PERCEPÇÕES DO SUICÍDIO NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DA BAHIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PERCEPÇÕES DO SUICÍDIO NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DA BAHIA"

Transcrição

1 PERCEPÇÕES DO SUICÍDIO NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DA BAHIA Lidiane Menezes Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção (GEPeSP/LAV-UERJ)

2 Projeto de Pesquisa Suicídio entre profissionais Policiais Militares: uma análise institucional Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP) Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (CEPESC) Coordenação Geral: Dra. Dayse Miranda (LAV-UERJ)

3 OBJETIVO DA PESQUISA Discutir as dimensões e a gravidade das manifestações suicidas entre profissionais de segurança pública no Brasil. Policiais militares - categoria ocupacional que reúne inúmeros fatores estressantes, em comparação aos demais profissionais da área de segurança.

4 METODOLOGIA Combinação de técnicas quantitativa e qualitativa - Aplicação de um questionário enviado por a todos os Policiais Militares do Brasil, filiados à Rede Nacional de Ensino a Distância (EAD/SENASP-MJ), entre os meses de agosto e setembro de Trabalho Qualitativo nas capitais Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre (incluindo o caso Santa Maria).

5 AMOSTRA Estimativa do total de Policiais Militares no Brasil (FBSP): 410 mil Estimativa de Policiais Militares cadastrados na Rede EAD/SENASP: 323 mil Número de Policiais Militares que responderam à pesquisa online (5,57%)

6 E na PMBA?

7 Perfil dos participantes (Questionário Rede EAD) 1850 respostas

8 Perfil dos participantes

9 Distribuição dos entrevistados da PMBA por categorias de análise

10 Distribuição dos entrevistados da PMBA por sexo, 2014 Tabulação cruzada P.1. Sexo: * Ideação e Tentativa de Suicídio P.1. Sexo: Masculino Feminino Pensou, mas não tentou Tentou ,8% 81,7% ,2% 18,3%

11 TAXAS DE IDEAÇAO SUICIDA E TENTATIVA DE SUICIDIO PARA OS ENTREVISTADOS DA PMBA POR SEXO, 2014 Pensou, mas não tentou Tentou Masculino 14% 3% Feminino 16% 5%

12 Distribuição das respostas da PMBA por categorias de análise Sentimento em relação a trabalhar na PMBA responderam muito insatisfeito (11,7%) e 537, insatisfeito (29%). Somados representam 40,8%. Sentimento em relação ao Regulamento Disciplinar da Instituição (PMBA) responderam muito insatisfeito (39,8%) e 530, insatisfeito (28,6%). Somados representam 68,5%.

13 Distribuição das respostas da PMBA por categorias de análise Oportunidades de Ascensão na Carreira 1297 responderam muito insatisfeito (70,1%) e 364, insatisfeito (19,7%). Somados representam 89,8%. Valorização da Polícia por parte da Sociedade 1075 responderam muito insatisfeito (58,1%) e 481, insatisfeito (26,0%). Somados representam 84,1%.

14 Distribuição das respostas da PMBA por categorias de análise Perda de algum colega e/ou amigo policial por HOMICÍDIO 1665 responderam sim (90%); 174 responderam não (9,4%) Perda de algum colega e/ou amigo policial por SUICÍDIO 1389 responderam sim (75,1%) e 438 responderam não (23,7) Em uma década nessa profissão acontecem muitas coisas trágicas. A gente passa a viver com um cemitério na cabeça. (Policial entrevistado)

15 Distribuição das respostas da PMBA por categorias de análise Presença de fatores associados ao comportamento suicida na literatura. - exposição a situações de risco de vitimização - insatisfação em relação à valorização profissional

16 Como os diferentes atores da PMBA percebem e tratam a questão das mortes por suicídio entre os seus profissionais?

17 Resultados do Trabalho de Campo na PMBA (2014) 06 Grupos focais com os seguintes atores: 1. PMs Oficias da Cúpula Decisória; Diretor de Saúde e Diretores de Unidades Administrativas 2. Oficias e praças do Departamento de Saúde (DS) 3. Profissionais do Serviço de Valorização Profissional - SEVAP 4. PMs Oficias (Comandantes) lotados nas Unidades Operacionais (convencionais e especiais) 5. PMs Praças das Unidades Administrativas 6. PMs Praças das Unidades Operacionais (convencionais e especiais)

18 Resultados do Trabalho de Campo na PMBA (2014) 11 Entrevistas semi-estruturadas com policiais que declararam conhecer um colega da PMBA que havia cometido suicídio. 02 Entrevistas semi-estruturadas com policiais que declararam conhecer um colega da PMBA que havia tentado suicídio.

19 Percepções dos atores da PMBA (Cúpula) Gestores do alto escalão (incluindo da área da saúde) - desconhecimento dos dados sobre suicídio entre seus policiais. O suicídio não seria um problema na instituição. Casos isolados - problemas familiares ou de ordem emocional. Suporte do SEVAP (Serviço de Valorização Profissional)

20 Percepções dos atores (Oficiais comandantes de companhias) Percepção mais próxima do relato dos praças. problemas familiares dificuldades associadas às constantes pressões no trabalho desprestígio por parte da sociedade

21 Percepções dos atores (Oficiais comandantes de companhias) Dificuldades para atender a muitas demandas; Cultura do valente; Precárias condições de trabalho e os baixos salários. Ações preventivas incluem mudanças institucionais Limitação do SEVAP - grande demanda em todo o estado.

22 Percepções dos atores (Profissionais de Saúde - Oficiais e praças da DS e do SEVAP) As percepções e o discurso diferenciaram conforme a hierarquia e a área de atuação. - Discurso dos médicos - casos isolados -Discurso dos praças que atuam na função de profissionais de saúde - crescimento do comportamento suicida; agravamento dos problemas de saúde mental na tropa.

23 Percepções dos atores (Profissionais de Saúde - Oficiais e praças da DS e do SEVAP) Ausência de uma política de saúde articulada; Necessidade de maior investimento em ações de saúde e assistência social, especialmente em recursos humanos. Urgência em se investir mais e ampliar o SEVAP, único serviço da corporação que presta assistência psicossocial em todo o estado.

24 Percepções dos atores (Praças em diferentes funções) Comportamento suicida - um problema frequente na instituição (A maioria conhece alguém da corporação que tentou ou cometeu suicídio); Associam à interação entre problemas emocionais e questões do trabalho; O problema da promoção na carreira; Uso da perícia como válvula de escape;

25 Percepções dos atores (Praças em diferentes funções) Importância de maior investimento na prevenção e promoção da saúde. É como se a gente tentasse enxugar o chão com uma torneira que está permanentemente aberta. (Profissional de Saúde do DS)

26 Percepções dos atores (Praças em diferentes funções) Reconhecem a grande importância do trabalho do SEVAP, mas também suas limitações. Baixos salários; Falta de equipamentos e ambientes de trabalho adequados; Desvalorização por parte da sociedade. Desconhecem programas institucionais de prevenção e destacam o sentimento de desamparo.

27 Possíveis Fatores de Proteção Relatados Laços de amizade no trabalho Postura diferenciada de alguns comandantes

28 A assistência à saúde percepção Quase definitiva desativação do Hospital Geral da Polícia Militar. Falta de renovação do quadro de especialistas na área de saúde. Convênio para assistência médica muito criticado pela falta de profissionais credenciados em algumas especialidades.

29 Entrevistas com amigos e colegas de policiais vitimizados Dos 13 casos relatados, 2 foram referentes a tentativas de suicídio e 11 a suicídio consumado. Maioria praças do sexo masculino (um caso de suicídio cometido por uma policial feminina). Dos 11 casos de suicídio, 9 usaram como meio a arma de fogo. 7 destes ocorreram na própria residência e 2 no local de trabalho.

30 Possíveis fatores associados pelos entrevistados Fatores pessoais/individuais: problemas na família, problemas de saúde de ordem física e emocional. Fatores profissionais/ocupacionais: possíveis perseguições dos superiores às vítimas, sobrecarga no trabalho e acúmulo de funções.... Pra você conseguir sobreviver, você vai se tornando frio, você vai criando capas pra que você consiga viver nesse dia a dia. (Fala de um policial)

31 Recomendações Realização de palestras de conscientização, com diferentes níveis hierárquicos, sobre o suicídio na PMBA e a importância da prevenção. Capacitação de profissionais de saúde e formação de agentes multiplicadores de prevenção (todos os profissionais). Fomento à realização de pesquisas aplicadas.

32 Recomendações Construção de cards informativos ou folders para a prevenção. magnitude do fenômeno desconstrução de mitos protocolos de ação.

33 Recomendações

34 Recomendações Ampliação do SEVAP com os núcleos para o interior do estado. Canais de comunicação entre os atores do SEVAP e do Departamento de Saúde da PMBA. Trocas de informações para subsidiar a formulação e implementação de ações integradas de intervenção, tratamento e prevenção do comportamento suicida entre policiais militares da PMBA.

35 Muito obrigada pela atenção!

CAMPANHA INSTINTO DE VIDA Redução de homicídios ABRIL 2017

CAMPANHA INSTINTO DE VIDA Redução de homicídios ABRIL 2017 CAMPANHA INSTINTO DE VIDA Redução de homicídios ABRIL 07 Metodologia Técnica Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal dos entrevistados em pontos de fluxo populacionais. As entrevistas foram realizadas

Leia mais

Regulações sobre o uso da força pelas polícias militares de São Paulo e Pernambuco 1o Edital Senasp Pensando a Segurança Pública

Regulações sobre o uso da força pelas polícias militares de São Paulo e Pernambuco 1o Edital Senasp Pensando a Segurança Pública Regulações sobre o uso da força pelas polícias militares de São Paulo e Pernambuco 1o Edital Senasp Pensando a Segurança Pública São Paulo, 25 de setembro de 2013 Escopo da pesquisa Regulação do uso da

Leia mais

LONGE DEMAIS DAS CAPITAIS: O SECRETÁRIO EXECUTIVO NA PERIFERIA DA PERIFERIA DO CAPITAL

LONGE DEMAIS DAS CAPITAIS: O SECRETÁRIO EXECUTIVO NA PERIFERIA DA PERIFERIA DO CAPITAL LONGE DEMAIS DAS CAPITAIS: O SECRETÁRIO EXECUTIVO NA PERIFERIA DA PERIFERIA DO CAPITAL Profª Marília Lobato - UNIFAP; Bacharel Maycon Aleluia e Prof. Dr. Arley Costa - UFF O que instigou a construção do

Leia mais

Conflitos no Rio de Janeiro. novembro de 2010

Conflitos no Rio de Janeiro. novembro de 2010 Conflitos no Rio de Janeiro novembro de 2010 1 Metodologia e Amostra Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas telefônicas. Objetivo Geral Levantar a percepção

Leia mais

SUICÍDIO COMO IDENTIFICAR?

SUICÍDIO COMO IDENTIFICAR? COMO IDENTIFICAR? Ludmila Palhano 1 O detalhamento do conhecimento dos fatores de risco auxilia na delimitação da populações nas quais os eventos poderão ocorrer com maior frequência. ABP, 2014 Dois principais

Leia mais

XXI Congresso Nacional das Guardas Municipais. Novo Hamburgo/RS, 17 a 19 de agosto de 2011

XXI Congresso Nacional das Guardas Municipais. Novo Hamburgo/RS, 17 a 19 de agosto de 2011 XXI Congresso Nacional das Guardas Municipais Novo Hamburgo/RS, 17 a 19 de agosto de 2011 Em 2011, a Secretaria Nacional de Segurança Pública criou Grupo de Trabalho para iniciar processo de discussão

Leia mais

Técnicas de pesquisa de clima organizacional. 1 Profª Carminha Lage

Técnicas de pesquisa de clima organizacional. 1 Profª Carminha Lage Técnicas de pesquisa de clima organizacional 1 Profª Carminha Lage Técnicas de pesquisa de clima organizacional Profª Carminha Lage 1 ª- Questionário - mais utilizado Permite aplicação maciça, mesmo para

Leia mais

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X PERFIL PSICOSSOCIAL DE SUICIDAS A PARTIR DE INQUÉRITOS POLICIAIS: CASOS DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ Introdução Aline Cristina Antonechen* Lucia Cecília da Silva A palavra suicídio deriva-se do latim sui (próprio)

Leia mais

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA APRESENTAÇÃO COMERCIAL O NEGÓCIO SISTEMA UNIMED SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA Qualidade comprovada Top of Mind (Plano mais lembrado pela sociedade), Certificação ONA Nível 3 (Acreditação de Excelência

Leia mais

Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais

Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais 1 Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais Ana Maria Doimo Ernesto F. L. Amaral 21 de setembro de 2009 www.ernestoamaral.com/met20092.html Fonte: Banco Mundial. Monitorização e Avaliação: algumas

Leia mais

Relatório de Pesquisa. Ex-achievers edição 2014

Relatório de Pesquisa. Ex-achievers edição 2014 Relatório de Pesquisa Ex-achievers edição 2014 Destaques O Programa Miniempresa, segundo os Ex-achievers Motiva a iniciar a carreira profissional a estabelecer novos objetivo para a vida Desenvolve Trabalho

Leia mais

Programa FIC+Feliz. Maio/2016 Belo Horizonte - MG. Maria Lúcia Rezende Milhorato

Programa FIC+Feliz. Maio/2016 Belo Horizonte - MG. Maria Lúcia Rezende Milhorato Programa FIC+Feliz Maio/2016 Belo Horizonte - MG Maria Lúcia Rezende Milhorato CONTEXTO A Credicom foi piloto no projeto do Índice de Felicidade Interna do Cooperativismo FIC, promovido pelo SESCOOP Nacional

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE OPINIÃO PÚBLICA PELA MÍDIA IMPRESSA - ESTUDO DE CASO DO JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ: ANÁLISE DO PERFIL DOS LEITORES 1

CONSTRUÇÃO DE OPINIÃO PÚBLICA PELA MÍDIA IMPRESSA - ESTUDO DE CASO DO JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ: ANÁLISE DO PERFIL DOS LEITORES 1 CONSTRUÇÃO DE OPINIÃO PÚBLICA PELA MÍDIA IMPRESSA - ESTUDO DE CASO DO JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ: ANÁLISE DO PERFIL DOS LEITORES 1 TUZZO, Simone Antoniaci 2 ; FIGUEIREDO, Lívia Marques Ferrari de 3 Palavras-chave:

Leia mais

Competências dos Ortoptistas no Rastreio Visual Infantil

Competências dos Ortoptistas no Rastreio Visual Infantil Competências dos Ortoptistas no Rastreio Visual Infantil Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa IPL Carla Costa Lança carla.costa@estesl.ipl.pt 2010 Introdução As competências profissionais no

Leia mais

PERFIL DO DIRETOR ESCOLAR. Realização: Ibope

PERFIL DO DIRETOR ESCOLAR. Realização: Ibope PERFIL DO DIRETOR ESCOLAR Realização: Ibope A Fundação Victor Civita, que tem por missão contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica no Brasil, produzindo publicações, sites, material pedagógico,

Leia mais

TIC DOMICÍLIOS 2015 Apresentação dos principais resultados TIC Domicílios 2015

TIC DOMICÍLIOS 2015 Apresentação dos principais resultados TIC Domicílios 2015 TIC DOMICÍLIOS 15 Apresentação dos principais resultados TIC Domicílios 15 São Paulo 13 de Setembro de 16 SOBRE O CETIC.br PRODUÇÃO DE ESTATÍSTICAS TIC PARA POLÍTICAS PÚBLICAS Modelo Multissetorial de

Leia mais

RELATÓRIO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA EM BARBACENA. Avaliação da FAME pela população de Barbacena

RELATÓRIO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA EM BARBACENA. Avaliação da FAME pela população de Barbacena RELATÓRIO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA EM BARBACENA Avaliação da FAME pela população de Barbacena Junho de 2016. Apresentação O relatório ora apresentado é o resultado de uma sondagem junto à população

Leia mais

Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto

Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto Coordenação: Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase); os questionários foram aplicados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Objetivos:

Leia mais

TIPIFICAÇÃO DAS AGRESSÕES SOFRIDAS PELAS MULHERES DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE CEARÁ

TIPIFICAÇÃO DAS AGRESSÕES SOFRIDAS PELAS MULHERES DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE CEARÁ TIPIFICAÇÃO DAS AGRESSÕES SOFRIDAS PELAS MULHERES DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE CEARÁ ¹Tayenne Maranhão de Oliveira, graduanda no Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri, Bolsista

