MATERIAIS E PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SOLADOS: DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS EM EMPRESAS CALÇADISTAS NO MUNICÍPIO DE FRANCA-SP.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATERIAIS E PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SOLADOS: DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS EM EMPRESAS CALÇADISTAS NO MUNICÍPIO DE FRANCA-SP."

Transcrição

1 44 MATERIAIS E PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SOLADOS: DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS EM EMPRESAS CALÇADISTAS NO MUNICÍPIO DE FRANCA-SP. RESUMO MELO JÚNIOR, Tadeu Artur de 1 SANTOS, Cristina dos 2 O solado é parte fundamental da arquitetura da construção do calçado. É o componente que oferece ao usuário conforto, leveza, flexibilidade, mantendo os princípios de durabilidade e abrasão. Na construção do solado, vários materiais podem ser empregados: desde a borracha, que pode ser de origem natural (e usada desde a antiguidade) ou sintética (borrachas termoplásticas, como exemplo, o TR), EVA, PU e PVC, sendo necessário conhecer os materiais utilizados em sua fabricação. Dessa forma o presente trabalho tem como objetivo reconhecer o uso da borracha e de outros materiais para fabricação de solados, descrever os principais processos aplicados e identificar os resíduos gerados nesse processo produtivo. Também são apresentados os dados sobre arranjo produtivo de solados existente na cidade de Franca, SP, como forma de obter resultados sobre a destinação de resíduos do setor calçadista no município. Para tanto, foram empregados os seguintes métodos: o levantamento bibliográfico exploratório e pesquisa de campo descritiva com coleta de dados primários e secundários, subsidiando uma análise qualitativa. Como resultado, foi possível compreender melhor os processos e tecnologias empregadas na produção de solados, os tipos distintos de materiais usados, as formas de destinação dos resíduos gerados, bem como iniciativas para minimizar os impactos ambientais. Essa estratégia pode favorecer empresas do segmento no atual mercado competitivo, promovendo inovação tecnológica e sustentabilidade, através de reciclagem de borracha e uso de produção mais limpa, minimizando o uso de insumos e aumentando a eficiência da produção, além de reduzir impactos ambientais. Palavras-chave: Borracha; Indústria Calçadista; Franca; Materiais; Solados. ABSTRACT The sole is a fundamental part on architecture to the footwear building. That is the component which performs the contact with the ground, and should offer the user comfort, lightness, flexibility, durability and abrasion. In the sole construction, many materials could be used: since the rubber which may be natural (and used since antiquity) or synthetic (thermoplastic rubbers, for example, TR) EVA, PU and PVC, and others. Thus, it is necessary to thoroughly understand the materials used in its manufacture, in order to obtain the final product with good results and quality. The main polymer manufacturing processes are associated with soles extrusion, molding, 1 Mestre em Ciências Biológicas pela UNESP de Rio Claro e Docente da FATEC - Faculdade de Tecnologia de Franca Dr. Thomaz Novelino. tadeufatecfranca@gmail.com. 2 Tecnóloga em Gestão da Produção Industrial pela FATEC - Faculdade de Tecnologia de Franca Dr. Thomaz Novelino. cristinasantos_05@hotmail.com.

2 45 casting, and calendering. This paper aims to describe the rubber and other materials uses to soles manufacture and describes the main processes applied in this production process. Also, they are presented soles production data on Franca, São Paulo pole arrangement, and results on the waste disposal of the footwear industry in this city. For this, we use the following methods: literature related to the subject, and data collected in the field through surveys at a rubber industry, trade unions (SINDIFRANCA and SINDIBOR) and on City Hall, Franca, SP. This study helps to better understand the processes and technologies used in the production of soles, featuring different types of materials used in the production of soles, so you can understand the advantages and disadvantages of their use. This strategy can promote technological innovation and sustainability in the current competitive market, through recycling rubber and clean production model, minimizing the use of raw materials and increasing production efficiency and reduce environmental impacts. Keywords: Footwear Industry; Franca; Materials; Rubber; Sole. INTRODUÇÃO Calçados são bens de consumo amplamente usados e comercializados. No ano de 2014, foram comercializados aproximadamente 22 bilhões de pares no mundo (WFC, 2014). O Brasil ocupou a 22ª colocação no ranking mundial de exportações em 2010, na categoria de calçados e couros. No ano seguinte, 2011, estes produtos foram o 13º produto mais importante na pauta de exportações do país, totalizando um valor de 3,6 bilhões de dólares (MDIC/SECEX, 2011). Franca é uma cidade com cerca de 347 mil habitantes, que localiza-se na região Nordeste do Estado de São Paulo (IBGE, 2017). É o nono maior município do interior paulista, considerada como grande pólo produtor calçadista, sendo denominada a capital do calçado masculino, com 1015 empresas em atividade (IEMI; SINDIFRANCA, 2011). No ano de 2010, Franca empregava uma média mensal de trabalhadores no setor calçadista. Em 2016, após a sequência de anos em crise econômica, foi notada uma queda de mais de 15% na taxa de empregabilidade, totalizando uma média mensal de sapateiros (IEMI; SINDIFRANCA, 2011, IBGE, 2016). Conforme MDIC/SECEX (2015), este município exportou em 2014 US$ ,00 referentes a calçados, o que representou 46,5% do total de produtos exportados pela cidade nesse período.

3 46 Segundo Dias et al. (2014), os países importadores de couro e calçados, especialmente se considerando o mercado americano e europeu, estão ainda mais exigentes quanto ao processo produtivo e quanto a qualidade e impactos ambientais promovidos pelas indústrias desse segmento. Para atender essas exigências, as indústrias calçadistas têm buscado novas tecnologias, meios e métodos para obter um produto de qualidade com preço acessível, atendendo as requisições do consumidor. O resultado final do calçado elaborado está inteiramente ligado a detalhes de sua fabricação. Dessa forma, torna-se necessária uma análise de materiais usados (ASHBY, 2007). No presente artigo, o foco será destinado ao solado. O solado é parte fundamental da arquitetura da construção do calçado. É o componente que realiza contato com o solo, oferecendo ao usuário conforto, leveza, flexibilidade, segurança, e proteção contra impactos, prevenindo os pés de lesões e problemas ortopédicos (IOF, 2013). Na construção do solado, vários materiais podem ser empregados: desde modelos clássicos usando couro, borrachas de origem natural ou sintética, além de outros materiais (IBTEC, 2007). A composição, utilidade e vantagens são distintas para cada material usado. Portanto, é de extrema importância conhecer os tipos e quantidades de materiais na produção do solado, para que se possa entender vantagens e desvantagens de seu uso. O presente trabalho tem como objetivo reconhecer o uso da borracha e de outros materiais para fabricação de solados, descrever os principais processos aplicados e identificar os resíduos gerados nesse processo produtivo. Também são apresentados os dados sobre arranjo produtivo de solados existente na cidade de Franca, SP, como forma de obter resultados sobre a destinação de resíduos do setor calçadista no município. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se o levantamento bibliográfico de caráter exploratório com coleta de dados em dois sindicatos: calçadista (SINDIFRANCA) e de produtos de borracha (SINDIBOR). Além disso, foi realizada pesquisa de campo de nível descritivo, em uma indústria que recicla placas e resíduos de borracha, situada em Franca-SP, e na Empresa Municipal para o Desenvolvimento (EMDEF) ligada a Prefeitura de Franca-SP, oportunizando uma análise sob a abordagem qualitativa.

4 47 O trabalho irá permear sobre os materiais e métodos de produção do solado e apresentar dados sobre destinação de resíduos sólidos do setor calçadista na região de Franca, com ênfase a tecnologias empregadas para correta destinação de borrachas. 1. PRODUÇÃO DE SOLADO: MATERIAIS E FABRICAÇÃO Os solados foram inicialmente construídos usando couro de animais. Na elaboração dos solados modernos, diversos materiais podem ser empregados: desde a borracha, que pode ser de origem natural (NR, natural rubber), usada desde a antiguidade, ou sintéticas (SR, synthetic rubber) usadas principalmente a partir de meados do século XX (IBTEC, 2007; MELO JÚNIOR, 2014). As borrachas naturais (NR) é obtida através de extração do látex das seringueiras (Hevea brasilienses; IBTEC, 2007, p. 55). É importante matéria prima para a indústria, tendo como composição básica hidrocarbonetos, protéinas e extrato cetônico, sendo usada atualmente para produção de mais de artigos diferentes (CTCCA, 2002; TORMENTO, 2007). As borrachas sintéticas (SR), são derivadas do petróleo, usadas para atendimento de condições específicas de produtos onde são empregadas. Além disso, atendem o mercado em tempos de escassez ou elevação de preço da borracha natural (NR), como já ocorreu em determinadas épocas (TORMENTO, 2007; MELO JÚNIOR, 2014). Além da borracha natural e sintética, os principais materiais utilizados na produção de solados atualmente são termoplásticos como o PVC e TR, sendo também comum o uso de poliuretano (PU) e de um tipo especial de borracha, o EVA (CTCCA, 2002; IBTEC, 2007). O Quadro 1 situado a seguir, permite a visualização desses principais materiais usados, sendo fornecidas informações resumidas sobre o princípio ou formulação, bem como suas principais características. Quadro 1 - Principais materiais usados na produção de solados, com características. MATERIAL NOMENCLATURA CARACTERÍSTICAS NR (natural) Elastômero Elasticidade e tração na ruptura SR (sintética) Elastômero derivado petróleo Abrasão e colagem PU Poliuretano Leveza e conforto

5 48 TR Borracha termoplástica Flexibilidade e reciclagem total EVA Etileno Acetato de Vinila Fácil pigmentação e leveza TPU Poliuretano Termoplástico Resistência ao rasgo e hidrólise PVC Cloreto de Vinila Boa adesão e isolamento Legenda: NR Borracha Natural SR Borracha sintética Fontes: CTCCA (2002); IBTEC (2007). Historicamente, houve progressiva evolução na pesquisa e uso de novos materiais para a construção de solados. Inicialmente, foi usado couro e com o tempo houve adição de borracha natural, vulcanizada e não vulcanizada (Tabela 2). A partir das décadas de 60 e 70, houve introdução de diversos novos materiais, principalmente: PVC, PU, TR, e EVA (IBTEC, 2007), conforme pode-se observar no Quadro 2, a seguir. Quadro 2 - Evolução do uso de materiais para fabricação de solados entre Couro Couro Couro Couro Couro Couro Couro Couro BNV BNV BV BNV BV BNV BV BNV BV BNV BV BNV BV BNV BV PVC PVC PVC PVC PVC PU PU PU PU TR TR TR TR EVA EVA EVA EVA Legenda: BNV Borracha não vulcanizada; BV Borracha vulcanizada; PVC policloreto de vinila; TR borracha termoplástica; PU Poliuretano termoplástico; EVA Etileno Acetato de Vinila. Fonte: IBTEC (2007). Após a apresentação desses materiais, torna-se relevante apresentar as etapas do processo produtivo de solados ETAPAS DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE SOLADOS Segundo Canevarolo (2002), os principais processos de fabricação, em função dos tipos de polímeros utilizados, são: (1) Borrachas moldagem, extrusão e calandragem; (2) Termoplásticos extrusão, moldagem por injeção, moldagem

6 49 rotacional e moldagem por sopro. O s dois primeiros são os mais usados na indústria calçadista; (3) Termofixos fundição e moldagem. No presente trabalho, são apresentadas características específicas da produção de solados fabricados em borracha. As borrachas que serão utilizadas na fabricação de solados precisam ser processadas, com o objetivo de obter a forma final desejada. Isso ocorre através da transformação da matéria-prima em barras ou chapas, sendo posteriormente cortada (FERRANTE, 2002). Pode-se descrever o processo de produção de solados de borracha em três etapas: (1) Produção da massa de borracha; (2) Moldagem, prensagem e vulcanização do solado; (3) Acabamento e obtenção do produto final (MELO JÚNIOR, 2014). A primeira etapa, produção da massa de borracha para solados depende da formulação química, onde inicialmente são determinados e pesados, usando balança de precisão, os componentes químicos (diferentes tipos de borracha, enxofre, sílica, TNTD, aceleradores, pigmentos, e diversos tipos de cargas, como negro de fumo, entre outros componentes (PECORARI, 2007). Nessa etapa é preparada a ficha técnica, determinando a produção da massa de borracha a ser utilizada. Através de formulação se preparam as características e especificações técnicas, como por exemplo: modelo, tamanho (comprimento e largura), cor (ou cores), espessura e outros detalhes. Esses produtos, dispostos em pequenos sacos plásticos, são misturados em uma máquina denominada misturador ou banbury, onde sofrem transformação nos rotores aquecidos. Nesse equipamento existe um mostrador digital que permite o acompanhamento da velocidade e temperaturas do processo (MELO JÚNIOR, 2014). Na segunda etapa, ocorre a compactação e preparação da massa obtida em cilindros, que possuem tamanhos diferentes, que giram com velocidades diferentes para formar lâminas ou filmes planos, chapas e laminado (SERRANO, 2009). Nessa etapa, ocorre a moldagem, prensagem e vulcanização do solado, sendo produzida uma massa disposta em superfície plana e na espessura especificada para o modelo a ser produzido, denominada como "manta" (PECORARI, 2007).

7 50 Esse material possui textura e coloração uniforme, sendo submetido a altas temperaturas, onde a borracha não vulcanizada passa por processo que aumenta sua maleabilidade, ocorrendo dessa forma a vulcanização. Na indústria calçadista, a borracha também passa pelo processo de calandragem, que consiste em um processo contínuo que dá forma aos metais através da fusão, liquefação ou vazamento para moldes antecipadamente preparados, adaptados e finalizando com a solidificação (CTB, 2012). 2. CONTEXTUALIZAÇÃO DO SETOR DE PRODUÇÃO DE SOLADOS EM FRANCA-SP O município de Franca possui atualmente empresas em atividade sendo: 283 fornecedoras de matérias-primas e insumos; 265 prestadoras de serviços e 467 produtoras de calçados (IEMI; SINDIFRANCA, 2011). Na Tabela 1 a seguir, pode-se constatar o resultado da distribuição de indústrias de insumos e matérias-primas para artefatos de couro, artigos de viagem e produção de calçados (IEMI; SINDIFRANCA, 2011). Nota-se que, indicando que indústrias de solados de borracha são o grupo mais representativo (23,8%). Tabela 1 - Distribuição das indústrias fornecedoras (em %) por tipo de insumos. Insumos Indústrias (%) Sola de borracha 23,8% Sola de couro 7,9% Couro (diversos) 20,8% Palmilhas 14,9% Componentes para calçados 15,3% Fonte: IEMI; SINDIFRANCA (2011). A Tabela 2 que segue, permite visualizar os resultados das indústrias de matérias-primas e insumos que fornecem solado de borracha nesse APL: 71,3% são destinados para empresas calçadistas em Franca e região, 10% para o Estado de São Paulo, 17,9% para outros Estados e 0,8% vão para fora do país.

8 51 Tabela 2 - Destino das vendas das indústrias fornecedoras situadas em Franca, SP, por tipo de insumos e matérias-primas (%). INSUMOS FRANCA/ ESTADO OUTROS EXTERIOR REGIÃO SP ESTADOS Solado de borracha 71,3% 10,0% 17,9% 0,8% Solado de couro 85,3% 7,2% 6,9% 0,6% Couro 76,2% 9,7% 7,8% 6,3% Palmilhas 80,5% 9,7% 9,4% 0,3% Componentes para calçados 84,0% 2,7% 13,2% - Fonte: IEMI; SINDIFRANCA (2011). É possível constatar também que os insumos mais vendidos para indústrias situadas na região de Franca, SP são solados de couro (85,3%) e de borracha (71,3%), palmilhas (80,5%) e couro (76,2%; IEMI; SINDIFRANCA, 2011; tab. 2). Em relação à origem dos insumos e matéria-prima, se considerar solados de borracha consumidos pelas indústrias calçadistas de Franca e região, tem-se que 70,4% do total destes produtos são da própria região. O Estado de São Paulo possui 18,1%, sendo 11% originadas em outros Estados, e apenas 0,4% fora do país (IEMI; SINDIFRANCA, 2011), conforme pode-se observar na Tabela 3 que segue. Tabela 3 - Origem dos insumos consumidos em Franca e Região (em %). Insumos Franca/ Região Estado SP Outros Estados Exterior Sola de borracha 70,4% 18,1% 11,0% 0,4% Sola de couro 71,9% 16,9% 11,3% - Couro 56,0% 11,1% 33,0% - Palmilhas 65,5% 14,7% 19,8% - Partes para calçados 66,70% 10,1% 23,2% - Fonte: IEMI; SINDIFRANCA (2011). Segundo levantamento realizado em 2014 junto ao SINDIBOR, existiam 69 empresas fabricantes de borracha em Franca, sendo que 46,5% eram produtoras de solados que usam borrachas. Outros tipos de segmentos importantes no município são: produtores de pisos emborrachados e laminados, recicladores e produtores de EVA (MELO JÚNIOR, 2014). A Tabela 4 que segue, apresenta esse cenário por segmentos de empresas.

9 52 Tabela 4 - Número, tipo de segmento e representatividade de empresas fabricantes de borracha no município de Franca-SP, segundo dados fornecidos pelo SINDIBOR. Grupo Segmento Num. Representatividade (%) 1 Solados e acessórios 32 46,5 2 Pisos, laminados/borracha 3 4,3 3 Reciclagem 3 4,3 4 EVA (placa, rodo, carpete) 2 2,8 5 Reformadora de pneus 1 1,5 6 Bandagem e camelback 1 1,5 7 Artefato para Metrô 1 1,5 8 PVC 1 1,5 9 Outros 25 37,6 Total Fonte: Adaptado de MELO JÚNIOR (2014). O dado apresentado contrasta com o valor fornecido pelo SINDIFRANCA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçado de Franca - para o ano de 2013, segundo o qual haveriam 126 empresas. Diversas empresas descritas pelo SINDIBOR ou mencionadas através do levantamento realizado no SINDIFRANCA, estavam inativas ou haviam mudado de ramo de atividade. 3. DESTINO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DO SETOR CALÇADISTA EM FRANCA-SP Segundo Jacobi e Bensen (2011), um dos maiores problemas no séc. XXI é a destinação dos resíduos sólidos urbanos (RSU) e resíduos industriais (RI). Diversos autores descrevem que o volume destes resíduos tem aumentado consideravelmente, devido ao crescimento acelerado da população, pelo consumismo, e através das atividades industriais (BRASIL, 2010; BARBIERI, 2011; DIAS, 2011). Segundo Kunz et al. (2002), os resíduos originados por atividades industriais (RI), consistem geralmente de borras, lodos, óleos, cinzas, em grande parte representados por sobras de matérias primas ou produtos defeituosos. Franca possui disposição final de RSU considerada como adequada, sendo que 83,9% dos resíduos gerados (cerca de 343,5 t/dia) são dispostos de forma adequada em aterro sanitário licenciado, e atendendo conformidades (CETESB,

