MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA NOVA FRONTEIRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA NOVA FRONTEIRA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS GRADUAÇÃO - MARKETING MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA NOVA FRONTEIRA MARCELO CAPARELLI GUIMARÃES Orientadora: Fabiane Muniz Rio de Janeiro (RJ), Março de 2004

2 2 Dedico este trabalho aos meus familiares, amigos e professores, pois estiveram ao meu lado, apoiando e incentivando em todas as situações.

3 3 AGRADECIMENTOS Às pessoas mais importantes de nossas vidas. A Deus pelo seu infinito amor e vitória dada, em mais uma etapa de nossa caminhada. Aos nossos familiares que nos ajudaram a prosseguir, não se omitindo em nenhum momento, dando-nos forças e coragem para prosseguir. Aos nossos colegas que nos possibilitaram a troca de experiências e conhecimentos. Aos nossos professores que nos auxiliaram, disponibilizando todos os recursos para que este fosse concluído, ensinado-nos o melhor caminho para o sucesso.

4 RESUMO Este trabalho surgiu a partir das hipóteses: A concepção de Marketing de Relacionamento na empresa está orientada desde a elaboração do Produto até o pós-venda?, O Marketing de Relacionamento deve ser aplicado porque o cliente detém o poder de decisão, É possível ter sucesso no futuro individualizado sem a utilização do Marketing de Relacionamento?, É possível Marketing de Relacionamento sem apoio tecnológico?. Procurou-se mostrar a importância do relacionamento nas empresas, bem como a sua aplicação. O estudo sobre o processo de compra facilitou a elaboração e o entendimento do Marketing de Relacionamento, pois foram compreendidos os papéis de cada consumidor, as características que influenciam o consumidor, além do processo de compra, até a sua concretização. Conclui-se que as empresas podem obter sucesso e lucro através de estratégias de relacionamento com os formadores de opinião, além de manter clientes fiéis e satisfeitos. Este projeto tem como objetivos: definir Marketing de Relacionamento, delinear passos para a sua implantação e apontar suas vantagens e desvantagens.

5 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 7 1 MARKETING DE RELACIONAMENTO O que é Marketing de Relacionamento A Importância do Marketing de Relacionamento Integração das Equipes no Marketing de Relacionamento A diferença de um bom Marketing de Relacionamento Canais de Comunicação/Relacionamento CRM Telemarketing Mala Direta SAC Site na Internet 20 2 CLIENTES A Importância dos Clientes Identificando as necessidades dos clientes A Satisfação do Cliente O Valor do Cliente Níveis de Relacionamentos 29 3 PROCESSO DE COMPRA Influências no Comportamento do Consumidor Fatores Culturais Fatores Sociais Fatores Pessoais Fatores Psicológicos Papéis do Consumidor O Processo de Decisão de Compra 36

6 Percepção dos Desejos e Necessidades Busca das Alternativas Escolha das Melhores Alternativas Ato de Compra Avaliação pós-compra 39 4 FIDELIZAÇÃO Retendo e administrando a fidelização Customização Programas de Fidelidade 41 5 IMPLEMENTAÇÃO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO Gerenciando o Marketing de Relacionamento 43 6CONSIDERAÇÕES FINAIS 45 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 47

7 INTRODUÇÃO Diante de um mundo globalizado e da revolução tecnológica dos anos 90, percebe-se que a concorrência aumentou entre as empresas que disputam uma posição no mercado. Nesta corrida, rumo à lucratividade, tendo que driblar a concorrência e alcançar os objetivos, muitas empresas têm perdido seu lugar no mercado, não sabendo como se reposicionar. Insistem em permanecer com seus olhos no produto, esquecendo que é o cliente quem deve estar no centro de suas estratégias. O Marketing de Relacionamento é, ou deveria ser, a atual ferramenta utilizada nas empresas que desejam permanecer em crescimento constante no mercado moderno. E, neste mercado, o que atrai e mantém clientes potenciais é o relacionamento que as empresas possuem e a importância que elas dão aos seus clientes. Para a obtenção de bons resultados de uma estratégia de Marketing de Relacionamento, é necessário que haja uma mudança interna e coletiva na empresa, cooperação e disposição dos colaboradores (profissionais internos), principalmente da liderança - diretores e associados - pois o Marketing de Relacionamento não é uma simples ação, e sim, uma parceria de confiança e satisfação que envolve clientes e empresa. A implantação de estratégia de Marketing de Relacionamento dentro das empresas é a grande oportunidade que possuem para o seu reposicionamento e a ultrapassagem das metas referentes à lucratividade, com a vantagem de terem como clientes, parceiros indispensáveis para o sucesso.

8 8 Atualmente, dentro do mercado, as empresas produzem os mesmos produtos, utilizando as mesmas matérias-primas, com preços e qualidades semelhantes. O que diferencia essas empresas? O que os clientes vêem de diferente ao optarem por uma delas? O diferencial é o tratamento com o cliente: como são vistos, valorizados e conquistados. Neste novo milênio, o Marketing de Relacionamento será o grande diferencial entre as empresas, pois os clientes deixam de comprar o produto que a empresa oferece e passam a ser o centro das transações. Agora, a empresa produz o que o cliente quer, necessita e deseja. Este assunto é novo e traz muitas dúvidas a serem solucionadas e ferramentas a serem utilizadas. A tecnologia é sua grande aliada, mas o contato pessoal seja ele por telefone ou face to face é a chave para o sucesso. É esse contato humano que torna o Marketing de Relacionamento não só uma ferramenta do marketing, mas um estilo de vida da empresa. O Marketing de Relacionamento é importante não somente para grandes empresas, mas para qualquer segmento empresarial, desde que desejem estar na rota para o sucesso através de parcerias bem fundamentadas e duradouras.

9 9 Hipóteses e/ou questões - A concepção de Marketing de Relacionamento na empresa está ressaltada desde a elaboração do produto até o pós-venda? - O Marketing de Relacionamento deve ser aplicado porque o cliente detém o poder de decisão. - É possível ter sucesso no futuro individualizado sem a utilização do Marketing de Relacionamento? - É possível Marketing de Relacionamento sem apoio tecnológico? Objetivos - Definir Marketing de Relacionamento. - Delinear passos para implantação de Marketing de Relacionamento. - Apontar as vantagens e desvantagens do Marketing de Relacionamento. O aprofundamento do tema Marketing de Relacionamento será para esclarecer os seguintes problemas detectados: - Erro na concepção, falta de estrutura e orientação política para o Marketing de Relacionamento dentro das empresas; - Como aplicar o Marketing de Relacionamento; - Por quê aplicar o Marketing de Relacionamento.

10 1 MARKETING DE RELACIONAMENTO 1.1 O que é Marketing de Relacionamento muitas décadas as empresas investiram verbas exorbitantes para anunciar seus produtos ao público de uma forma que atingisse todos os níveis de clientes em tempo comum. Desde os clientes em potencial aos clientes anônimos pessoas que adquirem produtos e serviços, aleatoriamente, e não se identificam - recebiam a mesma informação da mesma forma. O objetivo era aquisição de novos clientes que se adaptassem ao produto ou serviço oferecido. Este marketing de massa dirigido a todos não diferencia uma transação realizada com um cliente que adquire um produto/serviço pela primeira vez, e uma transação realizada com um cliente fiel à marca da empresa. Conforme a transformação da economia mundial e das grandes mudanças tecnológicas percebe-se que o conceito de marketing deixou de estar focado unicamente em vendas e passou a priorizar e valorizar o cliente. O nível de exigência do consumidor, juntamente com as transformações da sociedade, família, comportamento e do próprio marketing exigem novas posturas. É um novo cenário onde a necessidade de tiros mais certeiros é constante, pois a especialização de produtos e serviços é cada vez maior. Deve haver a disposição de mudança do produto para se atender às necessidades dos clientes. O objetivo do Marketing é tornar a venda supérflua. É conhecer e compreender o cliente tão bem que o produto ou o serviço sirva-se...e venda por si próprio. (Kotler, 1999, p. 9) Percebe-se que a venda e a propaganda partes de um composto de marketing um conjunto de ferramentas que trabalham juntas para aumentar a participação da empresa no mercado (market share).

11 11 Marketing é simplesmente vender produtos e tomar o dinheiro de seu cliente. Significa construir relações duradouras com os clientes, originando-os a resolver seus problemas. Criar valor e satisfação para o cliente é o ponto central do pensamento e da prática do marketing moderno. (Kotler, Op cit., p.6) Na era tecnológica, as empresas se assemelham em seus produtos, vendas, preço e qualidade final. As ferramentas de trabalho são comuns entre as concorrentes e, o que realmente diferencia uma empresa das demais é o relacionamento que ela tem com seu cliente. Esse relacionamento vai muito além que o relacionamento técnico trocar produto/ serviço por dinheiro é conhecer e atender as necessidades dos clientes, deixando-os satisfeitos. Isso não significa dar tudo para o cliente e, sim, orientá-lo, atendendo seus desejos, com lucro. O sucesso da relação empresa-cliente está no agregar outros valores ao produto, está no serviço prestado, visando não apenas a satisfação do cliente, mas o seu encantamento. É neste momento que entra o Marketing de Relacionamento - uma ferramenta que tornará possível uma maior aproximação da empresa com o consumidor, que fará que se conheça o cliente, seus desejos e como ele quer que seja satisfeita a sua necessidade. Outro ponto que justifica o desenvolvimento do Marketing de Relacionamento, também em função do grande número de commodities mercadorias, artigos de utilidade-, é o crescimento da infidelidade à marca/ produto. Pode ser tudo muito parecido, tanto faz comprar o produto A ou B, já que trarão o mesmo benefício. Com isso, acabam-se perdendo muitos clientes. Paralelamente, sabe-se que para ganhar novos clientes, ou recuperar clientes perdidos, custa muito mais do que mantê-los. Então o Marketing de Relacionamento surge para buscar uma maior fidelização em uma época de pouca fidelidade. Vale ressaltar que quando se fala em custo de perda de um cliente, não basta dizer que se deixou de vender determinado produto para o cliente perdido, cujo valor de venda de X unidades monetárias, mas deve-se

12 12 considerar além do valor do produto, vezes a freqüência com que ele era adquirido em um ano por exemplo, vezes o ciclo ou período em que o referido cliente iria consumir o produto (talvez 50 anos). Deve-se considerar ainda, o poder de influência que o cliente perdido tinha em relação a outros consumidores, sua família, seus colegas de trabalho, a sociedade como um todo. Desta maneira, começa-se a perceber o quanto vale um cliente e a importância em se investir em um relacionamento duradouro. Fica claro que com este investimento no relacionamento, o resultado será o aumento da lealdade do cliente ao longo de sua vida, acompanhado do aumento da lucratividade pelo fato que se gasta menos ao manter clientes e o custo das vendas também diminui (os clientes fiéis reagem melhor ao marketing). Feitas estas considerações, fica clara a definição de Marketing de Relacionamento, logicamente que as definições são diversas, mas as bases destas ferramentas estão na identificação dos clientes de maneira individualizada e nominal, na criação de um relacionamento longo entre a empresa e os clientes, e na administração deste relacionamento voltado para o ganha-ganha, isto é, os benefícios alcançam a empresa e o cliente de maneira satisfatória. Então, Marketing de Relacionamento passa a ser o uso adequado das técnicas de marketing, vendas e comunicação, com o enfoque para os objetivos citados. Marketing Moderno é uma batalha pela fidelidade do cliente. (MacKenna, 1993, p.46) O cliente também precisa saber o que está ocorrendo, não pode se sentir usado. Para ele precisa ficar claro que o objetivo não é apenas fazer uma troca de benefícios em termos de produto, mas no relacionamento como um todo, sendo vantagem para ambos. Até pouco tempo atrás não era utilizada essa ferramenta de gerenciamento de relacionamento. Tinha-se pouca concorrência, o que diminuia a rotatividade dos consumidores, ou quando existia, o mercado era tão fértil que

13 13 os ganhos de clientes compensavam as perdas. Afirma-se que o custo eficaz da utilização do Marketing de Relacionamento não justifica a sua implementação. Ao mesmo tempo, a tecnologia existente não possibilitava a sugerida individualização do cliente. Assim sendo, a origem do Marketing de Relacionamento se dá, quando ocorre o crescimento acelerado da concorrência, do surgimento de produtos globalizados da necessidade de conhecer e fidelizar os clientes. Em um sentido mais detalhado, quando os grandes fornecedores de marca de consumo passaram a, aliados à tecnologia, desenvolver bancos de dados dos clientes melhores e começaram a enviar incentivos para as suas compras. O Marketing de Relacionamento é o novo marketing que visa desenvolver relações com os clientes de modo que possa interagir na elaboração de produtos e serviços. Seu objetivo é aumentar o número de necessidades atendidas de um determinado grupo: os clientes de maior valor e maior potencial. Sua comunicação não é unilateral, como acontecia com o marketing de massa, mas bilateral, pois o feedback do cliente é o fator que conecta o cliente com a empresa. Dessa forma, o cliente pode contribuir para o fortalecimento dos relacionamentos através de suas opiniões e críticas. A empresa colabora com o cliente quando o ouve, ao responder a sua pergunta e, convidando-o a participar da verdadeira fabricação do produto, onde o cliente expõe suas idéias e necessidades. Mas esta colaboração só é possível quando o foco da empresa está nos clientes individuais e, não, no público em geral. 1.2 A Importância do Marketing de Relacionamento As empresas desejam atender seus clientes a fim de retê-los, mas muitos perdem-se no caminho. Brindes, promoções, boas condições de pagamentos são ações das empresas para satisfazer clientes e obter lucro. O cliente está no auge do mercado. Por existir tantas empresas concorrendo entre si e, cada uma delas, oferece um benefício melhor, não há, por parte do cliente, confiança e fidelização. Por isso, o marketing de relacionamento é importante: há

14 14 o diálogo, permissão para agir e oferecimento das soluções para as necessidades. O relacionamento entre a empresa e o cliente é importante, pois somente assim, a empresa saberá como agir, para oferecer benefícios ao seu tão precioso cliente. Assim, a necessidade é identificada, pois o próprio cliente falará, e, será atendida no momento certo, no local desejado, da melhor forma possível. Esteja perto do cliente quando ele resolver satisfazer sua necessidade. (Peppers, op cit., p.13) 1.3 Integração das Equipes no Marketing de Relacionamento É fundamental que todos os departamentos envolvidos e a alta administração estejam unidos na intenção de lançar a campanha e atingir os resultados esperados. Portanto, antes de dar início ao processo, é preciso ter certeza de que todos concordam com ele. Feito isso, cabe eleger um responsável pelo gerenciamento do dia-a-dia do projeto e delegar a ele as decisões em nome do grupo. É necessária uma experiência, que mescle conhecimento em falar com públicos segmentados, capacidade de transformar serviços em benefícios, saber ouvir, conhecer diversas modalidades de abordagens, plano de integração de ferramentas, capacidade de comunicação on e off-line e, acima de tudo, não perder o senso de diálogo. O sucesso do Marketing de Relacionamento está onde cada colaborador assume sua parcela de responsabilidade com o resultado final a fidelização dos clientes.

15 A diferença de um bom Marketing de Relacionamento Um bom Marketing de Relacionamento deve ser bem planejado e com alvos claramente definidos, visto que a quantidade de clientes é muito significativa dentro de uma corporação. Seu objetivo deve ser proporcionar benefícios e serviços para os clientes escolhidos. Para que o programa de Marketing de Relacionamento tenha êxito, precisa-se planejá-lo através de quatro passos básicos: identificar, diferenciar, interagir e personalizar. Identificar Clientes Para estabelecer uma relação com alguém, é necessário identificá-lo. Conhecer a clientela é importante, para poder lhe oferecer aquilo que desejam e precisam. Muitas vezes é preciso incentivar o cliente a se identificar através de Programas de Fidelidade. Identificar o cliente significa conhecer sua identidade, forma de contato preferida, todas as transações e interações realizadas com a empresa, todas as reclamações feitas e quais foram as providências tomadas. (Peppers, op cit., p.7) Diferenciar clientes Deve-se fazer a classificação priorizando os esforços dos clientes e aproveitando os clientes de maior valor e de maior potencial; personalizando o comportamento da empresa, baseada nas necessidades individuais dos clientes. Isso também significa que a empresa deve começar categorizando os clientes por suas diferentes necessidades, e preparar-se para tratar seus diferentes clientes de forma diferente. (Pepper, op cit., p.8)

16 16 Interagir com os clientes Necessita-se tornar o relacionamento mais eficaz e eficiente, fortalecendo-o através da tecnologia e das informações colhidas e analisadas. Tem-se o objetivo final de desenvolver uma relação de aprendizado, onde cada vez mais personaliza-se serviços e produtos para que o cliente veja conveniência em continuar com a empresa. Quando a empresa inicia esta interação, deve-se obedecer a duas regras básicas: deve-se utilizar o canal preferido pelo cliente e deve-se pedir permissão do cliente para utilizar esse canal. Personalizar O próximo e último passo é personalizar serviços e produtos para fazer com que a experiência de fazer negócios com a nossa empresa seja única. A personalização agrega mais valor à empresa, pelo cliente, que vê conveniência em continuar com a mesma. É a personalização de massa. É assim que funciona a personalização de massa. Aplica-se este processo na forma de tratar os clientes é mais do que combinar atributos físicos. Você pode personalizar em massa a forma como os produtos são entregues ou pagos. Você também pode personalizar em massa a forma com que seu call center responde a telefonemas de seus clientes ou a forma como seu Web site se apresenta aos distintos visitantes. (Peppers, op cit, p.8) 1.5 Canais de Comunicação/Relacionamento CRM Atualmente, é possível formar grandes bancos de dados com informações relevantes sobre os clientes, agrupando-os por dados de similaridade e, agir sobre eles. Essa possibilidade gerada pela informática veio permitir o contato direto, só que agora, independente da presença física.

17 17 O CRM é uma sigla que quer dizer Customer Relationship Management - Gerenciamento de Relacionamento com Consumidores. É um sistema que estabelece relacionamento, intimidade com os clientes de forma individual e, as informações coletadas são usadas para tratar clientes diferentes de maneira personalizada. Este intercâmbio entre clientes e empresa traz benefícios para ambos, visto que os clientes oferecem informações e recebem serviços personalizados os quais atenderão às suas necessidades. Segundo Gartner Group apud Peppers and Rogers Group, 2001, p. 53, CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e à antecipação das necessidades dos clientes atuais e potenciais de uma empresa. Do ponto de vista tecnológico, CRM envolve capturar os dados do cliente ao longo de toda a empresa, consolidar todos os dados capturados interna e externamente em um banco de dados central, analisar os dados consolidados, distribuir os resultados dessa análise aos vários pontos de contato com o cliente e usar essas informações ao interagir com o cliente através de qualquer ponto de contato com a empresa. CRM é um conceito novo de Banco de Dados que reúne o telemarketing, setor de vendas, comércio eletrônico, ferramentas de marketing e serviço de atendimento ao cliente com uma diferença dos sistemas tradicionais: o cliente é o centro das informações e resultados. Através da união destes serviços, o sistema permite a diferenciação dos clientes pela necessidade dos vários tipos de clientes e depois por suas necessidades individuais Telemarketing

18 18 O telemarketing é utilizado para realizar vendas por telefone. Pode acontecer de forma ativa (out-bound), onde os operadores do call center efetuam ligações para potenciais de clientes, ou de forma passiva (inbound), onde os operadores aguardam as ligações dos clientes. Seu objetivo é atingir os objetivos de marketing, desenvolvendo um diálogo com clientes que têm necessidade dos benefícios proporcionados pela empresa. (Stone, op. cit, p.125) O marketing por telefone apresenta-se como tendência que pode ser explorada por 5 modos pela empresa: Economia de Custos Um meio altamente personalizado de comunicação, muito mais barato, mas com um porém: não oferece qualidade de visita personalizada. Suplemento de visitas pessoais Determinadas situações de vendas requerem visitas periódicas, as quais podem ser feitas por telefone e, em quantidades maiores que as visitas pessoais. O telemarketing pode ser empregado para situação de pedidos após a apresentação feita por uma visita pessoal. Substituto para Mala Direta Com um custo mais elevado mas, um maior impacto, o telemarketing tem sido usado como substituto à Mala Direta. Para maior economia, os telefonemas devem ser dirigidos a clientes atuais ou a clientes potenciais. Uso complementar o telemarketing pode ser utilizado em adição ou em substituição à Mala Direta e propaganda de mídia. Um exemplo, são empresas que utilizam, com eficácia, números telefônicos com o prefixo 0800 (discagem gratuita) em malas diretas, anúncios de TV e material impresso de propaganda. Coordenação de clientes Pode ser utilizado como um programa de comunicação para ligar empresas a suas áreas de atuação. Clientes confusos e

19 19 necessitados de informações procuram respostas através de pessoas esclarecidas, que podem auxilia-los através do telemarketing Mala Direta É um meio de comunicação inteligente, pois pode ser usado local, regional ou nacionalmente. É uma mídia pessoal direcionada a públicos específicos e pode-se comunicar com o destinatário de forma personalizada. Mala Direta é o envio de anúncios, correspondências para consumidores presentes num mailing list, com o nome de pessoas e empresas que se adaptam a realidade da empresa. É uma mídia que se adapta bem a comunicação pessoal, one-to-one. É uma mídia mais cara que a mídia de massa mas proporciona uma fácil medição dos resultados. Ao ser postada pode ter o seu retorno capturado por um operador de telemarketing ativo ou receptivo, ou através de alguma ferramenta de resposta direta, como um cupom promocional por exemplo. Com isso, diversas informações do cliente são armazenadas no Banco de Dados, inclusive sua prédisposição de compra. O uso da mala direta está aumentando pois o Marketing de Massa está sendo abandonado por um marketing mais seletivo; mede-se os resultados; pode-se manter um diálogo com os clientes individuais. (Kotler, op. cit, p. 346 )

20 SAC O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é um serviço para clientes tirarem suas dúvidas, fazerem reclamações, sugestões, ou solicitarem ajuda quando estiverem com problemas de logística, produção ou na própria mercadoria. É um serviço de apoio ao atendimento ao cliente. Seu objetivo é atender o cliente com agilidade e eficiência, buscando solucionar quaisquer problemas que ele tiver. Necessita de profissionais capacitados e treinados para atender o cliente em qualquer situação com a máxima agilidade, atenção e sensibilidade para ouvir e filtrar todas as informações que o cliente estiver fornecendo Site na Internet É uma página virtual onde as empresas ou pessoas físicas publicam informações diversas. O internauta pode, sem intervenção ou sem interação com outras pessoas, obter os serviços que precisa. Atualmente o comércio na Internet (e-commerce) é muito utilizado, pois oferece conforto e comodidade para os internautas pessoas que acessam a Internet. São sites que vendem ou compram serviços ou produtos. O mercado de comércio eletrônico (e-commerce) tem crescido a cada ano.

21 2 CLIENTES 2.1 A Importância dos Clientes É necessário conhecer os clientes e o que eles estão comprando pois, muitas vezes, os clientes não querem comprar o produto ou o serviço que a empresa está vendendo, e sim, estão comprando os benefícios decorrentes da utilização desses produtos e serviços, coisas como qualidade, segurança e felicidade. O cliente é exigente, deseja ser bem atendido e quer receber retorno de suas reclamações, caso contrário, não voltará a comprar na empresa. Ele deseja explicações e necessita de informações para poder confiar. De acordo com dados estatísticos colhidos por uma empresa de assessoria empresarial Dtcom -Direc to Company S.A - quando o problema não é resolvido, mas o cliente é bem atendido, 65% continuam sendo seus clientes, mas 75% dos clientes insatisfeitos compram em outros lugares na concorrência.

22 22 MOTIVOS QUE SE PERDE CLIENTES 1% Falecimento 5% Mudança de endereço 5% Amizades comerciais 10% Maiores vantagens de outras organizações 14% Reclamações não atendidas 65% Indiferença do pessoal que atende ** Dados obtidos da Dtcom. Percebe-se, na tabela acima, que a maior perda de clientes ocorre pela falta de atenção do pessoal do atendimento - pessoas que têm contato com os clientes. Por isso o cliente precisa ser conhecido, suas atitudes precisam ser analisadas e compreendidas, pois ele é o centro das transações. O cliente precisa ser valorizado, pois é de grande importância para a empresa. Devemos conhecê-lo com o maior detalhamento possível, conhecer sua família, seus costumes, as regras sociais que o cercam, as leis dos seus grupos e a inter-relação entre esses níveis. (Giglio, 1996, p.14) 2.2 Identificando as necessidades dos clientes Todos os seres humanos possuem necessidades básicas comuns: alimentação, afeto, sede, etc. Estas são características comuns aos animais também. Mas recursos financeiros, roupas e trabalho são características exclusivas dos seres humanos. Existem características comuns a todos os clientes, como a aquisição de um produto ou serviço, mas não se pode deixar de lado o fato que todos

23 23 somos diferentes e possuímos características individuais. As necessidades dos clientes se diferenciam pelo sexo, idade, cidades onde moram, culturas, estado civil, estilo de vida, renda mensal, personalidades, etc. Por isso a necessidade de atendê-los individualmente. Dois clientes não são exatamente parecidos uma vez que duas pessoas não são exatamente parecidas. Todos nós somos uma combinação daquilo que compõe o nosso mundo. Nossos preconceitos, nossa formação religiosa, nossas convicções políticas e sociais, bem como nossos níveis de educação, estado civil, base racial e posição econômica, isso tudo formando um só pacote. E este pacote é tão individual quanto nossas impressões digitais. (Mahfood, 1994, p.3) Ao adquirir um produto ou serviço, o cliente está buscando a satisfação de seus desejos e necessidades. Essa é a grande oportunidade das empresas: após identificar e conhecer seus clientes, descobrir suas necessidades. Assim, poderão satisfazê-los proporcionando-lhes o que buscam. Com certeza, serão retribuídos com a confiança dos clientes e a valorização. Descobrir novas necessidades é descobrir novas oportunidades. Quanto mais você sabe sobre as necessidades de seus clientes, mais valor você tem para eles. Quanto mais você entende e responde a essas necessidades, mais seus serviços são percebidos como diferenciados. (Peppers, 2001, p.38) Essas necessidades poderão ser conhecidas através dos registros de compras anteriores armazenados nos banco de dados, ou pelos próprios clientes, através de uma relação de confiança. Os clientes falam de suas necessidades através de uma reclamação, sugestão ou no meio de um processo de compra. E, neste momento, a empresa necessita de sensibilidade para ouvir e registrar cada palavra.

24 A Satisfação do Cliente Saber o que passa na mente do cliente é a coisa mais importante que podemos fazer para enfrentar a concorrência (Heckert apud Terry, 1993, p. 127) Toda empresa deseja ver seus clientes satisfeitos com os produtos e/ou serviços oferecidos. As empresas inteligentes, hoje, não se posicionam como vendedoras de produtos, mas sim, como criadora de clientes lucrativos clientes fiéis. Não querem apenas conquistar novos clientes a cada dia, mas sim ser proprietárias deles para sempre. Para atingir esta meta, é necessário ouvir o que o cliente fala, quais são suas necessidades e, poder oferecer soluções para os problemas que ele apresentar. Ao ver seu problema resolvido, o cliente assume um compromisso emocional e financeiro, para dar continuidade a esse relacionamento. Mas, isso só acontecerá quando o cliente estiver satisfeito com o relacionamento proposto. A satisfação do cliente é um critério necessário mas não suficiente. É fundamental oferecer ao cliente produtos e serviços de qualidade, pois ele optará pelos relacionamentos que oferecerem mais benefícios. O que influenciará nesses relacionamentos é manter um controle individual, porque todo cliente experimenta a qualidade do produto e a satisfação de forma individual. Este controle completará a total satisfação de clientes. As empresas tornam-se muito mais competitivas se, antes de planejar uma investida estratégica, focalizarem o mercado, obtiverem o registro de necessidades e expectativas dos clientes e de suas percepções quanto ao desempenho atual da sua empresa e da concorrência, porque as necessidades de serviços dos clientes mudam, do mesmo modo que suas expectativas em relação a satisfação de suas necessidades. Algumas formas de satisfazer os clientes:

25 25 O atendimento ao cliente. Deve ser muito bem feito, com todo cuidado e atenção, pois se o cliente ficar insatisfeito com o atendimento, ou com um produto, não voltará a comprar da mesma empresa ou marca se não houver algum tipo de providência corretiva, que o convença que o problema não se repetirá. O cliente precisa estar consciente que todos estão sujeitos a erros, mas precisa estar seguro que após corrigido o erro, não ocorrerá de novo. Proporcionar ao cliente um atendimento espetacular é uma das formas mais importantes de diferenciar o produto. Ouvir as críticas e reclamações. As empresas devem ouvir as críticas e reclamações dos clientes como oportunidades, porque quando um cliente reclama, ele está colaborando para a solução de um problema. E, se a empresa está preparada para ouvi-lo e aceitar sua reclamação, ela provavelmente conquistará não somente a lealdade desse cliente, como também a lealdade de todos amigos, colegas ou parentes a quem ele recomendará a empresa, ao invés de reclamar da empresa. A análise de alguns incidentes em prestações de serviços mostra quanto você pode aprender escutando seus clientes especialmente quando eles estiverem reclamando de seu desempenho. (Walker, 1991, p.2) O diálogo com o cliente pode proporcionar à empresa: A correção para algo errado e, a melhor maneira de corrigi-la; Idéia para novos produtos e maneira de apresentar os produtos atuais; Um cliente potencial mais interessado e menos aborrecido ou frustrado; Um cliente mais leal e comprometido em fazer negócios. Um impressionante apoio para a propaganda (Boca-a-boca); Crescente valor para os seus produtos ou serviços.

26 26 O contato direto com o cliente é uma das melhores maneiras de construir relacionamentos com eles. (Terry, 1993, p. 127) Deve-se estar preparado para dialogar com os clientes, visto que são seres humanos indivíduos orgânicos, inteligentes, possuidores de atitudes e opiniões em constante desenvolvimento. Por isso a necessidade de ouvir um cliente de cada vez, pois cada um possui uma necessidade específica. Diante da sua importância, o cliente deve estar no centro das transações (ver figura 1). O produto, mercado e empresa giram em torno do consumidor. Esta não é uma ação fácil, mas é preciso disposição e capacidade para trazer o cliente para o centro de seu ser organizacional. Figura 1: Shapiro et al. 1994, p. 117

27 O Valor do Cliente Para se entender o valor de um cliente é preciso que ele seja visto não como alguém que faça uma única transação, mas como um cliente que faça muitas transações ao longo do tempo. Pode-se calcular o valor atual de um cliente pelas comprar futuras que ele fará na sua empresa (inclui-se todos os produtos, serviços e marcas que a empresa oferece). O resultado deste cálculo, geralmente, revela números surpreendentes, mas variam a cada cliente. Para melhorar a fatia de negócio da empresa é necessário que se conheça o potencial de negócios que um cliente específico irá oferecer. A maioria das empresas não conhece seus clientes, pois não sabem o que estes comprarão na próxima semana, quem dirá, no próximo mês. A grande parte das empresas preocupam-se em adquirir novos clientes. Não sabem elas que um cliente novo custa 6 vezes mais que um cliente fiel. E, por não dar tanta importância para os clientes fiéis, as empresas perdem, em média, 25% dos seus clientes anualmente (Stone,1998, p. 99). No final das contas, adquirem-se clientes de um lado e, perdem-se do outro. Para solucionar este problema, pode-se conhecer o valor vitalício de um cliente de duas formas: Perguntar ao cliente Conversar com o cliente e lhe perguntar sobre seus projetos futuros é um excelente método de conhecer o seu valor futuro e de se aproximar, oferecendo-lhe negócios. Métodos Estatísticos Pode-se conhecer o valor de um cliente através de fórmula e cálculos. Pode-se calcular o valor vitalício de um cliente utilizando diferentes fórmulas. O objetivo, entretanto, é se aproximar o máximo possível de uma avaliação do valor atual líquido de todos os lucros futuros oriundos de um determinado cliente. O lucro gerado por qualquer cliente pode ser

28 28 encarado como uma margem de lucro sobre as vendas efetuadas para esse cliente, menos o custo de manutenção do relacionamento com o cliente, mais quaisquer benefícios, não voltados para as vendas, porém quantificáveis (referências sobre clientes novos, benefícios colaborativos e assim por diante). (Peppers, 1994, p.37) Ao conhecer os clientes potenciais é preciso que esquemas especiais para ganhar e manter clientes sejam montados para que os mesmos tenham confiança na empresa. Não é o conhecimento da marca que o tornará parceiro do produto/serviço, mas sim, a confiança no produto, baseada no resultado da experiência com a qualidade, preço e confiabilidade. Esta é a grande oportunidade das empresas. Ao nutrir o relacionamento com os clientes, eles deixam claro o que estão precisando e, as empresas têm a oportunidade de atingi-los. Por exemplo: O arquiteto, ao reformar ou construir um imóvel, escolhe um piso de qualidade A, mas precisa também de excelente rejunte e argamassa para poder assentá-lo. A empresa de revestimentos cerâmicos tem a oportunidade de produzir rejuntes e argamassas para o assentamento de sua cerâmica, com um custo mais baixo, além de poder garantir a qualidade do assentamento. Ambos são beneficiados, pois o arquiteto paga menos e recebe garantia de qualidade e, a empresa lucra por vender todos os materiais necessários (cerâmica, argamassa e rejunte) para o assentamento do revestimento além de conquistar a confiança do arquiteto. O cliente deve ser visto como um patrimônio alguém de muito valor que já faz parte da empresa - e não como cliente. Pois, a partir do momento que ele é beneficiado e confia na empresa, não procurará o concorrente para adquirir o produto ou serviço de que precisa. É muito melhor permanecer com quem já se conhece. Deve-se lembrar que a análise do valor do tempo de vida pode indicar que compradores menores, mas sistemáticos, contribuem com maior margens de lucro e valor de tempo de vida do que compradores de grandes volumes em compra única. (Stone, Op.cit, p.100)

29 Níveis de Relacionamentos As empresas que utilizavam marketing de massa, olhavam para os seus clientes como um grande grupo de pessoas que tinham as mesmas necessidades e ações. Então, o produto oferecido pela empresa agradava a todos. Deve-se reconhecer que cada cliente é diferente do outro e é com essa verdade que a empresa precisa trabalhar. Esta é a primeira realidade básica para se iniciar o Marketing de Relacionamento com sucesso. Para a empresa manter êxito no relacionamento com seus clientes é importante selecioná-los e classificá-los em níveis, pois cada consumidor tem características pessoais e razões distintas e particulares para adquirir um determinado produto. É necessário que se estabeleça diferenças entre os clientes para que o relacionamento com cada grupo classificado, seja eficaz e traga resultados positivos para a empresa. Precisa-se definir clientes e possíveis clientes alvos, diferenciando esses grupos dos outros consumidores que não estão no alvo da empresa. Conhecendo esses grupos, a mensagem pode ser transmitida com maior eficácia. Afinal, o cliente deseja ser tratado como um indivíduo e, não como membro de um grupo. Para adotar uma perspectiva de fatia de clientes, a empresa que pratica marketing individualizado precisa ser capaz e ter vontade de diferenciar os seus clientes, e os seus possíveis clientes, individualmente. (Rogers, 1994, p. 42) Phillip Mahfood (1994, p. 36) sugere algumas perguntas para a identificação de diferenças entre clientes e possíveis clientes que são extremamente necessárias para o aumento da fatia de clientes: Quais os clientes mais preciosos? Por quê? Quais os clientes que darão lucro indicando outros clientes?

30 30 Atualmente, quais os clientes da empresa que precisam ser preservados? Quais os possíveis clientes que a empresa desejaria que fossem clientes? Quais os clientes que a empresa considera possíveis clientes de verdade? Um modo fácil de segmentar clientes é classificando-os por tamanho geralmente existem mais clientes pequenos que grandes. Pode-se visualizá-los como uma pirâmide (ver figura 2), onde o cliente maior está no topo e, o menor, é a base da pirâmide. Percebe-se que a base da pirâmide é mais larga, devido ao maior número de clientes pequenos. Figura 2: Pirâmide de Clientes. Shapiro et al., 1994, p A empresa deve trabalhar com cada grupo, de acordo com as necessidades e exigências de cada um. É claro que as contas maiores (estratégicas) necessitam de maior apoio e atenção por parte de toda a empresa, pois é a oportunidade de alavancar seus conhecimentos e seus recursos, desenvolver clientes duradouros e construir fortes posições competitivas.

31 31 A essência do relacionamento de contas estratégicas está no oferecimento, pelo fornecedor, de um conjunto especial de esforços que dão ao cliente vantagem competitiva a longo prazo. Esses relacionamentos exigem significância, intimidade e longevidade que a intimidade determina o tom do relacionamento. (Shapiro, et.al., 1994, p.129)

32 3 PROCESSO DE COMPRA 3.1 Influências no Comportamento do Consumidor Ao adquirir um produto ou serviço, o consumidor é altamente influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Estes fatores não são controlados facilmente, mas é preciso levá-los em consideração Fatores Culturais Os desejos apresentados e o comportamento dos vários grupos de consumidores são diretamente influenciados pela cultura do seu grupo social. A cultura é a causa mais determinante dos desejos e do comportamento da pessoa, comportamento este que é em grande parte atendido (Kotler et al., 1998, p.97) As culturas são diferentes em cada país e, cada região ou pequenos grupos, de um país, têm sua subcultura. Estes são fatores que influenciam o mercado, pois devem ser atendidas as expectativas de cada segmento Fatores Sociais São fatores que o envolvem: família, grupos sociais, papéis sociais e status. É necessário conhecer a família dos consumidores, qual seu papel social no meio em que vive, a qual grupo social pertence. Na família, o consumidor foi fundamentado com diversos ensinamentos. Ao crescer, o consumidor reúne todas

33 33 as informações aprendidas ao longo dos anos e passa a se posicionar como membro de um grupo social, onde exerce seu papel. A família é a organização ou estrutura mais importante da sociedade e, é uma grande influenciadora no processo de compra. Há a influência do marido sobre a esposa (vice-versa) e dos pais sobre os filhos. É claro que esta influência varia a cada produto. Por exemplo: antigamente mulheres não compravam carros (nem sabiam dirigi-los), pois este era o papel de seu marido. Mas com as mudanças sociais no mundo, a mulher alcançou sua independência e, hoje, ela tem tal liberdade de ir a uma concessionária comprar o carro que desejar Fatores Pessoais As decisões de um consumidor também são influenciadas por sua idade, personalidade, situação econômica, estilo de vida e auto-conceito. Os consumidores mudam seus hábitos à medida que os anos vão passando, pois as necessidades não são as mesmas, as prioridades mudam e os estágios da vida se diferenciam. Os estilos de vidas são escolhidos pelo grupo ao qual o consumidor deseja participar, e isso pode mudar. Muitas vezes, a situação econômica não permite que o consumidor compre um determinado produto, mas numa outra possibilidade ele comprará Fatores Psicológicos Os fatores psicológicos são compostos por motivação, percepção, aprendizado, crenças e atitudes.

34 34 Existem dois tipos de necessidades: as necessidades biológicas (sede, fome) e as necessidades psicológicas (reconhecimento, relacionamento). As necessidades psicológicas são realizadas por impulso. E, quando o consumidor está motivado, ele está pronto para agir. Mas, antes de agir, o consumidor utiliza a percepção para selecionar, organizar e interpretar informações para formar a imagem que necessita ser satisfeita. Cada vez que o ser humano age por impulso, estímulos ou respostas, ele aprende e adquire experiência para suas decisões futuras. E, é através do aprendizado, junto com as ações, que as pessoas formam suas crenças e atitudes. Pode-se compreender como os fatores sociais, culturais, psicológicos e pessoais atuam no comportamento do consumidor. Nem todos estes fatores precisam influenciar um consumidor, mas são importantes porque podem ser úteis para identificar os compradores interessados e para adaptar produtos e apelos às necessidades do consumidor (Kotler, 1999, p.105) 3.2 Papéis do Consumidor O processo de compra é muito complexo, pois nem sempre é fácil identificar quem toma as decisões na hora da compra. Atualmente, o fato complica-se um pouco, visto que grande parte dos produtos que era direcionado para homens, já abrange parte do público feminino pois a mulher conquistou parte deste segmento trazendo melhores oportunidades para as empresas.

35 35 compra: São vários os papéis que as pessoas desempenham no processo de Iniciador: aquele que lança a idéia da compra de um produto específico; Influenciador: aquele cujas opiniões e idéias podem influenciar a decisão; Decisor: aquele que toma a decisão ou parte dela; Comprador: aquele que faz a transação a compra; Usuário: aquele que utiliza um produto ou serviço. Um exemplo: o filho adolescente sugere à família que compre um carro para irem viajar nas férias. O filho mais velho, independente, dá algumas informações sobre os melhores carros e opcionais necessários, que garantam o conforto da família. O pai decide comprar o carro sugerido pelo filho mais velho na melhor concessionária da cidade, mas como estará ocupado em reuniões de orçamento, pede à esposa que vá até a concessionária fazer a transação. Neste exemplo pode-se perceber os papéis de cada pessoa: o filho adolescente é o inicador do processo; o filho mais velho é o influenciador pois conhece tudo sobre carros, o pai é o decisor percebe a necessidade real e decide comprá-lo, a mãe é o comprador efetua a transação e, toda a família é usuária do carro novo visto que todos viajarão nas próximas férias. Conhecer o papel de cada indivíduo, no processo de compra, é importante para que a empresa possa traçar metas e, atingi-las através de estratégias direcionadas a cada pessoa e seu respectivo papel.

36 O Processo de Decisão de Compra Se uma decisão é importante para o cliente, esse cliente geralmente pondera cuidadosamente sobre a compra. Se o produto é comprado com freqüência, provavelmente o cliente fará ainda mais ponderações quando ele estiver considerado se irá trocar também de fornecedor e produto. Depois que o novo padrão de compras estiver estabelecido, como um hábito, as compras provavelmente ocorrerão de forma rotineira, sem muita atenção. (Stone, et. al., 1998, p.28) Segundo Kotler (1998, p. 108), o processo de compra começa muito antes da compra e continua depois dela, mas existem cinco estágios do ciclo da compra pelos quais o consumidor passa: Percepção dos desejos e necessidades Busca das alternativas Escolha da melhor alternativa Ato de compra Avaliação pós-compra

37 37 Fonte: Processo de decisão do comprador. Kotler, op. cit, p Percepção dos Desejos e Necessidades O consumidor percebe uma necessidade de algo: estado real ou estado desejado. O estado real é acionado através de estímulos internos, quando uma necessidade fisiológica (fome e sede) se eleva tornando-se um estímulo (estado desejado). Pode ser acionado através de estímulos externos, quando vimos um carro em lançamento, ou desejamos uma bela jóia quanto àquela vista na televisão Busca das Alternativas Ao identificar as suas necessidades, o consumidor busca informações sobre o produto ou serviço de seu interesse. A intensidade de suas buscas por informações dependerá da intensidade de seus impulsos. E, quanto mais informações o consumidor obter sobre a sua necessidade, mais aumentam seu conhecimento das marcas e características disponíveis Escolha das Melhores Alternativas O consumidor utiliza diversos processos de seleção, na escolha da melhor alternativa para a satisfação da sua necessidade, pois cada consumidor vê o produto/serviço com um atributo específico para a sua necessidade. A correlação das marcas, aos seus respectivos conceitos, será feita pelo consumidor. Tudo baseado na sua percepção e crenças.

38 38 A forma de serem avaliadas as alternativas de compra depende de cada consumidor e da situação específica de compra. Em alguns casos, os consumidores utilizam cálculos cuidadosos e pensamentos lógicos; em outros, não chegam nem a fazer uma avaliação compram por impulso e confiam em sua intuição (Kotler, op. cit., p. 190) Cada pessoa tem seus princípios e percepções, as quais utilizam na hora da compra de um produto ou serviço. Por isso, precisa-se compreender o cliente, não só na hora da decisão da compra, mas na percepção de suas necessidades, para que se possa atingir antes que ele decida qual o produto/serviço escolher Ato de Compra O consumidor já tem sua decisão voltada para uma marca de serviço ou produto, mas dois fatores ainda podem interferir no processo de compra: a intenção ou a decisão. O primeiro é a atitude dos outros, o que eles vão pensar do negócio feito. O segundo é a decisão do consumidor diante de situações inesperadas pode-se chegar na loja pronto para comprar um produto, mas o concorrente está dando 50% de desconto. Esta é a hora de encantar o consumidor, tratá-lo como rei, dar-lhe todas as vantagens, não só para que ele se torne um cliente, mas também um influenciador (Giglio, 1996, p. 77) O encantamento não precisa necessariamente levar o cliente a compra, mas construir uma imagem positiva na mente das pessoas envolvidas.

39 Avaliação pós-compra Após a compra, o consumidor utilizará o produto e ficará satisfeito ou insatisfeito com o produto comprado e, terá um comportamento pós-compra. A relação entre as expectativas do consumidor e o desempenho percebido mostrará o grau de satisfação do consumidor. Se o produto não atender às expectativas, o consumidor ficará desapontado, se satisfazer as expectativas, ele ficará satisfeito, se exceder as expectativas ele ficará encantado. (Kotler, 1999, p.110) Quanto maior a distância entre as expectativas e o desempenho, maior a insatisfação do consumidor. Por isso, é preciso que haja bom atendimento, atenção, sinceridade da parte dos vendedores, pois o consumidor reúne informações do profissional de vendas, de amigos, familiares quanto o desempenho do produto.

40 5 FIDELIZAÇÃO 5.1 Retendo e administrando a fidelização Segundo Stone, op. cit, p. 95 fidelidade não é uma questão de jogar dinheiro em programas de marketing, produzir revistas, criar clubes ou lançar cartões de créditos, na vaga esperança de que a fidelidade seja estabelecida. A fidelidade será desenvolvida ao longo do tempo, se os parâmetros do relacionamento forem planejados e implantados corretamente. Deve-se ter como objetivo o aumento da fidelidade daqueles clientes mais propensos a reagir os formadores de opinião e não, tornar todos os clientes fiéis. Para esses clientes especiais que reagem às ações - deve ficar claro que estão sendo recompensados por um relacionamento mais forte e melhor com a empresa. Deve-se afetar a atitude do cliente para fazer negócios de longos períodos. Assim, os clientes buscarão fazer mais negócios ou, pelo menos, tentarão sustentar seus níveis atuais de negócios.

41 41 A criação de relações sólidas e duradouras é uma tarefa árdua, de difícil manutenção. Mas, em um mundo onde o cliente tem tantas opções, uma relação pessoal é a única forma de manter a fidelidade do cliente. (Mahfood, 1994, p.3) 5.2 Customização Customização nada mais é que os artifícios que serão utilizados para conseguir convencer seus clientes a manterem-se fiéis à empresa. Segundo Whitley, 1996, p. 49, a customização tem sido feita em massa, através dos benefícios da tecnologia. A expressão customização em massa foi criada por Stanley Davis e, representa a convergência entre a necessidade cada vez maior que o cliente tem de velocidade e/ou valor, bem como a sua crescente necessidade de uma solução única. Cada vez mais os clientes querem as coisas ao seu modo e, saem na frente as empresas que descobrem como fazê-lo. Um uso poderoso e particular de usar a tecnologia é a empresa criar uma memória, onde há o controle de informações e os desejos do cliente, que são transmitidos a qualquer pessoa de contato que deseja saber qualquer informação sobre o cliente. 5.3 Programas de Fidelidade Partindo do fato de que os clientes não são iguais e, que geralmente cerca de 20% dos seus clientes são responsáveis por 80% do seu faturamento, os Programas de Fidelidade são direcionados a estes 20% de clientes mais valiosos para os negócios da empresa.

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT

CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT O resultado prático para as empresas que adotam esse conceito de software, baseado no uso da tecnologia é conseguir tirar proveito dos dados de que dispõem para conquistar

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

Módulo 4 O que é CRM?

Módulo 4 O que é CRM? Módulo 4 O que é CRM? Todos nós já sabemos a importância de manter os clientes fiéis e a qualidade do atendimento que temos que oferecer para fidelizar cada vez mais os clientes. Atualmente, uma das principais

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

PARA QUE SERVE O CRM?

PARA QUE SERVE O CRM? Neste mês, nós aqui da Wiki fomos convidados para dar uma entrevista para uma publicação de grande referência no setor de varejo, então resolvemos transcrever parte da entrevista e apresentar as 09 coisas

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (AULA 04)

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (AULA 04) Prof. Breno Leonardo Gomes de Menezes Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (AULA 04) 1 CRM Sistema de Relacionamento com clientes, também

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100 Sabemos que muitas empresas enfrentam sérios problemas na administração de suas carteiras e no relacionamento com seus clientes e que apesar de conhecerem os problemas e até saberem que uma iniciativa

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Fabrício Nogueira KPL

Fabrício Nogueira KPL Esta publicação, escrita por Fabrício Nogueira, sócio-diretor da KPL, tem como principal objetivo discutir o serviço de SAC em lojas virtuais. Ele funciona como um guia de boas práticas de atendimento

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO ALAVANQUE SUA EMPRESA EM TEMPOS DE INCERTEZA 2015 tem se mostrado um ano de grandes desafios. Sua empresa está passando por este período com resultados inferiores aos planejados?

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

Preciso anunciar mais...

Preciso anunciar mais... Na maioria dos projetos que participamos, temos certeza de que quando o empreendedor inicia um trabalho de CRM, ele busca sempre é por uma vantagem competitiva: uma equipe de vendas mais eficiente, processos

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

CRM. Costumer Relationship Management. Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ismar Vicente

CRM. Costumer Relationship Management. Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ismar Vicente CRM Costumer Relationship Management Gestão de Relacionamento com o Cliente Ismar Vicente Gestão do Relacionamento com o Cliente palestra com Prof Ismar Num ambiente descontraído o professor Ismar mostra,

Leia mais

O princípio da segmentação é criar grupos de clientes (ou potenciais clientes) com características comuns.

O princípio da segmentação é criar grupos de clientes (ou potenciais clientes) com características comuns. SEGMENTAÇÃO Segmentar o mercado ou a base de clientes é fundamental para a criação de um planejamento de marketing eficiente. Uma empresa não pode desenvolver um produto ou um serviço se não souber a quem

Leia mais

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o DATABASE MARKETING No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o empresário obter sucesso em seu negócio é

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

CAPÍTULO 12. Gerenciando relacionamentos e desenvolvendo fidelidade. 2006 by Pearson Education do Brasil 12-1

CAPÍTULO 12. Gerenciando relacionamentos e desenvolvendo fidelidade. 2006 by Pearson Education do Brasil 12-1 CAPÍTULO 12 Gerenciando relacionamentos e desenvolvendo fidelidade 2006 by Pearson Education do Brasil 12-1 Quatro estágios da fidelidade de marca em um cliente Fidelidade cognitiva: percepção baseada

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

AULA 13 Marketing de Serviços

AULA 13 Marketing de Serviços AULA 13 Marketing de Serviços Quatro estágios da fidelidade de marca em um cliente Fidelidade cognitiva: percepção baseada na informação de atributo de marca de que uma marca é preferível às suas alternativas.

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

5 Conclusões e Recomendações

5 Conclusões e Recomendações 5 Conclusões e Recomendações 5.1 Conclusões O objetivo deste estudo foi utilizar a base de dados de clientes de uma empresa para desenvolver um modelo de regressão logística que determine o risco de cancelamento

Leia mais

Segmentação Inteligente: como utilizá-la

Segmentação Inteligente: como utilizá-la Segmentação Inteligente: como utilizá-la SEGMENTAÇÃO INTELIGENTE: COMO UTILIZÁ-LA O que você acha de chegar a uma loja e ter todos os produtos que mais deseja separados exclusivamente para você, com todas

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Unidade IV MERCADOLOGIA. Profº. Roberto Almeida

Unidade IV MERCADOLOGIA. Profº. Roberto Almeida Unidade IV MERCADOLOGIA Profº. Roberto Almeida Conteúdo Aula 4: Marketing de Relacionamento A Evolução do Marketing E-marketing A Internet como ferramenta As novas regras de Mercado A Nova Era da Economia

Leia mais

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04 Práticas de Gestão Editorial Geovanne. 02 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) Como faço isso? Acesse online: 03 e 04 www. No inicio da década de 90 os

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Como criar um clube de vantagens para seus clientes

Como criar um clube de vantagens para seus clientes Como criar um clube de vantagens para seus clientes Introdução Adquirir clientes no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante ações que fidelize

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 DO MARKETING À COMUNICAÇÃO Conceitualmente, Marketing é definido por Kotler

Leia mais

MARKETING ESTRATÉGICO

MARKETING ESTRATÉGICO MARKETING ESTRATÉGICO O conceito de marketing é uma abordagem do negócio. HOOLEY; SAUNDERS, 1996 Esta afirmação lembra que todos na organização devem se ocupar do marketing. O conceito de marketing não

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Profa. Reane Franco Goulart

Profa. Reane Franco Goulart Sistemas CRM Profa. Reane Franco Goulart Tópicos Definição do CRM O CRM surgiu quando? Empresa sem foco no CRM e com foco no CRM ParaqueCRM é utilizado? CRM não é tecnologia, CRM é conceito! CRM - Customer

Leia mais

10 PASSOS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS VENDAS

10 PASSOS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS VENDAS 10 PASSOS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS VENDAS O fim do ano se aproxima e muitas empresas estão correndo atrás de fechar os resultados e as metas planejadas para o ano. Mas como sabemos em vendas não existe

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

FÓRMULA V.E.N.D.A. Ferramentas de Vendas Marcelo Ortega. www.marceloortega.com.br

FÓRMULA V.E.N.D.A. Ferramentas de Vendas Marcelo Ortega. www.marceloortega.com.br FÓRMULA V.E.N.D.A. Depois de validar diferentes métodos de venda em empresas de diferentes mercados: venda direta, venda varejo, venda consultiva, venda B2B (de empresa para empresa), venda de impacto

Leia mais

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing Plano de Marketing Para traçar o plano de marketing do plano de negócios, deve-se atentar à estratégia que será seguida pela empresa. A estratégia pode ser definida

Leia mais

Passar o bastão - Desenvolver parcerias

Passar o bastão - Desenvolver parcerias CAPÍTULO VI CONSTRUINDO A VISÃO DA QUALIDADE TOTAL... não fui desobediente à visão celestial Apóstolo Paulo Como já vimos anteriormente, as empresas vivem num cenário de grandes desafios. A concorrência,

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

Introdução Ao Marketing

Introdução Ao Marketing Introdução Ao Marketing O que é Marketing? Isso não é Marketing Muitas pessoas pensam em marketing apenas como vendas e propaganda e isso não causa nenhuma surpresa; Entretanto, vendas e propaganda constituem

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO

ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO RIO BRANCO- ACRE 2013 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 1- A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO...4 2- COMUNICAÇÃO E NEGOCIAÇÃO...6 2.1 Os quatros conceitos

Leia mais

PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES?

PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES? PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES? Engajamento/comprometimento do colaborador: estado em que esse se encontra de genuíno envolvimento,

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO

MARKETING DE RELACIONAMENTO MARKETING DE RELACIONAMENTO 1 O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica

Leia mais

Aula 5 Ferramentas Estratégicas em RI. Geraldo Soares

Aula 5 Ferramentas Estratégicas em RI. Geraldo Soares Aula 5 Ferramentas Estratégicas em RI Gestão de Base Acionária Targeting Formador de Mercado Acompanhamento de Mercado com Analistas Estudos de Percepção Geraldo Soares Boas Vindas Geraldo Soares Ferramentas

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

Segmentação na gestão da comunicação e do marketing

Segmentação na gestão da comunicação e do marketing Segmentação na gestão da comunicação e do marketing Dra. Iara Silva da Silva 6º Encontro Nacional de Comunicação e Relacionamento dos Fundos de Pensão É um processo social e gerencial pelo qual indivíduos

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento

Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento Metodologia de Ensino 1) Noções de Marketing 2) Marketing de Serviço 3) Marketing de Relacionamento 1 2 1) Noções de Marketing 3 4 5 6 www.lacconcursos.com.br

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz COMO FAZER UM FLUXO DE NUTRIÇÃO DE LEADS EFICAZ Nutrir leads é a melhor maneira de manter um relacionamento próximo tanto com os atuais como com seus futuros

Leia mais

Saber muito sobre um cliente é fácil. O desafio é saber tudo sobre cada um dos seus clientes.

Saber muito sobre um cliente é fácil. O desafio é saber tudo sobre cada um dos seus clientes. Saber muito sobre um cliente é fácil. O desafio é saber tudo sobre cada um dos seus clientes. ara descobrir o comportamento de compra dos consumidores Artex, é fundamental conhecer o máximo de informações.

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

PRIAD: GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES

PRIAD: GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES PRIAD: GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES ALUNO RA: ASSINATURA: DATA: / / AS RESPOSTAS DEVERRÃO SER TOTALMENTE MANUSCRITAS Prof. Claudio Benossi Questionário: 1. Defina o que é Marketing? 2. Quais são

Leia mais

Registro e Acompanhamento de Chamados

Registro e Acompanhamento de Chamados Registro e Acompanhamento de Chamados Contatos da Central de Serviços de TI do TJPE Por telefone: (81) 2123-9500 Pela intranet: no link Central de Serviços de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet) APRESENTAÇÃO

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO PORQUE USAR?

MARKETING DE RELACIONAMENTO PORQUE USAR? MARKETING DE RELACIONAMENTO PORQUE USAR? O Marketing de Relacionamento é uma forma alternativa de contato por parte da revenda com seu público alvo. Seu objetivo maior é gerar lembrança da marca para que

Leia mais

Como criar um clube de vantagens em sua empresa

Como criar um clube de vantagens em sua empresa Como criar um clube de vantagens em sua empresa Uma publicação Introdução Atrair e reter bons funcionários no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante

Leia mais

Como u&lizar as ferramentas de marke&ng digital no relacionamento com os cooperados

Como u&lizar as ferramentas de marke&ng digital no relacionamento com os cooperados Como u&lizar as ferramentas de marke&ng digital no relacionamento com os cooperados 26 de Agosto de 2015 Belo Horizonte - MG Joe Jackson Sangalli Vidor Joe Jackson Sangalli Vidor Diretor da 2ck Marke.ng

Leia mais

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/ Continuando a série 100 motivo para implantar um CRM, veremos agora motivos referentes a BackOffice de CRM. Se você não tem a primeira parte da nossa apresentação, com os primeiros 15 motivos para implantar

Leia mais

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Copyright 2015 por Paulo Gomes Publicado originalmente por TBI All New, São Luís MA, Brasil. Editora responsável: TBI All New Capa: TBIAllNew Todos os direitos

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Portfolio de cursos TSP2

Portfolio de cursos TSP2 2013 Portfolio de cursos TSP2 J. Purcino TSP2 Treinamentos e Sistemas de Performance 01/07/2013 Como encantar e fidelizar clientes Visa mostrar aos participantes a importância do conhecimento do cliente,

Leia mais

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz;

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz; E-mail marketing, muitas vezes considerada uma forma de marketing pessoal, é uma das mais valiosas ferramentas de web marketing, uma das mais visadas e mais focada pelos marqueteiros. Vamos nos concentrar

Leia mais

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Roberto Almeida Esta estratégia compreende o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Para Aquino:Os recursos humanos das

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MARKETING

FUNDAMENTOS DE MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING Há quatro ferramentas ou elementos primários no composto de marketing: produto, preço, (ponto de) distribuição e promoção. Esses elementos, chamados de 4Ps, devem ser combinados

Leia mais

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL I INTRODUÇÃO O JOGO DE GESTÃO EMPRESARIAL é uma competição que simula a concorrência entre empresas dentro de um mercado. O jogo se baseia num modelo que abrange ao mesmo

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Nível de Serviço ... Serviço ao cliente é o resultado de todas as atividades logísticas ou do

Leia mais

Plano de Marketing. Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing

Plano de Marketing. Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing Plano de Marketing Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing 1 Plano de Marketing É o resultado de um processo de planejamento. Define o quevai ser vendido, por quanto,

Leia mais

Marketing. Aula 06. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Marketing. Aula 06. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Marketing Aula 06 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia e

Leia mais

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING Professor: Arlindo Neto Competências a serem trabalhadas GESTÃO DE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA GESTÃO COMERCIAL FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM

Leia mais

O que significa a ABNT NBR ISO 9001 para quem compra?

O que significa a ABNT NBR ISO 9001 para quem compra? 1 O que significa a ABNT NBR ISO 9001 para quem compra? (ADAPTAÇÃO REALIZADA PELO ABNT/CB-25 AO DOCUMENTO ISO, CONSOLIDANDO COMENTÁRIOS DO INMETRO E DO GRUPO DE APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO)

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos:

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos: Módulo 4. O Mercado O profissional de marketing deverá pensar sempre em uma forma de atuar no mercado para alcançar os objetivos da empresa. Teoricamente parece uma tarefa relativamente fácil, mas na realidade

Leia mais

SOLUÇÕES EM GESTÃO DE RELACIONAMENTO

SOLUÇÕES EM GESTÃO DE RELACIONAMENTO SOLUÇÕES EM GESTÃO DE RELACIONAMENTO A M2 Data Center é uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias voltadas para agregarem valor às empresas, permitindo assim um melhor posicionamento

Leia mais

Auditando processos de feedback de clientes

Auditando processos de feedback de clientes QSP Informe Reservado Nº 52 Novembro/2005 Auditando processos de feedback de clientes Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QSP. Este guindance paper foi elaborado pelo

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade III DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Canais de distribuição Canal vertical: Antigamente, os canais de distribuição eram estruturas mercadológicas verticais, em que a responsabilidade

Leia mais

Anuncie na Play! PROPOSTA COMERCIAL. Prezados,

Anuncie na Play! PROPOSTA COMERCIAL. Prezados, PROPOSTA COMERCIAL Prezados, Apresentamos a V.Sas. proposta de prestação de serviços de veiculação de anúncios publicitários na rádio Play FM, sintonizada na frequência 107,5 do dial FM dos rádios e acessada

Leia mais

Musculação e Treinamento Personalizado: Marketing Pessoal & Fidelização de Clientes

Musculação e Treinamento Personalizado: Marketing Pessoal & Fidelização de Clientes Musculação e Treinamento Personalizado: Marketing Pessoal & Fidelização de Clientes Copyright 2011 Edvaldo de Farias Prof. Edvaldo de Farias, MSc. material disponível em www.edvaldodefarias.com Minha expectativa

Leia mais

Visite o hotsite do livro: http://bit.ly/1ysv0da

Visite o hotsite do livro: http://bit.ly/1ysv0da Este ebook possui 5 dicas práticas avançadas de Facebook Ads que foram retiradas do novo livro que estamos escrevendo, chamado Facebook Marketing Avançado, que vai possuir muitas outras dicas práticas,

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais