2ª Débora/ Roberta. 8º Ano E.F. Língua Portuguesa. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 3 FOCO: LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2ª Débora/ Roberta. 8º Ano E.F. Língua Portuguesa. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 3 FOCO: LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS"

Transcrição

1 Língua Portuguesa 2ª Débora/ Roberta 8º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 3 FOCO: LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS Compreender os diversos gêneros textuais, sua função social, suas características, relacionando textos e contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura de cada um INSTRUCIONAIS Receita, regra de jogo, manual, regulamento, contrato, roteiro, listagem, formulário, artigo científico, verbete, relatório, rodapé, registro de aula, diário de campo, glossário, tabela, mapa, gráfico, infográfico, projeto, cronograma, bibliografia, biografia, currículo, índice. H28. Reconhecer as características dos diversos gêneros pertencentes aos textos instrucionais, observando suas principais diferenças. H29. Reconhecer as principais informações de textos instrucionais, tomando como referência os elementos constitutivos de cada gênero textual. H30. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada. H31. Interpretar textos instrucionais, considerando a estrutura dos gêneros textuais pertencentes a esse domínio. H32. Reconhecer o tipo de linguagem utilizada pelos textos instrucionais, entendendo sua importância para a comunicação das informações. COMPETÊNCIA 3 FOCO: LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS Compreender os diversos gêneros textuais, sua função social, suas características, relacionando textos e contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura de cada um ENTRETENIMENTOS Anedota, jogo, adivinha, provérbio, história em quadrinhos, palavras cruzadas, horóscopo e jogo teatral. H50. Reconhecer as características dos diversos gêneros pertencentes aos textos de entretenimento, observando suas principais diferenças. H51. Inferir informações implícitas em textos de entretenimento. H52. Compreender as principais informações de textos de entretenimento, tomando como referência os elementos constitutivos de cada gênero textual. H53. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada. H54. Interpretar textos de entretenimento, considerando a estrutura dos gêneros textuais pertencentes a esse domínio. H55. Compreender o sentido da ironia e do humor, em alguns gêneros pertencentes ao domínio entretenimento. COMPETÊNCIA 3 FOCO: LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS Compreender os diversos gêneros textuais, sua função social, suas características, relacionando textos e contexto,; mediante a natureza, função, organização e estrutura de cada um FICCIONAIS Parlenda, lenda, fábula, mito, história em quadrinhos, poema, poema concreto, romance, conto, crônica, peça de teatro. H83. Distinguir o nível denotativo do nível conotativo da linguagem em textos ficcionais. H84. Observar, em textos ficcionais, o uso da denotação e conotação. H85. Reconhecer o tipo de linguagem utilizada em textos ficcionais, percebendo sua importância para o deleite (encantamento) do leitor.

2 COMPETÊNCIA 4 FOCO: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Desenvolver a capacidade de produzir sentido por meio da produção de textos escritos, de diversos tipos e gêneros, considerando diferentes situações de comunicação. 2. FONOLOGIA 2.1. Ortografia Trocas de uso frequente Trocas regulares Trocas irregulares Ver anexo 1: Ensino Fundamental anos iniciais H107. Empregar formas ortográficas resultantes de padrões irregulares, na produção de textos diversos Acentuação O acento gráfico Regras de acentuação gráfica Uso da crase H108. Aplicar as principais convenções da escrita em relação ao uso da acentuação Classes de palavras O substantivo O adjetivo O artigo O numeral O pronome O verbo A preposição A interjeição H109. Compreender as classes de palavras existentes, observando a função de cada uma delas para a construção e compreensão de textos diversos. H110. Empregar palavras com clareza e coerência, de acordo com suas respectivas classes, em contextos determinados. H111. Diferenciar os artigos definidos dos indefinidos, escolhendo o mais adequado à construção de sentido de um determinado texto. H112. Compreender a função dos pronomes na construção e compreensão de textos diversos. H113. Dominar o emprego dos pronomes, garantindo a observância da norma-padrão,

3 coesão, coerência e progressão textual. H114. Utilizar pronomes que sejam adequados à construção de textos, observando a coesão, coerência e progressão. H115. Utilizar corretamente o imperativo verbal, observando as regras da normapadrão, a fim de não romper a coesão textual. H116. Compreender a importância da flexão verbal e nominal na construção e compreensão de um texto. H120. Reconhecer os efeitos de sentido do uso de interjeições em textos diversos. H123. Reconhecer as locuções adjetivas, verbais e adverbiais, compreendendo os efeitos que podem exercer na produção e compreensão de textos Sintaxe do período simples Relações sintáticas em períodos simples: predicativo do sujeito, adjunto adnominal, complemento nominal e adjunto adverbial. H132. Reconhecer as relações sintáticas, estabelecendo distinções entre o predicativo do sujeito, adjunto adnominal, complemento nominal e adjunto adverbial, a fim de garantir a correta interpretação de um enunciado. H133. Reconhecer a diferença de sentido obtida pelo uso do aposto explicativo e restritivo em enunciados diversos. H134. Reconhecer o efeito que um vocativo produz em enunciados, nos quais ele é importante Sintaxe do período composto Conceito de período Estrutura sintática dos períodos compostos. H138. Reconhecer a diferença de sentido obtida pelo uso do aposto explicativo e restritivo em enunciados diversos. H139. Reconhecer o efeito que um vocativo produz em enunciados, em contextos que o exijam Pontuação e paragrafação Os sinais de pontuação Funções dos sinais de pontuação Uso da vírgula H140. Analisar o uso dos sinais de pontuação, reconhecendo sua importância para a construção e compreensão de um texto. H141. Empregar os diversos recursos, referentes ao uso correto e adequado da pontuação, que contribuem para a coerência e coesão de um texto. H142. Reconhecer as várias formas de uso da vírgula, considerando-a como fator central para a coesão e a coerência textual.

4 4.5. Concordância e regência Concordância verbal e nominal Regência verbal e nominal H143. Empregar a concordância verbal e nominal, garantindo a observância da normapadrão, coesão e coerência textual. H144. Compreender que uma mesma palavra pode assumir diferentes sentidos, dependendo do contexto em que foi usada. 5. SEMÂNTICA E ESTILÍSTICA 5.1. A palavra e seu significado Sinonímia e antonímia Denotação e conotação Ambiguidade H145. Entender que o sentido correto de uma palavra só pode ser definido se ela for analisada a partir do seu contexto de uso. H146. Perceber que algumas palavras podem assumir sentidos contrários a outras, dependendo da necessidade de uso dessas palavras. H147. Distinguir quando a ambiguidade é utilizada como um importante recurso de expressão e quando ela usada como resultado da má organização das ideias Denotação e conotação H148. Comparar o sentido real de uma palavra (denotação) com seu sentido figurado (conotação), considerando o contexto de uso. H149. Distinguir o sentido real do figurado, compreendendo diferentes recursos e estratégias utilizados no texto para produção de sentido. H150. Reconhecer o uso da conotação em textos que se utilizam da ironia e do humor. H151. Interpretar as manifestações conotativas de um texto. H152. Compreender o significado de enunciados conotativos, como a metáfora.

5 Distribuição de pontos Avaliações 25 pontos Trabalho 5 pontos Dicas de aprofundamento ACCONI, Luiz. Novíssima gramática ilustrada. São Paulo: Nova Geração, 2008.

6 Livros da Etapa Livro: O cão dos Baskerville Autor: Conan Doyle Editora: Ática Sinopse: A morte do rico proprietário Charles Baskerville está relacionada a um mistério que envolve uma antiga maldição de família, uma grande herança e um enorme cão fantasmagórico. Holmes e seu assistente Watson são chamados para investigar. Uma das mais famosas histórias do detetive Sherlock Holmes. Tema: Mistério. Critérios de avaliação: Capricho; Qualidade do texto; Atendimento aos comandos; Pontualidade. Valor: 1,0 ponto Cronograma: Primeira avaliação da etapa - 8º ano (manhã) Prova aberta (17/5) Segunda avaliação da etapa - 8º ano (tarde) Prova de Redação (10/6) Livro: Comédias para se ler na Escola Autor: Luis Fernando Veríssimo Editora: Objetiva Sinopse: A dobradinha não podia ser melhor. De um lado, as histórias de um mestre do humor. Do outro, o olhar perspicaz de uma das mais talentosas escritoras do País, especialista em literatura para jovens. Ana Maria Machado, leitora de carteirinha de Luis Fernando Veríssimo, releu durante meses textos do autor, e preparou uma seleção de crônicas capaz de despertar nos estudantes o prazer e a paixão pela leitura. O resultado pode ser conferido neste livro, uma rara e feliz combinação de talentos, indispensável para a sala de aula. A seleção de Ana Maria Machado em Comédias para se ler na escola permite ao leitor mergulhar no universo das histórias e personagens de Veríssimo, prestando atenção nos múltiplos recursos deste artesão das letras. A habilidade para os exercícios de linguagem ou de estilo pode ser conferida em crônicas como 'Palavreado', 'Jargão', 'O ator' e 'Siglas'. A competência para desenvolver as comédias de erro está presente em 'O homem trocado', 'Suflê de chuchu' e 'Sozinhos'. A mestria para criar pequenas fábulas, com moral não explícita, aparece em 'A novata', 'Hábito nacional' e 'Pode acontecer'. A aptidão para resgatar memórias é a marca de 'Adolescência', 'A bola' e 'História estranha'. E, por fim, o dom para abordagens originais de temas recorrentes revela-se em 'Da timidez', 'Fobias' e 'ABC'. A originalidade e o humor de Veríssimo funcionam como o melhor antídoto para quem não gosta de ler, ou melhor, para quem ainda não descobriu o prazer, a aventura, que um livro pode proporcionar.

7 Tema: Crônica Valor: 1,0 ponto Critérios de avaliação: Capricho; Qualidade do texto; Atendimento aos comandos; Pontualidade. Cronograma: Primeira avaliação da etapa - (tarde) Prova aberta (17/5) Terceira avaliação da etapa - (manhã) - Simulado (26/8) Livro: Luna Clara & Apolo Onze Autora: Adriana Falcão Editora: Salamandra Gênero: Romance Sinopse: Adriana Falcão escreveu este livro em homenagem à filha Clarice, de 12 anos. A história se passa nas cidades imaginárias de Desatino do Norte e do Sul. O texto mistura aventura, romance e realismo mágico. Tema: O filho de Luna Clara & Apolo Onze (Conto). Valor: 1,0 ponto Critérios de avaliação: Capricho; Qualidade do texto; Atendimento aos comandos; Pontualidade. Cronograma: Terceira avaliação da etapa - (tarde) Simulado (26/8) Segunda avaliação da etapa - (manhã) - Prova de Redação (10/6)

8 Roteiro do trabalho da Etapa Assunto/tema Turismo cultural. Objetivo Autonomia e expansão do repertório cultural. Habilidade H29. Reconhecer as principais informações de textos instrucionais, tomando como referência os elementos constitutivos de cada gênero textual. Desenvolvimento Critérios de avaliação Individual; Mínimo de 20 linhas; Folha avulsa em excelente estado (grampeada se for o caso); Proibido encadernar, utilizar envelope, plástico, fitas, clipes etc.; Nome completo, número e turma na primeira linha; Seguir modelo do Magnum-SOL. Capricho; Qualidade do texto; Atendimento aos comandos; Pontualidade; Valor: 2,0 pontos. Cronograma do trabalho Final da etapa.

Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Roberta

Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Roberta Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Roberta Língua Portuguesa CONTEÚDOS: Leitura e interpretação de textos: Tipos e gêneros textuais Ficcionais e não ficcionais Híbridos (verbais

Leia mais

Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Daniela e Débora. Português

Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Daniela e Débora. Português Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Daniela e Débora Português CONTEÚDOS: Leitura e interpretação de textos: Tipos e gêneros textuais Ficcionais e não ficcionais Híbridos (verbais e não

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito. para o atendimento às demandas de comunicação em qualquer instância. seus benefícios.

Usos e funções: código oral e código escrito. para o atendimento às demandas de comunicação em qualquer instância. seus benefícios. 3ª Língua Portuguesa 3º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções:

Leia mais

Programação da 1ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Roberta

Programação da 1ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Roberta Programação da 1ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Roberta Língua Portuguesa SE QUERES SEGUIR A DEUS, DEIXA-O IR ADIANTE. NÃO QUEIRAS QUE ELE TE SIGA. Sto. Agostinho CONTEÚDOS: Leitura e interpretação

Leia mais

Programação da 3ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Daniela e Débora

Programação da 3ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Daniela e Débora Programação da 3ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Daniela e Débora Língua Portuguesa CONTEÚDOS: Leitura e interpretação de textos: Tipos e gêneros textuais Ficcionais e não ficcionais Híbridos (verbais

Leia mais

3ª 9º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª 9º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Língua Portuguesa 3ª Leonardo Corrêa Rosado 9º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade FOCO: LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS COMPETÊNCIA 3 Compreender os diversos gêneros textuais, sua função

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 1ª Língua Portuguesa 4º ANO E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1. Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo

Leia mais

3ª 4º ano EF.I LÍNGUA PORTUGUESA. Usos e funções: código oral e código escrito

3ª 4º ano EF.I LÍNGUA PORTUGUESA. Usos e funções: código oral e código escrito LÍNGUA PORTUGUESA 3ª 4º ano EF.I OBJETO DE ESTUDO HABILIDADE Usos e funções: código oral e código escrito H002 Compreender a importância do estudo da língua portuguesa para o desenvolvimento pessoal e

Leia mais

2ª Márcia Fonseca. 9º Ano E.F. Língua Portuguesa. Objeto de aprendizagem. Habilidade. Competência

2ª Márcia Fonseca. 9º Ano E.F. Língua Portuguesa. Objeto de aprendizagem. Habilidade. Competência Língua Portuguesa 2ª Márcia Fonseca 9º Ano E.F. Competência FOCO: LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS Competência 3 Compreender os diversos gêneros textuais, sua função social, suas características, relacionando

Leia mais

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS Livros: 1. Português Linguagens 5 William Cereja e Thereza Cochar 2. Interpretação

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Língua Portuguesa 3º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1: Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização

Leia mais

H014 Classificar palavras quanto ao número de sílabas.

H014 Classificar palavras quanto ao número de sílabas. 2ª Língua Portuguesa 3º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas Usos e funções: norma-padrão e variedades

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito

Usos e funções: código oral e código escrito 3ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções:

Leia mais

H007 Reconhecer as variedades linguísticas em situações específicas de uso social.

H007 Reconhecer as variedades linguísticas em situações específicas de uso social. Língua Portuguesa 1ª 4º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos e funções: norma-padrão e variedades

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 21/05/2018 a 31/08/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: * Reconhecer

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA MATÉRIA: Português PROFESSORAS: Débora Campos e Flávia Moreira ANO: 8º - Ensino Fundamental O HOMEM, CONSIDERADO NA SUA ESSÊNCIA E NAS SUAS RELAÇÕES, É O ENIGMA DE MAIS DIFÍCIL

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Rafaella

Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Rafaella Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Rafaella Língua Portuguesa QUAL DEVE SER NOSSO ANSEIO TODO DIA? PLANEJAR SEMPRE O MELHOR, MAS SEM NUNCA CANSAR DE PLANEJÁ- LO. Sto. Agostinho

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito

Usos e funções: código oral e código escrito 3ª Objeto de estudo A linguagem como espaço de interação. A linguagem como espaço de interação. A linguagem e a formação para a cidadania A linguagem e a formação para a cidadania Língua Portuguesa 1º

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Português 3º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H1. Reconhecer a importância do domínio da língua portuguesa como instrumento para o acesso a diferentes formas de informação e de

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Língua Portuguesa 2ª 3º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1: Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 05/02/2018 a 18/05/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: 1.1 Romance

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

Língua Portuguesa. 5º Ano E.F. Usos e funções: código oral e código escrito

Língua Portuguesa. 5º Ano E.F. Usos e funções: código oral e código escrito 3ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de estudo Habilidade Usos e funções: código oral e código escrito H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Linguagens 1ª Débora/ Roberta 8º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1 FOCO: IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua

Leia mais

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética 1.1. Fonema e letra 1.2. Divisão dos fonemas 1.3. Classificação dos fonemas 1.4. Encontro vocálico 1.5.

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE CONTEÚDO 6 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação.

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E TECNOLOGIAS: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª SÉRIE

LINGUAGENS, CÓDIGOS E TECNOLOGIAS: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª SÉRIE LINGUAGENS, CÓDIGOS E TECNOLOGIAS: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª SÉRIE Série Área de Conhecimento 1-LÍNGUA PORTUGUESA 1ª SÉRIE Linguagens e códigos e suas tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 147h 160 aulas

Leia mais

Português. 2º Ano E.F. Competência Objeto de Aprendizagem Habilidade

Português. 2º Ano E.F. Competência Objeto de Aprendizagem Habilidade 1ª Português 2º Ano E.F. Competência Objeto de Aprendizagem Habilidade Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

compreendendo a importância de seu domínio na vida de qualquer pessoa.

compreendendo a importância de seu domínio na vida de qualquer pessoa. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções:

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2018 a 14/12/2018 TURMA: 6º Ano DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: 1.1 Reportagem/Notícia

Leia mais

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14 Sumário Capítulo 1 - Noções de fonética... 2 Fonemas...2 Letra...2 Sílaba...2 Número de sílabas...3 Tonicidade...3 Posição da sílaba tônica...3 Dígrafos...3 Encontros consonantais...3 Encontros vocálicos...4

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

Competência 2: Dominar conhecimentos que concorrem para a apropriação da tecnologia e do sistema de escrita.

Competência 2: Dominar conhecimentos que concorrem para a apropriação da tecnologia e do sistema de escrita. Língua Portuguesa 2ª 2º Ano E.F. COMPETÊNCIA OBJETO DE APRENDIZADO HABILIDADES Competência 1: Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização

Leia mais

2º Ano E.F. Objeto de aprendizado Competência Habilidade. Língua Portuguesa

2º Ano E.F. Objeto de aprendizado Competência Habilidade. Língua Portuguesa 2ª Língua Portuguesa 2º Ano E.F. Objeto de aprendizado Competência Habilidade 1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA 1.1. Usos e funções: código oral e código escrito. 1.2. Usos e funções: norma-padrão

Leia mais

capacidade de reflexão, contribuindo decisivamente para a formação cidadã.

capacidade de reflexão, contribuindo decisivamente para a formação cidadã. Língua Portuguesa 1ª 3º Ano E.F. Competência COMPETÊNCIA 1 Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

Leia mais

Sumário PARTE 1. Gramática

Sumário PARTE 1. Gramática PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA Rua Madre Beatriz, 135 Centro Telefone: (33) 3341-1244 www.colegiosantaresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 3ª ETAPA 2017 PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de

Leia mais

1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA

1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA Língua Portuguesa 2ª 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1. Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo

Leia mais

H032 Identificar elementos que compõem uma narrativa.

H032 Identificar elementos que compõem uma narrativa. 3ª Objeto de estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos e funções: norma-padrão

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

3ª Daniela Mendes. 7º Ano E.F. Língua Portuguesa. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Daniela Mendes. 7º Ano E.F. Língua Portuguesa. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Língua Portuguesa 3ª Daniela Mendes 7º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C3 Compreender os diversos gêneros textuais, sua função social, suas características, relacionando textos e

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1. Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 6º ano Usar a Língua Portuguesa como língua materna, para integrar e organizar o mundo e a própria identidade com visão empreendedora e como pensador capaz de

Leia mais

Capítulo1. Capítulo2. Índice A LÍNGUA E A LINGUAGEM O PORTUGUÊS: uma língua, muitas variedades... 15

Capítulo1. Capítulo2. Índice A LÍNGUA E A LINGUAGEM O PORTUGUÊS: uma língua, muitas variedades... 15 Capítulo1 Capítulo2 A LÍNGUA E A LINGUAGEM............................................. 9 Linguagem: aptidão inata.............................................. 10 Funções.............................................................

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana LÍNGUA PORTUGUESA A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho. CONTEÚDOS: Livros: 1. Português Linguagens 2

Leia mais

O ESTUDO DAS PALAVRAS

O ESTUDO DAS PALAVRAS Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro vocálico... 6 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS EIXO TEMÁTICO COMPETÊNCIAS ESPERADAS Variedades lingüísticas; Diálogo; Turnos. Gênero

Leia mais

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e Letra... 3 1.2. Divisão dos Fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro Vocálico... 7 1.5. Encontro Consonantal...

Leia mais

Programação Anual. 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) 1 ọ 2 ọ 1. Amarrando as idéias COESÃO Introdução ao conceito de coesão Introdução aos mecanismos básicos de coesão Ordem das palavras

Leia mais

1. Usos e funções: código oral e código escrito.

1. Usos e funções: código oral e código escrito. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1. Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo

Leia mais

1ª 2º Ano E.F. Língua Portuguesa. Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito

1ª 2º Ano E.F. Língua Portuguesa. Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Língua Portuguesa 1ª 2º Ano E.F. Objeto de Aprendizagem Habilidade H001 Reconhecer a importância do domínio da língua portuguesa como instrumento para o acesso a diferentes formas de informação e de conhecimento.

Leia mais

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração...

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Sumário Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Apresentação... XV XVII 1. Morfologia... 1 1.1. As 10 classes de palavras... 1 1.2. Os grupos de palavras... 2 2. Artigo... 3 2.1. Emprego

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (05) 5-6 - Fax (05) 79-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: PROGRAMA

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL RELAÇÃO

Leia mais

Cronograma - 4º Bimestre / 2016

Cronograma - 4º Bimestre / 2016 COLÉGIO ADVENTISTA JARDIM DOS ESTADOS Prof.: Juliano Disciplina: Língua Portuguesa Série: 6º Ano 3 a 7/10 10 a 14/10 Recesso de 10 a 12 17 a 21/10 24 a 28/10 31/10 a 4/11 Feriado dia 2 7 a 11/11 14 a 18/11

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 2ª Língua Portuguesa 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H2. Compreender a importância do estudo da Língua Portuguesa para o desenvolvimento pessoal e para o atendimento às demandas

Leia mais

Admissão de alunos 2016

Admissão de alunos 2016 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. OS MINERAIS E A VIDA 1.1. Obtenção e função dos minerais em animais e vegetais. 1.2. O que

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 02/2018 AO CONCURSO DE BOLSAS 2019

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 02/2018 AO CONCURSO DE BOLSAS 2019 EDITAL COMPLEMENTAR Nº 02/2018 AO CONCURSO DE BOLSAS 2019 Os Conteúdos para o Concurso de Bolsas 2019 que o candidato deve estudar para obter uma boa pontuação na prova têm como base os conteúdos da série

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA 1. Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal e não verbal. 1.2. Depreender, através de leitura do texto,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura

Leia mais

Histórias em Quadrinhos, Adivinhas e Anedotas.

Histórias em Quadrinhos, Adivinhas e Anedotas. RECRO LÍNGUA PORTUGUESA Histórias em Quadrinhos, Adivinhas e Anedotas. EIXO: ESCUTA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS 6º ANO 1º BIMESTRE Expressar-se oralmente em diversas situações, buscando ampliar seus recursos

Leia mais

CRONOGRAMA DE LINGUAGENS ENEM 2018

CRONOGRAMA DE LINGUAGENS ENEM 2018 CRONOGRAMA DE LINGUAGENS ENEM 2018 GRAMÁTICA 1 MARIA TEREZA Língua, linguagem e variedades linguísticas 2 MARIA TEREZA Fonética e Fonologia 3 MARIA TEREZA Ortografia; Estrutura e processo de formação das

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

3ª Etapa. 2º Ano E.F. Competências Objeto de aprendizado Habilidade. Língua Portuguesa

3ª Etapa. 2º Ano E.F. Competências Objeto de aprendizado Habilidade. Língua Portuguesa Língua Portuguesa 3ª Etapa 2º Ano E.F. Competências Objeto de aprendizado Habilidade 1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA 1.1. Usos e funções: código oral e código escrito. 1.2. Usos e funções:

Leia mais

BOLSÃO 2017 / 6º ANO

BOLSÃO 2017 / 6º ANO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2017 / 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

Competências globais a serem adquiridas na série

Competências globais a serem adquiridas na série PLANO DE ENSINO - 2016 Disciplina: Língua Portuguesa 9º ANO Professor: Ricardo Andrade Competências globais a serem adquiridas na série.fundamentar uma aprendizagem significativa, desenvolvendo múltiplas

Leia mais

L ngua Portuguesa INTRODUÇÃO

L ngua Portuguesa INTRODUÇÃO Programação 1º- ao5º-ano INTRODUÇÃO Ser leitor-escritor competente nos dias de hoje é uma das condições básicas para uma participação social efetiva. Assim, cabe à escola rever seus currículos e estar

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Modalidades da língua 2 1.6 Funções da

Leia mais

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Quanto ao sistema de numeração decimal: a) Escrever os números naturais até 99, reconhecendo o que é unidade e dezena.

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Língua Portuguesa 1ª Daniela Mendes 7º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1 - Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da

Leia mais

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS AULAS CURSO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFCCE) - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - REGULAR Poderá haver substituições de professores, ficando a critério da coordenação pedagógica

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE Ano letivo de 2016 / 2017 GESTÃO DE CONTEÚDOS Ensino regular Português - 6.º Ano Unidades de Ensino / Conteúdos Nº Aulas Previstas (45 min) Unidades Abordadas: Unidade

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM PLANO DE CURSO PNLD2017 Ensino Fundamental II MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM O momento de escolha de uma coleção aprovada no PNLD pode se transformar em uma fonte de incertezas para o educador das

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Variedades linguísticas 2 1.6 Funções da

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Frações decimais e números decimais; Operações com frações; Operações com

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Língua Portuguesa

Leia mais

6. PLANOS DE DISCIPLINAS

6. PLANOS DE DISCIPLINAS 6. PLANOS DE DISCIPLINAS DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 100 h (120

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito

Usos e funções: código oral e código escrito LÍNGUA PORTUGUESA 3ª 2º ANO E.F. Objeto de aprendizagem Habilidade Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito

Leia mais

BONS ESTUDOS!!! CONTEÚDOS APS 4º BIMESTRE/ /202/203

BONS ESTUDOS!!! CONTEÚDOS APS 4º BIMESTRE/ /202/203 201/202/203 Língua Portuguesa: Gramática: Adjetivo - 186 a 193; Adjetivo: concordância - 194 a 201; Diminutivo e aumentativo - 202 a 209. Linguagens: Interpretação de texto. As histórias e as viagens -

Leia mais

CANDIDATOS AO 6º ANO LÍNGUA PORTUGUESA ANEXO 1. História em quadrinhos e Tirinhas de humor. Reconhecer a estrutura do texto de história em quadrinhos.

CANDIDATOS AO 6º ANO LÍNGUA PORTUGUESA ANEXO 1. História em quadrinhos e Tirinhas de humor. Reconhecer a estrutura do texto de história em quadrinhos. CANDIDATOS AO 6º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Texto Técnico Conhecer os itens de um texto técnico. Conhecer os direitos dos animais. Reconhecer como gênero literário: fábulas, histórias em quadrinhos, reportagens,

Leia mais

HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 7 o ANO. Componente Curricular DATA. 1 a SEMANA DESENHO GEOMÉTRICO / ARTES VISUAIS. História CIÊNCIAS MATEMÁTICA 1

HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 7 o ANO. Componente Curricular DATA. 1 a SEMANA DESENHO GEOMÉTRICO / ARTES VISUAIS. História CIÊNCIAS MATEMÁTICA 1 12 COLÉGIO AGOSTINIANO MENDEL HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 7 o ANO DATA 03/12 (sábado) 05/12 (2 a feira) 06/12 (3 a feira) 07/12 (4 a feira) 08/12 (5 a feira) 09/12 (6 a feira) 10/12 (sábado) Componente Curricular

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL

EMENTA OBJETIVO GERAL C U R S O D E E N F E R M A G E M Componente Curricular: Português Instrumental Código: ENF- 302 Pré-Requisito: Nenhum Período Letivo: 2010.2 CH Total: 60h Professor: Denise Aparecida Brito Barreto E-mail:

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL Estão disponíveis a seguir os conteúdos programáticos para as provas do Concurso de Bolsas 2019 do Colégio Sólido. Atenção: O candidato deverá estudar os conteúdos programáticos descritos na série que

Leia mais