Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico. ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO - Extensão EE Índia Vanuíre

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Trabalho Docente 2010. Ensino Técnico. ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO - Extensão EE Índia Vanuíre"

Transcrição

1 Plano de Trabalho Docente 010 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO - Extensão EE Índia Vanuíre Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Qualificação: PROGRAMADOR DE WEB SITES Módulo: II Componente Curricular: COMPOSIÇÃO E PROJETO C.H. Semanal:,5 h/a Professor (es): GUILHERME HENRIQUE DOS SANTOS I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. 1- Analisar novas tendências, conceitos e produtos. - Documentar sistemas e Web Sites. Atividades: Definir interface de comunicação e interatividade. Desenvolver interface gráfica. Definir critérios de navegação em websites. Especificar recursos e estratégias de comunicação e comercialização. Desenvolver leiaute de telas e relatórios.

2 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: COMPOSIÇÃO E PROJETO Módulo: II Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Alfabeto Visual - Elementos Básicos 1 Analisar novas tendências, conceitos, 1 Utilizar em todas as etapas e fases do de comunicação visual produtos, ferramentas e técnicas que projeto e elaboração de design, os possibilitem conceber um projeto de equipamentos e aplicativos utilizados na estilo próprio, criativo e atualizado. produção do projeto de Websites. 3 4 Interpretar e realizar relatórios técnicos. Avaliar produtos e serviços. Propor alternativas de uso de equipamentos, técnicas e fluxo de projetos Utilizar técnicas de pesquisa e arquivamento para obtenção de dados sobre equipamentos, produtos e manifestações dos clientes. Aplicar normas e métodos técnicos e procedimentos modernos e atualizados visando qualidade, produtividade e rapidez. Elaborar representação gráfica de projetos e arte final. Realizar relatórios técnicos Códigos urbanos, mensagens analógica e digital, linguagem ocidental e oriental Signos (índex, ícone e símbolos). Semiótica Linguagem, informação e comunicação Kitsch Composições da natureza Composições humanas Efeitos sensoriais da composição Projetando e compondo em aplicações de ambiente web

3 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: COMPOSIÇÃO E PROJETO Módulo: II Habilidade 1 - Utilizar em todas as etapas e fases do projeto e elaboração de design, os equipamentos e aplicativos utilizados na produção do projeto de Websites. Bases Tecnológicas e Competências* 1 Procedimento Didáticos Aulas expositivas com uso do quadro e atividades práticas em laboratório de informática, resolução de exercícios propostos individualmente ou em grupo, em classe ou extraclasse. Cronograma / Dia e Mês 6/07 a 16/09 - Utilizar técnicas de pesquisa e arquivamento para obtenção de dados sobre equipamentos, produtos e manifestações dos clientes., 4 Aulas expositivas com uso do quadro e atividades práticas em laboratório de informática, resolução de exercícios propostos individualmente ou em grupo, em classe ou extraclasse. 17/09 a 07/ Aplicar normas e métodos técnicos e procedimentos modernos e atualizados visando qualidade, produtividade e rapidez. 3, 5, 6, 7 Aulas expositivas com uso do quadro e atividades práticas em laboratório de informática, resolução de exercícios propostos individualmente ou em grupo, em classe ou extraclasse. 08/10 a 18/ Elaborar representação gráfica de projetos e arte final. 8 Aulas expositivas com uso do quadro e atividades práticas em laboratório de informática, resolução de exercícios propostos individualmente ou em grupo, em classe ou extraclasse. 19/11 a 0/1

4 5 - Realizar relatórios técnicos. 8 Aulas expositivas com uso do quadro e atividades práticas em laboratório de informática, resolução de exercícios propostos individualmente ou em grupo, em classe ou extraclasse. 03/1 a 16/1

5 IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: COMPOSIÇÃO E PROJETO Módulo: II Competência Analisar novas tendências, conceitos, produtos, ferramentas e técnicas que possibilitem conceber um projeto de estilo próprio, criativo e atualizado. Interpretar e realizar relatórios técnicos. Avaliar produtos e serviços. Indicadores de Domínio Utilizar de novas técnicas para desenvolver projetos criativos e únicos. Interpretar elementos do design e relatórios técnicos. Elaborar e desenvolver representações gráficas e arte final que atendam as necessidades do cliente Instrumentos de Avaliação Atividade pratica e teórica individual ou em grupo. Atividade pratica e teórica individual ou em grupo. Atividade pratica e teórica individual ou em grupo. Critérios de Desempenho - Compreensão - Relacionamento de idéias - Atividades individuais - Organização nos trabalhos - Participação - Exercícios - Assimilação de Conteúdo - Atividades - Interesse - Compreensão - Relacionamento de idéias - Atividades individuais - Organização nos trabalhos - Participação - Exercícios - Assimilação de Conteúdo - Atividades - Interesse - Compreensão - Relacionamento de idéias - Atividades individuais - Organização nos trabalhos - Participação - Exercícios - Assimilação de Conteúdo - Atividades - Interesse Evidências de Desempenho - Apresentação satisfatória dos resultados dos exercícios práticos e prova prática. - Apresentação satisfatória dos resultados das atividades práticas. - Apresentação satisfatória dos resultados das atividades práticas.

6 Propor alternativas de uso de equipamentos, técnicas e fluxo de projetos. Saber diferenciar equipamentos e técnicas para gerenciar o fluxo de projetos. Atividade pratica e teórica individual ou em grupo. - Compreensão - Relacionamento de idéias - Atividades individuais - Organização nos trabalhos - Participação - Exercícios - Assimilação de Conteúdo - Atividades - Interesse - Apresentação satisfatória dos resultados das atividades práticas.

7 V Material de Apoio Didático para Aluno Laboratório de Informática Quadro, Internet, Slides, Imagens para exemplo. Conteúdo apostilado. Ferramentas Online em sites da Internet. VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório O processo de recuperação deverá ser paralelo e contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela devera ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VII Outras Observações/ Informações SEMANA TECNOLÓGICA VIII Assinatura: Data: 0/08/010 GUILHERME HENRIQUE DOS SANTOS IX Parecer do Coordenador de Área: Consta do Plano de Trabalho Docente as competências definidas para o componente curricular. Assinatura: Data:

8 Plano de Trabalho Docente 010 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO - Extensão EE Índia Vanuíre Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET - NOTURNO Qualificação: PROGRAMADOR DE WEBSITES Módulo: II Componente Curricular: DESENVOLVIMENTO E DESIGN DE WEB SITES II C.H. Semanal: 5 h/a Professora: Eveline Batista Rodrigues I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Atribuições: Desenvolver e publicar site de divulgação. Atividades: Alterar sistemas e aplicações. Atualizar informações gráficas e textuais. Publicar Websites. Hospedar e atualizar site na Internet. Selecionar aplicativos e utilitários para internet. Demonstrar criatividade.

9 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Desenvolvimento e Design de Websites II Módulo: II Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Analisar websites de aplicação a partir 1 Pesquisar as necessidades do usuário. 1 da necessidade do usuário. Analisar as principais funções dos softwares aplicativos utilizados na resolução de problemas, avaliando as necessidades do usuário. 3 Utilizar os recursos dos softwares aplicativos no desenvolvimento de websites para atender as necessidades dos usuários. Identificar e utilizar adequadamente os principais softwares aplicativos na resolução de problemas analisando seu funcionamento. 3 Operação e configuração de aplicativos voltados para o desenvolvimento de websites (processadores gráficos e Internet). Projeto de Websites. Linguagem de apoio: Dreamweaver e CSS. Criação e edição de imagens vetoriais com animação, som e interatividade. Software Flash.

10 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Desenvolvimento e Design de Websites II Módulo: II Habilidade Pesquisar as necessidades do usuário. Bases Tecnológicas e Competências* Operação e configuração de aplicativos voltados para o desenvolvimento de websites (processadores gráficos e Internet). Competência nº. 1 Procedimentos Didáticos Atividades teóricas ou práticas com utilização do computador, exercícios de situações problema, sites modelo, utilizando computadores e o software Dreamweaver para o desenvolvimento de sites. Cronograma / Dia e Mês 6/07 a 10/09 Utilizar os recursos dos softwares aplicativos no desenvolvimento de websites para atender as necessidades dos usuários. Projeto de Websites. Linguagem de apoio: Dreamweaver e CSS. Competência nº. Atividades teóricas ou práticas com utilização do computador, exercícios de situações problema, sites modelo, utilizando computadores e o software Dreamweaver para o desenvolvimento de sites. 13/09 a 9/10 Identificar e utilizar adequadamente os principais softwares aplicativos na resolução de problemas analisando seu funcionamento. Criação e edição de imagens vetoriais com animação, som e interatividade. Software Flash. Competência nº. Atividades teóricas ou práticas com utilização do computador, exercícios de situações problema, sites modelo, utilizando computadores e o software Flash para o desenvolvimento de animações e imagens vetoriais. 01/11 a 16/1

11 IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Desenvolvimento e Design de Websites II Módulo: II Competência Indicadores de Domínio Instrumentos de Avaliação Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho 1 Desenvolver corretamente soluções aos problemas de implementação propostos. Ter capacidade de desenvolver um website completo. Demonstrações Práticas, seguidas de relato (oral ou escrito). Assimilação do Conteúdo Compreensão Relacionamento de Idéias Exercícios Criatividade Interesse Demonstração contendo os indicadores e de acordo com os critérios de desempenho. Solução adequada de problemas expostos em sala de aula. Utilizar os procedimentos do software adequadamente. Testar o website a fim de avaliar seu comportamento. Ter capacidade de desenvolver um website completo. Demonstrações Práticas, seguidas de relato (oral ou escrito). Assimilação do Conteúdo Compreensão Relacionamento de Idéias Exercícios Criatividade Interesse Demonstração contendo os indicadores e de acordo com os critérios de desempenho. Solução adequada de problemas expostos em sala de aula.

12 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Laboratório de Informática com microcomputadores e com os softwares Adobe Dreamweaver e Flash. Quadro, Internet, Slides, programas para exemplo. MEDEIROS, Fernando Dreamweaver MX Concepção e Desenvolvimento Profissional de Websites Para Windows Editora Érica MANZI, Fabrício FLASH MX Criando e Animando para a Web Editora Érica Conteúdo apostilado fornecido pelo professor. VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório O processo de recuperação deverá ser paralelo e contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela devera ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VII Outras Observações/ Informações Semana Tecnológica VIII Assinatura: Data: 0/08/010 EVELINE BASTISTA RODRIGUES IX Parecer do Coordenador de Área: Consta do Plano de Trabalho Docente as competências definidas para o componente curricular. Assinatura: Data:

13 Plano de Trabalho Docente 010 ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Ensino Técnico Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Informática e Comunicação Qualificação: Programador de WebSites Módulo: II Componente Curricular: Desenvolvimento de Software I C.H. Semanal: 5.0 Professor(es): Cláudio Luís Cabral Júnior I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. ATRIBUIÇÕES Instalar, codificar, compilar e documentar websites e sistemas de informação para Internet. ÁREA DE ATIVIDADES A - DESENVOLVER SISTEMAS E APLICAÇÕES Aplicar critérios de navegação em sistemas e aplicações. Codificar programas e websites orientados a objetos Testar programas para Internet orientados a objetos. Documentar sistemas e aplicações para Internet orientados a objetos. B - REALIZAR MANUTENÇÃO DE SISTEMAS E APLICAÇÕES Converter sistemas e aplicações para outras linguagens ou plataformas. Monitorar desempenho e performance de sistemas e websites. C - IMPLANTAR SISTEMAS E APLICAÇÕES Instalar programas e websites. orientados a objetos. Homologar sistemas e websites junto a clientes. Avaliar objetivos e metas de projetos de sistemas e websites. D - PROJETAR SISTEMAS E APLICAÇÕES Definir interface de comunicação e interatividade. Dimensionar vida útil de sistema e websites. F - PLANEJAR ETAPAS E AÇÕES DE TRABALHO Definir padronizações de sistemas e websites. G - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS Manter-se atualizado tecnicamente. Trabalhar em equipe.

14 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Desenvolvimento de Sistemas I Módulo: II Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Desenvolvimento de software 1 Desenvolver programação por meio 1 Utilizar estruturas de dados na resolução de divisão modular e refinamentos de problemas computacionais. Ambientes de desenvolvimento de sucessivos. programas 3 4 Integrar módulos de programação. Avaliar resultados de testes dos programas orientados a eventos. Distinguir e avaliar linguagens de programação orientada a eventos, aplicando-a no desenvolvimento de software Utilizar modelos, pseudocódigos e ferramentas na representação da solução de problemas. Executar procedimentos de testes de programas orientados a evento. Redigir instruções de uso dos programas implementados. Aplicar as técnicas de programação orientada a eventos com integração a Banco de Dados.. Linguagem de apoio: ASP.NET C#, com Banco de Dados SQL Server 005. Ferramenta de apoio: IDE Visual Studio 005

15 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Desenvolvimento de Software I Módulo: II Habilidade Utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais. Utilizar modelos, pseudocódigos e ferramentas na representação da solução de problemas Executar procedimentos de testes de programas orientados a evento Redigir instruções de uso dos programas implementados Aplicar as técnicas de programação orientada a eventos com integração a Banco de Dados Bases Tecnológicas e Competências* Base Tecnológica: Desenvolvimento de Software Ambientes de desenvolvimento de programas Competência:1 Base Tecnológica: Desenvolvimento de Software Competência: Base Tecnológica: Desenvolvimento de Software Competência:3 Base Tecnológica: Desenvolvimento de Software Competência: Base Tecnológica: Desenvolvimento de Software Ambientes de desenvolvimento de programas Competência:4 Procedimento Didáticos Apresentação dos conceitos básicos do Framework e Linguagem. Utilização de exercícios propostos, que apresentem a análise do problema e solicitem de resolução a partir de desenvolvimento de software. Apresentação do conceito de Orientação à Objetos. Utilização de exercícios propostos, que solicitem a criação de diagramas de classes a partir do Visual Studio. Avaliação de participação em classe e trabalhos em classe, incentivando a necessidade de teste dos programas desenvolvidos para apresentação ao professor. Avaliação da organização do material, incentivando a utilização de comentários nos programas desenvolvidos. Criação de diagramas de classes a partir do Visual Studio. Apresentação do conceito de aplicações multicamada. Exercícios propostos, apresentando a necessidade de criação de cada camada da aplicação. Exercícios completos com a utilização de todas as camadas da aplicação, acessando banco de dados. Exercícios propondo a criação de CRUD. Cronograma / Dia e Mês 6 / 08 a 16 / 1 04 / 09 a 9 / 10 6 / 08 a 16 / 1 04 / 09 a 9 / / 09 a 16 / 1

16 IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Desenvolvimento de Software I Módulo: II Competência 1. Desenvolver programação por meio de divisão modular e refinamentos sucessivos.. Integrar módulos de programação. 3. Avaliar resultados de testes dos programas orientados a eventos. 4. Distinguir e avaliar linguagens de programação orientada a eventos, aplicando-a no desenvolvimento de software. Indicadores de Domínio Aplicar as técnicas de programação orientada a eventos com integração a Banco de Dados Redigir instruções de uso dos programas implementados Executar procedimentos de testes de programas orientados a evento Instrumentos de Avaliação Trabalhos realizados em Classe para entrega ao professor em meio eletrônico. Critérios de Desempenho Funcionamento adequado do programa apresentado. Clareza na interface. Criatividade na resolução do problema. Padronização de código. Organização de fontes. Padronização de nomenclatura de projetos, classes e variáveis. Utilização de comentários no código. Apresentação de diagramas no Visual Studio Evidências de Desempenho Capacidade de desenvolver os exercícios propostos durante o semestre em classe, durante o período da aula. Trabalhos entregues na data, atendendo aos critérios de desempenho.

17 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Apresentações PowerPoint criadas pelo professor a partir do material oficial de treinamento Microsoft obtido a partir do MSDN. VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório Revisão do conteúdo durante o período letivo, aplicado a todos os alunos (com rendimento satisfatório e insatisfatório) VII Outras Observações/ Informações SEMANA TECNOLOGICA VIII Assinatura: Data: 0/08/010 CLAUDIO LUIS CABRAL IX Parecer do Coordenador de Área: Consta do Plano de Trabalho Docente as competências definidas para o componente curricular. Assinatura: Data:

18 Plano de Trabalho Docente 010 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO - Extensão EE Índia Vanuíre Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMATICA PARA INTERNET - NOTURNO Qualificação: PROGRAMADOR DE WEB SITES Módulo: II Componente Curricular: GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS II C.H. Semanal:,5 Professor(es): JOEL COUTINHO DE SOUZA I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular Atribuições: Executar tarefas de suporte técnico, apoio e treinamento aos usuários. Atividades : Fornecer suporte técnico. Especificar configurações de máquinas e equipamentos (hardware). Demonstrar flexibilidade.

19 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Distinguir as possibilidades de organização de entrada e saída de dados de sistemas de informação. Identificar o correto funcionamento dos equipamentos dos softwares em sistemas operacionais. 1 Utilizar adequadamente os recursos de hardware dos computadores. Distinguir arquiteturas de sistemas operacionais identificando as vantagens e limitações de cada opção Software livre: o histórico do Linux. Instalação e desinstalação do Linux. Trabalhando com arquivos e pastas. Armazenamento de dados; sistemas de arquivos. Administração de contas de usuários e grupos. Controle e segurança de arquivos A Shell. O ambiente gráfico e seus aplicativos. Administração de Redes em softwares livres. Aplicativos de Apoio (S.O. de apoio: Linux).

20 III Procedimento Didático Habilidade Base Tecnológica Procedimento Didático Cronograma / Dia e Mês Distinguir as possibilidades de organização de entrada e saída de dados de sistemas de informação. 1,, 3 e 4 Aulas expositivas e dialogadas, com uso de quadro e atividades práticas em laboratório de informática, com apoio de apostilas, revistas e pesquisas na Internet; desenvolvimento de atividades para fixação e complementação do conteúdo, de forma individual ou em grupo, em classe ou extraclasse. 6/07 à 30/09 Identificar o correto funcionamento dos equipamentos dos softwares em sistemas operacionais. 5, 6, 7, 8, 9 e 10 Aulas expositivas e dialogadas, com uso de quadro e atividades práticas em laboratório de informática, utilizando Sistema Operacional Linux, apresentação de algumas distribuições, simulações, testes reais, com apoio de apostilas, revistas e pesquisas na Internet; desenvolvimento de atividades para fixação e complementação do conteúdo, de forma individual ou em grupo, em classe ou extraclasse. 01/10 à 16/1

21 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência Indicadores de Domínio Instrumento(s) de Avaliação Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho 1 - Realizar a instalação do Sistema Operacional; - Utilizar comandos básicos para realização de tarefas específicas; - Efetuar configurações básicas do sistema; - Verificar parâmetros de segurança de arquivos e acessos locais e/ou remotos. - Utilizar a distribuição Linux mais adequada ao usuário e ao mercado profissional. - Efetuar corretamente configurações de hardware, instalar aplicativos e verificar o seu funcionamento. Atividades e demonstrações práticas e/ou simuladas, com relatos e avaliações (oral e/ou escrito) individual ou em grupo. Atividades e demonstrações práticas e/ou simuladas, com relatos e avaliações (oral e/ou escrito) individual ou em grupo. - Compreensão - Relacionamento de idéias - Atividades individuais - Organização nos trabalhos - Participação - Exercícios - Assimilação de Conteúdo - Atividades - Interesse - Compreensão - Relacionamento de idéias - Atividades individuais - Organização nos trabalhos - Participação - Exercícios - Assimilação de Conteúdo - Atividades - Interesse As atividades, demonstrações e relatos concluídos de acordo com os critérios previamente estabelecidos. As atividades, demonstrações e relatos concluídos de acordo com os critérios previamente estabelecidos.

22 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Laboratório de Informática com microcomputadores. Bibliografia utilizada pelo professor e indicada para o aluno: - SILVA, Gleydson Mazioli da Guia Foca GNU/Linux (http://www.guiafoca.org) Julho/010. Quadro branco; Internet; Distribuição Ubuntu Server; Live CD Parted Magic; Live CD Kurumin; Firmware Wireless Router OIW. Bibliografia de apoio: - MORIMOTO, Carlos E. Entendendo e Dominando o Linux, E-Book. - MORIMOTO, Carlos E. Linux, Entendendo o sistema Guia Prático SUL Editores. - MORIMOTO, Carlos E. Linux, Ferramentas Técnicas Guia Prático SUL Editores. - MORIMOTO, Carlos E. Linux, Redes e Servidores Guia Prático SUL Editores. - MORIMOTO, Carlos E. Kurumin 7 Guia Prático SUL Editores. - Site Oficial da Distribuição Debian (www.debian.org) VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório O processo de recuperação deverá ser paralelo e contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela devera ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VII - Outras Observações / Informações: Semana Tecnológica. VIII Assinatura: Data: 0/08/010 JOEL COUTINHO DE SOUZA IX Parecer do Coordenador de Área: Consta do Plano de Trabalho Docente as competências definidas para o componente curricular. Assinatura: Data:

23 Plano de Trabalho Docente 010 Ensino Técnico ETE : Prof. Massuyuki kawano - Extensão Índia Vanuíre Código: 136 Município: Tupã /SP Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet Qualificação: Programador de Websites Módulo: II Componente Curricular: Inglês Instrumental C.H. Semanal:,5 Professor (es): Edilaine Cristina Morrone I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. 1. Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais.. Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para expressar-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais

24 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Inglês Instrumental Módulo: II Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Identificar a língua inglesa como 1 Vocabulário: campos semânticos da instrumento de acesso a informações, 1 Interpretar textos de manuais técnicos. área de informática para internet a outras culturas e grupos sociais na Internet. 3 Identificar a língua inglesa ligada ao mundo dos negócios eletrônicos. Selecionar estruturas lingüísticas adequadas à comunicação exigida em sua área de atuação. 3 4 Utilizar expressões simples em apresentações e informações em mídias eletrônicas. Utilizar expressões cotidianas relativas à área de informática para internet. Expressar-se com simplicidade e clareza em sua área de atuação. 3 4 Noções sobre elaboração de textos simples em mídia eletrônica. Técnicas de leitura instrumental Textos técnicos, publicitários, classificados, voltados para a Internet. 4 Analisar e interpretar textos técnicos em inglês na sua área de informática para internet. 5 Recorrer às tecnologias de apoio como dicionário e gramática informatizados ou não.

25 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Inglês Instrumental Módulo:II Habilidade Interpretar textos de manuais técnicos. Bases Tecnológicas e Competências 4 Procedimento Didáticos Análise e compreensão das idéias contidas em textos e resolução de atividades individualmente ou em grupo. Pesquisa de vocábulos relacionados à área, bem como vocábulos utilizados no dia-a-dia. Cronograma / Dia e Mês 6/07 a 31/08 Utilizar expressões simples em apresentações e informações em mídias eletrônicas. 1 Manuseio de textos técnicos e vocabulário da área de informática. -Pesquisas sobre o vocabulário cotidiano da língua inglesa. 01/09 a 30/09 Utilizar expressões cotidianas relativas à área de informática para internet. 3 Estudo de vocabulário voltado para a área de informática. -Prática das técnicas de leitura instrumental. 01/10 a 31/10 -Exercícios de leitura com atividades gramaticais contextualizadas Expressar-se com simplicidade e clareza em sua área de atuação Construção de textos simples em inglês básico para saber comunicar-se necessariamente (solicitar informações e dar informações) 01/11 a 8/11

26 Recorrer às tecnologias de apoio como dicionário e gramática informatizados ou não. 1 Prática das técnicas de leitura instrumental. -Manuseio de textos técnicos e vocabulário da área de informática. -Pesquisas sobre o vocabulário cotidiano da língua inglesa. 9/11 a 16/1

