ZANG FU Sistema de Órgãos e Vísceras da Medicina Tradicional Chinesa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ZANG FU Sistema de Órgãos e Vísceras da Medicina Tradicional Chinesa"

Transcrição

1 FISIOLOGIA ENERGÉTICA ZANG FU Sistema de Órgãos e Vísceras da Medicina Tradicional Chinesa FEI(Pulmão) DA CHANG(Intestino Grosso)

2 Da Chang (Intestino Grosso) INTRODUÇÃO: Fei (Pulmão) e Da Chang (Intestino Grosso) são os Zang Fu que correspondem ao elemento Metal. Possuem, portanto, as características deste elemento: trabalham na purificação e transformação, lidando com o que é pesado e impuro. O Metal é um elemento Yin, portanto, receptivo. Sua característica é ser passivo e acumular energia. Sua estação é o Outono que marca o início do recolhimento (introspecção) e se manifesta na troca das folhas (perdas). A cor do Metal é Branca, seu sabor é o Picante e a emoção, a Tristeza.

3 Da Chang (Intestino Grosso) INTRODUÇÃO: O Sistema Fei(Pulmão) Da Chang (Intestino Grosso) regula a assimilação do Puro (Qi do Ar e a reabsorção de Líquidos Orgânicos Puros) e a eliminação do Impuro (QiTurvo e as fezes).

4 Fei (Pulmão) é considerado o Mestre do Qi. Ele é o Ministro : acumula o Qi e depois difunde e organiza a sua distribuição. Situa-se no tórax, comunica-se com a garganta e se abre no Nariz. Manifesta-se na Pele, e está ligado aos Instintos e aos Reflexos. Ocupa a posição mais alta dentre os Zang Fu e é conhecido comoo teto dosistema Zang Fu. Seu meridiano se conecta com o Intestino Grosso com o qual possui relação Interior-Exterior.

5 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS: 1. Dominar o Qi e Controlar a Respiração. 2. Dominar a Dispersão, a Pele e os Pêlos. 3. Dominar a Descendência e Regular a Via das Águas. 4. Abrir-se no Nariz. 5. Abrigar o Po.

6 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS: 1) Dominar o Qi e controlar a respiração: 1.1) Dominar o Qi da Respiração: A respiração está diretamente associada à própria vida; ela é fonte primeira de energia. - Fei(Pulmão) é o órgão da respiração; através dele o Qido Exterior e o Qi do Interior se misturam. - Pelo Fei(Pulmão) o corpo inala o QiPuro (Celeste) e exala o QiTurvo. - Su Wen, cap. 5: O Qi do Céu está em comunicação com o Pulmão. A função do Fei (Pulmão) na respiração influencia todas as atividades funcionais do corpo. Relação com o Ritmo: A respiração representa a vida e a morte, a possibilidade de entrar o novo e sair o velho, o desapego, o incessante movimento da vida, a impermanência. Campiglia, H., p. 78.

7 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS: 1) Dominar o Qi e controlar a respiração: 1.2) Dominar o Qi do corpo: Su Wen, cap. 10: Todos os tipos de Qi pertencem ao Pulmão. Fei(Pulmão) Governa o Qi, pois está diretamente envolvido em sua formação e circulação. Fei (Pulmão) controla a circulação do Qi tanto nos Xue Mai como nos Jing Luo. (auxiliando Xin em sua função de circular Xue). Por esta razão, diz-se que Fei (Pulmão) controla os Jing Luo (Meridianos) e os Xue Mai (vasos sanguíneos).

8 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 1) Dominar o Qi e controlar a respiração: 1.2) Dominar o Qi do corpo: A ação do Zhong Qi é impulsionar e dirigir a própria respiração e toda a energia circulante no corpo. Fei (Pulmão) está envolvido na gênese do Zhong Qi (Qi Torácico) que se forma a partir da combinação do Gu Qi (Qi dos alimentos / grãos) e da Água enviados ao Aquecedor Superiorpelaaçãodo Pi(Baço) comoqidoar,inaladopelo Fei(Pulmão). Zhong Qi (Qi Torácico) auxilia Fei (Pulmão) na Dispersão e na Descendência do Qi para o corpo.

9 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 1) Dominar o Qi e controlar a respiração: 1.2) Dominar o Qi do corpo: A ação do Zhong Qi é impulsionar e dirigir a própria respiração e toda a energia circulante no corpo. O Zhong Qi (Qi Torácico) se acumula no tórax (formando um Mar de Qi ), ascende para a garganta a fim de dominar a respiração. Passa por Xin (Coração) e Vasos e se distribuir paratodoocorpoparamanterasfunçõesdeórgãosetecidos. O Zhong Qi (Qi Torácico) é o responsável pelos movimentos respiratórios e batimentos cardíacos.

10 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 1) Dominar o Qi e controlar a respiração: Quando a função de Fei (Pulmão) em Dominar o Qi for normal, a passagem do Qi será livre e a respiração, normal e suave. Zhong Qi será forte, com o Qi chegando a todo o corpo. A impulsão de Xue nos Xue Mai será saudável, e o pulso se mostrará firme e regular. A Deficiência de Fei Qi pode levar ao enfraquecimento da atividade respiratória, o que repercutirá na formação do Zhong Qi. Os sintomas relacionados à esta condição (Vazio de Qi) são: lassitude, cansaço, fala (voz) debilitada, respiração fraca, e falta de ar. Caso a Deficiência de Fei Qi afete a sua função de auxiliar Xin na circulação de Xue, o Qi não empurrará o Xue e haverá membros frios. (falta de motilidade do Xue, com prejuízo para as funções deste de nutrir e aquecer).

11 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 2) Dominar a Dispersão, a Pele e os Pêlos: 2.1) Dominar a Dispersão (Difusão): A dispersão do Qi influencia a circulação de Xue, pois os dois fluem juntos. A Dispersão atua sobre o Qi, Xue e os Jin Ye, e no fluxo dos Jing Luo. Por Dispersão entende-se distribuição do Qi. Trata-se da disseminação, propagação e circulação do Qi no corpo. Ling Shu, cap. 13: Qi refere-se à Substância que se origina no Aquecedor Superior, que espalha a porção Essencial da Água e dos alimentos ( propaga o sabor dos cinco cereais ), que aquece a pele, que preenche o corpo e umedece cabelos, pêlos, como névoa e orvalho.

12 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 2) Dominar a Dispersão, a Pele e os Pêlos: 2.1) Dominar a Dispersão (Difusão): O Zhen Qi (Qi Verdadeiro / correto) formado no Aquecedor Superior possui dois aspectos: Wei Qi(Qi Defensivo) e Yong Qi (Qi Nutritivo). Fei(Pulmão)seencarregadedistribuiroWei Qi(QiDefensivo) na Superfície (músculos, pele, espaços fora dos Jing Luo). O Wei Qiéapartemais Yangdo Zhen Qi. Su Wen, cap. 43: O Wei Qi é o ardor dos alimentos. É de natureza demais fluida para ser contido nos vasos, assim circula na pele e entre as fibras da carne. Sublima-se nas membranas do diafragma para se espalhar nas cavidades torácica e abdominal.

13 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 2) Dominar a Dispersão, a Pele e os Pêlos: 2.1) Dominar a Dispersão (Difusão): Wei Qi-Funções: Proteger a Superfície contra agressões de Xie Qi. Controlar a abertura dos Poros. (controle da sudorese) Regular a temperatura do corpo. Aquecer os órgãos. Dar brilho à Pele e lustro aos Pêlos. Wei Qi Circulação: Por sua natureza fluida, o Wei Qi circula na superfície da pele, fora dos Jing Luo, percorrendo os espaços entre a carne. Ele perfaz um total de 50 voltas no corpo, sendo 25 no Yang(durante o dia, na Superfície, seguindo os trajetos dos meridianos Yang) e 25 no Yin (durante a noite, no Interior, nos Zang, seguindo o Ciclo de Dominação dos 5 Elementos).

14 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 2) Dominar a Dispersão, a Pele e os Pêlos: 2.1) Dominar a Dispersão (Difusão): Wei Qi- Circulação: 25 voltas no Yin 25 voltas no Yang Yang Qiao Mai Coração Jing Ming (B1) Yong Quan (R1) Rim Ciclo Ke (dominação) Pulmão Tai Yang Baço Fígado Shao Yang Yang Ming

15 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 2) Dominar a Dispersão, a Pele e os Pêlos: 2.1) Dominar a Dispersão (Difusão): Por ter como função Dominar o Qi, Fei (Pulmão) ajuda a empurrar oqinos Jing LuoeXue Mai. Fei (Pulmão) dispersa os Fluidos Corpóreos uniformemente pelo organismo, fazendo com que a abertura e fechamento dosporossejanormal.elepromoveadifusãode Jinparaa Superfície, juntamente com o Wei Qi. Também promove a distribuição de Ye para o Interior (Zang Fu, Articulações, Ossos, Orifícios, Cérebro) juntamente com o Yong Qi.

16 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 2) Dominar a Dispersão, a Pele e os Pêlos: 2.2) Dominar a Pele e os Pêlos: A Pele e os Pêlos (também as glândulas sudoríparas) são a Superfície extrema do corpo e funcionam como anteparo protetor contra a invasão de Xie Qi (agentes patogênicos externos). São aquecidos e nutridos pelo Wei Qi (Qi Defensivo) e pelos fluidos Jin distribuídos pelo Fei (Pulmão). Juntos, Wei Qi e Jin controlam a abertura e fechamento dos poros e a sudorese, tornando a pele lustrosa e brilhante. Osporosda Pele também possuemafunçãodedispersaroqi e Regular a Respiração. ( Os Poros são o portão do Qi ). Fei (Pulmão) regula a abertura e o fechamento dos poros.

17 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 2) Dominar a Dispersão, a Pele e os Pêlos: 2.2) Dominar a Pele e os Pêlos: Por Dominar a Pele e ser o teto do sistema Zang Fu (Zang mais externo) o Pulmão faz a conexão do organismo com o Exterior, e por issoémaisfacilmenteatacadopor Xie Qi. Por se relacionarem intimamente, Fei, Pele e pêlos se afetam mutuamente em suas disfunções: Xie Qi invadem Fei através da Pele, levando à falha na Dispersão (aversão ao Frio, febre, obstrução nasal, tosse). Deficiência do Fei Qi pode ocasionar falha na Dispersão de Qi e Jin, resultando em pele baça, sem vida, ressecada e áspera. Também pode causar Deficiência de Wei Qi, o que aumenta a predisposição a pegar resfriados, por exemplo. Fei falha na Dispersão de Jin para a Pele: transpiração insuficiente (a função Dispersora está fraca e não espalha Jin na Superfície). Fei falha na Dispersão de Jin, causando Deficiência de Wei Qi: transpiração espontânea (acusando a disfunção do Wei Qi em controlar a abertura e fechamento dos poros).

18 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 2) Dominar a Dispersão, a Pele e os Pêlos Quando a função de Fei (Pulmão) em Dominar a Dispersão for normal, a Superfície do corpo estará protegida e nutrida pelo Wei Qi lubrificada por Jin. A transpiração será normal e a Pele terá brilho e elasticidade. Da mesma forma, a circulação de Qi e Ye no Interior estará garantida. A disfunção de Fei(Pulmão) na Dispersão pode levar tanto à Deficiência como à Estagnação de Qie de Jin Ye em qualquer parte do corpo.

19 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 3) Dominar a Descendência e Regular a Via das Águas 3.1) Dominar a Descendência: O Zhen Qi só pode se encontrar com Jing (Essência) armazenada em Shen (Rim) com a assistência de Fei (Pulmão). A comunicação entre Fei e Shen permite a reposição de Qi no corpo. Uma vez que Fei (Pulmão) é o Zang que se localiza mais ao Alto, seu Qi necessariamente Descende para promover a circulação de Qi e de Jin Ye pelo corpo, conduzindo-os para Baixo. Esta função acontece em sincronia com a função de Shen (Rim) de Comandar a Recepção do Qi, e dela depende. Fei (Pulmão) controla a descida do Qi do ar inspirado e o envia para Shen(Rim) que o Recepciona.

20 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 3) Dominar a Descendência e Regular a Via das Águas 3.1) Dominar a Descendência: A comunicação entre Fei e Shen permite a reposição de Qi no corpo. Caso Fei (Pulmão) não Descenda adequadamente e/ou Shen (Rim) não consiga receber e manter o Qi, este se rebela e sobe, retornando para Fei, lesando a Dispersão e o ritmo da respiração e, por isso, com a manifestação de sinais, tais como, plenitude torácica, tosse, polipnéia, asma. A disfunção do Fei (Pulmão) em Descender pode levar à Perversão paraoaltode Fei Qi,causandotosseefaltadear.

21 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 3) Dominar a Descendência e Regular a Via das Águas 3.2) Regular a Via das Águas: Fei é um dos Zang responsáveis pela Via das Águas (Juntamente com Shen e Pi). Sua função é de direcionar o Qi e Jin Ye para o Aquecedor Inferior. Regular a Via das Águas significa regular os caminhos para a circulação e excreção dos fluidos. O papel de Fei (Pulmão) em promover e manter o metabolismo da Via das Águas depende afunçãodedescendênciade Fei Qi. É graças à função de descida ininterrupta de seu Qi, que Fei (Pulmão) colabora com o metabolismo da Água que desce do Aquecedor Superior para o Inferior, seguindo a Via das Águas. OPulmãoéafontesuperiordasÁguas.

22 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 3) Dominar a Descendência e Regular a Via das Águas 3.2) Regular a Via das Águas: Fei(Pulmão) recebe as frações Puras do Jin Ye de Pi (Baço), fazendo a Separação e a Transformação e faz com que elas circulem através do corpo. Existem 3 frações circulantes de Jin Ye: 1) Jin = fração mais leve, Pura, circula como energia líquida e é encaminhada para a pele e músculos. 2) Ye = fração mais densa, Pura, circula como energia líquida dentro dos Jing Luo pelo Interior do corpo. 3) PartedosfluidosquesetornouImpurodevidoaouso. A função de Dispersão de Fei (Pulmão) faz circular as duas frações Puras de Jin Ye como energia líquida, enquanto a fração Impura é encaminhada para Shen (Rim) na forma de líquido.

23 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 3) Dominar a Descendência e Regular a Via das Águas 3.2) Regular a Via das Águas: No ciclo da circulação de Jin Ye, Fei (Pulmão) Transforma os Líquidos Impuros e os encaminha para Shen (Rim) a fim de serem separados em: Fração Pura dos Jin Ye: Shen (Rim) os Recebe e os envia de volta para Fei (Pulmão). Fração Impura: Shen (Rim) os envia para Pang Guang (Bexiga), onde são excretados como urina. A Disfunção de Fei em enviar o Jin Ye Impuro da circulação sistêmica para Shen(Rim) resulta em edema. O edema dificulta a função de Dispersão do Qi, que por sua vez, agrava o quadro de edema. A Disfunção na Descendência (aliada ou não com disfunção na Dispersão) pode causar edema generalizado, como também edema localizado somente na parte superior do corpo Além disso podem ocorrer: disúria (micção difícil), oligúria (urina em pouca quantidade), humores viscosos.

24 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 3) Dominar a Descendência e Regular a Via das Águas Pele 3.2) Regular a Via das Águas: Jin Qi do ar Ye PURO (VAPOR) Pulmão PURO (VAPOR) Alimentos e Bebidas CORPO LIQUIDO IMPURO Líquidos circulantes nos Jing Luo que, ao se tornarem Impuros, são enviados ao Rim pelo Pulmão Rim PURO (VAPOR) PURO (VAPOR) LIQUIDO IMPURO Bexiga Urina Int. Delgado IMPURO Baço Estômago JIN YE IMPURO Int. Grosso Fezes

25 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 3) Dominar a Descendência e Regular a Via das Águas Quando as Funções de Dominar a Descendência e de Regulação da Via das Águas forem normais, a comunicação entre Fei (Pulmão) e Shen (Rim) será saudável, os Aquecedores Superior e Inferior estarão trabalhando em conjunto a respiração será plena, os fluidos circularão e o corpo terá força. Uma vez que as funções de Descendência do Qi e de Regulação da Via das Águas são indissociáveis, os quadros de disfunção geralmente ocorrem concomitantemente, ou seja, com manifestações de tosse (falha do Fei Qi em promover a Descendência) e de edema (Falha do Fei Qi em Regular a Via das Águas)

26 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 4) Abrir-se no Nariz: O nariz é a primeira via da respiração. É o ponto de contato de Fei(Pulmão) com o Exterior. Como orifício dos Sentidos está ligado ao Olfato, e por estarazãoqueafunçãoolfativadependede Fei Qi. Garganta: A Garganta é a Porta do Pulmão e a Residência das cordas vocais. A garganta é atravessada pelo meridiano principal do Pulmão, portanto a força da voz é diretamente afetada peloestadodo Qidesteórgão.

27 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 4) Abrir-se no Nariz: Quando Fei Qi é normal a respiração é livre e o olfato acurado. A Garganta é nutrida e a voz possui força e limpidez. Relaciona-se com a função Dispersora, por isso, quando Fei falha em promover a Dispersão do Qi o Nariz e a Garganta não cumprem com suas funções: devido ao ataque de Vento Frio: obstrução nasal, rinorréia eanosmia./perdarepentinadavoz. Excesso de Calor Patogênico no Pulmão: fôlego curto, pulsaçãoasasadonariz./gargantasecaeinchada. Deficiência de Fei Qi: voz baixa e fraca. Rouquidão. Indisposição para falar.

28 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 5) Abrigar o Po O Po é uma força individualizadora e egocêntrica que permite a proteção do eu por meio de reações instintivas Campiglia H., p O Po é o aspecto da consciência que se aloja em Fei está envolvido nos processos de auto-preservação. Poéatramaessencialdocorpoquedáaformaemantémavida. É a alma corpórea. Trata-se de um espírito estruturante, pois condensaoqiafimdegarantiraforma. Po é a parte do Espírito (Shen) inseparável do corpo e retorna à terracomamorte. Responsável pelos instintos, pela percepção das sensações, pelas reações impulsivas, pelos reflexos e pelo controle esfincteriano e reflexo orgástico.

29 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 5) Abrigar o Po Po, respiração e sentimento: O Po é alimentado pela respiração. A respiração traz a energia do Céu para dentro do corpo a fim de que seja transformada em energia física. O Po é o retrato dessa incorporação do atributo celeste. Seu movimento é o de descida e recolhimento (reunindo o Qi e tornando-o coeso, formando uma estrutura espiritual ) Respiração inspiração = ter/ apegar-se expiração = deixar ir/ desapegar-se. Por se relacionar com o ritmo ter/não ter, Fei (Pulmão) possui como manifestação afetiva a tristeza e o pesar.

30 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 5) Abrigar o Po Respiração e emoção: Tristeza, pesar, mágoa, solidão, melancolia, angústia... descrevem o aspecto emocional ligado ao Metal, e, consequentemente ao Pulmão. Todas as emoções a acima relatadas estagnam o Zhong Qi no tórax (sensação de aperto no peito), o que faz com que a funçãode Fei(etambémde Xin)seenfraqueçam. A tristeza faz o Qi gotejar.issopoderesultaremfraquezae estagnaçãode QieXuenocorpo.

31 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 5) Abrigar o Po Po e corporeidade: A função do Po de prover a corporeidade lhe garante dois aspectos fisiológicos importantes: Auto-preservação: arco reflexo, coordenação motora, sensações corporais, agilidade. Relaciona-se com a homeostase e reconhecimento das necessidades fisiológicas que atuam na construção / preservação do organismo(= manter a forma): fome e sono. Podemos dizer que o Po é a manifestação de Jing (Essência) na esfera das sensações e sentimentos, uma vez que Jing é o fundamento para o organismo saudável e Po para as sensações e movimentos definidos.

32 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 5) Abrigar o Po Po e corporeidade (gestação): O Po da mãe organiza o Po do feto. opapel de Poduranteagravidez enosprimeirosanosdevida é importante, já que ele organiza e corporifica. Ele provém inicialmente da mãe, e depois da própria criança. A mulher que tem uma boa relação com a sua gravidez (com a sua nova forma) transmitirá uma boa marca para seu bebê. Campiglia, H.,p.101. A função da mãe consiste em gerar (= dar a forma) e em deixar nascer(desapegar-se à forma).

33 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 5) Abrigar o Po Po, pele, integridade e identidade: A pele e o Po possuem funções complementares: o Po é a força que elabora a forma corporal ( espírito estruturante ) e age no sentido da auto-preservação. Ao mesmo tempo, a pele é a nossa fronteira com mundo externo. A pele nos delimita quanto ao dentro (eu) e ao fora (outro). Ambos atuam na proteção do dentro, reforçando a distinção com o fora. Podemos então afirmar que o Po regula a integridade e a identidade pessoal. Po forte = equilíbrio (homeostase) interna e pouco suscetível a influências externas. Po fraco = maior propensão a contrair doenças, fraqueza e cansaço oriundos das relações e contatos com outras pessoas.

34 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 5) Abrigar o Po cérebro reptiliano e Po: O cérebro reptiliano corresponde, anatomicamente, aos núcleos da base. Dentre as suas funções (no reino animal) estão os comportamentos que ativam a resposta instintiva. Ou seja, o reconhecimento de agressões e perigos oriundos do meio externo e as respostas adaptativas (instintivas) de luta ou fuga. Entretanto ele não permite o reconhecimento do outro no relacionamento afetivo. Na MTC, tais funções cabem ao Po, que representa a camada mais primitiva da consciência, pois orquestra reflexos, sentidos e instintos.

35 I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 5) Abrigar o Po O Po é uma manifestação do sopro da vida, pois reside nos Pulmões e está intrinsecamente ligado à respiração. Emoções como Tristeza e Pesar podem afetar o Po diretamente. No momento da concepção o Po passa a existir, e na morte, retorna à terra. Po é a forma. Po tem natureza corporal e refere-se à força do corpo. Por ser um aspecto Yin, tem a capacidade de contrair o Qi, e se relacionar com o recolhimento. Sua direção é descendente e para dentro. As desarmonias do Po geram perda de vigor, uma vez que suas funçõesestãoligadasàcoesãodaformaeajing(essência).

36 II) MERIDIANO PRINCIPAL Fei (Shou Tai Yin) pontos do meridiano trajeto com pontos acessíveis. trajeto interno (sem pontos)

37 Da Chang (Intestino Grosso) Localiza-se no abdômen. Sua porção inicial se conecta com o Xiao Chang (Intestino Delgado) pela válvula ileocecal. Sua porção final é o ânus. Seu meridiano se conecta com Fei (Pulmão), com o qual possui relação Interior Exterior.

38 Da Chang (Intestino Grosso) A teoria da MTC geralmente é bastante breve em relação às funções de Da Chang(Intestino Grosso). Isto ocorre porque muitas funções relativas à digestão são efetuadas por Pi (Baço). Pois este controla o Transporte e a Transformação de alimentos e Jin Ye (Líquidos Orgânicos) por todo o aparelho digestivo.

39 Da Chang (Intestino Grosso) I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 1. Receber o material Turvo enviado pelo Xiao Chang. 2. Absorver os fluidos (ultima etapa da absorção de componentes Puros). 3. Formar e excretar as fezes.

40 Da Chang (Intestino Grosso) I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 1) Receber o material Turvo enviado pelo Xiao Chang. O intestino Grosso é a via de passagem, é por aí que transita o produto da digestão (Su Wen, cap. 8). A principal função do Da Chang (Intestino Grosso) consiste em receber alimentos e líquidos oriundos do Xiao Chang (Intestino Delgado). Após a reabsorção de uma parte destes Fluidos Corpóreos as fezes são excretadas.

41 Da Chang (Intestino Grosso) I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 2) Absorver os fluidos: Após receber os produtos da digestão provenientes do Xiao Chang, cabe a Da Chang efetuar a última etapa da absorção de componentes Puros no processo digestivo: a absorção da Água.

42 Da Chang (Intestino Grosso) I) FUNÇÕES PRINCIPAIS 3) Formar e excretar as fezes A função de Da Chang (intestino Grosso) em formar e excretar as fezes está relacionada com a função de Fei (Pulmão) em comandar a Descendência. O Qi necessário para que Da Chang (Intestino Grosso) execute os movimentos defecatórios chega ao Aquecedor Inferior graças à função de Descender o Qi, efetuada por Fei (Pulmão). Além disso, para que o trânsito intestinal ocorra sem dificuldade é necessário que haja lubrificação. Este aspecto da função excretora de Da Chang(Intestino Grosso) também se relaciona com a Descendência de Fei (Pulmão), que direcionaroqiejin YeparaoAquecedorInferior.

43 Da Chang (Intestino Grosso) II) MERIDIANO PRINCIPAL Da Chang (Shou Yang Ming) pontos do meridiano trajeto com pontos acessíveis. trajeto interno (sem pontos)

44 / Da Chang (Intestino Grosso) III) RELAÇÃO BIAO-LI (EXTERIOR-INTERIOR) Fei (Pulmão) e Da Chang (Intestino Grosso) são relacionados interior-exteriormente através de seus meridianos: O Meridiano Tai Yin da mão entra no Intestino Grosso inferiormente, e sobe através do diafragma para conectar-se com o Pulmão. O meridiano Yang Ming da mão entra no Pulmão e descende para conectar-se com o Intestino Grosso. (In: Xinnong, p. 42.)

45 / Da Chang (Intestino Grosso) III) RELAÇÃO BIAO-LI (EXTERIOR-INTERIOR) O Qi do Pulmão Purifica e desce, facilitando o trabalho de evacuação do Intestino Grosso. Se essa função do Pulmão estiver mal assegurada, os líquidos não podem atingir o baixo, o que acarreta obstipação. Por outro lado, se o Intestino Grosso estiver Pleno e Quente, seu Qi estagna e em conseqüência, o Qi do Pulmão não pode circular, o que provoca tosse, asma e plenitude no peito. (Auteroche B, Navahil, P., p. 106)

46 / Da Chang (Intestino Grosso) III) RELAÇÃO BIAO-LI (EXTERIOR-INTERIOR) Quando Fei Qi descende, a função de Da Chang em transmitir (mover) o bolo fecal é normal e sua movimentação é livre. Caso Da Chang seja obstruído (estagnação) isso poderá evitar a Descendência de Fei Qi. Clinicamente,quando a disfunção de Fei em Descender falhar ao enviar os fluidos para baixo, poderá também haver dificuldade no trânsito intestinal. Caso Da Chang esteja obstruído por Calor Patogênico, isso poderá ocasionar disfunção em Fei Qi, resultando em tosse e plenitude torácica (sintomas de dificuldade de Fei em promover a descendência e a difusão).

47 Da Chang (Intestino Grosso) IV) RELAÇÃO Fei demais Zang: 1) Fei (Pulmão) Xin (Coração) Xin (Coração) domina o Xue (Sangue), Fei (Pulmão) domina o Qi. Acirculaçãode Xuedependedafunçãopropulsorado Qi,poisoQisegueo Xueparadistribuí-loportodoocorpo.Alémdisso, XuenutreoQi. SemoQioXueseestagna.SemoXueoQinãotemondeseancorarese dissipa. Disfunção: Adeficiênciade Fei Qi pode levar àdeficiênciado Zhong Qi (QiTorácico),o que causará fraqueza e estagnação na circulação de Xue (Deficiência de Xin Qi), resultando em plenitude torácica, fôlego curto, palpitação e língua e lábios arroxeados. Além destes sintomas a debilidade do Zhong Qicausa voz fracaemãos frias. NaDeficiênciado Xin Qi(QidoCoração)oude Xin Yang(YangdoCoração) o Xue flui mal o que prejudica a função de Dispersão de Fei. Aparecem então os sintomas: tosse, asma, plenitude torácica, respiração difícil.

48 Da Chang (Intestino Grosso) IV) RELAÇÃO Fei demais Zang: 2) Fei (Pulmão) Pi (Baço) A relação entre Fei (Pulmão) e Pi (Baço) está intrinsecamente ligada ao Qi e ao Jin Ye. Pi(Baço) é a fonte produtora de todos os Líquidos do corpo, enquanto que Fei(Pulmão)governaoQidocorpoeregulaaViadasÁguas. Para que Fei Qi seja funcional, precisa ser umedecido pela Essência dos Alimentos (elaborada e circulada por Pi). Ao mesmo tempo, Pi Transforma e Transporta os Fluidos e para essa função depende da Difusão e da Descida executadas por Fei. Assim, a condição de Fei Qi (Qi do Pulmão) depende da ação fortalecedora do Pi Qi (Qi do Baço). Por outro lado, para que Pi (Baço) desempenhe o Transporte e a Transformação dos Fluidos é necessário que haja coordenação entre estas funções e a Descendência e Dispersão efetuadas por Fei(Pulmão).

49 Da Chang (Intestino Grosso) IV) RELAÇÃO Fei demais Zang: 2) Fei (Pulmão) Pi (Baço) A relação entre Fei (Pulmão) e Pi (Baço) está intrinsecamente ligada ao Qi e ao Jin Ye. A ação de Fei e Pi é coordenada e qualquer alteração se manifestarásejanoníveldo Qi,sejanoníveldos Jin Ye. Su Wen, cap. 21: O Baço dissemina o Qi para fluir em ascendência para o Pulmão, que regula a Via das Águas com a finalidade de transmitir os fluidos em descendência para a Bexiga.

50 Da Chang (Intestino Grosso) IV) RELAÇÃO Fei demais Zang: 2) Fei (Pulmão) Pi (Baço) A relação entre Fei (Pulmão) e Pi (Baço) está intrinsecamente ligada ao Qi e ao Jin Ye. Disfunção: A fraqueza de Pi Qi normalmente leva à Deficiência de Fei Qi. O quadro apresentado é de falta de apetite, distenção abdominal, emagrecimento, membros fracos, acompanhados de, respiração fraca, tosse fraca, lassitude e vontade de ficar calado. ( Terra não produz Metal ) Disfunção de Fei (Pulmão) em Dispersar e Descender: causa acúmulo de líquido orgânico e estagnação de Umidade no Baço, resultando em tosse com expectoração abundante e plenitude torácica ou distenção abdominal, borborigmo e edema. ( O Baço é a fonte que produz as Mucosidades, o Pulmão é o Vaso que as contém )

51 Da Chang (Intestino Grosso) IV) RELAÇÃO Fei demais Zang: 3) Fei (Pulmão) Gan (Fígado) A relação entre Fei (Pulmão) e Gan (Fígado) se manifesta principalmente nos movimentos de ascendência / descendência do Qi. Fei QiDescende, Gan QiAscende. Outro aspecto da relação entre Fei (Pulmão) e Gan (Fígado) está na interação entre a função propulsora do Qi (executadapor Fei) e aregulaçãodo livre fluxo de Qi ede armazenamento de Xue(executadas por Gan).

52 Da Chang (Intestino Grosso) IV) RELAÇÃO Fei demais Zang: 3) Fei (Pulmão) Gan (Fígado) Disfunção: Invasão do Pulmão pelo Fogo do Fígado: Se Gan Qi se estagnar, ele pode se transformar em Fogo, que ascende pelo meridiano e consome os fluidos de Fei. As manifestações são: dor hipocôndrica, irritabilidade, tosse e hemoptise. A disfunção de Fei em Descender os fluidos pode levar ao aparecimento de Secura e Calor Patogênicos que descendem para consumir Shen Yin (Yin do Rim) e Gan Yin (Yin do Fígado), resultando em hiperatividade de Gan Yang. Neste caso, além de tosse, pode haver dor no peito e hipocôndrio, tonteira, cefaléia e vermelhidão nos olhos e na face. A Deficiência de Fei Qi pode afetar o livre fluxo de Gan Qi, causando apatia, depressão, tosse e dor no hipocôndrio.(metal não controla a Madeira).

53 Da Chang (Intestino Grosso) IV) RELAÇÃO Fei demais Zang: 4) Fei (Pulmão) Shen (Rim) Fei (Pulmão) e Shen (Rim) são coletores de Água Su Wen, cap. 61. A relação entre Fei (Pulmão) e Shen (Rim) se manifesta principalmente nos movimentos da Água e do Qi. O metabolismo da Água se relaciona intimamentecomasfunçõesde Fei(Pulmão)ede Shen(Rim). Shen(Rim)regeaÁgua; Fei(Pulmão)éafonteSuperiordaÁgua. Fei (Pulmão) depende de Shen Yang (Yang do Rim) para ativar as funções de Difusão e Descida. Por isso, se Shen Yang estiver deficiente, Fei não poderá encaminhar o Líquido Turvo para Shen ou dispersar o Jin Ye pelo corpo, resultando em colapso do metabolismo da Água. Su Wen, cap. 61: A doenças da Água... Embaixo: edema e ventre aumentado; no alto: asma e insônia. Essas são doenças nas quais a Raiz está no Rim e seus ramos estão no Pulmão.

54 Da Chang (Intestino Grosso) IV) RELAÇÃO Fei demais Zang: 4) Fei (Pulmão) Shen (Rim) Fei (Pulmão) dispersa e descende; Shen (Rim) evapora os Fluidos. Disfunção: OquadrodeDeficiênciade Fei Qi,falhandoemDescendere Dispersar ou a Disfunção de Shen (Rim) em evaporar os fluidos (ascendê-los para Fei) afetam o metabolismo da água e se influenciam mutuamente. Os sintomas apresentados neste caso são: tosse, dispnéia, dificuldade em permanecer deitado, edema.

55 Da Chang (Intestino Grosso) IV) RELAÇÃO Fei demais Zang: 4) Fei (Pulmão) Shen (Rim) Fei (Pulmão) Domina a Respiração; Shen (Rim) Domina a Recepção do Qi. Disfunção: A Deficiência de Shen Qi pode impedi-lo de recepcionar o Qi enviado por Fei, fazendo com que o Qi se rebele, suba, e fique flutuando no Alto. Isso lesa tanto a função de Difusão como altera o Ritmo da Respiração.(dispnéia referente à inalação; tosse; asma) É um quadro que também pode se originar a partir da Deficiência de Fei Qi. (Fei não envia Qi em Descendência para Shen. Ao longo prazo, Shen Qi fica Deficiente). Ambos os casos apresentam dispnéia que se agrava com o movimento.

56 Da Chang (Intestino Grosso) IV) RELAÇÃO Fei demais Zang: 4) Fei (Pulmão) Shen (Rim) Fei Yin (Yin do Pulmão) e Shen Yin (Yin do Rim) se nutrem mutuamente. Shen Yin(YindoRim)éaRaizdo Yinemtodoocorpo. Disfunção: A Deficiência de Fei Yin pode lesionar Shen Yin. Por outro lado, a Deficiênciade Shen Yinpodelevaràfalhananutriçãode Fei Yin. Qualquer um dos casos ocasiona a Deficiência (simultânea) de Fei e Shen Yin, resultando em rubor malar, febre vespertina, sudorese noturna, tosse seca, rouquidão, fraqueza e dor na região lombar e nos joelhos.

57 Da Chang (Intestino Grosso) V) RELAÇÃO Fei FU: Fei (Pulmão) Pang Guang (Bexiga) A função de Fei (Pulmão) em promover a Descendência dos Líquidos para o Aquecedor Inferior influencia Pang Guang (Bexiga) em sua função de eliminação da urina. Disfunção: Caso Fei não descenda satisfatoriamente poderá haver retenção urinária.

58 Da Chang (Intestino Grosso) VI) RELAÇÃO Da Chang demais FU: As 6 Vísceras são aquilo que, transformando os alimentos, os fazem circular sob a forma de líquidos (Jin Ye). O processo de recepção-digestão-expulsão, no qual se alternam o Vazio e o Pleno, necessita de uma estreita coordenação entre as Vísceras. - Ling Shu, cap. 47. Os alimentos penetram no Estômago onde são decompostos e, em seguida, descem para o Intestino Delgado. Após a decomposição, O Intestino Delgado separa o Puro do Impuro. O Puro alimenta o corpo todo; o Impuro, representado pelos detritos penetra no Intestino Grosso. A água passa dentro da Bexiga de onde é expulsa sob a forma de urina, graças à atividade do Qi da Bexiga. Os detritos penetram no Intestino Grosso são ressecados e expulsos sob forma de fezes.

59 Da Chang (Intestino Grosso) VI) RELAÇÃO Da Chang demais FU: Da Chang (Intestino Grosso) Wei (Estômago) Da Chang (Intestino Grosso) e Wei (Estômago) se relacionam de modo bastante direto em termos de seus meridianos. Eles formam, junto o Yang Ming. Por esta razão muitos quadros patológicos de Da Chang (Intestino Grosso) são tratados a partir do acionamento de pontos da parte Inferior do Yang Ming(ou seja, o meridiano do Estômago).

60 Da Chang (Intestino Grosso) VI) RELAÇÃO Da Chang demais FU: Da Chang (Intestino Grosso) Wei (Estômago) Disfunções de Wei (Estômago) podem afetar o funcionamento de Da Chang (Intestino Grosso), como no quadro de Calor no Estômago, que leva ao consumo dos Líquidos Orgânicos. Isso afetará Da Chang (Intestino Grosso) causando evacuações secas e duras e obstipação. Ao mesmo tempo, o quadro de Secura em Da Chang, e/ou obstipação vão dificultar a função de Descida de Wei (Estômago), fazendo com que o Qi do Estômago suba em sentido inverso, causando náuseas e vômitos.

61 Da Chang (Intestino Grosso) VI) Padrões de Desarmonia - Fei: PADRÕES PATOGENIA SUPERFÍCIE (Pele e Wei Qi) RESPIRAÇÃO, DIFUSÃO E DESCIDA VIA DAS ÁGUAS OUTROS SINTOMAS PULSO E LÍNGUA Def. Fei Qi Redução da Difusão e da Descida. Temor ao Frio e sudorese espontânea. Tosse fraca e asmática, dispnéia leve. Pode haver expectoração aquosa. Micção difícil. Apatia, voz fraca, face pálida. (Yang def = brilhante). P: Vazio e fraco. L: pálida. Def. Fei Yin Deficiência de Jin Ye, lesando a Descida e Difusão. Sucede à Def. Fei Qi. Associase com def Wei Yin / Shen Yin. Sudorese noturna. Pele seca. Tosse seca, se houver expectoração será pouca e espessa. Febre vespertina fraca, sensação de calor no fim do dia, insônia, boca e garganta secas, rouquidão, rubor malar P: Rápido, flutuante fino. L: vermelha sem saburra, seca Invasão por Vento- Frio Fei Qinão consegue difundir-se, pois Xie Qiinvade a superfície. Ausência de sudorese. Temor ao Frio (não melhora com calor) Espirro, tosse, rinorréia clara. Micção difícil, edema. Febre, secreção na garganta, dor no corpo, cefaléia. P: flutuante (frontal) L: saburra branca fina. Invasão por Vento Calor Xie Qi agride Fei que perde a capacidade de purificar e descender. Leve aversão ao Frio, leve sudorese. Tosse, rinorréia amarela. Oligúria (urina escassa) e escura. Febre alta, dor de garganta, pouca dor no corpo, cefaléia, sede. P: Flutuante, rápido. L: vermelha (laterais, ponta) saburra fina branca ou amarela. Tan Yin Obstruindo Fei Origem externa: invasão por Vento Umidade. Causa Interna: def Feie/ou Def Pi. Tosse crônica com expectoração abundante, opressão torácica. Dispnéia. Dificuldade em permanecer deitado, face pálida. P: Corda, deslizante ou mole, lento. L: pálida, saburra branca gordurosa, espessa.

62 Da Chang (Intestino Grosso) VI) Padrões de Desarmonia Da Chang: PADRÕES PATOGENIA RECEBER O TURVO ABSORVER FLUIDOS EXCRETAR AS FEZES OUTROS SINTOMAS PULSO E LÍNGUA Def. Jin Ye em Da Chang (secura) Def. de Jin Ye; def. de Wei Yin; ou def. de Xuee Yin. Secura. Fezes ressecadas Constipação (vários dias), fezes difíceis de evacuar. Vertigens, boca seca, halitose. P: fino, áspero ou rápido. L:vermelha e seca, ou pálida Colapso do Qi de Da Chang Def. de Pi Qi, Wei Qi, Da Chang Qi. Submersão de Pi Qi. Desconforto abdominal (melhora com pressão). Diarréia crônica. Prolapso anal Hemorróidas, cansaço após defecação, membros frios, anorexia, lassitude, desejo de líquidos quentes. P: fino, fraco, profundo L:pálida Frio em Da Invasão de Frio Dor Chang Exterior. abdominal repentina. Diarréia com dor (dor em torção ). Sensação de frio, abdômen frio. P: profundo em corda. L:saburra espessa branca Umidade Calor em Da Chang Consumo excessivo de alimentos quentes gordurosos, alterações emocionais (ansiedade). Dor abdominal, peso no epigástrio. Diarréia. Fezes com muco e sangue, odor forte, queimação no ânus, urgência para evacuar. Oligúria, febre, sudorese, sede sem desejo de beber, corpo pesado, plenitude torácica P: deslizante e rápido L:vermelha, saburra pegajosa amarela. Calor em Da Chang Calor consome os Jin Ye. Consumo excessivo de quentes e secos. Fezes secas Constipação, queimação e edema anal. Queimação na boca, língua seca, oligúria. P:cheio rápido L:saburra espessa, amarela seca. Calor obstruindo Da Chang Padrão semelhante ao anterior. Quadro agudo (doença febril). Distensão e dor abdominal (pioram com pressão). Constipação, queimação no ânus, Febre alta ou recorrente, sudorese, sede, delírio, vômitos. P: profundo, cheio e grande. L: vermelha,saburra espessa seca

63 Bibliografia AUTEROCHE B., NAVAILH, P. O Diagnóstico na medicina chinesa São Paulo, Ed.: Andrei, CAMPIGLIA, H. Psique e Medicina Tradicional Chinesa São Paulo, Ed.: Roca, EYSSALET, J-M. Shen ou o Instante Criador Rio de Janeiro, Ed.: Gryphus, HUANGDI NEIJing Yellow Emperor s Canon Internal Medicine Ling Shu, Su Wen. BeiJing, China. Ed.: China Science and Technology Press, MACIOCIA, G. Os Fundamentos da Medicina Chinesa: um texto abrangente para acupunturistas e fitoterapeutas. São Paulo. Ed.: Roca, ROSS, J. Zang Fu: sistema de órgãos e vísceras da medicina tradicional chinesa. 2ª. Ed. São Paulo, Ed. Roca, XINNONG, C. (org.) Chinese Acupuncture and Moxibustion. (revised edition). BeiJing, China. Ed.: Foreign Languages Press, 1992.

64 Questionário 1. Relacione algumas das principais características do elemento Metal com a fisiologia energética de FeieDa Chang. 2. Descrevaasfunçõesde Fei. 3. Como se relacionam as funções do Po com a respiração? 4. Descreva as principais funções de Da Chang.

11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG)

11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG) O Pulmão (FEI) 11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG) 1 O Pulmão (FEI) QI Pulmão (FEI) tem a função de dirigir o QI e a Respiração. O QI do ar junta-se

Leia mais

SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL

SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL SANGUE É INSEPARÁVEL DO QI, JÁ QUE O QI PROPORCIONA VIDA AO XUE, SEM O QUAL ELE SERIA UM FLUIDO INERTE XUE DERIVA EM SUA MAIORIA DO

Leia mais

Problemas Gastro-Intestinais

Problemas Gastro-Intestinais Problemas Gastro-Intestinais Parâmetros Ocidentais Vômito; Dor na região abdominal, gástrica, etc. Gastrite, Úlcera, Diarréia, Prisão de ventre (constipação) Cólica, Vermes. Anamnese: Tipo de dor ou desconforto:

Leia mais

FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO)

FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO) FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) OU FLUIDOS ORGÂNICOS JIN = ÚMIDO = ALGO LÍQUIDO YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO) JIN - FLUIDOS YE - LÍQUIDOS PUROS, CLAROS, AQUOSOS, DILUÍDOS TURVOS,

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE PADRÕES DE ACORDO COM OS OITO PRINCÍPIOS

IDENTIFICAÇÃO DE PADRÕES DE ACORDO COM OS OITO PRINCÍPIOS IDENTIFICAÇÃO DE PADRÕES DE ACORDO COM OS OITO PRINCÍPIOS Aplicação dos 8 princípios Aplicável em todos os casos, para doenças interiores e exteriores Divisão : Exterior-Interior Calor-Frio: Calor por

Leia mais

Padrões de Desarmonia do Movimento Metal

Padrões de Desarmonia do Movimento Metal [Digite texto] Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária Padrões de Desarmonia do Movimento Metal Prof a. Márcia Valéria Rizzo Scognamillo marciascognamillo@yahoo.com.br Junho de 2011 Geral I.

Leia mais

OITO PRINCÍPI P O I S

OITO PRINCÍPI P O I S OITO PRINCÍPIOS TEM COMO FUNÇÃO IDENTIFICAR, ATRAVÉS DOS DADOS OBTIDOS DO PACIENTE: A LOCALIZAÇÃO DA DESARMONIA A NATUREZA DA DESARMONIA AS CONDIÇÕES DOS FATORES PATOGÊNICOS E DE RESISTÊNCIA DO ORGANISMO

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Ficha No.: Data: Nome: Data Nasc.: Naturalidade: Estado civil: Filhos: Endereço: Profissão: Fone(s): 1. Queixa Principal (QP): 2. História da Moléstia

Leia mais

S/s cansaço, letargia, fraqueza, problemas de apetite, distensão abdominal, fezes soltas e insegurança.

S/s cansaço, letargia, fraqueza, problemas de apetite, distensão abdominal, fezes soltas e insegurança. Síndromes do Baço Deficiência do Qi do Baço S/s cansaço, letargia, fraqueza, problemas de apetite, distensão abdominal, fezes soltas e insegurança. Pulso- vazio. Língua pálida e flácida, marcas de dentes.

Leia mais

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Acupuntura Profa. Alessandra Barone. Histórico Teoria Yin Yang Teoria dos Cinco Elementos Substâncias Vitais

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Acupuntura Profa. Alessandra Barone. Histórico Teoria Yin Yang Teoria dos Cinco Elementos Substâncias Vitais MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Acupuntura Profa. Alessandra Barone Histórico Teoria Yin Yang Teoria dos Cinco Elementos Substâncias Vitais Medicina Tradicional Chinesa Histórico Antes de 2000 a.c Origem

Leia mais

PADRÕES DO FÍGADO (GAN)

PADRÕES DO FÍGADO (GAN) PADRÕES DO FÍGADO (GAN) ESTAGNAÇÃO DO QI DO FÍGADO (GAN) SENSAÇÃO DE DISTENSÃO E DOR NOS HIPOCÔNDRIOS - NO NÍVEL FÍSICO A ESTAGNAÇÃO DE FÍGADO SE MANIFESTA PRINCIPALMENTE NESTA REGIÃO, EM AMBOS OS LADOS.

Leia mais

FUNÇÕES DO CORAÇÃO (XIN) GOVERNAR O SANGUE (XUE)

FUNÇÕES DO CORAÇÃO (XIN) GOVERNAR O SANGUE (XUE) FUNÇÕES DO CORAÇÃO (XIN) GOVERNAR O SANGUE (XUE) * A TRANSFORMAÇÃO DO ZHENG QI EM SANGUE (XUE), OCORRE NO CORAÇÃO. * O CORAÇÃO É RESPONSÁVEL PELA CIRCULAÇÃO DO SANGUE (XUE) NO ORGANISMO. CONTROLAR OS VASOS

Leia mais

A Vesícula Biliar (DAN)

A Vesícula Biliar (DAN) A Vesícula Biliar (DAN) 44 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Madeira Acoplado ao Fígado (GAN) A Vesícula Biliar (DAN) A Vesícula Biliar (DAN) é considerada uma víscera de comportamento particular,

Leia mais

Interrogatório DOR. No CD Rom

Interrogatório DOR. No CD Rom Interrogatório No CD Rom - Um artigo complementar sobre a importância do Interrogatório na MTC. - Modelo de Ficha de Avalição de pacientes. Imprima Frente e Verso. ANAMNESE ELABORAR UM QUESTIONÁRIO DIRECIONAR

Leia mais

dr-cesar TERAPIAS ENERGÉTICAS CURSOS AMBULATÓRIO E CONSULTORIA

dr-cesar TERAPIAS ENERGÉTICAS CURSOS AMBULATÓRIO E CONSULTORIA PRINCIPAIS SÍNDROMES Autor - Wanderley Rocha Casalecchi PADRÕES DO FÍGADO (GAN) ESTAGNAÇÃO DO QI DO FÍGADO (GAN) MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS: SENSAÇÃO DE DISTENSÃO E DOR NOS HIPOCÔNDRIOS - NO NÍVEL FÍSICO A

Leia mais

Antes de imprimir este material, considere a possibilidade de apreciá-lo no computador ou leitor de textos. Preserve o meio ambiente

Antes de imprimir este material, considere a possibilidade de apreciá-lo no computador ou leitor de textos. Preserve o meio ambiente Antes de imprimir este material, considere a possibilidade de apreciá-lo no computador ou leitor de textos. Preserve o meio ambiente SHEN LONG Curso de ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA = ZANG FU = Coordenador

Leia mais

ELABORAR UM QUESTIONÁRIO

ELABORAR UM QUESTIONÁRIO INTERROGATÓRIO ANAMNESE ELABORAR UM QUESTIONÁRIO DIRECIONAR AS PERGUNTAS INICIALMENTE TOMANDO POR BASE OS 8 CRITÉRIOS, SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS, ZANG FU E ETIOPATOGENIA. DEIXAR QUE O PACIENTE JUSTIFIQUE

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CURSO DE ACUPUNTURA CORPO ENERGÉTICO. Elaborado por Profa. Romana de Souza Franco. 1

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CURSO DE ACUPUNTURA CORPO ENERGÉTICO. Elaborado por Profa. Romana de Souza Franco. 1 CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CORPO ENERGÉTICO 1 CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL INTRODUÇÃO: O corpo energético humano, às vezes chamado de corpo etéreo permeia e cerca o corpo físico sólido. É a soma dos campos de

Leia mais

Dor segundo a Medicina Chinesa

Dor segundo a Medicina Chinesa XII Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientais Dor segundo a Medicina Chinesa Introdução Definição A IASP- International Association for the Study of Pain (Associação Internacional

Leia mais

Título Resumido. Poço (Jing)

Título Resumido. Poço (Jing) Analgesia Tendinomuscular pelo Ponto Poço (Jing) Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral: Dr. Reginaldo de Carvalho

Leia mais

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Centro Brasileiro de Acupuntura Acupuntura Aplicada a Ginecologia e Obstetrícia Prof.: Marcelo Brum Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Aparelho Genital Feminino: Abrange: Útero; Ovários; Trompas

Leia mais

Prof. Henrique Adam Pasquini

Prof. Henrique Adam Pasquini Segundo a MTO Prof. Henrique Adam Pasquini RSRSRSRSRSRS... Prof. Henrique Adam Pasquini 2 INSPEÇÃO DA LÍNGUA MTC A Língua é o broto do Coração. Embriologia A Língua e o coração se originam de um mesmo

Leia mais

Zang - Fu. Dr. Roberto Caron Cesac 2011

Zang - Fu. Dr. Roberto Caron Cesac 2011 Zang - Fu Dr. Roberto Caron Cesac 2011 Conceito A Teoria Zang- Fu é o centro da Teoria da Medicina Tradicional Chinesa, por ser a que melhor expressa a visão da Medicina Chinesa do organismo humano com

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 1- Que órgão do sistema nervoso central controla nosso ritmo respiratório? Bulbo 2- Os alvéolos são formados por uma única camada de células muito finas. Explique como

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 RESPIRAÇÃO E EXCREÇÃO

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 RESPIRAÇÃO E EXCREÇÃO Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

Introdução. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

Introdução. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira Introdução A função do sistema respiratório é facilitar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas,

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: 8 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07 QUESTÃO 17 Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Há 3.000 anos, agulhas de bronze e a pedra bian eram usadas como

Leia mais

Recuperação. Células tecidos órgãos sistemas. - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões:

Recuperação. Células tecidos órgãos sistemas. - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões: Recuperação Capítulo 01 - Níveis de organização Células tecidos órgãos sistemas - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões: A- Membrana Plasmática - Revestimento da célula;

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4. o ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4. o ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

CURSO DE FITOTERAPIA TRADICIONAL CHINESA PADRÕES ENERGÉTICOS

CURSO DE FITOTERAPIA TRADICIONAL CHINESA PADRÕES ENERGÉTICOS CURSO DE FITOTERAPIA TRADICIONAL CHINESA FÓRMULAS MAGISTRAIS CHINESAS PADRÕES ENERGÉTICOS SP 05/07/09 1 Oito princípios: Exterior: Cefálico Cefaléia capacete, costalgia Pulso superficial Face inespecífica

Leia mais

Problemas Gastro-Intestinais

Problemas Gastro-Intestinais Problemas Gastro-Intestinais Parâmetros Ocidentais: Vômito; Dor na região abdominal, gástrica, etc; Gastrite; Úlcera; Diarréia; Prisão de ventre (constipação / obstipação); Cólica (intestinal); Vermes.

Leia mais

LOMBALGIA. Segundo Bernard Auteroche. instituto de acupuntura tradicional 1

LOMBALGIA. Segundo Bernard Auteroche. instituto de acupuntura tradicional 1 LOMBALGIA Segundo Bernard Auteroche instituto de acupuntura tradicional 1 instituto de acupuntura tradicional 2 Fisiologia Energética n A MTC, através da acupuntura, nos ensina que o corpo humano é recoberto

Leia mais

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA ÍNDICE Alimentos que Queimam Gordura TORANJA CHA VERDE E CHA VERMELHO AVEIA BROCOLOS SALMÃO TORANJA A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas

Leia mais

Zang-Fu. Zang-Fu. Introdução ao ZANG FU. Zang Fu X órgãos e tecidos. Zang Fu X substâncias fundamentais. Zang Fu X órgãos do sentido.

Zang-Fu. Zang-Fu. Introdução ao ZANG FU. Zang Fu X órgãos e tecidos. Zang Fu X substâncias fundamentais. Zang Fu X órgãos do sentido. Zang-Fu Introdução ao ZANG FU Stelio P L Luna Medicina ocidental - estruturas anatômicas - funções bioquímicas MTC - padrões e relações 1 2 Zang-Fu Zang Fu X substâncias fundamentais Relação com: substâncias

Leia mais

FORMAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR ENTRE HOMEM E MEIO AMBIENTE

FORMAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR ENTRE HOMEM E MEIO AMBIENTE AMBIENTE TÉRMICO O ambiente térmico pode ser definido como o conjunto das variáveis térmicas do posto de trabalho que influenciam o organismo do trabalhador, sendo assim um fator importante que intervém,

Leia mais

RYODORAKU. Mensuração Diagnóstica Eletrônica POR DENISE DARIN

RYODORAKU. Mensuração Diagnóstica Eletrônica POR DENISE DARIN RYODORAKU Mensuração Diagnóstica Eletrônica POR DENISE DARIN SIGNIFICADO DO RYODORAKU Ryo significa boa, Do conduzir e Raku linha ou canal. Caminhos Permeáveis (Linha de boa eletrocondutividade). É um

Leia mais

Métodos Diagnósticos na MTC. Prof. Thiago Resende

Métodos Diagnósticos na MTC. Prof. Thiago Resende Métodos Diagnósticos na MTC Prof. Thiago Resende Observações da Forma do Corpo Existem cinco diferentes maneiras de se classificar: Yin e Yang Cinco Elementos (Constitucional) Influências pré e pós natais

Leia mais

Prof Weber Ciências 7ºANO

Prof Weber Ciências 7ºANO Prof Weber Ciências 7ºANO O que é a digestão? É a transformação dos alimentos em moléculas menores para que possam ser absorvidos pelo nosso corpo. Acontece em um tubo chamado TUBO DIGESTÓRIO. O tubo digestório

Leia mais

Célia Regina Whitaker Carneiro 2012. crwcarneiro@terra.com.br

Célia Regina Whitaker Carneiro 2012. crwcarneiro@terra.com.br Célia Regina Whitaker Carneiro 2012 crwcarneiro@terra.com.br - TEORIA DO YIN/YANG - TEORIA DOS CINCO MOVIMENTOS - TEORIA DOS ZANG FU 6 pares de Canais de Energia Principais: 5 pares de Zang/Fu que compõem

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

O DIAFRAGMA. 1. Descrição: É um músculo que separa o tórax do abdômen. Tem formato de sino, côncavo, para baixo. É altamente enervado e vascularizado.

O DIAFRAGMA. 1. Descrição: É um músculo que separa o tórax do abdômen. Tem formato de sino, côncavo, para baixo. É altamente enervado e vascularizado. Respiração O DIAFRAGMA 1. Descrição: É um músculo que separa o tórax do abdômen. Tem formato de sino, côncavo, para baixo. É altamente enervado e vascularizado. Sofre ação tônica do sistema nervoso simpático

Leia mais

Teoria Dos Cinco Movimentos

Teoria Dos Cinco Movimentos Teoria Dos Cinco Movimentos Constitui a base teórica da MTC. Caracteriza-se por cinco processos básicos decorrentes das qualidades de cinco elementos comuns, encontrados na natureza, e que simbolizam todos

Leia mais

ANAMNESE ACUPUNTURA. OLHOS: ü Com brilho: Mente e Jing saudáveis ü Sem brilho: Mente afetada e Jing debilitado

ANAMNESE ACUPUNTURA. OLHOS: ü Com brilho: Mente e Jing saudáveis ü Sem brilho: Mente afetada e Jing debilitado ANAMNESE ACUPUNTURA FACE: ü Clara e úmida: Qi do Estômago intacto (independe da cor) ü Opaca e seca: Qi do Estômago exaurido (independe da cor) ü Cor verde: Padrão de Fígado; Vento Interior; Vento exterior;

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

ATM CERVICALGIAS DORSALGIAS

ATM CERVICALGIAS DORSALGIAS Center-AO Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa Universidade Federal de São Paulo Departamento de Ortopedia e Traumatologia Disciplina de Ortopedia Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura ATM CERVICALGIAS

Leia mais

Prof. Carolina C. T. Haddad. Instituto Bioethicus. Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária PULSOLOGIA

Prof. Carolina C. T. Haddad. Instituto Bioethicus. Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária PULSOLOGIA Instituto Bioethicus Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária PULSOLOGIA A arte da palpação é de extrema importância dentro do exame semiológico da Medicina Veterinária Tradicional Chinesa e a

Leia mais

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING SISTEMA RESPIRATÓRIO. Profª Fernanda Toledo

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING SISTEMA RESPIRATÓRIO. Profª Fernanda Toledo COLÉGIO ALEXANDER FLEMING SISTEMA RESPIRATÓRIO Profª Fernanda Toledo RECORDAR Qual a função do alimento em nosso corpo? Por quê comer????? Quando nascemos, uma das primeiras atitudes do nosso organismo

Leia mais

hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS

hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS O NOSSO CORPO É CONSTITUÍDO NA MAIOR PARTE POR ÁGUA A ÁGUA É O PRINCIPAL CONSTITUINTE DO ORGANISMO, É ESSENCIAL PARA A VIDA E TEM

Leia mais

CURSO PRÉ PROVA DE TITULO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA

CURSO PRÉ PROVA DE TITULO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA CURSO PRÉ PROVA DE TITULO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA Curso aberto também para quem deseja apenas realizar uma reciclagem de conhecimentos em Acupuntura TEMA CONTEÚDO MINISTRANTE DATA HORÁRIO Estudo

Leia mais

Ele está situado no Aquecedor Superior.

Ele está situado no Aquecedor Superior. Os Órgãos ou Sistemas Yin (Zang) Pulmão (Fei) O Pulmão é um órgão único para os chineses, ao contrário dos ocidentais que o dividem em esquerdo e direito. Ele está situado no Aquecedor Superior. As funções

Leia mais

Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho

Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho Alimento I Toranja A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas não se sabia ao certo porque a Toranja

Leia mais

O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico.

O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. 1 O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. Note essa organização na figura abaixo. - Átomos formam

Leia mais

TRATAMENTO PARA MIOMA. INSTITUTO Long Tao

TRATAMENTO PARA MIOMA. INSTITUTO Long Tao TRATAMENTO PARA MIOMA INSTITUTO Long Tao Mioma Uterino DEFINIÇÃO: É UM TUMOR BENIGNO QUE SURGE QUANDO UMA CÉLULA DO ÚTERO DA MULHER COMEÇA A SE MULTIPLICAR DE FORMA DESORDENADA. Definição na MTC: O mioma

Leia mais

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível.

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível. VALÊNCIAS FÍSICAS RESISTÊNCIA AERÓBICA: Qualidade física que permite ao organismo executar uma atividade de baixa para média intensidade por um longo período de tempo. Depende basicamente do estado geral

Leia mais

DIAGNÓSTICO NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

DIAGNÓSTICO NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA DIAGNÓSTICO NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA A base do diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), está na observação dos sinais e sintomas do paciente, uma vez que eles refletem a condição dos Sistemas

Leia mais

www.cpsol.com.br TEMA 003 CONHEÇA E PREVINA AS DOENÇAS DO INVERNO

www.cpsol.com.br TEMA 003 CONHEÇA E PREVINA AS DOENÇAS DO INVERNO TEMA 003 CONHEÇA E PREVINA AS DOENÇAS DO INVERNO 1/8 O inverno chegou e junto com ele maiores problemas com as doenças respiratórias entre outras Isso não ocorre por acaso já que pé nesta estação onde

Leia mais

IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS. Aluno(a): Turma:

IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS. Aluno(a): Turma: IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS Aluno(a): Turma: Querido (a) aluno (a), Este estudo dirigido foi realizado para que você revise

Leia mais

SISTEMA EXCRETOR P R O F E S S O R A N A I A N E

SISTEMA EXCRETOR P R O F E S S O R A N A I A N E SISTEMA EXCRETOR P R O F E S S O R A N A I A N E O que não é assimilado pelo organismo O que o organismo não assimila, isto é, os materiais inúteis ou prejudiciais ao seu funcionamento, deve ser eliminado.

Leia mais

DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS

DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS 1 Calor: Fígado Coração (ID) Tr.Aquecedor Deficiência Yin Rins Estagnação Estagnação Qi Fígado Deficiência T.Aq. Deficiência Yang Rins/ Baço Estagnação Umidade Bexiga Distúrbios Urinários

Leia mais

EMBRIOLOGIA ENERGÉTICA

EMBRIOLOGIA ENERGÉTICA EMBRIOLOGIA ENERGÉTICA FECUNDAÇÃO: ovócito + espermatozóide multiplicação celular durante os primeiros dias o embrião tem forma arredondada (fase de mórula) por volta do 12 º dia, vai passando para uma

Leia mais

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson.

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson. Doença de Parkinson A Doença de Parkinson é uma síndrome caracterizada por lentidão de movimento, rigidez e tremor resultante de disfunção nos glânglios da base, com diminuição da dopamina e aumento da

Leia mais

Caso 1. nda. Pulso Flutuante e lentificado.

Caso 1. nda. Pulso Flutuante e lentificado. Caso 1 Paciente com dor e limitação de movimento do pescoço o háh um dia. Acompanha cefaléia occipital, dores pelo corpo, tosse, secreção nasal clara e febre baixa sem transpiração. Língua nda. Pulso Flutuante

Leia mais

Autor: Alberto Bastos Fisioterapeuta Acupunturista. ARTRITE REUMATOIDE SEGUNDO A MEDICINA CHINESA E A TERAPÊUTICA NATURAL

Autor: Alberto Bastos Fisioterapeuta Acupunturista. ARTRITE REUMATOIDE SEGUNDO A MEDICINA CHINESA E A TERAPÊUTICA NATURAL Autor: Alberto Bastos Fisioterapeuta Acupunturista. ARTRITE REUMATOIDE SEGUNDO A MEDICINA CHINESA E A TERAPÊUTICA NATURAL A artrite reumatóide é uma doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada

Leia mais

PROTOZOÁRIOS PARASITAS INTESTINAIS

PROTOZOÁRIOS PARASITAS INTESTINAIS COLÉGIO JOÃO PAULO I LABORATÓRIO DE BIOLOGIA - 2º ANO PROF. ANDRÉ FRANCO FRANCESCHINI PROTOZOÁRIOS PARASITAS INTESTINAIS AMEBÍASE Agente causador: Entamoeba histolytica. Diagnóstico: E. P. F. exame parasitológico

Leia mais

CUIDADOS A TER COM O ANIMAL GERIÁTRICO

CUIDADOS A TER COM O ANIMAL GERIÁTRICO Clínica Veterinária de Mangualde Dr. Benigno Rodrigues Dra. Sandra Oliveira CUIDADOS A TER COM O ANIMAL GERIÁTRICO O que devo fazer para garantir um envelhecimento com qualidade de vida ao meu animal?

Leia mais

Etiopatogenia na Medicina Chinesa

Etiopatogenia na Medicina Chinesa Etiopatogenia na Chinesa Prof. Eduardo Alexander Doutor em Saúde Coletiva - IMS/UERJ edu.alexander@gmail.com www.grandetriade.com.br Rio de Janeiro 2009 Quadro Resumo Racionalidades Médicas Racionalidades

Leia mais

Acumuladores hidráulicos

Acumuladores hidráulicos Tipos de acumuladores Compressão isotérmica e adiabática Aplicações de acumuladores no circuito Volume útil Pré-carga em acumuladores Instalação Segurança Manutenção Acumuladores Hidráulicos de sistemas

Leia mais

Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura

Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura Neuropatias sob a visão da Medicina Chinesa Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura Neuropatias sob a visão da Medicina Chinesa Revisão da neurofisiologia da dor, Revisão da fisiopatologia

Leia mais

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALÉIAS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALÉIAS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALÉIAS Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO Se o problema tem solução, não esquente a cabeça, porque tem solução. Se o problema não tem solução, não esquente a cabeça,

Leia mais

Profa. M árcia a L uz

Profa. M árcia a L uz Profa. Márcia Luz MERIDIANO PRINCIPAL DO CORAÇÃO Elemento: Fogo - Imperial Horário: 11:00 às13 13:00 hs. Estação: Verão YIN TA ID CS C BP E O Meridiano do Coração se abre na língua e se espelha na face.

Leia mais

Aluno (a): Professor:

Aluno (a): Professor: 3º BIM P1 LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS 6º ANO Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( )Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas

Leia mais

TECIDOS. 1º ano Pró Madá

TECIDOS. 1º ano Pró Madá TECIDOS 1º ano Pró Madá CARACTERÍSTICAS GERAIS Nos animais vertebrados há quatro grandes grupos de tecidos: o muscular, o nervoso, o conjuntivo(abrangendo também os tecidos ósseo, cartilaginoso e sanguíneo)

Leia mais

Você saberia responder aos questionamentos de forma cientificamente correta?

Você saberia responder aos questionamentos de forma cientificamente correta? Você saberia responder aos questionamentos de forma cientificamente correta? Como as fezes são formadas? Como a urina é formada no nosso corpo? Sistema Cardiovascular Funções Gerais: Transporte de nutrientes,

Leia mais

Água e Solução Tampão

Água e Solução Tampão União de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande FAC-CG Curso de Fisioterapia Água e Solução Tampão Prof. Dra. Narlize Silva Lira Cavalcante Fevereiro /2015 Água A água é a substância

Leia mais

Anatomia e Fisiologia Humana

Anatomia e Fisiologia Humana Componentes Vias Respiratórias A) Cavidades ou Fossas Nasais; B) Boca; C) Faringe; D) Laringe; E) Traqueia; F) Brônquios; G) Bronquíolos; H) Pulmões Cavidades ou Fossas Nasais; São duas cavidades paralelas

Leia mais

O Tato Capítulo 11 (página 204) - Ajuda a controlar a força que se aplica ao segurar objetos;

O Tato Capítulo 11 (página 204) - Ajuda a controlar a força que se aplica ao segurar objetos; O Tato Capítulo 11 (página 204) - A pele humana possui espessura variável, menor que 0,5 milímetros (pálpebras) até 05 milímetros (no alto das costas); - É o sentido que nos permite perceber os estímulos

Leia mais

Sistema circulatório

Sistema circulatório Sistema circulatório O que é: também conhecido como sistema cardiovascular é formado pelo coração e vasos sanguíneos. Tal sistema é responsável pelo transporte de nutrientes, gases, hormônios, excreções

Leia mais

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE 12 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem

Leia mais

Diabetes Gestacional

Diabetes Gestacional Diabetes Gestacional Introdução O diabetes é uma doença que faz com que o organismo tenha dificuldade para controlar o açúcar no sangue. O diabetes que se desenvolve durante a gestação é chamado de diabetes

Leia mais

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE 14 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP ACREDITE EM VOCÊ Profª Elaine Terroso Esse material foi elaborado

Leia mais

Mantra tibetano para chamar o Buda da saúde

Mantra tibetano para chamar o Buda da saúde Mantra tibetano para chamar o Buda da saúde Om muni muni maha muni sakya muni soha Om tare tutare turê soha... 1 Pulsologia Chinesa os vinte e oito pulsos patológicos" Delvo Ferraz da Silva 2 Teorias de

Leia mais

A brisa do mar está ótima!

A brisa do mar está ótima! A brisa do mar está ótima! Mais um fim de semana. Cristiana e Roberto vão à praia e convidam Maristela para tomar um pouco de ar fresco e de sol, e tirar o mofo! É verão e o sol já está bem quente. Mas

Leia mais

CANAIS E COLATERAIS (JING-LUO)

CANAIS E COLATERAIS (JING-LUO) CANAIS E COLATERAIS (JING-LUO) A TEORIA DE JING-LUO ESTUDA AS ALTERAÇÕES FISIOPATOLÓGICAS DOS CANAIS E COLATERAIS E A RELAÇÃO ENTRE ESTES E OS ÓRGÃOS INTERNOS DO CORPO JING-LUO É O NOME DADO AO CONJUNTO

Leia mais

Álcool e energéticos. Uma mistura perigosa. José Guerchon Camila Welikson Arnaldo Welikson Barbara Macedo Durão

Álcool e energéticos. Uma mistura perigosa. José Guerchon Camila Welikson Arnaldo Welikson Barbara Macedo Durão Álcool e energéticos. Uma mistura perigosa. José Guerchon Camila Welikson Arnaldo Welikson Barbara Macedo Durão Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

Leia mais

INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA. Instituto Long Tao

INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA. Instituto Long Tao INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA Instituto Long Tao SISTEMA RESPIRATÓRIO A função do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração

Leia mais

Informações Básicas sobre o Novo Tipo de Influenza

Informações Básicas sobre o Novo Tipo de Influenza Informações Básicas sobre o Novo Tipo de Influenza 1 O que é o Novo Tipo de Influenza É o nome dado à doença causada pela presença do vírus da influenza A/H1N1, de origem suína, no corpo humano. Diz-se

Leia mais

Aula 4: Sistema digestório

Aula 4: Sistema digestório Aula 4: Sistema digestório Sistema digestório As proteínas, lípideos e a maioria dos carboidratos contidos nos alimentos são formados por moléculas grandes demais para passar pela membrana plasmática e

Leia mais

9/30/2014. Por que engenheiros biomédicos precisam estudar anatomia e fisiologia? Introdução. Fisiologia. Anatomia

9/30/2014. Por que engenheiros biomédicos precisam estudar anatomia e fisiologia? Introdução. Fisiologia. Anatomia Por que engenheiros biomédicos precisam estudar anatomia e fisiologia? Introdução à Anatomia e Fisiologia EN2319-Bases Biológicas para Engenharia I Reginaldo K Fukuchi Universidade Federal do ABC Por que

Leia mais

O que Realmente Funciona

O que Realmente Funciona Prisão de Ventre O mal conhecido como intestino preguiçoso, obstipação ou prisão de ventre atinge cerca de um em cada cinco pessoas. O tratamento é bastante simples, mas, na falta dele, a prisão de ventre

Leia mais

Ba gang 8 Princípios de Diagnóstico

Ba gang 8 Princípios de Diagnóstico I. INTRODUÇÃO Ba gang 8 Princípios de Diagnóstico Para se fazer qualquer tratamento em M.T.C, que seja mais do que meramente sintomático, é preciso um diagnóstico correto da disfunção em curso. O diagnóstico

Leia mais

ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA HISTÓRIA DA MEDICINA CHINESA

ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA HISTÓRIA DA MEDICINA CHINESA Teoria da Acupuntura ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA A Medicina Tradicional Chinesa tem obtido um desenvolvimento através do tempo, pelo menos a 3000 anos. A Acupuntura promove diversas funções, ela controla

Leia mais

Hippolyte Léon Denizard Rivail 03-10-1804-31-03-1869

Hippolyte Léon Denizard Rivail 03-10-1804-31-03-1869 Hippolyte Léon Denizard Rivail 03-10-1804-31-03-1869 Centros de Força são acumuladores e distribuidores de força espiritual, situados no corpo etéreo, pelos quais transitam os fluidos energéticos de uns

Leia mais

45 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Terra Acoplado ao Baço-Pâncreas (PI)

45 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Terra Acoplado ao Baço-Pâncreas (PI) O Estômago (WEI) 45 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Terra Acoplado ao Baço-Pâncreas (PI) O Estômago (WEI) Estômago (WEI) recebe os alimentos e continua o processo de digestão iniciado na boca

Leia mais