Grupo Consultivo Regional: Europa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Grupo Consultivo Regional: Europa"

Transcrição

1 Grupo Consultivo Regional: Europa REUNIÕES (Inglês) Grupo Consultivo do Departamento da Europa Pauta da Reunião em Paris 29 de julho de 2010 MEMBROS: Philippe AGHION, Economista, Universidade de Harvard Philippe AGHION, de nacionalidade francesa, ocupa a cadeira Robert C. Waggoner na Faculdade de Economia da Universidade de Harvard. Anteriormente, lecionou na University College de Londres, foi fellow oficial da Nuffield College, da Universidade de Oxford, e Professor Assistente no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Suas principais áreas de pesquisa envolvem crescimento e teoria de contratos. Em conjunto com Peter Howitt, desenvolveu o denominado paradigama Schumpeteriano, que ele posteriormente aplicou à formulação de políticas de crescimento e estendeu em várias direções. Graduou-se na École Normale Superieure de Cachan, recebeu um Diplôme d études approfondies (DEA) em Economia Matemática da Universidade de Paris Sorbonne e doutorou-se na Universidade de Harvard. Em 2001, recebeu o Prêmio Yrjo Jahnsson, oferecido a economistas europeus de destaque com idade inferior a 45 anos. Estela BARBOT, Empreendedora e líder na área de negócios Estela BARBOT, de nacionalidade portuguesa e formada em Economia, é empreendedora e administradora em vários setores, como bancos, (membro do Conselho do Banco Santander de Negócios), produtos químicos e imóveis. Com vasta experiência em associações, por vários anos foi Vice-Presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP). Atualmente, é membro, entre outras, da Comissão Trilateral do Clube de Roma, Cônsul Geral da Guatemala, membro do Conselho Geral do Fórum de Administradores de Empresas e membro do Conselho Consultivo do Instituto Português de Corporate Governance. Recebeu os prêmios D. Antónia Adelaide Ferreira em 1998, Empresária do Ano em 1999 e Entrepreneurship 2010.

2 2 Richard BURROWS, Empresário, Presidente da British American Tobacco Richard BURROWS, de nacionalidade irlandesa, ingressou no Conselho de Administração da British American Tobacco, p.l.c. como membro sem funções executivas em setembro de 2009 e tornou-se Presidente do Conselho em novembro de É também o Presidente do Comitê de Nomeações. Fez carreira como executivo na Irish Distillers, onde foi Diretor Executivo de 1978 a 2000, e na Pernod Ricard, em Paris, onde dividiu as funções de Diretor Executivo de 2000 a Atualmente desempenha funções não executivas na Rentokil Initial e na Carlsberg, e foi Governador do Bank of Ireland Group, um banco comercial, de 2005 a julho de Presidiu a Confederação de Empresas e Funcionários da Irlanda de 1998 a 2000, a Corporação para o Desenvolvimento Nacional de 1984 a 1988 e a Scotch Whisky Association de 2006 a Vladimir DLOUHY, Economista, Universidade Charles, Praga Vladimir DLOUHY, de nacionalidade tcheca, estudou Economia Matemática e Econometria na Faculdade de Economia da Universidade Charles, em Praga. Posteriormente fez um MBA na Universidade Católica de Leuven, na Bélgica. Iniciou sua carreira profissional como professor universitário; transferiu-se para a Academia Tchecoeslovaca de Ciências em 1983, onde atuou como pesquisador e, em seguida foi Diretor Adjunto do Instituto de Previsão. Em 1989, foi convidado a fazer parte do primeiro governo pós-comunista e, até 1992, ocupou o cargo de Ministro da Economia da Tchecoslováquia. Após a divisão do país, foi Ministro da Indústria e Comércio da República Tcheca até junho de Nesse meio tempo, foi membro do Parlamento e Vice-Presidente da Aliança Democrática Cívica, um dos partidos que faziam parte da coalizão governista. Em 1997, anunciou que deixava a política e ingressou no Goldman Sachs como Assessor Internacional para a Europa Central e Oriental; entre 1997 e 2010, numa função semelhante, assessorou o ABB. Presidente do Conselho Consultivo do Chayton Capital, em Londres, Reino Unido, diretor não-executivo da KSK Power Ventur, em Hyderabad, Índia, e Presidente do Conselho Consultivo da Meridiam Infrastructure, em Paris. Professor Adjunto de Macroeconomia e Política Econômica da Universidade Charles, em Praga. Membro do Conselho Científico do Instituto de Economia e Administração Pública da Faculdade de Economia, em Praga. Membro do Conselho de Supervisores do Instituto de Tecnologia de Illinois, em Chicago, EUA. Vice-Presidente do Grupo Europeu da Comissão Trilateral. É autor de numerosas publicações.

3 3 Ivan KRASTEV, Cientista Político, Presidente do Centro para Estratégias Liberais Ivan KRASTEV, de nacionalidade búlgara, é cientista político. É Presidente do Conselho de Administração do Centro para Estratégias Liberais, membro do Painel do Conselho Europeu sobre Relações Externas (ecfr.eu) e membro do Conselho do Instituto Internacional para Estudos sobre Segurança (IISS), em Londres. É o editor-chefe da publicação Foreign Policy Bulgaria e editor associado da Europe s World. Desde 2004, atua como Diretor Executivo da Comissão Internacional para os Balcãs, a qual é presidida pelo ex-primeiro-ministro italiano Giuliano Amato. É mestre em Filosofia pela Universidade de Sofia, Bulgária, e membro permanente do Instituto para as Ciências Humanas de Viena. Vladimir MAU, Economista, Reitor da Academia de Economia Nacional Vladimir MAU, de nacionalidade russa, é Reitor da Academia de Economia Nacional, subordinada ao Governo da Federação Russa, membro do Conselho Executivo do Instituto Gaidar de Política Econômica e editor-chefe da publicação Ekonomicheskaia politika sobre política econômica. É Professor Doutor do Departamento de Economia da Universidade de Moscou, professor da Escola Superior de Economia, Fowler Hamilton Fellow da Faculdade de Christ Church, em Oxford, e professor do Departamento Ultramarino da Universidade de Stanford. Ocupou vários cargos no governo, como assessor do Primeiro-Ministro da Federação Russa (1992) e assessor do Primeiro Vice-Primeiro-Ministro do Governo da Federação Russa ( ). Até 2002, foi o Diretor do Centro de Trabalho para a Reforma Econômica do Governo Russo e o Diretor Adjunto do Instituto para a Economia em Transição. Obteve os títulos de Doutor em Ciências Econômicas pela Academia de Economia da Rússia e Doutor em Economia Aplicada pela Academie de Grenoble, Université Pierre Mendès, França. É membro do Conselho do Presidente da Rússia para Educação, Ciência e Tecnologia e membro da Comissão sobre a Reforma Administrativa do Governo Russo. É autor de 23 livros e de cerca de 600 artigos. Tommaso PADOA-SCHIOPPA, Economista, ex-ministro da Economia e Finanças, Itália Tommaso PADOA-SCHIOPPA foi Ministro da Economia e Finanças da Itália ( ) e atualmente é o Presidente para a Europa do Grupo Financeiro Promontory e o Presidente do Notre Europe. Foi Presidente do Painel de Trustees da IASC Foundation (International Accounting Standard Committee Foundation) ( ) e membro do Conselho de Administração do Banco Central Europeu ( ). Foi Presidente da Commissione Nazionale per le Società e la Borsa (CONSOB) em ,

4 4 Diretor-Geral Adjunto do Banca d Italia ( ) e Diretor-Geral para Assuntos Econômicos e Financeiros da Comissão das Comunidades Europeias ( ). Foi Secretário Adjunto do Comitê Delors ( ), Presidente do Comitê de Assessores Bancários da CE ( ), Presidente do Comitê de Basileia de Supervisão Bancária ( ) e Presidente do Comitê sobre os Sistemas de Pagamento e Liquidação ( ). Formou-se na Universidade Luigi Bocconi e possui um mestrado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Pedro SOLBES, Economista Pedro SOLBES es un economista español. Fue Vicepresidente Segundo del Gobierno y Ministro de Economía y Hacienda de 2004 a También fue ministro de Agricultura, Pesca y Alimentación ( ) y de Economía y Hacienda ( ). En septiembre de 1999 fue nombrado Comisario Europeo de Asuntos Económicos y Monetarios, desde donde supervisó las reglas que rigieron la transición a la moneda única de Europa. De 1968 a 1973 fue subdelegado y delegado regional de comercio en Valencia, y entre 1973 y 1978 formó parte de la misión española frente a la Comunidad Europea. De 1978 a 1979 asesoró al Presidente Calvo Sotelo sobre las relaciones entre España y la Comunidad Europea. Obtuvo la licenciatura en Economía Europea de la Universidad Libre de Bruselas, y es licenciado en Derecho y doctor en Ciencias Políticas de la Universidad Complutense de Madrid. Beatrice WEDER DI MAURO, Universidade de Mainz & Conselho de Assessores Econômicos da Alemanha Beatrice WEDER DI MAURO, de nacionalidades suíça e italiana, é Professora de Economia na Universidade de Mainz, membro do Conselho de Especialistas em Economia da Alemanha e pesquisadora afiliada ao Centro de Pesquisa em Política Econômica (CEPR), em Londres. Anteriormente, trabalhou como economista no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial em Washington. Atuou no Conselho de Assessores Econômicos da Suíça e foi consultora de vários organismos internacionais, como a Corporação Financeira Internacional, o Banco Mundial, o FMI, a Universidade das Nações Unidas e o Centro para o Desenvolvimento da OCDE. Ocupou cargos como visitante na Universidade de Harvard e na Universidade das Nações Unidas. É doutora formada pela Universidade de Basileia.

5 5 Ngaire WOODS, Professora de Relações Internacionais, Universidade de Oxford, Nova Zelândia Ngaire WOODS, de nacionalidade neozelandesa, é Professora de Relações Internacionais na Universidade de Oxford, na Nova Zelândia, onde leciona Relações Internacionais com um enfoque especial nas instituições econômicas internacionais. É fundadora e diretora do Global Economic Governance Program, um programa de pesquisa que investiga como as instituições mundiais poderiam atender melhor as necessidades dos países em desenvolvimento. Foi pesquisadora bolsista na New College, Universidade de Oxford, em e, posteriormente, lecionou na Universidade de Harvard, no departamento dedicado ao governo. Em seguida, assumiu a posição de fellow na University College, em Oxford. Já atuou como Assessora do Conselho de Administração do FMI, do Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD e de Chefes de Governo da Commonwealth. Formou-se na Universidade de Auckland (bacharel em Economia e em Direito, com honra ao mérito). Estudou também na Balliol College, em Oxford, como bolsista do programa New Zealand Rhodes Scholar, onde concluiu o seu mestrado em Relações Internacionais (com distinção) e o seu doutorado.

Grupo Consultivo do Cáucaso e da Ásia Central Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Geórgia, República Quirguiz, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão

Grupo Consultivo do Cáucaso e da Ásia Central Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Geórgia, República Quirguiz, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão Grupo Consultivo do Cáucaso e da Ásia Central Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Geórgia, República Quirguiz, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão Membros Levon Barkhudaryan, Assessor Sênior, AVAG Solutions,

Leia mais

Daniel Bessa. Foi ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo(1995-1996).

Daniel Bessa. Foi ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo(1995-1996). Daniel Bessa Licenciado em Economia pela FEP (1970). Doutorado em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (1986). Docente da Universidade do Porto: da FEP (1970-1999),

Leia mais

PAZ, FRAGILIDADE E SEGURANÇA A AGENDA PÓS-2015 E OS DESAFIOS À CPLP

PAZ, FRAGILIDADE E SEGURANÇA A AGENDA PÓS-2015 E OS DESAFIOS À CPLP PAZ, FRAGILIDADE E SEGURANÇA A AGENDA PÓS-2015 E OS DESAFIOS À CPLP 7 Maio 10 Horas NÚCLEO DE ESTUDANTES DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ORGANIZAÇÃO: COM A PARTICIPAÇÃO: Paz, Fragilidade e Segurança A A G E

Leia mais

SEMINÁRIO. Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian 15:30. 21 de março de 2013

SEMINÁRIO. Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian 15:30. 21 de março de 2013 SEMINÁRIO Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição Fundação Calouste Gulbenkian 15:30 Programa do seminário 15:30 - Receção aos participantes 16:00 - Sessão de Abertura Dr. Helena Ávila

Leia mais

Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004.

Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004. Norberto Emílio Sequeira da Rosa Currículo Data de Nascimento: 3 de Abril de 1955 Cargos que Exerce: Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004. Membro não executivo

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

CURRICULUM VITAE MARIA LUISA PERDIGÃO ABRANTES. Rua Comandante Dangereux nº 60. Tel.: (244) 222391434/ (1-202) 288-8604. Fax: (+244) 222393381

CURRICULUM VITAE MARIA LUISA PERDIGÃO ABRANTES. Rua Comandante Dangereux nº 60. Tel.: (244) 222391434/ (1-202) 288-8604. Fax: (+244) 222393381 CURRICULUM VITAE Data de Nascimento: MARIA LUISA PERDIGÃO ABRANTES Rua Comandante Dangereux nº 60 Tel.: (244) 222391434/ (1-202) 288-8604 Fax: (+244) 222393381 23 de Julho de 1951 Luanda, República de

Leia mais

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Célio Alberto Alves Sousa Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Ciências Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1994), pós graduado em Gestão Empresarial (1998) e doutorado em Management

Leia mais

Alexandre Ulisses. Habilitações Académicas:

Alexandre Ulisses. Habilitações Académicas: Alexandre Ulisses Pós-Graduação em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação do Porto; Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Faculdade de Engenharia da

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

CURRICULUM VITAE CARLOS DE LUCENA E VASCONCELLOS CRUZ

CURRICULUM VITAE CARLOS DE LUCENA E VASCONCELLOS CRUZ CURRICULUM VITAE CARLOS DE LUCENA E VASCONCELLOS CRUZ Abril 2006 DADOS PESSOAIS Carlos de Lucena e Vasconcellos Cruz Data de Nascimento: 12 Setembro 1957 Lisboa, Portugal Nacionalidade: Portuguesa Estado

Leia mais

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL MESA DA ASSEMBLEIA GERAL Informação a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 289.º do Código das Sociedades Comerciais FRANCISCO XAVIER ZEA MANTERO é natural de Lisboa, onde nasceu em 25 de Dezembro

Leia mais

Experiência Profissional

Experiência Profissional CURRICULUM VITAE Paulo Alexandre Fernandes Varela Simões Caldas Nascimento: Nampula - Moçambique, 25 de Setembro de 1972; Estado Civil: Casado Experiência Profissional - Vice-Presidente da Comunidade Urbana

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Maria Luísa Perdigão Abrantes

CURRICULUM VITAE. Maria Luísa Perdigão Abrantes CURRICULUM VITAE Maria Luísa Perdigão Abrantes CURRICULUM VITAE MARIA LUISA PERDIGÃO ABRANTES 6210 Homespun Lane, Falls Church, VA. 22044, USA Tel:(1-571) 434 7861 Fax: (1-202) 962 0381 E-mail: milinvest@starpower.net

Leia mais

Currículo de Pedro Jucá Maciel

Currículo de Pedro Jucá Maciel Currículo de Pedro Jucá Maciel Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Economia pela Universidade de Brasília e Pós-

Leia mais

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso Marco Aurelio Crocco Afonso Diretor-Presidente Bacharel em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Economia Industrial e da Tecnologia pela UFRJ e PhD em Economia pela Universidade

Leia mais

Boletim Benchmarking Internacional. Extensão Tecnológica

Boletim Benchmarking Internacional. Extensão Tecnológica Boletim Benchmarking Internacional Extensão Tecnológica Dezembro de 2012 Apresentação Visando contribuir para os objetivos estratégicos do SEBRAE, são apresentadas neste boletim informações relacionadas

Leia mais

António Luís Guerra Nunes Mexia

António Luís Guerra Nunes Mexia António Luís Guerra Nunes Mexia É licenciado em Economia pela Universidade de Genebra, na Suíça (1980), onde exerceu o cargo de docente convidado no Departamento de Economia. Foi, igualmente, docente no

Leia mais

Conselho Nacional de Educação. Falecimento Prof. a Doutora Maria Teresa Ambrósio (1937-2006)

Conselho Nacional de Educação. Falecimento Prof. a Doutora Maria Teresa Ambrósio (1937-2006) Votos de Pesar VOTOS DE PESAR Conselho Nacional de Educação Falecimento Prof. a Doutora Maria Teresa Ambrósio (1937-2006) Faleceu hoje, vítima de doença prolongada, a Prof. a Doutora Maria Teresa Vieira

Leia mais

CURRICULUM VITAE C A R L O S M A R I A D A S I L V A F E I J Ó. Professor Titular/Catedratico de Direito, Universidade Agostinho Neto

CURRICULUM VITAE C A R L O S M A R I A D A S I L V A F E I J Ó. Professor Titular/Catedratico de Direito, Universidade Agostinho Neto Data de Nascimento: 2 Janeiro 1963 Email:cf@carlosfeijo.com ACTIVIDADE PROFISSIONAL (actual) Professor Titular/Catedratico de Direito, Universidade Agostinho Neto Sócio do escritório de advogados CFA Firma

Leia mais

Proposta Ponto 2 da Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral de Acionistas da Galp Energia, SGPS, S.A., Sociedade Aberta de 23 de Novembro de 2012

Proposta Ponto 2 da Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral de Acionistas da Galp Energia, SGPS, S.A., Sociedade Aberta de 23 de Novembro de 2012 Proposta Ponto 2 da Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral de Acionistas da Galp Energia, SGPS, S.A., Sociedade Aberta de 23 de Novembro de 2012 Eleição de cinco novos membros para o Conselho de Administração

Leia mais

Novos palestrantes 1. Manu Bhardwaj 2. Alexander Mora 3. Oren Gershtein 4. Randeep Sudan

Novos palestrantes 1. Manu Bhardwaj 2. Alexander Mora 3. Oren Gershtein 4. Randeep Sudan Novos palestrantes 1. Manu Bhardwaj Coordenador de Comunicações Internacionais e Política de Informação do Departamento de Estado Norte-Americano - órgão correspondente ao Ministério das Relações Exteriores

Leia mais

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS Nome: Anabela de Jesus Adriano Piedade Morada: R. Manuel Paula Ventura, n.º 28-8700 Olhão Telefone: (289) 721 694/ Telemóvel: 91 743 71 04 Email: anabelapiedade@yahoo.com

Leia mais

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO Mercados dinâmicos demandam profissionais com formação completa e abrangente, aptos a liderarem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

A profissão contábil e o mercado de trabalho para os Contadores. Contabilidade: uma carreira apaixonante

A profissão contábil e o mercado de trabalho para os Contadores. Contabilidade: uma carreira apaixonante CIÊNCIAS A profissão contábil e o mercado de trabalho para os Contadores Contabilidade: uma carreira apaixonante Prof. João Matias Loch E-mail: jmperito@gmail.com CIÊNCIAS O que é a Contabilidade? CIÊNCIAS

Leia mais

CALENDÁRIO DE EXAMES DA ÉPOCA ESPECIAL 2006/2007 (De 10 de Setembro a 19 de Setembro de 2007) Licenciatura em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CALENDÁRIO DE EXAMES DA ÉPOCA ESPECIAL 2006/2007 (De 10 de Setembro a 19 de Setembro de 2007) Licenciatura em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Licenciatura em Administração Pública Licenciatura em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DATA 1º ANO Hora 2º ANO Hora 3º ANO Hora 4º ANO Hora Seg. 10/09 Direito Administrativo I Gestão Financeira Gestão Financeira

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Licenciado em Economia pelo ISE Instituto Superior de Economia em 1978/79. MBA em Finanças pela Universidade Católica em 1995

CURRICULUM VITAE. Licenciado em Economia pelo ISE Instituto Superior de Economia em 1978/79. MBA em Finanças pela Universidade Católica em 1995 CURRICULUM VITAE Franquelim Fernando Garcia Alves Nascido em 16/11/1954, 2 filhas Licenciado em Economia pelo ISE Instituto Superior de Economia em 1978/79 Revisor Oficial de Contas em 1987 MBA em Finanças

Leia mais

12º Congresso Internacional da Gestão - Palestrantes

12º Congresso Internacional da Gestão - Palestrantes 12º Congresso Internacional da Gestão - Palestrantes "INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE ALAVANCANDO COMPETITIVIDADE" HitendraPatel INDIA Diretor do Centro de Excelência em Inovação e Liderança de Cambridge.

Leia mais

Em 1983, participou da fundação da União da Juventude Socialista (UJS).

Em 1983, participou da fundação da União da Juventude Socialista (UJS). MINISTRO DA DEFESA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Dr. José Aldo Rebelo Figueiredo Nasceu no dia 23 de fevereiro de 1956, na cidade de Viçosa, em Alagoas. Em 1968, foi aprovado no exame de admissão para

Leia mais

MBA Executivo Internacional

MBA Executivo Internacional MBA Executivo Internacional Informações* Dias e horários das aulas: Quinzenalmente. Sextas e sábados. Das 08h30 às 17h30. Carga horária: 612 Horas *As informações podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Leia mais

ICC 106 10. 16 março 2011 Original: inglês/espanhol. Conselho Internacional do Café 106. a sessão 28 31 março 2011 Londres, Reino Unido

ICC 106 10. 16 março 2011 Original: inglês/espanhol. Conselho Internacional do Café 106. a sessão 28 31 março 2011 Londres, Reino Unido ICC 106 10 16 março 2011 Original: inglês/espanhol P Conselho Internacional do Café 106. a sessão 28 31 março 2011 Londres, Reino Unido Indicação para o cargo de Diretor Executivo Apresentada pelo México

Leia mais

Atualidades. Blocos Econômicos, Globalização e União Européia. 1951 - Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA)

Atualidades. Blocos Econômicos, Globalização e União Européia. 1951 - Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA) Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, ecologia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e segurança

Leia mais

CURRÍCULOS DOS MEMBROS PROPOSTOS PARA O CONSELHO FISCAL

CURRÍCULOS DOS MEMBROS PROPOSTOS PARA O CONSELHO FISCAL CURRÍCULOS DOS MEMBROS PROPOSTOS PARA O CONSELHO FISCAL Daniel Bessa Daniel Bessa Fernandes Coelho é desde junho de 2009 diretor geral da COTEC Portugal, Associação Empresarial para a Inovação. Desde junho

Leia mais

CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA. Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964.

CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA. Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964. CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA DADOS PESSOAIS: Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964. Estado civil: solteiro. Trabalha em Lisboa, com escritório na Rua

Leia mais

Oradores. a:link {color:blue; text-decoration:underline; text-underline:single; } a {text-decoration: none;} Bob Sievert

Oradores. a:link {color:blue; text-decoration:underline; text-underline:single; } a {text-decoration: none;} Bob Sievert Oradores.bc-blue.contentheading,.bc-blue #main-section a,.bc-blue.moduletable h3,.bc-blue #left-column.module h3,.bc-blue #right-column.module h3,.bc-blue #left-column.module-menu h3,.bc-blue #right-column.module-menu

Leia mais

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974.

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. 1 CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO ESTUDOS E GRAUS ACADÉMICOS Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. Concluiu a licenciatura em

Leia mais

António Luis Guerra Nunes Mexia

António Luis Guerra Nunes Mexia António Luis Guerra Nunes Mexia É licenciado em Economia pela Universidade de Genebra, na Suíça (1980), onde exerceu o cargo de docente convidado no Departamento de Economia. Foi, igualmente, docente no

Leia mais

MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC)

MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC) MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram

Leia mais

MACRO AMBIENTE DA INOVAÇÃO

MACRO AMBIENTE DA INOVAÇÃO MACRO AMBIENTE DA INOVAÇÃO Ambiente de Inovação em Saúde EVENTO BRITCHAM LUIZ ARNALDO SZUTAN Diretor do Curso de Medicina Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo SOCIEDADES CONHECIMENTO

Leia mais

BRASÍLIA, 15 DE DEZEMBRO DE 2010 19h01min NOVO GOVERNO MINISTÉRIO DA FAZENDA OFICIALIZA SEUS FUTUROS SECRETÁRIOS

BRASÍLIA, 15 DE DEZEMBRO DE 2010 19h01min NOVO GOVERNO MINISTÉRIO DA FAZENDA OFICIALIZA SEUS FUTUROS SECRETÁRIOS Nota Informativa Executivo Federal BRASÍLIA, 15 DE DEZEMBRO DE 2010 19h01min NOVO GOVERNO MINISTÉRIO DA FAZENDA OFICIALIZA SEUS FUTUROS SECRETÁRIOS Em 15/12/2010, o Ministério da Fazenda (MF) divulgou

Leia mais

João Batista Araujo e Oliveira. Presidente do IAB joao@alfaebeto.org.br

João Batista Araujo e Oliveira. Presidente do IAB joao@alfaebeto.org.br João Batista Araujo e Oliveira Presidente do IAB joao@alfaebeto.org.br Formação Acadêmica: Ph.D. em Pesquisa Educacional, Florida State University (1973) Mestrado em Psicologia, Tulane University (1972)

Leia mais

Organização: Promoção: Apoio:

Organização: Promoção: Apoio: Viseu, 24 de Janeiro de 2013 15h00 às 18h00 Museu do Quartzo Monte de Santa Luzia - Abraveses 3515 Viseu PROGRAMA DA CONFERÊNCIA 14h30 Receção dos Convidados e Participantes 15h00 Sessão de Abertura presidida

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO O mercado de trabalho precisa de profissionais completos, com habilidades de gestão e que liderem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS Jorge Luis Nicolas Audy * A Universidade vem sendo desafiada pela Sociedade em termos de uma maior aproximação e alinhamento com as demandas geradas pelo

Leia mais

Perfil do Curso. O Mercado de Trabalho

Perfil do Curso. O Mercado de Trabalho Perfil do Curso É o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do

Leia mais

SR. CÉSAR ALIERTA IZUEL (Zaragoza, 1945)

SR. CÉSAR ALIERTA IZUEL (Zaragoza, 1945) BREVE RESUMO DO PERFIL PROFISSIONAL DOS CONSELHEIROS CUJO CARGO ESTÀ SUJEITO A RE-ELEÇÃO E RATIFICAÇÃO SEGUNDO O ITEM II DA AGENDA DA ASSEMBLÉIA GENERAL ORDINÁRIA DE ACIONISTAS 9/10 de majo de 2007 SR.

Leia mais

SE CHALLENGE. Ideias e projectos de empreendedores sociais ATREVE-TE A CONCORRER! És interessado, dedicado e comprometido com a transformação social?

SE CHALLENGE. Ideias e projectos de empreendedores sociais ATREVE-TE A CONCORRER! És interessado, dedicado e comprometido com a transformação social? SE SIM És interessado, dedicado e comprometido com a transformação social? Ideias e projectos de empreendedores sociais És um agente de mudança social? Se sim, este concurso é a oportunidade ideal para

Leia mais

Gherkin - Evento Global. Alemanha, 7 de Julho de 2015

Gherkin - Evento Global. Alemanha, 7 de Julho de 2015 Alemanha, 7 de Julho de 2015 Bem-Vindos Rijk Zwaan Compartilhando um Futuro Saudável - Marco van Leeuwen Marco van Leeuwen é Diretor Geral da Rijk Zwaan desde 2009. Fazendo parte do Conselho Administrativo

Leia mais

PROPIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET

PROPIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET PROPIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa 2 de dezembro (09h-14h) Carlos Guervós Maíllo (Moderador) Subdirector General de Propiedad Intelectual (Secretaría de Estado de Cultura)

Leia mais

Executive MBA, e auniversidade de Oxford, que. conquista um terceiro lugar em Gestão, um

Executive MBA, e auniversidade de Oxford, que. conquista um terceiro lugar em Gestão, um posição em Economia e MBA e em terceiro nos mestrados de Empreendedorismo e Gestão. A Universidade de Stanford também aparece muito bem cotada, com dois primeiros lugares, em Gestão e em Recursos Humanos,

Leia mais

FINANÇAS EMPRESARIAIS. Ingresso Outubro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/intensivos

FINANÇAS EMPRESARIAIS. Ingresso Outubro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/intensivos FINANÇAS EMPRESARIAIS Ingresso Outubro 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/intensivos Programa do Curso Intensivo de Finanças Empresariais Neste Curso o Executivo ou Empresário, que atua em

Leia mais

As instituições internacionais e a reorganização do espaço geográfico mundial

As instituições internacionais e a reorganização do espaço geográfico mundial As instituições internacionais e a reorganização do espaço geográfico mundial ONU A ONU (Organização das Nações Unidas) foi fundada no dia 24 de outubro de 1945, em São Francisco, Estados Unidos. O encontro

Leia mais

Markus Kummer Ana Cristina Amoroso das Neves

Markus Kummer Ana Cristina Amoroso das Neves Markus Kummer is a member of the Board of Directors of the Internet Corporation for Assigned Names and Number (ICANN and the Secretary of the Internet Governance Forum Support Association (IGFSA) and).

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO / BACHARELADO

ADMINISTRAÇÃO / BACHARELADO ADMINISTRAÇÃO / BACHARELADO Dos cursos mais procurados pelos estudantes, o de Administração é um dos mais novos. Enquanto Medicina e Direito formam profissionais desde o século 19, foi apenas em 1946 que

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

AS FONTES DE INFORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA. MÓDULO III Bolsas e Estágios

AS FONTES DE INFORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA. MÓDULO III Bolsas e Estágios AS FONTES DE INFORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA MÓDULO III Bolsas e Estágios Bolsas e Estágios Bolsas Acção Social do Ensino Superior Fundação para a Ciência e a Tecnologia Fundação Calouste Gulbenkian Instituto

Leia mais

Descrição: Dados Técnicos:

Descrição: Dados Técnicos: II Simpósio Direito e Economia Descrição: O Simpósio Direito e Economia, em sua segunda edição, pretende dar continuidade ao propósito de contribuir para a atividade acadêmica e profissional de juristas

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

CAPÍTULO XIII RELAÇÕES INTERNACIONAIS

CAPÍTULO XIII RELAÇÕES INTERNACIONAIS CAPÍTULO XIII RELAÇÕES INTERNACIONAIS A. RELACIONAMENTO ENTRE LIONS CLUBS INTERNATIONAL E A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (CONSELHO ECONÔMICO E SOCIAL/ECOSOC) O artigo 71 da Carta das Nações Unidas declara

Leia mais

o Empresa Internacional de Executive Search e Consultoria em Gestão Estratégica de Recursos Humanos.

o Empresa Internacional de Executive Search e Consultoria em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. o Empresa Internacional de Executive Search e Consultoria em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. o Formada por uma Equipa de Consultores com uma consolidada e diversificada experiência, quer na área

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA E CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS

PÓS-GRADUAÇÃO EM INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA E CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS 4 www.estesl.ipl.pt COORDENAÇÃO Carla Lança (ESTeSL-IPL) Ana Grilo (ESTeSL-IPL) Gilda Cunha (ESTeSL-IPL) Francisco Gouveia (ACES Arco Ribeirinho) João Lobato (ESTeSL-IPL) Paulo Sousa (ENSP-UNL) Ana Grilo

Leia mais

Objetivos do Programa

Objetivos do Programa UM PROGRAMA ESPECIAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO Objetivos do Programa Oferecer 100 mil bolsas de estudo no exterior para que nossos mais talentosos estudantes de graduação,

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA CLASSE DESCENTRALIZADA DE ILHA SOLTEIRA E. E. DE URUBUPUNGÁ

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA CLASSE DESCENTRALIZADA DE ILHA SOLTEIRA E. E. DE URUBUPUNGÁ REQUISITOS PARA INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 065/06/2015 de 19/10/2015. 1. Gestão da

Leia mais

E R A S M U S + ERASMUS+ Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa. Apresentação

E R A S M U S + ERASMUS+ Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa. Apresentação ERASMUS+ Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa Apresentação ERASMUS+ - Ensino Superior O Erasmus+ é o novo programa da UE dedicado à educação, formação, juventude e desporto. O programa tem início

Leia mais

A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO

A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO MODERAÇÃO PEDRO BEJA AFONSO Para além de Presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital da Figueira

Leia mais

Formação. - Licenciada em Ciências Politicas e Sociologia, pela Universidade Complutense de Madrid

Formação. - Licenciada em Ciências Politicas e Sociologia, pela Universidade Complutense de Madrid María del Carmen Fernández Rozado Formação - Doutorada em Ciências Económicas e Empresariais, pela Universidade Complutense de Madrid - Licenciada em Ciências Politicas e Sociologia, pela Universidade

Leia mais

Concorrência e Regulação no Setor de Saúde Suplementar

Concorrência e Regulação no Setor de Saúde Suplementar Concorrência e Regulação no Setor de Saúde Suplementar Cláudio Ribeiro de Lucinda (autores) Laércio Farina Denis Alves Guimarães (organizadores) Editora Singular 2010 Laércio Farina Organizadores Advogado.

Leia mais

Instituto de Engenharia

Instituto de Engenharia Instituto de Engenharia Os Caminhos da Engenharia Brasileira A Engenharia como Principal Vetor para a Inovação e Competitividade Benedito G. Aguiar Neto Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Introdução

Leia mais

MNE DGAE. Tratado de Lisboa. A Europa rumo ao século XXI

MNE DGAE. Tratado de Lisboa. A Europa rumo ao século XXI Tratado de Lisboa A Europa rumo ao século XXI O Tratado de Lisboa Índice 1. Contextualização 1.1. Porquê um novo Tratado? 1.2. Como surgiu o Tratado de Lisboa? 2. O que mudará com o Tratado de Lisboa?

Leia mais

Prof. Peter Bent Hansen PPGAd FACE PUCRS Junho de 2012.

Prof. Peter Bent Hansen PPGAd FACE PUCRS Junho de 2012. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd FACE PUCRS Junho de 2012. Questões: Qual o foco das pesquisas científicas atuais? Quais as demandas atuais das organizações? Quais os temas mais relevantes hoje e nos próximos

Leia mais

Pós-Graduação. Mercados Internacionais e Diplomacia Económica. 1ª Edição

Pós-Graduação. Mercados Internacionais e Diplomacia Económica. 1ª Edição Pós-Graduação Mercados Internacionais e Diplomacia Económica 1ª Edição 2011/2012 Mercados Internacionais e Diplomacia Económica Coordenação Científica Prof. Doutor Joaquim Ramos Silva Prof. Doutor Manuel

Leia mais

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

FINANÇAS EMPRESARIAIS

FINANÇAS EMPRESARIAIS FINANÇAS EMPRESARIAIS Neste Curso o executivo ou empresário, que atua em qualquer área da organização, adquire conhecimentos e habilidades na área de Finanças Empresariais, fundamentais para a quantificação

Leia mais

Nuno Miguel Lopes da Silva

Nuno Miguel Lopes da Silva Nuno Miguel Lopes da Silva Data de Nascimento: 08 de Janeiro de 1974 Local de Nascimento: Portimão Nacionalidade: Portuguesa Estado Civil: Divorciado H A B I L I T A Ç Õ E S L I T E R Á R I A S Formação

Leia mais

II FÓRUM PORTUGAL-ALEMANHA

II FÓRUM PORTUGAL-ALEMANHA II FÓRUM PORTUGAL-ALEMANHA 10 e11 Março de 2014 Localização: Ministério dos Negócios Estrangeiros Alemão (Auswärtige Amt) Unterwasserstr. 10, 10117 Berlin Programa Provisório Versão: 29 Janeiro 2014 Com

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas na Alemanha. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas na Alemanha. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas na Alemanha Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios A definição na Alemanha é a adotada pela União Europeia e pelo Institut für Mittelstandsforschung

Leia mais

Carga Horária. Unidade Acadêmica. Prérequisito. Componentes Curriculares. 1º Período

Carga Horária. Unidade Acadêmica. Prérequisito. Componentes Curriculares. 1º Período Componentes Curriculares 1º Período T P Núcleo Categoria Introdução ao Estudo das Relações Internacionais - Específica Obrigatória - Introdução à Economia - Correlata Obrigatória - FADIR Instituições de

Leia mais

MBA Marketing de Serviços

MBA Marketing de Serviços MBA Marketing de Serviços Informações - Turma de Agosto 2014 Início das Aulas: 04/08/2014 Dias e horários das aulas: Segunda a sexta-feira das 19h00 às 22h50 (apenas na 1º semana) Quartas e quintas das

Leia mais

Universidade de St. Gallen, da Suíça, abre escritório internacional no Brasil para ampliar sua presença na América Latina Vestibular 1-14/07/2010

Universidade de St. Gallen, da Suíça, abre escritório internacional no Brasil para ampliar sua presença na América Latina Vestibular 1-14/07/2010 2 Clippings Media outlet: Vestibular 1 Section: Fique por dentro Date: July 14th, 2010 Universidade de St. Gallen, da Suíça, abre escritório internacional no Brasil para ampliar sua presença na América

Leia mais

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7 1) Antônio Pedro Tota http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4789712p4 Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1973), doutorado em História Social pela mesma

Leia mais

A internacionalização no cenário acadêmico europeu

A internacionalização no cenário acadêmico europeu Seminário de internacionalização da Universidade de São Paulo (USP) : Ambiente acadêmico internacional em uma universidade de classe mundial A internacionalização no cenário acadêmico europeu - Uma visão

Leia mais

INTEGRAÇÃO REGIONAL E DO COMÉRCIO EXTERIOR (Versão 24/10/2011)

INTEGRAÇÃO REGIONAL E DO COMÉRCIO EXTERIOR (Versão 24/10/2011) Seminário 09 A AMAZÔNIA E SUAS FRONTEIRAS NO CONTEXTO DA INTEGRAÇÃO REGIONAL E DO COMÉRCIO EXTERIOR (Versão 24/10/2011) Objetivo: Em consonância com a Política Externa do Governo Federal de Integração

Leia mais

Capacitação e Consultoria para Evolução Empresarial

Capacitação e Consultoria para Evolução Empresarial Capacitação e Consultoria para Evolução Empresarial baixa capacitação de talentos isolamento empresarial Desafios da evolução lideranças desafiadas falhas no monitoramento baixo desempenho dificuldades

Leia mais

PLANO DE TRABALHO - Chapa 2 Um Novo CORECON: renovação, equilíbrio e resultado

PLANO DE TRABALHO - Chapa 2 Um Novo CORECON: renovação, equilíbrio e resultado PLANO DE TRABALHO - Chapa 2 Um Novo CORECON: renovação, equilíbrio e resultado Após anos, as eleições de renovação de 1/3 dos conselheiros do CORECON-RS terá 2 chapas. Ao invés de apenas pagar a anuidade

Leia mais

Especialização em Investment Banking

Especialização em Investment Banking Especialização em Investment Banking Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram

Leia mais

Parceria para Governo Aberto Open Government Partnership (OGP)

Parceria para Governo Aberto Open Government Partnership (OGP) Parceria para Governo Aberto Open Government Partnership (OGP) 1ª Conferência Anual de Alto-Nível da Parceria para Governo Aberto - OGP Roberta Solis Ribeiro Assessoria Internacional - CGU Conselho da

Leia mais

Claudio Cesar Chaiben Emanuela dos Reis Porto Patrícia Granemann

Claudio Cesar Chaiben Emanuela dos Reis Porto Patrícia Granemann Claudio Cesar Chaiben Emanuela dos Reis Porto Patrícia Granemann SEBRAE Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; É uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento

Leia mais

Notas curriculares. Aurélio Rodrigues, nasceu a 05/06/1954, no concelho de Melgaço.

Notas curriculares. Aurélio Rodrigues, nasceu a 05/06/1954, no concelho de Melgaço. Notas curriculares Aurélio Rodrigues, nasceu a 05/06/1954, no concelho de Melgaço. Licenciado em História, pela Universidade do Porto. Doutorando em Políticas Públicas, na Universidade de Aveiro. Especialista

Leia mais

12/02/2012. Administração I. Estrutura da Administração INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

12/02/2012. Administração I. Estrutura da Administração INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Idalberto Chiavenato Conceitos; Evidências históricas; e Estruturando a administração. 1 Administração I Administração é criar um ambiente para o esforço grupal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 21/2007

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 21/2007 RESOLUÇÃO Nº 21/2007 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 25.154/2007-18 CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE); CONSIDERANDO

Leia mais

CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL. NOME - Diogo Nuno de Gouveia Torres Feio FORMAÇÃO ACADÉMICA

CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL. NOME - Diogo Nuno de Gouveia Torres Feio FORMAÇÃO ACADÉMICA CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL NOME - Diogo Nuno de Gouveia Torres Feio FORMAÇÃO ACADÉMICA 1998 - Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO. Professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa

C U R R I C U L U M V I T A E JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO. Professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa PROF. DOUTOR J. OLIVEIRA ASCENSÃO C U R R I C U L U M V I T A E DE JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO Professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa PROF. DOUTOR J. OLIVEIRA ASCENSÃO 2 1. Dados Pessoais

Leia mais

DLIS. Método para Desenvolvimento. de Liderança Integrada. e Sustentável

DLIS. Método para Desenvolvimento. de Liderança Integrada. e Sustentável Verso em branco Verso em branco MÉTODO DLIS Método para Desenvolvimento de Liderança Integrada e Sustentável verso da pagina Pe r Se Rua :Tur i a s s ú,390-c j.176 Sã opa ul o-sp-cep05005000 Te l : (

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Jornadas da RGA re International Ibérica

Jornadas da RGA re International Ibérica Jornadas da RGA re International Ibérica A Política de Género. Um novo horizonte no desenvolvimento de produtos. Lisboa, 27 de Março 2012 A segurança da experiéncia. O poder da inovação. www.rgare.com

Leia mais

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro MBA Controller Ao cursar o MBA CONTROLLER FIPECAFI/ANEFAC, o aluno convive com pessoas de diferentes perfis entre os mais diversos segmentos de mercado e com a experiência profissional exigida para que

Leia mais

Conferencistas. Cristovam Buarque

Conferencistas. Cristovam Buarque Conferencistas Cristovam Buarque É engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1966, e Doutor em Economia, pela Sorbonne, Paris, em 1973. É professor da Universidade de Brasília

Leia mais

João Paulo Torre Vieito (coordenador)

João Paulo Torre Vieito (coordenador) Docentes João Paulo Torre Vieito (coordenador) Doutorando em Ciências Empresariais, especialização em Finanças, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Mestre em Finanças e MBA em Gestão de

Leia mais

CURRICULUM VITAE ANA CRISTINA KLEIN

CURRICULUM VITAE ANA CRISTINA KLEIN CURRICULUM VITAE ANA CRISTINA KLEIN Dados Pessoais: Ana Cristina Klein Rua Joaquim Nabuco, 1562/01 93310-002 Novo Hamburgo RS Fone: 051 35938789/81248789 Brasileira Casada, sem filhos. 49 anos Resumo das

Leia mais