Os silêncios e interditos no discurso sobre a representação do negro escravizado na literatura brasileira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os silêncios e interditos no discurso sobre a representação do negro escravizado na literatura brasileira"

Transcrição

1 Os silêncios e interditos no discurso sobre a representação do negro escravizado na literatura brasileira Priscila Lorrane Lopes de Sousa, Estudante (IC), Jucelino de Sales, Pesquisador (PQ). priscilalopesfsa@gmail.com Av. Universitária, S/N - Nordeste, Formosa - GO, RESUMO: O presente trabalho objetiva tratar das diversas formas de representações do negro escravizado na literatura brasileira, no Brasil escravocrata do século XIX, mediante a análise da obra metaficcional historiográfica Um defeito de cor, romance de Ana Maria Gonçalves, publicado em 2006, o qual estabelece um diálogo entre ficção e história. Desenvolvendo questões relacionadas à literatura, à história, à raça, ao discurso e à diáspora africana, busca-se demonstrar a importância das obras de literatura afrodescendente no Brasil, comprometidas etnograficamente com as relações raciais contemporâneas, a exemplo de Um defeito de cor. Essa pesquisa foi escrita visando apresentar a condição do sujeito negro escravizado como objeto, numa visão distanciada que se coloca de nossa época contemporânea por meio de um olhar para o passado, para investigar e analisar o discurso a respeito da representação dessa subjetividade que foi estereotipada e silenciada por séculos entre o processo de colonização e a realidade social e política de nossa época para se emudecer diante desse trauma histórico. PALAVRAS-CHAVE: romance brasileiro, literatura afro-brasileira, discurso, negro, interdito, silêncio. Introdução A questão que propusemos dialogar nessa pesquisa, parte de indagação proposta na elaboração do projeto de pesquisa a que esse plano de trabalho se vincula: Por que o negro escravizado não foi tomado de maneira mais evidente como matéria literária na época de sua escravização, isto é, por que há um silêncio em relação a esse trauma histórico que, somente, nossa época encena uma batalha para desmistificar essa sombra? Nesse sentido, nos questionamos: Que tipo de silêncio ou sombra há por trás da representação desse sujeito? Quais sentidos existem no interdito desse silêncio? Vale aqui a reflexão de Orlandi, sobre a condição discursiva do silêncio: o silêncio na Análise do Discurso se faz em todas as direções, e não numa linha reta. É o silêncio que preside essa possibilidade, porque quanto mais falta mais possibilidades de sentidos existe (ORLANDI, 1995, p.148). Cabe a pergunta, em relação à produção literária de épocas anteriores que não refletiram de forma direta, ou refletiram de uma outra forma sobre a condição desse sujeito: o que ficou por não dizer (interdito) na construção do discurso literário dessas obras? E o porquê desse aprisionamento em estereótipos numa estrutura de produção literária vinculada, em seu surgimento, ao pensamento ocidental?

2 Para tal, partimos de nossa época, por meio de um viés histórico, procurando compreender como o negro escravizado é representado e apresentado em nossa contemporaneidade? Essa pergunta desemboca numa outra: Quais os discursos (ideológico, político, social) que esse sujeito precisa enfrentar hoje para até mesmo superar o trauma histórico da escravização? Podem-se ver vários questionamentos em torno de um único sujeito que serão problematizados ao longo deste trabalho, a partir da obras que apontamo agora: Um Defeito de Cor de Ana Maria Gonçalves. Ana Maria Gonçalves narra uma história do século XIX: a protagonista Kehinde, uma africana idosa, cega e à beira da morte, viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas. Ao longo da travessia, ela vai contando sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão. Neste romance, os fatos históricos estão imersos no cotidiano e na vida dos personagens, criando a saga emocionante e verossímil da história de Kehinde. O que nos interessa como pesquisa é analisar os silêncios e interditos no discurso sobre a representação do negro escravizado na literatura brasileira através do romance Um Defeito de Cor, procurando compreender os regimes de verdade e os regimes de exclusão que circundam essa sombra. A figura do negro na literatura brasileira anterior a 1850, portanto anterior à abolição do tráfico de escravos, praticamente não existe. Isto é surpreendente se considerarmos o papel diário desempenhado pelos escravos em muitas atividades durante vários séculos de colonização. Já foi dito que a total ausência de escravos na literatura é um indício de que o escritor brasileiro não considerava, de modo nenhum, o escravo como um ser humano (BROOKSHAW, 1983, p. 26). A Nossa intenção é interpretar os regimes de verdade por trás desse silêncio. Material e Métodos Dividimos a pesquisa em duas etapas. Na primeira, realizamos a leitura das obras procurando examinar atentamente qual foi à perspectiva de cada escritor na elaboração das mesmas em relação ao discurso sobre o negro escravizado. Neste processo, o levantamento, leitura, e observação de bibliografia crítica e/ou relacionada aos objetos também foi relevante.

3 Noutra etapa, voltamos nossos olhos para os sentidos que há na elaboração do silêncio e como nessas narrativas é construído o discurso sobre o negro escravizado, refletindo sobre o porquê de apenas na segunda metade do século XIX esse sujeito se tornar, evidentemente, matéria literária. Resultados e Discussão Antes de passarmos aos resultados, abrimos uma ressalva de que, pelo tamanho e força do discurso expresso no interior da obra Um defeito de cor, acabamos que permanecendo exclusivamente nessa narrativa, deixando de lado as outras duas narrativas as quais estavam na proposta inicial de estudo e análise. No decorrer do período de implementação desse Projeto e Iniciação Cientifica foi possível fazer um conjunto de análises em torno da obra Um Defeito de cor de Ana Maria Gonçalves. A partir dela e do balizamento com outros aparatos literários, já foi possível ponderarmos sobre a representação do negro escravizado na literatura brasileira, e compreender que o ápice de sua representatividade negativa nas obras literárias foi ao longo do século XIX e o começo do século XX, épocas que já existia uma ideia de inferioridade de uma raça e superioridade de outra, em consequência de inúmeros determinismos, entre eles, o histórico e o científico, que refletiam as ideologias sociais desse período. Percebemos também que na obra, a autora delineia de forma minuciosa as culturas dos povos da África e de seus descendentes. Em sua narrativa também se pode notar que na voz de Kehinde se desvela o silenciamento, fruto da dor a que foram submetidos os escravos negros traficados durante o século XIX, como também o trauma resultado da violência, inclusive cultural, sofrida por eles. Nesse período de estudo, vivenciamos experiências que enriqueceram muito a pesquisa e abriram caminhos para o melhor entendimento do trabalho. Uma dessas experiências foi à comunicação oral no XI ELFO Encontro de Letras de Formosa, promovido pelo Curso de Letras da UEG Campus Formosa, realizado no período de 22 a 26 de Junho de 2015, no qual, foi apresentado o projeto, onde se fez a exposição de como desejávamos trabalhá-lo e foi abordado temas sociais que são pertinentes ao desenvolvimento literário a respeito da matéria elencada: o negro

4 escravizado e o silêncio ao redor desse trauma, dando abertura a vários questionamentos problematizados até o fim dessa pesquisa. Por ora, temos condições de apontar que a obra Um defeito de cor, coloca-se em nossa posição atual como um clássico de nossa literatura capaz de abrir uma multiplicidade de discussões a respeito não apenas do negro escravizado, mas também da profunda cultura africana e todos os arranjos de crioulização (da língua negra, dos homens negros, da sociedade negra) que, por meio de uma poética de relação possibilitou e vem possibilitando a riqueza e heterogeneidade da cultura brasileira. Trata-se de um arquivo escrito em nossa época, mas cuja sensibilidade e pesquisas bibliográficas realizadas pela autora, permitem reconstruir o ocaso do século XIX em solo brasileiro. Um Defeito de Cor é obra desafiadora e ao mesmo tempo reveladora, pois no interior dessa narrativa se esconde um manancial de traços e elementos de pureza africana que possibilitam compreender como, nos arranjos sociais da empresa colonial, entre eles, a dolorosa escravatura, resiste no silêncio de sua condição possível uma maneira de ser brasileira devedora de um enorme pedaço da alma africana. Considerações Finais Com base na obra em análise e as discussões que a partir dela se abrem, pode-se inferir que o negro dentro da escrita literária brasileira é quase sempre evidenciado com estereótipos negativos. O Brasil sempre tentou encontrar formas de sustentar a imagem de um país sem preconceito racial, apesar das desigualdades estarem visíveis na sociedade. Este racismo enraizado, disfarçado, mas sempre presente e violento acontece devido ao mito da democracia racial. Observando a sociedade, o dia-a-dia das pessoas, é notável que esse racismo camuflado de democracia ainda esteja presente na sociedade brasileira e em outros países também. No entanto, se o racismo e a discriminação são uma construção feita há séculos ao longo da história, pode ser, do mesmo modo, desconstruída, e é a partir dessa desconstrução que os negros irão se libertar desse silêncio e dos arquétipos que ainda perduram na sociedade moderna.

5 Destacamos, por fim, que essa pesquisa de iniciação científica, além de nos inserir no âmbito acadêmico de pesquisas, também viemos desenvolvendo a partir dela o nosso Trabalho de Conclusão de Curso, previsto para ser apresentado na última dezena de novembro. Agradecimentos Agradeço primeiramente a Deus pоr tеr mе dado saúde е força pаrа superar às dificuldades. Ao meu coordenador de pesquisa e professor Jucelino de Sales pela orientação, apoio e confiança; pelo incentivo e, fundamentalmente, por acreditar em minha capacidade. Referências BASTIDE. Roger. Os estereótipos de negros na Literatura Brasileira. Em: MACHADO, Maria de Lourdes Santos (org). Estudos Afro-Brasileiros. São Paulo: Editora Perspectiva, BROOKSHAW, David. Raça e Cor na Literatura Brasileira. Porto Alegre: Ed. Mercado Aberto, CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Companhia das Letras, CHAUI, Marilena de Souza. O que é ideologia. São Paulo: Editora Brasiliense, FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, GONÇALVES, Ana Maria. Um defeito de cor. Rio de Janeiro: Record, HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A, ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 3. ed. Campinas: Ed.Unicamp, SHOHAT, Ella e STAM Robert. Crítica da Imagem Eurocêntrica: Multiculturalismo e Representação. Tradução: Marcos Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

Fraturas e interditos da loucura e suas representações na literatura brasileira

Fraturas e interditos da loucura e suas representações na literatura brasileira Fraturas e interditos da loucura e suas representações na literatura brasileira Roberta Torres de Moura, Estudante (IC), Jucelino de Sales, Pesquisador (PQ). robertamoura57@gmail.com Av. Universitária,

Leia mais

Palavras - chaves: Educação; Literatura infantil; Relações étnico-raciais; PNBE.

Palavras - chaves: Educação; Literatura infantil; Relações étnico-raciais; PNBE. Literatura infantil e a presença da criança negra: uma analise dos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) de 2010. LOPES, Naiane Rufino Lopes. Mestranda

Leia mais

Relações Étnico-Raciais no Brasil. Professor Guilherme Paiva

Relações Étnico-Raciais no Brasil. Professor Guilherme Paiva Relações Étnico-Raciais no Brasil Professor Guilherme Paiva Unidade 1: Entender as relações étnico-raciais no Brasil através das legislações atuais Questões iniciais: a invisibilidade do negro e do índio

Leia mais

RESENHA. CARDOSO, Francilene do Carmo. O negro na biblioteca: mediação da informação para a construção da identidade negra. Curitiba: CRV, p.

RESENHA. CARDOSO, Francilene do Carmo. O negro na biblioteca: mediação da informação para a construção da identidade negra. Curitiba: CRV, p. RESENHA CARDOSO, Francilene do Carmo. O negro na biblioteca: mediação da informação para a construção da identidade negra. Curitiba: CRV, 2015. 114p. Franciéle Carneiro Garcês da Silva Instituto Brasileiro

Leia mais

EFETIVAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

EFETIVAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EFETIVAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ¹Bárbara Silva dos Santos Pereira; ²Marisa Mendes Machado de Sousa ¹Universidade Estadual do Rio de Janeiro- bsspereira@gmail.com

Leia mais

ABORDAGENS DA HISTÓRIA DA ÁFRICA NO CURRÍCULO REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

ABORDAGENS DA HISTÓRIA DA ÁFRICA NO CURRÍCULO REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS ABORDAGENS DA HISTÓRIA DA ÁFRICA NO CURRÍCULO REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS Weiller César Almeida de Oliveira 1, Dayana Santos 2, Elizângela Marcelina de Araújo 3, Mayra Oliveira Silva

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DA CULTURA AFRICANA E AFRO- BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TIMOM-MA

A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DA CULTURA AFRICANA E AFRO- BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TIMOM-MA A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DA CULTURA AFRICANA E AFRO- BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TIMOM-MA Maria do Perpétuo Socorro Lima Viana E-mail: socorroviana_@hotmail.com

Leia mais

Desigualdade e exclusão social no romance brasileiro contemporâneo

Desigualdade e exclusão social no romance brasileiro contemporâneo Desigualdade e exclusão social no romance brasileiro contemporâneo Fernanda Serafim Alves 1 Priscila Cristina Cavalcante Oliveira 2 Sofia Salustiano Botelho 3 RESUMO: O trabalho que se segue procura apresentar

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU346 DISCIPLINA: METODOLOGIA E DIDÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA CARGA HORÁRIA: 60h EMENTA:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Educação e Relações Étnico-Raciais JP0053 PROFESSOR: Ms. Claudemir Madeira I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária:30 h II EMENTA Tratar os conceitos de etnia, raça, racialização,

Leia mais

Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena. Ementa. Aula 1

Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena. Ementa. Aula 1 Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena Aula 1 Prof. Me. Sergio Luis do Nascimento Ementa Conceitos básicos, como: escravo, escravizado,

Leia mais

DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Raelma Danuza César Freire; Ma. Nadia Farias dos Santos (Orientadora) UEPB Univesidade Estadual da Paraíba

Leia mais

Desigualdades étnico/raciais e de gênero no romance brasileiro contemporâneo

Desigualdades étnico/raciais e de gênero no romance brasileiro contemporâneo Desigualdades étnico/raciais e de gênero no romance brasileiro contemporâneo Daniela Alves de Morais 1 Nara Andejara Gomes do Vale 2 Vanessa Pereira Cajá Alves 3 RESUMO: O presente trabalho procura mostrar

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Ementa EMENTA. Objetivos

PLANO DE ENSINO. Ementa EMENTA. Objetivos Graduação em Licenciatura em História Disciplina: História das Relações Étnico-Raciais no Brasil Carga horária: 60h Professora-autora: Ynaê Lopes Tutora: Olívia Von der Weid Semestre: 2 Ano: 2017 PLANO

Leia mais

Sociologia. Larissa Rocha 14 e Sociologia no Brasil

Sociologia. Larissa Rocha 14 e Sociologia no Brasil Sociologia no Brasil Sociologia no Brasil 1. A população negra teve que enfrentar sozinha o desafio da ascensão social, e frequentemente procurou fazê-lo por rotas originais, como o esporte, a música e

Leia mais

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DISCURSOS RACIAIS EM MUSEUS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: COMO CONSTRUIR A INCLUSÃO?

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DISCURSOS RACIAIS EM MUSEUS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: COMO CONSTRUIR A INCLUSÃO? 986 EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DISCURSOS RACIAIS EM MUSEUS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: COMO CONSTRUIR A INCLUSÃO? Jéssica Maria de Vasconcellos Santana Hipolito 14 Thaís Lisboa Soares 15 Andréa Lopes da Costa

Leia mais

Resumo. Palavras Chave: Diretrizes Curriculares. História e Cultura Africana. Afrobrasilidade. Relações Etnicorraciais. Educação Básica.

Resumo. Palavras Chave: Diretrizes Curriculares. História e Cultura Africana. Afrobrasilidade. Relações Etnicorraciais. Educação Básica. DEZ ANOS DA IMPLEMENTAÇÃO/RESIGNIFICAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFROBRASILIERA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ESTEIO/RS Wagner dos Santos Chagas

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS E A LEI /2003 ENTRE A FORMULAÇÃO E AS PRÁTICAS NAS ESCOLAS DO RECIFE

POLÍTICAS PÚBLICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS E A LEI /2003 ENTRE A FORMULAÇÃO E AS PRÁTICAS NAS ESCOLAS DO RECIFE POLÍTICAS PÚBLICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS E A LEI 10.639/2003 ENTRE A FORMULAÇÃO E AS PRÁTICAS NAS ESCOLAS DO RECIFE Autora: CARMEM DOLORES ALVES Introdução O artigo tem como finalidade realizar reflexões

Leia mais

IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS AFRICANAS: Identidades e Diásporas

IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS AFRICANAS: Identidades e Diásporas GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS CCHL NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS AFRO - NEPA IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS

Leia mais

Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes

Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes Projeto Brasil misturado Duração: 01/11/12 a 30/11/12 Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes Culminância: Dia 30 de novembro Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo

Leia mais

SIMPÓSIO: LITERATURAS AFRICANAS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA: SUJEITO E IDENTIDADE COORDENADORA SILVIA HELENA PINTO NIEDERAUER

SIMPÓSIO: LITERATURAS AFRICANAS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA: SUJEITO E IDENTIDADE COORDENADORA SILVIA HELENA PINTO NIEDERAUER SIMPÓSIO: LITERATURAS AFRICANAS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA: SUJEITO E IDENTIDADE COORDENADORA SILVIA HELENA PINTO NIEDERAUER Os sujeitos na contemporaneidade e na pós-modernidade apresentam-se fragmentados,

Leia mais

DOSSIÊ POLÍTICA E CIDADANIA EM LEITURAS MÚLTIPLAS

DOSSIÊ POLÍTICA E CIDADANIA EM LEITURAS MÚLTIPLAS DOSSIÊ POLÍTICA E CIDADANIA EM LEITURAS MÚLTIPLAS APRESENTAÇÃO: POLÍTICA OU CIDADANIA? Entre os diversos autores contemporâneos que têm tratado da questão da cidadania, pelo menos um entendimento parece

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-IRATI (Currículo iniciado em 2009) LETRAS-PORTUGUÊS

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-IRATI (Currículo iniciado em 2009) LETRAS-PORTUGUÊS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-IRATI (Currículo iniciado em 2009) LETRAS-PORTUGUÊS DIDÁTICA 0545/I C/H 68 A didática e o ensino de línguas. O planejamento e a avaliação escolar no processo

Leia mais

Cidadania e Educação das Relações étnico-raciais.

Cidadania e Educação das Relações étnico-raciais. Cidadania e Educação das Relações étnico-raciais. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Mensagem de veto Altera a Lei n o 9.394,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL COM PERSONAGENS NEGROS: CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DAS CRIANÇAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL COM PERSONAGENS NEGROS: CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DAS CRIANÇAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL COM PERSONAGENS NEGROS: CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DAS CRIANÇAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Fabiane Cristina Costa coelho Sousa Ilana Fernandes da Silva

Leia mais

Plano de Aula: Consciência Negra

Plano de Aula: Consciência Negra Plano de Aula: Consciência Negra Olá amigos e amigas do SOESCOLA. Hoje trago para vocês um plano de aula para ensino fundamental sobre a Consciência Negra Criado por Érica Alves da Silva. Plano de Aula:

Leia mais

POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL EMANCIPATÓRIA:

POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL EMANCIPATÓRIA: Revista Eventos Pedagógicos Desigualdade e Diversidade étnico-racial na educação infantil v. 6, n. 4 (17. ed.), número regular, p. 482-488, nov./dez. 2015 SEÇÃO ENTREVISTA POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL EMANCIPATÓRIA:

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Graduação em Pedagogia - Licenciatura Disciplina: Antropologia Carga Horária: 60 Teórica: 60 Prática: Semestre: 2013.2 Professor: Ivanildo Alves de Almeida

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA PLANO DE ENSINO SOCIOLOGIA VII: Sociologia da Formação da Sociedade Brasileira CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e

Leia mais

Resumo: Neste artigo pretendemos sugerir uma reflexão sobre questões culturais e raciais em

Resumo: Neste artigo pretendemos sugerir uma reflexão sobre questões culturais e raciais em LEITURAS DE LITERATURA E CINEMA: A IDENTIDADE NACIONAL DESVELADA EM MACUNAÍMA, ROMANCE E FILME Francisco Rodger Bessa¹ 1- Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Instituto

Leia mais

Literatura Brasileira Código HL ª: 10h30-12h30

Literatura Brasileira Código HL ª: 10h30-12h30 Código HL 012 Nome da disciplina VI Turma A 3ª: 07h30-09h30 6ª: 10h30-12h30 Pedro Dolabela Programa resumido Falaremos do romance no Brasil entre 1964 e 1980 sob uma série de perspectivas simultâneas:

Leia mais

Atividades Acadêmico-Científico- -Culturais: Diversidade Cultural. O Brasil é um País Multirracial. Contextualização. Teleaula 1.

Atividades Acadêmico-Científico- -Culturais: Diversidade Cultural. O Brasil é um País Multirracial. Contextualização. Teleaula 1. Atividades Acadêmico-Científico- -Culturais: Diversidade Cultural Teleaula 1 Profa. Dra. Marcilene Garcia de Souza tutorialetras@grupouninter.com.br O Brasil é um País Multirracial Letras Contextualização

Leia mais

EdUECE- Livro

EdUECE- Livro 1 RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE VESPASIANO MINAS GERAIS Elessandra Alves Pereira Thatiane Santos Ruas Faculdade Minas Belo Horizonte

Leia mais

O que é literatura negra? A busca do conceito

O que é literatura negra? A busca do conceito O que é literatura negra? A busca do conceito Os brasilianistas ¾ No âmbito acadêmico, o debate sobre o tema foi aberto no Brasil por Roger Bastide com a obra Estudos afro-brasileiros, 1940. ¾ Raymond

Leia mais

PLANO DE AULA 06. Flávio Antônio de Souza França Mestrando do Programa do Mestrado Profissional do Ensino de História da UNIRIO

PLANO DE AULA 06. Flávio Antônio de Souza França Mestrando do Programa do Mestrado Profissional do Ensino de História da UNIRIO PLANO DE AULA 06 Flávio Antônio de Souza França Mestrando do Programa do Mestrado Profissional do Ensino de História da UNIRIO Tema: Os sentidos de quilombo ao longo de nossa História Objetivo Geral: Discutir

Leia mais

TÍTULO: 100% PERIFERIA - O SUJEITO PERIFÉRICO: UM OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA SOCIAL?

TÍTULO: 100% PERIFERIA - O SUJEITO PERIFÉRICO: UM OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA SOCIAL? TÍTULO: 100% PERIFERIA - O SUJEITO PERIFÉRICO: UM OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA SOCIAL? CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso:Licenciatura em Letras Língua Portuguesa Semestre Letivo / Turno: 6º Semestre Disciplina: Literaturas Étnicas em Língua Professores: José Wildzeiss Neto / Ana Lúcia

Leia mais

PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO PARA 2ª FASE

PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO PARA 2ª FASE CURSO DE PRODUÇÃO DE 2012 Profa. Vivian Müller PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO PARA 2ª FASE BLOCO 6 A sociedade e a cultura brasileiras são conformadas como variantes da versão lusitana da tradição civilizatória

Leia mais

Conceito de raça e relações étnico-raciais

Conceito de raça e relações étnico-raciais Conceito de raça e relações étnico-raciais Mestre em Economia UNESP Graduado em História UNESP email: prof.dpastorelli@usjt.br blog: danilopastorelli.wordpress.com Você já sofreu ou conhece alguém que

Leia mais

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO NEGRO: UMA LUTA PELA INCLUSÃO

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO NEGRO: UMA LUTA PELA INCLUSÃO Anais do SILIAFRO. Volume, Número 1. EDUFU,2012 319 A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO NEGRO: UMA LUTA PELA INCLUSÃO Janaína Jácome dos SANTOS Universidade Federal de Uberlândia E-mail: janainajacomedosantos@gmail.com

Leia mais

Eixo Temático: Questão Social e Serviço Social

Eixo Temático: Questão Social e Serviço Social ISSN 2359-1277 POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA: UMA EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL RESUMO Bruna Caroline Joinhas, brunajoinhas@hotmail.com; Priscila Semzezem (Orientadora), priscilasemzezem@hotmail.com; Universidade

Leia mais

A literatura é o lugar das possibilidades : entrevista com Ana Maria Gonçalves

A literatura é o lugar das possibilidades : entrevista com Ana Maria Gonçalves Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea ISSN: 2316-4018 Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea ou Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) A literatura

Leia mais

ATIVIDADE. Independência para quem? Relações políticas e sociais durante o período escravista brasileiro

ATIVIDADE. Independência para quem? Relações políticas e sociais durante o período escravista brasileiro ATIVIDADE Independência para quem? Relações políticas e sociais durante o período escravista brasileiro Material do professor Faixa etária: 8º ano O objetivo e problemática que cercam este material didático

Leia mais

Formação Continuada de Professores/as Discutindo as Relações Raciais na Prática e Lei n /2003

Formação Continuada de Professores/as Discutindo as Relações Raciais na Prática e Lei n /2003 Formação Continuada de Professores/as Discutindo as Relações Raciais na Prática e Lei n 10.639/2003 Nilma Alves Adriano nilmaad480@gmail.com Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Introdução No Brasil,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL PLANO DE ENSINO 2012-1 DISCIPLINA: Antropologia PROFESSOR: Ms. Clóvis Da Rolt I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h II EMENTA A partir de uma perspectiva histórico-evolutiva, a disciplina

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DO NEGRO

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DO NEGRO INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DO NEGRO Eder Jordan Paz Matias 1, Larissa Oliveira e Gabarra 2 Resumo: O curso de introdução aos estudos do negro tem como objetivo desconstruir os estigmas e estereótipos existentes

Leia mais

DANÇA E CULTURA VISUAL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO CONTEXTO ESCOLAR Lana Costa Faria 1. Palavras chave: diálogo, dança, educação e cultura visual.

DANÇA E CULTURA VISUAL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO CONTEXTO ESCOLAR Lana Costa Faria 1. Palavras chave: diálogo, dança, educação e cultura visual. DANÇA E CULTURA VISUAL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO CONTEXTO ESCOLAR Lana Costa Faria 1 Resumo Este relato trás como reflexão no universo da Dança uma prática pedagógica vivenciada no curso no Centro de Estudo

Leia mais

PROJETO DE OFICINA PEDAGÓGICA

PROJETO DE OFICINA PEDAGÓGICA PROJETO DE OFICINA PEDAGÓGICA Dhiogo Jose Caetano Graduando da UEG-UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. 1. APRESENTAÇÃO Podemos notar a dificuldade que encontramos na educação atualmente, seja pelo desrespeito

Leia mais

CULTURA E IDENTIDADE NUMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: UM ESTUDO SOBRE A COMUNIDADE MANOEL CIRÍACO, DE GUAÍRA, PR

CULTURA E IDENTIDADE NUMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: UM ESTUDO SOBRE A COMUNIDADE MANOEL CIRÍACO, DE GUAÍRA, PR CULTURA E IDENTIDADE NUMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: UM ESTUDO SOBRE A COMUNIDADE MANOEL CIRÍACO, DE GUAÍRA, PR Jéssica de Lima da Silva (PIBIC/CNPq-UNIOESTE), Geni Rosa Duarte (Orientador), e-mail: geni_rosaduarte@yahoo.com.br.

Leia mais

RAÇA BRASIL COLUNAS: TEMAS & CÓDIGOS & SUBCÓDIGOS

RAÇA BRASIL COLUNAS: TEMAS & CÓDIGOS & SUBCÓDIGOS Negritude Discriminação Racial 40 Negritude Entidades, instituições em favor do negro 35 Negritude Discriminação Racial Denúncias 9 Negritude Discriminação Racial Denúncias condenações realizadas 7 Cultura

Leia mais

DESNATURALIZANDO O PRECONCEITO RACIAL NA SALA DE AULA

DESNATURALIZANDO O PRECONCEITO RACIAL NA SALA DE AULA DESNATURALIZANDO O PRECONCEITO RACIAL NA SALA DE AULA Erineide Anízio Lins, mestranda em Ciências da Educação- UNASUR erineide.bs09@gmail.com Adalgisa Alves Filha, mestranda em Ciências da Educação UNASUR

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DO SESI DE BAYEUX/PB

EDUCAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DO SESI DE BAYEUX/PB EDUCAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DO SESI DE BAYEUX/PB Arnaldo César Fausto de Oliveira SESI DR/PB arnaldocesar@fiepb.org.br INTRODUÇÃO

Leia mais

LEI / 2003: NOVAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA.

LEI / 2003: NOVAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA. GT-10 - EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS LEI 10.639/ 2003: NOVAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA. Gilmara Teixeira Costa (gilmara-teixeira-01@hotmail.com/ Professora

Leia mais

aparecerão assim reunidos neste texto. política. São Paulo, Instituto de Psicologia da universidade de São Paulo, Tese de Doutorado.

aparecerão assim reunidos neste texto. política. São Paulo, Instituto de Psicologia da universidade de São Paulo, Tese de Doutorado. POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS: O USO DE ARTEFATOS CULTURAIS RELACIONADOS À CULTURA AFRO- BRASILEIRA SANTOS, Ana Paula Benjamin dos UERJ SILVA, Perseu Pereira da UERJ GT-12: Currículo Agência

Leia mais

Palavras-chave: Religiões de matriz africana. População negra no Ceará. Negro e Educação.

Palavras-chave: Religiões de matriz africana. População negra no Ceará. Negro e Educação. RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NO CEARÁ: EDUCAÇÃO E OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS Resumo: Nico Augusto có, Professor Orientador, Ivan Costa Lima Esta investigação se desenvolve na Universidade Internacional

Leia mais

VIDAS PRECÁRIAS E O SAGRADO: OPOSTOS EM MARCELINO FREIRE E ADÉLIA PRADO

VIDAS PRECÁRIAS E O SAGRADO: OPOSTOS EM MARCELINO FREIRE E ADÉLIA PRADO VIDAS PRECÁRIAS E O SAGRADO: OPOSTOS EM MARCELINO FREIRE E ADÉLIA PRADO Kayanna Pinter (PIBIC/UNIOESTE), Machado e Silva, Regina Coeli (Orientadora), e-mail: coeli.machado@yahoo.com.br. Universidade Estadual

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ RACISMO NA UNIVERSIDADE? Orientações para promoção da igualdade étnico-racial e superação do racismo Elaboração do Conteúdo Luana Lazzeri Arantes (Consultora Proges)

Leia mais

O Multiculturalismo na Educação Patrimonial: conceitos e métodos

O Multiculturalismo na Educação Patrimonial: conceitos e métodos O Multiculturalismo na Educação Patrimonial: conceitos e métodos Profa. Raquel Mello Salimeno de Sá Museu do Índio Instituto de História- UFU Comunicação Relato de Experiência Atualmente, exige-se dos

Leia mais

6 obras indispensáveis para refletir sobre a Consciência Negra

6 obras indispensáveis para refletir sobre a Consciência Negra 6 obras indispensáveis para refletir sobre a Consciência Negra No mês da Consciência Negra, conheça seis obras importantes que analisam e estimulam o pensamento crítico acerca dos papeis social do negro

Leia mais

HISTÓRIA E RACISMO O BRASIL UMA AFIRMAÇÃO PARA IDENTIDADE

HISTÓRIA E RACISMO O BRASIL UMA AFIRMAÇÃO PARA IDENTIDADE UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS II SIMPÓSIO DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS 13 e 14 de junho de 2013 HISTÓRIA E RACISMO O BRASIL UMA AFIRMAÇÃO

Leia mais

Proposta de redação: Somos todos iguais : expressão falaciosa da democracia moderna. O racismo ainda bate às portas.

Proposta de redação: Somos todos iguais : expressão falaciosa da democracia moderna. O racismo ainda bate às portas. Racismo Proposta de redação: Somos todos iguais : expressão falaciosa da democracia moderna. O racismo ainda bate às portas. Racismo: Manifestações racistas, como a recentemente sofrida pela jornalista

Leia mais

Em que medida políticas anti-raciais adotadas nos Estados Unidos podem. Sérgio Costa: Silvano Redon 1 POR

Em que medida políticas anti-raciais adotadas nos Estados Unidos podem. Sérgio Costa: Silvano Redon 1 POR Resenhas Sérgio Costa: o (des)encontro dos atlânticos COSTA, Sérgio Entre dois atlânticos: teoria social, anti-racismo, cosmopolitismo Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006. POR Silvano Redon 1 Em que

Leia mais

Projeto de pesquisa: África, afro descendentes e o Ensino de História.

Projeto de pesquisa: África, afro descendentes e o Ensino de História. Projeto de pesquisa: África, afro descendentes e o Ensino de História. ARAÚJO,Fábio Martins de 1 ; TEDESCO,Maria do Carmo F. 2 MORAES,Cristina de Cássia Pereira de 3 Palavras-chaves: Justificativa: África

Leia mais

Português 11º ano PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano letivo 2016/2017

Português 11º ano PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano letivo 2016/2017 OBJETIVOS GERAIS 1. Compreender textos orais de complexidade crescente e de diferentes géneros, apreciando a sua intenção e a sua eficácia comunicativas. 2. Utilizar uma expressão oral correta, fluente

Leia mais

O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA FICÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XX

O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA FICÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XX PROJETO DE PESQUISA O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA FICÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XX Profª. Ms. Patrícia Chanely da Silva Ricarte Coordenadora Prof. Paulo Alberto da Silva Sales Colaborador Acadêmica:

Leia mais

Legislação brasileira anti-preconceito anti-racismo: contextualização histórica Ementa: Objetivo:

Legislação brasileira anti-preconceito anti-racismo: contextualização histórica Ementa: Objetivo: DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUACÃO EM RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DISCIPLINA: Legislação brasileira anti-preconceito e anti-racismo: contextualização histórica PROFESSOR(ES): Alvaro

Leia mais

10 Referências Bibliográficas

10 Referências Bibliográficas 61 10 Referências Bibliográficas BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. CALAFATE RIBEIRO, Margarida. Uma história de regressos: império, guerra colonial e pós-colonialismo.

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: DEZ ANOS DEPOIS COMO FICAMOS? PPGE-PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: DEZ ANOS DEPOIS COMO FICAMOS? PPGE-PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO 02273 FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: DEZ ANOS DEPOIS COMO FICAMOS? Sônia Maria Soares de Oliveira PPGE-PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE

Leia mais

Estereótipos raciais a partir da escravidão no Brasil: o processo de marginalização do negro UNIDADE 3

Estereótipos raciais a partir da escravidão no Brasil: o processo de marginalização do negro UNIDADE 3 Estereótipos raciais a partir da escravidão no Brasil: o processo de marginalização do negro Estereótipos raciais a partir da escravidão no Brasil: o processo de marginalização do negro O racismo no Brasil:

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Pedagogia ANO/SEMESTRE: 2013-1 CURSO: Pedagogia FASE: 3ª DISCIPLINA: Curriculo:

Leia mais

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação das relações étnico-raciais. Educação.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação das relações étnico-raciais. Educação. A PRODUÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS GTS 18 E 21 DA ANPED (2009 2013): CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA Bruna Rocha Ferraz UnB Maria Clarisse Vieira UnB Resumo

Leia mais

PRECEDENTE HISTÓRICO. Castro Alves- Navio Negreiro. Negros vindos em navio negreiros.

PRECEDENTE HISTÓRICO. Castro Alves- Navio Negreiro. Negros vindos em navio negreiros. MOVIMENTO NEGRO PRECEDENTE HISTÓRICO Na origem das extremas desigualdades raciais observadas no Brasil está o fato óbvio de que os africanos e muitos dos seus descendentes foram incorporados à sociedade

Leia mais

LITERATURA, IDENTIDADE E DIFERENÇA CULTURAL (COMUNICAÇÃO DE PESQUISA DE DISCENTES DO PROGRAMA)

LITERATURA, IDENTIDADE E DIFERENÇA CULTURAL (COMUNICAÇÃO DE PESQUISA DE DISCENTES DO PROGRAMA) 4 LITERATURA, IDENTIDADE E DIFERENÇA CULTURAL (COMUNICAÇÃO DE PESQUISA DE DISCENTES DO PROGRAMA) OS CAMINHOS SECRETOS DE UM CONTO DE BORGES Maria Perla Araújo Morais* Percorrer um único caminho em uma

Leia mais

Os conceitos de raça e racismo

Os conceitos de raça e racismo Raça, desigualdade e política no Brasil contemporâneo Márcia Lima 14/08/2017 Os conceitos de raça e racismo A redenção de Cã. Modesto Brocos, 1895. Roteiro O conceito de raça O conceito de racismo (# discriminação

Leia mais

A literatura é o lugar das possibilidades : entrevista com Ana Maria Gonçalves

A literatura é o lugar das possibilidades : entrevista com Ana Maria Gonçalves DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2316-40185113 A literatura é o lugar das possibilidades : entrevista com Ana Maria Gonçalves Por Graziele Frederico, 1 Lúcia Tormin Mollo 2 e Paula Queiroz Dutra 3 Ana Maria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL PLANO DE ENSINO 2012-1 DISCIPLINA: Ciência Política PROFESSOR: Alan Dutra de Melo I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h II EMENTA O estudo da ciência política. A sociedade e o Estado. A população

Leia mais

RAÇA BRASIL REPORTAGENS: TEMAS & CÓDIGOS GRUPOS TEMÁTICOS (2.318 REPORTAGENS / 185 TEMAS & CÓDIGOS)

RAÇA BRASIL REPORTAGENS: TEMAS & CÓDIGOS GRUPOS TEMÁTICOS (2.318 REPORTAGENS / 185 TEMAS & CÓDIGOS) Personalidade Personalidade Perfil 322 Personalidade Personalidade Carreira 244 Estética Cabelos Femininos 157 Sociedade Eventos NULL 121 Estética Moda Feminina & Masculina 118 Estética Moda Feminina 107

Leia mais

RESENHA: O Patrimônio como Categoria do Pensamento, de José Reginaldo Santos.

RESENHA: O Patrimônio como Categoria do Pensamento, de José Reginaldo Santos. RESENHA: O Patrimônio como Categoria do Pensamento, de José Reginaldo Santos. d.o.i. 10.13115/2236-1499.2013v1n10p287 Emanoel Magno Atanásio de Oliveira 1 GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O patrimônio

Leia mais

Livraria online traz títulos diversos para esquerdistas e simpatizantes

Livraria online traz títulos diversos para esquerdistas e simpatizantes Livraria online traz títulos diversos para esquerdistas e simpatizantes Com nome em homenagem ao grande filósofo e comunista italiano, a Livraria Antonio Gramsci conta com uma extensa gama de livros voltada

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA E HISTÓRIA DAS POPULAÇÕES DE ORIGEM AFRICANA EM SANTA CATARINA

CENTRO DE MEMÓRIA E HISTÓRIA DAS POPULAÇÕES DE ORIGEM AFRICANA EM SANTA CATARINA CENTRO DE MEMÓRIA E HISTÓRIA DAS POPULAÇÕES DE ORIGEM AFRICANA EM SANTA CATARINA Área Temática: Educação Paulino de Jesus Francisco Cardoso 1 (Coordenador da Ação de Extensão) Mariah Amanda de Souza 2

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 4 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 4 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 A AVENTURA DE NAVEGAR *Descobrir o motivo das grandes navegações *Reconhecer as especiarias e o comércio entre África e Europa. *A importância das navegações. *As viagens espanholas e portuguesas

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: História - Licenciatura Campus: Cabo Frio SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Licenciatura em História tem por missão a formação profissional do Licenciando para o exercício do magistério

Leia mais

A diversidade étnica, cultural, social e a inclusão de pessoas com deficiência na Literatura Infantil

A diversidade étnica, cultural, social e a inclusão de pessoas com deficiência na Literatura Infantil A diversidade étnica, cultural, social e a inclusão de pessoas com deficiência na Literatura Infantil Temas ligados à diversidade sempre estiveram presentes na literatura infantil, ou na representação

Leia mais

IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos Olhares 05, 06 e 07 de junho de 2013 ISSN:

IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos Olhares 05, 06 e 07 de junho de 2013 ISSN: PERTENCIMENTO: A (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO NEGRO EXPATRIADO E ESCRAVIZADO EM UM DEFEITO DE COR Tayza Cristina Nogueira ROSSINI (UEM) Marcela Giseli BATALINI (UEM) Introdução A literatura afro tem conquistado

Leia mais

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: discussões iniciais

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: discussões iniciais EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: discussões iniciais OLIVEIRA, Ana Flávia Borges de Universidade Federal de Uberlândia anaflaviaborges97@hotmail.com SILVA, Aluê

Leia mais

A educação profissional e o acesso e a permanência dos quilombolas enquanto sujeitos diversos-desiguais

A educação profissional e o acesso e a permanência dos quilombolas enquanto sujeitos diversos-desiguais A educação profissional e o acesso e a permanência dos quilombolas enquanto sujeitos diversos-desiguais Fabiana Teixeira Marcelino Shilton Roque dos Santos Márcio Adriano de Azevedo Introdução O artigo

Leia mais

IDENTIDADE DAS MULHERES PROFESSORAS NEGRAS: NO CONTEXTO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

IDENTIDADE DAS MULHERES PROFESSORAS NEGRAS: NO CONTEXTO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE IDENTIDADE DAS MULHERES PROFESSORAS NEGRAS: NO CONTEXTO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE Lucimar de Souza Arguelho/Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD 1 FUNDECT/CAPES N 11/2015 EDUCA-MS.. Educação e relações

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E AS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE MS

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E AS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE MS A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E AS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE MS Jakellinny Rizzo - UFGD Eugenia Portela de Siqueira Marques - UFGD INTRODUÇÃO

Leia mais

REPRESENTAÇÕES DA POPULAÇÃO NEGRA EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA UTILIZADOS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

REPRESENTAÇÕES DA POPULAÇÃO NEGRA EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA UTILIZADOS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA REPRESENTAÇÕES DA POPULAÇÃO NEGRA EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA UTILIZADOS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA Marisleila Júlia Silva *(PG), Raimundo Márcio Mota de Castro 1 (PQ) * Pós-graduanda e Bolsista

Leia mais

UM ESTUDO DISCURSIVO DOS BLOGS: SENTIDOS DE/SOBRE. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade

UM ESTUDO DISCURSIVO DOS BLOGS: SENTIDOS DE/SOBRE. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade UM ESTUDO DISCURSIVO DOS BLOGS: SENTIDOS DE/SOBRE HOMOFOBIA Autor: Gustavo Grandini Bastos Orientadora: Profa. Dra. Lucília Maria Sousa Romão Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade

Leia mais

EDITAL nº 020/2015 MESTRADO EM LETRAS. (Recomendado pela CAPES na 156ª Reunião do CTC - dezembro/2014).

EDITAL nº 020/2015 MESTRADO EM LETRAS. (Recomendado pela CAPES na 156ª Reunião do CTC - dezembro/2014). EDITAL nº 020/2015 MESTRADO EM LETRAS (Recomendado pela CAPES na 156ª Reunião do CTC - dezembro/2014). DISCIPLINA ISOLADA 1º semestre de 2016 A Reitoria do CES/JF, no uso das atribuições que lhe foram

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CCH COORDENAÇÃO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CCH COORDENAÇÃO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CCH COORDENAÇÃO DE HISTÓRIA CÓDIGO HST-33 CRÉDITOS T P O ---------- 04 0 0 PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA FILOSOFIA

Leia mais

Bonecas Abayomi: Uma proposta de abordagem da relação Raça, Ciência e Gênero

Bonecas Abayomi: Uma proposta de abordagem da relação Raça, Ciência e Gênero Bonecas Abayomi: Uma proposta de abordagem da relação Raça, Ciência e Gênero Tânia Maria de Lima- PNT/UFMT/CAPES Glauce Viana Souza Torres - PNT/UFMT/CAPES Renata Rodrigues - PNT/UFMT/CAPES O Projeto Novos

Leia mais

Dossiê Indivíduo, Individualismo e Cultura

Dossiê Indivíduo, Individualismo e Cultura ISSN 1517-6916 CAOS Revista Eletrônica de Ciências Sociais Número 7 Setembro de 2004 Pág. 1-6 Dossiê Indivíduo, Individualismo e Cultura Apresentação Antropologia das Sociedades Contemporâneas: resultados

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião de jantar oferecido pelo presidente do Senegal, Abdoulaye Wade

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião de jantar oferecido pelo presidente do Senegal, Abdoulaye Wade , Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião de jantar oferecido pelo presidente do Senegal, Abdoulaye Wade Dacar-Senegal, 13 de abril de 2005 Caro Abdoulaye Wade, presidente da República do Senegal, Senhoras

Leia mais

Resenha. {Resenha {Tradução. História oral de vida ou entre- vista {Dossiê

Resenha. {Resenha {Tradução. História oral de vida ou entre- vista {Dossiê Resenha { História oral de vida ou entre- {Resenha {Tradução vista {Dossiê A música contando a vida: Strange Fruit: Billie Holiday e a biografia de uma canção Marcela Boni Evangelista Marcela Boni Evangelista

Leia mais

ETNOMATEMÁTICA NO GARIMPO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

ETNOMATEMÁTICA NO GARIMPO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ETNOMATEMÁTICA NO GARIMPO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Freudson Dantas de Lima 1 ; Francisco de Assis Bandeira 2 Mestrando em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós-Graduação

Leia mais

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM ANÁLISE DE DISCURSO (GEPEAD)

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM ANÁLISE DE DISCURSO (GEPEAD) GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM ANÁLISE DE DISCURSO (GEPEAD) Profa. Dra. Palmira HEINE (UEFS) O Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise de Discurso (GEPEAD) teve seu surgimento no início de 2012, no âmbito

Leia mais