Leia com a consciência tranquila

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Leia com a consciência tranquila"

Transcrição

1 Leia com a consciência tranquila Um estudo sobre o impacto ambiental Uma análise do ciclo de vida efectuada pelo Instituto de investigação Innventia e adjudicada pela organização comercial Sveriges Tidskrifter (a Associação Sueca de Editores de Revistas) em colaboração com a SCA, Posten Meddelande, Pressretur e Sörmlands Grafiska.

2 Descarregue o relatório: Todo o conjunto de resultados e dados de inventário poderá ser encontrado neste relatório e em dois anexos: Anexo 1 Processos e fontes de dados e Anexo 2 Resultados.

3 Impacto ambiental das revistas A questão climática veio criar a necessidade de ter uma melhor compreensão dos efeitos ambientais relativamente a revistas online e em formato impresso. Muitas pessoas têm a impressão de que as revistas impressas têm um maior impacto no ambiente, e que a leitura online é sempre uma alternativa mais amiga do ambiente. No sentido de analisar estes conceitos, a Associação Sueca de Editores de Revistas adjudicou ao instituto de investigação Innventia uma análise comparativa do impacto ambiental das revistas impressas e online partindo de uma perspectiva do ciclo de vida com a identificação das fases no ciclo de vida que causam um impacto ambiental e, consequentemente, definem as melhorias a efectuar. Os resultados deste estudo mostram que o impacto ambiental é muito baixo para ambos os canais de comunicação social; o que é, certamente, uma boa notícia. Sendo, assim, leia com a consciência tranquila tanto online como em formato impresso!

4 Cenário base Revistas impressas O impacto ambiental provocado pelas assinaturas anuais de uma revista mensal. Os números relativos ao cenário base, por exemplo, para a criação de mate- rial editorial, tempo de leitura, leitores por cópia e número de assinantes correspondem à média da indústria. A revista usada é um membro típico da organização comercial da Associação Sueca de Editores de Revistas. Ler na Internet Os utilizadores da Internet estão na Suécia, e utilizam o leque energético Sueco. Os computadores e algumas das matérias-primas e outros materiais são produzidos fora da Suécia. São incluídos neste estudo factores como a criação de material editorial, a produção de computadores etc., o arquivo de dados, o descarregamento e a leitura da página principal num computador portátil. A produção e a eliminação de computadores estão, também, incluídas.

5 Efeitos ambientais O estudo ambiental foi levado a cabo sob o formato de uma análise de um ciclo de vida. Tratase de um método estabelecido para identificação do impacto ambiental de um produto desde o início ao fim, i.e. desde a extracção das matérias-primas à produção, utilização e gestão de resíduos. O principal foco deste estudo é o impacto climatérico, conhecido como a pegada de carbono. Contudo, foram igualmente estudados outros efeitos ambientais; o esgotamento de recursos, a acidificação, a sobrefertilização, a destruição da camada de ozono e a formação do ozono ao nível zero. O potencial impacto climatérico é uma medida do total das emissões de gases com efeito de estufa causados pela produção de um produto. As emissões dos gases com efeito de estufa (em particular, dióxido de carbono) contribuem para aumentar a temperatura média da Terra. O estudo é baseado nas condições Suecas. Pegada de Carbono Formação do ozono ao nível zero Esgotamento dos recursos Destruição da camada de ozono Acidificação Sobrefertilização

6 Qual a extensão do impacto climatérico? Ler uma revista impressa e ler uma revista online tem um impacto ambiental, mas este impacto é pequeno e similar em ambos os canais. Ler uma revista impressa e ler uma revista online durante um ano gera o mesmo nível de emissão de gases com efeito de estufa: 1kg de equivalentes de CO 2 *. Os equivalentes a um quilograma de CO 2 representam 0,1 milésimos da média de impacto ambiental dum Sueco durante um ano. As emissões equivalentes a 1 kg de CO 2 correspondem a: condução de um enorme carro a gasolina mais de 4 km (apenas relativamente ao impacto ambiental da gasolina) condução de um carro amigo do ambiente mais de 8 km (apenas combustível) voo para o estrangeiro, cerca de 4 pessoas-km ver TV durante cerca de 2 horas * A soma do Potencial de Aquecimento Global de diversos gases com efeito de estufa convertido em equivalentes de CO 2. O consumo médio dum Sueco cria emissões que correspondem a 10 toneladas de equivalentes de CO 2 por ano*. Ler uma revista, em formato papel ou online, durante um ano corresponde a 0,1 milésimos deste. *Fonte: Agência Sueca para Protecção Ambiental 2008

7 O que é o impacto? As actividades dos jornalistas na criação dos conteúdos das revistas contribuem para uma quantidade considerável do impacto ambiental tanto das revistas impressas como das revistas online. A este nível, viajar, particularmente em carros a gasolina ou a gasóleo e de avião, contribui substancialmente para o impacto ambiental. Os resultados mostram a importância da produção para actividades de energia intensiva, como a produção de papel e de celulose, e respectiva impressão. Uma vez que o leque energético Sueco usa uma baixa quantidade de combustíveis fósseis, existem consideráveis benefícios com a impressão de papel Sueco na Suécia. Não existe qualquer impacto ambiental com as revistas impressas no que se refere à leitura das mesmas, o que significa que quantos mais leitores por revista, mais baixa a carga ambiental por revista lida. Isto é verdadeiro em relação à quantidade de tempo de leitura quanto mais tempo dispensado na leitura da revista, mais protecção do ambiente iremos conseguir com a leitura da revista impressa. O impacto ambiental provocado pela leitura de uma revista online aumenta com a quantidade de tempo de leitura. Se a leitura exceder 40 minutos por mês, o impacto ambiental da revista online é mais elevado que o de uma revista impressa. O impacto ambiental da leitura de uma assinatura de uma revista impressa é mais baixo que a leitura de uma revista impressa que é vendida apenas como uma cópia. Nem todas as revistas numa prateleira acabam por ser vendidas, o que significa que 1,7 cópias são impressas para uma cópia apenas. Contudo, as cópias não vendidas são recicladas. O sistema de reciclagem das revistas impressas reduz o respectivo impacto ambiental. Na Suécia, 9 em 10 revistas são recicladas. Podem ser usadas como matéria-prima para a produção de novo papel e também para gerar calor e electricidade, por meio da incineração de papel que não é reciclado. Ter uma floresta bem gerida com um crescimento líquido leva a uma absorção líquida de dióxido de carbono na floresta. O efeito não está incluído no cenário base. Se este efeito estivesse incluído, o impacto ambiental das revistas impressas seria até mais reduzido que os equivalentes a 1kg de CO 2.

8 Ler revistas impressas Segue-se o fluxograma dos diferentes modelos de produção que formam a base da análise LCA. Cerca de 15 empregados trabalham no gabinete editorial e o mesmo número de horas são gastas na produção de revistas impressas e em revistas online. O impacto ambiental editorial foi distribuído de forma igual pelos leitores, independentemente da leitura de revistas impressas ou revistas online, no sentido de não afectar a comparação dos canais de comunicação social. As emissões offset através da produção de papel para revista Operações florestais T Celulose & Papel T Criação dos conteúdos Impressão offset Distribuição pelo correio: 91% Utilizador/ Leitor Reciclagem Arquivo T= transporte Distribuição pelas lojas: 9% Incineração As emissões offset através da produção de calor e electricidade O impacto ambiental por leitor é mais baixo quando os leitores compram uma assinatura do que quando compram cópias individuais. As revistas impressas são produzidas, distribuídas e eliminadas na Suécia. 91 por cento da distribuição é efectuada pelo correio, e 9 por cento corresponde a vendas de cópias individuais. O papel para a revista no estudo é produzido em Ortviken (SCA) e impresso em Katrinenholm (Sörmlands Grafiska). A exploração florestal, o transporte da madeira, a produção de papel, o transporte do papel, a criação de conteúdos da revista, a impressão, a pós-produção, a distribuição da revista, a sua utilização e reciclagem, gestão de resíduos e arquivo estão incluídas.

9 A leitura de revistas online Criação dos conteúdos Servidor e centro de dados As emissões offset através da reciclagem de metais Produção de computadores, modems, impressoras domésticas e papel de escritório Descarregamento da Internet Utilizador/ Leitor Reciclagem Eliminação do papel As emissões offset através da produção de papel de jornal, calor e electricidade. Os utilizadores da Internet estão na Suécia, e utilizam o leque energético Sueco. Os computadores e algumas das matérias-primas e outros materiais são produzidos fora da Suécia. A criação de material editorial, a produção de computadores, etc, o registo de dados, o descarregamento e a leitura da página principal num computador portátil doméstico estão incluídos neste estudo. A produção e a eliminação de computadores estão, também, incluídas. Trabalho editorial Quando a equipa editorial cria os conteúdos da revista, tem um impacto no clima, tanto para a revista online como para a revista impressa. O principal impacto do trabalho editorial é viajar para trabalho no terreno, bem como a energia usada para os computadores e aquecimento do escritório. Leque energético Sueco Este estudo utiliza o leque energético Sueco para o consumo de electricidade na Suécia; o que vem a ter um baixo impacto climatérico devido às fontes renováveis como a energia hídrica e a energia nuclear, e alguns combustíveis fósseis. O leque energético Sueco produz cerca de 1/8 das emissões de CO 2 do leque energético médio nos países da EU.

10 A arte da comparação Temos de comparar as coisas certas para produzir os resultados certos. Foi isto que esteve no centro do nosso estudo. A assinatura de uma revista impressa/ compra de uma revista na loja com um tempo de leitura normal durante um ano Leitores Correspondendo o tempo de leitura das revistas online a um período de um ano Leitores Um leitor gasta uma média de cerca de 40 minutos por edição para ler uma revista Sueca impressa 1. A média de uma revista Sueca tem 3,23 leitores por cópia 2. Quanto maior for o número de leitores, menor o impacto climatérico. A revista típica que foi estudada é impressa na Suécia e tem 11 edições por ano (incluindo uma edição dupla). O tempo que o leitor gasta online contribui para o impacto climatérico. O tempo de leitura de uma revista online no estudo é de 40 minutos por mês, dividido entre três visitas ao website por mês. Quanto maior o tempo de leitura, maior o impacto climatérico. O leitor usa o leque energético Sueco, um computador portátil com um modem ADSL e imprime duas páginas de um lado apenas por mês. Fonte: 1) Orvesto QRS 2006, Sifo Research International 2) Orvesto Konsument 2009 como um todo, Sifo Research International

11 Impacto climatérico por leitor e por ano GWP=Potencial do aquecimento global GWP (kg CO 2 -e) 1,1 0,9 0,7 0,5 0,3 0,1-0,1-0,3 Total Revista impressa incluindo o trabalho jornalístico Trabalho jornalístico Operações florestais Utilização do transporte Celulose & Papel Totalt Journalistiskt arbete Skogsbruk Transport bruk Massa & papper Transporte para impressão Transport tryckeri Impressão offset Offsettryck Distribuição postal Postdistribution Transporte para a loja Transport affär Utilizador/Leitor Reciclagem Arquivo Användare/läsare Återvinning Arkivering Incineração As emissões que são offset Förbränning Utsläpp som undviks GWP (kg CO 2 -e) 1,1 14 0,9 0,7 0,5 Revista online incluindo o trabalho jornalístico 0,3 0,1-0,1 Total Trabalho jornalístico Centro de dados Energia da Internet Totalt Journalistiskt arbete Datacenter Internet energi Energia do modem Modem energi Energia do computador Dator energi Produção do computador Produktion dator Eliminação do compuatdor Hemmaskrivare Dator avfallshantering Impressora doméstica Papel para a impressora Papper hemmaskrivare Eliminação do papel Papper avfallshantering Cenário base. O impacto climatérico potencial (GWP) de um leitor durante um ano; no total e dividido por várias fases no ciclo de vida das revistas em papel e online.

12 Impacto climatérico das revistas impressas produção de papel representa a maior A quota do impacto climatérico da revista impressa. Imprimir em papel sueco é, assim, de grande benefício para o clima uma vez que o leque energético Sueco utiliza uma pequena quantidade de combustíveis fósseis. Quanto maior for o número de assinantes, mais baixo o impacto ambiental. Caso mais pessoas leiam a mesma cópia, o impacto ambiental é mais baixo por leitor. Uma revista tem em média 3,23 leitores por cópia. Todos os anos, reciclamos cerca de 50 kg de papel por pessoa na Suécia, i.e. 91 por cento de todos os jornais, revistas, catálogos e correio. Cada quilo de papel reciclado liberta 1,4 kg de emissões de dióxido de carbono para a atmosfera. As fibras recicladas das revistas recolhidas poderão ser usadas como matériaprima para a produção de novo papel de revista e outros produtos em papel. O sucesso das revistas é uma paixão; as revistas mais bem sucedidas na Suécia são revistas entusiastas. O impacto climatérico das revistas impressas, cenários diferentes GWP (kg CO 2 -e) 0,0 0,5 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 3,5 Cenário Bascenario base 100% 100% correio post Com suplementos Med bilagor & DVD Mais Fler páginas* sidor* Leque energético Nordisk Nórdico el Leque energético Europeisk Europeu el 11 leitor/cópia läsare/ex 5 leitores/cópia 5 läsare/ex Utan Sem journalistiskt trabalho jornalístico arbete * Calculado com base em 200 páginas e não em 120 páginas como no cenário base. O impacto climatérico potencial (GWP) de um leitor de uma revista impressa durante um ano em vários cenários e escolhas.

