NUCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - UESC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NUCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - UESC"

Transcrição

1 Boletim 06 Editais / FAPESB Visite nosso blog: / Edital tem como objetivo apoiar projetos que visem contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar. Inscrições até 19/07/2010. Edital 007/ Pesquisa Ater-Pacto Federativo Edital apoia propostas que favoreçam a qualificação de quadros, necessários para consolidar a vocação das universidades baianas em ações e atividades de ciência, tecnologia e inovação. Inscrições até 10/08/2010. Edital 018/ Seleção de Discente para Curso de Especialização em Extensão Universitária e Pesquisa-Ação Edital tem como objetivo financiar projetos que visem a parceria empresa/empresa e que esta estimule a implementação da denominada inovação aberta. Edital 010/ Apoio à Inovação Aberta Edital tem por objetivo financiar projetos em áreas estratégicas, oriundos de micro, pequenas, médias e grandes empresas situadas no Estado da Bahia em parcerias com ICTs e pesquisadores. Edital 014/ Apoio à Cooperação entre Empresas e Instituições Científicas e Tecnológicas - ICT s O Edital convida pesquisadores autores vinculados a instituições de ensino e pesquisa localizadas no Estado da Bahia para submeter suas solicitações de apoio à publicação científica e/ou tecnológica. Inscrições até 14/07/2010. Edital 002/ Apoio à Publicação Científica e Tecnológica Destina-se a apoiar doutorandos, bolsistas da FAPESB, na finalização do seu trabalho de tese. Inscrições até 12/11/2010. Edital 003/ Auxílio-Tese Destina-se a apoiar mestrandos, bolsistas da FAPESB, na finalização do seu trabalho de dissertação. Inscrições até 12/11/2010. Edital 003/ Auxílio-Dissertação Visa incentivar a participação de membros da comunidade científico-tecnológica em eventos científicos e/ou tecnológicos realizados em território nacional, exclusivamente para apresentação de trabalhos de sua autoria. Inscrições até 04/08/2010. Edital 004/ Participação em Evento Científico ou Tecnológico em Território Nacional Visa incentivar a participação de membros da comunidade científico-tecnológica em eventos científicos e/ou tecnológicos realizados no exterior, exclusivamente para apresentação de trabalhos de sua autoria. Inscrições até 04/08/2010. Edital 004/ Participação em Evento Científico ou Tecnológico no Exterior Edital tem como objetivo a implantação e operação de Sistemas Locais de Inovação em ICTs sediadas no Estado da Bahia. Inscrições até 20/12/2010.

2 Edital 001/ Apoio a Sistemas Locais de Inovação em Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) Concurso Idéias Inovadoras incentiva o desenvolvimento de idéias inovadoras, visa também reconhecer e premiar projetos inovadores. Inscrições até 17/09/2010. Edital 013/ Concurso Ideias Inovadoras 2010 Edital visa apoiar a organização e a realização de eventos de inovação e empreendedorismo de âmbito local, regional, nacional e internacional, nas diversas áreas do conhecimento, a serem realizados no Estado da Bahia. Edital 016/ Apoio a Organização de Eventos de Inovação e Empreendedorismo Empresas inovadoras têm financiamentos sem juros reais. Consórcio Juro Zero Bahia Editais / CNPq Edital seleciona propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País. Inscrições até 12/08/2010. Edital MCT/CNPq Nº 046/2010 Edital tem objetivo de Formação, Qualificação e Capacitação de RH em Áreas Estratégicas do Setor Espacial. Inscrições até 30/07/2010. Edital AEB/MCT/CNPq Nº 033/2010 Edital tem objetivo fortalecimento da Paleontologia Nacional. Inscrições até 02/08/2010. Edital MCT/CNPq nº 032/2010 Edital tem objetivo seleção pública de propostas de projetos de pesquisa e desenvolvimento no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD. Inscrições até 02/08/2010. Edital MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP Nº 028/2010 Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD 2010 Edital tem objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos de pesquisa em Leveduras visando o fortalecimento de grupos de pesquisa consorciados em rede. Inscrições até 08/08/2010. Edital MCT/CNPq/CT-BIOTEC/Rede Nacional de Pesquisa em Leveduras Nº 27/2010 Edital tem objetivo elecionar propostas para apoio financeiro a projetos de pesquisa em Genômica e Proteômica visando o desenvolvimento de processos e/ou produtos biotecnológicos. Inscrições até 13/08/2010. Edital MCT/CNPq/CT-BIOTEC PROGRAMA GENOPROT - Rede Integrada de Estudos Genômicos e Proteômicos Nº 21/2010 Edital tem como objetivo seleção pública de propostas para a Capacitação de Agentes Gestores em Recursos Hídricos. Inscrições até 05/08/2010. Edital MCT/CNPq/CT-Hidro/ANA Nº 015/2010 Edital selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, em qualquer área do conhecimento. Inscrições até 05/07/2010. Edital MCT/CNPq Nº 014/2010 Universal

3 Apóia a realização, no Brasil, de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, de abrangência nacional ou internacional, relacionados necessariamente à Ciência, Tecnologia e Inovação. Inscrições até 29/09/2010. Edital MCT/CNPq/FINEP N º 11/ ARC Apóia projetos apresentados por Grupos ou Núcleos de Pesquisa já consolidados ou emergentes que atuem na área de Tecnologia da Informação desenvolvam pesquisas relacionadas a temas que representem grandes desafios de pesquisa em computação. Inscrições até 29/07/2010. Edital MCT/CNPq N º 09/2010 PDI Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia PROSUL. Inscrições até 11/07/2010. Edital MCT/CNPq Nº 08/ PROSUL O presente edital está dividido em duas ações, doravante denominadas Ação 1 Residência e Ação 2 Extensão. Inscrições até 29/07/2010. Edital MCT/CNPq Nº 06/2010 Residência em Software e Extensão Inovadora em TI The fellowships offered by the CNPq-TWAS Fellowships programmes allow scientists from developing countries (other than Brazil) to study or to do research in natural sciences in Brazil and then to return home to continue their careers. Application deadline: August 13 th, CNPq-TWAS FELLOWSHIPS PROGRAMMES Edital seleciona propostas que visem apoiar as atividades de pesquisa tecnológica e de inovação por meio da inserção de mestres ou doutores, em empresas, prioritariamente em empresas de pequeno e médio porte. Inscrições até 27/08/2010. Edital MCT/SETEC/CNPq Nº 062/2009 RHAE Pesquisador na Empresa Editais / FINEP Financiar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação a serem desenvolvidos em parceria entre empresas espanholas e brasileiras. Inscrições até 09/07/2010. Programa CDTI/FINEP Brasil/Espanha Edital visa contribuir para o incremento das atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) realizadas no País. Editais / SEBRAE Esta aberto o credenciamento de pessoas jurídicas, de direito público ou privado, para a prestação serviços de consultoria e instrutoria nas áreas de ciência, pesquisa, tecnologia, inovação e meio ambiente, para integrar o cadastro de pessoas jurídicas prestadoras de serviços de inovação e tecnologia aplicáveis às micro e pequenas empresas. Editais / BNDES Ampliar a participação das empresas nacionais no mercado interno; promover o crescimento de suas exportações; fortalecer o processo de P&D e inovação no setor; promover o crescimento e a internacionalização das empresas nacionais do setor; promover a difusão e a crescente utilização do Contato: (73)

4 software nacional no Brasil e no exterior. Inscrições até 21/07/ ndos/prosoft/index.html Apoiar empresas no desenvolvimento de capacidade para empreender atividades inovativas em caráter sistemático, bem como apoiar projetos de inovação de natureza tecnológica que envolvam risco tecnológico e oportunidades de mercado. apital_inovador.html Apoiar empresas no desenvolvimento de capacidade para empreender atividades inovativas em caráter sistemático, bem como apoiar projetos de inovação de natureza tecnológica que envolvam risco tecnológico e oportunidades de mercado. novacao_tecnologica.html Apoiar investimentos que visem à implantação, expansão e modernização da capacidade produtiva, necessárias à absorção dos resultados do processo de pesquisa e desenvolvimento ou inovação e apoiar pesquisa e desenvolvimento ou inovação que apresentem oportunidade comprovada de mercado, inclusive o desenvolvimento de inovações incrementais de produtos e/ou processos. Editais / BNB Financiar empreendimentos inovadores, tanto na ampliação da sua capacidade de desenvolver inovações, incluindo o apoio a iniciativas de pesquisa e desenvolvimento, quanto na incorporação de tecnologias já disponíveis para o aprimoramento significativo de produtos, serviços e/ou processos, e financiar a implantação, expansão, modernização, reforma e relocalização de empresas desenvolvedoras de software e prestadoras de serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Editais / MDCI Convidar empresas brasileiras e israelenses de todos os setores a elaborarem uma proposta de cooperação em P&D que resulte no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços de aplicação industrial direcionados à comercialização no mercado doméstico e/ou global. Inscriçõe até 25/08/ Notícias (28/06) CNI instala Núcleos de Inovação para estimular empresas ?portal_status_message=Changes%20saved.#9 (28/06) Inpi dá parecer favorável a concessão da IP de vinhos e espumantes Pinto Bandeira

5 2010?portal_status_message=Changes%20saved.#6 (28/06) Mais patentes e pessoal qualificado no horizonte (28/06) Brasil e Espanha lançam edital para apoiar projetos de PD&I (25/06) Pesquisa do CGEE aponta que descentralização do fomento à CT&I avançou no país (25/06) Poder de compra do governo induzirá à inovação (25/06) INPI muda guia de pagamento de serviçoshttp://colunistas.ig.com.br/leisenegocios/2010/06/23/inpimuda-guia-de-pagamento-de-servicos/ (23/06) Inovação e tecnologia como alavancas para o Brasil (22/06) Desdobrar a marca sem perder identidadehttp://administradores.com.br/informese/marketing/desdobrar-a-marca-sem-perder-identidade/34770/ (22/06) Inovação tecnológica é tema de debate em Salvador Oportunidades des Acontece dia 08/07 o evento Inovação em Debate: construindo uma política de inovação para a UNEBwww.unebinovacao.blogspot.com Inscrição para a 62ª SBPC seguem pela internet até 14 de julho Destaque do Ano na Iniciação Científica inscreve até 13/08/ Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia Edição 2010 inscreve até 23/08/ Prêmio FINEP de Inovação 2010 inscreve até 30/07/

6 Links Importantes Brasil Inovação - MCT - Portal Inovação - Instituto Nacional da Propriedade Industrial INPI - Agência de Inovação da Unicamp INOVA - Rede NIT Nordeste - Apoio:

NUCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - UESC

NUCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - UESC Boletim 07 Editais / FAPESB Visite nosso blog: / Edital tem como objetivo apoiar projetos que visem contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar. Inscrições até 19/07/2010. Edital 007/2010

Leia mais

NUCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - UESC

NUCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - UESC Boletim 08 Editais / FAPESB Visite nosso blog: / Edital convida os pesquisadores a apresentarem projetos de pesquisa da área de saúde e em conformidade com os temas, no âmbito do Programa Pesquisa para

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NIT - UESC. Boletim Informativo Editais / Apoios Vigentes. Fapesb

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NIT - UESC. Boletim Informativo Editais / Apoios Vigentes. Fapesb NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NIT - UESC Boletim Informativo - 04 Visite nosso blog: / Editais / Apoios Vigentes Fapesb Edital 015/2010 - Bolsass Pós-Doutorado 1, Pós-Doutorado 2 e Pesquisador Visitante

Leia mais

NUCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - UESC

NUCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - UESC Boletim 10 Editais / FAPESB Visite nosso blog: / Edital 027/2010 Apoio à Organização de Eventos Científicos ou Tecnológicos apoiar a organização de evento de reconhecida relevância científica e/ou tecnológica

Leia mais

NUCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - UESC

NUCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - UESC Boletim 11 Editais / FAPESB Visite nosso blog: / Edital 027/2010 Apoio à Organização de Eventos Científicos ou Tecnológicos apoiar a organização de evento de reconhecida relevância científica e/ou tecnológica

Leia mais

1º Simpósio de Inovação Tecnológica - UNESP

1º Simpósio de Inovação Tecnológica - UNESP 1º Simpósio de Inovação Tecnológica - UNESP Fernando de Nielander Ribeiro Diretor Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP São Paulo, 25 de setembro de 2007. Estrutura do MCT Conselho Nacional de C&T

Leia mais

A FAPEMA atua em parceria com os diversos setores da sociedade a fim de inserir a Ciência, Tecnologia e Inovação no desenvolvimento humano,

A FAPEMA atua em parceria com os diversos setores da sociedade a fim de inserir a Ciência, Tecnologia e Inovação no desenvolvimento humano, A importância das fundações de amparo à pesquisa na atuação dos NIT s Presidente: Dra. Rosane Nassar Meireles Guerra Assessora de planejamento: Márcia Maciel www.fapema.br A FAPEMA atua em parceria com

Leia mais

19ª Edição MAIO DE 2012 PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PNAP

19ª Edição MAIO DE 2012 PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PNAP 19ª Edição MAIO DE 2012 CAPES PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PNAP Objetivos: O edital tem por objetivo selecionar e acolher adesões à oferta de cursos na área da Administração Pública,

Leia mais

3 de agosto de Ano 4. Nº 39. Os prêmios são de R$ 20 mil para o primeiro lugar e R$ 10 mil para o segundo lugar em cada uma das categorias

3 de agosto de Ano 4. Nº 39. Os prêmios são de R$ 20 mil para o primeiro lugar e R$ 10 mil para o segundo lugar em cada uma das categorias 3 de agosto de 2015. Ano 4. Nº 39 Editais curto prazo NACIONAL Orgao FAPESPA Edital Termino 18/8/2015 Direcionado a Link http://sigamazonia.fapespa.pa.gov.br/area_publica/index.php?edital=401&id=1 Orgao

Leia mais

1. CHAMADA CNPQ/MCTIC/CBAB Nº 10/ CENTRO BRASILEIRO-ARGENTINO DE BIOTECNOLOGIA PROJETOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM BIOTECNOLOGIA

1. CHAMADA CNPQ/MCTIC/CBAB Nº 10/ CENTRO BRASILEIRO-ARGENTINO DE BIOTECNOLOGIA PROJETOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM BIOTECNOLOGIA APOIO A INSTITUCIONAL 1. CHAMADA CNPQ/MCTIC/CBAB Nº 10/2016 - CENTRO BRASILEIRO-ARGENTINO DE BIOTECNOLOGIA PROJETOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM BIOTECNOLOGIA Selecionar propostas em cooperação com a

Leia mais

UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo

UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo FORTEC-NE Salvador Junho/2006 A UFPE Alunos Matriculados 34.586 Graduação 26.705 Especialização 4.197 Mestrado 2.693 Doutorado 991 Cursos Oferecidos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE Seminário Os NITs e a efetividade do Programa RENORBIO Uma proposta para os NITs do NE Teresa Lenice Mota (UECE) Colaboração: André Luiz Araújo (CEFET-CE) Aritomar Barros (UFC) BNB, 10 de abril de 2007

Leia mais

Ciência, Tecnologia e Inovação para o. Desenvolvimento Nacional

Ciência, Tecnologia e Inovação para o. Desenvolvimento Nacional Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia Premissas básicas b para

Leia mais

Editais vigentes nacionais. Edital MCT/CNPq N º 11/2008 Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia (Prosul)

Editais vigentes nacionais. Edital MCT/CNPq N º 11/2008 Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia (Prosul) Editais vigentes nacionais CNPq - Finep - Capes - Outros CNPq Edital MCT/CNPq N º 11/2008 Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia (Prosul) As propostas podem

Leia mais

NUCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - UESC

NUCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - UESC Boletim 07/2011 Visite nosso blog: http://nituesc.blogspot.co Editais / FAPESB Edital FAPESB 001/2011 Auxílio Tese/Dissertação Destina-se a apoiar doutorandos, preferencialmente bolsistas da FAPESB, na

Leia mais

Programa Próprio de Iniciação Tecnológica Industrial PPITI

Programa Próprio de Iniciação Tecnológica Industrial PPITI Programa Próprio de Iniciação Tecnológica Industrial PPITI Anápolis 2011 Programa Próprio de Iniciação Tecnológica Industrial - PPITI 1. Justificativa A inovação tecnológica é a introdução no mercado de

Leia mais

PROGRAMAS MOBILIZADORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS BIOTECNOLOGIA

PROGRAMAS MOBILIZADORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS BIOTECNOLOGIA Programas mobilizadores em áreas estratégicas PROGRAMAS MOBILIZADORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS BIOTECNOLOGIA Legenda: Branco = PDP original Amarelo = modificação posterior ao lançamento da PDP Vermelho =

Leia mais

Seminário Mercosul Resumo

Seminário Mercosul Resumo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Ciência, Tecnologia e Inovação Seminário Mercosul Resumo Rio de Janeiro Novembro, 2003 RESUMO SEMINÁRIO MERCOSUL Objetivos Este seminário visa ampliar a percepção

Leia mais

Agenda. Contexto. O Nordeste Territorial. Fórum de Governança da Atividade Econômica. Formas de Financiamento

Agenda. Contexto. O Nordeste Territorial. Fórum de Governança da Atividade Econômica. Formas de Financiamento Agenda Contexto O Nordeste Territorial Fórum de Governança da Atividade Econômica Formas de Financiamento Área de atuação do BNB Nordeste: 1.554,4 mil Km 2 Semi-árido: 974,4 mil Km 2 (62,7% do território

Leia mais

Título da Apresentação

Título da Apresentação Título da Apresentação Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil CLIQUE PARA EDITAR O TÍTULO MESTRE 1º Workshop Tecnológico PLATEC Sondas

Leia mais

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. FINAME (Agência Especial de Financiamento Industrial) BNDESPAR (BNDES Participações)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. FINAME (Agência Especial de Financiamento Industrial) BNDESPAR (BNDES Participações) Mercado Financeiro Os segmentos do Mercado Financeiro e seus Principais Produtos: Fontes de Financiamento de Longo Prazo Módulo: Mercado Financeiro 1 Mercado Financeiro Fontes de Longo Prazo O Banco Nacional

Leia mais

Apresentação Finep. APIMEC Seminário Sobre Petróleo e Gás. Rio de Janeiro, 22 de outubro de 2015

Apresentação Finep. APIMEC Seminário Sobre Petróleo e Gás. Rio de Janeiro, 22 de outubro de 2015 Apresentação Finep APIMEC Seminário Sobre Petróleo e Gás Rio de Janeiro, 22 de outubro de 2015 Agenda A FINEP Inova Empresa Modalidades de Financiamento (reembolsável, não reembolsável, renda variável)

Leia mais

Instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo, que promove o desenvolvimento sustentável por meio de operações de crédito consciente e de

Instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo, que promove o desenvolvimento sustentável por meio de operações de crédito consciente e de Março / 2015 Instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo, que promove o desenvolvimento sustentável por meio de operações de crédito consciente e de longo prazo para as pequenas e médias empresas

Leia mais

Como Financiar meu empreendimento?

Como Financiar meu empreendimento? Como Financiar meu empreendimento? Marck Silva 1 Apresentação Gerente de Projeto, Atonus Engenharia de Sistemas, 2008. Professor no convênio ITA/Stefanini-Training do curso de Especialização em Gestão

Leia mais

NUCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - UESC

NUCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - UESC Boletim 09 Editais / FAPESB Visite nosso blog: / Edital convida os pesquisadores a apresentarem projetos de pesquisa da área de saúde e em conformidade com os temas, no âmbito do Programa Pesquisa para

Leia mais

AGENDA DE PRIORIDADES

AGENDA DE PRIORIDADES FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO AGENDA DE PRIORIDADES DA INDÚSTRIA CATARINENSE AGENDA DE PRIORIDADES DA INDÚSTRIA CATARINENSE Apresentação Os números da indústria

Leia mais

PROPOSTA POLÍTCA DE ATIVIDADE EM PESQUISA NO CAMPUS OURO BRANCO

PROPOSTA POLÍTCA DE ATIVIDADE EM PESQUISA NO CAMPUS OURO BRANCO Coordenação de Pesquisa PROPOSTA POLÍTCA DE ATIVIDADE EM PESQUISA NO CAMPUS OURO BRANCO Elaborador por: Prof Leandro Elias Morais JUNHO 2016 1 As atividades de pesquisa é uma área estratégica para o Instituto

Leia mais

Inovação em Arranjos Produtivos Locais

Inovação em Arranjos Produtivos Locais Inovação em Arranjos Produtivos Locais Rafael Lucchesi Workshop IPEA: Arranjos Produtivos Locais 26 e 27 de agosto de 2003 Brasília. Arranjos Produtivos Locais São aglomerações territoriais de agentes

Leia mais

Ciência, Engenharia e Inovação. Prof. Mario Neto Borges Presidente do CNPq

Ciência, Engenharia e Inovação. Prof. Mario Neto Borges Presidente do CNPq Ciência, Engenharia e Inovação Prof. Mario Neto Borges Presidente do CNPq Indústria 4.0 Créditos: 1-https://manufatura-inteligente.blogspot.com.br/2016/06/ 2-HTTP://WWW.BRASILALEMANHANEWS.COM.BR/SEM-CATEGORIA/SCHUNK-POTENCIALIZA-RELACAO-HOMEM-E-ROBO/

Leia mais

Ambiente Sustentável de Inovação: Estudo de Caso do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília)

Ambiente Sustentável de Inovação: Estudo de Caso do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) Ambiente Sustentável de Inovação: Estudo de Caso do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) Elvis Fusco 1, Fábio Dacêncio Pereira 2, Marcos Luiz Mucheroni 3, Edward David Moreno Ordonez

Leia mais

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico El papel de los ONCYTs en el diseño de instrumentos que orienten la investigación científica, el desarrollo tecnologico y la innovación productiva para enfrentar los problemas acuciantes de la región Wrana

Leia mais

I WORKSHOP DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA UESC:

I WORKSHOP DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA UESC: Boletim 03/2011 I WORKSHOP DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA UESC: http://www.uesc.br/nucleos/nit/index.php?item=conteudo_projetos.php Visite nosso blog: / Editais / FAPESB Edital 022/2010 Apoio a Pesquisa

Leia mais

AÇÕES DE FOMENTO À INOVAÇÃO: REFLEXÕES. IX FORTEC Armando Z. Milioni SETEC / MCTI Maio, 2015

AÇÕES DE FOMENTO À INOVAÇÃO: REFLEXÕES. IX FORTEC Armando Z. Milioni SETEC / MCTI Maio, 2015 1 AÇÕES DE FOMENTO À INOVAÇÃO: REFLEXÕES IX FORTEC Armando Z. Milioni SETEC / MCTI Maio, 2015 2 ROTEIRO 1) MCTI: Estrutura Geral 2) SETEC: Três Pilares de Atuação 3) SIBRATEC Shop e Plataforma ITEC 4)

Leia mais

PDI IFCE/PRPI

PDI IFCE/PRPI PDI 2014-2019 IFCE/PRPI Perspectiva dos Clientes da PRPI Expansão e consolidação da pesquisa científica e tecnológica Captação de recursos externos para Pesquisa e Inovação Cronograma de Metas 01 R$ 34.000.000,00

Leia mais

EDITAIS: MAIO de 2014

EDITAIS: MAIO de 2014 DATA LIMITE DE ENVIO OBJETO QUEM PODE PROPOR ÓRGÃO FINANCIADOR LINK DO EDITAL 12/5/2014 Chamada Pública SAF/Ater nº 09/2013 Republicação. Visa a seleção de entidades para prestação de serviço de Ater destinado

Leia mais

Sugestões de aprimoramento na Lei do Bem

Sugestões de aprimoramento na Lei do Bem Sugestões de aprimoramento na Lei do Bem Luiz Eugênio Mello Vice-presidente da Anpei, 10 de abril de 2017 1) Possibilidade de utilização do incentivo em situação de prejuízo fiscal 1) Possibilidade de

Leia mais

O Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional PACTI

O Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional PACTI VIII CONFERÊNCIA ANPEI BELO HORIZONTE O Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional PACTI 2007-2010 19/05/2008 Ministério da Ciência e Tecnologia Apresentação Cenário

Leia mais

Sobre a FINEP. Escritórios da FINEP: Brasilia São Paulo Rio de Janeiro

Sobre a FINEP. Escritórios da FINEP: Brasilia São Paulo Rio de Janeiro Sobre a FINEP Missão: Promover e financiar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, centros de pesquisa, institutos tecnológicos e demais entidades, mobilizando recursos

Leia mais

A importância da Inovaçã. ção o para as Micro, Secretaria de Comércio e Serviços Departamento de Micro, Pequenas e Médias M

A importância da Inovaçã. ção o para as Micro, Secretaria de Comércio e Serviços Departamento de Micro, Pequenas e Médias M Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio e Serviços Departamento de Micro, Pequenas e Médias M Empresas A importância da Inovaçã ção o para as Micro, Pequenas

Leia mais

Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Banco do Nordeste do Brasil S.A. Banco do Nordeste do Brasil S.A. POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL PARA O NORDESTE Novembro 2003 Banco do Nordeste do Brasil S.A. Instituição financeira pública, de caráter regional, criado pela Lei

Leia mais

Instrumentos de Financiamento. 27 e 28 de Junho NATAL-RN

Instrumentos de Financiamento. 27 e 28 de Junho NATAL-RN Instrumentos de Financiamento 27 e 28 de Junho NATAL-RN Agenda A Finep Reembolsável Inovacred Finep Startup Programa Telecom Análise e Acompanhamento Não-reembolsável Agenda A Finep Reembolsável Inovacred

Leia mais

APLs como Estratégia de Desenvolvimento Atuação do Governo Federal nos últimos 12 anos

APLs como Estratégia de Desenvolvimento Atuação do Governo Federal nos últimos 12 anos XIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral X Encontro do Comitê Temático Rede Brasileira de APL de Base Mineral - CT RedeAPLmineral APLs como Estratégia de Desenvolvimento Atuação

Leia mais

II FORTEC NE DINE/UFPE

II FORTEC NE DINE/UFPE II FORTEC NE DINE/UFPE NIT/PROPLAN/UECE Vladimir Spinelli Chagas Pró-Reitor PROPLAN Teresa Mota NIT Recife, 13 de abril, 2007 Recife, 13 de abril, 2007 Sumário Estrutura Objetivo Geral Objetivos Específicos

Leia mais

Vanderlan Vasconselos. Coordenação MCT/FINEP/RS. Agência Brasileira de Inovação 2004/2005

Vanderlan Vasconselos. Coordenação MCT/FINEP/RS. Agência Brasileira de Inovação 2004/2005 Vanderlan Vasconselos Coordenação MCT/FINEP/RS. Agência Brasileira de Inovação 2004/2005 MISSÃO Promover e financiar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, centros

Leia mais

FINANCIAMENTO PÚBLICO DE PROJETOS DE PESQUISA. COMANDANTE SANTIAGO Tel: (61) / 4067

FINANCIAMENTO PÚBLICO DE PROJETOS DE PESQUISA. COMANDANTE SANTIAGO Tel: (61) / 4067 FINANCIAMENTO PÚBLICO DE PROJETOS DE PESQUISA COMANDANTE SANTIAGO davi.santiago@defesa.gov.br Tel: (61) 3312-4068 / 4067 SUMÁRIO PROPÓSITO O INTERESSE DA DEFESA NACIONAL PORTARIA MCT/MD Nº 750 PARCEIROS

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2015 - PPGPI Estabelece a Estrutura Curricular do Curso de Doutorado e Mestrado do PPGPI, conforme Resolução nº 62/2014/CONEPE. ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO I -

Leia mais

Mecanismos de Financiamento para a Indústria de P&G. Helena Tenório. Chefe do Departamento de Programas e Políticas do BNDES. 2 de julho de 2008

Mecanismos de Financiamento para a Indústria de P&G. Helena Tenório. Chefe do Departamento de Programas e Políticas do BNDES. 2 de julho de 2008 Mecanismos de Financiamento para a Indústria de P&G Helena Tenório Chefe do Departamento de Programas e Políticas do 2 de julho de 2008 Parceria Petrobras INVESTIMENTO FINANCIAMENTO Desenvolvimento da

Leia mais

Linhas de Financiamento Belo Horizonte, MG - 26/06/2017

Linhas de Financiamento Belo Horizonte, MG - 26/06/2017 Linhas de Financiamento Belo Horizonte, MG - 26/06/2017 :: FINANCIAMENTOS RESPONSABILIDADES Esclarecimentos e orientação às empresas associadas e seus clientes sobre linhas de financiamento disponíveis

Leia mais

TERMO DE ABERTURA DE PROJETO (TAP)

TERMO DE ABERTURA DE PROJETO (TAP) 1. INFORMAÇÕES DO PROPONENTE 1.1 NOME DO PROPONENTE: MARCUS JULIUS ZANON 1.2 UNIDADE ORGANIZACIONAL (Unidade a que o proponente está vinculado): AGÊNCIA TECPAR DE INOVAÇÃO 2. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 2.1

Leia mais

A Cadeia Produtiva da Indústria: Desafios e Oportunidades

A Cadeia Produtiva da Indústria: Desafios e Oportunidades A Cadeia Produtiva da Indústria: Desafios e Oportunidades Workshop sobre o Marco Regulatório do Pré-Sal CNI 01.10.2009 Mensagem Inicial Pré-sal: Grande oportunidade para o Brasil Investimentos pré-sal:

Leia mais

Seminário Núcleos de Inovação Tecnológica NIT. Conquistas e Desafios do INPI na formação e treinamento dos NITs. Lucia Fernandes - INPI

Seminário Núcleos de Inovação Tecnológica NIT. Conquistas e Desafios do INPI na formação e treinamento dos NITs. Lucia Fernandes - INPI Seminário Núcleos de Inovação Tecnológica NIT Conquistas e Desafios do INPI na formação e treinamento dos NITs Lucia Fernandes - INPI Missão dos NITs Gerenciamento das Estratégias de PI da Instituição

Leia mais

O D de Desenvolvimento

O D de Desenvolvimento Apoio à inovação O D de Desenvolvimento Promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável e competitivo de Minas Gerais com geração de mais e melhores empregos e redução das desigualdades. BANCO DO

Leia mais

Parque Tecnológico de Botucatu Junho / 2015

Parque Tecnológico de Botucatu Junho / 2015 Parque Tecnológico de Botucatu Junho / 2015 São Paulo Inova O Programa São Paulo Inova é uma iniciativa do Estado de São Paulo para apoiar empresas paulistas de base tecnológica e de perfil inovador em

Leia mais

III WTR PoP-BA RNP Salvador, set 2012 Cidades Digitais: Construindo um ecossistema de cooperação e inovação

III WTR PoP-BA RNP Salvador, set 2012 Cidades Digitais: Construindo um ecossistema de cooperação e inovação Cidades Digitais: Construindo um ecossistema de cooperação e inovação Américo T Bernardes Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital Secretaria de Inclusão Digital Ministério das Secretaria de

Leia mais

Mestrado Profissional em Enfermagem. Dificuldades e avanços

Mestrado Profissional em Enfermagem. Dificuldades e avanços Mestrado Profissional em Enfermagem Dificuldades e avanços Drª. Zenith Rosa Silvino Coord. do MPEA Gestão 2010-2014 Programas da EEAAC - UFF Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial 1ª turma = 2004

Leia mais

O curso de Mestrado e Doutorado envolvem as seguintes áreas de concentração:

O curso de Mestrado e Doutorado envolvem as seguintes áreas de concentração: O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da UFPE tem como objetivo básico a formação de recursos humanos de alto nível para desempenhar papel significativo no desenvolvimento auto-sustentado

Leia mais

Prof. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho Diretor da Escola de Engenharia Profa. Carla Schwengber ten Caten Vice-Diretora da Escola de Engenharia

Prof. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho Diretor da Escola de Engenharia Profa. Carla Schwengber ten Caten Vice-Diretora da Escola de Engenharia ESCOLA DE ENGENHARIA Prof. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho Diretor da Escola de Engenharia lcarlos66@gmail.com (51) 3308.3489 Profa. Carla Schwengber ten Caten Vice-Diretora da Escola de Engenharia tencaten@producao.ufrgs.br

Leia mais

POCI 2020 PROGRAMA O PERACIONAL

POCI 2020 PROGRAMA O PERACIONAL POCI 2020 PROGRAMA O PERACIONAL PARA A COMP ETITIVIDADE E INTERNACIO NALIZAÇÃO Aveiro, maio de 2014 Prestação de Serviços de Consultoria Empresarial e Formação POCI PROGRAMA OPERACIONAL PARA A COMPETITIVIDADE

Leia mais

(FINEP/MCT) Financiadora de Estudos e Projetos

(FINEP/MCT) Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCT) Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação Agosto/2004 Missão Promover e financiar as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovaçã ção o científica e tecnológica

Leia mais

NUCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - UESC

NUCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - UESC Boletim 13 Editais / FAPESB Visite nosso blog: / Edital 029/2010 Popularização da Ciência Educação Científica - financiamento de projetos institucionais de educação científica que propiciem a difusão e

Leia mais

Eliana Sá 10/04/2014

Eliana Sá 10/04/2014 Eliana Sá 10/04/2014 Sistema Indústria Federal CNI SESI DN Estadual Federações de Indústrias SESI DR SENAI DN SENAI DR IEL NC IEL NR Desenvolvimento Empresarial Fonte imagem: http://miyashita.com.br/?id=119&m=387.

Leia mais

ATUAÇÃO DO SEBRAE JUNTO ÁS STARTUPS

ATUAÇÃO DO SEBRAE JUNTO ÁS STARTUPS ATUAÇÃO DO SEBRAE JUNTO ÁS STARTUPS Transversalidade no atendimento Habitats de inovação Atuação SEBRAE Da Cultura Empreendedora à Projetos de Inovação... Capital Empreendedor Programa Inovação nos Pequenos

Leia mais

A importância dos Núcleos de Inovação Tecnológica na interação com o Setor Produtivo

A importância dos Núcleos de Inovação Tecnológica na interação com o Setor Produtivo A importância dos Núcleos de Inovação Tecnológica na interação com o Setor Produtivo 21 de outubro de 2009 Prof. MSc. Fabiano Armellini Contexto para inovação no Brasil 1 Lei de Inovação (2004) 2 Lei do

Leia mais

DE PÓS-GRADUAÇÃO

DE PÓS-GRADUAÇÃO 6.2.2. DE PÓS-GRADUAÇÃO As áreas de abrangência da UFOB têm experimentado importante crescimento econômico e populacional nos últimos 30 anos, fato que tem ampliado significativamente a demanda por profissionais

Leia mais

PODER EXECUTIVO DECRETO Nº DE 15 DE ABRIL DE 2013.

PODER EXECUTIVO DECRETO Nº DE 15 DE ABRIL DE 2013. DECRETO Nº 44.159 DE 15 DE ABRIL DE 2013. DISPÕE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO RIO CRIATIVO - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA CRIATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,

Leia mais

CONQUISTAS E DESAFIOS DO INPI NA CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO EM PI

CONQUISTAS E DESAFIOS DO INPI NA CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO EM PI CONQUISTAS E DESAFIOS DO INPI NA CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO EM PI Lucia Fernandes ACADEMIA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL MISSÃO Formação e capacitação em PI; Desenvolvimento de P&D em PI; Disseminação do uso

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ARRANJO PRODUTIVO LOCAL: O CASO DO APL DE TÊXTEIS E CONFEÇÕES DE CUIABÁ E VÁRZEA GRANDE/MT

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ARRANJO PRODUTIVO LOCAL: O CASO DO APL DE TÊXTEIS E CONFEÇÕES DE CUIABÁ E VÁRZEA GRANDE/MT Conferência Internacional LALICS 2013 Sistemas Nacionais de Inovação e Políticas de CTI para um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável 11 e 12 de Novembro, 2013 - Rio de Janeiro, Brasil POLÍTICAS PÚBLICAS

Leia mais

STARTUP JUVENTUDE INFO

STARTUP JUVENTUDE INFO PORTUGAL 2020 SISTEMA DE INCENTIVOS INFO#008 20.ABR.2017 FUNDAÇÃO DA JUVENTUDE 1. AVISO N.º 13/SI/2017 SISTEMA DE INCENTIVOS INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO VALES OPORTUNIDADES DE INVESTIGAÇÃO

Leia mais

O Uso da Propriedade Intelectual para o Desenvolvimento Local Indicações Geográficas. O Caso do Porto Digital

O Uso da Propriedade Intelectual para o Desenvolvimento Local Indicações Geográficas. O Caso do Porto Digital O Uso da Propriedade Intelectual para o Desenvolvimento Local Indicações Geográficas O Caso do Porto Digital Na sociedade do conhecimento... Evolução dos Gastos com Tecnologia da Informação e Tecnologias

Leia mais

Histórico e Antecedentes PORTO DIGITAL PARQUE TECNOLÓGICO

Histórico e Antecedentes PORTO DIGITAL PARQUE TECNOLÓGICO Histórico e Antecedentes PORTO DIGITAL PARQUE TECNOLÓGICO 1. O Porto Digital Visão Geral Delimitação Geográfica 3 1.415.000 m² Bairro do Recife + Bairro de Santo Amaro A ideia... (2000) 4 Universidade

Leia mais

INTERAÇÃO ICTS E EMPRESAS E O PAPEL DOS NITS NESSA RELAÇÃO. Elza Fernandes de Araújo Assessora Adjunta de Inovação Novembro/2014

INTERAÇÃO ICTS E EMPRESAS E O PAPEL DOS NITS NESSA RELAÇÃO. Elza Fernandes de Araújo Assessora Adjunta de Inovação Novembro/2014 INTERAÇÃO ICTS E EMPRESAS E O PAPEL DOS NITS NESSA RELAÇÃO Elza Fernandes de Araújo Assessora Adjunta de Inovação Novembro/2014 CIÊNCIA INOVAÇÃO TECNOLOGIA TRIPÉ do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Produção

Leia mais

InformEditais. 06 de março de Ano 6. N 58. Editais curto prazo

InformEditais. 06 de março de Ano 6. N 58. Editais curto prazo ACRE Editais curto prazo Orgao FAPAC Edital EDITAL 001/2017 FAPAC/CNPq PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA FAPAC/CNPq Termino 20/3/2017 Direcionado a Despertar vocação e oportunizar experiência

Leia mais

Plano Nordeste de Pesquisa e Pós-Graduação ( )

Plano Nordeste de Pesquisa e Pós-Graduação ( ) Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa das Instituições Brasileiras Regional Nordeste FOPROP NE Plano Nordeste de Pesquisa e Pós-Graduação (2008-2011) Aracaju, SE Setembro de 2007 Sumário 1

Leia mais

InformEditais. 03 de Abril de Ano 7. N 59. Editais curto prazo

InformEditais. 03 de Abril de Ano 7. N 59. Editais curto prazo ACRE Editais curto prazo Orgao FAPAC Edital EDITAL 002/2017 FAPAC PROGRAMA DE APOIO A PESQUISAS ESTRATÉGICAS Termino 10/4/2017 Direcionado a Apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e/ou de

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição Endereço: R. Basílio da Gama, S/N - Canela - Salvador / Bahia CEP 40.110.907 Telefone: (071) 3283-7700 /7701 e-mail: enufba@ufba.br

Leia mais

SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020

SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020 SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020 Qualificação PME Esta candidatura consiste num plano de apoio financeiro a projetos que visam ações de qualificação de PME em domínios imateriais com o objetivo de

Leia mais

Estrutura Geral do Projeto. Propostas e iniciativas internacionais

Estrutura Geral do Projeto. Propostas e iniciativas internacionais Usos Inovadores do Gás Natural (GN) Promoção da eficiência energética em Arranjos Produtivos Locais (APLs) Temas Estrutura Geral do Projeto As investigações em Viena As investigações em Viena Propostas

Leia mais

Avanço do Marco Institucional da Inovação no Brasil

Avanço do Marco Institucional da Inovação no Brasil Avanço do Marco Institucional da Inovação no Brasil Pedro Wongtschowski Grupo Ultra 2ª Reunião do Comitê de Líderes 2015 31 de julho anos Tempo necessário para atingirmos 2% do investimento em P&D em relação

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DA LEI /2016

REGULAMENTAÇÃO DA LEI /2016 4º SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE IMPORTAÇÃO PARA PESQUISA COM BASE NA LEI 8.010/1990 Curitiba, 28 de julho de 2016 REGULAMENTAÇÃO DA LEI 13.243/2016 SAVIO RAEDER SEPED/MCTIC SECRETARIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS

Leia mais

Financiamento e Políticas Públicas para a Inovação. 2º CIMES Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde

Financiamento e Políticas Públicas para a Inovação. 2º CIMES Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde Financiamento e Políticas Públicas para a Inovação 2º CIMES Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde Abril 2013 A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial ABDI está ligada ao

Leia mais

Estratégias do governo federal de incentivo à inovação

Estratégias do governo federal de incentivo à inovação MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES Estratégias do governo federal de incentivo à inovação V Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúcha Jorge

Leia mais

Inovação como prioridade estratégica do BNDES

Inovação como prioridade estratégica do BNDES Inovação como prioridade estratégica do BNDES Helena Tenorio Veiga de Almeida APIMECRIO 20/04/2012 Histórico do apoio à inovação no BNDES 2 Histórico do apoio à inovação no BNDES 1950 Infraestrutura Econômica

Leia mais

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC I ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO Fator de pontuação Unidade Quantidade Máximas de unidades Quantidade de unidades comprovadas obtida I - Experiência

Leia mais

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CIÊNCIA E TECNOLOGIA PÚBLICAS: CAMINHO PARA UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA 1. O Tema do Seminário: Religa a C&T aos seus condicionantes sociais Pressupõe que C&T deve ser colocada a serviço das amplas maiorias

Leia mais

Ana Vitória Silva - Subgerente de Pesquisa / Mat Ananete de Oliveira Sampaio Técnica Universitária / Mat

Ana Vitória Silva - Subgerente de Pesquisa / Mat Ananete de Oliveira Sampaio Técnica Universitária / Mat Prezado Pesquisador, A Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós- Graduação (PPG), através da Gerência de Pesquisa (GPESQ), divulga os Editais relacionados à Pesquisa, com inscrições abertas de todo o País.

Leia mais

Projeto de Capacitação da Comunidade USP Campus Ribeirão Preto

Projeto de Capacitação da Comunidade USP Campus Ribeirão Preto Projeto de Capacitação da Comunidade USP Campus Ribeirão Preto Agosto de 2017 Objetivo Apresentar à comunidade acadêmica, por meio de uma série de atividades de capacitação (gratuitas), a importância da

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA PRO-DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU - PROPESP

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA PRO-DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU - PROPESP INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA PRO-DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU - PROPESP REGULAMENTO DE PESQUISA SOBRAL-CEARÁ 2015 I- POLÍTICA DE PESQUISA Art.1º O Instituto Superior

Leia mais

Empresas e Empreendedores Temos bons Projetos mas não conseguimos nenhum apoio

Empresas e Empreendedores Temos bons Projetos mas não conseguimos nenhum apoio MARÍLIA Entidades de Apoio Temos recursos mas não encontramos bons Projetos para apoiar Empresas e Empreendedores Temos bons Projetos mas não conseguimos nenhum apoio? Alguns pontos de reflexão: Comunicação

Leia mais

FINEP Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação. São Paulo,

FINEP Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação. São Paulo, Política para o Complexo Industrial da Saúde FINEP Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação São Paulo, 12.11.2008 Sobre a FINEP Empresa pública federal vinculada ao Ministério

Leia mais

GERENCIA DE APOIO À ECONOMIA SOLIDÁRIA, CRIATIVA E APLS

GERENCIA DE APOIO À ECONOMIA SOLIDÁRIA, CRIATIVA E APLS GERENCIA DE APOIO À ECONOMIA SOLIDÁRIA, CRIATIVA E APLS 1 Organograma da SEMPTQ Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação SECRETARIO DA SEMPETQ Carolina Soares SECRETARIA EXECUTIVA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 9/2014 CONSUNI/CPPG Aprova a Política de Inovação da Universidade Federal da Fronteira Sul. A Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG)

Leia mais

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 9º Diálogos da MEI ESTRATÉGIA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO NACIONAL JAILSON BITTENCOURT DE ANDRADE SECRETÁRIO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Inovação. Nelson Akio Fujimoto Secretário de Inovação

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Inovação. Nelson Akio Fujimoto Secretário de Inovação Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Inovação Nelson Akio Fujimoto Secretário de Inovação Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir. Competir para crescer.

Leia mais

Apresentação Institucional Departamento de Bens de Capital - BNDES ABIMAQ 2014

Apresentação Institucional Departamento de Bens de Capital - BNDES ABIMAQ 2014 Apresentação Institucional Departamento de Bens de Capital - BNDES ABIMAQ 2014 Prioridades BNDES Infraestrutura logística e energética Infraestrutura urbana de saneamento e mobilidade. Modernização da

Leia mais

Edital n o 79/2013 ANEXO II TIPOS, REQUISITOS E VALORES DE BOLSAS. Não possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou extensão

Edital n o 79/2013 ANEXO II TIPOS, REQUISITOS E VALORES DE BOLSAS. Não possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou extensão Edital n o 79/2013 ANEXO II TIPOS, REQUISITOS E VALORES DE BOLSAS TIPO REQUISITO C.H. Semanal VALOR Mensal PIBIC-JR Estar no segundo ano do ensino médio Não possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa

Leia mais

MDIC E A POLÍTICA DE APOIO A APLs

MDIC E A POLÍTICA DE APOIO A APLs XIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral X Encontro do Comitê Temático Rede Brasileira de APL de Base Mineral - CT RedeAPLmineral MDIC E A POLÍTICA DE APOIO A APLs Grupo de

Leia mais

FUNDO DE INFRA-ESTRUTURA - CT-INFRA. Instituído pela Lei N.º , de 14/02/2001 Regulamentado pelo Decreto 3.087, de 26/04/2001

FUNDO DE INFRA-ESTRUTURA - CT-INFRA. Instituído pela Lei N.º , de 14/02/2001 Regulamentado pelo Decreto 3.087, de 26/04/2001 FUNDO DE INFRA-ESTRUTURA - CT-INFRA Instituído pela Lei N.º 10.197, de 14/02/2001 Regulamentado pelo Decreto 3.087, de 26/04/2001 Recursos: 20% dos recursos dos Fundos Setoriais, sendo pelo menos 30% destinados

Leia mais

EDITAL INTERNO PPGCL Nº 15/2016

EDITAL INTERNO PPGCL Nº 15/2016 EDITAL INTERNO PPGCL Nº 15/2016 Institui o processo de seleção de candidatos para o Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior PDSE- do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade

Leia mais

ESTÍMULO À PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES

ESTÍMULO À PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES ESTÍMULO À PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES Conselheira Emília Maria Silva Ribeiro Curi Agência Nacional de Telecomunicações ANATEL IV Seminário TELCOMP 2011 São Paulo, 18/10/2011

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB ASSESSORIA NA GESTÃO DE PROJETOS E CONVÊNIOS INSTITUCIONAIS - AGESPI OPORTUNIDADES DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS EDITAIS SETEMBRO 2017 LIMITE DE ENVIO FINANCIADOR

Leia mais