

ANEXO III CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA SIS/UEA - TRIÊNIO 2014/2016 ANEXO III CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA SIS/UEA - TRIÊNIO 2014/2016 1. PROVAS DE HABILIDADES ESPECÍFICAS 1.1 Curso de Música A prova do curso de música está organizada em duas

Leia mais

Escola de Artes SAMP. Matriz para a Prova de Passagem Formação Musical

Escola de Artes SAMP. Matriz para a Prova de Passagem Formação Musical Matriz para a Prova de Passagem Formação Musical Preparatório PROVA MELÓDICA Reprodução de intervalos Capacidade de reproduzir sons e respetivas distâncias sonoras Canto de uma melodia Conhecimento de

Leia mais

CURSO DE MÚSICA MANUAL DO CANDIDATO

CURSO DE MÚSICA MANUAL DO CANDIDATO CURSO DE MÚSICA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO DE CERTIFICAÇÃO EM HABILIDADES ESPECÍFICAS UFU 2016-2 EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS 10/2016 Composição da Certificação A Certificação de Habilidades Específicas

Leia mais

1- PROVA OBJETIVA DE TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL (DE MÚLTIPLA ESCOLHA A, B, C, D E E).

1- PROVA OBJETIVA DE TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL (DE MÚLTIPLA ESCOLHA A, B, C, D E E). A Prova de Habilidade Específica em Música compreenderá: a) uma Prova Objetiva de Teoria e Percepção Musical e b) uma Prova Prática, cada uma delas eliminatória e classificatória. As provas versarão sobre

Leia mais

INST I T U T O G R E G O RI A N O D E L ISB O A

INST I T U T O G R E G O RI A N O D E L ISB O A 1º G R A U da viola de arco no ombro, numa postura o mais natural possível; ãos, com vista à obtenção de boa sonoridade e afinação rigorosa; a a sua extensão; ª posição, com a utilização de todos os dedos

Leia mais

CURSO BÁSICO DE MÚSICA PROGRAMA DE CRAVO 1º GRAU

CURSO BÁSICO DE MÚSICA PROGRAMA DE CRAVO 1º GRAU 1º GRAU Desenvolver o tato, o sentido rítmico e melódico e a audição interior. Desenvolver a capacidade de coordenação motora para a aprendizagem da técnica do instrumento. Desenvolver a execução correta

Leia mais

Desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação - Interpretação e comunicação

Desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação - Interpretação e comunicação DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E Educação Musical 6º ANO B Ano Letivo: 06/07. Introdução / Finalidades A música enquanto disciplina tem como um dos objetivos fundamentais o desenvolvimento do pensamento

Leia mais

Resolução 031/93 - CONSUNI (Alterada pelas Resoluções 041/94 - CONSUNI e 015/96 - CONSEPE)

Resolução 031/93 - CONSUNI (Alterada pelas Resoluções 041/94 - CONSUNI e 015/96 - CONSEPE) Resolução 031/93 - CONSUNI (Alterada pelas Resoluções 041/94 - CONSUNI e 015/96 - CONSEPE) Cria o curso de Música - Bacharelado -, com as opções "Instrumento: Piano" e "Instrumento: Violino", a ser oferecido

Leia mais

ANEXO III CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROVAS DE HABILIDADES ESPECÍFICAS CURSOS DE MÚSICA, DANÇA E TEATRO VESTIBULAR 2013 CRONOGRAMA

ANEXO III CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROVAS DE HABILIDADES ESPECÍFICAS CURSOS DE MÚSICA, DANÇA E TEATRO VESTIBULAR 2013 CRONOGRAMA ANEXO III CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROVAS DE HABILIDADES ESPECÍFICAS CURSOS DE MÚSICA, DANÇA E TEATRO VESTIBULAR 2013 O concurso Vestibular para os cursos de Música, Dança e Teatro compreendem, além das

Leia mais

ANEXO 4 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS PROVAS DE AFERIÇÃO E EXAMES DOS DIFERENTES INSTRUMENTOS PARA O ENSINO ESPECIALIZADO DE MÚSICA

ANEXO 4 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS PROVAS DE AFERIÇÃO E EXAMES DOS DIFERENTES INSTRUMENTOS PARA O ENSINO ESPECIALIZADO DE MÚSICA ANEXO 4 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS PROVAS DE AFERIÇÃO E EXAMES DOS DIFERENTES INSTRUMENTOS PARA O ENSINO ESPECIALIZADO DE MÚSICA 1 GRUPO DE SOPROS A- Conteúdos programáticos das Provas de Aferição 1.

Leia mais

Escola de Artes SAMP. Matriz de Prova Final de Avaliação de Violoncelo 1º Grau Conteúdos (mínimos) Objectivos Cotações

Escola de Artes SAMP. Matriz de Prova Final de Avaliação de Violoncelo 1º Grau Conteúdos (mínimos) Objectivos Cotações Matriz de Prova Final de Avaliação de Violoncelo 1º Grau Duas das seguintes escalas numa oitava (mínimo): - Sol M - Ré M - Dó M Um estudo de entre os métodos propostos para o nível do grau em que se encontra

Leia mais

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL I Leitura musical em duas claves de referência: sol e fá na 4º linha. Percepção auditiva. sistemas diatônicos.

Leia mais

Grelhas de conteúdos programáticos

Grelhas de conteúdos programáticos Grelhas de conteúdos programáticos > disciplina de Iniciação Musical ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS AMAC - GRELHAS DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA DISCIPLINA DE INICIAÇÃO MUSICAL 1 RITMO frases

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES EDUCAÇÃO MUSICAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º ANO 2016/2017 Metas Conceitos Conteúdos Objetivos Avaliação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Assinatura: PROVA COLETIVA

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Assinatura: PROVA COLETIVA PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA Nome do Candidato: Inscrição: Assinatura: PROVA COLETIVA 1- A prova está dividida em 4 questões com as seguintes pontuações:

Leia mais

PROGRAMA DAS PROVAS DE HABILIDADES ESPECÍFICAS ESCOLA DE MÚSICA

PROGRAMA DAS PROVAS DE HABILIDADES ESPECÍFICAS ESCOLA DE MÚSICA PROGRAMA DAS PROVAS DE HABILIDADES ESPECÍFICAS ESCOLA DE MÚSICA CURSO: MÚSICA / BACHARELADO - HABILITAÇÃO EM INSTRUMENTO OU CANTO PROVA PRÁTICA DE INSTRUMENTO OU CANTO INFORMAÇÕES PRELIMINARES: A Prova

Leia mais

ANEXO III CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROVAS DE HABILIDADES ESPECÍFICAS CURSOS DE MÚSICA, DANÇA E TEATRO VESTIBULAR 2014

ANEXO III CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROVAS DE HABILIDADES ESPECÍFICAS CURSOS DE MÚSICA, DANÇA E TEATRO VESTIBULAR 2014 ANEXO III CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROVAS DE HABILIDADES ESPECÍFICAS CURSOS DE MÚSICA, DANÇA E TEATRO VESTIBULAR 2014 O concurso Vestibular para os cursos de Dança, Música e Teatro compreendem, além das

Leia mais

Metas de Aprendizagem: Educação Musical (2º Ciclo)

Metas de Aprendizagem: Educação Musical (2º Ciclo) Metas de Aprendizagem: Educação Musical (2º Ciclo) Domínio: Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação Subdomínio: Interpretação e Comunicação Meta Final 1) O aluno canta a solo e em grupo,

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2017

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2017 1 Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2017 I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO ESCOLA SUPERIOR DE ARTES APLICADAS. Concurso Local de Acesso

INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO ESCOLA SUPERIOR DE ARTES APLICADAS. Concurso Local de Acesso INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO ESCOLA SUPERIOR DE ARTES APLICADAS Concurso Local de Acesso Licenciatura em música VARIANTE DE INSTRUMENTO E VARIANTE DE CANTO I 1. Memorização e escrita de melodia

Leia mais

- MATRIZES DAS DISCIPLINAS -

- MATRIZES DAS DISCIPLINAS - - MATRIZES DAS DISCIPLINAS - SOPROS E PERCUSSÃO Anexo II Matrizes das Disciplinas Admissões 2017/2018 Página 45 de 81 FLAUTA DE BISEL, FLAUTA TRANSVERSAL, OBOÉ, CLARINETE, FAGOTE E SAXOFONE Admissão/aferição

Leia mais

/academiamusicafundao

/academiamusicafundao /academiamusicafundao GOVERNO DO AVA M U S I C A L E D I T I O N S www.pa.gov.br 1 - O Concurso Internacional Cidade do Fundão está organizado em cinco variantes: Piano, Guitarra, Violino, Canto e Violoncelo.

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Educação Musical 7º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Educação Musical 7º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Educação Musical 7º Ano 1º Semestre COMPETÊNCIAS TEMAS/UNIDADES CONTEÚDOS Aulas Previstas _34_ - Toca os instrumentos com postura correcta; - Interpreta um ostinato rítmico

Leia mais

EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2017 SUMÁRIO 1. SOBRE O ENSINO BÁSICO DE MÚSICA... 3 2. SOBRE A ETAPA DA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL... 3 3. SOBRE A ETAPA DA INICIAÇÃO MUSICAL... 3 4. SOBRE AS PRÁTICAS COMPLEMENTARES...

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS)

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS) 1 Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS) Curso de Licenciatura em Música DISCIPLINAS ELETIVAS / EMENTAS Análise Musical

Leia mais

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL II Teoria e Percepção Musical II. Desenvolvimento da leitura musical em quatro claves de referência:

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Alentejo Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal DEPARTAMENTO CURRICULAR DE EXPRESSÕES Critérios de Avaliação Quadriénio 2014/2018

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INSTRUMENTO PRINCIPAL III Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INSTRUMENTO PRINCIPAL III Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular INSTRUMENTO PRINCIPAL III Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Jazz e Música Moderna 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

001. Prova de Conhecimento e Habilidade em Música

001. Prova de Conhecimento e Habilidade em Música vestibular 2014 001. Prova de Conhecimento e Habilidade em Música presencial Confira seus dados impressos neste caderno. Esta prova contém 30 questões objetivas e terá duração total de 2 horas. Para cada

Leia mais

Formação Musical 3.º Ciclo do Ensino Básico Prova Escrita e Oral

Formação Musical 3.º Ciclo do Ensino Básico Prova Escrita e Oral Informação - Prova de Equivalência à Frequência Formação Musical 3.º Ciclo do Ensino Básico Prova Escrita e Oral Ano Letivo 2016/2017 Introdução O presente documento visa divulgar as características da

Leia mais

Desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação - Interpretação e comunicação

Desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação - Interpretação e comunicação Educação Musical º ANO C Ano Letivo: 0/0. Introdução / Finalidades A música enquanto disciplina tem como um dos objetivos fundamentais o desenvolvimento do pensamento musical dos alunos, através da compreensão

Leia mais

INFORME DO EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03 /2017 PRIMEIRA ETAPA REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA

INFORME DO EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03 /2017 PRIMEIRA ETAPA REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA INFORME DO EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03 /2017 PRIMEIRA ETAPA REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC torna público

Leia mais

ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS. PROGRAMA de VIOLETA

ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS. PROGRAMA de VIOLETA ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS PROGRAMA de VIOLETA DEFINIÇÃO Este documento consiste no PROGRAMA DE VIOLETA para o Curso Básico de Música da AMAC - Academia Musical dos Amigos das Crianças. O

