Cada frasco para injetáveis contém 250 mg de aciclovir, sob a forma de sal sódico.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cada frasco para injetáveis contém 250 mg de aciclovir, sob a forma de sal sódico."

Transcrição

1 RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Aciclovir Sidefarma 250 mg pó para solução para perfusão. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada frasco para injetáveis contém 250 mg de aciclovir, sob a forma de sal sódico. Excipientes com efeito conhecido: - Sódio - 26 mg (sob a forma de aciclovir sódico e hidróxido de sódio) Lista completa de excipientes, ver secção FORMA FARMACÊUTICA Pó para solução para perfusão. Pó liofilizado estéril branco. 4. INFORMAÇÕES CLÍNICAS 4.1 Indicações terapêuticas Aciclovir Sidefarma Pó para Solução para Perfusão está indicado no tratamento das seguintes infeções: - Infeção por Herpes simplex: - em recém-nascidos; - em doentes imunodeprimidos; - na encefalite herpética; - em doentes imunocompetentes, no tratamento de episódios graves de herpes genital inicial; - Infeção por Varicella zoster varicela/zona (ver secção 4.4). Aciclovir Sidefarma em perfusão está indicado para profilaxia das seguintes infeções: - Infeção por Herpes simplex em doentes imunodeprimidos; - Infeção por CMV em indivíduos sujeitos a transplante de medula óssea (ver secção 4.4) 4.2 Posologia e modo de administração Posologia Adultos A dose em pacientes obesos deve ser calculada a partir do seu peso ideal em vez do seu peso atual.

2 Infeção por Herpes simplex (exceto encefalite herpética) ou Varicella zoster: 5 mg/kg de peso corporal de 8 em 8 horas; Encefalite herpética ou doentes imunodeprimidos com infeção por Varicella zoster (função renal normal): 10 mg/kg de peso corporal, de 8 em 8 horas; Para profilaxia de infeções por CMV em indivíduos submetidos a transplante de medula óssea recomendam-se doses de 500 mg/m2 de aciclovir, administradas por via intravenosa, três vezes por dia, em intervalos de aproximadamente 8 horas. A duração do tratamento recomendada é desde 5 dias antes até 30 dias após o transplante; Para profilaxia de infeções por Herpes simplex em doentes imunodeprimidos recomenda-se doses de 1500 mg/ m2/dia. A duração do tratamento recomendada é de 30 dias. População pediátrica Posologia na criança A dose de aciclovir IV em crianças de 3 meses a 12 anos de idade é calculada em função da área corporal. A crianças com infeção por Herpes simplex (exceto encefalite herpética) ou Varicella zoster devem administrar-se 250 mg/m2 de área corporal de 8 em 8 horas; A crianças imunodeprimidas com infeção por Varicella zoster ou encefalite herpética devem administrar-se doses de 500 mg/m2 de 8 em 8 horas se a função renal for normal. Apesar de limitada, a informação disponível sugere que na profilaxia da infeção por CMV em crianças com idade superior a 2 anos, submetidas a transplante de medula óssea, poderá administrar-se a dose para adultos. Em bebés e crianças com insuficiência renal, a dose deverá ser ajustada de acordo com o grau de insuficiência (ver Posologia na Insuficiência Renal). Posologia no recém-nascido A dose de aciclovir IV no recém-nascido é calculada em função do peso corporal. Infeção por Herpes. simplex: 10 mg/kg de peso corporal de 8 em 8 horas. Posologia em doentes idosos Em doentes idosos, a clearance total do aciclovir diminui paralelamente à clearance da creatinina. Deve ter-se especial atenção à redução da dose em doentes idosos com clearance da creatinina alterada. Nos idosos deve ser considerada a possibilidade de insuficiência renal e as doses ajustadas em função da mesma (Ver Insuficiência Renal, abaixo). Deve ser mantida uma hidratação adequada do doente. Posologia em doentes com insuficiência renal Recomenda-se precaução na administração de Aciclovir IV por perfusão em doentes com insuficiência renal. Deve ser mantida uma hidratação adequada. Ajustes de dose em adultos e adolescentes:

3 Clearance da Dose creatinina ml/min A dose acima recomendada (5 ou 10 mg/kg de peso corporal) de 12 em 12 horas ml/min A dose acima recomendada (5 ou 10 mg/kg de peso corporal) de 24 em 24 horas 0 (anúria) - 10 Doentes em diálise peritoneal contínua, em ambulatório: ml/min as doses acima recomendadas (5 ou 10 mg/kg de peso corporal) devem ser reduzidas para metade e administradas de 24 em 24 horas. Doentes em hemodiálise: as doses acima recomendadas (5 ou 10 mg/kg de peso corporal) devem ser reduzidas para metade e administradas de 24 em 24 horas, após a diálise. Ajustes de dose em bebés e crianças: Clearance creatinina ml/min/1,73 m ml/min/1,73 m2 0 (anúria) - 10 ml/min/1,73 m2 da Dose A dose acima recomendada (250 ou 500 mg/m2 de área corporal) ou 20 mg/kg de peso corporal), de 12 em 12 horas A dose acima recomendada (250 ou 500 mg/m2 de área corporal) ou 20 mg/kg de peso corporal, de 24 em 24 horas Doentes em diálise peritoneal contínua, em ambulatório: as doses acima recomendadas (250 ou 500 mg/m2 de área corporal ou 20 mg/kg de peso corporal) devem ser reduzidas para metade e administradas de 24 em 24 horas. Doentes em hemodiálise: as doses acima recomendadas (250 ou 500 mg/m2 de área corporal ou 20 mg/kg de peso corporal) devem ser reduzidas para metade e administradas de 24 em 24 horas, após a diálise. A duração do tratamento com aciclovir IV é, geralmente, de 5 dias, podendo ser adaptada de acordo com a situação clínica do doente e a sua resposta à terapêutica. O tratamento da encefalite herpética e das infeções por H. simplex no recém-nascido tem, geralmente, a duração de 10 dias. A duração da administração profilática de aciclovir IV é determinada pela duração do período de risco. A administração intravenosa de aciclovir deve ser considerada, em particular, em doentes com imunodepressão grave ou em doentes com absorção intestinal deficiente. O tratamento da infeção por Herpes simplex da pele e das mucosas e da infeção por Varicella zoster deve iniciar-se o mais cedo possível após início da infeção. A

4 terapêutica produz melhores resultados quando iniciada o mais cedo possível após aparecimento da erupção cutânea. Modo de administração Aciclovir Sidefarma deve ser administrado por perfusão intravenosa lenta durante 1 hora. Reconstituição: Quando reconstituído como recomendado, a solução para perfusão de Aciclovir Sidefarma é límpida e incolor ou ligeiramente amarelada. Ver Contraindicações Hipersensibilidade ao aciclovir, valaciclovir ou a qualquer um dos excipientes mencionados na secção Advertências e precauções especiais de utilização Deve ser mantida uma hidratação adequada em doentes a receberem doses elevadas de aciclovir oral ou intravenoso. Doses intravenosas devem ser administradas por perfusão durante pelo menos uma hora para evitar a precipitação de aciclovir nos rins. A injeção rápida ou em bólus deve ser evitada. O risco de insuficiência renal está aumentado com a utilização com outros fármacos nefrotóxicos. Recomenda-se precaução na administração de aciclovir i.v. com outros fármacos nefrotóxicos. O aciclovir não é o medicamento de primeira escolha para a profilaxia da infeção por CMV. Apesar de ter sido demonstrado que o aciclovir, em doses elevadas, reduz a incidência e atrasa o início da infeção por CMV, existem outros antivíricos mais eficazes que o aciclovir nesta indicação. Quando doses elevadas de aciclovir intravenoso são seguidas por seis meses de tratamento com aciclovir oral em doses elevadas a mortalidade e a incidência de viremia são também reduzidas. O tratamento da varicela com antivíricos não é habitualmente recomendado em crianças e adolescentes imunocompetentes. Utilização em doentes com insuficiência renal e em doentes idosos O aciclovir é eliminado através de depuração renal e deste modo a dose deve ser reduzida em doentes com insuficiência renal (ver secção 4.2). Nos doentes idosos existe maior probabilidade de insuficiência renal e assim, neste grupo de doentes, deve ser considerada a necessidade de redução da dose. Tanto os doentes idosos como os doentes com insuficiência renal têm um risco aumentado de desenvolver efeitos secundários neurológicos e devem ser monitorizados de perto relativamente ao surgimento dos mesmos. Nos casos notificados, estas reações foram, de um modo geral, reversíveis após descontinuação do tratamento (ver secção 4.8) Recomenda-se precaução especial com a função renal de doentes em tratamento com doses elevadas (por exemplo, na encefalite herpética), particularmente em doentes desidratados ou que tenham qualquer lesão renal.

5 Aciclovir Sidefarma reconstituído tem um ph de aproximadamente 11,0 e não deve ser administrado por via oral. Ciclos de tratamento com aciclovir repetidos ou prolongados em doentes gravemente imunocomprometidos podem resultar na seleção de estirpes de vírus com suscetibilidade reduzida e que podem não responder ao tratamento continuado com aciclovir (ver secção 5.1) Este medicamento contém 26 mg de sódio por frasco para injetáveis (aproximadamente 1,13 mmol). Deve ser tido em consideração em pacientes com dieta de sódio controlada. 4.5 Interações medicamentosas e outras formas de interação O aciclovir é eliminado principalmente pela urina, na forma inalterada, por secreção tubular ativa. Qualquer medicamento, administrado concomitantemente, que compita com este mecanismo pode aumentar as concentrações plasmáticas de aciclovir. O probenecide e a cimetidina aumentam a AUC (Área sob a Curva) do aciclovir através deste mecanismo e reduzem a clearance renal do aciclovir. Contudo, não é necessário ajuste da dose pelo largo índice terapêutico do aciclovir. Em doentes a tomar aciclovir I.V., deve ter-se precaução durante a administração concomitante de medicamentos que competem com o aciclovir pela eliminação, devido ao potencial aumento dos níveis plasmáticos de um ou dos dois medicamentos e seus metabolitos. Foi demonstrado um aumento das AUCs plasmáticas do aciclovir e do metabolito inativo de micofenolato mofetil, um agente imunossupressor usado em doentes transplantados, quando os dois medicamentos são administrados simultaneamente. Caso seja administrado lítio concomitantemente com uma dose elevada de aciclovir I.V., as concentrações plasmáticas de lítio devem ser monitorizadas devido ao risco de toxicidade por lítio. A administração simultânea de aciclovir I.V. e medicamentos que afetem outros aspetos da fisiologia renal (por ex.: ciclosporina, tacrolimus) requer especial atenção (com monitorização das alterações da função renal). Um estudo experimental em 5 indivíduos do sexo masculino indica que terapia concomitante com aciclovir aumenta a AUC da teofilina em aproximadamente 50%. Recomenda-se que sejam medidas as concentrações plasmáticas durante a terapia concomitante com aciclovir. 4.6 Fertilidade, gravidez e aleitamento Gravidez: Uma avaliação pós-comercialização de aciclovir documentou os resultados obtidos em grávidas expostas a aciclovir (qualquer formulação). Estes registos demonstraram que não houve um aumento do número de defeitos congénitos nos recém-nascidos expostos a aciclovir em comparação com a população em geral, as deficiências congénitas que se verificaram não foram consistentes com o uso generalizado. A administração sistémica de aciclovir em testes normalizados internacionalmente aceites não produziu efeitos teratogénicos ou embriotóxicos em coelhos, ratos ou ratinhos. Num teste não normalizado em ratos, foram observadas anormalidades a nível do feto mas apenas no seguimento de doses subcutâneas elevadas surgiu a toxicidade maternal. A relevância clínica destes resultados é ainda incerta.

6 O uso de aciclovir I.V. deve ser considerado apenas quando os benefícios esperados para a mãe sejam superiores aos eventuais riscos. Amamentação: Após administração oral de 200 mg, 5 vezes por dia, detetaram-se níveis de aciclovir no leite materno em concentrações que variam de 0,6 a 4,1 vezes os níveis plasmáticos correspondentes. Estes valores expõem potencialmente as crianças a serem amamentadas, a doses até 0,3 mg/kg de peso corporal por dia, recomendando-se precaução na administração de aciclovir em mulheres a amamentar. A decisão entre continuar/interromper o aleitamento ou continuar/interromper a terapêutica com aciclovir deve ter em conta o benefício do aleitamento para a criança e o benefício da terapêutica com aciclovir para a mulher. Fertilidade: Não há experiência do edeito de aciclovir i.v. na fertilidade humana. Foi demonstrado que aciclovir em comprimidos não tem qualquer efeito definitivo sobre o número, morfologia ou mobilidade dos espermatozoides no homem. Após a administração de doses sistémicas de aciclovir significativamente superiores à dose terapêutica no rato e no cão, foram referidos efeitos adversos reversíveis sobre a espermatogénese, associados com a toxicidade geral. Estudos de duas gerações, no rato, com administração por via oral, não demonstraram qualquer efeito do aciclovir sobre a fertilidade. 4.7 Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas Aciclovir i.v. é utilizado, habitualmente, em doentes hospitalizados, pelo que a informação sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas não é relevante. Não foram estudados os efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas. 4.8 Efeitos indesejáveis As categorias de frequência associadas aos eventos adversos que se descrevem seguidamente são estimativas. Para a maior parte destes eventos, não existem dados que permitam uma estimativa adequada da sua incidência. É de notar que a incidência de cada evento adverso pode variar consoante a indicação terapêutica para a qual o fármaco é administrado. A seguinte convenção tem sido utilizada para classificar os efeitos indesejáveis em termos de frequência: muito frequentes ( 1/10), frequentes ( 1/100 e < 1/10), pouco frequentes ( /1.000 e < 1/100), raros ( 1/ e < 1/1.000) e muito raros (< 1/10.000). Doenças do sangue e sistema linfático Pouco frequentes: diminuição dos índices hematológicos (anemia trombocitopenia, leucopenia) Doenças do sistema imunitário Muito raros: anafilaxia Perturbações do foro psiquiátrico e doenças do sistema nervoso Muito raros: Cefaleias, tonturas, agitação, confusão, tremor, ataxia, disartria, alucinações, sintomas psicóticos, convulsões, sonolência, encefalopatia, coma.

7 Os efeitos descritos anteriormente são geralmente reversíveis e observados em doentes com insuficiência renal ou com fatores predisponentes (ver secção 4.4). Vasculopatias Frequentes: Flebite Doenças respiratórias, torácicas e do mediastino Muito raros: Dispneia Doenças gastrintestinais Frequentes: Náuseas, vómitos Muito raros: Diarreia, dor abdominal Afeções hepatobiliares Frequentes: Aumento reversível das enzimas hepáticas Muito raros: Aumento reversível da bilirrubina, icterícia, hepatite Afeções dos tecidos cutâneos e subcutâneas Frequentes: Prurido, urticária, erupção cutânea (incluindo fotossensibilidade) Muito raros: Angioedema Doenças renais e urinárias Frequentes: Aumento dos níveis séricos de ureia e creatinina; Um rápido aumento dos níveis séricos de ureia e creatinina poderá estar relacionado com as concentrações plasmáticas máximas e o estado de hidratação do doente. Para evitar este aumento, o fármaco não deve ser administrado por bólus intravenoso, mas sim por perfusão lenta ao longo de uma hora. Muito raros: diminuição da função renal, insuficiência renal aguda, dor renal. Deve manter-se hidratação adequada do doente. Caso ocorra diminuição da função renal, geralmente observa-se uma resposta rápida à reidratação do doente e/ou à redução da dose ou interrupção da administração. Contudo, excecionalmente, a situação pode evoluir para insuficiência hepática aguda. A dor renal pode estar associada à insuficiência renal. Perturbações gerais e alterações no local de administração Muito raros: Fadiga, febre, reação inflamatória local Foi referida reação inflamatória local grave, por vezes com ulceração cutânea, devido à administração acidental, por perfusão, de aciclovir IV em tecidos extravasculares. Notificação de suspeitas de reações adversas A notificação de suspeitas de reações adversas após a autorização do medicamento é importante, uma vez que permite uma monitorização contínua da relação benefíciorisco do medicamento. Pede-se aos profissionais de saúde que notifiquem quaisquer suspeitas de reações adversas diretamente ao, I.P.:, I.P. Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil Lisboa Tel: Fax:

8 Sítio da internet: Sobredosagem A sobredose de aciclovir intravenoso resultou no aumento da creatinina sérica, ureia e nitrogénio sanguíneos e consequente insuficiência renal. Efeitos neurológicos incluindo confusão, alucinações, agitação, convulsões e coma foram descritos em associação com sobredose. Tratamento: Os doentes devem ser rigorosamente monitorizados para deteção de sinais de toxicidade. A hemodiálise favorece significativamente a remoção de aciclovir do sangue e pode, portanto, ser considerada uma opção na resolução da sobredosagem deste medicamento. 5. PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS 5.1 Propriedades farmacodinâmicas Grupo Farmacoterapêutico: Medicamentos anti-infecciosos. Antivíricos. Outros Antivíricos, código ATC: J05A B01 Mecanismo de ação O aciclovir é um nucleosido análogo de purina sintética com atividade inibitória sobre os vírus herpes humanos, incluindo o vírus H. simplex (VHS) tipo I e II e Varicella zoster (VVZ), vírus Epstein Barr (VEB) e Citomegalovírus (CMV). Em culturas celulares, o aciclovir mostrou maior atividade antivírica sobre o VHS-1, seguido de (em ordem decrescente de potência) VHS-2,VVZ, VEB e CMV. A atividade inibitória do aciclovir sobre o VHS-1, VHS-2, VVZ, VEB e CMV é altamente seletiva. A enzima timidinacinase (TK) das células normais, não infetadas, não utiliza eficazmente o aciclovir como um substrato, pelo que o aciclovir apresenta uma baixa toxicidade para células hospedeiras de mamíferos; no entanto, a timidinacinase codificada pelo VHS, VVZ e VEB converte o aciclovir em aciclovir monofosfato, um análogo de nucleosido, o qual é, de seguida, convertido em difosfato e finalmente em trifosfato, por enzimas celulares. O aciclovir trifosfato interfere com a polimerase do ADN vírico, inibindo a replicação do ADN vírico e causando a terminação da cadeia após incorporação no ADN vírico. A administração repetida ou prolongada de aciclovir em doentes gravemente imunocomprometidos pode induzir a seleção de estirpes víricas com reduzida sensibilidade, que podem não responder ao tratamento contínuo com aciclovir. A maioria dos isolados clínicos com sensibilidade reduzida são relativamente deficientes em timidinacinase vírica; no entanto, foram observadas estirpes com timidinacinase vírica ou polimerase do ADN vírica alterada. A exposição in vitro de isolados do VHS ao aciclovir pode também originar estirpes menos sensíveis. A relação entre a sensibilidade determinada in vitro de isolados do VHS e a resposta clínica à terapêutica com aciclovir não é clara. Os doentes deverão ser alertados para evitar uma potencial transmissão do vírus, particularmente, caso existam lesões ativas.

9 5.2 Propriedades farmacocinéticas Nos adultos a semivida plasmática terminal do aciclovir após administração de aciclovir IV é de cerca de 2,9 horas. A maior parte do fármaco é excretada pelo rim, na forma inalterada. A clearance renal do aciclovir é substancialmente superior à clearance da creatinina indicando que a secreção tubular e a filtração glomerular contribuem para a sua eliminação renal. O único metabolito significativo do aciclovir é a 9-carboximetoximetilguanina, que corresponde a % da dose excretada na urina. Quando o aciclovir é administrado 1 hora após a administração de 1g de probenecide, observa-se um aumento de 18 % e 40 %, respetivamente, na semivida terminal e na área sob a curva da concentração plasmática/tempo. No adulto, a média das concentrações plasmáticas máximas no estado estacionário (Cssmax) após perfusão de 2,5 mg/kg, 5 mg/kg, 10 mg/kg e 15 mg/kg, durante 1 hora, foram de, respetivamente, 22,7 micromolar (5,1 microgramas/ml), 43,6 micromolar (9,8 (microgramas/ml), 92 micromolar (20,7 µg /ml) e 105 µg /ml (23,6 microgramas/ml). As Cssmin correspondentes, obtidas 7 horas depois, foram de 2,2 micromolar (0,5 microgramas/ml), 3,1 micromolar (0,7 microgramas/ml), 10,2 micromolar (2,3 microgramas/ml) e 8,8 micromolar (2,0 microgramas/ml), respetivamente. Em crianças de idade superior a 1 ano, obtiveram-se valores de Cssmax e Cssmin semelhantes quando a dose de 250 mg/m2 foi substituída por 5 mg/kg e a dose de 500 mg/m2 foi substituída por 10 mg/kg. No recém-nascido (0-3 meses), após administração de doses de 10 mg/kg durante 1 hora, de 8 em 8 horas, obteve-se uma Cssmax de 61,2 micromolar (13,8 microgramas/ml) e Cssmin de 10,1 micromolar (2,3 microgramas/ml). A semivida plasmática terminal média nestes doentes foi de 3,8 horas. Nos idosos, a clearance orgânica total diminui com a idade e está associada a diminuição da clearance da creatinina embora se verifique uma pequena alteração na semivida plasmática terminal. Em doentes com insuficiência renal crónica a semivida terminal média foi de 19,5 horas. A semivida média do aciclovir durante a hemodiálise foi de 5,7 horas e os níveis plasmáticos de aciclovir baixaram aproximadamente 60 % durante a diálise. Os níveis no líquido cefalorraquidiano são aproximadamente 50% dos correspondentes níveis plasmáticos. A ligação às proteínas plasmáticas é relativamente baixa (9-33%) e não são de antecipar interações com fármacos envolvendo deslocação da ligação às proteínas. 5.3 Dados de segurança pré-clínica Mutagenicidade: Os resultados de um número elevado de testes de mutagenicidade, in vitro e in vivo, indicam ser pouco provável que o aciclovir apresente risco genético para o homem. Carcinogenicidade: Em estudos a longo prazo, no rato e ratinho, não foram observados efeitos carcinogénicos. Fertilidade: Após a administração de doses sistémicas de aciclovir significativamente superiores à dose terapêutica no rato e no cão, foram referidos efeitos adversos reversíveis sobre a espermatogénese, associados com a toxicidade geral. Estudos de duas gerações,

10 no rato, com administração por via oral, não demonstraram qualquer efeito do aciclovir sobre a fertilidade. Teratogenicidade: A administração sistémica de aciclovir em ensaios padrão internacionalmente aceites, não causou efeitos embriotóxicos ou teratogénicos no coelho, rato ou ratinho. Num teste não padronizado realizado no rato, foram observadas anomalias fetais após administração subcutânea de doses de tal modo elevadas que induziram toxicidade materna. Não está estabelecido o significado clínico destes dados. 6. INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS 6.1 Lista dos excipientes Hidróxido de sódio e água para preparações injetáveis. 6.2 Incompatibilidades Não aplicável. 6.3 Prazo de validade 3 anos Após reconstituição: 8 Horas se conservado a uma temperatura inferior a 25 ºC 24 Horas se conservado no frigorífico (2ºC - 8 ºC) 6.4 Precauções especiais de conservação Conservar a temperatura inferior a 30ºC. Conservar na embalagem de origem. Condições de conservação do medicamento após reconstituição, ver secção Natureza e conteúdo do recipiente Frasco para injetáveis de vidro Tipo II, transparente, de 10 ml, com rolha de borracha clorobutílica tipo I e cápsula de fecho tipo flip-off em alumínio e polipropileno com rótulo aderente. Cada embalagem de Aciclovir Sidefarma contém 1 ou 5 frascos para injetáveis. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. 6.6 Precauções especiais de eliminação e manuseamento Aciclovir Sidefarma não contém conservantes antimicrobianos. A reconstituição ou diluição, deve por conseguinte, efetuar-se sob estritas condições de assepsia ou imediatamente antes de usar. Qualquer solução não utilizada deve ser rejeitada. Quando reconstituída como recomendado, Aciclovir Sidefarma apresenta um ph de aproximadamente 11. A solução reconstituída ou diluída pode ser conservada 8

11 Horas a uma temperatura inferior a 25 ºC ou 24 Horas se conservada no frigorífico (2ºC - 8 ºC). Reconstituição: Aciclovir Sidefarma deve ser reconstituído num dos seguintes fluidos de perfusão água para preparações injetáveis ou cloreto de sódio injetável (0,9% p/v) de modo a obter-se uma solução contendo 25 mg de aciclovir por ml. Aciclovir Sidefarma 250 mg deve ser reconstituído com 10 ml de água para preparações injetáveis ou de solução de cloreto de sódio para injetáveis (0,9 % p/v), de modo a obter-se uma solução a 25 mg de aciclovir por ml. Agitar levemente até dissolução completa do seu conteúdo. Para a dose calculada, determinar a quantidade de frascos para injetáveis necessários. Para reconstituir cada frasco para injetável, adicionar o volume necessário do solvente de reconstituição e agitar cuidadosamente até o conteúdo do frasco estar completamente dissolvido. Após a reconstituição deve administrar-se o Aciclovir Sidefarma por uma bomba infusora. Alternativamente, a solução reconstituída pode ser diluída para se obter uma concentração em aciclovir não superior a 5 mg/ml (0,5 % p/v) para administração por perfusão. - Adicionar o volume de solução reconstituída necessário ao fluido de perfusão escolhido, e agitar bem de modo a assegurar uma mistura homogénea. - Crianças e recém-nascidos (é aconselhável um volume mínimo de solução de perfusão): a diluição deve ser feita numa base de 4 ml de solução reconstituída (100 mg de aciclovir) + 20 ml de fluido de perfusão. - Adultos: recomenda-se a utilização de sacos de perfusão contendo 100 ml de fluido de perfusão, mesmo que se obtenha uma concentração de aciclovir substancialmente inferior a 0,5 % p/v. O saco de perfusão de 100 ml pode ser utilizado para qualquer dose entre 250 e 500 mg de aciclovir (10 e 20 ml de solução reconstituída); para doses entre 500 e 1000 mg deverá utilizar-se um segundo saco. - Quando diluído como recomendado, Aciclovir Sidefarma é compatível com os seguintes fluidos de perfusão intravenosa e estável até 8 horas a uma temperatura inferior a 25 ºC:: - solução de cloreto de sódio para perfusão intravenosa (0,45 % e 0,9 % p/v); - solução de cloreto de sódio para perfusão intravenosa (0,9 % p/v) e dextrose (5 % p/v) para perfusão intravenosa; - solução de lactato sódico composto (solução de Hartmann) para perfusão intravenosa. A diluição de Aciclovir Sidefarma como recomendado permite a obtenção de uma solução com concentração em aciclovir não superior a 0,5 % p/v. Aciclovir Sidefarma não contém conservantes, pelo que a reconstituição e diluição devem ser efetuadas em condições de total assepsia e imediatamente antes de utilizar, desprezando a solução não utilizada. Qualquer solução não utilizada, ou que apresente turvação ou cristais, antes ou durante a perfusão, deve ser rejeitada. 7. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO SIDEFARMA Sociedade Industrial de Expansão Farmacêutica, S.A. Rua da Guiné, nº Prior Velho

12 Portugal 8. NÚMEROS DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO N.º de registo: Frasco para injectáveis, 250 mg / frasco, frasco de vidro Tipo II transparente N.º de registo: Frascos para injectáveis, 250 mg / frasco, frasco de vidro Tipo II transparente 9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Data da primeira autorização: 29 de dezembro de DATA DA REVISÃO DO TEXTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Aciclovir Generis 250 mg pó para solução para perfusão

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Aciclovir Generis 250 mg pó para solução para perfusão RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Aciclovir Generis 250 mg pó para solução para perfusão 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada frasco contém 250 mg de aciclovir como

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Aciclovir Combino 250 mg pó para solução para perfusão

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Aciclovir Combino 250 mg pó para solução para perfusão RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Aciclovir Combino 250 mg pó para solução para perfusão 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada frasco contém: Aciclovir (D.C.I.) sódico,

Leia mais

aciclovir Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999

aciclovir Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 aciclovir Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 200 mg / 400 mg FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Comprimido - Embalagens contendo 25 comprimidos. - Embalagens contendo 30 comprimidos. USO ORAL -

Leia mais

Zovirax. aciclovir. Formas farmacêuticas, vias de administração e apresentações comercializadas. aciclovir (como sal sódico liofilizado)...

Zovirax. aciclovir. Formas farmacêuticas, vias de administração e apresentações comercializadas. aciclovir (como sal sódico liofilizado)... Zovirax aciclovir I) Identificação do medicamento Formas farmacêuticas, vias de administração e apresentações comercializadas Zovirax IV é um pó branco ou quase branco, estéril, liofilizado, contendo 250

Leia mais

Aciclovir. Nova Química Farmacêutica Ltda. Comprimido. 200mg

Aciclovir. Nova Química Farmacêutica Ltda. Comprimido. 200mg Aciclovir Nova Química Farmacêutica Ltda. Comprimido 200mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO aciclovir aciclovir Medicamento genérico, Lei nº 9.787 de 1999 APRESENTAÇÃO O aciclovir 200 mg é apresentado

Leia mais

aciclovir Merck S/A Comprimidos 200 mg

aciclovir Merck S/A Comprimidos 200 mg aciclovir Merck S/A Comprimidos 200 mg aciclovir Medicamento genérico Lei nº 9.797, de 1999 200 mg APRESENTAÇÕES Aciclovir 200 mg é apresentado em embalagens com 25 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO E USO

Leia mais

Zovirax injetável Modelo de texto de bula Profissionais da saúde LEIA ATENTAMENTE ESTA BULA ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO

Zovirax injetável Modelo de texto de bula Profissionais da saúde LEIA ATENTAMENTE ESTA BULA ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO Modelo de texto de bula Profissionais da saúde LEIA ATENTAMENTE ESTA BULA ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Zovirax aciclovir APRESENTAÇÃO Zovirax intravenoso (IV), pó liófilo,

Leia mais

APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 500 mg em embalagens que contêm 10 ou 42 comprimidos.

APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 500 mg em embalagens que contêm 10 ou 42 comprimidos. LEIA ATENTAMENTE ESTA BULA ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Valtrex cloridrato de valaciclovir APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 500 mg em embalagens que contêm 10 ou

Leia mais

aciclovir Merck S/A Comprimidos 200 mg

aciclovir Merck S/A Comprimidos 200 mg aciclovir Merck S/A Comprimidos 200 mg aciclovir Medicamento genérico Lei nº 9.797, de 1999 200 mg APRESENTAÇÕES Aciclovir 200 mg é apresentado em embalagens com 25 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO E USO

Leia mais

Zovirax. aciclovir. Formas farmacêuticas, vias de administração e apresentações comercializadas

Zovirax. aciclovir. Formas farmacêuticas, vias de administração e apresentações comercializadas Zovirax aciclovir I ) Identificação do medicamento Formas farmacêuticas, vias de administração e apresentações comercializadas Os comprimidos de Zovirax 200 mg são apresentados em embalagens de 25 unidades.

Leia mais

FANCLOMAX FANCICLOVIR

FANCLOMAX FANCICLOVIR MODELO DE BULA FANCLOMAX FANCICLOVIR Apresentações: Cartucho contendo 1 blister com 10 comprimidos de 125 mg cada Cartucho contendo 1 blister com 7 comprimidos de 250 mg cada Cartucho contendo 3 blísteres

Leia mais

ANEXO III ALTERAÇÕES ÀS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO E DO FOLHETO INFORMATIVO

ANEXO III ALTERAÇÕES ÀS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO E DO FOLHETO INFORMATIVO ANEXO III ALTERAÇÕES ÀS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO E DO FOLHETO INFORMATIVO Nota: O resumo das características do medicamento e o folheto informativo podem necessitar

Leia mais

PARA EVITAR USO IMPRÓPRIO DO MEDICAMENTO, LEIA ESTA BULA COM ATENÇÃO. Penvir. fanciclovir

PARA EVITAR USO IMPRÓPRIO DO MEDICAMENTO, LEIA ESTA BULA COM ATENÇÃO. Penvir. fanciclovir PARA EVITAR USO IMPRÓPRIO DO MEDICAMENTO, LEIA ESTA BULA COM ATENÇÃO. Penvir fanciclovir Forma farmacêutica e apresentações: Penvir comprimidos revestidos 125 mg: caixa contendo 10 comprimidos. Penvir

Leia mais

ANTIVIRAX. FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Comprimidos de 200 mg: caixa com 25 ou 30 comprimidos. Creme: bisnaga com 10 g a 5%.

ANTIVIRAX. FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Comprimidos de 200 mg: caixa com 25 ou 30 comprimidos. Creme: bisnaga com 10 g a 5%. ANTIVIRAX FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Comprimidos de 200 mg: caixa com 25 ou 30 comprimidos. Creme: bisnaga com 10 g a 5%. Uso Adulto e Pediátrico Uso oral - comprimido Uso tópico - creme COMPOSIÇÃO

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Porceptal 4 microgramas/ml solução injetável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por ml: Substância

Leia mais

ANEXO I. Conclusões científicas e fundamentos para a alteração dos termos das autorizações de introdução no mercado

ANEXO I. Conclusões científicas e fundamentos para a alteração dos termos das autorizações de introdução no mercado ANEXO I Conclusões científicas e fundamentos para a alteração dos termos das autorizações de introdução no mercado Conclusões científicas - Síndrome de abstinência: Ocorreram 54 casos de arrepios com Effentora/Actiq,

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador FOLHETO INFORMATIVO Folheto informativo: Informação para o utilizador Azel 250 mg comprimidos revestidos por película Azel 500 mg comprimidos revestidos por película Azel 1000 mg comprimidos revestidos

Leia mais

Modelo de texto de bula Profissionais da Saúde Zovirax comprimidos

Modelo de texto de bula Profissionais da Saúde Zovirax comprimidos Modelo de texto de bula Profissionais da Saúde LEIA ESTA BULA ATENTAMENTE ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO. I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Zovirax aciclovir APRESENTAÇÃO Zovirax 200 mg é apresentado em

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO CROMABAK 20 mg/ml, colírio, solução 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Para 100 ml de solução: Cromoglicato de sódio...2,00 g Lista

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Fertagyl, 0,1 mg/ml solução injetável para bovinos e coelhos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml

Leia mais

CETIRIZINA HISTACET 10 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS

CETIRIZINA HISTACET 10 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento -Conserve este folheto: Pode ter necessidade de o reler. -Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. -Este

Leia mais

As ampolas de Nolotil também não deverão ser utilizadas em:

As ampolas de Nolotil também não deverão ser utilizadas em: Folheto informativo: Informação para o utilizador Nolotil 2000 mg/5 ml solução injetável Metamizol magnésico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém

Leia mais

Anexo I. Titular da autorização de introdução no mercado. Estado Membro. Via de administra ção. Forma farmacêutica. Dosagem

Anexo I. Titular da autorização de introdução no mercado. Estado Membro. Via de administra ção. Forma farmacêutica. Dosagem Anexo I Estado Membro (no EEE) Titular da autorização de introdução no mercado Contacto local DCI Nome de fantasia Dosagem Forma farmacêutica Via de administra ção Fresenius Medical Care Nephrologica Deutschland

Leia mais

MODELO DE BULA. ANCLOMAX aciclovir USO ADULTO E PEDIÁTRICO

MODELO DE BULA. ANCLOMAX aciclovir USO ADULTO E PEDIÁTRICO MODELO DE BULA ANCLOMAX aciclovir Apresentação: Caixa contendo 1 blister com 20 comprimidos de 200 mg. Caixa contendo 1 blister com 20 comprimidos de 400 mg. USO ADULTO E PEDIÁTRICO Cada comprimido de

Leia mais

Laboratório. Apresentação de Valcyte. Valcyte - Indicações. Contra-indicações de Valcyte. Advertências. Roche. fr. c/ 60 compr. rev. de 450mg.

Laboratório. Apresentação de Valcyte. Valcyte - Indicações. Contra-indicações de Valcyte. Advertências. Roche. fr. c/ 60 compr. rev. de 450mg. Laboratório Roche Apresentação de Valcyte fr. c/ 60 compr. rev. de 450mg. Valcyte - Indicações Valcyte (cloridrato de valganciclovir) é indicado para o tratamento de retinite por citomegalovírus (CMV)

Leia mais

COMPOSIÇÃO Cada frasco ampola contém 100 mg de azacitidina e 100 mg de manitol como excipiente.

COMPOSIÇÃO Cada frasco ampola contém 100 mg de azacitidina e 100 mg de manitol como excipiente. Vidaza azacitidina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Vidaza pó liofilizado para injeção, está disponível em frasco ampola com 100 mg de azacitidina. USO SUBCUTÂNEO USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada frasco ampola

Leia mais

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Herpesil aciclovir MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA APRESENTAÇÕES Herpesil 200 mg comprimidos. Embalagem contendo 25 comprimidos. USO ORAL USO

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Dolorex 10 mg/ml, solução injetável para equinos, caninos e felinos.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Dolorex 10 mg/ml, solução injetável para equinos, caninos e felinos. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Dolorex 10 mg/ml, solução injetável para equinos, caninos e felinos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém:

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Equilis Prequenza Te, suspensão injetável para equinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de 1 ml:

Leia mais

Floxedol destina-se a ser utilizado em adultos e crianças com idade igual ou superior a um ano de idade.

Floxedol destina-se a ser utilizado em adultos e crianças com idade igual ou superior a um ano de idade. FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR floxedol 3 mg/ml Gel oftálmico Ofloxacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Bromexina Bluepharma 0,8 mg/ml, xarope 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml de xarope contém 0,8 mg de cloridrto de bromexina.

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Receptal, 0,004 mg/ml solução aquosa injetável destinada a vacas, éguas, porcas e coelhas. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

Descrição/ especificação técnica: Pó cristalino branco a quase branco, com especificação de 98 a 101% de Aciclovir.

Descrição/ especificação técnica: Pó cristalino branco a quase branco, com especificação de 98 a 101% de Aciclovir. Material Técnico Identificação Fórmula Molecular: C 8 H 11 N 5 O 3 Peso molecular: 225,2 DCB/ DCI: 00082 aciclovir CAS: 59277-89-3 INCI: Não aplicável Sinonímia: Acicloguanosina; Aciclovirum; Aciklovír;

Leia mais

Penvir Lábia. (penciclovir) EMS SIGMA PHARMA LTDA. creme

Penvir Lábia. (penciclovir) EMS SIGMA PHARMA LTDA. creme Penvir Lábia (penciclovir) EMS SIGMA PHARMA LTDA creme 1% I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Penvir Lábia penciclovir APRESENTAÇÕES Penvir Lábia Creme a 1%. Embalagem contendo bisnaga de 5g. USO ADULTO USO

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac L4, suspensão injetável para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 1 ml contém: Substâncias

Leia mais

Zovirax. aciclovir. Formas farmacêuticas, vias de administração e apresentações comercializadas

Zovirax. aciclovir. Formas farmacêuticas, vias de administração e apresentações comercializadas Creme aciclovir I) Identificação do medicamento Formas farmacêuticas, vias de administração e apresentações comercializadas Creme é apresentado em bisnagas contendo 10 g, para uso tópico. Composição Cada

Leia mais

INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA IMPORTANTE

INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA IMPORTANTE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA IMPORTANTE para os médicos prescritores de PROTELOS /OSSEOR (Ranelato de estrôncio) 2 g granulado para suspensão oral Estes medicamentos estão sujeitos a monitorização adicional

Leia mais

PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia. fernandabrito@vm.uff.br

PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia. fernandabrito@vm.uff.br PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia fernandabrito@vm.uff.br EXEMPLOS DE ESQUEMAS COMPARTIMENTAIS DO CORPO TGI COMPARTIMENTO CENTRAL CÉREBRO FÍGADO ELIMINAÇÃO METABÓLICA EXCREÇÃO RENAL OUTROS

Leia mais

ALTERAÇÕES A INCLUIR NAS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DOS MEDICAMENTOS QUE CONTENHAM NIMESULIDA (FORMULAÇÕES SISTÉMICAS)

ALTERAÇÕES A INCLUIR NAS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DOS MEDICAMENTOS QUE CONTENHAM NIMESULIDA (FORMULAÇÕES SISTÉMICAS) ANEXO III 58 ALTERAÇÕES A INCLUIR NAS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DOS MEDICAMENTOS QUE CONTENHAM NIMESULIDA (FORMULAÇÕES SISTÉMICAS) Adições aparecem em itálico e sublinhado; rasuras

Leia mais

MODELO DE BULA. USO ADULTO E PEDIÁTRICO (crianças acima de dois anos de idade)

MODELO DE BULA. USO ADULTO E PEDIÁTRICO (crianças acima de dois anos de idade) MODELO DE BULA Logo Novartis Lacrigel TM A palmitato de retinol 10 mg/g Lágrima artificial estéril Forma farmacêutica e apresentação Gel oftálmico: cada tubo contém 10 g de gel. USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÌSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÌSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÌSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Valaciclovir Azevedos 500 mg comprimidos revestidos por película Valaciclovir Azevedos 1000 mg comprimidos revestidos por película 2. COMPOSIÇÃO

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. Denominação do medicamento Enema Fleet 2. Composição qualitativa e quantitativa Fosfato monossódico di-hidratado Fosfato dissódico 8.0 % w/v 18.1 % w/v A dose

Leia mais

Anexo I. Conclusões científicas e fundamentos para a alteração dos termos das Autorizações de Introdução no Mercado

Anexo I. Conclusões científicas e fundamentos para a alteração dos termos das Autorizações de Introdução no Mercado Anexo I Conclusões científicas e fundamentos para a alteração dos termos das Autorizações de Introdução no Mercado Conclusões científicas Tendo em conta o relatório de avaliação do PRAC sobre os RPS para

Leia mais

APROVADO EM 01-10-2004 INFARMED

APROVADO EM 01-10-2004 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Antibiophilus, 250 mg, Cápsulas Lactobacillus casei variedade rhamnosus Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

ACICLOFAR. (ACICLOVIR) BELFAR LTDA Comprimidos 200mg

ACICLOFAR. (ACICLOVIR) BELFAR LTDA Comprimidos 200mg ACICLOFAR (ACICLOVIR) BELFAR LTDA Comprimidos 200mg ACICLOFAR Aciclovir APRESENTAÇÃO Comprimido contendo 200 mg. Embalagem com 25 unidades. USO ORAL USO ADULTO E USO PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS COMPOSIÇÃO

Leia mais

GUIA POSOLÓGICO E INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA

GUIA POSOLÓGICO E INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA Peso do doente (kg) Indicações Infeções complicadas da pele e dos tecidos moles por bactérias Gram-positivas não associadas a bacteriemia* * ICTPM associadas a bacteriemia ver dosagem de 6 mg/kg Manuseamento

Leia mais

ACICLOVIR. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Creme 50mg/g

ACICLOVIR. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Creme 50mg/g ACICLOVIR Geolab Indústria Farmacêutica S/A Creme 50mg/g MODELO DE BULA PARA O PROFISSIONAL DA SAÚDE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento.

Leia mais

Propriedades farmacocinéticas Estudos farmacológicos demonstram mínima absorção do aciclovir após aplicações tópicas contínuas de Zovirax creme.

Propriedades farmacocinéticas Estudos farmacológicos demonstram mínima absorção do aciclovir após aplicações tópicas contínuas de Zovirax creme. Modelo de texto de bula LEIA ATENTAMENTE ESTA BULA ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Zovirax aciclovir APRESENTAÇÃO é apresentado em bisnagas contendo 10 g. USO TÓPICO USO

Leia mais

Adultos e crianças com mais de 12 anos: 10 ml (2 colheres de chá), 2 vezes por dia.

Adultos e crianças com mais de 12 anos: 10 ml (2 colheres de chá), 2 vezes por dia. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Ambroxol Azevedos 6 mg/ml, Xarope 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada 5 ml de xarope contêm 30 mg de cloridrato de trans-4-[(2-amino-3,5-dibromobenzil)amino]ciclohexanol

Leia mais

aciclovir Merck S/A Creme 50 mg/g

aciclovir Merck S/A Creme 50 mg/g aciclovir Merck S/A Creme 50 mg/g aciclovir Medicamento genérico Lei nº 9.797, de 1999 APRESENTAÇÃO Aciclovir creme é apresentado em bisnagas contendo 10 g. USO TÓPICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO

Leia mais

Não tome Doxivenil Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6)

Não tome Doxivenil Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6) Folheto informativo: Informação para o utilizador Doxivenil 500 mg cápsula Dobesilato de cálcio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

REIDRAMAX. I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Sais para reidratação oral. REIDRAMAX glicose anidra citrato de sódio cloreto de potássio cloreto de sódio

REIDRAMAX. I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Sais para reidratação oral. REIDRAMAX glicose anidra citrato de sódio cloreto de potássio cloreto de sódio REIDRAMAX I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Sais para reidratação oral REIDRAMAX glicose anidra citrato de sódio cloreto de potássio cloreto de sódio Forma farmacêutica e Apresentação Pó para solução oral

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Norlevo 1,5 mg comprimido 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém 1,5 mg de levonorgestrel. Excipiente: lactose

Leia mais

Drenol hidroclorotiazida. Drenol 50 mg em embalagem contendo 30 comprimidos. Cada comprimido de Drenol contém 50 mg de hidroclorotiazida.

Drenol hidroclorotiazida. Drenol 50 mg em embalagem contendo 30 comprimidos. Cada comprimido de Drenol contém 50 mg de hidroclorotiazida. Drenol hidroclorotiazida PARTE I IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome: Drenol Nome genérico: hidroclorotiazida Forma farmacêutica e apresentações: Drenol 50 mg em embalagem contendo 30 comprimidos. USO ADULTO

Leia mais

Composição Cada grama contém: 2 mg de carbômer; Excipientes: cetrimida 0,1 mg (conservante), sorbitol, edetato dissódico e hidróxido de sódio.

Composição Cada grama contém: 2 mg de carbômer; Excipientes: cetrimida 0,1 mg (conservante), sorbitol, edetato dissódico e hidróxido de sódio. VISCOTEARS carbômer 2 mg / g Lágrima artificial Forma farmacêutica e apresentação Gel líquido oftálmico: tubo de 10 g. USO ADULTO E PEDIÁTRICO Composição Cada grama contém: 2 mg de carbômer; Excipientes:

Leia mais

O nome deste medicamento é Casenlax, 10 g/20 ml solução oral em saquetas.

O nome deste medicamento é Casenlax, 10 g/20 ml solução oral em saquetas. Folheto informativo: Informação para o utilizador Casenlax 10 g/20 ml solução oral em saquetas Macrogol 4000 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

1. O que é Canesten Solução para pulverização cutânea e para que é utilizado

1. O que é Canesten Solução para pulverização cutânea e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Canesten 10 mg/ml Solução para pulverização cutânea Clotrimazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém

Leia mais

aciclovir Merck S/A Creme 50 mg/g

aciclovir Merck S/A Creme 50 mg/g aciclovir Merck S/A Creme 50 mg/g aciclovir Medicamento genérico Lei nº 9.797, de 1999 APRESENTAÇÃO Aciclovir creme é apresentado em bisnagas contendo 10 g. USO TÓPICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO

Leia mais

APROVADO EM 02-05-2006 INFARMED

APROVADO EM 02-05-2006 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Tantum Verde, Solução para pulverização bucal a 0,15% Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

Estado- Titular da autorização de Nome do medicamento introdução no mercado. Postfach 210805 Ludwigshafen DE 67008 Germany.

Estado- Titular da autorização de Nome do medicamento introdução no mercado. Postfach 210805 Ludwigshafen DE 67008 Germany. Anexo I 3 Substância: Propil-hexedrina Estado- Titular da autorização de Nome do medicamento Membro introdução no mercado Alemanha Knoll AG Postfach 210805 Ludwigshafen DE 67008 Germany Eventin 4 Substância:

Leia mais

BULA DE NALDECON DOR COMPRIMIDOS

BULA DE NALDECON DOR COMPRIMIDOS BULA DE NALDECON DOR COMPRIMIDOS BRISTOL-MYERS SQUIBB NALDECON DOR paracetamol Dores em geral Febre Uma dose = 2 comprimidos FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO NALDECON DOR é apresentado em displays com

Leia mais

SALSEP cloreto de sódio Solução nasal 9 mg/ml

SALSEP cloreto de sódio Solução nasal 9 mg/ml SALSEP cloreto de sódio Solução nasal 9 mg/ml USO INTRANASAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Solução nasal com 9 mg/ml de cloreto de sódio. Embalagem com 1 frasco spray nasal

Leia mais

APROVADO EM 04-08-2011 INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Paracetamol Azevedos, 500 mg, comprimidos Paracetamol

APROVADO EM 04-08-2011 INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Paracetamol Azevedos, 500 mg, comprimidos Paracetamol Folheto Informativo: Informação para o utilizador Paracetamol Azevedos, 500 mg, comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1.NOME DO MEDICAMENTO Corsodyl Dental 2 mg/ml solução para lavagem da boca 2.COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada mililitro de Corsodyl Dental solução para

Leia mais

1. O QUE É PARACETAMOL BLUEPHARMA E PARA QUE É UTILIZADO. Grupo Farmacoterapêutico: 2.10 - Sistema Nervoso Central - Analgésicos e antipiréticos

1. O QUE É PARACETAMOL BLUEPHARMA E PARA QUE É UTILIZADO. Grupo Farmacoterapêutico: 2.10 - Sistema Nervoso Central - Analgésicos e antipiréticos Folheto Informativo Informação para o utilizador Paracetamol Bluepharma Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

Zymafluor é utilizado para prevenir o aparecimento de cáries nos dentes.

Zymafluor é utilizado para prevenir o aparecimento de cáries nos dentes. Folheto informativo: Informação para o utilizador Zymafluor, 2,52 mg/ml, gotas orais, solução Fluoreto de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Broncoliber 50 mg/ml solução oral 10 mg/pulverização (0,2 ml) Cloridrato de ambroxol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Broncoliber 50 mg/ml solução oral 10 mg/pulverização (0,2 ml) Cloridrato de ambroxol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Broncoliber 50 mg/ml solução oral 10 mg/pulverização (0,2 ml) Cloridrato de ambroxol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

Como administrar Nebido com segurança (ampolas)

Como administrar Nebido com segurança (ampolas) Como administrar Nebido com segurança (ampolas) Informação para profissionais de saúde Este folheto fornece informações sobre certos aspetos da administração de Nebido, a fim de ampliar o seu conhecimento

Leia mais

Foram ainda notificados casos de síndrome nefrótica com diferentes nefropatias subjacentes.

Foram ainda notificados casos de síndrome nefrótica com diferentes nefropatias subjacentes. 25 de agosto de 2014 Interferões Beta: risco de microangiopatia trombótica e síndrome nefrótica Caro Profissional de Saúde, O INFARMED, I.P. em acordo com a Agência Europeia do Medicamento e os Titulares

Leia mais

1. O que é Bisolvon Linctus Criança e para que é utilizado

1. O que é Bisolvon Linctus Criança e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Bisolvon Linctus Criança 0,8 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Aesculus hippocastanum

Aesculus hippocastanum Novarrutina Aesculus hippocastanum FITOTERÁPICO Parte utilizada: semente Nomenclatura botânica Nome científico: Aesculus hippocastanum Nome popular: Castanha da Índia Família: Hippocastanaceae. Formas

Leia mais

Brochura com informação de segurança para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab)

Brochura com informação de segurança para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab) Brochura com informação de segurança para o doente sobre KEYTRUDA (pembrolizumab) Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de

Leia mais

Não utilize POLARAMINE Creme se você já teve alguma reação incomum a qualquer um dos componentes da fórmula do produto.

Não utilize POLARAMINE Creme se você já teve alguma reação incomum a qualquer um dos componentes da fórmula do produto. POLARAMINE Creme maleato de dexclorfeniramina FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES POLARAMINE Creme é indicado para uso na pele. POLARAMINE Creme apresenta-se em bisnagas de 30 g. USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ENDOFALK pó para solução oral Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

ACICLOVIR. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Creme 50mg/g

ACICLOVIR. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Creme 50mg/g ACICLOVIR Geolab Indústria Farmacêutica S/A Creme 50mg/g MODELO DE BULA PARA O PACIENTE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. aciclovir Medicamento

Leia mais

APRESENTAÇÃO Comprimidos: embalagem contendo 30 comprimidos de 25 mg. Xarope: embalagem contendo 1 frasco de 120 ml de 2 mg/ml.

APRESENTAÇÃO Comprimidos: embalagem contendo 30 comprimidos de 25 mg. Xarope: embalagem contendo 1 frasco de 120 ml de 2 mg/ml. Hixizine cloridrato de hidroxizina Uso adulto e pediátrico Uso oral APRESENTAÇÃO Comprimidos: embalagem contendo 30 comprimidos de 25 mg. Xarope: embalagem contendo 1 frasco de 120 ml de 2 mg/ml. COMPOSIÇÃO

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cincofarm 100 mg Cápsulas APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem

Leia mais

Zovirax GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Creme 50mg/g

Zovirax GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Creme 50mg/g Zovirax GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Creme 50mg/g Zovirax creme Modelo de texto de bula LEIA ATENTAMENTE ESTA BULA ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Zovirax aciclovir APRESENTAÇÃO

Leia mais

Tiaprida Generis é um neuroléptico indicado no tratamento de perturbações do comportamento.

Tiaprida Generis é um neuroléptico indicado no tratamento de perturbações do comportamento. Folheto informativo: Informação para o utilizador Tiaprida Generis 100 mg comprimidos Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Velactis 1,12 mg/ml solução injetável para bovinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém: Substância

Leia mais

Princípios Ativos Ácido Cítrico,Ácido Acetilsalicílico, Bicarbonato de Sódio e Carbonato de Sodio.

Princípios Ativos Ácido Cítrico,Ácido Acetilsalicílico, Bicarbonato de Sódio e Carbonato de Sodio. Sonrisal Classe terapêutica dos Antiacidos. Princípios Ativos Ácido Cítrico,Ácido Acetilsalicílico, Bicarbonato de Sódio e Carbonato de Sodio. Indicação Para quê serve Sonrisal? Sonrisal é indicado como

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Laxido Laranja, pó para solução oral

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Laxido Laranja, pó para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Laxido Laranja, pó para solução oral Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

FANCLOMAX. Blau Farmacêutica S.A. Comprimidos 125 e 250 mg. Blau Farmacêutica S/A.

FANCLOMAX. Blau Farmacêutica S.A. Comprimidos 125 e 250 mg. Blau Farmacêutica S/A. FANCLOMAX Blau Farmacêutica S.A. Comprimidos 125 e 250 mg MODELO DE BULA PROFISSIONAL DE SAÚDE RDC 47/09 FANCLOMAX fanciclovir APRESENTAÇÕES Cartucho contendo 1 blister com 10 comprimidos de 125 mg cada.

Leia mais

BULA PARA PACIENTE PARAPLATIN (carboplatina) 50 mg ou 150 mg ou 450 mg solução injetável

BULA PARA PACIENTE PARAPLATIN (carboplatina) 50 mg ou 150 mg ou 450 mg solução injetável BULA PARA PACIENTE PARAPLATIN (carboplatina) 50 mg ou 150 mg ou 450 mg solução injetável BRISTOL-MYERS SQUIBB PARAPLATIN carboplatina Uso intravenoso somente APRESENTAÇÃO PARAPLATIN 50 mg, 150 mg e 450

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Broncoliber 3 mg/ml xarope. Ambroxol

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Broncoliber 3 mg/ml xarope. Ambroxol Folheto informativo: Informação para o utilizador Broncoliber 3 mg/ml xarope Ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

MYCAMINE MYCAMINE. micafungina. micafungina. Guia de Prescrição. e Monitorização. de Prescrição. Guia e Monitorização

MYCAMINE MYCAMINE. micafungina. micafungina. Guia de Prescrição. e Monitorização. de Prescrição. Guia e Monitorização MYCAMINE MYCAMINE micafungina micafungina Guia de Prescrição Guia e Monitorização de Prescrição e Monitorização Informação para médicos prescritores Informação Dezembro para de 2011 médicos (versão prescritores

Leia mais

Uplyso TM alfataliglicerase. Cartucho com 1 frasco-ampola contendo 200 unidades de pó para solução para infusão.

Uplyso TM alfataliglicerase. Cartucho com 1 frasco-ampola contendo 200 unidades de pó para solução para infusão. Uplyso TM alfataliglicerase I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Uplyso TM Nome genérico: alfataliglicerase APRESENTAÇÕES Cartucho com 1 frasco-ampola contendo 200 unidades de pó para solução

Leia mais

OTO-XILODASE. Apsen Farmacêutica S.A. Solução Otológica 100 UTR + 50 mg + 5 mg / 1 ml

OTO-XILODASE. Apsen Farmacêutica S.A. Solução Otológica 100 UTR + 50 mg + 5 mg / 1 ml OTO-XILODASE Apsen Farmacêutica S.A. Solução Otológica 100 UTR + 50 mg + 5 mg / 1 ml OTO-XILODASE cloridrato de lidocaína + sulfato de neomicina + hialuronidase APSEN FORMAS FARMACÊUTICAS Solução otológica

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Clotrimazol Bluepharma, 10 mg/g, Creme 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância ativa: 1 g de creme contém 10 mg de clotrimazol

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Taloxa 600 mg comprimidos Felbamato

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Taloxa 600 mg comprimidos Felbamato Folheto informativo: Informação para o utilizador Taloxa 600 mg comprimidos Felbamato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES - ALDACTONE

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES - ALDACTONE ALDACTONE Espironolactona FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES - ALDACTONE Comprimidos de 25 mg - caixas contendo 20 unidades. Comprimidos de 100 mg - caixas contendo 16 unidades. USO PEDIÁTRICO E ADULTO

Leia mais

Anexo III. Resumo das características do medicamento

Anexo III. Resumo das características do medicamento Anexo III Resumo das características do medicamento 10 RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO E FOLHETO INFORMATIVO 11 RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 12 1. NOME DO MEDICAMENTO

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o doente

Folheto informativo: Informação para o doente Folheto informativo: Informação para o doente Hiperbiótico 250 mg Pó para solução injectável Hiperbiótico 500 mg Pó para solução injectável Hiperbiótico 1000 mg Pó para solução injectável Ampicilina Leia

Leia mais

Actifedrin. cloridrato de triprolidina cloridrato de pseudoefedrina

Actifedrin. cloridrato de triprolidina cloridrato de pseudoefedrina Actifedrin cloridrato de triprolidina cloridrato de pseudoefedrina Formas farmacêuticas e apresentações Xarope embalagem contendo 100 ml Comprimidos embalagem contendo 20 comprimidos USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

Forma farmacêutica e apresentação Suspensão otológica - Embalagem contendo 5 ml de suspensão acompanhado de conta-gotas.

Forma farmacêutica e apresentação Suspensão otológica - Embalagem contendo 5 ml de suspensão acompanhado de conta-gotas. Otociriax ciprofloxacino hidrocortisona Forma farmacêutica e apresentação Suspensão otológica - Embalagem contendo 5 ml de suspensão acompanhado de conta-gotas. USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 1 ANO.

Leia mais

Otosporin hidrocortisona sulfato de neomicina sulfato de polimixina B. Forma farmacêutica e apresentação Suspensão otológica Embalagem contendo 10 ml

Otosporin hidrocortisona sulfato de neomicina sulfato de polimixina B. Forma farmacêutica e apresentação Suspensão otológica Embalagem contendo 10 ml Otosporin hidrocortisona sulfato de neomicina sulfato de polimixina B Forma farmacêutica e apresentação Suspensão otológica Embalagem contendo 10 ml USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 1 ANO. VIA OTOLÓGICA

Leia mais

Propil* propiltiouracila

Propil* propiltiouracila Propil* propiltiouracila PARTE I IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome: Propil* Nome genérico: propiltiouracila Forma farmacêutica e apresentação: Propil* 100 mg em embalagem contendo 30 comprimidos. USO ADULTO

Leia mais