FOLHETO INFORMATIVO. Grupo farmacoterapêutico: II.10 Analgésicos estupefacientes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FOLHETO INFORMATIVO. Grupo farmacoterapêutico: II.10 Analgésicos estupefacientes"

Transcrição

1 FOLHETO INFORMATIVO Tramadol Mepha TM 100 mg/2 ml solução injectável Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial, mesmo que apresentem os mesmos sintomas. Composição O que contém esta embalagem? O nome deste medicamento é Tramadol Mepha TM 100 mg/2 ml solução injectável. Cada ampola de 2 ml contém 100 mg de cloridrato de tramadol. Outros componentes: acetato de sódio e água para injectáveis. Forma Farmacêutica, Categoria fármaco-terapêutica O que é Tramadol Mepha TM e qual é a sua apresentação? Tramadol Mepha TM, é um analgésico opióide que actua sobre o sistema nervoso central. Este medicamento alivia a dor através da sua acção sobre células nervosas específicas na espinal-medula e no cérebro. Estas células nervosas diminuem a intensidade da dor, e esta função natural é reforçada por este medicamento. Grupo farmacoterapêutico: II.10 Analgésicos estupefacientes Tramadol Mepha TM 100 mg/2 ml solução injectável é comercializado em embalagens de 5 ampolas para administração parentérico I.M./I.V. Detentor da autorização de Introdução no mercado (A.I.M) Nome e endereço do Titular de Introdução no Mercado Mepha - Investigação, Desenvolvimento e Fabricação Farmacêutica, Lda. R. Elias Garcia, 28C, Apartado 6617 Venda Nova Amadora Portugal Indicações terapêuticas

2 Para que serve o Tramadol Mepha TM? Tramadol Mepha TM está indicado no tratamento da dor moderada a intensa. Contra-indicações Quando não deve tomar Tramadol Mepha TM? Tramadol Mepha TM, não deve ser tomado em caso de: -Alergia ao princípio activo tramadol ou a qualquer dos seus componentes; -Intoxicação aguda pelo álcool, por hipnóticos (medicamentos que induzem o sono), analgésicos ou fármacos psicotrópicos (fármacos que actuam sobre o humor e as emoções); -Tratamento simultâneo com inibidores da MAO (fármacos para o tratamento da depressão) ou quando estes medicamentos tenham sido tomados durante as duas semanas anteriores. Tramadol Mepha TM, não deve ser utlizado para o tratamento de sintomas de privação de doentes toxico-dependentes. O que devo dizer ao médico antes de tomar Tramadol Mepha TM? Antes de iniciar o tratamento com Tramadol Mepha TM, deve informar o seu médico assistente em caso de: -Pensar estar dependente de outros analgésicos (opióides); -Se sentir fraco ou sonolento sem causa aparente (reduzido nível de consciência); -Ter traumatismos cranianos ou doenças cerebrais, como infecções ou um tumor; -Sentir dificuldade em respirar; -Sofrer de epilepsia, convulsões, ataques epileptiformes; -Ser portador de uma doença do fígado ou dos rins; Deve também informar o seu médico, caso algum desses problemas tenha ocorrido durante o tratamento com Tramadol Mepha TM ou anteriormente. Posso tomar Tramadol Mepha TM se estiver grávida ou a amamentar? Caso esteja grávida ou a amamentar, o médico só lhe prescreverá Tramadol Mepha TM, se for absolutamente necessário. Não se recomenda geralmente a administração de Tramadol Mepha TM, durante a gravidez ou no período de aleitamento, porque ainda não foi investigada a sua segurança nessas situações. Tramadol Mepha TM pode ser administrado a crianças ou pessoas idosas? Tramadol Mepha TM, não se destina a ser administrado a crianças com menos de 12 anos de idade.

3 O médico poderá aconselhar os doentes idosos a espaçar as tomas (ver a rúbrica Como devo tomar Tramadol Mepha TM? ) Precauções de utilização Que precauções devo ter ao tomar Tramadol Mepha TM? Caso tenha experimentado reacções indesejáveis durante um tratamento anterior com tramadol ou com analgésicos semelhantes (opióides), deve ter especial cuidado ao iniciar o tratamento com Tramadol Mepha TM. Doentes com epilepsia ou susceptíveis a convulsões só devem ser tratados com Tramadol Mepha TM, se isso for considerado absolutamente necessário. Deve ter em conta de que Tramadol Mepha TM, pode provocar dependência física e psíquica. O uso prolongado pode diminuir o efeito de Tramadol Mepha TM obrigando à ingestão de doses mais elevadas (desenvolvimento de tolerância). Por isso, os doentes com tendência para o abuso ou dependência de medicamentos só devem tomar Tramadol Mepha TM, durante pouco tempo e sob rigorosa vigilância médica. Advertências especiais O que devo ter em atenção ao conduzir um veículo ou manusear máquinas Mesmo quando usado correctamente, Tramadol Mepha TM pode alterar a velocidade de reacção dos doentes ao ponto de prejudicar a sua capacidade para conduzir ou utilizar máquinas, especialmente se associado à ingestão de álcool ou em associação a outros medicamentos psicotrópicos. Por isso evite conduzir ou utilizar máquinas. Interacções medicamentosas Posso tomar Tramadol Mepha TM com outros medicamentos? Tramadol Mepha TM não deve ser tomado em conjunto com inibidores da MAO (ver Quando não devo tomar Tramadol Mepha TM? ). Se consumir álcool simultaneamente com Tramadol Mepha TM, ou tomar outros medicamentos que também deprimam as funções cerebrais, poderão ser intensificados os efeitos secundários de Tramadol Mepha TM sobre o cérebro. Os medicamentos contendo carbamazepina (contra os ataques de epilepsia) podem reduzir o efeito analgésico de Tramadol Mepha TM e encurtar a duração da analgesia. Quando Tramadol Mepha TM é tomado juntamente com medicamentos que diminuem o limiar para ataques epilépticos ou que possam vir a causá-los (por exemplo, antidepressivos ou medicamentos para o tratamento de certas doenças psíquicas), podem verificar-se, em casos muito raros, convulsões.

4 Tenha presente que estas observações também são válidas se os referidos medicamentos tiverem sido tomados recentemente. Quais os alimentos e bebidas cuja ingestão devo evitar? Durante o tratamento com Tramadol Mepha TM alcoólicas. deve evitar o consumo de bebidas Instruções de utilização correcta Como devo tomar Tramadol Mepha TM? Não altere a dose nem a duração do tratamento recomendadas pelo seu médico. Adultos e adolescentes com mais de 12 anos de idade: Salvo indicação médica contrária, a dose habitual é: mg (20 40 gotas), de 6/6 horas ou de 8/8 horas, devendo ser ajustada à resposta. De uma maneira geral, deve escolher-se a dose analgésica mais pequena. Não se devem exceder doses diárias de 40 mg de princípio activo, excepto em circunstâncias clínicas especiais. No entanto doses de 800 mg/dia no pós-operatório, ou mesmo superiores em casos de dor oncológica, são bem tolerados. A administração de Tramadol Mepha TM, não se deve prolongar nunca para além do tempo absolutamente necessário. Caso a natureza e a gravidade da afecção venham a aconselhar um tratamento analgésico mais prolongado, deve proceder-se a uma monitorização cuidadosa e regular (eventualmente com pausas no tratamento) para decidir se e, até que ponto, há necessidade de continuar o tratamento. Doentes idosos: Em doentes idosos (até 75 anos) sem insuficiência hepática ou renal, clinicamente estabelecida, não é geralmente necessário qualquer ajuste posológico. Em doentes mais idosos (mais de 75 anos) pode verificar-se prolongamento da eliminação. Por isso, os intervalos entre as doses devem ser prolongados em função das necessidades do doente. Doentes com doenças dos rins ou do fígado: Se tiver uma doença grave dos rins ou do fígado, o seu médico assistente só lhe prescreverá Tramadol Mepha TM, se a sua administração for absolutamente necessária. Quando a situação clínica dessas doenças for menos grave, o seu médico dar-lhe-á indicações especiais sobre a dosagem e os intervalos entre as tomas. Como e quando devo tomar Tramadol Mepha TM? A solução deve ser diluída num pouco de líquido ou adicionada a uma pequena quantidade de açúcar, podendo ser tomada durante ou fora das refeições.

5 Quanto tempo deve durar o tratamento com Tramadol Mepha TM? Tramadol Mepha TM, não deve ser tomado para além do tempo absolutamente necessário. Depois de o observar o seu médico poderá achar necessário prolongar o tratamento. Conselho especial O que devo fazer em caso de sobredosagem? Após a ingestão de doses muito elevadas podem verificar-se abaixamento do nível da consciência até ao coma (estado de insconciência profunda), ataques epilépticos generalizados (graves), queda da pressão arterial, taquicardia (batimentos rápidos do coração), miose ou midríase (pupilas estreitadas ou dilatadas), bem como dificuldades respiratórias, que podem ir até à paragem respiratória. Nestes casos deve consultar imediatamente o médico! O que devo fazer se me tiver esquecido de uma administração? Nesse caso é provável que as dores voltem a manifestar-se. Neste caso, não tome o dobro da dose normal; continue a tomar o medicamento da maneira usual. O que devo fazer se interromper ou terminar o tratamento demasiado cedo? Caso venha a interromper ou terminar o tratamento com Tramadol Mepha TM demasiado cedo, é provável que as dores voltem a manifestar-se. Se quiser parar o tratamento devido à ocorrência de reacções desagradáveis, convém consultar o seu médico, que lhe dirá o que deve fazer. A suspensão do tratamento com Tramadol Mepha TM desagradáveis (efeitos de privação)? causa alguns efeitos Após a suspensão do tratamento com Tramadol Mepha TM, não deverão geralmente ocorrer quaisquer efeitos desagradáveis (efeitos de privação). No entanto, num número reduzido de doentes que tomaram a substância activa tramadol durante períodos prolongados, foi observada a ocorrência de efeitos desagradáveis, tais como agitação, ansiedade, nervosismo, insónias, tremor ou distúrbios gástricos ou intestinais. No caso de sentir algum destes sintomas depois de terminar o tratamento com Tramadol Mepha TM, deve consultar o seu médico. Efeitos secundários Quais os efeitos secundários que Tramadol Mepha TM solução oral pode causar?

6 Durante um tratamento com Tramadol Mepha TM, os efeitos secundários mais frequentes são náuseas e tonturas. Surgem com menor frequência vómitos, obstipação, transpiração excessiva, secura da boca, dores de cabeça e sonolência. Em casos raros podem verificar-se efeitos sobre o coração e a circulação sanguínea (palpitações, taquicardia, sensação de fraqueza ou colapso), em especial quando o doente se encontre de pé ou esteja sujeito a stress físico. Além disso, em casos raros, podem surgir ânsia de vomitar, distúrbios gástricos (por exemplo, sensação de pressão no estômago, enfartamento) e reacções cutâneas (por exemplo, prurido ou exantema). Em casos muito raros tem-se observado a ocorrência de fraqueza muscular, alterações do apetite, visão turva e perturbações da micção (dificuldade em urinar e retenção urinária). Após a administração de Tramadol Mepha TM podem ocorrer, também muito raramente, diversos efeitos secundários psiquícos. Estes efeitos adversos incluem alterações do humor (geralmente estado eufórico, ocasionalmente irritação), alteração da actividade (normalmente diminuição, por vezes, intensificação), e de diminuição da percepção sensorial (alterações dos sentidos e da capacidade cognitiva, o que pode dar origem a raciocínios errados). Foram também referidos, em casos muito raros, reacções alérgicas (por exemplo, dificuldades em respirar, respiração sibilante, inchaço da pele) e estado de choque (insuficiência cardíaca e insuficiência da circulação sanguínea). Têm-se referido casos muito raros de ataques epileptiformes. Estes ataques surgiram sobretudo após a administração de altas doses de tramadol ou após a administração simultânea de fármacos capazes de diminuir o limiar para ataques epileptiformes ou que, por si só, os podem provocar (por exemplo, antidepressivos ou medicamentos para o tratamento de certas doenças psíquicas). Referiram-se muito raramente, aumento da pressão arterial e bradicardia (batimentos lentos do coração). Foi também mencionado o agravamento da asma, embora não tenha sido estabelecido se isto foi causado pelo tramadol. Verificou-se também uma acção depressora da função respiratória (dificuldades em respirar). Após a ingestão de doses que se situem acima dos níveis posológicos recomendados, ou quando se tomam ao mesmo tempo outros medicamentos com acção sobre o cérebro, pode dar-se uma diminuição da frequência respiratória. Se Tramadol Mepha TM, for tomado durante períodos prolongados, há um certo risco de dependência física e podem verificar-se reacções de privação após a suspensão do tratamento (ver a rubrica A suspensão do tratamento com Tramadol Mepha TM causa alguns efeitos subsequentes desagradáveis (efeitos de privação)? ).

7 Em relação temporal com a utilização clínica do tramadol foram notificados casos isolados de aumento das enzimas hepáticas. Se notar quaisquer efeitos secundários indesejáveis, não mencionados neste folheto informativo, informe o seu médico ou o seu farmacêutico. Que medidas devo tomar quando ocorrem efeitos secundários? Contacte imediatamente o seu médico, caso ocorra algum dos efeitos secundários graves atrás mencionados. Em caso de outros efeitos secundários, consulte o seu médico, que decidirá sobre as medidas a tomar. Conservação e Prazo de validade Conservar em local seco e fresco a uma temperatura inferior a 25 C. Verificar prazo de validade inscrito na embalagem. Não tomar o medicamento contido nesta embalagem depois de ter terminado o prazo de validade. Mantenha os medicamentos fora da alcançe e da vista das crianças! Data da revisão deste folheto informativo: Outubro de 2004.

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Azevedos 1000 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película Dicloridrato de levocetirizina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR NOBLIGAN 50 mg CÁPSULAS Cloridrato de Tramadol Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

- tem alergia à substância ativa (cloridrato de tramadol) ou a qualquer outro componente deste medicamento,

- tem alergia à substância ativa (cloridrato de tramadol) ou a qualquer outro componente deste medicamento, Folheto Informativo: Informação para o doente Paxilfar 100 mg/2 ml solução injetável cloridrato de tramadol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Generis e para que é utilizada

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Generis e para que é utilizada FOLHETO INFORMATIVO Rivastigmina Generis 1,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 3 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 4,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 6 mg Cápsulas Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

Os outros ingredientes são: álcool, propilenoglicol, água purificada, carbómero e diisopropanolamina.

Os outros ingredientes são: álcool, propilenoglicol, água purificada, carbómero e diisopropanolamina. MINOCALVE 2% Folheto Informativo Proposto FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

Fabricado por: Sofarimex Industria Química e Farmacêutica L.da,

Fabricado por: Sofarimex Industria Química e Farmacêutica L.da, FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto informativo antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico

Leia mais

Excipientes: Carvedilol Ranbaxy 6,25 mg, 12,5mg, 25mg Comprimidos: Celulose microcristalina, Silica coloidal anidra e Estearato de Magnésio.

Excipientes: Carvedilol Ranbaxy 6,25 mg, 12,5mg, 25mg Comprimidos: Celulose microcristalina, Silica coloidal anidra e Estearato de Magnésio. FOLHETO INFORMATIVO Carvedilol Ranbaxy 6,25 mg Comprimidos Carvedilol Ranbaxy 12,5 mg Comprimidos Carvedilol Ranbaxy 25 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve

Leia mais

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CETIX, 10 mg, Comprimido para chupar Cetirizina Leia atentamente este folheto porque contém informação importante para si Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Beta-histina Labesfal 24 mg comprimidos Cloridrato de beta-histina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Beta-histina Labesfal 24 mg comprimidos Cloridrato de beta-histina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Beta-histina Labesfal 24 mg comprimidos Cloridrato de beta-histina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Wynn e para que é utilizada

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Wynn e para que é utilizada FOLHETO INFORMATIVO Rivastigmina Wynn 1,5 mg Comprimidos orodispersíveis Rivastigmina Wynn 3 mg Comprimidos orodispersíveis Rivastigmina Wynn 4,5 mg Comprimidos orodispersíveis Rivastigmina Wynn 6 mg Comprimidos

Leia mais

Cada ml de Piridoxina Labesfal, 150 mg/ml, Solução injectável, contém 150 mg de cloridrato de piridoxina como substância activa.

Cada ml de Piridoxina Labesfal, 150 mg/ml, Solução injectável, contém 150 mg de cloridrato de piridoxina como substância activa. FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. FOLHETO INFORMATIVO Nazonite 120 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Nobligan retard 100 mg comprimidos para libertação prolongada Cloridrato de Tramadol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Nobligan retard 100 mg comprimidos para libertação prolongada Cloridrato de Tramadol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Nobligan retard 100 mg comprimidos para libertação prolongada Cloridrato de Tramadol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Q10 Forte, 30 mg de Ubidecarenona (Coenzima Q10), cápsula. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma cápsula de Q10 Forte contém 30mg de ubidecarenona (coenzima

Leia mais

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas FOLHETO INFORMATIVO LEIA ATENTAMENTE ESTE FOLHETO ANTES DE TOMAR O MEDICAMENTO. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o voltar a ler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rivastigmina Xarmix 1,5 mg cápsulas Rivastigmina Xarmix 3 mg cápsulas Rivastigmina Xarmix 4,5 mg cápsulas Rivastigmina Xarmix 6 mg cápsulas Rivastigmina

Leia mais

A Rivastigmina ToLife pertence a uma classe de substâncias denominada inibidores da colinesterase.

A Rivastigmina ToLife pertence a uma classe de substâncias denominada inibidores da colinesterase. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rivastigmina ToLife 1,5 mg cápsulas Rivastigmina ToLife 3 mg cápsulas Rivastigmina ToLife 4,5 mg cápsulas Rivastigmina ToLife 6 mg cápsulas Rivastigmina

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lisinopril + Hidroclorotiazida Bluepharma 20 mg + 12,5 mg Comprimidos Lisinopril, di-hidratado + Hidroclorotiazida Leia atentamente este folheto antes

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Benylin 2,8 mg/ml + 0,4 mg/ml Xarope Cloridrato de Difenidramina + Levomentol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

Este medicamento pertence ao grupo farmacoterapêutico 9.4 Medicamentos para tratamento da artrose.

Este medicamento pertence ao grupo farmacoterapêutico 9.4 Medicamentos para tratamento da artrose. Folheto informativo: Informação para o utilizador Glucosamina Tedec 1500 mg pó para solução oral Sulfato de glucosamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película Cloridrato de donepezilo Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. 1. O QUE É Lactulose Pharmakern E PARA QUE É UTILIZADO

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. 1. O QUE É Lactulose Pharmakern E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lactulose Pharmakern 666,7 mg/ml Xarope Lactulose, líquida Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. -

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Terbinafina Normon 250 mg Comprimidos Terbinafina

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Terbinafina Normon 250 mg Comprimidos Terbinafina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Terbinafina Normon 250 mg Comprimidos Terbinafina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR VASILIUM, 10 mg, Comprimidos Flunarizina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

Em caso de dúvida, confirme com o seu médico antes de tomar Sibelium.

Em caso de dúvida, confirme com o seu médico antes de tomar Sibelium. Folheto informativo: Informação para o utilizador Sibelium 5 mg Comprimidos Dicloridrato de flunarizina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Desloratadina Labesfal OD 5 mg Comprimidos orodispersíveis Desloratadina

Desloratadina Labesfal OD 5 mg Comprimidos orodispersíveis Desloratadina Folheto informativo: Informação para o utilizador Desloratadina Labesfal OD 5 mg Comprimidos orodispersíveis Desloratadina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Remotil 10 mg Comprimidos efervescentes Domperidona Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Advertências e precauções Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Sinutab II.

Advertências e precauções Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Sinutab II. Folheto informativo: Informação para o utilizador Sinutab II 500 mg + 30 mg comprimidos paracetamol + cloridrato de pseudoefedrina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento,

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA UTILIZADOR Kestine 20 mg liofilizado oral Ebastina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar Kestine liofilizado oral Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Veroven 20 mg/g gel Hidrosmina APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

Módulo beta-histina gp 16 mg comprimidos

Módulo beta-histina gp 16 mg comprimidos Módulo 1.3.2 FOLHETO INFORMATIVO O seu médico e o seu farmacêutico dispõem de informação adicional sobre este medicamento. beta-histina gp 16 mg comprimidos Leia este folheto com atenção antes de tomar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR VOMIDRINE 50 mg comprimidos Dimenidrinato Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de tomar Paracetamol Alter

2. O que precisa de saber antes de tomar Paracetamol Alter Folheto informativo: Informação para o utilizador Paracetamol Alter 1000 mg comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO Leia cuidadosamente este folheto antes de iniciar o tratamento com DASKYL - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento

FOLHETO INFORMATIVO. Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CICLOVIRAL 50 mg/g Creme Aciclovir Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Broncoterol 0,001 mg/ml Xarope Cloridrato de Clenbuterol APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento - Conserve este folheto.

Leia mais

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função.

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucosamina Labesfal 1500 mg pó para solução oral Sulfato de glucosamina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Cada ml da solução contém 3,25mg de fluoreto de sódio (equivalente a 0,05mg de ião fluoreto/gota).

FOLHETO INFORMATIVO. Cada ml da solução contém 3,25mg de fluoreto de sódio (equivalente a 0,05mg de ião fluoreto/gota). FOLHETO INFORMATIVO FLÚOR LACER 3.25 mg/ml Gotas orais, solução (Fluoreto de Sódio) COMPOSIÇÃO Cada ml da solução contém 3,25mg de fluoreto de sódio (equivalente a 0,05mg de ião fluoreto/gota). 1 ml =

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de tomar Tramadol Generis

2. O que precisa de saber antes de tomar Tramadol Generis Folheto informativo: Informação para o doente Tramadol Generis 100mg / ml solução oral Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Transpulmina (Infantil) 25 mg/g mg/g Pomada. Cânfora Eucaliptol

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Transpulmina (Infantil) 25 mg/g mg/g Pomada. Cânfora Eucaliptol Folheto informativo: Informação para o utilizador Transpulmina (Infantil) 25 mg/g + 100 mg/g Pomada Cânfora Eucaliptol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Bromidrato de dextrometorfano + Cloridrato de efedrina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Bromidrato de dextrometorfano + Cloridrato de efedrina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Mebocatuss, 2 mg/ml + 0,5 mg/ml, xarope Bromidrato de dextrometorfano + Cloridrato de efedrina Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO CETIRIZINA CETRYZ 10 mg Comprimidos Dicloridrato de Cetirizina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE RELMUS 4 mg cápsulas RELMUS 8 mg cápsulas Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR HALDOL DECANOATO 50 mg/1 ml solução injectável HALDOL DECANOATO 100 mg/1 ml solução injectável HALDOL DECANOATO 500 mg/10 ml solução injectável decanoato

Leia mais

RESODERMIL CREME. COMPOSIÇÃO: O RESODERMIL possui na sua composição: Enxofre a 75 mg/g e Resorcina a 10 mg/g.

RESODERMIL CREME. COMPOSIÇÃO: O RESODERMIL possui na sua composição: Enxofre a 75 mg/g e Resorcina a 10 mg/g. RESODERMIL CREME Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, contacte o seu Médico ou Farmacêutico. -

Leia mais

Tramal cápsulas está indicado no tratamento da dor moderada a intensa. 2. O que precisa de saber antes de tomar Tramal cápsulas

Tramal cápsulas está indicado no tratamento da dor moderada a intensa. 2. O que precisa de saber antes de tomar Tramal cápsulas Folheto Informativo: Informação para o utilizador Tramal 50 mg cápsulas Cloridrato de tramadol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO, colírio, solução Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler. Caso ainda tenha dúvidas, consulte o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

Disocor é indicado no tratamento da deficiência da carnitina, resultante de defeitos congénitos do metabolismo.

Disocor é indicado no tratamento da deficiência da carnitina, resultante de defeitos congénitos do metabolismo. Folheto informativo: Informação para o doente Disocor 1000 mg/10 ml solução oral Levocarnitina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função.

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucosamina Minitil 1500 mg pó para solução oral Sulfato de glucosamina Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

Levotiroxina sódica Deka pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como hormonas tiroideias.

Levotiroxina sódica Deka pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como hormonas tiroideias. TFOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Levotiroxina sódica Deka 25 micrograma comprimidos Levotiroxina sódica Deka 50 micrograma comprimidos Levotiroxina sódica Deka 100 micrograma comprimidos

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Dolban 0,75 mg/g creme. Capsaícina, óleo-resina (expressa em capsaícina)

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Dolban 0,75 mg/g creme. Capsaícina, óleo-resina (expressa em capsaícina) Folheto informativo: Informação para o utilizador Dolban 0,75 mg/g creme Capsaícina, óleo-resina (expressa em capsaícina) Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte.

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte. Medicamentos capazes de diminuir a actividade do cérebro, principalmente quando ele está num estado de excitação acima do normal, causando deste modo sonolência ou até inconsciência. Analgésico - Sedativo

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: informação para o doente. Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis.

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: informação para o doente. Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis. Folheto informativo: informação para o doente Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de

Leia mais

1. O QUE É CÊGRIPE E PARA QUE É UTILIZADO

1. O QUE É CÊGRIPE E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cêgripe 500 mg + 1 mg comprimidos Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

Acetilcisteína Azevedos 600 mg Comprimidos efervescentes Acetilcisteína

Acetilcisteína Azevedos 600 mg Comprimidos efervescentes Acetilcisteína Folheto Informativo Acetilcisteína Azevedos 600 mg Comprimidos efervescentes Acetilcisteína Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento: Conserve este folheto. Pode ter necessidade de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CÁLCIO SANABO, 500 mg, comprimidos Carbonato de cálcio Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Folheto Informativo. Terbinafina Terfil 250 mg Comprimidos

Folheto Informativo. Terbinafina Terfil 250 mg Comprimidos Folheto Informativo "Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. 1 Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. 2 Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. 3

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Jaba 20 mg Comprimidos Revestidos

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Jaba 20 mg Comprimidos Revestidos FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Trimetazidina Jaba 20 mg Comprimidos Revestidos Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

O cloridrato de pseudoefedrina é um descongestionante nasal e dos seios nasais permitindo uma respiração mais fácil.

O cloridrato de pseudoefedrina é um descongestionante nasal e dos seios nasais permitindo uma respiração mais fácil. FOLHETO INFORMATIVO Contact 120 mg Cápsulas de libertação prolongada Cloridrato de pseudoefedrina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR AUTRITIS 4%, 40 mg/ ml, SOLUÇÃO CUTÂNEA Indometacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. TAGAMET 400 mg pó para suspensão oral Cimetidina

FOLHETO INFORMATIVO. TAGAMET 400 mg pó para suspensão oral Cimetidina FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. -

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Desloratadina Teva 2,5 mg Comprimidos orodispersíveis Desloratadina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Desloratadina Teva 2,5 mg Comprimidos orodispersíveis Desloratadina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Desloratadina Teva 2,5 mg Comprimidos orodispersíveis Desloratadina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM OPTONE 0,13 ml/ml Solução para lavagem oftálmica Água de Hamamélis Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR PEPCIDINA COMPRIMIDOS A 20 mg E 40 mg famotidina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Doxiproct, 40mg/g + 20mg/g, pomada rectal

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Doxiproct, 40mg/g + 20mg/g, pomada rectal FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Doxiproct, 40mg/g + 20mg/g, pomada rectal Dobesilato de cálcio mono-hidratado + Cloridrato de lidocaína Este folheto contém informações importantes para

Leia mais

1. O QUE É CLORETO DE SÓDIO PROAMP 0,9%, solução injectável E PARA QUE É UTILIZADO?

1. O QUE É CLORETO DE SÓDIO PROAMP 0,9%, solução injectável E PARA QUE É UTILIZADO? Folheto Informativo Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou Farmacêutico. Este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Maltofer, 100 mg/ 5ml, solução oral Dose unitária Ferro (III) na forma de Complexo de hidróxido férrico-polimaltose Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

1. O que é Bisolvon Linctus Criança e para que é utilizado

1. O que é Bisolvon Linctus Criança e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Bisolvon Linctus Criança 0,8 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO TRAVEX Rapid 50 mg Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas consulte o seu médico ou

Leia mais

Não tome Doxi-Om - Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

Não tome Doxi-Om - Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6). FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Doxi-Om 500 mg cápsula Dobesilato de cálcio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico.

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Tavégyl 1 mg comprimidos Clemastina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Paracetamol Ciclum 1000 mg Comprimidos Paracetamol

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Paracetamol Ciclum 1000 mg Comprimidos Paracetamol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Ciclum 1000 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Água para Preparações Injectáveis Basi 100% solvente/veículo para uso parentérico

Água para Preparações Injectáveis Basi 100% solvente/veículo para uso parentérico Folheto informativo: Informação para o utilizador Água para Preparações Injectáveis Basi 100% solvente/veículo para uso parentérico Água para Preparações Injectáveis Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno

lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler.

FOLHETO INFORMATIVO. Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler. FOLHETO INFORMATIVO Verolax, microclister infantil, 2250 mg Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas,

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. DAKTACORT 20 mg/g + 10 mg/g creme nitrato de miconazol + hidrocortisona

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. DAKTACORT 20 mg/g + 10 mg/g creme nitrato de miconazol + hidrocortisona FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR DAKTACORT 20 mg/g + 10 mg/g creme nitrato de miconazol + hidrocortisona Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucosamina ToLife 1500 mg Pó para solução oral Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Finasterida

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Finasterida FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Finasterida Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Finasterida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Rinerge 0,5 mg/ml Solução para inalação por nebulização Cloridrato de oximetazolina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Rinerge 0,5 mg/ml Solução para inalação por nebulização Cloridrato de oximetazolina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rinerge 0,5 mg/ml Solução para inalação por nebulização Cloridrato de oximetazolina Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Aurorix 150 mg comprimidos revestidos por película Moclobemida Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

O Libradin é utilizado para o tratamento de pressão sanguínea elevada.

O Libradin é utilizado para o tratamento de pressão sanguínea elevada. FOLHETO INFORMATIVO Libradin 10, cápsulas de libertação prolongada de 10 mg Libradin 20, cápsulas de libertação prolongada de 20 mg Cloridrato de barnidipina Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen, 500 mg, Comprimidos Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem

Leia mais

Comprimidos sublinguais de fentanilo GUIA DE UTILIZAÇÃO PARA O DOENTE E PARA O PRESTADOR DE CUIDADOS DE SAÚDE

Comprimidos sublinguais de fentanilo GUIA DE UTILIZAÇÃO PARA O DOENTE E PARA O PRESTADOR DE CUIDADOS DE SAÚDE Comprimidos sublinguais de fentanilo GUIA DE UTILIZAÇÃO PARA O DOENTE E PARA O PRESTADOR DE CUIDADOS DE SAÚDE Versão aprovada em Janeiro de 06 CONTEÚDO O que é a dor oncológica episódica? O que é o Vellofent

Leia mais

PROCLOR, CÁPSULAS a 10 mg

PROCLOR, CÁPSULAS a 10 mg FOLHETO INFORMATIVO PROCLOR, CÁPSULAS a 10 mg Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente Este medicamento pode ser adquirido sem receita médica. No entanto, é necessário utilizar

Leia mais

Desloratadina Gedeon Richter 5 mg comprimidos revestidos por película desloratadina

Desloratadina Gedeon Richter 5 mg comprimidos revestidos por película desloratadina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Desloratadina Gedeon Richter 5 mg comprimidos revestidos por película desloratadina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Deca-Durabolin 100, 100 mg/1 ml solução injectável Decanoato de nandrolona Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este

Leia mais

Rivastigmina Bravet pertence a uma classe de substâncias designada inibidores da colinesterase.

Rivastigmina Bravet pertence a uma classe de substâncias designada inibidores da colinesterase. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Rivastigmina Bravet 1,5 mg cápsulas Rivastigmina Bravet 3,0 mg cápsulas Rivastigmina Bravet 4,5 mg cápsulas Rivastigmina Bravet 6,0 mg cápsulas Rivastigmina

Leia mais