Os recursos investidos deverão ser aplicados exclusivamente na produção das obras audiovisuais.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os recursos investidos deverão ser aplicados exclusivamente na produção das obras audiovisuais."

Transcrição

1 CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODECINE - 04/2012 Seleção de propostas para investimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) em projetos de produção de obras audiovisuais cinematográficas de longa-metragem na modalidade de complementação de recursos PERGUNTAS FREQUENTES 1) Onde encontro os editais do FSA? As Chamadas Públicas de todas as linhas estão disponíveis na internet nas páginas do BRDE ( e da ANCINE ( 2) O que é e como vai funcionar a Linha PRODECINE 04/2012 (Linha A Complementação)? A Chamada Pública BRDE/FSA - PRODECINE 04/2012 (Linha A - Complementação) faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Cinema Brasileiro PRODECINE, contemplado no Plano Plurianual - PPA do Ministério da Cultura. Esta Linha vai selecionar projetos de obras cinematográficas brasileiras de produção independente de longa-metragem de ficção ou de animação, na modalidade de complementação de recursos (*). Vai operar em fluxo contínuo e visa à contratação de operações financeiras, exclusivamente na forma de Investimento. Os recursos investidos deverão ser aplicados exclusivamente na produção das obras audiovisuais. (*) Na modalidade Complementação de Recursos a proponente compromete-se a realizar a obra com os recursos já captados acrescidos do investimento do FSA, ficando proibida de captar valores adicionais para financiamento do orçamento de produção após a seleção do projeto. 3) Como serão aplicados os recursos do FSA no meu projeto? Os recursos do FSA serão aplicados na forma de Investimento participação do FSA nos resultados comerciais do projeto. A participação do FSA será limitada aos rendimentos obtidos com a comercialização da obra durante prazo determinado (ver item Prazo de Retorno Financeiro do edital). 4) Qual o montante de recursos financeiros disponíveis para a Linha PRODECINE 04/2012? Para esta Linha foram reservados R$ ,00 (quarenta milhões de Reais). 5) Quem pode participar? Empresas produtoras brasileiras independentes registradas na ANCINE e nas respectivas Juntas Comerciais. 6) Que tipos de propostas podem ser apresentadas? Propostas para projetos de obras cinematográficas brasileiras de produção independente de longa-metragem de ficção ou animação. 7) Qual é o prazo de inscrição? O período de inscrição inicia-se em 04 de junho e encerra-se em 30 de novembro de 2012 ou quando não houver mais disponibilidade de recursos, o que ocorrer primeiro.

2 8) Como faço para enviar meu projeto? O primeiro passo para inscrever um projeto em qualquer uma das seleções do FSA é acessar o portal do BRDE na internet ( e procurar o link que leva ao Sistema de Inscrição do FSA. Para efetivar a inscrição é necessário o preenchimento do Relatório de Inscrição Eletrônica específico da chamada para a qual você está inscrevendo seu projeto, com seus respectivos formulários anexos, os quais devem ser encaminhados por meio eletrônico e por via postal, juntamente com a documentação estabelecida na Chamada Pública específica. As informações sobre a etapa de Inscrição estão descritas no item 3.5 do edital e item 1 do Anexo A. 9) Quantos projetos podem ser apresentados por empresa? Não há um número máximo de projetos que poderão ser apresentados por cada empresa, porém, há um limite financeiro: cada proponente ou grupo econômico não poderá receber investimento superior a 10% dos recursos disponíveis para esta Chamada Pública. 10) O que é Grupo Econômico? Considera-se Grupo Econômico a associação de empresas unidas por relações societárias de controle ou coligação, nos termos do art. 243, da Lei 6.404/1976, ou ligadas por sócio comum com posição preponderante nas deliberações sociais de ambas as empresas, ou, ainda, vinculadas por relações contratuais que impliquem acordo de estratégia comercial com finalidade e prazos indeterminados. 11) Quais são as condições de elegibilidade de um projeto? Podem participar da seleção, projetos que cumulativamente: - já tenham sido aprovados na ANCINE; - atinjam o percentual mínimo de captação; - já tenham contrato de distribuição; - estejam dentro do prazo de captação autorizado pela Ancine; - estejam em qualquer etapa de produção, desde que a obra não esteja concluída. 12) Em que fase deve estar meu projeto para que eu possa inscrevê-lo? Serão aceitos projetos em qualquer fase de produção, desde que a obra audiovisual não tenha sido concluída. 13) Posso inscrever um projeto que já participou do FSA? Sim. De acordo com o item 3.3. do edital, será permitida a reapresentação de projetos: a) que não foram selecionados em Chamadas Públicas anteriores do FSA; b) contemplados em chamadas anteriores; c) estejam concorrendo em outras linhas de investimento; (Linha B, C ou D) d) tiveram a proposta arquivada em inscrições anteriores desta Chamada Pública. A vedação é para projetos que pretendem concorrer nas Linhas A - Aporte e Linha A - Complementação, onde a proponente terá de optar por apenas uma modalidade. 14) Meu projeto não foi selecionado nesta Chamada. Posso tentar novamente ainda neste ano? Sim. Será necessário fazer nova inscrição e enviar toda a documentação exigida. No caso de projetos que não obtiveram nota mínima na avaliação, para concorrer novamente a proponente deverá apresentar, obrigatoriamente, alteração na obra, no currículo ou no plano de negócios.

3 15) Um mesmo projeto pode concorrer em mais de uma Linha de Investimento? Sim. Apenas no caso de Linha A - Complementação e Linha A Aporte é que a proponente deverá optar por uma das linhas. Nos casos de projetos que estejam concorrendo em mais de uma Linha, o somatório do investimento considerando todas as Chamadas será de no máximo 80% do orçamento de produção. 16) É possível inscrever uma coprodução internacional? Sim, é possível inscrever projetos de coprodução internacional desde que seja observada a condição de obra brasileira, nos termos do inciso V do artigo 1º da MP Nº de Os recursos a serem investidos e a participação do FSA nos resultados serão restritos à parte brasileira do orçamento do projeto. 17) Devo apresentar algum documento para comprovação de coprodução internacional? Sim. No momento da contratação do investimento será exigido o reconhecimento prévio da coprodução internacional pela Ancine. 18) Quero participar da Chamada PRODECINE 04/2012. Preciso já ter um valor mínimo captado para inscrever o meu projeto? Sim. Só poderão ser inscritos projetos cuja captação mínima seja de: 40% do orçamento de produção para produtoras do Rio de Janeiro e São Paulo 30% do orçamento de produção para produtoras de outras unidades da Federação Esses percentuais poderão variar em 10% (para mais ou para menos) de acordo com a pontuação por retorno financeiro. 19) Que tipos de despesas são financiáveis? São considerados itens financiáveis pelo FSA todas as despesas relativas à produção da obra audiovisual até a sua conclusão, incluindo remuneração de serviços de gerenciamento e execução do projeto. 20) Que tipos de despesas NÃO são financiáveis? São considerados itens não-financiáveis: desenvolvimento de projetos; despesas de agenciamento, colocação e coordenação; despesas de comercialização, divulgação e distribuição; e despesas gerais de custeio da empresa proponente. 21) Para inscrever um projeto na Linha PRODECINE 04/2012 é preciso que ele esteja aprovado pela Ancine? Sim. (ver item 3.1 do edital condições de Elegibilidade) 22) Para inscrever um projeto na Linha PRODECINE 04/2012 é preciso que já exista um contrato de distribuição? Sim. (ver item 3.1 do edital condições de Elegibilidade) 23) Em que momento devo apresentar o contrato de distribuição? O contrato de distribuição é obrigatório no momento da contratação do investimento. 24) O contrato de distribuição pode ser feito com uma distribuidora estrangeira? Sim. O contrato de distribuição poderá ser realizado com distribuidoras estrangeiras que atuem no Brasil, por meio de suas filiais.

4 25) É preciso que o projeto seja idêntico ao encaminhado para aprovação na Ancine no momento do envio da proposta ao FSA? Sim. Apena projetos que já tenham sido aprovados na ANCINE podem participar da Chamada BRDE/FSA PRODECINE 04/2012 (Linha A Complementação). (ver item 3.1 do edital Condições de Elegibilidade) 26) Como será o processo de seleção? O processo seletivo consistirá de quatro etapas: 1) ANÁLISE DOCUMENTAL: exame da documentação apresentada na fase de Inscrição. Será verificada a compatibilidade e adequação formal da proposta às condições do edital. É também nesse momento que será feita a checagem da aprovação do projeto na ANCINE. 2) AVALIAÇÃO DA PROPOSTA: avaliação dos projetos habilitados na fase da Análise Documental por meio de um sistema de pontuação. 3) DEFESA ORAL: apresentação da proposta para o Comitê de Investimento. É neste momento que a proponente vai mostrar seu projeto ao Comitê e sanar eventuais dúvidas. 4) RESULTADO: decisão sobre o investimento no projeto. Cabe, discricionariamente, ao Comitê de Investimento. 27) Já fiz a inscrição. Quando meu projeto será analisado? Os projetos serão analisados respeitando a ordem de protocolo de recebimento pelo BRDE da documentação necessária para a inscrição das propostas. A partir de então, o prazo para Análise Documental e Avaliação da Proposta será de até 45 dias. Caso o projeto seja aprovado, segue para a fase de Defesa Oral. 28) Quanto o FSA vai investir no meu projeto? O limite do montante do investimento do FSA em cada projeto será de 50% do orçamento de produção para proponentes do Rio de Janeiro e São Paulo 60% do orçamento de produção para proponentes de outras unidades da Federação Esses percentuais poderão variar em 10% (para mais ou para menos) de acordo com a pontuação por retorno financeiro. O Comitê de Investimento do FSA é o responsável pela proposição final dos investimentos. 29) O valor do investimento pode ser menor do que o solicitado? Sim. O investimento do FSA em cada operação será definido na avaliação da proposta, portanto a decisão final poderá ser em valor inferior ao solicitado. 30) Como é calculada a nota da proposta? As propostas receberão notas de 1 (um) a 5 (cinco) para cada um dos quesitos relacionados abaixo ponderadas pelos respectivos pesos: 1- Aspectos artísticos e adequação ao público 35% 2- Qualificação do Diretor e Elenco 20% 3- Capacidade Gerencial e Desempenho da produtora 15%

5 4- Planejamento e adequação do plano de negócios 30% Os critérios de avaliação estão listados no Anexo B da Chamada. 31) Quantos pontos meu projeto precisa receber para ser selecionado para a fase de Defesa Oral? A nota mínima exigida para classificação para a fase da Defesa Oral corresponderá a 50% (2,5) da nota máxima. 32) O que é o sistema de pontuação por retorno financeiro? Foi estabelecida para a Chamada Pública BRDE/FSA PRODECINE 04/2012 (Linha A - Complementação) uma pontuação que considera o retorno financeiro que a proponente proporcionou ao FSA a partir da exploração comercial de obras audiovisuais anteriormente realizadas com investimentos do Fundo. Esta pontuação servirá para ampliar ou diminuir: a) O valor mínimo de captação necessário para elegibilidade do projeto e b) O limite de investimento do FSA em cada operação. Serão abrangidas pelo sistema de pontuação as produtoras que tenham realizado projetos com investimento do FSA para a produção cinematográfica (Linha A) e para aquisição de direitos de distribuição de obras cinematográficas (Linha C) em Chamadas anteriores. 33) Como funciona o sistema de pontuação por retorno financeiro? Os valores pagos até a data de inscrição nesta Chamada referentes a projetos que participaram de edições anteriores das linhas A e C serão considerados para o cálculo da pontuação por retorno financeiro. Como patamar de aferição, será considerado o montante sujeito à recuperação prioritária estabelecido para os projetos contratados anteriormente. A) Para calcular o percentual de captação mínima necessária para elegibilidade do projeto O percentual de captação mínima, que é de 30% ou 40% do orçamento de produção conforme a unidade da Federação (ver item 3.1 do edital), será: a) diminuído em 0,1% para cada 1% de retorno auferido, calculados sobre o valor do investimento total do FSA realizado nos projetos; ou b) aumentado em 0,1% para cada 1% de retorno abaixo do patamar, calculados sobre o montante sujeito à recuperação prioritária nos projetos. B) Para calcular o limite de investimento do FSA O limite de investimento do FSA, que é de 50% ou 60% do orçamento de produção conforme a unidade da Federação (ver item 3.2 do edital), será: a) aumentado em 0,1% para cada 1% de retorno auferido, calculados sobre o valor do investimento total do FSA realizado nos projetos; ou b) diminuído em 0,1% para cada 1% de retorno abaixo do patamar, calculados sobre o montante sujeito à recuperação prioritária nos projetos. 34) Qual a contrapartida da proponente? O investimento do FSA, que será decido pelo Comitê de Investimento, é limitado a um percentual do valor do orçamento de produção (ver item 3.2 do edital Limites de Investimento). Para complementar o montante do orçamento total do projeto, a produtora terá de se valer de outras fontes de recursos.

6 35) A partir de quando posso começar a comprovar despesas? São admitidos documentos fiscais que comprovem despesas realizadas a partir do dia seguinte ao da inscrição nesta Chamada até quatro meses após a liberação do Certificado de Produto Brasileiro (CPB). (ver item 6.2 do edital - Prestação de Contas) 36) Como ocorrerá o retorno do investimento ao FSA? O retorno do investimento ocorrerá sobre a Receita Líquida do Produtor (RLP) auferida em: todos os segmentos de mercado, territórios e janelas de exploração; licenciamento de marcas e imagens da obra, seus elementos e obras derivadas; contratos de transferência de direitos patrimoniais da obra, suas partes, marcas e produtos derivados. O FSA terá participação sobre as receitas proporcionais à parte brasileira do orçamento de produção. 37) Qual o prazo de retorno do investimento? O FSA terá participação nos rendimentos do projeto durante o prazo compreendido entre o dia seguinte da data de inscrição do projeto nesta Chamada até três anos após a primeira exibição comercial da obra em sala de exibição. 38) Qual o valor do retorno mínimo do investimento (recuperação prioritária)? O montante sujeito à recuperação prioritária sobre a Receita Líquida do Produtor (RLP) será calculado pela soma dos seguintes valores: i. 10% (dez por cento) do valor investido para os primeiros R$ ,00 (quinhentos mil reais) aportados; ii. 20% (vinte por cento) do valor investido no aporte suplementar de R$ ,00 (quinhentos mil reais) até R$ ,00 (um milhão de reais); iii. 30% (trinta por cento) do valor investido no aporte suplementar de R$ ,00 (um milhão de reais) até R$ ,00 (dois milhões de reais); iv. 50% do valor investido no aporte suplementar acima de R$ ,00 (dois milhões de reais). 39) O que é a alíquota de recuperação prioritária? É a alíquota que incidirá sobre a receita líquida do produtor, calculando quanto deverá ser devolvido periodicamente ao FSA, até que se atinja o valor do retorno mínimo. 40) Qual é a alíquota de recuperação prioritária? A alíquota de recuperação prioritária corresponderá a 70% (setenta por cento) do percentual de participação do investimento do FSA no orçamento de produção acrescido de 1% (um ponto percentual) ou fração proporcional para cada R$ ,00 (cinquenta mil reais). Em qualquer caso a alíquota será limitada a 80%. 41) Até quando incide a recuperação prioritária? O que ocorre depois? Após o retorno mínimo, será repassada ao FSA: a) parcela da RLP correspondente a 70% (setenta por cento) do percentual de participação do Fundo no orçamento de produção, até a recuperação do montante investido sem atualização; b) parcela da RLP correspondente a 35% (trinta e cinco por cento) do percentual de participação do Fundo no orçamento de produção, após recuperação do montante investido até o final do prazo de retorno financeiro.

7 42) E se não houver a recuperação do montante sujeito à recuperação prioritária (retorno mínimo)? Uma obra cuja exploração comercial não retorne o montante sujeito à recuperação prioritária (retorno mínimo) influirá negativamente na avaliação da proponente em futuras seleções do Fundo Setorial do Audiovisual das quais venha a participar. (ver item 3.8 do edital - Pontuação por Retorno Financeiro) 43) Quais itens compõem a Receita Bruta? Receita Bruta é a soma dos valores efetivamente recebidos em decorrência de exibição, distribuição e/ou comercialização da obra audiovisual em todos e quaisquer territórios, segmentos de mercado e janelas de exploração, existentes ou que venham a ser criados, e dos valores de licenciamento de marcas e imagens da obra, seus elementos e obras derivadas e daqueles oriundos de transferências de direitos patrimoniais da obra, suas partes, marcas e produtos derivados. 44) O FSA tem participação sobre o licenciamento de marcas e imagens da obra? Sim. A participação do FSA nos valores decorrentes do licenciamento de produtos derivados da obra audiovisual (licenciamento de marcas) será equivalente a 50% da participação prevista nos itens 5 e 6 do edital, recuperação prioritária e participação após a recuperação prioritaria, respectivamente. 45) Qual o destino dado ao valor devolvido do investimento do FSA? O pagamento do investimento recebido é revertido para o Fundo Setorial do Audiovisual de modo a proporcionar novos investimentos na atividade audiovisual. 46) O valor do orçamento do projeto deve obedecer ao limite que existe na classificação de nível das empresas produtoras na Ancine? Não. Considerando que a classificação de nível na ANCINE não implica no limite de valor do orçamento total do projeto e sim no limite de captação de recursos por meio dos mecanismos de incentivo fiscal federais, os recursos do FSA não estão sujeitos a este limite determinado na classificação do proponente. 47) Preciso descontar o valor do investimento do FSA das fontes de recursos aprovadas na ANCINE? Sim. Caso a proposta seja selecionada, o valor do investimento do FSA deverá ser descontado das fontes de receitas aprovadas para o projeto pela ANCINE, de forma que a soma das fontes de receitas seja equivalente ao valor global do orçamento aprovado na ANCINE e no FSA. 48) Ainda tenho dúvidas. Como faço para esclarecer? Dúvidas referentes às Chamadas Públicas podem ser esclarecidas por fsa.brde@brde.com.br ou fsa.ancine@ancine.gov.br. CONTRATAÇÃO 49) Sou titular de projeto selecionado para investimento do Fundo Setorial do Audiovisual. O que devo fazer? Se o seu projeto foi selecionado na Chamada Pública BRDE/FSA - PRODECINE 04/2012 (Linha A Complementação), você terá seis meses para reunir as condições para contratação do investimento, contados a partir da publicação do resultado final no Diário Oficial da União. Os seguintes documentos deverão ser entregues para a contratação:

8 a) Comprovação de regularidade fiscal, previdenciária, trabalhista e para com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço; b) Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE) relativos ao último exercício, assinados pelo contador da empresa; c) Apresentação do contrato definitivo de coprodução internacional, quando houver, caso já não o tenha sido entregue anteriormente, sendo obrigatório em qualquer das hipóteses o reconhecimento prévio do regime de coprodução internacional pela ANCINE; d) Cópias de contratos que envolvam participação na comissão de distribuição e/ou participação na recuperação das despesas de comercialização, quando houver. Além dos documentos, serão exigidos para a contratação do investimento: - o remanejamento de fontes dos recursos na ANCINE, prevendo o valor recebido a título de investimento do FSA, caso não haja saldo para aporte em outras fontes que contemple o montante investido pelo fundo; - aprovação do projeto na ANCINE, incluindo a análise técnica da compatibilidade entre o orçamento e o roteiro apresentado. 50) No caso dos projetos selecionados na Chamada PRODECINE 04/2012, é necessário contar com distribuidora contratada no momento da contratação do investimento? Sim. Na Linha A Complementação, o contrato de distribuição deverá ser apresentado desde a fase de Inscrição do projeto. 51) Como obtenho o reconhecimento prévio de regime de coprodução internacional pela ANCINE? Para obter o reconhecimento prévio de regime de coprodução internacional é necessário encaminhar os seguintes documentos para a Superintendência de Fomento da ANCINE: (i) Contrato de coprodução da proponente ou interveniente com a empresa estrangeira, consularizado e traduzido, contendo (a) especificação dos valores e origem dos aportes financeiros, (b) especificação dos direitos patrimoniais distribuídos entre os coprodutores. (ii) Documentação referente ao enquadramento no convênio ou acordo internacional de coprodução, com referência específica do projeto, consularizado e traduzido. Caso se trate de coprodução fora do abrigo de convênio ou acordo internacional, é necessário apresentar documentação comprobatória do atendimento dos requisitos constantes do artigo 1º, inciso V, alínea c da Medida Provisória nº /01. (iii) Ato constitutivo da empresa de outro país, consularizado e traduzido. A ANCINE poderá solicitar outros documentos que julgar necessários. Vale lembrar que devem solicitar o reconhecimento prévio de coprodução internacional as empresas que se enquadram no art 1º, V, alínea "b" da MP : "V - obra cinematográfica brasileira ou obra videofonográfica brasileira: aquela que atende a um dos seguintes requisitos: b) ser realizada por empresa produtora brasileira registrada na ANCINE, em associação com empresas de outros países com os quais o Brasil mantenha acordo de co-produção cinematográfica e em consonância com os mesmos."

9 52) Como obtenho comprovação de regularidade fiscal, previdenciária, trabalhista e para com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)? Para obter: (i) Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União: Acesse < ConjuntaInter/InformaNICertidao.asp?Tipo=2> OU procure unidade de atendimento da Receita Federal e/ou da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. (ii) Certidão de Débitos Relativos a Contribuições Previdenciárias: Acesse < OU procure unidade de atendimento da Receita Federal. (iii) Certificado de Regularidade do FGTS CRF: Acesse < OU procure unidade de atendimento da Caixa Econômica Federal. (iv) Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas-CNDT: Acesse < 53) Como obtenho a comprovação de adimplência perante a ANCINE e BRDE? Não é necessário o proponente fazer qualquer solicitação de documento nesse sentido. A aferição da adimplência é feita pelo próprio BRDE junto à ANCINE. Caso haja alguma pendência, o proponente será orientado a regularizá-la previamente à celebração do contrato de investimento do FSA. 54) A distribuidora do meu projeto também tem de estar adimplente perante a Ancine e BRDE? Sim. A empresa distribuidora fará parte do contrato como interveniente, portanto, também precisa estar adimplente perante ANCINE e o BRDE, além de apresentar a documentação listada no edital e anexos. 55) Meu projeto foi selecionado. Tenho que abrir uma conta-corrente específica para o FSA? Em nome de quem? Em que banco? O proponente deverá abrir uma conta-corrente em qualquer banco, que será específica para movimentação dos recursos do FSA. 56) Quando terei de fazer a prestação de contas? A proponente responsável pelo projeto selecionado deverá apresentar o conjunto de documentos que proporcionam a aferição do cumprimento de objeto do projeto e a correta e regular aplicação dos recursos ao BRDE até o dia 15 (quinze) do quinto mês seguinte à data de conclusão da obra.

5) Quem pode participar? Empresas distribuidoras brasileiras independentes registradas na ANCINE e nas respectivas Juntas Comerciais.

5) Quem pode participar? Empresas distribuidoras brasileiras independentes registradas na ANCINE e nas respectivas Juntas Comerciais. CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODECINE - 02/2012 Seleção de propostas para investimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) em projetos de aquisição de direitos de obras audiovisuais cinematográficas de

Leia mais

5) Quem pode participar? Empresas produtoras brasileiras independentes registradas na ANCINE e nas respectivas Juntas Comerciais.

5) Quem pode participar? Empresas produtoras brasileiras independentes registradas na ANCINE e nas respectivas Juntas Comerciais. CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV - 01/2012 Seleção de propostas para investimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) em projetos de produção de obras audiovisuais destinadas ao mercado de televisão

Leia mais

Perguntas freqüentes - FAQ

Perguntas freqüentes - FAQ Perguntas freqüentes - FAQ CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/FSA PRODECINE 03/2008 COMERCIALIZAÇÃO 1) Como faço para enviar meu projeto? O primeiro passo para inscrever um projeto em qualquer uma das seleções

Leia mais

Perguntas freqüentes FAQ

Perguntas freqüentes FAQ Perguntas freqüentes FAQ CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/FSA PRODAV 01/2008 PRODUÇÃO PARA TELEVISÃO 1) Como faço para enviar meu projeto? O primeiro passo para inscrever um projeto em qualquer uma das seleções

Leia mais

1. Posso inscrever meu projeto de curta ou média-metragem nesta Chamada?

1. Posso inscrever meu projeto de curta ou média-metragem nesta Chamada? CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODECINE - 05/2013 Seleção de propostas para investimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) em projetos de produção de obras audiovisuais cinematográficas de longa-metragem

Leia mais

Perguntas Frequentes FAQ. Chamadas Públicas MCT/FINEP/FSA. Contratação dos Selecionados

Perguntas Frequentes FAQ. Chamadas Públicas MCT/FINEP/FSA. Contratação dos Selecionados Perguntas Frequentes FAQ Chamadas Públicas MCT/FINEP/FSA Contratação dos Selecionados 1. Sou titular de projeto selecionado para investimento do Fundo Setorial do Audiovisual. O que devo fazer? Se o seu

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV TVS PÚBLICAS PERGUNTAS FREQUENTES Versão 1.1

CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV TVS PÚBLICAS PERGUNTAS FREQUENTES Versão 1.1 CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV TVS PÚBLICAS PERGUNTAS FREQUENTES Versão 1.1 1. Onde posso encontrar as chamadas públicas da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas? As Chamadas Públicas

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/FSA PRODECINE 03/2009

CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/FSA PRODECINE 03/2009 CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/FSA PRODECINE 03/2009 Seleção de propostas para investimento do Fundo Setorial do Audiovisual em projetos de comercialização de obras audiovisuais cinematográficas de longa-metragem

Leia mais

Seminário FSA CHAMADAS 2013/14

Seminário FSA CHAMADAS 2013/14 Seminário FSA CHAMADAS 2013/14 REGULAMENTO GERAL DO PRODAV NOÇÕES SOBRE O REGULAMENTO GERAL DO PRODAV O PRODAV é um programa de ação governamental organizado com base nos recursos do Fundo Setorial do

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA BOX BRAZIL Nº 001/2014

CHAMADA PÚBLICA BOX BRAZIL Nº 001/2014 Box Brazil Avenida Ipiranga, nº 6681 Tecnopuc, prédio 99A, 15º andar, sala 1501A - Bairro Partenon Porto Alegre Rio Grande do Sul CEP: 90619-900 Tel.: (55) 51 3021.6161 e-mail: projetos@boxbrazil.tv.br

Leia mais

O MANUAL DO PRODUTOR DA ANCINE, publicado em 2005, sofreu algumas alterações em função de novas Instruções Normativas editadas nos últimos meses.

O MANUAL DO PRODUTOR DA ANCINE, publicado em 2005, sofreu algumas alterações em função de novas Instruções Normativas editadas nos últimos meses. O MANUAL DO PRODUTOR DA ANCINE, publicado em 2005, sofreu algumas alterações em função de novas Instruções Normativas editadas nos últimos meses. Estamos preparando a reedição do manual com as alterações.

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV TVS PÚBLICAS PERGUNTAS FREQUENTES Versão 1.4 (em 18/03/2015)

CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV TVS PÚBLICAS PERGUNTAS FREQUENTES Versão 1.4 (em 18/03/2015) CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV TVS PÚBLICAS PERGUNTAS FREQUENTES Versão 1.4 (em 18/03/2015) 1. Onde posso encontrar as chamadas públicas da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas? As

Leia mais

EDITAL FAPES/MCT 004/08 PROGRAMA DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO

EDITAL FAPES/MCT 004/08 PROGRAMA DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO EDITAL FAPES/MCT 004/08 PROGRAMA DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO O MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA - MCT e a FUNDAÇÃO DE APOIO A CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO - FAPES tornam público

Leia mais

Programa de Apoio a Vendas de Obras Audiovisuais

Programa de Apoio a Vendas de Obras Audiovisuais Programa de Apoio a Vendas de Obras Audiovisuais O Programa de Apoio a Vendas de Obras Audiovisuais visa incentivar a venda de obras audiovisuais brasileiras a compradores internacionais, em todas as janelas

Leia mais

MERCADO AUDIOVISUAL. Paulo Alcoforado Secretário de Políticas de Financiamento

MERCADO AUDIOVISUAL. Paulo Alcoforado Secretário de Políticas de Financiamento MERCADO AUDIOVISUAL Paulo Alcoforado Secretário de Políticas de Financiamento Índice Apresentação I. PERFIL DOS AGENTES ECONÔMICOS II. III. VOCAÇÕES DE PRODUÇÕES REGIONAIS LINHAS DE DESENVOLVIMENTO, PRODUÇÃO

Leia mais

FAQ SADIS (Sistema de Acompanhamento da Distribuição em Salas)

FAQ SADIS (Sistema de Acompanhamento da Distribuição em Salas) FAQ SADIS (Sistema de Acompanhamento da Distribuição em Salas) 1. Quem deve prestar as informações? 2. Quem pode acessar o sistema? 3. Uma empresa distribuidora pode autorizar outra empresa a prestar as

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 06/2013-2014 CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV - 06/2013-2014 SUPORTE FINANCEIRO AUTOMÁTICO

CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 06/2013-2014 CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV - 06/2013-2014 SUPORTE FINANCEIRO AUTOMÁTICO CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV - 06/2013-2014 SUPORTE FINANCEIRO AUTOMÁTICO A ANCINE, na condição de secretaria-executiva do Fundo Setorial do Audiovisual, e o BRDE, como seu agente financeiro, fazem

Leia mais

2. QUEM PODE PARTICIPAR 2.1. PROPONENTES

2. QUEM PODE PARTICIPAR 2.1. PROPONENTES CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODECINE - 03/2013 Seleção de propostas para investimento do Fundo Setorial do Audiovisual FSA em projetos de comercialização de obras cinematográficas de longa-metragem com destinação

Leia mais

Fundo Setorial do Audiovisual - FSA. Débora Ivanov Agosto/2014

Fundo Setorial do Audiovisual - FSA. Débora Ivanov Agosto/2014 Fundo Setorial do Audiovisual - FSA Débora Ivanov Agosto/2014 As chamadas - produção, comercialização e desenvolvimento - Chamadas SELETIVO Longas Produção Prodecine 1 Distribuidor Prodecine 2 FSA Produção

Leia mais

EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA

EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA O CONASS: O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade

Leia mais

EDITAL CULTURA DE AUDIOVISUAL

EDITAL CULTURA DE AUDIOVISUAL EDITAL CULTURA DE AUDIOVISUAL O Governo do Estado do Pará, através da torna público, para conhecimento dos interessados, que estará realizando a Seleção de Projetos de Produção Independente de Obras Audiovisuais.

Leia mais

FUNDO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DAS FEDERADAS E NÚCLEOS ASSOCIATIVOS DA ABP FADEF/ABP

FUNDO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DAS FEDERADAS E NÚCLEOS ASSOCIATIVOS DA ABP FADEF/ABP EDITAL 004/2015/FADEF FUNDO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DAS FEDERADAS E NÚCLEOS ASSOCIATIVOS DA ABP FADEF/ABP A Associação Brasileira de Psiquiatria ABP torna público e convoca os interessados a apresentarem

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por objeto realizar uma chamada pública nacional para seleção de projetos que contribuam para o empoderamento das mulheres

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS

CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS 1. Sobre a Sétima A SÉTIMA quer ajudar os realizadores, artistas, coletivos de audiovisual, distribuidoras e produtoras, que não

Leia mais

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 04/2013 - LABORATÓRIOS

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 04/2013 - LABORATÓRIOS PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 04/2013 - LABORATÓRIOS Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 04/2013, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp

Leia mais

Atribuição da Coordenação de Análise de Direitos

Atribuição da Coordenação de Análise de Direitos Atribuição da Coordenação de Análise de Direitos III analisar e emitir parecer sobre os requerimentos de reconhecimento provisório de obras audiovisuais produzidas em regime de coprodução Internacional

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA PETROBRAS CULTURAL MINAS GERAIS EDIÇÃO 2014 REGULAMENTO GERAL

SELEÇÃO PÚBLICA PETROBRAS CULTURAL MINAS GERAIS EDIÇÃO 2014 REGULAMENTO GERAL SELEÇÃO PÚBLICA PETROBRAS CULTURAL MINAS GERAIS EDIÇÃO 2014 REGULAMENTO GERAL 1. OBJETO Este regulamento estabelece as regras gerais da Seleção Pública Petrobras Cultural Minas Gerais Edição 2014. São

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/IFSP EDITAL N 075/2010

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/IFSP EDITAL N 075/2010 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/IFSP EDITAL N 075/2010 A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Política de Patrocínio Cultural

Política de Patrocínio Cultural I. DEFINIÇÃO A Política de Patrocínio Cultural B. Braun foi elaborada com base nas estratégias corporativas definidas em seu Plano Estratégico, que vem a ressaltar seu compromisso com a responsabilidade

Leia mais

EDITAL Nº 004/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL Nº 004/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 004/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA Chamada para seleção de Projetos para o Edital de Pesquisa e Iniciação Científica da Faculdade Capixaba de Nova Venécia. A Professora

Leia mais

EDITAL Nº 02/2013 APOIO A PROJETOS SOCIAIS NA ÁREA DO ESPORTE E LAZER

EDITAL Nº 02/2013 APOIO A PROJETOS SOCIAIS NA ÁREA DO ESPORTE E LAZER EDITAL Nº 02/2013 APOIO A PROJETOS SOCIAIS NA ÁREA DO ESPORTE E LAZER 1) INTRODUÇÃO O presente Edital abre oportunidade para que as Instituições Públicas e as Privadas, desde que sem fins lucrativos e

Leia mais

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL EDITAL DE SELEÇÃO E FINANCIAMENTO DE PROJETOS ESCOTEIROS -1/2013 A União dos Escoteiros do Brasil torna público o Edital para seleção e financiamento de projetos escoteiros,

Leia mais

CADASTRO DE FORNECEDORES (MATERIAL/SERVIÇOS)

CADASTRO DE FORNECEDORES (MATERIAL/SERVIÇOS) CADASTRO DE FORNECEDORES (MATERIAL/SERVIÇOS) ÍNDICE RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA CADASTRO DE FORNECEDORES DE MATERIAL/SERVIÇOS PÁGINA 2 FICHA DE INFORMAÇÕES PARA CADASTRO DE FORNECEDORES PÁGINA 4 DECLARAÇÃO

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA FISH TV PROJETO NOVOS HORIZONTES

CHAMADA PÚBLICA FISH TV PROJETO NOVOS HORIZONTES CHAMADA PÚBLICA FISH TV PROJETO NOVOS HORIZONTES A Fish TV, Programadora registrada na ANCINE Agência Nacional de Cinema, visando agregar à sua grade de programação conteúdos de produtoras independentes

Leia mais

REGULAMENTO VIVO ARTE.MOV 2010 CA no. 0971/001/2009. Mídias Locativas

REGULAMENTO VIVO ARTE.MOV 2010 CA no. 0971/001/2009. Mídias Locativas REGULAMENTO VIVO ARTE.MOV 2010 CA no. 0971/001/2009 Mídias Locativas O Edital Mídias Locativas Vivo arte.mov 2010 é uma iniciativa do arte.mov Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis Projeto aprovado

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

CONCURSO BRASILEIRO ANPOCS DE OBRAS CIENTÍFICAS E TESES UNIVERSITÁRIAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL 2012

CONCURSO BRASILEIRO ANPOCS DE OBRAS CIENTÍFICAS E TESES UNIVERSITÁRIAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL 2012 CONCURSO BRASILEIRO ANPOCS DE OBRAS CIENTÍFICAS E TESES UNIVERSITÁRIAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL 2012 A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais anuncia a Terceira Edição do

Leia mais

Chamada de Projetos nº 04/2008

Chamada de Projetos nº 04/2008 Ministério do Turismo Chamada de Projetos nº 04/2008 O Ministério do Turismo, por intermédio da Comissão Avaliadora de Eventos, torna pública a realização de processo seletivo de projetos para apoio à

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS Edital de Melhoria e Inovação do Ensino da Graduação Nº 01/2015 A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA FUNDAÇÃO CERTI 01/2009 SUBVENÇÃO ECONÔMICA À INOVAÇÃO PROGRAMA PRIME - PRIMEIRA EMPRESA INOVADORA

SELEÇÃO PÚBLICA FUNDAÇÃO CERTI 01/2009 SUBVENÇÃO ECONÔMICA À INOVAÇÃO PROGRAMA PRIME - PRIMEIRA EMPRESA INOVADORA SELEÇÃO PÚBLICA FUNDAÇÃO CERTI 01/2009 SUBVENÇÃO ECONÔMICA À INOVAÇÃO PROGRAMA PRIME - PRIMEIRA EMPRESA INOVADORA 1. APRESENTAÇÃO O Programa Prime - Primeira Empresa Inovadora - visa apoiar empresas nascentes

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

ANEXO 7 - MINUTA DE CONTRATO DE INVESTIMENTO DO FSA. Projetos de Distribuição de obras cinematográficas

ANEXO 7 - MINUTA DE CONTRATO DE INVESTIMENTO DO FSA. Projetos de Distribuição de obras cinematográficas ANEXO 7 - MINUTA DE CONTRATO DE INVESTIMENTO DO FSA Projetos de Distribuição de obras cinematográficas CONTRATO DE INVESTIMENTO QUE ENTRE SI CELEBRAM O BANCO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO EXTREMO SUL

Leia mais

Guia para Comprovação de Investimentos

Guia para Comprovação de Investimentos Guia para Comprovação de Investimentos 1 2 4 5 Introdução Acompanhamento na Fase de Análise ETAPA 1 Comprovação Financeira ETAPA 2 Comprovação Física ETAPA Comprovação Jurídica ETAPA 4 Liberação Penalidades

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO Art. 1º Este documento, doravante denominado Regulamento de Empréstimo, estabelece os direitos e as obrigações da Boticário Prev, dos Participantes e Assistidos, para a concessão

Leia mais

EDITAL Verde-Amarelo/ Parques Tecnológicos: FINEP 04/2002

EDITAL Verde-Amarelo/ Parques Tecnológicos: FINEP 04/2002 EDITAL Verde-Amarelo/ Parques Tecnológicos: FINEP 04/2002 O Ministério da Ciência e Tecnologia, em cumprimento às recomendações do Comitê Gestor do Programa de Estímulo à Interação Universidade-Empresa

Leia mais

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL MODALIDADE INCENTIVO. NOME DA PROMOÇÃO: SÁBADO DA SORTE 2014 PERÍODO DA PROMOÇÃO: 01/08/2014 à 31/07/2015.

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL MODALIDADE INCENTIVO. NOME DA PROMOÇÃO: SÁBADO DA SORTE 2014 PERÍODO DA PROMOÇÃO: 01/08/2014 à 31/07/2015. REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL MODALIDADE INCENTIVO NOME DA PROMOÇÃO: SÁBADO DA SORTE 2014 PERÍODO DA PROMOÇÃO: 01/08/2014 à 31/07/2015. O objetivo desta Promoção Comercial é fomentar a adesão e incentivar

Leia mais

Estatuto é utilizado em casos de sociedades por ações ou entidades sem fins lucrativos.

Estatuto é utilizado em casos de sociedades por ações ou entidades sem fins lucrativos. Documento 1 Estatuto ou Contrato Social consolidado com todas as alterações realizadas, devidamente arquivado no registro de comércio da sede da sociedade participante. É o documento pelo qual uma empresa

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os

Leia mais

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL MODALIDADE INCENTIVO

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL MODALIDADE INCENTIVO REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL MODALIDADE INCENTIVO NOME DA PROMOÇÃO: SORTE EXTRA PERÍODO DA PROMOÇÃO: 01/06/2013 à 31/05/2014 1ª PRORROGAÇÃO: 01/06/2014 à 31/05/2015 A PROMOÇÃO SORTE EXTRA sofreu algumas

Leia mais

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 03/2013

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 03/2013 PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 03/2013 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 03/2013, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp Utilize preferencialmente

Leia mais

Política de Bolsas e Financiamentos

Política de Bolsas e Financiamentos Política de Bolsas e Financiamentos Queremos receber bons estudantes e torná-los excelentes alunos. Olhando para o futuro, também queremos que eles sejam os melhores profissionais do mercado. Sabemos que

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 - APRESENTAÇÃO As Faculdades Integradas da Vitória

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os

Leia mais

Esta proposta altera parcialmente o Plano original de recuperação judicial, apresentado em março de 2015, após negociações com credores.

Esta proposta altera parcialmente o Plano original de recuperação judicial, apresentado em março de 2015, após negociações com credores. MODIFICAÇÕES AO PLANO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL PROPOSTAS PELOS CREDORES PARA SEREM APRESENTADAS NO PROSSEGUIMENTO DA ASSEMBLEIA GERAL DE CREDORES DESIGNADA PARA O DIA 19/11/2015 Esta proposta altera parcialmente

Leia mais

Inicialmente gostaríamos de parabenizá-lo pela aprovação de sua proposta de doutorado em nosso Programa.

Inicialmente gostaríamos de parabenizá-lo pela aprovação de sua proposta de doutorado em nosso Programa. Prezado Bolsista, Inicialmente gostaríamos de parabenizá-lo pela aprovação de sua proposta de doutorado em nosso Programa. Para ajudá-lo na implementação de sua concessão, preparamos um guia que poderá

Leia mais

EDITAL PRPGI Nº 36, de 24 de setembro de 2012 APOIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

EDITAL PRPGI Nº 36, de 24 de setembro de 2012 APOIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA EDITAL PRPGI Nº 36, de 24 de setembro de 2012 APOIO À PUBLICAÇÃO

Leia mais

1.2. Quais são as condições do financiamento para novos contratos?

1.2. Quais são as condições do financiamento para novos contratos? Tire suas dúvidas 1. CONHECENDO O FIES 1.1. O que é o Fies? O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, é o programa do Ministério da Educação que financia

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO 2. DA ATUAÇÃO

1. APRESENTAÇÃO 2. DA ATUAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO Cooperativa é uma sociedade de pessoas, com forma e caráter jurídico próprio, de natureza civil, constituídas para prestar serviços aos cooperados. Sua missão é promover a qualidade de

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE AUTORES BRASILEIROS NO EXTERIOR

EDITAL DO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE AUTORES BRASILEIROS NO EXTERIOR EDITAL DO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE AUTORES BRASILEIROS NO EXTERIOR A Fundação Biblioteca Nacional torna público que oferecerá apoio financeiro a editoras estrangeiras com o objetivo de promover a participação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 40/2012, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2012

RESOLUÇÃO Nº 40/2012, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO Nº 40/2012, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2012 Dispõe sobre a regulamentação do programa institucional

Leia mais

EDITAL N.º 04/2015 De 05 de Maio de 2015.

EDITAL N.º 04/2015 De 05 de Maio de 2015. EDITAL N.º 04/2015 De 05 de Maio de 2015. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no uso de suas atribuições, que lhe são conferidas pela Lei Federal n.º 8.069, nos arts. 88, IV,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA. EDITAL Nº 10, de 15 de junho de 2009.

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA. EDITAL Nº 10, de 15 de junho de 2009. 1 EDITAL Nº 10, de 15 de junho de 2009. Dispõe sobre a seleção e o financiamento de Projetos Educacionais elaborados por professores e alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de Ensino do

Leia mais

PUBLICADO NO ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 2030 DE 10/02/2014 DECRETO N. 240/2014

PUBLICADO NO ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 2030 DE 10/02/2014 DECRETO N. 240/2014 PUBLICADO NO ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 2030 DE 10/02/2014 DECRETO N. 240/2014 Regulamenta a Lei Complementar n 975/2013 que dispõe sobre a criação do Programa ISS Tecnológico, que institui benefícios

Leia mais

DECRETO N 974, DE 8 DE NOVEMBRO DE 1993

DECRETO N 974, DE 8 DE NOVEMBRO DE 1993 DECRETO N 974, DE 8 DE NOVEMBRO DE 1993 Regulamenta a Lei n 8.685, de 20 de julho de 1993, que cria mecanismos de fomento à atividade audiovisual, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL MODALIDADE INCENTIVO

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL MODALIDADE INCENTIVO REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL MODALIDADE INCENTIVO NOME DA PROMOÇÃO: ANUNCIE E CONCORRA A PRÊMIOS PERÍODO DA PROMOÇÃO: 01/07/2014 à 24/02/2015 1ª PRORROGAÇÃO: 25/02/2015 à 25/05/2015 A PROMOÇÃO ANUNCIE

Leia mais

MINUTA DE CONTRATO DE INVESTIMENTO DO FSA Chamada Pública FSA nº 01/2014

MINUTA DE CONTRATO DE INVESTIMENTO DO FSA Chamada Pública FSA nº 01/2014 CONTRATO DE INVESTIMENTO QUE ENTRE SI CELEBRAM O BANCO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO EXTREMO SUL BRDE E A PRODUTORA [NOME], PARA OS FINS QUE ESPECIFICA. BANCO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO EXTREMO SUL

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015.

MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015. MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015. O CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, resolve: Art. 1 Aprovar as

Leia mais

EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA

EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco FACEPE convida as universidades públicas de Pernambuco, federais ou estaduais,

Leia mais

Chamada MCTI/CNPq Nº 09/2015 - Auxílio Promoção de Eventos Científicos, Tecnológicos e/ou de Inovação - ARC. Perguntas Mais Frequentes

Chamada MCTI/CNPq Nº 09/2015 - Auxílio Promoção de Eventos Científicos, Tecnológicos e/ou de Inovação - ARC. Perguntas Mais Frequentes Chamada MCTI/CNPq Nº 09/2015 - Auxílio Promoção de Eventos Científicos, Tecnológicos e/ou de Inovação - ARC Perguntas Mais Frequentes 1) Onde encontro o Formulário Online de Propostas? O formulário Online

Leia mais

Poder de voto de residentes: informar o poder de voto na empresa declarante detido por residentes.

Poder de voto de residentes: informar o poder de voto na empresa declarante detido por residentes. Data Base 31.12.2010 Dados do declarante Participação no capital social do declarante Poder de voto de residentes: informar o poder de voto na empresa declarante detido por residentes. Poder de voto de

Leia mais

AVISO DE CHAMADA PÚBLICA DE APOIO INSTITUCIONAL Nº 01/2015 DO OBJETO

AVISO DE CHAMADA PÚBLICA DE APOIO INSTITUCIONAL Nº 01/2015 DO OBJETO AVISO DE CHAMADA PÚBLICA DE APOIO INSTITUCIONAL Nº 01/2015 DO OBJETO Esta Chamada Pública de Apoio Institucional visa à seleção de projetos a serem apoiados pelo CAU/BR na modalidade de Apoio à Assistência

Leia mais

11ª MOSTRA ABD CINE GOIÁS LABORATÓRIO PERMANENTE DE ROTEIROS E PROJETOS ABD-GO 2ª EDIÇÃO

11ª MOSTRA ABD CINE GOIÁS LABORATÓRIO PERMANENTE DE ROTEIROS E PROJETOS ABD-GO 2ª EDIÇÃO 11ª MOSTRA ABD CINE GOIÁS LABORATÓRIO PERMANENTE DE ROTEIROS E PROJETOS ABD-GO 2ª EDIÇÃO REGULAMENTO DATA E LOCAL Artigo 1º O LABORATÓRIO PERMANENTE DE ROTEIROS E PROJETOS ABD- GO 2ª EDIÇÃO ocorrerá simultaneamente

Leia mais

1.1 Poderão participar projetos fotográficos inéditos contendo de 10 (dez) a 20 (vinte) fotografias.

1.1 Poderão participar projetos fotográficos inéditos contendo de 10 (dez) a 20 (vinte) fotografias. Nova Fotografia 2013 Convocatória O projeto anual Nova Fotografia tem por objetivo criar um espaço permanente para exposição de projetos fotográficos de artistas promissores e ainda pouco conhecidos que

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 55.075.238/0001-78 SETEMBRO/2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 55.075.238/0001-78 SETEMBRO/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Spinelli Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

CHAMADA DE PROJETOS 001/2013- APOIO PARA SOLUÇÕES DE INOVAÇÃO JUNTO AS MPE S de Uberaba

CHAMADA DE PROJETOS 001/2013- APOIO PARA SOLUÇÕES DE INOVAÇÃO JUNTO AS MPE S de Uberaba CHAMADA DE PROJETOS 001/2013- APOIO PARA SOLUÇÕES DE INOVAÇÃO JUNTO AS MPE S de Uberaba 1 OBJETIVO 1.1 Realizar, em 2013, apoio financeiro para viabilizar a execução de serviços em inovação e tecnologia

Leia mais

Boletim Técnico. Empresa. Vagas. Central de Estágio. Desenvolvimento/Procedimento. Acesse Atividades Acadêmicas Estágio Empresa

Boletim Técnico. Empresa. Vagas. Central de Estágio. Desenvolvimento/Procedimento. Acesse Atividades Acadêmicas Estágio Empresa Boletim Técnico Central de Estágio Produto : TOTVS Educacional 11.83.52 Processo : Central de Estágio Subprocesso : Não se aplica Data da publicação : 12/11/2013 A funcionalidade de Central de Estágio

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 06/2015 Suporte Automático/ Linha de Desempenho Comercial

CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 06/2015 Suporte Automático/ Linha de Desempenho Comercial CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 06/2015 Suporte Automático/ Linha de Desempenho Comercial O FUNDO SETORIAL DO AUDIOVISUAL (FSA) torna público que receberá inscrições para o processo de seleção da Chamada

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS Versão Fevereiro 2015 APRESENTAÇÃO Criado em 2006, o Instituto Morena Rosa de Sustentabilidade, Cultura e Desenvolvimento Humano (IMR) é responsável por gerenciar o investimento

Leia mais

2ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário

2ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário 2ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da Universidade Federal de Goiás CATEGORIA 1 EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS Agosto de 2015 REGULAMENTO CATEGORIA 1 EMPREENDEDORISMO DE NEGOCIOS 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PROGRAMA CAIXA DE APOIO A FESTIVAIS DE TEATRO E DANÇA PATROCÍNIO 2013 REGULAMENTO

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PROGRAMA CAIXA DE APOIO A FESTIVAIS DE TEATRO E DANÇA PATROCÍNIO 2013 REGULAMENTO CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PROGRAMA CAIXA DE APOIO A FESTIVAIS DE TEATRO E DANÇA PATROCÍNIO 2013 REGULAMENTO 1. OBJETO 1.1 O presente Regulamento tem por objeto a seleção para patrocínio de projetos de festivais

Leia mais

CIRCULAR Nº 3249. Art. 3º Divulgar as folhas anexas, necessárias à atualização da CNC. - Carta-Circular 2.201, de 20 de agosto de 1991;

CIRCULAR Nº 3249. Art. 3º Divulgar as folhas anexas, necessárias à atualização da CNC. - Carta-Circular 2.201, de 20 de agosto de 1991; CIRCULAR Nº 3249 Divulga o Regulamento sobre Frete Internacional, e dá outras providências. A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, com base nos artigos 9º e 11 da Lei 4.595, de 31 de dezembro

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 5 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.823, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

VESTIBULAR 2013 PERGUNTAS FREQUENTES COM RESPOSTAS. (2013.2). Ambos utilizarão as notas do ENEM 2012.

VESTIBULAR 2013 PERGUNTAS FREQUENTES COM RESPOSTAS. (2013.2). Ambos utilizarão as notas do ENEM 2012. VESTIBULAR 2013 PERGUNTAS FREQUENTES COM RESPOSTAS 1) Como será o processo vestibular da UFCG em 2013? Serão realizando dois (2) processos seletivos. O primeiro, para os cursos com entrada para o primeiro

Leia mais

Edital 02/2015 Saldo Remanescente

Edital 02/2015 Saldo Remanescente Edital 02/2015 Saldo Remanescente EDITAL Nº 02/2015 CMDCA EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS PARA FINANCIAMENTO NO ANO DE 2015 O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA, no

Leia mais

Ministério da Educação. UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Edital DIRPPG 19/2012

Ministério da Educação. UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Edital DIRPPG 19/2012 lwrpr Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação UNIVERSIDADE TECNOLOGICA. FEDERAL 00 PARANA Edital DIRPPG 19/2012 PROGRAMA

Leia mais

2. QUEM PODE PARTICIPAR

2. QUEM PODE PARTICIPAR EDITAL 1. Edital Instituto Walmart 1.1. Este edital é uma iniciativa do Instituto Walmart com o objetivo de identificar, reconhecer e estimular o desenvolvimento de projetos por organizações da sociedade

Leia mais

EDITAL FAPESB 002/2013 APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS

EDITAL FAPESB 002/2013 APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS EDITAL FAPESB 002/2013 APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia FAPESB, no uso das suas atribuições, torna público o presente Edital

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL O trabalho consiste na resolução de um exercício e na confecção de um relatório. 17/10/2005 é o último dia para entrega. O trabalho deverá entregue impresso e o seu conteúdo gravado numa mídia. O formato

Leia mais

3. DOS ITENS FINANCIÁVEIS

3. DOS ITENS FINANCIÁVEIS EDITAL PROPPI Nº 011/2015 EDITAL DO INVENTOR: DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INOVADORES COM GERAÇÃO DE PATENTES O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

EDITAL 05/2015 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

EDITAL 05/2015 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL 05/2015 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL A Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPESP) e a Fundação de Amparo e

Leia mais

Dar exclusividade de parceria a FURNAS, por si e suas afiliadas, no caso de participação nos Leilões promovidos pela ANEEL.

Dar exclusividade de parceria a FURNAS, por si e suas afiliadas, no caso de participação nos Leilões promovidos pela ANEEL. 1 OBJETO Constitui objeto desta Chamada Pública a seleção de potenciais parceiros privados detentores de capital, direitos, projetos e/ou oportunidades de negócio na área de energia, que considerem como

Leia mais

O PREFEITO DE GOIÂNIA, no uso de suas atribuições legais, e CAPÍTULO I DO FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

O PREFEITO DE GOIÂNIA, no uso de suas atribuições legais, e CAPÍTULO I DO FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER 1 Gabinete do Prefeito DECRETO Nº 4139, DE 11 DE SETEMBRO DE 2013. Regulamenta o Fundo Municipal de Esporte e Lazer e o Incentivo ao Esporte e Lazer e dá outras providências. O PREFEITO DE GOIÂNIA, no

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4.339, DE 20 DE JUNHO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 4.339, DE 20 DE JUNHO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº 4.339, DE 20 DE JUNHO DE 2014 Dispõe sobre ajustes nas normas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), de que trata o Capítulo 10 do Manual de Crédito Rural

Leia mais

BOLSAS DE APOIO À INOVAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS OU PRODUTOS INOVADORES FEIRA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFPR - IFTECH EDITAL N

BOLSAS DE APOIO À INOVAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS OU PRODUTOS INOVADORES FEIRA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFPR - IFTECH EDITAL N BOLSAS DE APOIO À INOVAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS OU PRODUTOS INOVADORES FEIRA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFPR - IFTECH EDITAL N.º 024/2014 PROEPI/IFPR A Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 2014

CHAMADA PÚBLICA 2014 EDITAL N º 34/PROPPI/2014 CÂMPUS URUPEMA CHAMADA PÚBLICA 2014 PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS TÉCNICOS COM FINALIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM CURSOS REGULARES NO CÂMPUS URUPEMA EXECUÇÃO:

Leia mais

POLÍTICA DE APOIO A PROJETOS SOCIAIS

POLÍTICA DE APOIO A PROJETOS SOCIAIS sicoobcentro.com.br POLÍTICA DE APOIO A PROJETOS SOCIAIS Cooperativa de Crédito *Esta Política de Apoio a Projetos Sociais é baseada no projeto da Cooperativa Sicoob Credip* ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...3

Leia mais