Ser voluntário é uma atitude de vida que envolve compromisso e respeito. É praticar cidadania e solidariedade.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ser voluntário é uma atitude de vida que envolve compromisso e respeito. É praticar cidadania e solidariedade."

Transcrição

1

2 Ser voluntário é uma atitude de vida que envolve compromisso e respeito. É praticar cidadania e solidariedade. Faça você também a sua parte. No Dia V, torne-se voluntário para um mundo melhor. Informações: diav@fiemg.com.br (31)

3 DIA V Preparando Comitês para mudar o mundo.

4

5 APRESENTAcaO O Dia V nasceu para incentivar o maior número possível de pessoas para que exerçam sua cidadania, participando ativamente da construção de um novo mundo, tornando-se voluntárias em suas comunidades. É fruto de um trabalho pioneiro do Conselho de Cidadania Empresarial do Sistema FIEMG que tem como objetivo promover a cultura do voluntariado como caminho para o desenvolvimento e a implementação de práticas socialmente responsáveis que levem ao exercício pleno da cidadania. Esta cartilha foi desenvolvida para capacitar os comitês do Dia V e pretende contribuir para a organização de ações qualificadas, que possam se tornar permanentes. A cada informação, o leitor terá a oportunidade de desenvolver seu espírito de equipe, liderança e criatividade para inspirar e motivar outras pessoas a se juntarem ao trabalho voluntário. Terá condições de planejar e organizar ações que resultem no bem-estar das comunidades, que podem ir além do Dia V, transformando-se em programas permanentes de voluntariado. A união de esforços com alegria, entusiasmo, solidariedade e cidadania transformam a vida das pessoas. É a forma concreta de contribuir para a construção de um mundo melhor e todos nós podemos participar. Robson Braga de Andrade Presidente do Sistema FIEMG

6

7 SER VOLUNTaRIO, SER SOLIDaRIO Ser voluntário é ter coragem de reconhecer a realidade e agir sobre ela, deixando sua contribuição, de forma que ao olhar de novo, seja possível perceber que o voluntário mudou e a realidade também. A prática do voluntariado vem crescendo a cada ano, demonstrando como o envolvimento e comprometimento de cada pessoa, como cidadão é capaz de transformar o mundo. Se cada pessoa se une às realizações coletivas da sociedade, caminhamos juntos para um mundo melhor. Às vezes nos deparamos com pessoas que participam, que dedicam horas de seus dias corridos para a participação social, para a solidariedade e percebemos o comprometimento consciente e decidido. Tantos outros se perguntam como eles conseguem, como algumas pessoas dedicam horas para trabalhar para o bem comum, como os grupos de voluntários têm tanto entusiasmo e dedicação... Os voluntários afirmam que é preciso dar o primeiro passo, depois tudo acontece. Quem dedica um dia de sua vida para uma causa que faz bem à sociedade, não pode mais fechar os olhos para a realidade ou omitir-se de participar. O compromisso fala mais alto. Vem então o desejo de sentir-se preparado para contribuir de forma real. O que mais pode querer um voluntário, que dedica seu tempo, trabalho e talento sem esperar nenhuma remuneração em troca? Ele deseja ver os resultados da ação. Deseja ver crescer a semente plantada, deseja o sucesso profissional dos jovens acompanhados, o prazer pela educação das crianças, deseja acima de tudo ver uma mudança no olhar do doente, na atitude do jovem, no sorriso do idoso. Deseja ter a certeza de que sua contribuição está sendo efetiva, então prepara-se, dedica-se, compromete-se ainda mais. O trabalho voluntário é uma oportunidade de descoberta pessoal, descoberta de talentos e de potencialidades. É a expressão genuína da criatividade e da generosidade, motivadas pelos valores éticos de solidariedade e participação espontânea. É a possibilidade de unir-se a pessoas que compartilham dos mesmos propósitos e das mesmas causas. Voluntariado é antes de tudo uma atitude de vida, na qual você se dispõe a comprometer-se com a construção de uma sociedade mais justa. Agora veja a palestra sobre voluntariado e reflita sobre como a participação cidadã pode transformar a realidade de muitas pessoas.

8 Você está motivado para o trabalho voluntário? 1. O voluntariado implica em: a) criar novos modelos de parceria com a comunidade b) fazer algo diferente no dia-a-dia c) aumentar o círculo de amizades 2. Voluntários: a) vivem mais e com maior saúde b) doam seu tempo e talento para a construção de uma sociedade mais justa c) devem trabalhar com autonomia e em clima de liberdade 3. O voluntário tem direito de desempenhar tarefas que: a) o valorizem e signifiquem um desafio b) gerem reconhecimento c) melhorem a qualidade de vida de todos 4. O voluntário deve: a) dimensionar adequadamente o tempo e as condições de prestação do serviço voluntário, sem sacrifício e sem heroísmo b) fazer o trabalho voluntário apenas quando se tem muito tempo c) encaixar o trabalho voluntário entre uma atividade e outra 5. É importante: a) adicionar amor ao trabalho voluntário, dando o melhor de si b) sentir-se reconhecido publicamente c) desenvolver novos talentos, habilidades e conhecimentos para melhorar o desempenho e buscar realizações cada vez maiores 6. Muitas pessoas querem ser voluntárias: a) mas não sabem como começar b) não conseguem arrumar tempo c) e procuram na comunidade uma forma de participar 7. Voluntariado é acima de tudo uma atitude de vida na qual você se dispõe a: a) doar tempo, trabalho e talento para a melhoria da comunidade

9 b) ocupar bem o tempo ocioso c) doar aquilo que te sobra para aqueles que necessitam 8. O trabalho voluntário precisa ser competente: a) é preciso preparar-se bem para realizar as ações b) todo mundo tem condições de ser voluntário mesmo sem preparo c) para quem precisa muito, qualquer ajuda tem que ser bem vinda 9. O termo de adesão, previsto na lei do voluntariado (lei 9608/98): a) é necessário quando há risco no relacionamento entre o voluntário e a instituição social b) é um documento imprescindível em qualquer ação voluntária c) exige maior organização e controle da ação voluntária 10. É bom ter um programa de voluntariado na empresa porque ajuda a: a) motivar os funcionários para o trabalho b) estabelecer um diálogo com a comunidade c) motivar os funcionários para a participação cidadã Para saber como está a sua preparação para o trabalho voluntário, some os pontos para cada resposta, de acordo com a tabela abaixo e veja a análise da sua pontuação total no quadro a seguir. A B C Meus pontos Total 50 a 70 - É preciso entender um pouco mais sobre voluntariado. Esta é uma importante oportunidade para que você se engaje e descubra o valor de participar! 75 a O voluntariado exige compromisso e preparação. Você está no caminho certo. Continue se preparando e bom trabalho! 125 a Parabéns! Você conhece bem os princípios do voluntariado. Coloque em prática tudo o que você já sabe, com toda a sua disposição, e dê a sua contribuição para melhorar a vida de todos nós.

10

11 UM OLHAR ATENTO a REALIDADE Basta olhar atentamente à nossa realidade para percebemos o quanto podemos fazer. Todos os problemas que enfrentamos hoje, como desigualdade social, violência, drogas, poluição, fazem parte de um mesmo conjunto de problemas enfrentado por toda a humanidade. Foi por isso que em setembro de 2000 as Nações Unidas aprovaram a Declaração do Milênio, e o Brasil, junto com mais 191 países, assinou o pacto e estabeleceu um compromisso compartilhado com a sustentabilidade do Planeta. A Declaração do Milênio elegeu 8 objetivos para combater os grandes problemas que afetam toda a humanidade, definindo metas para que sejam solucionados até Por isso foram denominados 8 Jeitos de Mudar o Mundo. Não existe governo no mundo capaz de enfrentar isso sozinho. É o grande desafio da humanidade. É o esforço dos governos, das empresas e da sociedade organizada. Esta é a agenda de cada um de nós. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, ou seja os 8 Jeitos de mudar o mundo são: 1. Acabar com a fome e a miséria 2. Educação de qualidade para todos 3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher 4. Reduzir a mortalidade infantil 5. Melhorar a saúde das gestantes 6. Combater a AIDS, a Malária e outras doenças 7. Qualidade de vida e respeito ao Meio Ambiente 8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento Estes temas foram decididos a partir de um diagnóstico mundial. Diante disso, cada país deve avaliar sua própria realidade e decidir como agir para combater os problemas. Para isso é preciso entender a origem de cada problema, suas conseqüências e como vem sendo tratado em cada localidade. Vamos observar como estes itens afetam o desenvolvimento de nossa comunidade. Assista a palestra sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e responda a pergunta: O que a minha comunidade precisa que pode ser melhorado com o trabalho voluntário?

12

13 LIDERANcA PARA UM MUNDO MELHOR A primeira coisa importante é conhecer bem os objetivos que queremos alcançar, e iniciar um processo de organização de pessoas para o alcance desses objetivos. A presença das lideranças é fundamental, influenciando o grupo a atuar da melhor forma possível. Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso. O líder é aquele que acredita na causa e acredita nas pessoas. Ninguém nasce líder. A liderança é construída a cada dia, diante das necessidades, oportunidades e acima de tudo pela vontade de realizar. Se queremos uma sociedade sustentável, precisamos fortalecer as lideranças que acreditam na vida, que defendem o meio ambiente, que atuam de forma responsável e coerente com valores de honestidade, verdade e justiça. Pessoas que inspirem confiança e inspirem ações, assim todos participam liderando um grande processo de mudança. No campo social, a liderança ocorre como processo coletivo e não como brilho individual. O que importa é a clareza sobre as transformações que o grupo busca e como se organiza para realizá-la. Vejamos os pontos fortes para uma liderança transformadora: Formar times e fazer parte deles Confiar nas pessoas, compartilhar as decisões e ter transparência Ser protagonista das mudanças, conciliando a dimensão pessoal com a social Assumir o exercício de um papel, não necessariamente de uma autoridade formal Ter a consciência da realidade e certeza da necessidade de mudança Valorizar a qualidade das relações, fazendo delas a ponte para o desenvolvimento social almejado Saber ouvir e aprender com as experiências de cada um Compreender o que o move e como quer o mundo Conciliar os conflitos de poder existentes até mesmo em causas sociais. Veja alguns depoimentos, analise as condições de liderança do seu grupo e responda a pergunta: Onde queremos chegar?

14 O voluntariado surgiu em minha vida de uma forma diferente. Nunca tinha me envolvido com causas sociais, nem tinha a preocupação de conhecê-las. Nos sinais de trânsito costumava dar uma moeda a algum pedinte, de forma alienada, sem saber que ao invés de ajudar, atrapalhava. Um dia, conversando com amigos do trabalho, fiquei sabendo que a creche do bairro, que atendia cerca de 200 crianças, iria fechar por falta de recursos. Decidi conhecer o lugar, talvez pudesse ajudar doando alguma coisa. Conversando com a diretora, sentindo seu pesar por não conseguir manter a instituição e vendo o carinho dos voluntários com as crianças, me senti tocado e percebi que não podia perder aquela oportunidade. Me enchi de forças, organizei um grupo de trabalho com alguns amigos e comecei a ajudar. Primeiro foi preciso arrecadar doações, fundos para pagar as dívidas. Depois passamos a ajudar na gestão da entidade, com planejamento e organização. Já são 5 anos de trabalho e hoje 350 crianças são atendidas diariamente pela creche. Me sinto muito mais ajudado do que ajudando. Quando vejo as crianças sorrindo, correndo para mim, me sinto muito feliz. Sinto que o que faço, realmente faz diferença. Carlos Henrique Santos Martins, voluntário em Contagem/MG

15 O trabalho voluntário é uma via de mão dupla. Transforma a vida de quem recebe e de quem doa. Sempre ajudei a quem precisa, na maioria das vezes com doações, mas mesmo assim sentia um vazio, uma vontade de ajudar mais. Foi aí que conheci os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Ao comprar material escolar para os meus filhos, vi um caderno cuja capa era formada por 8 ícones coloridos, cada um representando um dos Objetivos. Pesquisei a respeito e descobri que sendo voluntária poderia ajudar a combater aqueles males. Ao invés de trabalhar sozinha, levei a idéia para a empresa em que trabalho e acabamos organizando um programa interno de voluntariado. Busquei informação, treinamento e hoje além de coordenar o programa, dedico minhas manhãs de sábado a alfabetizar adultos. Nosso programa dedica-se a levar Educação básica de qualidade para todos, o segundo Objetivo de Desenvolvimento do Milênio. O que me move é poder praticar solidariedade e cidadania, é contribuir para melhorar o mundo. No início, a gente pensa que só vai doar, mas recebe em troca tanto amor, carinho e gratidão, que se emociona e aprende que a maior recompensa é a alegria que o trabalho voluntário traz para a nossa vida Ana Maria Guimarães, voluntária em Juiz de Fora/MG

16

17 DIA V - MOBILIZAR PESSOAS, GERAR AcoES E MUDAR O MUNDO O Dia V é o grande marco do voluntariado ativo e transformador. No Dia V todos os esforços de mobilização social culminam num grande evento. É o momento de lançar iniciativas, de envolver voluntários, de comemorar resultados, enfim de sair às ruas e mostrar a força da solidariedade. Todos: empresas, sociedade e governos juntos pelo desenvolvimento. Assim acontece o Dia V. Sempre no primeiro domingo de dezembro acontecem milhares ações voluntárias em centenas de municípios. Criado em 2000 pela FIEMG Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, o Dia V cresce em participação a cada ano. A partir de 2005 foi adotado o tema dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo, com o objetivo de somar forças para que, até 2015 possamos ter a sociedade altamente mobilizada e participativa nessa importante transformação. O objetivo do Dia V é incentivar para que o maior número de pessoas possível exerça a cidadania, participando ativamente da construção de um mundo melhor. Não é possível ficar de baços cruzados assistindo ou criticando os outros. É preciso agir, fiscalizar, participar. Só assim veremos um mundo melhor à nossa frente. Se você já participou do Dia V, é hora de rever e melhorar todo o processo de participação, tendo como foco o desafio de alcançar os objetivos do milênio até Se esta for a sua primeira participação, contribua com sua opinião, ajude a construir um movimento consistente e forte. Ser voluntário, é uma atitude de vida que envolve um senso de responsabilidade pelo outro e pelo desenvolvimento da sociedade. Implica compromisso e solidariedade. No Dia V, os participantes realizam todas as ações de forma espontânea e voluntária, dando o melhor de si e se unindo à voluntários de todos os continentes com um objetivo comum: MUDAR O MUNDO.

18 Qual o papel do comitê? Mobilizar pessoas, articular parcerias e gerar ações. Aqui transforma-se em realidade tudo que vimos até agora. É hora de montar o comitê, que deve: 1. Definir um objetivo do milênio prioritário em sua comunidade. Definir a ação que vai contribuir para enfrentar o problema escolhido. Cada ação só pode estar vinculada a um objetivo. Fazer alianças com projetos que já atuem na mesma causa. 2. Mobilizar pessoas, empresas, escolas e outros grupos para que realizem ações, gerando idéias, fazendo palestras. 3. Estabelecer parcerias tendo em vista o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio definido. 4. Divulgar o Dia V, levando informação para o maior volume possível de pessoas, colocando os cartazes em locais públicos, anunciando nos meios de comunicação (TV, rádio, jornais, revistas, internet). 5. Cadastrar o comitê e todas as ações, gerando informação e compartilhando com todo o movimento do Dia V o que estão fazendo e quais os compromissos assumidos. 6. Realizar as ações e dar apoio aos outros grupos de ação da sua comunidade. 7. Enviar o relatório de mobilização contendo dados numéricos sobre as ações, fotos, resultados e depoimentos.

19 Vamos montar o nosso projeto de voluntariado? É hora de começar a organizar o Dia V, de planejar as atividades. Vamos conhecer as etapas fundamentais para a elaboração do projeto e mãos à obra: Convocação Primeiro precisamos convidar, chamar as pessoas, despertar o interesse e a vontade de fazer parte do projeto. Podemos fazer esse convite de diversas formas: Distribuindo folhetos e cartazes dar visibilidade ao projeto; Realizando palestras, reuniões e eventos para esclarecer e divulgar o projeto; Pedindo que a mídia local faça a divulgação; Enviando s ou até mesmo divulgando boca-a-boca para que todos possam tomar conhecimento e participar das ações que serão desenvolvidas. Diagnóstico É importante observar, avaliar, conhecer as reais necessidades da comunidade para planejar ações qualificadas, que promovam a mudança. Você pode diagnosticar: Conversando com as pessoas da comunidade, das instituições que possam ajudar a traçar o perfil das necessidades locais; Fazendo e distribuindo questionários, com perguntas abertas ou fechadas para avaliar as condições atuais; Dialogando com moradores antigos, com a imprensa, lideranças locais, para pesquisar o histórico da comunidade. Elaboração do Projeto Com o grupo formado e as necessidades da comunidade identificadas é hora de planejar a ação. É importante refletir sobre as seguintes questões: Justificativa: por que fazer? Objetivo: O que fazer? Onde pretendemos chegar? Grupo de trabalho: quem deseja participar? Público alvo: a quem se destina as ações voluntárias? Plano de ação: como fazer? Quais são as ações e fases necessárias?

20 Cronograma: quando? Recursos: Quanto é necessário para a realização do projeto em recursos materiais, humanos e financeiros? Quais serão os parceiros envolvidos? Para facilitar o trabalho essas informações podem ser transformadas em um modelo visual de planejamento. Pode ser um quadro, uma planilha, um fluxograma. Use a criatividade e bom trabalho! Ação É hora de colocar em prática tudo que foi planejado. Organizar as pessoas, distribuir as tarefas, informar sobre todos os detalhes da ação. É importante ter alegria, trabalhar com energia e entusiasmo. Também é preciso estar atento aos imprevistos e ter algumas soluções à mão, como um kit de primeiros socorros e uma lista de telefones de emergência. Reflexão Refletir é uma etapa essencial e deve estar presente durante todo o projeto. Sempre que possível ou necessário, o grupo deve procurar trocar idéias, percepções e avaliações de como o projeto está caminhando, para que o resultado final alcance o esperado. Registro Fotografar as ações, colher depoimentos, impressões, preparar relatórios, enfim registrar tudo e depois divulgar é a melhor maneira para valorizar o trabalho e envolver mais pessoas. Esses registros vão formar um banco de dados capaz de contar a história do projeto, transformado-se em exemplo, inspiração para o trabalho de outros grupos, construindo redes e espalhando solidariedade. Reconhecimento e Comemoração Reunir os voluntários, a comunidade e os parceiros para comemorar, celebrar o espírito de cidadania e solidariedade reforça o vínculo entre os participantes e valoriza os resultados das ações. A cooperação e o trabalho em equipe devem ser reconhecidos e homenageados. (Fonte: Cartilha Construindo um Projeto de Voluntariado 2003 SP.)

21 REGIONAIS FIEMG FIEMG Regional Alto Paranaíba / (34) FIEMG Regional Centro-Oeste / (37) FIEMG Regional Norte / (38) FIEMG Regional Pontal do Triângulo / (34) FIEMG Regional Rio Doce / (33) FIEMG Regional Sul / (35) FIEMG Regional Vale do Aço / (31) FIEMG Regional Vale do Paranaíba / (34) FIEMG Regional Vale do Rio Grande / (34) FIEMG Regional Zona da Mata / (32) FIEMG Regional Metropolitana de Belo Horizonte / (31)

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissao de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Depois de realizar a Conferência... Realizada a Conferência em sua Escola ou Comunidade, é

Leia mais

Para facilitar a realização do

Para facilitar a realização do Para facilitar a realização do sugerimos 10 passos que consideramos primordiais para o sucesso da ação. Este livreto traz um resumo desse percurso. A versão completa da Cartilha dos 10 passos está disponível

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades integradas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites

Leia mais

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário.

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário. 1. Apresentação O Voluntariado Empresarial é um dos canais de relacionamento de uma empresa com a comunidade que, por meio da atitude solidária e proativa de empresários e colaboradores, gera benefícios

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 2 Liderança e Comunidade

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 2 Liderança e Comunidade Organizando Voluntariado na Escola Aula 2 Liderança e Comunidade Objetivos 1 Entender o que é liderança. 2 Conhecer quais as características de um líder. 3 Compreender os conceitos de comunidade. 4 Aprender

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

Ambiente destruído...

Ambiente destruído... Voluntariado Ambiente destruído... A qualidade do ar e o aquecimento global ameaçam a vida no planeta Ritmo acelerado Violência nas ruas... Pobreza... MILHÕES DE CRIANÇAS ESTÃO FORA DA ESCOLA Um bilhão

Leia mais

Voluntariado nas Organizações de Terceiro Setor Marisa Seoane Rio Resende *

Voluntariado nas Organizações de Terceiro Setor Marisa Seoane Rio Resende * Voluntariado nas Organizações de Terceiro Setor Marisa Seoane Rio Resende * Voluntariado é a expressão da participação da sociedade na vida pública mais significativa da atualidade. Os movimentos de participação

Leia mais

Por que ouvir a sua voz é tão importante?

Por que ouvir a sua voz é tão importante? RESULTADOS Por que ouvir a sua voz é tão importante? Visão Tokio Marine Ser escolhida pelos Corretores e Assessorias como a melhor Seguradora pela transparência, simplicidade e excelência em oferecer soluções,

Leia mais

Nº 3 - Nov/14 TRABALHO COMUNITÁRIO

Nº 3 - Nov/14 TRABALHO COMUNITÁRIO ! Nº 3 - Nov/14 o ã ç n e t a A T S PRE TRABALHO COMUNITÁRIO Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! apresenta pontos importantes para a implantação de projetos e programas de base comunitária.

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco!

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! FUNDAÇÃO DO CVSP O CVSP foi criado em 6 de maio de 1997, por um grupo

Leia mais

III PRÊMIO PARAÍBA ABRAÇA ODM

III PRÊMIO PARAÍBA ABRAÇA ODM III PRÊMIO PARAÍBA ABRAÇA ODM Faça parte desse abraço A Fundação Solidariedade ponto focal do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento,braço social do Sistema Correio de Comunicação, é uma Associação

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4

Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4 Guia do Educador CARO EDUCADOR ORIENTADOR Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 2. PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4 Objetivo GERAL 5 METODOLOGIA 5 A QUEM SE DESTINA? 6 O QUE

Leia mais

II Seminário de Intercâmbio de Experiências Exitosas apara o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Rede IDEEA

II Seminário de Intercâmbio de Experiências Exitosas apara o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Rede IDEEA II Seminário de Intercâmbio de Experiências Exitosas apara o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Rede IDEEA Salvador, Bahia Brasil, 19 e 20 de novembro de 2009 Mobilização Mundial Conferências

Leia mais

O Engajamento em Programas Empresariais: funcionários, gestão e áreas parceiras. Trabalho em Grupo Encontro de 03/08/2011

O Engajamento em Programas Empresariais: funcionários, gestão e áreas parceiras. Trabalho em Grupo Encontro de 03/08/2011 O Engajamento em Programas Empresariais: funcionários, gestão e áreas parceiras Trabalho em Grupo Encontro de 03/08/2011 Resumo Mesa 1 Questão 1 O que dá significado/contribui para a participação do funcionário

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE ATIVIDADE 1: GINCANA ESTUDANTIL 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta Organizar uma gincana para que os estudantes de diferentes salas possam participar e competir, com provas

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos!

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! Documento final aprovado por adolescentes dos Estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Mato Grosso,

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES O Ateliê de Idéias é uma organização social, sem fins lucrativos, fundada em 2003, que tem como missão desenvolver

Leia mais

membros do time, uma rede em que eles possam compartilhar desafios, conquistas e que possam interagir com as postagens dos colegas.

membros do time, uma rede em que eles possam compartilhar desafios, conquistas e que possam interagir com as postagens dos colegas. INTRODUÇÃO Você, provavelmente, já sabe que colaboradores felizes produzem mais. Mas o que sua empresa tem feito com esse conhecimento? Existem estratégias que de fato busquem o bem-estar dos funcionários

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor Movimento incentiva a escolha pelos pequenos negócios na hora da compra A iniciativa visa conscientizar o consumidor que comprar dos pequenos é um ato de cidadania que contribui para gerar mais empregos,

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

COMO ORGANIZAR UM EVENTO VAI ORGANIZAR UM EVENTO? TEMOS DICAS VALIOSAS PARA TE AJUDAR! womoz.mozillabrasil.org.br

COMO ORGANIZAR UM EVENTO VAI ORGANIZAR UM EVENTO? TEMOS DICAS VALIOSAS PARA TE AJUDAR! womoz.mozillabrasil.org.br COMO ORGANIZAR UM EVENTO VAI ORGANIZAR UM EVENTO? TEMOS DICAS VALIOSAS PARA TE AJUDAR! womoz.mozillabrasil.org.br Eventos são um dos melhores modos de fazer com que as pessoas se envolvam. Elas participam

Leia mais

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO ALAVANQUE SUA EMPRESA EM TEMPOS DE INCERTEZA 2015 tem se mostrado um ano de grandes desafios. Sua empresa está passando por este período com resultados inferiores aos planejados?

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Jorn. Esp. Cris Guimarães

Jorn. Esp. Cris Guimarães As Relações Institucionais como Estratégia de Fortalecimento das Causas Sociais Jorn. Esp. Cris Guimarães Quem somos Missão: Potencializar o desenvolvimento integral da criança, adolescente e jovem numa

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br NO CAMPO: UMA FAMÍLIA DE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS PARA PRODUTORES RURAIS. TODA MINHA FAMÍLIA VIVE DA PRODUÇÃO RURAL. E MAIS DE CINCO MILHÕES

Leia mais

Guia sobre Voluntariado Instituto Lina Galvani

Guia sobre Voluntariado Instituto Lina Galvani Guia sobre Voluntariado Instituto Lina Galvani Sumário Conceito de voluntário... 3 O que é e o que não é voluntariado... 3 Lei do voluntariado... 4 Voluntariado no Brasil... 4 Benefício do Voluntariado...

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos O pedagogo David Bomfin, 50 anos, deixou, há algum tempo, de

Leia mais

CONSTRUINDO UM PROJETO DE VOLUNTARIADO

CONSTRUINDO UM PROJETO DE VOLUNTARIADO CONSTRUINDO UM PROJETO DE VOLUNTARIADO ExpedieNte TEXTO Kátia Regina Gonçalves Paulo de Camargo Priscila Cruz COORDENAÇÃO DO PROJETO Sílnia Nunes Martins Prado PROJETO GRÁFICO Linea Creativa ILUSTRAÇÃO

Leia mais

8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital

8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital 8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital Empreender em negócios de marketing digital seguramente foi uma das melhores decisões que tomei em minha vida. Além de eu hoje poder ter minha

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PROPOSTA DE AÇÃO Criar um fórum permanente onde representantes dos vários segmentos do poder público e da sociedade civil atuem juntos em busca de uma educação

Leia mais

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Recursos Humanos Coordenação de Gestão de Pessoas Pesquisa de Clima Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Introdução No dia 04 de Agosto de 2011, durante a reunião de Planejamento, todos os

Leia mais

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER FATEC NÓS PODEMOS IBAITI!

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER FATEC NÓS PODEMOS IBAITI! FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER FATEC PROJETO: 8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO NÓS PODEMOS IBAITI! Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU), ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu

Leia mais

Orientação Profissional e de Carreira

Orientação Profissional e de Carreira Orientação Profissional e de Carreira Um processo para a vida toda Powered by: S U A C ARREIRA N A D IRE Ç Ã O CER T A Sponsored by: INTRODUÇÃO 25 anos de experiência 4.000 jovens contratados por ano Quem

Leia mais

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo ESTUDO SONHO BRASILEIRO APRESENTA 3 DRIVERS DE COMO JOVENS ESTÃO PENSANDO E AGINDO DE FORMA DIFERENTE E EMERGENTE: A HIPERCONEXÃO, O NÃO-DUALISMO E AS MICRO-REVOLUÇÕES. -- Hiperconexão 85% dos jovens brasileiros

Leia mais

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão.

Leia mais

3. PERÍODO DE AÇÃO 4. ATORES ENVOLVIDOS 5. MÍDIA SOCIAL MENSAGEIROS DA PAZ DIA INTERNACIONAL DA PAZ 2014 21 DE SETEMBRO

3. PERÍODO DE AÇÃO 4. ATORES ENVOLVIDOS 5. MÍDIA SOCIAL MENSAGEIROS DA PAZ DIA INTERNACIONAL DA PAZ 2014 21 DE SETEMBRO 1. OBJETIVOS Comemoração do Dia Internacional da Paz 2014, através do envolvimento ativo dos Escoteiros com a Comunidade. Para induzir e apoiar os Escoteiros a falarem sobre a Paz com os outros Escoteiros,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

Realização e Organização. www.vamaislonge.com.br

Realização e Organização. www.vamaislonge.com.br Realização e Organização www.vamaislonge.com.br Quem somos... Leonardo Alvarenga, tenho 23 anos, sou criador do Não Tenho Ideia e do #VáMaisLonge. Sou formado em Educação Física mas larguei tudo logo após

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 1 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

Passos para recrutar voluntários

Passos para recrutar voluntários Passos para recrutar voluntários Encontrando o voluntário Faça um - mostrando o que Deus está fazendo no ministério Coloque no boletim um Em todos os eventos do ministério que levantam outras pessoas passe

Leia mais

nossa vida mundo mais vasto

nossa vida mundo mais vasto Mudar o Mundo Mudar o Mundo O mundo começa aqui, na nossa vida, na nossa experiência de vida. Propomos descobrir um mundo mais vasto, Propomos mudar o mundo com um projecto que criou outros projectos,

Leia mais

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade.

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade. Olá, sou Rita Berlofa dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Brasil, filiado à Contraf e à CUT. Quero saudar a todos os trabalhadores presentes e também àqueles que, por algum motivo, não puderam

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ÍNDICE PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO Página 2 CRÉDITO Página 12 CRÉDITO RESPONSÁVEL Página 16 A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS FILHOS Página 18 PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO O planejamento

Leia mais

QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA!

QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA! QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA! NOSSA VISÃO Um mundo mais justo, onde todas as crianças e todos os adolescentes brincam, praticam esportes e se divertem de forma segura e inclusiva. NOSSO

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL APRESENTAÇÃO A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais do mundo, com operações em

Leia mais

PASSO A PASSO PARA FAZER A CONFERÊNCIA NA ESCOLA*

PASSO A PASSO PARA FAZER A CONFERÊNCIA NA ESCOLA* IV CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE A PARA FAZER A CONFERÊNCIA NA ESCOLA* *Até 31 de AGOSTO 2013 Ministério do Meio Ambiente Ministério da Educação IV CNIJMA 1. PORQUE FAZER A CONFERÊNCIA

Leia mais

UMA PARCERIA DE SUCESSO!

UMA PARCERIA DE SUCESSO! RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Parceria Santa Dorotéia e Junior Achievement de Minas Gerais: UMA PARCERIA DE SUCESSO! 1 SUMÁRIO 1. Resultados Conquistados... 3 2. Resultados 2013... 4 3. Resultados Pesquisas...

Leia mais

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free Como motivar Millennials Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free O que esperar deste ebook Maneiras práticas para motivar seus funcionários da geração Millennials a. O que é a geração

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA 1 CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA Quando nos tornamos mãe, sem dúvida nenhuma é a melhor coisa desse mundo. Nossos filhos nascem, curtimos muito eles, nos dedicamos exclusivamente e chega uma hora que

Leia mais

Cathia Spolaor Diretora Nacional

Cathia Spolaor Diretora Nacional Cathia Spolaor Diretora Nacional Recomeçar Poderosamente O que nós, consultoras experientes ou novas, precisamos fazer a partir de hoje? Assinar nossa carta de iniciação hoje, começando novamente fazendo

Leia mais

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA. Responsabilidade Social não é apenas adotar um sorriso.

PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA. Responsabilidade Social não é apenas adotar um sorriso. PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA 1. Introdução Responsabilidade Social não é apenas adotar um sorriso. Não é trabalhar uma única vez em algum projeto social e ficar

Leia mais

IV Encontro Gaúcho do Terceiro Setor: Desenvolvimento Comunitário

IV Encontro Gaúcho do Terceiro Setor: Desenvolvimento Comunitário IV Encontro Gaúcho do Terceiro Setor: Desenvolvimento Comunitário Novo Hamburgo 23.setembro,2010 Níveis de Desenvolvimento Macro: alcance ou impacto global Meso: de influência nacional, e no caso brasileiro

Leia mais

VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL SITE: www.voluntariado.org.br Missão Incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo e promover a educação para o exercício consciente

Leia mais

O QUE É ECONOMIA VERDE? Sessão de Design Thinking sobre Economia Verde

O QUE É ECONOMIA VERDE? Sessão de Design Thinking sobre Economia Verde O QUE É ECONOMIA VERDE? Sessão de Design Thinking sobre Economia Verde Florianópolis SC Junho/2012 2 SUMÁRIO Resumo do Caso...3 Natureza do Caso e Ambiente Externo...3 Problemas e Oportunidades...4 Diagnóstico:

Leia mais

O que é o Plano de Mobilização Social Pela Educação (PMSE)

O que é o Plano de Mobilização Social Pela Educação (PMSE) O que é o Plano de Mobilização Social Pela Educação (PMSE) É o chamado do Ministério da Educação (MEC) à sociedade para o trabalho voluntário de mobilização das famílias e da comunidade pela melhoria da

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LI ESTAMOS PASSANDO PELA MAIOR TRANSFORMAÇÃO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. VALORIZAR PESSOAS

Leia mais

na sala de aula e na vida

na sala de aula e na vida na sala de aula e na vida Dez dos pais que favorecem o sucesso dos filhos na sala de aula e na vida 2 2012, Fundação Otacílio Coser COSTA, Antonio Carlos Gomes da BASILE, Odelis PAIS, ESCOLA E FILHOS,

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

Diversas pessoas com o objetivo de ir em frente e inovar. Esse é o valor do i9.

Diversas pessoas com o objetivo de ir em frente e inovar. Esse é o valor do i9. Diversas pessoas com o objetivo de ir em frente e inovar. Esse é o valor do i9. Fazer a diferença é ser empreendedor de suas próprias ideias O conceito do i9 Quando pessoas de diversos lugares se conectam

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo

Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo Um pouco de história... Características Sociedade Agrícola Agricultura, Caça TERRA Sociedade

Leia mais

Art of Hosting. 8 a 12. julho de 2013. Rota Romântica Serra Gaúcha/ RS

Art of Hosting. 8 a 12. julho de 2013. Rota Romântica Serra Gaúcha/ RS Art of Hosting Rota Romântica Serra Gaúcha/ RS 8 a 12 julho de 2013 A Arte de Anfitriar conversas significativas e colher resultados que importam Uma abordagem para a Liderança Colaborativa Como potencializar

Leia mais

Uma Experiência Empreendedora da Educação Cooperativa

Uma Experiência Empreendedora da Educação Cooperativa Uma Experiência Empreendedora da Educação Cooperativa Prá colher, temos que plantar, compadre, temos que pensar no futuro. José Dionízio Leite É TICA L IDERANÇA L IBERDADE O RGANIZAÇÃO S OLIDARIEDADE

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais