Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1 Apresentação Com o avanço das tecnologias de informação e comunicação e o crescimento vertiginoso das redes sociais nos últimos anos, se observa a participação interativa como a característica mais marcante dos (novos) consumidores da Geração Y, conectados em rede, com acesso quase ilimitado à informação e elevado poder de decisão. Por isso, é preciso pensar a emergência de novas formas de produção de comunicação publicitária no mundo das redes sociais virtuais que ofereça condições de um diálogo eficiente entre os centros produtores de publicidade e os atores sociais. O advento da Web 2.0 e das redes sociais virtuais (ou on-line) muda radicalmente a relação dos novos consumidores brasileiros com as marcas e a comunicação das marcas com os novos consumidores brasileiros a partir do início do Século XXI. A comunicação publicitária evolui dos modelos um a um e um a muitos para o modelo de muitos a muitos, tendo que incorporar um elemento ao qual está pouco acostumada até agora: a comunicação entre consumidores, tendo a marca como suporte, e não apenas a comunicação com os consumidores, tendo a marca como um veículo de interação entre a empresa e seus mercados.

2 Web site Político Já faz muito tempo que a Internet deixou de ser um ambiente alternativo, onde apenas estudantes e curiosos navegavam. Hoje ela é o principal canal de comunicação entre o político e eleitor. As pessoas não têm mais tempo para receber informação publicitária nos diversos meios. A maioria também não quer. É justamente aqui que a web se encaixa como uma luva. Ela permite que o cliente busque a informação específica que procura. Neste processo, ele pode chegar até você e seu produto ou serviço. Os sites de hoje tem uma importante função para a empresa: eles são a imagem institucional do negócio no meio virtual, político e pessoal, que vai para o Brasil e o mundo. Ou seja, é importante que o visitante saiba um pouco da sua história dos propósitos políticos, e de carreira e perspectiva, quais seus objetivos com a comunidade, projetos e tec. Um bom site tem que mostrar tudo isto de forma objetiva. Um site na Internet, sabiamente divulgado nos instrumentos de busca, é um poderoso instrumento para atingir um eleitor típico: o internauta. Expor e divulgar a imagem do candidato, fornecendo para correspondência eletrônica, pode-se atingir esse eleitor, oferecendo algum diferencial que atraia a atenção, como um livro gratuito, um brinde para quem responder a um formulário de pesquisa ou algo assim, dentro do espírito e da capacidade financeira da campanha. Parcerias com outros sites, para divulgação, irão ampliar o alcance. Tratando-se de um trabalho especializado, Iremos alimentá-lo com constantes novidades para torná-lo atrativo. Além disso, deve ser prático, permitindo uma navegação rápida, com total interação com o internauta. O site poderá ser usado como instrumento de pesquisa, com formulários para que os visitantes respondam perguntas simples, mas que fornecerão importantes subsídios que nortearão os rumos da campanha.finalmente, divulgar esse endereço em todos os "santinhos" e propagandas impressas para estimular as visitas. Alguns modelos, que o candidato poderá escolher, são alguns de milhares de templaste que o candidato poderá escolher para ser modificado conforme necessidade!

3

4

5

6 Fórum de Discução O fórum de discuto vai junto com o site, para melhor interação com o visitante, no caso o futuro eleitor, o fórum visa gerar discuções positivas do candidatado, sendo todo conteúdo filtrado por um agente, pois não pode deixar passar comentários maldosos. E uma ótima ferramenta para expor ideias ou abrir um assunto para determinada situação ou necessidade da cidade, integrando assim com o cadastro que o visitante tem que fazer para acessar o sistema, gerando um banco de dados com nome do candidato. Um contato direto sem forçar a entrada na mídia.

7 O que é uma Fan Page? Segundo o Facebook, uma Fan Page é uma interface específica para a divulgação de uma empresa, marca, banda, etc. Ao realizar a criação é possível escolher o objetivo dela, conseguindo assim melhor segmentação do público que deseja alcançar. Com o objetivo de disponibilizar um recurso de interação e comunicação voltado especificamente para a divulgação de marcas, produtos, empresas, bandas, entre outros, o Facebook criou a Fan Page. A Fan Page é, em essência, uma página do Facebook que pode ser seguida pelos usuários e interessados em determinada marca ou empresa, oferecendo uma estratégia de marketing digital eficiente e de baixo custo. Como qualquer outra mídia social, o sucesso da Fan Page depende do engajamento dos usuários perante a marca ou empresa. Isso depende de um bom planejamento em mídias sociais realizado com muita competência. Por ser uma rede social relativamente nova e com funcionalidades diferentes das mais populares nos últimos anos, um grande erro praticado pelas empresas ao utilizar essa rede social é construir um perfil de pessoa para relacionar-se com seus consumidores. Entretanto o Facebook possui uma infraestrutura apenas para empresas ou marcas garantirem uma presença adequada na rede social. Ela é chamada de Fan Page.

8 Sistema de cadastro de eleitores e construção de Banco de Dados com Informações Pessoais dos Eleitores Será feito um cadastro de eleitores em potencial baseado em busca na midia, e junto ao sistema de torpedo inteligente. Gerando assim um bando de dados com perfil e contato dos eleitores. Possibilidade aproveitar este banco para : -Possibilidade de geração de Etiquetas para envio correio -Envio de marketing -Envio de SMS para Celular -Envio de Torpedo de Voz Rastreamento e Gerenciamento de Perfis de Postagens nas Mídias Sociais MONITORAMENTO DE REDES SOCIAIS: Muito mais que uma análise de monitoramento de Redes Sociais é uma das áreas que surgiu com a explosão dos ambientes virtuais para uso comercial. Os principais objetivos são: mensurar, qualificar, quantificar, traçar perfis de usuários, identificar possibilidades de ações dentro dos ambientes virtuais e prever crises e danos às marcas. Este campo ganhou destaque no último ano e tem expectativa de ser o carro chefe de agências digitais por conseguir traduzir sonhos, desejos, insatisfações e problemas dos usuários para o mundo real, além de propor e sugerir formas de amenizar o impacto negativo de uma marca. Como defendem Gommans, Krishnam et all, um consumidor, por exemplo, que esteja satisfeito e que se identifique com um conceito, ou com valores de uma organização, tende a ser mais fiel à marca do que um cliente que adquire um determinado produto ou serviço por outras razões, tais como preço, oportunidade ou simplesmente curiosidade. A internet potencializa este fenômeno uma vez que o consumidor tem à disposição um grande volume de informações que pode engajar

9 admiradores e influenciar na tomada de decisão. (GOMMANS, KRISHNAN et all, 2001). Há muito anos, a televisão é o meio de comunicação mais utilizada em campanhas eleitorais. Porém, com o crescimento exorbitante da internet e a popularidade das mídias sociais, a web tornou-se uma nova ferramenta de comunicação para as batalhas eleitorais. Através da utilização de plataformas como blogs, Facebook, Twitter, Flickr, Youtube, Orkut, dentre outras mídias sociais. Assumindo assim, um papel fundamental no meio político e representando esse movimento de expansividade da informação. As mídias sociais na política ganharam grande notoriedade com a campanha digital do presidente dos EUA Barack Obama. Tornando-se um ícone de popularidade não apenas nos Estados Unidos como no mundo todo e mostrando o poder que as mídias sociais possuem. Para se ter uma idéia, no período das eleições dos EUA com a disputa da Presidência entre Barack Obama e Jonh McCain, os dois possuíam contas em diversas mídias sociais, porém um fator que resultou na popularidade foi à verdadeira utilização e objetivo de usá-las. Obama possuía 130 mil seguidores no Twitter (esse número com certeza deve ter aumentado), sendo que, possuía atualizações diárias; o perfil de Barack no Youtube possuía cerca de vídeos postados, 14 milhões de visualizações em apenas um vídeo no Youtube; um grupo no Facebook com 2,3 milhões de membros; no Flickr a maior parte das fotos de seu perfil não era realizada por profissionais, mas sim fotografadas por eleitores voluntários. Já Jonh McCain, possuía menos de 5 mil de seguidores, sem atualizações diárias no Twitter; no Youtube pouco mais de 330 vídeos postados e poucas visualizações, no Flickr e Facebook não possuía perfis. E mais, Obama criou uma rede social (mybarackobama.com) onde os eleitores pudessem criar seus próprios blogs para discurso, enviar recomendações, criar mini-sites para arrecadações de ações e organizar eventos.

10 Aqui no Brasil, os políticos brasileiros estão aos poucos se inserindo nas mídias sociais. No Politweets, encontram-se verdadeiros perfis de políticos brasileiros no Twitter. Com, 17 senadores, 47 deputados federais, 11 deputados estaduais, 01 governador e 46 vereadores. Apenas um senador, Aloízio Mercadante é que dá ênfase em sua página a outras mídias sociais, como: Facebook, YouTube, Twitter, Flickr, RSS, Slideshare e até Orkut. Assim como nos EUA que se teve um exemplo claro de que estar inserido em mídia sociais apenas para fazer números ou estar na moda não faz diferença nenhuma a vida política, que não bastam iniciativas isoladas para ouvir a população. É necessário além de ouvir, dar satisfações, mostrar resultados, dialogar com os eleitores, para que haja de verdade um acompanhamento de uma comunicação contínua em ambas as partes. Envio de SMS em Massa O SMS Marketing através de campanhas é utilizado por empresas que pretendem realizar ações de marketing com baixo custo de investimento, ampliar seu leque de ferramentas de publicidade e aumentar a clientela. Através do Mobile Pronto é possível realizar o gerenciamento e envio de mensagens de texto via SMS em massa com o objetivo de concretizar ações de SMS Marketing internas/externas a empresa via um sistema online inteligente e simples de ser utilizado. O Mobile Pronto foi desenvolvido e projetado para setores de marketing e agências de publicidade/comunicação. Nosso sistema garante ao seu negócio uma extensão do portfólio de seus serviços e inclusão do SMS Marketing como mais um canal de mídia. Segundo o IBGE, em uma pesquisa realizada cinco anos atrás, o Brasil possuía 56 milhões de pessoas que tinham acesso à telefonia móvel. As vendas de celulares e aparelhos de telefonia móvel com conexão à Internet cresceram 42% nesses últimos anos, comparadas à taxa de 22% na compra desktops e laptops. Hoje, no mercado nacional beiramos a faixa de quase 190 milhões de celulares, a proporção é de praticamente um celular para cada habitante. Além disso, mais de quarenta milhões (42.1%) desses usuários utilizam o SMS regularmente e as taxas de crescimento do setor crescem dia-a-dia.

11 IDÉIAS PARA REALIZAR CAMPANHAS DE SMS MARKETING Promoções e Campanhas de Venda via SMS Tente sempre manter a comunicação direta como eleitorado. A utilização do SMS é uma excelente forma de informá-los sobre o candidato proposta ou eventos.. Utilizando o Mobile Pronto e seus sistemas, você pode importar a sua base de contatos através de um arquivo texto.csv enviando assim para varios eleitores de uma só vez SMS Marketing Viral Você já possui uma rede de contatos e gostaria de aumentá-la sem muitos sacrifícios? Por que não deixar seus próprios contatos trabalharem para você? Quando estiver desenvolvendo o conteúdo para sua mensagem de texto via SMS, não deixar de pedir para os seus destinatários convidarem os amigos, familiares e conhecidos para evento proposto ou campanha. Durante a ocasião peça para a lista de convidados também preencher um pequeno formulário com algumas formas de contato, incluindo o número celular e um campo autorizando o envio de mensagens via SMS. Uma forma mais simples ainda é pedir para eles passarem a mensagem adiante para seus colegas e familiares, etc. Newsletter agregado ao SMS Hoje em dia a maioria dos telefones celulares já possuem acesso à internet com web browsers integrados. Além do fato de você poder adiantar aos eleitores os principais tópicos da sua newsletter, você poderá incluir um link para o acesso instantâneo e visualização do conteúdo via o celular. SMS Marketing vs. Eleitor VIP Todos os eleitores são importantes para o candidato, porém alguns por determinadas razões podem se tornar eleitores especiais, seja por fidelidade ou por simpatia. Garantir a essas determinadas pessoas ofertas e eventos exclusivos é uma excelente estratégia de fidelização para a campanha eleitoral. Mantenha sempre um grupo destinatário específico para esse tipo de público-alvo e tenha certeza de que eles estão recebendo textos distintos para preservação do relacionamento..

12 Torpedo de voz Inteligente 9 mil chamadas coleta de dados TORPEDO DE VOZ ELEITORAL ASSOCIADO À PESQUISA ONLINE DE INTENÇÃO DE VOTO A plataforma inteligente para campanhas políticas que unifica a distribuição em massa de mensagens telefônicas com um sistema de pesquisa online capaz de obter milhões de respostas instantâneas a partir do teclado dos aparelhos. O sistema permite que os coordenadores de campanha distribuam torpedos de voz com mensagens eleitorais personalizadas utilizando a voz do próprio candidato. Além de informar o eleitor sobre as plataformas de campanha do candidato, o sistema pode oferecer opções de resposta, via teclado, que sevem para medir os níveis de aceitação da candidatura junto à base de telefones cadastrados, ou até para identificar grandes contingentes de pessoas interessadas em atuar como cabos eleitorais. Mobilização de Militância O modelo de funcionamento do Digito Toque é simples. Após definir uma região geográfica e quantos eleitores a serem atingidos, a coordenação da campanha entrega a mensagem de voz a ser massificada. Um exemplo prático seria o de uma campanha para mobilizar cabos eleitorais. Após se apresentar ao eleitor e informar seu número eleitoral, a gravação solicita que o usuário responda sim ou não para a candidatura, a partir de uma opção de teclado. No caso de resposta sim, a gravação pode ir além e perguntar se o receptor tem interesse em ajudar na campanha ou ate mesmo redirecionar o mesmo se caso existir a central de atendimento e marketing. De posse destas respostas, a coordenação da campanha consegue não só avaliar a aceitação do candidato junto á base em questão, mas também redefinir estratégias,

