Porque deveremos usar?...5. O GreenERP é uma plataforma para gerir o ciclo de vida de resíduos, da sua origem ao seu destino...5

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Porque deveremos usar?...5. O GreenERP é uma plataforma para gerir o ciclo de vida de resíduos, da sua origem ao seu destino...5"

Transcrição

1 1

2 2 Índice Porque deveremos usar?...5 O GreenERP é uma plataforma para gerir o ciclo de vida de resíduos, da sua origem ao seu destino....5 Módulo de Facturação...6 Sumário...6 Facturas...7 Imprimindo uma factura...7 Duplicar uma Factura...8 Cancelar uma Factura...8 Nova Factura...8 Notas de Credito...8 Notas de Debito...9 Recibos...9 Despesas...9 Saft-PT...10 Workflow...11 Gestão de Tarefas...11 Projectos...11 Tarefas...12 Tempos...12 Tarefas Globais...12 As minhas tarefas...12 Participantes...13 Listar Participantes...13 Adicionar/Editar Participantes...13 Financeiro...14 Moradas...14 Contactos...15 Reverse Chains...15 Recolhas...16 Listagem de Recolhas...16

3 3 Definir uma recolha...16 B2B...18 Listagem...18 Criação de uma recolha B2B...18 Milk Run...19 Export...20 Transaction Tool...21 Excel Download...21 Excel Upload...21 Fleet Control...23 Available Trucks...23 Unavailable Trucks...23 Pending Transports...23 Trucks...24 List...24 New...24 Drivers...24 List...24 New...25 Certificates of Destruction (CODS)...26 List...26 New...26 List Invalid...27 List Valid...27 List Waiting...28 Excepções...29 List...29 New...29 Search...30 Reports...31 Invoicing...31 Sales...31

4 4 Sales by customer...31 Workflow...32 Project...32 Schedules...33 Tasks Not Closed...33 Tasks Deadline...33 Participants...33 Export Participants...33 Reverse Chain...34 Export Reverse Chains...34 Reverse Chain Participants...34 Participants per Reverse Chain...35 Canned Reports...35 Configuração...37 Website...37 Invoicing...37 Workflow s...39 Participantes...40 Recolhas...41 Residuos...42 Incidentes...42 Esquemas...43 Utilizador Mestre...44 Webservices...44 Automatismos...44

5 5 Porque deveremos usar? O GreenERP é uma plataforma para gerir o ciclo de vida de resíduos, da sua origem ao seu destino. Além disso, o GreenERP inclui uma solução elegante de Gestão de Projectos / Gestão de Tarefas para ajudar na gestão da empresa, isto é, não só permite gerir o trabalho dos seus colaboradores como incorpora um avançado Sistema de Facturação. Este documento foi assim criado por forma a descrever todas as funcionalidades da plataforma e a sua utilização.

6 6 Módulo de Facturação Neste módulo, a plataforma permite gerir todos os documentos relacionados com o sistema de facturação, tais como Facturas, Notas de Crédito, Notas de Débito e Recibos. Permite ainda controlar Despesas e Pagamentos. Tudo isto junto na mesma plataforma com o Avançado Módulo de Relatórios (que abordaremos neste documento um pouco mais adiante) que entrega com precisão o quadro exacto dos recepcionáveis e custos da empresa. Sumário A primeira opção disponível é o Sumário que consiste numa página clara com alguma da informação mais importante acerca dos Recebíveis.

7 7 Facturas A plataforma permite ao utilizador Listar todas as facturas criadas ou gerar uma factura manualmente. Esta lista é configurável consoante as necessidades do cliente. Aqui é possível utilizar os Botões de Acção à direita para Imprimir um Document PDF de uma factura, Duplicar uma factura existente ou cancelar uma factura com uma Nota de Crédito. Imprimindo uma factura A plataforma permite que um documento seja previsualizado ao clicar no primeiro icone dos botões de acção da respectiva factura, em format PDF. Este PDF pode estar disponível gerado no momento (on-the-fly) ou após já ter sido gerado pelo sistema, simplesmente consultá-lo. Este PDF pode ser alterado para coincidir exactamente com um Modelo de Facturação desejado.

8 8 Duplicar uma Factura No GreenERP podemos fazer a duplicação de uma factura já existente indo à listagem de facturas e usando a opção Duplicar. Quando duplicamos uma factura todos os campos vão ser iguais com a excepção do número da factura que será calculado tendo em conta a última factura gerada. Cancelar uma Factura Na plataforma podemos cancelar uma factura através da emissão de uma Nota de Crédito. Para tal podemos ir à listagem de facturas e carregar na opção Cancelar. Nova Factura A inserção manual de uma factura poderá ser feita a partir da plataforma, sendo que teremos de aceder ao menu Invoicing e, de seguida, ir a Invoices -> New. Dentro desta opção poderá inserir a Data da Factura, a Data de Emissão, qual o Participante associado à factura e a Ordem de Compra. Após esta informação poderá adicionar detalhes à factura. Notas de Crédito As notas de crédito têm as mesmas opções que as Facturas com a excepção do Cancelamento de uma nota de crédito. Os campos disponíveis para preenchimento são idêntidos ao de uma factura.

9 9 Notas de Débito As notas de débito têm as mesmas opções que as Facturas com a excepção do Cancelamento de uma nota de débito. Os campos disponiveis para serem preenchidos, novamente, assemelham-se aos campos de uma factura. Recibos Todas as facturas e notas de crédito podem ser controladas usando a funcionalidade de Recibos. Ao associarmos as facturas e notas de crédito a um recibo, o sistema dará esse documento como pago e, como tal, podemos sempre saber a conta corrente de um participante e saber que documentos estão pendentes de pagamento. Despesas Todas as empresas precisam de ter um controlo das suas despesas que seja claro e completo. A próxima funcionalidade foi criada exactamente para fazer isso. A plataforma pode ser preparada para especificar de que empresa vem, número de documento, valor total com e sem IVA, a que Categoria de despesas pertence e se foi ou não um único pagamento.

10 10 Saft-PT Este é um de muitos relatórios que se pode extrair da nossa plataforma. Este documento especificamente tem um realce dentro do Módulo de Facturação, pois é um documento obrigatório para as empresas em Portugal, para que lhes seja possivel garantir a Certificação das suas Facturas pelo Ministério das Finanças. Para as empresas europeias e de todo o mundo, documentos similares podem ser criados, caso seja necessário. Estes documentos devem estar de acordo com legislação local.

11 11 Workflow Este módulo é o Gestor de Projectos/Tarefas que é utilizado para gerir: colaboradores, salários, férias, assim como tempo gasto em cada tarefa. Assim sendo, a plataforma permite à gestão perceber o que cada colaborador está a fazer e quanto tempo precisou para executar determinada tarefa. Gestão de Tarefas Dentro desta funcionalidade existe a possibilidade de criar novos Projectos, Tarefas bem como validar o tempo gasto em cada uma delas. Projectos A plataforma permite listar todos os projectos que a empresa alguma vez teve assim como criar novos Projectos. Um projecto é um conjunto de tarefas onde se especifica um valor, um tempo esperado para a sua execução e uma meta para a sua conclusão. Dentro de cada projecto temos os separadores Stock, Módulos, Tarefas, Facturas, Pagamentos, Notas de Crédito, Documentos, Notas e Clientes, separadores esses que estão relacionados com o projecto.

12 12 Tarefas Tempos Tarefas Globais As Tarefas Globais são utilizadas quando não existe um executante descriminado, no entanto, são para ser realizadas pela empresa. Cada colaborador pode verificar quais as tarefas pendentes ainda não atribuídas e, se disponível, atribuí-las a si próprio, libertando assim tarefas que estejam ainda por atribuir. O progresso de cada tarefa e o tempo estimado para a sua conclusão pode ser verificado em cada momento. Exemplos de tarefas comuns: 1. Veículos com necessidade de reparação; 2. Cliente X precisa de ser contactado; 3. Necessidade de comprar mais contentores. As minhas tarefas Esta será uma área específica a cada utilizador, onde existem módulos que lhe são disponibilizados e onde poderá detalhar qual a tarefa onde vai trabalhar, verificar quais as tarefas pendentes, qual o tempo expectável vs. o progresso actual de determinada tarefa e ainda os relatórios de quantas horas gastou com cada tarefa.

13 13 Participantes Um Participante é definido como sendo alguém (cliente e/ou fornecedor) que tenha algum tipo de impacto no negócio da empresa. Pode ser um Ponto de Recolha, uma Transportadora, um Centro de Tratamento, um Grupo de Empresas, etc. A plataforma permite que cada participante tenha a sua própria configuração possibilitando assim, uma grande flexibilidade. Listar Participantes Dentro desta listagem a plataforma permite explorar os detalhes de cada um dos participantes, permitindo editar, duplicar ou apagar. Adicionar/Editar Participantes A plataforma tem diversas opções para a configuração dos participantes.

14 14 Financeiro O separador Financeiro permite a inserção de informação financeira necessária para cada Participante. Moradas A plataforma permite, no separador de Morada, inserir toda a informação necessária e automaticamente procura a mesma, recorrendo ao Google Maps com uma previsualização do local onde o Participante se encontra associando-o ao seu perfil.

15 15 Contactos Neste separador, é possível a inserção de informação relativa a cada pessoa de interesse, para que o produto final seja composto por uma lista de contactos do Participante. Reverse Chains No separador Chain, a plataforma permite a inserção da informação de acordo com a Reverse Chain (contrato detido entre dois participantes). As Reverse Chains são visíveis, assim como a duração do contrato e se o mesmo foi herdado de outro participante. Estas são a parte mais importante do negócio do cliente, desta forma a plataforma sabe o que fazer e como se organizar a si própria.

16 16 Recolhas Para esta aplicação recolha é uma acção levada a cabo por qualquer um dos participantes que implique o transporte entre um ponto de origem e um ponto de destino de um determinado tipo de resíduo. Qualquer um dos pontos mencionados acima pode ser definido como o ponto de recolha ou como o ponto de destino, e podem-se organizar recolhas entre quaisquer destes pontos. Listagem de Recolhas Pode-se listar todas as recolhas disponíveis no sistema, ver a data em que foram requisitadas, os respectivos pontos de origem e de destino, o seu estado, se existe algum SLA associado, entre outras opções possíveis. Definir uma recolha Uma recolha é definida em três passos: Primeiro Passo: Colecta da informação sobre a(s) recolha(s) e respectivo(s) ponto(s) de origem, tais como: o Participante associado à recolha, o número de referência, as datas das recolhas e a(s) pessoa(s) de contacto;

17 17 Segundo Passo: Informação sobre a logística do transporte, ou seja, que tipo de resíduos estão em causa, quais os tipos e quantos contentores estão envolvidos, como são medidos, qual a quantidade de unidades envolvidas, respectivo peso, etc,.. Nesta fase o sistema cria uma referência que identifica a recolha em causa (círculo a vermelho na imagem que segue. Último Passo, Terceiro: Este passo envolve a criação de uma nota para o destinatário. Essa nota ficará visível não só para quem lhe deu origem mas também, e sobretudo, para a entidade a que se destina.

18 18 B2B Aqui pode criar-se uma recolha B2B (Bussiness to Bussiness) e listar as recolhas B2B existentes. Uma recolha B2B é uma recolha que não está regulamentada, ou seja, é a possibilidade que o sistema confere para poder ser criada uma recolha entre 2 entidades que a podem negociar fora do âmbito e dos parâmetros estabelecidos para todas as outras recolhas previstas no sistema. É uma espécie de válvula de escape para situações que ocorrem com carácter excepcional. Listagem Como o nome indica, esta funcionalidade permite listar todas as recolhas B2B que tenham sido inseridas no sistema. Criação de uma recolha B2B A criação de uma recolha B2B é, em todos os seus passos, muito semelhante à criação de uma recolha normal.

19 Existe um passo inicial que consiste na elaboração de questões que sejam relevantes para a futura recolha a ser criada entre as duas entidades e que irá dar origem a uma recolha B2B. 19 Todos os passos subsequentes na recolha B2B são iguais aos usados na definição de uma recolha normal. Milk Run Uma milk run é uma série de recolhas efectuadas pela mesma viatura de uma transportadora. A criação de uma milk run é útil especialmente quando a transportadora dispôe de veículos ou viaturas com elevada capacidade de carga e transporte. Deste modo, uma vez que as recolhas que tem para levar a cabo são possíveis serem encaixadas na viatura em causa é possivel maximizar a sua capacidade de carga e numa só rota, o transporte pode recolher vários pedidos de transporte de resíduos, até ao destino final. Na prática, para o sistema, a milk run não é mais do que um conjunto de várias recolhas.

20 Para cada recolha é criado um formulário com as características do transporte e com um identificador único (ver abaixo círculo vermelho). 20 Após o preenchimento de todos os formulários para cada recolha, a plataforma mostra a listagem das recolhas iniciadas a partir dos pontos de origem e para os destinos finais indicados. Em seguida, um quadro com o detalhe dos resíduos também é apresentado para permitir a consolidação de toda a informação referente a essa recolha. Export Esta opção permite a exportação de um ou mais relatórios acerca das recolhas.

21 21 Transaction Tool Esta funcionalidade permite que se possam efectuar alterações em relação à informação referente às transacções/recolhas. Opções como; mudar o ponto de recolha, mudar o transportador, mudar o destino, recalcular os participantes da recolha, recalcular SLA s, etc,... estão disponíveis nesta transaction tool para os respectivos utilizadores. Excel Download Esta funcionalidade permite a exportação de uma folha de excel com as colunas pretendidas, de modo a que, se se desejar, seja exequível alterar a informação constante dessa mesma folha, em formato excel, e para que posteriormente, se possa proceder à sua importação para o sistema. Excel Upload Esta funcionalidade permite a importação de uma folha de Excel que tenha sido gerada pela funcionalidade Excel Download e que tenha, ou não, sido alterada para importação no sistema.

22 22

23 23 Fleet Control Available Trucks Esta opção lista os veículos disponíveis, nesse preciso momento, para efectuarem recolhas. Unavailable Trucks Listagem de veículos existentes que, por algum motivo, não estão disponíveis para recolhas, seja por estarem em trânsito, em revisão, em reparação ou por outro qualquer motivo. Pending Transports São pedidos de recolhas, com local de origem e destino definidos, que têm de ser atendidos.

24 24 Trucks Este módulo, como o nome indica, foi construído para adicionar veículos à frota e consultar a frota actual. List Mostra a lista de todos os veículos da frota que o utilizador possui. New Nesta opção pode adicionar-se um novo veículo à frota no sistema. Para fazer isso é necessário facultar ao sistema dados como: a matrícula, o tipo de veículo e dimensão, a marca, a quilometragem, o histórico de acidentes e avarias, o histórico das revisões e inspecções bem como as datas da próxima revisão e inspecção, qual o estado actual do veículo. Drivers Este módulo foi construído para identificar todos os condutores das viaturas da empresa. List A plataforma apresenta a listagem dos condutores da empresa.

25 25 New Como o nome indica, a plataforma permite adicionar novos condutores e, com isso, adicionar informação relativa a cada um, tal como nome, telefone, número de identificação (cartão do cidadão), idade, , tipo de carta de condução e o histórico de quaisquer acidentes ou outro tipo de eventos que lhe possam ser imputados.

26 26 Certificates of Destruction (CODS) Nesta opção a plataforma permite a gestão da emissão de todos os certificados de destruição de resíduos que tenham lugar nas instalações em causa. List Esta opção permite listar todas as instalações onde pode ocorrer a destruição de resíduos e que tenham sido inseridas na plataforma. Permite ainda verificar que certificados de destruição tem cada uma delas. New Esta opção permite a criação, em dois passos, de um certificado para destruição de resíduos. O primeiro passo consiste na inserção de um número de documento, a estação de tratamento para a qual vamos emitir o certificado, fazer o upload do certificado, que operação se pretende e qual a data para a reciclagem. No segundo passo detalham-se os tipos de resíduos e as suas origens, assim como o peso correspondente.

27 27 A inserção considera-se concluída assim que o sistema mostra uma mensagem de sucesso. List Invalid Esta funcionalidade permite a listagem dos certificados de destruição inválidos e o seu local de tratamento. Consiste, portanto, numa filtragem feita à lista inicial. List Valid A listagem válida é em tudo idêntica à funcionalidade descrita no ponto anterior contudo, o resultado final diz respeito a certificados de destruição válidos, bem como a respectiva estação de tratamento que lhe está associada.

28 28 List Waiting Esta funcionalidade diz respeito a uma listagem de certificados de destruição que ainda estejam a aguardar a respectiva aprovação ou reprovação.

29 29 Excepções As excepções, como o nome indica, dizem respeito a todas as mensagens de erro geradas pelo sistema. O motivo que está na génese da geração destas mensagens é razão suficiente para que a plataforma as guarde de forma a manter o registo deste tipo de ocorrências. Este registo permite que seja possível perceber a razão da evolução do negócio, o motivo da geração destas excepções e a forma como o evitar no futuro. List Esta funcionalidade permite ao utilizador solicitar uma listagem de todas as excepções que estejam guardadas na plataforma. New Esta funcionalidade permite criar uma nova excepção na plataforma, preenchendo a seguinte informação: motivo da excepção, a categoria da mesma, qual o assunto, qual a mensagem associada, qual a urgência e se se trata de um assunto interno ou externo.

30 30 Search A plataforma permite a pesquisa das excepções recorrendo a certos parâmetros, tais como: o título, o estado da mesma, e a sua urgência.

31 31 Reports Esta funcionalidade permite que sejam gerados relatórios. Alguns deles podem ser visto directamente no ecrã, outros podem ser elaborados em formato Excel, de modo a que seja possível extrair toda a informação que demonstre ser relevante no processo de tomada de decisões que envolve a gestão e actividade da empresa. Invoicing Como o próprio nome indica, diz respeito a relatórios de facturação da empresa. Sales Relatório mostrado no ecrã, que aglutina a informação respeitante às vendas da empresa. É mostrado através de um gráfico tal como o que se segue. Sales by customer À semelhança da funcionalidade anterior, respeita a um gráfico que é mostrado no ecrã e que cruza as vendas da empresa com as vendas por cliente.

32 32 Workflow Estes relatórios são referentes à operacionalidade diária da organização, servindo sobretudo para o maior controlo dos projectos e das tarefas em execução. Project Este relatório tem como objectivo permitir mostrar de forma simples e clara o estado em que se encontra determinado projecto. Este relatório é gerado após serem definidos o ID do cliente e o ID do projecto.

33 33 Schedules Este relatório permite observar e registar algumas das datas de maior importância para o utilizador. A pesquisa desta informação implica a definição, pelo utilizador, de um determinado período de tempo para a pesquisa. Tasks Not Closed A plataforma permite aceder à informação no ecrã, sobre quais as tarefas que ainda não se encontram fechadas, ou seja, tal como o nome indica, aquelas tarefas que ainda estão a decorrer. Tasks Deadline Este relatório foi criado para se conseguir ter uma perspectiva esclarecedora sobre, de entre a totalidade das tarefas, quais as que apresentam um prazo para execução mais apertado, podendo dessa forma, ser de grande ajuda na hierarquização das tarefas e prioridades ao alocar cada uma delas em determinado período de tempo a determinado colaborador. Participants Export Participants Esta funcionalidade permite a exportação da lista dos participantes, em formato Excel, para o computador local. Deste modo permite a consulta à globalidade da lista dos participantes na plataforma. A razão desta lista ser exportada em formato Excel deve-se à grande quantidade de informação e campos que tem, tornando-se impraticável e de pouca utilidade a sua visualização unicamente no ecrã.

34 34 Reverse Chain São um tipo de relatórios que são gerados pela plataforma relativos às Reverse Chains. Export Reverse Chains Esta funcionalidade permite que seja exportado um ficheiro em formato Excel para o computador local com as Reverse Chains definidas na plataforma. A informação incluida nestas reverse chains são: o local de origem dos resíduos, quais os tipos de resíduos, qual o tipo de interveniente no transporte desses resíduos e, finalmente, qual(ais) o(s) local(ais) de destino. Reverse Chain Participants Como o nome indica, esta funcionalidade diz respeito à exportação que plataforma realiza, de um ficheiro em formato Excel, que contém a informação sobre todos os participantes que estão associados a cada uma das Reverse Chain.

35 35 Participants per Reverse Chain A plataforma exporta um ficheiro Excel, para o computador local, que tem a listagem das Reverse Chains e de todos os participantes que estão associados a cada uma dessas Reverse Chains. Canned Reports Esta funcionalidade é composta por uma lista de relatórios que vêm incluídos na plataforma, permitindo aos utilizadores que a eles tenham acesso, a possibilidade de gerarem os mesmos uma vez que já estão previamente definidos pelo sistema.

36 36 Existem 7 tipos de relatórios previamente elaborados ou por defeito na plataforma. No entanto, é possível alterar/configurar e/ou adicionar outros tipos de relatórios desde que exista essa vontade ou acordo entre o utilizador e a entidade que desenvolveu a plataforma.

37 37 Configuração Nesta secção procurar-se-à explicar todas as configurações e parâmetros disponíveis na plataforma do GreenERP. Website Aqui é possível serem configuradas todas as opções do nosso website tais como os conteúdos da nossa página web, que templates usar, que documentos estão associados à plataforma, que tipo de ordem está definida para a paginação, etc... É ainda possível configurar as componentes mais avançados como: Votações, Inquéritos ou até as Coordenadas de Geo-Referenciação. Invoicing Nesta opção temos disponíveis todas as configurações relativas à facturação. É possivel configurar quais as entidades financeiras disponíveis para trabalhar e aquelas com que a empresa trabalha, quais as categorias de despesas, quais as contas bancárias com que se trabalha habitualmente ou ainda configurar quantas páginas deve ter cada factura emitida, que documentos podem ser gerados no sistema e quais as suas descrições, quais as empresas que podem facturar a outras (no caso de termos mais que uma empresa a usar o mesmo sistema), as taxas de IVA e os artigos que devem ser usados.

38 38 Workflow Esta opção permite-nos configurar toda a gestão de projecto. Opções como, quais os estados que estão disponiveis por cada projecto ou tarefa, que tipo de alertas devem estar activadas, como recalcular os tempos de cada tarefa e que tipo de tarefas podem existir no sistema. Também temos disponíveis configurações automáticas, como por exemplo, o envio de um de forma automática quando é criada uma tarefa, ou quando alguém a dá por terminada.

39 39 s Todos os s que são enviados a partir do GreenERP podem ser configurados nesta opção. O facto de existir esta liberdade de opção que permite configurar o(s) template(s)/texto(s) e título(s) de cada é uma mais valia desta plataforma uma vez que confere uma grande autonomia na definição destes detalhes aos seus utilizadores. De seguida temos um exemplo de um já pre-configurado para ser enviado pelo sistema. É ainda possível ser configurado para quem é enviado cada , quando é que deve ser enviado (por exemplo quando uma recolha é feita), em que língua deve seguir esse , qual o título e respectivo texto.

40 40 É possível também verificar qual a nossa queue de s, ou seja, é possível aceder a uma listagem de todos os s enviados pelo sistema podendo ainda verificar-se quem é que efectivamente os recebeu, quando foram enviados e qual o exacto conteúdo. Participantes Dentro deste menu estão todas as opções relativas a participantes. Opções como, os tamanhos das fábricas que estão disponíveis para selecionarem, quais os tipos e quais os termos de pagamentos, tipos de contractos, SLA s disponíveis, categorias de participantes e que grupos específicos de utilizadores, podem retirar os tipos de relatórios da plataforma que devem ser permitidos.

41 41 Recolhas Neste menu podemos configurar algumas opções relativas às transacções como o tipo de transacções disponíveis para serem criadas, as perguntas que são apresentadas quando é criado um pedido B2B, as opções disponíveis para a frequência das recolhas automáticas, e por fim, podemos configurar as nossas recolhas automáticas. Esta última opção é de extrema importância porque podemos configurar no sistema que (por exemplo) todas as segundas-feiras queremos uma recolha a ser criada para um determinado Participante e já com a caracterização do resíduo feita.

42 42 Residuos Aqui teremos acesso à configuração do tipo de unidades disponíveis para o peso, por exemplo, definir que só temos disponível peso por Toneladas e peso por Kgs. De seguida podemos configurar os fluxos do nosso sistema assim como os subfluxos. Após esta acção podemos configurar o tipo de contentores que estão disponíveis para serem selecionados tal como todos os códigos que podemos utilizar para a destruição de um resíduo e por fim se o sistema aceita só B2B ou B2C ou combinação entre os dois tipos. Incidentes

43 43 Nesta opção temos a possibilidade de configurar que categorias temos disponíveis para os incidentes e suas descrições. Esquemas Esta opção é bastante útil no caso de termos um único GreenERP a correr para vários países, províncias ou municípios. Isto porque toda a informação no sistema se encontra descentralizada permitindo-nos configurar as regras de negócio diferentes por cada tipo de esquema existente. O número de opções disponíveis nos esquemas são vastos e aumentam diariamente.

44 44 Utilizador Mestre Na secção dos participantes podemos inserir utilizadores para serem associados ao participante e configurar utilizadores que tenham acesso total ao sistema. Podemos configurar utilizadores para serem configurados por Esquema ou por Grupos como Administradores, Callcenter, Financeiro e podemos ainda atribuir diferentes permissões consoante cada um do grupo. Webservices Esta opção vai depender de cada projecto dado que podemos ter diferentes serviços web a correr em cada projecto. Mas irão funcionar como funcionalidades da aplicação que estão sempre à escuta e dão respostas a pedidos externos de funcionalidades pré-concebidas para esse efeito. Automatismos Assim como a opção anterior esta opção também varia dependente de projecto para projecto. Isto porque podemos configurar que tipo de automatismos queremos ter no nossos sistema. Estas funcionalidades são perfeitas para criar rotinas bem como, por exemplo, a criação de relatórios específicos, entre outros, por agendamento, objectivos ou outros parâmetros.

SAMUO APP: MANUAL DO ADMINISTRADOR

SAMUO APP: MANUAL DO ADMINISTRADOR as novas tecnologias ao serviço do desenvolvimento de projectos w w w. i m a d i p. c o m CABO VERDE: REALIZAÇÃO DE UMA ACÇÃO- PILOTO PARA A MELHORIA DA GESTÃO NUM GABINETE TÉCNICO SELECCIONADO OFITEC

Leia mais

Actualização. Versão 5.3.1

Actualização. Versão 5.3.1 Actualização Versão 5.3.1 Janeiro 2011 2 JURINFOR Rua de Artilharia 1, Nº 79 3º Dtº - 1250-038 LISBOA PORTUGAL 1 Índice 2 Facturação Certificada Conformidade de procedimentos... 4 2.1 Documentos Certificados...

Leia mais

TEMA: Processo de multas Configurações, workflow e funcionalidades

TEMA: Processo de multas Configurações, workflow e funcionalidades APLICAÇÃO: XRP Gestão de Frota TEMA: Processo de multas Configurações, workflow e funcionalidades ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM: 6 de Abril de 2015 ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO POR: Pedro Direito Escrita Digital, S.A. Rua

Leia mais

Plataforma de Benefícios Públicos Acesso externo

Plataforma de Benefícios Públicos Acesso externo Índice 1. Acesso à Plataforma... 2 2. Consulta dos Programas de Beneficios Públicos em Curso... 3 3. Entrar na Plataforma... 4 4. Consultar/Entregar Documentos... 5 5. Consultar... 7 6. Entregar Comprovativos

Leia mais

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL Versão: 1.0 Data: 05-06-2009 Índice Acesso e estados dos Formulários... 3 Escolha do Formulário e submissão... 4 Bases para a navegação

Leia mais

TEMA: Oficinas Configurações, workflow e funcionalidades

TEMA: Oficinas Configurações, workflow e funcionalidades APLICAÇÃO: XRP Gestão de Frota TEMA: Oficinas Configurações, workflow e funcionalidades ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM: 25 de fevereiro de 2015 ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO POR: Pedro Direito www.escritadigital.pt ÍNDICE

Leia mais

Manual de utilizador CRM

Manual de utilizador CRM Manual de utilizador CRM Formulário de Login Personalizado de acordo com a sua empresa mantendo a sua imagem corporativa. Utilizador: Admin Password: 123 1 Formulário Principal Este formulário está dividido

Leia mais

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET MANUAL DO UTILIZADOR WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET 1. 2. PÁGINA INICIAL... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 2.1. 2.2. APRESENTAÇÃO E ESPECIFICAÇÕES... 3 TUTORIAIS... 4 3. DOWNLOADS... 5 3.1. 3.2. ENCOMENDAS (NOVOS

Leia mais

Guia de Utilização. Acesso Universal

Guia de Utilização. Acesso Universal Guia de Utilização Índice PREÂMBULO...3 ACESSO À PLATAFORMA...3 ÁREA DE TRABALHO...4 APRESENTAR PROPOSTAS...9 RECEPÇÃO DE ADJUDICAÇÃO...18 PARAMETRIZAÇÃO DA EMPRESA...19 Acesso universal Proibida a reprodução.

Leia mais

MANUAL DE APOIO SISTEMA INTEGRADO DE DOCUMENTOS E ATENDIMENTO MUNICIPAL

MANUAL DE APOIO SISTEMA INTEGRADO DE DOCUMENTOS E ATENDIMENTO MUNICIPAL Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal GABINETE de INFORMATICA (GI) MANUAL DE APOIO SISTEMA INTEGRADO DE DOCUMENTOS E ATENDIMENTO MUNICIPAL - CMAF Versão 2.00 PS.05_MAN.01 GI GABINETE de INFORMATICA

Leia mais

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II O seguinte exercício contempla um processo com três estágios. Baseia-se no Inquérito de Satisfação Fase II, sendo, por isso, essencial compreender primeiro o problema antes de começar o tutorial. 1 1.

Leia mais

Guia para a declaração de despesas no Programa SUDOE

Guia para a declaração de despesas no Programa SUDOE Guia para a declaração de despesas no Programa SUDOE CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO... 2 CAPÍTULO 2: ACESSO AO MÓDULO DE GESTÃO DE DESPESAS PAGAS... 3 CAPÍTULO 3: GESTÃO DAS DESPESAS PAGAS... 4 3.1 Incorporação

Leia mais

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Manual de Utilização Site Manager Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Índice 1. Acesso ao Site Manager...3 2. Construção/Alteração do Menu Principal...4 3. Inserção/ Alteração de Conteúdos...7 4. Upload

Leia mais

EAmb V.1 ESPOSENDE AMBIENTE. GestProcessos Online. Manual do Utilizador

EAmb V.1 ESPOSENDE AMBIENTE. GestProcessos Online. Manual do Utilizador EAmb V.1 ESPOSENDE AMBIENTE GestProcessos Online Manual do Utilizador GestProcessos Online GABINETE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EAmb Esposende Ambiente, EEM Rua da Ribeira 4740-245 - Esposende

Leia mais

1. Lançamento em Contas Bancárias Liquidação de Clientes

1. Lançamento em Contas Bancárias Liquidação de Clientes Título: MÓDULO DE GESTÃO DE BANCOS & CONTROLO LETRAS Pag.: 1 Módulo Gestão Contas Bancárias O módulo Gestão de Contas Bancárias, tem como principal objectivo, permitir ao utilizador saber num exacto momento,

Leia mais

Transição de POC para SNC

Transição de POC para SNC Transição de POC para SNC A Grelha de Transição surge no âmbito da entrada em vigor, no ano de 2010, do Sistema de Normalização Contabilística (SNC). O SNC vem promover a melhoria na contabilidade nacional,

Leia mais

Armazém Sistema de Recebimento SDR 006 LIBERTAÇÃO DO ESTOQUE USUÁRIO MANUAL DE TREINAMENTO. Versão 1.00

Armazém Sistema de Recebimento SDR 006 LIBERTAÇÃO DO ESTOQUE USUÁRIO MANUAL DE TREINAMENTO. Versão 1.00 1 Armazém Sistema de Recebimento SDR 006 LIBERTAÇÃO DO ESTOQUE USUÁRIO MANUAL DE TREINAMENTO Versão 1.00 2 Tabela de Conteúdos Visão geral 3 Venda de stock diagrama do processo 3 Como ver quais productos

Leia mais

Comunicação documentos de transporte AT via Webservice Singest Sistema Integrado de Gestão. 22-05-2013 Cambragest Serviços de Gestão e Software

Comunicação documentos de transporte AT via Webservice Singest Sistema Integrado de Gestão. 22-05-2013 Cambragest Serviços de Gestão e Software Comunicação documentos de transporte AT via Webservice 22-05-2013 Cambragest Serviços de Gestão e Software I. Índice I. Índice... 1 II. Introdução... 2 III. Configuração de documentos de transporte...

Leia mais

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação Ministério das Finanças Instituto de Informática Departamento de Sistemas de Informação Assiduidade para Calendários Específicos Junho 2010 Versão 6.0-2010 SUMÁRIO 1 OBJECTIVO 4 2 ECRÃ ELIMINADO 4 3 NOVOS

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Menus. v2011 - Certificado

ZS Rest. Manual Avançado. Menus. v2011 - Certificado Manual Avançado Menus v2011 - Certificado 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar o ZSRest... 3 4. Menus... 4 b) Novo Produto:... 5 i. Separador Geral.... 5 ii. Separador Preços e Impostos... 7 iii.

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011 Manual Avançado Ementas : Email e SMS v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. CONFIGURAÇÃO INICIAL... 4 b) Configurar E-Mail... 4 c) Configurar SMS... 5 i. Configurar

Leia mais

Manual de Administração Intranet BNI

Manual de Administração Intranet BNI Manual de Administração Intranet BNI Fevereiro - 2010 Índice 1. Apresentação... 3 2. Conceitos... 5 3. Funcionamento base da intranet... 7 3.1. Autenticação...8 3.2. Entrada na intranet...8 3.3. O ecrã

Leia mais

Manual de Utilizador de Clínicas. www.softwhere.com.pt

Manual de Utilizador de Clínicas. www.softwhere.com.pt Manual de Utilizador de Clínicas www.softwhere.com.pt Formulário de login de Clínicas Utilizador : Administrador Password: 123 Formulário Principal do Software de Clínicas Este formulário lista todos os

Leia mais

Operações Documentárias no Portal de Empresas www.millenniumbcp.pt Apresentação para Clientes

Operações Documentárias no Portal de Empresas www.millenniumbcp.pt Apresentação para Clientes Operações Documentárias no Portal de Empresas www.millenniumbcp.pt Apresentação para Clientes Abril 2015 MT2569 Versão 5 Texto escrito conforme o Novo Acordo Ortográfico Índice Novo Pág. 1. Introdução/Enquadramento

Leia mais

Manual de Utilizador Documentos de Transporte. TOConline. Suporte. Página - 1

Manual de Utilizador Documentos de Transporte. TOConline. Suporte. Página - 1 TOConline Suporte Página - 1 Documentos de Transporte Manual de Utilizador Página - 2 Índice Criação de um documento de transporte... 4 Definições de empresa- Criação de moradas adicionais... 9 Comunicação

Leia mais

DHL PROVIEW MANUAL O DHL PROVIEW DÁ-LHE TOTAL CONTROLO SOBRE OS SEUS ENVIOS.

DHL PROVIEW MANUAL O DHL PROVIEW DÁ-LHE TOTAL CONTROLO SOBRE OS SEUS ENVIOS. Online Shipping DHL PROVIEW MANUAL O DHL PROVIEW DÁ-LHE TOTAL CONTROLO SOBRE OS SEUS ENVIOS. O DHL ProView é uma ferramenta on-line de seguimento de envios lhe permite gerir todos os seus envios e notificações.

Leia mais

Manual utilização. Dezembro 2011. Instituto Politécnico de Viseu

Manual utilização. Dezembro 2011. Instituto Politécnico de Viseu Manual utilização Dezembro 2011 Instituto Politécnico de Viseu 1 Índice Zona pública... 3 Envio da ideia de negócio... 3 Inscrição nas Oficinas E... 4 Zona privada... 5 Administração... 5 Gestão de utilizadores...

Leia mais

WorkinProject 8 Manual de Referência Rápida

WorkinProject 8 Manual de Referência Rápida WorkinProject 8 Manual de Referência Rápida Flagsoft, Lda 2015 Índice 1. Introdução...3 2. Integrador - Interface com o utilizador...4 3. Registo de actividade - Folha de horas...5 4. Agenda e colaboração...7

Leia mais

Portal Fornecedores 1

Portal Fornecedores 1 Portal Fornecedores 1 o endereço Internet: http://www.jumbo.pt/pfornecedores 2 3 O Fluxo da Informação Inscrição no Portal Atualizar Dados / Gerir Utilizadores Aprovar Inscrição Manutenção de Artigos Aprovar

Leia mais

ADSE DIRETA MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA PRESTADORES DA REDE DA ADSE

ADSE DIRETA MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA PRESTADORES DA REDE DA ADSE ADSE DIRETA MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA PRESTADORES DA REDE DA ADSE 2 ÍNDICE ADSE Direta... 4 Serviços Disponíveis... 6 Atividade Convencionada... 7 Atualizar/Propor Locais de Prestação... 9 Propor Novo

Leia mais

Novo Formato de Logins Manual de Consulta

Novo Formato de Logins Manual de Consulta Gestão Integrada de Acessos Novo Formato de Logins Manual de Consulta Gestão Integrada de Acessos Histórico de Alterações Versão Descrição Autor Data 1.0 Versão inicial DSI/PPQ 2014-07-11 Controlo do documento

Leia mais

Manual Gespos SMS. (ultima revisão 20 Fev. 2003)

Manual Gespos SMS. (ultima revisão 20 Fev. 2003) Manual Gespos SMS (ultima revisão 20 Fev. 2003) Prezado Utilizador, É objectivo deste manual servir de ferramenta de formação para que o utilizador dos aplicativos Escripóvoa, possa de uma forma simples

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PLATAFORMA DE INSCRIÇÕES ONLINE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PLATAFORMA DE INSCRIÇÕES ONLINE A época de 2012/2013 terá um novo recurso para a Filiação e Inscrições em Provas para os Clubes, Equipas e Agentes Desportivos, tendo sido criada para o efeito uma nova Plataforma de Inscrições Online.

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

Tutorial: criação de uma Ficha de Voluntário online

Tutorial: criação de uma Ficha de Voluntário online Tutorial: criação de uma Ficha de Voluntário online A pedido da Coordenação Nacional, o grupo de Coordenação Distrital de Coimbra elaborou este pequeno tutorial que ensina como criar um formulário online

Leia mais

www.enviarsms.smsvianetportugal.com Descrição de Como Utilizar

www.enviarsms.smsvianetportugal.com Descrição de Como Utilizar www.enviarsms.smsvianetportugal.com Descrição de Como Utilizar Este interface de utilizador, do serviço www.smsvianetportugal.com, permite a ceder à mesma conta de cliente, que através do interface simplesms.smsvianetportugal.

Leia mais

MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales

MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales INDÍCE O que é?... 3 Como se configura?... 3 ARTSOFT... 3 ANDROID... 3 Login... 4 Home... 5 Funcionalidades... 6 Sincronização... 6 Contas... 7 Consultas... 7 Resumos...

Leia mais

OFICIAL DA ORDEM MILITAR DE CRISTO MEDALHA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E BONS SERVIÇOS. Circular n.º 029/2014 PORTAL FPT Abertura aos atletas

OFICIAL DA ORDEM MILITAR DE CRISTO MEDALHA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E BONS SERVIÇOS. Circular n.º 029/2014 PORTAL FPT Abertura aos atletas Circular n.º 029/2014 PORTAL FPT Abertura aos atletas Exmo. Sr. Presidente, Após muitos meses de desenvolvimento e melhorias contínuas na nova plataforma informática onde se inclui o amplamente divulgado

Leia mais

MANUAL DE SUBMISSÃO DE PEDIDOS PARA EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE UM MEDICAMENTO MODELO OMS E DECLARAÇÕES DE MEDICAMENTOS

MANUAL DE SUBMISSÃO DE PEDIDOS PARA EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE UM MEDICAMENTO MODELO OMS E DECLARAÇÕES DE MEDICAMENTOS MANUAL DE SUBMISSÃO DE PEDIDOS PARA EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE UM MEDICAMENTO MODELO OMS E DECLARAÇÕES DE MEDICAMENTOS GLOSSÁRIO... 2 INTRODUÇÃO... 3 Objectivo... 3 DEFINIÇÕES... 3 Certificado de um medicamento

Leia mais

Manual de Utilização. GESTOR DE METADADOS DOS AÇORES (GeMA) Setembro de 2015. Versão 4.0

Manual de Utilização. GESTOR DE METADADOS DOS AÇORES (GeMA) Setembro de 2015. Versão 4.0 Manual de Utilização GESTOR DE METADADOS DOS AÇORES (GeMA) Setembro de 2015 Versão 4.0 FICHA TÉCNICA TÍTULO: Manual de Utilização do Gestor de Metadados dos Açores (GeMA) AUTORIA: Grupo de Trabalho INSPIRE

Leia mais

Ficha de Fornecedor. Conta Corrente lançada manualmente no qual é calculado um saldo em dívida

Ficha de Fornecedor. Conta Corrente lançada manualmente no qual é calculado um saldo em dívida Ficha de Fornecedor Conta Corrente lançada manualmente no qual é calculado um saldo em dívida Consulta de todas as entradas de material deste Fornecedor Poderá realizar Notas de Encomenda, Devoluções,

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

LeYa Educação Digital

LeYa Educação Digital Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 4 2. Registo no 20 Aula Digital... 5 3. Autenticação... 6 4. Página de entrada... 7 4.1. Pesquisar um projeto... 7 4.2. Favoritos... 7 4.3. Aceder a um projeto...

Leia mais

Aplicação Administrativa de Gestão

Aplicação Administrativa de Gestão Aplicação Administrativa de Gestão DIAGNIMAGEM, Sociedade Unipessoal, Lda Clínica de Exames e Diagnósticos de Imagiologia A Empresa é constituída por 4 departamentos: Gerência (1) Administrativo/ Contabilidade

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar ZSRest Backoffice... 3 4. Confirmar desenho de mesas... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5. Desenhar

Leia mais

Configuração inicial para gestão de contas correntes bancárias

Configuração inicial para gestão de contas correntes bancárias Página 1 de 11 Configuração inicial para gestão de contas correntes bancárias Deverá iniciar a utilização criando as tabelas relacionadas com bancos. Note que no GESPOS estão previamente configurados uma

Leia mais

A sua empresa é uma Beta-Tester da Imoplataforma. Guia de Utilização

A sua empresa é uma Beta-Tester da Imoplataforma. Guia de Utilização 1. A sua Imoplataforma 2. O primeiro login 3. Página de acolhimento 4. Inserir imóveis A sua empresa é uma Beta-Tester da Imoplataforma Guia de Utilização 5. Editar imóveis 6. Gerir as exportações 7. Eliminar

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

SAMUO APP: MANUAL DO UTILIZADOR

SAMUO APP: MANUAL DO UTILIZADOR as novas tecnologias ao serviço do desenvolvimento de projectos w w w. i m a d i p. c o m CABO VERDE: REALIZAÇÃO DE UMA ACÇÃO- PILOTO PARA A MELHORIA DA GESTÃO NUM GABINETE TÉCNICO SELECCIONADO OFITEC

Leia mais

Base de Dados para Administrações de Condomínios

Base de Dados para Administrações de Condomínios Base de Dados para Administrações de Condomínios José Pedro Gaiolas de Sousa Pinto: ei03069@fe.up.pt Marco António Sousa Nunes Fernandes Silva: ei03121@fe.up.pt Pedro Miguel Rosário Alves: alves.pedro@fe.up.pt

Leia mais

Ficheiros PS2 Pagamentos

Ficheiros PS2 Pagamentos Ficheiros PS2 Pagamentos Índice 1. Introdução... 1 2. Nível de Serviço... 2 3. Criação de Ficheiros PS2... 2 4. Carregamento de Ficheiros no Net24 Empresas... 3 5. Assinatura de Transações... 8 6. Consulta

Leia mais

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO DOMINE A 110% ACCESS 2010 A VISTA BACKSTAGE Assim que é activado o Access, é visualizado o ecrã principal de acesso na nova vista Backstage. Após aceder ao Access 2010, no canto superior esquerdo do Friso,

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO SIPART (versão Setembro/2004) Manual de Utilização ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. ACEDER À APLICAÇÃO...4 3. CRIAR NOVO UTILIZADOR...5 4. CARACTERIZAÇÃO GERAL

Leia mais

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI SERVICE DESK MANAGER SDM Manual do Sistema - DPOI Conteúdo SERVICE DESK MANAGER SDM... 1 Manual do Sistema - DPOI... 1 INTRODUÇÃO... 4 ACESSO AO SISTEMA... 5 OPÇÕES DO SISTEMA... 6 SISTEMA... 7 Pesquisar

Leia mais

Internet Update de PaintManager TM. Manual de instalação e utilização do programa de actualização

Internet Update de PaintManager TM. Manual de instalação e utilização do programa de actualização Internet Update de PaintManager TM Manual de instalação e utilização do programa de actualização ÍNDICE O que é o programa Internet Update? 3 Como se instala e executa o programa? 3 Aceder ao programa

Leia mais

PAINEL DE ADMINISTRADOR

PAINEL DE ADMINISTRADOR PAINEL DE ADMINISTRADOR IMPORTANTE: O Painel de administrador APENAS deverá ser utilizado pelo responsável do sistema. são: Nesta aplicação, poderá configurar todo o sistema de facturação. As opções do

Leia mais

PLATAFORMA INFORMÁTICA DE REQUISIÇÃO DE POLICIAMENTO DE ESPETÁCULOS DESPORTIVOS (PIRPED)

PLATAFORMA INFORMÁTICA DE REQUISIÇÃO DE POLICIAMENTO DE ESPETÁCULOS DESPORTIVOS (PIRPED) Manual de Utilizador PLATAFORMA INFORMÁTICA DE REQUISIÇÃO DE POLICIAMENTO DE ESPETÁCULOS DESPORTIVOS (PIRPED) Data: 11 De Junho de 2014 Versão: 3.0 1 Histórico do Documento Versão Data Autor Revisor Descrição

Leia mais

[MANUAL DO NOVO PROGRAMA DE GESTÃO DE UNIVERSIDADES SENIORES]

[MANUAL DO NOVO PROGRAMA DE GESTÃO DE UNIVERSIDADES SENIORES] Dez 2014, v1 RUTIS Associação Rede de Universidades da Terceira idade [MANUAL DO NOVO PROGRAMA DE GESTÃO DE UNIVERSIDADES SENIORES] Desenvolvido por RUTIS Manual do Novo programa de Gestão de Universidades

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Como efetuo a mudança de ano do Ponto de Venda? No Programa Express aceda a Tabelas Pontos de Venda Postos de Venda abrir o separador Movimentos Caixa e: -

Leia mais

Facturação Guia do Utilizador

Facturação Guia do Utilizador Facturação Guia do Utilizador Facturação Como se utiliza 2 1 Como se utiliza Todas as opções do sistema estão acessíveis através do menu: ou do menu: O Menu caracteriza-se pelas seguintes funcionalidades:

Leia mais

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A.

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. WinREST Sensor Log A Restauração do Séc. XXI WinREST Sensor Log Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. 2 WinREST Sensor Log Índice Índice Pag. 1. WinREST Sensor Log...5 1.1. Instalação (aplicação ou serviço)...6

Leia mais

Gestão inteligente de documentos eletrônicos

Gestão inteligente de documentos eletrônicos Gestão inteligente de documentos eletrônicos MANUAL DE UTILIZAÇÃO VISÃO DE EMPRESAS VISÃO EMPRESAS - USUÁRIOS (OVERVIEW) No ELDOC, o perfil de EMPRESA refere-se aos usuários com papel operacional. São

Leia mais

MANUAL DO GESTOR DE FINANÇAS

MANUAL DO GESTOR DE FINANÇAS MANUAL DO GESTOR DE FINANÇAS Manual de utilização e dicas para que conheça melhor esta nova ferramenta do millenniumbcp.pt. e da App Millennium para equipamentos ipad/ iphone / ipod touch.. 1 02 ÍNDICE

Leia mais

Trabalhos Práticos. Programação II Curso: Engª Electrotécnica - Electrónica e Computadores

Trabalhos Práticos. Programação II Curso: Engª Electrotécnica - Electrónica e Computadores Trabalhos Práticos Programação II Curso: Engª Electrotécnica - Electrónica e Computadores 1. Objectivos 2. Calendarização 3. Normas 3.1 Relatório 3.2 Avaliação 4. Propostas Na disciplina de Programação

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

Sistema de Gestão de Ciclo de Vida de Farmácias AVP003. Manual de Utilizador Externo - Entregas ao Domicílio e Vendas via Internet

Sistema de Gestão de Ciclo de Vida de Farmácias AVP003. Manual de Utilizador Externo - Entregas ao Domicílio e Vendas via Internet Sistema de Gestão de Ciclo de Vida de Farmácias AVP003 Manual de Utilizador Externo - Entregas ao Domicílio e Vendas via de Índice 1 Introdução... 4 1.1 Objetivo...4 1.2 Funcionalidades...5 1.3 Autenticação...5

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

Internet e Email no Akropole. Internet e Email no Akropole

Internet e Email no Akropole. Internet e Email no Akropole Internet e Email no Akropole Internet e Email no Akropole O Akropole tira proveito da ligação à internet, podendo efectuar várias operações de maior valia, com ou sem intervenção directa do utilizador.

Leia mais

APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO

APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO GUIA DE PREENCHIMENTO: - SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO - SUBMISSÃO DE CHECK-LIST

Leia mais

ÍNDICE. Acesso para agências...3. Organização por pastas...4. Download das facturas a partir do site...5. Pesquisa de facturas...8

ÍNDICE. Acesso para agências...3. Organização por pastas...4. Download das facturas a partir do site...5. Pesquisa de facturas...8 2 ÍNDICE Acesso para agências...3 Organização por pastas...4 Download das facturas a partir do site...5 Pesquisa de facturas...8 Configurar notificações por email...11 3 Bem-vindo ao manual de uso do novo

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Termos Básicos Pesquisa Registo Fazendo Propostas A Minha Conta Pedindo Cotações Ajuda: Geral Bem-vindo! No texto que se segue iremos transmitir noções básicas sobre os termos e modos

Leia mais

FAQ s ELEVATION Express

FAQ s ELEVATION Express FAQ s ELEVATION Express PRIMAVERA Business Software Solutions Contents FAQ s... 3 2 FAQ s 1. Como configurar Motivos de Isenção Diferentes por artigo na mesma FA? 1º Criar novos Tipos de Imposto para cada

Leia mais

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007 Manual do Utilizador SAFT para siscom Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01 Data criação: 21.12.2007 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf. +351 289 899 620 Fax. +351 289 899 629

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Entrega de Folhas de Férias

Entrega de Folhas de Férias Entrega de Folhas de Férias Questões mais frequentes FAQs Maio/2012 Versão 2.0 DDO É obrigatório adoptar o novo formato para envio da informação de Folhas de Férias estabelecido na legislação em vigor

Leia mais

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador Acronis Servidor de Licença Manual do Utilizador ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 Descrição geral... 3 1.2 Política de licenças... 3 2. SISTEMAS OPERATIVOS SUPORTADOS... 4 3. INSTALAR O SERVIDOR DE LICENÇA

Leia mais

BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO

BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO Envio de Remessas Online BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO webshipping.dhl.com ACESSE O DHL WEB SHIPPING DE QUALQUER LUGAR DO MUNDO. Ideal para qualquer empresa com acesso à internet, o DHL Web

Leia mais

Guia de utilização. Gestão de Mensagens. Março 2009

Guia de utilização. Gestão de Mensagens. Março 2009 Guia de utilização Gestão de Mensagens Março 2009 Índice Índice... 2 Novo Serviço de Gestão de Mensagens... 3 Criar Mensagens... 4 Layout Criar Mensagens... 5 Processo Criar Mensagens... 7 Gestão das Mensagens...

Leia mais

Gescom isales. Aplicação Mobile Profissional para Vendedores

Gescom isales. Aplicação Mobile Profissional para Vendedores Aplicação Mobile Profissional para Vendedores Indíce Introdução... 3 Aplicação... 4 Produtos... 4 Categorias... 4 Produtos... 5 Carrinho de Vendas... 6 Encomendas... 7 Clientes... 10 Sincronização... 11

Leia mais

Microsoft Office FrontPage 2003

Microsoft Office FrontPage 2003 Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Gestão Área Interdepartamental de Tecnologias de Informação e Comunicação Microsoft Office FrontPage 2003 1 Microsoft Office FrontPage 2003 O Microsoft

Leia mais

Manual SRCT - v.ps.2 UTILIZADORES. Apoio à gestão das Declarações de Vendas dos Produtos de Saúde. Contacto: taxa.04@infarmed.

Manual SRCT - v.ps.2 UTILIZADORES. Apoio à gestão das Declarações de Vendas dos Produtos de Saúde. Contacto: taxa.04@infarmed. Manual SRCT - v.ps.2 UTILIZADORES Apoio à gestão das Declarações de Vendas dos Produtos de Saúde Contacto: taxa.04@infarmed.pt 2008/Setembro NOTAS EXPLICATIVAS 1. As Declaração de Vendas a que se referem

Leia mais

OCOMON PRIMEIROS PASSOS

OCOMON PRIMEIROS PASSOS OCOMON PRIMEIROS PASSOS O OCOMON ainda não possui um arquivo de Help para atender a todas questões relacionadas ao sistema. Esse arquivo serve apenas para dar as principais instruções para que você tenha

Leia mais

Administração da disciplina

Administração da disciplina Administração da disciplina Agrupamento Vertical de Escolas de Tarouca Documento disponível em: http://avetar.no-ip.org 1.Acesso e utilização da plataforma:. Seleccione a opção Entrar, que se encontra

Leia mais

O prime gestão é um software online constituído por vários módulos:

O prime gestão é um software online constituído por vários módulos: O prime gestão é um software online constituído por vários módulos: Assistências Técnicas (indicado para empresas que façam deslocações, intervenções ex: sector de jardinagem, informática, reparação de

Leia mais

LinkCities MANUAL GESTOR DE CONTEÚDOS. Cities all together, make a better world. Copyright 2014 Link Think. Todos os direitos reservados.

LinkCities MANUAL GESTOR DE CONTEÚDOS. Cities all together, make a better world. Copyright 2014 Link Think. Todos os direitos reservados. LinkCities Cities all together, make a better world MANUAL GESTOR DE CONTEÚDOS Introdução Bem vindos ao LinkCities! O LinkCities é uma plataforma online dirigida aos profissionais e cidades que compõem

Leia mais

Instruções de utilização do portal Web da Visteon

Instruções de utilização do portal Web da Visteon FORD MOTOR COMPANY LIMITED Issued by European Warranty Operations Ford Customer Service Division Instruções de utilização do portal Web da Visteon 1. Entrar Na janela de endereço no seu browser da internet,

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR SISTEMA DE INFORMAÇÃO FORMAÇÃO CONTÍNUA (Art.21.º do Decreto-Lei n.º22/2014, de 11 de fevereiro) 6 de julho de 2015 Índice 1. ENQUADRAMENTO... 5 1.1 Objetivo... 5 1.2 Contactos Úteis...

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES:

PERGUNTAS FREQUENTES: PERGUNTAS FREQUENTES: (Para veres as respostas clica na pergunta) 1. O que fazer após a realização da candidatura? 2. Onde posso ver os dados para efectuar o pagamento da candidatura? 3. Como posso actualizar

Leia mais

Novo Order Manager para o Software NobelProcera

Novo Order Manager para o Software NobelProcera Novo Order Manager para o Software NobelProcera Guia Rápido Versão 1 O novo Order Manager facilita mais os processos e procedimentos envolvidos nas encomendas através do sistema NobelProcera. Isto inclui

Leia mais

(Consulta Real em Ambiente Virtual)

(Consulta Real em Ambiente Virtual) BEM-VINDO AO C R A V (Consulta Real em Ambiente Virtual) A partir de hoje o Arquivo Nacional da Torre do Tombo oferece um novo serviço. O CRAV faculta uma nova forma de obter informação, produtos e serviços

Leia mais

SIM - SUPPLIERS INVOICING MANAGER - MANUAL DE UTILIZADOR

SIM - SUPPLIERS INVOICING MANAGER - MANUAL DE UTILIZADOR Leaseplan Portugal Bertrand Gossieaux SIM - SUPPLIERS INVOICING MANAGER - MANUAL DE UTILIZADOR Page2 INDICE 1. LOGIN, ESTRUTURA E SAÍDA DO SIM... 3 a) Login... 3 b) Estrutura principal... 4 c) Saída da

Leia mais

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes Estas informações, elaboradas conforme os documentos do Plano de Financiamento para Actividades Estudantis, servem de referência e como informações complementares. Para qualquer consulta, é favor contactar

Leia mais

Como funciona a MEO Cloud?

Como funciona a MEO Cloud? Boas-vindas O que é a MEO Cloud? A MEO Cloud é um serviço da Portugal Telecom, lançado a 10 de Dezembro de 2012, de alojamento e sincronização de ficheiros. Ao criar uma conta na MEO Cloud fica com 16

Leia mais

TCEnet. Manual Técnico. Responsável Operacional das Entidades

TCEnet. Manual Técnico. Responsável Operacional das Entidades TCEnet Manual Técnico Responsável Operacional das Entidades 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Características... 3 3. Papéis dos Envolvidos... 3 4. Utilização do TCEnet... 4 4.1. Geração do e-tcenet... 4

Leia mais

Supply4Galp (S4G) FAQs Fornecedores Versão 1.0 03.02.2014

Supply4Galp (S4G) FAQs Fornecedores Versão 1.0 03.02.2014 Lista de FAQs 1. Registo de Fornecedor e Gestão da Conta... 4 Q1. Quando tento fazer um novo registo na Plataforma S4G, recebo uma mensagem a indicar que a minha empresa já se encontra registada.... 4

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais