Configure a página da sua propriedade na Booking.com

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Configure a página da sua propriedade na Booking.com"

Transcrição

1 Configure a página da sua propriedade na Booking.com

2 Índice Como gerenciar suas tarifas e disponibilidade Como configurar e gerenciar suas políticas Como criar e usar as categorias de tarifa Como usar fotos para melhorar o perfil da sua propriedade Como gerenciar as reservas dos seus hóspedes Com gerenciar suas faturas Como melhorar a performance da sua propriedade

3 Como gerenciar tarifas e disponibilidade Na Booking.com, os hóspedes podem reservar até 16 meses antes da data da viagem. Manter sua disponibilidade atualizada significa atrair hóspedes que costumam reservar com antecedência e ainda aumentar sua visibilidade. Como abrir disponibilidade na Booking.com? No Calendário, clique em editar e atualize as datas e unidades a disponibilizar. Você pode incluir o número de quartos disponíveis abaixo de cada data. Posso alterar tarifas para datas específicas? Sim. No Calendário, clique na seta do quarto e da tarifa a alterar. Para editar as tarifas de um período, clique em "editar" ou altere tarifas nos campos de cada data. Posso configurar restrições para diferentes quartos e tarifas? Sim. Em seu Calendário, clique na seta da tarifa específica a uma categoria de quarto, escolha o tipo de restrição e altere-a para um período ou datas específicas. Que tipo de restrições posso configurar? Estadia mínima é o período mínimo a ser reservado. Na reserva antecipada, pode-se configurar o mín. ou máx. de dias em que o quarto está disponível antes do check-in. O que devo fazer se trabalho com outras OTAs? Se você trabalha com outros provedores, a melhor forma de evitar overbooking é com um channel manager, ideal para gerenciar diferentes OTAs em um só lugar. sobre o gerenciamento de tarifas e disponibilidade em nossa Central de Apoio ao Parceiro.

4 Como configurar e gerenciar suas políticas As políticas são importantes, pois determinam como você vende sua propriedade e a experiência que você cria para seus hóspedes. O que são políticas? Políticas são regras que você configura referente a pagamento, cancelamento e à sua propriedade (como estacionamento, animais de estimação, etc.). Onde posso configurar e gerenciar as políticas? Para pagamento e cancelamento, acesse 'Tarifas e Disponibilidade' e 'Políticas', no Connect. Para políticas da propriedade, acesse 'Propriedade' e 'Instalações e serviços'. Posso designar políticas para quartos específicos? Sim. Políticas de pagamento e cancelamento podem ser atribuídas à categorias de quartos e de tarifas, na página de 'Políticas' no Connect. Quais políticas de pagamento e cancelamento posso definir? Criamos 6 categorias de políticas, de "totalmente flexíveis" a "super restritas" e não reembolsáveis (os hóspedes pagam o valor total ao reservar). Qual política de pagamento e cancelamento devo adotar? Políticas mais flexíveis oferecem praticidade aos hóspedes, enquanto as menos flexíveis são melhores para garantir receita. Considere a sazonalidade ao configurar uma política. Você pode saber mais sobre políticas e como aproveitá-las ao máximo na Central de Apoio ao Parceiro.

5 Como criar e usar categorias de tarifa Se você quiser definir mais de um preço por quarto ou oferecer planos de refeições diferentes, as categorias de tarifas são o que você está procurando. Quais tipos de categorias de tarifa existem? Existem 2 tipos de tarifas. As reembolsáveis podem ser canceladas, mas o preço é maior. Com tarifas não reembolsáveis, clientes não podem cancelar, mas o preço é menor. Como configurar tarifas? Defina políticas reembolsável e não reembolsável na página de Políticas. Em Categorias de tarifas, combine políticas e planos de refeições para criar tarifas diferentes. Qual categoria de tarifa devo usar? Os clientes adoram opções, portanto, oferecer uma combinação de diferentes tarifas por quarto aumentará as chances de fazerem uma reserva em sua propriedade. Como configurar preços para diferentes categorias de tarifas? A maior diferença é entre suas tarifas não reembolsáveis e reembolsáveis. Recomendamos que a tarifa não reembolsável seja cerca de 15% menor. E se eu oferecer refeições como parte do preço do quarto? Se você oferecer um plano de refeições opcional, então recomendamos que você crie tarifas reembolsáveis e não reembolsáveis com e sem planos de refeições. Você pode aprender tudo sobre categorias de tarifas e como aproveitá-las ao máximo, visitando nossa central de ajuda ao parceiro.

6 Como usar fotos para melhorar o perfil da sua propriedade As fotos têm um papel crucial em ajudar os visitantes a reservarem acomodações on-line. Estudos mostram que até 92% dos visitantes tendem a reservar uma acomodação com boas fotos. Onde posso carregar e gerenciar minhas fotos? No Connect, clique na aba Propriedade e em seguida em Fotos. Você pode carregar fotos, marcá-las, organizar sua ordem e conectá-las a tipos específicos de quarto. Quantas fotos devo ter? Para ter um impacto positivo nas suas reservas, recomendamos 24 fotos da propriedade, 4 por tipo de quarto, e pelo menos 1 do banheiro. Qual formato de foto é melhor? Nosso site exibe fotos em formato paisagem (horizontal) melhor, com tamanho recomendado de 2048 x 1536 pixels (em torno de 3.1 megapixels). O que devo exibir nas minhas fotos? Tire fotos da área externa da propriedade, recepção, áreas comuns, salas de refeição, comodidades ex. piscina ou academia, quartos, e vistas fantásticas da propriedade. Como eu tiro uma boa foto? Use luz natural e evite flash. Tire fotos estáveis e na altura de aproximadamente 1,6m. Tire fotos a partir dos cantos para adicionar profundidade e perspectiva. Você pode saber mais sobre fotos e como conseguir o melhor delas, visitando nossa central de apoio ao parceiro.

7 Como gerenciar as reservas dos hóspedes - 1 Manter-se informado sobre suas reservas é uma parte importante de fornecer uma ótima experiência para os hóspedes e evitar surpresas indesejadas. Onde encontro informações sobre as reservas dos hóspedes? Você irá encontrar todas as reservas na aba Reservas na Connect. Clique na reserva e veja mais detalhes, como pedidos dos hóspedes ou informações de cartão de crédito. Posso alterar ou cancelar uma reserva? Reservas recebidas não podem ser canceladas. Porém, alterações acordadas com o hóspede podem ser feitas em "Atualizar esta reserva" na reserva em questão. Não recebi pré-pagamento do hóspede Você pode cancelar a reserva por meio do Apoio ao Cliente, nossos agentes tentarão entrar em contato com o hóspede antes de cancelar. Tenho um pedido de um hóspede para cancelar a reserva Se houver uma taxa de cancelamento, você pode cobrá-la ou não. Você pode falar com o hóspede e pedir que ele transfira o valor ou cobrar o cartão de crédito, se foi informado. O que eu faço se ocorrer overbooking? Fique de olho na sua disponibilidade. Se houver um overbooking, você precisará realocar o hóspede para uma acomodação próxima e de valor semelhante. Você pode saber mais sobre o gerenciamento das reservas de hóspedes ao visitar nossa Central de Apoio ao Parceiro.

8 Como gerenciar as reservas dos hóspedes - 2 Manter-se informado sobre suas reservas é uma parte importante de oferecer uma ótima experiência para os hóspedes e evitar surpresas indesejadas. O que eu faço se o hóspede não comparecer? Para não pagar comissão por não comparecimento, clique em "Não comparecimento". O botão fica ativo até o 2º dia útil do mês seguinte à data de check-out. Caso o hóspede compareça, contate o Apoio ao Cliente para mudar o status da reserva. E cartões de crédito inválidos? Selecione "Marcar cartão de crédito como inválido" na reserva do hóspede. Ele receberá um pedindo novos dados de cartão em 24 horas. Se ele não fornecer dados válidos em até 36 horas, você poderá cancelar a reserva na página "Dados da reserva". Cancelei uma reserva mas o hóspede ainda compareceu Se uma reserva foi cancelada por cartão de crédito inválido, você pode entrar em contato com o Apoio ao Cliente, assim você pode desfazer o cancelamento. Posso contatar os hóspedes diretamente sobre a reserva? Sim. Em cada reserva você pode se comunicar com os hóspedes em "Comunicação com o hóspede". Este recurso mantém um registro de todas as mensagens enviadas e recebidas. Você pode saber mais sobre o gerenciamento das reservas de hóspedes ao visitar nossa Central de Apoio ao Parceiro.

9 Como gerenciar suas faturas Faturas são seus registros comerciais, oferecendo informações detalhadas sobre sua propriedade na Booking.com. Aqui você verá como gerenciá-las. Com que frequência e quando recebo faturas? Você receberá faturas mensalmente e as faturas de comissão são enviadas na primeira semana de cada mês. Onde encontro minhas faturas e seu status? No Connect, clique em Faturas na aba Financeiro. Todas as informações sobre suas faturas são exibidas aqui, incluindo se foram pagas ou não. Como a fatura de cada mês é calculada? A fatura de comissão de cada mês tem base nas reservas dos hóspedes que tem data de check-out no mês anterior. Quando tenho que pagar as faturas? O pagamento deve ser pago em até 14 dias a partir da data da fatura. É importante pagá-la a tempo para manter sua propriedade aberta para reservas na Booking.com. E se eu quiser alterar a forma de pagamento? Se tiver dúvidas ou quiser alterar a forma de pagamento, envie-nos uma mensagem através da aba 'Fale Conosco' no Connect, com o assunto 'Financeiro'. Você pode saber mais sobre o financeiro e as faturas ao visitar nossa central de apoio ao parceiro.

10 Como melhorar a performance da sua propriedade? Melhorar a performance da sua propriedade não envolve apenas reservas, mas também o perfil e a experiência que sua propriedade proporciona. Como melhorar o ranking da propriedade nas buscas? Mantenha preços competitivos, disponibilidade atualizada, boa nota de página da propriedade, e proporcione boas experiências aos hóspedes, revertendo em boas avaliações. O que mais posso adicionar ao perfil da propriedade? Vá até a aba Propriedade na Connect. Lá, você encontrará a nota de página da sua propriedade, onde 100 indica o quanto seu perfil é completo. Certifique-se de preencher todos os ítens para que sua nota atinja 100%. A Booking.com dá dicas de performance? Sim. A Central de Oportunidades na Connect é repleta de dicas que ajudam a melhorar a performance da sua propriedade. Com todas as recomendações ("Oportunidades") exibidas e personalizadas para o perfil da sua propriedade. E se eu não estiver na propriedade? Nosso aplicativo Pulse é a versão de bolso da Connect. Com ele, você pode enviar mensagens aos hóspedes, atualizar tarifas e disponibilidade, gerenciar reservas e muito mais. Você pode ter mais informações sobre como melhorar a performance da sua propriedade ao visitar a nossa central de ajuda ao parceiro.

11

O mini-guia sobre. Pagamentos on-line.

O mini-guia sobre. Pagamentos on-line. O mini-guia sobre Pagamentos on-line. Conteúdo: Introdução 3 Como funciona 4 Por que oferecemos pagamento on-line 5 Sobre cartões de crédito virtuais na Booking.com 6 Respostas para suas dúvidas mais comuns

Leia mais

Como comparar sua fatura de comissão com suas reservas. Um guia passo a passo

Como comparar sua fatura de comissão com suas reservas. Um guia passo a passo Como comparar sua fatura de comissão com suas reservas Um guia passo a passo Este guia explica como você pode confrontar a comissão que você pagou com as reservas que você recebeu. Qual é o processo? Nós

Leia mais

Como pode comparar a fatura da sua comissão com as reservas? Um guia passo a passo

Como pode comparar a fatura da sua comissão com as reservas? Um guia passo a passo Como pode comparar a fatura da sua comissão com as reservas? Um guia passo a passo Este guia explica-lhe como pode comparar a comissão que paga com as reservas que recebeu. Qual é o processo? Disponibilizamos-lhe

Leia mais

Um mini-guia sobre. Pagamentos On-line.

Um mini-guia sobre. Pagamentos On-line. Um mini-guia sobre Pagamentos On-line. Índice Introdução 3 Como funciona 4 Por que motivo oferecemos pagamentos on-line 5 Usar cartões de crédito virtuais em Booking.com 6 Respostas para as principais

Leia mais

inspire COM ÓTIMAS FOTOS

inspire COM ÓTIMAS FOTOS inspire COM ÓTIMAS FOTOS CONTEÚDO POR QUE FOTOS? 3 O QUE FOTOGRAFAR? 6 Área Externa 7 Saguão/Recepção 8 Áreas comuns 9 Refeições 10 Comodidades 11 Quartos 12 Vista 15 FOTOGRAFANDO:TRUQUES E DICAS 16 Importância

Leia mais

Expedia Traveler Preference. Bem-vindo à Expedia

Expedia Traveler Preference. Bem-vindo à Expedia Bem-vindo à Expedia Bem-vindo à Expedia Obrigado por fazer parte da família da Expedia, uma rede internacional de marcas de viagem de primeira classe. Estamos felizes em ter você como parceiro. Queremos

Leia mais

Definições de Permissão e Papéis de Usuário.

Definições de Permissão e Papéis de Usuário. O Myfrontdesk permite que você habilite um número de permissões possíveis para as funções personalizadas criadas para seus funcionários. Este guia mostrará como adicionar permissões para funções e também

Leia mais

Atualizando suas tarifas e disponibilidade. Um guia passo a passo

Atualizando suas tarifas e disponibilidade. Um guia passo a passo Atualizando suas tarifas e disponibilidade Um guia passo a passo Seu guia sobre como adicionar tarifas e disponibilidade Conteúdo Benefícios do gerenciamento das suas tarifas e disponibilidade (p. 3) Página

Leia mais

Hotel Collect. Bem-vindo à Expedia

Hotel Collect. Bem-vindo à Expedia Bem-vindo à Expedia Bem-vindo à Expedia Obrigado por fazer parte da família da Expedia, uma rede internacional de marcas de viagem de primeira classe. Estamos felizes em ter você como parceiro. Queremos

Leia mais

Expedia Traveler Preference. Bem-vindo à Expedia

Expedia Traveler Preference. Bem-vindo à Expedia Bem-vindo à Expedia Bem-vindo à Expedia Obrigado por se juntar à família Expedia, uma rede de marcas de viagens de excelência a nível internacional. Temos todo o gosto em dar-lhe as boas-vindas enquanto

Leia mais

Hotel Collect. Bem-vindo à Expedia

Hotel Collect. Bem-vindo à Expedia Bem-vindo à Expedia Bem-vindo à Expedia Obrigado por se juntar à família Expedia, uma rede de marcas de viagens de excelência a nível internacional. Temos todo o gosto em dar-lhe as boas-vindas enquanto

Leia mais

Portal Revenda. O seu cockpit para pilotar o icarros e acelerar as vendas.

Portal Revenda. O seu cockpit para pilotar o icarros e acelerar as vendas. www.icarros.com.br Portal Revenda. O seu cockpit para pilotar o icarros e acelerar as vendas. Bem-vindo ao Portal Revenda do icarros Acesse o Portal Revenda na página do icarros, www.icarros.com.br ou

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

Bem-vindo a HostGates! Agradecemos por assinar uma conta de hospedagem conosco. Leia nossos " Termos do Serviço " e " Política de 's "

Bem-vindo a HostGates! Agradecemos por assinar uma conta de hospedagem conosco. Leia nossos  Termos do Serviço  e  Política de  's Bem-vindo a HostGates! Agradecemos por assinar uma conta de hospedagem conosco. Leia nossos " Termos do Serviço " e " Política de email's " Como Fazer seu site aparecer nas Buscas do Google Obs: Agora

Leia mais

Guia simples para solução de problemas

Guia simples para solução de problemas 1. Guia simples para solução de problemas Insira o logotipo da Guia do usuário para solução de problemas 1. Como criar uma conta? Baixe o aplicativo no seu celular (ios e/ou Android). Você pode logar com

Leia mais

ENVIO DE RELATÓRIO DE SUBSÍDIO GLOBAL

ENVIO DE RELATÓRIO DE SUBSÍDIO GLOBAL PORTUGUESE (PT) ENVIO DE RELATÓRIO DE SUBSÍDIO GLOBAL As imagens e explicações a seguir mostram como enviar on-line os relatórios de Subsídios Globais. Para mais informações acesse www.rotary.org/pt/grants.

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre gerenciamento do relacionamento com o cliente.

Bem-vindo ao tópico sobre gerenciamento do relacionamento com o cliente. Bem-vindo ao tópico sobre gerenciamento do relacionamento com o cliente. Neste tópico vamos explorar as opções disponíveis para o gerenciamento do relacionamento com o cliente no SAP Business One. Imagine

Leia mais

Sistema de webconferência Mconf. Sessão 2

Sistema de webconferência Mconf. Sessão 2 Sistema de webconferência Mconf Sessão 2 O portal web é o ponto de entrada ao sistema Formato de rede social de usuários, comunidades e eventos Ele prôve: Autenticação de usuários Controle de permissões

Leia mais

Guia Para Dacia Media Nav Evolution Toolbox. dispositivo mais recente de 2018

Guia Para Dacia Media Nav Evolution Toolbox. dispositivo mais recente de 2018 Guia Para Dacia Media Nav Evolution Toolbox dispositivo mais recente de 2018 Guia Para Dacia Media Nav Evolution Toolbox Você pode atualizar o mapa em seu sistema de navegação com a ajuda do Dacia Media

Leia mais

Configuração do Google Groups for Business para administradores

Configuração do Google Groups for Business para administradores Configuração do Google Groups for Business para administradores Neste guia 1. Descobrir como o Google Groups for Business pode ajudar sua equipe a se comunicar 2. Escolher as configurações recomendadas

Leia mais

Seguindo... TUTORIAL CADASTRO DE ESTABELECIMENTOS: Ao entrar no aplicativo, o Estabelecimento escolherá a opção: QUERO VENDER CERVEJA

Seguindo... TUTORIAL CADASTRO DE ESTABELECIMENTOS: Ao entrar no aplicativo, o Estabelecimento escolherá a opção: QUERO VENDER CERVEJA Ao entrar no aplicativo, o Estabelecimento escolherá a opção: QUERO VENDER CERVEJA O APP irá solicitar se você TEM OU NÃO um cadastro, escolha a opção desejada. Seguindo... Se você já tem CONTA, basta

Leia mais

ESTE MÊS A OMNIBEES APRESENTA NOVIDADES. SAIBA QUAIS!

ESTE MÊS A OMNIBEES APRESENTA NOVIDADES. SAIBA QUAIS! ESTE MÊS A OMNIBEES APRESENTA NOVIDADES. SAIBA QUAIS! Nossa equipe continua trabalhando para tornar o Omnibees cada vez mais eficiente, com o objetivo de facilitar as tarefas diárias do hoteleiro e aumentar

Leia mais

Guia de fotos: Propriedades Booking Home

Guia de fotos: Propriedades Booking Home Guia de fotos: Propriedades Booking Home Estamos felizes que você seja nosso parceiro Booking.com. As fotos têm um papel essencial em ajudar os visitantes a reservar acomodações on-line. Como eles não

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

*** COMO SE TORNAR UM MOTORISTA UBER ***

*** COMO SE TORNAR UM MOTORISTA UBER *** *** COMO SE TORNAR UM MOTORISTA UBER *** CADASTRO PASSO-A-PASSO PARA MOTORISTAS UBER: Esse material foi elaborado para ajudar você começar dirigir e ingressar rapidamente na UBER seguindo apenas alguns

Leia mais

GUIA PARA RENAULT MEDIA NAV EVOLUTION TOOLBOX

GUIA PARA RENAULT MEDIA NAV EVOLUTION TOOLBOX GUIA PARA RENAULT MEDIA NAV EVOLUTION TOOLBOX (dispositivo mais recente de 2018) Você pode atualizar o mapa em seu sistema de navegação com a ajuda do Renault Media Nav Evolution Toolbox. Este é um aplicativo

Leia mais

Online. Guia de Utilização do Produto

Online. Guia de Utilização do Produto Online Guia de Utilização do Produto 4 Abas Temáticas e Submenu 1 Outros Produtos 2 Menu Principal 3 Menu Superior 5 Busca Geral 6 Notícias 7 Legislação 8 Procedimentos mais acessados 9 Busca por Ato IOB

Leia mais

Gerenciando reservas Expedia Collect

Gerenciando reservas Expedia Collect Trabalhando com a Expedia Gerenciando reservas Expedia Collect Expedia Virtual Card Índice O processo de reserva Expedia Collect 3 Expedia Virtual Card 4 Alterações na reserva 6 Suporte 7 2 O processo

Leia mais

VEJA PASSO A PASSO DE COMO UTILIZAR O BTMS. Tela Principal. Clique no símbolo do produto desejado no menu principal:

VEJA PASSO A PASSO DE COMO UTILIZAR O BTMS. Tela Principal. Clique no símbolo do produto desejado no menu principal: VEJA PASSO A PASSO DE COMO UTILIZAR O BTMS Tela Principal Clique no símbolo do produto desejado no menu principal: Aéreo Aéreo Cotações ONLINE Para trechos Nacionais e Internacionais (Somente América do

Leia mais

OLÁ, LOJISTA. Seja bem-vindo ao tutorial do Aplicativo do Prudenshopping!

OLÁ, LOJISTA. Seja bem-vindo ao tutorial do Aplicativo do Prudenshopping! OLÁ, LOJISTA. Seja bem-vindo ao tutorial do Aplicativo do Prudenshopping! Aqui você poderá entender melhor cada detalhe da sua tela de lojista e poderá aproveitar ao máximo os recursos oferecidos no aplicativo.

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, clique no link e preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato de Concessão de uso dos Cartões

Leia mais

ACEITAR E CONFIRMAR PEDIDOS DE COMPRA

ACEITAR E CONFIRMAR PEDIDOS DE COMPRA ACEITAR E CONFIRMAR PEDIDOS DE COMPRA OBJETIVO O objetivo desse documento é apresentar o processo de emissão de pedidos e detalhar o passo a passo de como aceitar os pedidos através do Vendor Central.

Leia mais

Como visualizar os dados de cartão de crédito dos passageiros através da extranet decolar.com

Como visualizar os dados de cartão de crédito dos passageiros através da extranet decolar.com Lembre-se que a informação refletida no site é de sua responsabilidade. Verifique sempre as tarifas, disponibilidade e conteúdo para que estejam corretamente carregados. Como visualizar os dados de cartão

Leia mais

Sistema de webconferência Mconf. Sessão 2

Sistema de webconferência Mconf. Sessão 2 Sistema de webconferência Mconf Sessão 2 O portal web é o ponto de entrada ao sistema Formato de rede social de usuários, comunidades e eventos Ele prôve: Autenticação de usuários Controle de permissões

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2007 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2007 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES SISTEMA DE RESERVAS PI

GUIA DE ORIENTAÇÕES SISTEMA DE RESERVAS PI GUIA DE ORIENTAÇÕES SISTEMA DE RESERVAS PI Prezado(a) Professor(a) / Colaborador(a) Abaixo se encontram informações que visam auxiliá-lo no momento de efetuar reservas de ambientes através do sistema de

Leia mais

MANUAL DE ORDEM DE SERVIÇO

MANUAL DE ORDEM DE SERVIÇO MANUAL DE ORDEM DE SERVIÇO 1. ORDEM DE SERVIÇO 1.1. INÍCIO DA OS Após a reserva, uma aba com a ordem de serviço gerada pelos seus pedidos se abrirá automaticamente. Nesta aba você conseguirá verificar

Leia mais

Tabela Dinâmica MS-Excel

Tabela Dinâmica MS-Excel Tabela Dinâmica MS-Excel Sumário Tabela Dinâmica... 3 Antes de começar... 5 Criar uma Tabela Dinâmica... 6 Trabalhando com a lista Campos da Tabela Dinâmica... 8 Valores da Tabela Dinâmica... 10 Mostrar

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V. 3.9.1 SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA... 3 1.1.CONFIGURAÇÃO DE PASTAS... 4 1.2 CONFIGURAÇÕES DE PROXY... 5 1.3 PROCESSOS AUTOMÁTICOS... 5 1.4 PROCESSOS AUTOMÁTICOS...

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES

INSTRUÇÕES PARA O TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES 1 INSTRUÇÕES PARA O TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES Sumário 1- CADASTRO NO PORTAL DE PERIÓDICOS...2 2- CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO DO MEU ESPAÇO...4 3- RECUPERAÇÃO DO USUÁRIO / SENHA DO MEU ESPAÇO...5

Leia mais

- Soluções. Tópico: Notas de crédito e cancelamentos

- Soluções. Tópico: Notas de crédito e cancelamentos - Soluções Unidade: Vendas C/R Tópico: Notas de crédito e cancelamentos Ao concluir este exercício, você estará apto a: Criar notas de crédito com e sem lançamentos de estoque Cancelar uma nota fiscal

Leia mais

Medina Osório manual de ajuda

Medina Osório manual de ajuda Medina Osório manual de ajuda - O que devo saber antes de começar? BACK END = ADMINISTRAÇÃO Cada aba do Admin pertence a um Módulo disponível para gerenciamento. Para gerenciar a Home: Destaques Menu Para

Leia mais

Perguntas e respostas mais frequentes

Perguntas e respostas mais frequentes Perguntas e respostas mais frequentes Dúvidas? Aqui você encontra o passo a passo de como adotar uma cartinha da campanha Papai Noel dos Correios. Minha Conta (Minhas Cartas) Como atualizar os meus dados

Leia mais

Sistema de webconferência Mconf. Sessão 2

Sistema de webconferência Mconf. Sessão 2 Sistema de webconferência Mconf Sessão 2 O portal web é o ponto de entrada ao sistema Formato de rede social de usuários, comunidades e eventos Ele prôve: Autenticação de usuários Controle de permissões

Leia mais

Recadastramento dos Beneficiários Aposentados e Pensionistas Período: 20/03 a 20/05/2018.

Recadastramento dos Beneficiários Aposentados e Pensionistas Período: 20/03 a 20/05/2018. Recadastramento dos Beneficiários Aposentados e Pensionistas Período: 20/03 a 20/05/2018. 1. Quem deve se recadastrar? o Todos os Aposentados e Pensionistas. Deverão ser recadastrados, além do beneficiário

Leia mais

Tópico: Compra de serviços

Tópico: Compra de serviços Compras Soluções Unidade: Compras C/P Tópico: Compra de serviços Ao concluir este exercício, você estará apto a: Executar as etapas para comprar um serviço com um pedido de compra Processar as notas fiscais

Leia mais

Manual de Participação em Eventos

Manual de Participação em Eventos Manual de Participação em Eventos Ariba Spend Management DATA: 6-06-207 VERSÃO: Versão.0 Suporte SAP Ariba: 0800 89 3988 Página de 5 ÍNDICE. PRIMEIRO ACESSO... 3.. Cadastro... 3.2. Cadastro Ariba Commerce

Leia mais

Portal de Atendimento Telluria

Portal de Atendimento Telluria 1 Portal de Atendimento Telluria Seja bem vindo ao portal de atendimento Telluria! A Telluria Tecnologia está oferecendo mais um canal de relacionamento para seus clientes. Por esse canal, você cliente,

Leia mais

_Orientações Museus integrantes do SISEM-SP

_Orientações Museus integrantes do SISEM-SP _Orientações Museus integrantes do SISEM-SP A plataforma colaborativa SP Estado da Cultura é uma ferramenta de mapeamento que facilita a divulgação de ações e eventos nos espaços culturais paulistas. Praticamente

Leia mais

Configuração do Gmail para administradores

Configuração do Gmail para administradores Configuração do Gmail para administradores Neste guia 1. Ativar recursos no Admin Console 2. Importar e-mails antigos 3. Usar os marcadores e a pesquisa 4. Adicionar sua assinatura 5. Usar o Gmail com

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73 Manual do Usuário Versão 1.0 Página 1 de 73 1 Apresentação O Ondamailing é a nova plataforma do Onda para envio de campanhas de e-mail marketing de forma eficiente e intuitiva e que cumpre com os padrões

Leia mais

Portal Educacional Professor On line

Portal Educacional Professor On line 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br/ http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME NOME DO USUÁRIO. INFORME A SUA SENHA DE ACESSO.

Leia mais

OLÁ, LOJISTA. Seja bem-vindo ao tutorial do Aplicativo do Prudenshopping.

OLÁ, LOJISTA. Seja bem-vindo ao tutorial do Aplicativo do Prudenshopping. OLÁ, LOJISTA. Seja bem-vindo ao tutorial do Aplicativo do Prudenshopping. Aqui você poderá entender melhor cada detalhe da sua tela de lojista e poderá aproveitar ao máximo os recursos oferecidos no aplicativo.

Leia mais

Manual Aéreo Atualizado em:

Manual Aéreo Atualizado em: Manual Aéreo Atualizado em:10-02-2017 Sumário Introdução... 3 1.Aéreo... 4 1.1 Solicitação de Aéreo Online.... 4 1.2 Marcação de Assento... 10 1.3 Cancelamento...11 1.4 Solicitação offline...12 2.Cadastro

Leia mais

Solicitar Portabilidade

Solicitar Portabilidade Solicitar Portabilidade 1 1. Digite o nº do CPF 2. Digite o nº do Acesso que está sendo atendido (em alternativa ao CPF) 3. Clique em Pesquisar 1 2 3 2 A Criação de Ordem é feita através da Tela de Relacionamento.

Leia mais

GUIA DO CLIENTE CICQ - CENTRO INTEGRADO DE CONTROLE E QUALIDADE VERSÃO 2

GUIA DO CLIENTE CICQ - CENTRO INTEGRADO DE CONTROLE E QUALIDADE VERSÃO 2 GUIA DO CLIENTE CICQ - CENTRO INTEGRADO DE CONTROLE E QUALIDADE VERSÃO 2 BEM VINDO (A)! Agora você é um cliente parceiro AP Networks. Preocupados em atendê-los com excelência, o CICQ Centro Integrado de

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Janeiro /2017 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar o Portal Comunidade Acadêmica... 16 3. Como acessar o Portal

Leia mais

COMO CRIAR UM PRODUTO

COMO CRIAR UM PRODUTO COMO CRIAR UM PRODUTO Índice Visão geral... 1 Primeiro login... 2 Informações básicas sobre o produto... 4 Disponibilidade e preços... 5 Detalhes do produto... 14 Detalhes do cliente... 18 Enviar produtos

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2013 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2013 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2016 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK 2016 O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2016 oferece excelentes ferramentas

Leia mais

Thaísa Pfeiffer

Thaísa Pfeiffer Thaísa Pfeiffer thaisa.pfeiffer@pearson.com 41-98801-1458 A Biblioteca virtual é composta pelos selos editoriais da Pearson Education: Prentice Hall, Makron Books e Addison Wesley, mais 34 editoras parceiras,

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES INSTAGRAM

ESPECIFICAÇÕES INSTAGRAM ESPECIFICAÇÕES INSTAGRAM EMPRESA CERTIFICADA NEW MARKETING INSTITUTE EMPRESA CERTIFICADA MEDIAMATH PARTNER PARCEIRO DE NEGÓCIOS CERTIFICADO MELHOR ATENDIMENTO MÍDIA ONLINE MELHOR VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

Passo a Passo para Rematrícula Online 2017 Período: 24 a 30/10/2016

Passo a Passo para Rematrícula Online 2017 Período: 24 a 30/10/2016 Período: 24 a 30/10/20 1. Entrar no site do Colégio: www.riobranco.org.br a) Digitar o login, que é o número da matrícula do aluno (Seta1) Dica: o número da matrícula pode ser localizado na carteirinha,

Leia mais

Consulta e Acompanhamento de Propostas

Consulta e Acompanhamento de Propostas Consulta e Acompanhamento de Propostas 03 Consulta e Acompanhamento de propostas Posição de Propostas Análise da Proposta 07 10 17 Proposta Rejeitada 02 Consulta e Acompanhamento de Propostas No momento

Leia mais

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA 1. Como acessar o ambiente virtual? Acesse a página da Universidade FUMEC (www.fumec.br), e então clique no

Leia mais

Criando fórum. Vamos aprender a criar um fórum. Siga os passos a seguir!

Criando fórum. Vamos aprender a criar um fórum. Siga os passos a seguir! Criando fórum Criando fórum O fórum é uma ferramenta muito utilizada em cursos a distância por permitir a discussão de um tema específico de modo assíncrono, ou seja, a interação entre os participantes

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2010 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2010 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

Sumário. 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros. Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5. Guia de uso Revisão 10/09/2015

Sumário. 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros. Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5. Guia de uso Revisão 10/09/2015 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5 Guia de uso Revisão 10/09/2015 Sumário 1. Acesso aos parâmetros... 2 2. Alterar imagem de fundo... 3 3. Alterando o

Leia mais

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Guia do Solicitante Aéreo NextGen. v.s 1.0

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Guia do Solicitante Aéreo NextGen. v.s 1.0 _GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS Manual Guia do Solicitante Aéreo NextGen v.s 1.0 Sumário 1.Introdução... 3 2.Aéreo... 4 2.1 Solicitação de Aéreo Online.... 4 2.2 Solicitação de Aéreo Offline... 12 1.Introdução

Leia mais

Você pode criar um grande conjunto de figurinhas, assim como seu próprio álbum completamente personalizado, a partir de um modelo.

Você pode criar um grande conjunto de figurinhas, assim como seu próprio álbum completamente personalizado, a partir de um modelo. 1 WWW.MYPANINI.COM O projeto My Panini - www.mypanini.com foi desenvolvido pela divisão New Media da Panini para oferecer aos colecionadores a chance de poder criar suas próprias coleções personalizadas,

Leia mais

xchekplus Manual do Usuário

xchekplus Manual do Usuário xchekplus Manual do Usuário Termo Aditivo Visão Geral Alterar a senha de administrador padrão Gerenciando Sistema de segurança Inserção de dados manualmente Edição dos valores das DOs das cavidades Usando

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema para Administração de Condomínios MANUAL USUÁRIO. Instruções para Instalação. ENG Sistemas - 1 -

Manual do Usuário. Sistema para Administração de Condomínios MANUAL USUÁRIO. Instruções para Instalação. ENG Sistemas - 1 - Sistema para Administração de Condomínios MANUAL DO USUÁRIO Instruções para Instalação ENG Sistemas - 1 - O Scon V2 está preparado para funcionar nos ambientes: Windows XP Windows 7 No Windows Vista /

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES FACEBOOK

ESPECIFICAÇÕES FACEBOOK ESPECIFICAÇÕES FACEBOOK EMPRESA CERTIFICADA NEW MARKETING INSTITUTE EMPRESA CERTIFICADA MEDIAMATH PARTNER PARCEIRO DE NEGÓCIOS CERTIFICADO MELHOR ATENDIMENTO MÍDIA ONLINE MELHOR VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

O que é o Noticiadorweb?

O que é o Noticiadorweb? O que é o Noticiadorweb? Software para Envio e Cadastro de Notícias na Internet Desenvolvido para Ambiente WEB Uma maneira simples e prática de se fazer uma Newsletter, Boletim Eletrônico, Informativo

Leia mais

Gestão AR (Sistema de gerenciamento e vendas de protocolos)

Gestão AR (Sistema de gerenciamento e vendas de protocolos) Gestão AR (Sistema de gerenciamento e vendas de protocolos) Várzea Grande/MT 2018 Sumário Menu Cadastro... 3 Menu Estoque... 4 Menu Vendas.... 5 Pesquisando uma venda:... 5 Editar dados da ficha do cliente...

Leia mais

PRIMEIRO ACESSO. www. COMO REALIZAR O. Existem três maneiras de realizar o acesso: Pelo endereço da Biblioteca Virtual;

PRIMEIRO ACESSO. www. COMO REALIZAR O. Existem três maneiras de realizar o acesso: Pelo endereço da Biblioteca Virtual; MANUAL DE USO Sumário Meios de acesso à Biblioteca Virtual... 3 Definição de interesses... 7 Exploração de conteúdo por categorias... 8 Progresso de leitura... 9 Listas de leitura... 10 Inclusão de títulos

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES FACEBOOK

ESPECIFICAÇÕES FACEBOOK ESPECIFICAÇÕES FACEBOOK EMPRESA CERTIFICADA NEW MARKETING INSTITUTE EMPRESA CERTIFICADA MEDIAMATH PARTNER PARCEIRO DE NEGÓCIOS CERTIFICADO MELHOR ATENDIMENTO MÍDIA ONLINE MELHOR VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

Manual de Cadastro no SNM

Manual de Cadastro no SNM Manual de Cadastro no SNM 1 Versão Data da modificação Modificado por Comentários 1.0 14/9/2009 Daniele Sousa Versão Inicial 2.0 2/12/2009 Daniele Sousa 1 Release 2 a. Todos os direitos reservados. Todos

Leia mais

Passo a passo Cotação e Emissão

Passo a passo Cotação e Emissão Passo a passo Cotação e Emissão 1º COTAÇÃO - informe os dados da viagem para o sistema indicar o plano ideal. IMPORTANTE! 1. Escolha o motivo da viagem. 2. Informe o período, destino e idade dos passageiros

Leia mais

Sumário. Guia Didático SALA DE AULA COMO EDITAR SEU PERFIL COMO RECEBER MENSAGENS COMO ENVIAR MENSAGENS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA

Sumário. Guia Didático SALA DE AULA COMO EDITAR SEU PERFIL COMO RECEBER MENSAGENS COMO ENVIAR MENSAGENS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA Guia Didático Sumário SALA DE AULA COMO EDITAR SEU PERFIL COMO RECEBER MENSAGENS COMO ENVIAR MENSAGENS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA COMO TIRAR SUAS DÚVIDAS SALA DE AULA Para acessar o nosso

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE RECADASTRAMENTO

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE RECADASTRAMENTO INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE RECADASTRAMENTO 1. Recadastramento de Beneficiários Pagamento por Boleto O recadastramento dos Beneficiários com pagamento por boleto teve seu processo encerrado no dia 23/11/2017.

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES FACEBOOK

ESPECIFICAÇÕES FACEBOOK ESPECIFICAÇÕES FACEBOOK EMPRESA CERTIFICADA NEW MARKETING INSTITUTE EMPRESA CERTIFICADA MEDIAMATH PARTNER PARCEIRO DE NEGÓCIOS CERTIFICADO MELHOR ATENDIMENTO MÍDIA ONLINE MELHOR VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

Como entrar: Vá ao site no seu navegador. Se necessário, altere o idioma e, então, clique em Meu Servas.

Como entrar: Vá ao site  no seu navegador. Se necessário, altere o idioma e, então, clique em Meu Servas. Servas on line Como entrar: Vá ao site www.servas.org no seu navegador. Se necessário, altere o idioma e, então, clique em Meu Servas. Atenção: se você estiver usando um smartphone, clique no ícone Entrar

Leia mais

SISTEMA GRATUITO DE FÁCIL INSTALAÇÃO

SISTEMA GRATUITO DE FÁCIL INSTALAÇÃO SISTEMA GRATUITO DE FÁCIL INSTALAÇÃO Agora seu passageiro consegue Reservar e até mesmo Comprar Online Trens na Europa, diretamente no site de sua agência! O que é? White Label é uma modalidade de sistema

Leia mais

Conheça o novo Intersept Condomínio

Conheça o novo Intersept Condomínio Conheça o novo Intersept Condomínio Manual do condômino Intersept Condomínio Apresentação Agradecemos pela sua confiança em adquirir o Intersept Condomínio, uma solução simples e eficiente, que proporciona

Leia mais

GUIA PRÁTICO VALE PRESENTE PLATAFORMA HUB PREPAID

GUIA PRÁTICO VALE PRESENTE PLATAFORMA HUB PREPAID GUIA PRÁTICO VALE PRESENTE PLATAFORMA HUB PREPAID A HUB PREPAID Holding especializada em cartões pré-pagos, que conta com empresas e soluções focadas em diferentes segmentos. Conheça as 3 empresas de negócios:

Leia mais

10 dicas do Gmail que deveria conhecer

10 dicas do Gmail que deveria conhecer 10 dicas do Gmail que deveria conhecer Date : 9 de Novembro de 2014 O Gmail é certamente um dos serviços de correio electrónico mais conhecidos e usados em todo o mundo. É muito flexível, permite uma interligação

Leia mais

DICAS E ORIENTAÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

DICAS E ORIENTAÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DICAS E ORIENTAÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO CADASTRAL VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE GUIA: CLIQUE SOBRE OS TÓPICOS PARA ACESSO RÁPIDO: - Quero mudar de Pessoa Física (CPF) para Pessoa Jurídica (CNPJ). O que devo fazer?

Leia mais

Treinamento de e-commerce

Treinamento de e-commerce Treinamento de e-commerce Bem vindo ao treinamento de e commerce mais rápido e direto de todos! Utilize este documento para se orientar sempre que necessário e não se preocupe, em caso de necessidade,

Leia mais

Manual - ITM Hospedagem e Locação Off Line. Todos os Direitos desta Apresentação Pertence a Tour House Viagens e Turismo Ltda.

Manual - ITM Hospedagem e Locação Off Line. Todos os Direitos desta Apresentação Pertence a Tour House Viagens e Turismo Ltda. Manual - ITM Hospedagem e Locação Off Line Telas Iniciais Utilize seu usuário e senha informados para o primeiro acesso. Telas Iniciais O sistema solicitará uma nova senha. Os requisitos abaixo são obrigatórios

Leia mais

Passo a Passo para Rematrícula Online 2016 (de 23 a 30/10/2015)

Passo a Passo para Rematrícula Online 2016 (de 23 a 30/10/2015) Passo a Passo para Rematrícula Online (de 23 a 30/10/2015) 1. Entrar no site do Colégio: www.riobranco.org.br a) Digitar o Login, que é o número da Matrícula do Aluno (Seta1) Dica: O número da matrícula

Leia mais

MANUAL. ecosistemas.net.br

MANUAL. ecosistemas.net.br MANUAL A Eco.Suite possui uma interface simples e de fácil utilização Com a Eco.Suite você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao Eco.Suite Tela Principal Após

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. ESQUECI MEU LOGIN E SENHA, E AGORA?... 4 3. COMO EU ALTERO MEU PERFIL NA PLATAFORMA?... 5 4. COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA?...

Leia mais

Logon Único no Office 365 Guia de Implementação do Cliente Versão 2.1

Logon Único no Office 365 Guia de Implementação do Cliente Versão 2.1 Logon Único no Office 365 Guia de Implementação do Cliente 2017-09-25 Versão 2.1 SUMÁRIO SUMÁRIO... 1 Introdução... 2 Finalidade... 2 Requisitos... 2 Termos e Definições... 2 Visão geral... 3 O que é o

Leia mais

TUTORIAL CADASTRO DE RATEIO PADRÃO

TUTORIAL CADASTRO DE RATEIO PADRÃO Apresentação Este tutorial demonstra os processos de criação, e manutenção de rateios por conta gerencial, bem como também o processo de rateio das despesas/receitas no momento do lançamento. Estes processos

Leia mais

Você sabia que as suas solicitações de reembolso são totalmente online?

Você sabia que as suas solicitações de reembolso são totalmente online? Você sabia que as suas solicitações de reembolso são totalmente online? É muito fácil e seguro, solicite através do nosso site eletrossaude.com.br ou pelo aplicativo. É bom para você. Que ganha mais tempo

Leia mais