10 ). Atualmente, o serviço de coleta de RSU no município é realizado pela empresa Leão e Leão Engenharia (EMDEF, 2014; MELO JÚNIOR, 2014). Os principais tipos de resíduos e volumes gerados pelas indústrias de Franca- SP são: origem doméstica, cerca de 205 ton./dia; industrial, aproximadamente 88 ton./dia; e lodo produzido pela SABESP durante o processo de tratamento de esgoto, com aproximadamente 44 ton./dia (EMDEF, 2014) Na Tabela 5, segue a categoria e o volume de resíduos. Tabela 5 - Principais tipos de resíduos gerados em Franca-SP (em ton/dia), com volumes representativos (ton./dia) e proporção em relação ao total (%). Categoria de Resíduos Volume (Ton./Dia) % Domésticos ,6% Industriais 88 25,6% Lodo SABESP 44 12,8% Comerciais 6,5 2,0% Total 343,5 100% Fonte: EMDEF (2014). O setor coureiro no Brasil produz aproximadamente 1400 toneladas de resíduos por dia, sendo importante gerador de RI (Cultri et al., 2006). Considerando apenas as empresas situadas na APL de Franca, esse segmento corresponde a produção de 88 toneladas/dia, representando aproximadamente 6,3% do total (EMDEF, 2014). Segundo Serrano (2009), os principais resíduos industriais oriundos do segmento de calçados são: couro, chapas de elastômeros, espumas, solados, laminados, tecidos e outros, conforme disponível na Tabela 6, que segue. Nota-se que em termos de volumes de massa final, couro e borracha (chapas de elastômeros) são os produtos mais representativos, independente do porte. Tabela 6 - Volume de resíduos (Kg/dia) produzidos pelas indústrias de calçados. Tipo de Resíduos Grandes Médias Pequenas Total (Kg/Dia) Couro 24,64 25,59 50,61 28,47 Chapas elastômeros 16,32 43,66 9,49 25,01 Espumas 15,47 2,61 2,51 9,19 Solas 11,03 3,28 3,53 7,48

11 54 Laminados 1,53 9,71 12,24 5,86 Tecido 5,13 0,56 8,21 3,93 Não-tecido 0,03 1,66 1,09 0,75 Outros 2,34 4,40 3,83 3,27 Total 4.402, , , ,90 Fonte: Serrano (2009). O destino final desses tipos de resíduos tem sido feito de maneira muitas vezes inadequada, ou por métodos retrógrados, fora dos parâmetros ambientais e econômicos, revelando má gestão ambiental (MELO JÚNIOR, 2011). Os RSU não recicláveis de Franca, incluindo os de origem doméstica e grande volume de carga industrial, são destinados diretamente por caminhões ao Aterro Sanitário Professor Ivan Vieira (MELO JÚNIOR, 2011; EMDEF, 2014). A produção de calçado e artefatos gera durante o processo de corte do couro uma quantidade de retalhos que é estimada em torno de 15% de resíduo da matériaprima que entra na fábrica (ABICALÇADOS, 2010). Além disso, durante o processamento do couro ocorre o curtimento mineral com sais de cromo. O tratamento de efluentes usado nesse processo libera grande quantidade de gás, podendo gerar odor forte e mal estar na população (DIAS et al. 2014). Esse efeito têm sido constatado em Franca, especialmente na região do pólo industrial. Alguns países como a Alemanha, não permitem a comercialização na Europa de produtos que contenham certas substâncias químicas, como resíduos de cromo, representando atualmente uma barreira comercial a produtos sem qualidade ambiental (SERRANO, 2009; DIAS et al. 2014). No caso da borracha, pode-se constatar que em algumas empresas, os resíduos gerados possuem bom aproveitamento pela própria indústria, minimizando impactos e custos ambientais relacionados com resíduos sólidos (MELO JÚNIOR, 2014). Por exemplo, a Indústria X, situada em Franca, SP, recicla placas e resíduos de borracha há mais de 20 anos, tendo um setor especializado com cerca de 40 funcionários e atividade de 19 horas/dia, produzindo matéria prima para solados com fórmulas de composição que usam até 40% de borracha reciclada (PAULA et al, 2013).

12 55 Em estudo desenvolvido nesta empresa, foram avaliadas placas para produção de solados de borracha, sendo utilizadas 50 toneladas desse material por dia, gerando 5 ton. de borrachas recicladas por dia. Como possui capacidade de operação para 25 ton. para reciclagem, a empresa necessita importar 20 ton. de resíduos de outras fábricas (MELO JÚNIOR, 2014). A Tabela 7 a seguir, descreve dados sobre o principal destino dos resíduos de borracha ou elastômeros, nos principais países industrializados. Pode-se verificar que existem distintos modelos de tratamento para as borrachas. A recauchutagem e a reciclagem são as formas menos impactantes do ponto de vista ambiental (TACHIZAWA, 2012). Tanto no Brasil, quanto em alguns países europeus como Suécia, Bélgica, Inglaterra, Noruega, e França, além do Japão, essas formas de tratamento são muito usadas, sendo reconhecidas pela população, conforme pode-se visualizar na Tabela 7. Tabela 7 - Tratamento e destinação de resíduos elastoméricos em oito países industrializados. Tratamento Suécia Bélgica Inglaterra França Noruega Alemanha EUA Japão Recauchutado ,5 5 - Reciclado ,5 12,5 17 Energia , Aterros Exportado NA 2, Fonte: Adaptado de SERRANO (2009). Verifica-se também, com base na Tabela 7, que na Bélgica, França e Inglaterra, uma alta destinação final para aterros, representando perda de material. Por outro lado, em países como Alemanha, Estados Unidos (EUA) e Japão, grandes volumes são incinerados, gerando energia. Considera-se, como de alta relevância a aplicação de modelos que combinem o uso de inovação tecnológica promovendo a eficiência energética e o princípio de sustentabilidade para minimizar os impactos ambientais causados por elastômeros pós-uso.

13 CONSIDERAÇÕES FINAIS 56 As questões ambientais tem motivado corporações para tomadas de decisão que integram sustentabilidade e fatores econômicos, na busca de vantagens competitivas e redução de custos produtivos, incluindo a melhoria da imagem da empresa no mercado. Conforme constatado, a deposição incorreta de material residual do setor calçadista pode acarretar graves problemas ambientais. A indústria calçadista, conhecida por grande geração de resíduos, carece de estudos que apresentem propostas diferenciadas e aplicadas para recuperação de resíduos de couro e borracha, descrevendo quantitativamente a destinação dos mesmos. O exemplo de ações da indústria X, com o reaproveitamento de borracha para produção de solados, descrito nesse estudo, comprova aspectos positivos da aplicação de gestão ambiental, logística reversa e reciclagem no setor calçadista, minimizando a quantidade de resíduos e aumentando o tempo útil de vida de aterros, tornando-se referência para minimizar custos e impactos ambientais. Pesquisas mais recentemente desenvolvidas por outros pesquisadores como Melo Júnior (2014) e Wimmers et al. (2016), também demonstram a aplicabilidade de reuso de materiais emborrachados e pó de pneu no segmento representado pela indústria de solados de borracha, com bons resultados para o mercado. Uma opção que emprega inovação tecnológica, pouco usada nesse segmento e que poderia ser efetivada, é a adoção da Produção Mais Limpa. Esse processo prevê o aumento da eficiência no uso de matérias-primas, água, energia, além da reciclagem de resíduos resultantes do processo de produção, com a redução dos insumos e geração de emissões/poluentes, reduzindo os volumes de resíduos industriais enviados para aterros sanitários. No Brasil, algumas indústrias de grande porte tem adotado o sistema de Produção Mais Limpa, atingindo ótimos resultados, com bom retorno de investimento. Apesar de não haver ainda uma legislação unificada, ou seja, normas para certificação ambiental designada aos calçados, seria ideal também que o consumidor apresentasse uma cultura clara com relação ao seu poder de compra sobre calçados produzidos em linhas de produção mais sustentáveis, como ocorre em alguns países industrializados como Alemanha, Itália e Austrália.

14 57 Embora alguns países industrializados como França e Inglaterra, ainda enviem grandes quantidades de material que poderiam ser reciclados para aterros, na maioria dos países desenvolvidos, existem aplicações de boas práticas industriais nesse segmento, além de uma política de coleta seletiva bem estruturada. A destinação correta de resíduos sólidos tem se tornado regra, com legislações específicas, minimizando impactos ambientais e custos de produção para os diferentes segmentos industriais, evitando a sobrecarga nos aterros. REFERÊNCIAS ABICALÇADOS, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados. Notícias sobre vendas de calçados em Disponível em: < Acesso em: 18 de março de ASHBY, M.F. Engenharia de Materiais: uma introdução a propriedades, aplicações e projeto, v. 2. Rio de Janeiro: Elsevier, BARBIERI, J. C. Gestão Ambiental Empresarial: Conceitos, modelos e instrumentos. 3. ed. atualizada e ampliada. São Paulo: Saraiva, BRASIL. Lei nº de 2 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em: < Acesso em: 03 de março de CEBDS, Centro Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável. Produção Mais Limpa Disponível em: < Acesso em: 15 de março de CULTRI, C. N. et al. Resíduos sólidos do setor coureiro-calçadista e os fundamentos para a Produção Mais Limpa. XIII SIMPEP. Bauru, SP, Disponível em: < unesp.br/anais_13/artigos/1060.pdf>. Acesso em: 14 de março de CULTRI, C. N. et. al. Análise de Responsabilidade Sócioambiental dos Consumidores de Calçado: reflexos do descaso com os problemas brasileiros. In: IX ENGEMA Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente. Curitiba, CTCCA, Centro Tecnológico do Couro, Calçados e afins. Materiais para calçados: solados, palmilhas de montagem. Novo Hamburgo: ABICALÇADOS, PSI/APEX: CTCCA, CETESB, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Inventário de Resíduos Sólidos São Paulo: CETESB, 2011.

15 58 CTB, Ciência e Tecnologia da Borrracha. Borracha Disponível em: <htpp:// id=861>. Acesso em: 19 de março de DIAS, R. Gestão ambiental: Responsabilidade e Sustentabilidade. São Paulo: Atlas, DIAS, S. E. V. et al. Resíduos e Efluentes gerados pelos curtumes de Franca: Uma análise considerando as novas exigências internacionais. Diálogos Acadêmicos v. 7, n. 2, pp Sertãozinho: FNSA, Disponível em: < Acesso em: 03 de março de EMDEF. Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca. Relatório de Resíduos Sólidos e destinação de resíduos para o Aterro Sanitário Professor Ivan Vieira Franca, São Paulo. FERRANTE, M. Seleção de Materiais por Maurizio Ferrante. São Carlos: UFSCAR, GUARNIERI, P. Logística reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambiental. Recife: Clube de Autores, IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas Cidades. Disponível em:< Acesso em: 08 de março de IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas Estimativa da população residente nos municípios brasileiros com data referência 1o. de Julho de Disponível em: < ftp://ftp.ibge.gov.br/estimativas_de_populacao/estimativas_2017/estimativa_dou_20 17.pdf>. Acesso em: 08 de março de IBTEC. Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro. Cartilha do Calçado. Novo Hamburgo: IBTEC, IEMI; SINDIFRANCA. Mapeamento da Cadeia Produtiva Coureiro Calçadista de Franca/SP e Região. Franca: Sindifranca, IOF, Instituto de Ortopedia e Fisioterapia. Sapatos Disponível em: <htpp:// defaut.php?p=artigos/art sapatos>. Acesso em: 29 de novembro de JACOBI, P. R.; BESEN, G. R. Gestão de Resíduos Sólidos em São Paulo: desafios da Sustentabilidade. Estudos avançados: v25 n.71, pp São Paulo, KUNZ, A. et al. Novas tendências no tratamento de efluentes têxteis. Química Nova, v. 25, n.1, São Paulo, 2002.

16 59 MDIC/SECEX, Secretaria de Comércio Exterior. Balança Comercial Brasileira por municípios, Comércio Exterior. Disponível em: < sitio/sistema/balanca/>. Acesso em:14 de março de MELO JÚNIOR, T. A. Inventário dos Resíduos Sólidos recicláveis no município de Franca, SP. Relatório de pesquisa/h.a.e. Franca: FATEC Franca, MELO JÚNIOR, T. A. Logística Reversa e Reaproveitamento da Borracha de Pneus inservíveis: Aplicações no Sistema Produtivo de Solados no Município de Franca, SP. Relatório Anual de Atividades (RJI), 64 pp. Franca: Fatec, PAULA, R. P. et al. Vantagens da aplicação de reciclagem de borracha: estudo de caso em uma empresa de solados. XXXIII ENEGEP Salvador, BA, Disponível em: < Acesso em: 14 de março de PECORARI, P. M. Pneus: da borracha ao controle. São Paulo: Ed. Batista, SERRANO, C., et al. Mapeamento dos resíduos poliméricos produzidos pela Indústria Calçadista na Região do Vale do Rio dos Sinos. Anais do 6º Congresso ABPOL. Gramado, TACHIZAWA, Takeshy. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa: Estratégias de Negócios Focadas na Realidade Brasileira. São Paulo: Atlas, TORMENTO, L. C., V., Matéria Técnica: Elastômeros para calçados Disponível em: < Acesso em: 18 de outubro de WFC, Congresso Mundial de Calçados. Relatório compilado, World Footwear Yearbook Léon: México, WIMMERS, M. et al. Reciclagem de resíduos de pneus automotivos em compostos de borracha para produção de solados. Revista FATEC Sebrae em debate: gestão, tecnologias e negócios 3 (5): Submetido em: 21/03/2017 Aceito em: 20/04/2017

JaúRecicla Calçados Femininos

JaúRecicla Calçados Femininos JaúRecicla Calçados Femininos Projeto: DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MATERIAIS E PROCESSOS UTILIZANDO RESÍDUOS DO SETOR CALÇADISTA JAURECICLA Chamada Pública MCT/FINEP/AT-Coop Coop.SEBRAE 10/2005 Linha 1/133

Leia mais

Revista FATEC Sebrae em debate: gestão, tecnologias e negócios Vol. 3 Nº. 5 Ano 2016 ISSN:

Revista FATEC Sebrae em debate: gestão, tecnologias e negócios Vol. 3 Nº. 5 Ano 2016 ISSN: Revista FATEC Sebrae em debate: gestão, tecnologias e negócios Vol. 3 Nº. 5 Ano 2016 ISSN: 2358-9817 RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE PNEUS AUTOMOTIVOS EM COMPOSTOS DE BORRACHA PARA PRODUÇÃO DE SOLADOS MÁRCIO

Leia mais

ESTADO TECNOLÓGICO DA INDÚSTRIA DE CALÇADOS

ESTADO TECNOLÓGICO DA INDÚSTRIA DE CALÇADOS CAPÍTULO 4 ESTADO TECNOLÓGICO DA INDÚSTRIA DE CALÇADOS 4.1. Fabricação do Calçado Para um melhor entendimento do processo de fabricação de um calçado, é necessário conhecer as partes constitutivas do produto

Leia mais

LOGÍSTICA NA COLETA DE RESÍDUOS DAS INDÚSTRIAS DO PÓLO CALÇADISTA DE JAÚ. Célio Favoni Osvaldo Contador Junior Telma Camila Faxina.

LOGÍSTICA NA COLETA DE RESÍDUOS DAS INDÚSTRIAS DO PÓLO CALÇADISTA DE JAÚ. Célio Favoni Osvaldo Contador Junior Telma Camila Faxina. LOGÍSTICA NA COLETA DE RESÍDUOS DAS INDÚSTRIAS DO PÓLO CALÇADISTA DE JAÚ Célio Favoni Osvaldo Contador Junior Telma Camila Faxina Produzir polui A tecnologia utilizada para produzir sempre causará algum

Leia mais

Recuperação Energética de Resíduos Sólidos na Indústria de Cimento

Recuperação Energética de Resíduos Sólidos na Indústria de Cimento Avanços na Implementação na Política Nacional de Resíduos Recuperação Energética de Resíduos Sólidos na Indústria de Cimento Engº Mario William Esper O QUE É A ABCP? 1936-2011 n Entidade privada sem fins

Leia mais

Avaliação das Demandas e Potenciais Associados à Gestão de Resíduos Sólidos em Cidades Emergentes: O Caso do Município de Rio das Ostras, RJ

Avaliação das Demandas e Potenciais Associados à Gestão de Resíduos Sólidos em Cidades Emergentes: O Caso do Município de Rio das Ostras, RJ Avaliação das Demandas e Potenciais Associados à Gestão de Resíduos Sólidos em Cidades Emergentes: O Caso do Município de Rio das Ostras, RJ VALLEJO, F. M. A. a,*, MONTEIRO, L. P. C. b a. Universidade

Leia mais

COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE POÇO VERDE/SE: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL MUNICIPAL

COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE POÇO VERDE/SE: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL MUNICIPAL COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE POÇO VERDE/SE: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL MUNICIPAL Alison Araujo Santos Acadêmico da Faculdade AGES. Bacharelado em Engenharia

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio : Técnico em Calçados Descrição do Perfil Profissional: O Profissional deverá estar em condições de realizar as etapas do processo de fabricação de calçados, conhecer os materiais utilizados no processo

Leia mais

RECEPÇÃO DE CALOUROS COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE

RECEPÇÃO DE CALOUROS COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE RECEPÇÃO DE CALOUROS 2017-1 COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE RECEPÇÃO DE CALOUROS 2017-1 Dr. Anderson Lopes Peçanha Professor da Universidade Federal do Espírito Santo Departamento

Leia mais

UMA ANALISE DO POTENCIAL DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS HOSPITALARES DE UMA UNIDADE DE SAÚDE

UMA ANALISE DO POTENCIAL DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS HOSPITALARES DE UMA UNIDADE DE SAÚDE UMA ANALISE DO POTENCIAL DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS HOSPITALARES DE UMA UNIDADE DE SAÚDE Claudinei Domingues 1, Paulo André de Oliveira 2 1 FATEC,Botucatu,São Paulo, Brasil. E-mail claudineifatec@gmail.com

Leia mais

Análise Do Impacto Ambiental Do Arranjo Produtivo Local Couro- Calçadista Do Cariri Cearense

Análise Do Impacto Ambiental Do Arranjo Produtivo Local Couro- Calçadista Do Cariri Cearense Terra à Vista N A U Análise Do Impacto Ambiental Do Arranjo Produtivo Local Couro- Calçadista Do Cariri Cearense ANALYSIS OF THE ENVIRONMENTAL IMPACT OF ARRANGEMENT LOCAL PRODUCTION OF LEATHER SHOES OF

Leia mais

Realidade e Desafios da Logística reversa dos Compósitos. Gilmar Lima

Realidade e Desafios da Logística reversa dos Compósitos. Gilmar Lima Realidade e Desafios da Logística reversa dos Compósitos Gilmar Lima Missão, Visão e Valores Missão: "Representar, educar, defender e fortalecer o desenvolvimento sustentável dos compósitos para a sociedade."

Leia mais

Vale do Aço. Fevereiro/2016

Vale do Aço. Fevereiro/2016 Fevereiro/2016 OBJETIVO Estruturar informações econômicas básicas sobre a caracterização da indústria mineira no Estado de Minas Gerais e em suas Regionais. Permitir ainda, uma análise comparativa da evolução

Leia mais

RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS CLASSE II PROVENIENTES DA INDÚSTRIA CALÇADISTA PARA A CONFECÇÃO DE SOLADOS

RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS CLASSE II PROVENIENTES DA INDÚSTRIA CALÇADISTA PARA A CONFECÇÃO DE SOLADOS ÁREA TEMÁTICA: RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS CLASSE II PROVENIENTES DA INDÚSTRIA CALÇADISTA PARA A CONFECÇÃO DE SOLADOS Luiz Fernando Didoné Henz 1 (henz.didone@outlook.com),

Leia mais

Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo

Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo A Lei nº 15.374 de 2011 proíbe a disponibilização de sacolas plásticas descartáveis nos estabelecimentos comerciais do município de São Paulo.

Leia mais

Comércio Internacional: Impactos no Emprego. Março 2009 DEREX / DEPECON / DECONTEC 1

Comércio Internacional: Impactos no Emprego. Março 2009 DEREX / DEPECON / DECONTEC 1 Comércio Internacional: Impactos no Emprego Março 2009 DEREX / DEPECON / DECONTEC 1 Ganhos do Comércio Internacional: Fonte geradora de empregos no Brasil. 1. Possibilita aumento da produção nacional,

Leia mais

Logística Reversa, Economia Circular e Empresas B

Logística Reversa, Economia Circular e Empresas B Café da Manhã Logística Reversa, Economia Circular e Empresas B São Paulo, 5 de abril de 2017 Quem somos? A TriCiclos é uma Empresa B Certificada que busca a compreender e solucionar as questões ligadas

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA FRANCA RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA ÍNDICE JULHO 2015 Página População... 2 Piso salarial do sapateiro... 2 Número de funcionários na indústria de calçados de Franca... 2 Dados do emprego na indústria

Leia mais

Logística Reversa & Economia Circular

Logística Reversa & Economia Circular Auditório da FIESP, 05 de abril de 2017 Logística Reversa & Economia Circular Flávio de Miranda Ribeiro CETESB Companhia Ambiental de São Paulo Contexto São Paulo já tem longa tradição de Economia Circular:

Leia mais

Reciclagem de Alumínio no Brasil Um Caso de Sucesso

Reciclagem de Alumínio no Brasil Um Caso de Sucesso Reciclagem de Alumínio no Brasil Um Caso de Sucesso Henio De Nicola Coordenador da Comissão de Reciclagem Associação Brasileira do Alumínio - ABAL Floresta Nacional de Passa Quatro 07 de junho de 2011

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio : Técnico em Calçados Descrição do Perfil Profissional: O Profissional deverá estar em condições de realizar as etapas do processo de fabricação de calçados, conhecer os materiais utilizados no processo

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA ÍNDICE OUTUBRO 2013 FRANCA Página População...... 2 Piso salarial do sapateiro... 2 Número de funcionários na indústria de calçados...... 2 Admissões e demissões do

Leia mais

2 Minimização de Resíduos

2 Minimização de Resíduos 2 Minimização de Resíduos 1. Como abordar o problema dos resíduos, emissões e efluentes na indústria 2. Prevenção da Poluição 3. Redução na fonte, pensando a mudança do produto 4. Reciclagem interna e

Leia mais

Utilização de garrafas PET na produção de tijolos de concreto: uma proposta sustentável para a indústria da construção civil

Utilização de garrafas PET na produção de tijolos de concreto: uma proposta sustentável para a indústria da construção civil Utilização de garrafas PET na produção de tijolos de concreto: uma proposta sustentável para a indústria da construção civil Marcos dos Santos, MSc. COPPE UFRJ Professor de Matemática Avançada do Instituto

Leia mais

24/03/2015. Profª Vanusca Dalosto Jahno

24/03/2015. Profª Vanusca Dalosto Jahno Profª Vanusca Dalosto Jahno 1 2 PNRS(Política Nacional dos Resíduos Sólidos). Responsabilidades.. PESQUISA DE NOVAS FORMAS DE RECICLAGEM E REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS NÃO UTILIZÁVEIS Mestre Michel Vinicius

Leia mais

PANORAMA DO COPROCESSAMENTO DE RESÍDUOS EM FORNOS DE CIMENTO NO BRASIL

PANORAMA DO COPROCESSAMENTO DE RESÍDUOS EM FORNOS DE CIMENTO NO BRASIL 60CBC0549 PANORAMA DO COPROCESSAMENTO DE RESÍDUOS EM FORNOS DE CIMENTO NO BRASIL Autores: Arnaldo Forti Battagin Fernando Dalbon Cardoso Associação Brasileira de Cimento Portland Panorama do coprocessamento

Leia mais

PANORAMA DO COMPLEXO CALÇADISTA E COUREIRO: CONTEXTO E PERSPECTIVAS.

PANORAMA DO COMPLEXO CALÇADISTA E COUREIRO: CONTEXTO E PERSPECTIVAS. PANORAMA DO COMPLEXO CALÇADISTA E COUREIRO: CONTEXTO E PERSPECTIVAS. Ilse Maria Biason Guimarães Superintendente ASSINTECAL FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2018 CALÇADOS MUNDIAL Fonte: Relatório Setorial da

Leia mais

PANORAMA MUNDIAL DO AGRONEGÓCIO DA MAMONA

PANORAMA MUNDIAL DO AGRONEGÓCIO DA MAMONA PANORAMA MUNDIAL DO AGRONEGÓCIO DA MAMONA Robério Ferreira dos Santos e Joffre Kouri Embrapa Algodão, chgeral@cnpa.embrapa.br, joffre@cnpa.embrapa.br. RESUMO - Tendo como referência os dados publicados

Leia mais

RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Profa. Dra. Wanda M. Risso Günther FSP/USP

RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Profa. Dra. Wanda M. Risso Günther FSP/USP RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS Profa. Dra. Wanda M. Risso Günther FSP/USP 1 MINIMIZAÇÃO DE RESÍDUOS REDUÇÃO NA FONTE GERADORA RECUPERAÇÃO TRATAMENTO Estratégias como a Minimização de Resíduos é enfatizada,

Leia mais

MONITORAMENTO DOS ÍNDICES DE RECICLAGEM MECÂNICA DE PLÁSTICOS NO BRASIL (Ano Base 2012) Desenvolvido para

MONITORAMENTO DOS ÍNDICES DE RECICLAGEM MECÂNICA DE PLÁSTICOS NO BRASIL (Ano Base 2012) Desenvolvido para MONITORAMENTO DOS ÍNDICES 2013 DE RECICLAGEM MECÂNICA DE PLÁSTICOS NO BRASIL (Ano Base 2012) Desenvolvido para São Paulo Setembro 2013 MONITORAMENTO DOS ÍNDICES DE RECICLAGEM MECÂNICA DE PLÁSTICO NO BRASIL

Leia mais

Colaboração em logística reversa e reciclagem na indústria elétrica e eletrônica Carlos Ohde Country Manager

Colaboração em logística reversa e reciclagem na indústria elétrica e eletrônica Carlos Ohde Country Manager Colaboração em logística reversa e reciclagem na indústria elétrica e eletrônica Carlos Ohde Country Manager The information contained herein is subject to change without notice. Temos as condições de

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 687 DE 09 DE SETEMBRO DE 2013 LEI:

LEI MUNICIPAL Nº 687 DE 09 DE SETEMBRO DE 2013 LEI: LEI MUNICIPAL Nº 687 DE 09 DE SETEMBRO DE 2013 INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE FIGUEIREDO-AM. O PREFEITO MUNICIPAL DE PRESIDENTE FIGUEIREDO,

Leia mais

Estruturar informações econômicas básicas sobre a caracterização da indústria mineira no Estado de Minas Gerais e em suas Regionais.

Estruturar informações econômicas básicas sobre a caracterização da indústria mineira no Estado de Minas Gerais e em suas Regionais. Dezembro/2014 OBJETIVO Estruturar informações econômicas básicas sobre a caracterização da indústria mineira no Estado de Minas Gerais e em suas Regionais. Permitir ainda, uma análise comparativa da evolução

Leia mais

Física dos Materiais FMT0502 ( )

Física dos Materiais FMT0502 ( ) Física dos Materiais FMT0502 (4300502) 1º Semestre de 2010 Instituto de Física Universidade de São Paulo Professor: Antonio Dominguesdos Santos E-mail: adsantos@if.usp.br Fone: 3091.6886 http://plato.if.usp.br/~fmt0502n/

Leia mais

Arezzo&Co Investor s Day

Arezzo&Co Investor s Day Arezzo&Co Investor s Day Sourcing e Características Fabris Apresentação do Roadshow 1 1.1 Sourcing Arezzo&Co: Vantagens Competitivas Brasil e Vale dos Sinos apresentam fortes diferenciais competitivos,

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA ÍNDICE MARÇO 2015 FRANCA Página População...... 2 Piso salarial do sapateiro... 2 Número de funcionários na indústria de calçados...... 2 Admissões e demissões do setor

Leia mais

Desafios da Logística Reversa Aspectos Ambientais

Desafios da Logística Reversa Aspectos Ambientais Desafios da Logística Reversa Aspectos Ambientais M.Sc. Elcio Herbst SENAI - IST em Meio Ambiente e Química GERAÇÃO DE RSU NO BRASIL REGIÃO 2016 RSU (t/dia) Norte 12.500 Nordeste 43.355 Centro-Oeste

Leia mais

Coprocessamento de Resíduos em Fornos de Cimento: Resíduos Urbanos. Yushiro Kihara Associação Brasileira de Cimento Portland

Coprocessamento de Resíduos em Fornos de Cimento: Resíduos Urbanos. Yushiro Kihara Associação Brasileira de Cimento Portland em Fornos de Cimento: Resíduos Urbanos Yushiro Kihara Associação Brasileira de Cimento Portland Política Nacional de Resíduos Sólidos Decreto no 7.404 de dezembro 2010: regulamenta a Política Nacional

Leia mais

Contribuição efetiva da indústria do cimento para a sustentabilidade

Contribuição efetiva da indústria do cimento para a sustentabilidade Contribuição efetiva da indústria do cimento para a sustentabilidade PANORAMA DO COPROCESSAMENTO BRASIL 2015 O caminho da sustentabilidade 2 PANORAMA DO COPROCESSAMENTO - BRASIL 2015 COPROCESSAMENTO Contribuição

Leia mais

RISCOS OCUPACIONAIS NA FABRICAÇÃO DE PLACAS DE EVA

RISCOS OCUPACIONAIS NA FABRICAÇÃO DE PLACAS DE EVA RISCOS OCUPACIONAIS NA FABRICAÇÃO DE PLACAS DE EVA 1 Introdução/ Desenvolvimento Francisca Sabrina Fortaleza Pinheiro 1 Diego Batista Melo 2 Wider Salviano Freire 3 José Gonçalves de Araújo Filho 4 A fabricação

Leia mais

MATERIAIS USADOS NA CONCEPÇÃO DE UM AUTOMOVÉL

MATERIAIS USADOS NA CONCEPÇÃO DE UM AUTOMOVÉL MATERIAIS USADOS NA CONCEPÇÃO DE UM AUTOMOVÉL Que materiais poliméricos são utilizados e quais os respectivos componentes? Projecto FEUP 2010/2011 Grupo MMM505 Docente: Prof. José Ferreira Duarte Monitor:

Leia mais

Portugal: Estatísticas de Relacionamento Económico com a Argélia

Portugal: Estatísticas de Relacionamento Económico com a Argélia Balança Comercial de Bens de Portugal com a Argélia Var % 17/13 a Var % 18/17 b Exportações 527,4 588,1 565,5 463,2 295,4-11,7 67,6 69,5 2,8 Importações 400,7 712,3 566,2 373,8 313,4 1,8 41,8 165,0 295,2

Leia mais

5. TÊNIS 01(UM) PAR. ANEXO I 2ª parte DA DESCRIÇÃO / ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO OBJETO. Cabedal. O cabedal é a parte superior do calçado.

5. TÊNIS 01(UM) PAR. ANEXO I 2ª parte DA DESCRIÇÃO / ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO OBJETO. Cabedal. O cabedal é a parte superior do calçado. ANEXO I 2ª parte DA DESCRIÇÃO / ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO OBJETO 5. TÊNIS 01(UM) PAR Conforme desenho anexo. Especificação Técnica Tênis Cabedal O cabedal é a parte superior do calçado. Figura 1 - cabedal

Leia mais

Plásticos especiais para Indústria. Fornecedor: Wefapress. Trazendo o mundo e o futuro para a América do Sul.

Plásticos especiais para Indústria. Fornecedor: Wefapress. Trazendo o mundo e o futuro para a América do Sul. Plásticos especiais para Indústria Trazendo o mundo e o futuro para a América do Sul Contato: Par-Erik Larsson Fone: +55 19 3305 2376 Celular: +55 19 98330 1516 Fornecedor: Wefapress Email: par-erik@aftermarketpartner.com

Leia mais

Modificação de Cargas Nanoestruturadas a Base de Carbono para a Melhoria do Desempenho de Compostos de Borracha em Pneus

Modificação de Cargas Nanoestruturadas a Base de Carbono para a Melhoria do Desempenho de Compostos de Borracha em Pneus Soluções Inovadoras em Polímeros Modificação de Cargas Nanoestruturadas a Base de Carbono para a Melhoria do Desempenho de Compostos de Borracha em Pneus Jordão Gheller Jr. São Paulo, 28 de abril de 2015

Leia mais

Consultorias. Ensaios Laboratoriais. Cursos in Company. Apoio Tecnológico

Consultorias. Ensaios Laboratoriais. Cursos in Company. Apoio Tecnológico Consultorias Ensaios Laboratoriais Apoio Tecnológico Cursos in Company ÁREA DE GESTÃO E ALIMENTOS E BEBIDAS Consultoria em Planejamento e Controle dos Processos Produtivos; Consultoria para Atendimento

Leia mais

PAINEL REGIONAL DA INDÚSTRIA MINEIRA REGIONAIS FIEMG. Vale do Rio Grande

PAINEL REGIONAL DA INDÚSTRIA MINEIRA REGIONAIS FIEMG. Vale do Rio Grande PAINEL REGIONAL DA INDÚSTRIA MINEIRA REGIONAIS FIEMG Vale do Rio Grande Julho/2016 Objetivo Prover informações econômicas básicas sobre a caracterização da indústria no Estado de Minas Gerais e nas Regionais

Leia mais

Coprocessamento de Resíduos em Fornos de Cimento: Resíduos Urbanos. Yushiro Kihara

Coprocessamento de Resíduos em Fornos de Cimento: Resíduos Urbanos. Yushiro Kihara Coprocessamento de Resíduos em Fornos de Cimento: Resíduos Urbanos Yushiro Kihara CMRR 2009 Coprocessamento de Resíduos em Fornos de Cimento: Resíduos Urbanos 1. Alternativas de destruição de resíduos

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA ÍNDICE OUTUBRO 2014 FRANCA Página População...... 2 Piso salarial do sapateiro... 2 Número de funcionários na indústria de calçados...... 2 Admissões e demissões do

Leia mais

A inserção do Brasil nas cadeias globais. 21/02/2015 A inserção do Brasil nas cadeias globais2 1

A inserção do Brasil nas cadeias globais. 21/02/2015 A inserção do Brasil nas cadeias globais2 1 A inserção do Brasil nas cadeias globais 21/02/2015 A inserção do Brasil nas cadeias globais2 1 Aumento de complexidade dos produtos Os novos produtos disponibilizados pela tecnologia aos consumidores

Leia mais

Logo. Meio Ambiente Guabirotuba. Projeto: Programa Zero Lanfill Organização: Electrolux do Brasil S/A Página: 1/1

Logo. Meio Ambiente Guabirotuba. Projeto: Programa Zero Lanfill Organização: Electrolux do Brasil S/A Página: 1/1 Logo Meio Ambiente Guabirotuba Projeto: Programa Zero Lanfill Organização: Electrolux do Brasil S/A Página: 1/1 nº 43 COMPLETAS Coletor: Web Link 1 (Link) Iniciado em: quinta-feira, 14 de março de 2019

Leia mais

Enga. Jacqueline Rutkowski, D.Sc. Instituto SUSTENTAR de Estudos e Pesquisas em Sustentabilidade

Enga. Jacqueline Rutkowski, D.Sc. Instituto SUSTENTAR de Estudos e Pesquisas em Sustentabilidade Reciclagem de Resíduos: oportunidades de negócios Enga. Jacqueline Rutkowski, D.Sc. Instituto SUSTENTAR de Estudos e Pesquisas em Sustentabilidade Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária - ORIS

Leia mais

Por mais uma edição fomos indicados como fornecedores preferidos dos leitores da Revista NEI.

Por mais uma edição fomos indicados como fornecedores preferidos dos leitores da Revista NEI. Fundada em 1945, a Autotravi atua no mercado nacional e internacional, destacando-se na fabricação de borrachas e plásticos. Ao longo destes anos a empresa tornou-se referência nos segmentos, pela qualidade

Leia mais

A Wanhua Chemical foi estabelecida em 1998 e relacionada na Bolsa de Valores de Xangai em 2001.

A Wanhua Chemical foi estabelecida em 1998 e relacionada na Bolsa de Valores de Xangai em 2001. A Wanhua Chemical foi estabelecida em 1998 e relacionada na Bolsa de Valores de Xangai em 2001. Na qualidade de maior fabricante de MDI e TPU na região Ásia-Pacífico, e maior fornecedor de TDI da Europa,

Leia mais

Soluções em Poliuretano para o Segmento Calçadista

Soluções em Poliuretano para o Segmento Calçadista Soluções em Poliuretano para o Segmento Calçadista 07/11/2018 AGENDA BASF Principais Processos produtivos Soluções Calçados Esportivos Calçados Segurança Calçados Casuais Palmilhas BASF We create chemistry

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR SOBRE A GERAÇÃO DE EMPREGO NO BRASIL - 1º. Semestre de 2011

AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR SOBRE A GERAÇÃO DE EMPREGO NO BRASIL - 1º. Semestre de 2011 AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR SOBRE A GERAÇÃO DE EMPREGO NO BRASIL - 1º. Semestre de 2011 1 AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR SOBRE A GERAÇÃO DE EMPREGO NO BRASIL - 1º. Semestre

Leia mais

ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E AMBIENTAIS DA RECICLAGEM: UM ESTUDO PARA O RIO DE JANEIRO LUIZ CARLOS S. RIBEIRO (DEE/UFS)

ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E AMBIENTAIS DA RECICLAGEM: UM ESTUDO PARA O RIO DE JANEIRO LUIZ CARLOS S. RIBEIRO (DEE/UFS) I Encontro de Gestão de Resíduos: mecanismo para alcance do Desenvolvimento Sustentável e empresarial no Campus da Universidade Estadual do Ceará ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E AMBIENTAIS DA RECICLAGEM: UM

Leia mais

Logística Reversa (parte II)

Logística Reversa (parte II) Logística Reversa (parte II) O produto logístico de pós-consumo A vida útil de um bem é dada pelo tempo decorrido entre a sua fabricação até o descarte de seu primeiro usuário Há produtos que duram horas

Leia mais

Seminário GVcev Gestão de Resíduos e Pós-Consumo no Varejo. Reciclagem no setor de Informática Fabiola A. Vizentim

Seminário GVcev Gestão de Resíduos e Pós-Consumo no Varejo. Reciclagem no setor de Informática Fabiola A. Vizentim Seminário GVcev Gestão de Resíduos e Pós-Consumo no Varejo Reciclagem no setor de Informática Fabiola A. Vizentim Processo Produtivo Clássico Matéria Prima Energia Equipamentos Recursos Naturais... Processo

Leia mais

Coprocessamento de Resíduos em Fornos de Cimento: Resíduos Urbanos

Coprocessamento de Resíduos em Fornos de Cimento: Resíduos Urbanos Coprocessamento de Resíduos em Fornos de Cimento: Resíduos Urbanos CMRR 2009 Coprocessamento de Resíduos em Fornos de Cimento: Resíduos Urbanos 1. Alternativas de destruição de resíduos 2. Coprocessamento

Leia mais

Avaliação e melhoria no processo de injeção de PEAD

Avaliação e melhoria no processo de injeção de PEAD Avaliação e melhoria no processo de injeção de PEAD G.CORRÊA 1 e P. J. MELO 1 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Engenharia Química E-mail: guilherme.correa95@gmail.com RESUMO

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Lei 12.305 de 2 de agosto de 2010 - dispõe sobre: - princípios, objetivos e instrumentos; - diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos

Leia mais

PRODUÇÃO MAIS LIMPA NO SETOR DE PANORAMA E CONSIDERAÇÕES

PRODUÇÃO MAIS LIMPA NO SETOR DE PANORAMA E CONSIDERAÇÕES PRODUÇÃO MAIS LIMPA NO SETOR DE FABRICAÇÃO DE ARTEFATOS DE COURO: PANORAMA E CONSIDERAÇÕES Apresentação: Katty Maria da Costa Mattos Preocupação ambiental alto volume gerado grau de contaminação com metais

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS LEI / 08/ 2010 DECRETO 7.404/ 12/ 2010

Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS LEI / 08/ 2010 DECRETO 7.404/ 12/ 2010 Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS LEI 12.305 / 08/ 2010 DECRETO 7.404/ 12/ 2010 Cenário brasileiro de resíduos sólidos Aumento da: População nas cidades 50% mundial 85% Brasil (IBGE, 2010).

Leia mais

Introdução aos materiais poliméricos. Profa. Dra. Daniela Becker

Introdução aos materiais poliméricos. Profa. Dra. Daniela Becker Introdução aos materiais poliméricos Profa. Dra. Daniela Becker Processos Processamento de materiais plásticos Principais processos Injeção Extrusão Sopro Termoformagem rotmoldagem outros Processamento

Leia mais

EPS para Indústrias. Produtos e Aplicações. Projetos especiais. Sua melhor opção em EPS

EPS para Indústrias. Produtos e Aplicações. Projetos especiais. Sua melhor opção em EPS Sua melhor opção em EPS Produtos e Aplicações EPS para Indústrias Projetos especiais Pensando em todo o seu processo produtivo e em atender às suas mais particulares necessidades, o Grupo Isorecort possui

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: Gestão dos Indicadores - Pneus e Combustíveis Nº 02/2018

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: Gestão dos Indicadores - Pneus e Combustíveis Nº 02/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: Gestão dos Indicadores - Pneus e Combustíveis Nº 02/2018 POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos

Leia mais

MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU 1 INTRODUÇÃO

MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU 1 INTRODUÇÃO MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU Leandro Tadeu da Silva 1, José Benedito Leandro 2 1 Graduando em Tecnologia em Logística pela Fatec

Leia mais

ANEXO I LISTA DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS PASSÍVEIS DE INCORPORAÇÃO À PREPARAÇÃO DO CDRU

ANEXO I LISTA DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS PASSÍVEIS DE INCORPORAÇÃO À PREPARAÇÃO DO CDRU ANEXO I LISTA DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS PASSÍVEIS DE INCORPORAÇÃO À PREPARAÇÃO DO CDRU (1) Derivada da Instrução Normativa 13/2012 do IBAMA (Lista Brasileira de Resíduos Sólidos) 02 Resíduos

Leia mais

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia LOGÍSTICA REVERSA NA CADEIA PRODUTIVA DE EMBALAGENS DE PAPELÃO NO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS Laércio Furtado Ferreira

Leia mais

SÍNTESE DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (LEI , DE 02 DE AGOSTO DE 2010) NA PERSPECTIVA DAS CENTRAIS DE ABASTECIMENTO BRASILEIRAS

SÍNTESE DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (LEI , DE 02 DE AGOSTO DE 2010) NA PERSPECTIVA DAS CENTRAIS DE ABASTECIMENTO BRASILEIRAS SÍNTESE DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (LEI 12.305, DE 02 DE AGOSTO DE 2010) NA PERSPECTIVA DAS CENTRAIS DE ABASTECIMENTO BRASILEIRAS O QUE SÃO OS RESÍDUOS SÓLIDOS? Art. 3º, item XVI - material,

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA ÍNDICE FEVEREIRO 2015 FRANCA Página População...... 2 Piso salarial do sapateiro... 2 Número de funcionários na indústria de calçados...... 2 Admissões e demissões do

Leia mais

UNIRESIDUOS: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA UNIVIÇOSA UNIDADE 2

UNIRESIDUOS: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA UNIVIÇOSA UNIDADE 2 902 UNIRESIDUOS: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA UNIVIÇOSA UNIDADE 2 Laís Paes Barros¹, José Augusto Talma Filho², Matheus Arthur Domicianno³, Nathany de Paula Oliveira4, Thayonara Caroline Rodrigues Araújo5

Leia mais

As Políticas Públicas Ambientais de Pernambuco e Resíduos Sólidos

As Políticas Públicas Ambientais de Pernambuco e Resíduos Sólidos As Políticas Públicas Ambientais de Pernambuco e Resíduos Sólidos Densidade populacional na Zona Costeira AP 2 hab.km -2 MA 29 hab.km -2 CE 252 hab.km -2 PB 373 hab.km -2 PE 913 hab.km -2 BA 96 hab.km

Leia mais

Escola Secundária Alfredo da Silva Ensino Básico 6º Ano Disciplina de Educação Tecnológica Materiais e Técnicas (7) Plásticos e Borrachas / 6ºB

Escola Secundária Alfredo da Silva Ensino Básico 6º Ano Disciplina de Educação Tecnológica Materiais e Técnicas (7) Plásticos e Borrachas / 6ºB Escola Secundária Alfredo da Silva Ensino Básico 6º Ano Disciplina de Educação Tecnológica Materiais e Técnicas (7) Plásticos e Borrachas / 6ºB 1. Alguns factos sobre os plásticos Os plásticos são materiais

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA ÍNDICE AGOSTO 2012 FRANCA 01) População 02) Piso salarial do sapateiro 03) Número de funcionários na indústria de calçados 04) Admissões e demissões do setor calçadista

Leia mais

Núcleo Proecco Em parceria com as empresas. Centro de Referências para Triagem e Tratamento de Resíduos Orgânicos e Inorgânicos.

Núcleo Proecco Em parceria com as empresas. Centro de Referências para Triagem e Tratamento de Resíduos Orgânicos e Inorgânicos. Núcleo Proecco Em parceria com as empresas. Centro de Referências para Triagem e Tratamento de Resíduos Orgânicos e Inorgânicos. 12/08/2015 1 12/08/2015 2 Profissionais envolvidos no projeto Biologia ;Geografia

Leia mais

Fórum de Papéis para Embalagens. Francisco Cesar Razzolini Klabin S.A. 26/08/2002

Fórum de Papéis para Embalagens. Francisco Cesar Razzolini Klabin S.A. 26/08/2002 Fórum 2002 A Reciclagem e a Produção de Papéis para Embalagens Francisco Cesar Razzolini Klabin S.A. 26/08/2002 O Papel e o meio ambiente O PAPEL é, em última análise, produzido em bases sustentáveis com

Leia mais

COELBA - NEOENERGIA. Principal Motivação: (o que motivou a realização do case na empresa)

COELBA - NEOENERGIA. Principal Motivação: (o que motivou a realização do case na empresa) COELBA - NEOENERGIA Título do Case: Principal Motivação: (o que motivou a realização do case na empresa) Projeto VALE LUZ A destinação do lixo é hoje uma questão de vital importância para a qualidade de

Leia mais

3º. A excepcionalidade prevista no 1º deste artigo não se aplica aos resíduos orgânicos industriais.

3º. A excepcionalidade prevista no 1º deste artigo não se aplica aos resíduos orgânicos industriais. RESOLUÇÃO CONAMA Nº 481, de 03/10/2017 Estabelece critérios e procedimentos para garantir o controle e a qualidade ambiental do processo de compostagem de resíduos orgânicos, e dá outras providências.

Leia mais

Responsabilidade do Produtor na Política Nacional de Resíduos Sólidos do Brasil

Responsabilidade do Produtor na Política Nacional de Resíduos Sólidos do Brasil 1 Responsabilidade do Produtor na Política Nacional de Resíduos Sólidos do Brasil Carlos RV Silva Filho Abril 2017 APNRS e seus Avanços... Geração Total de RSU(t/dia) 225.000 220.000 215.000 210.000 205.000

Leia mais

Valoração da Reciclagem dos Resíduos Plásticos na Economia das Empresas

Valoração da Reciclagem dos Resíduos Plásticos na Economia das Empresas Valoração da Reciclagem dos Resíduos Plásticos na Economia das Empresas Renata Pereira Alves 1 1 Graduanda de Engenharia Ambiental e Sanitária IFCE. e-mail: renata86alves@hotmail.com Resumo: Tradicionalmente

Leia mais

SISTEMAS DE RECICLAGEM para RESÍDUOS MUNICIPAIS

SISTEMAS DE RECICLAGEM para RESÍDUOS MUNICIPAIS SISTEMAS DE RECICLAGEM para RESÍDUOS MUNICIPAIS 1 Inovação em energia junto à A Nova Eco Energia é uma empresa localizada na cidade de Andradina, SP, inovadora no mercado de fontes de energia alternativas,

Leia mais

CONSUMIDOR PILHAS E BATERIAS PORTÁTEIS PÓS-CONSUMO!

CONSUMIDOR PILHAS E BATERIAS PORTÁTEIS PÓS-CONSUMO! CONSUMIDOR DESCARTE CORRETAMENTE PILHAS E BATERIAS PORTÁTEIS PÓS-CONSUMO! CONSUMIDOR DESCARTE CORRETAMENTE PILHAS E BATERIAS PORTÁTEIS PÓS-CONSUMO! APRESENTAÇÃO Em junho de 2014, publicamos a cartilha

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: Gestão dos Indicadores - Pneus e Combustíveis Nº 02/2019

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: Gestão dos Indicadores - Pneus e Combustíveis Nº 02/2019 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: Gestão dos Indicadores - Pneus e Combustíveis Nº 02/2019 Indicadores ambientais 3 A empresa SIRTEC tem identificado seus aspectos e impactos ambientais. Segundo

Leia mais

Área de Competência: Polímeros

Área de Competência: Polímeros Área de Competência: Polímeros Evento Inovacão e o Futuro da Indústria FIESC Painel: Tendências Tecnológicas em Materiais e Química 31/10/16 Florianópolis/SC Descrição das sub áreas tecnológicas de atuação

Leia mais

SUMÁRIO. 2 P á g i n a

SUMÁRIO. 2 P á g i n a SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS SOBRE O POLÍMERO... 04 1.1 Definição de polímeros... 04 1.2 Cadeia produtiva de polímeros... 04 2. POLIPROPILENO... 06 2.1 Comercialização do polipropileno...

Leia mais

XIII SEMINARIO NACIONAL DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DE BASE MINERAL

XIII SEMINARIO NACIONAL DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DE BASE MINERAL XIII SEMINARIO NACIONAL DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DE BASE MINERAL PAINEL I Experiência e Perspectivas dos APL de Base Mineral do Brasil - Gesso CEISSA CAMPOS COSTA PRESIDENTE DO SINDICATO DA INDÚSTRIA

Leia mais

AVALIAÇÃO DA USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DA CIDADE DE PARAISÓPOLIS - MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DA CIDADE DE PARAISÓPOLIS - MINAS GERAIS AVALIAÇÃO DA USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DA CIDADE DE PARAISÓPOLIS - MINAS GERAIS Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Líquidos Flávio Henrique Cortez Silva 1 Ana Paula Trindade de Souza² Marcelo Antônio

Leia mais

Estudo da adequação da indústria de plásticos no Estado de Goiás às ações de gestão integrada de resíduos pós-consumo

Estudo da adequação da indústria de plásticos no Estado de Goiás às ações de gestão integrada de resíduos pós-consumo Estudo da adequação da indústria de plásticos no Estado de Goiás às ações de gestão integrada de resíduos pós-consumo OLIVEIRA, F. R., OLIVEIRA, K. A.F.A. O uso de plásticos está intimamente ligado à cultura

Leia mais

Dezembro de Nota sobre os resultados da PIM-PF Regional 1 SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

Dezembro de Nota sobre os resultados da PIM-PF Regional 1 SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL Nota sobre os resultados da PIM-PF Regional 1 Dezembro de 2015 A produção física da Indústria de Transformação da Bahia encerrou o ano de 2015 com queda de 7%, apos resultado negativo registrado 2014 (-3,1%).

Leia mais

Desempenho da Indústria Catarinense

Desempenho da Indústria Catarinense Desempenho da Indústria Catarinense Produção Industrial Desempenho por UF - Jan-Fev 2009/Jan-Fev 2008 % PR CE PA GO PE -3,5-7,7 RJ BA SC BR SP RS AM MG ES -8,8-9,2-12,2-13,1-13,8-16,2-17,2-17,7-20,6-22,0-27,6-31,4

Leia mais

IV Fórum de Ensino Superior da Área Química Polímeros e suas aplicações: panorama atual e perspectivas

IV Fórum de Ensino Superior da Área Química Polímeros e suas aplicações: panorama atual e perspectivas IV Fórum de Ensino Superior da Área Química Polímeros e suas aplicações: panorama atual e perspectivas Polímeros Convencionais Lucilene Betega de Paiva Núcleo de Bionanomanufatura Laboratório de Processos

Leia mais

Tubos em aço carbono, revestidos com Rilsan (Poliamida 11)

Tubos em aço carbono, revestidos com Rilsan (Poliamida 11) Tubos em aço carbono, revestidos com Rilsan (Poliamida 11) 02 A Alvenius fabrica tubos em aço carbono com costura helicoidal, revestidos interna e/ou externamente com Rilsan (Poliamida 11) e unidos pelos

Leia mais

Dr. Ademar Benévolo Lugão/ Dra. Sandra Regina Scagliusi

Dr. Ademar Benévolo Lugão/ Dra. Sandra Regina Scagliusi Dr. Ademar Benévolo Lugão/ Dra. Sandra Regina Scagliusi INTRODUÇÃO As borrachas são materiais de natureza polimérica que possuem como principal característica a elasticidade; em condições normais, podem

Leia mais

Desenvolvimento presente em todo o mundo.

Desenvolvimento presente em todo o mundo. 1 Desenvolvimento presente em todo o mundo. - Faturamento anual de U$ 18 bilhões. - Mais de 875 unidades em 54 países Fundada em 1912, a Illinois Tool Works Inc. é uma empresa multinacional produtora de

Leia mais

PNRS e a Logística Reversa. Free Powerpoint Templates Page 1

PNRS e a Logística Reversa. Free Powerpoint Templates Page 1 PNRS e a Logística Reversa Page 1 História Roma de Júlio Cesar e Augusto Page 2 História Geena Fogo eterno Page 3 História Cambridge 1338 São Paulo 1722 Rio de Janeiro 1850 Page 4 Novidades da PNRS Bloco

Leia mais

Dê ao Óleo Usado o destino previsto em lei. LOGÍSTICA REVERSA DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES E O RERREFINO. 12 março 2014

Dê ao Óleo Usado o destino previsto em lei. LOGÍSTICA REVERSA DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES E O RERREFINO. 12 março 2014 LOGÍSTICA REVERSA DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES E O RERREFINO. 12 março 2014 Como se formam os Lubrificantes 90,0 % Óleo básico de Petróleo: Neutro Leve Médio ou Pesado. Especificados pela ANP (*) 10,0 % Aditivos

Leia mais

GABARITO Caderno do Aluno Geografia 5 a série Volume 4 OS SETORES DA ECONOMIA E AS CADEIAS PRODUTIVAS

GABARITO Caderno do Aluno Geografia 5 a série Volume 4 OS SETORES DA ECONOMIA E AS CADEIAS PRODUTIVAS SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 OS SETORES DA ECONOMIA E AS CADEIAS PRODUTIVAS Para começo de conversa Página 3 1. Sucos de frutas, arroz beneficiado, leite pasteurizado, macarrão, óleos etc. 2. Espera-se que

Leia mais

Logística Reversa no Brasil Cenário atual e futuro

Logística Reversa no Brasil Cenário atual e futuro Logística Reversa no Brasil Cenário atual e futuro M.Sc. Elcio Herbst SENAI - IST em Meio Ambiente e Química Política Nacional de Resíduos Sólidos Art. 33º - São obrigados a estruturar e implementar sistemas

Leia mais