27 IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Inglês Instrumental Módulo: II Competência Indicadores de Domínio Instrumentos de Avaliação Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho 1 - Saber se comunicar utilizando vocabulário pertinente à área da Informática. Atividade individual Avaliação escrita. Atividades propostas de vocabulário e elaboração de textos simples. Desenvolvimento das atividades propostas em sala de aula; Precisão, clareza, rapidez e facilidade de traduzir textos técnicos. Assimilação do conteúdo com domínio da prática na comunicação básica ligada ao mundo da informática. Domínio das técnicas de leitura. - Ver na leitura de textos técnicos na língua inglesa a oportunidade de buscar informações que melhorem processos administrativos. Atividade individual Avaliação escrita. Atividades propostas de vocabulário e elaboração de textos simples. Relacionamento de ideias. Rapidez e precisão na utilização do vocabulário pertinente à área da informática Assimilação do conteúdo com relação à identificação da língua inglesa em diversos aspectos

28 3 - Saber identificar demanda do consumidor falante da língua inglesa e traduzir projetos rentáveis para as empresas. Atividades individuais Avaliação escrita Trabalho em equipe Participação Avaliação escrita Precisão, clareza, rapidez e facilidade de traduzir textos técnicos Domínio na utilização do inglês básico para exposição das atividades e/ ou avaliação. Domínio das técnicas de Leitura. 4 - Entender e interpretar dados em inglês importantes nas negociações administrativas Traduzir textos a fim de buscar informações pertinentes a sua área de atuação Atividades individuais Avaliação escrita Trabalho em equipe Participação Avaliação escrita Precisão, clareza, rapidez e facilidade de traduzir textos técnicos Domínio na utilização do inglês básico para exposição das atividades e/ ou avaliação. Domínio das técnicas de Leitura.

29 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) -AMOS, Eduardo; PRESCHER, Elizabeth. The new simplified grammar. Ed. Richmond Publishing, 3ª edição, RICHARDS, Jack C.; New Interchange English for international communications. Ed. Cambridge University Press. -MARQUES, Amadeu. Password Special Edition. Editora Ática, INFANTE, Ulisses. Curso de gramática aplicada aos textos. São Paulo: Scipione, VELLOSO, Monica Soares. Inglês instrumental para vestibulares e concursos. Brasília:Vestcon, 006. VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório Retomada de conteúdos através de diferentes estratégias e metodologias, além de atividades diversificadas (aplicação de outra avaliação, com diferentes atividades, produção de diálogos, textos, interpretação de textos) VI Outras Observações/ Informações Semana Tecnológica VIII Assinatura: Data: 0/08/010 EDILAINE CRISTINA MORRONE IX Parecer do Coordenador de Área: Consta do Plano de Trabalho Docente as competências definidas para o componente curricular. Assinatura: Data:

30 Plano de Trabalho Docente 010 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO - Extensão EE Índia Vanuíre Código: 136 Município: TUPÃ Área Profissional: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET - NOTURNO Qualificação: PROGRAMADOR DE WEB SITES Módulo: II Componente Curricular: PROJETO DE APLICAÇÕES WEB I C.H. Semanal:,5 Professor (es): ADAUTO LUIS MICHELOTTI JÚNIOR I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular 1 - Desenvolver programação através de divisão modular e refinamentos sucessivos. - Integrar módulos de programação. 3 - Utilizar técnicas de Engenharia de Software e análise de sistemas

31 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular COMPETÊNCIAS HABILIDADES BASES TECNOLÓGICAS 1. Utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais. 1. Modelar sistematicamente aplicações na Web, abordando seus aspectos principais como interação com usuário do conteúdo e navegação.. Identificar as técnicas de documentação de sistemas e programas. 3. Interpretar documentação de sistemas e programas. 4. Identificar as necessidades dos usuários em relação a treinamento e suporte. 5. Organizar e apresentar os conteúdos e procedimentos de qualificação e treinamento.. Utilizar modelos, pseudocódigos e ferramentas na representação da solução de problemas. 3. Executar procedimentos de testes de programas. 4. Aplicar as técnicas de programação (orientada a eventos). 5. Redigir propostas técnicas, relatórios memorando e manuais de utilização de programas e operação de equipamentos de informática. 6. Redigir apostilas e apresentações. 7. Apresentar o conteúdo do treinamento de acordo com o programa elaborado. 8. Fazer uso de equipamentos e recursos didáticos como facilitadores do aprendizado. 9. Prestar assistência aos usuários no uso dos programas aplicativos instalados. 10. Aplicar técnicas eficientes de comunicação para a efetiva aprendizagem em programas de treinamento de usuário. 1. Processo de desenvolvimento de software na Web: conceitos, fatores de sucesso, requisitos.. Modelagem da Navegação: navegação, orientação, estrutura da navegação, fases do projeto de navegação, esquemas de navegação 3. Modelagem da Interface: conteúdo e organização da interface 4. Aspectos de Implementação 5. Técnicas básicas de treinamento ao usuário 6. Noções de técnicas de ensaio

32 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Habilidade Base Tecnológica Procedimento Didático Cronograma / Dia e Mês Utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais. Utilizar modelos, pseudocódigos e ferramentas na representação da solução de problemas. Executar procedimentos de testes de programas. Aplicar as técnicas de programação (orientada a eventos). 1, e 3 Aulas expositivas, dialogadas, práticas em laboratórios de informática, utilizando computadores. 6/07 a 30/09 Redigir propostas técnicas, relatórios memorando e manuais de utilização de programas e operação de equipamentos de informática.

33 Redigir apostilas e apresentações. Apresentar o conteúdo do treinamento de acordo com o programa elaborado. Fazer uso de equipamentos e recursos didáticos como facilitadores do aprendizado. 4, 5 e 6 Aulas expositivas, dialogadas, práticas em laboratórios de informática, utilizando computadores. 01/10 a 16/1 Prestar assistência aos usuários no uso dos programas aplicativos instalados. Aplicar técnicas eficientes de comunicação para a efetiva aprendizagem em programas de treinamento de usuário.

34 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência Indicadores de Domínio Instrumento(s) de Avaliação Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho 1, e 3 Desenvolver programação através de divisão modular e refinamentos sucessivos Utilizar técnicas de análise de requisitos e coleta de dados. Atividades prática e teórica em laboratório. - Compreensão - Relacionamento de idéias - Construção de Conceitos - Coerência - Organização - Manuseio de equipamento - Interesse Apresentação dos resultados dos exercícios práticos e teóricos. 4 e 5 Integrar módulos de programação. Utilizar Técnicas e conceitos de engenharia de software Atividades prática e teórica em laboratório. - Compreensão - Relacionamento de idéias - Construção de Conceitos - Coerência - Organização - Manuseio de equipamento - Interesse Solução adequada dos exercícios propostos. Apresentação da implementação do estudo de caso.

35 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Apostila elaborada pelo professor. Guia prático de informática e livro análise essencial. Laboratório de Informática com microcomputadores e os softwares notepad++ e DBDesigner. Banco de dados Mysql ou SQL Server VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório O processo de recuperação deverá ser paralelo e contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela devera ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VII Outras Observações/ Informações Semana Tecnológica VIII Assinatura: Data: 0/08/010 ADAUTO LUIS MICHELOTTI JÚNIOR IX Parecer do Coordenador de Área: Consta do Plano de Trabalho Docente as competências definidas para o componente curricular. Assinatura: Data:

36 Plano de Trabalho Docente 010 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO - Extensão EE Índia Vanuíre Código: 136 Município: TUPÃ Área Profissional: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET - NOTURNO Qualificação: PROGRAMADOR DE WEB SITES Módulo: II Componente Curricular: PLANEJAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) EM INFORMÁTICA PARA INTERNET C.H. Semanal:,5 Professor (es): ADAUTO LUIS MICHELOTTI JÚNIOR I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular Atribuições: Analisar novas tendências, conceitos e produtos Atividades : Documentar sistemas e Web Sites estruturados. Demonstrar criatividade. Coletar dados. Demonstrar flexibilidade.

37 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Planejamento do TCC em informática para internet Módulo:II Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas Avaliar demandas e situaçõesproblema no âmbito da área profissional. Propor soluções parametrizadas por viabilidade técnica e econômica aos problemas identificados. Correlacionar a formação técnica às demandas do setor produtivo. Identificar fontes de pesquisa sobre o objeto em estudo. Elaborar instrumentos de pesquisa para desenvolvimento de projetos Identificar demandas e situaçõesproblema no âmbito da área profissional. Selecionar informações e dados de pesquisa relevantes para o desenvolvimento de estudos e projetos. Consultar Legislação, Normas e Regulamentos relativos ao projeto. Classificar fontes de pesquisa segundo critérios relativos ao acesso, desembolso financeiro, prazo e relevância para o projeto. 1 1 Estudo do cenário da área profissional: características do setor (macro e micro regiões); avanços tecnológicos; ciclo de vida do setor; demandas e tendências futuras da área profissional; identificação de lacunas (demandas não atendidas plenamente) e de situaçõesproblema do setor Identificação e definição de temas para o TCC Análise das propostas de temas segundo os critérios: pertinência, relevância e viabilidade 6 7 Constituir amostras para pesquisas técnicas e científicas, de forma criteriosa e explicitada. Analisar dados e informações obtidas de pesquisas empíricas e bibliográficas Aplicar instrumentos de pesquisa de campo. Registrar as etapas do trabalho. Organizar os dados obtidos na forma de planilhas, gráficos e 3 4 Definição do cronograma de trabalho Técnicas de pesquisa: documentação indireta (pesquisa documental e pesquisa bibliográfica); técnicas de fichamento de obras técnicas e científicas;

38 8 esquemas. Realizar o fichamento de obras técnicas e científicas. documentação direta (pesquisa de campo, de laboratório, observação, entrevista e questionário) técnicas de estruturação de instrumentos de pesquisa de campo (questionários, entrevistas, formulários etc.) Problematização Construção de hipóteses Objetivos: geral e específicos (Para quê? e Para quem?) Justificativa (Por quê?)

39 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Planejamento do TCC em informática para internet Módulo:II Habilidade Base Tecnológica Procedimento Didático Cronograma / Dia e Mês Identificar demandas e situaçõesproblema no âmbito da área profissional. Selecionar informações e dados de pesquisa relevantes para o desenvolvimento de estudos e projetos. Consultar Legislação, Normas e Regulamentos relativos ao projeto. 1,, 3 e 4 Aulas expositivas e dialogadas, com uso de slides e atividades teóricas e práticas em laboratório de informática, com apoio de apostilas, revistas e pesquisas na Internet; desenvolvimento de atividades para fixação e complementação do conteúdo, de forma individual ou em grupo, em classe ou extraclasse. 6/07 à 30/09 Classificar fontes de pesquisa segundo critérios relativos ao acesso, desembolso financeiro, prazo e relevância para o projeto. Aplicar instrumentos de pesquisa de campo. Registrar as etapas do trabalho. Organizar os dados obtidos na forma de planilhas, gráficos e esquemas. Realizar o fichamento de obras técnicas e científicas. Organizar os dados obtidos na forma de planilhas, gráficos e esquemas. 5, 6, 7 e 8 Aulas expositivas e dialogadas, com o uso de slides e atividades práticas de simulações em laboratório de informática; desenvolvimento de atividades para fixação e complementação do conteúdo, de forma individual ou em grupo, em classe ou extraclasse. 01/10 à 16/1

40 IV - Plano de Avaliação de Competências Componente Curricular: Planejamento do TCC em informática para internet Módulo:II Competência Indicadores de Domínio Instrumento(s) de Avaliação Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho Identificar demandas e situaçõesproblema no âmbito da área profissional. 1,, 3 e 4 Selecionar informações e dados de pesquisa relevantes para o desenvolvimento de estudos e projetos. Consultar Legislação, Normas e Regulamentos relativos ao projeto. Classificar fontes de pesquisa segundo critérios relativos ao acesso desembolso financeiro, prazo e relevância para o projeto. Atividades e demonstrações práticas e/ou simuladas, com relatos e avaliações ( escritas e apresentações) individual ou em grupo. - Compreensão - Relacionamento de idéias - Atividades individuais - Organização nos trabalhos - Participação - Exercícios - Assimilação de Conteúdo - Atividades - Interesse As atividades, demonstrações e relatos concluídos de acordo com os critérios previamente estabelecidos. 5,6 e7 Aplicar instrumentos de pesquisa de campo. Registrar as etapas do trabalho. Organizar os dados obtidos na forma de planilhas, gráficos e esquemas. Realizar o fichamento de obras técnicas e científicas. Atividades e demonstrações práticas e/ou simuladas, com relatos e avaliações ( escritas e apresentações) individual ou em grupo. - Compreensão - Relacionamento de idéias - Resolução de problemas - Organização nos trabalhos - Participação - Exercícios - Assimilação de Conteúdo - Atividades - Interesse As atividades, demonstrações e relatos concluídos de acordo com os critérios previamente estabelecidos.

41 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Laboratório de Informática com microcomputadores. Apostila: Orientações gerais para docentes dos componentes curriculares. Planejamento do TCC e desenvolvimento do TCC Centro estadual de educação Tecnológica Paula Souza MOURA, Dácio G.; BARBOSA, Eduardo F. Trabalhando com Projetos,. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 007. Materiais fornecidos pelo professor VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório O processo de recuperação deverá ser paralelo e contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela devera ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VII - Outras Observações / Informações: Semana Tecnológica Filmes para desenvolvimento de projeto VIII Assinatura: Data: 0/08/010 Adauto Luis Michelotti Júnior IX Parecer do Coordenador de Área: Consta do Plano de Trabalho Docente as competências definidas para o componente curricular. Assinatura: Data:

42 Plano de Trabalho Docente 010 Ensino Técnico ETE PROF. MASSUYUKI KAWANO - Extensão EE Índia Vanuíre Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET - NOTURNO Qualificação: PROGRAMADOR DE WEB SITES Módulo: II Componente Curricular: TECNOLOGIAS E LINGUAGENS PARA BANCO DE DADOS I C.H. Semanal:,5 Professor: ADRIANO DE OLIVEIRA CIPRIANO I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular Atribuições: Modelar dados e operar aplicativos para banco de dados. Atividades: Montar estruturas de banco de dados. Alterar estrutura de armazenamento de dados. Coletar dados.

43 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Interpretar e analisar o resultado da modelagem de dados estruturada. 1 Utilizar ambientes e linguagens para manipulação de dados nos diversos modelos de SGBD (Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados). 1 Estrutura de dados aplicada a banco de dados Tipos de armazenamento e métodos de acesso aos dados Implementar as estruturas modeladas usando banco de dados. Utilizar os conceitos de bancos de dados (SGBD) em bases de dados distribuídas. 3 Ambientes/ferramentas de gerenciamento de bancos de dados 3 Identificar e desenvolver ferramentas de análise voltadas para estruturas de dados. 3 Aplicar a orientação a eventos em bancos de dados. 4 DER Diagrama Entidade- Relacionamento 4 Desenvolver ferramentas de análise voltadas para estrutura de dados. 5 MER Modelo Entidade- Relacionamento 6 MCD Modelo Conceitual de Dados: normalização aplicação das Formas Normais

44 III Procedimento Didático Habilidade Base Tecnológica Procedimento Didático Cronograma / Dia e Mês Utilizar ambientes e linguagens para manipulação de dados nos diversos modelos de SGBD (Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados). 1, Aulas expositivas com uso do quadro e atividades práticas em laboratório de informática, resolução de exercícios propostos individualmente ou em grupo, em classe ou extraclasse. 6/07 a 9/08 Utilizar os conceitos de bancos de dados (SGBD) em bases de dados distribuídas. Aplicar a orientação a eventos em bancos de dados. Desenvolver ferramentas de análise voltadas para estrutura de dados. 3 4, 5 6 Aulas expositivas com uso do quadro e atividades práticas em laboratório de informática, resolução de exercícios propostos individualmente ou em grupo, em classe ou extraclasse. Aulas expositivas com uso do quadro e atividades práticas em laboratório de informática utilizando comandos em SQL, resolução de exercícios propostos individualmente ou em grupo, em classe ou extraclasse. Aulas expositivas com uso do quadro e atividades práticas em laboratório de informática utilizando comandos em SQL, resolução de exercícios propostos individualmente ou em grupo, em classe ou extraclasse. 01/09 a 15/10 16/10 a 15/11 16/11 a 16/1

45 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência Indicadores de Domínio Instrumento(s) de Avaliação Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho 1 Utilizar conceitos de orientação a objetos e banco de dados. Utilizar corretamente tipos de dados diferentes e propriedades dos campos. Demonstrações Práticas, seguidas de relato (oral ou escrito). Compreensão Relacionamento de Idéias Atividades Individuais Organização nos trabalhos Participação Exercícios Interesse Assimilação do Conteúdo Atividades Demonstração contendo os indicadores e de acordo com os critérios de desempenho. Modelar um banco de dados. Criar tabelas. Relacionar as tabelas. Demonstrações Práticas, seguidas de relato (oral ou escrito). Compreensão Relacionamento de Idéias Atividades Individuais Organização nos trabalhos Participação Exercícios Interesse Assimilação do Conteúdo Atividades A demonstração prática e o relato foram executados de acordo com os critérios estabelecidos. 3 Utilizar linguagem de consulta para realizar consultas de dados da tabela. Demonstrações Práticas, seguidas de relato (oral ou escrito). Compreensão Relacionamento de Idéias Atividades Individuais Organização nos trabalhos Participação Exercícios Interesse Assimilação do Conteúdo A demonstração prática e o relato foram executados de acordo com os critérios estabelecidos. Atividades

46 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Laboratório de Informática. Quadro, Internet, Slides, programas para exemplo. Banco de Dados MySQL 5.0. PHPMyAdmin Banco de Dados Editora Komedi. COSTA, Rogério Luís. SQL - Guia Prático. Ed. Brasport Informações coletadas na Internet. VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório O processo de recuperação deverá ser paralelo e contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela devera ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VII - Outras Observações / Informações: Semana Tecnológica. VIII Assinatura: Data: 0/08/010 ADRIANO DE OLIVEIRA CIPRIANO IX Parecer do Coordenador de Área: Consta do Plano de Trabalho Docente as competências definidas para o componente curricular. Assinatura: Data:

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Componente Curricular: SISTEMAS OPERACIONAIS PARA REDES II

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Componente Curricular: SISTEMAS OPERACIONAIS PARA REDES II Plano de Trabalho Docente 0 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 6 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Extensão E.E Índia Vanuíre Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2011. Qualificação: Auxiliar de informática para internet Módulo: 1º

Plano de Trabalho Docente 2011. Qualificação: Auxiliar de informática para internet Módulo: 1º Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC Santa Isabel Código: 219 Município: Santa Isabel Área Profissional: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em informática para internet

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 203 Ensino Técnico Prof. Massuyuki Kawano Código: 36 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: REDES DE COMUNICAÇÃO DE DADOS II

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: REDES DE COMUNICAÇÃO DE DADOS II Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Professor: Luís Alexandre Boyago dos Santos

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Professor: Luís Alexandre Boyago dos Santos Plano de Trabalho Docente 2013 Prof. Massuyuki Kawano Ensino Técnico Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Prof. Massuyuki Kawano Ensino Técnico Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Prof. Massuyuki Kawano Ensino Técnico Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico em

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: PROFISSIONAL TÉCNICA DE

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Administração Central Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Extensão E.E Índia Vanuíre Código: 136. Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Assistente

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2011. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA - TARDE. Professora: Ms. Eveline Batista Rodrigues

Plano de Trabalho Docente 2011. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA - TARDE. Professora: Ms. Eveline Batista Rodrigues Plano de Trabalho Docente 011 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA - TARDE

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

PLANO DE TRABALHO DOCENTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET PLANO DE TRABALHO DOCENTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET Módulo I (Noite) EXTENSÃO ÍNDIA VANUÍRE 1 Semestre/2010 MÓDULO I Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE INFORMÁTICA PARA INTERNET

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico Administração Central Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Administração Central Administração Central Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Extensão E.E Índia Vanuíre Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informática e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Tecnologia da Informação Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Prefessor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Etec Monsenhor Antônio Magliano Plano de Trabalho Docente 2014 Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça / SP EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática

Plano de Trabalho Docente 2012. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática Plano de Trabalho Docente 01 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 91 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013 Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Extensão E.E Índia Vanuíre Código: 9136 Município: Tupã (SP) Área profissional: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015 Plano de Trabalho Docente 20 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 09 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município:Tupã Área de conhecimento: Ambiente, Saúde e Segurança Componente Curricular: Aplicativos Informatizados

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC RODRIGUES DE ABREU Código: 135 Município: BAURU Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Ensino Técnico Etec:Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM SECRETARIADO

Plano de Trabalho Docente 2010. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM SECRETARIADO Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEC DE SUZANO Código: Município: SUZANO Área Profissional: Secretariado Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM SECRETARIADO Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA- SP Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 01 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça/SP Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015

Plano de Trabalho Docente 2015 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município:Garça Eixo Tecnológico: Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Ensino Técnico ETEC RODRIGUES DE ABREU - EXTENSÃO AGUDOS Código: 135.01 D Município: AGUDOS Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS Componente Curricular:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: habilitação Profissional técnica de nível médio de técnico em administração

Plano de Trabalho Docente 2010. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: habilitação Profissional técnica de nível médio de técnico em administração Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEc de Ribeirão Pires Código: 141 Município: Ribeirão Pires/Mauá Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: habilitação Profissional técnica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2011. Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática para Internet

Plano de Trabalho Docente 2011. Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática para Internet Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO - Extensão E.E. Índia Vanuíre Código: 9136 Município: Tupã (SP) Área profissional: Informação e Comunicação Habilitação Profissional

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM INFORMÁTICA EtecMONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA EE: Eixo

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática. Professor: Oscar da Costa Meira Junior

Plano de Trabalho Docente 2012. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática. Professor: Oscar da Costa Meira Junior Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET Módulo III (Noite) EXTENSÃO ÍNDIA VANUÍRE 1 Semestre/2011 Centro Paula Souza 2011 Centro Paula Souza 2011 Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: AMBIENTE, SAÚDE e SEGURANÇA Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E.E.

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E.E. Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E.E. ÍNDIA VANUÍRE CÓDIGO: 136 MUNICÍPIO: TUPÃ EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO HABILITAÇÃO PROFISSIONAL:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1

Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos EE: Professor Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

Bases Tecnológicas. Habilidade. Cronograma / Dia e Mês. Procedimentos Didáticos. 24/01 a 11/06. Aulas teóricas e prática em laboratório.

Bases Tecnológicas. Habilidade. Cronograma / Dia e Mês. Procedimentos Didáticos. 24/01 a 11/06. Aulas teóricas e prática em laboratório. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 201 Ensino Técnico ETEC DR. FRANCISCO NOGUEIRA DE LIMA Código: 0059 Município: Casa Branca Área Profissional: Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Técnico de Redes

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Técnico de Redes Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC Plano de Trabalho Docente 2013 Prof. Massuyuki Kawano Ensino Técnico Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional:

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015 Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC Monsenhor Antonio Magliano Ensino Técnico Código: 088 Município: Garça Área Profissional: Informática Habilitação Profissional:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013 Administração Central Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2013 Etec de Nova Odessa Código: 234 Município: Nova Odessa EE: Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município:Garça Eixo Tecnológico: Mecatrônica Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica Qualificação: Técnico

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar de Informática. Professora: Fabiana Marcasso

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar de Informática. Professora: Fabiana Marcasso Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos-SP Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Rodrigues de Abreu Código: 135 Município: Bauru Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO / EXTENSÃO INDIA VANUIRE Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2012

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2012 Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos EE: Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Recursos Humanos Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Secretariado

Plano de Trabalho Docente 2010. Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Secretariado Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEC Suzano Código: 146 Município: Suzano Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Secretariado Qualificação

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET Módulo III 1 Semestre/2010 MÓDULO III Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET TEMAS Teórica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC de Mairiporã Código: 271 Município: Mairiporã EE: Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC RODRIGUES DE ABREU Código: 135 Município: Bauru - SP Eixo Tecnológico: Segurança Habilitação Profissional: Técnico de nível médio de Técnico em Segurança

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ARLINDO BITTENCOURT (EXTENSÃO) Código: 091.02 Município: São Carlos/SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais