QUESTIONÁRIO - AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE. Município. Nome da unidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUESTIONÁRIO - AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE. Município. Nome da unidade"

Transcrição

1 ANEXO 2 Questionários Dados Gerais QUESTIONÁRIO - AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE Município Nome da unidade Tipo: UBS Tradicional ( ) UBSF ( ) UBS mista ( ) PACS ( ) PA ( ) PS ( ) UPA ( ) Outro Horário de Funcionamento: Dias úteis Finais de Semana Nome do entrevistado Cargo: Agente ( ) Desde quando? Contratante: SMS ( ) OSS ( ) Outro Formação: Até Ensino Médio ( ) Curso Técnico ou Ensino Superior: Qual? Bloco 1 - Trajetória Pessoal 1) Já foi agente em outros municípios? Não ( ) Sim: Qual? 2) Já foi agente em outras unidades deste município? Não ( ) Sim: Qual? 3) Participou de treinamento para preparação do agente comunitário de saúde? Não ( ) Sim ( ) 4) É oferecido treinamento para preparação do agente comunitário de saúde? Não ( ) Sim ( ) Não sabe ( ) 5) Quem oferece o treinamento? OSS ( ) SMS ( ) Não sabe ( ) Outro Bloco 2 - Organização de Trabalho 6) Quantos domicílios cobre cada Agente Comunitário de Saúde? 7) Quantos domicílios cobre cada equipe de Saúde da Família? 8) Com que frequência se reúne a equipe de Saúde da Família? Diária ( ) Semanal ( ) Mensal ( ) Não sabe ( ) Outra 9) O quadro de funcionários da ESF está completo? Sim ( ) Não: Qual profissional falta? 10) Com que frequência os agentes comunitários de saúde se reúnem com outros profissionais da unidade? Semanal ( ) Mensal ( ) Não sabe ( ) Outra 11) Nas reuniões, vocês discutem casos específicos de pacientes? Não ( ) Sim ( ) 12) Nas reuniões, vocês discutem o planejamento de atividades? Não ( ) Sim ( ) 13) Nas reuniões, vocês discutem o planejamento de atividades? Não ( ) Sim ( ) 14) Nas reuniões, vocês discutem a qualidade do trabalho feito? Não ( ) Sim ( )

2 15) Quando foi realizado o último levantamento da área de abrangência de sua equipe? Bloco 3 - Rotina 16) com que frequência você visita cada domicílio? Semanal ( ) Mensal ( ) Não sabe ( ) Outra 17) Como faz para saber se um paciente precisa de atenção prioritária? 18) Acha que os médicos e enfermeiros conseguem usar as informações que você passa para planejarem as atividades deles? Sim ( ) Não ( ): Por quê? 19) Você usa o SIAB? Sim ( ) Não: Por quê? Não sabe ( ) Outro: 20) Considera o SIAB útil para: a) Estimar a demanda por serviços Não ( ) Sim ( ) b) Avaliar o desempenho da equipe Não ( ) Sim ( ) c) Planejar o trabalho da equipe Não ( ) Sim ( ) 21) A gerência discute os dados do SIAB com a equipe? Não ( ) Sim ( ) 22) A gerência dá algum retorno sobre o desempenho da equipe? Não( ) Sim( ) Qual? 23) Os indicadores de saúde da população atendida estão dentro do esperado? Não ( ) Sim( ) Não sabe ( ) 24) A gerência oferece à gerência algum tipo de orientação para melhoria do desempenho? Não ( ) Sim ( ) Qual? 25) Sua equipe participa/participou das avaliações do PMAQ? Não ( ) Sim ( ) 26) Acha que as avaliações do PMAQ ajudam a equipe a se avaliar? Não ( ) Sim ( ) 27) Quando há necessidade de encaminhar um paciente para outra unidade, os agentes desempenham alguma função? Não( ) Sim( ) Qual? 28) Os agentes trazem queixas e demandas da população para a unidade? Não ( ) Sim ( ) Quais e por qual via? 29) Que papel os agentes desempenham no tratamento de pacientes? Levam remédios ( ) Levam resultados de exames ( ) Medem pressão ( ) temperatura ( ) glicose ( ) Discutem hábitos como alimentação, sedentarismo, tabagismo ( )

3 Outros 30) Quando o agente identifica um paciente acamado, qual o procedimento? 31) O agente desempenha algum papel junto às escolas? Não ( ) Sim( ) Qual? 32) Nota alguma diferença de estilo de gestão entre as unidades geridas por OSS e as geridas diretamente pela prefeitura? Não ( ) Sim ( ) Qual? Bloco 4 - Rotatividade de Pessoal 33) Em relação aos outros profissionais da unidades, você acha que os agentes tendem a ficar no emprego: Mais tempo ( ) Menos tempo ( ) Igual ( ) Não sabe ( ) Outro 34) O que você acha que mais importa para manter o agente neste emprego? Caso não haja resposta espontânea, oferecer as alternativas: a) Salário b) Estabilidade c) Violência no entorno d) Localização física da unidade e) Gerência da unidade f) Condições materiais de trabalho (infraestrutura do prédio, material de uso médico-diário) g) Condições imateriais de trabalho (satisfação da população, cotidiano da unidade, qualidade da relação com a população) Bloco 5 - Comunicação com a população 35) Como a população comunica suas demandas para a unidade? Livro de queixas ( ) Conselho de Unidade ( ) Conselho Municipal ( ) Pesquisa de Satisfação ( ) Ouvidorias ( ) Informalmente: Recepção ( ) Enfermeiros ( ) Médicos ( ) Gerência ( ) Agentes ( ) Outros: 36) Os agentes repassam as reclamações dos usuários para a gerência?

4 Não ( ) Sim ( ) 37) Quais são as queixas mais frequentes? Tempo de espera ( ) Falta de médicos ( ) Desorganização ( ) Insatisfação com os funcionários ( ) Insatisfação com a infra-estrutura ( ) Outros: 38) A unidade tem conselho? Não ( ) Sim ( ) 39) Se reúne com regularidade? Não ( ) Sim ( ) 40) Os conselheiros são assíduos? Não ( ) Sim ( ) 41) Os conselheiros representam as necessidades da população? Não ( ) Sim ( ) 42) Acha que o conselho da unidade tem um papel a desempenhar? Não ( ) Sim ( ) Qual? 43) Acha que o conselho da unidade está cumprindo esse papel? Não ( ) Sim ( ) Por quê? 44) A população entende o papel do conselho e conselheiros no SUS? Não ( ) Sim ( ) 45) Os conselheiros entendem o papel do conselho e conselheiros no SUS? Não ( ) Sim ( ) 46) Quem se interessa por participar do conselho? Há um perfil de morador? 47) Quem tipo de demanda vem do conselho? 48) É fácil para os agentes falar com a Secretaria, se for preciso? Sim ( ) Não ( ) Por quê? 49) É fácil para os agentes falar com a OSS, se for preciso? Sim ( ) Não ( ) Por quê?

5

6 QUESTIONÁRIO - CONSELHEIRO DE UNIDADE - USUÁRIO Dados Gerais Município Nome unidade da Tipo: UBS Tradicional ( ) UBSF ( ) UBS mista ( ) PACS ( ) PA ( ) PS ( ) UPA ( ) Outro Horário de Funcionamento: Dias úteis Finais de Semana Nome entrevistado do Cargo: Conselheiro ( ) Desde quando? Outros mandatos? Formação: Até Ensino Médio ( ) Curso Técnico ou Ensino Superior: Qual? Bloco 1 - Trajetória Pessoal 1) Já participou de outros conselho? Não ( ) Sim: Qual? 2) Já usou os serviços de outras unidades deste município? Não ( ) Sim: Qual? 3) Por que se interessou em ser conselheiro? Bloco 2 - Atuação do Conselho 4) Como avalia a capacidade desta unidade de atender às demandas da população: Em comparação com o passado? Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Em comparação com outras unidades do município que conheça? Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Em comparação com outros municípios que conheça? Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) 5) Como avalia a qualidade da atenção que a unidade dá ao conselho? Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) 6) Você se sente preparado para discutir os assuntos levantados nas reuniões do conselho? Sim ( ) Não ( ) Por quê?

7 6) Como avalia a atuação dos conselheiros representantes do poder público no conselho? Boa ( ) Regular ( ) Ruim ( ) 7) Como avalia a atuação dos conselheiros representantes de profissionais no conselho? Boa ( ) Regular ( ) Ruim ( ) 8) Como avalia a atuação dos conselheiros representantes de usuários no conselho? Boa ( ) Regular ( ) Ruim ( ) 9) Como avalia o preparo dos conselheiros representantes de usuários para lidar com os assuntos discutidos no conselho? Bom ( ) Suficiente ( ) Ruim ( ) 10) Como avalia o apoio que a prefeitura dá para os conselheiros se informarem e se prepararem para as discussões? Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) 11) Acha que o conselho de unidade tem um papel a desempenhar? Qual? 12) Acha que os conselheiros sabem que papel é esse? Sim ( ) Não ( ) 13) Acha que os conselheiros agem de acordo com esse papel? Sim ( ) Não ( ) 14) Acha que a comunidade sabe que papel é esse? Sim ( ) Não ( ) 15) Acha que a comunidade está interessada nas atividades do conselho? Sim ( ) Não ( ) 16) Acha que a comunidade se sente representada no conselho? Sim ( ) Não: Por quê? Bloco 3 - Funcionamento e Estrutura do Conselho de Saúde 17) Os conselheiros têm: Espaço adequado para se reunir? Não ( ) Sim ( ) Uma linha telefônica que possam usar para atividades do conselho? Não ( ) Sim ( ) Um computador que possam usar para atividades do conselho? Não ( ) Sim ( ) Acesso à internet, sendo necessária para atividades do conselho? Não ( ) Sim ( ) Apoio administrativo para atividades do conselho? Não ( ) Sim ( ) Alguma verba repassada pelo governo para atividades do conselho? Não ( ) Sim- Quanto? 18) Quando foi a última eleição para conselheiros? 19) Você avalia que foi bem divulgada? Não ( ) Sim ( ) 20) A população se interessou? Não ( ) Sim ( ) 21) Houve diversidade de candidatos? Não ( ) Sim ( ) 22) O conselho se reúne regularmente? Não ( ) Sim: Qual frequência? 23) Os conselheiros são assíduos? Não ( ) Sim ( )

8 24) O conselho desta unidade dialoga com outros conselhos de unidade? Não ( ) Sim: Qual? 25) O conselho desta unidade dialoga com o Conselhos Municipal? Não ( ) Sim ( ) 26) O conselho discute a qualidade dos serviços prestados na unidade? Não ( ) Sim: Como os avalia? Bons ( ) Regulares ( ) Ruins ( ) 27) Nas reuniões do conselho, o que dizem que precisa melhorar na unidade? 28) O conselho discute os indicadores de saúde da população atendida pela unidade? Não ( ) Sim: Como os avalia? Bons ( ) Regulares ( ) Ruins ( ) 29) O conselho discute as políticas de saúde do município? Não ( ) Sim ( ) 30) Como o conselho as avalia? Boas ( ) Regulares ( ) Ruins ( ) 31) Nas reuniões do conselho, o que dizem que precisa melhorar nas políticas de saúde do município? Bloco 4 - Relação com a Organização Social de Saúde 32) Nas reuniões do conselho, o tema da contratualização é discutido? Sim ( ) Não ( ) Não sabe ( ) 33) Você se sente suficientemente informado para discutir esse tema? Sim ( ) Não ( ) 34) O que você acha da atuação das OSS no município/na unidade? Bom ( ) Igual à prefeitura ( ) Ruim ( ) Não sabe ( ) Outro: 35) O que a comunidade acha da atuação das OSS no município/na unidade? Bom ( ) Igual à prefeitura ( ) Ruim ( ) Não sabe ( ) Outro: 36) Que outras opiniões sobre a atuação das OSS no município/na unidade aparecem nas reuniões do conselho?

9 37) Se souber comparar com outras unidades: acha que faz diferença a unidade ser gerida por OSS? Não ( ) Sim ( ) Qual? 38) Há representantes das OSS no conselho da unidade? Sim ( ) Não ( ) Não sabe ( ) 39) Como eles foram acionados/escolhidos/eleitos? Votação ( ) Indicação ( ) Não sabe ( ) 40) Quem são? (nome e função) 41) Que informações e documentos a OSS passa para o conselho? a) Relatórios de gastos b) Planejamento financeiro c) Contratos d) Contas e) Indicadores de desempenho f) Satisfação dos usuários g) Outros: 42) Com que freqüência são passadas essas informações? a) Mensal b) Anual c) Outra: 43) O conselho procura a OSS para pedir informações e documentos? Não ( ) Sim ( ) Quais? 44) O senhor poderia dar um exemplo de queixas, ponderações ou sugestões sobre a gestão das unidades geridas por OSS que o conselho de saúde da unidade tenha encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde? 45) A Secretaria Municipal de Saúde acompanha e dá retorno sobre as manifestações do conselho da unidade sobre a OSS? Sim ( ) Não ( ) 46) O senhor poderia citar uma mudança que a atuação do conselho de unidade esteja produzindo na relação entre prefeitura e OSS?

10 QUESTIONÁRIO - ENFERMEIROS Dados Gerais Município Nome da unidade Tipo: UBS Tradicional ( ) UBSF ( ) UBS mista ( ) PACS ( ) PA ( ) PS ( ) UPA ( ) Outro Horário de Funcionamento: Dias úteis Finais de Semana Nome do entrevistado Cargo: Enfermeiro ( ) Auxiliar de Enfermagem ( ) Técnico em Enfermagem ( ) Desde quando? Contratante: SMS ( ) OSS ( ) Outro Formação: Até Ensino Médio ( ) Curso Técnico ou Ensino Superior: Qual? Bloco 1 - Trajetória Profissional 1) Já trabalhou em outros municípios? Não ( ) Sim: Qual? 2) Já trabalhou em outras unidades deste município? Não ( ) Sim: Qual? 3) Já trabalhou fora da rede pública? Não ( ) Sim ( ) 4) Já trabalhou fora da Atenção Básica? Não ( ) Sim: Hospitalar ( ) Ambulatorial ( ) PA/PS ( ) Bloco 2 - Características da Unidade 5) Tem prontuário eletrônico? Não ( ) Sim: Ligado a toda a rede municipal? Não ( ) Sim ( ) 6) Pacientes têm cartão SUS? Não ( ) Sim: Único para toda a rede municipal? Não ( ) Sim ( ) Bloco 3 Dinâmica de Trabalho 7) Os resultados do trabalho atual da enfermagem estão dentro do esperado? Não ( ) Sim( ) Não sabe ( ) 8) A gerência oferece à enfermagem algum tipo de orientação para melhoria do desempenho? Não ( ) Sim ( ) Qual? 9) A gerência discute o planejamento de suas atividades e prioridades com a enfermagem? Não ( ) Sim: De que forma? 10) Existe, no dia-a-dia da enfermagem da unidade, um momento de discussão? Não ( ) Sim: Qual? Planejamento ( ) Problemas ( ) Avaliação ( ) Casos específicos de pacientes ( ) Casos específicos de funcionários ( ) Outros:

11 11) Quais procedimentos autorizados pelo Conselho Nacional de Enfermagem são feitos por enfermeiros nessa unidade: Transcrição de receita médica ( ) Coleta de exame de sangue ( ) Coleta de exame Papanicolau ( ) Consulta pré-natal em meses alternados com consulta com Gineco-Obstetra ( ) Outros exames: 12) Como avalia a capacidade da unidade em dar conta da demanda da população? Excelente ( ) Boa ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Péssima ( ) 13) Como avalia a capacidade da enfermagem em dar conta da demanda da população? Excelente ( ) Boa ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Péssima ( ) 14) Como avalia a capacidade dos médicos em dar conta da demanda da população? Excelente ( ) Boa ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Péssima ( ) 15) Sobre a divisão de trabalho entre médicos e enfermeiros na unidade, avalia que: Há mais tarefas que os médicos poderiam fazer ( ) Há mais tarefas que os enfermeiros poderiam fazer ( ) A divisão atual é adequada ( ) 16) A unidade tem protocolos estabelecidos para o trabalho de enfermagem? Não ( ) Sim ( ) 17) Os protocolos foram estabelecidos por quem? Prefeitura ( ) OSS ( ) Ministério da Saúde ( ) Governo estadual ( ) Outros: 18) Acha os protocolos usados satisfatórios? Sim ( ) Não: Por quê? 19) Com que periodicidade ocorrem as reuniões: Toda a unidade Semanal( ) Mensal( ) Bimestral( ) Semestral( ) Não ocorrem( ) Outras Equipes de SF Semanal( ) Mensal( ) Bimestral( ) Semestral( ) Não ocorrem( ) Outras 50) Nota alguma diferença de estilo de gestão entre as unidades geridas por OSS e as geridas diretamente pela prefeitura? Não ( ) Sim ( ) Qual? 20) A unidade tem o apoio de um NASF? Não ( ) Sim ( ) 21) O NASF é usado para discutir casos com outros especialistas? Não ( ) Sim ( ) Bloco 4 Gerência de Equipe 22) Existe treinamento para preparar o profissional de enfermagem? Não ( ) Sim ( ) Apenas no ESF ( ) Não sabe ( ) 23) O treinamento é realizado pela OSS ou pela SMS? OSS ( ) SMS ( ) Outro

12 24) Algum destes grupos profissionais é mais interessado em cursos de aperfeiçoamento? SMS (estatutário) Prestadora Outros? Médicos Enfermeiros Agentes comunitários Administrativo 25) Caso identifique algum grupo, porque acredita que isso acontece? Bloco 5 - Rotatividade de Pessoal 26) Quem é que mais requisita os remanejamentos de pessoal dentro da rede municipal? O próprio profissional ( ) O gerente da unidade ( ) A Secretaria Municipal de Saúde ( ) Outros: 27) O que você acha que mais importa para manter o profissional na atenção básica: SMS (estatutário) Prestadora Outros? Médicos Enfermeiros Agentes comunitários Administrativo Caso não haja resposta espontânea, oferecer as alternativas: a) Salário b) Estabilidade c) Violência no entorno d) Localização física da unidade e) Gerência da unidade f) Condições materiais de trabalho (infraestrutura do prédio, material de uso médico-diário) g) Condições imateriais de trabalho (satisfação da população, cotidiano da unidade, qualidade da relação com a população) 28) Algum destes grupos é mais propenso à rotatividade? SMS (estatutário) Prestadora Outros? Médicos Enfermeiros Agentes comunitários Administrativo 29) Há diferença salarial entre profissionais de enfermagem da prefeitura e da OSS? Não( ) Sim( ) Qual?

13 30) Essa diferença salarial afeta a capacidade de contratar profissionais de enfermagem? Não( ) Sim: Como? 31) Você avalia que o salário de enfermeiros, auxiliares de enfermagem e técnicos de enfermagem na Atenção Básica do seu município é competitivo com o que é oferecido na saúde privada? Não ( ) Sim ( ) Não sabe ( ) Bloco 6 Administração da Unidade: encaminhamento 32) Como lida com casos de urgência/emergência? Encaminha para unidade de pronto-atendimento: Formalmente ( ) Informalmente ( ) Encaminha para outra unidade básica ( ) Tenta atender na própria unidade ( ) 33) O encaminhamento de pacientes é feito usando os canais oficiais estabelecidos pela SMS? Sempre ( ) Às vezes ( ) Raramente ( ) Nunca ( ) 34) Qual o procedimento oficial de encaminhamento? A unidade entra em contato com a SMS ( ) A unidade entra em contato com o equipamento de destino do paciente ( ) Outro 35) No procedimento oficial, como é feito o contato com a SMS ou equipamento de destino? Telefone ( ) Eletrônico ( ) Malote/correio ( ) Outro 36) No procedimento oficial, quem na unidade cuida do encaminhamento? A recepção/administrativo ( ) O gerente ( ) O médico ou enfermeiro que atendeu o paciente ( ) Outro 37) No procedimento oficial, quem informa o paciente sobre o seu encaminhamento? A Secretaria Municipal de Saúde ( ) A Unidade de Atenção Básica ( ) O equipamento de destino do paciente ( ) Outro 38) Caso ocorra, como é feito o encaminhamento informal? 39) Como é o procedimento oficial de contra-referência? A SMS passa as informações para a unidade básica ( ) O equipamento de destino passa as informações para a unidade báscia ( ) Não ocorre ( ) Não sabe ( ) 40) Acha satisfatório o atual procedimento de referência e encaminhamento? Sim ( ) Não: Por quê?

14 QUESTIONÁRIO - GERENTES Dados Gerais Município Nome da unidade Tipo: UBS Tradicional ( ) UBSF ( ) UBS mista ( ) PACS ( ) PA ( ) PS ( ) UPA ( ) Outro Horário de Funcionamento: Dias úteis Finais de Semana Nome do entrevistado Cargo: Gerente ( ) Enfermeiro ( ) Agente ( ) Conselheiro ( ) Desde quando? Formação: Até Ensino Médio ( ) Curso Técnico ou Ensino Superior: Qual? Bloco 1 - Trajetória Profissional 1) Já trabalhou em outros municípios? Não ( ) Sim: Qual? 2) Já trabalhou em outras unidades deste município? Não ( ) Sim: Qual? 3) Já trabalhou fora da rede pública? Não ( ) Sim ( ) 4) Já trabalhou fora da Atenção Básica? Não ( ) Sim: Hospitalar ( ) Ambulatorial ( ) PA/PS ( ) Bloco 2 - Características da Unidade 5) Tem prontuário eletrônico? Não ( ) Sim: Ligado a toda a rede municipal? Não ( ) Sim ( ) 6) Pacientes têm cartão SUS? Não ( ) Sim: Único para toda a rede municipal? Não ( ) Sim ( ) 7) Qual o tamanho da população coberta pelo equipamento: Usuários cadastrados: Demanda estimada oficial: site( ) in loco ( ) 8) O quadro de funcionários está completo? Sim ( ) Não: Qual profissional falta? 9) Quantos profissionais atuam no equipamento? Administrativo: Total Farmácia: Total Limpeza: Total Segurança: Total Cirurgião-Dentista: Total Auxiliar de Saúde Bucal: Total

15 Agente Comunitário de Saúde: Total Auxiliar de enfermagem: Total Enfermeiros: Total Médicos: Total Outros (fonoaudiólogo, psicólogo, acupunturista, fisioterapeuta): Total 10) Quais e quantos médicos especialistas atuam na unidade? Qual a sua carga horária? Clínico Geral: número carga horária Ginecologista-Obstetra: número carga horária Pediatra: número carga horária Psiquiatra: número carga horária Ortopedista: número carga horária Assistente Social: número carga horária Nutricionista: número carga horária Outros: qual? número carga horária Outros: qual? número carga horária Outros: qual? número carga horária (questões 11 a 14: apenas para UBSF e PACS) 11) Quantas equipes de saúde atuam? 12) Quantos domicílios cobre cada Agente Comunitário de Saúde? 13) Quantos domicílios cobre cada equipe de Saúde da Família? 14) Com que frequência se reúne a equipe de Saúde da Família? Diária ( ) Semanal ( ) Mensal ( ) Não sabe ( ) Bloco 3 - Dados de produção 15) Qual a média de consultas/mês? 16) Qual a proporção de nascidos vivos de mães com 7 ou mais consultas pré-natais? (parâmetro IDSUS=90%) 17) A gerência usa o SIAB? Não ( ) Sim ( ) 18) A gerência considera o SIAB útil para: a) Estimar a demanda por serviços Não ( ) Sim ( ) b) Avaliar o desempenho das equipes Não ( ) Sim ( ) c) Avaliar o desempenho da unidade Não ( ) Sim ( ) c) Planejar o trabalho da unidade Não ( ) Sim ( ) 19) A gerência repassa os dados do SIAB para secretaria? Não ( ) Sim ( ) 20) A secretaria dá algum retorno sobre o desempenho da unidade? Não( ) Sim( ) Qual?

16 21) Os indicadores de saúde da população atendida estão dentro do esperado? Não ( ) Sim( ) Não sabe ( ) 22) A secretaria oferece à gerência algum tipo de orientação para melhoria do desempenho? Não ( ) Sim ( ) Qual? 23) A gerência monitora os gastos da unidades? Não ( ) Sim ( ) Quais? Como? 24) Existem metas para a produção na unidade? Não ( ) Sim: Estabelecidas por quem? SMS ( ) OSS ( ) Ministério da Saúde ( ) Outros: 25) A gerência é cobrada em relação à sua produção? Não ( ) Sim: Por quem? SMS ( ) OSS ( ) Ministério da Saúde ( ) Outros: 26) A gerência discute o planejamento de suas atividades e prioridades com: SMS ( ) OSS ( ) Ministério da Saúde ( ) Outros: 27) Existe no dia-a-dia da gerência da unidade um momento de levantamento de problemas? Não ( ) Sim: Qual? 28) A gerência recebe apoio para a avaliação e planejamento de suas atividades? Não ( ) Sim: Por quem? SMS ( ) OSS ( ) Ministério da Saúde ( ) Outros: Bloco 4 Administração da Unidade: porta de entrada 29) Como funciona o agendamento? Agenda aberta (agenda-se independente da data para qual há consulta disponível) ( ) Agenda fechada (agenda-se dentro de um intervalo de tempo determinado) ( ) 30) No caso de agenda aberta, o paciente é contatado para confirmação? Não ( ) Sim ( ) 31) Em caso de desistência, como são realocadas as consultas? Lista de espera ( ) Encaixe ( ) Outros ( ) 32) Como é feito o atendimento à demanda espontânea? Encaixe ( ) Encaminhamento para uma unidade de pronto-atendimento: Formalmente ( ) Informalmente ( ) Faz agendamento ( ) 33) Como lida com casos de urgência/emergência? Encaminha para unidade de pronto-atendimento: Formalmente ( ) Informalmente ( ) Encaminha para outra unidade básica ( ) Tenta atender na própria unidade ( ) 34) Quanto tempo demora desde a recepção até a primeira escuta? 35) Quanto tempo entre o agendamento e a consulta/procedimento na unidade? Consulta odontológica Consulta com médico generalista Consulta com médico especialista Coleta de exame Outros procedimentos Bloco 5 Administração da Unidade: encaminhamento 36) O encaminhamento de pacientes é feito usando os canais oficiais estabelecidos pela SMS? Sempre ( ) Às vezes ( ) Raramente ( ) Nunca ( )

17 37) Qual o procedimento oficial de encaminhamento? A unidade entra em contato com a SMS ( ) A unidade entra em contato com o equipamento de destino do paciente ( ) Outro 38) No procedimento oficial, como é feito o contato com a SMS ou equipamento de destino? Telefone ( ) Eletrônico ( ) Malote/correio ( ) Outro 39) No procedimento oficial, quem na unidade cuida do encaminhamento? A recepção/administrativo ( ) O gerente ( ) O médico ou enfermeiro que atendeu o paciente ( ) Outro 40) No procedimento oficial, quem informa o paciente sobre o seu encaminhamento? A Secretaria Municipal de Saúde ( ) A Unidade de Atenção Básica ( ) O equipamento de destino do paciente ( ) Outro 41) Caso ocorra, como é feito o encaminhamento informal? 42) Como é o procedimento oficial de contra-referência? A SMS passa as informações para a unidade básica ( ) O equipamento de destino passa as informações para a unidade báscia ( ) Não ocorre ( ) Não sabe ( ) 43) Qual é o tempo de espera para que um paciente encaminhado seja atendido: Cirurgia: Até duas semanas ( ) Até um mês ( ) Até três meses ( ) Mais de três meses ( ) Internação: Até duas semanas ( ) Até um mês ( ) Até três meses ( ) Mais de três meses ( ) Consulta com médico especialista 1 : Até duas semanas ( ) Até um mês ( ) Até três meses ( ) Mais de três meses ( ) Consulta com médico especialista 2 : Até duas semanas ( ) Até um mês ( ) Até três meses ( ) Mais de três meses ( ) Consulta com médico especialista 3 : Até duas semanas ( ) Até um mês ( ) Até três meses ( ) Mais de três meses ( ) Consulta com médico especialista 4 : Até duas semanas ( ) Até um mês ( ) Até três meses ( ) Mais de três meses ( ) 44) A unidade tem o apoio de um NASF? Não ( ) Sim ( ) Para quais especialidades? Bloco 6 - Administração da Unidade: Organização de Trabalho 45) A unidade tem protocolos estabelecidos para o trabalho de: Enfermagem? Não ( ) Sim ( ) Médicos? Não ( ) Sim ( ) Agente Comunitário de Saúde? Não ( ) Sim ( ) 46) Os protocolos foram estabelecidos por quem? Prefeitura ( ) OSS ( ) Ministério da Saúde ( ) Governo estadual ( ) Outros:

18 47) Que avaliações são feitas sobre o desempenho da unidade? Externa, pela SMS ( ) Externa, por outro órgão ( ): Qual? Auto-avaliação ( ) (questão 48 apenas para UBSF/PACS) 48) Alguma equipe da unidade aderiu ao PMAQ Não ( ) Sim ( ) Quantas? (total: ) 49) Com que periodicidade ocorrem as reuniões: Internas Semanal( ) Mensal( ) Bimestral( ) Semestral( ) Não ocorrem( ) Outras Inter-unidades Semanal( ) Mensal( ) Bimestral( ) Semestral( ) Não ocorrem( ) Outras Com a SMS Semanal( ) Mensal( ) Bimestral( ) Semestral( ) Não ocorrem( ) Outras 50) Nota alguma diferença de estilo de gestão entre as unidades geridas por OSS e as geridas diretamente pela prefeitura? Não ( ) Sim ( ) Qual? Bloco 7 Gerência de Equipe 51) Existe treinamento para preparar o profissional para o cargo de: Gerência? Não ( ) Sim ( ) Apenas no ESF ( ) Não sabe ( ) Administrativo? Não ( ) Sim ( ) Apenas no ESF ( ) Não sabe ( ) Enfermagem? Não ( ) Sim ( ) Apenas no ESF ( ) Não sabe ( ) Médico? Não ( ) Sim ( ) Apenas no ESF ( ) Não sabe ( ) Agente Comunitário de Saúde? Não ( ) Sim ( ) Apenas no ESF ( ) Não sabe ( ) 52) O treinamento é realizado pela OSS ou pela SMS? OSS ( ) SMS ( ) Outro 53) A gerência tem autonomia para: Selecionar? Não ( ) Sim ( ) Montar a grade horária? Não ( ) Sim ( ) Definir quem trabalha com quem? Não ( ) Sim ( ) Oferecer treinamento? Não ( ) Sim ( ) Indicar para promoção? Não ( ) Sim ( ) Oferecer incentivos financeiros? Não ( ) Sim ( ) Oferecer outros incentivos? Não ( ) Sim: Quais? 54) Algum destes grupos profissionais é mais interessado em cursos de aperfeiçoamento? SMS (estatutário) Prestadora Outros? Médicos Enfermeiros Agentes comunitários Administrativo 55) Caso identifique algum grupo, porque acredita que isso acontece? 56) A gerência utiliza algum instrumento de avaliação? Não ( ) Sim ( ) Qual? Prefeitura ( ) Prestadora ( ) Outros:

19 57) Esses instrumentos são aplicados para avaliar: O profissional individualmente: Não ( ) Sim ( ) A equipe em conjunto: Não ( ) Sim ( ) Bloco 8 - Rotatividade de Pessoal 58) Quem é que mais requisita os remanejamentos de pessoal dentro da rede municipal? O próprio profissional ( ) O gerente da unidade ( ) A Secretaria Municipal de Saúde ( ) Outros: 59) O que você acha que mais importa para manter o profissional na atenção básica: SMS (estatutário) Prestadora Outros? Médicos Enfermeiros Agentes comunitários Administrativo Caso não haja resposta espontânea, oferecer as alternativas: a) Salário b) Estabilidade c) Violência no entorno d) Localização física da unidade e) Gerência da unidade f) Condições materiais de trabalho (infraestrutura do prédio, material de uso médico-diário) g) Condições imateriais de trabalho (satisfação da população, cotidiano da unidade, qualidade da relação com a população) 60) Algum destes grupos é mais propenso à rotatividade? SMS (estatutário) Prestadora Outros? Médicos Enfermeiros Agentes comunitários Administrativo 61) Há diferença salarial entre funcionários da prefeitura e da OSS? Não( ) Sim( ) Qual? 62) Qual o salário desses profissionais? SMS (estatutário) Prestadora Outros? Médicos Enfermeiros Agentes comunitários Administrativo 63) Você avalia que o salário desses profissionais na Atenção Básica do seu município é competitivo com o que é oferecido na saúde privada? a) Médicos Não ( ) Sim ( ) Não sabe ( ) b) Enfermeiros Não ( ) Sim ( ) Não sabe ( ) c) Auxiliares de Enfermagem Não ( ) Sim ( ) Não sabe ( ) d) Administrativo Não ( ) Sim ( ) Não sabe ( ) e) Gerentes de unidade Não ( ) Sim ( ) Não sabe ( )

20 Bloco 9 Comunicação com a população 64) Quais canais são utilizados para comunicação com a população? Livro de queixas Conselho de Unidade Conselho Municipal Pesquisa de Satisfação Ouvidorias Informalmente: Recepção ( ) Enfermeiros ( ) Médicos ( ) Gerência ( ) Outros: 65) A gerência recebe reclamações dos usuários da unidades pela SMS? Não ( ) Sim ( ) 66) A gerência repassa reclamações dos usuários da unidades para a SMS? Não ( ) Sim ( ) 67) Quais são as queixas mais frequentes? Tempo de espera ( ) Falta de médicos ( ) Desorganização ( ) Insatisfação com os funcionários ( ) Insatisfação com a infra-estrutura ( ) Outros: 68) A unidade tem conselho? Não ( ) Sim ( ) 69) Se reúne com regularidade? Não ( ) Sim ( ) 70) Os conselheiros são assíduos? Não ( ) Sim ( ) 71) Os conselheiros trazem questões, contribuem para a discussão? Não ( ) Sim ( ) 72) Os conselheiros representam as necessidades da população? Não ( ) Sim ( ) 73) Acha que o conselho da unidade tem um papel a desempenhar? Não ( ) Sim ( ) Qual? 74) Acha que o conselho da unidade está cumprindo esse papel? Não ( ) Sim ( ) Por quê? 75) A população entende o papel do conselho e conselheiros no SUS? Não ( ) Sim ( ) 76) Os conselheiros entendem o papel do conselho e conselheiros no SUS? Não ( ) Sim ( ) 77) Quando foi a última eleição de conselheiros? 78) Quantos se candidataram? 79) Quantos votaram?

21 80) Quem se interessa por participar do conselho? Há um perfil de morador? 81) Quem tipo de demanda vem do conselho? 82) O conselho guarda atas de suas reuniões, ou outros documentos? Podemos ter acesso? Não ( ) Sim ( ) 83) Tem uma opinião sobre o Conselho Municipal?

QUESTIONÁRIO SOBRE ATENÇÃO À SAÚDE DOS IDOSOS

QUESTIONÁRIO SOBRE ATENÇÃO À SAÚDE DOS IDOSOS QUESTIONÁRIO SOBRE ATENÇÃO À SAÚDE DOS IDOSOS Denise Silveira, Anaclaudia Gastal Fassa, Maria Elizabeth Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Luiz Augusto Facchini BLOCO A - IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Leia mais

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões OBJETIVOS CONSULTAR A OPINIÃO DOS BRASILEIROS SOBRE A SAÚDE NO PAÍS, INVESTIGANDO A SATISFAÇÃO COM SERVIÇOS PÚBLICO E PRIVADO, ASSIM COMO HÁBITOS DE SAÚDE PESSOAL E DE CONSUMO DE MEDICAMENTOS METODOLOGIA

Leia mais

Conheça o SUS e seus direitos e deveres, como usuário da saúde

Conheça o SUS e seus direitos e deveres, como usuário da saúde Conheça o SUS e seus direitos e deveres, como usuário da saúde O Escritório de Projetos de Humanização do ICESP desenvolveu esta cartilha para orientar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA

RELATÓRIO DE PESQUISA 2011 14 RELATÓRIO DE PESQUISA Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Usuários do SUS quanto aos aspectos de acesso e qualidade percebida na atenção à saúde, mediante inquérito amostral. Ministério da

Leia mais

Temas Simultâneos: Acolhimento da Demanda. A Experiência do Centro de Saúde da Vila Ipê. Haydée Lima Julho/ Agosto 2012

Temas Simultâneos: Acolhimento da Demanda. A Experiência do Centro de Saúde da Vila Ipê. Haydée Lima Julho/ Agosto 2012 6º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA Temas Simultâneos: Acolhimento da Demanda Espontânea na Atenção Básica em Saúde: A Experiência do Centro de Saúde da Vila Ipê Haydée Lima Julho/ Agosto 2012

Leia mais

Chegar até as UBS nem sempre foi fácil...

Chegar até as UBS nem sempre foi fácil... Chegar até as UBS nem sempre foi fácil... Encontramos diversidade nas estruturas, modo de organização e escopo das ações de APS... O registro de campo como instrumento de pesquisa percepção dos entrevistadores

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SUL ANEXOII ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS PARA CONCURSO PÚBLICO PARA EMPREGO PÚBLICO Nº. 001/2010 JUNDIAÍ DO SUL PARANÁ 1. Para os cargos do grupo PSF Programa da Saúde da Família, conveniados com o Governo Federal:

Leia mais

QUESTIONÁRIO DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

QUESTIONÁRIO DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Este questionário tem por objetivo fazer com que a sociedade participe da gestão pública, exercendo controle sobre as despesas efetuadas e orientando aos órgãos do governo para que adotem medidas que realmente

Leia mais

DECRETO Nº 50/2015. DE 14 DE AGOSTO DE 2015.

DECRETO Nº 50/2015. DE 14 DE AGOSTO DE 2015. DECRETO Nº 50/2015. DE 14 DE AGOSTO DE 2015. Regulamenta a concessão de incentivo financeiro, Prêmio Variável de Qualidade e Inovação, do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção

Leia mais

Núcleo de Apoio à Saúde da Família NASF. Perguntas mais frequentes

Núcleo de Apoio à Saúde da Família NASF. Perguntas mais frequentes Núcleo de Apoio à Saúde da Família NASF Perguntas mais frequentes 1. O QUE É O NASF? 2. QUAIS PROFISSIONAIS PODEM COMPOR UM NASF? 3. COMO É DEFINIDA A COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES NASF NOS MUNICÍPIOS? 4. COMO

Leia mais

I. APRESENTAÇÃO... i II. CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES)... 1

I. APRESENTAÇÃO... i II. CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES)... 1 SUMÁRIO I. APRESENTAÇÃO... i EQUIPE... iii METODOLOGIA... v II. CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES)... 1 1. CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS E DEMOGRÁFICAS... 1 2. CARACTERÍSTICAS ECONÔMICAS... 1 3.

Leia mais

SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS

SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS FASCÍCULO DO BENEFICIÁRIO VERSÃO 2013 Instituto Curitiba de Saúde ICS - Plano Padrão ÍNDICE APRESENTAÇÃO 03 1. CONSULTA/ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA EM PRONTO ATENDIMENTO

Leia mais

Introdução. Importante: O Programa não inclui atendimento de urgência/emergência. Nestes casos deverão ser procurados os serviços específicos.

Introdução. Importante: O Programa não inclui atendimento de urgência/emergência. Nestes casos deverão ser procurados os serviços específicos. Introdução A Assistência Domiciliar surge para responder à demanda de individualização da assistência, realizando cuidados na privacidade do domicílio do paciente, possibilitando ao mesmo e à família participarem

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE Proponente: PREFEITURA MUNICIPAL DE ITATIBA DO SUL Localização: BAIRRO FUNDEC Área da construção: 232,93 m² Resp. Técnica: Marlei Salete Ogrodowski

Leia mais

HOSPITAL SANTA CRUZ MANTENEDORA: APESC PROPOSTA DE REGULAMENTO DA OUVIDORIA CAPÍTULO I DA OUVIDORIA

HOSPITAL SANTA CRUZ MANTENEDORA: APESC PROPOSTA DE REGULAMENTO DA OUVIDORIA CAPÍTULO I DA OUVIDORIA HOSPITAL SANTA CRUZ MANTENEDORA: APESC PROPOSTA DE REGULAMENTO DA OUVIDORIA CAPÍTULO I DA OUVIDORIA Art. 1º A Ouvidoria do Hospital Santa Cruz é um elo de ligação entre seus públicos interno e externo

Leia mais

CONSTRUINDO UMA NOVA PROPOSTA PARA REMUNERAÇÃO VARIÁVEL

CONSTRUINDO UMA NOVA PROPOSTA PARA REMUNERAÇÃO VARIÁVEL CONSTRUINDO UMA NOVA PROPOSTA PARA REMUNERAÇÃO VARIÁVEL SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE CURITIBA - JULHO 213 CONTEXTO 22 CONTRATO DE GESTÃO E O IDQ Objetivo de incentivar qualidade e produtividade Componente

Leia mais

NORMAS DE ATENDIMENTO A CONVÊNIOS E PARTICULARES

NORMAS DE ATENDIMENTO A CONVÊNIOS E PARTICULARES NORMAS DE ATENDIMENTO A CONVÊNIOS E PARTICULARES Conceitos CONSULTAS Atendimentos sem urgência por ordem de chegada. Não existe dentro do Pronto-Socorro e em nenhum local do hospital prévia marcação de

Leia mais

Reuniões RTs médicos

Reuniões RTs médicos Reuniões RTs médicos Médico RT Perfil do Médico RT Disponibilidade Deve estar disponível diariamente para regulação no SISREG e para educação permanente; Atualizado Deve ser o médico mais atualizado clinicamente

Leia mais

RELATÓRIO DE SUPERVISÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE

RELATÓRIO DE SUPERVISÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE RELATÓRIO DE SUPERVISÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES MUNICÍPIO: DATA: / / IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE: Nome: CGC: Endereço: Bairro: Telefone: Responsável pela unidade (formação): TURNO

Leia mais

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais Por Gustavo Valvasori Índice 1. Introdução 2. Por que monitorar? 3. O que monitorar? 4. Como dialogar 5. Fluxo de comunicação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO - REDES DA MARÉ Nº 01/2012

EDITAL DE SELEÇÃO - REDES DA MARÉ Nº 01/2012 EDITAL DE SELEÇÃO - REDES DA MARÉ Nº 01/2012 A Redes da Maré seleciona tecedores para o Programa Criança Petrobras (PCP) na Maré. Antes de se candidatar, conheça bem os valores e atuação da instituição.

Leia mais

Lista de verificação de aspectos de relevância para o gerenciamento de contratos de gestão na Administração Pública

Lista de verificação de aspectos de relevância para o gerenciamento de contratos de gestão na Administração Pública MINISTERIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE GESTÃO Lista de verificação de aspectos de relevância para o gerenciamento de contratos de gestão na Administração Pública Banco de Dados/Roteiro

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO SECRETARIA ADJUNTA DE PROJETOS ESPECIAIS QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO URE: ESCOLA:

Leia mais

Fique a vontade para responder o questionário, seja o mais verdadeiro possível.

Fique a vontade para responder o questionário, seja o mais verdadeiro possível. MODELO DE PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 1 FICHA DE INSTRUÇÕES A proposta deste questionário é conhecer as pessoas que trabalham na empresa, analisar suas necessidades e insatisfações, e tornar a organização

Leia mais

Prezados Associados,

Prezados Associados, Prezados Associados, Para facilitar a comunicação e dirimir as principais dúvidas sobre a utilização dos nossos serviços, o FISCO SAÚDE traz agora guias de procedimentos por assunto. O conteúdo está distribuído

Leia mais

CONCEITO OBJETIVO 24/9/2014. Indicadores de Saúde. Tipos de indicadores. Definição

CONCEITO OBJETIVO 24/9/2014. Indicadores de Saúde. Tipos de indicadores. Definição Indicadores de Saúde Definição PROFª FLÁVIA NUNES É a quantificação da realidade, que permite avaliar/comparar níveis de saúde entre diferentes populações ao longo do tempo. Tipos de indicadores IMPORTÂNCIA

Leia mais

A nova funcionalidade tem a finalidade de gerenciar o Plano de Cuidados de cada

A nova funcionalidade tem a finalidade de gerenciar o Plano de Cuidados de cada A nova funcionalidade tem a finalidade de gerenciar o Plano de Cuidados de cada Paciente, realizando a padronização dos atendimentos prestados pelos profissionais do NAS (Núcleo de Atenção A Saúde). De

Leia mais

EIXOS E DIMENSÕES DO INSTRUMENTO DE MONITORAMENTO

EIXOS E DIMENSÕES DO INSTRUMENTO DE MONITORAMENTO Instrumento de Monitoramento da Atenção à Saúde de Adolescentes e Jovens na Rede Básica de Saúde Ao aplicar esse instrumento, as UBS obtiveram informações importantes para avaliar o acesso dos/as adolescentes

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO SECRETARIA EXECUTIVA DE ATENÇÃO À SAÚDE UPA ENGENHO VELHO

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO SECRETARIA EXECUTIVA DE ATENÇÃO À SAÚDE UPA ENGENHO VELHO GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO UPA ENGENHO VELHO RELATÓRIO DE EXECUÇÃO 2º TRIMESTRE DO 2º ANO DO CONTRATO DE GESTÃO Período de Dezembro de 2012 à Fevereiro de 2013 2 INTRODUÇÃO O presente relatório apresenta

Leia mais

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana Gerência de Comunicação GCO tem por finalidade planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades de comunicação e editoriais do Confea. Competências da GCO 1. Organizar e executar projetos editoriais:

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O NASF

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O NASF PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O NASF Preocupados com inúmeros questionamentos recebidos pela Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária, a CNSPV/CFMV vem por

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014. Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014. Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014 Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social Entidade: Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil Endereço: Rua Antônio Miguel Pereira

Leia mais

RESULTADO DE ENQUETE APLICADA PELO PORTAL

RESULTADO DE ENQUETE APLICADA PELO PORTAL 01/11/2012 10:31:12 1 Código Nome da Enquete D. Inicio D. Fim 597 Outras Dimensões - 4º ano A 08/10/12 31/10/12 1-1. 1ª Dimensão Planejamento Institucional: Você acessa as normas institucionais (Regimento,

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Lista de documentos para comprovação das ações pela equipe

Lista de documentos para comprovação das ações pela equipe Lista de documentos para comprovação das ações pela equipe Tabela 1: Documento para comprovação das ações das equipes de AB Módulo Módulo Documento Documento que conste o CNES da UBS, o código de área

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DOS ITENS DE VERIFICAÇÃO - UPA

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DOS ITENS DE VERIFICAÇÃO - UPA RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DOS ITENS DE VERIFICAÇÃO - UPA Quando da apresentação de protocolos, manual de normas e rotinas, procedimento operacional padrão (POP) e/ou outros documentos,

Leia mais

SEXO Sexo 1.masculino 2.feminino Caracterização Sócio-Econômica ESCO Nivel de escolaridade 1. Analfabeto até 4ª série do 1º grau (primário)

SEXO Sexo 1.masculino 2.feminino Caracterização Sócio-Econômica ESCO Nivel de escolaridade 1. Analfabeto até 4ª série do 1º grau (primário) SIPS- BASE SOBRE SAUDE Nome Campo Descrição Valores atribuídos Local de Moradia REGI Região 1.Região Sul 2.Região Sudeste 3.Região Centro-Oeste 4.Região Nordeste 5.Região Norte ESTA Estado Não identificado

Leia mais

J. Desempenho do Sistema de Saúde Horário de Início :

J. Desempenho do Sistema de Saúde Horário de Início : J. Desempenho do Sistema de Saúde Horário de Início : Neste módulo, vamos fazer perguntas sobre o uso dos serviços de saúde, dificuldades para conseguir o atendimento e sua avaliação sobre o atendimento

Leia mais

MODELO DE QUESTIONÁRIO PROPOSTO PARA A PESQUISA DE CLIMA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL-FHA. Apresentação

MODELO DE QUESTIONÁRIO PROPOSTO PARA A PESQUISA DE CLIMA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL-FHA. Apresentação Av. São Paulo 3996 Vila Rosário Ibirité MG CEP:32400-000 Telefone: (31) 3521-9540- Fax: (31) 3521-9534 www.fundacaohantipoff.mg.gov.br MODELO DE QUESTIONÁRIO PROPOSTO PARA A PESQUISA DE CLIMA PESQUISA

Leia mais

ATTI - ASSESSORIA TÉCNICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ATTI - ASSESSORIA TÉCNICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ATTI - ASSESSORIA TÉCNICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO A Secretaria Municipal da Saúde, visando a modernização da gestão, investiu na implantação de um Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde,

Leia mais

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Capítulo 2 Conceitos de Gestão de Pessoas - Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre a Gestão

Leia mais

Relacionamento dos médicos associados à SOGESP com os Planos de saúde. Apresentação em Agosto de 2012

Relacionamento dos médicos associados à SOGESP com os Planos de saúde. Apresentação em Agosto de 2012 1 Relacionamento dos médicos associados à SOGESP com os Planos de saúde Apresentação em Agosto de 2012 Índice 2 Objetivo Metodologia Perfil do médico associado Avaliação das operadoras de planos de saúde

Leia mais

PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO INFORMATIZA SERVIÇOS DE SAÚDE E TRAZ MELHORIAS PARA CIDADÃOS E PROFISSIONAIS DA REDE

PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO INFORMATIZA SERVIÇOS DE SAÚDE E TRAZ MELHORIAS PARA CIDADÃOS E PROFISSIONAIS DA REDE Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO INFORMATIZA SERVIÇOS DE SAÚDE E TRAZ MELHORIAS PARA CIDADÃOS E PROFISSIONAIS DA REDE Perfil A Secretaria Municipal da

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA: SAÚDE PÚBLICA JANEIRO/2012

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA: SAÚDE PÚBLICA JANEIRO/2012 RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA: SAÚDE PÚBLICA JANEIRO/2012 Pesquisa CNI-IBOPE CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA - CNI Robson Braga de Andrade Presidente Diretoria Executiva - DIREX José Augusto Coelho

Leia mais

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores)

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores) 1 Sobre o Movimento O Movimento é uma ação de responsabilidade social digital; Visa a formação de usuários digitalmente corretos Cidadania Digital, através de uma campanha de conscientização direcionada

Leia mais

Em resumo, trata-se de seis (6) modalidades de serviços de 24 horas:

Em resumo, trata-se de seis (6) modalidades de serviços de 24 horas: MORADIA ASSISTIDA OBJETIVO GERAL: Garantir o acolhimento institucional de pessoas em situação de rua abordadas pelo projeto Centro Legal, servindo de referência como moradia para os em tratamento de saúde

Leia mais

São Paulo, 14 de Maio de 2010. Ofício Lote III n.º 008/2010

São Paulo, 14 de Maio de 2010. Ofício Lote III n.º 008/2010 Ofício Lote III n.º 008/2010 São Paulo, 14 de Maio de 2010. Prezada Senhora, Através deste, encaminhamos o Relatório dos Indicadores Gerais de Acompanhamento e Avaliação da Gestão, dos Indicadores de Produção

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS 40 Relatório de Gestão 2014 B lanço Soci l ESF Estratégia de Saúde da Família Relatório de Gestão 2014 41 GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Com o

Leia mais

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt1559_01_08_2008.html

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt1559_01_08_2008.html Página 1 de 5 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 1.559, DE 1º DE AGOSTO DE 2008 Institui a Política Nacional

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA CENTRO DE REFERÊNCIAS TÉCNICAS EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS CONVERSANDO SOBRE A PSICOLOGIA E O SUAS

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA CENTRO DE REFERÊNCIAS TÉCNICAS EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS CONVERSANDO SOBRE A PSICOLOGIA E O SUAS 1. Categorias profissionais que já compõem o SUAS RS: - Psicólogo - Assistente Social - Advogado - Educador Social - Nutricionista - Pedagogo - Enfermeiro - Estagiários - Supervisores e Coordenação - Técnico

Leia mais

Disciplina MSP 0670-Atenção Primária em Saúde I. Atenção Básica e a Saúde da Família 1

Disciplina MSP 0670-Atenção Primária em Saúde I. Atenção Básica e a Saúde da Família 1 Disciplina MSP 0670-Atenção Primária em Saúde I Atenção Básica e a Saúde da Família 1 O acúmulo técnico e político dos níveis federal, estadual e municipal dos dirigentes do SUS (gestores do SUS) na implantação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Sistema de Ouvidoria em Saúde Pública do Estado

Sistema de Ouvidoria em Saúde Pública do Estado No Ceará, as queixas de quem procura o sistema de saúde são atendidas, encaminhadas e respondidas, ajudando a melhorar os serviços SAÚDE Sistema de Ouvidoria em Saúde Pública do Estado (ESTADO DO CEARÁ)

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO CONCURSO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM TEMA 04: ATIVIDADES DO ENFERMEIRO ATIVIDADES DO ENFERMEIRO SUPERVISÃO GERENCIAMENTO AVALIAÇÃO AUDITORIA

Leia mais

5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados

5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados 5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados Ao longo da história o boca a boca sempre se mostrou como um meio eficaz de promoção de produtos e serviços, como advento da Internet esse poder

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA TÍTULO: TRABALHO DOCENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DA JORNADA DE TRABALHO E SALÁRIOS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA PAULISTA RESUMO O cenário atual do trabalho

Leia mais

Resposta ao Recurso da Candidata Camila Karla da Cunha Gonçalves

Resposta ao Recurso da Candidata Camila Karla da Cunha Gonçalves Resposta ao Recurso da Candidata Camila Karla da Cunha Gonçalves RESPOSTA: CORRETA PERMANECE A LETRA D QUESTÃO 42. A senhora Maria Cristina 22 anos, do lar, união estável, tem um filho de 2 anos(pedro).

Leia mais

Melhor em Casa Curitiba-PR

Melhor em Casa Curitiba-PR Melhor em Casa Curitiba-PR ATENÇÃO DOMICILIAR Modalidade de Atenção à Saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Recursos Humanos Coordenação de Gestão de Pessoas Pesquisa de Clima Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Introdução No dia 04 de Agosto de 2011, durante a reunião de Planejamento, todos os

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS) - 2004

MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS) - 2004 MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS) - 2004 INTRODUÇÃO Última edição do Manual (revista e atualizada): 2006 Objetivo: Implantação do Serviço de Atendimento Móvel às Urgências Atende aos princípios e diretrizes do

Leia mais

Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social CNEAS

Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social CNEAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome MDS Secretaria Nacional de Assistencia Social SNAS Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS DRSP Cadastro Nacional das Entidades de Assistência

Leia mais

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL ÍNDICE 1. Introdução... 2. Definição do programa de gestão de saúde populacional... 3. Princípios do programa... 4. Recursos do programa... 5. Estrutura

Leia mais

CAPS AD III PORTÃO. Prefeitura Municipal de Curitiba Inauguração em Modalidade III em

CAPS AD III PORTÃO. Prefeitura Municipal de Curitiba Inauguração em Modalidade III em CAPS AD III PORTÃO Prefeitura Municipal de Curitiba Inauguração em Modalidade III em CAPS AD III PORTÃO EQUIPE DE PROFISSIONAIS Coordenadora administrativa 1 Apoio Técnico 1 Coordenadora técnica 1 Médico

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

Seminário de Doenças Crônicas

Seminário de Doenças Crônicas Seminário de Doenças Crônicas LINHA DE CUIDADO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES EXPERIÊNCIA DE DIADEMA SP Dra Lidia Tobias Silveira Assistente Gabinete SMS Diadema Linha de cuidado de HAS e DM Experiência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS URUGUAIANA CURSO DE ENFERMAGEM REGIMENTO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS URUGUAIANA CURSO DE ENFERMAGEM REGIMENTO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS URUGUAIANA CURSO DE ENFERMAGEM REGIMENTO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE ENFERMAGEM Uruguaiana, 19 de abril de 2011. REGIMENTO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE ENFERMAGEM DA

Leia mais

Experiência Do Município De Cascavel PR Na Atenção Domiciliar ABRASAD

Experiência Do Município De Cascavel PR Na Atenção Domiciliar ABRASAD Experiência Do Município De Cascavel PR Na Atenção Domiciliar ABRASAD Histórico 2005: Início do trabalho. I Seminário de Assistência Domiciliar. 2006: Portaria GM 2529. Fundação da ABRASAD Associação Brasileira

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO DO MUNICÍPIO QUANTO À VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

QUESTIONÁRIO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO DO MUNICÍPIO QUANTO À VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL QUESTIONÁRIO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO DO MUNICÍPIO QUANTO À VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL IDENTIFICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO (ID) [ ] Questionário [ ] Entrevistador (bolsista): [ ] Pesquisador

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE ESTRUTURA DA UBS 1. Denise Silveira, Fernando Siqueira, Elaine Tomasi, Anaclaudia Gastal Fassa, Luiz Augusto Facchini

QUESTIONÁRIO SOBRE ESTRUTURA DA UBS 1. Denise Silveira, Fernando Siqueira, Elaine Tomasi, Anaclaudia Gastal Fassa, Luiz Augusto Facchini QUESTIONÁRIO SOBRE ESTRUTURA DA UBS 1 Denise Silveira, Fernando Siqueira, Elaine Tomasi, Anaclaudia Gastal Fassa, Luiz Augusto Facchini BLOCO A - IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE 1. UF: 2. Município:

Leia mais

Tenha total controle da sua instituição com o Software de Gestão do SisHOSP. www.sishosp.com.br (19) 3241.3535

Tenha total controle da sua instituição com o Software de Gestão do SisHOSP. www.sishosp.com.br (19) 3241.3535 Tenha total controle da sua instituição com o Software de Gestão do SisHOSP www.sishosp.com.br (19) 3241.3535 Fazer a Gestão de sua Casa de Repouso ficou ainda mais fácil com o SisHOSP Saber gerir uma

Leia mais

A N E X O I - E D I T A L 01/2015 A T R I B U I Ç Õ E S E R E Q U I S I T O S D O S C A R G O S C O N C U R S O P Ú B L I C O Nº 002/2015

A N E X O I - E D I T A L 01/2015 A T R I B U I Ç Õ E S E R E Q U I S I T O S D O S C A R G O S C O N C U R S O P Ú B L I C O Nº 002/2015 A N E X O I - E D I T A L 01/2015 A T R I B U I Ç Õ E S E R E Q U I S I T O S D O S C A R G O S C O N C U R S O P Ú B L I C O Nº 002/2015 NÍVEL SUPERIOR CIRURGIÃO DENTISTA BUCO MAXILO FACIAL - CEOCAM Realizar

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

Grupo de Trabalho da PPI. Política Estadual para Contratualização de Hospitais de Pequeno Porte HPP

Grupo de Trabalho da PPI. Política Estadual para Contratualização de Hospitais de Pequeno Porte HPP Grupo de Trabalho da PPI Política Estadual para Contratualização de Hospitais de Pequeno Porte HPP 29 de março de 2011 Considerando: O processo de regionalização dos Municípios, que objetiva a organização

Leia mais

O questionário a seguir é parte do processo de avaliação de nossa Instituição. Suas respostas serão protegidas pelo mais absoluto sigilo.

O questionário a seguir é parte do processo de avaliação de nossa Instituição. Suas respostas serão protegidas pelo mais absoluto sigilo. Cuiabá, Agosto de 2008. Prezado Servidor, O questionário a seguir é parte do processo de avaliação de nossa Instituição. Precisamos da sua participação. Para tanto, você deve responder a todas as questões,

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

A Estratégia e-sus. Vinícius Araújo Secretário Municipal de Saúde Caxias- MA

A Estratégia e-sus. Vinícius Araújo Secretário Municipal de Saúde Caxias- MA A Estratégia e-sus AB em Caxias/MA Estratégia e-sus AB Vinícius Araújo Secretário Municipal de Saúde Caxias- MA Caxias- MA Localizada no leste maranhense, fica à 360 km da capital, São Luís. Possui 160.291

Leia mais

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião Família Qual era a profissão dos seus pais? Como eles conciliavam trabalho e família? Como era a vida de vocês: muito apertada, mais ou menos, ou viviam com folga? Fale mais sobre isso. Seus pais estudaram

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE GERENTE DE UBSF EDITAL DE INSCRIÇÕES E INSTRUÇÕES ESPECIAIS

PROCESSO SELETIVO DE GERENTE DE UBSF EDITAL DE INSCRIÇÕES E INSTRUÇÕES ESPECIAIS PROCESSO SELETIVO DE GERENTE DE UBSF EDITAL DE INSCRIÇÕES E INSTRUÇÕES ESPECIAIS A Associação Saúde da Família ASF faz saber que realizará processo seletivo para cargo de Gerente nas Unidades Básicas de

Leia mais

O CONDOMÍNIO JÁ ANALISOU O PREÇO, NÃO ESQUEÇA DA QUALIDADE!!!

O CONDOMÍNIO JÁ ANALISOU O PREÇO, NÃO ESQUEÇA DA QUALIDADE!!! O CONDOMÍNIO JÁ ANALISOU O PREÇO, NÃO ESQUEÇA DA QUALIDADE!!! Como em qualquer segmento, quando fazemos uma licitação muitas vezes nos deparamos com propostas que aparentemente oferecem os mesmos serviços,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CONSELHO GESTOR DAS UNIDADES DE SAUDE

REGIMENTO INTERNO CONSELHO GESTOR DAS UNIDADES DE SAUDE REGIMENTO INTERNO CONSELHO GESTOR DAS UNIDADES DE SAUDE SEÇÃO I Da Instituição: Art. 1º - O presente Regimento Interno, regula as atividades e as atribuições do Conselho Gestor na Unidade de Saúde, conforme

Leia mais

Contratação de serviços de consultoria técnica especializada pessoa física. PROJETO: PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.

Contratação de serviços de consultoria técnica especializada pessoa física. PROJETO: PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. EDITAL PF no. 007/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA O CONASS: O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade

Leia mais

Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional. www.gforit.org. it!

Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional. www.gforit.org. it! Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional www.gforit.org it! Discover the world. Os primeiros passos para estudar no exterior. Pesquisa e planejamento são cruciais para o sucesso de uma candidatura.

Leia mais

Metodologia e Amostra

Metodologia e Amostra Metodologia e Amostra Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas pessoais. Objetivo Geral Levantar o nível de satisfação dos estudantes com relação às FATECs

Leia mais

REGULAMENTO OPERACIONAL DA CENTRAL DE REGULAÇÃO CENTRAL DE CONSULTAS E EXAMES ESPECIALIZADOS

REGULAMENTO OPERACIONAL DA CENTRAL DE REGULAÇÃO CENTRAL DE CONSULTAS E EXAMES ESPECIALIZADOS REGULAMENTO OPERACIONAL DA CENTRAL DE REGULAÇÃO CENTRAL DE CONSULTAS E EXAMES ESPECIALIZADOS Aprovado através da Resolução nº 06/CMS/2010, de 09 de março de 2010, Ananindeua PA Capítulo I DO CADASTRAMENTO

Leia mais

PAR. Torne-se um PAR para que sua vida seja ÍMPAR ACELBRA-RJ

PAR. Torne-se um PAR para que sua vida seja ÍMPAR ACELBRA-RJ PAR Torne-se um PAR para que sua vida seja ÍMPAR ACELBRA-RJ PAR Paciente Ativo e Responsável ACELBRA-RJ Ser um PAR celíaco Flávia Anastácio de Paula Adaptação do Texto de Luciana Holtz de Camargo Barros

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

PROPOSTA DE UM MODELO DE IMPLANTAÇÃO DA REGULAÇÃO ONCOLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Dra. Daiane da Silva Oliveira

PROPOSTA DE UM MODELO DE IMPLANTAÇÃO DA REGULAÇÃO ONCOLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Dra. Daiane da Silva Oliveira PROPOSTA DE UM MODELO DE IMPLANTAÇÃO DA REGULAÇÃO ONCOLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO Dra. Daiane da Silva Oliveira INTRODUÇÃO Publicação da Lei 12.732; Com a Publicação da Lei 12.732, que fixa o prazo máximo

Leia mais