NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS. O Comitê Científico estabeleceu que duas categorias de trabalhos serão consideradas: comunicação oral e pôster.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS. O Comitê Científico estabeleceu que duas categorias de trabalhos serão consideradas: comunicação oral e pôster."

Transcrição

1 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS Condições gerais O Comitê Científico estabeleceu que duas categorias de trabalhos serão consideradas: comunicação oral e pôster. A submissão de trabalho deverá observar as seguintes condições gerais: Cada autor poderá inscrever até 3 (três) trabalhos, como autor principal ou em coautoria, em qualquer uma das duas categorias de trabalhos (comunicação oral ou pôster). Cada trabalho poderá ter, no máximo, um autor e dois coautores. Autor e coautor(es) deve(m), obrigatoriamente estar inscritos no evento. No trabalho proposto deverá estar indicado o eixo temático a que se vincula. O trabalho pode ser fruto de trabalho acadêmico, relatório de pesquisa (parciais ou finais) e de relato de experiências no âmbito da formação docente ou de práticas de ensino. O conteúdo do trabalho apresentado é de exclusiva responsabilidade do autor e coautor(es). Não será possível corrigir ou modificar o trabalho depois da aceitação pelo Comitê Científico, sendo de responsabilidade dos autores a revisão do texto. Somente poderá integrar a programação oficial, receber o certificado e ter direito à publicação do trabalho nos anais do evento o autor que preencher estas condições.

2 Eixos para submissão de trabalhos e ementas 1) Teoria e prática educativa: práticas pedagógicas, relação teoria e prática educativa, formação integral, escola, cultura e saberes escolares, relações interpessoais na educação. 2) Formação inicial e continuada de professores: formação de professores, formação inicial de professores, formação continuada, iniciação à docência, identidade docente, profissionalização, teoria e prática na formação de professores, políticas de formação de professores. 3) Currículo e processos de ensino e de aprendizagem: questões curriculares, processos de ensino, processos de aprendizagem, processos de avaliação escolar, relações entre educação e tecnologias. 4) Experiências escolares: relatos de práticas docentes; relatos de estágios curriculares supervisionados, experiências de formação docente, práticas de ensino, práticas de gestão escolar. Template para a apresentação dos trabalhos O template para a apresentações dos trabalhos está disponibilizado no site do I Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino, do PPGEd da Unoesc. Normas para submissão de propostas para comunicação oral A submissão de proposta para comunicação oral requer a apresentação de texto completo. O texto completo deve ser enviado em formato de editor de textos Word 1997 ou posterior; papel A4 (29,7cm x 21 cm); margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm; entrelinhas 1,5; fonte Times New Roman tamanho 12, com

3 exceção das ilustrações, tabelas, notas e citações diretas em recuo, cujas fontes devem apresentar tamanho 10; entradas de parágrafo 1,25 a partir da margem; alinhamento justificado. As páginas deverão estar numeradas na parte inferior direita. O título do trabalho deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado. O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) aparecer logo abaixo do título do trabalho, alinhado(s) à direita e acompanhado(s) pela identificação da instituição, pelo correio eletrônico do(s) autor(es) e a informação de financiamento obtido, quando for o caso. Em seguida deve ser indicado o eixo temático a que o trabalho se vincula e a categoria (comunicação oral). Logo abaixo deve estar o resumo apresentado em um único parágrafo, espaço simples, sem notas nem referências bibliográficas, com uma extensão máxima de 800 caracteres, incluindo neles os espaços entre palavras. O resumo deve referir-se ao objetivo do trabalho, ao(s) procedimento(s) metodológico(s) utilizado(s), aos resultados e às conclusões. Logo abaixo do resumo devem ser apresentadas de três a cinco palavras-chaves, em caixa baixa, separadas por ponto. O trabalho deve ser apresentado em forma de artigo. Se aceito pela Comissão Científica, será publicado nos anais eletrônicos do evento. O trabalho deverá conter introdução do problema, desenvolvimento, conclusões e referências, observando as normas da ABNT para trabalhos científicos. O texto completo, incluídas notas de rodapé, referências, quadros e tabelas, deve ter uma extensão entre e caracteres, incluindo os espaços entre palavras. O trabalho que não atender às normas para submissão de proposta para comunicação oral será automaticamente excluído. Apresentação da comunicação oral: as apresentações serão feitas por eixos temáticos, prevendo-se uma duração de 15 minutos para apresentação de cada trabalho. Na sequência haverá debate com o público presente. Normas para submissão de propostas para pôster

4 A submissão de proposta para pôster requer a apresentação de resumo expandido. O texto completo deve ser enviado em formato de editor de textos Word 1997 ou posterior; papel A4 (29,7cm x 21 cm); margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm; entrelinhas 1,5; fonte Times New Roman tamanho 12, com exceção das ilustrações, tabelas, notas e citações diretas em recuo, cujas fontes devem apresentar tamanho 10; entradas de parágrafo 1,25 a partir da margem; alinhamento justificado. As páginas deverão estar numeradas na parte inferior direita. O título do trabalho deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado. O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) aparecer logo abaixo do título do trabalho, alinhado(s) à direita e acompanhado(s) pela identificação da instituição, pelo correio eletrônico do(s) autor(es) e a informação de financiamento obtido, quando for o caso. Em seguida deve ser indicado o eixo temático a que o trabalho se vincula e a categoria (pôster). Logo abaixo deve estar o resumo apresentado em um único parágrafo, espaço simples, sem notas nem referências bibliográficas, com uma extensão máxima de 800 caracteres, incluindo neles os espaços entre palavras. O resumo deve referir-se ao objetivo do trabalho, ao(s) procedimento(s) metodológico(s) utilizado(s), aos resultados e às conclusões. Logo abaixo do resumo devem ser apresentadas de três a cinco palavras-chaves, em caixa baixa, separadas por ponto. O trabalho deve ser apresentado em forma de resumo expandido. Se aceito pela Comissão Científica, será publicado nos anais eletrônicos do evento. O trabalho deverá conter introdução do problema, desenvolvimento, conclusões e referências, observando as normas da ABNT para trabalhos científicos. O resumo expandido, incluídas notas de rodapé, referências, quadros e tabelas, deve ter uma extensão entre e caracteres, incluindo os espaços entre palavras. O trabalho que não atender às normas para submissão de proposta para pôster será automaticamente excluído.

5 Estrutura e dimensões do pôster aprovado para apresentação no evento: largura mínima 50 cm e máxima 90 cm. Altura mínima 80 cm e máxima 120 cm. É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar. Apresentação do pôster: ocorrerá na mesma sala das apresentações das comunicações orais, organizadas em salas específicas por eixos temáticos. A duração da apresentação será 15 minutos. O(s) autor(es) é(são) responsável(is) por pendurar seu pôster no momento da apresentação e por retirá-lo no encerramento. Na sequência haverá debate com o público presente. Exemplos para apresentação das referências Livro AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: descubra como é fácil e agradável elaborar trabalhos acadêmicos. 11. ed. rev. e atual. São Paulo: Hagnos, Capítulo de livro WIRTH, Ângela Fleck. Aplicação do Método de observação de bebês em uma UTI neonatal. In: CARON, Nara Amália (Org.). A relação pais-bebê: da observação à clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo, p Artigo em periódico SERVILHA, Emilse Aparecida Merlin. Estresse em professores universitários na área de fonoaudiologia. Revista de Ciências Médicas, Campinas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, v. 14, n. 1, p , jan./fev Texto eletrônico BRASIL. Novo Código Civil. Lei n , de 10 de janeiro de São Paulo: IOB Thomson, p. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/web/senador/alvarodi/b_menu_esquerdo/4_biblioteca_virtual/no vo_codigo_civil.pdf>. Acesso em: 20 dez Envio de trabalhos O trabalho, salvo em documento Word, deve ser enviado eletronicamente à Comissão Científica do evento, para o seguinte endereço eletrônico:

6 O prazo de envio está disponibilizado no site do I Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino, do PPGEd da Unoesc. Cabeçalho do registre no componente Assunto os seguintes dados:! último nome do primeiro autor;! número do Eixo a que o trabalho está vinculado;! categoria do trabalho: comunicação oral ou pôster. Exemplos: Assunto: oliveira-eixo1-comunicaçãooral Assunto: santos-eixo2-pôster O autor deverá anexar, no mesmo , dois arquivos: um arquivo contendo o trabalho identificado e; outro arquivo com o trabalho sem identificação; o arquivo com o trabalho identificado deverá ser SALVO com a abreviatura ID. o arquivo com o trabalho sem identificação deverá ser SALVO com a abreviatura SID. Exemplo de nome de arquivo: formacaodocente-eixo1-comunicacaooral-id.doc (duas primeiras palavra do título + EixoNº + categoria do trabalho + abreviatura da palavra identificado) e a extensão do arquivo (doc). analisesdas-eixo2-poser-sid.doc (duas primeiras palavra do título + EixoNº + categoria do trabalho + abreviatura da expressão sem identificação) e a extensão do arquivo (doc). Atenção: Não deixar nenhum espaço no nome do arquivo ou qualquer tipo de acentuação.

7 Se o inscrito tiver dois trabalhos para submeter, como autor e coautor, deve enviar cada trabalho em separado. Avaliação dos trabalhos Todos os trabalhos submetidos serão verificados pelo Comitê Científico quanto ao formato, exigindo-se atendimento às normas para submissão de comunicação oral e pôster. Os trabalhos submetidos serão avaliados por pareceristas ad hoc do Eixo Temático correspondente. A avaliação dos trabalhos será realizada considerando os seguintes critérios: Adequação do conteúdo ao eixo temático proposto; Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema; Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico; Correção da linguagem e citação das referências; Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área. Resultado da avaliação dos trabalhos O resultado da avaliação dos trabalhos será divulgado na data prevista no cronograma disponibilizado no site do I Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino, do PPGEd da Unoesc. O parecer dos trabalhos feito pelo Comitê Científico é conclusivo e não estará sujeito a reconsiderações. Publicação dos trabalhos Os trabalhos aceitos pelo Comitê Científico serão publicados nos anais eletrônicos do evento.

8 Informações Unoesc Campus Joaçaba Programa de Pós-Graduação em Educação Rua Getúlio Vargas, 2125 Bairro Flor da Serra Fone: (49)