Álgebra. Racionalização. Sistemas lineares. Progressões. Funções. Aplicações.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Álgebra. Racionalização. Sistemas lineares. Progressões. Funções. Aplicações."

Transcrição

1 S 1º Período Contabilidade I Conceituação da Contabilidade. O patrimônio. Demonstrativos Contábeis. Regime de Contabilidade. Apuração de Resultados. Método das partidas dobradas. Livros Contábeis e apuração contábil do lucro. Disponibilidades. Operações com Mercadorias. Teoria da Contabilidade I Objetivos e metodologias da contabilidade. Evolução histórica da Contabilidade. Estrutura Conceitual e princípios contábeis. Matemática para Contabilidade 1 Álgebra. Racionalização. Sistemas lineares. Progressões. Funções. Aplicações. 2º Período Matemática para Contabilidade 2 Limites. Derivadas. Aplicações. Noções de Calculo Integral. Matemática Financeira Juros Simples. Juros Compostos. Equivalência de Capital. Descontos. Anuidades. Sistemas de Amortização. Contabilidade 2 Impostos incidentes sobre compras e vendas. Métodos de valorização de Estoques. Operações Financeiras. Folha de Pagamento. Encargos Sociais. Provisões.

2 Métodos e Técnicas de Pesquisa em Cont. Estudo sobre técnicas e métodos usados na elaboração de trabalhos técnicos e acadêmicos em contabilidade. 3º Período Introdução a Adm. e Comportamento Organizacional Definição de administração. Histórico da administração. Teorias. A administração e os ambientes de negócios. Clima e Cultura Organizacionais. Motivação e Liderança. Conflitos Interpessoais e Intergrupais. Contabilidade de Custos Objetivos da Contabilidade de Custos. Custeio por Absorção. Conceitos básicos em custo. Departamentalização. Sistema de Acumulação de Custos - Produção Contínua e Produção por Ordem. Conceito de margem de contribuição. Produtos Conjuntos e Subprodutos. Custeio variável. Análise da relação custo-volume-lucro. Ponto de Equilíbrio. Cálculo e Análise de variâncias. Custo Padrão. Contabilidade Intermediária Classificação das Demonstrações Contábeis segundo a legislação. Passivo e Variações Monetárias. Provisões. Patrimônio Líquido. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados e Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstrações das Origens e Aplicações dos recursos. Economia 1 Introdução à análise macroeconômica. Sistema econômico. Repartição de renda. Formulação de política econômica. Relações econômicas internacionais. 4º Período

3 Contabilidade Avançada I Investimentos societários e equivalência patrimonial. Resultado de exercícios futuros. Patrimônio líquido. Partes relacionadas e beneficiárias. Demonstrações financeiras e notas explicativas: balanço, resultado, mutações do patrimônio líquido, origens e aplicações de recursos e fluxo de caixa. Restruturação societária. Contabilidade Gerencial Informações contábeis para a tomada de decisões. Contabilidade de custos nas empresas de atividades não industriais. Técnicas avançadas de administração ao custeio dos produtos e serviços. Avaliação de eficiência e produtividade. Economia 2 Teoria neoclássica e teoria econômica. Teoria do consumidor. Teoria da produção. Teoria dos custos. Instituição de Direito Aplicado a Contabilidade Noções de Direito; Norma jurídica e outras normas sociais. Direito público e direito privado. Subdivisões. Fontes do direito. Conceito de Estado, sua origem e formação; Elementos de Estado: Estado de direito, Estado Social de Direito e Estado Democrático de Direito; Poder e funções do Estado; Formas de Estado, formas de Governo e sistemas de Governo. Conceito de Constituição; classificação e poder constituinte; Supremacia da Constituição e controle de constitucionalidade; As Constituições brasileiras. A constituição vigente. Organização do Estado Brasileiro: Forma de Estado, forma de Governo e sistema de Governo; Poder legislativo: função, organização, garantias; Poder Judiciário: funções, organização, garantias. Poder Executivo: funções, organização, atribuições e responsabilidade. Conceito de Administração pública; Princípios; Organização administrativa. Administração Direta e indireta; Servidores públicos. Direitos e Garantias Individuais; Direitos fundamentais do Homem. 5º Período

4 Contabilidade Avançada II Princípios Fundamentais de Contabilidade (revisão); Consolidação das demonstrações contábeis, Equivalência Patrimonial, Relatório da Administração: elaboração, publicação e republicação das demonstrações contábeis, Operações entre matriz e filiais, Balanço de abertura, fusão, incorporação e cisão, Transformação e liquidação de entidades: aspectos contábeis, consórcio e grupos de sociedades. Economia 2 Teoria neoclássica e teoria econômica. Teoria do consumidor. Teoria da produção. Teoria dos custos. Estágio Supervisionado Aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. Criação de oportunidades para os alunos de Ciências Contábeis aplicarem conhecimentos teóricos na prática. Legislação Empresarial Caracterização das atividades comerciais. Atos e fatos jurídicos. Títulos de créditos. Tipos de sociedades. Constituição, dissolução, concordata, falência, liquidação, joint venture. Legislação Tributária Obrigação tributária. Crédito tributário, tributos. Direito tributário penal. Métodos Quantitativos I Estatística Descritiva. Cálculo de Probabilidades. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Introdução à Teoria da Estimação e Decisão.

5 6º Período Contabilidade Tributária Aspectos contábeis e fiscais do IPI, ICMS e ISS. Contribuições sociais. Imposto de Renda na Fonte. Taxas diversas. Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ); regimes de tributação. Lucro da exploração. Livro de apuração do Legislação Social e Trabalhista Definição fundamentos doutrinários. Relação jurídica do emprego. Contrato de Trabalho. Regulamentação do trabalho. Noções de direito coletivo do trabalho. Previdência social. Aspectos práticos da legislação trabalhista. Aspectos práticos da legislação previdenciária. Métodos Quantitativos II Amostragem probabilística. Cálculo do tamanho de amostras. Estimação de proporções. Teste de Hipóteses. Modelos de Regressão Simples e Múltipla. Análise de Séries Temporais. Aplicações às Ciências Contábeis. Orçamento e Planejamento Empresarial A função do orçamento. Programação. Tipos de orçamento. Orçamento empresarial integrado. Demonstrações contábeis projetadas. Analise e variações orçamentárias. Abordagem comportamental do orçamento. 7º Período Análise Econômico-Financeira Os objetivos da análise. Análise das estruturas patrimonial e operacional. Técnicas de análise. Grau de alavancagem financeira. Limitações das demonstrações financeiras. Perspectivas econômicas.

6 Contabilidade Trabalhista Conceito e princípios de Direito do Trabalho. Contrato de trabalho: conceito, condições legais. Salário e remuneração conceito e distinção. Repouso semanal remunerado. Férias. 13º salário: conceito, direito, prazos de pagamento. Adicionais legais. Descontos no salário. Rescisão do contrato de trabalho: parcelas devidas nos diversos tipos de rescisão. Controladoria Principais abordagens do controle gerencial. Objetivos organizacionais. Informação e comunicação na empresa. A estrutura do controle gerencial. Avaliação de desempenho e recompensas. Mercado Financeiro Processo: Renda, Poupança e Investimento. Conceitos Básicos de Finanças e Mercados. Operações e ativos financeiros. Estrutura e funcionamento do Sistema Financeiro Nacional. Organismos Financeiros Internacionais. Análise e Tomada de Decisões Financeiras. Teoria da Contabilidade II Objetivos e metodologias da contabilidade. Os princípios fundamentais da contabilidade. Avaliação de ativo e passivo. Perspectiva e tendências da Teoria da Contabilidade. 8º Período Administração Financeira I Visão geral da Administração Financeira. Análise das Demonstrações Contábeis. Análise Financeira. Análise Patrimonial. Análise Econômica. Estudo da Eficiência Operacional da Empresa. Análise da Receita e do Custo. Desempenho Operacional e Alavancagem.

7 Auditoria Fundamentos de Auditoria, O profissional de Auditoria, Controle Interno, Papéis de Trabalho, Procedimentos de Auditoria, Parecer dos Auditores, Auditoria do Ativo circulante e Auditoria do Passivo circulante. Orçamento e Planejamento Governamental Legislação aplicável ao planejamento governamental. A missão do estado. Plano Plurianual. Diretrizes Orçamentárias. Programação. Orçamento: conceitos e objetivos. Funções orçamentarias. Sistema de informações orçamentarias. Elaboração do orçamento. 9º Período Administração Financeira II Capital de Giro. Administração Disponível. Administração de Valores a Receber. Administração e Avaliação da Decisão de Estocar. Fontes de Financiamento a curto prazo. Decisões Financeiras de Investimento de longo prazo. Fontes de Financiamento de Longo Prazo e Gestão baseada em valor. Contabilidade Governamental Fundamentos da contabilidade pública. Gestão orçamentária, financeira e patrimonial. Consolidação das contas. Demonstrações orçamentárias e contábeis. Prestação de contas. Projeto de Pesquisa em Contabilidade Elaboração de um projeto de pesquisa. Definição do tema do Projeto de Monografia. Discussão do Projeto. Construção do Projeto de Monografia. 10º Período

8 Ética Profissional O objetivo, conceito e campo da ética. Fontes das normas éticas. Comportamento ético. Código de ética profissional. Atuação do profissional e os padrões de qualidade. Atributos de um bom profissional da contabilidade. Os conselhos reguladores da profissão. Perícia Contábil O uso da Contabilidade como ferramenta em decisões judiciais. Requisitos para a prática da perícia contábil. Avaliação patrimonial de entidades. Planejamento e controle de procedimentos.

1ª Série. 6ECO093 ECONOMIA Noções de Microeconomia. Noções de Macroeconomia aplicada a Economia Brasileira. O processo de Globalização Econômica.

1ª Série. 6ECO093 ECONOMIA Noções de Microeconomia. Noções de Macroeconomia aplicada a Economia Brasileira. O processo de Globalização Econômica. 1ª Série 6ADM067 ADMINISTRAÇÃO Fundamentos da administração. A empresa como um sistema. As funções administrativas: planejamento, organização, direção e contro le. Sub-sistemas empresariais. Estruturas

Leia mais

Ementário das Disciplinas do Currículo do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis do USJ

Ementário das Disciplinas do Currículo do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis do USJ CONTEÚDOS CURRICULARES: Conteúdos curriculares: ementas das disciplinas/componentes curriculares considerando a adequação dos conteúdos à carga horária (em horas/ créditos), a adequação da bibliografia

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA II DIREITO TRIBUTARIO LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA ORÇAMENTO PUBLICO TEORIA

Leia mais

Reconhecido pelo Decreto n , de , D.O.U. de

Reconhecido pelo Decreto n , de , D.O.U. de CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Turno: MATUTINO/NOTURNO Reconhecido pelo Decreto n 83.799, de 30.07.79, D.O.U. de 31.07.79 Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação em Ciências Contábeis,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de retextualização e de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Fase Cód. Disciplinas I II III IV V Matriz Curricular do Curso de Graduação em Ciências

Leia mais

Ementas das Disciplinas Obrigatórias

Ementas das Disciplinas Obrigatórias Currículo/Semestre verão inverno Ementas das Disciplinas Obrigatórias Disciplina Código C.H. Ementa 1 1 Introdução ao ensino superior 200352 30h 1 2 Teoria da contabilidade 322031 30h 1 2 Conhecimentos

Leia mais

Turma MB. Quantidade de aulas de Disciplina

Turma MB. Quantidade de aulas de Disciplina Turma MB Quantidade de aulas de Disciplina exercícios ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 3 ADMINISTRAÇÃO GERAL 3 AUDITORIA 3 CONTABILIDADE GERAL E DE CUSTOS 6 CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICOS 3 DIREITO ADMINISTRATIVO

Leia mais

Índice 1. PORTUGUÊS. 1.1 Ortografia Morfologia - Classes de Palavras. 1.3 Verbos. 1.4 Sintaxe Pontuação

Índice 1. PORTUGUÊS. 1.1 Ortografia Morfologia - Classes de Palavras. 1.3 Verbos. 1.4 Sintaxe Pontuação 1. PORTUGUÊS 1.1 Ortografia 05 1.2 Morfologia - Classes de Palavras 1.3 Verbos 08 17 1.4 Sintaxe 27 1.5 Pontuação 33 1.6 Sujeito 37 1.7 Concordância 39 1.8 Regência 45 1.9 Crase 49 1. DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO 2035 C/H 68

DIREITO EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO 2035 C/H 68 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS (Currículo iniciado em 2012) ADMINISTRAÇÃO 1915 C/H 102 Breve histórico e fundamentos da administração. Perspectivas da administração: clássica,

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

Ciências Contábeis. 1º Semestre. Contabilidade Geral I

Ciências Contábeis. 1º Semestre. Contabilidade Geral I Ciências Contábeis 1º Semestre Contabilidade Geral I Visão global dos conceitos e técnicas contábeis. Fatos Contábeis, Inventários, Contas e Plano de Contas, Escrituração, Registro de Operações, Demonstrações

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

ANEXO 01. CURSO: Ciências Contábeis - UFRJ SELEÇÃO DE DOCENTES

ANEXO 01. CURSO: Ciências Contábeis - UFRJ SELEÇÃO DE DOCENTES ANEXO 01 CURSO: Ciências Contábeis - UFRJ SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINA/FUNÇÃO PROGRAMA/ATIVIDADES PERFIL DOS CANDIDATOS 1 2 3 4 de Custos Intermediária Introdução à Adm e Comp Organizacional Economia

Leia mais

ESCOLA DE NEGÓCIOS EXAME INTERNO DE DESEMPENHO DO ALUNO (EIDA) 2016/1

ESCOLA DE NEGÓCIOS EXAME INTERNO DE DESEMPENHO DO ALUNO (EIDA) 2016/1 ANEXO I CURSO: ADMINISTRAÇÃO 2ª/3ª AN (Noturno) UNIDADE: CEILÂNDIA Sala: 35/C INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO ESTATÍSTICA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL FILOSOFIA 1. CONHECIMENTOS GERAIS: globalização,

Leia mais

Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - Ano Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - Ano Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem: Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - Ano 2016 Sobre a Prova A prova objetiva será composta de 50 questões de múltipla escolha. A pontuação atribuída será de 1,5 (um e meio) ponto para cada questão,

Leia mais

PLANEJAMENTO E GESTÃO TRIBUTÁRIA

PLANEJAMENTO E GESTÃO TRIBUTÁRIA EMENTA PLANEJAMENTO E GESTÃO TRIBUTÁRIA DISCIPLINA: Contabilidade Empresarial EMENTA: A disciplina enfoca a legislação e órgãos normatizadores, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício,

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 043 DE 05 DE JULHO DE APROVA NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DA UEPG.

RESOLUÇÃO CEPE Nº 043 DE 05 DE JULHO DE APROVA NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DA UEPG. RESOLUÇÃO CEPE Nº 03 DE 05 DE JULHO DE 11. APROVA NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DA UEPG. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE UNAÍ - FACTU Associação de Ensino e Pesquisa de Unaí - AEPU Autorizada pela Portaria MEC 1.

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE UNAÍ - FACTU Associação de Ensino e Pesquisa de Unaí - AEPU Autorizada pela Portaria MEC 1. S 1º PERÍODO INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 72 H/A A organização e o Processo Administrativo. As funções: Produção, financeira, Marketing, Recursos Humanos, Funções Administrativas: Planejamento, Organização,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º CT460- CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: CT002 CT002- INICIACAO AS CIENCIAS CONTABEIS HISTÓRIA DA CONTABILIDADE, ELEMENTOS INTRODUTÓRIOS DE CONTABILIDADE: OBJETO DE ESTUDO

Leia mais

Pós-Graduação a distância Administração Pública

Pós-Graduação a distância Administração Pública Pós-Graduação a distância Administração Pública Disciplinas: 1) Direito Constitucional 2) Direito Administrativo 3) Economia do setor público e desenvolvimento sustentável 4) Contabilidade pública, controle

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS PERÍODO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS PERÍODO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I Estudo dos conceitos básicos da contabilidade, execução de lançamentos contábeis e a preparação dos demonstrativos

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NOS QUADROS COMPLEMENTARES DE OFICIAIS INTENDENTES DA MARINHA (CP-QC-IM) EM Resumo

CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NOS QUADROS COMPLEMENTARES DE OFICIAIS INTENDENTES DA MARINHA (CP-QC-IM) EM Resumo CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NOS QUADROS COMPLEMENTARES DE OFICIAIS INTENDENTES DA MARINHA (CP-QC-IM) EM 2016 Resumo 1 - O candidato aprovado e classificado na Seleção Inicial fará o Curso de Formação

Leia mais

1. CONTABILIDADE GERAL

1. CONTABILIDADE GERAL 1. CONTABILIDADE GERAL ANEXO I DETALHAMENTO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO APLICÁVEL À PROVA DE BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (1ª EDIÇÃO/2012 EDITAL EXAME DE SUFICIÊNCIA N.º 01/2012) a) Patrimônio e Variações

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR CIÊNCIAS CONTÁBEIS. * 1º PERÍODO* Cód. Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H CON 01

MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR CIÊNCIAS CONTÁBEIS. * 1º PERÍODO* Cód. Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H CON 01 CURSO DE CIÊNCIAS TÁBEIS 2011.2 - CIÊNCIAS TÁBEIS * 1º PERÍODO* 01 Matemática I -------- 60 02 Sociologia -------- 60 03 Ética e Filosofia -------- 30 04 Contabilidade Básica I -------- 60 05 Psicologia

Leia mais

PROJETO PARA A IMPLANTAÇÃO DE CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

PROJETO PARA A IMPLANTAÇÃO DE CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE PROJETO PARA A IMPLANTAÇÃO DE CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE PÚBLICO ALVO: Profissionais graduados em Ciências Contábeis, que necessitem de revisão

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 9 semestres. Prof. Dr. Luiz Felipe Ferreira

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 9 semestres. Prof. Dr. Luiz Felipe Ferreira Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Resolução 009/CEG/2007, de 06 de junho de 2007 Curso Reconhecido pela Portaria nº 623 de 30/10/2014 e Publicada no D.O.U em 31/10/2014. Portaria Normativa

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS Matriz Curricular 2018.1 BRUSQUE (SC) 2018 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO... 3 02 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL...

Leia mais

Auditoria de Impostos e Contribuições IRPJ - CSLL - PIS/PASEP COFINS ICMS IPI - ISS SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A

Auditoria de Impostos e Contribuições IRPJ - CSLL - PIS/PASEP COFINS ICMS IPI - ISS SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A EDMAR OLIVEIRA ANDRADE FILHO Advogado, contador e consultor tributário e societário. Doutor e mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). É professor e palestrante em cursos

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 23 de junho de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 23 de junho de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência RESOLUÇÃO CONSEPE 29/2009 APROVA O QUADRO DE EQUIVALÊNCIAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CURRÍCULOS 0002-B E 0003-B, DO CAMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Vice-Reitor da Universidade

Leia mais

CONTROLADORIA E FINANÇAS

CONTROLADORIA E FINANÇAS CONTROLADORIA E FINANÇAS Objetivo: Capacitar profissionais para a análise e reflexão crítica, direcionada ao desenvolvimento e à implementação de novos processos empresariais, por meio de aplicação de

Leia mais

SUMÁRIO COMO USAR O LIVRO? LÍNGUA PORTUGUESA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS REDAÇÃO SEMÂNTICA VERBO...

SUMÁRIO COMO USAR O LIVRO? LÍNGUA PORTUGUESA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS REDAÇÃO SEMÂNTICA VERBO... COMO USAR O LIVRO?... 15 01. LÍNGUA PORTUGUESA 17 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS... 17 2. REDAÇÃO... 62 3. SEMÂNTICA... 94 4. VERBO...112 5. CONCORDÂNCIA... 125 6. PONTUAÇÃO... 140 7. PRONOME... 154 8. REGÊNCIA...

Leia mais

Sumário EDITAL SISTEMATIZADO CONTABILIDADE APRESENTAÇÃO DO LIVRO... 23

Sumário EDITAL SISTEMATIZADO CONTABILIDADE APRESENTAÇÃO DO LIVRO... 23 EDITAL SISTEMATIZADO CONTABILIDADE... 19 APRESENTAÇÃO DO LIVRO... 23 PARTE I CONTABILIDADE GERAL CAPÍTULO I NOÇÕES DE CONTABILIDADE... 27 1. Noções de Contabilidade... 27 1.1. Conceitos, objetivos, campo

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS 2018-1 1º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I Estudo dos conceitos básicos da contabilidade e noções de lançamentos contábeis com ênfase nos principais livros

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MATRIZ CURRICULAR CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011.2 - CIÊNCIAS CONTÁBEIS * 1º PERÍODO* Leitura e Produção de Textos I -------- Matemática I -------- Sociologia -------- 30 Ética e Filosofia -------- Contabilidade Básica I -------- Psicologia --------

Leia mais

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão 1. Direito Constitucional 1.1. A Constituição Federal de 1988 1.1.1. Dos Princípios Fundamentais 1.1.2. Dos Direitos e Garantias Fundamentais

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTORIA II Escrituração dos principais atos e fatos decorrentes das operações praticados pelas organizações, bem como

Leia mais

CÓDIGO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA

CÓDIGO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 9 Noturno Currículo nº 9 A partir de 2016 Reconhecido pelo Decreto n 83.799, de 30.07.79, D.O.U. de 31.07.79 Renovação

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS (Currículo iniciado em 2015) ADMINISTRAÇÃO 102 h/a 1975 Breve histórico e fundamentos da administração. Perspectivas da administração: clássica,

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

EMENTÁRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EMENTÁRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 PERÍODO Matemática (72 horas) Números. Operações matemáticas avançadas. Máximo Divisor Comum. Mínimo Múltiplo Comum. Expressões e equações. Teoria dos Conjuntos. Funções.

Leia mais

PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Flávio Smania Ferreira 5 termo ADMINISTRAÇÃO GERAL e-mail: flavioferreira@live.estacio.br blog: http://flaviosferreira.wordpress.com Demonstrações Contábeis: Representa

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I Estudo dos conceitos básicos da contabilidade, execução de lançamentos contábeis e a preparação dos demonstrativos

Leia mais

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010 (Valores expressos em reais)

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010 (Valores expressos em reais) BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010 ATIVO Explicativa n o 31/12/2011 31/12/2010 PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO Explicativa n o 31/12/2011 31/12/2010 CIRCULANTE CIRCULANTE Disponibilidades

Leia mais

Matriz 1 - Ciências Contábeis (Modalidade a Distância)

Matriz 1 - Ciências Contábeis (Modalidade a Distância) Matriz 1 - Ciências Contábeis (Modalidade a Distância) Nivelamentos Total Créditos Teórica Prática Pré-requisito Familiarização com a Educação a Distância 20 - - - Matemática 20 - - - Carga Horária Total

Leia mais

Sumário. Prefácio, xiii

Sumário. Prefácio, xiii Sumário Prefácio, xiii 1 Apuração do Custo da Produção dos Bens e Serviços: Aspectos Introdutórios, 1 1.1 Evolução dos sistemas de apuração dos custos, 1 1.2 Empresas industriais, 3 1.3 Principais usuários

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 63-COU/UNICENTRO, DE 29 DE MAIO DE 2009. Altera o art. 2º e anexo da Resolução nº 037- COU/UNICENTRO, de 28 de dezembro de 2006, e dá outras providências. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

ESCOLA DE NEGÓCIOS E GESTÃO

ESCOLA DE NEGÓCIOS E GESTÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL A decisão de oferecer um curso de Gestão Financeira Empresarial se deve a demanda estimada na região, buscando atender às expectativas de formação profissional. Atualmente,

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Direito Administrativo : Regime Jurídico Administrativo e Princípios da Administração Pública Organização da Administração Pública Serviços Públicos

Leia mais

EMENTAS MÓDULO I Governança Corporativa e Indicadores Estratégicos Negociação e Tomada de Decisão Gestão de Projetos

EMENTAS MÓDULO I Governança Corporativa e Indicadores Estratégicos Negociação e Tomada de Decisão Gestão de Projetos EMENTAS MÓDULO I Governança Corporativa e Indicadores Estratégicos Missão, objetivos e metas da Governança Corporativa. Governança Corporativa: conceitos e valores. Os índices brasileiros atrelados a Governança

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 61 ANEXO II - A CURRÍCULO PLENO DO, BACHARELADO Introdução à Administração Economia das Empresas Matemática para Administração Português Instrumental Tecnologia da Informação Instituições de Direito Público

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 35 ANEXO II METODOLOGIAS (B) CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 36 B) Metodologias utilizadas no Curso de Ciências Contábeis, bacharelado: a) Aulas Expositivas, Fórum de Debates, Dinâmica de Grupo, Seminários,

Leia mais

Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará - IGEPREV-PA. Técnico de Administração e Finanças VOLUME 1. Língua Portuguesa

Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará - IGEPREV-PA. Técnico de Administração e Finanças VOLUME 1. Língua Portuguesa Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará - IGEPREV-PA Técnico de Administração e Finanças VOLUME 1 Língua Portuguesa 1 Compreensão e intelecção de textos.... 1 2 Tipologia textual.... 3 3 Ortografia....

Leia mais

Ação de Extensão. 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da FHO. Núcleo de Negócios. Faculdade de Ciências Contábeis

Ação de Extensão. 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da FHO. Núcleo de Negócios. Faculdade de Ciências Contábeis Ação de Extensão 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da FHO Núcleo de Negócios Faculdade de Ciências Contábeis 1. Responsabilidade: A Olimpíada Interna de Contabilidade da FHO é uma realização da Faculdade

Leia mais

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 Sumário Prefácio à 12 a Edição, xvii Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 1 Introdução à Administração Financeira, 3 1.1 Administração financeira nas empresas, 3 1.1.1 Objetivos das

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS INTERMEDIARIAS 2º SEMESTRE/2018 TURMA 1AC-1N

CALENDÁRIO DE PROVAS INTERMEDIARIAS 2º SEMESTRE/2018 TURMA 1AC-1N TURMA 1AC-1N 19:15/20:30 MATEMATICA AULA 20:45/22:00 MATEMATICA PROVA 19:15/20:30 PORTUGUES INSTRUMENTAL AULA 20:45/22:00 PORTUGUES INSTRUMENTAL PROVA 19:15/20:30 SOCIOLOGIA AULA 20:45/22:00 SOCIOLOGIA

Leia mais

CONTABILIDADE GERENCIAL EMENTÁRIO DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS 1º SEMESTRE

CONTABILIDADE GERENCIAL EMENTÁRIO DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS 1º SEMESTRE CONTABILIDADE GERENCIAL EMENTÁRIO DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE BÁSICA 1º SEMESTRE Ementa: Noções básicas de Contabilidade. Estudo do patrimônio. Estudo das variações patrimoniais. Elenco

Leia mais

Demonstrações Financeiras GELPAR EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES LTDA. 31 de dezembro de 2013

Demonstrações Financeiras GELPAR EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES LTDA. 31 de dezembro de 2013 Demonstrações Financeiras GELPAR EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES LTDA 1 Gelpar Empreendimentos e Participações Ltda Balanços patrimoniais ATIVO CIRCULANTE NOTA 2013 2012 (Não auditado) Disponível 4 991

Leia mais

Indice de Questoes. Raciocínio Lógico-quantitativo / Raciocínio matemático / Números e grandezas proporcionais; regra de três simples e composta: 16

Indice de Questoes. Raciocínio Lógico-quantitativo / Raciocínio matemático / Números e grandezas proporcionais; regra de três simples e composta: 16 Indice de Questoes Língua Portuguesa / Compreensão Textual: 1 Língua Portuguesa / Pontuação: 2 Língua Portuguesa / Ortografia: 3 Língua Portuguesa / Semântica: 4 Língua Portuguesa / Morfologia: 5 Língua

Leia mais

Anexo 12 - Balanço Orçamentário

Anexo 12 - Balanço Orçamentário Anexo 12 - Balanço Orçamentário BALANÇO ORÇAMENTÁRIO EXERCÍCIO: PERÍODO (MÊS) : DATA DE EMISSÃO: PÁGINA: PREVISÃO PREVISÃO RECEITAS SALDO RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS INICIAL ATUALIZADA REALIZADAS (a) (b) c

Leia mais

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi Sumário Prefácio à 11 a edição, xvii Prefácio à 10 a edição, xix Prefácio à 9 a edição, xxi Parte I Administração financeira e mercados financeiros, 1 1 introdução à administração financeira, 3 1.1 Administração

Leia mais

Sumário. Apresentação, xvii Nota sobre os Autores, xix

Sumário. Apresentação, xvii Nota sobre os Autores, xix Sumário Apresentação, xvii Nota sobre os Autores, xix 1 Contabilidade Geral Rodrigo de Souza Gonçalves e Fernanda Fernandes Rodrigues, 1 Objetivos, 1 Introdução, 1 1 Plano de contas elaboração e utilização,

Leia mais

Sumário. Prefácio à 11 a Edição, xix Prefácio à 1 a Edição, xxi. PARtE I INtRODUÇÃO À CONtABILIDADE COMERCIAL, 1

Sumário. Prefácio à 11 a Edição, xix Prefácio à 1 a Edição, xxi. PARtE I INtRODUÇÃO À CONtABILIDADE COMERCIAL, 1 Sumário Prefácio à 11 a Edição, xix Prefácio à 1 a Edição, xxi PARtE I INtRODUÇÃO À CONtABILIDADE COMERCIAL, 1 1 Noções de Comércio e de Instituições Comerciais, 3 1.1 Conceito de comércio, 3 1.2 Origens

Leia mais

CONTABILIDADE PARA CONCURSOS PÚBLICOS QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

CONTABILIDADE PARA CONCURSOS PÚBLICOS QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS DESCRICAO_AREA DESCRICAO_TITULO ANO_EDICAO QTDTOMBO MICROSOFT PRESS DICIONÁRIO DE INFORMÁTICA.998 2 ORÇAMEMTO PÚBLICO 2.003 5 LEGISLAÇÃO DA PROFISSÃO CONTÁBIL 2.003 3 MANUAL DE PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS

Leia mais

Ciências Contábeis. 1º Semestre. Matemática I MAT 211, 60h

Ciências Contábeis. 1º Semestre. Matemática I MAT 211, 60h Ciências Contábeis 1º Semestre Matemática I MAT 211, 60h Conjunto dos números radicais. Razões e proporções. Regra de três. Operações com expressões algébricas. Produtos notáveis. Fatoração. Radiciação.

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL TURMA 2016 53 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA TURMA 27 Vitória-ES APRESENTAÇÃO O curso de MBA em Gestão Financeira, Controladoria

Leia mais

Sumário. Introdução. Patrimônio

Sumário. Introdução. Patrimônio Sumário Sumário Introdução 2 Objeto 3 Finalidade ou objetivo 4 Pessoas interessadas nas informações contábeis 5 Funções 6 Identificação dos aspectos patrimoniais 7 Campo de aplicação 8 Áreas ou ramos 9

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012) ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I 1992 C/H 102 Aspectos histórico/evolutivos; Administração da produção e seus aspectos gerenciais

Leia mais

Administração. Ementa: Papel da oferta e demanda na determinação do preço e quantidade de mercado. Processo de produção e de custos.

Administração. Ementa: Papel da oferta e demanda na determinação do preço e quantidade de mercado. Processo de produção e de custos. Administração 1 SEMESTRE FUNDAMENTOS DA ADMINISTAÇÃO,75 H Ementa: Administração e organização. Processo administrativo e dinâmica administrativa. Subsistemas organizacionais. Enfoque contemporâneo da administração.

Leia mais

110 - MATRIZ CURRICULAR UNIFICADA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM VIGOR A PARTIR DE 2009 Anual. Administração Economia

110 - MATRIZ CURRICULAR UNIFICADA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM VIGOR A PARTIR DE 2009 Anual. Administração Economia MATRIZ CURRICULAR UNIFICADA DO EM VIGOR A PARTIR DE 2009 Anual Teórica Prática CHT Matemática - Administração 2 55-55 Economia - Português 2 55-55 Instituições de Direito Público e Privado 2 55-55 Sociologia

Leia mais

Rua Capitão Salomão, n.º 314. Fax (0XX) Telegramas SULGIPE N.º / N.º

Rua Capitão Salomão, n.º 314. Fax (0XX) Telegramas SULGIPE N.º / N.º BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2012 e 2011 Notas Explicativas 31.12.2012 31.12.2011 ATIVO CIRCULANTE Caixa e equivalentes de caixa 2.4 e 4 12.120 10.714 Consumidores e concessionárias 2.5 e

Leia mais

Ação de Extensão 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da UFMG Faculdade de Ciências Econômicas Departamento de Ciências Contábeis

Ação de Extensão 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da UFMG Faculdade de Ciências Econômicas Departamento de Ciências Contábeis Ação de Extensão 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da UFMG Faculdade de Ciências Econômicas Departamento de Ciências Contábeis 1. Responsabilidade: A Olimpíada Interna de Contabilidade da UFMG é uma

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO UNI/RN

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO UNI/RN 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade do UNI/RN 1. Responsabilidade: A Olimpíada Interna de Contabilidade do UNI/RN é uma realização do Curso de Ciências Contábeis. 2. Características: A Olimpíada Interna

Leia mais

Dersa Desenvolvimento Rodoviário S.A. Balanços patrimoniais

Dersa Desenvolvimento Rodoviário S.A. Balanços patrimoniais Balanços patrimoniais em 31 de dezembro de 2014 e 2013 Ativo Nota 2014 2013 Passivo Nota 2014 2013 (Ajustado) (Ajustado) Circulante Circulante Caixa e equivalentes de caixa 5 48.650 835 Fornecedores 10

Leia mais

CH T P Total Básica Obrigatória Não. Contabilidade Geral II Profissional Obrigatória Não

CH T P Total Básica Obrigatória Não. Contabilidade Geral II Profissional Obrigatória Não Período Componente Curricular CH T P Total Formação Categoria Prérequisito Geral I 0 Profissional Obrigatória Não º Fundamentos da Administração 0 0 0 Básica Obrigatória Não Metodologia Científica 0 0

Leia mais

INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Matriz Curricular A matriz curricular é um referencial para as atividades em Ciências que fomenta a reflexão e orientação garantindo a coerência das políticas de melhoria da qualidade da educação bem como

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO SEFAZ/CE AUDITOR DA RECEITA ESTADUAL

CONTROLE DE CONTEÚDO SEFAZ/CE AUDITOR DA RECEITA ESTADUAL CONTROLE DE CONTEÚDO SEFAZ/CE AUDITOR DA RECEITA ESTADUAL 1 Compreensão Textual. LÍNGUA PORTUGUESA 2 Ortografia. 3 Semântica. 4 Morfologia. 5 Sintaxe. 6 Pontuação. MATEMÁTICA FINANCEIRA 1 Juros Simples:

Leia mais

Ementas das Disciplinas Curso de Ciências Contábeis

Ementas das Disciplinas Curso de Ciências Contábeis Ementas das Disciplinas Curso de Ciências Contábeis FUNDAMENTOS DO DIREITO EMPRESARIAL EMENTA: A ordem constitucional econômica brasileira. A intervenção estatal no setor econômico privado. O abuso do

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 Sumário Introdução, 1 1 Aplicações de Recursos em Títulos e Valores Mobiliários, 5 1.1 Considerações iniciais, 5 1.2 Conceitos básicos, 6 1.2.1 Classificação e avaliação contábil, 7 1.2.2 Classificação

Leia mais

EDITAL INTERNO 2ª Olimpíadas Internas de Contabilidade da UFES Departamento de Ciências Contábeis

EDITAL INTERNO 2ª Olimpíadas Internas de Contabilidade da UFES Departamento de Ciências Contábeis 1 1. Responsabilidade: EDITAL INTERNO 2ª Olimpíadas Internas de Contabilidade da UFES Departamento de Ciências Contábeis A Olimpíada Internas de Contabilidade da UFES é uma realização do Departamento de

Leia mais

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 E 2016 (Valores expressos em reais)

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 E 2016 (Valores expressos em reais) BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 E 2016 ATIVO NE 31/12/2017 31/12/2016 PASSIVO NE 31/12/2017 31/12/2016 CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e equivalente de caixa 4 156.425.051 85.768.401 Fornecedores

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Ciências Contábeis Bacharelado. Campo de

Matriz Curricular do Curso de Ciências Contábeis Bacharelado. Campo de Matriz Curricular do Curso de Ciências Bacharelado 1º SEMESTRE Eixo Componentes Curriculares Campo de Carga Pré-requisito Formação Horária Introdutória FP - Leitura e Prática de Produção FB - Linguagens

Leia mais

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E 2012 (Valores expressos em reais)

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E 2012 (Valores expressos em reais) BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E 2012 ATIVO NE 31/12/2013 31/12/2012 PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO NE 31/12/2013 31/12/2012 CIRCULANTE CIRCULANTE Disponibilidades 4 85.142.911 86.881.544

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

Análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Luiz Carlos Wisintainer

Análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Luiz Carlos Wisintainer Análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Luiz Carlos Wisintainer Sistemas da Contabilidade Pública SUBSISTEMAS DE CONTAS ORÇAMENTÁRIO PATRIMONIAL CUSTOS COMPENSAÇÃO Fonte: MCASP Subsistema

Leia mais

Hotel Ibis Budget Manaus. Informações Financeiras Intermediárias de Propósito Especial Referente ao Segundo Trimestre de 2017.

Hotel Ibis Budget Manaus. Informações Financeiras Intermediárias de Propósito Especial Referente ao Segundo Trimestre de 2017. Hotel Ibis Budget Manaus Informações Financeiras Intermediárias de Propósito Especial Referente ao Segundo Trimestre de 2017. BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE JUNHO DE 2017 ATIVOS 30/06/2017 31/12/2016 PASSIVOS

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS HORÁRIOS DAS AVALIAÇÕES 1º SEMESTRE DE 2017

COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS HORÁRIOS DAS AVALIAÇÕES 1º SEMESTRE DE 2017 TURMA: 30131 - PERÍODO: 1º TURNO: NOTURNO - SALA: 237 BLOCO: I MATEMÁTICA 17/04 29/05 12/06 ECONOMIA 18/04 30/05 13/06 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças ou Sábados (Quinzenais) DIAS E HORÁRIOS DISPONÍVEIS Segundas e Terças Sábados Segundas

Leia mais

PEPC 2018 CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASESSORIA (PE-00022) CONTATO:

PEPC 2018 CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASESSORIA (PE-00022) CONTATO: CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASESSORIA (PE-00022) CONTATO: 3465.7495 LUCRO REAL PRESUMIDO E SIMPLES NACIONAL 2017 PE-01263 08h 8 8 8 8 0 0 SPED CONTABIL 2017 - COM NOVO TERMO DE SUBSTITUIÇÃO

Leia mais

EMENTÁRIO CURSO ADMINISTRAÇÃO UFERSA

EMENTÁRIO CURSO ADMINISTRAÇÃO UFERSA EMENTÁRIO CURSO ADMINISTRAÇÃO UFERSA Disciplinas Obrigatórias Introdução à Administração Ementa: Conceitos fundamentais: Conceitos de organizações; Tipologias de organizações segundo porte e características

Leia mais

INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Matriz Curricular A matriz curricular é um referencial para as atividades em Ciências Contábeis que fomenta a reflexão e orientação garantindo a coerência das políticas de melhoria da qualidade da educação

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL PERNAMBUCO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: CONTABILIDADE (TRE-PE AJAC)

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL PERNAMBUCO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: CONTABILIDADE (TRE-PE AJAC) CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL PERNAMBUCO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: CONTABILIDADE (TRE-PE AJAC) 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos

Leia mais

Sumário. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos...

Sumário. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos... Sumário Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 15 1. CONCEITO... 15 2. TÉCNICAS CONTÁBEIS... 15 2.1. Escrituração... 16 2.2. Demonstrações contábeis... 16 2.3. Análise de balanços... 16 2.4.

Leia mais

Cargo de Consultor Legislativo Finanças Públicas

Cargo de Consultor Legislativo Finanças Públicas Comparativo das aulas dos cursos regulares com os itens o edital da Cargo de Consultor Legislativo Finanças Públicas Direito Financeiro e Administração Financeira e Orçamentária. Conceito, objeto, natureza

Leia mais

5. Inscrição na Olimpíada Interna de Contabilidade da UFES:

5. Inscrição na Olimpíada Interna de Contabilidade da UFES: Projeto de Extensão Olimpíadas Internas de Contabilidade da UFES Departamento de Ciências Contábeis 1. Responsabilidade: As Olimpíadas Internas de Contabilidade da UFES é uma realização do Departamento

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Contabilidade Pública Capítulo 2 Receita Pública... 41

Sumário. Capítulo 1 Contabilidade Pública Capítulo 2 Receita Pública... 41 Sumário Capítulo 1 Contabilidade Pública... 1 1.1. Introdução...1 1.2. Conceito...2 1.3. Princípios de Contabilidade x Estrutura Conceitual...3 1.4. Natureza do Registro dos Atos e Fatos na Contabilidade

Leia mais