1. Capim-tanzânia (Panicum maximum cv. Tanzânia)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. Capim-tanzânia (Panicum maximum cv. Tanzânia)"

Transcrição

1 1. Capim-tanzânia (Panicum maximum cv. Tanzânia) Características da planta: as plantas desse capim podem alcançar 2 m de altura. Crescem em touceiras nas quais podem ser encontrados, além de colmos verticais, muitos colmos semi-decumbentes cujos nós raramente produzem raízes. Uma das suas características marcantes é a abundante produção de folhas. Principais atributos agronômicos: produz mais forragem que o tradicional capimcolonião, porém, menos que o capim-mombaça; cerca de 26 t/ha por ano de matéria seca foliar. Apresenta mediana resistência as cigarrinhas-das-pastagens, em especial às espécies pertencentes aos gêneros Deois e Notozulia e nenhuma tolerância a condições de excesso de água no solo. Adapta-se em regiões tropicais onde o total anual de precipitações excede mm, e onde os solos são de alta fertilidade, profundos e bem drenados. Exigente quanto a disponibilidade de fósforo e de potássio. Para assegurar boa produtividade e persistência de pastagens formadas com essa cultivar, a saturação por bases no solo deve ser mantida entre 45% e 50%. Atributos especiais: O fato de produzir talos mais finos, de apresentar porte mais baixo e de crescer de modo menos agressivo, comparativamente ao capim-tobiatã e ao capimmombaça, faz dele um capim mais fácil de manejar. Seus colmos pouco lignificados reduzem a possibilidade da ocorrência de pastejo em mosaico. Uso potencial: Em área corrigida e adubada, é bem aceito por bovinos, bubalinos, eqüinos, caprinos e ovinos. Dele pode ser obtida silagem. Apesar do capim-tanzânia apresentar menor capacidade de suporte, quando em comparação ao capim-mombaça, os bovinos nele mantido apresentam ganhos de peso individual superior. A relação folha:talo muito favorável ao pastejo, que bem caracteriza essa planta, explica em grande parte as altas produtividades de animais que dele se alimentam. 2. Capim-mombaça (Panicum maximum cv. Mombaça) Características da planta: cresce em touceiras muito vigorosas e altas, podendo chegar até 2,5 m de altura. Muitas de suas folhas apresentam até 4 cm de largura e a relação folha:talo dessa cultivar é tão favorável ao pastejo quanto à apresentada pelo capim-tanzânia. Principais atributos agronômicos: apresenta o maior potencial de produção de forragem, atingindo 33 t/ha de matéria seca foliar por ano. Para tanto, faz-se necessário atender seus requisitos de solo (profundo, bem drenado, fértil) e de clima (quente, precipitação superior a mm por ano), que são idênticos aos do capim-tanzânia.

2 A resistência desse capim às cigarrinhas-das-pastagens (espécies dos gêneros Deois e Notozulia) é mediana e sua tolerância a excesso de água no solo (má drenagem) é pequena. Atributos especiais: deve ser mantido continuamente sob tal pressão de pastejo que não permita seu crescimento excessivo e a produção talos lignificados, os quais não serão consumidos pelos animais, limitarão seu acesso às folhas produzidas no interior das touceiras e contribuirão à ocorrência do problema do pastejo em mosaico. As produtividades de forragem por ela proporcionada são particularmente altas sob irrigação em regiões onde a temperatura ambiente não restringe o crescimento e onde são feitas regularmente adubações de reposição em cobertura. Uso potencial: Essa cultivar pode ser utilizada sob sistema de pastejo contínuo; entretanto, ela mostra-se especialmente adequada para uso sob sistema rotacionado. Não é recomendado para a produção de feno; entretanto tem sido utilizado com sucesso na produção de silagem. 3. Capim-piatã (Brachiaria brizantha cv. Piatã) Características da planta: a planta dessa cultivar de gramínea perene cresce em touceiras compostas por grande número de perfilhos finos e podem alcaçar 1,1 m de altura. Cada perfilho é composto por folhas que tem, em média, 1,8 cm de largura e até 45 cm de comprimento e bainha pouco pilosa. Diferencia-se das demais cultivares de B. brizantha principalmente pela inflorescência que pode ser composta por até 12 rácemos (um tipo de ramificação) horizontais, ou seja, um número de rácemos superior à média encontrada nas plantas de outras cultivares (três a cinco); pelo rebrote mais rápido e maior relação folha:talo. Floresce continuamente, de janeiro a maio, quando cultivada em regiões situadas ao redor da latitude 20oS. Principais atributos agronômicos: No Brasil, sua adaptação climática ocorre nitidamente em regiões tropicais úmidas ou de cerrado, onde a precipitação anual supera mm, mas onde a estação seca pode se estender por quatro ou cinco meses. Esse capim requer solos de média a alta fertilidade e níveis de saturação por bases superando 40%. Essa cultivar mostra resistência às cigarrinhas-das-pastagens pertencentes às espécies Notozulia entreriana e Deois flavopicta. São boas as possibilidades de sucesso do seu cultivo consorciado com amendoim forrageiro (Arachis pintoi), estilosantes Mineirão (Stylosanthes guianensis var. vulgaris cv. Mineirão), estilosantes Campo Grande (Stylosantes capitata + S. macrocephala), puerária (Pueraria phaseoloides) e calopogônio (Calopogonium mucunoides), o que pode aumentar consideravelmente o potencial produtivo e a qualidade nutritiva da pastagem.

3 Atributos especiais: o nível de tolerância a condições de excesso de água no solo (encharcamento) é superior ao da B. brizantha cv. Marandu. Uso potencial: em ensaios de pastejo conduzidos, em área não irrigada, a cv. Piatã resultou, em média, 45 kg/ha de peso vivo a mais, em comparação ao braquiarão. Presta-se bem à produção de silagem e de feno. 4. Capim-xaraés (Brachiaria brizantha cv. Xaraés) Características da planta: cresce em touceiras de até 1,5 m de altura, nas quais são encontrados muitos perfilhos decumbentes, cujos nós produzem raízes quando em contato com o solo. Suas folhas apresentam intensa coloração verde-escura. Principais atributos agronômicos: a resistência desse capim às cigarrinhas-das-pastagens pertencentes às espécies Deois flavopicta e Notozulia entreriana é moderada, mas apresentando-se susceptível à espécie Mahanarva fimbriolata. Não tolera condições de alagamento, porém mostra-se mais tolerante a solos encharcados, que a cv. Marandu. Desde que atendidos seus requisitos de fertilidade do solo e de clima tropical úmido (com precipitações anuais superiores a 800 mm), essa cultivar tem potencial para produzir sem irrigação mais de 18 t/ano de matéria seca foliar. Requer solos de média a alta fertilidade; melhores resultados são obtidos sob condições de saturação por bases do solo de, no mínimo, 40%. Seu cultivo consorciado com amendoim forrageiro (Arachis pintoi), estilosantes Campo Grande (Stylosantes capitata + S. macrocephala), puerária (Pueraria phaseoloides), estilosantes Mineirão (Stylosanthes guianensis var. vulgaris cv. Mineirão) e calopogônio (Calopogonium mucunoides) pode aumentar consideravelmente o potencial produtivo e a qualidade da pastagem. Atributos especiais: possui maior produção de forragem, melhor distribuição estacional dessa produção (cerca de 30% na seca e 70% no período das chuvas), florescimento mais tardio (mês de abril) e rebrote mais rápido, quando comparado ao capim-braquiarão. Além disso, seus talos são mais vigorosos (muitos deles são semidecumbentes) e suas folhas são mais largas. O alto potencial produtivo e alta taxa de crescimento que caracterizam esse capim, exigem manejo cuidadoso em especial no que tange a taxa de lotação (sendo mais alta do que o capim-braquiarão), para que seja evitado o crescimento excessivo das plantas, conseqüente acamamento dos colmos e rejeição das folhas mais velhas pelos animais. Uso potencial: O florescimento tardio possibilita a manutenção de boa qualidade nutricional da forragem até o final de outono/início do inverno. Presta-se bem à produção de silagem.