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL APLICADA À NEUROLOGIA

Leia mais

Metodologia e Amostra

Metodologia e Amostra JOB101629 1 Metodologia e Amostra Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas pessoais Objetivo Geral O objetivo principal da pesquisa é conhecer os hábitos

Leia mais

Eventos Pré-Feira do Empreendedor - dia 12/09

Eventos Pré-Feira do Empreendedor - dia 12/09 Relatório Parcial Pesquisa de Reação Junto aos Participantes dos Eventos Feira do Empreendedor 2013 Eventos Pré-Feira do Empreendedor - dia 12/09 Setembro/2013 1 Conselho Deliberativo do Sebrae Roraima

Leia mais

Políticas Públicas de Prevenção e Atenção para DST/HIV/Aids em saúde mental, no Brasil

Políticas Públicas de Prevenção e Atenção para DST/HIV/Aids em saúde mental, no Brasil Ministério da saúde Secretaria de Atenção à saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação de Saúde Mental Políticas Públicas de Prevenção e Atenção para DST/HIV/Aids em saúde mental,

Leia mais

3 Metodologia Tipo de Pesquisa

3 Metodologia Tipo de Pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de Pesquisa Para a classificação desta pesquisa foi adotada a taxonomia proposta por Vergara (2000). Segundo esta classificação, as pesquisas podem ser classificadas quanto aos

Leia mais

Perfil das Vítimas e Agressores das Ocorrências Registradas pelas Polícias Civis (Janeiro de 2004 a Dezembro de 2005)

Perfil das Vítimas e Agressores das Ocorrências Registradas pelas Polícias Civis (Janeiro de 2004 a Dezembro de 2005) Ministério da Justiça Perfil das Vítimas e Agressores das Ocorrências Registradas pelas Polícias Civis (Janeiro de 2004 a Dezembro de 2005) Agosto/2006 Secretaria Nacional de Segurança Pública Departamento

Leia mais

MULHERES SOFREM MAIS COM O DESEMPREGO E GANHAM MENOS QUE OS HOMENS NA RMBH

MULHERES SOFREM MAIS COM O DESEMPREGO E GANHAM MENOS QUE OS HOMENS NA RMBH A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE MARÇO - 2008 MULHERES SOFREM MAIS COM O DESEMPREGO E GANHAM MENOS QUE OS HOMENS NA RMBH A inserção ocupacional feminina no mercado

Leia mais

Pesquisas Institucionais. uma forma científica de conhecer o público interno

Pesquisas Institucionais. uma forma científica de conhecer o público interno uma forma científica de conhecer o público interno Comunicação Interna Fluxos de Comunicação Chefe Subchefes Sub-sub Front office D e s c e n d e n t e A s c e n d e n t e 2 Conceito Identificação, coleta

Leia mais

Estratégias da Implantação para a Conquista da Certificação ONA no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes

Estratégias da Implantação para a Conquista da Certificação ONA no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes Estratégias da Implantação para a Conquista da Certificação ONA no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes Nossa história Cenário Cenário Nossa história Setores Previsão segundo o Plano de Trabalho Quando

Leia mais

SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CHRISTIANE MARIA RIBEIRO DE OLIVEIRA IRLA PAULA ANDRADE AMARAL ISADORA EDUARDA BARROS BRAZ DE CARVALHO

SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CHRISTIANE MARIA RIBEIRO DE OLIVEIRA IRLA PAULA ANDRADE AMARAL ISADORA EDUARDA BARROS BRAZ DE CARVALHO SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CHRISTIANE MARIA RIBEIRO DE OLIVEIRA IRLA PAULA ANDRADE AMARAL ISADORA EDUARDA BARROS BRAZ DE CARVALHO Saúde CONTEXTUALIZANDO... Diante da gravidade do avanço

Leia mais

Barómetro APAV INTERCAMPUS Vitimação de Estabelecimentos Comerciais Preparado para: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) Dezembro de 2013

Barómetro APAV INTERCAMPUS Vitimação de Estabelecimentos Comerciais Preparado para: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) Dezembro de 2013 1 Barómetro APAV Vitimação de Estabelecimentos Comerciais Preparado para: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) Dezembro de 2013 2 Índice 2 Metodologia 3 3 Síntese 8 4 Resultados 11 3 1 Metodologia

Leia mais

introdução ao marketing - gestão do design

introdução ao marketing - gestão do design introdução ao marketing - gestão do design Universidade Presbiteriana Mackenzie curso desenho industrial 3 pp e pv profa. dra. teresa riccetti Fevereiro 2009 A gestão de design, o management design, é

Leia mais

O IDOSO COMO CUIDADOR: UMA NOVA PERSPECTIVA DE CUIDADO DOMICILIAR

O IDOSO COMO CUIDADOR: UMA NOVA PERSPECTIVA DE CUIDADO DOMICILIAR O IDOSO COMO CUIDADOR: UMA NOVA PERSPECTIVA DE CUIDADO DOMICILIAR João Paulo Fernandes Macedo (UFC dalijoao@gmail.com) INTRODUÇÃO:As famílias brasileiras estão passando por mudanças estruturais, sociais

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação da FEJUNAV

Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação da FEJUNAV Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação da FEJUNAV Naviraí, Junho de 2017 1. Introdução A satisfação dos clientes possui um papel fundamental nos estágios iniciais do relacionamento. Se as experiências

Leia mais

PLANO DE CARREIRA PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE A ENDEMIA

PLANO DE CARREIRA PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE A ENDEMIA PLANO DE CARREIRA PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE A ENDEMIA Nossa Equipe Coordenadora: Professora Maria José Menezes Brito (Escola de Enfermagem UFMG) Co-coordenador: Professor

Leia mais

BRASÍLIA EM RISCO. O que os números da criminalidade dizem? O que os cidadãos percebem? O que a cidade perde?

BRASÍLIA EM RISCO. O que os números da criminalidade dizem? O que os cidadãos percebem? O que a cidade perde? BRASÍLIA EM RISCO O que os números da criminalidade dizem? O que os cidadãos percebem? O que a cidade perde? Se você torturar os dados por tempo suficiente, eles confessam (Ronald Coase, economista britânico)

Leia mais

Como Prevenir o Suicídio?

Como Prevenir o Suicídio? Como Prevenir o Suicídio? Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br

Leia mais

PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2016-207 São Luís 2016 1 INTRODUÇÃO O plano de ações da CPA define os rumos dos trabalhos que serão desenvolvidas pela

Leia mais

Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar/DAB/SAS/MS

Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar/DAB/SAS/MS Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar/DAB/SAS/MS Reflexões sobre Atenção Domiciliar Causas da expansão do cuidado domiciliar mundial: Resposta a mudança do padrão demográfico e patológico Insuficiência

Leia mais

Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96

Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96 Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96 leitos 19 leitos de UTI 5 Salas Cirúrgicas 300 Cirurgias/mês

Leia mais

Clima Organizacional

Clima Organizacional slide 1 Clima Organizacional Maria Cristina Bohnenberger cristin@feevale.br Conceitos de Clima organizacional É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos

Leia mais

O USO DE SOFTWARE LIVRE PELOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO

O USO DE SOFTWARE LIVRE PELOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO O USO DE SOFTWARE LIVRE PELOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO Ana Paula L. S. DIAS 1 ; Débora Cristina F. C. NEVES¹; Caroline F. C. SANTOS 2 ; Katia A. CAMPOS 2 ; Luciano P. CARVALHO²

Leia mais

PROFESSORES ATUANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA: TRAJETÓRIAS E SABERES DOCENTES. Me. Ana Paula Pereira Arantes. Dra. Raimunda Abou Gebran

PROFESSORES ATUANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA: TRAJETÓRIAS E SABERES DOCENTES. Me. Ana Paula Pereira Arantes. Dra. Raimunda Abou Gebran PROFESSORES ATUANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA: TRAJETÓRIAS E SABERES DOCENTES Me. Ana Paula Pereira Arantes Dra. Raimunda Abou Gebran Objetivo Geral Compreender a trajetória e os saberes dos professores atuantes

Leia mais

Apresentando o problema

Apresentando o problema 2 Apresentando o problema Segundo a pesquisa de Lourenço (1974, p.22) o trabalho do coordenador pedagógico foi criado e direcionado a supervisionar o trabalho do professor na escola de forma que este aplicasse

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ACONSELHAMENTO GENÉTICO EM PREDISPOSIÇÃO

Leia mais

Fazer uma mudança, assumindo a responsabilidade. O papel do marketing na entrega de um sistema de saúde sustentável e bem sucedido.

Fazer uma mudança, assumindo a responsabilidade. O papel do marketing na entrega de um sistema de saúde sustentável e bem sucedido. Fazer uma mudança, assumindo a responsabilidade O papel do marketing na entrega de um sistema de saúde sustentável e bem sucedido. Michael Simpkins Mais de 20 anos de trabalho em todo o mercado de saúde

Leia mais

PRECEPTOR DA RESIDÊNCIA MÉDICA. CFM Câmara Técnica de Pediatria

PRECEPTOR DA RESIDÊNCIA MÉDICA. CFM Câmara Técnica de Pediatria PRECEPTOR DA RESIDÊNCIA MÉDICA CFM Câmara Técnica de Pediatria Definição Na educação médica a figura de um profissional experiente, que auxilia na formação, é uma constante. No decorrer dos tempos, até

Leia mais

Metodologias ativas na EaD. Sandra Rodrigues

Metodologias ativas na EaD. Sandra Rodrigues Metodologias ativas na EaD Sandra Rodrigues Metodologias ativas na EaD EaD no Brasil principais características Caminhos naturais para aprendizagem ativa nessa modalidade Participação e engajamento como

Leia mais

Serafina Corrêa. Pesquisa C0006 Administrativa

Serafina Corrêa. Pesquisa C0006 Administrativa RELATÓRIO DE PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Serafina Corrêa Pesquisa C0006 Serafina Corrêa Página 1/1 METODOLOGIA Objetivo: Levantar junto aos eleitores da área em estudo, opiniões relacionadas a assuntos

Leia mais

A implantação de CAPS no estado do Paraná: situação atual e perspectivas. Coordenação Estadual de Saúde Mental Agosto 2013

A implantação de CAPS no estado do Paraná: situação atual e perspectivas. Coordenação Estadual de Saúde Mental Agosto 2013 A implantação de CAPS no estado do Paraná: situação atual e perspectivas Coordenação Estadual de Saúde Mental Agosto 2013 Situação Atual - Portaria 336/2002 - CAPS - Portaria 245/2005 incentivo implantação

Leia mais

Hospital Summit Terceirização de Serviços Médicos

Hospital Summit Terceirização de Serviços Médicos 15/03/2017 Hospital Summit Terceirização de Serviços Médicos Modelo Adotado Grupo São Lucas Ribeirania Ribeirão Preto Dr Pedro Antonio Palocci o Médico Pediatra formado pela XXIIIª Turma da FMRP-USP 1979

Leia mais

FORMAS CULTURAIS E PERCEPÇÃO SOCIAL ENTRE OS FREQÜENTADORES DE FEIRAS DE ARTE E ALIMENTAÇÃO DE GOIÂNIA OBJETIVOS

FORMAS CULTURAIS E PERCEPÇÃO SOCIAL ENTRE OS FREQÜENTADORES DE FEIRAS DE ARTE E ALIMENTAÇÃO DE GOIÂNIA OBJETIVOS FORMAS CULTURAIS E PERCEPÇÃO SOCIAL ENTRE OS FREQÜENTADORES DE FEIRAS DE ARTE E ALIMENTAÇÃO DE GOIÂNIA Ernesto Friedrich de Lima Amaral Francisco Chagas Evangelista Rabelo OBJETIVOS Estudar em que medida

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Agradecimentos Nota prévia...

ÍNDICE GERAL. Agradecimentos Nota prévia... ÍNDICE GERAL Agradecimentos Nota prévia......................................... 7 9 PRIMEIRA PARTE - O estudo da instituição militar 1 - Marxismo e temas militares.......................................

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. -Lei PA nº 6.833/06 - Código de Ética e Disciplina da PM/PA- (Título I) - LEGISLAÇÃO RELACIONADA À PM/PA -

CONCEITOS INICIAIS. -Lei PA nº 6.833/06 - Código de Ética e Disciplina da PM/PA- (Título I) - LEGISLAÇÃO RELACIONADA À PM/PA - - LEGISLAÇÃO RELACIONADA À PM/PA - -Lei PA nº 6.833/06 - Código de Ética e Disciplina da PM/PA- (Título I) - Professor: Marcos Girão - CONCEITOS INICIAIS 1 LEI ESTADUAL Nº 6.833/06 Institui o Código de

Leia mais

Florianópolis, 06 de dezembro de 2013.

Florianópolis, 06 de dezembro de 2013. AVALIAÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL RESULTADOS DA PARCERIA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL E UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EAD Ariane Rodrigues Pereira; Mestre

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS COSTA, Yago da 1 ; ALVES, Beatriz Rodrigues 2 ; FELIX, Jefferson Ferreira 3 ; PACHECO, Lílian Fernanda

Leia mais

Outubro Rosa: Mulheres na luta contra o câncer de mama.

Outubro Rosa: Mulheres na luta contra o câncer de mama. Sociedade de Educação e Cultura de Goiânia - SECG Departamento de Enfermagem Curso de Enfermagem autorizado pela Portaria Ministerial n 3.768 de 12/2003. Outubro Rosa: Mulheres na luta contra o câncer

Leia mais

APOIO FAMILIAR DIREITOS E ESTRATEGIAS. Renata Flores Tibyriçá Defensora Pública do Estado de São Paulo

APOIO FAMILIAR DIREITOS E ESTRATEGIAS. Renata Flores Tibyriçá Defensora Pública do Estado de São Paulo APOIO FAMILIAR DIREITOS E ESTRATEGIAS Renata Flores Tibyriçá Defensora Pública do Estado de São Paulo O Que é Defensoria Pública? Defensoria Pública é instituição prevista na Constituição Federal (art.

Leia mais

O que é uma pesquisa de vitimização?

O que é uma pesquisa de vitimização? O que é uma pesquisa de vitimização? Uma pesquisa de vitimização consiste em uma série de perguntas feitas a pessoas escolhidas para representarem a população, sobre terem ou não sido vítimas de algum

Leia mais

Ficha Institucional. Ministro da Justiça. Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto. Secretario Nacional de Segurança Publica Ricardo Brisolla Balestreri

Ficha Institucional. Ministro da Justiça. Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto. Secretario Nacional de Segurança Publica Ricardo Brisolla Balestreri Ficha Institucional Ministro da Justiça Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto Secretario Nacional de Segurança Publica Ricardo Brisolla Balestreri Palestrante João Francisco Goulart dos Santos 1 MINISTÉRIO

Leia mais

DOIS ANOS DA LEI MARIA DA PENHA: O QUE PENSA A SOCIEDADE?

DOIS ANOS DA LEI MARIA DA PENHA: O QUE PENSA A SOCIEDADE? DOIS ANOS DA LEI MARIA DA PENHA: O QUE PENSA A SOCIEDADE? Principais resultados da PESQUISA IBOPE / THEMIS Realização Ibope / Themis - Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero Parceria Instituto Patrícia

Leia mais

METODOLOGIA RESULTADOS

METODOLOGIA RESULTADOS Popularização de Kefir no Recôncavo da Bahia: um Relato de Experiência Edleuza Oliveira Silva, i Adna de Oliveira Barbosa, Carla Alves Barbosa ii, Ferlando Lima Santos iii, INTRODUÇÃO Embora o kefir seja

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PROJETO DE APRIMORAMENTO DO TRABALHO EM EQUIPE SEGUNDO O MÉTODO RESSÉGUIER DOS SERVIDORES DA SECRETARIA MUNICIPAL

Leia mais

Governança universitária em questão: panorama das tendências internacionais

Governança universitária em questão: panorama das tendências internacionais Governança universitária em questão: panorama das tendências internacionais Profª Drª Elizabeth Balbachevsky Professora Associada, Dep. de Ciência Política USP Vice Diretora: NUPPs/USP Governança: novos

Leia mais

PROPOSTAS GT SEGURANÇA CIDADÃ

PROPOSTAS GT SEGURANÇA CIDADÃ PROPOSTAS GT SEGURANÇA CIDADÃ O PAPEL DO MUNICÍPIO NA SEGURANÇA CIDADÃ A Segurança Pública Cidadã é responsabilidade de todos e demanda a construção de ações que combinem controle qualificado e prevenção,

