BSDDAY - 13 de Agosto SP/Brazil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BSDDAY - 13 de Agosto SP/Brazil"

Transcrição

1

2 BSDDAY - 13 de Agosto SP/Brazil

3 Quem é o Dmux?

4 Rafael Floriano Sousa Sales aka dmux - Paulistano, 22 anos, fundador e integrante do grupo Tompast, consultor UNIX, trabalhando com sistemas operacionais FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/HP-UX /Windows/Novell e Linux. Desenvolvedor em linguagens como: Perl, PHP, ShellScript, ANSI C e Python. Utiliza sistemas Unix há 7 anos e trabalha atualmente na empresa Progressconsult e CactusOpensource, presta consultorias em empresas como Cyclades, BOVESPA/BMF e GIOVANNI-FCB e ministra treinamento em sistemas livres em algumas instituições.

5 O grupo Tompast foi fundado em agosto de 2004, é composto por 2 profissionais na área de redes que utilizam o tempo livre para fazerem pesquisas em comunicações wireless, redes, segurança e áreas relacionadas. Os projetos de pesquisa que são realizados encontram-se no website e estão em extenções não comerciais e devem conseqüentemente remanescerem livre.

6 Integrando FreeBSD com Active Directory e OpenLDAP

7 O que será mostrado nestes 60 minutos?

8 O que é LDAP? O serviço de diretório OpenLDAP A implementação do Active Directory O porquê da integração O que é o SFU? O projeto nss_ldap O projeto pam_ldap O segredo da integração Os arquivos de configuração Projeto de compatibilidade com o Active Directory O que falta ainda?

9 O que é LDAP?

10 LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) é um protocolo (executado sobre o TCP/IP) cliente-servidor, utilizado para acessar um serviço de Diretório. Ele foi inicialmente usado como uma interface para o X.500, mas também pode ser utilizado com autonomia e em outros tipos de servidores de Diretório. Atualmente vem se tornando um padrão, diversos programas já possuem suporte a LDAP. Livros de endereços, autenticação, armazenamento de certificados digitais (S/MIME) e de chaves públicas (PGP), são alguns dos exemplos onde o LDAP já é amplamente utilizado.

11 O serviço de diretório OpenLDAP

12 Um Diretório é como um banco de dados, mas tende a conter mais informações descritivas, baseadas em atributo, e é organizado em forma de árvore, não de tabela. A informação em um Diretório é geralmente mais lida do que escrita. Como conseqüência, Diretórios normalmente não são usados para implementar transações complexas, ou esquemas de consultas regulares em bancos de dados, transações estas que são usadas para fazer um grande volume de atualizações complexas. Atualizações em Diretórios são tipicamente simples ou nem são feitas.

13 Diretórios são preparados para dar resposta rápida a um grande volume de consultas ou operações de busca. Eles também podem ter a habilidade de replicar informações extensamente; isto é usado para acrescentar disponibilidade e confiabilidade, enquanto reduzem o tempo de resposta.

14 Existem várias maneiras diferentes para disponibilizar um serviço de Diretório. Métodos diferentes permitem que diferentes tipos de informações possam ser armazenadas no Diretório, colocando requerimentos diferentes, sobre como aquela informação poderá ser referenciada, requisitada e atualizada, como ela é protegida de acessos não autorizados, etc.. Alguns serviços de Diretório são locais, fornecendo o serviço para um contexto restrito (ex., o serviço finger em uma máquina isolada). Outros serviços são globais, fornecendo o serviço para um contexto muito maior (por exemplo, a própria Internet).

15 A implementação do Active Directory

16 Active Directory

17 O porquê da integração

18 Autenticação integrada entre serviços Migrações seletivas Serviços de alta disponibilidade Migrações de usuários / objetos entre ambientes Suporte a NIS / NFS entre ambientes

19 O que é SFU?

20 Desde sua introdução em 1999, o Services for UNIX (SFU) iniciaram um papel principal para quem tentava fazer redes Windows e UNIX coexistir pacificamente. A versão inicial trouxe junto diversos produtos diferentes em um pacote totalmente acoplado. A versão 2.0 do SFU se estendeu e melhorou substancialmente o suporte do Network File System (NFS), adicionando autenticação e a integração com Windows, ao fornecer um produto mais inteiramente integrado.

21 Com a liberação da versão 3,0 em maio, 2002, Microsoft substituiu a camada de emulação precedentes da tecnologia Interix. Interix é um subsistema completo para executar nativamente programas UNIX em ambientes Microsoft Windows Server 2003, Windows XP Professional, e Windows O interix inclui um completo pacotes de softwares UNIX, como: Bash VI AWK Perl Python GCC

22 Com versão 3.5 do SFU, a Microsoft melhorou o Interix SDK para suportar aplicações nativas e APIs para melhorar o suporte para a internacionalização. A sustentação ao NFS foi estendida também para melhorar a autenticação em ambientes comdirectory e usuários nativos do Windows Além disso houve muitas melhorias substanciais no desempenho no NFS e em componentes NIS do SFU. Microsoft projetou SFU 3.5 para trabalhar com uma grande escala larga plataformas UNIX-Like como, BSD/Linux/Solaris usando protocolos padronizados como LDAP, NIS, NFS.

23 Instalação do SFU (Services for Unix) Os arquivos de configuração

24 Instalação do SFU (Services for Unix) Os arquivos de configuração

25 Instalação do SFU (Services for Unix) Os arquivos de configuração

26 Instalação do SFU (Services for Unix) Os arquivos de configuração

27 Instalação do SFU (Services for Unix) Os arquivos de configuração

28 Instalação do SFU (Services for Unix) Os arquivos de configuração

29 Instalação do SFU (Services for Unix) Os arquivos de configuração

30 Instalação do SFU (Services for Unix) Os arquivos de configuração

31 Instalação do SFU (Services for Unix) Os arquivos de configuração

32 Instalação do SFU (Services for Unix) Os arquivos de configuração

33 O projeto pam_nsswitch

34 A definição das entidades definida na RFC 2307 é executada geralmente por um conjunto de chamadas da biblioteca C do UNIX (tais como o getpwnam() para retornar os atributos de um usuário). O módulo do nss_ldap fornece os meios para ambientes Unix se integrarem a serviços de diretório OpenLDAP, buscando informações como hosts, usuários, senhas ou qualquer informação contida no serviço de diretório. O módulo é a execução da referência da RFC 2307.

35 O projeto pam_ldap

36 O módulo do pam_ldap fornece meios para o FreeBSD faça autenticação, mudança de senhas e usuários em serviços de diretórios LDAP.

37 O segredo da integração

38 Mapeamento de Objetos Object Class (posixaccount) uid uidnumber mssfu30name mssfu30uidnumber User

39 Os arquivos de configuração

40 /usr/local/etc/ldap.conf uri ldap://w3k.dominio.com.br/ Objetos OpenLDAP Unix base dc=dominio,dc=com,dc=br Objetos Active Directory Microsoft ldap_version 3 binddn bindpw SenhadoUsuarioAdministrator scope sub pam_login_attribute mssfu30name pam_password ad nss_base_passwd cn=users,dc=dominio,dc=com,dc=br?one nss_base_group cn=users,dc=dominio,dc=com,dc=br?one nss_map_objectclass posixaccount User nss_map_attribute uid mssfu30name nss_map_attribute uidnumber mssfu30uidnumber nss_map_attribute gidnumber mssfu30gidnumber nss_map_attribute loginshell mssfu30loginshell nss_map_attribute gecos name nss_map_attribute userpassword mssfu30password nss_map_attribute homedirectory mssfu30homedirectory nss_map_objectclass posixgroup Group nss_map_attribute uniquemember posixmember nss_map_attribute cn samaccountname

41 /etc/nsswitch.conf passwd: files ldap group: files ldap Os arquivos de configuração

42 /etc/pam.d ; sshd, imap, ftpd e outros auth sufficient /usr/local/lib/pam_ldap.so Os arquivos de configuração

43 O que é possivel de fazer?

44 Integração de serviços: VPN PPTP VPN Ipsec + Radius Mailservers (Postfix/Sedmail/Qmail) Autenticação de Gateways PF+AUTHPF Squid Samba 3 Asterisk (VoIP) Aplicações WEB (php, perl,mono C#)

45 Projeto de compatibilidade com o Active Directory

46 Projeto de compatibilidade com o Active Directory consiste básicamente em mapear funções e tecnologias utilizadas para integração de ambientes e desenvolver similares opensource.

47 Projetos em andamento: Schemas do Active Directory Schemas do ISA Server Schemas do Exchange Server Modificação de serviços DNS DHCP SAMBA PF (Packet Filter OpenBSD) POSTFIX Client Multi-Plataforma.NET Mono C# Interface Web para gerenciamento centralizado

48 O que falta ainda?

49 OpenLDAP

50 Objetivos a serem alcançados usando tecnologias do FreeBSD: Integração entre cliente/freebsd servidor/freebsd Definição de padrão para arvóre de diretório LDAP Login Classes (Integração com LDAP) MAC ou Mandatory Access Control

51 Duvidas? Informações?

Líder em Soluções Samba 4 no Brasil

Líder em Soluções Samba 4 no Brasil Apresentação Líder em Soluções Samba 4 no Brasil A Vantage TI conta uma estrutura completa para atender empresas de todos os segmentos e portes, nacionais e internacionais. Nossos profissionais dedicam-se

Leia mais

V WSPPD 2007. Uma visão geral do OpenLDAP e Active Directory para autenticação de usuários em sistemas heterogêneos e distribuídos

V WSPPD 2007. Uma visão geral do OpenLDAP e Active Directory para autenticação de usuários em sistemas heterogêneos e distribuídos V WSPPD 2007 Uma visão geral do OpenLDAP e Active Directory para autenticação de usuários em sistemas heterogêneos e distribuídos Porto Alegre, Agosto de 2007. Guilherme Matte Macedo, Rafael Bohrer Ávila

Leia mais

MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 UTILIZANDO O VMWARE PLAYER

MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 UTILIZANDO O VMWARE PLAYER MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 UTILIZANDO O VMWARE PLAYER TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES tassiogoncalvesg@gmail.com MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 TÁSSIO GONÇALVES - TASSIOGONCALVESG@GMAIL.COM 1 CONTEÚDO Arquitetura

Leia mais

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.com Serviços DHCP Server: O DHCP ("Dynamic Host Configuration Protocol" ou "protocolo de configuração

Leia mais

Elementos. Setores, departamentos, diretorias etc.

Elementos. Setores, departamentos, diretorias etc. O Active Directory Active directory Serviço de diretório extensível para gerenciar recursos da rede de modo eficiente Armazena informações detalhadas sobre cada recurso na rede Possibilidade de armazenar

Leia mais

Segurança da Informação

Segurança da Informação Segurança da Informação Banco de Dados LDAP Rodrigo Rubira Branco - rodrigo@firewalls.com.br O que é Serviço de Diretorio? Banco de dados especializado em armazenar informações sobre objetos Caracteristicas

Leia mais

Curso: Redes II (Heterogênea e Convergente)

Curso: Redes II (Heterogênea e Convergente) Curso: Redes II (Heterogênea e Convergente) Tema da Aula: Redes Heterogênea e Convergente Professor Rene - UNIP 1 Redes heterogêneas Redes Heterogêneas Todo ambiente de rede precisa armazenar informações

Leia mais

Senado Federal Questões 2012

Senado Federal Questões 2012 Senado Federal Questões 2012 Sistemas Operacionais Prova de Analista de Sistemas Prof. Gustavo Van Erven Senado Federal Questões 2012 Rede Social ITnerante http://www.itnerante.com.br/ Vídeo Aulas http://www.provasdeti.com.br/

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL DE REDE (AULA 5)

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL DE REDE (AULA 5) Prof. Breno Leonardo Gomes de Menezes Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL DE REDE (AULA 5) Uma conta de usuário é um objeto de Active Directory,

Leia mais

Gestão de identidades e ICPEDU ou Como implementar uma AR na sua instituição? Jeroen van de Graaf Laboratório de Computação Científica UFMG

Gestão de identidades e ICPEDU ou Como implementar uma AR na sua instituição? Jeroen van de Graaf Laboratório de Computação Científica UFMG Gestão de identidades e ICPEDU ou Como implementar uma AR na sua instituição? Jeroen van de Graaf Laboratório de Computação Científica UFMG Utilidade de uma ICP Em processos administrativos deve ter não-repúdio,

Leia mais

Entendendo o OpenLDAP. Por GABRIEL STEIN

Entendendo o OpenLDAP. Por GABRIEL STEIN Por GABRIEL STEIN CONCEITOS ABORDADOS Conceito de diretório / Serviço de diretório Organização Hierárquica - Árvore LDAP Histórico Características Atributos ObjectClasses Schemas Entrada DNs Arquivos LDIF

Leia mais

Apresentação. Roberto Farias. Trabalho com informática 16 anos, 7 anos com Linux.

Apresentação. Roberto Farias. Trabalho com informática 16 anos, 7 anos com Linux. Apresentação Roberto Farias Trabalho com informática 16 anos, 7 anos com Linux. Formação: Tecnólogo em Processamento de Dados. Gestão da tecnologia da informação. Certificações: LPI nível 3 (301, 302 e

Leia mais

Aula 1 Windows Server 2003 Visão Geral

Aula 1 Windows Server 2003 Visão Geral Aula 1 Windows Server 2003 Visão Geral Windows 2003 Server Introdução Nessa Aula: É apresentada uma visão rápida e geral do Windows Server 2003. O Foco a partir da próxima aula, será no serviço de Diretórios

Leia mais

Desenvolvimento Web: Integrando Sistemas Seguros com o Active Directory

Desenvolvimento Web: Integrando Sistemas Seguros com o Active Directory Desenvolvimento Web: Integrando Sistemas Seguros com o Active Directory Leonardo Erlich O desenvolvimento de sistemas Web assume cada vez mais um novo paradigma, expandindo seu horizonte de atuação para

Leia mais

11 SEMINÁRIO RNP DE CAPACITAÇÃO E INOVAÇÃO RNP

11 SEMINÁRIO RNP DE CAPACITAÇÃO E INOVAÇÃO RNP UFBA SIUS Sistema Integrado de Usuários e Serviços Um Solução com LDAP UFBA Universidade Federal da Bahia Números: (www.proplad.ufba.br/relatorios-f.html) Alunos: 19.403 graduação 1.782 diplomados/semestre;

Leia mais

Disponibilização do Serviço de Diretório (LDAP) para autenticação de usuários da comunidade UNICAMP

Disponibilização do Serviço de Diretório (LDAP) para autenticação de usuários da comunidade UNICAMP Disponibilização do Serviço de Diretório (LDAP) para autenticação de usuários da comunidade UNICAMP O que é Serviço de Diretório? Um serviço de diretório é um software que armazena e organiza informações

Leia mais

PRO APPS File Server Data Sheet Professional Appliance / Apresentação

PRO APPS File Server Data Sheet Professional Appliance / Apresentação O PRO APPS FILE SERVER Pro Apps File Server é um poderoso servidor de arquivos, compatível com os principais protocolos de rede com essa finalidade, e que oferece recursos enterprise para controle de domínio

Leia mais

Curso de extensão em Administração de redes com GNU/Linux

Curso de extensão em Administração de redes com GNU/Linux Curso de extensão em italo@dcc.ufba.br Gestores da Rede Acadêmica de Computação Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal da Bahia OpenLDAP básico -, 2009.1 Licença de uso e distribuição

Leia mais

Criação de um Servidor Windows

Criação de um Servidor Windows Laboratório de Processamento de Sinais Laboratório de Sistemas Embarcados Universidade Federal do Pará 30 de janeiro de 2012 Sumário 1 Introdução ao Windows Server 2 Algumas ferramentas 3 Instalação do

Leia mais

MCITP: ENTERPRISE ADMINISTRATOR

MCITP: ENTERPRISE ADMINISTRATOR 6292: INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO WINDOWS 7, CLIENT Objetivo: Este curso proporciona aos alunos o conhecimento e as habilidades necessárias para instalar e configurar estações de trabalho utilizando a

Leia mais

https://wpc.com.br/linuxfest/lan/linux-servidores-clientes-redeslo Provê a configuração de rede para clientes TCP/IP, fornecendo:

https://wpc.com.br/linuxfest/lan/linux-servidores-clientes-redeslo Provê a configuração de rede para clientes TCP/IP, fornecendo: 1 of 9 12-06-2007 0 https://wpccombr/linuxfest/lan/linux-servidores-clientes-redeslo SERVIÇOS COMUNS NA LAN Configuração dinâmica DHCP Provê a configuração de rede para clientes TCP/IP, fornecendo: Endereço

Leia mais

Projeto e Instalação de Servidores Introdução a Servidores

Projeto e Instalação de Servidores Introdução a Servidores Projeto e Instalação de Servidores Introdução a Servidores Prof.: Roberto Franciscatto Introdução Perguntas iniciais O que você precisa colocar para funcionar? Entender a necessidade Tens servidor específico

Leia mais

Projetos de Redes de Computadores. Prof. Marcel Santos Silva

Projetos de Redes de Computadores. Prof. Marcel Santos Silva Projetos de Redes de Computadores Prof. Marcel Santos Silva Objetivo da disciplina Desenvolvimento de um projeto de rede local de grandes dimensões, que envolva interligação de prédios, utilizando fibras

Leia mais

Uma poderosa ferramenta de monitoramento. Madson Santos - madson@pop-pi.rnp.br Técnico de Operação e Manutenção do PoP-PI/RNP

Uma poderosa ferramenta de monitoramento. Madson Santos - madson@pop-pi.rnp.br Técnico de Operação e Manutenção do PoP-PI/RNP Uma poderosa ferramenta de monitoramento Madson Santos - madson@pop-pi.rnp.br Técnico de Operação e Manutenção do PoP-PI/RNP Abril de 2008 O que é? Características Requisitos Componentes Visual O que é?

Leia mais

UNASP CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO CAMPUS SÃO PAULO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNASP CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO CAMPUS SÃO PAULO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UNASP CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO CAMPUS SÃO PAULO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FLÁVIO BURGARDT INFRAESTRUTURA COM SAMBA 4 Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário

Leia mais

Projeto de Redes de Computadores. Servidor Radius

Projeto de Redes de Computadores. Servidor Radius Faculdade de Tecnologia Senac Goiás Projeto de Redes de Computadores Servidor Radius Alunos: Fabio Henrique, Juliano Pirozzelli, Murillo Victor, Raul Rastelo Goiânia, Dezembro de 2014 Radius Remote Authentication

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

Identidades centralizadas

Identidades centralizadas Gerenciamento de identidade integrado com o FreeIPA Identidades centralizadas REDES O FreeIPA oferece gerenciamento integrado de identidade e grandes ideias para o futuro. por Thorsten Scherf Os sistemas

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Sistemas Operacionais II Prof. Gleison Batista de Sousa Objetivos de aprendizagem Conhecer o funcionamento dos sistemas operacionais para redes de computadores. Aprender como é feito o gerenciamento do

Leia mais

Capítulo 8 - Aplicações em Redes

Capítulo 8 - Aplicações em Redes Capítulo 8 - Aplicações em Redes Prof. Othon Marcelo Nunes Batista Mestre em Informática 1 de 31 Roteiro Sistemas Operacionais em Rede Modelo Cliente-Servidor Modelo P2P (Peer-To-Peer) Aplicações e Protocolos

Leia mais

Redes de Computadores. Funcionamento do Protocolo DNS. Consulta DNS. Consulta DNS. Introdução. Introdução DNS. DNS Domain Name System Módulo 9

Redes de Computadores. Funcionamento do Protocolo DNS. Consulta DNS. Consulta DNS. Introdução. Introdução DNS. DNS Domain Name System Módulo 9 Slide 1 Slide 2 Redes de Computadores Introdução DNS Domain Name System Módulo 9 EAGS SIN / CAP PD PROF. FILIPE ESTRELA filipe80@gmail.com Ninguém manda uma e-mail para fulano@190.245.123.50 e sim para

Leia mais

Utilizando Active Directory para autenticação e OpenLDAP para dados dos usuários

Utilizando Active Directory para autenticação e OpenLDAP para dados dos usuários Utilizando Active Directory para autenticação e OpenLDAP para dados dos usuários Projeto Libertas-BR http://www.libertasbr.org.br 8 de setembro de 2005 1 Definição do Ambiente Esta documentação trata das

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. O Sistema PrinterTux O Printertux é um sistema para gerenciamento e controle de impressões. O Produto consiste em uma interface web onde o administrador efetua o cadastro

Leia mais

Controle de Acesso em Rede

Controle de Acesso em Rede Segurança de Rede Segurança de rede e segurança de sistema (servidor individual) têm muito em comum Há redes onde o usuário faz login no domínio da rede para ter acesso aos recursos; em outras, se conecta

Leia mais

PKI - Public Key Infrastructure

PKI - Public Key Infrastructure PKI - Public Key Infrastructure Marco Antonio Gutierrez Email marco.gutierrez@incor.usp.br Instituto do Coração - FMUSP Conectividade 1993 1997 Isolados 56% Em rede Isolados Isolados 35% Em rede Isolados

Leia mais

Conceitos de relação de confiança www.jpinheiro.net jeferson@jpinheiro.net

Conceitos de relação de confiança www.jpinheiro.net jeferson@jpinheiro.net Conceitos de relação de confiança www.jpinheiro.net jeferson@jpinheiro.net Procedimento para criar uma árvore O procedimento usado para criar uma árvore com o Assistente para instalação do Active Directory

Leia mais

Conteúdo do pacote de 05 cursos hands-on Linux

Conteúdo do pacote de 05 cursos hands-on Linux Conteúdo do pacote de 05 cursos hands-on Linux Linux Básico Linux Intermediário Proxy Squid Firewall Netfilter / Iptables Samba 4 C o n t e ú d o d o c u r s o H a n d s - on L i n u x 2 Sumário 1 Linux

Leia mais

LDAP: Usos e Aplicações

LDAP: Usos e Aplicações LDAP: Usos e Aplicações Daniel Novais Martins CNPTIA/Embrapa VI Seminário de Capacitação Interna dnovais@correionet.com.br LDAP: Usos e Aplicações Relembrando Vantagens/Limitações Elementos de uma solução

Leia mais

Remote Authentication Dial in User Service (RADIUS) Rômulo Rosa Furtado

Remote Authentication Dial in User Service (RADIUS) Rômulo Rosa Furtado Remote Authentication Dial in User Service (RADIUS) Rômulo Rosa Furtado O que é RADIUS: RADIUS é uma rede de protocolo que fornece Autorização, Autenticação e Contabilidade (AAA). Para que serve? Ele serve

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO BRASQUID

MANUAL DO USUÁRIO BRASQUID MANUAL DO USUÁRIO BRASQUID Saulo Marques FATEC FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CARAPICUIBA Sumário 1 Instalação... 4 2 Configuração inicial... 6 2.1 Scripts e Arquivos Auxiliares... 10 2.2 O Squid e suas configurações...

Leia mais

TECNOLOGIA WEB INTERNET PROTOCOLOS

TECNOLOGIA WEB INTERNET PROTOCOLOS INTERNET PROTOCOLOS 1 INTERNET Rede mundial de computadores. Também conhecida por Nuvem ou Teia. Uma rede que permite a comunicação de redes distintas entre os computadores conectados. Rede WAN Sistema

Leia mais

Sumário Instalando o Windows 2000 Server... 19

Sumário Instalando o Windows 2000 Server... 19 O autor... 11 Agradecimentos... 12 Apresentação... 13 Introdução... 13 Como funcionam as provas de certificação... 13 Como realizar uma prova de certificação... 13 Microsoft Certified Systems Engineer

Leia mais

Sistemas Operacionais de Rede INTRODUÇÃO AO ACTIVE DIRECTORY

Sistemas Operacionais de Rede INTRODUÇÃO AO ACTIVE DIRECTORY Sistemas Operacionais de Rede INTRODUÇÃO AO ACTIVE DIRECTORY Conteúdo Programático! Introdução ao Active Directory (AD)! Definições! Estrutura Lógica! Estrutura Física! Instalação do Active Directory (AD)!

Leia mais

Serviço de Diretórios com OpenLDAP. Marcos Sungaila marcos@savant.com.br

Serviço de Diretórios com OpenLDAP. Marcos Sungaila marcos@savant.com.br Serviço de Diretórios com OpenLDAP Marcos Sungaila marcos@savant.com.br LDAP Por que LDAP Conceitos básicos Instalando e Configurando o OpenLDAP Criando a estrutura do Diretório Trabalhando com senhas

Leia mais

OpenLdap: Replicação, disponibilidade e escalabilidade

OpenLdap: Replicação, disponibilidade e escalabilidade OpenLdap: Replicação, disponibilidade e escalabilidade Sérgio Cioban Filho cioban@gmail.com http://cioban.googlepages.com Roteiro O que é Ldap Utilização do Ldap Porque replicar as bases Ldap Replicação

Leia mais

Windows 2000 Server. Overview

Windows 2000 Server. Overview Windows 2000 Server Overview Windows 2000 Server Family Built on NT Technology! Windows 2000 Server " Servidor de Negócios Básico " Até 2 processadores simétricos " Workgroup e implementação departamental!

Leia mais

Trabalho colaborativo

Trabalho colaborativo ANÁLISE Zarafa no servidor Univention Zarafa no servidor Univention ANÁLISE Trabalho colaborativo Se você quer usar o UCS como alicerce para o Zarafa, vai gostar do bom trabalho que um dos parceiros da

Leia mais

Configurando um Servidor de Arquivos SAMBA. Prof. Armando Martins de Souza E-mail: armandomartins.souza@gmail.com

Configurando um Servidor de Arquivos SAMBA. Prof. Armando Martins de Souza E-mail: armandomartins.souza@gmail.com Configurando um Servidor de Arquivos SAMBA. Prof. Armando Martins de Souza E-mail: armandomartins.souza@gmail.com Porque usar o Servidor Samba Server? Compartilhamento de arquivos; Servidor de arquivos;

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR. Curso de Especialização Redes e Segurança de Sistemas

Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR. Curso de Especialização Redes e Segurança de Sistemas Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR Curso de Especialização Redes e Segurança de Sistemas Desenvolvimento de um Sistema Web para Gerenciamento de Usuários de uma LAN Rafael da Silva Espíndola

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais. Prof. Rodrigo Siqueira

Administração de Sistemas Operacionais. Prof. Rodrigo Siqueira Administração de Sistemas Operacionais Prof. Rodrigo Siqueira Lição 1: Funções de servidor Edições do Windows Server 2008 O que são funções de servidor? O que são as funções de serviços de infra-estrutura

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LINUX ESSENTIALS Presencial (40h) - À distância (48h) Conhecendo um Novo Mundo Introdução ao GNU/Linux Distribuições GNU/Linux Linux Inside: Instalação Desktop Debian e CentOS Primeiros

Leia mais

Mini-Howto Compilando o Pure ftpd com suporte ao OpenLDAP

Mini-Howto Compilando o Pure ftpd com suporte ao OpenLDAP Mini-Howto Compilando o Pure ftpd com suporte ao OpenLDAP Autor: André Alexandre Gaio aagaio (at) linwork.com.br O que é o pure-ftpd??? Pure-FTPd é um servidor de ftp rápido, estável, concordante com o

Leia mais

Librix...3. Software Livre...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Configuração de Dispositivos Básicos...4

Librix...3. Software Livre...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Configuração de Dispositivos Básicos...4 Índice Introdução Librix...3 Software Livre...3 Manual Eletrônico...3 Opções de Suporte...3 Dicas para a Instalação Configuração de Dispositivos Básicos...4 Teclado...4 Mouse...5 Vídeo...5 Rede...6 Configuração

Leia mais

Parceiro Oficial de Soluções Zimbra no Brasil

Parceiro Oficial de Soluções Zimbra no Brasil Apresentação A Vantage TI conta uma estrutura completa para atender empresas de todos os segmentos e portes, nacionais e internacionais. Nossos profissionais dedicam-se ao desenvolvimento e criação de

Leia mais

MANDRIVA CONECTIVA LINUX - ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS E REDES

MANDRIVA CONECTIVA LINUX - ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS E REDES www.lanuniversity.com.br MANDRIVA CONECTIVA LINUX - ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS E REDES Preparatório para certificações Mandriva Systems Administrator, Mandriva Network Administrator, e exames do LPI Nível

Leia mais

ESTUDO DE CASO: AUTENTICAÇÃO IEEE 802.1X BASEADA NO PROTOCOLO RADIUS E SERVIÇO DE DIRETÓRIO LDAP APLICADO A REDE GIGAUFOPNET

ESTUDO DE CASO: AUTENTICAÇÃO IEEE 802.1X BASEADA NO PROTOCOLO RADIUS E SERVIÇO DE DIRETÓRIO LDAP APLICADO A REDE GIGAUFOPNET ESTUDO DE CASO: AUTENTICAÇÃO IEEE 802.1X BASEADA NO PROTOCOLO RADIUS E SERVIÇO DE DIRETÓRIO LDAP APLICADO A REDE GIGAUFOPNET Tiago Rodrigues Chaves Orientador: Ricardo Augusto Rabelo de Oliveira 16 de

Leia mais

Sincronização do Catálogo de Endereços no MDaemon 6.x com o uso do ComAgent, LDAP, MAPI e WAB

Sincronização do Catálogo de Endereços no MDaemon 6.x com o uso do ComAgent, LDAP, MAPI e WAB Sincronização do Catálogo de Endereços no MDaemon 6.x com o uso do ComAgent, LDAP, MAPI e WAB Alt-N Technologies, Ltd 1179 Corporate Drive West, #103 Arlington, TX 76006 Tel: (817) 652-0204 2002 Alt-N

Leia mais

Projeto Integrador Projeto de Redes de Computadores

Projeto Integrador Projeto de Redes de Computadores Projeto Integrador Projeto de Redes de Computadores IMPLEMENTAÇÃO DO PROTOCOLO 802.1x UTILIZANDO SERVIDOR DE AUTENTICAÇÃO FREERADIUS Aluno: Diego Miranda Figueira Jose Rodrigues de Oliveira Neto Romário

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 02. Prof. André Lucio

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 02. Prof. André Lucio FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 02 Prof. André Lucio Competências da aula 2 Instalação e configuração dos sistemas operacionais proprietários Windows (7 e

Leia mais

Sistema de Banco de Dados Distribuídos e DataGrid

Sistema de Banco de Dados Distribuídos e DataGrid Sistema de Banco de Dados Distribuídos e DataGrid Leandro Melo de Sales Mário Hozano Lucas de Souza Trabalho para obtenção de nota da disciplina Banco de Dados Professor: Marcus Sampaio 25 de abril de

Leia mais

Compartilhamento de arquivos e diretórios

Compartilhamento de arquivos e diretórios Compartilhamento de arquivos e diretórios O compartilhamento de arquivos e diretórios foi uma das aplicações que motivou o desenvolvimento inicial da rede de computadores. 19 E xistem dois protocolos de

Leia mais

BRAZIL. Empresa líder em Softwares Open Source no Brasil

BRAZIL. Empresa líder em Softwares Open Source no Brasil BRAZIL Empresa líder em Softwares Open Source no Brasil Na área Educacional é pioneira e referência no Brasil e América Latina em Treinamentos e Capacitação Avançada das principais soluções corporativas

Leia mais

LDAP. Laboratório de Computação Científica UFMG

LDAP. Laboratório de Computação Científica UFMG LDAP Laboratório de Computação Científica UFMG Sumário Diretórios Introdução ao LDAP Modelos do LDAP Formato LDIF Distribuição Replicação Diretórios Diretórios Visão Geral O que um diretório faz? O que

Leia mais

edgebox - PTEDU edgebox como servidor de autenticação nas escolas Copyright @ 2009 Critical Links S.A. All rights reserved. Saturday, July 18, 2009

edgebox - PTEDU edgebox como servidor de autenticação nas escolas Copyright @ 2009 Critical Links S.A. All rights reserved. Saturday, July 18, 2009 edgebox - PTEDU edgebox como servidor de autenticação nas escolas 1 Agenda Introdução 802.1x Cenários eradmanager Clientes 802.1x Q & A Introdução 3 O que é o edgebox? Um equipamento de rede com uma interface

Leia mais

Sistemas Distribuídos Aula-6

Sistemas Distribuídos Aula-6 6 SAMBA Histórico: O Samba foi criado por Andrew Tridgell. Ele precisava montar um espaço em disco em seu PC para um servidor Unix. Esse PC rodava DOS e, inicialmente, foi utilizado o sistema de arquivos

Leia mais

Roteiro 5: Responsabilidades do AD / Gerenciamento de usuários

Roteiro 5: Responsabilidades do AD / Gerenciamento de usuários Roteiro 5: Responsabilidades do AD / Gerenciamento de usuários Objetivos: Detalhar e Definir responsabilidades em controladores de domínio; Configurar propriedades de contas de usuários; Gerenciar perfis

Leia mais

Rede Segura - UNIVATES Centro Universitário UNIVATES Lajeado RS

Rede Segura - UNIVATES Centro Universitário UNIVATES Lajeado RS Rede Segura - UNIVATES Centro Universitário UNIVATES Lajeado RS Luis Antônio Schneiders A UNIVATES Laboratórios, museus e salas especiais: 107 Número de alunos: Graduação: 7.398 Técnicos: 872 Extensão:

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS PROJETO INTEGRADOR. Projeto de Redes de Computadores. 5º PERÍODO Gestão da Tecnologia da Informação GOIÂNIA 2014-1

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS PROJETO INTEGRADOR. Projeto de Redes de Computadores. 5º PERÍODO Gestão da Tecnologia da Informação GOIÂNIA 2014-1 FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS PROJETO INTEGRADOR Projeto de Redes de Computadores 5º PERÍODO Gestão da Tecnologia da Informação Henrique Machado Heitor Gouveia Gabriel Braz GOIÂNIA 2014-1 RADIUS

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE OS SERVIDORES DE E-MAILS MAIS UTILIZADOS ATUALMENTE

COMPARAÇÃO ENTRE OS SERVIDORES DE E-MAILS MAIS UTILIZADOS ATUALMENTE COMPARAÇÃO ENTRE OS SERVIDORES DE E-MAILS MAIS UTILIZADOS ATUALMENTE Mayara Dos Santos Marinho¹, Julio César Pereira¹ ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR - Brasil mayara-marinho@hotmail.com

Leia mais

Librix AD: um Software Livre para Administração de Diretórios LDAP Distribuídos

Librix AD: um Software Livre para Administração de Diretórios LDAP Distribuídos Librix AD: um Software Livre para Administração de Diretórios LDAP Distribuídos Cláudio Siqueira de Carvalho e Celmar Guimarães da Silva Laboratório de Administração e Segurança de Sistemas (LAS) Instituto

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. PROFESSORA: Marissol Martins

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. PROFESSORA: Marissol Martins FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA: Marissol Martins AUTENTICAÇÃO DE MAQUINAS USANDO SERVIDOR FREERADIUS ALEXANDRE WILLIE EDER VERISSIMO HANANNY GIANINNY Goiânia GO Dezembro/2014

Leia mais

Alfresco Content Management

Alfresco Content Management Alfresco Content Management Alfresco é um sistema ECM (Enterprise Content Management) também conhecido como GED (Gestão Eletrônica de Documentos) em nosso mercado de porte corporativo para atender a empresas

Leia mais

IBM Tivoli Directory Server Versão 5.2 Leia-me do Cliente

IBM Tivoli Directory Server Versão 5.2 Leia-me do Cliente IBM Tivoli Directory Server Versão 5.2 Leia-me do Cliente Nota Antes de utilizar estas informações e o produto suportado por elas, leia as informações gerais em Avisos, na página 7. Prefácio Este Leia-me

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Serviços de Rede Prof: Jéferson Mendonça de Limas Ementa Configuração de Serviços de Redes; Servidor Web; Servidor de Arquivos; Domínios; Servidor de Banco de Dados; SSH; SFTP;

Leia mais

Uso de softwares Open Source na autenticação de acesso WEB em controlador de domínio NT

Uso de softwares Open Source na autenticação de acesso WEB em controlador de domínio NT Uso de softwares Open Source na autenticação de acesso WEB em controlador de domínio NT Aluno: Angelo Alberto Delben Filho, Orientador: Elio Lovisi Filho. Departamento de Ciência da Computação Faculdade

Leia mais

Implementar servidores de Web/FTP e DFS. Disciplina: Serviços de Redes Microsoft Professor: Fernando Santorsula fernando.santorsula@esamc.

Implementar servidores de Web/FTP e DFS. Disciplina: Serviços de Redes Microsoft Professor: Fernando Santorsula fernando.santorsula@esamc. Implementar servidores de Web/FTP e DFS Disciplina: Serviços de Redes Microsoft Professor: Fernando Santorsula fernando.santorsula@esamc.br Conteúdo programático Introdução ao protocolo HTTP Serviço web

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO PROTOCOLOS DA INTERNET FAMÍLIA TCP/IP INTRODUÇÃO É muito comum confundir o TCP/IP como um único protocolo, uma vez que, TCP e IP são dois protocolos distintos, ao mesmo tempo que, também os mais importantes

Leia mais

da mão-de-obra de TI da América Latina está no Brasil (considerado o maior empregador do setor) seguido pelo México com 23%.

da mão-de-obra de TI da América Latina está no Brasil (considerado o maior empregador do setor) seguido pelo México com 23%. Informações de Tecnologia A tecnologia virou ferramenta indispensável para as pessoas trabalharem, se comunicarem e até se divertirem. Computação é a área que mais cresce no mundo inteiro! Esse constante

Leia mais

Portfólio de Serviços e Produtos Julho / 2012

Portfólio de Serviços e Produtos Julho / 2012 Portfólio de Serviços e Produtos Julho / 2012 Apresentação Portfólio de Serviços e Produtos da WebMaster Soluções. Com ele colocamos à sua disposição a Tecnologia que podemos implementar em sua empresa.

Leia mais

Introdução ao Active Directory AD

Introdução ao Active Directory AD Introdução ao Active Directory AD Curso Técnico em Redes de Computadores SENAC - DF Professor Airton Ribeiro O Active Directory, ou simplesmente AD como é usualmente conhecido, é um serviço de diretórios

Leia mais

Configure seu Linux pela Web! Instalação à partir de um.tar.gz. Autor: Carlos Eduardo Ribeiro de Melo Data: 05/10/2004

Configure seu Linux pela Web! Instalação à partir de um.tar.gz. Autor: Carlos Eduardo Ribeiro de Melo <eduardo at unisulma.edu.br> Data: 05/10/2004 1 de 6 27/3/2007 10:03 Configure seu Linux pela Web! Autor: Carlos Eduardo Ribeiro de Melo Data: 05/10/2004 Introdução O Webmin é um software de configuração de servidores

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Redes Wireless na UFRGS

Sistema de Gerenciamento de Redes Wireless na UFRGS Sistema de Gerenciamento de Redes Wireless na UFRGS Rafael Tonin, Caciano Machado, Eduardo Postal, Leandro Rey, Luís Ziulkoski Universidade Federal do Rio Grande do Sul Centro de Processamento de Dados

Leia mais

AS CONSULTORIA & TREINAMENTOS. Pacote VIP. Linux Básico Linux Intermediário Samba 4 Firewall pfsense

AS CONSULTORIA & TREINAMENTOS. Pacote VIP. Linux Básico Linux Intermediário Samba 4 Firewall pfsense Pacote VIP Linux Básico Linux Intermediário Samba 4 Firewall pfsense C o n t e ú d o d o c u r s o H a n d s - on L i n u x 2 Sumário 1 Linux Básico... 3 2 Conteúdo Samba 4 (Servidor de arquivos / Controlador

Leia mais

Lightweight Directory Access Protocol LDAP

Lightweight Directory Access Protocol LDAP Carlos Fernando Papotti RA : 02131282 José Ricardo M. Bevilacqua RA : 02534626 Julio César Costa Marcondes RA : 02121069 Raul Baldin RA : 02088243 Lightweight Directory Access Protocol LDAP Tópicos em

Leia mais

Uma solução segura e escalável para Acesso Remoto VPN

Uma solução segura e escalável para Acesso Remoto VPN Laboratório de Administração e Segurança de Sistemas Instituto de Computação Universidade Estadual de Campinas Uma solução segura e escalável para Acesso Remoto Autores: Edmar Roberto Santana de Rezende

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 001/2012/02 Contrato por Produto Nacional. Número e Título do Projeto: BRA/03/034 Programa de Revitalização da Conab

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 001/2012/02 Contrato por Produto Nacional. Número e Título do Projeto: BRA/03/034 Programa de Revitalização da Conab TERMO DE REFERÊNCIA Nº 001/2012/02 Contrato por Produto Nacional Número e Título do Projeto: BRA/03/034 Programa de Revitalização da Conab 1. Função no Projeto: Consultor por Produto 2. Nosso Número: 3.

Leia mais

LPI nível 2: aula 14

LPI nível 2: aula 14 Décima quarta aula da preparação LPIC-2 TUTORIAL LPI nível 2: aula 14 Autenticação remota com os sistemas LDAP e PAM. Tópico 210: Administração de clientes da rede (continuação) 2.210.3 Configuração de

Leia mais

CSI IT Solutions. WebReport2.5. Relatórios abertos. Acesso controlado Extensibilidade de módulos IMPACTO AMBIENTAL

CSI IT Solutions. WebReport2.5. Relatórios abertos. Acesso controlado Extensibilidade de módulos IMPACTO AMBIENTAL CSI IT Solutions 2.5 solução CSI PrintManager G e s t ã o d e A m b i e n t e d e I m p r e s s ã o O CSI dá aos gestores de TI o poder de uma gestão integral através do acesso fácil às informações gerenciais

Leia mais

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO Nº 42.15

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO Nº 42.15 REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO Nº 42.15 A FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL (FPTI-BR) torna público que serão recebidas as inscrições para o Processo Seletivo nº 42.15 sob contratação em regime

Leia mais

SPoP(Security Point of Presence) com OpenVPN

SPoP(Security Point of Presence) com OpenVPN Objetivo: Montar PoPs usando recursos de VPN(Virtual Private Network) para auxiliar no tráfego seguro de Informações em redes Wireless e usuários em viagem que tenham necessidade de acesso seguro para

Leia mais

Fundamentos de JNDI. Paulo Pires - 2003

Fundamentos de JNDI. Paulo Pires - 2003 Fundamentos de JNDI Paulo Pires - 2003 Serviço de nomes A principal função de um serviço de nomes é permitir a associação de um nome (ou uma outra representação alternativa mais simples) a recursos computacionais

Leia mais

Replicação Multi-master e novidades do OpenLDAP

Replicação Multi-master e novidades do OpenLDAP Replicação Multi-master e novidades do OpenLDAP Anahuac de Paula Gil On-the-fly e Replicação Multi-Master Smailli Hemori Moraes Autenticação Samba + LDAP + Kerberos Configuração on-the-fly Slide 1 4 cn=config

Leia mais

Catálogo de Serviços Tecnologia da Informação

Catálogo de Serviços Tecnologia da Informação Catálogo de Serviços Tecnologia da Informação Marcio Mario Correa da Silva TRT 14ª REGIÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TRT-14ª Região 2013 Sumário 1. Descrição: Acesso à Internet... 3 2. Descrição: Acesso

Leia mais

Diagrama lógico da rede da empresa Fácil Credito

Diagrama lógico da rede da empresa Fácil Credito Diagrama lógico da rede da empresa Fácil Credito Tabela de endereçamento da rede IP da rede: Mascara Broadcast 192.168.1.0 255.255.255.192 192.168.1.63 Distribuição de IP S na rede Hosts IP Configuração

Leia mais

INTERESSADOS ENVIAR CURRÍCULO E PRETENSÃO SALARIAL PARA rebeca@holdenrh.com.br/vanessa@holdenrh.com.br

INTERESSADOS ENVIAR CURRÍCULO E PRETENSÃO SALARIAL PARA rebeca@holdenrh.com.br/vanessa@holdenrh.com.br INTERESSADOS ENVIAR CURRÍCULO E PRETENSÃO SALARIAL PARA rebeca@holdenrh.com.br/vanessa@holdenrh.com.br Vagas Holden TI: Analista de Desenvolvimento Java Sênior Consultor SAP FI DBA SQL Server DBA Oracle

Leia mais

Marcelo de Souza Araujo

Marcelo de Souza Araujo Marcelo de Souza Araujo Cidade: Palhoça/SC/Brasil Telefone: (48) 9914 8434 E-Mail: araujo@freebsd.org http://www.arjmobile.com Objetivos Meu principal interesse é Pesquisa e Desenvolvimento em software

Leia mais

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 10/2009 ESCLARECIMENTO 1

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 10/2009 ESCLARECIMENTO 1 MENSAGEM Assunto: Esclarecimento 1 Referência: Pregão Eletrônico n. 10/2009 Data: 22/01/2009 Objeto: Contratação de empresa especializada para fornecimento de solução para segurança da informação e ferramenta

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL DE REDE (AULA 4)

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL DE REDE (AULA 4) Prof. Breno Leonardo Gomes de Menezes Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL DE REDE (AULA 4) Serviço de diretório Serviço de diretório é um conjunto

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 12 Comandos de Rede e Acesso Remoto

Sistema Operacional Unidade 12 Comandos de Rede e Acesso Remoto Sistema Operacional Unidade 12 Comandos de Rede e Acesso Remoto Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 Protocolo de rede... 3 Protocolo TCP/IP... 3 Máscara de sub-rede... 3 Hostname... 3

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS DE RESOLUÇÃO DE NOMES (DNS E WINS). Professor Carlos Muniz

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS DE RESOLUÇÃO DE NOMES (DNS E WINS). Professor Carlos Muniz ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS DE RESOLUÇÃO DE NOMES (DNS Domain Name System (DNS) e Windows Internet Name Service (WINS) são os protocolos usados para resolver nomes para endereços IP.

Leia mais