Leia mais

Planificação das aulas de Expressão Musical na Escolinha da Tia Ló. 3º ano ( )

Planificação das aulas de Expressão Musical na Escolinha da Tia Ló. 3º ano ( ) Planificação das aulas de Expressão Musical na Escolinha da Tia Ló 3º ano (15.15 15.45) 1.ª FASE Motivação e Organização geral 15/09 (sala de aula) Musicais Reconhecer a musica como forma de comunicação

Leia mais

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI GUITARRA

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI GUITARRA MÓDULO I 1º Semestre 1.1 Apresentação do instrumento. Conhecer o instrumento fisicamente bem como suas características. Nomes das partes e funções. 1.2 Afinação e postura. Postura corporal correta e a

Leia mais

UEL Prova de Habilidades Específicas. Vestibular. M Ú S I C A 2 5 / 0 9 / M a t u t i n o P r o v a C o l e t i v a.

UEL Prova de Habilidades Específicas. Vestibular. M Ú S I C A 2 5 / 0 9 / M a t u t i n o P r o v a C o l e t i v a. Prova de Habilidades Específicas M Ú S I C A 2 5 / 0 9 / 2 0 1 6 M a t u t i n o P r o v a C o l e t i v a Nome do Candidato: Inscrição: Assinatura: PROVA COLETIVA 1- A prova está dividida em 4 questões

Leia mais

FORMAÇÃO MUSICAL 9.º Ano/5.º Grau

FORMAÇÃO MUSICAL 9.º Ano/5.º Grau Informação - Prova de Equivalência à Frequência FORMAÇÃO MUSICAL 9.º Ano/5.º Grau Ano Letivo 2015/2016 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência

Leia mais

Informamos que ainda estão abertas as inscrições para os Cursos Livres Internos relacionados:

Informamos que ainda estão abertas as inscrições para os Cursos Livres Internos relacionados: SECRETARIA PEDAGÓGICA COMUNICADO 28/2016 CURSOS LIVRES INTERNOS PARA ALUNOS DA EMESP Prezados (as) Alunos (as), Informamos que ainda estão abertas as inscrições para os Cursos Livres Internos relacionados:

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018 1 Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018 I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Planificação das aulas de Expressão Musical na Escolinha da Tia Ló. 4º ano ( )

Planificação das aulas de Expressão Musical na Escolinha da Tia Ló. 4º ano ( ) Planificação das aulas de Expressão Musical na Escolinha da Tia Ló 4º ano (13.45 14.15) 1.ª FASE Motivação e Organização geral 15/09 (sala de aula) Musicais Reconhecer a musica como forma de comunicação

Leia mais

29 de junho a 2 de julho de Departamento de Música da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP

29 de junho a 2 de julho de Departamento de Música da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP CAIO PAGANO 29 de junho a 2 de julho de 2016 Departamento de Música da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP Inscrições até 30 de maio de 2016 Informações: www.ffclrp.usp.br/musica

Leia mais

PROGRAMA DAS PROVAS DE HABILIDADES ESPECÍFICAS

PROGRAMA DAS PROVAS DE HABILIDADES ESPECÍFICAS PROGRAMA DAS PROVAS DE HABILIDADES ESPECÍFICAS ESCOLA GUIGNARD CURSOS: ARTES PLÁSTICAS / BACHARELADO EDUCAÇÃO ARTÍSTICA / LICENCIATURA - HABILITAÇÃO EM ARTES PLÁSTICAS DESENHO O candidato deverá demonstrar

Leia mais

Cursos do Conservatório Vocacionais. Cursos Profissionais

Cursos do Conservatório Vocacionais. Cursos Profissionais Cursos do Conservatório Vocacionais Piano, Canto, Violino, Guitarra, Saxofone, Harpa e de um modo geral todos os instrumentos de orquestra. Cursos Profissionais A Escola Profissional das Artes da Madeira

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 Música Popular Canto e instrumentos musicais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 Música Popular Canto e instrumentos musicais Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 Música Popular Canto e instrumentos musicais I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 Regência Coral

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 Regência Coral Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 Regência Coral I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal

Leia mais

Processo Seletivo UFAL 2013 Curso

Processo Seletivo UFAL 2013 Curso CADERNO DE QUESTÕES Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes ICHCA TESTE ESPECÍFICO PROVA ESCRITA Processo

Leia mais

CURSO: MÚSICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL II Desenvolvimento da percepção dos elementos da organização musical, através de atividades práticas; utilização de elementos

Leia mais

Sugestões Metodológicas: Estratégias/Atividades. Metas de Aprendizagem

Sugestões Metodológicas: Estratégias/Atividades. Metas de Aprendizagem Ano Letivo - 2012/201 Conteúdos Objetivos Curriculares Metas de Aprendizagem Sugestões Metodológicas: Estratégias/Atividades Avaliação Calendarização Dinâmica Forma Ficheiro 1 Reconhece diferentes timbres,

Leia mais

AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CLASSES DE CONJUNTO

AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CLASSES DE CONJUNTO Educação Artística Especializada AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CLASSES DE CONJUNTO 2016-17 Curso Básico 1.º grau ao 5.º grau Critérios de 2 Diretor Pedagógico, Prof. Antero Leite Coordenador do

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Formação Musical - 2º Ciclo Contínua DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO Leitura - Ler frases rítmicas em diferentes unidades de tempo e compassos;

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código EDUCAÇÃO MUSICAL:

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código EDUCAÇÃO MUSICAL: EDUCAÇÃO MUSICAL: A Música é uma forma do conhecimento cuja linguagem é o som. A experiência musical viva e criativa é a base de todas as aprendizagens. As vivências e os pensamentos musicais dos alunos

Leia mais

3 A 7 JUNHO 2013 APOIO ESTRUTURA FINANCIADA POR EDITIONS

3 A 7 JUNHO 2013 APOIO ESTRUTURA FINANCIADA POR EDITIONS P I A N O : V I O L O N C E L O ESTRUTURA FINANCIADA POR APOIO 3 A 7 JUNHO 2013 avamusical EDITIONS ÍNDICE Apresentação e objectivos 2 Regulamento Piano e Violoncelo 2 1 Datas 3 2 Participantes 3 3 Provas

Leia mais

ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS. PROGRAMA de PIANO

ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS. PROGRAMA de PIANO ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS PROGRAMA de PIANO DEFINIÇÃO Este documento consiste no PROGRAMA DE PIANO para os Cursos Básico e Secundário de Música da AMAC - Academia Musical dos Amigos das

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE ARTES (DEART) CURSO DE MÚSICA LICENCIATURA PLANO DE ENSINO. Disciplina Regência Coral

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE ARTES (DEART) CURSO DE MÚSICA LICENCIATURA PLANO DE ENSINO. Disciplina Regência Coral UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE ARTES (DEART) CURSO DE MÚSICA LICENCIATURA PLANO DE ENSINO Disciplina Regência Coral Código Período Carga Horária 5779-4 2012/1 Regular 60 horas Horário

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO MUSICAL

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO MUSICAL EDUCAÇÃO MUSICAL 1. INTRODUÇÃO O presente documento, visa dar a conhecer, aos diversos intervenientes no processo de exames, o objeto de avaliação da Prova Escrita e da Prova Prática, a sua estrutura,

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2017

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2017 1 Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2017 I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Planificação Anual Música 3.º Ciclo

Planificação Anual Música 3.º Ciclo Planificação Anual Música 3.º Ciclo Domínios Objetivos Gerais Organizadores da Aprendizagem Desenvolvimento de competências no domínio de práticas vocais e instrumentais diferenciadas; Desenvolvimento

Leia mais