Leia mais

TÍTULO: CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS

TÍTULO: CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS TÍTULO: CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS CATEGORIA: CONCURSO DE PRÁTICAS EXITOSAS Endereço: Rua Caldas Júnior, nº 352, bairro Centro Histórico. Cidade: Porto Alegre Estado: Rio Grande do Sul Autoras:

Leia mais

Estudo da Cadeia de Valor do Artesanato na Região Metropolitana

Estudo da Cadeia de Valor do Artesanato na Região Metropolitana Estudo da Cadeia de Valor do Artesanato na Região Metropolitana de Salvador/Bahia Salvador/Bahia, 2011 Estudo integra o Convênio de Cooperação Financeira Fundação Banco do Brasil/IPEA Projeto 8.313, Atividades

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS NÚCLEO UNIVERSITÁRIO BARREIRO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS NÚCLEO UNIVERSITÁRIO BARREIRO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS NÚCLEO UNIVERSITÁRIO BARREIRO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS: Estruturação e proposta de implantação de uma metodologia

Leia mais

Aprendizagem participativa no cuidado às pessoas em situação de rua.

Aprendizagem participativa no cuidado às pessoas em situação de rua. Aprendizagem participativa no cuidado às pessoas em situação de rua. Núcleo de Estudos e Pesquisa em Sáude, Políticas Públicas e Sociais (NEPSPPS) Departamento de Administração e Saúde Coletiva (DASC)

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente POLÍCIA Plano de Regionalização para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos e as oportunidades de aproveitamento energético de resíduos Secretaria de Estado

Leia mais

TIC Domicílios 2007 Governo Eletrônico

TIC Domicílios 2007 Governo Eletrônico TIC Domicílios 2007 Governo Eletrônico DESTAQUES 2007 O módulo sobre Governo Eletrônico da TIC Domicílios 2007 apontou que: 25% da população brasileira com mais de 16 anos usou a Internet para interagir

Leia mais

Auto-Conceito, Ânimo e Qualidade de Vida dos Seniores: primeira análise

Auto-Conceito, Ânimo e Qualidade de Vida dos Seniores: primeira análise Auto-Conceito, Ânimo e Qualidade de Vida dos Seniores: primeira análise Sónia Ferreira, Ana Veloso, Óscar Mealha Universidade de Aveiro, 12 Julho 2012 CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO Integrado no projeto SEDUCE

Leia mais

Intoxicações por agrotóxicos no RN. Sistemas oficiais de informação e desafios para realização de estudos epidemiológicos.

Intoxicações por agrotóxicos no RN. Sistemas oficiais de informação e desafios para realização de estudos epidemiológicos. Intoxicações por agrotóxicos no RN. Sistemas oficiais de informação e desafios para realização de estudos epidemiológicos. Edmilson de castro cerest/rn Estruturação da Rede de CEREST: 04 CEREST(Estado,

Leia mais

Câmara Municipal do Porto

Câmara Municipal do Porto 1 2 Câmara Municipal do Porto Margarida Oliveira 3 CMP (TRABALHADORES) N.º de Trabalhadores 2513 Idade Média Antiguidade Média 46 anos 19 anos Índice de Formação Superior 25,11% % de Trabalhadores com/até

Leia mais

HOSPITAL SUSTENTÁVEL

HOSPITAL SUSTENTÁVEL HOSPITAL SUSTENTÁVEL QUEM SOMOS Ser uma instituição inovadora e resolutiva na assistência e promoção à saúde. Essa é a missão do Hospital Bandeirantes, que completa 70 anos em maio. Possui Centros de Referência

Leia mais

Introdução. Aspectos Económicos. Introdução. Introdução

Introdução. Aspectos Económicos. Introdução. Introdução Aspectos Económicos Pedro Pita Barros Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa É bem conhecido o efeito de mortalidade dos acidentes rodoviários Para além do aspecto humano, tem vindo a ser reconhecido

Leia mais

INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO

INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO Este Inquérito destina-se aos Professores do Ensino Regular, do 1º Ciclo, que leccionam turmas com alunos portadores de NEE`s. Pretende-se recolher informação que permita elaborar

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty Ilha do Araújo

Modos de vida no município de Paraty Ilha do Araújo Modos de vida no município de Paraty Ilha do Araújo Resultados gerais Janeiro 2011 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

Relatório de Avaliação do curso de. Capacitação "Gestão Pública"

Relatório de Avaliação do curso de. Capacitação Gestão Pública Universidade Federal Fluminense Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo Divisão de Capacitação e Qualificação Relatório de Avaliação do curso de Capacitação "Gestão

Leia mais

Ensino em arquitetura e urbanismo: meios digitais e processos de projeto

Ensino em arquitetura e urbanismo: meios digitais e processos de projeto PROJETO DE PESQUISA PÓS-DOUTORADO Ensino em arquitetura e urbanismo: meios digitais e processos de projeto Candidata: Mayara Dias de Souza Supervisor: Prof. Associado Dr. Marcelo Tramontano 1 RESUMO Reflexões

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Estratégia de Gestão direcionada à saúde do trabalhador para os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS SETEMBRO DE 2016 JOB0965 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO O projeto tem por objetivo geral levantar um conjunto de informações

Leia mais

Os desafios de capacitação dos profissionais certificados Workshop de Certificação

Os desafios de capacitação dos profissionais certificados Workshop de Certificação Os desafios de capacitação dos profissionais certificados Workshop de Certificação 01.10.2015 A promoção da Educação Financeira é um das prioridades da ANBIMA Fortalecer o mercado de capitais no Brasil

Leia mais

Questionário Empresas

Questionário Empresas Prezado amigo! Questionário Empresas Este questionário não é obrigatório, mas sua opinião sobre o seu trabalho É MUITO IMPORTANTE. Solicito, então, que você preencha com sua idade, turno e função o quadro

Leia mais

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO MUNICIPAL EM SAÚDE DO TRABALHADOR (NMST) Passos para a criação de um NMST 1 SUMÁRIO Definição de NMST (O que é um NMST?)... 3 Função do NMRT (O que faz um NMST?)... 4 Garantias

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM DOR Unidade Dias e Horários Período

Leia mais

Perfil das Agências de Propaganda Do Estado de São Paulo

Perfil das Agências de Propaganda Do Estado de São Paulo Perfil das Agências de Propaganda Do Estado de São Paulo - 2014 Setembro/2014 Índice 1. Dados Técnicos da Pesquisa 2. Perfil dos Dirigentes 3. Perfil das Agências 4. Números Macros do Setor 5. Clientes

Leia mais

TÍTULO: O ALCANCE DAS POLÍTICAS DE COTAS RACIAIS NO MERCADO DE TRABALHO. FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES. UM ESTUDO DE CASOS.

TÍTULO: O ALCANCE DAS POLÍTICAS DE COTAS RACIAIS NO MERCADO DE TRABALHO. FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES. UM ESTUDO DE CASOS. TÍTULO: O ALCANCE DAS POLÍTICAS DE COTAS RACIAIS NO MERCADO DE TRABALHO. FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES. UM ESTUDO DE CASOS. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

Ariane Ap. Gaspar Imperial

Ariane Ap. Gaspar Imperial CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde NÚCLEO DE ATENÇÃO Á SAÚDE DO SERVIDOR DA SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP Ariane Ap. Gaspar Imperial São José do

Leia mais

Proposta de Questionário de Avaliação Institucional na Percepção dos Técnico- Administrativos

Proposta de Questionário de Avaliação Institucional na Percepção dos Técnico- Administrativos Proposta de Questionário de Avaliação Institucional na Percepção dos Técnico- Administrativos Prezado (a) Senhor (a) Servidor (a) Técnico-Administrativo: A Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFSCar) está

Leia mais

MUNICÍPIO DE PARAMIRIM

MUNICÍPIO DE PARAMIRIM PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 03, DE 06 DE JANEIRO DE 2017. Cria a Guarda Municipal do município de Paramirim, Estado da Bahia, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PARAMIRIM, Estado da Bahia,

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015 PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015 COOPERATIVA GERAL Quantidade de colaboradores: 1146 Quantidade de Respondentes: 835 Percentual de participação: 73% Dr. João Damasceno Porto Diretor Administrativo

Leia mais

Até Onde o Engenheiro Industrial Pode Chegar? Paulo Ávila Prof. Coordenador Diretor da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Até Onde o Engenheiro Industrial Pode Chegar? Paulo Ávila Prof. Coordenador Diretor da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Até Onde o Engenheiro Industrial Pode Chegar? Paulo Ávila Prof. Coordenador Diretor da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial AGENDA O Porquê do Título Competências do Engenheiro Industrial Os

Leia mais

Políticas Públicas de Prevenção e Atenção para DST/HIV/AIDS na Saúde Mental no Brasil

Políticas Públicas de Prevenção e Atenção para DST/HIV/AIDS na Saúde Mental no Brasil Seminário PRISSMA-PESSOAS Rio de Janeiro, RJ 13 e 14 de março de 2008 Políticas Públicas de Prevenção e Atenção para DST/HIV/AIDS na Mental no Brasil Cristina de A. Possas Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento

Leia mais

A Pesquisa O perfil dos candidatos a vagas de estágio em 2016 realizado pela Companhia de Estágios PPM Human Resources tem como objetivo conhecer as

A Pesquisa O perfil dos candidatos a vagas de estágio em 2016 realizado pela Companhia de Estágios PPM Human Resources tem como objetivo conhecer as SOBRE A PESQUISA A Pesquisa O perfil dos candidatos a vagas de estágio em 2016 realizado pela Companhia de Estágios PPM Human Resources tem como objetivo conhecer as principais expectativas e anseios dos

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR RUPPEL. ANGELA MARIA 1 PEREIRA. TÁSSIA² SOUZA. C. D. S³ Resumo: Este trabalho pretende apresentar

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Social 2 CICLO DE CAPACITAÇÃO PARA COMUNIDADES TERAPÊUTICAS PARCEIRAS

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Social 2 CICLO DE CAPACITAÇÃO PARA COMUNIDADES TERAPÊUTICAS PARCEIRAS 2 CICLO DE CAPACITAÇÃO PARA COMUNIDADES TERAPÊUTICAS PARCEIRAS 08/06/2016 DO PROGRAMA RECOMEÇO: UMA VIDA SEM DROGAS 8h00 Chegada e café de boas vindas 9h00 - Abertura 9h30- Tema 01 Questões de Gênero e

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 273/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 273/XII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 273/XII Exposição de Motivos 1. A Lei de Organização da Investigação Criminal, aprovada pela Lei n.º 49/2008, de 27 de agosto, alterada pela Lei n.º 34/2013, de 16 de maio, estabelece

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA Graduação 1 UNIDADE 6 O TRABALHO DE EXECUÇÃO DA PESQUISA Na unidade anterior, você aprendeu como se elabora o projeto de pesquisa. A partir de agora, vamos entrar diretamente

Leia mais