13 Bascenario O impacto climatérico das revistas online Ao ler uma revista online, o tempo gasto pelo utilizador online é significativo para o respectivo impacto climatérico. Quanto menos tempo online, mais baixo o impacto ambiental. parte dominante do impacto ambiental para A edições online é a produção do computador. Apenas uma pequena parte do impacto ambiental da produção informática afecta a revista online no estudo. electricidade usada na infra-estrutura na A web, o modem ADSL e os computadores correspondem à segunda maior contribuição. O leque energético Sueco tem um menor impacto ambiental. número de impressões que utilizam a O impressora doméstica afecta o impacto climatérico. As crianças estão a começar a usar a Internet desde os primeiros anos hoje em dia, 50% das crianças Suecas com quatro anos utilizam a Internet. O impacto climatérico das revistas online, cenários diferentes GWP (kg CO 2 -e) 0,0 0,5 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 3,5 Cenário base Leque energético Nórdico Leque energético Europeu Utilização da luz* 1/3 de trifluido de azoto** Não trifluido de azoto Sem trabalho jornalístico * Calculado com base em 10 minutos comparado com 40 minutos no cenário base. O impacto climatérico potencial (GWP) de um leitor de uma revista online durante um ano em vários cenários e escolhas. **Um gás de estufa muito poderoso (1700 vezes mais forte do que o CO 2 ) utilizado para limpeza de componentes eletrônicos durante a produção. GWP (kg CO 2 -e)

14 Algumas palavras acerca da floresta Em anos recentes, o papel foi sujeito a críticas negativas e muitas vezes levando a problemas ambientais. Muitas pessoas acreditam que usando menos papel salvariam florestas e ficaríamos, assim, com um ambiente melhor. Contudo, a produção de papel ajuda as florestas a crescer. O papel é, também, uma das poucas matérias-primas renováveis e recicláveis que existem actualmente. Um benefício das fibras em madeira é que regeneram naturalmente e podem ser reusadas muitas vezes. Ter uma floresta bem gerida com um crescimento líquido leva a uma absorção líquida de dióxido de carbono biogénico na floresta. As florestas que estão em crescimento fixam mais dióxido de carbono que as florestas antigas que não estão activamente a ser usadas. O efeito não está incluído no cenário base do estudo. Se estivesse incluído, o impacto ambiental das revistas impressa seria até mais reduzido que os equivalentes a 1kg de CO 2. O volume da madeira nas florestas Suecas aumentou 75 por cento durante os últimos 90 anos. Uma árvore é usada para muitos produtos. Um mal entendido comum é que as árvores grandes são abatidas para formar celulose. Na verdade, a SCA tem operações florestais efectivas, onde todas as partes das árvores são usadas para diferentes actividades e produtos finais. Na realização de trabalhos de desgaste e afinamento, que têm de ser efectuados em árvores com elevado crescimento, o material residual é usado para celulose. Os topos das árvores, os ramos e os rebentos das florestas adultas são usados para biocombustível. O tronco é usado para produtos em madeira serrada, i.e. troncos. O pó da serra e as chispas que sobram na serraria são usadas para pellets (pequenos cubos de madeira pressionados que são usados para aquecimento) e celulose. Três novas árvores são plantadas por cada nova árvore que é abatida. Os viveiros da SCA produzem cerca de 100 milhões de plantas todos os anos. A floresta cresce mais se estiver a ser usada do que se for deixada intocada, sendo que a nossa floresta cresceu 50 milhões m 3 desde Uma floresta jovem e em crescimento também fixa mais dióxido de carbono do que uma floresta mais antiga, que é essencial na limitação do aquecimento global. O FSC (Forest Stewardship Council) é uma certificação ambiental para operações florestais que garantem florestas bem geridas. A missão do FSC é promover uma gestão ambientalmente apropriada, socialmente benéfica e economicamente viável das florestas mundiais. São levadas a cabo verificações anuais por parte de auditores externos.

15 Faça a diferença escolhendo FSC A etiqueta FSC mostra que produtos foram fabricados a partir da madeira das florestas certificadas com FSC. Poderá estar seguro sabendo que estes produtos foram produzidos de uma forma responsável. Ao comprar produtos com a certificação FSC reforça também o interesse numa utilização responsável das florestas mundiais. As regras da FSC salvaguardam por exemplo: Mais de 11 milhões de hectares de área florestal na Suécia são certificadas pelo FSC (2009). O que corresponde aproximadamente a metade da área florestal produtiva. Mais de 100 milhões de hectares de área florestal estão certificados de acordo com o sistema FSC, dividido entre mais de 82 países. O que corresponde aproximadamente a 5 por cento da área florestal produtiva mundial. os animais e plantas ameaçadas a capacidade futura da Terra em sustentar as florestas condições médicas seguras e saudáveis para as pessoas que trabalham nas florestas os direitos das pessoas indígenas As entregas de papel de impressão com certificação FSC da SCA (Fábricas de Ortviken e Laarkirchen) Toneladas Ano

16 Conclusões Todos os resultados de consumo médio nas emissões de gases com efeito de estufa, tanto nas revistas impressas como na leitura na Internet. Ler uma revista em papel de assinatura e ler durante o mesmo tempo na Internet gera as mesmas emissões de gases com efeito de estufa. O comportamento do utilizador é uma característica essencial do impacto ambiental da utilização da Internet. Ler uma revista online não é necessariamente melhor para o ambiente. Se a leitura for menor que 40 minutos por mês, o impacto ambiental da revista online é mais baixo que os equivalentes a 1 kg de CO 2 por ano. As actividades dos jornalistas na criação dos conteúdos das revistas contribuem para uma quantidade considerável do impacto ambiental tanto das revistas impressas como das revistas online. O leque energético é importante. A electricidade de fontes diversas tem um impacto ambiental diferente. O leque energético Sueco tem um baixo impacto climatérico devido à elevada proporção de energia hidro e nuclear, enquanto que os leques energéticos Europeu e Nórdico têm um impacto climatérico elevado como uma grande proporção gerada usando combustíveis fósseis. Impressão: Tryckeribolaget, Dezembro FSC nr SGS-COC Tanto o papel como a impressora possuem certificação FSC. (Dentro GraphoCote 90, capa Tom&otto silk). O sistema de reciclagem das revistas impressas reduz o respectivo impacto ambiental. Na Suécia, 9 em 10 revistas são recicladas. Ter uma floresta bem gerida com um crescimento líquido leva a uma absorção líquida de dióxido de carbono na floresta. As florestas que estão em crescimento fixam mais dióxido de carbono que as florestas antigas que não estão activamente a ser usadas. O efeito não está incluído no cenário base. Se estivesse incluído, o impacto ambiental das revistas impressa seria até mais reduzido que os equivalentes a 1kg de CO 2. Os resultados deste estudo irão fornecer melhores dados para o processo de comunicação com accionistas com consciência ambiental, e com capacidade para serem usados para um trabalho de melhoria interna uma vez que o estudo oferece um cenário mais esclarecedor como ocorre o impacto ambiental no fluxo. O consumo médio da Suécia cria emissões que correspondem a 10 toneladas de equivalentes de CO2 por ano*. Ler uma revista, em formato papel ou online, durante um ano corresponde a 0,1 milésimos deste. LEIA COM UMA CONSCIÊNCIA TRANQUILA! publicationpapers.sca.com Porque nuestros productos hacen que tu vida y la de millones de personas en todo el mundo sea más fácil. Porque nuestros recursos y nuestra forma de trabajar son partes naturales del ciclo de vida global. Y porque nos importa.

A primeira análise do ciclo de vida da embalagem de leite UHT em toda a Europa

A primeira análise do ciclo de vida da embalagem de leite UHT em toda a Europa Título 10 / 11 A primeira análise do ciclo de vida da embalagem de leite UHT em toda a Europa A análise do IFEU compara os impactos ambientais das embalagens cartonadas, as garrafas PEAD e PET: as embalagens

Leia mais

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS AG Rainier van Roessel Membro da Diretoria Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23

Leia mais

Problemas Ambientais

Problemas Ambientais Problemas Ambientais Deflorestação e perda da Biodiversidade Aquecimento Global Buraco na camada de ozono Aquecimento Global - Efeito de Estufa Certos gases ficam na atmosfera (Troposfera) e aumentam

Leia mais

Mais clima para todos

Mais clima para todos Mais clima para todos 1 Mais clima para todos Na União Europeia, entre 1990 e 2011, o setor dos resíduos representou 2,9% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), e foi o 4º setor que mais contribuiu

Leia mais

Realização: Aquecimento Global. Parceiros: Apoiadores:

Realização: Aquecimento Global. Parceiros: Apoiadores: Realização: Parceiros: Aquecimento Global Apoiadores: O que é o efeito estufa? É um fenômeno natural, provocado por alguns gases da atmosfera, que mantêm o nosso planeta aquecido. Esse processo acontece

Leia mais

Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique:

Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique: Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique: - Joana Moreira Lima nº16 - José Fernando nº17 - Sandra oliveira nº23 O carvão, o petróleo e o gás natural são combustíveis fósseis.

Leia mais

Produtos florestais certificados pela SCA

Produtos florestais certificados pela SCA Produtos florestais certificados pela SCA PE FC /05-33-132 Promoting Sustainable Forest Management www.pefc.org PORQUE QUE É QUE ME INTERESSA? A certificação florestal estabelece uma verdadeira ligação

Leia mais

Energia, tecnologia e política climática: perspectivas mundiais para 2030 MENSAGENS-CHAVE

Energia, tecnologia e política climática: perspectivas mundiais para 2030 MENSAGENS-CHAVE Energia, tecnologia e política climática: perspectivas mundiais para 2030 MENSAGENS-CHAVE Cenário de referência O estudo WETO apresenta um cenário de referência que descreve a futura situação energética

Leia mais

SKde. Papéis com carácter

SKde. Papéis com carácter SKde Papéis com carácter Líder Sustentável Natural Reciclagem Papel Inovação Espanha Europa Papéis com carácter Lde Líder Um grande grupo, líder nos seus mercados e orientado para a satisfação do cliente

Leia mais

Engenharia Florestal. Desenvolvimento Rural

Engenharia Florestal. Desenvolvimento Rural Engenharia Florestal Desenvolvimento Rural 2/05/2010 Trabalho realizado por : Ruben Araújo Samuel Reis José Rocha Diogo Silva 1 Índice Introdução 3 Biomassa 4 Neutralidade do carbono da biomassa 8 Biomassa

Leia mais

PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2012 POR JM. Energia sustentável

PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2012 POR JM. Energia sustentável PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2012 POR JM Energia sustentável A ONU declarou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. Esta iniciativa pretende chamar

Leia mais

Sustentabilidade no Setor Varejista Brasileiro. Fernando de Castro Presidente

Sustentabilidade no Setor Varejista Brasileiro. Fernando de Castro Presidente Sustentabilidade no Setor Varejista Brasileiro Fernando de Castro Presidente Quem Somos Grupo de empresários preocupados em: o Contribuir com políticas de desenvolvimento para o Brasil o Participação do

Leia mais

Utilização Racional de Biomassa Florestal Mitos e Realidades

Utilização Racional de Biomassa Florestal Mitos e Realidades Utilização Racional de Biomassa Florestal Mitos e Realidades Paulo Canaveira Seminário Tecnicelpa Bioenergias. Novas Tendências 30 Março 2007 CELPA, Associação da Indústria Papeleira Pomos o Futuro no

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana.

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. O aumento da população humana é frequentemente citado como a principal causa de problemas para o planeta. De facto a humanidade está a crescer

Leia mais

Posição da indústria química brasileira em relação ao tema de mudança climática

Posição da indústria química brasileira em relação ao tema de mudança climática Posição da indústria química brasileira em relação ao tema de mudança climática A Abiquim e suas ações de mitigação das mudanças climáticas As empresas químicas associadas à Abiquim, que representam cerca

Leia mais

DISPLAYS EMBALAGENS ARAMADOS E INJETADOS PARA SUAS CAMPANHAS DE PDV MERCADO ATUAL. são PESADAS e pouco práticas. Espaço RESTRITO para COMUNICAÇÃO

DISPLAYS EMBALAGENS ARAMADOS E INJETADOS PARA SUAS CAMPANHAS DE PDV MERCADO ATUAL. são PESADAS e pouco práticas. Espaço RESTRITO para COMUNICAÇÃO MERCADO ATUAL O mercado consome DISPLAYS ARAMADOS E INJETADOS PARA SUAS CAMPANHAS DE PDV Espaço RESTRITO para COMUNICAÇÃO EMBALAGENS são PESADAS e pouco práticas MERCADO ATUAL Exige mais TEMPO DE PLANEJAMENTO

Leia mais

Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental

Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental A Nestlé, na qualidade de Companhia líder em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, assume o seu objectivo

Leia mais

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Práticas de sustentabilidade Ações que tenham como objetivo a construção de um novo modelo de cultura institucional visando a inserção de critérios de sustentabilidade

Leia mais

Exploração sustentada de recursos geológicos Recursos energéticos

Exploração sustentada de recursos geológicos Recursos energéticos Exploração sustentada de recursos geológicos Recursos energéticos Aula nº85 22 Maio 09 Prof. Ana Reis Recursos energéticos Vivemos numa época em que os recursos energéticos afectam a vida de todas as pessoas.

Leia mais

PORTUCEL SOPORCEL. INVESTIGAÇÃO NAS ÁREAS DA FLORESTA E DO PAPEL Uma renovação de raiz EMPRESA

PORTUCEL SOPORCEL. INVESTIGAÇÃO NAS ÁREAS DA FLORESTA E DO PAPEL Uma renovação de raiz EMPRESA PORTUCEL SOPORCEL INVESTIGAÇÃO NAS ÁREAS DA FLORESTA E DO PAPEL Uma renovação de raiz EMPRESA Com uma posição de grande relevo no mercado internacional de pasta e papel, o Grupo Portucel Soporcel é uma

Leia mais

FORNECEMOS EQUIPAMENTOS E LINHAS COMPLETAS PARA FABRICAÇÃO DE PELLET S PELLETS DE MADEIRA O COMBUSTIVEL DE AMANHÃ

FORNECEMOS EQUIPAMENTOS E LINHAS COMPLETAS PARA FABRICAÇÃO DE PELLET S PELLETS DE MADEIRA O COMBUSTIVEL DE AMANHÃ FORNECEMOS EQUIPAMENTOS E LINHAS COMPLETAS PARA FABRICAÇÃO DE PELLET S PELLETS DE MADEIRA O COMBUSTIVEL DE AMANHÃ Os Pellets são um combustível ideal, limpo e de CO2 neutro. Podem ser produzidos através

Leia mais

CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO

CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO Medidas estão sendo tomadas... Serão suficientes? Estaremos, nós, seres pensantes, usando nossa casa, com consciência? O Protocolo de Kioto é um acordo internacional, proposto

Leia mais

A Sustentabilidade do Uso da Biomassa Florestal

A Sustentabilidade do Uso da Biomassa Florestal A Sustentabilidade do Uso da Biomassa Florestal Francisco Goes Aveiro, 20 de Março de 2014 CELPA, Associação da Indústria Papeleira Pomos o Futuro no Papel Índice 1. A CELPA 2. O eucaliptal nacional 3.

Leia mais

O MUNDO ONDE VIVEMOS!

O MUNDO ONDE VIVEMOS! O MUNDO ONDE VIVEMOS! PLANETA TERRA BIOSFERA (SERES VIVOS) ATMOSFERA (AR) HIDROSFERA (ÁGUA) LITOSFERA (TERRA) AMBIENTE NO SÉC. S XX A TEMPERATURA DA TERRA AUMENTOU MAIS OU MENOS DE 0,6ºC C A 2ºC. 2 AS

Leia mais

CARTA ABERTA AO BRASIL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA 2015

CARTA ABERTA AO BRASIL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA 2015 ATENÇÃO: ANTES DE ASSINAR ESTA CARTA, LEIA O CONTEÚDO ATÉ O FINAL E CLIQUE NO LINK. FÓRUM DE AÇÃO EMPRESARIAL PELO CLIMA CARTA ABERTA AO BRASIL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA 2015 O desafio da mudança do clima

Leia mais

EDP. PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA

EDP. PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA EDP PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA O Grupo EDP Energias de Portugal centra as suas actividades na produção, distribuição e comercialização de energia eléctrica,

Leia mais

O Consumo de Energia está a aumentar

O Consumo de Energia está a aumentar Schneider Electric -Eficiência Energética HAG 04/2010 1 Luis Hagatong Energy Efficiency Manager Schneider Electric Portugal 3 as Jornadas Electrotécnicas Máquinas e instalações eléctricas ISEP 29 e 30

Leia mais

ISO 14000. Estrutura da norma ISO 14001

ISO 14000. Estrutura da norma ISO 14001 ISO 14000 ISO 14000 é uma serie de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) e que estabelecem directrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas. Histórico

Leia mais

O RELATÓRIO DE ENERGIA ENERGIA 100% RENOVÁVEL ATÉ 2050

O RELATÓRIO DE ENERGIA ENERGIA 100% RENOVÁVEL ATÉ 2050 O RELATÓRIO DE ENERGIA ENERGIA 100% RENOVÁVEL ATÉ 2050 Este Relatório foi possível graças ao generoso apoio da ENECO ISBN 978 2 940443 26 0 Fotografia da capa: Wild Wonders of Europe / Inaki Relanzon /

Leia mais

Case study. Aumentar o conhecimento, informar a decisão ÍNDICE E.VALUE ENERGIA E CO2 EM PORTUGAL EMPRESA

Case study. Aumentar o conhecimento, informar a decisão ÍNDICE E.VALUE ENERGIA E CO2 EM PORTUGAL EMPRESA Case study 2010 Aumentar o conhecimento, informar a decisão ÍNDICE E.VALUE ENERGIA E CO2 EM PORTUGAL EMPRESA A E.Value S.A. é uma empresa de consultoria e desenvolvimento, com competências nos domínios

Leia mais

A MAIOR REDE DE JORNAIS DO BRASIL. E DO MUNDO

A MAIOR REDE DE JORNAIS DO BRASIL. E DO MUNDO A MAIOR REDE DE JORNAIS DO BRASIL. E DO MUNDO O Metro foi criado em 1995 em Estocolmo, na Suécia. Chegou ao Brasil em 2007 e já é o maior jornal do país. Sempre entregue gratuitamente nas mãos do seu consumidor.

Leia mais

Papel. Etapa 6- Esta etapa trata-se do papel sendo utilizado por seus consumidores em diversas formas, como em livros, cartas, jornais, etc.

Papel. Etapa 6- Esta etapa trata-se do papel sendo utilizado por seus consumidores em diversas formas, como em livros, cartas, jornais, etc. Ciclo de Vida Papel Há divergência quanto ao período de surgimento do papel, pois foi um processo que foi sendo desenvolvido ao longo dos anos, porém há registros deste sendo utilizado primeiramente pelos

Leia mais

Relatório da Visita de Estudo à. Central Termoeléctrica da CEM em Coloane. Escola Portuguesa de Macau Disciplina: Física e Química A

Relatório da Visita de Estudo à. Central Termoeléctrica da CEM em Coloane. Escola Portuguesa de Macau Disciplina: Física e Química A Relatório da Visita de Estudo à Central Termoeléctrica da CEM em Coloane Escola Portuguesa de Macau Disciplina: Física e Química A Trabalho realizado por: António Sérgio Ribeiro, 10ºA, Nº3 Data: 19/03/2010

Leia mais

Pegada de Carbono. Carbon Footprint. Abril 2013

Pegada de Carbono. Carbon Footprint. Abril 2013 Pegada de Carbono Carbon Footprint Abril 2013 O que é pegada de carbono Carbon Footprint É o total de emissões de CO2 e de quaisquer outros gases (GEE), expressas em termos de carbono equivalentes de dióxido

Leia mais

Soluçoes ~ Gráficas. Digital. Off-Set. Compromisso com o CERTIFICAÇÃO FSC FOREST STEWARDSHIP COUNCIL. www.dizart.com.br

Soluçoes ~ Gráficas. Digital. Off-Set. Compromisso com o CERTIFICAÇÃO FSC FOREST STEWARDSHIP COUNCIL. www.dizart.com.br Soluçoes ~ Gráficas Digital Off-Set CERTIFICAÇÃO FSC FOREST STEWARDSHIP COUNCIL www.dizart.com.br SOBRE O FSC É amplamente aceito que os recursos florestais e as áreas por eles ocupadas devam ser manejados

Leia mais

Nos estúdios encontram-se um entrevistador (da rádio ou da televisão) e um representante do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural

Nos estúdios encontram-se um entrevistador (da rádio ou da televisão) e um representante do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural Guião de Programa de Rádio e Televisão Tema: Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) Nos estúdios encontram-se um entrevistador (da rádio ou da televisão) e um representante

Leia mais

ESTUDO DA PEGADA CARBÓNICA NO SECTOR FINANCEIRO EM PORTUGAL

ESTUDO DA PEGADA CARBÓNICA NO SECTOR FINANCEIRO EM PORTUGAL ESTUDO DA PEGADA CARBÓNICA NO SECTOR FINANCEIRO EM PORTUGAL Agosto de 2010 ÍNDICE ÍNDICE... 2 ENQUADRAMENTO... 3 O IMPACTE DO SECTOR FINANCEIRO NAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS... 4 PEGADA CARBÓNICA DO SECTOR

Leia mais

O papel de Portugal no mundo é mais importante do que imagina

O papel de Portugal no mundo é mais importante do que imagina Informação 8 de Fevereiro de 2011 Campanha institucional do grupo Portucel Soporcel arranca hoje O papel de Portugal no mundo é mais importante do que imagina Arranca hoje a nova campanha institucional

Leia mais

Grandes Problemas Ambientais

Grandes Problemas Ambientais Grandes Problemas Ambientais O aumento do efeito de estufa; O aquecimento global; A Antárctica; A desflorestação; A Amazónia; A destruição da camada de ozono; As chuvas ácidas; O clima urbano; Os resíduos

Leia mais

Certificação e Monitorização de Edifícios Públicos Municipais em Cascais

Certificação e Monitorização de Edifícios Públicos Municipais em Cascais Certificação e Monitorização de Edifícios Públicos Municipais em Cascais TECNOFIL Workshop Municípios e Certificação Energética de Edifícios Lisboa, 18 Junho 2009 Objectivos A Agência Cascais Energia é

Leia mais

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Elevadores e Escadas Rolantes

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Elevadores e Escadas Rolantes Mod 10-381 rev 0 Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Manutenção de Elevadores e Escadas Rolantes Mensagem do Conselho de Administração Mensagem do Conselho de Administração A

Leia mais

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento.

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento. MERCADO DE CARBONO M ERCADO DE C A R O mercado de carbono representa uma alternativa para os países que têm a obrigação de reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa e uma oportunidade

Leia mais

Controlador de Energia Eléctrica. Redutores de Caudal de Água. Supertech o Génio do Depósito do Combustível

Controlador de Energia Eléctrica. Redutores de Caudal de Água. Supertech o Génio do Depósito do Combustível Controlador de Energia Eléctrica Redutores de Caudal de Água Supertech o Génio do Depósito do Combustível 2 O QUE SÃO OS CONTROLADORES? Os controladores são equipamentos de tecnologia inteligente que optimizam

Leia mais

A Rockwell Automation está empenhada em aplicar. É nossa política irmos além do mero cumprimento. dos regulamentos e agirmos no interesse das

A Rockwell Automation está empenhada em aplicar. É nossa política irmos além do mero cumprimento. dos regulamentos e agirmos no interesse das ISO 14001 A4PT.QXD 8/31/99 4:52 PM Page 1 POLÍTICA AMBIENTAL A Rockwell Automation está empenhada em aplicar os mais altos padrões de gestão ambiental mundial. É nossa política irmos além do mero cumprimento

Leia mais

Como o efeito estufa pode render dinheiro para o Brasil. A Amazônia e o seqüestro de carbono e o protocolo de kyoto

Como o efeito estufa pode render dinheiro para o Brasil. A Amazônia e o seqüestro de carbono e o protocolo de kyoto Como o efeito estufa pode render dinheiro para o Brasil A Amazônia e o seqüestro de carbono e o protocolo de kyoto Histórico das reuniões 1992 - assinam a Convenção Marco sobre Mudança Climática na ECO-92.

Leia mais

Título de Emissão de Gases com Efeito de Estufa

Título de Emissão de Gases com Efeito de Estufa Título de Emissão de Gases com Efeito de Estufa TE GEE.281.01 II Nos termos do Decreto-Lei n.º 233/2004, de 14 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelos Decretos-Lei n.º 243-A/2004, de 31 de Dezembro,

Leia mais

Imaginem o vinho de baixo carbono

Imaginem o vinho de baixo carbono Imaginem o vinho de baixo carbono 1 Imaginem o vinho de baixo carbono Nos últimos cem anos, uma combinação do crescimento da população, desflorestação e industrialização, provocou um aumento considerável

Leia mais

Geografia. Professor: Jonas Rocha

Geografia. Professor: Jonas Rocha Geografia Professor: Jonas Rocha Questões Ambientais Consciência Ambiental Conferências Internacionais Problemas Ambientais Consciência Ambiental Até a década de 1970 o homem acreditava que os recursos

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental. Seis Sigma. Eco Six Sigma

Sistema de Gestão Ambiental. Seis Sigma. Eco Six Sigma Eco Six Sigma Nos dias de hoje, em que os requisitos de compra dos consumidores vão além do preço do produto, conquistar os consumidores torna-se um grande desafio. Características como a qualidade da

Leia mais

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Ar Condicionado

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Ar Condicionado Mod 10-381 rev 0 Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Manutenção de Ar Condicionado Mensagem do Conselho de Administração Mensagem do Conselho de Administração A implementação

Leia mais

Valor médio anual da densidade de poluentes atmosféricos com base na rede de monitorização do Ar na Região do Delta do Rio das Pérolas entre 2006-2014

Valor médio anual da densidade de poluentes atmosféricos com base na rede de monitorização do Ar na Região do Delta do Rio das Pérolas entre 2006-2014 O Relatório sobre a Qualidade do Ar de 2014 foi publicado hoje com base na rede de monitorização do Ar de Guangdong-Hong Kong-Macau para a Região do Delta do Rio das Pérolas O Relatório sobre o Resultado

Leia mais

ESTUDO STERN: Aspectos Económicos das Alterações Climáticas

ESTUDO STERN: Aspectos Económicos das Alterações Climáticas Resumo das Conclusões Ainda vamos a tempo de evitar os piores impactos das alterações climáticas, se tomarmos desde já medidas rigorosas. As provas científicas são presentemente esmagadoras: as alterações

Leia mais

CTT. Consigo por um futuro sustentável.

CTT. Consigo por um futuro sustentável. CTT. Consigo por um futuro sustentável. Boas práticas no fornecimento de serviços/produtos CTT. Consigo por um futuro sustentável. CTT. Consigo por um futuro sustentável. Porquê e para quê? CTT. Consigo

Leia mais

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET 2010/2011 1 Protocolo TCP/IP É um padrão de comunicação entre diferentes computadores e diferentes sistemas operativos. Cada computador deve

Leia mais

CGD. Relatório de Compensação de Emissões de GEE

CGD. Relatório de Compensação de Emissões de GEE CGD 1 RELATÓRIO DE COMPENSAÇÃO DE EMISSÕES DE GEE CGD S.A. 2014 2 CGD Relatório de Compensação de Emissões de GEE - CGD S.A. 2014 1.1 Introdução O Programa de Baixo Carbono, pioneiro no setor da banca

Leia mais

Estudo Sobre as Condições de Exploração de Transportes em Táxi na Cidade de Lisboa

Estudo Sobre as Condições de Exploração de Transportes em Táxi na Cidade de Lisboa Estudo Sobre as Condições de Exploração de Transportes em Táxi na Cidade de Lisboa Março, 26 Estudo Sobre as Condições de Exploração de Transportes em Táxi na Cidade de Lisboa O presente estudo tem como

Leia mais

Enquadramento com as políticas de Ecoinovação. Clara Lopes, 8 Maio 2012, Lisboa

Enquadramento com as políticas de Ecoinovação. Clara Lopes, 8 Maio 2012, Lisboa Enquadramento com as políticas de Ecoinovação Clara Lopes, 8 Maio 2012, Lisboa Organização da apresentação Políticas de Eco-Inovação EcoAP Plano de Acção em Eco-Inovação Fundos para Eco-Inovação Parceria

Leia mais

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo.

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade IV Natureza sociedade: questões ambientais. Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. 2 CONTEÚDO

Leia mais

Resultados do Programa Ambiental SETRERJ Programas Despoluir e Economizar

Resultados do Programa Ambiental SETRERJ Programas Despoluir e Economizar Resultados do Programa Ambiental SETRERJ Programas Despoluir e Economizar Crescimento da frota atendida 2765 28% 2896 2970 3453 3550 2007 2008 2009 2010 2011 Avaliações anuais Despoluir e Economizar O

Leia mais

Os combustíveis fósseis e as energias alternativas

Os combustíveis fósseis e as energias alternativas Os combustíveis fósseis e as energias alternativas O que são combustíveis fósseis: Os combustíveis fósseis são compostos por hidrocarbonetos e são usados por exemplo como combustível. São alguns exemplos

Leia mais

Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal

Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal 1 Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal As alterações verificadas no comportamento dos consumidores, consequência dos novos padrões

Leia mais

Case study. LX Sustentável BLOGUE SOBRE SUSTENTABILIDADE URBANA EMPRESA

Case study. LX Sustentável BLOGUE SOBRE SUSTENTABILIDADE URBANA EMPRESA Case study 2010 LX Sustentável BLOGUE SOBRE SUSTENTABILIDADE URBANA EMPRESA A Siemens está em Portugal há 105 anos, sendo líder nos seus sectores de Indústria, Energia e Saúde. Com cerca de 2 mil colaboradores,

Leia mais

Projecto Bio-Escola Episódios de uma escola sustentável

Projecto Bio-Escola Episódios de uma escola sustentável Ano lectivo 2011-2012 Projecto Bio-Escola Episódios de uma escola sustentável Concurso do Ano Internacional da Juventude - Inovação/Energias renováveis Escola Secundária Anselmo de Andrade Projecto elaborado

Leia mais

Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia

Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia Instituições Particulares de Solidariedade Social e Clubes e Associações de Utilidade Pública Desportiva Lisboa, 4 de Agosto

Leia mais

A abordagem do ciclo de vida nas contratações públicas sustentáveis

A abordagem do ciclo de vida nas contratações públicas sustentáveis INOVA Sustentável: compras sustentáveis pela inovação e por uma economia verde e inclusiva A abordagem do ciclo de vida nas contratações públicas sustentáveis 2o Seminário Internacional sobre Contratações

Leia mais

Mobilidade eléctrica. Jorge Cruz Morais. Seminário Mobilidade Eléctrica Lisboa, 2 de M arço de 2011

Mobilidade eléctrica. Jorge Cruz Morais. Seminário Mobilidade Eléctrica Lisboa, 2 de M arço de 2011 Mobilidade eléctrica Jorge Cruz Morais Seminário Mobilidade Eléctrica Lisboa, 2 de M arço de 2011 factores da alteração Aumento da Procura Emissões de CO2 O consumo mundial de energia primária Evolução

Leia mais

O selo verde garante que o produto respeita rios e nascentes

O selo verde garante que o produto respeita rios e nascentes O selo verde garante que o produto respeita rios e nascentes Secretária executiva do FSC, ONG que gerencia a principal certificação de florestas, diz que o desafio agora é ampliar atuação na Mata Atlântica

Leia mais

Disciplina: Fontes Alternativas de Energia

Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Disciplina: Fontes Alternativas de Parte 1 Fontes Renováveis de 1 Cronograma 1. Fontes renováveis 2. Fontes limpas 3. Fontes alternativas de energia 4. Exemplos de fontes renováveis 1. hidrelétrica 2.

Leia mais

biomassa florestal calor, aquecimento e água quente www.silvaplus.com

biomassa florestal calor, aquecimento e água quente www.silvaplus.com biomassa florestal calor, aquecimento e água quente www.silvaplus.com A biomassa florestal As florestas portuguesas são constituídas por uma enorme variedade de espécies que apresentam poderes caloríficos

Leia mais

Corinthia Hotel Lisbon - Hotel Energeticamente Eficiente

Corinthia Hotel Lisbon - Hotel Energeticamente Eficiente Corinthia Hotel Lisbon - Hotel Energeticamente Eficiente 1 Corinthia Hotel Lisbon - Hotel Energeticamente Eficiente O Corinthia Hotel Lisbon está implementado num edifício com mais de 30 anos em que a

Leia mais

2. Porque queremos diminuir a Pegada Ecológica? 4. Em que consiste a sustentabilidade ambiental?

2. Porque queremos diminuir a Pegada Ecológica? 4. Em que consiste a sustentabilidade ambiental? 1. Quais são as dimensões do Desenvolvimento Sustentável? 2. Porque queremos diminuir a Pegada Ecológica? a) Económica b) Social c) Ambiental d) Todas as anteriores a) Melhorar a nossa qualidade de vida

Leia mais

O Líder em Energia Limpa

O Líder em Energia Limpa > O Líder em Energia Limpa www.thecleanenergyleader.com Descubra um mundo de agricultura produtiva e sustentável Desde 2006, a New Holland é comprovadamente o Líder em energia limpa pela sua promoção activa

Leia mais

rotulagem de energia eléctrica

rotulagem de energia eléctrica rotulagem de energia eléctrica ROTULAGEM DE ENERGIA ELÉCTRICA A produção e a distribuição de energia eléctrica são fundamentais para o desenvolvimento das sociedades. A rotulagem de energia eléctrica pretende

Leia mais

Certificação NP EN ISO 50001:2012 Lisboa, 6 de novembro de 2014

Certificação NP EN ISO 50001:2012 Lisboa, 6 de novembro de 2014 Certificação NP EN ISO 50001:2012 APCER VISÃO Ser reconhecida como uma empresa de auditoria e certificação global. MISSÃO Auditar e certificar em todo o mundo, com competência e confiança, para benefício

Leia mais

José Perdigoto Director Geral de Energia e Geologia. Lisboa, 20 de Junho de 2011

José Perdigoto Director Geral de Energia e Geologia. Lisboa, 20 de Junho de 2011 O papel dos biocombustíveis na política energética nacional Seminário Internacional sobre Políticas e Impactes dos Biocombustíveis em Portugal e na Europa José Perdigoto Director Geral de Energia e Geologia

Leia mais

Congresso TIC Verde 2ª. Edição 12 e 13 de Agosto de 2009

Congresso TIC Verde 2ª. Edição 12 e 13 de Agosto de 2009 Congresso TIC Verde 2ª. Edição 12 e 13 de Agosto de 2009 SUSTENTABILIDADE E SOCIEDADE Painel de debates: Quais os atores e papéis no cenário da TIC Verde? Instituto de Engenharia Fundado em 1916, o Instituto

Leia mais

Printronix T5000r apoia Iniciativas de Sustentabilidade em conformidade com a ENER GY STAR ENERGY STAR ENERGY STAR e Equipamentos de Imagem

Printronix T5000r apoia Iniciativas de Sustentabilidade em conformidade com a ENER GY STAR ENERGY STAR ENERGY STAR e Equipamentos de Imagem Printronix T5000r apoia Iniciativas de Sustentabilidade em conformidade com a Por Andy Edwards, diretor de desenvolvimento de impressoras Térmicas/RFID, Printronix Sustentabilidade é a palavra da moda

Leia mais

Palmela, 31 Outubro 2012. Schneider Electric - Eficiência Energética HAG 01/2010 1

Palmela, 31 Outubro 2012. Schneider Electric - Eficiência Energética HAG 01/2010 1 Palmela, 31 Outubro 2012 Schneider Electric - Eficiência Energética HAG 01/2010 1 O Consumo de Energia está a aumentar Schneider Electric - Eficiência Energética HAG 01/2010 2 mais rápido do que novas

Leia mais

Sinais. O mundo está a mudar

Sinais. O mundo está a mudar Sinais O mundo está a mudar O nosso Planeta está a aquecer, do Pólo Norte ao Polo Sul. Os efeitos do aumento da temperatura estão a acontecer e os sinais estão por todo o lado. O aquecimento não só está

Leia mais

"PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL"

PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL Reciclagem e Valorizaçã ção o de Resíduos Sólidos S - Meio Ambiente UNIVERSIDADE DE SÃO S O PAULO "PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL" Associação sem fins lucrativos, o CEMPRE se dedica à promoção

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DO RENTING NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO.

OS BENEFÍCIOS DO RENTING NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO. OS BENEFÍCIOS DO RENTING NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO. ÍNDICE INTRODUÇÃO OS BENEFÍCIOS DO RENTING VANTAGENS FISCAIS O RENTING REDUZ CUSTOS PERMITE MANTER A LIQUIDEZ E AS LINHAS DE CRÉDITO INTACTAS FINANCIAMENTO

Leia mais

Economia verde, desenvolvimento sustentável e inovação - Os caminhos da indústria brasileira

Economia verde, desenvolvimento sustentável e inovação - Os caminhos da indústria brasileira Economia verde, desenvolvimento sustentável e inovação - Os caminhos da indústria brasileira Nelson Pereira dos Reis Federação das Indústrias do Estado de São Paulo Fiesp Vice presidente Departamento de

Leia mais

Uso Eficiente de Recursos na Indústria de Celulose e Papel. Cesar Leporini Filho

Uso Eficiente de Recursos na Indústria de Celulose e Papel. Cesar Leporini Filho Uso Eficiente de Recursos na Indústria de Celulose e Papel Cesar Leporini Filho 1. Sobre a Evonik Uso Eficiente de 2. Visão Geral do Setor de Celulose e Papel Recursos na Indústria 3. Avanços na base florestal

Leia mais

Em 20 anos, Brasil poderá gerar 280 MW de energia do lixo

Em 20 anos, Brasil poderá gerar 280 MW de energia do lixo Em 20 anos, Brasil poderá gerar 280 MW de energia do lixo Fabíola Ortiz - 28/02/13 Potencial de produção de energia vinda dos aterros pode dobrar em 20 anos, se a lei de resíduos sólidos for cumprida.

Leia mais

Mensagens ambientais da HP

Mensagens ambientais da HP Mensagens ambientais da HP Definição da promessa Projeto para o meio ambiente Por ser líder ambiental há décadas no setor tecnológico, a HP faz a diferença com um projeto abrangente de estratégia ambiental,

Leia mais

Viver Confortável, Morar Sustentável

Viver Confortável, Morar Sustentável Viver Confortável, Morar Sustentável A Verde Lar foi criada em Março de 2009, dando início a uma jornada com o compromisso e ética das questões ambientais no mercado habitacional oferecendo soluções para

Leia mais

Gestão sustentável da água e energia WATERNET, KWR e WATERSCHAP

Gestão sustentável da água e energia WATERNET, KWR e WATERSCHAP Relatório da Missão do PNQS 2011 à Holanda Gestão sustentável da água e energia WATERNET, KWR e WATERSCHAP Amsterdam Terça-feira, 13 Dez 2011 Grupo 2 Nome Email Alexandre Vilmar Jacoby Stolte alexandre.stolte@corsan.com.br

Leia mais

A MAIOR REDE DE JORNAIS DO BRASIL E DO MUNDO

A MAIOR REDE DE JORNAIS DO BRASIL E DO MUNDO A MAIOR REDE DE JORNAIS DO BRASIL E DO MUNDO A MAIOR REDE DE JORNAIS DO BRASIL E DO MUNDO O Metro Jornal foi criado em 1995 em Estocolmo, na Suécia. Chegou ao Brasil em 2007 e já é o maior jornal do país.

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O USO SUSTENTÁVEL DO PAPEL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ORIENTAÇÕES PARA O USO SUSTENTÁVEL DO PAPEL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ORIENTAÇÕES PARA O USO SUSTENTÁVEL DO PAPEL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental SAIC Departamento de Cidadania e Responsabilidade

Leia mais

Biocombustível para Desenvolvimento e Auto-Fornecimento de Energia Comunitário Clubes de Produtores Agrícolas de Cabo Delgado, ADPP, Maio 2009

Biocombustível para Desenvolvimento e Auto-Fornecimento de Energia Comunitário Clubes de Produtores Agrícolas de Cabo Delgado, ADPP, Maio 2009 Biocombustível para Desenvolvimento e Auto-Fornecimento de Energia Comunitário Clubes de Produtores Agrícolas de Cabo Delgado, ADPP, Maio 2009 A meta do projecto é de melhorar as condições de vida para

Leia mais

Empresas de diversos setores necessitam de produzir águas quentes no âmbito das suas atividades, como por exemplo:

Empresas de diversos setores necessitam de produzir águas quentes no âmbito das suas atividades, como por exemplo: Empresas de diversos setores necessitam de produzir águas quentes no âmbito das suas atividades, como por exemplo: no Alojamento, para banhos, cozinha e limpezas nos Serviços, para limpezas, lavagem de

Leia mais

Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo

Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo A Energia e suas Fontes Fontes de Energia Renováveis Fontes de Energia Não-Renováveis Conclusões Energia: Capacidade de realizar trabalho Primeira Lei da Termodinâmica: No

Leia mais

Tecnologia nacional potencia sustentabilidade

Tecnologia nacional potencia sustentabilidade Tecnologia nacional potencia sustentabilidade 1 Tecnologia nacional potencia sustentabilidade O desenvolvimento de soluções inovadoras que melhoram a eficiência das organizações e a qualidade de vida das

Leia mais

Certificação de Sistemas de Gestão. ACIB Associação Comercial e Industrial de Barcelos Barcelos, 29 de Novembro de 2010

Certificação de Sistemas de Gestão. ACIB Associação Comercial e Industrial de Barcelos Barcelos, 29 de Novembro de 2010 Certificação de Sistemas de Gestão ACIB Associação Comercial e Industrial de Barcelos Barcelos, 29 de Novembro de 2010 Sumário 1. Certificação de Sistemas de Gestão Qualidade (ISO 9001:2008); 2. Certificação

Leia mais

Manuseamento de bobines

Manuseamento de bobines Manuseamento de bobines Apoio Técnico para Papel de Publicação da SCA Produtos de papel Produtos de papel As fábricas de papel de impressão da SCA produzem papel que contém madeira. Esta gama inclui papel

Leia mais

Missão Reciclar. Num projeto piloto, realizado no Porto em junho de 2013, dos 4.300 lares visitados, 890 eram não

Missão Reciclar. Num projeto piloto, realizado no Porto em junho de 2013, dos 4.300 lares visitados, 890 eram não Missão Reciclar 1 Missão Reciclar Apesar de a reciclagem estar na ordem do dia, cerca de 30% da população portuguesa ainda não separa as embalagens usadas. A Sociedade Ponto Verde, responsável pela gestão

Leia mais