Comentários de questões sobre COBIT na prova do CESPE. Olá servidores!
|
|
- Victoria Nunes Padilha
- 2 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Comentários de questões sobre COBIT na prova do CESPE Olá servidores! Com o tão esperado edital do TCU vamos focar em resolução de exercícios e decidi compartilhar com vocês algumas questões. Preparados? Vamos lá! Importante lembrar que imagino que conheçam o mínimo do modelo, portanto uma leitura em material complementar é importante, pois os comentários são breves, ok? <AGE/ES 2004 Auditor de Informática> 107 No contexto do COBIT, um objetivo de controle das tecnologias da informação (IT control objective) é uma declaração do resultado desejado ou do propósito a ser alcançado pela implementação de procedimentos de controle em uma atividade particular relativa às tecnologias da informação. CERTO. Esse é o conceito de objetivo de controle. Importante diferenciar controle de objetivos de controle. Controle são práticas, procedimentos que vou ter para garantir que o resultado seja alcançado. Objetivo de controle é a declaração do resultado que eu quero alcançar, pela implementação dos meus controles. 108 No modelo de maturidade da governança de tecnologias da informação do COBIT, o nível 3 de maturidade (defined process) é aquele em que há um completo entendimento das questões de governança de tecnologias da informação em todos os níveis, entendimento esse apoiado pelo treinamento formal dos envolvidos. ERRADO. É um tipo de questão relativamente comum. O pega é colocar modelo de maturidade de governança de TI. Não existe requisito de entendimento de governa de TI em todos os níveis. <Ceará Portos 2004 Analista de Logística> 120 O modelo de maturidade da governança de tecnologias da informação elaborado no contexto do COBIT apresenta 5 níveis de maturidade assim denominados: non-existent, initial/ad hoc, repeatable but intuitive, defined process, managed and measurable e optimised. ERRADO. A relação tá certa, mas são (0 a 5) seis. STJ 2004 Analista de Sistemas 149 Segundo o COBIT, para satisfazer objetivos do negócio, a informação deve ser compatível com certos critérios aos quais o COBIT se refere como requisitos de negócio acerca da informação. Com relação aos requisitos de segurança da informação negocial, o COBIT identificou os critérios confidencialidade, integridade e disponibilidade. CERTO. São os três critérios que se agrupam no grupo Segurança. TCE/PE 2004 Analista de Sistemas
2 107 No contexto do COBIT, os objetivos de controle para os processos de TI são agrupados em quatro domínios: planejamento e organização, aquisição e implementação, entrega e suporte, monitoração. CERTO. São os 4 domínios. 108 Segundo o modelo de maturidade proposto pelo COBIT, em empresa que esteja classificada no nível 1 de maturidade em governança de TI, nível este denominado inicial/ad hoc, a responsabilidade pela governança de TI cabe a indivíduos que dirigem os processos de governança dentro dos vários projetos e processos de TI. ERRADO. Não existe empresa nível 1, e sim maturidade do processo. Não existe maturidade de governança em TI e sim em cada processo individual. 109 A melhoria de desempenho medida por balanced scorecards de TI é um dos indicadoreschave de desempenho (key performance indicators) do COBIT. Questão dada como CERTA pelo CESPE. O BSC é um instrumento que se utiliza para estruturar os indicadores de desempenho e resultado dentro do COBIT. Péssima redação não acha? Ancine 2006 Analista de Sistemas 77 Dados, sistemas aplicativos, sistemas computacionais, instalações físicas e pessoas, conforme o modelo COBIT, são recursos de TI que devem ser gerenciados, visando o alinhamento estratégico. CERTO. Os quatro recursos do COBIT: dado, aplicação, infraestrutura (sist. Computacionais e Instalações físicas) e pessoas. Dataprev 2006 Analista de Banco de Dados 113 O modelo de maturidade é utilizado para avaliar os níveis de maturidade da aplicação do conjunto de melhores práticas de governança, os quais variam entre 1 e 5. ERRADO. Duplamente errado, nível de maturidade (0 a 5) e não é avaliação de um conjunto de maturidade e sim de cada um dos processos. 114 Os conceitos importantes associados à governança incluem os fatores críticos de sucesso, os indicadores de meta e os indicadores de desempenho. CERTO. No Cobit 4.1 os fatores críticos de sucessos passaram a ser chamado de fator meta de atividade. 115 O conjunto de melhores práticas do COBIT considera seis critérios de informação: eficiência, confidencialidade, integridade, disponibilidade, conformidade e confiabilidade Esse é o tipo de questão que sempre ficamos na dúvida. Esta faltando um: efetividade. Como ele diz o Cobit considera seis, está errado, pois o Cobit considera sete. A forma como ele coloca é restritiva e não exemplificativa.
3 Dataprev 2006 Auditor de Sistemas Essa é uma figura do COBIT 4, simplificada. Onde negócio define o processo, os processos têm indicadores de maturidade e objetivos de controle. 63 São exemplos de áreas de processos de TI: o planejamento e a organização da área; a aquisição e a implementação de soluções; a entrega de serviços; o suporte ao usuário; o monitoramento e a avaliação da aderência aos controles. Aqui caímos na situação, às vezes as questões de provas trazem termos diferentes do usado no modelo, o COBIT não usa área de processo e sim DOMÍNIO e PROCESSO, mas isto não torna a questão errada. Na questão ele esta chamando os domínios de área de processo, portanto CERTO. Muito cuidado, não devemos ser rigorosos demais, pois o CESPE não é tão rígido assim, neste ponto. Vamos ponderar ok? 64 As organizações estão, contínua e inevitavelmente, aperfeiçoando seus processos de negócios e de TI. Justifica-se, nesse cenário, uma abordagem evolutiva de processos, que, no modelo acima, apresenta-se por meio de: adoção de modelos de maturidade; orientação a projetos suportados pela existência de indicadores de metas; orientação a operações suportadas pela existência de indicadores de desempenho. Ligue-se! Precisamos entender o que ele quer dizer: indicador de meta me diz se o meu processo esta entregando o resultado que eu esperava dele, qual a relação disso com projeto? Processo entregando resultado é uma abordagem de melhoria de processos que tem haver com esses elementos. Eu fiz um projeto para melhorar esses processo e orientação a operações, onde estou olhando o indicador de desempenho. Olha sinceramente, não é uma questão simples, a resposta é CERTA. Mas visualizar isso na hora da prova não é fácil mesmo. Começou embolar demais eu deixaria em branco. Não chute! 65 No modelo apresentado, os objetivos de controle são mais específicos que as práticas de controle.
4 É fácil de ver pelo diagrama. Processos de TI (IT PROCESS) são controlados pelos objetivos de controle (Controle Objectives) e estes são implementados com as práticas de contole (Control Practices), portanto as práticas são mais específicas que o objetivo de controle, é o que eu faço para alcançar o resultado. ERRADO. 66 Os processos de negócio, por princípio, precisam adequar-se às restrições ou requisitos dos processos de TI existentes em uma organização. ERRADO. É exatamente o contrário, essa foi fácil né? TCU 2007 ACE Tecnologia da Informação #14 #15 #13 #16 #12 #11 # 17 #10 #2 #3 #18 #24 #9 #19 #8 #1 #4 #20 #7 #2 1 #6 #22 #5 # Durante a implantação dos processos do domínio de monitoramento produziu-se impacto imediato sobre o funcionamento de várias atividades do setor #1. ERRADO. Setor 1 é a gerência de Infraestrutura em vermelho. Monitoramento no COBIT é gestão de desempenho de processo, é governança de TI. Não tem nada haver com o monitoramento da infraestrutura de TI. 129 A realização dos processos do domínio de planejamento e organização, que agregam dez objetivos de controle de alto nível, produziu diretrizes de impacto de mais longo prazo sobre as atividades #13 que a realização dos processos do domínio de aquisição e implantação. CERTO. Planejamento e organização - vou ter infra estrutura tecnológica e arquitetura da informação (definição de padrões, diretrizes de longo prazo).
5 O Cespe anulou esta questão, por conta do trecho que fala que são dez objetivos de alto nível, pois não havia a versão no edital do Cobit, o Cobit 3.0 eram 11. Mas o conteúdo está certo. Ok? 130 A implantação dos processos do domínio entrega e suporte pode produzir impacto direto sobre o funcionamento das atividades do setor #2. ERRADO. O Setor #2 é desenvolvimento(azul), então dizer que entrega e suporte vai ter impacto direto no desenvolvimento é errado, entrega e suporte poderia ter impacto em gestão de infra-estruturar e não em entrega e suporte. 131 O COBIT 4.0 define sete requisitos de negócio para a governança da informação, sendo um deles o de conformidade. Entre as atividades apresentadas na figura III, não há nenhuma diretamente relacionada à análise desse tipo de requisito. ERRADO. Requisito de conformidade diz que a informação está em conformidade com leis, normas, contratos e demais requisitos aplicáveis ao negócio. Então o que pega nesta é demais requisitos, eu temos no #10 Engenharia de requisitos que faz exatamente este papel, todos dos os requisitos da informação são levantados nesta área para validar a conformidade. OK? 133 O COBIT 4.0 classifica recursos de TI em quatro categorias, sendo que uma delas não encontra representação da figura III. Lembrando quais as quatro? Dados, Infraestrutura, Aplicações e Pessoas. Nas áreas #10, #13 temos Dados, área #2 temos Aplicações (em azul), Infraestrutur a #1 esta em vermelho. Agora cadê Pessoas? Não tem em nenhum processo neste diagrama que lide com Pessoas. Portanto a questão esta CERTA, pois a figura trata apenas sobre aspectos técnicos. Não tem nenhum processo que trate da gestão de Pessoas. Muito bem servidores! Pelas questões podemos notar que a maioria trata de conceitos básicos do modelo, são muitas questões certamente mais de 70%. Existe ainda, uma outra categoria de questões que fazem com comparação entre os modelos (ITIL, COBIT, BSC), aí sim aumenta o número de questões que tratam de processos do modelo, mas ainda assim de forma geral mais de metade das questões de COBIT são sobre conceitos, portanto a parte básica do modelo deve ser muito bem estudada, revisada, incorporada no sangue... Espero poder fazer um resumo até a prova, senão tentarei colaborar com comentário de mais algumas questões de integração dos modelos de gestão de TI, ok? Sucesso!
MATERIAL DE APOIO PROFESSOR
MATERIAL DE APOIO PROFESSOR Conceitos Básicos Ancine 2006 Analista de Sistemas 77 Dados, sistemas aplicativos, sistemas computacionais, instalações físicas e pessoas, conforme o modelo COBIT, são recursos
Integração dos Modelos de Gestão de TI
Integração dos Modelos de Gestão de TI Olá servidores!! (Acredite você será!). Temos agora uma bateria com a integração dos modelos de gestão de TI, vamos rever o que vem sendo pedido? Ajeite-se na cadeira,
Governança de TI com COBIT, ITIL e BSC
{aula #2} Parte 1 Governança de TI com melhores práticas COBIT, ITIL e BSC www.etcnologia.com.br Rildo F Santos rildo.santos@etecnologia.com.br twitter: @rildosan (11) 9123-5358 skype: rildo.f.santos (11)
C O B I T. Gerenciamento dos Riscos Mitigação. Aceitação. Transferência. Evitar/Eliminar.
C O B I T Evolução Estratégica A) Provedor de Tecnologia Gerenciamento de Infra-estrutura de TI (ITIM) B) Provedor de Serviços Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM) C) Parceiro Estratégico Governança
CobiT 4.01 OBJETIVOS DE CONTROLE PARA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIAS RELACIONADAS
CobiT 4.01 OBJETIVOS DE CONTROLE PARA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIAS RELACIONADAS METODOLOGIA DE AUDITORIA PARA AVALIAÇÃO DE CONTROLES E CUMPRIMENTO DE PROCESSOS DE TI NARDON, NASI AUDITORES E CONSULTORES CobiT
CobiT 4.1 Domínios de Processos. rogerioaraujo.wordpress.com twitter: @rgildoaraujo - rgildoaraujo@gmail.com 1
CobiT 4.1 Domínios de Processos rogerioaraujo.wordpress.com twitter: @rgildoaraujo - rgildoaraujo@gmail.com 1 Modelo de processos do CobiT Curso de Fundamentos da Governança de TI com ênfase em CobiT 4.1
Governança de TI. Heleno dos Santos Ferreira
Governança de TI Heleno dos Santos Ferreira Agenda Governança de TI Heleno dos Santos Ferreira ITIL Publicação dos Livros revisados 2011 ITIL Correções ortográficas e concordâncias gramaticais; Ajustes
Melhores Práticas em TI
Melhores Práticas em TI Referências Implantando a Governança de TI - Da Estratégia à Gestão de Processos e Serviços - 2ª Edição Edição - AGUINALDO ARAGON FERNANDES, VLADIMIR FERRAZ DE ABREU. An Introductory
CobIT. Eduardo Mayer Fagundes. Um framework para a eficiência das organizações de Tecnologia da Informação e Telecomunicações
CobIT Um framework para a eficiência das organizações de Tecnologia da Informação e Telecomunicações Eduardo Mayer Fagundes Copyright(c)2008 por Eduardo Mayer Fagundes 1 Agenda 1. Princípio de Gestão Empresarial
Implantação da Governança a de TI na CGU
Implantação da Governança a de TI na CGU José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação Controladoria-Geral da União I Workshop de Governança de TI da Embrapa Estratégia utilizada para
Unidade V GOVERNANÇA DE TI. Profa. Gislaine Stachissini
Unidade V GOVERNANÇA DE TI Profa. Gislaine Stachissini Control Objectives for Information and Related Technology - Cobit O CobiT é um guia para a gestão de TI recomendado pelo Information Systems Audit
Atividade: COBIT : Entendendo seus principais fundamentos
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS FLORIANO EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PERÍODO
Governança de TIC. CobiT 4.1
Governança de TIC CobiT 4.1 Conceitos Governança: A expressão governar tem origem na expressão navegar... E o que quem navega faz? Ele faz um mapa, dá a direção, faz as regras de convivência. Tomáz de
COBIT FOUNDATION - APOSTILA DE RESUMO
COBIT FOUNDATION - APOSTILA DE RESUMO GOVERNANÇA DE TI O QUE É GOVERNANÇA DE TI É um conjunto de estruturas e processos que visa garantir que a TI suporte e maximize adequadamente os objetivos e estratégias
Unidade V GOVERNANÇA DE TI
GOVERNANÇA DE TI Unidade V CONTROL OBJECTIVES FOR INFORMATION AND RELATED TECHNOLOGY (COBIT) 1 O CobiT é um guia para a gestão de TI recomendado pelo Information Systems Audit and Control Foundation (ISACF)
Gestão de Sistemas de Informação II Introdução ao COBIT
Gestão de Sistemas de Informação II Introdução ao COBIT Professor Samuel Graeff prof.samuel@uniuv.edu.br COBIT O que e? COBIT significa Control Objectives for Information and related Technology - Objetivos
CobiT: Visão Geral e domínio Monitorar e Avaliar. Daniel Baptista Dias Ernando Eduardo da Silva Leandro Kaoru Sakamoto Paolo Victor Leite e Posso
CobiT: Visão Geral e domínio Monitorar e Avaliar Daniel Baptista Dias Ernando Eduardo da Silva Leandro Kaoru Sakamoto Paolo Victor Leite e Posso CobiT O que é? Um framework contendo boas práticas para
Cobit x ITIL. Aplicação prática na gestão de TI. Nino Albano Hendrix Consultoria e Treinamento
Cobit x ITIL Aplicação prática na gestão de TI Nino Albano Hendrix Consultoria e Treinamento Os desafios dos gestores de TI Alinhar as estratégias de TI às perspectivas do negócio; Ajustar as necessidades
Modelos de Melhores Práticas na GTI
Modelos de Melhores Práticas na GTI Implantanção da GTI é um empreendimento de médio, longo prazo. Nenhum empreendimento de longo prazo sobrevive sem resultados de curto prazo. Significa implantar processos
Implantação da Governança a de TI na CGU
Implantação da Governança a de TI na CGU José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação Controladoria-Geral da União Palestra UNICEUB Estratégia utilizada para implantação da Governança
CMMI. B) descrições das atividades consideradas importantes para o atendimento de suas respectivas metas específicas. Governo do ES (CESPE 2009)
CMMI Governo do ES (CESPE 2009) Na versão 1.2 do CMMI, 111 os níveis de capacidade são definidos na abordagem de estágios. 112 os níveis de maturidade são definidos na abordagem contínua. 113 existem seis
1- Objetivo: Avaliar os conhecimentos adquiridos durante o auto treinamento de Governança de TI com as práticas da ITIL e Cobit.
1- Objetivo: Avaliar os conhecimentos adquiridos durante o auto treinamento de Governança de TI com as práticas da ITIL e Cobit. 2 Regras e Instruções: Antes de começar a fazer a avaliação leia as instruções
GERIC GERENCIAMENTO DO I.T.I.L E DO COBIT
GERIC GERENCIAMENTO DO I.T.I.L E DO COBIT Angélica A. da Silva, Regiani R.Nunes e Sabrina R. de Carvalho 1 Tathiana Barrére Sistemas de Informação AEDB - Associação Educacional Dom Bosco RESUMO Esta sendo
Responsáveis. Conceito. COBIT Control objectives for information and related technology (Controle e governança de TI)
COBIT Control objectives for information and related technology (Controle e governança de TI) Responsáveis Information system audit and control association IT Governance Institute Conceito Um conjunto
Módulo 4. Visão geral dos controles do COBIT aplicáveis para implantação da Sarbanes, o papel de TI, a importância dos softwares e exercícios
Módulo 4 Visão geral dos controles do COBIT aplicáveis para implantação da Sarbanes, o papel de TI, a importância dos softwares e exercícios Estruturas e Metodologias de controle adotadas na Sarbanes COBIT
GESTÃO DE T.I. COBIT. José Luís Padovan jlpadovan@gmail.com
GESTÃO DE T.I. COBIT José Luís Padovan jlpadovan@gmail.com COBIT Control Objectives for Information and Related Technology Copyright 1996, 1998, 2000 Information Systems Audit and Control Foundation. Information
COBIT (CONTROL OBJECTIVES FOR INFORMATION AND RELATED TECHNOLOGY)
Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Informática e Estatística INE Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Projetos I Professor: Renato Cislaghi Aluno: Fausto Vetter Orientadora: Maria
Gestão de Sistemas de Informação II Estrutura do COBIT
Gestão de Sistemas de Informação II Estrutura do COBIT Professor Samuel Graeff prof.samuel@uniuv.edu.br COBIT As organizações organizam suas atividades de TI em grupos, equipes, células, ao invés de organizá-las
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NBR ISO/IEC 27002: 2005 (antiga NBR ISO/IEC 17799) NBR ISO/IEC 27002:2005 (Antiga NBR ISO/IEC 17799); 27002:2013. Metodologias e Melhores Práticas em SI CobiT; Prof. Me. Marcel
Conceitos Básicos e Implementação. Entrega de Serviços. Professor Gledson Pompeu (gledson.pompeu@gmail.com)
Conceitos Básicos e Implementação Pref. Mun. Vitória 2007 Analista de Suporte 120 A ITIL (information technology infrastructure library) visa documentar as melhores práticas na gerência, no suporte e na
Governança de TI UNICAMP 13/10/2014. Edson Roberto Gaseta
Governança de TI UNICAMP 13/10/2014 Edson Roberto Gaseta Fundação CPqD Instituição brasileira focada em inovação Experiência em projetos de TI e de negócios Desenvolvimento de tecnologia nacional Modelo
Governança de TI: O que é COBIT?
Governança de TI: O que é COBIT? Agenda Governança de TI Metodologia COBIT Relacionamento do COBIT com os modelos de melhores práticas Governança de TI em 2006 Estudo de Caso Referências Governança de
A relação da Governança de TI (COBIT), Gerenciamento de Serviços (ITIL) e Gerenciamento de Projetos (PMI)
A relação da Governança de TI (COBIT), Gerenciamento de Serviços (ITIL) e Gerenciamento de Projetos (PMI) Os principais modelos de melhores práticas em TI Carlos Henrique Santos da Silva, MSc, PMP, ITIL
Gestão e Tecnologia da Informação
Gestão e Tecnologia da Informação Superintendência de Administração Geral - SAD Marcelo Andrade Pimenta Gerência-Geral de Gestão da Informação - ADGI Carlos Bizzotto Gilson Santos Chagas Mairan Thales
CobiT 4.1 Plan and Organize Manage Projects PO10
CobiT 4.1 Plan and Organize Manage Projects PO10 Planejar e Organizar Gerenciar Projetos Pedro Rocha http://rochapedro.wordpress.com RESUMO Este documento trás a tradução do objetivo de controle PO10 (Gerenciamento
MPU 2010 CESPE. Série Provas Comentadas. Cargo 25 Analista de Desenvolvimento de Sistemas
http://rogerioaraujo.wordpress.com Série Provas Comentadas CESPE MPU 2010 Cargo 25 Analista de Desenvolvimento de Sistemas Conceitos de Governança de TI e Escritório de Projetos Rogério Araújo http://rogerioaraujo.wordpress.com
Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti
e d a id 4 m IN r fo a n m Co co M a n ua l Governança AMIGA Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti Um dos grandes desafios atuais da administração
Exercícios: Governança de TI Prof. Walter Cunha http://www.waltercunha.com PRIMEIRA BATERIA. PMBoK
Exercícios: Governança de TI Prof. Walter Cunha http://www.waltercunha.com PRIMEIRA BATERIA PMBoK 1. (FCC/ANALISTA-MPU 2007) De acordo com o corpo de conhecimento da gerência de projetos, as simulações
GTI Governança de TI
GTI Governança de TI Planejamento, implantação e gerenciamento da Governança de TI Governança de TI FERNANDES & ABREU, cap. 5 1 Implantação empreendimento de longo prazo. Requisitos básicos: Liderança
Cobit e ITIL. Cobit. Planejamento e organização; Aquisição e implementação; Entrega e suporte; Monitoração.
Cobit e ITIL GOVERNANÇA, GP - RISCO, GP PROJETOS - PMP, SEGURANÇA DAIANA BUENO OUTUBRO 20, 2010 AT 8:00 3.496 visualizações Atualmente, as empresas estão com seus processos internos cada vez mais dependentes
Alinhamento Estratégico. A importância do alinhamento entre a TI e o Negócio e o método proposto pelo framework do CobiT 4.1
Conhecimento em Tecnologia da Informação Alinhamento Estratégico A importância do alinhamento entre a TI e o Negócio e o método proposto pelo framework do CobiT 4.1 2010 Bridge Consulting Apresentação
Governança de T.I. Professor: Ernesto Junior E-mail: egpjunior@gmail.com
Governança de T.I Professor: Ernesto Junior E-mail: egpjunior@gmail.com Information Technology Infrastructure Library ITIL ITIL é um acrônimo de Information Technology Infraestruture Library. Criado em
A implantação da governança de TI:abordagens, barreiras e requisitos. Agenda da palestra
A implantação da governança de TI:abordagens, barreiras e requisitos Limeira, 27 de outubro de 2010 Aguinaldo Aragon Fernandes, DSc,CGEIT www,aragonconsultores.com.br Copyright 2010 By Aragon. Agenda da
ESCOPO DA APRESENTAÇÃO. Governança Modelos de nível de maturidade CobiT Balanced Scorecard Accountancy Scorecard SLM e SLA
Governança Corporativa Utilizando Balanced Scorecard ESCOPO DA APRESENTAÇÃO Governança Modelos de nível de maturidade CobiT Balanced Scorecard Accountancy Scorecard SLM e SLA BIBLIOGRAFIA REFERENCIAL UTILIZADA
Governança de TI B Aula 06
Prof. Tiago Aguirre 1 Governança de TI B Aula 06 Objetivos da Aula Plano de TI e desempenho de níveis de serviço Prof. Tiago Aguirre 2 Ciclo da Governança de TI Alinhamento Estratégico e Compliance Decisão,
Curso preparatório para a certificação COBIT 4.1 Fundation
Curso preparatório para a certificação COBIT 4.1 Fundation Dentro do enfoque geral em conhecer e discutir os fundamentos, conceitos e as definições de Governança de TI - tecnologia da informação, bem como
CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES
CELG DISTRIBUIÇÃO S.A EDITAL N. 1/2014 CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE GESTÃO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás
Unidade IV ESTRATÉGIA COMPETITIVA. Profa. Lérida Malagueta
Unidade IV ESTRATÉGIA COMPETITIVA Profa. Lérida Malagueta Estratégia competitiva Já conhecemos os conceitos sobre a teoria da decisão estratégica e de como competem e cooperam: Os decisores As empresas
ALESSANDRO PEREIRA DOS REIS PAULO CESAR CASTRO DE ALMEIDA ENGENHARIA DE SOFTWARE - CAPABILITY MATURITY MODEL INTEGRATION (CMMI)
ALESSANDRO PEREIRA DOS REIS PAULO CESAR CASTRO DE ALMEIDA ENGENHARIA DE SOFTWARE - CAPABILITY MATURITY MODEL INTEGRATION (CMMI) APARECIDA DE GOIÂNIA 2014 LISTA DE TABELAS Tabela 1 Áreas de processo por
Qualidade na gestão de projeto de desenvolvimento de software
Qualidade na gestão de projeto de desenvolvimento de software [...] O que é a Qualidade? A qualidade é uma característica intrínseca e multifacetada de um produto (BASILI, et al, 1991; TAUSWORTHE, 1995).
Secretaria de Gestão Pública de São Paulo. Guia de Avaliação de Maturidade dos Processos de Gestão de TI
Secretaria de Gestão Pública de São Paulo Guia de Avaliação de Maturidade dos Processos de Gestão de TI Objetivos As empresas e seus executivos se esforçam para: Manter informações de qualidade para subsidiar
Governança. Sistemas de Informação 8º Período Prof: Mafran Oliveira
Governança Sistemas de Informação 8º Período Prof: Mafran Oliveira 1 Definição de Governança Governança Corporativa: É a Estrutura que identifica os objetivos de uma organização e de que forma pode-se
Sistemas de Informação Empresarial
Sistemas de Informação Empresarial Governança de Tecnologia da Informação parte 2 Fonte: Mônica C. Rodrigues Padrões e Gestão de TI ISO,COBIT, ITIL 3 International Organization for Standardization d -
Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 06
Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 06 Questões sobre o tópico Avaliação de Desempenho: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens. Olá Pessoal, Espero que estejam gostando dos artigos. Hoje veremos
COBIT. Governança de TI. Juvenal Santana, PMP tecproit.com.br
COBIT Governança de TI Juvenal Santana, PMP tecproit.com.br Sobre mim Juvenal Santana Gerente de Projetos PMP; Cobit Certified; ITIL Certified; OOAD Certified; 9+ anos de experiência em TI; Especialista
COBIT Um kit de ferramentas para a excelência na gestão de TI. Eduardo Mayer Fagundes e-mail: eduardo@efagundes.com
COBIT Um kit de ferramentas para a excelência na gestão de TI Eduardo Mayer Fagundes e-mail: eduardo@efagundes.com Introdução Atualmente, é impossível imaginar uma empresa sem uma forte área de sistemas
Histórico e evolução. Governança de TI. Focos da governança de TI. Desafios. Governança de TI COBIT Módulo 1 Conceitos Básicos.
Histórico e evolução Governança de TI COBIT Módulo 1 Conceitos Básicos Referência: COBIT Framework Versão 4.1 Primeira versão em 1996 Compilação de referências sobre auditoria de TI Segunda versão em 1998
MELHORIA DE SERVIÇO CONTINUADA ITIL FOUNDATION V3 Conteúdo deste resumo deve ser contemplado com a leitura do livro ITIL Melhoria de Serviço
MELHORIA DE SERVIÇO CONTINUADA ITIL FOUNDATION V3 Conteúdo deste resumo deve ser contemplado com a leitura do livro ITIL Melhoria de Serviço Melhorias continuas Proporcionar um Guia Prático para avaliar
Lista de Exercícios - COBIT 5
Lista de Exercícios - COBIT 5 1. O COBIT 5 possui: a) 3 volumes, 7 habilitadores, 5 princípios b) 3 volumes, 5 habilitadores, 7 princípios c) 5 volumes, 7 habilitadores, 5 princípios d) 5 volumes, 5 habilitadores,
De Boas Ideias para Uma Gestão Baseada em Processos
De Boas Ideias para Uma Gestão Baseada em Processos O que você vai mudar em sua forma de atuação a partir do que viu hoje? Como Transformar o Conteúdo Aprendido Neste Seminário em Ação! O que debatemos
Alinhando Produção de Software e TI Copyright 2004 Jorge H C Fernandes. Todos os direitos Reservados
Alinhando Produção de e TI White paper Prof. Dr. Jorge Henrique Cabral Fernandes jhcf@cic.unb.br Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília Junho de 2004 Conteúdo 1 - Organizações precisam
Integrando o PSM ao COBIT
Integrando o PSM ao COBIT Diana Baklizky, CFPS Qualified PSM Instructor ti MÉTRICAS Ltda www.metricas.com.br 1 Agenda Objetivo Governança de TI COBIT 4.1 Como o PSM pode ajudar Caso Prático Conclusão Referências
CobiT 5. Como avaliar a maturidade dos processos de acordo com o novo modelo? Conhecimento em Tecnologia da Informação
Conhecimento em Tecnologia da Informação CobiT 5 Como avaliar a maturidade dos processos de acordo com o novo modelo? 2013 Bridge Consulting All rights reserved Apresentação Sabemos que a Tecnologia da
Introdução ao COBIT 5
Introdução ao COBIT 5 J. Souza Neto, PhD, CGEIT, CRISC, CLOUDF, COBIT 5 Implementation, COBIT 5 Assessor, Certified COBIT Assessor, COBIT 5 Approved Trainer souzaneto@govtiapf.com.br www.twitter.com/govtiapf
IT SERVICES. 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. LOCAL: São Paulo -SP 20/03/2014
IT SERVICES 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia LOCAL: São Paulo -SP 20/03/2014 TEMA DA PALESTRA: Desafios da Gestão de TI no Mercado Jurídico PALESTRANTE:
GESTÃO DE T.I. José Luís Padovan jlpadovan@gmail.com
GESTÃO DE T.I. José Luís Padovan jlpadovan@gmail.com Conceito Com base nas definições podemos concluir que: Governança de de TI TI busca o compartilhamento de de decisões de de TI TI com os os demais dirigentes
Gestão da Tecnologia da Informação
TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Outubro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Abordar o domínio Adquirir e Implementar e todos
Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1
Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços
MECANISMOS PARA GOVERNANÇA DE T.I. IMPLEMENTAÇÃO DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza
MECANISMOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA GOVERNANÇA DE T.I. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O Ciclo da Governança de T.I. ALINHAMENTO
Profa. Celia Corigliano. Unidade IV GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TI
Profa. Celia Corigliano Unidade IV GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TI Agenda da disciplina Unidade I Gestão de Projetos Unidade II Ferramentas para Gestão de Projetos Unidade III Gestão de Riscos em TI Unidade
IT SERVICES. 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. LOCAL: Rio de Janeiro -RJ 13/02/2014
IT SERVICES 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia LOCAL: Rio de Janeiro -RJ 13/02/2014 TEMA DA PALESTRA: Desafios da Gestão de TI no Mercado Jurídico
24/09/2013. COBIT5: Novas perspectivas e desafios para a Auditoria Interna
24/09/2013 COBIT5: Novas perspectivas e desafios para a Auditoria Interna Luiz Claudio Diogo Reis, MTech, CISA, CRISC, COBIT (F), MCSO Luiz.reis@caixa.gov.br Auditor Sênior Caixa Econômica Federal Currículo
Gestão de Projeto de Tecnologia da Informação
Gestão de Projeto de Tecnologia da Informação Gerenciamento de Projetos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência
Metodologia para Análise de Maturidade de Governança de TI. Soluções em Gestão e TI que adicionam valor aos negócios
Metodologia para Análise de Maturidade de Governança de TI Soluções em Gestão e TI que adicionam valor aos negócios Garanta a eficiência e a competitividade da sua empresa Análise de Maturidade de Governança
Análise do Edital AFRFB 2014
Análise do Edital AFRFB 2014 Olá amigos concurseiros, Hoje (dia 10/03/2014) saiu o edital para o concurso de AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL (AFRFB). Serão 278 vagas. Entretanto, já sabemos
IMPLANTAÇÃO DE GOVERNANÇA DE TI
1 IMPLANTAÇÃO DE GOVERNANÇA DE TI André Luiz Guimarães dos Reis 1 1 João Souza Neto 2 1 Tomas Roberto C. Orlandi 3 1 andrer@correios.com.br szneto@correios.com.br tomasroberto@correios.com.br 1 Empresa
O Valor da TI. Introduzindo os conceitos do Val IT para mensuração do valor de Tecnologia da Informação. Conhecimento em Tecnologia da Informação
Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação O Valor da TI Introduzindo os conceitos do Val IT para mensuração do valor de Tecnologia da Informação 2010 Bridge Consulting
Wesley Vaz, MSc., CISA
Wesley Vaz, MSc., CISA Objetivos Ao final da palestra, os participantes deverão ser capazes de: Identificar e compreender os princípios do Cobit 5; Identificar e conhecer as características dos elementos
RESOLUÇÃO - TCU Nº 247, de 7 de dezembro de 2011
RESOLUÇÃO - TCU Nº 247, de 7 de dezembro de 2011 Dispõe sobre a Política de Governança de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas da União (PGTI/TCU). O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, no uso de suas
por: Eliandro Alves, Elvio Filho, Julio Xavier e Sérgio Cordeiro Professor: Everton Rennê
por: Eliandro Alves, Elvio Filho, Julio Xavier e Sérgio Cordeiro Professor: Everton Rennê ROTEIRO Histórico; Definição; Objetivos e/ou propósitos; Estrutura; Aplicação do modelo; Vantagens e desvantagens;
Fundamentos de Gestão de TI
Fundamentos de Gestão de TI Tópico V Transição de Serviço (ITIL V3) José Teixeira de Carvalho Neto transição de serviço transição de serviço Objetivo: orientar e coordenar o desenvolvimento e a implantação
ITIL V.3 Prof. Fernando Pedrosa
ITIL V.3 Prof. Fernando Pedrosa Canais: fpedrosa@gmail.com http://tinyurl.com/ycekmjv CESPE TRE/BA Programador - (CESPE 2010) Acerca do modelo ITIL, julgue os próximos itens. 94 A versão 3 do ITIL representa
APRENDA COMO GERENCIAR SEUS SERVIÇOS
APRENDA COMO GERENCIAR SEUS SERVIÇOS Treinamento ISO 20000 Foundation Presencial ou EAD O Gerenciamento de Serviços de TI tem como foco o fornecimento eficiente e eficaz de serviços que assegura a satisfação
(C) A-C-E-F-H (D) A-G-F-H (E) A-G-I. Exercícios: Governança de TI Walter Cunha PRIMEIRA BATERIA. PMBoK COBIT
Exercícios: Governança de TI Walter Cunha PRIMEIRA ATERIA (C) A-C-E-F-H (D) A-G-F-H (E) A-G-I PMoK 1. (FCC/ANALISTA-MPU 2007) De acordo com o corpo de conhecimento da gerência de projetos, as simulações
Coletânea Gestão e Governança de TI TCU
Coletânea Gestão e Governança de TI TCU (COBIT, ITIL, PMBOK, CMMI, Planejamento Estratégico e Modelagem de Processos) Professores: Hério Oliveira e Walter Cunha http://www.waltercunha.com http://heriooliveira.wordpress.com
Serviço de Avaliaça o e Planejamento de Governança de TI
efagundes.com Serviço de Avaliaça o e Planejamento de Governança de TI O serviço especializado avalia, planeja e implanta um modelo de governança nas organizações de TI alinhado com as estratégias e operações
Processos de Desenvolvimento de Software
Processos de Desenvolvimento de Software Gerenciamento de Projetos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e
L I U S@GAR A C R I C A. A PRO R.BR
v2 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR Cobit Control Objectives for Information and related Technology ISACF Information Systems Audit and Control Foundation ISACA www.isaca.org 1 1 - versões
APRESENTAÇÃO. a. Governança na área de TI. b. Uso da metodologia ITIL. c. Uso da metodologia COBIT. d. Uso de Business Inteligence
APRESENTAÇÃO As questões avaliadas na pesquisa diziam respeito à infra-estrutura que essas empresas dispõem na área de TI, tais como servidores, sistemas operacionais e de gerenciamento de banco de dados
CobiT. MBA em Sistemas de Informação. Conteúdo. 1. Sumário Executivo. 2. Estrutura. 3. Objetivos de Controle. 4. Diretrizes de Gerenciamento
MBA em Sistemas de Informação CobiT Conteúdo 1. Sumário Executivo 2. Estrutura 3. Objetivos de Controle 4. Diretrizes de Gerenciamento 5. Modelo de Maturidade 6. Guia de Certificação de TI 7. Implementação
Utilizando o CobiT e o Balanced Scorecard como instrumentos para o. Gerenciamento de Níveis de Serviço
Utilizando o CobiT e o Balanced Scorecard como instrumentos para o Gerenciamento de Níveis de Serviço Win Van Grembergen, http://www/isaca.org Tradução de Fátima Pires (fatima@ccuec.unicamp.br) Na economia
Mapeamento de processo para a ISO 9001:2000
Mapeamento de processo para a ISO 9001:2000 Christopher Paris(*) O item 4.1 da Norma ISO 9001:2000 requer, nas alíneas "a" e "b", da empresa "a) identificar os processos necessários para o sistema de gestão
Governança de TI: O desafio atual da Administração Pública. André Luiz Furtado Pacheco, CISA SECOP 2011 Porto de Galinhas, setembro de 2011
Governança de TI: O desafio atual da Administração Pública André Luiz Furtado Pacheco, CISA SECOP 2011 Porto de Galinhas, setembro de 2011 André Luiz Furtado Pacheco, CISA Graduado em Processamento de
METAS E INDICADORES COMO DEFINIR OS INDICADORES?
METAS E INDICADORES COMO DEFINIR OS INDICADORES? Os indicadores permitem avaliação do desempenho da instituição, segundo três aspectos relevantes: controle, comunicação e melhoria. (MARTINS & MARINI, 2010,
&&&'( '$ Núcleo de Projetos Especiais Divisão de Processos e Segurança da Informação #$%$
&&&'( '$!" Núcleo de Projetos Especiais Divisão de Processos e Segurança da Informação #$%$ Governança Corporativa - conjunto de boas práticas para melhoria do desempenho organizacional; - nasce da necessidade
A Biblioteca: Gerenciamento de Serviços de TI. Instrutor : Cláudio Magalhães E-mail: cacmagalhaes@io2.com.br
A Biblioteca: Gerenciamento de Serviços de TI Instrutor : Cláudio Magalhães E-mail: cacmagalhaes@io2.com.br 2 A Biblioteca ITIL: Information Technology Infrastructure Library v2 Fornece um conjunto amplo,
Gerência de Projetos de Software Modelos de gerência. CMM: Capability Maturity Model ITIL: Information Technology Infrastructure Library MPS BR
Modelos de gerência CMM: Capability Maturity Model ITIL: Information Technology Infrastructure Library MPS BR Modelo de maturidade: CMM CMM (Capability Maturity Model) é um modelo subdividido em 5 estágios
SENAC GO. Gestão da Tecnologia da Informação. Tópicos especiais em administração. Professor Itair Pereira da Silva. Alunos: Eduardo Vaz
SENAC GO Gestão da Tecnologia da Informação Tópicos especiais em administração Professor Itair Pereira da Silva Alunos: Eduardo Vaz Jalles Gonçalves COBIT COBIT (CONTROL OBJETIVES FOR INFORMATION AND RELATED
Unidade I PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Prof. Daniel Arthur Gennari Junior
Unidade I PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Daniel Arthur Gennari Junior A disciplina Nossa disciplina se divide em 4 unidades de aprendizagem: 1. Conceitos e contexto empresarial
Responsáveis. Conceito. COBIT Control objectives for information and related technology (Controle e governança de TI)
COBIT Control objectives for information and related technology (Controle e governança de TI) Responsáveis Information system audit and control association IT Governance Institute Conceito Um conjunto