UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 13/2017 Processo Seletivo de Monitoria de Ensino (bolsistas e voluntários)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 13/2017 Processo Seletivo de Monitoria de Ensino (bolsistas e voluntários)"

Transcrição

1 UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 13/2017 Processo Seletivo de Monitoria de Ensino (bolsistas e voluntários) A MM. Reitora do Centro Universitário do Distrito Federal, no uso das suas atribuições regimentais torna tornado público o presente edital que consolida as diretrizes sobre o processo seletivo de bolsas para monitoria de ensino para o segundo semestre de DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. OBJETIVOS: O Programa de Monitoria tem como objetivos: a) Promover e incentivar a expressão do potencial acadêmico dos monitores e contribuir para sua formação acadêmica e profissional; b) Criar condições de aprofundamento de conteúdos teóricos para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente, na promoção da tríade: ensino, pesquisa e extensão; c) Contribuir para a melhoria do ensino das disciplinas do curso, participando das práticas existentes e da implementação de novas práticas e experiências pedagógicas no ensino; d) Potencializar aptidões e interesses no exercício da docência e na pesquisa; e) Oportunizar ao estudante o exercício da prática de ensino e de pesquisa relacionada aos conhecimentos adquiridos. 2. DOS REQUISITOS 2.1. O Discente deverá: a) Estar regularmente matriculado no semestre vigente; b) Já ter cursado ou estar cursando a disciplina que se pretende monitorar; c) Ter nota igual ou superior a 8,0 (oito) pontos na (s) disciplina (s) para concorrer a monitor

2 bolsista e nota igual ou superior a 7,0 (sete) pontos para concorrer a monitor voluntário, devendo assim se candidatar com a apresentação do histórico escolar carimbado e assinado no ato da inscrição; d) Estar cumprindo regularmente o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais; e) Ser aprovado no processo de seleção do Programa de Monitoria. 3. DOS TIPOS DE MONITORIA 3.1. A monitoria pode ser exercida em 2 (duas) modalidades: a) Voluntária: o estudante atua voluntariamente no programa; b) Bolsista: o estudante receberá, em forma de desconto na mensalidade, um valor correspondente à carga-horária desenvolvida no programa. IMPORTANTE: A concessão da monitoria não isenta o estudante do pagamento da matrícula. 4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO 4.1. O estudante poderá se inscrever em até 02 (duas) disciplinas por semestre letivo, sendo vedado o exercício cumulativo O Aluno interessado em participar do Programa de Monitoria deverá acordar previamente uma Proposta de Atividade com o Professor da disciplina e preencher o documento anexo a este Edital o qual contém: a) Identificação do Aluno; b) Proposta de Atividade de Monitoria; c) Parecer do Professor da Disciplina O aluno deverá entregar na Coordenadoria do seu Curso o anexo do Edital devidamente preenchido e o Histórico Escolar emitido pela secretaria acadêmica ou impresso diretamente pela área do aluno Após a inscrição, a Proposta de Atividade de Monitoria apresentada pelo Aluno deverá ser

3 analisada e aprovada pela Coordenadoria do Curso, que dará seu parecer sobre os escolhidos Em caso de haver maior número de candidatos relativamente ao número de bolsas disponíveis, utilizar-se-ão os seguintes critérios de desempate: a) O estudante com melhor desempenho na disciplina; b) O estudante com maior número de créditos cursados Após a seleção realizada pela Coordenadoria do Curso haverá a validação pela Coordenação Geral de Graduação, de acordo com número de vagas e a divulgação do resultado. 5. DO CRONOGRAMA: 5.1. O processo de inscrição/seleção do Programa de Monitoria obedecerá ao seguinte cronograma: ETAPA DATA Divulgação do edital 15 de agosto de Inscrições (Estudantes e docentes) 15 a 25 de agosto de Análise das coordenações Até 28 de agosto. Divulgação do resultado 01 de setembro de Início das atividades de Monitoria 04 de setembro de Entrega de relatório final (monitor-professor) Até o dia 01 de dezembro. Entrega de relatório final (professor-coordenação) Até o dia 04 de dezembro. Entrega de relatórios (coordenação Secretaria de Até o dia 08 de dezembro. Eventos e Ativ. Acadêmicas) Lançamento do edital (previsão) 15 de dezembro. 6. DO REGIME DAS ATIVIDADES DE MONITORIA 6.1. O monitor não tem qualquer vínculo empregatício com o Centro Universitário UDF e suas atividades obedecem aos seguintes critérios: a) O monitor exerce suas atividades sob orientação do professor responsável pela disciplina; b) O horário das atividades de monitoria não pode, em hipótese alguma, prejudicar suas atividades discentes; c) As atividades do monitor obedecem, em cada período, ao plano estabelecido pelo professor, aprovado pela Coordenadoria do Curso.

4 7. DA BOLSA DE MONITORIA E HORAS DE ATIVIDADE COMPLEMETAR 7.1. O Monitor terá direito a uma bolsa, no valor de R$ 290,00 (duzentos e noventa) reais, em forma de redução (desconto) no valor da mensalidade a ser paga de setembro a dezembro de A bolsa de monitoria tem a duração de um período letivo, podendo ser renovada por mais um período A bolsa de monitoria não poderá ser cumulada com outra bolsa de natureza acadêmica e não haverá devolução de valores ou repasse de valores em espécie A bolsa de monitoria poderá ser cancelada a qualquer tempo: a) Caso o aluno e o professor não entreguem, mensalmente, a lista de frequência das atividades de monitoria à coordenação; b) Por desistência do aluno (que deverá ser imediatamente comunicada à coordenação do curso); c) A pedido do professor supervisor (que deverá ser imediatamente comunicada à coordenação do curso); d) Por trancamento de matrícula; e) Por sanção disciplinar; f) Por desempenho insatisfatório O Aluno selecionado deverá assinar Termo de Compromisso para início das atividades de Monitoria No caso de não haver mais vagas no Programa de Monitoria com bolsa, o Aluno poderá se inscrever como monitor voluntário, respeitando todas as determinações deste Edital. Para tanto deverá assinalar em sua ficha de inscrição a sua opção como voluntário O aluno que faz parte dos Programa FIES e PROUNI também poderá se inscrever, observando o disposto no item Aos alunos que participarem da Monitoria será concedido certificado de participação, que poderá ser utilizado para cômputo das Atividades Complementares (AC), nos limites das horas dispensadas para a atividade, de acordo com o Regulamento das Atividades Complementares.

5 8. DOS COMPROMISSOS DA COORDENAÇÃO 8.1. Competem as coordenações dos cursos: a) Divulgar aos estudantes as vagas disponíveis para a monitoria no curso; b) Realizar a inscrição dos estudantes interessados em participar do programa de monitoria; c) Realizar o processo seletivo dos candidatos; d) Encaminhar à Coordenação Geral de Graduação os formulários específicos de cadastro de monitores até o dia 28 de agosto; e) Incentivar os estudantes do curso a frequentarem os atendimentos da monitoria; f) Acompanhar, pedagógica e academicamente, a execução da atividade de monitoria e o cumprimento de prazos por parte dos docentes; g) Encaminhar a Coordenação Geral de graduação a avaliação de desempenho do (a) monitor (a), somada ao relatório do professor, até o dia 08 de dezembro de 2017, para providências de certificação. 9. DOS COMPROMISSOS DO MONITOR 9.1. Atividades básicas: a) Auxiliar o docente em tarefas didático-científicas, inclusive preparação de atividades e trabalhos didáticos, atendimento e orientação de alunos; b) Auxiliar os alunos em trabalhos práticos e experimentais; c) Quando designado, auxiliar/orientar os alunos, sob a supervisão do docente, em trabalhos de laboratório, biblioteca e outros compatíveis com o seu grau de conhecimento e experiência; d) Confeccionar o relatório final, discriminando todas as atividades realizadas no período como monitor e entregar ao docente supervisor até o dia 01 de dezembro de É vedado ao monitor ministrar aulas sem acompanhamento do professor da disciplina.

6 10. DO COMPROMISSO DO PROFESSOR SUPERVISOR O professor responsável deverá: a) Orientar o aluno objetivando estimular o interesse pela carreira docente; b) Assegurar pedagogicamente a plena execução das atividades de monitoria; c) Encaminhar à Coordenação do Curso o registro de frequência mensal do monitor até o 5º dia letivo do mês subsequente; d) Encaminhar à Coordenação do Curso, o relatório final elaborado pelo aluno acompanhado de parecer de avaliação do referido relatório até o dia 04 de dezembro de DA QUANTIDADE DE VAGAS DE MONITORIA As vagas para a atividade de Monitoria com bolsa estão divididas pelos Cursos existentes no UDF, da forma que se segue: CURSOS VAGAS Administração 1 ADS e Sistemas de Informação 1 Arquitetura e Urbanismo 1 Ciências Biológicas 1 Ciência Política e Relações Internacionais 1 Direito 5 Educação Física 2 Enfermagem 5 Engenharia Civil 5 Engenharia Mecânica 2 Farmácia 1 Odontologia 2 Psicologia 3 TOTAL Não há limite de vagas para monitores voluntários No caso de não preenchimento das vagas disponibilizadas por Curso ou do atraso no cumprimento dos prazos estabelecidos, haverá a redistribuição do número de vagas remanescentes prioritariamente para os Cursos que apresentaram a maior quantidade de monitores voluntários e cumpriram as demais exigências deste edital.

7 12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS O não cumprimento de regras e prazos por docentes, discentes ou coordenações, impossibilitará, automaticamente, a participação no edital subsequente (2018.1); Incumbe à Coordenação Geral de Graduação homologar e divulgar o resultado final do processo de seleção; Todas as comunicações e divulgações, relacionadas a este Edital, serão realizadas por meio do website do UDF ( área do aluno e pela área do professor; Informações adicionais poderão ser obtidas na Secretaria de Eventos e Atividades Acadêmicas Os casos omissos serão resolvidos por esta Reitoria O presente edital consolida as informações que foram retificadas com relação ao edital. No 01/2017, portanto, este revoga as disposições em sentido contrário. Brasília, 15 de agosto de 2017 Professor Gabriel Fernandes Cardoso Coordenador Geral de Graduação Professora Doutora Beatriz Maria Eckert-Hoff Reitora

8 Nome do (a) aluno (a): Matrícula: Curso: Semestre: Turno: Telefone residencial:( ) / Telefone celular:( ) PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE MONITORIA Edital 13/ Anexo1 IDENTIFICAÇÃO PROPOSTA DE ATIVIDADE 1. Disciplina: 2. Professor (a) supervisor(a): 3. Turmas a serem atendidas: 4. Justificativa: 5. Atividades a serem desenvolvidas: 6. Estratégias utilizadas: ( ) Bolsista ( ) Voluntário Declaro, sob as formas da Lei, que as informações prestadas neste formulário são verdadeiras e ainda, conhecer e estar de acordo com as normas previstas no Edital 13/2017, que regula a seleção de candidatos ao Programa Monitoria do Centro Universitário - UDF. Brasília, de de Assinatura do (a) candidato (a)

9 PARECER DO PROFESSOR Nome: Parecer: Brasília, de de Professor (a) Responsável PARECER DA COORDENADORIA DO CURSO Parecer: Coordenador (a)

10 Anexo II COORDENAÇÃO GERAL DE GRADUAÇÃO REGISTRO DE FREQUÊNCIA E ORIENTAÇÃO DE MONITORIA Aluno(a) Monitor(a) RGM Professor(a) Supervisor(a) Curso / Disciplina: Data Atividades Assinatura aluno Visto do Supervisor

11 Anexo III Relatório de Atividades de Monitoria Nome do aluno: RGM: Curso : Disciplina : Carga horária: Data: Professor supervisor Visto 1. Resumo do trabalho 2. Atividades realizadas 3. Avaliação da experiência de monitoria (pelo monitor): Brasília, de de Monitor

12 4. Parecer de avaliação do professor supervisor Brasília, de de Professor

SGAS 903 Bloco D Lote Brasília DF T F UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 04/2017

SGAS 903 Bloco D Lote Brasília DF T F UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 04/2017 UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 04/2017 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria A MM. Reitora do Centro Universitário do Distrito Federal, no uso das suas atribuições regimentais retifica

Leia mais

EDITAL Nº 1/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria

EDITAL Nº 1/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA EDITAL Nº 1/2014 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria A Pró-Reitora, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em vista o disposto no Regulamento

Leia mais

Edital 04/2019 REITORIA. Processo Seletivo para Monitoria de Ensino

Edital 04/2019 REITORIA. Processo Seletivo para Monitoria de Ensino Edital 04/2019 REITORIA Processo Seletivo para Monitoria de Ensino A MM. Reitora do Centro Universitário do Distrito Federal UDF, no uso das suas atribuições regimentais torna público o presente edital

Leia mais

EDITAL Nº 04/2017 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria

EDITAL Nº 04/2017 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria EDITAL Nº 04/2017 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria A Direção da FATEO Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília, no uso das suas atribuições regimentais e tendo em vista o disposto

Leia mais

EDITAL 11/2019 REITORIA. Processo Seletivo de Alunos Embaixadores

EDITAL 11/2019 REITORIA. Processo Seletivo de Alunos Embaixadores EDITAL 11/2019 REITORIA Processo Seletivo de Alunos Embaixadores A MM. Reitora do Centro Universitário do Distrito Federal UDF, Professora Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff, no uso das suas atribuições regimentais

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Dir_grad. 001/2017 O Diretor Acadêmico do Centro Universitário Padre Anchieta torna pública a abertura das inscrições para o Programa Institucional de Monitoria UniAnchieta

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA NO CURSO DE GASTRONOMIA Manaus -

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA MONITORIA

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA MONITORIA Atualização em 2017 EDITAL DE CHAMADA XX/XX SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA MONITORIA CURSOS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, GESTÃO COMERCIAL, GESTÃO PÚBLICA, MARKETING E ANÁLISE

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA

PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL PROGRAMA DE MONITORIA Agosto/2010 2 1. O QUE É MONITORIA A Monitoria é a modalidade de ensino-aprendizagem,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras REGULAMENTO DE MONITORIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1 o A Monitoria no Centro de Comunicação e Letras (CCL) será regida por este regulamento e corresponderá ao conjunto

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE. EDITALn 07/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE. EDITALn 07/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE EDITALn 07/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA O Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing IBGM e Saúde

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA 2016-1 I DO PROCESSO SELETIVO: A Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR, através da Coordenação de Pesquisa e Extensão, comunica ao corpo discente

Leia mais

REGULAMENTO DA MONITORIA

REGULAMENTO DA MONITORIA REGULAMENTO DA MONITORIA REGULAMENTO DA MONITORIA Art. 1º. O presente regulamento estabelece as regras para o exercício da Monitoria nos Cursos de Graduação do Centro Universitário de União da Vitória

Leia mais

EDITAL Nº 01/2019 DE CHAMADA PARA O PROCESSO SELETIVO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - MONITORIA

EDITAL Nº 01/2019 DE CHAMADA PARA O PROCESSO SELETIVO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS S/A Av. Filadélfia, 568, Setor Oeste - Araguaína / TO - CEP 77.816-540 - 63' 3411 8500 - www.itpac.br CNPJ: 02.941.990/0001-98Inscrição Municipal:

Leia mais

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias.

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias. EDITAL Nº 03/2016 - CONSEPE A Direção da Faculdade Herrero torna públicos os procedimentos e normas para inscrição e seleção de Monitores 2016/2. Este Edital está em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 11/2010

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA - FAMAZ NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPEX COORDENADORIA DE PESQUISA COPE PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO PROME

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA - FAMAZ NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPEX COORDENADORIA DE PESQUISA COPE PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO PROME FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA - FAMAZ NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPEX COORDENADORIA DE PESQUISA COPE PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO PROME EDITAL FAMAZ/NUPEX/COPE/PROME 2014-1A CONCESSÃO DE VAGAS

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA UNIVERSIDADE DA AMAZONIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA UNIVERSIDADE DA AMAZONIA 29/02/26 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE AMAZONIA Belém 26 29/02/26 Dispõe sobre normas de Monitoria da Universidade da Amazônia. CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º Adotar e estimular a Monitoria Acadêmica, que

Leia mais

EDITAL N 14/2017 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

EDITAL N 14/2017 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EDITAL N 14/2017 0 DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - CAMPUS JUÍNA, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Portaria IFMT N 864, de 19/04/2017,

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA - FAMAZ NUCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPEX COORDENADORIA DE PESQUISA COPE PROGRAMA DE MONITORIA PROMO

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA - FAMAZ NUCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPEX COORDENADORIA DE PESQUISA COPE PROGRAMA DE MONITORIA PROMO FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA - FAMAZ NUCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPEX COORDENADORIA DE PESQUISA COPE PROGRAMA DE MONITORIA PROMO EDITAL COPE-FAMAZ 01/2012 CONCESSÃO DE VAGAS NO PROGRAMA DE MONITORIA

Leia mais

CAPITULO I DA FINALIDADE

CAPITULO I DA FINALIDADE REGULAMENTO PARA O PROGRAMA DE MONITORIAS CAPITULO I DA FINALIDADE Art. 1º. A função de monitor relaciona-se às atividades de uma determinada disciplina ou conjunto de disciplinas afins, sempre sob a orientação

Leia mais

EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 1 EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS O Diretor da Faculdade Murialdo, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1418

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1418 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1418 Regulamenta o Programa de Monitoria dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e revoga a Resolução

Leia mais

CURSO DE FARMÁCIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2018

CURSO DE FARMÁCIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2018 1 CURSO DE FARMÁCIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2018 A Coordenação do Curso de Psicologia da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em cumprimento ao

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018

PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018 PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018 A Coordenação de Pós-Graduação, Iniciação Científica e Extensão

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA APLICÁVEL A SELEÇÃO DE DISCENTES REGULARMENTE MATRICULADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UNIFEG 2014 Página 1 de 9 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DA MONITORIA... 3

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO CASTANHAL. Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica da Faculdade Estácio - Castanhal Nº. 01/2018

FACULDADE ESTÁCIO CASTANHAL. Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica da Faculdade Estácio - Castanhal Nº. 01/2018 Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica da Faculdade Estácio - Castanhal Nº. 01/2018 A Direção Geral da Faculdade Estácio de Castanhal, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Leia mais

Manual de Monitoria - FAMETRO

Manual de Monitoria - FAMETRO 2015 Manual de Monitoria - FAMETRO QUALIDADE DE ENSINO Coordenação de Ensino 17/12/2015 MANUAL DE MONITORIA INTRODUÇÃO O presente Guia visa proporcionar aos professores orientadores e alunos-monitores

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190 Cria o Programa de Monitoria da UFG, fixa os objetivos e estabelece as estruturas de funcionamento da Monitoria na UFG, e

Leia mais

FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR

FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR REGULAMENTO DA MONITORIA DA FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR Pau dos Ferros/RN REGULAMENTO DA MONITORIA A Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar, com sede em Pau dos Ferros, RN, torna públicas as

Leia mais

2 Manual de Monitoria

2 Manual de Monitoria MANUAL DE MONITORIA 1 Manual de Monitoria 2 3 INTRODUÇÃO O presente manual visa proporcionar aos professores orientadores de alunosmonitores das FIPMoc informações sobre a MONITORIA, entendida como possibilidade

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO CENTRAL APPARECIDO DOS SANTOS-UNICEPLAC PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2019 EDITAL 01/2019

PROGRAMA DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO CENTRAL APPARECIDO DOS SANTOS-UNICEPLAC PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2019 EDITAL 01/2019 PROGRAMA DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO CENTRAL APPARECIDO DOS SANTOS-UNICEPLAC PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2019 EDITAL 01/2019 A Coordenação de Pós-Graduação, Iniciação Científica

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA Campinas 2012 REGULAMENTO CAPÍTULO I DAS

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 011 BOLSAS MONITORIA

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 011 BOLSAS MONITORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Campus São João Evangelista Direção Geral Gabinete Avenida Primeiro

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190 Cria o Programa de Monitoria dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e revoga a Resolução CEPEC Nº

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA- Aprovado pela Resolução PRG Nº12, de 18 de maio de CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA- Aprovado pela Resolução PRG Nº12, de 18 de maio de CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA- Aprovado pela Resolução PRG Nº12, de 18 de maio de 2018. CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º. Complementar a formação acadêmica do aluno, na área de seu maior interesse.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS Departamento de Enfermagem

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS Departamento de Enfermagem EDITAL 02/2015 EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITOR REMUNERADO E VOLUNTÁRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA

Leia mais

Regulamento de monitoria

Regulamento de monitoria Regulamento de Monitoria Regulamento de Monitoria ESCOLA SUPERIOR DE ARTES CÉLIA HELENA BACHARELADO EM TEATRO Reconhecido pela Portaria SERES n 51 de 28/05/12, publicada DOU de 01/06/12 SUMÁRIO CAPÍTULO

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1604

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1604 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1604 Regulamenta o Programa de Monitoria dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e revoga a Resolução

Leia mais

EDITAL Nº 12 DE 05 DE ABRIL DE 2019.

EDITAL Nº 12 DE 05 DE ABRIL DE 2019. EDITAL Nº 12 DE 05 DE ABRIL DE 2019. O Campus Parnaíba do Instituto Federal do Piauí (IFPI) torna público pelo presente Edital que estarão abertas as inscrições para seleção de BOLSAS DE MONITORIA, na

Leia mais

FACULDADE DO NORTE GOIANO - FNG PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DA FNG EDITAL 01/2017

FACULDADE DO NORTE GOIANO - FNG PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DA FNG EDITAL 01/2017 FACULDADE DO NORTE GOIANO - FNG PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DA FNG EDITAL 01/2017 A Diretoria acadêmica da Faculdade do Norte Goiano da cidade de Porangatu estado de Goiás, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA 2018.2 O Diretor Executivo do SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CENTRO DE TECNOLOGIA DA INDÚSTRIA QUÍMICA E TÊXTIL-, entidade de ensino criada pelo Decreto-Lei 4.048,

Leia mais

2.1. As bolsas de Monitoria serão distribuídas conforme o seguinte quadro de disciplinas e vagas:

2.1. As bolsas de Monitoria serão distribuídas conforme o seguinte quadro de disciplinas e vagas: EDITAL 016/2017 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Ouro Branco, Lawrence de Andrade Magalhães Gomes,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília EDITAL Nº 007 - CTGC/IFB, DE 11 DE ABRIL DE 2016. SELEÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE MONITOR NO PROJETO DE EXTENSÃO BRINQUEDOTECA 2016 O Diretor-Geral do Campus Taguatinga Centro, nomeado pela Portaria

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art.1º. A presente Resolução fixa as diretrizes do Programa de Monitoria da Faculdade da Região Sisaleira - FARESI. Art. 2º. O

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA A Faculdade Metropolitana de Manaus FAMETRO, através da Unidade 1 e 2, torna público que no período de 28/08/2017 a 04/09/2017, estarão abertas as inscrições para

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA A Faculdade Metropolitana de Manaus FAMETRO, através da Unidade de Saúde, torna público que no período de 28/08/17 a 01/09/17, estarão abertas as inscrições para

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DA FACULDADE HERRERO CAPÍTULO I DO CONCEITO, DAS FINALIDADES E DA GESTÃO

REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DA FACULDADE HERRERO CAPÍTULO I DO CONCEITO, DAS FINALIDADES E DA GESTÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DA FACULDADE HERRERO CAPÍTULO I DO CONCEITO, DAS FINALIDADES E DA GESTÃO Art. 1º. A monitoria tem como objetivo o desenvolvimento de atividades formativas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU A Reitoria do Centro Universitário Brasileiro UNIBRA torna pública as

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL Rio de Janeiro 2018 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Programa de Monitoria, instituído pela Lei nº 5.540/68 e complementada

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 03/2019

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 03/2019 CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 03/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA HEVU VAGAS REMANESCENTES PARA O HORÁRIO DA NOITE A Reitoria do Centro Universitário

Leia mais

Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária

Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária CAPÍTULO I NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º A Monitoria, prevista na Lei nº 9.394/96 e regulamentada pelo Decreto nº 85.862/81, é um espaço de ensino-aprendizagem

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2017 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2017 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR 1 CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2017 A Coordenação do Curso de ARQUITETURA E URBANISMO, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO EXTREMO SUL DA BAHIA PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA MONITORIA

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO EXTREMO SUL DA BAHIA PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA MONITORIA PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA MONITORIA Os alunos podem participar do Programa de Monitoria destinado a propiciar aos interessados a oportunidade de desenvolver suas habilidades para a carreira docente,

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 02/2018

PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 02/2018 PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 02/2018 A Coordenação de Pós-Graduação, Iniciação Científica e Extensão

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU A Reitoria do Centro Universitário Brasileiro UNIBRA torna pública as

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA NA FACULDADE PITAGORAS INSTITUTO CAMILLO FILHO Nº01/ Retificado

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA NA FACULDADE PITAGORAS INSTITUTO CAMILLO FILHO Nº01/ Retificado EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA NA FACULDADE PITAGORAS INSTITUTO CAMILLO FILHO Nº01/2019 - Retificado A Direção da Faculdade Pitágoras Instituto Camillo Filho, no uso de suas atribuições,

Leia mais

EDITAL 007/2018 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA

EDITAL 007/2018 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EDITAL 007/2018 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Ouro Branco, Lawrence de Andrade Magalhães Gomes,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria Art. 1º - Entende-se por Monitoria, uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada

Leia mais

EDITAL MONITORIA 2017/2

EDITAL MONITORIA 2017/2 EDITAL MONITORIA 2017/2 Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica do Curso de Serviço Social da Faculdade Metropolitana de Manaus- FAMETRO Nº. 7 de 2017/1. A Direção Geral da Faculdade Metropolitana

Leia mais

Edital de vagas remanescentes para Seleção de Monitores de Laboratórios de Ciências Agrárias Nº 18/2018

Edital de vagas remanescentes para Seleção de Monitores de Laboratórios de Ciências Agrárias Nº 18/2018 Edital de vagas remanescentes para Seleção de Monitores de Laboratórios de Ciências Agrárias Nº 18/2018 O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Iporá, no uso

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DOS CURSOS DO CCBS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DOS CURSOS DO CCBS 1 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DOS CURSOS DO CCBS 2007 2 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA Art.1º O Regulamento do Programa de Monitoria do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS - está

Leia mais

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante.

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 3º O estudante-monitor deverá assinar um Termo de Compromisso específico à atividade de monitoria. Art.4º

Leia mais

EDITAL TSI - 01/2016 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

EDITAL TSI - 01/2016 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET EDITAL TSI - 01/2016 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET O Diretor da Faculdade Murialdo, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, conforme

Leia mais

I - Incentivar a cooperação do monitor com o corpo docente e discente nas atividades de ensino e aprendizagem.

I - Incentivar a cooperação do monitor com o corpo docente e discente nas atividades de ensino e aprendizagem. A Coordenação do Curso de Direito da Faculdade Sul-Americana torna público o Edital n. 06 de 2019.1 para a realização de processo seletivo visando a seleção de discentes do curso de Direito para o programa

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE MONITORIA DISCENTE DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

EDITAL DO PROGRAMA DE MONITORIA DISCENTE DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA EDITAL DO PROGRAMA DE MONITORIA DISCENTE DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAMPUS DE DESCALVADO, SP. O Diretor e o Coordenador do Curso de Medicina Veterinária do Campus de Descalvado da Universidade Brasil,

Leia mais

EDITAL N. 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSA PARA ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DE ESTUDANTES PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

EDITAL N. 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSA PARA ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DE ESTUDANTES PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EDITAL N. 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSA PARA ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DE ESTUDANTES PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL O Núcleo de Acessibilidade (NA) e a Coordenação de Assuntos da Comunidade Universitária

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS PARA A ESCOLA POLITECNICA 2015/01

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS PARA A ESCOLA POLITECNICA 2015/01 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS PARA A ESCOLA POLITECNICA 2015/01 A Direção Geral da Faculdade Católica do Tocantins, no uso de suas atribuições faz saber

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CONEX PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA TERMO DE COMPROMISSO MONITOR VOLUNTÁRIO

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CONEX PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA TERMO DE COMPROMISSO MONITOR VOLUNTÁRIO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CONEX PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA TERMO DE COMPROMISSO MONITOR VOLUNTÁRIO CONSIDERANDO que a monitoria acadêmica consiste em propiciar condições para a iniciação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA ACADÊMICA Nº013/2019-1

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA ACADÊMICA Nº013/2019-1 EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA ACADÊMICA Nº013/2019-1 A coordenação de Extensão, Cultura e Esportes - vem por meio deste, informar que está aberto o processo seletivo para o programa de MONITORIAS ACADÊMICAS

Leia mais

EDITAL Nº 17/ SELEÇÃO INTERNA DE MONITORES

EDITAL Nº 17/ SELEÇÃO INTERNA DE MONITORES CAMPUS VALENÇA DO PIAUÍ DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE EDITAL Nº 17/2018 - SELEÇÃO INTERNA DE MONITORES O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí,

Leia mais

Faculdade Senai de Tecnologia de Santos REGULAMENTO BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Faculdade Senai de Tecnologia de Santos REGULAMENTO BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º A monitoria consiste em atividades de apoio à ação docente, realizadas pelos alunos com a finalidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PORTARIA N 190, DE 02 DE JUNHO DE 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PORTARIA N 190, DE 02 DE JUNHO DE 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PORTARIA N 190, DE 02 DE JUNHO DE 2017. O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS Porto Velho - RO Sumário JUSTIFICATIVA... 3 DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA DE MONITORIA... 3 DAS ATRIBUIÇÕES DO MONITOR:... 3 O PROCESSO DE

Leia mais

A IMED tornar público o presente edital, o qual estabelece instruções especiais destinadas à seleção de acadêmico (a) para monitoria voluntária.

A IMED tornar público o presente edital, o qual estabelece instruções especiais destinadas à seleção de acadêmico (a) para monitoria voluntária. Edital 085/2018 de 09 de agosto de 2018 Curso de Medicina Veterinária Monitoria voluntária para as Disciplinas de Fisiologia, Fisiologia Animal, Semiologia Veterinária A IMED tornar público o presente

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 04/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA HEVU

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 04/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA HEVU CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 04/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA HEVU A Reitoria do Centro Universitário Brasileiro UNIBRA torna pública as

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 024 DE 18 DE NOVEMBRO DE 2016 DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CESUPA.

RESOLUÇÃO Nº 024 DE 18 DE NOVEMBRO DE 2016 DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CESUPA. RESOLUÇÃO Nº 024 DE 18 DE NOVEMBRO DE 2016 DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CESUPA. Dispõe sobre a monitoria no âmbito do Centro Universitário do Estado do Pará. O Reitor do Centro Universitário

Leia mais

Normas para Atividade de Monitoria MONITORIA

Normas para Atividade de Monitoria MONITORIA Normas para Atividade de Monitoria MONITORIA CURITIBA 2016 1 APRESENTAÇÃO A monitoria tem por finalidade o aperfeiçoamento do processo de formação profissional pela melhoria da qualidade de ensino, criando

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL.

DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. EDITAL Nº 01, DE 18 DE ABRIL DE 2018 PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS RELATIVAS AO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD 2 º EDITAL DE BOLSA DE PROJETOS DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 2013 A Pró Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade

Leia mais

1.1. Proporcionar reforço e atender aos alunos que estejam com dificuldade de aprendizagem.

1.1. Proporcionar reforço e atender aos alunos que estejam com dificuldade de aprendizagem. CENTRO UNIVERSITÁRIO E FACULDADES PROJEÇÃO NÚCLEO DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA Edital DED/ DAES/ NuPI 01/2019 O CENTRO UNIVERSITÁRIO e as FACULDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI EDITAL ICET Nº 08/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI  EDITAL ICET Nº 08/2017 EDITAL ICET Nº 08/2017 SELEÇÃO DE MONITORES REMUNERADOS E VOLUNTÁRIOS DO ICET (INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA) DA UFVJM (UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI) CAMPUS

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA Mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA SUMÁRIO Capítulo I 3 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 3 Capítulo

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2019 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2019 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR 1 CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2019 A Coordenação do Curso de Psicologia da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em cumprimento

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2016 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2016 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR 1 CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2016 A Coordenação do Curso de ARQUITETURA E URBANISMO, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSAC 015/2004

RESOLUÇÃO CONSAC 015/2004 Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães, 222 Ponto Central CEP 44.032-620 Telefax:

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DE ENSINO - PROME EDITAL COEN/PROME/NUPEX/FAMAZ A

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DE ENSINO - PROME EDITAL COEN/PROME/NUPEX/FAMAZ A FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA - FAMAZ NÚCLEO GESTOR DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPEX COORDENADORIA DE ENSINO - COEN PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DE ENSINO - PROME EDITAL COEN/PROME/NUPEX/FAMAZ

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS PARNAÍBA DIRETORIA GERAL EDITAL Nº 014/2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS PARNAÍBA DIRETORIA GERAL EDITAL Nº 014/2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS PARNAÍBA DIRETORIA GERAL EDITAL Nº 014/2018 O Campus Parnaíba do Instituto Federal do Piauí (IFPI) torna público

Leia mais

Dispõem seleção de acadêmicos (as) para o projeto de extensão Vivência profissional e práticas veterinárias para estudantes de Medicina Veterinária.

Dispõem seleção de acadêmicos (as) para o projeto de extensão Vivência profissional e práticas veterinárias para estudantes de Medicina Veterinária. Edital 092 de 2017 de 06 de outubro de 2017 Projeto de extensão Vivência profissional e práticas veterinárias para estudantes do Curso de Medicina Veterinária. Dispõem seleção de acadêmicos (as) para o

Leia mais

Reitoria Avenida Conselheiro Nébias, Santos, SP (13)

Reitoria Avenida Conselheiro Nébias, Santos, SP (13) EDITAL Nº 45/2018 Programa Monitoria Voluntária A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público o processo

Leia mais

EDITAL DE BOLSA DE MONITORIA UNIRIO

EDITAL DE BOLSA DE MONITORIA UNIRIO EDITAL DE BOLSA DE MONITORIA UNIRIO - 2010 Chamada para Seleção de Projetos de Ensino, tendo em vista a concessão de Bolsas de Monitoria para o período de março a dezembro de 2010. A Pró-Reitoria de Graduação

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2019

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2019 1 CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2019 A Coordenação do Curso de ARQUITETURA E URBANISMO, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA. CAPÍTULO I Das Considerações Preliminares

REGULAMENTO DE MONITORIA. CAPÍTULO I Das Considerações Preliminares F a c u l d a d e d e R e a b i l i t a ç ã o d a A S C E - F R A S C E REGULAMENTO DE MONITORIA CAPÍTULO I Das Considerações Preliminares Art.1º A Monitoria constitui-se em mais um espaço de aprendizagem

Leia mais

EDITAL nº 009/2013, de 24 de abril de 2013

EDITAL nº 009/2013, de 24 de abril de 2013 EDITAL nº 009/2013, de 24 de abril de 2013 A Diretora Geral do IFMA - Campus Santa Inês, por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Ensino, no uso de suas atribuições legais, com base no que dispõe as

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2017

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2017 1 CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2017 A Coordenação do Curso depsicologia, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em cumprimento

Leia mais

DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E D I T A L DE BOLSA DE EXTENSÃO. N o 002/2013

DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E D I T A L DE BOLSA DE EXTENSÃO. N o 002/2013 DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E D I T A L DE BOLSA DE EXTENSÃO N o 002/2013 A Universidade Tiradentes Unit, com sede na Avenida Murilo Dantas, 300, bairro Farolândia, CEP 49.032-490

Leia mais

3. DAS RESPONSABILIDADES DO PROFESSOR RESPONSÁVEL

3. DAS RESPONSABILIDADES DO PROFESSOR RESPONSÁVEL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS. CAMPUS AVANÇADO CONSELHEIRO LAFAIETE COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO

Leia mais