Grupo Consultivo Regional: Europa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Grupo Consultivo Regional: Europa"

Transcrição

1 Grupo Consultivo Regional: Europa REUNIÕES (Inglês) Grupo Consultivo do Departamento da Europa Pauta da Reunião em Paris 29 de julho de 2010 MEMBROS: Philippe AGHION, Economista, Universidade de Harvard Philippe AGHION, de nacionalidade francesa, ocupa a cadeira Robert C. Waggoner na Faculdade de Economia da Universidade de Harvard. Anteriormente, lecionou na University College de Londres, foi fellow oficial da Nuffield College, da Universidade de Oxford, e Professor Assistente no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Suas principais áreas de pesquisa envolvem crescimento e teoria de contratos. Em conjunto com Peter Howitt, desenvolveu o denominado paradigama Schumpeteriano, que ele posteriormente aplicou à formulação de políticas de crescimento e estendeu em várias direções. Graduou-se na École Normale Superieure de Cachan, recebeu um Diplôme d études approfondies (DEA) em Economia Matemática da Universidade de Paris Sorbonne e doutorou-se na Universidade de Harvard. Em 2001, recebeu o Prêmio Yrjo Jahnsson, oferecido a economistas europeus de destaque com idade inferior a 45 anos. Estela BARBOT, Empreendedora e líder na área de negócios Estela BARBOT, de nacionalidade portuguesa e formada em Economia, é empreendedora e administradora em vários setores, como bancos, (membro do Conselho do Banco Santander de Negócios), produtos químicos e imóveis. Com vasta experiência em associações, por vários anos foi Vice-Presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP). Atualmente, é membro, entre outras, da Comissão Trilateral do Clube de Roma, Cônsul Geral da Guatemala, membro do Conselho Geral do Fórum de Administradores de Empresas e membro do Conselho Consultivo do Instituto Português de Corporate Governance. Recebeu os prêmios D. Antónia Adelaide Ferreira em 1998, Empresária do Ano em 1999 e Entrepreneurship 2010.

2 2 Richard BURROWS, Empresário, Presidente da British American Tobacco Richard BURROWS, de nacionalidade irlandesa, ingressou no Conselho de Administração da British American Tobacco, p.l.c. como membro sem funções executivas em setembro de 2009 e tornou-se Presidente do Conselho em novembro de É também o Presidente do Comitê de Nomeações. Fez carreira como executivo na Irish Distillers, onde foi Diretor Executivo de 1978 a 2000, e na Pernod Ricard, em Paris, onde dividiu as funções de Diretor Executivo de 2000 a Atualmente desempenha funções não executivas na Rentokil Initial e na Carlsberg, e foi Governador do Bank of Ireland Group, um banco comercial, de 2005 a julho de Presidiu a Confederação de Empresas e Funcionários da Irlanda de 1998 a 2000, a Corporação para o Desenvolvimento Nacional de 1984 a 1988 e a Scotch Whisky Association de 2006 a Vladimir DLOUHY, Economista, Universidade Charles, Praga Vladimir DLOUHY, de nacionalidade tcheca, estudou Economia Matemática e Econometria na Faculdade de Economia da Universidade Charles, em Praga. Posteriormente fez um MBA na Universidade Católica de Leuven, na Bélgica. Iniciou sua carreira profissional como professor universitário; transferiu-se para a Academia Tchecoeslovaca de Ciências em 1983, onde atuou como pesquisador e, em seguida foi Diretor Adjunto do Instituto de Previsão. Em 1989, foi convidado a fazer parte do primeiro governo pós-comunista e, até 1992, ocupou o cargo de Ministro da Economia da Tchecoslováquia. Após a divisão do país, foi Ministro da Indústria e Comércio da República Tcheca até junho de Nesse meio tempo, foi membro do Parlamento e Vice-Presidente da Aliança Democrática Cívica, um dos partidos que faziam parte da coalizão governista. Em 1997, anunciou que deixava a política e ingressou no Goldman Sachs como Assessor Internacional para a Europa Central e Oriental; entre 1997 e 2010, numa função semelhante, assessorou o ABB. Presidente do Conselho Consultivo do Chayton Capital, em Londres, Reino Unido, diretor não-executivo da KSK Power Ventur, em Hyderabad, Índia, e Presidente do Conselho Consultivo da Meridiam Infrastructure, em Paris. Professor Adjunto de Macroeconomia e Política Econômica da Universidade Charles, em Praga. Membro do Conselho Científico do Instituto de Economia e Administração Pública da Faculdade de Economia, em Praga. Membro do Conselho de Supervisores do Instituto de Tecnologia de Illinois, em Chicago, EUA. Vice-Presidente do Grupo Europeu da Comissão Trilateral. É autor de numerosas publicações.

3 3 Ivan KRASTEV, Cientista Político, Presidente do Centro para Estratégias Liberais Ivan KRASTEV, de nacionalidade búlgara, é cientista político. É Presidente do Conselho de Administração do Centro para Estratégias Liberais, membro do Painel do Conselho Europeu sobre Relações Externas (ecfr.eu) e membro do Conselho do Instituto Internacional para Estudos sobre Segurança (IISS), em Londres. É o editor-chefe da publicação Foreign Policy Bulgaria e editor associado da Europe s World. Desde 2004, atua como Diretor Executivo da Comissão Internacional para os Balcãs, a qual é presidida pelo ex-primeiro-ministro italiano Giuliano Amato. É mestre em Filosofia pela Universidade de Sofia, Bulgária, e membro permanente do Instituto para as Ciências Humanas de Viena. Vladimir MAU, Economista, Reitor da Academia de Economia Nacional Vladimir MAU, de nacionalidade russa, é Reitor da Academia de Economia Nacional, subordinada ao Governo da Federação Russa, membro do Conselho Executivo do Instituto Gaidar de Política Econômica e editor-chefe da publicação Ekonomicheskaia politika sobre política econômica. É Professor Doutor do Departamento de Economia da Universidade de Moscou, professor da Escola Superior de Economia, Fowler Hamilton Fellow da Faculdade de Christ Church, em Oxford, e professor do Departamento Ultramarino da Universidade de Stanford. Ocupou vários cargos no governo, como assessor do Primeiro-Ministro da Federação Russa (1992) e assessor do Primeiro Vice-Primeiro-Ministro do Governo da Federação Russa ( ). Até 2002, foi o Diretor do Centro de Trabalho para a Reforma Econômica do Governo Russo e o Diretor Adjunto do Instituto para a Economia em Transição. Obteve os títulos de Doutor em Ciências Econômicas pela Academia de Economia da Rússia e Doutor em Economia Aplicada pela Academie de Grenoble, Université Pierre Mendès, França. É membro do Conselho do Presidente da Rússia para Educação, Ciência e Tecnologia e membro da Comissão sobre a Reforma Administrativa do Governo Russo. É autor de 23 livros e de cerca de 600 artigos. Tommaso PADOA-SCHIOPPA, Economista, ex-ministro da Economia e Finanças, Itália Tommaso PADOA-SCHIOPPA foi Ministro da Economia e Finanças da Itália ( ) e atualmente é o Presidente para a Europa do Grupo Financeiro Promontory e o Presidente do Notre Europe. Foi Presidente do Painel de Trustees da IASC Foundation (International Accounting Standard Committee Foundation) ( ) e membro do Conselho de Administração do Banco Central Europeu ( ). Foi Presidente da Commissione Nazionale per le Società e la Borsa (CONSOB) em ,

4 4 Diretor-Geral Adjunto do Banca d Italia ( ) e Diretor-Geral para Assuntos Econômicos e Financeiros da Comissão das Comunidades Europeias ( ). Foi Secretário Adjunto do Comitê Delors ( ), Presidente do Comitê de Assessores Bancários da CE ( ), Presidente do Comitê de Basileia de Supervisão Bancária ( ) e Presidente do Comitê sobre os Sistemas de Pagamento e Liquidação ( ). Formou-se na Universidade Luigi Bocconi e possui um mestrado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Pedro SOLBES, Economista Pedro SOLBES es un economista español. Fue Vicepresidente Segundo del Gobierno y Ministro de Economía y Hacienda de 2004 a También fue ministro de Agricultura, Pesca y Alimentación ( ) y de Economía y Hacienda ( ). En septiembre de 1999 fue nombrado Comisario Europeo de Asuntos Económicos y Monetarios, desde donde supervisó las reglas que rigieron la transición a la moneda única de Europa. De 1968 a 1973 fue subdelegado y delegado regional de comercio en Valencia, y entre 1973 y 1978 formó parte de la misión española frente a la Comunidad Europea. De 1978 a 1979 asesoró al Presidente Calvo Sotelo sobre las relaciones entre España y la Comunidad Europea. Obtuvo la licenciatura en Economía Europea de la Universidad Libre de Bruselas, y es licenciado en Derecho y doctor en Ciencias Políticas de la Universidad Complutense de Madrid. Beatrice WEDER DI MAURO, Universidade de Mainz & Conselho de Assessores Econômicos da Alemanha Beatrice WEDER DI MAURO, de nacionalidades suíça e italiana, é Professora de Economia na Universidade de Mainz, membro do Conselho de Especialistas em Economia da Alemanha e pesquisadora afiliada ao Centro de Pesquisa em Política Econômica (CEPR), em Londres. Anteriormente, trabalhou como economista no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial em Washington. Atuou no Conselho de Assessores Econômicos da Suíça e foi consultora de vários organismos internacionais, como a Corporação Financeira Internacional, o Banco Mundial, o FMI, a Universidade das Nações Unidas e o Centro para o Desenvolvimento da OCDE. Ocupou cargos como visitante na Universidade de Harvard e na Universidade das Nações Unidas. É doutora formada pela Universidade de Basileia.

5 5 Ngaire WOODS, Professora de Relações Internacionais, Universidade de Oxford, Nova Zelândia Ngaire WOODS, de nacionalidade neozelandesa, é Professora de Relações Internacionais na Universidade de Oxford, na Nova Zelândia, onde leciona Relações Internacionais com um enfoque especial nas instituições econômicas internacionais. É fundadora e diretora do Global Economic Governance Program, um programa de pesquisa que investiga como as instituições mundiais poderiam atender melhor as necessidades dos países em desenvolvimento. Foi pesquisadora bolsista na New College, Universidade de Oxford, em e, posteriormente, lecionou na Universidade de Harvard, no departamento dedicado ao governo. Em seguida, assumiu a posição de fellow na University College, em Oxford. Já atuou como Assessora do Conselho de Administração do FMI, do Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD e de Chefes de Governo da Commonwealth. Formou-se na Universidade de Auckland (bacharel em Economia e em Direito, com honra ao mérito). Estudou também na Balliol College, em Oxford, como bolsista do programa New Zealand Rhodes Scholar, onde concluiu o seu mestrado em Relações Internacionais (com distinção) e o seu doutorado.

Daniel Bessa. Foi ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo(1995-1996).

Daniel Bessa. Foi ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo(1995-1996). Daniel Bessa Licenciado em Economia pela FEP (1970). Doutorado em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (1986). Docente da Universidade do Porto: da FEP (1970-1999),

Leia mais

Grupo Consultivo do Cáucaso e da Ásia Central Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Geórgia, República Quirguiz, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão

Grupo Consultivo do Cáucaso e da Ásia Central Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Geórgia, República Quirguiz, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão Grupo Consultivo do Cáucaso e da Ásia Central Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Geórgia, República Quirguiz, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão Membros Levon Barkhudaryan, Assessor Sênior, AVAG Solutions,

Leia mais

CURRICULUM VITAE MARIA LUISA PERDIGÃO ABRANTES. Rua Comandante Dangereux nº 60. Tel.: (244) 222391434/ (1-202) 288-8604. Fax: (+244) 222393381

CURRICULUM VITAE MARIA LUISA PERDIGÃO ABRANTES. Rua Comandante Dangereux nº 60. Tel.: (244) 222391434/ (1-202) 288-8604. Fax: (+244) 222393381 CURRICULUM VITAE Data de Nascimento: MARIA LUISA PERDIGÃO ABRANTES Rua Comandante Dangereux nº 60 Tel.: (244) 222391434/ (1-202) 288-8604 Fax: (+244) 222393381 23 de Julho de 1951 Luanda, República de

Leia mais

Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004.

Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004. Norberto Emílio Sequeira da Rosa Currículo Data de Nascimento: 3 de Abril de 1955 Cargos que Exerce: Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004. Membro não executivo

Leia mais

António Luis Guerra Nunes Mexia

António Luis Guerra Nunes Mexia António Luis Guerra Nunes Mexia É licenciado em Economia pela Universidade de Genebra, na Suíça (1980), onde exerceu o cargo de docente convidado no Departamento de Economia. Foi, igualmente, docente no

Leia mais

CURRICULUM VITAE CARLOS DE LUCENA E VASCONCELLOS CRUZ

CURRICULUM VITAE CARLOS DE LUCENA E VASCONCELLOS CRUZ CURRICULUM VITAE CARLOS DE LUCENA E VASCONCELLOS CRUZ Abril 2006 DADOS PESSOAIS Carlos de Lucena e Vasconcellos Cruz Data de Nascimento: 12 Setembro 1957 Lisboa, Portugal Nacionalidade: Portuguesa Estado

Leia mais

PAZ, FRAGILIDADE E SEGURANÇA A AGENDA PÓS-2015 E OS DESAFIOS À CPLP

PAZ, FRAGILIDADE E SEGURANÇA A AGENDA PÓS-2015 E OS DESAFIOS À CPLP PAZ, FRAGILIDADE E SEGURANÇA A AGENDA PÓS-2015 E OS DESAFIOS À CPLP 7 Maio 10 Horas NÚCLEO DE ESTUDANTES DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ORGANIZAÇÃO: COM A PARTICIPAÇÃO: Paz, Fragilidade e Segurança A A G E

Leia mais

Oradores. a:link {color:blue; text-decoration:underline; text-underline:single; } a {text-decoration: none;} Bob Sievert

Oradores. a:link {color:blue; text-decoration:underline; text-underline:single; } a {text-decoration: none;} Bob Sievert Oradores.bc-blue.contentheading,.bc-blue #main-section a,.bc-blue.moduletable h3,.bc-blue #left-column.module h3,.bc-blue #right-column.module h3,.bc-blue #left-column.module-menu h3,.bc-blue #right-column.module-menu

Leia mais

SR. CÉSAR ALIERTA IZUEL (Zaragoza, 1945)

SR. CÉSAR ALIERTA IZUEL (Zaragoza, 1945) BREVE RESUMO DO PERFIL PROFISSIONAL DOS CONSELHEIROS CUJO CARGO ESTÀ SUJEITO A RE-ELEÇÃO E RATIFICAÇÃO SEGUNDO O ITEM II DA AGENDA DA ASSEMBLÉIA GENERAL ORDINÁRIA DE ACIONISTAS 9/10 de majo de 2007 SR.

Leia mais

Conferencistas. Cristovam Buarque

Conferencistas. Cristovam Buarque Conferencistas Cristovam Buarque É engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1966, e Doutor em Economia, pela Sorbonne, Paris, em 1973. É professor da Universidade de Brasília

Leia mais

1. Introdução. Relatório Anual 2002

1. Introdução. Relatório Anual 2002 1. Introdução Na última Assembléia Geral Ordinária de Acionistas da Telefónica S.A. (doravante, Telefónica, a Companhia, ou a Sociedade ) que teve lugar no dia 12 de abril passado, seu Presidente renovou

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Maria Luísa Perdigão Abrantes

CURRICULUM VITAE. Maria Luísa Perdigão Abrantes CURRICULUM VITAE Maria Luísa Perdigão Abrantes CURRICULUM VITAE MARIA LUISA PERDIGÃO ABRANTES 6210 Homespun Lane, Falls Church, VA. 22044, USA Tel:(1-571) 434 7861 Fax: (1-202) 962 0381 E-mail: milinvest@starpower.net

Leia mais

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL MESA DA ASSEMBLEIA GERAL Informação a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 289.º do Código das Sociedades Comerciais FRANCISCO XAVIER ZEA MANTERO é natural de Lisboa, onde nasceu em 25 de Dezembro

Leia mais

Proposta Ponto 2 da Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral de Acionistas da Galp Energia, SGPS, S.A., Sociedade Aberta de 23 de Novembro de 2012

Proposta Ponto 2 da Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral de Acionistas da Galp Energia, SGPS, S.A., Sociedade Aberta de 23 de Novembro de 2012 Proposta Ponto 2 da Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral de Acionistas da Galp Energia, SGPS, S.A., Sociedade Aberta de 23 de Novembro de 2012 Eleição de cinco novos membros para o Conselho de Administração

Leia mais

CERTIFICAÇÃO EM MERCADO EUROPEU

CERTIFICAÇÃO EM MERCADO EUROPEU CERTIFICAÇÃO EM MERCADO EUROPEU Razões para aproveitar essa oportunidade A globalização representa um processo histórico que pode abrir grandes oportunidades de crescimento pessoal e profissional, tanto

Leia mais

Columbia. University PARCERIAS INTERNACIONAIS

Columbia. University PARCERIAS INTERNACIONAIS Columbia University PARCERIAS INTERNACIONAIS Sumário B.I. International Universidade O Programa Certificação Temas abordados Corpo docente Coordenação do Programa Organização Programação Prevista Serviços

Leia mais

Top Management IEDE Business School Chile. 26 a 30 de Janeiro de 2015

Top Management IEDE Business School Chile. 26 a 30 de Janeiro de 2015 Top Management IEDE Business School Chile 26 a 30 de Janeiro de 2015 Business Week Top Management in Chile De origem espanhola, a IEDE Bussines School, que ocupa um importante lugar no mundo entre os programas

Leia mais

António Luís Guerra Nunes Mexia

António Luís Guerra Nunes Mexia António Luís Guerra Nunes Mexia É licenciado em Economia pela Universidade de Genebra, na Suíça (1980), onde exerceu o cargo de docente convidado no Departamento de Economia. Foi, igualmente, docente no

Leia mais

Ciclo de Debates Jardim Botânico. Finanças sustentáveis

Ciclo de Debates Jardim Botânico. Finanças sustentáveis Ciclo de Debates Jardim Botânico Finanças sustentáveis Data: 13 de junho de 2012 Horário: de 13h às 18h30 Local: Espaço Tom Jobim Jardim Botânico Rio de Janeiro Objetivo: Discutir a sustentabilidade no

Leia mais

MACRO AMBIENTE DA INOVAÇÃO

MACRO AMBIENTE DA INOVAÇÃO MACRO AMBIENTE DA INOVAÇÃO Ambiente de Inovação em Saúde EVENTO BRITCHAM LUIZ ARNALDO SZUTAN Diretor do Curso de Medicina Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo SOCIEDADES CONHECIMENTO

Leia mais

António Luís Guerra Nunes Mexia 54 anos. Licenciado em economia pela Universidade de Genebra (Suíça). Entre 1979 e 1981, António Mexia exerceu o cargo de professor convidado no Departamento de Economia

Leia mais

António Luís Guerra Nunes Mexia

António Luís Guerra Nunes Mexia António Luís Guerra Nunes Mexia 54 anos. Licenciado em economia pela Universidade de Genebra (Suíça). Entre 1979 e 1981, António Mexia exerceu o cargo de professor convidado no Departamento de Economia

Leia mais

SEMINÁRIO. Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian 15:30. 21 de março de 2013

SEMINÁRIO. Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian 15:30. 21 de março de 2013 SEMINÁRIO Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição Fundação Calouste Gulbenkian 15:30 Programa do seminário 15:30 - Receção aos participantes 16:00 - Sessão de Abertura Dr. Helena Ávila

Leia mais

Palco Global Cascais no Centro do Mundo

Palco Global Cascais no Centro do Mundo Palco Global Cascais no Centro do Mundo Objetivos As Conferências do Estoril visam contribuir substancialmente para o diálogo internacional, de forma a encontrar respostas locais para os nossos desafios

Leia mais

Parceria para Governo Aberto Open Government Partnership (OGP)

Parceria para Governo Aberto Open Government Partnership (OGP) Parceria para Governo Aberto Open Government Partnership (OGP) 1ª Conferência Anual de Alto-Nível da Parceria para Governo Aberto - OGP Roberta Solis Ribeiro Assessoria Internacional - CGU Conselho da

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO. Professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa

C U R R I C U L U M V I T A E JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO. Professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa PROF. DOUTOR J. OLIVEIRA ASCENSÃO C U R R I C U L U M V I T A E DE JOSÉ DE OLIVEIRA ASCENSÃO Professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa PROF. DOUTOR J. OLIVEIRA ASCENSÃO 2 1. Dados Pessoais

Leia mais

Descrição: Dados Técnicos:

Descrição: Dados Técnicos: II Simpósio Direito e Economia Descrição: O Simpósio Direito e Economia, em sua segunda edição, pretende dar continuidade ao propósito de contribuir para a atividade acadêmica e profissional de juristas

Leia mais

I WORKSHOP FNCC. Constituição do Núcleo de Cooperativismo Prof. João Carlos Douat. Repensando o Futuro das Cooperativas Financeiras

I WORKSHOP FNCC. Constituição do Núcleo de Cooperativismo Prof. João Carlos Douat. Repensando o Futuro das Cooperativas Financeiras I WORKSHOP FNCC Repensando o Futuro das Cooperativas Financeiras Constituição do Núcleo de Cooperativismo Prof. João Carlos Douat Quem somos : Criado em 2012, é um espaço de estímulo e promoção da interlocução

Leia mais

COLEGIO NACIONAL BARTOLOME MITRE, S.M. de Tucumán, Bachiller, dezembro 1976.

COLEGIO NACIONAL BARTOLOME MITRE, S.M. de Tucumán, Bachiller, dezembro 1976. SECRETÁRIO DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS PARA A DEFESA Bel. Alfredo Forti FORMAÇÃO HARVARD UNIVERSITY, John F. Kennedy School of Government Título: Mestrado em Administração Pública. Concentração: política

Leia mais

A Volta à Europa dos Economistas Progressistas Conferência de Lisboa Futuro do Euro Explosão ou reconfiguração

A Volta à Europa dos Economistas Progressistas Conferência de Lisboa Futuro do Euro Explosão ou reconfiguração CONFERÊNCIA A Volta à Europa dos Economistas Progressistas Conferência de Lisboa Futuro do Euro Explosão ou reconfiguração Bernard Bouton QUA 11 DE DEZEMBRO Pequeno Auditório 18h Entrada gratuita Levantamento

Leia mais

João Paulo Torre Vieito (coordenador)

João Paulo Torre Vieito (coordenador) Docentes João Paulo Torre Vieito (coordenador) Doutorando em Ciências Empresariais, especialização em Finanças, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Mestre em Finanças e MBA em Gestão de

Leia mais

MNE DGAE. Tratado de Lisboa. A Europa rumo ao século XXI

MNE DGAE. Tratado de Lisboa. A Europa rumo ao século XXI Tratado de Lisboa A Europa rumo ao século XXI O Tratado de Lisboa Índice 1. Contextualização 1.1. Porquê um novo Tratado? 1.2. Como surgiu o Tratado de Lisboa? 2. O que mudará com o Tratado de Lisboa?

Leia mais

Organização: Promoção: Apoio:

Organização: Promoção: Apoio: Viseu, 24 de Janeiro de 2013 15h00 às 18h00 Museu do Quartzo Monte de Santa Luzia - Abraveses 3515 Viseu PROGRAMA DA CONFERÊNCIA 14h30 Receção dos Convidados e Participantes 15h00 Sessão de Abertura presidida

Leia mais

Rua Andrade Corvo, nº 50-A, 4º Dto 1050-090 Lisboa Portugal Rua Vitorino Nemésio, 127 3030-361 Coimbra Portugal Telefone(s) +351 919749394

Rua Andrade Corvo, nº 50-A, 4º Dto 1050-090 Lisboa Portugal Rua Vitorino Nemésio, 127 3030-361 Coimbra Portugal Telefone(s) +351 919749394 Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada(s) Rua Andrade Corvo, nº 50-A, 4º Dto 1050-090 Lisboa Portugal Rua Vitorino Nemésio, 127 3030-361 Coimbra Portugal Telefone(s)

Leia mais

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Célio Alberto Alves Sousa Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Ciências Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1994), pós graduado em Gestão Empresarial (1998) e doutorado em Management

Leia mais

Programas. cabo verde. Angola. portugal. s.tomé e príncipe. Fundación Universitaria San Pablo CEU

Programas. cabo verde. Angola. portugal. s.tomé e príncipe. Fundación Universitaria San Pablo CEU Programas de MESTRADO Online MBA Master in Business Administration Mestrado em Direcção de Empresas Mestrado em Direcção de Marketing e Vendas Mestrado em Direcção Financeira Mestrado em Comércio Internacional

Leia mais

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo Ricardo Chaves Lima 1 Resumo: O empresário inovador é um componente fundamental do processo de desenvolvimento econômico de acordo com a visão schumpeteriana.

Leia mais

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso Marco Aurelio Crocco Afonso Diretor-Presidente Bacharel em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Economia Industrial e da Tecnologia pela UFRJ e PhD em Economia pela Universidade

Leia mais

II FÓRUM PORTUGAL-ALEMANHA

II FÓRUM PORTUGAL-ALEMANHA II FÓRUM PORTUGAL-ALEMANHA 10 e11 Março de 2014 Localização: Ministério dos Negócios Estrangeiros Alemão (Auswärtige Amt) Unterwasserstr. 10, 10117 Berlin Programa Provisório Versão: 29 Janeiro 2014 Com

Leia mais

Executive MBA, e auniversidade de Oxford, que. conquista um terceiro lugar em Gestão, um

Executive MBA, e auniversidade de Oxford, que. conquista um terceiro lugar em Gestão, um posição em Economia e MBA e em terceiro nos mestrados de Empreendedorismo e Gestão. A Universidade de Stanford também aparece muito bem cotada, com dois primeiros lugares, em Gestão e em Recursos Humanos,

Leia mais

CURRICULUM VITAE C A R L O S M A R I A D A S I L V A F E I J Ó. Professor Titular/Catedratico de Direito, Universidade Agostinho Neto

CURRICULUM VITAE C A R L O S M A R I A D A S I L V A F E I J Ó. Professor Titular/Catedratico de Direito, Universidade Agostinho Neto Data de Nascimento: 2 Janeiro 1963 Email:cf@carlosfeijo.com ACTIVIDADE PROFISSIONAL (actual) Professor Titular/Catedratico de Direito, Universidade Agostinho Neto Sócio do escritório de advogados CFA Firma

Leia mais

Currículo de Pedro Jucá Maciel

Currículo de Pedro Jucá Maciel Currículo de Pedro Jucá Maciel Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Economia pela Universidade de Brasília e Pós-

Leia mais

Cristina Miguens. Tatiana Ledeneva. Rui Brandão. Isabel Prado

Cristina Miguens. Tatiana Ledeneva. Rui Brandão. Isabel Prado Cristina Miguens Diretora Geral da WIND, Consultora e Formadora em Internacionalização e Docente de Negócios Internacionais e Estratégia na Universidade de Aveiro - Pós-graduações e Mestrados. Durante

Leia mais

PORTUGAL - INDICADORES ECONÓMICOS. Evolução 2005-2011 Actualizado em Setembro de 2011. Unid. Fonte 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Notas 2011

PORTUGAL - INDICADORES ECONÓMICOS. Evolução 2005-2011 Actualizado em Setembro de 2011. Unid. Fonte 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Notas 2011 Evolução 2005-2011 Actualizado em Setembro de 2011 Unid. Fonte 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Notas 2011 População a Milhares Hab. INE 10.563 10.586 10.604 10.623 10.638 10.636 10.643 2º Trimestre

Leia mais

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador ALOYSIO NUNES FERREIRA RELATÓRIO

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador ALOYSIO NUNES FERREIRA RELATÓRIO RELATÓRIO Da COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, sobre a Mensagem nº 25, de 2013 (Mensagem nº 7, de 01/02/2013, na origem), da Presidente da República, que submete à apreciação do Senado

Leia mais

(Apenas na Asa Norte) Prof. Mark Langevin. 3ª Palestra: Embaixada da França

(Apenas na Asa Norte) Prof. Mark Langevin. 3ª Palestra: Embaixada da França Programação XV Semana de Relações Internacionais Tema: Terrorismo: O que eu vejo não é o que você vê Dias 10, 11 e 12 de Agosto Campi Asa Norte e Taguatinga I Mediadores: Taguatinga 1º dia: Professora

Leia mais

TATIANA AMARAL VATEF

TATIANA AMARAL VATEF CURRICULUM VITAE TATIANA AMARAL VATEF Funcionária Pública Municipal Economista Pós-Graduada em Administração Municipal Master em Administração e Gestão Pública DEA em América Latina Contemporânea Filiação:

Leia mais

RELATÓRIO Nº, DE 2013

RELATÓRIO Nº, DE 2013 RELATÓRIO Nº, DE 2013 Da COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, sobre a Mensagem nº 10, de 2013 (nº 28, de 1º de fevereiro de 2013, na origem), da Presidente da República, que submete à apreciação

Leia mais

Itaúsa comunica alterações no seu Conselho de Administração e de suas controladas

Itaúsa comunica alterações no seu Conselho de Administração e de suas controladas Itaúsa comunica alterações no seu Conselho de Administração e de suas controladas São Paulo, 05 de setembro de 2008 - Conforme seu planejamento sucessório, alinhado às melhores práticas de governança corporativa,

Leia mais

BELMIRO MENDES DE AZEVEDO

BELMIRO MENDES DE AZEVEDO BELMIRO MENDES DE AZEVEDO Março 2011 CURRICULUM VITAE Belmiro Mendes de Azevedo DADOS PESSOAIS NATURALIDADE: Marco de Canaveses DATA DE NASCIMENTO: 17 02 1938 ESTADO CIVIL: Casado FILHOS: 3 CURRICULUM

Leia mais

PROCESSO DE BOLONHA DICIONÁRIO

PROCESSO DE BOLONHA DICIONÁRIO PROCESSO DE BOLONHA O Processo de Bolonha, denominação em homenagem à primeira universidade criada na Europa (1088), é o conjunto dos eventos relativos ao projeto de integração da educação superior a partir

Leia mais

INTRA-EMPREENDEDORISMO PROGRAMA AVANÇADO. Think, Create and Share

INTRA-EMPREENDEDORISMO PROGRAMA AVANÇADO. Think, Create and Share PROGRAMA AVANÇADO DESTINATÁRIOS Quadros intermédios e superiores em organizações do setor privado; técnicos e outros profissionais com potencial para assumir posições de liderança, consultores, gestores,

Leia mais

MBA Gestão de Negócios FIA-ROTARY Turmas Março 2016

MBA Gestão de Negócios FIA-ROTARY Turmas Março 2016 A Fundação de Rotarianos de São Caetano do Sul - ROTARY Colégio Eduardo Gomes objetivando o desenvolvimento profissional de seus associados e seus familiares estabeleceu parceria educacional com a Fundação

Leia mais

A formação da União Europeia

A formação da União Europeia A formação da União Europeia A EUROPA DOS 28 Como tudo começou? 1926: 1º congresso da União Pan- Europeia em Viena (Áustria) 24 países aprovaram um manifesto para uma organização federativa na Europa O

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU CONSTITUIÇÃO:

PARLAMENTO EUROPEU CONSTITUIÇÃO: CONSTITUIÇÃO: PARLAMENTO EUROPEU É a instituição parlamentar da União Europeia. Eleito por um período de 5 anos por sufrágio universal directo pelos cidadãos dos estados-membros Presidente do Parlamento

Leia mais

Irlanda vota contra o Tratado de Lisboa. Resenha Integração Regional

Irlanda vota contra o Tratado de Lisboa. Resenha Integração Regional Irlanda vota contra o Tratado de Lisboa Resenha Integração Regional Diego Cristóvão Alves de Souza Paes 17 de junho de 2008 Irlanda vota contra o Tratado de Lisboa Resenha Integração Regional Diego Cristóvão

Leia mais

Prof. Peter Bent Hansen PPGAd FACE PUCRS Junho de 2012.

Prof. Peter Bent Hansen PPGAd FACE PUCRS Junho de 2012. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd FACE PUCRS Junho de 2012. Questões: Qual o foco das pesquisas científicas atuais? Quais as demandas atuais das organizações? Quais os temas mais relevantes hoje e nos próximos

Leia mais

Alexandre Ulisses. Habilitações Académicas:

Alexandre Ulisses. Habilitações Académicas: Alexandre Ulisses Pós-Graduação em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação do Porto; Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Faculdade de Engenharia da

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

MODELO DE GESTÃO DO SISTAFE

MODELO DE GESTÃO DO SISTAFE REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DO PLANO E FINANÇAS GABINETE DA MINISTRA Unidade Técnica da Reforma Da Administração Financeira do Estado - UTRAFE MODELO DE GESTÃO DO SISTAFE Maputo, 12 de Julho de

Leia mais

Atualidades. Blocos Econômicos, Globalização e União Européia. 1951 - Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA)

Atualidades. Blocos Econômicos, Globalização e União Européia. 1951 - Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA) Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, ecologia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e segurança

Leia mais

Hamilton Beach Brands, Inc. Perfil dos integrantes do comitê executivo

Hamilton Beach Brands, Inc. Perfil dos integrantes do comitê executivo Hamilton Beach Brands, Inc. Perfil dos integrantes do comitê executivo Gregory H. Trepp Presidente e CEO Gregory H. Trepp é presidente e CEO da Hamilton Beach Brands, Inc., e também CEO da The Kitchen

Leia mais

DESCUBRA A CARROLL UNIVERSITY Excelência acadêmica desde 1846

DESCUBRA A CARROLL UNIVERSITY Excelência acadêmica desde 1846 DESCUBRA A CARROLL UNIVERSITY Excelência acadêmica desde 1846 ESTUDA NO CORAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS Obtenha uma educação global no meio dos EUA, na primeira universidade de Wisconsin. Desde 1846, a Carroll

Leia mais

Markus Kummer Ana Cristina Amoroso das Neves

Markus Kummer Ana Cristina Amoroso das Neves Markus Kummer is a member of the Board of Directors of the Internet Corporation for Assigned Names and Number (ICANN and the Secretary of the Internet Governance Forum Support Association (IGFSA) and).

Leia mais

Marina Rodrigues Career and University Counsellor Consultora

Marina Rodrigues Career and University Counsellor Consultora Marina Rodrigues Career and University Counsellor Consultora Auto conhecimento Tomar decisões Ter em conta as oportunidades Juntar Informação Planear e tomar providências As qualificações academicas são

Leia mais

CURRICULUM VITAE Resumo. Estela Maria Souza Costa Neves Setembro 2015

CURRICULUM VITAE Resumo. Estela Maria Souza Costa Neves Setembro 2015 CURRICULUM VITAE Resumo Estela Maria Souza Costa Neves Setembro 2015 NOME ESTELA MARIA SOUZA COSTA NEVES ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO Políticas Públicas de Defesa do Meio Ambiente Capacitação para fortalecimento

Leia mais

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS Nome: Anabela de Jesus Adriano Piedade Morada: R. Manuel Paula Ventura, n.º 28-8700 Olhão Telefone: (289) 721 694/ Telemóvel: 91 743 71 04 Email: anabelapiedade@yahoo.com

Leia mais

MBA Finanças MBA Gestão de Negócios

MBA Finanças MBA Gestão de Negócios MBA Finanças MBA Gestão de Negócios MBA Finanças MBA Gestão de Negócios CORPO EXECUTIVO DIREÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS EXECUTIVOS Professor Eric Cohen --Doutor em Administração de Empresas pela EAESP-FGV,

Leia mais

Prof. Carlos Alberto Serpa de Oliveira CURRICULUM VITAE RESUMIDO

Prof. Carlos Alberto Serpa de Oliveira CURRICULUM VITAE RESUMIDO Prof. Carlos Alberto Serpa de Oliveira CURRICULUM VITAE RESUMIDO Abril de 2014 O professor Carlos Alberto Serpa de Oliveira é carioca, nascido em 07.04.1942. Formou-se Engenheiro Industrial e Metalúrgico

Leia mais

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ACADÉMICA

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ACADÉMICA TITO RENDAS FUNÇÃO Assistente Convidado CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal trendas@fd.lisboa.ucp.pt www.fd.lisboa.ucp.pt ÁREAS DE INTERESSE Propriedade

Leia mais

A internacionalização no cenário acadêmico europeu

A internacionalização no cenário acadêmico europeu Seminário de internacionalização da Universidade de São Paulo (USP) : Ambiente acadêmico internacional em uma universidade de classe mundial A internacionalização no cenário acadêmico europeu - Uma visão

Leia mais

OUTGOING SAÍDA EM 2014.2 UNIVERISIDAES COM RESTRIÇÃO DE VAGAS OU CONDIÇÕES ESPECIAIS DE INSCRIÇÃO

OUTGOING SAÍDA EM 2014.2 UNIVERISIDAES COM RESTRIÇÃO DE VAGAS OU CONDIÇÕES ESPECIAIS DE INSCRIÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC

Leia mais

CURRÍCULOS DOS MEMBROS PROPOSTOS PARA O CONSELHO FISCAL

CURRÍCULOS DOS MEMBROS PROPOSTOS PARA O CONSELHO FISCAL CURRÍCULOS DOS MEMBROS PROPOSTOS PARA O CONSELHO FISCAL Daniel Bessa Daniel Bessa Fernandes Coelho é desde junho de 2009 diretor geral da COTEC Portugal, Associação Empresarial para a Inovação. Desde junho

Leia mais

VII. VIAGENS DO SECRETÁRIO-GERAL E DO SECRETÁRIO-GERAL ADJUNTO

VII. VIAGENS DO SECRETÁRIO-GERAL E DO SECRETÁRIO-GERAL ADJUNTO VII. VIAGENS DO SECRETÁRIO-GERAL E DO SECRETÁRIO-GERAL ADJUNTO - 1 - Viagens do Secretário-Geral Caracas, Venezuela, 2 a 23 de janeiro de 2003 Caracas, Venezuela, 28 de janeiro a 6 de fevereiro de 2003

Leia mais

Boletim Mensal de Economia Portuguesa. N.º 11 Novembro 2014. Gabinete de Estratégia e Estudos Ministério da Economia

Boletim Mensal de Economia Portuguesa. N.º 11 Novembro 2014. Gabinete de Estratégia e Estudos Ministério da Economia Boletim Mensal de Economia Portuguesa N.º 11 Novembro Gabinete de Estratégia e Estudos Ministério da Economia GPEARI Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais Ministério

Leia mais

Caio Marini. Eugênio Mattar

Caio Marini. Eugênio Mattar Caio Marini Especialista em Engenharia Industrial, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ, 1978. Graduado em Administração Pública, pela Escola Brasileira de Administração Pública

Leia mais

BREVE CURRÍCULO. HABIL. ACADÉMICAS:. Licenciatura em Economia (1978), pelo Instituto Superior de Economia (Média: 16 valores);

BREVE CURRÍCULO. HABIL. ACADÉMICAS:. Licenciatura em Economia (1978), pelo Instituto Superior de Economia (Média: 16 valores); BREVE CURRÍCULO NOME. Vítor Bento NASCIMENTO:. 25-06-1954 HABIL. ACADÉMICAS:. Licenciatura em Economia (1978), pelo Instituto Superior de Economia (Média: 16 valores);. Mestrado em Filosofia (2003), na

Leia mais

SE CHALLENGE. Ideias e projectos de empreendedores sociais ATREVE-TE A CONCORRER! És interessado, dedicado e comprometido com a transformação social?

SE CHALLENGE. Ideias e projectos de empreendedores sociais ATREVE-TE A CONCORRER! És interessado, dedicado e comprometido com a transformação social? SE SIM És interessado, dedicado e comprometido com a transformação social? Ideias e projectos de empreendedores sociais És um agente de mudança social? Se sim, este concurso é a oportunidade ideal para

Leia mais

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 13 de Julho de 1943.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 13 de Julho de 1943. BASTONÁRIO ANGELO D ALMEIDA RIBEIRO TRIÉNIO 1972-1974 CURRICULUM VITAE Nascido a 9 de Dezembro de 1921, natural de Lisboa. Casado e pai de seis filhos. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da

Leia mais

CURRICULUM VITAE ANA CRISTINA KLEIN

CURRICULUM VITAE ANA CRISTINA KLEIN CURRICULUM VITAE ANA CRISTINA KLEIN Dados Pessoais: Ana Cristina Klein Rua Joaquim Nabuco, 1562/01 93310-002 Novo Hamburgo RS Fone: 051 35938789/81248789 Brasileira Casada, sem filhos. 49 anos Resumo das

Leia mais

CERTIFIED INTERNATIONAL PROFESSIONAL COACH. Edição 2ª Edição. Duração 314 Horas. Regime Pós-laboral e ao sábado. Calendário Nov. 2015 Jul.

CERTIFIED INTERNATIONAL PROFESSIONAL COACH. Edição 2ª Edição. Duração 314 Horas. Regime Pós-laboral e ao sábado. Calendário Nov. 2015 Jul. Edição 2ª Edição Calendário Nov. 2015 Jul. 2016 Duração 314 Horas Regime Pós-laboral e ao sábado CERTIFIED INTERNATIONAL PROFESSIONAL COACH Em parceria com: ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS GERAIS DURAÇÃO / EXTENSÃO

Leia mais

As instituições internacionais e a reorganização do espaço geográfico mundial

As instituições internacionais e a reorganização do espaço geográfico mundial As instituições internacionais e a reorganização do espaço geográfico mundial ONU A ONU (Organização das Nações Unidas) foi fundada no dia 24 de outubro de 1945, em São Francisco, Estados Unidos. O encontro

Leia mais

ICC 106 10. 16 março 2011 Original: inglês/espanhol. Conselho Internacional do Café 106. a sessão 28 31 março 2011 Londres, Reino Unido

ICC 106 10. 16 março 2011 Original: inglês/espanhol. Conselho Internacional do Café 106. a sessão 28 31 março 2011 Londres, Reino Unido ICC 106 10 16 março 2011 Original: inglês/espanhol P Conselho Internacional do Café 106. a sessão 28 31 março 2011 Londres, Reino Unido Indicação para o cargo de Diretor Executivo Apresentada pelo México

Leia mais

Formação. - Licenciada em Ciências Politicas e Sociologia, pela Universidade Complutense de Madrid

Formação. - Licenciada em Ciências Politicas e Sociologia, pela Universidade Complutense de Madrid María del Carmen Fernández Rozado Formação - Doutorada em Ciências Económicas e Empresariais, pela Universidade Complutense de Madrid - Licenciada em Ciências Politicas e Sociologia, pela Universidade

Leia mais

O PÓS-GUERRA E A CRIAÇÃO DA 1ª COMUNIDADE

O PÓS-GUERRA E A CRIAÇÃO DA 1ª COMUNIDADE O PÓS-GUERRA E A CRIAÇÃO DA 1ª COMUNIDADE Durante muito tempo os países da Europa andaram em guerra. A segunda Guerra Mundial destruiu grande parte do Continente Europeu. Para evitar futuras guerras, seria

Leia mais

Conselho Nacional de Educação. Falecimento Prof. a Doutora Maria Teresa Ambrósio (1937-2006)

Conselho Nacional de Educação. Falecimento Prof. a Doutora Maria Teresa Ambrósio (1937-2006) Votos de Pesar VOTOS DE PESAR Conselho Nacional de Educação Falecimento Prof. a Doutora Maria Teresa Ambrósio (1937-2006) Faleceu hoje, vítima de doença prolongada, a Prof. a Doutora Maria Teresa Vieira

Leia mais

26-27 NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE. Viva a Experiência Notre Dame no Brasil. Strategic Thinking and Business Planning SEMINÁRIO INTERNACIONAL

26-27 NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE. Viva a Experiência Notre Dame no Brasil. Strategic Thinking and Business Planning SEMINÁRIO INTERNACIONAL SEMINÁRIO INTERNACIONAL PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS Strategic Thinking and Business Planning Tradução simultânea de inglês para português Apresentação única em São Paulo 26-27 Agosto, 2013 Analize

Leia mais

Experiência Profissional

Experiência Profissional CURRICULUM VITAE Paulo Alexandre Fernandes Varela Simões Caldas Nascimento: Nampula - Moçambique, 25 de Setembro de 1972; Estado Civil: Casado Experiência Profissional - Vice-Presidente da Comunidade Urbana

Leia mais

Top Management IEDE Business School Chile. 25 a 29 de Janeiro de 2016

Top Management IEDE Business School Chile. 25 a 29 de Janeiro de 2016 Top Management IEDE Business School Chile 25 a 29 de Janeiro de 2016 Business Week Top Management in Chile De origem espanhola, a IEDE Bussines School, que ocupa um importante lugar a nível mundial dentre

Leia mais

Novos palestrantes 1. Manu Bhardwaj 2. Alexander Mora 3. Oren Gershtein 4. Randeep Sudan

Novos palestrantes 1. Manu Bhardwaj 2. Alexander Mora 3. Oren Gershtein 4. Randeep Sudan Novos palestrantes 1. Manu Bhardwaj Coordenador de Comunicações Internacionais e Política de Informação do Departamento de Estado Norte-Americano - órgão correspondente ao Ministério das Relações Exteriores

Leia mais

ORGANIZAÇÃO PARA SEGURANÇA E COOPERAÇÃO NA EUROPA - OSCE

ORGANIZAÇÃO PARA SEGURANÇA E COOPERAÇÃO NA EUROPA - OSCE 1 ORGANIZAÇÃO PARA SEGURANÇA E COOPERAÇÃO NA EUROPA - OSCE INTRODUÇÃO 2 Prezados Ministros, Este material auxiliar foi pensado no intuito de situar cada nação que será representada em nosso comitê dentro

Leia mais

Brasil como maior exportador mundial de carne bovina: conquistas e desafios

Brasil como maior exportador mundial de carne bovina: conquistas e desafios Brasil como maior exportador mundial de carne bovina: conquistas e desafios João Ricardo Albanez Superintendente de Política e Economia Agrícola, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de

Leia mais

CRONOLOGIA DA INTEGRAÇÃO EUROPEIA

CRONOLOGIA DA INTEGRAÇÃO EUROPEIA CRONOLOGIA DA INTEGRAÇÃO EUROPEIA 1950 9 de Maio Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, profere um importante discurso em que avança propostas inspiradas nas ideias de Jean Monnet.

Leia mais

www.oriundi.net Giornalismo fatto con passione PUBLICIDADE 2011 MídiaKit Sobre o veículo Oriundi.net - Conteúdo qualificado na Internet

www.oriundi.net Giornalismo fatto con passione PUBLICIDADE 2011 MídiaKit Sobre o veículo Oriundi.net - Conteúdo qualificado na Internet Sobre o veículo Oriundi.net - Conteúdo qualificado na Internet Atualização diária de notícias sobre as relações mantidas entre o Brasil e a Itália e a União Europeia. Revista digital que publica matérias

Leia mais

II Meeting dos Profissionais do Direito Privado

II Meeting dos Profissionais do Direito Privado II Meeting dos Profissionais do Direito Privado Informações Técnicas: Período: 23 a 26 de setembro de 2014 Local: Clube de Engenharia Av. Rio Branco, 124/25º Andar Programação do Meeting: Dia 23 de setembro

Leia mais

Convenção sobre o Combate da Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros em

Convenção sobre o Combate da Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros em Convenção sobre o Combate da Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros em Transações Comerciais Internacionais Preâmbulo As Partes, Considerando que a corrupção é um fenômeno difundido nas Transações

Leia mais

Dados Pessoais: Naturalidade: Beira. Mandato: 2015/2017. Vice-Presidente do Conselho de Administração, WHATANA INVESTMENTS CORP

Dados Pessoais: Naturalidade: Beira. Mandato: 2015/2017. Vice-Presidente do Conselho de Administração, WHATANA INVESTMENTS CORP Dados Pessoais: Data de nascimento: 25 de Março de 1952 Naturalidade: Beira Nacionalidade: Moçambicana Cargo: Presidente do Conselho de Administração Início de Funções: 2015 Mandato: 2015/2017 Cargo que

Leia mais