13 também personalizadas, para reverter os votos não da base pesquisada, além de estreitar a comunicação com os eleitores que demonstrarem interesse em atuar como cabos eleitorais. A plataforma Digito Toque permite também a integração dos torpedos de voz com o website da campanha. Neste caso, ao cadastrar seu número de telefone no site, o eleitor passa a receber torpedos regulares com informações sobre a campanha. Este modelo de integração é altamente útil também para a organização e coordenação da militância eleitoral, através de uma comunicação estreita e atualizada com os cabos eleitorais cadastrados. Além do custo reduzido (um dos mais baixos do mercado para campanhas de grande massa), a solução Digito Toque tem a vantagem de ser totalmente compatível com as legislações eleitoral e de telemarketing direto, oferecendo também uma grande massa crítica sobre o resultado das campanhas. Torpedo de voz 22 mil torpedo 28 segundos Gravação E um sistema de Torpedo mais direcional, com o propósito de passar uma mensagem do candidato a seus eleitores, como é um torpedo com custo menor, poderá ser repetido durante toda a campanha eleitoral, claro cada um com seu objetivo, sendo informar um evento ou ate mesmo uma mensagem do projeto social. Alguns fatores que devem ser considerados: 1) Área de envios das mensagens. 2) Data dos envios e intervalo entre novos envios 3) Conteúdo da mensagem 4) Qualidade da gravação 5) Verba disponível

14 Os envios terão uma maior eficiência se enviados em quatro momentos principais: 1) INICIO DA CAMPANHA ELEITORAL, serve principalmente como um lançamento, mostrando que é candidato e sua proposta simplificada. 2) COMÍCIOS,, caso o candidato participe de comícios enviar convite para os eleitores participarem informado data e horário. 3) REFORÇO,, enviado com uma diferença de tempo de pelo menos 30 dias do inicio da campanha e serve para relembrar e fixar a candidatura. 4) CONSOLIDAÇÃO,, enviado mais próximo do pleito e serve para uma consolidação do candidato e fixação do seu número. Os envios múltiplos,com espaços de tempo entre eles, terão um maior impacto, no entanto, dependendo do momento da campanha, recursos disponíveis e estratégia eleitoral. Envios únicos ou envios extras para um esclarecimento adicional ou uma alteração de proposta, também podem ser utilizados com bons retornos. Os áudios podem ser diferentes tanto para cada momento como também para cada região. Por exemplo, se for para uma região onde o candidato é conhecido um áudio com um aviso que é candidato e para regiões onde não é tão conhecido com ênfase na sua proposta e realizações, se já estiver num segundo ou terceiro mandato. A qualidade do texto, dicção, entonação e boa gravação, são fatores importantes para se atingir resultados melhores. O uso de música deve ser evitado ou apenas utilizado em intervalos entre falas ou no final, uma vez que por telefone a união de voz e musica compromete a integibilidade da mensagem, bem como a atenção do ouvinte. O candidato pode utilizar um locutor caso não possa garantir os fatores descritos, mas sempre tendo preferência por sua própria voz para criar um vinculo mais pessoal. O conteúdo deve sempre conter o nome do candidato, número do candidato (para envios mais próximos da eleição ) e sua proposta ou slogan, mesmo que bem resumidos e deve ser coerente com seu marketing eleitoral, seu site e outros meios utilizados na campanha.

15 A voz tem o poder de levar emoção na mensagem, diferente torpedos de texto ( sms ) que são frios e curtos. O uso dessa força emotiva da voz pode ser utilizada para estabelecer uma ligação de proximidade com o eleitorado. Gravar a mensagem de uma forma que se torne mais uma ligação do candidato para o eleitor que uma publicidade de um radio ou televisão. Uma ligação, mesmo que automática com uma gravação traz uma interação apenas de duas partes e não coletiva e isso pode ser explorado na forma que o conteúdo do áudio é preparado. Sistema de Chat Atendimento site Veja como algo surgido na gélida Finlândia em 1988, hoje oferece uma experiência única de relacionamento em tempo real na internet Já ouvi gracejos dizendo que na Finlândia só existem a Nokia e o gelo, e que esta falta de opções era a causa raiz para o grande número de pesquisadores e inovação. Sim, além dos conceitos de Redes Neurais, hoje amplamente disseminados pelo mundo, é de lá que veio o IRC (Internet Relay Chat) ou simplesmente Chat. Mesmo bem antes do famoso Facebook e outras Redes Sociais, também o Chat nasce e se desenvolve entre estudantes, onde o propósito inicial era a descontração gerada pelos bate-papos escritos. No início o Chat era um recurso utilizado, na maioria das vezes, como bate-papo entre pessoas de variadas idades, com interesses em comum ou não. A princípio, a ideia dos Chats nos sites, como exemplo UOL (talvez o maior Chat do Brasil ainda hoje) era o de agrupar, através de temas, pessoas em uma sala de discussão. Ao contrário do , as respostas são imediatas, sem a angústia da espera, muitas vezes eterna. Um texto bem redigido consome alguns poucos minutos a mais para ser escrito quando comparado à verbalização telefônica, porém evita todos os minutos extras que serão necessários aos esclarecimentos e repetições inerentes ao canal mais tradicional. Do ponto de vista da empresa que adota o Chat para falar com seus clientes, destaco a produtividade do agente de atendimento, que utilizando recursos como: banco de

16 frases prontas, scripts de atendimento, histórico de contatos, entre outros, consegue oferecer suporte de qualidade a vários clientes simultaneamente. Claro que no contexto dos negócios e dentro das boas práticas de gestão do relacionamento, Mas aqui é a finaliade de pegar o visitante claro o principal interessado que e o eleitor que esta visitante e poupa tempo, pois sabemos que há alguém do outro lado pronto para nos atender e dar as resposta ou um insteressao em algo. A importância e que poderá se ter diretamente com o eleitor um contato em realtime, trazendo resposta imediata às duvidas do eleitor ou do cabo eleitoral que entrou para fazer um cadastro de fidelidade com o candidato. O Chat envia imediatamente uma janela para o visitante que poderá aceitar o chat ou não.

17 Gerenciamento Publy Sistema de Gerenciamento de todas mídias sociais em um só lugar, assim facilitando todo a administração e captação de futuros eleitores, tanto para a mídia positiva quanto a mídia negativa Web Sistema implanta junto ao website que servira de canal para o cidadão que queira deixar uma mensagem ou intenção junto ao candidato. -Gravação das ligações -Gerenciamento da ligação e direcionamento para atendente -Gerenciador de conteúdo pela tecla do telefone

18

As oportunidades de utilização do SMS no marketing político

As oportunidades de utilização do SMS no marketing político As oportunidades de utilização do SMS no marketing político "Dicas e oportunidades para mobilização de massas através de mensagens curtas de texto via SMS e marketing de permissão." por Rubem Didini e

Leia mais

COMO CONQUISTAR CLIENTES COM APLICATIVOS PARA CELULAR

COMO CONQUISTAR CLIENTES COM APLICATIVOS PARA CELULAR COMO CONQUISTAR CLIENTES COM APLICATIVOS PARA CELULAR CONTEÚDO 1 2 3 4 5 6 Por que as empresas precisam estar conectadas ao mundo mobile Como os aplicativos mobile podem atrair mais clientes. Como os aplicativos

Leia mais

MARKETING POLÍTICO DIGITAL. Como utilizar o SMS e o Email Marketing em Campanhas Políticas para engajar eleitores em uma Proposta de Governo

MARKETING POLÍTICO DIGITAL. Como utilizar o SMS e o Email Marketing em Campanhas Políticas para engajar eleitores em uma Proposta de Governo MARKETING POLÍTICO DIGITAL Como utilizar o SMS e o Email Marketing em Campanhas Políticas para engajar eleitores em uma Proposta de Governo Potencial do SMS e do Email Marketing - Potencialize a sua presença

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

Como usar o. Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio?

Como usar o. Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio? Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio? O que é o Facebook? É uma rede social que permite conectar-se com amigos, familiares e conhecidos para trocar informações como fotografias, artigos, vídeos

Leia mais

Social Media. Criação Personalização Gerenciamento.

Social Media. Criação Personalização Gerenciamento. Criação Personalização Gerenciamento. A Cafuné Design trabalha com as principais mídias e plataformas digitais do momento: Facebook, Twiiter, Instagram, Youtube e LinkedIn. Novas ferramentas de mídia social

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

Plano de Ação para Mídias Sociais: ebook para agências de turismo. Copyright 2015. Agente no Turismo Strategia Consultoria Turística Ltda.

Plano de Ação para Mídias Sociais: ebook para agências de turismo. Copyright 2015. Agente no Turismo Strategia Consultoria Turística Ltda. Plano de Ação para Mídias Sociais: ebook para agências de turismo Copyright 2015 Agente no Turismo Strategia Consultoria Turística Ltda. Todos os direitos reservados. Pode ser compartilhado com conteúdo,

Leia mais

I - O que é o Mobilize-se

I - O que é o Mobilize-se Índice O que é o Mobilize-se...03 A campanha de lançamento...12 Divulgação da campanha...14 Como irá funcionar o sistema para o ouvinte da rádio...20 O que a rádio deve fazer para se inscrever no Mobilize-se...36

Leia mais

SEMINÁRIO ABMES BASES DO MARKETING DIGITAL. Expositor. Júlio César de Castro Ferreira julio.ferreira@produtoranebadon.com.

SEMINÁRIO ABMES BASES DO MARKETING DIGITAL. Expositor. Júlio César de Castro Ferreira julio.ferreira@produtoranebadon.com. SEMINÁRIO ABMES BASES DO MARKETING DIGITAL Expositor Júlio César de Castro Ferreira julio.ferreira@produtoranebadon.com.br (61) 9613-6635 5 PILARES DO MARKETING DIGITAL 1 2 3 4 5 Presença digital: Ações

Leia mais

MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO

MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR josuevitor16@gmail.com @josuevitor Marketing Digital Como usar a internet

Leia mais

CONTEÚDOS. Blog REDES SOCIAIS VIDEOS ONLINE PARTILHA DE FOTOGRAFIAS PARTILHA DE APRESENTAÇÕES

CONTEÚDOS. Blog REDES SOCIAIS VIDEOS ONLINE PARTILHA DE FOTOGRAFIAS PARTILHA DE APRESENTAÇÕES CONTEÚDOS ANTES DE INICIAR A SUA AVENTURA NAS REDES, TENHA EM CONTA AS SEGUINTES DICAS: Atribua a administração de cada canal e/ou estratégia a alguém que faça parte da sua empresa; Dê formação à sua equipa

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

As Redes Sociais Digitais como Ferramenta de Campanha Eleitoral: a Candidatura a Deputado Estadual de Arquimedes Ciloni na Internet 1

As Redes Sociais Digitais como Ferramenta de Campanha Eleitoral: a Candidatura a Deputado Estadual de Arquimedes Ciloni na Internet 1 As Redes Sociais Digitais como Ferramenta de Campanha Eleitoral: a Candidatura a Deputado Estadual de Arquimedes Ciloni na Internet 1 Elisa Nascimento CHUEIRI 2 Mirna TONUS 3 Universidade Federal de Uberlândia,

Leia mais

Integração com a Mídia Social

Integração com a Mídia Social Guia rápido sobre... Integração com a Mídia Social Neste guia... Vamos mostrar como integrar seu marketing com as mídias sociais para você tirar o maior proveito de todo esse burburinho online! Nós ajudamos

Leia mais

7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL

7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL DICAS PARA DIVULGAR SUA EMPRESA E AUMENTAR AS VENDAS NO FIM DE ANO 7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL Sumário Apresentação Capítulo 1 - Crie conteúdo de alta

Leia mais

7º PASSO CAMPANHA ELETRÔNICA

7º PASSO CAMPANHA ELETRÔNICA 7º PASSO CAMPANHA ELETRÔNICA O que é uma campanha eletrônica? EM MARKETING POLÍTICO... CAMPANHA ELETRÔNICA Refere-se ao uso das ferramentas de e-marketing e das possibilidades disponíveis na web 2.0 para

Leia mais

MONITORAMENTO E GOOGLE PLUS. Leonardo Alvez Letícia Chibior Patrick Miguel Ruth Derevecki Samara Bark / / 4MA

MONITORAMENTO E GOOGLE PLUS. Leonardo Alvez Letícia Chibior Patrick Miguel Ruth Derevecki Samara Bark / / 4MA MONITORAMENTO E GOOGLE PLUS Leonardo Alvez Letícia Chibior Patrick Miguel Ruth Derevecki Samara Bark / / 4MA MONITORAMENTO As empresas sabem que o planejamento digital, gestão de conteúdo, anúncios, campanhas

Leia mais

K-Consultancy Consultoria em Marketing Digital Turístico. Todos os direitos reservados. Kronedesign 2011.

K-Consultancy Consultoria em Marketing Digital Turístico. Todos os direitos reservados. Kronedesign 2011. K-Consultancy Consultoria em Marketing Digital Turístico Atenção: veja as condições de uso para você desfrutar este material com tranquilidade Autoria: Ao compartilhar esta apresentação na internet, você

Leia mais

Marketing digital NARCISO SANTAELLA

Marketing digital NARCISO SANTAELLA Marketing digital 1 Introdução As agências de publicidade recorrem ao marketing digital para conquistar o público que hoje tem na web uma das principais fontes de informação. Utilizar todos os recursos

Leia mais

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital digital? Por que sua marca deve investir em marketing + 100 milhões 90 % de internautas no Brasil dos consumidores, ouvem sugestões

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

ARKETING INTERNET SEO CRIATIVIDADE AGÊNCIA CRIAÇÃO

ARKETING INTERNET SEO CRIATIVIDADE AGÊNCIA CRIAÇÃO DESIGN CRIAÇÃO AGÊNCIA USABILIDA ARKETING INTERNET SEO DIGIT CRIATIVIDADE DESDE 1999 NO MERCADO, A M2BRNET É UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM SOLUÇÕES PERSONALIZADAS. SI ARQ Desde 1999

Leia mais

No Brasil 66,3 milhões de pessoas acessam a web, e 36,9 milhões são tidos como ativos diariamente na rede (IBOPE).

No Brasil 66,3 milhões de pessoas acessam a web, e 36,9 milhões são tidos como ativos diariamente na rede (IBOPE). Índice: - Apresentação; - Introdução; - @BohnGass na Rede; - Como você pode participar na campanha digital @Bohn- Gass; 1. Aderindo às campanhas digitais do @BohnGass: 2. Sendo pró-ativo dialogando e apresentando

Leia mais

Aline Santos Carlos Augusto Peterson Almeida Rafael Rodrigues Ramon Assis

Aline Santos Carlos Augusto Peterson Almeida Rafael Rodrigues Ramon Assis Aline Santos Carlos Augusto Peterson Almeida Rafael Rodrigues Ramon Assis Marketing Digital Trabalho científico apresentado ao Professor Edvaldo Jr., docente da matéria Marketing Digital, da turma de Produção

Leia mais

Iremos lhe apresentar agora o fascinante mercado móvel e uma excelente oportunidade de negócio lucrativo com a tecnologia Torpedo Certo.

Iremos lhe apresentar agora o fascinante mercado móvel e uma excelente oportunidade de negócio lucrativo com a tecnologia Torpedo Certo. Iremos lhe apresentar agora o fascinante mercado móvel e uma excelente oportunidade de negócio lucrativo com a tecnologia Torpedo Certo. Esta apresentação irá seguir o índice abaixo para facilitar seu

Leia mais

Social Media em 5 etapas

Social Media em 5 etapas Como estruturar seu sistema de Social Media em 5 etapas O que é este guia? O Guia de inicialização em social media foi criado pela G&P como uma forma de ajudar e incentivar as mais diversas empresas do

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Como deixar seu negócio on-line. Tendências e a força das mídias sociais no VAREJO!

Como deixar seu negócio on-line. Tendências e a força das mídias sociais no VAREJO! Como deixar seu negócio on-line Tendências e a força das mídias sociais no VAREJO! A palavra de ordem das redes sociais é interação. Comparando a internet com outros meios de comunicação em massa como

Leia mais

Frequências: São Paulo 102,1 MHz; Litoral Paulista MHz 90,1; Endereço: Av. Paulista, 2.200 15º andar CEP 01310-300 São Paulo SP

Frequências: São Paulo 102,1 MHz; Litoral Paulista MHz 90,1; Endereço: Av. Paulista, 2.200 15º andar CEP 01310-300 São Paulo SP Empresa Nome fantasia: Rádio Kiss FM Razão Social: Kiss Telecomunicações LTDA. Frequências: São Paulo 102,1 MHz; Litoral Paulista MHz 90,1; Campinas 107,9 MHz; Brasília 94,1 MHz CNPJ: 59.477.240/0001-24.

Leia mais

SMS Marketing. Manual Clube Turismo JULHO / 2012

SMS Marketing. Manual Clube Turismo JULHO / 2012 JULHO / 2012 Manual Clube Turismo SMS Marketing Mais eficaz do que TV, rádio, panfleto, outdoor ou qualquer mídia criada pelo homem. Nada se compra à praticidade de uma mensagem de celular. Afinal, o celular

Leia mais

O Contato com seus clientes é personalizado? Ferramenta de envio de mensagens pré-gravadas!

O Contato com seus clientes é personalizado? Ferramenta de envio de mensagens pré-gravadas! O Contato com seus clientes é personalizado? Ferramenta de envio de mensagens pré-gravadas! A Talktelecom Líder na América Latina em telefonia computadorizada Compete no mercado desde 1992 com soluções

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ANTÔNIO TAVARES PEREIRA ROMILSON BARSANULFO DA SILVA

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ANTÔNIO TAVARES PEREIRA ROMILSON BARSANULFO DA SILVA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ANTÔNIO TAVARES PEREIRA ROMILSON BARSANULFO DA SILVA A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS PARA A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Leia mais

5 Coisas que você deve saber sobre a ExactTarget Marketing Cloud

5 Coisas que você deve saber sobre a ExactTarget Marketing Cloud 5 Coisas que você deve saber sobre a ExactTarget Marketing Cloud Aprimore a jornada de seus clientes com a plataforma de marketing digital 1:1 líder de mercado 5 Coisas que você deve saber sobre a ExactTarget

Leia mais

Mídias Sociais. Fatos e Dicas para 2013. Esteja preparado para um ano digital, social e interativo

Mídias Sociais. Fatos e Dicas para 2013. Esteja preparado para um ano digital, social e interativo Mídias Sociais Fatos e Dicas para 2013 Esteja preparado para um ano digital, social e interativo NESTE E-BOOK VOCÊ VAI ENCONTRAR: 1 - Porque as mídias sociais crescem em tamanho e em importância para o

Leia mais

De Web to Store para Digital in Store

De Web to Store para Digital in Store Livro branco De Web to Store para Digital in Store Converta seus visitantes online para consumidores offline www.kontestapp.com Introdução O comércio digital e o comércio tradicional evoluem de formas

Leia mais

Ambientação ao Moodle. João Vicente Cegato Bertomeu

Ambientação ao Moodle. João Vicente Cegato Bertomeu Ambientação ao Moodle João Vicente Cegato Bertomeu AMBIENTAÇÃO A O MOODLE E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M SAUDE da FAMILIA Sumário Ambientação ao Moodle 21 1. Introdução 25 2. Histórico da EaD 25 3. Utilizando

Leia mais

De Web to Store para Digital in Store

De Web to Store para Digital in Store De Web to Store para Digital in Store Converta seus visitantes online para consumidores offline www.kontestapp.com Introdução O comércio digital e o comércio tradicional evoluem de formas diferentes mas

Leia mais

Thaísa Fortuni. 15 dicas de Mídias Sociais para Moda. Copyright 2015 - Todos os direitos reservados

Thaísa Fortuni. 15 dicas de Mídias Sociais para Moda. Copyright 2015 - Todos os direitos reservados Thaísa Fortuni Thaísa Fortuni 15 dicas de Mídias Sociais para Moda Copyright 2015 - Todos os direitos reservados Sobre Thaísa Fortuni Publicitária por formação, escritora e empreendora digital. Trabalha

Leia mais

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais Por Gustavo Valvasori Índice 1. Introdução 2. Por que monitorar? 3. O que monitorar? 4. Como dialogar 5. Fluxo de comunicação

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

www.intermidiabrasil.com.br Apresentação Presença Digital

www.intermidiabrasil.com.br Apresentação Presença Digital Apresentação Presença Digital 2012 ÍNDICE 1. GESTÃO MÍDIAS SOCIAIS... 03 2. ESTRATÉGIAS COMPLEMENTARES... 04 3. PERSONALIZAÇÃO... 05 4. CASES... 06 5. SOBRE A INTERMIDIA BRASIL... 13 6. CLIENTES... 14

Leia mais

Delivery S/A Seu portal para pedidos on-line. Apresentação Comercial

Delivery S/A Seu portal para pedidos on-line. Apresentação Comercial Delivery S/A Seu portal para pedidos on-line Apresentação Comercial Sobre o Delivery S/A O Delivery S/A é um portal destinado a pedidos online. Priorizamos facilitar a conexão de clientes com os comerciantes,

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

FERRAMENTAS PARA INCENTIVO E PROMOÇÃO

FERRAMENTAS PARA INCENTIVO E PROMOÇÃO FERRAMENTAS PARA INCENTIVO E PROMOÇÃO RECURSO DIGITAL Esta apresentação tem por finalidade contar um pouco do que a Recurso Digital faz em campanhas de incentivo, relacionamento e promoção. Reforçamos

Leia mais

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Morgana Hamester História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Contexto atual Modelização digital contemporaneidade;

Leia mais

REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS

REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS Entenda a importância da utilização das Redes Sociais para a sua pequena empresa e conheça os fundamentos necessários para obter resultados positivos com a sociabilidade.

Leia mais

Configurações de Campanha

Configurações de Campanha Guia rápido sobre... Configurações de Campanha Neste guia... Aprenda a criar campanhas e a ajustar as configurações para otimizar os resultados. Índice 1. Criar Nova Campanha! 4 1.1 Dar um nome à campanha!

Leia mais

Ser a primeira opção para empresas que buscam soluções que combinem mobilidade, entretenimento e interatividade.

Ser a primeira opção para empresas que buscam soluções que combinem mobilidade, entretenimento e interatividade. MISSÃO Fornecer todas as ferramentas necessárias que possibilitem levar entretenimento e interatividade a todos os usuários de telefones móveis e fixo. OBJETIVO Ser a primeira opção para empresas que buscam

Leia mais

Mídias Sociais: Conhecendo, aplicando e monitorando. Entenda como você pode trabalhar e monitorar mídias sociais, com foco no Twitter e Facebook.

Mídias Sociais: Conhecendo, aplicando e monitorando. Entenda como você pode trabalhar e monitorar mídias sociais, com foco no Twitter e Facebook. 1 Mídias Sociais: Conhecendo, aplicando e monitorando. Entenda como você pode trabalhar e monitorar mídias sociais, com foco no Twitter e Facebook. O que você vai encontrar neste ebook: Por que eu preciso

Leia mais

Guia Rápido de Uso. Aqui seguem os tópicos tratados nesse guia, para que você aprenda a usar o Sistema HOT SMS. SUMÁRIO

Guia Rápido de Uso. Aqui seguem os tópicos tratados nesse guia, para que você aprenda a usar o Sistema HOT SMS. SUMÁRIO 1 Guia Rápido de Uso Aqui seguem os tópicos tratados nesse guia, para que você aprenda a usar o Sistema HOT SMS. SUMÁRIO 1 Acesso ao sistema...3 2 Entenda o Menu...4 3 Como enviar torpedos...6 3.1 Envio

Leia mais

A Talktelecom. Líder na América Latina. soluções em telecomunicações. pequenas, médias e grandes empresas. em telefonia computadorizada

A Talktelecom. Líder na América Latina. soluções em telecomunicações. pequenas, médias e grandes empresas. em telefonia computadorizada A Talktelecom Líder na América Latina em telefonia computadorizada Compete no mercado desde 1992 com soluções em telecomunicações Em plena sintonia com as novas tendências, continuamente desenvolve soluções

Leia mais

Guia Rápido de Utilização. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Perfil Aluno

Guia Rápido de Utilização. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Perfil Aluno Guia Rápido de Utilização Ambiente Virtual de Aprendizagem Perfil Aluno 2015 APRESENTAÇÃO O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) open source¹. Esta Plataforma tornouse popular e hoje é utilizada

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL. De: Nitrodev Sistemas de Informação LTDA

PROPOSTA COMERCIAL. De: Nitrodev Sistemas de Informação LTDA PROPOSTA COMERCIAL De: Nitrodev Sistemas de Informação LTDA 1. SOBRE A NITRODEV A Nitrodev é uma empresa com 10 anos de atuação no mercado de Internet, conhecida em todo o país por possuir uma das melhores

Leia mais

Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO

Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO MARKETING DE ATRAÇÃO Uma das estratégias mais poderosas que você pode usar para trabalhar com contatos frios é o marketing de atração. Esse é

Leia mais

REDES SOCIAIS CONHEÇA A HISTÓRIA DAS. Professor Carlos Muniz

REDES SOCIAIS CONHEÇA A HISTÓRIA DAS. Professor Carlos Muniz CONHEÇA A HISTÓRIA DAS REDES SOCIAIS Nesse artigo você vai conhecer com detalhes a História das Redes Sociais. Leia esse artigo até o final e você irá conferir os seguintes tópicos: As redes sociais antecedem

Leia mais

Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL

Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL INTRODUÇÃO Já imaginou ter acesso a dados e estatísticas do website do concorrente? Com alguns aplicativos e ferramentas, isso já é possível. Com ajuda deles, você

Leia mais

1 Introdução. 1.1 A Nova Era Digital

1 Introdução. 1.1 A Nova Era Digital 11 1 Introdução Com o advento da nova era da internet, conhecida com web 2.0, e o avanço das tecnologias digitais, o consumidor passa a ter maior acesso à informação bem como à facilidade de expressar

Leia mais

Aula 8 Conversação e rede social na web

Aula 8 Conversação e rede social na web Aula 8 Conversação e rede social na web Aula 8 Conversação e rede social na web Meta Apresentar um programa de voz sobre IP (VoIP), o Skype, e fazer uma breve introdução ao mundo das redes sociais online,

Leia mais

AQUI SEGUEM OS TÓPICOS TRATADOS NESSE GUIA, PARA QUE VOCÊ APRENDA A USAR O SISTEMA CLUBE TURISMO MOBILE.

AQUI SEGUEM OS TÓPICOS TRATADOS NESSE GUIA, PARA QUE VOCÊ APRENDA A USAR O SISTEMA CLUBE TURISMO MOBILE. GUIA RÁPIDO DE USO AQUI SEGUEM OS TÓPICOS TRATADOS NESSE GUIA, PARA QUE VOCÊ APRENDA A USAR O SISTEMA CLUBE TURISMO MOBILE. 1 Acesso ao sistema...3 2 Entenda o Menu...3 2.1 Contatos...3 2.2 Mensagens...4

Leia mais

Consumidor brasileiro e SMS Marketing: Uma relação de respeito!

Consumidor brasileiro e SMS Marketing: Uma relação de respeito! Consumidor brasileiro e SMS Marketing: Uma relação de respeito! Conteúdo Dar voz ao consumidor e levar em conta sua opinião é fundamental para a criação de regras que tornem o mercado de SMS Marketing

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Monitoramento de Marcas no Twitter: Instituições de Ensino Superior Privadas de Salvador. Monitoramento de Marcas no Twitter: Inst.

Monitoramento de Marcas no Twitter: Instituições de Ensino Superior Privadas de Salvador. Monitoramento de Marcas no Twitter: Inst. Monitoramento de Marcas no Twitter: Instituições de Ensino Superior Privadas de Salvador Introdução A web contemporânea nos revela aspectos importantes no comportamento de seus usuários: produção e compartilhamento

Leia mais

Especial ANATEL Como se adequar à nova legislação para empresas de telefonia

Especial ANATEL Como se adequar à nova legislação para empresas de telefonia Especial ANATEL Como se adequar à nova legislação para empresas de telefonia Introdução A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou em 20 de fevereiro de 2014 novas regras para provedores de

Leia mais

Mídias Sociais nos Negócios. GorillaBrand BRAND

Mídias Sociais nos Negócios. GorillaBrand BRAND Mídias Sociais nos Negócios GorillaBrand BRAND Marketing de Relacionamento Estratégias Empresa Marca Faturamento Clientes Uso de estratégias Relacionamento Empresa x Cliente Gera Valorização da Marca Aumento

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO INTRODUÇÃO: As mídias sociais estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas, oferecendo soluções e transformando as relações pessoais e comerciais.

Leia mais

Marcel Ayres Diretor de Planejamento. Twitter @MarcelAyres Linkedin Meadiciona Renata Cerqueira Diretora de Monitoramento Online. Twitter @renatacbc

Marcel Ayres Diretor de Planejamento. Twitter @MarcelAyres Linkedin Meadiciona Renata Cerqueira Diretora de Monitoramento Online. Twitter @renatacbc Marcel Ayres Diretor de Planejamento. Também faz parte, como pesquisador, do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade. Desenvolve pesquisas sobre Realidade Aumentada, Mídias Digitais

Leia mais

Tabela de Preços Sugeridos

Tabela de Preços Sugeridos WEBSITE Estrutura básica Área institucional Área estática: quem somos, o que fazemos, onde estamos etc. Área de contato E-mail, telefone, formulário etc. Área core Gerenciador de conteúdo para cadastro

Leia mais

Rastreamento Mobile. Manual de uso

Rastreamento Mobile. Manual de uso atualizado em 10/06/2014 Rastreamento Mobile Manual de uso Agora você pode utilizar seu aparelho móvel para acessar o seu sistema de rastreamento! O rastreamento Mobile é um website preparado para apresentar

Leia mais

Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail...

Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail... FACEBOOK Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail... 8 Características do Facebook... 10 Postagens... 11

Leia mais

tudo o que você precisa saber

tudo o que você precisa saber tudo o que você precisa saber Introdução 03 Qual a diferença do marketing tradicional para o digital 07 Por que sua clínica precisa de Marketing Digital 10 O que pode ou não ser feito no Marketing Médico

Leia mais

MANUAL DE REDE SOCIAL NA PLATAFORMA NING

MANUAL DE REDE SOCIAL NA PLATAFORMA NING MANUAL DE REDE SOCIAL NA PLATAFORMA NING Frederico Sotero* Este breve manual destina-se aos participantes das redes sociais desenvolvidas pela MANTRUX na plataforma Ning. Trata-se essencialmente de um

Leia mais

FACEBOOK NA CAMPANHA PELO PLEBISCITO

FACEBOOK NA CAMPANHA PELO PLEBISCITO FACEBOOK NA CAMPANHA PELO PLEBISCITO 1 Sumário Importância das mídias...03 Linguagem nas mídias...04 Facebook...04 Compartilhe conteúdo...04 Comentários...04 Programação de postagens...05 Marcar pessoas...06

Leia mais

COMO ATRAIR VISITANTES PARA SEU WEBSITE

COMO ATRAIR VISITANTES PARA SEU WEBSITE GUIA Inbound Marketing COMO ATRAIR VISITANTES PARA SEU WEBSITE E-BOOK GRÁTIS WWW.FABIODONASCIMENTO.ME Tabela de Conteúdos Introdução... 3 Capítulo 1: Formas de obter Tráfego... 4 Capítulo 2: Como aumentar

Leia mais

O Uso das Redes Sociais Como Método Alternativo de Ensino

O Uso das Redes Sociais Como Método Alternativo de Ensino O Uso das Redes Sociais Como Método Alternativo de Ensino As Redes Sociais Virtuais são grupos ou espaços específicos na Internet, que permitem partilhar dados e informações, sendo estas de caráter geral

Leia mais

1. Conhecendo o Pligg

1. Conhecendo o Pligg MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Conhecendo o Pligg....................................................... 1 2. Como instalar o Pligg...................................................... 2 3. Como ativar

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

GUIA BÁSICO DE COMUNICAÇÃO

GUIA BÁSICO DE COMUNICAÇÃO GUIA BÁSICO DE COMUNICAÇÃO CONVERSA DE ELEVADOR Sendo um empreendedor social, você sabe como é importante ser capaz de descrever sua organização, definindo o que diferencia seu trabalho e detalhando o

Leia mais

E-books. Introdução às Mídias Sociais. Sebrae

E-books. Introdução às Mídias Sociais. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Introdução às Mídias Sociais O que fazer com as mídias sociais Tipos de ações As principais mídias sociais Dicas e considerações finais Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO 1

Leia mais

10 regras para o sucesso dos seus concursos no Facebook

10 regras para o sucesso dos seus concursos no Facebook 10 regras para o sucesso dos seus concursos no Facebook www.kontestapp.com 11/2012 Introdução Facebook se tornou incontestavelmente a rede social mais popular do mundo. Com 1 bilhão de usuários dos quais

Leia mais

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 Este tutorial não tem como finalidade esgotar todas as funcionalidades do Ambiente, ele aborda de forma prática

Leia mais

Apps de Produtividade

Apps de Produtividade Apps de Produtividade Os App s de Produtividade oferecem controle, organização e recursos para profissionalização das áreas internas e externas da empresa, proporcionando: Produtividade Controle Integração

Leia mais

Marketing Digital. Político. Gabinete 2015. NorteServer. Digital. Marketing Digital de Resultado

Marketing Digital. Político. Gabinete 2015. NorteServer. Digital. Marketing Digital de Resultado Marketing Digital Político Gabinete 2015 NorteServer Digital Marketing Digital de Resultado FUNIL TUDO COMEÇA COM UM BOM FUNIL DE CONTEUDO PARA SEU MANDATO. ENGAJE TODA A SUA BASE. INSTAGRAM A REDE SOCIAL

Leia mais

Redes Sociais e os Dispositivos Móveis: estratégias para promoção dos produtos e serviços de bibliotecas.

Redes Sociais e os Dispositivos Móveis: estratégias para promoção dos produtos e serviços de bibliotecas. Redes Sociais e os Dispositivos Móveis: estratégias para promoção dos produtos e serviços de bibliotecas. 1 Prof. Dr. David Vernon Vieira Universidade Federal do Cariri UFCA Fortaleza-CE Nov. 2014 2 Preparação

Leia mais

SAP VIRTUAL AGENCY GUIA DE INTRODUÇÃO: SELF SERVICE MARKETING

SAP VIRTUAL AGENCY GUIA DE INTRODUÇÃO: SELF SERVICE MARKETING GUIA DE INTRODUÇÃO: SELF SERVICE MARKETING SELF SERVICE MARKETING ÍNDICE Introdução 3 Iniciando 4 Criação de campanhas com recursos 8 Personalização e execução de campanhas pré-configuradas 10 Crie suas

Leia mais

10 regras para o sucesso dos seus concursos no Facebook

10 regras para o sucesso dos seus concursos no Facebook Livro branco 10 regras para o sucesso dos seus concursos no Facebook 07/ 2014 www.kontestapp.com Introdução Facebook se tornou incontestavelmente a rede social mais popular do mundo. Com 1 bilhão de usuários

Leia mais

MARKETING ONLINE PARA EMPRESAS LOCAIS

MARKETING ONLINE PARA EMPRESAS LOCAIS MARKETING ONLINE PARA EMPRESAS LOCAIS SUMÁRIO 1 2 3 4 5 6 7 8 Otimize seu site para busca local Faça o requerimento da listagem de sua empresa no Google e Bing. Insira ou configure sua listagem nos principais

Leia mais

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS 5. PARTICIPANTES DA DISCIPLINA 6. ENVIAR MENSAGENS 7. PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM 8.

Leia mais

Redes Sociais, SEO, Blog ou Adwords: O que devo usar para minha empresa?

Redes Sociais, SEO, Blog ou Adwords: O que devo usar para minha empresa? Redes Sociais, SEO, Blog ou Adwords: O que devo usar para minha empresa? Você já pensou em posicionar sua marca na internet? Construir um relacionamento com seu cliente é uma das formas mais eficazes de

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD 1

MANUAL DO ALUNO EAD 1 MANUAL DO ALUNO EAD 1 2 1. CADASTRAMENTO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Após navegar até o PORTAL DA SOLDASOFT (www.soldasoft.com.br), vá até o AMBIENTE DE APRENDIZAGEM (www.soldasoft.com.br/cursos).

Leia mais

Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011

Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011 Curso de Marketing Disciplina: Web Marketing Professor: Roberto Marcello Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011 Web Marketing Web Marketing é qualquer esforço promocional realizado

Leia mais

Como usar o monitoramento de mídias sociais numa campanha política

Como usar o monitoramento de mídias sociais numa campanha política Como usar o monitoramento de mídias sociais numa campanha política No Brasil, há poucas experiências conhecidas de uso de ferramentas de monitoramento de mídias sociais em campanhas políticas. Uma delas

Leia mais

Workshop de Yammer. Guia de Introdução

Workshop de Yammer. Guia de Introdução Workshop de Yammer Guia de Introdução Por que usar o Yammer? A tecnologia evolui A comunicação é a mesma # users Time spent online A revolução da tecnologia das comunicações Por conta da tecnologia móvel,

Leia mais

ADDITIONAL TEXT PASSO A PASSO CAMPANHA ELEITORAL

ADDITIONAL TEXT PASSO A PASSO CAMPANHA ELEITORAL ADDITIONAL TEXT PASSO A PASSO CAMPANHA ELEITORAL COMO FAZER UMA CAMPANHA POLÍTICA? Passo-a-passo para você vencer as eleições internet + mídias sociais Para um político conseguir ser eleito, ele precisa

Leia mais

TIRE SEU PROJETO- DAGAVETA. kinghost.com.br 2

TIRE SEU PROJETO- DAGAVETA. kinghost.com.br 2 TIRE SEU PROJETO- DAGAVETA 2 #2 Como minha empresa pode explorar as redes sociais Muitas empresas identificam nas redes sociais um caminho mais curto e rápido para divulgar uma promoção de produtos e serviços,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador

Leia mais

Manual de Uso da Agenda Digital

Manual de Uso da Agenda Digital Manual de Uso da Agenda Digital SUMÁRIO FEED DE NOTÍCIAS... 3 DOWNLOAD DE IMAGENS... 4 RELATÓRIO DIÁRIO... 5 PENDÊNCIA:... 6 CHAT... 7 EDIÇÃO DE DADOS PESSOAIS... 8 ALTERAÇÃO DE SENHA... 9 ESQUECEU SUA

Leia mais

Cinco pontos sobre redes sociais na Internet

Cinco pontos sobre redes sociais na Internet Cinco pontos sobre redes sociais na Internet Por Raquel Recuero (*) Nos últimos anos, assistimos a um crescimento espantoso das chamadas tecnologias de comunicação. Essas tecnologias tornaram-se mais rápidas,

Leia mais

Entre em contato com a Masterix e agende uma reunião para conhecer melhor o SMGC.

Entre em contato com a Masterix e agende uma reunião para conhecer melhor o SMGC. Conheça melhor os sistemas Masterix: O que é SMGC? O Sistema Masterix de Gestão de Conteúdo é um conjunto de ferramentas de atualização dinâmica que permitem aos nossos clientes o abastecimento e atualização

Leia mais