A inovação que você esperava.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A inovação que você esperava."

Transcrição

1 PNLD Material de divulgação da Editora Moderna 2011 A inovação que você esperava. A novidade que você queria. PROJETO ARARIBÁ REIMPR_aprovado_ARARIBA_HIST_AF02.indd 3 5/3/10 6:22:58 PM

2 Novo ARARIBÁ Destaques desta edição: Infográficos valorizam temas importantes por meio da linguagem visual e textual. Atualização de textos e novas monografias. A inovação que você esperava. A novidade que você queria. O Novo Araribá História foi reformulado e atualizado, a partir de pesquisas realizadas com educadores de todo o país. Por isso, os livros estão mais próximos das necessidades de alunos e professores. Compare PNLD 2011 Infográficos favorecem o estudo e estimulam a memória visual. Novas imagens em todos os livros. Conteúdos organizados por grau de relevância. Reformulação e ampliação do programa de atividades. Oficinas Nova de seção: Ciências muito Trabalho mais práticas. em equipe. PNLD 2008 Novidade! Infográficos Destacam os temas mais importantes, enriquecem a exposição dos conceitos e tornam o aprendizado mais dinâmico. Antiga edição Araribá História 5 a série, p Novo Araribá História 6 o ano, p

3 CONHEÇA O NOVO ARARIBÁ PROJETO ARARIBÁ O Novo Araribá História estimula a participação ativa dos alunos na construção de conhecimentos que permitem compreender os acontecimentos, bem como desenvolver o pensamento crítico sobre questões da atualidade. Professor Os livros são organizados em oito unidades que têm sempre a mesma estrutura, facilitando o planejamento e a aplicação em sua aula. O Guia e Recursos Didáticos, ao final do seu livro, foi ampliado e traz elementos importantes para suas aulas, como atividades extras e textos de apoio. Não deixe de consultá-lo! Editora responsável: Maria Raquel Apolinário A História em profundidade Apresenta os acontecimentos em ordem cronológica, com aprofundamento de temas selecionados. Isso possibilita: Escolha e abordagem de conteúdos que combinam a dimensão do espaço público com aspectos da vida privada. Um trabalho sistemático com linhas do que desenvolve os conceitos de anterioridade, simultaneidade e sucessão. Análise e comparação de fontes históricas com um olhar crítico. Programa de atividades diversificado Propõe exercícios variados, organizados em ordem crescente de dificuldade, que: Organizam, esclarecem e sintetizam os conteúdos. Aplicam os conceitos estudados a novas situações, textos ou imagens. Estimulam a reflexão e a argumentação. Desenvolvem habilidades de análise e comparação de fontes históricas. Formação do senso crítico e da solidariedade Enfatiza a formação de valores e atitudes para formar cidadãos críticos e participativos. Os três eixos do trabalho com temas transversais são: Desenvolvimento da prática solidária. Valorização da pluralidade cultural. Oposição à guerra como forma de resolver conflitos. Programa de compreensão de texto Dedica atenção especial ao desenvolvimento da competência leitora, por meio de: Textos organizados, com estrutura clara e linguagem acessível. Elementos visuais que exemplificam e complementam os conteúdos dos textos. Valorização de aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos. Glossários e atividades com os termos específicos da disciplina.

4 ABERTURA DE UNIDADE As aberturas de unidade levantam conhecimentos prévios e estimulam o interesse dos alunos pelos temas que serão trabalhados. Infográficos exploram linhas do para facilitar a compreensão dos alunos. Novas aberturas de unidade em todos os livros. Guia e Recursos Didáticos Começando a unidade Perguntas e atividades de reflexão conectam os conhecimentos prévios dos alunos com o conteúdo que será estudado na unidade. Novo Araribá História 9, p Apresenta um mapa dos conteúdos e procedimentos da unidade, explicações sobre o tema e objetivos do estudo.

5 EXPOSIÇÃO DO CONTEÚDO Os temas são elaborados com linguagem acessível e apresentam os conteúdos de forma clara e organizada, facilitando a leitura e a aprendizagem. Novas imagens em todos os livros. Legendas ricas em informações auxiliam na compreensão dos temas. Fontes históricas Textos e imagens trabalham diversas fontes, indicam procedimentos de análise e favorecem a construção do conhecimento histórico. De olho no presente Esta seção transporta o tema estudado para os dias atuais e foi ampliada com questões para pesquisa e reflexão. Guia e Recursos Didáticos Glossário Amplia o repertório dos alunos com a definição de termos específicos presentes nos textos. Novo Araribá História 6, p Apresenta textos de ampliação para leitura em aula e textos teóricos para o professor aprofundar os conteúdos.

6 O programa de atividades desenvolve habilidades de síntese, interpretação, leitura de imagens e reflexão sobre os conteúdos de História. Atividades São apresentadas em ordem crescente de dificuldade. Organizar o conhecimento Questões que ajudam a sintetizar e organizar os principais conceitos estudados, auxiliando na fixação e na compreensão do conteúdo. Aplicar Atividades que estimulam a reflexão e a aplicação dos conceitos estudados a novas situações. Na linha do Atividades que desenvolvem conceitos de anterioridade, simultaneidade e sucessão. Pesquisar Propostas que estimulam a autonomia e o aprofundamento do estudo. Novas atividades práticas e de reflexão. Programa de Atividades valorizam conteúdos interdisciplinares. Novo Araribá História 9, p Ampliação dos conteúdos Algumas atividades ampliam os conhecimentos dos alunos, como nas seções Arte e história,, e. Atividades complementares Estimulam os alunos a desenvolver procedimentos de pesquisa, como montar linhas do, comparar mapas e tabelas e aplicar os conhecimentos em situações novas. Guia e Recursos Didáticos Sugestões de atividades extras contemplam os objetivos essenciais da obra e os específicos da unidade, e podem ser reproduzidas e utilizadas em sala de aula.

7 EM FOCO A seção propõe um estudo detalhado de temas relevantes por meio de fontes históricas e estabelece o diálogo entre o passado e o presente. Organização dos temas Nos 6 o e 7 o anos, os conceitos tratam, entre outros temas, de mitos e da cultura material de diversos povos. Nos 8 o e 9 o anos, o foco está em relações de trabalho e poder, direitos sociais e políticos e a morte no imaginário de uma época. Os temas transversais são: Ética Pluralidade cultural Meio ambiente Saúde Trabalho Consumo Orientação sexual Novos textos e imagens. Análise de fontes históricas Atividades estimulam o aluno a conhecer e praticar o método de investigação do historiador. Veja outros temas abordados nessa seção: Leonardo da Vinci, o homem universal. A educação na colônia. A exploração do trabalho infantil. A questão agrária no Brasil. Tumbas e pirâmides. A Bíblia dos judeus e dos cristãos. Os castelos medievais. Cangaço: uma guerra no sertão. O cotidiano dos civis durante a guerra. O futebol no Brasil da repressão. Desafios do novo milênio. A expansão imperialista na África. Os indígenas na América independente. Arte rupestre: o ser humano sensível. Questões importantes promovem a cidadania e a educação em valores. Novo Araribá História 6, p Os temas transversais são: Ética Pluralidade cultural Meio ambiente Saúde Trabalho Consumo Orientação sexual

8 A seção um texto desenvolve a competência leitora, habilidade fundamental exigida nas avaliações nacionais. Primeiros contatos Textos e imagens apresentam informações sobre o texto e o autor que os alunos irão estudar. Novos temas da atualidade. competência leitora Atividades de compreensão e reflexão Questões organizadas em ordem crescente de dificuldade focam três níveis de compreensão leitora: Obtenção de informações explícitas no texto. Interpretação de informações implícitas. Debate e reflexão sobre o conteúdo do texto. Veja outros textos abordados nessa seção: Questões sociais, econômicas e culturais estimulam o debate em sala de aula. Novo Araribá História 9, p De Anne Frank para a amiga Kitty. Diário de um adolescente que trabalha. Crianças pobres de Paris. A revolta do gladiador Espártaco. Uma alegre confusão indígena. A Declaração Universal dos Direitos do Homem. Segredos de Aleijadinho. A ditadura dos padrões de beleza. Da novela ao reality show. De Idiota Voador a Águia Solitária. Um jornalista na Revolução Russa. Por uma globalização mais humana. Transgenia em debate.

9 SEÇÃO ESPECIAL A seção Um problema estimula o olhar crítico do aluno ao expor pontos de vista divergentes sobre um assunto histórico. Novidade! Esta seção aparece com maior frequência e foi ampliada com questões que estimulam a análise e a reflexão. Textos de historiadores e de outros especialistas enriquecem o estudo. Veja outros temas abordados nessa seção: A Bíblia como fonte histórica. A escravidão na Roma antiga. Depois da escravidão, o que vem? Os números do tráfico. O início da agricultura nos Andes. Euclides da Cunha e a Guerra de Canudos. Os bandeirantes e a força de trabalho indígena. A política externa dos Estados Unidos na América Central. O movimento de 1930: revolução ou golpe? A morte de Salvador Allende. Afinal, quais foram as razões da Guerra do Paraguai? A sociedade mineira. Uma revolução conservadora. A globalização gera desemprego? O paradoxo da globalização. Infográficos são a grande novidade para facilitar o aprendizado. Novo Araribá História 7, p Questões Atividades promovem a reflexão e o debate em sala de aula.

10 As propostas de trabalho em equipe estimulam a interação em sala de aula, para garantir o aprendizado dos alunos e promover a complementação do conteúdo. Temas interessantes promovem a reflexão dos alunos. Atividades em grupo aproximam os alunos do trabalho de pesquisa do historiador. equipe Orientações passo a passo Os processos definidos para realizar o trabalho em equipe auxiliam a executar a proposta de forma organizada e funcional. Veja outras propostas dessa seção: Dramatizar um mito grego. Escrever um diário de bordo. Elaborar um mapa histórico. Redigir um manifesto. Escrever a história da minha família. Criar um folheto turístico. Escrever um cordel. Criar uma história em quadrinhos. Avaliar o trabalho Novidade! A cada duas unidades há propostas orientadas para realização de um trabalho em equipe. Novo Araribá História 8, p Os alunos são estimulados a relatar suas impressões e dificuldades durante a realização da atividade.

11 APOIO ao PROFESSOR O Guia e Recursos Didáticos apresenta uma proposta de complementação da obra, favorecendo a formação docente e a aplicação conceitual em sala de aula. Apresenta e detalha características dos exames nacionais e internacionais: Prova Brasil/ SAEB/Pisa. Páginas de atividades extras prontas para a reprodução. Informações gerais Uma reflexão sobre a disciplina. A fundamentação metodológica do projeto. Uma exposição sobre os sistemas de avaliação da educação. Recursos específicos para o trabalho de cada unidade Mapa de conteúdos. Respostas e comentários das atividades. Leituras complementares para uso em sala de aula. Sugestões de atividades que podem ser usadas como avaliação. Sugestões de livros, filmes e sites.

12 SERVIÇOS EDUCACIONAIS Apoio pedagógico Suporte oferecido por meio de diversos canais, que permite ao professor tirar dúvidas e receber orientações de trabalho. Ligue e receba mais informações. Site O site foi desenvolvido para trazer detalhes sobre os livros, além dos seguintes serviços educacionais: Eventos Palestras, oficinas e mesas-redondas realizadas por profissionais renomados da educação. Atividades e avaliações. Acesse e conheça a programação. TV Web Uma nova ferramenta educacional com transmissão de informação e conteúdo pela internet possibilita uma completa interatividade entre escolas, autores e palestrantes convidados. Vídeos e animações. A cada bimestre, transmissões e bate-papos com autores e educadores renomados permitem aos professores receber orientações de uso do material. Confira as palestras já disponíveis com Cipriano Luckesi, Nelson Bacic Olic, Chico Soares, Moacir Gadotti, Maria Luiza Abaurre e Claudemir Belintane. Cipriano Luckesi Redes sociais Acesse o perfil Araribá na internet. Confira os endereços nos sites abaixo: Textos para complementação da prática pedagógica. Inscreva-se no site e conheça a programação completa. Moacir Gadotti blog

13 6 o ano por dentro Unidade Introdução aos estudos Tema O trabalho do historiador O e a história Os idosos Unidade 5 Fenícios e hebreus Tema Fenícios: um povo de navegantes Os hebreus e a Terra Prometida A Bíblia dos judeus e dos cristãos 1 As origens do ser humano A evolução do ser humano A vida humana no Paleolítico O Neolítico e a Revolução Agrícola A Idade dos Metais O surgimento das cidades Romeu e Julieta do Neolítico Çatal Hüyük: uma cidade neolítica Arte rupestre: o ser humano sensível Uma cronologia da arte pré-histórica 6 A civilização grega Um rei para Israel A vida em Israel A origem da civilização grega A vida política na Grécia A saída do Egito Odisseu e a Guerra de Troia Sócrates e a filosofia CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2 O povoamento da América 3 Mesopotâmia, Egito e o Reino da Núbia 4 China e Índia O ser humano chega à América Como viviam os primeiros americanos O povoamento do Brasil A vida dos primeiros habitantes do Brasil Mesopotâmia: o berço da civilização Mesopotâmia: uma história de grandes impérios O Egito e o Rio Nilo A sociedade no Egito antigo A religião e a escrita O Reino da Núbia China: da formação à era Chang O cotidiano na China no período Chou O luxo da dinastia Han A antiga civilização indiana A Índia do período védico equipe 1 equipe 2 Agricultura e mudanças ambientais Cemitérios pré- em Santa Catarina O milho, da América para o mundo Uma lenda do milho Escrever a história da minha família O escriba A decifração dos hieróglifos As candaces Tumbas e pirâmides A história de Ísis e Osíris A China e suas religiões Tensões religiosas na Índia atual Tradições da cultura chinesa A rota marítima da seda Elaborar um mapa histórico 7 A civilização romana 8 A crise do Império Romano A conquista macedônica A vida cotidiana na Grécia antiga Mito e religião na Grécia A arte grega A formação de Roma A República Romana As guerras de conquista O Império Romano A sociedade e a cultura Século III: uma época de crises A ruralização da Europa A divisão do Império Romano O Império Romano do Oriente equipe 3 Mapas equipe 4 O corpo na Grécia e no mundo atual A ditadura dos padrões de beleza Dramatizar um mito grego Os letrados e os analfabetos A expansão romana Os gladiadores de Roma A revolta do gladiador Espártaco A Igreja Ortodoxa no Brasil e no mundo A mensagem do cristianismo O amor fraterno Construir um quadro cronológico

14 7 o ano por dentro Unidade 1 A formação da Europa feudal Tema Os germânicos entram no mundo romano Os germânicos e a Idade Média Os francos e o Império Cristão Arte e história A arte nos reinos germânicos Os vikings O casamento Unidade 5 O encontro entre dois mundos Tema O nascimento das monarquias nacionais A expansão marítima portuguesa A expansão marítima espanhola Palácio de Versalhes: um símbolo do absolutismo Os túneis de Copán O feudalismo na Europa A economia feudal Os castelos medievais América: terra de grandes civilizações A civilização asteca A enigmática civilização maia O ensino e a cultura na Europa feudal O castelo medieval A civilização inca As montanhas que viraram deuses CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2 Mundos além da Europa 3 Mudanças na Europa 4 Mudanças na arte e na religião A Arábia e os árabes O nascimento e a expansão do islã Economia e cultura A África dos reinos ocidentais Um reino cristão na África oriental Mudanças no campo e nas cidades As Cruzadas A formação dos Estados europeus modernos O saber e as artes Os sinais da crise: a peste negra e a grande fome As revoltas no campo e nas cidades A cultura humanista do Renascimento A arte do Renascimento A Reforma Protestante A Contrarreforma Arte e história equipe 1 equipe 2 A peregrinação a Meca A escultura de Ifé A mesquita: local de oração História dos dois que sonharam Produzir um mosaico Movimentos migratórios Os saltimbancos As cidades medievais Um modelo da cidade medieval Do livro impresso ao livro virtual Protestantes e católicos na Irlanda do Norte Leonardo da Vinci, o homem universal Leonardo da Vinci a exibição de um gênio Produzir um painel 6 Espanhóis e ingleses na América 7 O império ultramarino português 8 O Nordeste colonial A conquista espanhola A colonização espanhola na América As atividades econômicas na colônia A colonização inglesa na América Franceses e holandeses na América do Norte As conquistas portuguesas A colonização portuguesa na América A administração da América portuguesa A economia açucareira A ocupação do Nordeste pelos holandeses A vida nos engenhos Escravidão e resistência Trocas e conflitos Nem só de açúcar vivia a colônia equipe 3 Mapas equipe 4 Tenochtitlán e a Cidade do México Dois lados da política norteamericana A viagem do Mayflower O muro americano Escrever um diário de bordo O império colonial ibérico Os povos indígenas do Brasil Índios e não índios: uma história recente O Forte Orange A transposição do Rio São Francisco Os quilombos Senhores e escravos Um retrato do Brasil: Casa-grande & senzala Criar uma história em quadrinhos

15 8 o ano por dentro Unidade 1 A expansão da América portuguesa Tema A crise portuguesa no século XVII A conquista do sertão As missões jesuíticas O mito dos bandeirantes Ruínas de São Miguel A educação na colônia Unidade 5 A era de Napoleão e a independência da América espanhola Tema Napoleão Bonaparte no poder O Império Napoleônico Os americanos lutam por liberdade Ludwig van Beethoven: música e revolução Heranças coloniais na América Latina Os indígenas na América independente CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2 A época do ouro no Brasil 3 Das Revoluções Inglesas à Revolução Industrial 4 Revoluções na América e na Europa Crise e rebeliões na colônia A descoberta do ouro A exploração de ouro e diamante O crescimento do mercado interno e da vida urbana A vida cotidiana nas cidades mineiras As Revoluções Inglesas do século XVII O desenvolvimento econômico da Inglaterra A Revolução Industrial As cidades industriais e a vida operária As lutas operárias e os sindicatos A era da Ilustração A independência dos Estados Unidos A França antes da revolução O início da revolução Do terror à reação termidoriana equipe 1 Ciência e tecnologia Conceitos equipe 2 Auto representado na festa de São Lourenço Os escravos na mineração O mito Chica da Silva O Barroco mineiro Segredos de Aleijadinho Criar um folheto turístico Fontes energéticas Charles Dickens A exploração do trabalho infantil Diário de um adolescente que trabalha Benjamin Franklin, pai da pátria" Palavras da revolução Robespierre, o Incorruptível O cotidiano na França revolucionária Crianças pobres de Paris Elaborar um jornal da revolução 6 A independência do Brasil e o Primeiro Reinado 7 Revoluções na Europa e a expansão dos Estados Unidos 8 Brasil: da Regência ao Segundo Reinado México livre O Brasil sob as regras do pacto colonial A crise do antigo sistema colonial O Brasil se torna sede do reino português A independência do Brasil O Primeiro Reinado ( ) O fim do Primeiro reinado A Europa das revoluções A unificação da Itália e da Alemanha A Guerra Civil americana Propostas de transformação social Novas formas de ver o mundo O período regencial ( ) A crise do governo regencial O governo de D. Pedro II A expansão cafeeira no Brasil A abolição do tráfico negreiro Os imigrantes no Brasil Arte e história equipe 3 Conceitos Ciência e tecnologia Conceitos equipe 4 Uma alegre confusão indígena Nicolas-Antoine Taunay A independência no quadro de Pedro Américo Rio de Janeiro, a cidade da corte O bicentenário da chegada da corte ao Rio de Janeiro Elaborar um infográfico A Comuna de Paris A fotografia: da química ao digital A conquista dos direitos humanos A Declaração Universal dos Direitos do Homem A Revolução Praieira Victor Meirelles A Hospedaria dos Imigrantes A questão agrária no Brasil Transgenia em debate Realizar uma entrevista

16 9 o ano por dentro Unidade 1 A era do imperialismo Tema Segunda Revolução Industrial As novas tecnologias As metrópoles dos séculos XIX e XX Unidade 5 A era Vargas Tema A revolução de 1930 e o Governo Provisório Entre a ditadura e o governo constitucional Conceitos Arte e história O populismo brasileiro Graciliano Ramos A era dos impérios A expansão imperialista na África A ditadura do Esta Nas ondas do rádio CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2 A república chega ao Brasil 3 A Primeira Guerra e a Revolução Russa 4 A crise do capitalismo e a Segunda Guerra Mundial O surgimento da sociedade de massas Arte moderna: entre a cultura popular e a cultura erudita A questão escravista no Brasil imperial A proclamação da república no Brasil A guerra de Canudos A industrialização e o crescimento das cidades O movimento operário na Primeira República Reformas e revoltas na capital Antes da guerra A guerra e seus resultados A Rússia dos czares A revolução socialista na Rússia A arte e a cultura na Europa dos anos 1920 Os anos 1920 e a Grande Depressão Os regimes autoritários tomam conta da Europa Uma experiência dolorosa: o nazismo alemão A expansão do Eixo e a Segunda Guerra Mundial A eclosão da guerra: o avanço do Eixo O avanço dos aliados Conceitos Arte e história equipe 1 Conceitos equipe 2 Como a Europa vê a África O coronelismo A jovem Anita e a nova arte A revolta dos marinheiros Cangaço: uma guerra no sertão Viagem aos s de Lampião Escrever um cordel As sufragistas O Palácio de Inverno A guerra e a morte Um jornalista na Revolução Russa Marc Bloch O Memorial da Paz O cotidiano dos civis durante a guerra De Anne Frank para a amiga Kitty Redigir um manifesto 6 O mundo bipolar 7 Democracia e ditadura no Brasil 8 A nova ordem mundial Educação e cultura na era Vargas A Guerra Fria Indústria cultural e esportes O Estado de bem-estar social A descolonização da África Revoluções na Ásia A questão judaico-palestina Revolução e ditadura na América Latina O Brasil depois de 1945 Os anos dourados O governo João Goulart e o golpe de 1964 O fim das liberdades democráticas Repressão e abertura A redemocratização e o governo Sarney O fim da União Soviética O fim do socialismo no Leste Europeu O poderio dos Estados Unidos A globalização e seus efeitos O Brasil na nova ordem mundial Um balanço do Brasil conrâneo Conceitos equipe 3 Arte e história Conceitos equipe 4 De Idiota Voador a Águia Solitária Martin Luther King Che Guevara A resistência pacífica A televisão e o cotidiano Da novela ao reality show Elaborar uma monografia sobre a Guerra Fria A história do Palácio do Catete O Cinema Novo O futebol no Brasil da repressão A pátria de chuteiras Uma nova crise econômica mundial A reserva de cotas nas universidades Desafios do novo milênio Por uma globalização mais humana Montar um painel

17 Ensino Fundamental II 6º ao 9º ano Português Maria Raquel Apolinário Português Magda Soares Código da Coleção Código da Coleção 24974COL COL06 Matemática História Das cavernas ao terceiro milênio Edwaldo Bianchini Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota Matemática História Código da Coleção Código da Coleção 24902COL06 Matemática Imenes & Lellis Projeto Araribá Geografia Luiz Márcio Imenes e Marcelo Lellis Sonia Cunha de Souza Danelli Código da Coleção Código da Coleção 24929COL COL05 Ciências Naturais Geografia Aprendendo com o cotidiano Melhem Adas Eduardo Leite do Canto Código da Coleção 24844COL04 Código da Coleção Geografia Ciências 2011 Projeto Araribá História Uma proposta para o letramento 24799COL02 PNLD 24883COL REIMPR_aprovado_ARARIBA_HIST_AF02.indd 2 5/3/10 6:22:45 PM

Material de divulgação da Editora Moderna

Material de divulgação da Editora Moderna Material de divulgação da Editora Moderna Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

História. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo

História. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo História baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo 1 PROPOSTA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA Middle e High School 2 6 th Grade A vida na Grécia antiga: sociedade, vida cotidiana, mitos,

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA 5ª. SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º BIMESTRE

PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA 5ª. SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º BIMESTRE PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA 5ª. SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º BIMESTRE - Sistemas sociais e culturais de notação de tempo ao longo da história, - As linguagens das fontes históricas; - Os documentos escritos,

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

1º ano. I. O Surgimento do Estado e a Organização de uma Sociedade de Classes

1º ano. I. O Surgimento do Estado e a Organização de uma Sociedade de Classes Africana: África como berço da humanidade Capítulo 1: Item 1 Européia Capítulo 1: Item 2 Asiática Capítulo 1: Item 2 Americana Capítulo 1: Item 3 Arqueologia Brasileira Capítulo 1: Item 4 A paisagem e

Leia mais

1º ano. 1º Bimestre. Revolução Agrícola Capítulo 1: Item 5 Egito - política, economia, sociedade e cultura - antigo império

1º ano. 1º Bimestre. Revolução Agrícola Capítulo 1: Item 5 Egito - política, economia, sociedade e cultura - antigo império Introdução aos estudos de História - fontes históricas - periodização Pré-história - geral - Brasil As Civilizações da Antiguidade 1º ano Introdução Capítulo 1: Todos os itens Capítulo 2: Todos os itens

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA ENSINO MÉDIO ÁREA CURRICULAR: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE 1.ª CH 68 ANO 2012 COMPETÊNCIAS:. Compreender

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA 8º ANO PROFESSOR: MÁRCIO AUGUSTO

Leia mais

1º ano. A reconquista ibérica e as grandes navegações Capítulo 10: Item 2 A revolução comercial Capítulo 12: Item 3 O Novo Mundo Capítulo 10: Item 2

1º ano. A reconquista ibérica e as grandes navegações Capítulo 10: Item 2 A revolução comercial Capítulo 12: Item 3 O Novo Mundo Capítulo 10: Item 2 1º ano O absolutismo e o Estado Moderno Capítulo 12: Todos os itens A reconquista ibérica e as grandes navegações Capítulo 10: Item 2 A revolução comercial Capítulo 12: Item 3 O Novo Mundo Capítulo 10:

Leia mais

O candidato deverá demonstrar uma visão globalizante do processo transformacional

O candidato deverá demonstrar uma visão globalizante do processo transformacional CIÊNCIAS HUMANAS (HISTÓRIA/ATUALIDADES/GEOGRAFIA) O candidato deverá demonstrar uma visão globalizante do processo transformacional das sociedades através dos tempos, observando os fatores econômico, histórico,

Leia mais

Quadro de conteúdos HISTÓRIA

Quadro de conteúdos HISTÓRIA Quadro de conteúdos HISTÓRIA 1 Apresentamos, a seguir, o conteúdo a ser trabalhado em cada período do segundo ciclo do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. 6 o ano 1 A História e a humanidade 2 Sociedades

Leia mais

Introdução ao conceito de História/Tempos históricos/fonte Histórica/Periodização da História

Introdução ao conceito de História/Tempos históricos/fonte Histórica/Periodização da História Guará, 12/12/2014. Planejamento de conteúdos para o ano 2015 Professor: Otto Terra Disciplina: História 1º Ano Ens. Médio Fevereiro (02/02 a 06/02) Introdução ao conceito de História/Tempos históricos/fonte

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

1º ano CULTURA, DIVERSIDADE E SER HUMANO TRABALHO, CONSUMO E LUTAS POR DIREITOS

1º ano CULTURA, DIVERSIDADE E SER HUMANO TRABALHO, CONSUMO E LUTAS POR DIREITOS 1º ano Estudo da História Estudo da História O Brasil antes dos portugueses América antes de Colombo Povos indígenas do Brasil A colonização portuguesa A colonização europeia na América Latina Introdução:

Leia mais

1º ano. 1) Relações de Trabalho, Relações de Poder...

1º ano. 1) Relações de Trabalho, Relações de Poder... Liberdade, propriedade e exploração. A revolução agrícola e as relações comerciais. Capítulo 1: Item 5 Relações de trabalho nas sociedades indígenas brasileiras e americanas. Escravidão e servidão. Divisão

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas

Leia mais

Curso: Estudos Sociais Habilitação em História. Ementas das disciplinas: 1º Semestre

Curso: Estudos Sociais Habilitação em História. Ementas das disciplinas: 1º Semestre Curso: Estudos Sociais Habilitação em História Ementas das disciplinas: 1º Semestre Disciplina: Introdução aos estudos históricos Carga horária semestral: 80 h Ementa: O conceito de História, seus objetivos

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CIÊNCIAS HUMANAS 3º ANO FILOSOFIA FILOSOFIA NA HISTÓRIA

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA 9º ANO PROFESSOR: MÁRCIO AUGUSTO

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁs. História Oficina de História

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁs. História Oficina de História Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁs História Oficina de História 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Historia

Leia mais

Total aulas previstas

Total aulas previstas ESCOLA BÁSICA 2/3 DE MARTIM DE FREITAS Planificação Anual de História do 7º Ano Ano Lectivo 2011/2012 LISTAGEM DE CONTEÚDOS TURMA Tema 1.º Período Unidade Aulas Previas -tas INTRODUÇÃO À HISTÓRIA: DA ORIGEM

Leia mais

MATEMÁTICA Edwaldo Bianchini. Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores. Resultado: ensino com muito mais valor.

MATEMÁTICA Edwaldo Bianchini. Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores. Resultado: ensino com muito mais valor. Material de divulgação da Editora Moderna PNLD 2011 Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores. Resultado: ensino com muito mais valor. MATEMÁTICA Edwaldo Bianchini MATEMÁTICA

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA Ano Letivo de 2007

PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA Ano Letivo de 2007 PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA Ano Letivo de 2007 PROFESSOR (ES): LISETTE M. CHAVAUTY VALDES. CONCEPÇÃO DO CURSO O conhecimento do passado é a base da construção do saber histórico. Esse passado dialoga permanentemente

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Historia

Leia mais

EIXO TEMÁTICO: Dos primeiros humanos ao legado cultural do helenismo. Indicadores/ Descritores

EIXO TEMÁTICO: Dos primeiros humanos ao legado cultural do helenismo. Indicadores/ Descritores P L A N O D E E N S I N O A N O D E 2 0 1 3 ÁREA / DISCIPLINA: Ciências Humanas e suas tecnologias / História Professor(a): Joubert Cordeiro Lisboa SÉRIE: Nº DE HORAS/AULA SEMANAIS: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PROSEL/PRISE 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PROSEL/PRISE 1ª ETAPA HISTÓRIA PROSEL/PRISE 1ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I. MUNDOS DO TRABALHO COMPETÊNCIA HABILIDADES CONTEÚDO -Compreender as relações de trabalho no mundo antigo, nas sociedades pré-colombianas e no mundo medieval.

Leia mais

Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4, 8, 32, 36, 72 e 90.

Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4, 8, 32, 36, 72 e 90. porta aberta Nova edição Geografia 2º ao 5º ano O estudo das categorias lugar, paisagem e espaço tem prioridade nesta obra. 25383COL05 Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria de Educação Escola Básica Municipal Osmar Cunha

Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria de Educação Escola Básica Municipal Osmar Cunha Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria de Educação Escola Básica Municipal Osmar Cunha Disciplina: Geografia Professora: Bianca de Souza PLANEJAMENTO ANUAL 2012 8ª SÉRIE - TURMAS 83 e 84 Primeiro

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES. Análise de informação do manual. Filmes educativos

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES. Análise de informação do manual. Filmes educativos ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES 3º C.E.B. DISCIPLINA: História ANO: 8º ANO LECTIVO 2010/2011 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS AULAS PREVISTAS INSTRUMENTOS DE

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 124, Toledo PR Fone: 277-810 PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA º Ano PROFESSORAS: JESSICA ALINE

Leia mais

HISTÓRIA - 6º AO 9º ANO

HISTÓRIA - 6º AO 9º ANO A FORMAÇÃO DO CURRÍCULO DA REDE O solicitou-nos uma base para colocar em discussão com os professores de história da rede de São Roque. O ponto de partida foi a grade curricular formulada em 2008 pelos

Leia mais

o declínio do poder dos senhores feudais e as monarquias nacionais... 14

o declínio do poder dos senhores feudais e as monarquias nacionais... 14 SuMÁRIo UNIDADE I O ADVENTO DO MUNDO MODERNO: POLÍTICA E CULTURA... 12 Capítulo 1 o declínio do poder dos senhores feudais e as monarquias nacionais... 14 A fragmentação do poder na sociedade feudal...

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo em Movimento do DISTRITO FEDERAL. Geografia Leituras e Interação

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo em Movimento do DISTRITO FEDERAL. Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo em Movimento do DISTRITO FEDERAL Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta útil à análise e

Leia mais

HISTÓRIA-2009 2ª FASE 2009

HISTÓRIA-2009 2ª FASE 2009 Questão 01 UFBA - -2009 2ª FASE 2009 Na Época Medieval, tanto no Oriente Médio, quanto no norte da África e na Península Ibérica, muçulmanos e judeus conviviam em relativa paz, fazendo comércio e expressando,

Leia mais

UFPI- Colégio Técnico de Teresina. Curso: Ensino Médio. Disciplina: História - Série: 2º ano. Profª Msc. Julinete Vieira Castelo Branco

UFPI- Colégio Técnico de Teresina. Curso: Ensino Médio. Disciplina: História - Série: 2º ano. Profª Msc. Julinete Vieira Castelo Branco UFPI- Colégio Técnico de Teresina Curso: Ensino Médio Disciplina: História - Série: 2º ano Profª Msc. Julinete Vieira Castelo Branco PLANEJAMENTO/2015 Apresentação: A história, enquanto ciência, corresponde

Leia mais

Sumário. A História: passado e presente 9. A África Antiga 51. Origens da humanidade 23. O Antigo Oriente Próximo 83

Sumário. A História: passado e presente 9. A África Antiga 51. Origens da humanidade 23. O Antigo Oriente Próximo 83 História Sumários Sumário 1 2 A História: passado e presente 9 1 O que é a história? 10 2 Como se faz história? 14 História em rede 20 Origens da humanidade 23 3 A origem e a expansão do ser humano 24

Leia mais

A inovação que você esperava.

A inovação que você esperava. PNLD Material de divulgação da Editora Moderna 2011 A inovação que você esperava. A novidade que você queria. PROJETO ARARIBÁ REIMPR_aprovado_ARARIBA_GEO_AF02.indd 3 5/3/10 6:21:01 PM Novo ARARIBÁ Destaques

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Colégio Estadual João Ferreira Neves Ensino Fundamental e Médio. Plano de Trabalho Docente PTD 2014

Colégio Estadual João Ferreira Neves Ensino Fundamental e Médio. Plano de Trabalho Docente PTD 2014 Colégio Estadual João Ferreira Neves Ensino Fundamental e Médio Plano de Trabalho Docente PTD 2014 Professora: Marcela Szymanski Disciplina: História Série: 7º B, E 1º Trimestre. Conteúdo Estruturante

Leia mais

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Tema: Consciência Negra Público-alvo: O projeto é destinado a alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais Duração: Um mês Justificativa:

Leia mais

3.360 H/AULA (*) CURRÍCULO PLENO/

3.360 H/AULA (*) CURRÍCULO PLENO/ MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: HISTÓRIA LICENCIATURA PLENA SERIADO ANUAL 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 05 (CINCO)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 221, DE 26 DE JULHO DE 2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 221, DE 26 DE JULHO DE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 221, DE 26 DE JULHO DE 2011 O Presidente, Substituto, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

Cidade e desigualdades socioespaciais.

Cidade e desigualdades socioespaciais. Centro de Educação Integrada 3º ANO GEOGRAFIA DO BRASIL A Produção do Espaço Geográfico no Brasil nas economias colonial e primário exportadora. Brasil: O Espaço Industrial e impactos ambientais. O espaço

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde. Departamento de Ciências Humanas e Sociais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde. Departamento de Ciências Humanas e Sociais HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Distribuição dos tempos letivos disponíveis para o 5 º ano de escolaridade 1º Período 2º Período 3º Período *Início:15-21 de setembro 2015 *Fim:17 dezembro 2015 *Início:4

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA

PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA SÉRIE: 8º ANO PROFESSORA: ROSI MAGDA

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

MONITORIA SEMIPRESENCIAL NA MODALIDADE REMUNERADA PEDAGOGIA

MONITORIA SEMIPRESENCIAL NA MODALIDADE REMUNERADA PEDAGOGIA ANEXO II - EDITAL Nº. 16/2011 PERÍODO: 2012/01 INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES - ICHLA MONITORIA SEMIPRESENCIAL NA MODALIDADE REMUNERADA PEDAGOGIA VAGAS DIA CARGA História da Educação 01

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR:

ESTRUTURA CURRICULAR: ESTRUTURA CURRICULAR: Definição dos Componentes Curriculares Os componentes curriculares do Eixo 1 Conhecimentos Científico-culturais articula conhecimentos específicos da área de história que norteiam

Leia mais

Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico História e Geografia de Portugal 2º Ciclo Ano Lectivo 2007/2008

Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico História e Geografia de Portugal 2º Ciclo Ano Lectivo 2007/2008 Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico História e Geografia de Portugal 2º Ciclo Ano Lectivo 2007/2008 Conteúdos Ano Lectivo Período Lectivo Tema A-A península Ibérica: dos primeiros povos à formação

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PROSEL/PRISE 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PROSEL/PRISE 1ª ETAPA HISTÓRIA PROSEL/PRISE 1ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS HABILIDADES/ COMPETÊNCIAS TEMAS/ CONTEÚDO - Compreender a diversidade do trabalho em sociedades que se baseiam nas relações sociais compulsórias e nas de

Leia mais

MELHEN ADAS. SERGIO ADAsExpedições Geográficas Editora mmoderna Projeto ARARIBÁ, editora Moderna.

MELHEN ADAS. SERGIO ADAsExpedições Geográficas Editora mmoderna Projeto ARARIBÁ, editora Moderna. PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) Professor (a) Osmarina Disciplina :GEOGRAFIA Ano:8 ANOB Período:2014 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDO BÁSICO CONTEÚDOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar HISTÓRIA

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar HISTÓRIA Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar HISTÓRIA A proposta A proposta do material didático para a área de História privilegia as novas tendências do estudo da História dando mais

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE EFM.

COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE EFM. COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE EFM. PLANO DE TRABALHO DOCENTE - 2012 Professora: Ana Claudia Martins Ribas Disciplina: História - 8º ano -Fundamental 1º BIMESTRE Conteúdos Básicos: -Povos, Movimentos e

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. De acordo a LDB 9394/96 o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a Educação básica.

ENSINO FUNDAMENTAL. De acordo a LDB 9394/96 o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a Educação básica. ENSINO FUNDAMENTAL De acordo a LDB 9394/96 o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a Educação básica. Art. 32 "o Ensino Fundamental, com duração mínima de oito

Leia mais

CARDOSO, Ciro Flamarion S. Sociedades do antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1986. p. 56.

CARDOSO, Ciro Flamarion S. Sociedades do antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1986. p. 56. Disciplina: HISTÓRIA Nome: Nº: Ensino Fundamental 2 Prova: P - TARDE Código da Prova: 1206205770 Data: / /2012 Ano: 6º Bimestre: 2º NOTA: Algumas dicas para fazer uma boa prova: 1 - Leia a prova na íntegra

Leia mais

SÃO PAULO: UM PASSEIO HISTÓRICO PELA MINHA CIDADE

SÃO PAULO: UM PASSEIO HISTÓRICO PELA MINHA CIDADE SÃO PAULO: UM PASSEIO HISTÓRICO PELA MINHA CIDADE Escola Estadual Dr. Luís Arrôbas Martins Sala 11 / Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): Maria Lucia de O C Queirolo Josilene de L Sinezio Realização:

Leia mais

Os aparelhos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) se tornaram

Os aparelhos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) se tornaram GPS Os aparelhos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) se tornaram ferramentas importantes para nos localizarmos com mais facilidade. Agora imagine que você pudesse ter um GPS que, além de lhe fornecer

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: HISTÓRIA Período: Anual Professor: INÊS PEREIRA Série e segmento: 1º ENSINO MÉDIO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE Respeitar e entender a importância do patrimônio

Leia mais

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL)

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) Resumo A série apresenta a formação dos Estados europeus por meio da simbologia das cores de suas bandeiras. Uniões e cisões políticas ocorridas ao longo

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2008. Disciplinas Teórica Prática Estágio Total. 1º Período

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2008. Disciplinas Teórica Prática Estágio Total. 1º Período MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG. CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS (SP) Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA Série

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOAQUIM ARAÚJO MATRIZ DOS EXAMES DE HISTÓRIA CURSOS VOCACIONAIS DE DESIGN DE MODA e HORTOFLORICULTURA E JARDINAGEM

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOAQUIM ARAÚJO MATRIZ DOS EXAMES DE HISTÓRIA CURSOS VOCACIONAIS DE DESIGN DE MODA e HORTOFLORICULTURA E JARDINAGEM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOAQUIM ARAÚJO MATRIZ DOS EXAMES DE HISTÓRIA CURSOS VOCACIONAIS DE DESIGN DE MODA e HORTOFLORICULTURA E JARDINAGEM Duração da Prova: 45 minutos (cada módulo) Módulos Categorias/Conteúdos

Leia mais

CETEB. A adolescência e o ensino da língua inglesa 60. A aprendizagem criativa e o prazer de aprender 45. A comunicação em sala de aula 300

CETEB. A adolescência e o ensino da língua inglesa 60. A aprendizagem criativa e o prazer de aprender 45. A comunicação em sala de aula 300 Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Gestão dos Profissionais da Educação Coordenação de Administração de Pessoas Instituição CETEB A adolescência e o ensino da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:

Leia mais

ASSESSORIA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO DE PALESTRAS E OFICINAS

ASSESSORIA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO DE PALESTRAS E OFICINAS Dificuldades de Palestra EF e EM Todas Conscientizar sobre as dificuldades de aprendizagem aprendizagem que podem ser manifestadas pelos alunos numa sala de aula e sugerir ações de encaminhamento, conforme

Leia mais

CURSO DE HISTÓRIA: EMENTAS DAS DISCIPLINAS NÍVEL I

CURSO DE HISTÓRIA: EMENTAS DAS DISCIPLINAS NÍVEL I CURSO DE HISTÓRIA: EMENTAS DAS DISCIPLINAS NÍVEL I 15201-04 Introdução ao Estudo da História Introdução ao estudo da constituição da História como campo de conhecimento, ao longo dos séculos XIX e XX,

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia I nvestigativa Escolha de uma situação inicial: Adequado ao plano de trabalho geral; Caráter produtivo (questionamentos); Recursos (materiais/

Leia mais

REVOLUÇÃO FRANCESA 1789-1799

REVOLUÇÃO FRANCESA 1789-1799 REVOLUÇÃO FRANCESA 1789-1799 À procura de solução para a crise: 1787 Luís XVI convocação dos conselheiros para criação de novos impostos Acabar com a isenção fiscal do Primeiro e Segundo Estados CONSEQUÊNCIA

Leia mais

O Inventor. - Devido à extensão desse Projeto, ficarão a cargo de cada professor adequar as sugestões dadas à sua realidade escolar.

O Inventor. - Devido à extensão desse Projeto, ficarão a cargo de cada professor adequar as sugestões dadas à sua realidade escolar. O Inventor 1) Introdução Quem é um inventor? Aquela pessoa que cria ou descobre fórmulas diferentes ou objetos novos para a solução de problemas? Ou pessoas comuns, como eu e você, que conseguem viver

Leia mais

Leitura e Literatura

Leitura e Literatura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICAB Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação BásicaB Leitura e Literatura Dia e Semana Nacional da Leitura

Leia mais

Curso: Serviço Social

Curso: Serviço Social PLANO DE DISCIPLINA Curso: Serviço Social Coordenação: Naiara Magalhães Professor : Manoel Jaime Filho Disciplina: História da Formação Social e Econômica do Brasil Período: 1º Semestre/2014 Carga Horária:

Leia mais

Portal de conteúdos Linha Direta

Portal de conteúdos Linha Direta Portal de conteúdos Linha Direta Tecnologias Educacionais PROMOVEM SÃO Ferramentas Recursos USADAS EM SALA DE AULA PARA APRENDIZADO SÃO: Facilitadoras Incentivadoras SERVEM Necessárias Pesquisa Facilitar

Leia mais

AULA 05. Profª Matilde Flório EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PMSP-DOT- 2008

AULA 05. Profª Matilde Flório EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PMSP-DOT- 2008 AULA 05 Profª Matilde Flório EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PMSP-DOT- 2008 FÁBRICA DE IDÉIAS PEDAGÓGICAS CONCURSO PMSP FUND II 2011 (em parceria com a APROFEM e o Jornal dos Concursos)

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2 Aula 1.1 Conteúdo O que é História I? 3 Habilidade Compreender o estudo da História

Leia mais

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Metodologia Científica 60 horas História da Educação 60 horas Sociologia da Educação I 60 horas Filosofia

Leia mais

Economia e Sociedade Açucareira. Alan

Economia e Sociedade Açucareira. Alan Economia e Sociedade Açucareira Alan Características coloniais gerais Colônia de exploração Existência de Pacto Colonial Monopólio Economia de exportação de produtos tropicais Natureza predatória extrativista,

Leia mais

Nota à 14 a Edição... 11 Introdução... 13

Nota à 14 a Edição... 11 Introdução... 13 sumário Nota à 14 a Edição................................................ 11 Introdução..................................................... 13 1. As Causas da Expansão Marítima e a Chegada dos Portugueses

Leia mais

Com base nesse artigo e nos conhecimentos sobre a História da América, RESPONDA:

Com base nesse artigo e nos conhecimentos sobre a História da América, RESPONDA: PROCESSO SELETIVO/2006 3 O DIA CADERNO 8 1 HISTÓRIA QUESTÕES DE 01 A 05 01. A base naval norte-americana de Guantanamo tem estado em evidência nos últimos anos. Trata-se de uma área de 117,6 quilômetros

Leia mais

A história da Igreja e sua problemática A história da Igreja na Idade Antiga

A história da Igreja e sua problemática A história da Igreja na Idade Antiga SUMÁRIO Introdução... 11 A história da Igreja e sua problemática... 17 A. Alguns pressupostos e indicações básicos antes de começar o caminho... 17 Trata-se de um ramo da ciência histórica ou da ciência

Leia mais

Orientação Geral. Expansão Marítima e Comercial: a crise do feudalismo a partir do século XIII

Orientação Geral. Expansão Marítima e Comercial: a crise do feudalismo a partir do século XIII Orientação Geral Objetivos Este programa enfatiza a articulação do evento histórico com o processo geral de desenvolvimento das sociedades. O candidato deve saber: Analisar as instâncias econômicas, políticas

Leia mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR GEOGRAFIA

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR GEOGRAFIA Fundamentos teóricos da disciplina PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR GEOGRAFIA O ensino da Geografia leva o educando a perceber que as relações sociais e as relações do homem com a natureza estão projetadas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 05/12 CAEPE

RESOLUÇÃO Nº 05/12 CAEPE RESOLUÇÃO Nº 05/12 CAEPE REVOGA A PORTARIA N.º 26/10 E DISPÕE SOBRE AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES DA FACULDADE DE TECNOLOGIA TECBRASIL FTECBRASIL O de Conselho de Administração,

Leia mais

Educação infantil EdiçõEs sm Projeto Educativo sm Educativo Ensino Fundamental i 1º ao 5º ano vida es da América Eir Sabor ação é Eix

Educação infantil EdiçõEs sm Projeto Educativo sm Educativo Ensino Fundamental i 1º ao 5º ano vida es da América Eir Sabor ação é Eix PROjEtO Educativo sm A FunDAçãO SM e o Projeto Educativo sm ilustração do livro Sabores da América ArG MEx CoL dom Pri PEr CHL BrA EsP Países onde a Fundação sm e a sm atuam: Argentina, Brasil, Chile,

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Planejamento. Ensino fundamental I 5 o ano. história Unidade 1. Ético Sistema de Ensino Planejamento Ensino fundamental I

Planejamento. Ensino fundamental I 5 o ano. história Unidade 1. Ético Sistema de Ensino Planejamento Ensino fundamental I história Unidade 1 A vinda da família real portuguesa para o Brasil Os desdobramentos sociais, políticos e econômicos da independência do Brasil Os aspectos históricos do início do Império brasileiro O

Leia mais

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº Ano Data: Professor: Piero/ Thales Nota: (valor 2,0) 2º semestre a) Introdução Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO 1º N1 1. Espaços e Práticas Culturais 40h N1 2. Oficina de Artes Visuais 80h N1 3. Prática de Leitura e escrita 80h

Leia mais

A divulgação desta apresentação por Cd-Rom e no Web site do programa Educação do Instituto do Banco Mundial e feita com a autorização do autor.

A divulgação desta apresentação por Cd-Rom e no Web site do programa Educação do Instituto do Banco Mundial e feita com a autorização do autor. A divulgação desta apresentação por Cd-Rom e no Web site do programa Educação do Instituto do Banco Mundial e feita com a autorização do autor. A ESCOLA PRECISA SER VISTA COMO UMA UNIDADE FUNDAMENTAL PARA

Leia mais