NORMA. Norma Técnica NBR Atendimento a Emergências e outras normas técnicas da ABNT;

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NORMA. Norma Técnica NBR 14.276 - Atendimento a Emergências e outras normas técnicas da ABNT;"

Transcrição

1 CÓDIGO PAG T /29 NORMA APROVAÇÃO DATA Pela DEX 551ª reunião 22/06/2009 REVISÃO Nº DATA 01 15/07/2015 TÍTULO: PREPARAÇÃO E ATENDIMENTO ÀS EMERGÊNCIAS NO PORTO DE SALVADOR, ARATU - CANDEIAS E ILHÉUS PALAVRAS-CHAVE EMERGÊNCIA, BRIGADA DE EMERGÊNCIA, INCÊNDIOS, VAZAMENTOS, EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIOS, EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E ESPECIAIS, CENTRAL DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIA, CONTROLE DE EMERGÊNCIAS. SUMÁRIO PÁG. 1. OBJETIVO DOCUMENTOS COMPLEMENTARES DEFINIÇÕES, SÍMBOLOS E ABREVIATURAS PROCEDIMENTOS BÁSICOS ATRIBUIÇÕES FORMAÇÃO E PREPARAÇÃO CONTROLE E COMBATE DE EMERGÊNCIAS AVALIAÇÃO DAS AÇÕES FARDAMENTO REVISÃO DE NORMA DISTRIBUIÇÃO AUDITORIA APROVAÇÃO ANEXOS OBJETIVO Estabelecer os requisitos mínimos para constituição, formação, implantação, requalificação e manutenção das Brigadas de Emergência dos portos Organizados de Salvador, Aratu- Candeias, e Ilhéus, para atuar em prevenção e no combate a emergências, combate a princípio de incêndio, abandono de áreas e primeiros socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir as conseqüências sociais e os danos às pessoas e impactos ao meio ambiente. 2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (NR 23 Prevenção e Combate a Incêndio e NR 29 - Seguranças e Saúde no Trabalho Portuário e NR 33 Segurança e Saúde do Trabalho em Espaços Confinados); Norma Técnica NBR Atendimento a Emergências e outras normas técnicas da ABNT; ABNT /2005 Plano de Emergência Contra Incêndio; Planos de Emergência dos Portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus;

2 Rev. 01 PÁG 2 / 29 Legislação Ambiental e Sanitária. 3. DEFINIÇÕES, SÍMBOLOS E ABREVIATURAS Para efeito desta Norma, devem ser observadas as seguintes definições: a) Agência Brasileira de Normas Técnicas ABNT Órgão responsável pela normatização técnica no Brasil, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. b) Agência Nacional de Petróleo ANP Órgão regulador das atividades que integram as indústrias de petróleo e gás natural e de biocombustíveis no Brasil. c) Brigada de Emergência Grupos de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para realizar atendimento em situações de emergência. d) Central de Monitoramento do ISPS-CODE Sala, com presença de pessoal qualificado da Guarda Portuária, equipada com sistema de circuito fechado de TV - CFTV, comunicação bilateral com pontos de acionamento distribuídos ao longo do cais do porto, para comunicação de emergência pessoal, ambiental e patrimonial. A central, também, conta com acionadores do sistema de alarme de emergência (sonoro e visual). e) Central de Operações de Emergência COE Sala com equipamentos (computador, fax, data-show, telefones, rádios etc.), documentos de consulta (procedimentos, mapas, cartas náuticas, desenhos, fotografias, planos de emergências, contratos etc.), utilizada pelo Coordenador de Emergência do Porto, e envolvidos, em situações de emergência. f) Centro de Proteção Ambiental CPA Instalações com pessoal devidamente treinado e habilitado para atendimento de emergências ambientais, dotado com máquinas, veículos e equipamentos (computador, data-show, telefones, rádios, contentores, barreiras absorventes, barcos, lanchas etc.), documentos de consulta (procedimentos, mapas, cartas náuticas, desenhos, fotografias, planos de emergências, contratos etc.), utilizada por empresa contratada para treinamentos, exercícios simulados e situações de emergência no Porto. g) Diretoria Executiva DEX Unidade da estrutura organizacional da Companhia das Docas do Estado da Bahia CODEBA.

3 Rev. 01 PÁG 3 / 29 h) Ficha de Informação de Segurança do Produto Químico FISPQ Documento normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que contém informações sobre suas características físico-químicas dos produtos (substâncias ou misturas), procedimentos preventivos e corretivos a serem adotados quanto à segurança, à saúde e ao meio ambiente; transmitindo desta maneira, conhecimentos sobre produtos químicos, recomendações sobre medidas de proteção e ações em situação de emergência. i) Gerência Administrativa GAD Unidade da estrutura organizacional da Companhia das Docas do Estado da Bahia CODEBA. j) Gerência de Auditoria Interna GAE Unidade da estrutura organizacional da Companhia das Docas do Estado da Bahia CODEBA. k) Gerência de Assuntos Estratégicos GAE Unidade da estrutura organizacional da Companhia das Docas do Estado da Bahia CODEBA. l) Gerência de Infraestrutura GIE Unidade da estrutura organizacional da Companhia das Docas do Estado da Bahia CODEBA. m) Gerência do Porto de Salvador GPS, de Aratu-Candeias GPA e de Ilhéus GPI. Unidade da estrutura organizacional da Companhia das Docas do Estado da Bahia CODEBA responsável pela gestão de cada Porto. n) Plano de Atendimento a Emergência PAE Documento exigido pela Legislação Ambiental, que estabelece procedimentos técnicos e administrativos a serem adotados em situações emergenciais para os diversos cenários, exceto, envolvendo hidrocarbonetos. Promover as medidas básicas para restringir os danos a uma área previamente dimensionada, a fim de evitar que os impactos ultrapassem os limites de segurança preestabelecido. Indica as ações que visam evitar impactos e as que podem contribuir para agravá-los, as atribuições e responsabilidades dos envolvidos. o) Plano de Ajuda Mútua PAM Documento exigido pela Legislação de Segurança do Trabalho, que estabelece procedimentos para atendimento a situações de emergência, sob o ponto de vista ambiental, de acidentes, incêndios e/ou explosões (sinistros), indicando as diretrizes de atendimento em situações tidas como emergência e de mitigação de impactos que possam estar associados. Devem fazer parte deste plano as empresas localizadas na área do Porto e/ou adjacentes, empresas especializadas e/ou contratadas e órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

4 Rev. 01 PÁG 4 / 29 p) Plano de Controle de Emergência PCE Documento exigido pela legislação de segurança do trabalho, que estabelece procedimentos para a proteção obrigatória contra acidentes e doenças profissionais, visando facilitar os primeiros socorros a acidentados e alcançar as melhores condições possíveis de segurança e saúde aos trabalhadores portuários. Na CODEBA tais conteúdos, juntamente com os de ajuda mútua, estão incluídos no PEI e PAE. q) Plano de Emergência Individual PEI Documento exigido pela Legislação Ambiental, que contem as informações e descreva os procedimentos de resposta da instalação a um incidente de poluição por óleo, em águas sob jurisdição nacional, decorrente de suas atividades. r) Sala de Situação Sala preparada com equipamentos (computador, equipamentos de vídeo-conferência e outros), documentos de consulta (procedimentos, mapas, planos de emergências e outros), e disponível para utilização durante as ações de emergência em saúde pública, conforme Plano de Contingência do Porto. s) Bombeiro Pessoa treinada e capacitada que presta serviços de prevenção e atendimento a emergências, atuando na proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio. t) Bombeiro Profissional Civil ou Privado Bombeiro que presta serviço em uma planta ou evento. u) Bombeiro público Bombeiro pertencente a uma corporação governamental militar ou civil de atendimento a emergências públicas. v) Bombeiro Voluntário Bombeiro pertencente a uma organização não governamental (ONG) ou organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que presta serviços de atendimento a emergências públicas. w) Combate a Incêndio Conjunto de ações destinadas a extinguir ou isolar o princípio de incêndio com uso de equipamentos manuais ou automáticos.

5 Rev. 01 PÁG 5 / 29 x) Líder da Brigada Brigadista responsável pela coordenação e execução das ações de emergência de todas as edificações que compõem uma planta, independentemente do número de turnos. y) Emergência Situação com potencial de provocar lesões pessoais ou danos à saúde, ao meio ambiente ou ao patrimônio, ou combinação destas. z) Exercício Simulado Exercício prático realizado periodicamente para manter a equipe de emergência (brigada, bombeiro profissional civil ou privado, grupo de apoio etc.) e os ocupantes das edificações em condições de enfrentar uma situação real de emergência. 4. PROCEDIMENTOS BÁSICOS 4.1. ATRIBUIÇÕES São atribuições da Gerência de Gestão Administrativa GAD: a) manter, em regime de prontidão de 24h, uma ambulância e motorista socorrista para atendimento a emergências médicas; b) disponibilizar veículo reserva, nas mesmas especificações técnicas de um veículo ambulância, para dar cobertura às indisponibilidades do veículo titular. c) disponibilizar um veículo, fora do horário administrativo, para deslocamento dos brigadistas, quando do atendimento a emergências; d) proporcionar os meios para a GAE realizar os treinamentos e simulados necessários para Brigada de Emergência, incluindo módulo de emergências nos cursos de integração dos empregados e contratados da CODEBA a serem admitidos; e) realizar limpeza das áreas afetadas pela emergência, que já tenham sido descontaminadas, logo após a ocorrência; f) realizar manutenção preventiva e corretiva dos veículos e reboques que atendem às emergências, quando estes forem de propriedade da CODEBA São atribuições da Guarda Portuária: a) manter a segurança patrimonial das instalações; b) controlar acesso de veículos e pessoas às áreas afetadas; c) organizar e sinalizar o tráfego de veículos automotores nas vias internas do porto; d) comunicar, de imediato, ao Coordenador de Emergência do Porto ou à Central de Operações de Emergências, toda informação sobre sinistros, acidentes ou incidentes, ocorridos no Porto; e) participar das atividades do Grupo de Apoio Logístico da estrutura de Estado de Crise; f) operar os sistemas de comunicação de emergência e alarme do porto, solicitando

6 Rev. 01 PÁG 6 / 29 manutenção, sempre que necessário São atribuições do Médico Coordenador do Posto Médico: a) assessorar a GAD no que se refere a treinamento de primeiros socorros para os membros da Brigada de Emergência; b) definir critérios e avaliar anualmente a aptidão física dos brigadistas; c) avaliar, em conjunto com as lideranças e a área de Segurança do Trabalho, as eventuais pessoas que apresentem dificuldades de locomoção decorrentes de deficiência física ou doença, informando suas limitações e riscos, definindo estratégia de evasão para esse pessoal, visando salvaguardar sua integridade física; d) avaliar, semestralmente, o processo de atendimento médico emergencial; e) fazer o registro no prontuário médico das pessoas envolvidas nas situações de emergência, com exposição aguda a agentes agressivos; f) estabelecer os requisitos mínimos exigidos para funcionamento do serviço de atendimento médico a emergências, bem como quantitativo e formação da equipe de profissionais, especificação das instalações, equipamentos, materiais e demais recursos necessários para atendimento a vítimas. g) manter relacionamento com todas as instituições de saúde e atendimento a emergências, credenciados para atender os Portos e acompanhar o cumprimento dos seus contratos/convênios, quando houver São atribuições das equipes de Comunicação Social e de Assistência Social: a) participar de treinamentos e exercícios simulados, para conhecer as situações de emergência e exercitar a comunicação com a imprensa e com a comunidade envolvida; b) preparar informes para a imprensa durante emergências reais ou simulados maiores; c) atender/receber representantes da imprensa, dirigentes da CODEBA ou das empresas envolvidas, e lideranças sindicais, durante a emergência; d) atender a familiares de pessoas, trabalhadores, líderes comunitários e outros afetados pela emergência São atribuições da GIE - Gerência de Infraestrutura: a) manter atualizados e disponibilizar para GPI, GPA e GAE os desenhos e fluxogramas dos sistemas de alarme, hidrantes e acessórios de emergência, reservatórios de água, edificações, sistemas de drenagem e esgotamento sanitário e outros, registrando as modificações implementadas; b) manter plano de manutenção das motobombas, carro de combate a Incêndio, reservatórios de água e outras máquinas e equipamentos motorizados; c) manter atualizadas as sinalizações, horizontal e vertical, de emergência e de segurança do trabalho, com apoio da GAE; d) realizar manutenção preventiva e corretiva nos equipamentos e instalações, inclusive do sistema de alarme de emergência; e) realizar outras atividades correlatas em apoio à Brigada de Emergência do Porto durante as ações de combate.

7 Rev. 01 PÁG 7 / São atribuições da GAE - Gerência de Assuntos Estratégicos: a) solicitar manutenção preventiva e corretiva, e garantir o perfeito funcionamento dos equipamentos de informática, sistemas e programas de computador a serem utilizados na Central de Operações de Emergência e na Sala de Situação; b) manter atualizadas as rotinas operacionais da Central de Operações de Emergência; c) manter as fichas de Informação de Segurança de Produto Químico - FISPQ, dos produtos movimentados nos Portos, disponibilizando-as nos Postos Médicos, Guarda Portuária e Central de Operações de Emergência de cada Porto; d) gerir o processo de formação de brigadistas, observando as características e riscos específicos do sistema portuário, obedecendo os preceitos contidos em normas técnicas e legislação específica; e) realizar treinamentos e exercícios simulados para os integrantes da Central de Operações de Emergência, brigadistas e demais envolvidos quanto a: rotina operacional da Central de Operações de Emergência; procedimentos da Norma de Preparação para Atendimento a Emergência dos Portos; procedimentos de evasão; procedimentos de teste e acionamento de alarme; e outros procedimentos dos Planos de Emergência e de Ajuda Mútua do Porto; f) avaliar os motoristas da ambulância, quanto ao conhecimento sobre os seguintes aspectos: sentido de tráfego; limites de velocidade; reconhecimento das vias internas e acessos às empresas vinculadas ao Plano de Emergência; localização das empresas que fazem parte do PEI e PAE; rotas externas para hospitais e clínicas; g) realizar programa anual de treinamentos e simulados sobre atendimento a emergências, para cenários críticos identificados; h) estabelecer os itens aplicáveis às ações de controles ambientais que farão parte do kit mínimo para atendimento a emergências (reboque); i) dimensionar a quantidade de membros para a brigada do porto, e orientar o Coordenador de Emergência quanto à manutenção da Brigada, reuniões, treinamentos e simulados, sempre que necessário; j) implementar o plano anual de inspeção, manutenção e testes dos sistemas existentes de combate a incêndios fixos e móveis; k) especificar e solicitar reposição dos materiais e equipamentos utilizados em situações de emergência, simulados e decorrentes de falhas, tais como: extintores de incêndio, equipamentos de proteção individual, especial e coletivo; equipamentos de combate a incêndio, ferramentas e demais materiais do Kit de emergência; viaturas e reboques;

8 Rev. 01 PÁG 8 / 29 l) acompanhar a realização da limpeza das áreas afetadas pela emergência, junto a empresa sinistrada, ou ao operador portuário; m) dimensionar e acompanhar quantitativo dos membros da brigada de emergência do Porto, de acordo com normas técnicas e legislação vigente, mantendo atualizado o cadastro individual de brigadistas contendo endereços, telefones móveis, fixos e , treinamentos realizados, controle de frequência etc São atribuições da Gerência do Porto: a) apoiar o Coordenador de Emergência do Porto, mantendo contato direto com a alta direção das empresas envolvidas; b) participar de treinamentos e exercícios simulados sobre atendimento a emergências e gestão de crises, para conhecer os cenários de emergência e exercitar a comunicação com entes envolvidos; c) quando sinalizado pelo Coordenador de Emergência do Porto, solicitar a alta administração da companhia e empresas envolvidas recursos necessários para controle, minimização e eliminação do estado de emergência; d) prover o porto de um Centro de Operação de Emergência COE São atribuições do Coordenador de Emergência do Porto: a) coordenar as ações de atendimento a emergências; b) coordenar e participar dos treinamentos e dos exercícios simulados da Brigada de Emergência do porto; c) garantir que as equipes de evasão, sinalização e isolamento de área estão observando os procedimentos de limitação de zonas (quente, morna e fria); d) informar/solicitar recursos (matérias, serviços, máquinas e equipamentos, suprimentos etc.), bem como de pessoas, ao Gerente do porto para controle, minimização e eliminação do estado de emergência; e) manter o Gerente do porto e Diretores da CODEBA informados sobre as ações adotadas durante todo o atendimento a emergência; f) acompanhar os serviços de limpeza, higienização, acondicionamento dos resíduos e recursos utilizados no atendimento a emergência, bem como, solicitar da área responsável evidências da destinação final dos resíduos COMPOSIÇÃO, FORMAÇÃO E PREPARAÇÃO Brigada de Emergência Cada porto possuirá uma Brigada de Emergência, que deve: a) ser designada por ato de Diretor Presidente da CODEBA; caso o membro da Brigada seja empregado de outra empresa sediada no Porto, o ato de designação deve ser precedido por indicação formal pelo Diretor da sua empresa; b) ser composta, levando-se em consideração, para definição do quantitativo de Brigadistas, a população fixa, o grau de risco e os grupos de trabalhadores de cada instalação;

9 Rev. 01 PÁG 9 / 29 c) ser liderada por um de seus membros presentes no turno em que ocorrer a emergência, devendo este ser escolhido e se reportar diretamente ao Coordenador de Emergência do Porto; d) atuar, quando convocada pelo Coordenador de Emergência do Porto na equipe de atuação direta da Estrutura Organizacional de Resposta EOR, prevista nos planos de emergência PEI e PAE Os membros das Brigadas de Emergência dos Portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus devem ser: a) voluntários empregados da CODEBA ou de empresas Arrendatárias, Operadores Portuários ou OGMO local, devidamente aprovado por dirigente das respectivas entidades; b) ser maior de 18 anos; c) ser aprovados em avaliação médica específica, para atuarem como Brigadistas; d) ser aprovado em curso de formação especifico, que contemplará o conteúdo programático mínimo, constante do anexo E e cenários específicos a cada porto, não sendo aceito outros atestados de curso; e) laborar nas edificações ou outras instalações do respectivo porto; f) está cursando, possuir ou ter concluído ensino médio; g) serem aprovados em cursos de atualização, previstos no anexo E O Líder da Brigada deve estar em contato direto com o Coordenador de Emergência do Porto, relatando as ações a serem adotadas ou em desenvolvimento e solicitando materiais, equipamentos, suprimentos e outros necessários ao atendimento da emergência, bem como deve comandar: a) as ações de evasão, sinalização e isolamento de áreas; b) as ações de combate e controle de Incêndios; c) as primeiras ações no atendimento a emergências com produtos químicos, até a chegada do especialista indicado pelo dono da carga; d) as ações de resgate de vítimas ao mar; e) as ações de primeiros socorros e remoção de vítimas; f) acompanhar, com suporte da área ambiental e dos profissionais dos órgãos fiscalizadores, as ações de contenção, remoção, monitoramento, acondicionamento e limpeza das áreas atingidas e destinação final dos resíduos gerados na emergência O grupo de atuação indireta será liderado por um membro da brigada de emergência, designado, no momento, pelo Líder de Brigada que, também, estará em contato direto com o Coordenador de Emergência informando sobre as solicitações requisitadas pelo Líder de Brigada A GAE e as empresas operadoras portuárias, participantes da Brigada de Emergência do Porto devem manter atualizadas as fichas de aproveitamento dos brigadistas indicados, em relação à freqüência, desempenho e atuação, em treinamentos, simulados e eventos reais,

10 Rev. 01 PÁG 10 / 29 disponibilizando as mesmas para o Coordenador de Emergência do Porto Nos casos em que as emergências apresentarem características críticas de agravamento nas quais a Brigada não consiga controlar, o Coordenador de Emergência do Porto, em conjunto com o Líder de Brigada, poderão caracterizar o estado de crise conforme previsto nesta Norma e nos Planos de Emergências ou de Contingência do Porto Todo contato entre as equipes que estiveram envolvidas nas emergências externas devem estar centralizado no Coordenador de Emergência do Porto A equipe da CODEBA de Comunicação Social e Assistência Social devem ser contatada e informada da emergência, através do Coordenador de Emergência, quando existir a possibilidade do evento atingir comunidades interna e/ou externa, a qual deve atuar como porta voz da empresa Viaturas de Combate A CODEBA deve dispor de viaturas para transporte de acidentados, transporte de materiais, inclusive com adaptação para reboque com o kit de emergência (Anexo D ), contendo os recursos necessários para combate a emergência A viatura para transporte de acidentados, bem como a viatura e reboque com o kit de emergência devem permanecer estacionados em local sinalizado e de conhecimento de todos A utilização das viaturas, materiais e equipamentos contidos nas viaturas deve ser precedida de autorização escrita do Coordenador de Emergência, exceto nas ações de emergências do Porto Exercícios Simulados A GAE e o Coordenador de Emergência do Porto devem estabelecer, conjuntamente com o Gerente do Porto, um programa anual de exercícios simulados, a serem realizados a cada seis meses e reunião imediata após cada exercício, ou tantos quantos necessários ao perfeito aprimoramento das habilidades dos membros da Brigada, incluindo simulados parciais, baseados em cenários críticos previstos, inclusive, nos Planos de Emergência do Porto Deve ser emitido um relatório de avaliação de cada exercício simulado, visando estabelecer o procedimento padrão de atendimento e promover as oportunidades de melhorias observadas, inclusive sobre as não conformidades listadas As recomendações relacionadas aos atendimentos a emergências reais e aos exercícios simulados devem ser registradas em relatório ou formulário específico e devem ser sistematicamente, acompanhadas pela GAE e Coordenador de Emergência do Porto até a sua implantação Gerenciamento do Sistema de Combate O gerenciamento do sistema de combate a emergências do Porto, de pequena complexidade, deve ser feito pelos Líderes de Brigada do Porto e das empresas arrendatárias, de acordo com os procedimentos previstos nos seus planos de emergência e ajuda mútua, devendo este verificar, no início de seus turnos, os aspectos a seguir relacionados, registrando-os em relatório específico e comunicando aos Coordenadores de Emergência ou aos Gerentes dos Portos em caso de comprometimento da ação de combate, a situação em que se encontram:

11 Rev. 01 PÁG 11 / 29 a) Quanto à composição da Brigada: quantidade de componentes; dobras e trocas de turno; limitação de saúde; condições do rádio; envolvimento com atividades críticas que impeçam a sua liberação em caso de convocação da brigada. b) Quanto às Condições Operacionais: das áreas operacionais; das viaturas; dos sistemas fixos; das bombas do sistema de incêndio; das empresas vizinhas; do sistema de rádio utilizado para emergências; do sistema de alarme; do indicador de direção dos ventos (biruta); das vias de acesso CONTROLE E COMBATE DE EMERGÊNCIAS Emergências nas Áreas Internas do Porto A comunicação de uma emergência pode ser feita por qualquer pessoa que detecte a anormalidade através do: a) acionamento de sistema de alarme (luminoso e sonoro); b) ou de comunicação à Central de Monitoramento do ISPS-CODE - de cada Porto; CENTRAL DE MONITORAMENTO - ISPS-CODE PORTO TELEFONE RÁDIO SALVADOR (71) ARATU-CANDEIAS (71) Canal 02 ou 05 ILHÉUS (73) c) via telefones móveis ou fixos listados no catálogo de contatos dos Planos de Emergência Ao tomar conhecimento da emergência, via sistema de alarme (sonoro ou luminoso), ou qualquer outro meio de comunicação, o responsável pela Central de Monitoramento do ISPS-CODE, deve informar ao plantonista da Central de Operações de Emergência que deve convocar, imediatamente, os componentes da Brigada e permanece sintonizado no canal específico para emergência.

12 Rev. 01 PÁG 12 / Para atendimento/acesso a emergência em ambientes confinados, deverá ser observada e adotada as ações instruídas em treinamento específico na formação deste corpo de Brigada e em conformidade a NR 33, referente a: a) medidas técnicas de prevenção; b) medidas administrativas; c) medidas pessoais; d) capacitação para trabalho em espaços confinados; e) emergência e salvamento Uma vez caracterizado o estado de crise, com impossibilidade de controle da situação pela Brigada de Emergência do Porto, as ações serão empreendidas conforme procedimentos do Plano de Emergência Individual PEI, destinados a cenários com hidrocarbonetos, do Plano de Atendimento a Emergência - PAE, ou de outros planos de emergência existentes, através da seguinte estrutura: Atuação Direta Coordenador de Emergência do Porto - apoiado por Coordenador Técnico EQUIPES ESTRUTURA DA ORGANIZAÇÃO DE RESPOSTA - EOR Controle Ambiental Comunicação e Assistência Social Socorro Médico Logística Coordenador: Líder da empresa sinistrada. Membros Coordenador: Especialista da empresa sinistrada. Membros Coordenador: Coordenador de Comunicação Social da empresa sinistrada. Membros Coordenador: Médico coordenador da empresa sinistrada. Membros Coordenador: Coordenador da empresa sinistrada. Membros Brigada completa da empresa sinistrada Equipe do Centro de Operação Ambiental - CPA do Porto, (a ser implantado) Equipe de assessoria de imprensa das empresas envolvidas Equipes do serviço Médico da CODEBA e demais empresas Representante das áreas da operação portuária Brigada de emergência das demais empresas (mínimo de dois por empresa) Especialistas Ambientais das demais empresas Equipe do Serviço Social Corpo de Bombeiros Vigilância / Guarda Portuária Socorristas e equipes de resgate Corpo de Bombeiros Defesa Civil Técnicos do INEMA, IBAMA e Secretaria do Meio Ambiente Equipe de Comunicação Social da CODEBA e da Empresa sinistrada Salva vidas Grupo Salvar do Corpo de Bombeiros Equipe de Engenharia e Manutenção Área de Suprimentos Área de Transporte e Alimentação As emergências ambientais devem ser objeto de comunicação ao INEMA, IBAMA, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Polícia Rodoviária e Polícia Militar, e, se necessário, à Defesa Civil do Estado e do Município e Empresas que possam ser afetadas. Nas ocorrências que coloquem em risco as comunidades circunvizinhas, comunicar a Secretaria de Saúde do Município e outros órgãos necessários Todos os incidentes com derramamento de óleo, e substâncias nocivas e perigosas, devem ser sempre comunicados pelo Coordenador de Emergência do porto ou pelo Gerente da GAE à Agência Nacional de Petróleo, órgãos ambientais e Capitania dos Portos, conforme previsto na Lei Federal nº /2000 e no anexo I da Resolução CONAMA 398, de 11/06/2008 (Modelo contido no item 8. Anexo) Também, deve ser alimentado o SIEMA Sistema Nacional de Emergências

13 Rev. 01 PÁG 13 / 29 Ambientais, no portal do IBAMA na internet, conforme IN 15/2014 Instrução Normativa expedida pelo IBAMA Quando envolver produto químico ou outro que requeira conhecimento técnico específico, o Coordenador de Emergência deverá ser apoiado por um especialista indicado pelo dono da carga como Coordenador Técnico da emergência, conforme prevê o Plano de Emergência do Porto O comando das emergências que atinjam áreas externas, ou com possibilidade destas, será do representante do Estado para atendimento à emergência, ou seja, do Corpo de Bombeiros, ou outro órgão delegado pelo Governador do Estado da Bahia Caso os recursos internos não sejam suficientes para combater o sinistro e ocorra um desdobramento ou outra emergência, Coordenador de Emergência do Porto em conjunto com o Líder de Brigada decidirá pelo acionamento do PEI ou PAE, ficando a cargo da Guarda Portuária, orientada por um brigadista, o encaminhamento dos recursos e apoio externo até o local a ser definido pelo Coordenador de Emergência do Porto, quando necessário Após finalizar a emergência, o Coordenador de Emergência do Porto deve reunir todos os envolvidos no atendimento e avaliar a atuação da brigada e dos recursos utilizados, envolvendo todos na discussão. Posteriormente, o Coordenador de Emergência, com apoio do Líder de Brigada e dos profissionais da GAE, deve registrar a ocorrência em sistema informatizado e emitir o relatório de avaliação no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, apresentando-o e a GAE para envio aos órgãos envolvidos Durante qualquer emergência ocorrida na área interna deve ser acionado a ambulância devendo esta ficar de prontidão na zona fria do local sinistrado ou outra determinada pelo Coordenador de Emergência do Porto, sob orientação do Coordenador Técnico e do Líder da Brigada A investigação, acompanhamento de ações e implementação de melhorias serão de responsabilidade da empresa onde ocorreu a emergência, com envolvimento do Coordenador de Emergência do Porto, Gerente do Porto e de profissionais da GAE O Coordenador de Emergência do Porto, em conjunto com o Líder da Brigada ou Empresas especializadas devem solicitar a adoção das ações necessárias a fim de minimizar danos ambientais bem como solicitar à GAE providências quanto à realização de avaliações de impactos ambientais, monitoramentos do ar, solo e água, ou avaliação dos riscos físicos, químicos e/ou biológicos relacionados às pessoas Emergência Médica O atendimento médico de emergência no Porto pode ser solicitado por qualquer pessoa, acionando o serviço médico através dos contatos abaixo, e na impossibilidade destes sistemas, qualquer outro disponível. CONTATOS DE EMERGÊNCIA POSTO MÉDICO CENTRAL DE MONITORAMENTO ISPS CODE PORTO TELEFONE TELEFONE RÁDIO SALVADOR (71) (71) ARATU-CANDEIAS (71) (71) Canal 02 ou 05 ILHÉUS (73) (73) Em todo e qualquer evento, seja em decorrência de acidente, mal súbito ou outro motivo, a vítima tem de ser acompanhada/transportada até o Posto Médico de Emergência do

14 Rev. 01 PÁG 14 / 29 Porto ou para a Unidade Médica da empresa Arrendatária, por um brigadista ou companheiro de trabalho, com treinamento em primeiros socorros ou por um profissional da área médica Os níveis de intervenção na vítima, que os profissionais treinados em primeiros socorros estão habilitados a realizar são: a) Coordenadores de Evasão - ressuscitação cardiopulmonar, controle de hemorragias externas e desobstrução de vias aéreas; b) Brigadistas/socorristas - ressuscitação cardiopulmonar, controle de hemorragias externas, desobstrução de vias aéreas, transporte de vítimas, imobilizações, identificação de hemorragias internas, descontaminação primária de produtos químicos, proteção de queimaduras e demais lesões evitando contaminação Durante toda e qualquer intervenção em vítima, os socorristas devem utilizar luvas de procedimentos. Ressalta-se que no atendimento de emergência a vítimas ou suspeita de doenças infectocontagiosas, deverão ser observados todos os Equipamentos de Proteção Individual para riscos biológicos previstos nos planos de emergência ou contingência para saúde pública Em caso de suspeita de contato com agentes microbiológicos (vírus/bactérias/parasitas e outros casos), o envolvido deve ser encaminhado para avaliação e investigação médica, devendo seguir os procedimentos específicos contidos no Plano de Contingência de Saúde Pública do Porto A caracterização de VÍTIMA FATAL deve ser realizada por profissional da área médica habilitado, em todos os casos, e pelos profissionais da Brigada treinados em primeiros socorros, nas seguintes situações: degola, decapitação, carbonização, rigor mortis, decomposição do corpo, bem como exposição externa de cérebro ou coração Após a caracterização da fatalidade deve proceder; a) Instalações Terrestres não mexer no corpo; isolar a área preservando o local para a perícia técnica (Polícia Civil / IML); avisar ao Coordenador de Emergência do Porto, e ao Gerente do Porto, os quais comunicarão aos seus superiores e demais áreas envolvidas; comunicar ao Líder da Guarda Portuária que otimizará o acesso de apoio externos; informar/acionar as Polícias Federal e Civil (DPT / IML), após determinado pelo Coordenador de Emergência do Porto; b) Nas Instalações a bordo de Embarcações não mexer no corpo; isolar a área preservando o local para a perícia técnica (Polícia Federal / Polícia Civil / IML); comunicar ao Líder da Guarda Portuária que otimizará o acesso de apoio externos;

15 Rev. 01 PÁG 15 / 29 avisar ao Coordenador de Emergência do Porto, e ao Gerente do Porto, os quais comunicarão aos seus superiores e demais áreas envolvidas; acionar o agente marítimo/armador da embarcação informando Localização exata do acidente; Nome da pessoa que morreu ou desapareceu; Nome ou número da embarcação envolvida; c) informar/acionar as Polícias Federal e Civil (DPT / IML), após determinado pelo Coordenador de Emergência do Porto; d) suspender qualquer processo de desatracação da embarcação, até que seja realizada investigação do acidente por especialistas desses órgãos e posterior liberação do despacho pela Capitania dos Portos, suas Delegacias ou Agências, podendo, neste caso, o navio ser autorizado a deslocar-se, do berço de atracação até um outro local, onde será concluída a análise do acidente Incêndio/explosão em áreas internas ou externas ao Porto Ao receber a comunicação, o operador da Central de Monitoramento do ISPS-CODE deve: a) solicitar o maior quantidade de informações da ocorrência; b) informar ao Coordenador de Emergência do Porto, na sua ausência o Gerente do Porto ou ao Técnico Portuário de Plantão; c) informar ao Inspetor da Guarda Portuária e ao Técnico de Segurança do Trabalho do Porto; d) confirmar o acionamento da Brigada do Porto O Coordenador de Emergência do Porto deve adotar as seguintes ações: a) acionar a Brigada de Emergência do Porto e, quando necessário; b) acionar o Plano de Emergência do Porto, cumprindo os procedimentos específicos O Líder de Brigada deve estabelecer rota de fuga, observando sempre a direção do vento através das birutas ou outros meios, se necessário, contatar o Corpo de Bombeiros, recursos adicionais, solicitar sinalização viária, possibilitando carrossel de entrada e saída dos veículos de emergência, desligar máquinas e outros sistemas elétricos, quando possível e sem riscos adicionais dentre outras. Ainda, deverão ser observadas as características do fogo, classe e meios de propagação, para estabelecimento das técnicas de controle e combate Emergência no Transporte de Produto nas Vias Internas ou nas instalações do Porto Ao ser informado da emergência, referente a vazamento de produtos, poluição ou acidente ambiental nas vias internas do Porto, o operador da Central de Monitoramento do ISPS-CODE deve:

16 Rev. 01 PÁG 16 / 29 a) informar ao Coordenador de Emergência do Porto, na sua ausência o Gerente do Porto ou ao Técnico Portuário de Plantão; b) informar ao Inspetor da Guarda Portuária e ao Técnico de Segurança do Trabalho do Porto; c) confirmar o acionamento da Brigada do Porto; A Brigada de Emergência do porto que deve se deslocar até o local e iniciar as ações de combate, quais sejam: a) verifica a extensão da emergência e seus efeitos no meio ambiente (proximidade do mar, córregos e comunidades) e existência de vítima; b) isola e sinaliza a área afetada; c) reorganiza o trânsito, se necessário; d) emprega os meios disponíveis para eliminar e/ou conter o produto vazado; e) aguarda a chegada do apoio adicional da empresa responsável pelo produto; f) e, caso necessário, recomendar ao Coordenador de Emergência do Porto o acionamento do Plano de Emergência do Porto O Coordenador de Emergência do Porto comunica à empresa responsável pelo produto, à transportadora, aos órgãos ambientais e, se necessário, à Capitania dos Portos O Coordenador de Emergência do Porto deve informar à Transportadora e/ou ao responsável da carga para que a mesma adote as seguintes providências: a) encaminhar equipe técnica e materiais para o controle dos riscos e recuperação das áreas afetadas pelo acidente; b) promover com seus recursos, todas as providências para eliminação de riscos gerados pelo acidente; c) providenciar o transbordo do produto, caso necessário; d) condicionar e remover os resíduos para destinação final adequada, com orientação da GAE; e) cumprir procedimentos específicos contidos nos Planos e Programas da CODEBA Emergência no Transporte de Produto Embarcação e no Porto Ao ser informado da emergência, referente a vazamento de produtos, poluição ou acidente ambiental envolvendo embarcações localizadas na área do Porto, o operador da Central de Monitoramento do ISPS-CODE deve: a) informar ao Coordenador de Emergência, na sua ausência o Gerente do Porto ou ao Técnico Portuário de Plantão; b) informar ao Inspetor da Guarda Portuária e ao Técnico de Segurança do Trabalho do Porto c) confirmar o acionamento da Brigada do Porto e/ou de empresa especializada para atendimento à emergências A Brigada de Emergência do porto deve comparecer a embarcação e verificar a

17 Rev. 01 PÁG 17 / 29 necessidade de apoio à tripulação ou à empresa especializada, nas ações relacionadas a sua competência e do recursos disponíveis para a brigada do Porto O Coordenador de Emergência do Porto comunica à empresa responsável pelo produto, ao Agente Marítimo, aos órgãos ambientais e à Capitania dos Portos Caso necessário o Coordenador de Emergência deve solicitar ao responsável pelo produto ou ao Agente Marítimo, as seguintes providências: a) encaminhar equipe técnica e materiais para o controle dos riscos no local do acidente; b) promover com seus recursos, todas as providências para eliminação de riscos gerados pelo acidente; c) providenciar o transbordo do produto e resíduos, caso necessário; d) condicionar e remover os resíduos para destinação final adequada, com orientação da GAE; e) cumprir procedimentos específicos contidos nos Planos e Programas da CODEBA. Para os casos envolvendo Produto Classificado, a Brigada deverá solicitar/resgatar Ficha de Informação de Segurança do Produto Químico FISPQ em pastas físicas, disponibilizadas nas portarias, sob cuidado da Guarda Portuária, Postos Médicos, salas dos Técnicos Portuários e dos Técnicos de Segurança do Trabalho, ou outro meio, devendo proceder de acordo ao recomendado em documento específico Em caso de emergência onde ocorrer exposição de pessoas a gases e vapores de produtos químicos e/ou hidrocarbonetos, o Coordenador de Emergência do Porto deve encaminhar à área médica as seguintes informações: a) local e data da emergência/acidente/nº ONU se houver; b) nome comercial / produção do produto; c) nome, empresa e função das pessoas envolvidas na ocorrência; d) tipo de EPI que cada pessoa estava usando durante a ocorrência; e) distância do isolamento; f) resultado da medição final que determinou o fim da condição de emergência e o retorno à condição de normalidade Grave Abalroamento e/ou Colisão de Embarcação Ao ser informado da emergência, o operador da Central de Monitoramento do ISPS- CODE deve: a) informar ao Coordenador de Emergência do Porto, na sua ausência ao Gerente do Porto ou ao Técnico Portuário de Plantão; b) informar ao Inspetor da Guarda Portuária e ao Técnico de Segurança do Trabalho do Porto; c) confirmar o acionamento da Brigada do Porto e/ou de empresa especializada para atendimento à emergências.

18 Rev. 01 PÁG 18 / A Brigada de Emergência do porto que deve comparecer ao local, apoiado a tripulação ou empresa especializada nas ações relacionadas a sua competência e recursos disponíveis O Coordenador de Emergência do Porto comunica aos Agentes Marítimos, aos órgãos ambientais e à Capitania dos Portos Caso necessário o Coordenador de Emergência deve solicitar ao Agente Marítimo, as seguintes providências: a) encaminhar equipe técnica e materiais para o controle dos riscos no local do acidente; b) promover com seus recursos, todas as providências para eliminação de riscos e recuperação das áreas afetadas pelo acidente; c) providenciar o transbordo do produto, caso necessário; d) condicionar e remover os resíduos para destinação final adequada, com orientação da GAE; e) cumprir procedimentos específicos contidos nos Planos e Programas da CODEBA Em caso de emergência onde ocorrer exposição de pessoas a gases e vapores de produtos químicos e/ou hidrocarbonetos, o Coordenador de Emergência do Porto deve encaminhar à área médica as seguintes informações: a) local e data da emergência/acidente/nº ONU se houver; b) nome comercial / produção do produto; c) nome, empresa e função das pessoas envolvidas na ocorrência; d) tipo de EPI que cada pessoa estava usando durante a ocorrência; e) distância do isolamento; f) resultado da medição final que determinou o fim da condição de emergência e o retorno à condição de normalidade Acidente com Veículo de Transporte em Terra e Queda no Mar Ao ser informado da emergência, o operador da Central de Monitoramento do ISPS- CODE deve: a) informar ao Coordenador de Emergência do Porto, na sua ausência ao Gerente do Porto ou ao Técnico Portuário de plantão; b) informar ao Inspetor da Guarda Portuária e ao Técnico de Segurança do Trabalho do Porto; c) confirmar o acionamento da Brigada do Porto e/ou de empresa especializada para atendimento à emergências O Coordenador de Emergência do Porto comunica à empresa responsável pelo veículo, aos órgãos ambientais e, se necessário, à Capitania dos Portos Caso necessário o Coordenador de Emergência deve solicitar ao responsável pelo veículo, as seguintes providências:

19 Rev. 01 PÁG 19 / 29 a) encaminhar equipe técnica e materiais para o controle dos riscos no local do acidente; b) promover com seus recursos, todas as providências para eliminação de riscos e recuperação das áreas afetadas pelo acidente; c) providenciar o transbordo de produtos caso necessário; d) condicionar e remover os resíduos para destinação final adequada, com orientação da GAE; e) cumprir procedimentos específicos contidos nos Planos e Programas da CODEBA A Brigada de Emergência do porto deve: a) comparecer ao local, verifica a extensão da emergência e seus efeitos no meio ambiente (proximidade do mar, córregos e comunidades) e existência de vítima; b) isolar e sinalizar a área afetada; c) reorganizar o trânsito, se necessário; d) empregar os meios disponíveis para eliminar e/ou conter o produto vazado; e) aguardar a chegada do apoio adicional da empresa responsável pelo veículo; f) e, caso necessário, recomendar o acionamento de Plano de Emergência do Porto Acidente com Equipamentos de Grande Porte Ao ser informado da emergência que envolva equipamento de grande porte (carregador e descarregador de navios, guindaste, portêineres, RTG, ponte rolante, grab, pácarregadeira, empilhadeira ou outro), o operador da Central de Monitoramento do ISPS-CODE deve: a) informar ao Coordenador de Emergência do Porto, na sua ausência ao Gerente do Porto ou ao Técnico Portuário de Plantão; b) informar ao Inspetor da Guarda Portuária e ao Técnico de Segurança do Trabalho do Porto; c) confirmar o acionamento da Brigada do Porto e/ou de empresa especializada para atendimento à emergências O Coordenador de Emergência do Porto deve comunicar à empresa responsável pelo equipamento, aos órgãos ambientais e, se necessário, à Capitania dos Portos Caso necessário o Coordenador de Emergência do Porto deve solicitar ao responsável pelo equipamento, as seguintes providências: a) encaminhar equipe técnica e materiais para o controle dos riscos no local do acidente; b) promover com seus recursos, todas as providências para eliminação de riscos e recuperação das áreas/instalações afetadas pelo acidente; c) providenciar o transbordo de produtos caso necessário; d) condicionar e remover os resíduos para destinação final adequada, com orientação da GAE;

20 Rev. 01 PÁG 20 / 29 e) cumprir procedimentos específicos contidos nos Planos e Programas da CODEBA A Brigada de Emergência do porto deve: a) comparecer ao local, verificar a extensão da emergência e seus efeitos no meio ambiente (proximidade do mar, córregos e comunidades) e a existência de vítima; b) isolar e sinalizar a área afetada; c) reorganizar o trânsito, se necessário; d) empregar os meios disponíveis para eliminar e/ou conter o produto vazado; e) aguardar a chegada do apoio adicional da empresa responsável pelo veículo; f) e, caso necessário, recomendar o acionamento de Plano de Emergência do Porto Resgate de Homem no Mar Ao identificar uma vítima, a pessoa deve comunicar imediatamente a Central de Monitoramento do ISPS-CODE ou a Guarda Portuária, para as ações de salvamento Visando garantir agilidade no socorro, a CODEBA deve manter próximo ao cais os equipamentos para salvamento (bóias salva-vidas, cabos, sinalizador luminoso e outros identificados como necessários para a atividade portuária) Se acionada, a Brigada de Emergência do porto deve: a) comparecer ao local e iniciar as ações de resgate; b) isolar e sinalizar a área afetada; c) reorganizar o trânsito, se necessário; d) aguardar a chegada do apoio adicional - SAMU, Corpo de Bombeiro ou outro Condições de Tempo Adversas, Afetando a Segurança das Operações Nestes casos, a pessoa que identificar a condição desfavorável à operação deve comunicar-se com o Preposto do Operador Portuário, Gerente do Porto ou com o Técnico Portuário de plantão, e solicitar providências para suspensão das operações até que a condição adequada se restabeleça. O Técnico de Segurança do Trabalho do Porto deve ser comunicado para acompanhar as ações a serem adotadas. A Central de Monitoramento do ISPS-CODE deve ficar em alerta ou tomar alguma providência que se fizer necessária. 4.4 AVALIAÇÃO DAS AÇÕES O Coordenador de Emergência do Porto, conjuntamente com Líder da Brigada, deve discutir e analisar os desvios porventura registrados, e emitir relatório de ocorrência sobre as anormalidades que afetem os padrões de segurança dos sistemas, processo e/ou das instalações envolvidas Também, deve acionar a GAE para, avaliar a necessidade de ações complementares referentes ao controle dos impactos ambientais como, por exemplo, nos casos de: a) investigação de contaminação do solo, água e ar;

21 Rev. 01 PÁG 21 / 29 b) remoção, acondicionamento e transporte de resíduos sólidos e líquidos; c) evacuação do porto e/ou de comunidades do entorno; d) dentre outros A emergência nos Portos, envolvendo o transporte rodoviário e marítimo, deve ser investigadas pelas autoridades competentes, cabendo a CODEBA solicitar laudos e pareceres finais para elaboração do Relatório Final e adoção de providências pertinentes às competências da CODEBA As equipes de Comunicação e de Assistência Social da CODEBA devem uniformizar as informações destinadas à comunidade interna, externa e entidades envolvidas para garantir base única de conhecimento evitando distorções e interpretações errôneas do seu conteúdo. 4.5 FARDAMENTO Os membros da Brigada do Porto, funcionários da CODEBA, devem estar identificados pelo fardamento, cujo modelo e especificações constam no Anexo B desta norma, que deve ser oferecido pela empresa da qual o brigadista tiver vínculo empregatício Também, deve ser disponibilizado capacete, na cor vermelha, contendo o brasão da brigada apresentado no Anexo C desta norma Em caso de desligamento do brigadista, o fardamento e capacete citados neste subitem, deverão ser devolvidos a área de pessoal da empresa a que o brigadista esteja vinculado. 4.6 REVISÃO DA NORMA Esta Norma deve ser revisada ou atualizada pela GAE sempre que houver necessidade de atualização dos procedimentos adotados, alteração da legislação ou outro motivo. 5. DISTRIBUIÇÃO Diretoria Executiva, Gerentes, Assessores, Chefes de Serviço, Coordenadores de Emergência, Brigadistas, Operadores Portuários, Arrendatários, OGMO, Sindicatos patronais e laborais, Posto Médico. 6. AUDITORIA As atividades regulamentadas pela presente Norma devem ser auditadas pela GAI Gerência de Auditoria Interna, conforme seu programa anual de auditoria. 7. APROVAÇÃO Esta Norma foi atualizada na 551ª Reunião Ordinária da DEX, de 15 de julho de 2015, e passa a vigorar a partir desta data. 8. ANEXOS ANEXO A ANEXO B ANEXO C FORMULÁRIO - COMUNICAÇÃO INICIAL DE INCIDENTE FARDAMENTO BRASÕES DAS BRIGADAS DE EMERGÊNCIA DOS PORTOS DE SALVADOR, ARATU-CANDEIAS E ILHÉUS

22 Rev. 01 PÁG 22 / 29 ANEXO D CHECK-LIST DE OBSERVAÇÃO PARA LIBERAÇÃO DE SERVIÇO EM AMBIENTE CONFINADO ANEXO E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA CURSO DE FORMAÇÃO DE BRIGADISTAS DOS PORTOS DE SALVADOR, ARATU-CANDEIAS E ILHÉUS José Muniz Rebouças Diretor Presidente

23 Rev. 01 PÁG 23 / 29 ANEXO A FORMULÁRIO - COMUNICAÇÃO INICIAL DE INCIDENTE

NORMA APROVAÇÃO DEX 396ª 22/06/2009 CODEBA REVISÃ DATA

NORMA APROVAÇÃO DEX 396ª 22/06/2009 CODEBA REVISÃ DATA CÓDIGO PAG T.01.10 1/13 NORMA APROVAÇÃO DATA DEX 396ª 22/06/2009 CODEBA REVISÃ DATA TÍTULO: PREPARAÇÃO E ATENDIMENTO ÀS EMERGÊNCIAS NO PORTO DE SALVADOR PALAVRAS-CHAVE EMERGÊNCIA, BRIGADA DE EMERGÊNCIA,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente Superintendência Estadual do Meio Ambiente SEMACE

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente Superintendência Estadual do Meio Ambiente SEMACE 1. OBJETIVO: Este Termo de Referência têm como objetivo estabelecer diretrizes para elaboração do Plano de Emergência para Transporte de Produtos Perigosos. O plano deverá garantir de imediato, no ato

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 158/2014/TCE-RO

RESOLUÇÃO N. 158/2014/TCE-RO RESOLUÇÃO N. 158/2014/TCE-RO Cria e regulamenta a Brigada de Incêndio e Emergência do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e dá outras providências. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE

Leia mais

PLANO DE FUGA EM OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIOS E EMERGÊNCIAS EM ESCOLAS

PLANO DE FUGA EM OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIOS E EMERGÊNCIAS EM ESCOLAS PLANO DE FUGA EM OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIOS E EMERGÊNCIAS EM ESCOLAS PLANO DE EMERGÊNCIA CONTRA INCÊNDIO de acordo com o projeto de norma nº 24:203.002-004 da ABNT ( setembro 2000 ) 1 Objetivo 1.1 Estabelecer

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL PARA PG 017/02 PREPARAÇÃO E ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA Página 2 de 5

PROCEDIMENTO GERENCIAL PARA PG 017/02 PREPARAÇÃO E ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA Página 2 de 5 Página 2 de 5 1 OBJETIVO Este procedimento tem por objetivo o estabelecimento das diretrizes para elaboração de procedimentos técnicos e administrativos a serem adotados em situações emergenciais, tais

Leia mais

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais.

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. RESOLUÇÃO Nº 306, DE 5 DE JULHO DE 2002 Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das competências

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN 031/DAT/CBMSC) PLANO DE EMERGÊNCIA

NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN 031/DAT/CBMSC) PLANO DE EMERGÊNCIA ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE ATIVIDADES TÉCNICAS - DAT NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN 031/DAT/CBMSC)

Leia mais

NORMA VISTORIA DE VEÍCULOS DE CARGA

NORMA VISTORIA DE VEÍCULOS DE CARGA CODEBA PALAVRAS CHAVES INSPEÇÃO, VEÍCULOS, CARGA P..04 DEX- 312ª REVISÃO N.º 1 / 6 SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 3. PROCEDIMENTOS BÁSICOS 3.1 Acesso a Área de Operação Portuária 3.2

Leia mais

PROCEDIMENTO. IT-0401-00014 - Livre Acesso aos Terminais

PROCEDIMENTO. IT-0401-00014 - Livre Acesso aos Terminais PROCEDIMENTO Nº Revisão: 3 Data: 20/05/2013 1 OBJETIVO 2 2 ABRANGÊNCIA 2 3 REFERÊNCIAS 2 4 DEFINIÇÕES 3 5 INSTRUÇÕES 4 Nº Revisão 3 Data: 20/05/2013 1 1 OBJETIVO Este procedimento tem como objetivo definir

Leia mais

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e PORTARIA SSST Nº 11, de 13/10/1994 "Publica a minuta do Projeto de Reformulação da Norma Regulamentadora nº 9 - Riscos Ambientais com o seguinte título: Programa de Proteção a Riscos Ambientais". A SECRETARIA

Leia mais

NR.33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados

NR.33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados NR.33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados O objetivo desta NR é estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO) Procedimento PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGENCIA

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO) Procedimento PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGENCIA SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO) Procedimento PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGENCIA PR.11 Revisão: 00 Página 1 de 4 1. OBJETIVO Estabelecer e manter planos

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PGRS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PGRS TERMO DE REFERÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PGRS 1. JUSTIFICATIVA O presente Termo de Referência tem por fim orientar a elaboração do PGRS conforme previsto no

Leia mais

1 e 2... devem contemplar no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, além dos requisitos previstos na Norma Regulamentadora n.

1 e 2... devem contemplar no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, além dos requisitos previstos na Norma Regulamentadora n. ANEXO I da NR-20 1 e 2.... devem contemplar no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, além dos requisitos previstos na Norma Regulamentadora n.º 9: a) o inventário e características dos inflamáveis

Leia mais

O PAE, parte integrante do PGR, contempla também a prevenção do risco de acidentes com produtos perigosos e de combate a incêndio.

O PAE, parte integrante do PGR, contempla também a prevenção do risco de acidentes com produtos perigosos e de combate a incêndio. OBJETIVO O PGR - Programa de Gerenciamento de Risco e PAE - Plano de Ação de Emergências são parte integrante do PBA Plano Básico Ambiental da Estrada-Parque Visconde de Mauá, que compreende a identificação,

Leia mais

TRÁFEGO DE PESSOAS, TRÂNSITO E ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS

TRÁFEGO DE PESSOAS, TRÂNSITO E ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS 1 / 8 SUMÁRIO Pág. 1. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO... 01 2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES... 01 3. DEFINIÇÕES, SÍMBOLOS E ABREVIATURAS... 02 4. PROCEDIMENTOS BÁSICOS... 02 4.1 Acesso e Tráfego de Veículos

Leia mais

a) garantir a efetiva implementação das medidas de proteção estabelecidas nesta Norma;

a) garantir a efetiva implementação das medidas de proteção estabelecidas nesta Norma; TRABALHO EM ALTURA 36.1 Objetivo e Campo de Aplicação 36.1 Objetivo e Definição 36.1.1 Esta Norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura,

Leia mais

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios:

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: 1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: a) é elaborada por proposta da área de gestão de continuidade de negócios da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Sicoob

Leia mais

Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar

Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar MANUAL DO AVALIADOR Parte I 1.1 Liderança Profissional habilitado ou com capacitação compatível. Organograma formalizado, atualizado e disponível. Planejamento

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

BRIGADA DE INCÊNDIO ORGANIZAÇÃO DA BRIGADA DE INCÊNDIO

BRIGADA DE INCÊNDIO ORGANIZAÇÃO DA BRIGADA DE INCÊNDIO BRIGADA DE INCÊNDIO Brigada de Incêndio: É um grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuarem dentro de uma área previamente estabelecida na prevenção, abandono e combate

Leia mais

BRIGADAS DE EMERGÊNCIA

BRIGADAS DE EMERGÊNCIA NICOBELO&ART FINAL Nicobelo@hotmail.com BRIGADAS DE EMERGÊNCIA GRUPO INCÊNDIO DE SOROCABA 1 OBJETIVO É estabelecer Programa de Prevenção e levar a cabo medidas que se implementem para evitar ou mitigar

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S. Objetivo: Instruir quanto ao campo de aplicação das NR s e direitos e obrigações das partes.

SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S. Objetivo: Instruir quanto ao campo de aplicação das NR s e direitos e obrigações das partes. SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S NR-1 DISPOSIÇÕES GERAIS O campo de aplicação de todas as Normas Regulamentadoras de segurança e medicina do trabalho urbano, bem como os direitos e obrigações do

Leia mais

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL MANUAL Elaborado por Comitê de Gestão de Aprovado por Paulo Fernando G.Habitzreuter Código: MA..01 Pag.: 2/12 Sumário Pag. 1. Objetivo...

Leia mais

PLANO DE RESPOSTAS PARA EMERGÊNCIAS DUKE ENERGY GERAÇÃO PARANAPANEMA

PLANO DE RESPOSTAS PARA EMERGÊNCIAS DUKE ENERGY GERAÇÃO PARANAPANEMA PLANO DE RESPOSTAS PARA EMERGÊNCIAS DUKE ENERGY GERAÇÃO PARANAPANEMA LIANE DILDA GERENTE DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO HISTÓRICO Privatização - 28.07.1999 (DEI-EUA) EUA) Geração e Comercialização de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA OS ESTUDOS DE AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA DAS INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA OS ESTUDOS DE AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA DAS INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS TERMO DE REFERÊNCIA PARA OS ESTUDOS DE AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA DAS INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS SUMÁRIO 1 OBJETIVO 2 IDENTIFICAÇÃO 3- CARACTERIZAÇÃO DA INSTALAÇÃO PORTUÁRIA 4 - PLANO DE TRABALHO 4.1 - CONHECIMENTO

Leia mais

PREV FIRE TREINAMENTOS TV. AGRIPINA DE MATOS, 2090, SANTARÉM - PA SITE:

PREV FIRE TREINAMENTOS TV. AGRIPINA DE MATOS, 2090, SANTARÉM - PA SITE: PREV FIRE TREIMENTOS TV. AGRIPI DE MATOS, 2090, SANTARÉM - PA OBJETIVO DO CURSO Promover a formação da brigada de incêndio, com técnicas, competências, habilidades e valores visando oferecer capacitação

Leia mais

2.2 A Administração do Condomínio dá ênfase às medidas preventivas, assim entendidas as seguintes:

2.2 A Administração do Condomínio dá ênfase às medidas preventivas, assim entendidas as seguintes: Fl. 01 de 06 1 Objetivo A presente Regulamentação Especial visa normalizar os procedimentos para o pessoal incumbido de prevenir ou combater um princípio de incêndio e de atuar em situações de emergência,

Leia mais

Controle Ambiental do Transporte de Produtos Perigosos. Belo Horizonte, Fevereiro de 2015

Controle Ambiental do Transporte de Produtos Perigosos. Belo Horizonte, Fevereiro de 2015 Controle Ambiental do Transporte de Produtos Perigosos Belo Horizonte, Fevereiro de 2015 OCORRÊNCIA 2006 M OCORRÊNCIA 2007 OCORRÊNCIA 2008 SUMÁRIO 1) Histórico 2) Instrução Normativa IBAMA n.º 05/2012

Leia mais

NR 35 Trabalho em Altura

NR 35 Trabalho em Altura Professor Flávio Nunes NR 35 Trabalho em Altura CLT: Art.200 www.econcursando.com.br 1 35.1. Objetivo e Campo de Aplicação 35.1.1 Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO DE OPERAÇÕES DE DEFESA CIVIL Departamento de Proteção Contra Incêndio, Explosão e Pânico NORMA TÉCNICA n. 39/2009 Credenciamento

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE DEFESA CIVIL Gerência de Segurança Contra Incêndio e Pânico NORMA TÉCNICA n. 16, de 05/03/07 Plano de Intervenção

Leia mais

AÇÕES A SEREM SEGUIDAS APÓS A ATIVAÇÃO DO PEL

AÇÕES A SEREM SEGUIDAS APÓS A ATIVAÇÃO DO PEL Usina Termelétrica Gov. LEONEL BRIZOLA/TERMORIO Informe de recursos internos LIMITES DA ÁREA INDUSTRIAL COMPOSIÇÃO DA UTE GLB Planta Outras instalações Rota de fuga ATIVAÇÃO DO PEL Qualquer empregado ou

Leia mais

Comunicação investigação e análise de quase acidentes e acidentes do trabalho

Comunicação investigação e análise de quase acidentes e acidentes do trabalho 1. OBJETIVO Padronizar e estabelecer requisitos mínimos para a comunicação, investigação e análise de quase acidentes e acidentes do trabalho. 2. CAMPO DE APLICAÇÃO Nas dependências e em atividades externas

Leia mais

TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS ANALISE DE RISCO ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA. Mauro Gomes de Moura maurogm@fepam.rs.gov.br

TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS ANALISE DE RISCO ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA. Mauro Gomes de Moura maurogm@fepam.rs.gov.br TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS ANALISE DE RISCO ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA Mauro Gomes de Moura maurogm@fepam.rs.gov.br PERFIL DOS ACIDENTES ATENDIDOS PELA FEPAM Emergências Ambientais no RS - Geral TIPO

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA Nº 017/2015 ANEXO Q12 DIRETRIZES DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA PARA CONTRATOS SERVIÇOS ÍNDICE

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA Nº 017/2015 ANEXO Q12 DIRETRIZES DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA PARA CONTRATOS SERVIÇOS ÍNDICE ANEXO Q12 DIRETRIZES DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA PARA CONTRATOS SERVIÇOS ÍNDICE 1. OBJETIVO 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3. NOMENCLATURA 4. DEFINIÇÕES 5. RESPONSABILIDADES 6. REQUISITOS

Leia mais

1 OBJETIVO DA POLÍTICA... 1 2 DESCRIÇÃO DA POLÍTICA... 1

1 OBJETIVO DA POLÍTICA... 1 2 DESCRIÇÃO DA POLÍTICA... 1 Política de Resposta a Emergência Ambiental Versão 1 Data 09/2014 SUMÁRIO 1 OBJETIVO DA POLÍTICA... 1 2 DESCRIÇÃO DA POLÍTICA... 1 2.1 O QUE É UM DERRAMAMENTO?... 1 2.2 QUE TIPOS DE DERRAMAMENTOS EXISTEM?...

Leia mais

PORTO ORGANIZADO DE SANTOS PLANO DE AUXÍLIO MÚTUO

PORTO ORGANIZADO DE SANTOS PLANO DE AUXÍLIO MÚTUO PORTO ORGANIZADO DE SANTOS PLANO DE AUXÍLIO MÚTUO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS, DA COMPOSIÇÃO E DA FILIAÇÃO Artigo 1º O Plano de Auxílio Mútuo PAM, do Porto Organizado de Santos, é

Leia mais

Comando do Corpo de Bombeiros. Mód 5 Plano de Emergência Contra Incêndio e Brigada de Incêndio. Maj. QOBM Fernando

Comando do Corpo de Bombeiros. Mód 5 Plano de Emergência Contra Incêndio e Brigada de Incêndio. Maj. QOBM Fernando Comando do Corpo de Bombeiros Mód 5 Plano de Emergência Contra Incêndio e Brigada de Incêndio Maj. QOBM Fernando Plano de Emergência Requisitos para Elaboração e Aspectos a serem Observados; Implementação

Leia mais

INCÊNDIO Ambiente SEFAZ (Ed. Vale do Rio Doce) PGI 002 Incêndio

INCÊNDIO Ambiente SEFAZ (Ed. Vale do Rio Doce) PGI 002 Incêndio GESTÃO DA CONTINUADE DOS NEGÓCIOS E DE PGI 002 Incêndio INCÊNDIO Ambiente SEFAZ (Ed. Vale do Rio Doce) PGI 002 Incêndio As informações existentes neste documento e em seus anexos são para uso exclusivo

Leia mais

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

Estrutura da Gestão de Risco Operacional

Estrutura da Gestão de Risco Operacional Conceito No Brasil a Resolução n.º 3380, emitida pelo BACEN em 29 de junho de 2006, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, definiu como: A possibilidade de ocorrência de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE RESÍDUOS EMBRAPA SEMI-ÁRIDO DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS

REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE RESÍDUOS EMBRAPA SEMI-ÁRIDO DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE RESÍDUOS EMBRAPA SEMI-ÁRIDO DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS Art. 1º - A Comissão de Resíduos da EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, instituída pela Portaria n o 558 de 12 de agosto de 2003,

Leia mais

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1. Aplicação Esta política aplica-se a todos os colaboradores Técnico-administrativos, sejam vínculo CLT ou contrato de estágio. 2. Objetivo Estabelecer critérios

Leia mais

PAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA

PAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA PAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA Quattor UN QB e PE / DCX REVISÃO MODIFICAÇÃO DATA 0 Emissão Inicial 31.03.2006 1 Revisão conforme solicitação do Subcomitê de Análise de Risco a acréscimo do hiperlink

Leia mais

1. Esta Política institucional de gestão de continuidade de negócios:

1. Esta Política institucional de gestão de continuidade de negócios: 1. Esta Política institucional de gestão de continuidade de negócios: a) é elaborada por proposta da área de gestão de continuidade de negócios da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Sicoob

Leia mais

Súmula: Regulamenta a Instituição do Programa Brigadas Escolares Defesa Civil na Escola.

Súmula: Regulamenta a Instituição do Programa Brigadas Escolares Defesa Civil na Escola. DECRETO QUE REGULAMENTA A LEI 18.424/2015 Súmula: Regulamenta a Instituição do Programa Brigadas Escolares Defesa Civil na Escola. O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe confere

Leia mais

GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES

GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES 1. OBJETIVO O Gerenciamento de Modificações consiste em prover um procedimento ordenado e sistemático de análise dos possíveis riscos introduzidos por modificações, de identificação

Leia mais

COORDENADORIA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL

COORDENADORIA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL COORDENADORIA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL Roteiro para montagem de um Plano Preventivo de Defesa Civil Apresentamos o presente roteiro com conteúdo mínimo de um Plano Preventivo de Defesa Civil ou Plano de

Leia mais

SISTEMA GLOBAL DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO. firesafetybrasil@gmail.com

SISTEMA GLOBAL DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO. firesafetybrasil@gmail.com SISTEMA GLOBAL DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO firesafetybrasil@gmail.com RELAÇÃO ENTRE OS FATORES CONDICIONANTES DE RISCO E AS DISTINTAS CATEGORIAS DE RISCO RELAÇÃO DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE AS CINCO CATEGORIAS

Leia mais

a) sempre que se produza uma mudança nas condições de trabalho, que possa alterar a exposição aos agentes biológicos;

a) sempre que se produza uma mudança nas condições de trabalho, que possa alterar a exposição aos agentes biológicos; Os 32 itens da NR-32 a serem trabalhados nesta primeira etapa do projeto 32 para implantação nos estabelecimentos de saúde até 2009 foram selecionados e estudados pela diretoria do Sinsaúde por serem os

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA STR SISTEMA DE TRANSPORTES Nº. 002/2015. Unidade Responsável: Secretaria Municipal do Interior e Transportes CAPÍTULO I

INSTRUÇÃO NORMATIVA STR SISTEMA DE TRANSPORTES Nº. 002/2015. Unidade Responsável: Secretaria Municipal do Interior e Transportes CAPÍTULO I INSTRUÇÃO NORMATIVA STR SISTEMA DE TRANSPORTES Nº. 002/2015 DISPÕE SOBRE AS ROTINAS E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE MANUTENÇÕES PREVENTIVAS E CORRETIVAS DA FROTA DE VEÍCULOS E NOS EQUIPAMENTOS PESADOS,

Leia mais

ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3)

ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) 9.1. Do objeto e campo de aplicação. 9.1.1. Esta Norma Regulamentadora

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 23, DE 4 DE ABRIL DE 2012

RESOLUÇÃO - RDC Nº 23, DE 4 DE ABRIL DE 2012 RESOLUÇÃO - RDC Nº 23, DE 4 DE ABRIL DE 2012 Dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ações de campo por detentores de registro de produtos para a saúde no Brasil. A Diretoria Colegiada

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Numero do Documento: 1360347 RESOLUÇÃO Nº. 170, de 16 de MAIO de 2013.

Numero do Documento: 1360347 RESOLUÇÃO Nº. 170, de 16 de MAIO de 2013. Numero do Documento: 1360347 RESOLUÇÃO Nº. 170, de 16 de MAIO de 2013. Dispõe sobre procedimentos para comunicação de incidentes na prestação dos serviços públicos de distribuição de gás canalizado no

Leia mais

CAPÍTULO I Seção I Da Exigência e do Uso da PTV

CAPÍTULO I Seção I Da Exigência e do Uso da PTV INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 37, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2006 (Revogada pela IN 54, de 04/Dez/2007) O MINISTRO DE ESTADO, INTERINO, DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe confere

Leia mais

NR 4. SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978

NR 4. SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 NR 4 SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 A Norma Regulamentadora 4, cujo título é Serviços Especializados em Engenharia

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA VISANDO A AQUISIÇÃO DE VEÍCULO DE COMBATE A INCÊNDIOS PARA O PORTO DE ARATU EM CADEIAS BA.

TERMO DE REFERÊNCIA VISANDO A AQUISIÇÃO DE VEÍCULO DE COMBATE A INCÊNDIOS PARA O PORTO DE ARATU EM CADEIAS BA. TERMO DE REFERÊNCIA VISANDO A AQUISIÇÃO DE VEÍCULO DE COMBATE A INCÊNDIOS PARA O PORTO DE ARATU EM CADEIAS BA. JULHO 2015 1. OBJETO Aquisição de 01 (hum) veículo tipo caminhão de bombeiro, para combate

Leia mais

REGULAMENTO DA CENTRAL ANALÍTICA MULTIUSUÁRIO

REGULAMENTO DA CENTRAL ANALÍTICA MULTIUSUÁRIO CAPITULO I DA FINALIDADE E DA APLICAÇÃO Art. 1º A Central Analítica Multiusuária (CAM/PEQ-UNIOESTE) é um conjunto de laboratórios que contam com equipamentos modernos, em sua maioria de última geração,

Leia mais

Desenvolvimento de uma emergência de incêndio

Desenvolvimento de uma emergência de incêndio Desenvolvimento de uma emergência de incêndio Desenvolvimento de uma emergência de incêndio INTRODUÇÃO Ambos a experiência e o bom senso nos dizem que as ações tomadas durante uma emergência são mais eficazes

Leia mais

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções Nº 91/93, 151/96 e 21/01 do Grupo Mercado Comum.

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções Nº 91/93, 151/96 e 21/01 do Grupo Mercado Comum. MERCOSUL/GMC/RES. Nº 30/02 CRITÉRIOS PARA A GESTÃO SANITÁRIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM PORTOS, AEROPORTOS, TERMINAIS INTERNACIONAIS DE CARGA E PASSAGEIROS E PONTOS DE FRONTEIRA NO MERCOSUL TENDO EM VISTA:

Leia mais

Espaço Confinado o que você precisa saber para se proteger de acidentes?

Espaço Confinado o que você precisa saber para se proteger de acidentes? Espaço Confinado o que você precisa saber para se proteger de acidentes? Publicado em 13 de outubro de 2011 Por: Tônia Amanda Paz dos Santos (a autora permite cópia, desde que citada a fonte e/ou indicado

Leia mais

Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL

Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL É proibida a reprodução total ou parcial deste documento por quaisquer meios

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO CFM

MINUTA DE RESOLUÇÃO CFM MINUTA DE RESOLUÇÃO CFM Dispõe sobre a normatização do funcionamento dos prontos-socorros hospitalares, assim como do dimensionamento da equipe médica e do sistema de trabalho. O Conselho Federal de Medicina,

Leia mais

ESTADO DO AMAPÁ CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS PORTARIA Nº 011 /05/CAT-CBMAP

ESTADO DO AMAPÁ CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS PORTARIA Nº 011 /05/CAT-CBMAP ESTADO DO AMAPÁ CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS PORTARIA Nº 011 /05/CAT-CBMAP Aprova a Norma Técnica nº 010/2005-CBMAP, sobre atividades eventuais no Estado do Amapá,

Leia mais

OBJETIVO 2 APLICAÇÃO 3 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5 TERMINOLOGIA 6 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DE MUDANÇAS

OBJETIVO 2 APLICAÇÃO 3 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5 TERMINOLOGIA 6 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DE MUDANÇAS Impresso em 26/08/2015 10:31:18 (Sem título Aprovado ' Elaborado por Daniel Trindade/BRA/VERITAS em 01/11/2013 Verificado por Cintia Kikuchi em 04/11/2013 Aprovado por Americo Venturini/BRA/VERITAS em

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E/OU AMBIENTAL (ISO 9001 / 14001) Palavra chave: certificação, qualidade, meio ambiente, ISO, gestão

CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E/OU AMBIENTAL (ISO 9001 / 14001) Palavra chave: certificação, qualidade, meio ambiente, ISO, gestão 1 de 8 1. OBJETIVO Estabelecer o processo para concessão, manutenção, extensão, suspensão e cancelamento de certificações de Sistema de Gestão da Qualidade, conforme a Norma NBR ISO 9001 e Sistema de Gestão

Leia mais

Procedimento de Segurança para Terceiros

Procedimento de Segurança para Terceiros Página 1 de 6 1. OBJETIVO Sistematizar as atividades dos prestadores de serviços, nos aspectos que impactam na segurança do trabalho de forma a atender à legislação, assim como, preservar a integridade

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

PAE PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA. Empresa: OCIDENTAL COMERCIO DE FRIOS LTDA - FILIAL. Equipe Técnica Executora:

PAE PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA. Empresa: OCIDENTAL COMERCIO DE FRIOS LTDA - FILIAL. Equipe Técnica Executora: PAE PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA Vigência: OUTUBRO/ 2015 à OUTUBRO/2016 Empresa: OCIDENTAL COMERCIO DE FRIOS LTDA - FILIAL Equipe Técnica Executora: REGINALDO BESERRA ALVES Eng de Segurança no Trabalho

Leia mais

FICHA MODELO DA SINOPSE DO LAUDO

FICHA MODELO DA SINOPSE DO LAUDO FICHA MODELO DA SINOPSE DO LAUDO A Ficha objetiva apresentação de SINOPSE do laudo, padronizada, a fim de auxiliar a análise e encaminhamento do mesmo para os interessados. Conforme modelo que segue, o

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

FRIGORÍFICAS FICAS NORMA NBR - 16069 SEGURANÇA A EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO

FRIGORÍFICAS FICAS NORMA NBR - 16069 SEGURANÇA A EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO SEGURANÇA A EM INSTALAÇÕES FRIGORÍFICAS FICAS NORMA NBR - 16069 SEGURANÇA A EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO ÃO 28/5/2009 Palestrante: eng Mauricio 1 Os textos da Norma foram baseados na Ashrae Standard 15

Leia mais

Regulamento sobre Gestão de Risco das Redes de Telecomunicações e Uso de Serviços de Telecomunicações em Situações de Emergência e Desastres

Regulamento sobre Gestão de Risco das Redes de Telecomunicações e Uso de Serviços de Telecomunicações em Situações de Emergência e Desastres Regulamento sobre Gestão de Risco das Redes de Telecomunicações e Uso de Serviços de Telecomunicações em Situações de Emergência e Desastres Conselheiro Marconi Thomaz de Souza Maya Agência Nacional de

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 4

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 4 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Saúde Ocupacional AULA 4 Competências a serem trabalhadas nesta aula Estabelecer os parâmetros e diretrizes necessários para garantir um padrão

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO Nº 1/SETIN, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO Nº 1/SETIN, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO Nº 1/SETIN, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 O SECRETÁRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO, no

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Realizar o gerenciamento dos projetos desde o seu planejamento, desenvolvimento, recebimento, análise crítica, controle e distribuição nas obras. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Manual

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2011

PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 (Do Sr. Washington Reis) Dispõe sobre limpeza e inspeção de ar condicionado central, na forma que menciona. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º É obrigatória a realização anual

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Política Nacional de Resíduos Sólidos Política Nacional de Resíduos Sólidos Princípios, objetivos e instrumentos, Diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos Responsabilidades dos

Leia mais

Instituto do Meio Ambiente ESTADO DE ALAGOAS DOCUMENTAÇÃO PARA POSTOS DE COMBUSTÍVEIS NOVOS

Instituto do Meio Ambiente ESTADO DE ALAGOAS DOCUMENTAÇÃO PARA POSTOS DE COMBUSTÍVEIS NOVOS DOCUMENTAÇÃO PARA POSTOS DE COMBUSTÍVEIS NOVOS LICENÇA PRÉVIA - Documentação necessária 1. Requerimento Padrão definido pelo IMA, devidamente preenchido e assinado; 2. Cadastro do empreendimento, definido

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE CREDENCIAMENTO E EXPLORAÇÃO DE PÁTIOS REGULADORES DE CAMINHÕES

REGULAMENTO GERAL DE CREDENCIAMENTO E EXPLORAÇÃO DE PÁTIOS REGULADORES DE CAMINHÕES REGULAMENTO GERAL DE CREDENCIAMENTO E EXPLORAÇÃO DE PÁTIOS REGULADORES DE CAMINHÕES Art. 1º - Este Regulamento Geral de Credenciamento e Exploração de Pátios Reguladores de Caminhões tem por finalidade

Leia mais

POP 010: MONITORAMENTO DE LABORATÓRIOS DA REDE NACIONAL DE LABORATÓRIOS AGROPECUÁRIOS

POP 010: MONITORAMENTO DE LABORATÓRIOS DA REDE NACIONAL DE LABORATÓRIOS AGROPECUÁRIOS Página 1 de 9 POP 010: MONITORAMENTO DE LABORATÓRIOS DA REDE NACIONAL DE LABORATÓRIOS AGROPECUÁRIOS ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO Nome Data Assinatura 27/01/2014 Revisado por: Rominik M. Fontenele 03/10/2014

Leia mais

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos sistemas e demais aplicações informatizadas do TJAC.

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos sistemas e demais aplicações informatizadas do TJAC. Código: MAP-DITEC-001 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaborado por: Gerência de Sistemas Aprovado por: Diretoria de Tecnologia da Informação 1 OBJETIVO Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento

Leia mais

NR-15 (Texto para Consulta Pública)

NR-15 (Texto para Consulta Pública) MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Trata-se de proposta de texto para alteração da Norma Regulamentadora n.º 15 (Atividades

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº 006 /2007

ATO NORMATIVO Nº 006 /2007 ATO NORMATIVO Nº 006 /2007 Dispõe sobre os cargos em comissão do Ministério Público do Estado da Bahia, e dá outras providências. O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA, no uso das atribuições

Leia mais

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ?

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES AVALIAÇÃO SASSMAQ (P.COM.26.00) O SASSMAQ é um Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, elaborado pela Comissão de Transportes da ABIQUIM, dirigido

Leia mais

00 05/11/2009 Elaboração Emissão Aprovada

00 05/11/2009 Elaboração Emissão Aprovada Página 1 de 8 DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REV DATA ALTERAÇÃO OBSERVAÇÃO 05/11/29 Elaboração Emissão Aprovada OBSERVAÇÃO: O USUÁRIO É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS REVISÕES ULTRAPASSADAS DESTE ELABORAÇÃO ANÁLISE

Leia mais

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Objetivo A Norma Regulamentadora 9 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação,

Leia mais

Segurança com Pr P odutos o Q u Q ími m cos

Segurança com Pr P odutos o Q u Q ími m cos Segurança com Produtos Químicos Assuntos a serem Abordados 1. Conceitos e Definições; 2. Pré Avaliação do Produto Químico (Compra); 3. Armazenamento de Produto Químico; 4. Resíduo / Licença Ambiental;

Leia mais

Inclui no "Ementário - Elementos para Lavratura de Autos de Infração" as ementas referentes à Norma Regulamentadora nº 33

Inclui no Ementário - Elementos para Lavratura de Autos de Infração as ementas referentes à Norma Regulamentadora nº 33 SIT - Portaria nº 39/2008 25/2/2008 PORTARIA SIT Nº 39, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2008 DOU 25.02.2008 Inclui no "Ementário - Elementos para Lavratura de Autos de Infração" as ementas referentes à Norma Regulamentadora

Leia mais

BINACIONAL ALCÂNTARA CYCLONE SPACE

BINACIONAL ALCÂNTARA CYCLONE SPACE N.º: PRO-0001-DG BR- GSA Página 1 de 5 Responsabilidade Técnica: Josildo L. Portela - Gerência Socioambiental Necessidade de Treinamento: Sim Público-alvo: Responsáveis por veículos a Diesel, Gestores

Leia mais

APÊNDICE D TREINAMENTOS E SIMULADOS

APÊNDICE D TREINAMENTOS E SIMULADOS TREINAMENTOS E SIMULADOS Rev.00 Março/2015 i SUMÁRIO 1. PROGRAMA DE TREINAMENTO E EXERCÍCIOS SIMULADOS... 1 1.1. TREINAMENTOS... 2 1.2. EXERCÍCIOS... 2 1.3. CAPTURA DE CORREÇÕES E OPORTUNIDADES DE MELHORIA...

Leia mais