4 5. Ruziziensis (Brachiaria ruziziensis comum ) Características da planta: esse capim cresce em touceiras semi-eretas de até 1 m de altura e produz rizomas curtos além de estolões. As bainhas das folhas são cobertas por densa pilosidade macia; quando cultivada ao redor da latitude 20oS, floresce intensamente, uma única vez, no início do outono. Principais atributos agronômicos: essa planta requer clima quente e úmido, onde as precipitações anuais superam mm. Não se desenvolve em solos encharcados e é menos tolerante à seca e ao frio que a B. decumbens cv. Basilisk. Requer solos de média fertilidade, mesmo que apresentem alguma acidez. Não tolera queima e é susceptível a várias espécies de cigarrinha-das-pastagens. Potencialmente, pode ser cultivada em pastagens utilizadas de forma contínua, em plantios consorciados com estilosantes Mineirão (Stylosanthes guianensis var. vulgaris), calopogônio (Calopogonium mucunoides) e estilosantes Campo Grande (Stylosanthes capitata + S. macrocephala) e amendoim-forrageiro (Arachis pintoi). Atributos especiais: na década de 1970 a B. ruziziensis foi utilizada com pastagem para bovinos no Brasil Central. Entretanto, o interesse por esse capim diminuiu rapidamente em função da sua baixa resistência às cigarrinhas, produtividade inferior à B. decumbens cv. Basilisk, pouca tolerância ao frio e à seca, de cessar a produção de folhas após florescer intensamente e reduzir drasticamente sua qualidade nutricional no outono. No entanto, dentre as espécies do gênero Brachiaria utilizadas como pastagem, é considerada a que produz forragem de maior palatabilidade e melhor qualidade para bovinos. Uso potencial: é bem consumido por bovinos e bubalinos, mas não por eqüinos e pode ser utilizada sob sistema de pastejo contínuo. É especialmente adequada para a produção de fenos, graças a seus talos tenros, florescimento tardio e qualidade nutricional. Presta-se muito bem à produção de palhada (após dessecação química), para o sistema de plantio direto e para a cobertura das entre-linhas em pomares. 6. Brachiaria Brizanta (Brachiaria Brizantha (Hochst) Stapf. cv Marandu) Braquiarão, brizantão. Origem: África (Zimbábue) Exigência de solo: Média a alta fertilidade Exigência de chuva: 1.000mm. Baixa relação folha/talo Responde bem a adubação fosfatada

5 Boa capacidade de rebrota Boa tolerância à seca Hábito de crescimento: Touceira Resistência da planta: * Geada = Média * Solo úmido = Baixa * Cigarrinhas = Já foi mais resistente, hoje começa a apresentar sensibilidade. * Sombreamento = Média Consorciações: Calopogônio, soja perene, leucena e estilosante. Produção de matéria seca: De 12 a 20 t/ha/ano Proteína bruta: 10% Palatabilidade: Boa Plantio: * Condição ideal = 240pts VC/ha. * Condição média = 320 pts VC/ha. * Condição adversa = 480 pts. VC/ha. Profundidade de plantio: Até 2 cm Tempo de formação: 80 a 100 dias Altura de corte: cm (retirar os animais) Vantagens: 1. Boa capacidade de rebrota 2. Ideal para terminação de animais. 3. Apresenta boa resposta a adubação Desvantagem: 1. Medianamente exigente em fertilidade. GÊNERO BRACHIARIA (Brachiaria brizantha cv Marandu Capim) 1 - INTRODUÇÃO A Brachiaria brizantha Hochst Stapf, é originária da África Tropical e África do Sul. A cultivar Marandu foi estudada, inicialmente, pelo Centro Nacional de Pesquisa do Gado de Corte (CNPGC-EMBRAPA), (MS) e, posteriormente, pelo Centro Nacional de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados (CNPAC-EMBRAPA), (DF). Seu porte é muito variável, bem como sua pubescência e rendimento. Desenvolve-se na maioria dos solos, inclusive ácidos (WENZL et al., 2002), mas requer um índice pluviométrico acima de 500 mm de chuva por ano. Não tolera o fogo.

6 A cultivar apresenta porte quase ereto, enraíza muito pouco nos nós, adapta-se a regiões mais ou menos úmidas, desde o nível do mar até mais de m de altitude. É moderadamente tolerante à seca, desenvolve-se bem em solos não úmidos, é tolerante ao frio, resistente ao ataque de cigarrinhas, tem bom valor forrageiro e alta produção de massa verde e baixa produção de sementes. Causas de morte de pastagem com Brachiaria brizantha cv Marandu nas regiões de Araguaína, em Tocantins e Redenção, no sul do Pará, motivaram pesquisadores da Embrapa Gado de Corte a realizarem viagens de diagnóstico, em março de Constatou-se que a morte das pastagens ocorria em áreas localizadas (reboleiras) das pastagens. Apesar de terem sido verificadas altas infestações de cigarrinhas das pastagens, bem como de cupins subterrâneos, em alguns locais, o excesso de água em áreas de depressão do terreno (condição favorável ao ataque de fungos nas raízes principalmente do gênero Rhizoctonia), associado a um estado geral de degradação de pastagens por excesso de uso (manejo inadequado), foram consideradas as principais causas da morte de Brachiaria nas regiões visitadas. A queima foliar pela Rhizoctonia é causada por um fungo endofítico que mostra alta correlação com outros hospedeiros de plantas, resultando em resposta fisiológica de larga aplicação em relação ao vigor da planta, estado de nutrição da planta e proteção contra outros patógenos e insetos. Fungos endofítico não patogênicos, em associação intercelular com as gramíneas completam seu ciclo, em várias partes da parte aérea da planta. Os fungos endofíticos encontrados nas plantas possuem certo número de propriedades, como tolerância a várias doenças, persistência e vigor da planta. Estudos interessantes de associações de fungos endofíticos com as gramíneas tropicais, são conduzidos no CIAT, CGIAR (Colômbia) em parcerias com a EMBRAPA, Governo da China, Governo da Índia e Governo da Austrália. Foram selecionados cerca de onze fungos nas espécies de Brachiaria. Através de métodos de inoculação com fungos endofíticos foi possível introduzir artificialmente certos fungos endofítiticos em vários genótipos de Brachiaria e verificaram que fungos endofíticos podem atuar como protetores de algumas espécies de Brachiaria, de certas doenças fúngicas e ataque de insetos. Conseguiram desenvolver, em situação especial, condição para eliminar totalmente os fungos endofíticos, de certas espécies de Brachiaria, e, ainda, criaram clones, geneticamente idênticos, de espécies de Brachiaria, com e sem fungos endófitos. Foram, também, obtidos em casa de vegetação, espécies de Brachiaria, totalmente tolerantes ao fungo da queima da folha (Rhizoctonia foliar) através de fungos endófitos (Kelemu et al., 2003). O fungo endophitico - Acremonium implicatum foi identificado pelo Grupo CIAT/JAP como Protetor Invisível das gramíneas tropicais, em especial da Brachiaria (KELEMU et al. 2002). Em princípio, todas as pastagens contem fungos endofíticos, fungos invisíveis a olho nu, e que oferecem um enorme potencial para uso industrial, medicinal e agrícola. Os fungos endofíticos vivem em espaços intercelulares das plantas e criam uma relação de benefício mútuo. A planta oferece albergue e nutrientes ao fungo, enquanto este lhe dá vigor e resistência contra pragas, enfermidades e a seca. O gramado que cobre um campo de Golfe ou de Futebol é beneficiado pela presença destes aliados invisíveis, pois confere a ele resistência aos inimigos naturais. Contudo, esta associação parece não

7 resultar, tão favoravelmente, para os animais em pastejo. Os animais em pastejo que consomem plantas com fungos endofíticos podem perder peso, diminuir a produção de leite ou sofrerem algum tipo de debilidade, menor fertilidade ou mesmo morrer.antes de esclarecer tudo sobre os endófitos, as forrageiras, injustamente, adquirem a fama de venenosas. Nas regiões temperadas, estudaram-se amplamente, estes efeitos, mas não se sabia o que ocorria na região tropical, até final de Naquele ano, uma equipe de Pesquisadores do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), com apoio financeiro do governo japonês, iniciou o estudo dos fungos endofíticos nos pastos tropicais. Graças a esse trabalho, conseguiu-se identificar, pela primeira vez, o fungo endofítico em Brachiaria, o Acremonium implicatum, que produz uma substância que protege a planta contra pragas e doenças e aumenta a resistência à seca. A semente de uma planta que contém este fungo vai gerar outra planta também com o fungo e assim sucessivamente. Os pesquisadores verificaram que os fungos endofíticos produzem algumas toxinas que atacam os fungos patogênicos e não conhecem ainda seu efeito sobre os animais em pastejo. Os principais atributos desta espécie forrageira são produtividade, tolerância à cigarrinha e a doenças, supressão de ervas daninhas, e sua adaptação à condição de baixa luminosidade. O nome Marandu dado a esta cultivar significa Novidade, em Tupi Guarani. Apresenta a seguinte sinonímia segundo a região: palisade grass (Samoa), signal grass (Leste da África), St. Lúcia grass (Queensland), Ceylon sheep grass (Sri Lanka), Pasto alambe (América espanhola) Upright brachiaria (Zimbabwe), Bread grass (Sul da África), Estrela da África, Braquiarão, Brizantão (Brasil). As cultivares de Brachiaria brizantha estão assim distribuídas na América Latina: Marandu (1984-Brazil), Gigante (1989-Venezuela), Insurgente (1989-México), Diamantes1 (1991-Costa Rica), La Libertad (1987- Colômbia), Toledo (2000-Costa Rica), Toledo grass (2002-Colômbia, CIAT 26110), MG5-Vitória (2001-Brasil), Xaraés (2003-Brasil). 2 - CARACTERÍZAÇÕES BÁSICAS Nome científico: Brachiaria brizantha (A. Rich.) Stapf vr. Marandu. Origem: África Tropical e do Sul. Ciclo: perene. Precipitação pluviométrica requerida: acima de 500 mm/ano. Forma de crescimento: touceiras, semi-ereta. Altura da planta: crescimento livre até 1,0 a 1,20 m. Digestibilidade: satisfatória. Palatabilidade: satisfatória. Tolerância à seca: média. Forma de uso: pastejo e eventualmente, produção de feno. Tolerância a insetos: resistente à cigarrinha das pastagens. Produção de forragem: 10 a 17 t MS/ha/ano.

8 3 - RECOMENDAÇÕES AGRONÔMICAS Nível de fertilidade do solo: acima de média fertilidade Acidez no solo: tolerante. Forma de plantio: sementes. Modo de plantio: a lanço. Sementes necessárias: 7 a 14 kg/ha. Profundidade de plantio: 2 cm. Tolerância a solos mal drenados: baixa. Tolerância a insetos: resistente á cigarrinha da pastagem Tempo para a utilização: 90 a 120 dias após o plantio Consorciação: todas as leguminosas Adubação: de acordo com as recomendações técnicas determinadas pela análise de solo Altitude: nível do mar até m Latitude: 30 N e S Temperatura ótima: 30 a 35 C Valor no controle da erosão: usada com muito sucesso Dormência da semente: desprezível Pureza: mínima 40% Germinação: mínima 60% 7. Capim-massai (Panicum maximum cv. Massai) Características da planta: gramínea perene que cresce em touceiras com altura média de 1 m, compostas por grande número de perfilhos finos e predominantemente eretos. Suas folhas apresentam lâminas estreitas (largura média de 1 cm), longas e curvadas e bainha recoberta por pêlos curtos e duros. Principais atributos agronômicos: adapta-se bem em regiões onde a precipitação anual excede mm. Apesar de tolerar a presença de alumínio tóxico (Al3+) no solo, sua boa implantação na pastagem depende da disponibilidade de níveis médio a alto de fertilidade do solo; idealmente, a saturação por bases do solo deve situar-se entre 40% e 50%. O plantio consorciado do capim-massai com amendoim forrageiro (Arachis pintoi) e puerária (Pueraria phaseoloides) no estado do Acre (precipitação média anual de mm), foi muito bem sucedido em termos de produção de forragem. Sua tolerância a condições de encharcamento do solo é mediana. As chances de sucessos da consorciação desse capim com estilosantes Campo Grande e estilosantes Mineirão são também muito boas, desde que cultivado em áreas bem drenadas. Apresenta resistência à cigarrinha-das-pastagens pertencente à espécie Notozulia entreriana.

9 Atributos especiais: essa cultivar tem a propriedade de manter a produtividade a despeito de decréscimos dos níveis de fósforo no solo, conseqüentes de sua exploração continuada. Uso potencial: o porte baixo do capim-massai, associado à alta velocidade de rebrote e alta relação folha:talo, facilitam o manejo da pastagem. Seu uso sob pastejo, em áreas não irrigadas, proporciona produtividades de carne bovina por hectare/ano idênticas às proporcionadas pelo capim-braquiarão, porém, os ganhos individuais dos animais (bovinos) são inferiores aos obtidos com os capins tanzânia e mombaça. Uma estratégia de utilização especialmente adequada para esse capim é o pastejo rotacionado. Apesar de ser mais utilizado como pastagem, sua utilização como feno está se popularizando. É muito bem consumido também por eqüinos. Características De origem africana, o CAPIM MASSAI é um híbrido espontâneo entre o Panicum Maximum e o Panicum Infestum, estudado e desenvolvido pelo núcleo Gado de Corte da EMBRAPA, em Campo Grande, MS, a partir de É uma cultivar que forma touceiras, com altura média de 60 cm e folhas quebradiças, sem cerosidade e largura de 1 cm. As lâminas apresentam densidade média de pelos curtos e duros e a bainha densidade alta desses pelos. Os colmos são verdes e possui excelente produção de forragem, com grande velocidade de estabelecimento e de rebrota, média tolerância ao frio e boa resistência ao fogo. É uma gramínea de múltiplo uso, isto é, tem muito boa aceitação entre bovinos, equinos e ovinos. Em testes de comparação com outros Panicuns, o MASSAI mostrou-se vantajoso por apresentar melhor cobertura de solo, melhor persistência em terrenos com baixos níveis de fósforo, maior tolerância em áreas com grande concentração de alumínio e por apresentar mais resistência à cigarrinha-das-pastagens. Seu sistema radicular é privilegiado, com raízes profundas que captam água e nutrientes com facilidade, e mais se adaptam às condições adversas do solo, como compactação, alta acidez, baixa fertilidade, etc. Sua avaliação evidenciou que, sob pastejo rotacionado, o CAPIM MASSAI suportou 3,2 a 1,1 UA/ha durante o período das águas e o das secas, respectivamente, com os animais ganhando 400 g/dia durante o período das águas, mantendo esse nível de ganho durante o período seco, gerando uma produtividade média de 620 kg de peso vivo por hectare ao ano. Adaptação a clima e solo Nos sete Estados escolhidos para se avaliar o potencial de adaptação a distintos climas e solos, o MASSAI destacou-se em todos eles, produzindo bem em diferentes latitudes, altitudes e precipitações pluviométricas. Nos estados do Acre e Minas Gerais, e no Distrito Federal, apresentou a mais alta produção de matéria seca de folhas e a mais alta porcentagem de folhas, mesmo quando comparado com forrageiras de porte alto como a Cv. Mombaça. No Pará ficou entre as cinco mais produtivas.

10 Plantio O preparo do solo para seu plantio é o convencional, ou seja, o mesmo utilizado para a formação de outras pastagens, e a semeadura logo após o início das chuvas. Em sua fase de implantação requer níveis de médio a alto de fertilidade de solo, sendo, porém, menos exigente em adubação de manutenção, já que persiste maior tempo em circunstâncias de baixa fertilidade, com boa produção sob pastejo. Por ser um capim precoce, floresce e produz sementes várias vezes ao ano, com ênfase para o mês de maio, quando atinge seu pico de produção. Produção Agronômica Apesar de seu porte de apenas 60 cm de altura, a cultivar MASSAI apresentou produção de matéria seca equivalente a 15,6 t/ha semelhante à cultivar Colonião, cujo porte é de 150 cm de altura. Essa sua alta produção ocorre em virtude de possuir capacidade 30% maior de produzir folhas em relação aos colmos, e 83% maior de rebrota após os cortes. A concentração de proteína bruta apresentada foi semelhante à da cultivar Tanzânia-1, ou seja, 12,5% nas folhas e 8,5% nos colmos. Considereações Múltiplo uso, sustentabilidade e adaptabilidade são as palavras chaves para se definir o CAPIM MASSAI. Sua oferta a todos os tipos de animais, seu desempenho altamente satisfatório associado a outras importantes características de adaptação, sua melhor cobertura do solo e persistência nos níveis mais baixos de fósforo, sua maior tolerância ao alumínio e resistência à cigarrinha-das-pastagens, seu sistema radicular com maior adaptabilidade às condições adversas de solo de baixa fertilidade e com déficit hídrico, fazem dessa cultivar uma forrageira ideal para a diversificação de áreas de pastagens e a viabilização da sustentabilidade de sistemas de produção de bovinos, equinos e ovinos. Sua utilização, em vista dos testes e avaliações efetuados durante os vários anos de pesquisa pela EMBRAPA, ensejará a eliminação definitiva do grave problema que vem alarmando os produtores rurais de vários Estados brasileiros, que é a morte súbita das pastagens.

CONVERT* HD364. Acelere seus resultados com a pecuária de corte e de leite.

CONVERT* HD364. Acelere seus resultados com a pecuária de corte e de leite. CONVERT* HD364. Acelere seus resultados com a pecuária de corte e de leite. Origem O CONVERT* HD364 foi obtido pelo Projeto de Forragens Tropicais do CIAT (Centro Internacional de Agricultura Tropical),

Leia mais

DESCOMPACTAÇÃO DO SOLO NO PLANTIO DIRETO USANDO FORRAGEIRAS TROPICAIS REDUZ EFEITO DA SECA

DESCOMPACTAÇÃO DO SOLO NO PLANTIO DIRETO USANDO FORRAGEIRAS TROPICAIS REDUZ EFEITO DA SECA DESCOMPACTAÇÃO DO SOLO NO PLANTIO DIRETO USANDO FORRAGEIRAS TROPICAIS REDUZ EFEITO DA SECA Por: Julio Franchini Área: Manejo do Solo Julio Franchini possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual

Leia mais

Diferimento de pastagens para animais desmamados

Diferimento de pastagens para animais desmamados Diferimento de pastagens para animais desmamados Marco Antonio Alvares Balsalobre Eng. Agrônomo doutor em Ciência Animal e Pastagens Diretor de Produto da Bellman Nutrição Animal LTDA Mirella Colombo Moscardini

Leia mais

Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) de Corte da Embrapa Milho e Sorgo

Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) de Corte da Embrapa Milho e Sorgo Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) de Corte da Embrapa Milho e Sorgo Ramon C. Alvarenga¹ e Miguel M. Gontijo Neto¹ Pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) A Embrapa Milho e Sorgo

Leia mais

Produção de Leite a Pasto

Produção de Leite a Pasto Produção de Leite a Pasto Levar o gado ao pasto e não o pasto ao gado Menor custo, redução da mão-de-obra Mais saúde para os animais Menor impacto ambiental Maior rentabilidade PRODUÇÃO DE LEITE A PASTO

Leia mais

RENOVAÇÃO DE PASTAGENS COM PLANTIO DIRETO

RENOVAÇÃO DE PASTAGENS COM PLANTIO DIRETO RENOVAÇÃO DE PASTAGENS COM PLANTIO DIRETO EXPERIÊNCIAS DA MONSANTO DO BRASIL MARCIO SCALÉA ABRIL 2007 Manejo Genética Alimentação Sanidade GENÉTICA M A N E J O ALIMENTAÇÃO S A N I D A D E FASE PRODUTIVA

Leia mais

Amendoim forrageiro - alternativas destinadas ao consumo eqüino

Amendoim forrageiro - alternativas destinadas ao consumo eqüino Amendoim forrageiro - alternativas destinadas ao consumo eqüino Objetivando-se uma criação rentável e tecnicamente planejada, nada mais correto que o produtor venha a preocupar-se com a disponibilidade

Leia mais

Comunicado Técnico 06

Comunicado Técnico 06 Comunicado Técnico 06 ISSN 2177-854X Agosto. 2010 Uberaba - MG Irrigação de Pastagens Instruções Técnicas Responsáveis: André Luis Teixeira Fernandes; E-mail: andre.fernandes@fazu.br Engenheiro Agrônomo;

Leia mais

FONTES E DOSES DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA RECUPERAÇÃO DE SOLO DEGRADADO SOB PASTAGENS DE Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ

FONTES E DOSES DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA RECUPERAÇÃO DE SOLO DEGRADADO SOB PASTAGENS DE Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ FONTES E DOSES DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA RECUPERAÇÃO DE SOLO DEGRADADO SOB PASTAGENS DE Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ Carlos Augusto Oliveira de ANDRADE 1 ; Rubens Ribeiro da SILVA. 1 Aluno do Curso

Leia mais

PLANTIO DE MILHO COM BRAQUIÁRIA. INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA - ILP

PLANTIO DE MILHO COM BRAQUIÁRIA. INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA - ILP PLANTIO DE MILHO COM BRAQUIÁRIA. INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA - ILP Autores: Eng.º Agr.º José Alberto Ávila Pires Eng.º Agr.º Wilson José Rosa Departamento Técnico da EMATER-MG Trabalho baseado em: Técnicas

Leia mais

Práticas Agronômicas que Interferem na Produção de Silagem de Milho

Práticas Agronômicas que Interferem na Produção de Silagem de Milho Práticas Agronômicas que Interferem na Produção de Silagem de Milho Engº Agrº Robson F. de Paula Coordenador Técnico Regional Robson.depaula@pioneer.com Silagem de qualidade começa no campo! E no momento

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PLANTIO E ESTABELECIMENTO DE PASTAGENS

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PLANTIO E ESTABELECIMENTO DE PASTAGENS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PLANTIO E ESTABELECIMENTO DE PASTAGENS Claudio Ramalho Townsend 1 Newton de Lucena Costa 2 Ricardo Gomes de Araujo Pereira 1 Na tomada de decisão sobre a formação e/ou reforma de

Leia mais

Culturas anuais para produção de volumoso em áreas de sequeiro

Culturas anuais para produção de volumoso em áreas de sequeiro Culturas anuais para produção de volumoso em áreas de sequeiro Henrique Antunes de Souza Fernando Lisboa Guedes Equipe: Roberto Cláudio Fernandes Franco Pompeu Leandro Oliveira Silva Rafael Gonçalves Tonucci

Leia mais

CUIDADOS TÉCNICOS COM GRAMADOS

CUIDADOS TÉCNICOS COM GRAMADOS CUIDADOS TÉCNICOS COM GRAMADOS CUIDADOS PRÉ-PLANTIO ERRADICAÇÃO DE ERVAS DANINHAS Você deve erradicar as ervas daninhas da área a ser gramada. Esta operação pode ser feita através da capina mecânica ou

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE APOIO RURAL E COOPERATIVISMO SERVIÇO NACIONAL DE PROTEÇÃO DE CULTIVARES ANEXO VIII

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE APOIO RURAL E COOPERATIVISMO SERVIÇO NACIONAL DE PROTEÇÃO DE CULTIVARES ANEXO VIII MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE APOIO RURAL E COOPERATIVISMO SERVIÇO NACIONAL DE PROTEÇÃO DE CULTIVARES ANEXO VIII REQUISITOS MÍNIMOS PARA DETERMINAÇÃO DO VALOR DE CULTIVO

Leia mais

Produção sustentável de grãos e carne bovina na região do Bolsão-Sul-Mato-Grossense

Produção sustentável de grãos e carne bovina na região do Bolsão-Sul-Mato-Grossense Produção sustentável de grãos e carne bovina na região do Bolsão-Sul-Mato-Grossense Ademir H. Zimmer Júlio Salton Armindo N. Kichel Engº. Agrsº. Pesquisadores Embrapa Gado de Corte e Agropecuária Oeste

Leia mais

Aimportância do trigo pode ser aquilatada pela

Aimportância do trigo pode ser aquilatada pela 199 Trigo não é somente para alimentar o homem Renato Serena Fontaneli Leo de J.A. Del Duca Aimportância do trigo pode ser aquilatada pela posição ocupada como uma das culturas mais importantes para alimentar

Leia mais

Adubaçã. ção o potássica em sistemas intensivos de manejo de pastagens. (Potash Fertilization in Intensive Pastures Management Systems)

Adubaçã. ção o potássica em sistemas intensivos de manejo de pastagens. (Potash Fertilization in Intensive Pastures Management Systems) Adubaçã ção o potássica em sistemas intensivos de manejo de pastagens (Potash Fertilization in Intensive Pastures Management Systems) Alberto C. de Campos Bernardi Pecuária brasileira: 220 milhões de hectares

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO ANIMAL ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO DE BOVINOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO ANIMAL ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO DE BOVINOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO ANIMAL ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO DE BOVINOS FORMAÇÃO E MANEJO DE PASGENS (PLANTAS FORRAGEIRAS) EDGAR FRAGA SANTOS FARIA 2007 Família Graminae MONOCOTILEDÔNEAS

Leia mais

Manuel Cláudio Motta Macedo Ademir Hugo Zimmer

Manuel Cláudio Motta Macedo Ademir Hugo Zimmer 16 Potencial para Adoção da Estratégia de Integração Lavoura- -Pecuária e de Integração Lavoura-Pecuária- -Floresta para Recuperação de Pastagens Degradadas Manuel Cláudio Motta Macedo Ademir Hugo Zimmer

Leia mais

Suplementação de Bovinos de corte

Suplementação de Bovinos de corte Suplementação de Bovinos de corte Leonardo de Oliveira Fernandes Professor da FAZU Pesquisador da EPAMIG leonardo@epamiguberaba.com.br FAZU/EPAMIG Brasil POTENCIAL DAS PASTAGENS 0,6 a 0,8 kg/bovino/dia

Leia mais

Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental www.diasfilho.com.br Importância das pastagens na pecuária brasileira A maioria (> 90%) do rebanho é criado a pasto Pastagem é a forma mais econômica

Leia mais

DIVERSIDADE DE CLIMAS = DIVERSIDADE DE VEGETAÇÕES

DIVERSIDADE DE CLIMAS = DIVERSIDADE DE VEGETAÇÕES FORMAÇÕES VEGETAIS - Os elementos da natureza mantém estreita relação entre si. - A essa relação, entendida como a combinação e coexistência de seres vivos (bióticos) e não vivos (abióticos) dá-se o nome

Leia mais

TRATOS CULTURAIS PARA QUALIDADE DA SEMENTEIRA

TRATOS CULTURAIS PARA QUALIDADE DA SEMENTEIRA 1º CICLO DE PALESTRAS SODEPAC TRATOS CULTURAIS PARA QUALIDADE DA SEMENTEIRA Maia Barnabé Sambongo Dir. Fazenda Quizenga TRATOS CULTURAIS PARA QUALIDADE DA SEMENTEIRA ÁREA DE 1º ANO 1. Supressão Vegetal

Leia mais

B I O G E O G R A F I A

B I O G E O G R A F I A B I O G E O G R A F I A BIOMAS DO MUNDO SAVANAS E DESERTOS 2011 Aula VI AS PRINCIPAIS FORMAÇÕES VEGETAIS DO PLANETA SAVANAS As savanas podem ser encontradas na África, América do Sul e Austrália sendo

Leia mais

Culturas. A Cultura do Milho. Nome A Cultura do Milho Produto Informação Tecnológica Data Outubro de 2000 Preço - Linha Culturas Resenha

Culturas. A Cultura do Milho. Nome A Cultura do Milho Produto Informação Tecnológica Data Outubro de 2000 Preço - Linha Culturas Resenha 1 de 5 10/16/aaaa 11:24 Culturas A Cultura do Milho Nome A Cultura do Milho Produto Informação Tecnológica Data Outubro de 2000 Preço - Linha Culturas Resenha Informações resumidas sobre a cultura do milho

Leia mais

INTEGRAÇÃO LAVOURA/ PECUÁRIA. Wilson José Rosa Coordenador Técnico Estadual de Culturas DEPARTAMENTO TÉCNICO - EMATER-MG

INTEGRAÇÃO LAVOURA/ PECUÁRIA. Wilson José Rosa Coordenador Técnico Estadual de Culturas DEPARTAMENTO TÉCNICO - EMATER-MG INTEGRAÇÃO LAVOURA/ PECUÁRIA Wilson José Rosa Coordenador Técnico Estadual de Culturas DEPARTAMENTO TÉCNICO - EMATER-MG - No Brasil o Sistema de Integração Lavoura Pecuária, sempre foi bastante utilizado,

Leia mais

AGROECONÔMICA CONSULTORIA MEIO AMBIENTE E PECUÁRIA

AGROECONÔMICA CONSULTORIA MEIO AMBIENTE E PECUÁRIA PASTAGENS: INTENSIDADE DE MANEJO E ADEQUAÇÃO ESTRATÉGICA. O que mais impressiona na nossa pecuária de corte é a possibilidade de um uso bastante conveniente e de baixo custo das pastagens. O Brasil, um

Leia mais

TAXA DE LOTAÇÃO EM PASTAGEM DE TIFTON 85 SOB MANEJO DE IRRIGAÇÃO E SEQUEIRO NO PERÍODO DA SECA*

TAXA DE LOTAÇÃO EM PASTAGEM DE TIFTON 85 SOB MANEJO DE IRRIGAÇÃO E SEQUEIRO NO PERÍODO DA SECA* TAXA DE LOTAÇÃO EM PASTAGEM DE TIFTON 85 SOB MANEJO DE IRRIGAÇÃO E SEQUEIRO NO PERÍODO DA SECA* SENE. G. A. 1 ; JAYME. D. G.²; BARRETO. A. C. 2 ; FERNANDEZ. L. O. 3, OLIVEIRA. A. I. 4 ; BARBOSA. K. A.

Leia mais

O MOVIMENTO GAIA BROCHURA NO 8 COMO: CULTIVAR SEU PRÓPRIO FERTILIZANTE E TAMBÉM ADQUIRIR FORRAGEM PARA ANIMAIS E LENHA. www.gaia-movement.

O MOVIMENTO GAIA BROCHURA NO 8 COMO: CULTIVAR SEU PRÓPRIO FERTILIZANTE E TAMBÉM ADQUIRIR FORRAGEM PARA ANIMAIS E LENHA. www.gaia-movement. O MOVIMENTO GAIA BROCHURA NO 8 Depois da colheita os galhos cortados são usados para cobrir a terra. Isto protege contra erosão, guarda a humidade e melhora a terra com matéria orgânica, assim que segura

Leia mais

Sistema Laminar. Ecotelhado

Sistema Laminar. Ecotelhado Sistema Laminar Ecotelhado 2 Especificação O Sistema Modular Laminar Ecotelhado é o conjunto dos seguintes elementos: Membrana Ecotelhado de Proteção Anti-Raízes Membrana Ecotelhado de Retenção de Nutrientes

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Uberlândia Universidade Federal de Uberlândia Júlio Cézar Pessanha Rangel Júnior Relatório de Viagem ao estado do Mato Grosso do Sul Relatório de visitas à Embrapa Gado de Corte e propriedades da região Uberlândia

Leia mais

Sementes. de Alta Pureza. Catálogo de Sementes Linha BRSEEDS

Sementes. de Alta Pureza. Catálogo de Sementes Linha BRSEEDS Sementes de Alta Pureza Catálogo de Sementes Linha BRSEEDS 1 Índice A BRSEEDS 05 Gramas 08 Leguminosas 12 Óleo Vegetal 20 2 Pastagens 24 A BRSEEDS chegou para facilitar o seu jeito de fazer compras pela

Leia mais

O USO DE ESTILOSANTES CAMPO GRANDE EM CONSÓRCIO COM BRAQUIARINHA (Brachiaria decumbens)

O USO DE ESTILOSANTES CAMPO GRANDE EM CONSÓRCIO COM BRAQUIARINHA (Brachiaria decumbens) O USO DE ESTILOSANTES CAMPO GRANDE EM CONSÓRCIO COM BRAQUIARINHA (Brachiaria decumbens) GARCIA, Fernando Manfrin¹ BARBOSA, Rogério Zanarde¹ GIATTI JR., Nilson Oliveira¹ 1 Acadêmicos do curso de Engenharia

Leia mais

Sistemas de manejo do solo

Sistemas de manejo do solo Sistemas de manejo do solo Introdução Uso e preparo do solo O arado. Evolução dos conhecimentos de uso e manejo do solo. O Ecossistema tropical Temperatura elevada e solos muito imteperizados 1 Sistemas

Leia mais

Manejo da cultura da soja com foco em terras baixas. Giovani Theisen

Manejo da cultura da soja com foco em terras baixas. Giovani Theisen Manejo da cultura da soja com foco em terras baixas Giovani Theisen Soja em terras baixas» Manejo do solo e rotação» Implantação da cultura» Fixação biológica de nitrogênio» Manejo de pragas Soja requer

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 O território brasileiro e suas regiões.( 7º ano) *Brasil é dividido em 26 estados e um Distrito Federal (DF), organizados em regiões. * As divisões

Leia mais

GRUPO X 3 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO X 3 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 27/10/2010 PROVA GRUPO GRUPO X 3 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

www.tiberioge.tibe o.c rioge om.br o.c A Ge G og o r g afi f a Le L va v da d a Sério

www.tiberioge.tibe o.c rioge om.br o.c A Ge G og o r g afi f a Le L va v da d a Sério 1 FLORESTA AMAZÔNICA 2 Características Localiza-se: Região Norte; parte do norte do Mato Grosso e Goiás; e parte oeste do Maranhão; O maior bioma brasileiro ocupa, praticamente, um terço da área do País.

Leia mais

SISTEMAS DE PRODUÇÃO IMPORTÂNCIA PARA CONSERVAÇÃO DOS SOLOS E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE BAMBUI-MG 09/09/2008

SISTEMAS DE PRODUÇÃO IMPORTÂNCIA PARA CONSERVAÇÃO DOS SOLOS E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE BAMBUI-MG 09/09/2008 SISTEMAS DE PRODUÇÃO IMPORTÂNCIA PARA CONSERVAÇÃO DOS SOLOS E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE BAMBUI-MG 09/09/2008 19 ANOS DE FUNDAÇÃO MARÇO 1989 PODEMOS ESCOLHER O QUE SEMEAR, MAS SOMOS OBRIGADOS A COLHER

Leia mais

A Vida no Solo. A vegetação de um local é determinada pelo solo e o clima presentes naquele local;

A Vida no Solo. A vegetação de um local é determinada pelo solo e o clima presentes naquele local; A Vida no Solo A Vida no Solo A vegetação de um local é determinada pelo solo e o clima presentes naquele local; O solo é constituído por alguns componentes: os minerais, o húmus, o ar, a água e os seres

Leia mais

QUALITAS QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL LIMITADA ME

QUALITAS QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL LIMITADA ME QUALITAS QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL LIMITADA ME Trabalho de conclusão de curso Produção e reprodução bovina Antônio Garcia de Almeida Orientador: Athos de Assumpção Pastore Sumário Lista de figura... Lista

Leia mais

TITULO DO PROJETO: (Orientador DPPA/CCA). Para que se tenha sucesso em um sistema de plantio direto é imprescindível uma boa cobertura do solo.

TITULO DO PROJETO: (Orientador DPPA/CCA). Para que se tenha sucesso em um sistema de plantio direto é imprescindível uma boa cobertura do solo. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG Coordenadoria Geral de Pesquisa CGP Campus Universitário Ministro Petrônio Portela,

Leia mais

TRATAMENTO QUÍMICO DE RESÍDUOS AGRÍCOLAS COM SOLUÇÃO DE URÉIA NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES

TRATAMENTO QUÍMICO DE RESÍDUOS AGRÍCOLAS COM SOLUÇÃO DE URÉIA NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES TRATAMENTO QUÍMICO DE RESÍDUOS AGRÍCOLAS COM SOLUÇÃO DE URÉIA NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES INTRODUÇÃO Onaldo Souza 1 Mariah Tenório de Carvalho Souza 2 Izabele Emiliano dos Santos 3 Cereal é a denominação

Leia mais

Passo a passo na escolha da cultivar de milho

Passo a passo na escolha da cultivar de milho Passo a passo na escolha da cultivar de milho Beatriz Marti Emygdio Pesquisadora Embrapa Clima Temperado (beatriz.emygdio@cpact.embrapa.br) Diante da ampla gama de cultivares de milho, disponíveis no mercado

Leia mais

Milho + investimento mínimo, máximo retorno. Aildson Pereira Duarte e Isabella Clerici de Maria

Milho + investimento mínimo, máximo retorno. Aildson Pereira Duarte e Isabella Clerici de Maria Milho + brachiaria: investimento mínimo, máximo retorno Aildson Pereira Duarte e Isabella Clerici de Maria Pesquisadores do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Leia mais

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 2 Tipos de vegetação Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da

Leia mais

Classificação dos processos sucessionais

Classificação dos processos sucessionais SUCESSÃO ECOLÓGICA A SUCESSÃO ECOLÓGICA PODE SER DEFINIDA COMO UM GRADUAL PROCESSO NO QUAL AS COMUNIDADE VÃO SE ALTERANDO ATÉ SE ESTABELECER UM EQUILÍBRIO. AS FASES DISTINTAS DA SUCESSÃO ECOLÓGICA SÃO:

Leia mais

Comunicado Técnico 94

Comunicado Técnico 94 Comunicado Técnico 94 ISSN 0101-5605 Novembro, 2004 Sete Lagoas, MG Avaliação de Cultivares de Milho e Sorgo para Produção de Forragem Antônio Carlos Viana 1 Marco Aurélio Noce 2 As silagens de milho e

Leia mais

SUMÁRIO CUIDADOS DO JARDIM NO VERÃO 1 Adubação: 1 Irrigação: 1 Poda: 1 CUIDADOS DO JARDIM NA PRIMAVERA 1

SUMÁRIO CUIDADOS DO JARDIM NO VERÃO 1 Adubação: 1 Irrigação: 1 Poda: 1 CUIDADOS DO JARDIM NA PRIMAVERA 1 SUMÁRIO CUIDADOS DO JARDIM NO VERÃO 1 Adubação: 1 Irrigação: 1 Poda: 1 CUIDADOS DO JARDIM NA PRIMAVERA 1 Adubação: 1 Irrigação: 1 Poda: 2 Limpeza: 2 CUIDADOS DO JARDIM NO OUTONO 2 Limpeza: 2 Adubação:

Leia mais

DESSECAÇÃO DE BRAQUIÁRIA COM GLYPHOSATE SOB DIFERENTES VOLUMES DE CALDA RESUMO

DESSECAÇÃO DE BRAQUIÁRIA COM GLYPHOSATE SOB DIFERENTES VOLUMES DE CALDA RESUMO DESSECAÇÃO DE BRAQUIÁRIA COM GLYPHOSATE SOB DIFERENTES VOLUMES DE CALDA Valter de Oliveira Neves Júnior 1 ; Zélio de Lima Vieira 1 ; Tiago Trevizam de Freitas 1 ; Edgar Rodrigues Marques 1 ; Paulo César

Leia mais

Avaliação da qualidade do solo sob diferentes arranjos estruturais do eucalipto no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta

Avaliação da qualidade do solo sob diferentes arranjos estruturais do eucalipto no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta Avaliação da qualidade do solo sob diferentes arranjos estruturais do eucalipto no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta Larissa Silva Melo 2, Ramon Costa Alvarenga 3. 1 Trabalho financiado pela

Leia mais

por meio do uso sustentável de pastagens tropicais

por meio do uso sustentável de pastagens tropicais Intensificação da produção animal por meio do uso sustentável de pastagens tropicais Sila Carneiro da Silva Departamento de Zootecnia E.S.A. Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo (USP) Introdução *

Leia mais

Pesquisa da EPAMIG garante produção de azeitonas

Pesquisa da EPAMIG garante produção de azeitonas Pesquisa da EPAMIG garante produção de azeitonas De origem européia, a oliveira foi trazida ao Brasil por imigrantes há quase dois séculos, mas somente na década de 50 foi introduzida no Sul de Minas Gerais.

Leia mais

Adubação Orgânica Adubação Orgânica e Adubação Verde. Informações sobre Adubação orgânica e Adubação Verde

Adubação Orgânica Adubação Orgânica e Adubação Verde. Informações sobre Adubação orgânica e Adubação Verde 1 de 5 10/16/aaaa 10:13 Adubação Orgânica Adubação Orgânica e Adubação Verde Nome Adubação Orgânica e Adubação Verde Produto Informação Tecnológica Data Abril - 2000 Preço - Linha Adubação Orgânica Resenha

Leia mais

Integração Lavoura Pecuária

Integração Lavoura Pecuária Integração Lavoura Pecuária A B E A S CONVÊNIO Nº 420013200500139/SDC/MAPA A B E A S Apresentação Esta cartilha, produto do esforço do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA, em parceria

Leia mais

CONDIÇÕES ESPECIAIS - ALGODÃO HERBÁCEO SEGURO AGRÍCOLA

CONDIÇÕES ESPECIAIS - ALGODÃO HERBÁCEO SEGURO AGRÍCOLA 1. APLICAÇÃO Nº do Processo SUSEP: 15414.001178/2005-04 CONDIÇÕES ESPECIAIS - ALGODÃO HERBÁCEO SEGURO AGRÍCOLA 1.1. As presentes Condições Especiais complementam as Condições Gerais da apólice de Seguro

Leia mais

Os Grandes Biomas Terrestres. PROF Thiago Rocha

Os Grandes Biomas Terrestres. PROF Thiago Rocha Os Grandes Biomas Terrestres PROF Thiago Rocha Bioma: Uma comunidade de plantas e animais, com formas de vida e condições ambientais semelhantes. (Clements, 1916) Florestas tropicais A área de ocorrência

Leia mais

Floresta Temperada é um bioma típico do hemisfério norte situado abaixo da Taiga, mais precisamente no leste da América do Norte, Europa, leste da

Floresta Temperada é um bioma típico do hemisfério norte situado abaixo da Taiga, mais precisamente no leste da América do Norte, Europa, leste da Floresta Temperada é um bioma típico do hemisfério norte situado abaixo da Taiga, mais precisamente no leste da América do Norte, Europa, leste da Ásia (Coreia, Japão, e partes da China), sul da Austrália

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Uberlândia Universidade Federal de Uberlândia Relatório Visita técnica Embrapa Gado de Corte-MS Grupo de estudos e pesquisa em forragicultra UFU GEPFOR Guilherme Amorim Soares da Silva Zootecnia Uberlândia 2014 I

Leia mais

CONDIÇÕES ESPECIAIS SOJA E SOJA IRRIGADA SEGURO AGRÍCOLA 1. APLICAÇÃO 2. OBJETO DO SEGURO

CONDIÇÕES ESPECIAIS SOJA E SOJA IRRIGADA SEGURO AGRÍCOLA 1. APLICAÇÃO 2. OBJETO DO SEGURO CONDIÇÕES ESPECIAIS SOJA E SOJA IRRIGADA SEGURO AGRÍCOLA 1. APLICAÇÃO 1.1. As presentes Condições Especiais complementam as Condições Gerais da apólice de Seguro Agrícola e se aplicam ao seguro de Soja

Leia mais

Manual e Especificação Técnica

Manual e Especificação Técnica Telhados verdes e jardins elevados Manual e Especificação Técnica Sistema Telhado Verde SkyGarden Paisagismo O sistema de telhado verde da SkyGarden é o resultado de décadas de pesquisas no Japão, em um

Leia mais

DENSIDADE DE SEMEADURA DE CULTIVARES DE MAMONA EM PELOTAS, RS 1

DENSIDADE DE SEMEADURA DE CULTIVARES DE MAMONA EM PELOTAS, RS 1 DENSIDADE DE SEMEADURA DE CULTIVARES DE MAMONA EM PELOTAS, RS 1 Sérgio Delmar dos Anjos e Silva 1, Rogério Ferreira Aires 2, João Guilherme Casagrande Junior 3, Claudia Fernanda Lemons e Silva 4 1 Embrapa

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE MANEJO E SUPLEMENTAÇÃO DO PASTO SOBRE CARACTERÍSTICAS DO DOSSEL E DESEMPENHO BIOECONOMICO DE BOVINOS EM RECRIA NA SECA

ESTRATÉGIAS DE MANEJO E SUPLEMENTAÇÃO DO PASTO SOBRE CARACTERÍSTICAS DO DOSSEL E DESEMPENHO BIOECONOMICO DE BOVINOS EM RECRIA NA SECA ESTRATÉGIAS DE MANEJO E SUPLEMENTAÇÃO DO PASTO SOBRE CARACTERÍSTICAS DO DOSSEL E DESEMPENHO BIOECONOMICO DE BOVINOS EM RECRIA NA SECA Carlos Alberto Vicente Soares 1 ; Regis Luis Missio 2 1 Aluno do Curso

Leia mais

PRODUÇÃO ECONÔMICA DE SILAGEM 2º Dia de Campo de Ovinocultura Pedro Canário/ES 29/11/14

PRODUÇÃO ECONÔMICA DE SILAGEM 2º Dia de Campo de Ovinocultura Pedro Canário/ES 29/11/14 PRODUÇÃO ECONÔMICA DE SILAGEM 2º Dia de Campo de Ovinocultura Pedro Canário/ES 29/11/14 Pergunta fundamental 1 Quanto custa produzir um quilo de carne????????? Pergunta fundamental 2 O que produz o pecuarista?

Leia mais

Sementes. Forrageiras. nature SEEDS

Sementes. Forrageiras. nature SEEDS Sementes Forrageiras nature SEEDS GRAMÍNEAS AZEVÉM ANUAL (Lolium multiflorum) Gramíneas Espécie anual ou bianual de excelente qualidade forrageira e palatabilidade. De muito rápida implantação e grande

Leia mais

11. Adaptações das plantas ao factor água HIDRÓFITAS XERÓFITAS MESÓFITAS HIDRÓFITAS HELÓFITAS XERÓFITAS MESÓFITAS Observações:

11. Adaptações das plantas ao factor água HIDRÓFITAS XERÓFITAS MESÓFITAS HIDRÓFITAS HELÓFITAS XERÓFITAS MESÓFITAS Observações: 11. Adaptações das plantas ao factor água No decurso da evolução, as plantas vasculares colonizaram grande parte da superfície terrestre, tendo-se adaptado a uma grande diversidade de habitats, nomeadamente

Leia mais

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS ANOS

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS ANOS CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS ANOS ÍNDICE Pág. 2 Sementes Presidente HISTÓRICO Desde 1978, a Sementes Presidente vem introduzindo produtos de qualidade no mercado - com atuação no Brasil e também em toda a América

Leia mais

O USO DO CREEP FEEDING NA PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

O USO DO CREEP FEEDING NA PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE 1 O USO DO CREEP FEEDING NA PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE Prof. Dr. Antonio Ferriani Branco PhD em Nutrição e Produção de Ruminantes afbranco@uem.br O SISTEMA VACA-BEZERRO Os fatores que afetam mais significativamente

Leia mais

Prof. MSc. Leandro Felício

Prof. MSc. Leandro Felício Prof. MSc. Leandro Felício Ecossistema: Sistema integrado e auto funcionante que consiste em interações dos elementos bióticos e abióticos e cujas dimensões podem variar consideravelmente. Bioma: Conjunto

Leia mais

Vantagens da integração lavoura-pecuária na recuperação de pastagens degradadas

Vantagens da integração lavoura-pecuária na recuperação de pastagens degradadas Vantagens da integração lavoura-pecuária na recuperação de pastagens degradadas Armindo Neivo Kichel 1 ; José Alexandre Agiova da Costa 1 ; Roberto Giolo de Almeida 1 1 Pesquisador EMBRAPA Gado de Corte,

Leia mais

FAZENDA SANTA LUZIA. Maurício Silveira Coelho HISTÓRICO

FAZENDA SANTA LUZIA. Maurício Silveira Coelho HISTÓRICO FAZENDA SANTA LUZIA Maurício Silveira Coelho Medico Veterinário CRMV MG 2352 Fazenda Santa Luzia PASSOS/MG E-mail mauricio@josecaboverde.com.br HISTÓRICO Proprietário: José Coelho Vítor e filhos Localização:

Leia mais

EXTRATÉGIAS DE MANEJO DE FERTILIDADE E ADUBAÇÃO

EXTRATÉGIAS DE MANEJO DE FERTILIDADE E ADUBAÇÃO EXTRATÉGIAS DE MANEJO DE FERTILIDADE E ADUBAÇÃO UNIOESTE MARECHAL CANDIDO RONDON 12 e 13 de Junho de 2015 Eng agr Daniel J. de S. Mol Qual realidade atual do manejo do solo e fertilidade? Qual o objetivo

Leia mais

MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA?

MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA? MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA? A UNIÃO DOS ELEMENTOS NATURAIS https://www.youtube.com/watch?v=hhrd22fwezs&list=plc294ebed8a38c9f4&index=5 Os seres humanos chamam de natureza: O Solo que é o conjunto

Leia mais

Culturas. A Cultura do Feijão. Nome Cultura do Feijão Produto Informação Tecnológica Data Maio -2000 Preço - Linha Culturas Resenha

Culturas. A Cultura do Feijão. Nome Cultura do Feijão Produto Informação Tecnológica Data Maio -2000 Preço - Linha Culturas Resenha 1 de 7 10/16/aaaa 11:19 Culturas A Cultura do Nome Cultura do Produto Informação Tecnológica Data Maio -2000 Preço - Linha Culturas Resenha Informações resumidas sobre a cultura do feijão José Salvador

Leia mais

BIOMAS DO MUNDO TUNDRA, TAIGA E FLORESTAS TEMPERADAS. Aula III

BIOMAS DO MUNDO TUNDRA, TAIGA E FLORESTAS TEMPERADAS. Aula III B I O G E O G R A F I A BIOMAS DO MUNDO TUNDRA, TAIGA E FLORESTAS TEMPERADAS 2011 Aula III AS PRINCIPAIS FORMAÇÕES VEGETAIS DO PLANETA TUNDRA O termo Tundra deriva da palavra finlandesa Tunturia, que significa

Leia mais

USO DE GESSO, CALCÁRIO E ADUBOS PARA PASTAGENS NO CERRADO

USO DE GESSO, CALCÁRIO E ADUBOS PARA PASTAGENS NO CERRADO Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Cerrados Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento USO DE GESSO, CALCÁRIO E ADUBOS PARA PASTAGENS NO CERRADO Djalma M. Gomes de Sousa Lourival

Leia mais

Os diferentes climas do mundo

Os diferentes climas do mundo Os diferentes climas do mundo Climas do Mundo Mapa dos climas do mundo Climas quentes Equatoriais Tropical húmido Tropical seco Desértico quente Climas temperados Temperado Mediterrâneo Temperado Marítimo

Leia mais

Comunicado Técnico. Guia de identificação de deficiências nutricionais em Brachiaria brizantha cv. marandu. Introdução

Comunicado Técnico. Guia de identificação de deficiências nutricionais em Brachiaria brizantha cv. marandu. Introdução Comunicado Técnico Novembro, 76 ISSN 1981-206X São Carlos, SP 2007 Foto capa: Patricia Perondi A. de Oliveira Guia de identificação de deficiências nutricionais em Brachiaria brizantha cv. marandu Patricia

Leia mais

Quadro 1 Ganho de peso de novilhos (g / cab / d) em pastejo de forrageiras de acordo com a época do ano. ... ... ...

Quadro 1 Ganho de peso de novilhos (g / cab / d) em pastejo de forrageiras de acordo com a época do ano. ... ... ... Falar em suplementar bovinos de corte, com grãos, nas águas, normalmente é tido como antieconómico. No entanto, sabendo utilizar tal suplementação, é uma alternativa de manejo interessante que pode contribuir

Leia mais

ANEXO AULA 12: CONSERVAÇÃO DO SOLO NA AGROECOLOGIA

ANEXO AULA 12: CONSERVAÇÃO DO SOLO NA AGROECOLOGIA ANEXO AULA 12: CONSERVAÇÃO DO SOLO NA AGROECOLOGIA NESTA AULA SERÁ ABORDADO Importância de conservar o solo e sua influência sobre as plantas As formas e métodos de conservação do terreno Como combater

Leia mais

NUTRIÇÃO DE OVELHAS GESTANTES

NUTRIÇÃO DE OVELHAS GESTANTES NUTRIÇÃO DE OVELHAS GESTANTES Acadêmicas: Caroline Wrague e Luiza P. Nunes INTRODUÇÃO: A produção ovina ocorre predominantemente em sistemas de criação extensiva no Sul do Brasil. A quantidade e qualidade

Leia mais

ADENSAMENTO DE PLANTIO: ESTRATÉGIA PARA A PRODUTIVIDADE E LUCRATIVIDADE NA CITRICULTURA.

ADENSAMENTO DE PLANTIO: ESTRATÉGIA PARA A PRODUTIVIDADE E LUCRATIVIDADE NA CITRICULTURA. ADENSAMENTO DE PLANTIO: ESTRATÉGIA PARA A PRODUTIVIDADE E LUCRATIVIDADE NA CITRICULTURA. Eduardo Sanches Stuchi Pesquisador Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical Diretor Científico da Estação Experimental

Leia mais

Fruticultura. Bananeira : Mal do Panamá. Nome Bananeira : Mal do Panamá Produto Informação Tecnológica Data 1985 Preço - Linha Fruticultura Resenha

Fruticultura. Bananeira : Mal do Panamá. Nome Bananeira : Mal do Panamá Produto Informação Tecnológica Data 1985 Preço - Linha Fruticultura Resenha 1 de 5 10/16/aaaa 11:32 Fruticultura Bananeira : Mal do Panamá Nome Bananeira : Mal do Panamá Produto Informação Tecnológica Data 1985 Preço - Linha Fruticultura Resenha Informações sobre a doença do mal-do-panamá

Leia mais

A necessidade do profissional em projetos de recuperação de áreas degradadas

A necessidade do profissional em projetos de recuperação de áreas degradadas A necessidade do profissional em projetos de recuperação de áreas degradadas Moacyr Bernardino Dias-Filho Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA www.diasfilho.com.br Conceito

Leia mais

BOAS PRÁTICAS. Fonte: Manual Boas Práticas Agrícolas para a Agricultura Familiar http://rlc.fao.org/es/agricultura/bpa

BOAS PRÁTICAS. Fonte: Manual Boas Práticas Agrícolas para a Agricultura Familiar http://rlc.fao.org/es/agricultura/bpa BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Fonte: Manual Boas Práticas Agrícolas para a Agricultura Familiar http://rlc.fao.org/es/agricultura/bpa O QUE SÃO AS BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS (BPA)? Os consumidores estão cada vez

Leia mais

Ações da UNEMAT no município de Alta Floresta. Prof. Dr. Luiz Fernando Caldeira Ribeiro Departamento de Agronomia

Ações da UNEMAT no município de Alta Floresta. Prof. Dr. Luiz Fernando Caldeira Ribeiro Departamento de Agronomia Ações da UNEMAT no município de Alta Floresta Prof. Dr. Luiz Fernando Caldeira Ribeiro Departamento de Agronomia INTRODUÇÃO Laboratório de Fitopatologia e a Clínica de Doenças de Plantas atuam em 4 áreas:

Leia mais

Anais do Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto - GEONORDESTE 2014 Aracaju, Brasil, 18-21 novembro 2014

Anais do Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto - GEONORDESTE 2014 Aracaju, Brasil, 18-21 novembro 2014 MAPEAMENTO DE ÁREAS COM BAIXO RISCO CLIMÁTICO PARA IMPLANTAÇÃO DO CONSÓRCIO MILHO COM BRACHIÁRIA NO ESTADO DE GOIÁS Fernando Antônio Macena da Silva¹, Natalha de Faria Costa², Thaise Sussane de Souza Lopes³,

Leia mais

Tecnologia da produção de fumo

Tecnologia da produção de fumo Tecnologia da produção de fumo ESALQ - USP Produção Vegetal Prof. Dr. José Laércio Favarin Sistemática e origem L 40º N N Equador CH 3 Alcalóide: nicotina L - 40º S Planta de fumo pertence a família Solanaceae,

Leia mais

Agroecologia. Agroecossistema

Agroecologia. Agroecossistema Agroecologia Ciência integradora dos princípios agronômicos, ecológicos e sócio-econômicos na compreensão da natureza e funcionamento dos agroecossistemas. Agroecossistema Unidade de estudo da Agroecologia,

Leia mais

IMPLANTAÇÃO E MANEJO DE GRAMÍNEAS EM ESTRADAS E RODOVIAS 1. INTRODUÇÃO

IMPLANTAÇÃO E MANEJO DE GRAMÍNEAS EM ESTRADAS E RODOVIAS 1. INTRODUÇÃO IMPLANTAÇÃO E MANEJO DE GRAMÍNEAS EM ESTRADAS E RODOVIAS Carlos Henrique A. Affonso & Luiz Gustavo Bento de Freitas Eng. Agrônomos; Verdyol Hidrosemeadura Ltda; São Paulo SP. vhl@uol.com.br 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Nutrição e alimentação de ovinos. Profª Drª Alda Lúcia Gomes Monteiro 2013

Nutrição e alimentação de ovinos. Profª Drª Alda Lúcia Gomes Monteiro 2013 Nutrição e alimentação de ovinos Profª Drª Alda Lúcia Gomes Monteiro 2013 EXIGÊNCIAS NUTRICIONAIS PARA OVINOS Tabelas de Exigências Nutricionais: NRC 1985 Primeira tabela de exigências nutricionais para

Leia mais

Manejo de Pastagens e Suplementação na Pecuária. Ari José Fernades Lacôrte Engenheiro Agrônomo MS

Manejo de Pastagens e Suplementação na Pecuária. Ari José Fernades Lacôrte Engenheiro Agrônomo MS 1 Manejo de Pastagens e Suplementação na Pecuária Ari José Fernades Lacôrte Engenheiro Agrônomo MS 2 PECUÁRIA NO MUNDO GRAFICO 1: REBANHO MUNDIAL EM 2.008 78,1 17,8 26,5 29,9 51,2 87,0 96,5 138,90 281,9

Leia mais

PLANTIO DIRETO. Definição JFMELO / AGRUFBA 1

PLANTIO DIRETO. Definição JFMELO / AGRUFBA 1 Definição JFMELO / AGRUFBA 1 INFLUÊNCIAS NO SOLO Matéria orgânica Estabilidade dos agregados e infiltração JFMELO / AGRUFBA 2 INFLUÊNCIAS NO SOLO Temperatura do solo JFMELO / AGRUFBA 3 INFLUÊNCIAS NO SOLO

Leia mais

SECAGEM DE GRÃOS. Disciplina: Armazenamento de Grãos

SECAGEM DE GRÃOS. Disciplina: Armazenamento de Grãos SECAGEM DE GRÃOS Disciplina: Armazenamento de Grãos 1. Introdução - grãos colhidos com teores elevados de umidade, para diminuir perdas:. permanecem menos tempo na lavoura;. ficam menos sujeitos ao ataque

Leia mais

Técnicas Aplicadas à Produção Intensiva de Leite no Projeto Balde Cheio Formação e Manejo de Pastagens

Técnicas Aplicadas à Produção Intensiva de Leite no Projeto Balde Cheio Formação e Manejo de Pastagens Técnicas Aplicadas à Produção Intensiva de Leite no Projeto Balde Cheio Formação e Manejo de Pastagens PARANÁ 71 municípios 27 extensionistas 306 propriedades assistidas SANTA CATARINA 16 municípios 04

Leia mais

Variedades de Cana-de-Açúcar Pragas e Doenças: Eng. Agr. Gustavo de Almeida Nogueira Canaoeste

Variedades de Cana-de-Açúcar Pragas e Doenças: Eng. Agr. Gustavo de Almeida Nogueira Canaoeste Variedades de Cana-de-Açúcar Pragas e Doenças: Eng. Agr. Gustavo de Almeida Nogueira Canaoeste Sumário: Novos Desafios do Setor; Programas de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar; Principais Características

Leia mais