As Universidades e o Open Access. Apresentação para Dirigentes Universitários

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As Universidades e o Open Access. Apresentação para Dirigentes Universitários"

Transcrição

1 As Universidades e o Open Access Apresentação para Dirigentes Universitários

2 Antevisão da apresentação Open Access /Acesso Livre O que é? Porquê? Como? As Universidades e o Open Access Os repositórios ins<tucionais As polí<cas ins<tucionais de auto arquivo

3 O que é o Open Access? Open Access, "Acesso Livre" (ou Acesso Aberto ) significa a disponibilização livre na Internet de cópias gratuitas, online, de ar<gos de revistas cienmficas revistos por pares (peer reviewed), comunicações em conferências, bem como relatórios técnicos, teses e documentos de trabalho.

4 Acesso Livre a quê? Essencial: Aos cerca de 2.5 milhões de ar<gos publicados por ano, a nível mundial, em cerca de 25,000 revistas com peer review em todas as disciplinas académicas e cien<ficas. Opcional: A comunicações, teses e dissertações, relatórios, working papers, ar<gos não revistos (preprints); monografias; etc. Não Aplicável: O Acesso Livre não se aplica a livros sobre os quais os autores pretendam obter receitas ou textos não académicos, como nomcias ou ficção.

5 Acesso Livre porquê? Aumentar a visibilidade, o acesso, a u<lização e o impacto dos resultados de inves<gação. Acelerar e tornar mais eficiente o progresso da ciência. Melhorar a monitorização, avaliação e gestão da ac<vidade cienmfica.

6 Acesso Limitado = Impacto Limitado (Traduzido e adaptado de Harnad) O ciclo de impacto inicia-se: Realiza-se Investigação Investigadores escrevem artigo - preprint Meses Postprint revisto é aceite, certificado, publicado numa revista Preprint avaliado por pares especialistas Peer-Review Submetem a revista Preprint revisto pelos autores Novos ciclos de impacto: Nova investigação a partir da investigação anterior Investigadores podem aceder ao Postprint se a Universidade assinar a revista

7 Acesso Limitado = Impacto Limitado (Traduzido e adaptado de Harnad) Meses O ciclo de impacto inicia-se: Realiza-se Investigação Postprint revisto é aceite, certificado, publicado numa revista Preprint avaliado por pares especialistas Peer-Review Investigadores escrevem artigo - preprint Submetem a revista Preprint revisto pelos autores Este acesso limitado baseado na assinatura de revistas pode ser complementado pelo auto arquivo do Postprint no repositório insntucional do autor Novos ciclos de impacto: Nova investigação a partir da investigação anterior Investigadores podem aceder ao Postprint se a Universidade assinar a revista

8 Impacto e acesso à invesngação maximizado pelo auto arquivo O ciclo de impacto inicia-se: Realiza-se Investigação Investigadores escrevem artigo - preprint Submetem a revista Meses Postprint revisto é aceite, certificado, publicado numa revista Preprint avaliado por pares especialistas Peer-Review Preprint revisto pelos autores Novos ciclos de impacto: Nova investigação a partir da investigação anterior Investigadores podem aceder ao Postprint se a Universidade assinar a revista Novos ciclos de impacto: O impacto da investigação arquivada é maior e mais rápido porque o acesso é maximizado.

9 Impacto dos resultados de invesngação % aumento citações com Acesso Livre Física Sociologia Psicologia Direito Gestão Educação Ciên. da Saúde Ciências PolíNcas Economia Biologia Amplitude = 36% 250% (Dados: Brody&Harnad 2004; Hajjem et al. 2005) Adaptação de gráfico cedido por: Alma Swan Key PerspecNves Ltd

10 Acelerar e aumentar a eficiência do progresso da ciência Tempo necessário para arngos depositados no ArXiv serem citados Meses desde a publicação Adaptação de gráfico cedido por: Alma Swan Key PerspecNves Ltd

11 Melhorar a monitorização, avaliação e administração da ciência (algumas hipóteses) Avaliação de inves<gadores, grupos e centros de inves<gação baseada na análise de citações de ar<gos individuais (e não no factor de impacto das revistas); Desenvolvimento de um Cita<onRank semelhante ao algoritmo PageRank do Google; Registo e seguimento de downloads, citações e padrões de uso; Avaliação do grau de endogamia/exogamia dos inves<gadores e unidades de inves<gação Detecção de autores/trabalho não citados/ignorados e detecção de plágio por analises semân<cas.

12 Duas vias para o Acesso Livre ÓpNma (dourada): Publicar os ar<gos em revistas de acesso livre sempre que existam revistas adequadas para o efeito (presentemente cerca de 3691, 15% ver Boa (verde): Publicar os restantes ar<gos nas revistas comerciais habituais (presentemente cerca de 21300, 85%) e auto arquivá los em repositórios da própria ins<tuição.

13 O que são Repositórios InsNtucionais? São sistemas de informação que armazenam, preservam, divulgam e dão acesso à produção intelectual de comunidades universitárias. Ao fazê lo intervêm em duas questões estratégicas: contribuir para o aumento da visibilidade e valor público das ins<tuições, servindo como indicador tangível da sua qualidade; contribuir para a reforma do sistema de comunicação cienmfica, expandindo o acesso aos resultados da inves<gação e reassumindo o controlo académico sobre a publicação cienmfica.

14 Os Repositórios no mundo

15 Via verde para o auto arquivo! O copyright já não é um obstáculo importante ao desenvolvimento dos Repositórios Ins<tucionais. PolíNcas de Copyright das Revistas Cienwficas 32% 5% PermiNdo auto arquivo de preprints e postprints PermiNdo auto arquivo de preprints 63% Auto arquivo não permindo Mais de 95% das revistas já permitem alguma forma de auto arquivo/depósito em repositórios. hup://romeo.eprints.org/stats.php

16 Repositórios para quê? Para produzir o corpus de literatura cienmfica em acesso livre, que cons<tui o objec<vo final, e que proporcionará: Progresso cienmfico mais rápido e mais eficiente Text mining e data mining Corpus para avaliação da ciência Para ajudar a ins<tuição a cumprir a sua missão de disseminação dos resultados cienmficos Para dotar a ins<tuição das ferramentas para analisar e gerir a sua produção cienmfica Para ajudar a ins<tuição aumentar a sua visibilidade e impacto

17 Se todas as insntuições possuíssem dados semelhantes nos seus repositórios Análises comparanvas: Em que medida o nosso impacto se compara com o de outros? O nosso departamento de engenharia está a registar mais impacto? Que resultados estamos a obter com o dinheiro que inves<mos no nosso departamento de osica? Os nossos melhores departamentos de inves<gação estão a atrair o número ideal de estudantes?

18 Os repositórios aumentam a visibilidade dos resultados da acnvidade cienwfica Os repositórios usam tecnologias e protocolos que expõem os seus conteúdos na Internet. Isto significa que os conteúdos dos repositórios O Google integrou recentemente no estão acessíveis a par<r de inúmeras bases de seu motor de busca genérico dados e motores de pesquisa, incluindo o caracterís<cas e funcionalidades até Google agora apenas presentes no Google Scholar como: O nome do (primeiro) autor Mas criar repositórios ins<tucionais Links para os ar<gos que o citam é apenas uma condição necessária, não é uma Links para ar<gos relacionados condição suficiente Links para outras versões

19 Apenas cerca de 11% da produção cienwfica insntucional mundial é auto arquivada espontaneamente hoje em dia em repositórios e páginas web.

20 Os repositórios são necessários, mas não são suficientes Estratégias de divulgação, promoção e formação são factores crí<cos para o sucesso na implementação de um repositório. A criação de serviços de valor acrescentado para os autores, que compensem o esforço de auto arquivo, é também um aspecto importante. Mas o factor determinante é a implementação de políncas e mandatos de auto arquivo que encorajem ou tornem obrigatório o depósito da produção cienmfica dos membros das ins<tuições nos seus repositórios.

21 ANtude dos autores face a um mandato de auto arquivo Não cumpririam 5% Cumpririam com relutância 14% Cumpririam de boa vontade 81% % respondentes (Dados: InternaNonal Survey Would you comply with OA mandate? )

22 Vantagem CompeNNva Quanto mais cedo uma universidade implementar um mandato de auto arquivo Open Access, mais cedo (e maior) será a sua vantagem compe<<va face às suas congéneres.

23 Vantagem CompeNNva A Univ. Southampton School of Electronics and Computer Science foi a primeira adoptar um mandato de auto arquivo OA a nível mundial. (A vantagem compennva desvanece com OA a 100%).

24 Vantagem CompeNNva As universidades portuguesas no Ranking Web of World UniversiNes (Julho 2008) hup://

25 Mundialmente, um total de 56 mandatos de autoarquivo já foram implementados e mais 10 estão registados sob a forma de proposta. ROARMAP (Registry of OA Repository Mandates):

26 Em de Janeiro de 2008 Janeiro 2008 A polí<ca de auto arquivo do NIH (EUA), até à altura voluntária, passa a obrigatória. Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom In accordance with Division G, Title II, Sec<on 218 of PL (Consolidated Appropria<ons Act, 2008 ), the NIH voluntary Public Access Policy (NOT OD ) is now mandatory. The law states: The Director of the Na.onal Ins.tutes of Health shall require that all inves.gators funded by the NIH submit or have submi9ed for them to the Na.onal Library of Medicine PubMed Central an electronic version of their final, peer reviewed manuscripts upon acceptance for publica.on, to be made publicly available no later than 12 months a>er the official date of publica.on: Provided, That the NIH shall implement the public access policy in a manner consistent with copyright law.

27 Em 2008 Fevereiro de Fevereiro de 2008 A Faculdade de Artes Ciências da Universidade de Harvard estabelece uma polí<ca Ter. sobre as publicações cienmficas dos Sáb. seus membros, que Seg. Qua. Qui. Sex. Dom. requer, para além do depósito dos ar<gos, a transferência do copyright para a Universidade Each Faculty member grants to the President and Fellows of Harvard College permission to make de Maio de available his or her scholarly ar.cles and to exercise the copyright in those ar.cles. In legal terms, the permission granted by each Faculty member is a nonexclusive, irrevocable, paid up, worldwide license to exercise any and all rights under copyright rela.ng to each of his or her scholarly ar.cles ( ). The policy will apply to all scholarly ar.cles wrinen while the person is a member of the Faculty ( ) A Harvard Law School estabelece uma polí<ca sobre as publicações cienmficas dos seus membros semelhante à da Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Harvard.

28 Em de Março de Março 2008 O Conselho Geral da European University AssociaNon (EUA) aprovou Seg. Ter. por Qua. unanimidade Qui. as Sex. recomendações Sáb. Dom. do Grupo de Trabalho sobre Open Access da EUA. 1 2 A. RecommendaNons for University Leadership 1. ( ) develop ins.tu.onal policies and strategies that foster the availability of ( ) research results ( ), maximising their visibility, accessibility and scien.fic impact The basic approach for achieving this should be the crea.on of an ins.tu.onal repository or par.cipa.on in a shared repository. ( ) University ins.tu.onal policies should require that their researchers deposit (selfarchive) their scien.fic publica.ons in their ins.tu.onal repository upon acceptance for publica.on. ( ).Such policies would be in compliance with evolving policies of research funding agencies at the na.onal and European level such as the ERC University policies should include copyright in the ins.tu.onal intellectual property rights (IPR) management ( ).

29 Em de Junho de 2008 Junho 2008 Polí<ca de auto arquivo da Stanford University School of EducaNon Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom. ( ) Faculty members grant to the Stanford University permission to make publicly available their scholarly ar.cles and to exercise the copyright in those ar.cles. They grant to 1 Stanford University a nonexclusive, irrevocable, worldwide license to exercise any and all rights under copyright rela.ng to their scholarly ar.cles, in any medium ( ) The policy will apply to all scholarly ar.cles authored or co authored while a faculty member of the School of Educa.on, beginning with ar.cles for which the publisher's copyright agreement has yet to be signed ( ) No later than the date of publica.on, faculty members will provide an electronic copy of the final version of the ar.cle at no charge to the appropriate representa.ve of the Dean of Educa.on's Office, who will make the ar.cle available to the public in an open access repository operated by Stanford University ( ) 30

30 Em de Agosto de 2008 Agosto 2008 Projecto piloto de Comissão Europeia para assegurar a máxima Seg. disseminação Ter. Qua. e Qui. visibilidade Sex. dos Sáb. resultados Dom. da inves<gação financiada pelo 7th Framework Programm (50 biliões de ). O projecto vai abarcar cerca de 20% do 7th FP (10 biliões de ) em disciplinas como ciências da saúde, energia, 4 ambiente, 5 6 ciências 7 sociais 8 e 9 tecnologias 10 de informação e comunicação Grant 18 recipients 19 will 20 be required 21 to deposit 22 peer 23 reviewed 24 research ar.cles or final manuscripts resul.ng from their FP7 projects in an online 25 repository. 26 They 27 will have 28 to make 29 their best 30 effort 31 to ensure open access to these ar.cles within either six or twelve months a>er publica.on, depending on the research area.

31 Síntese da apresentação O que podem fazer as universidades? Implementar as recomendações da EUA! Criar/Manter repositórios ins<tucionais Definir polí<cas ins<tucionais Requerer o auto arquivo das publicações dos seus membros nos repositórios Que publicações? obrigatoriamente a versão final dos ar<gos com peer review ( postprint ), opcionalmente outras publicações e documentos Quando arquivar/depositar? Imediatamente após a aceitação para publicação. Os embargos devem aplicar se ao acesso e não ao depósito

32 Obrigado pela atenção! Nome Esta apresentação foi desenvolvida pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, no âmbito do projecto Repositório CienMfico da Acesso Aberto, está disponível nos termos da Licença Crea<ve Commons Atribuição Uso Não Comercial Par<lha nos termos da mesma licença (by nc sa) 2.5 Portugal, e des<na se a ser usada para promover o desenvolvimento de repositórios e polí<cas de Open Access junto de dirigentes universitários,

Projecto RCAAP. João Moreira, FCCN Universidade de Coimbra, 3 de Fevereiro de 2010

Projecto RCAAP. João Moreira, FCCN Universidade de Coimbra, 3 de Fevereiro de 2010 Projecto RCAAP João Moreira, FCCN Jmm@fccn.pt Universidade de Coimbra, 3 de Fevereiro de 2010 1. Enquadramento 2. Serviços 3. Indicadores 4. Trabalho futuro 5. Desafios 2 Projecto RCAAP 3 Serviços - Portal

Leia mais

RepositóriUM. Repositório Institucional da Universidade do Minho. Eloy Rodrigues eloy@sdum.uminho.pt

RepositóriUM. Repositório Institucional da Universidade do Minho. Eloy Rodrigues eloy@sdum.uminho.pt RepositóriUM Repositório Institucional da Universidade do Minho Eloy Rodrigues eloy@sdum.uminho.pt Sumário O que é o RepositóriUM? Quais são os seus objectivos? Que tipo de documentos vai reunir? Quais

Leia mais

Repositório.UL. Política de depósito da UL e políticas editoriais (Farmácia)

Repositório.UL. Política de depósito da UL e políticas editoriais (Farmácia) Repositório.UL Política de depósito da UL e políticas editoriais (Farmácia) Marta Nogueira; Cristina Domingues Universidade de Lisboa - Grupo de trabalho do Repositório.UL http://repositorio.ul.pt / repositorio@reitoria.ul.pt

Leia mais

Repositório.UL. Política de depósito da UL e políticas editoriais (Ciências)

Repositório.UL. Política de depósito da UL e políticas editoriais (Ciências) Repositório.UL Política de depósito da UL e políticas editoriais (Ciências) Marta Nogueira; Cristina Domingues Universidade de Lisboa - Grupo de trabalho do Repositório.UL http://repositorio.ul.pt / repositorio@reitoria.ul.pt

Leia mais

A experiência da Universidade do Minho promovendo o acesso livre à literatura científica

A experiência da Universidade do Minho promovendo o acesso livre à literatura científica Florianópolis, 4 de Novembro de 2009 A experiência da Universidade do Minho promovendo o acesso livre à literatura científica Eloy Rodrigues eloy@sdum.uminho.pt http://repositorium.sdum.uminho.pt Sumário

Leia mais

RIA- Repositório Institucional da Universidade de Aveiro Direitos de autor/copyright

RIA- Repositório Institucional da Universidade de Aveiro Direitos de autor/copyright RIA- Repositório Institucional da Universidade de Aveiro Direitos de autor/copyright Politicas de copyright e autoarquivo das editoras: o projecto Sherpa/RoMEO - http://www.sherpa.ac.uk/romeo/ Todos os

Leia mais

A evolução dos periódicos brasileiros e o acesso aberto

A evolução dos periódicos brasileiros e o acesso aberto XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias Gramado, 16-18 de Setembro de 2012 A evolução dos periódicos brasileiros e o acesso aberto Lewis Joel Greene Editor, Brazilian Journal of Medical and

Leia mais

Pedro Príncipe. OpenAIRE e o cumprimento do Projecto Piloto Open Access

Pedro Príncipe. OpenAIRE e o cumprimento do Projecto Piloto Open Access Pedro Príncipe OpenAIRE e o cumprimento do Projecto Piloto Open Universidade de Coimbra, de 2011 Access do 29 7ºde Junho Programa Tópicos 1.O que é o OpenAIRE 2.Projectos do 7º PQ e a Cláusula Especial

Leia mais

A experiência da USP e o repositório do CRUESP

A experiência da USP e o repositório do CRUESP A experiência da USP e o repositório do CRUESP Profa. Dra. Sueli Mara S. P. Ferreira Seminário VIABILIZANDO O ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO NA FIOCRUZ Rio de Janeiro - 30 de maio de 2014 Estrutura - Composição

Leia mais

Criação e desenvolvimento do Repositório Institucional da Universidade do Minho

Criação e desenvolvimento do Repositório Institucional da Universidade do Minho Estoril, 13 de Maio de 2004 Criação e desenvolvimento do Repositório Institucional da Universidade do Minho Eloy Rodrigues, Matilde Almeida, Ângelo Miranda, Augusta Guimarães, Daniela Castro E-mail: {eloy,

Leia mais

Pesquisa sobre o Uso das Competências Europeias dos Nutricionistas/Dietistas (EDC) e dos seus Indicadores de Desempenho

Pesquisa sobre o Uso das Competências Europeias dos Nutricionistas/Dietistas (EDC) e dos seus Indicadores de Desempenho Pesquisa sobre o Uso das Competências Europeias dos Nutricionistas/Dietistas (EDC) e dos seus Indicadores de Desempenho Esta pesquisa tem 12 questões e tem por objectivos: Recolher dados sobre a implementação

Leia mais

O Acesso Aberto ao Conhecimento Científico e as Politicas Open Access da União Europeia

O Acesso Aberto ao Conhecimento Científico e as Politicas Open Access da União Europeia Universidade de Coimbra 29 de Junho de 2011 O Acesso Aberto ao Conhecimento Científico e as Politicas Open Access da União Europeia Eloy Rodrigues eloy@sdum.uminho.pt Agenda ntrodução ao Acesso Aberto:

Leia mais

O desafio de aumentar o impacto da ciência brasileira

O desafio de aumentar o impacto da ciência brasileira O desafio de aumentar o impacto da ciência brasileira Carlos Henrique de Brito Cruz Diretor Científico FAPESP 23/05/2013 desafio-impacto-confap-20130522.pptx; C.H. Brito Cruz e Fapesp 1 Desafios para a

Leia mais

POLÍTICA DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

POLÍTICA DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA POLÍTICA DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Grupo de Trabalho dos Bibliotecários da UNL Abril de 2009 Aprovada na Reunião de 21 de Maio de 2009 do Colégio dos Directores Política

Leia mais

O Open Access ao Serviço da Ciência, dos Investigadores e das Universidades

O Open Access ao Serviço da Ciência, dos Investigadores e das Universidades 26 de Outubro de 2012 O Open Access ao Serviço da Ciência, dos Investigadores e das Universidades Eloy Rodrigues eloy@sdum.uminho.pt Antevisão da apresentação Open Access /Acesso Aberto O que é? Porquê?

Leia mais

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Resumo. Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Autor: Danilo Humberto Dias Santos Orientador: Walteno Martins Parreira Júnior Bacharelado em Engenharia da Computação

Leia mais

PROGRAMA DE PUBLICAÇÃO DE TESES PROQUEST. Andréa Gonçalves Training & Consulting Partner

PROGRAMA DE PUBLICAÇÃO DE TESES PROQUEST. Andréa Gonçalves Training & Consulting Partner PROGRAMA DE PUBLICAÇÃO DE TESES PROQUEST Andréa Gonçalves Training & Consulting Partner Agenda ProQuest Dissertations and Theses Histórico da UMI e PQDT Como e por que usar a PQDT? Processo de publicação

Leia mais

Open Archives. um marco na história das Bibliotecas Digitais

Open Archives. um marco na história das Bibliotecas Digitais Open Archives um marco na história das Bibliotecas Digitais Motivação Pontiac G6 Preço igual (EUA) USD $17,000 Motivação Dificuldades encontradas pelos pesquisadores no ciclo da comunicação científica

Leia mais

DOCUMENTO DE APOIO. www.diadorim.ibict.br. Brasília 2012 1. Financiadora:

DOCUMENTO DE APOIO. www.diadorim.ibict.br. Brasília 2012 1. Financiadora: www.diadorim.ibict.br DOCUMENTO DE APOIO Brasília 2012 1 Financiadora: 1 Esta é a segunda versão do Documento de Apoio ao diretório Diadorim, publicado em 2011. SUMÁRIO Introdução... 1 Contatos... 3 Acesso

Leia mais

Gestão da informação científica e repositórios institucionais de acesso aberto Fernando César Lima Leite fernandoc@unb.br

Gestão da informação científica e repositórios institucionais de acesso aberto Fernando César Lima Leite fernandoc@unb.br XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias Gestão da informação científica e repositórios institucionais de acesso aberto Fernando César Lima Leite fernandoc@unb.br 1. A comunicação científica

Leia mais

Publicação em contexto académico: OJS na prática

Publicação em contexto académico: OJS na prática Publicação em contexto académico: OJS na prática sumário 1. Publicações científicas em ambiente académico: um cenário pouco homogéneo 1.1 o papel das bibliotecas de ensino superior 2. OJS Open Journal

Leia mais

Guia Portal de Periódicos CAPES

Guia Portal de Periódicos CAPES Guia Portal de Periódicos CAPES Manaus, abril de 2010 ACESSO AO PORTAL CAPES DE PERIÓDICOS APRESENTAÇÃO A Biblioteca Aderson Dutra do Centro Universitário Nilton Lins disponibiliza um moderno conjunto

Leia mais

NORMAS PARA AUTORES. As normas a seguir descritas não dispensam a leitura do Regulamento da Revista Portuguesa de Marketing, disponível em www.rpm.pt.

NORMAS PARA AUTORES. As normas a seguir descritas não dispensam a leitura do Regulamento da Revista Portuguesa de Marketing, disponível em www.rpm.pt. NORMAS PARA AUTORES As normas a seguir descritas não dispensam a leitura do Regulamento da Revista Portuguesa de Marketing, disponível em www.rpm.pt. COPYRIGHT Um artigo submetido à Revista Portuguesa

Leia mais

Reitoria. No plano orçamental para 2009 foi definida uma provisão no valor de 300.000 euros para o Programa - Qualidade.

Reitoria. No plano orçamental para 2009 foi definida uma provisão no valor de 300.000 euros para o Programa - Qualidade. Reitoria Circular RT-05/2009 Programa Qualidade 2009 Apesar dos constrangimentos financeiros impostos pelo orçamento atribuído para 2009, é importante garantir que são apoiadas as experiências e os projectos

Leia mais

Os sistemas de informação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia: contributo para uma perspectiva integrada da gestão da informação

Os sistemas de informação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia: contributo para uma perspectiva integrada da gestão da informação Os sistemas de informação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia: contributo para uma perspectiva integrada da gestão da informação Encontro Internacional de Arquivos Universidade de Évora 3-4 de Outubro

Leia mais

Busca pela excelência em universidades no Brasil

Busca pela excelência em universidades no Brasil Busca pela excelência em universidades no Brasil Carlos Henrique de Brito Cruz Diretor Científico FAPESP 20130723 excellence-in-higher-ed-chbc20140122pptx; C.H. Brito Cruz e Fapesp 1 Determinants of Excellence

Leia mais

SciELO Brasil e o processo de avaliação da área de odontologia

SciELO Brasil e o processo de avaliação da área de odontologia SciELO Brasil e o processo de avaliação da área de odontologia Fabiana Montanari Lapido Projeto SciELO FAPESP, CNPq, BIREME, FapUNIFESP 27ª Reunião Anual da SBPqO Águas de Lindóia, 9 setembro 2010 Apresentação

Leia mais

Open Archives e Open Access

Open Archives e Open Access Mesa redonda: Tecnologias de Informação Open Archives e Open Access Sumário Cenário Mundial da Comunicação Científica O modelo Open Archives O movimento do acesso livre Ações do Ibict em direção ao acesso

Leia mais

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Profa. Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos

Leia mais

Direitos de Autor na Biblioteca Nacional de Portugal

Direitos de Autor na Biblioteca Nacional de Portugal Direitos de Autor na Biblioteca Nacional de Portugal EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS EM 3 TEMAS FUNDAMENTAIS: Reutilização de conteúdos Reutilização de dados Digitalização em massa Helena Simões Patrício 1.

Leia mais

Auditoria Sistemática

Auditoria Sistemática ISAL Instituto Superior de Administração e Línguas Auditoria Sistemática Resumo do Relatório da Inspecção Geral do MCTES 18.Novembro.2010 Índice INTRODUÇÃO... 3 CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS...

Leia mais

Computação e Informática

Computação e Informática Universidade Presbiteriana Mackenzie Faculdade de Computação e Informática A Auto Avaliação Ins9tucional na Pós- Graduação com o Apoio do Ambiente Moodle Profª Maria Lúcia Indjaian G. da Cruz Prof. Ms.

Leia mais

Acesso Aberto, Repositórios Institucionais e os Periódicos Científicos do MZUSP

Acesso Aberto, Repositórios Institucionais e os Periódicos Científicos do MZUSP XIII SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA NA USP 25 A 29 DE OUTUBRO DE 2010 ACESSO ABERTO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA USP VIII SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA NO MZUSP Acesso Aberto, Repositórios Institucionais

Leia mais

Open Archives: contexto

Open Archives: contexto Open Archives Arquivos Abertos Impacto da Internet nos Sistemas de Informação Documentos em papel Documentos eletrônicos Bases de dados referenciais Bases em texto completo Sistemas isolados Interoperabilidade

Leia mais

IC-Online: repositório institucional

IC-Online: repositório institucional IC-Online: história de um repositório institucional Reorganização de serviços do IPL: Bibliotecas do IPL passarem a trabalhar como uma unidade Rentabilização de esforços, recursos humanos e recursos materiais

Leia mais

Gestão de Serviços. Mário Lavado itsmf Portugal. Guimarães 18 de Novembro 2010. itsmf Portugal 1

Gestão de Serviços. Mário Lavado itsmf Portugal. Guimarães 18 de Novembro 2010. itsmf Portugal 1 Gestão de Serviços Mário Lavado itsmf Portugal Guimarães 18 de Novembro 2010 itsmf Portugal 1 Agenda 1. O que é o itsmf? 2. A Gestão de Serviços e o ITIL 3. A ISO 20000 4. A certificação ISO 20000 itsmf

Leia mais

Preservação e disseminação de dados em Ciências Sociais

Preservação e disseminação de dados em Ciências Sociais Projeto de Investigação: «A construção de um arquivo de dados em Ciências Sociais» Preservação e disseminação de dados em Ciências Sociais Pedro Moura Ferreira «Infraestruturas de Recolha, Preservação

Leia mais

Competências em Literacia da Informação. Saber avaliar a informação

Competências em Literacia da Informação. Saber avaliar a informação Competências em Literacia da Informação Saber avaliar a informação Rosário Duarte 2009 Avaliar a informação Hoje em dia, são vários os recursos de informação que tens ao teu dispor, criando a ilusão de

Leia mais

O Arquivo de Ciência e Tecnologia

O Arquivo de Ciência e Tecnologia Encontro Arquivos Científicos 3 e 4 de julho de 2014 FCSH, Lisboa O Arquivo de Ciência e Tecnologia Paula Meireles Madalena Ribeiro O Arquivo de Ciência e Tecnologia 1. Projeto de tratamento e divulgação

Leia mais

INICIATIVA ESTRATÉGICA CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

INICIATIVA ESTRATÉGICA CONHECIMENTO E INOVAÇÃO INICIATIVA ESTRATÉGICA CONHECIMENTO E INOVAÇÃO Janeiro 2004 INICIATIVA ESTRATÉGICA CONHECIMENTO E INOVAÇÃO 1 - OBJECTIVOS O Conhecimento é fonte de Desenvolvimento. A criação e transmissão do Conhecimento

Leia mais

GHG Protocol in EDP. Pedro Sirgado

GHG Protocol in EDP. Pedro Sirgado GHG Protocol in EDP Pedro Sirgado EDP Empresa de referência no mercado Ibérico, com uma presença de destaque no mercado Brasileiro e forte investimento nos E.U.A. Renováveis E.U.A. Capacidade de produção

Leia mais

www.unioeste.br/portaldainformacao

www.unioeste.br/portaldainformacao PORTAL DA INFORMAÇÃO DA UNIOESTE Página de acesso livre ao conhecimento. www.unioeste.br/portaldainformacao PORTAL DA INFORMAÇÃO DA UNIOESTE A P R E S E N T A Ç Ã O O Portal da Informação da Unioeste é

Leia mais

FACULDADE DE ARACRUZ FAACZ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FACULDADE DE ARACRUZ FAACZ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACULDADE DE ARACRUZ FAACZ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE DE ARACRUZ - FAACZ ARACRUZ 2010 CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

DSPACE GESTÃO DE. Características e requisitos técnicos REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS WHITE PAPER SERIES

DSPACE GESTÃO DE. Características e requisitos técnicos REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS WHITE PAPER SERIES DSPACE GESTÃO DE REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS Características e requisitos técnicos WHITE PAPER SERIES Sobre o documento Identificador WP11173 Autor Miguel Ferreira Contribuição Luís Miguel Ferros Distribuição

Leia mais

O Acesso Aberto e a Ciência Aberta no H2020. Eloy Rodrigues

O Acesso Aberto e a Ciência Aberta no H2020. Eloy Rodrigues O Acesso Aberto e a Ciência Aberta no H2020 Eloy Rodrigues eloy@sdum.uminho.pt Antevisão da apresentação 1. O Acesso Aberto na Europa: do projeto piloto no 7º PQ até ao H2020 2. Sumário dos requisitos

Leia mais

Regulamento PAPSummer 2015

Regulamento PAPSummer 2015 Regulamento PAPSummer 2015 Artigo 1º Objectivos do programa, montante e designação das bolsas 1. O programa PAPSummer pretende dar a oportunidade a estudantes portugueses (Estudante) de desenvolver um

Leia mais

SME Instrument e Fast Track to Innovation

SME Instrument e Fast Track to Innovation Apoio às PME no H2020 SME Instrument e Fast Track to Innovation Horizonte 2020 Apoio às PME no H2020 H2020 (2014-2020) Três prioridades que se reforçam mutuamente ~79M 7% para o SME Instrument Projectos

Leia mais

Implementing and monitoring an. Open Access mandate: the Minho Experience

Implementing and monitoring an. Open Access mandate: the Minho Experience Implementing and monitoring an Open Access mandate: the Minho Experience Eloy Rodrigues eloy@sdum.uminho.pt Agenda Introduction University of Minho Open Access @UMinho Open Access Policy @UMinho: incentive

Leia mais

Módulo 10 - Repositórios em acesso aberto: estado atual e boas práticas

Módulo 10 - Repositórios em acesso aberto: estado atual e boas práticas Resultados de pesquisa em ciências da saúde: o processo de publicação e o acesso aberto Primeiro Curso de Formação para Treinadores NECOBELAC. São Paulo, Brasil 13-15 April 2010 Módulo 10 - Repositórios

Leia mais

Assuntos Acadêmicos. Edson H. Watanabe Diretor para Assuntos Acadêmicos

Assuntos Acadêmicos. Edson H. Watanabe Diretor para Assuntos Acadêmicos Assuntos Acadêmicos Edson H. Watanabe Diretor para Assuntos Acadêmicos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Jurkiewicz 12 13 AVALIAÇÃO CAPES A pós-graduação brasileira é avaliada a cada 3 anos com conceitos que vão

Leia mais

Caracterização de um Repositório Institucional e Importância do Livre Acesso

Caracterização de um Repositório Institucional e Importância do Livre Acesso Caracterização de um Repositório Institucional e Importância do Livre Acesso Ana Luisa Veiga*, António Matos**, Daniela Oliveira***, David Araújo**** e Filipa Ramalho***** * ci05001@fe.up.pt ** ci05018@fe.up.pt

Leia mais

Universidade Municipal de São Caetano do Sul PEDAGOGIA

Universidade Municipal de São Caetano do Sul PEDAGOGIA Universidade Municipal de São Caetano do Sul PEDAGOGIA ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES AACC 1. INTRODUÇÃO Orientações Gerais A atuação do educador em nossos dias exige uma formação consistente

Leia mais

Nelson Madeira nmadeira@uevora.pt Serviços de Informática Universidade de Évora

Nelson Madeira nmadeira@uevora.pt Serviços de Informática Universidade de Évora Sistema de Informação Integrado da Universidade de Évora - SIIUE - Nelson Madeira nmadeira@uevora.pt Serviços de Informática Universidade de Évora 14 / 11 / 2013 Sumário Sistema de Informação Integrado

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA - UNICEP DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E CURSOS DE EXTENSÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA - UNICEP DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E CURSOS DE EXTENSÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA - UNICEP DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E CURSOS DE EXTENSÃO NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Atendendo ao disposto

Leia mais

Acesso livre e os desafios do conhecimento: o caso da Universidade do Minho

Acesso livre e os desafios do conhecimento: o caso da Universidade do Minho Acesso livre e os desafios do conhecimento: o caso da Universidade do Minho Open access and the challenges of knowledge: the case of Universidade do Minho O FUTURO DO CONHECIMENTO UNIVERSAL / THE FUTURE

Leia mais

O USO DE INDICADORES DE PRODUÇÃO INTELECTUAL NO PROCESSO DE GESTÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

O USO DE INDICADORES DE PRODUÇÃO INTELECTUAL NO PROCESSO DE GESTÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL O USO DE INDICADORES DE PRODUÇÃO INTELECTUAL NO PROCESSO DE GESTÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Janise Silva Borges da Costa, Beatriz Helena de Souza Cestari, Carla Metzler

Leia mais

GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA 2013 ATIVIDADES COMPLEMENTARES O que são? São práticas acadêmicas de múltiplos formatos, obrigatórias, que podem ser realizadas dentro ou fora

Leia mais

Gerenciador de Referências. EndNote. Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC)

Gerenciador de Referências. EndNote. Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC) Gerenciador de Referências EndNote Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC) Pesquisa na Web of Science O que é o EndNote? Funcionalidades da ferramenta Como incluir citações no Word usando

Leia mais

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E.P.E.

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E.P.E. CONSELlIO DE ADMIN ISTRAÇÃO DELIBERAÇÃO N.o 25/2013 Política de Acesso Livre (Open Access) e Regras de Afiliação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E.P.E. I - Âmbito e Objectivos A produção

Leia mais

O PROJETO OpenAIRE, A POLÍTICA EUROPEIA DE OPEN ACCESS E OS PROJETOS NA ÁREA DA SAÚDE COM PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA PEDRO PRÍNCIPE, ELOY RODRIGUES

O PROJETO OpenAIRE, A POLÍTICA EUROPEIA DE OPEN ACCESS E OS PROJETOS NA ÁREA DA SAÚDE COM PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA PEDRO PRÍNCIPE, ELOY RODRIGUES O, A POLÍTICA EUROPEIA DE OPEN ACCESS E OS PROJETOS NA ÁREA DA SAÚDE COM PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA PEDRO PRÍNCIPE, ELOY RODRIGUES TÓPICOS 1. Política Europeia de Open Access Orientações do Conselho Europeu

Leia mais

Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais

Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem Florianópolis, Novembro - 2009 Anna Christina

Leia mais

# Sumário. # Uso em ambientes de alto risco

# Sumário. # Uso em ambientes de alto risco Arquivo Leia-me do ScanSnap Manager V6.1L11 PFU LIMITED # Sumário 1. Requisitos do sistema 2. Cuidados relacionados ao USB e ao computador 3. Cuidados relacionados à instalação 4. Cuidados relacionados

Leia mais

O Portal de Periódicos da Capes Katyusha Madureira Loures de Souza Novembro de 2014

O Portal de Periódicos da Capes Katyusha Madureira Loures de Souza Novembro de 2014 O Portal de Periódicos da Capes Katyusha Madureira Loures de Souza Novembro de 2014 Breve histórico 1986 - Plano Nacional de Bibliotecas Universitárias Programa de Aquisição Planificada de Periódicos 1990

Leia mais

Catálogo #2 Português. Gestão Estratégica do Sistema Penitenciário. www.prisonsystems.eu

Catálogo #2 Português. Gestão Estratégica do Sistema Penitenciário. www.prisonsystems.eu Catálogo #2 Português Gestão Estratégica do Sistema Penitenciário 2014 www.prisonsystems.eu Sistemas de Gestão Estratégica de Desempenho A gestão estratégica do desempenho está na base de qualquer sistema

Leia mais

DIRETRIZES DE ORIENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE CURSO

DIRETRIZES DE ORIENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE CURSO Manual de Orientação das Atividades do Trabalho de Conclusão de Curso INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RIO VERDE - IESRIVER CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DIRETRIZES DE ORIENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE

Leia mais

POLÍTICA DE AUTO-ARQUIVO

POLÍTICA DE AUTO-ARQUIVO Repositório Institucional - Universidade da Beira Interior POLÍTICA DE AUTO-ARQUIVO O Ubithesis Conhecimento Online é o Repositório Institucional Digital da Universidade da Beira Interior. Tem como objectivo

Leia mais

Missão e Fundação. Sobre BioOne

Missão e Fundação. Sobre BioOne Sobre BioOne Sobre BioOne Missão e Fundação A Missão da BioOne é trabalhar coletivamente e colaborando para fornecer sustentabilidade, custo-eficaz e acesso a um conteúdo científico de altaqualidade publicado

Leia mais

A sustentabilidade da economia requer em grande medida, a criação duma. capacidade própria de produção e fornecimento de bens e equipamentos,

A sustentabilidade da economia requer em grande medida, a criação duma. capacidade própria de produção e fornecimento de bens e equipamentos, REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE -------- MINISTÉRIO DA ENERGIA GABINETE DO MINISTRO INTERVENÇÃO DE S.EXA SALVADOR NAMBURETE, MINISTRO DA ENERGIA, POR OCASIÃO DA INAUGURAÇÃO DA FÁBRICA DE CONTADORES DA ELECTRO-SUL

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

Acesso aberto e repositórios institucionais: repensando a comunicação e a gestão da informação científica

Acesso aberto e repositórios institucionais: repensando a comunicação e a gestão da informação científica Acesso aberto e repositórios institucionais: repensando a comunicação e a gestão da informação científica Fernando César Lima Leite fernandodfc@gmail.com 1. A comunicação científica e sua importância Qualquer

Leia mais

São Paulo, 22 a 25 de outubro 2013

São Paulo, 22 a 25 de outubro 2013 São Paulo, 22 a 25 de outubro 2013 Encontro de Editores de Ciências Humanas USP, 17 de junho 2013 http://eventos.scielo.org/encontro-ciencias-humanas/ A questão da internacionalização e o uso de redes

Leia mais

INEGI, U.Porto e TecMinho associam-se à criação da Ownersmark

INEGI, U.Porto e TecMinho associam-se à criação da Ownersmark Página Web 1 de 6 Registo (gratuito) MUNDUS (Assinatura) Página Inicial Notícias Emprego & Bolsas Financiamento Eventos a não perder Atlas da Ciência Parceiros Página Inicial Pesquisar ok Nome de Utilizador

Leia mais

REGULAMENTO 2ª BBR CONFERENCE 2014

REGULAMENTO 2ª BBR CONFERENCE 2014 REGULAMENTO 2ª BBR CONFERENCE 2014 1. Dados gerais do evento: Sobre a BBR Conference: Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2014, a FUCAPE Business School sediará a 2ª Brazilian Business Review Conference

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE FISIOTERAPIA Junho/2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares são prática acadêmicas

Leia mais

4.3 Ferramentas de Publicação e Citação de Dados de Pesquisa e Objetos Digitais

4.3 Ferramentas de Publicação e Citação de Dados de Pesquisa e Objetos Digitais 4.3 Ferramentas de Publicação e Citação de Dados de Pesquisa e Objetos Digitais HENSE, A.; QUADT, F. Acquiring high quality research data. D-Lib Magazine, v. 17, n. 1/2, 2011. doi:10.1045/january2011-hense.

Leia mais

Módulo 11 Periódicos em acesso aberto: Modelos de financiamento. Treinamento NECOBELAC 13-15 de abril de 2010 São Paulo - Brasil

Módulo 11 Periódicos em acesso aberto: Modelos de financiamento. Treinamento NECOBELAC 13-15 de abril de 2010 São Paulo - Brasil Módulo 11 Periódicos em acesso aberto: Modelos de financiamento Treinamento NECOBELAC 13-15 de abril de 2010 São Paulo - Brasil Modelos de financiamento para periódicos AA Segundo o DOAJ há mais de 4 mil

Leia mais

CONCURSO BRASILEIRO ANPOCS DE OBRAS CIENTÍFICAS E TESES UNIVERSITÁRIAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL 2012

CONCURSO BRASILEIRO ANPOCS DE OBRAS CIENTÍFICAS E TESES UNIVERSITÁRIAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL 2012 CONCURSO BRASILEIRO ANPOCS DE OBRAS CIENTÍFICAS E TESES UNIVERSITÁRIAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL 2012 A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais anuncia a Terceira Edição do

Leia mais

Projecto RCAAP. Jmm@fccn.pt Universidade do Minho, Dezembro 2008

Projecto RCAAP. Jmm@fccn.pt Universidade do Minho, Dezembro 2008 Projecto RCAAP João Moreira FCCN João Moreira, FCCN Jmm@fccn.pt Universidade do Minho, Dezembro 2008 Agenda Objectivos Projecto Serviços Indicadores Conclusões Trabalho futuro 2 Objectivos Aumentar a visibilidade

Leia mais

PROJETO DA REVISTA CIENTÍFICA BIBLIOTECÁRIOS OLINE.

PROJETO DA REVISTA CIENTÍFICA BIBLIOTECÁRIOS OLINE. Universidade Federal De Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Curso De Biblioteconomia Disciplina: CIN5034 Editoração Cientifica Profa. Ursula Blattmann Acadêmica: Eliane de Fátima Fernandes PROJETO

Leia mais

ENDNOTE WEB QUICK REFERENCE GUIDE

ENDNOTE WEB QUICK REFERENCE GUIDE QUICK REFERENCE GUIDE ENDNOTE WEB Powered by THOMSON REUTERS Web of Knowledge SM O QUE É O ENDNOTE WEB? O EndNote Web é um programa de gestão de referências baseado na Web, concebido para otimizar o processo

Leia mais

yuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxc

yuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxc qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwe rtyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyui opasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopas

Leia mais

E-Ciência em Portugal 4ª Conferência Open Access

E-Ciência em Portugal 4ª Conferência Open Access E-Ciência em Portugal 4ª Conferência Open Access U. do Minho, Braga, 26 Nov 2009 Luis Magalhães UMIC Agência para a Sociedade do Conhecimento Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Estratégia

Leia mais

ACESSO ABERTO NO H2020 requsitos da política de Acesso Aberto no Horizonte Eloy Rodrigues, Universidade do Minho

ACESSO ABERTO NO H2020 requsitos da política de Acesso Aberto no Horizonte Eloy Rodrigues, Universidade do Minho R A N I B E W julho 7 de 0 10:0 ACESSO ABERTO NO H2020 requsitos da política de Acesso Aberto no Horizonte 2020 Eloy Rodrigues, Universidade do Minho www.fosteropenscience.eu Tópicos 1. Acesso Aberto na

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 52/2011, DE 13 DE SETEMBRO DE 2011

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 52/2011, DE 13 DE SETEMBRO DE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3227-5564 3235-1741 ramal 2003 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº

Leia mais

2003 participação na Elpub (apresentação do MIT /motivação para o trabalho no Brasil); 2004 apresentação ao Reitor da UnB parceria CID (Profa.

2003 participação na Elpub (apresentação do MIT /motivação para o trabalho no Brasil); 2004 apresentação ao Reitor da UnB parceria CID (Profa. Repositório Institucional da Universidade de Brasília HISTÓRICO 2003 participação na Elpub (apresentação do MIT /motivação para o trabalho no Brasil); 2004 apresentação ao Reitor da UnB parceria CID (Profa.

Leia mais

VIII Oficinas de Formação A Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento praticar ao sábado. E-repositórios. 26 de Maio de 2007

VIII Oficinas de Formação A Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento praticar ao sábado. E-repositórios. 26 de Maio de 2007 VIII Oficinas de Formação A Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento praticar ao sábado E-repositórios 26 de Maio de 2007 Intervenção de Maria João Gomes da Universidade do Minho Repositórios

Leia mais

Notas sobre o formulário de pedido de inspecção de processo 1

Notas sobre o formulário de pedido de inspecção de processo 1 INSTITUTO DE HARMONIZAÇÃO NO MERCADO INTERNO (IHMI) Marcas, Desenhos e Modelos Notas sobre o formulário de pedido de inspecção de processo 1 1. Observações gerais 1.1 Utilização do formulário O formulário

Leia mais

Artigo 1.º. Âmbito e objeto

Artigo 1.º. Âmbito e objeto PROJETO DE REGULAMENTO DO CONCURSO PÚBLICO PARA A SELEÇÃO DE INFRAESTRUTURAS DE INVESTIGAÇÃO E SUA INTEGRAÇÃO NO ROTEIRO NACIONAL DE INFRAESTRUTURAS DE INVESTIGAÇÃO DE INTERESSE ESTRATÉGICO Artigo 1.º

Leia mais

O POSICIONAMENTO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO NA GOVERNANÇA DE TI

O POSICIONAMENTO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO NA GOVERNANÇA DE TI O POSICIONAMENTO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO NA GOVERNANÇA DE TI Claudio Gottschalg Duque Professor Departamento de Ciência da Informação Universidade de Brasília (UnB) Brasil Mauricio Rocha Lyra Aluno

Leia mais

O Acesso Livre visto por quem dele usufrui - a perspectiva dos utilizadores

O Acesso Livre visto por quem dele usufrui - a perspectiva dos utilizadores O Acesso Livre visto por quem dele usufrui - a perspectiva dos utilizadores Ana Alice Baptista http://www.dsi.uminho.pt/~analice (este documento está disponível em Acesso Livre) Conteúdos Perspectiva dos

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º. O presente Regulamento baseia-se na obrigatoriedade do cumprimento de horas destinadas as Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da Faculdade

Leia mais

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP 1.INTRODUÇAO...... 3 2.ONDE CONSEGUIR INFORMAÇÔES?... 4 Normas USP... 4 Site EACH...4 Sistema de atendimento da Comissão de

Leia mais

KIT DE CONTACTO PROJECTO BLIMUNDA [ ] JULHO DE 11

KIT DE CONTACTO PROJECTO BLIMUNDA [ ] JULHO DE 11 KIT DE CONTACTO PROJECTO BLIMUNDA [ ] JULHO DE 11 Exmo(a). Senho r(a), Lisboa, 20 de Junho de 2011 Assunto: Levantamento das polfticas das Editoras e Revistas Cient ificas nacionais para 0 auto-arqu ivo

Leia mais

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Versão Março 2008 1 Introdução Este documento tem por objetivo

Leia mais

HORIZONTE 2020 Oportunidades de financiamento para as empresas. Cláudia Oliveira GPPQ/FCT Ponto de Contacto Nacional Horizonte 2020

HORIZONTE 2020 Oportunidades de financiamento para as empresas. Cláudia Oliveira GPPQ/FCT Ponto de Contacto Nacional Horizonte 2020 HORIZONTE 2020 Oportunidades de financiamento para as empresas Cláudia Oliveira GPPQ/FCT Ponto de Contacto Nacional Horizonte 2020 Horizonte 2020 Abordagem integrada a todo o ciclo de I&I TRL 0-3 TRL 4-8

Leia mais

Para que se faz pesquisa?

Para que se faz pesquisa? Para que se faz pesquisa? Objetivo Aprender como organizar a atividade de pesquisa e como comunicar resultados de pesquisa Qual é a estrutura do método científico? Como planejar uma pesquisa? Como sustentar

Leia mais

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU POLÍTICA INSTITUCIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DO INTA

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU POLÍTICA INSTITUCIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DO INTA PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU POLÍTICA INSTITUCIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DO INTA A propriedade intelectual abrange duas grandes áreas: Propriedade Industrial (patentes,

Leia mais