Equações não lineares Universidade de Coimbra Professor João Soares 2008/2009

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Equações não lineares Universidade de Coimbra Professor João Soares 2008/2009"

Transcrição

1 Matemática Computacional Equações não lineares Universidade de Coimbra 13 pages Professor João Soares 2008/ Localize graficamente (à mão ou em matlab) as soluções das seguintes equações e demonstre, de forma algébrica, a sua unicidade nos intervalos fechados encontrados, x 2 cos 2 x = 0, ln(x 1) 1/(x 1) = 0, ln(4 x 2 ) = x, x e x = Considere a equação sin x + 1 ax = 0, onde a é um número real conhecido. Diga, justificando, para que valores de a esta equação tem uma única raiz no intervalo [0, π/2]. 3. Modele a questão de obter um valor aproximado para a distância mínima medida na vertical entre as curvas definidas por y = e x e y = ln(x), para x > Uma sucessão {x (k) } R converge de forma quadrática para x R se existirem um inteiro k 0 e um escalar c [0, 1) tais que x (k+1) x c x (k) x 2, para todo k k 0. Averigúe se as sucessões {1/k} e {1 + (0.5) 2k } convergem de forma quadrática para 0 e 1, respectivamente. 5. (Exercício 2.4, p68) Seja I 0 [a, b] o intervalo inicial para o método da bissecção. Mostre que o menor número de iterações que reduz este intervalo a uma amplitude inferior a ɛ é o menor inteiro maior do que log 2 ( b 1 ɛ ) Quantas iterações precisa efectuar pelo método da bissecção de modo a alcançar uma aproximação da única raiz de x 3 x 1 no intervalo [1, 2], com uma precisão de 10 1? Determine essa aproximação. 7. Use o método da bissecção para aproximar a única solução da equação x cos(πx) = 0 no intervalo [0.5, 1.0] com erro inferior a 10 2, 8. A componente forçada de uma tensão transitória para um dado circuito pode ser traduzida pela expressão E(t) = e 0.06πt sin(2t π). Use o método da bissecção duas vezes para aproximar o valor da tensão máxima deste circuito.

2 Equações não lineares 2 9. Pretende construir-se um tanque cúbico com a capacidade de litros. Calcule uma aproximação para o comprimento do lado do tanque usando o método da bissecção quatro vezes e indique a precisão do resultado. 10. Um avião em voo vertical descreve uma trajectória que, para t [0, 1] dado em minutos, pode ser traduzida pela expressão h(t) = (t 1)e t t + 3. (a) Calcule um valor aproximado do instante em que o avião esteve mais próximo do solo, aplicando o método de Newton duas vezes. (b) Aproxime a diferença máxima de altitude que o avião atinge no mesmo intervalo. 11. Considere a função f definida por f(x) = e x ln x, x > 0. Utilizando o método de Newton, aproxime a abcissa do seu ponto de inflexão, em segunda aproximação, partindo de um intervalo com amplitude inferior ou igual a 1. Indique uma estimativa para o erro cometido. 12. Use o método de Newton para aproximar, com erro inferior a 10 4, o valor de x correspondente ao ponto do gráfico de y = x 2 mais próximo de (1, 0). 13. Mostre que a relação x = 1 2 cos x tem uma solução α. Obtenha, um intervalo [a, b] que contenha α e tal que, para todo o x (0) [a, b], a sucessão {x k } gerada pela relação de recorrência x (k+1) = 1 2 cos x(k), k = 0, 1, 2,..., convirja para α. Justifique. 14. Determine os extremos locais da função f(x) = x , usando o método iterativo do ponto fixo sin x, com um erro inferior a 15. Determine uma aproximação para a maior raiz de e x 4x 2 = 0, usando o método do ponto fixo. Indique um majorante do erro da aproximação obtida. 16. A equação de Kepler, usada para calcular as órbitas dos satélites, é M = x E sin x. Dado E = 0.2, resolva a equação para M = 0.5 e M = 0.8 com quatro casas decimais correctas. 17. Pretende construir-se uma ponte entre duas margens de um rio que, por razões económicas, seja o mais curta possível. Sabendo que, na região onde se pretende construir a ponte, as margens do rio têm a forma das curvas y = e x e y = ln (x), determine o comprimento da ponte.

3 Equações não lineares Considere a equação x 6 4x 5 + 6x 4 2x 3 kx 2 + mx n = 0, onde m, n e k denotam parâmetros. (a) Determine um valor para (m, n, k) de modo a que a equação admita 1 como raiz tripla. (b) Para (m, n, k == (,, ), localize e separe as raízes. Determine, pelo método mais conveniente, a menor raiz da equação. 19. Considere a equação polinomial x 3 + kx 2 + 2x 1 = 0, com k um parâmetro real não negativo. (a) Determine o conjunto de todos os valores de k para os quais a equação tem uma única raiz no intervalo [0, 1]. (b) Tome para k o menor valor inteiro positivo do conjunto obtido na alínea anterior e: faça a separação completa das raízes da equação dada; aproxime a menor raiz real daquela equação pelo método de Newton. 20. Localize e separe os valores próprios reais de uma dada matriz A, sabendo que a sua equação característica é λ 3 0.4λ λ = Para resolver o sistema de equações diferenciais de segunda ordem { x + x + 2y + y = f (t), x x + y = g (t), com x (0) = x (0) = y (0) = 0, pelo método das transformadas de Laplace, torna-se necessário factorizar a expressão ( S ) S (2S + 1) ( S 2 1 ), por forma a obter a transformação inversa. Quais são os referidos factores? 22. Pretende construir-se um depósito semi-esférico, de raio r, para armazenar um líquido até uma altura h. Sabendo que o volume do referido líquido é dado pela expressão V = π ( 2r 3 3r 2 h + h 3) /3, qual o raio com que se deve construir o depósito se se pretender guardar no máximo 250 litros de líquido a uma altura de 2 metros? 23. Um corpo de massa 1 kg, que se move apenas ao longo de uma linha recta e que inicialmente se encontra em repouso no ponto de coordenadas x = 2, fica sujeito a uma força cuja intensidade em cada instante t é dada por F (t) = 1+2t 3t 2. Localize e separe os instantes de tempo em que o corpo passa pela origem do referencial.

4 Equações não lineares (Exercício 2.5, p68) Explicar porque é que no Programa 2.1 se usou a fórmula x(2) = x(1)+(x(3)-x(1))*0.5 em vez da fórmula mais natural x(2) = (x(1)+x(3))*0.5, para calcular o ponto médio. 25. (Exercício 2.7, p68) Aplicar o método de Newton ao cálculo da raiz quadrada de um número posiivo a. Proceder de maneira análoga para calcular a raiz cúbica de a. 26. (Exercício 2.11, p69) Utilizar o método de Newton para calcular o zero de f(x) = x 3 3x 2 2 x + 3x4 x 8 x em [0, 1] e explicar porque é que a convergência não é quadrática. 27. (Exercício 2.15, p69) Seja φ N a função iteradora do método de Newton considerado como uma iteração de ponto fixo. Mostrar que φ N (α) = 1 1/m, onde α é um zero de f de multiplicidade m. Deduzir que o método de Newton converge quadraticamente se α for uma raiz simples de f(x) = 0, e linearmente no caso contrário. 28. (Exercício 2.16, p70) Deduzir a partir do gráfico de f(x) = x 3 + 4x 2 10 que esta função tem um único zero real α. Para calcular α utilizar as seguintes iterações do ponto fixo: dado x (0), definir x (k+1) tal que e analisar a sua convergência para α. x (k+1) = 2 ( x (k)) 2 ( + 4 x (k) ) ( x (k)) 2, k 0 + 8x (k) 29. Uma norma vectorial real é uma função de R n em R que satisfaz três propriedades: x + y x + y, para todo x, y R n, αx = α x, para todo x R n e para todo α R, x 0, para todo x R n, x = 0 se e só se x = 0. (1a) (1b) (1c) (1d) Prove que as seguintes funções são normas vectoriais reais, n x 1 x i, x 2 n x 2 i, x max x i. 1 i n i=1 i=1

5 Equações não lineares Seja x R n. Mostre que as seguintes relações entre as normas da alínea anterior, x x 2 x 1, x 1 n x 2, x 2 n x. 31. Diz-se que uma sucessão {x (k) } R n converge de forma quadrática para x se existirem um inteiro k 0 e um escalar c 0 tais que x (k+1) x c x (k) x 2, para todo k k 0. Será possível que se tenha convergência de forma quadrática para uma das normas l 1, l 2 e l e não para uma das outras duas? Explique sumariamente. 32. O seguinte sistema de equações não lineares possui duas soluções, uma das quais é (x, y) = (3, 0), { x 2 2x + y 2 3 = 0 x(6 x) + y 9 = 0. Localize e determine a outra solução efectuando duas aproximações do método de Newton. 33. Localize graficamente as duas soluções do seguinte sistema de equações não lineares { x(x + 2) + 2y = 7 x 2 + (y 3) 2 = 9 e determine uma aproximação da solução de maior abcissa usando o método de Newton e iterando duas vezes. 34. Identifique uma das raízes x da seguinte função F : R 2 R 2, [ x F (x) = x2 2 2 ] exp(x 1 1) + x e efectue uma iteração do Método de Newton para aproximar x a partir do ponto inicial x (0) = (2, 1/2). 35. Aplique duas iterações do método de Newton ao sistema de equações não lineares: { e x 1 1 = 0 e x 2 1 = 0 começando com x (0) = ( 10, 10). O que é que aconteceria se continuasse a aplicar o método de Newton?

6 Equações não lineares Um avião em voo vertical descreve uma trajectória que, para t [0, 1] dado em minutos, pode ser traduzida pela expressão h(t) = (t 1)e t t + 3. (a) Calcule um valor aproximado do instante em que o avião esteve mais próximo do solo, aplicando o método de Newton duas vezes. (b) Aproxime a diferença máxima de altitude que o avião atinge no mesmo intervalo. 37. Considere a função f(x) = ln(4 x 2 ) x. Localize graficamente as suas raízes reais e aproxime o valor da maior delas efectuando duas iterações do método de Newton. 38. Considere o problema de determinar uma solução x da equação x 2 α = 0 dispondo de uma calculadora muito elementar que só faz somas, subtracções, multiplicações e divisões de números reais. (a) Deduza a expressão geral do método de Newton, exprimindo x k+1 em função de x k. (b) Distintamente, para α > 0 e α = 0, escreva x k+1 x em função de x k x. (c) Como é que interpreta a diferença nos resultados da alínea anterior? (d) Assuma que α = 1. Calcule 7 iterações do método de Newton começando em x 0 = 2. Que lhe parece estar a acontecer? (Sugestão: efectue os cálculos em Excel) (e) Para α > 0, mostre que a sequência {x k } gerada pelo método de Newton converge sempre para uma raíz da equação x 2 α = 0 qualquer que seja x 0 0. Para que valores de x 0 é que o limite é α? E α? 39. Diz-se que uma sucessão {x k } R converge de forma quadrática para x se existirem um inteiro k 0 e um escalar c [0, 1) tais que x k+1 x c x k x 2, para todo k k 0. Averigue se as sucessões {1/k} e {1 + (0.5) 2k } convergem de forma quadrática para 0 e 1, respectivamente. 40. Seja f uma função real de variável real contínua à Lipschitz em ]a, b[ com constante de Lipschitz γ > 0. Prove que f(y) f(x) f (x)(y x) γ y x 2 2

7 Equações não lineares 7 para todo o x, y em ]a, b[. (Sugestão: ver página 22 do livro de Dennis e Schnabel 83) 41. Mostre que a seguinte função f : R R é contínua à Lipschitz em qualquer intervalo fechado e limitado de R mas não é diferenciável em x = 0, { x sin 1 f(x) = x, x 0, 0, x = Considere as hipóteses do teorema da convergência (local) quadrática do método de Newton: 1. f : [a, b] R tal que f é contínua à Lipschitz em [a, b] com constante de Lipschitz γ > Existe x ]a, b[ tal que f(x ) = f (x) ρ > 0, para todo o x em [a, b]. Prove que a hipótese 3 pode ser substituída por f (x ) 0 sem que o resultado do teorema referido seja alterado. 43. Para cada uma das funções f(x) = x, f(x) = x 2 + x e f(x) = e x 1, responda às seguintes questões: (a) Quanto vale a derivada de f na raiz x = 0? (b) Determine uma constante de Lipschitz para a derivada de f no intervalo [a, b] (com a < 0 < b). (c) Encontre um intervalo [a, b] nas condições do teorema da convergência (local) quadrática do método de Newton. (d) Caracterize todos os pontos iniciais tais que sucessão gerada pelo método de Newton é convergente para x = 0? 44. Seja f uma função real de variável real definida em [a, b] tal que a segunda derivada é contínua em [a, b]. Seja ainda x ]a, b[ uma raíz da equação f(x) = 0 para a qual f(x ) = f (x ) = 0 e f (x ) 0. Assuma que a sequência {x k } gerada pelo método de Newton está bem definida (isto é que f (x k ) 0 para todo o k) e que converge para x. Prove que existe uma constante β ]0, 1[ tal que x k+1 x β x k x

8 Equações não lineares 8 para todo k N suficientemente grande. 45. Considere a equação unidimensional x 3 x 1 = 0. (a) Mostre que a equação dada possui uma única solução no intervalo [1, 2]. (b) Determine o número de iterações necessárias para aproximar a solução com erro absoluto inferior a 10 4 pelo método da bissecção. Efectue duas iterações. (c) Efectue duas iterações do Método de Newton Modificado para obter uma aproximação da solução no intervalo [1, 2]. 46. Seja P (x) um polinómio de grau n e x uma das suas raízes reais. (a) Mostre que se x é uma raiz real de multiplicidade 2 se e só se P ( x) = P ( x) = 0, P ( x) 0. (b) Mostre que, x é uma raiz real de multiplicidade k se e só se P ( x) = P ( x) =... = P (k 1) ( x) = 0, P (k) ( x) em Exame-Modelo 96/97: (a) Efectue duas iterações do Método da Bissecção para obter a solução da equação x 2 2 = 0 pertencente ao intervalo [0, 3]. Será que este método alguma vez consegue determinar de forma exacta a raíz da equação? (b) Compare, do ponto de vista da convergência local da resolução de uma equação não linear, os Métodos de Newton e da Bissecção. Em que situação é que tiraria partido das vantagens de ambos? 48. em Exame 23/7/97: Considere a seguinte função real de variável real: f(x) = { x se x 0, 1 x 2 se x > 0. (a) Calcule, se possível, duas iterações do Método de Newton para resolver a equação f(x) = 0, começando com x 0 = 1. (b) Quais são todos os valores de x 0 para os quais o Método de Newton converge para uma raíz de f?

9 Equações não lineares 9 (c) Seja {x k } a sucessão gerada pelo Método de Newton para x 0 > 0. Escreva x k+1 x em função de x k x para x = 1 e k N. A partir desta fórmula, deduza a convergência quadrática do Método de Newton aplicada a este exemplo. 49. em Exame 21/7/98: Seja f uma função real de variável real a satisfazer todas as condições do teorema da convergência local do Método de Newton aplicado a f(x) = 0. (a) De que modo é que o valor da constante de Lipschitz de f influencia a taxa de convergência local do Método de Newton? Considere agora as seguintes funções reais de variável real: f 1 (x) = x 2 x, f 2 (x) = 100x 2 100x. (b) Calcule as constantes de Lipschitz de f 1 e f 2 em R. (c) Escreva, em ambos os casos, a fórmula do Método de Newton que permite calcular x k+1 em função de x k (k N). (d) Porque é que o resultado das alíneas b) e c) não contradiz a resposta dada na alínea a)? (Considere a raíz x = 1.) 50. em Exame 15/9/99: Considere a seguinte função real de variável real: f(x) = ex + e x 2 2. (a) Esboce o gráfico de f. (b) Considere também a equação não linear f(x) = 0. Efectue, se possível, uma iteração dos métodos i. de Newton, com x 0 = 0. ii. de secante, com x 0 = 0 e x 1 = 1. (NOTA: Indique apenas os cálculos.) Que conclusões é que retira? Indique dois pontos iniciais para os quais não seria possível efectuar uma iteração do método de secante. (c) Calcule a constante de Lipschitz de f no intervalo [a, b] com 0 < a b.

10 Equações não lineares 10 (d) Considere a aplicação do método de Newton com x 0 [a, b]. Diga, justificando a sua resposta com o resultado da alínea anterior, para que valores de a e de b é que o método de Newton seria em princípio mais lento: a = 5, b = 10 ou a = 500, b = 1000? (NOTA: Se não respondeu à alínea c, pode justificar a sua resposta através de argumentos geométricos.) 51. em Exame 19/6/2000: Considere a equação unidimensional f(x) = sin x cos 3x = 0, x R. (a) Determine um intervalo [a, b] [0, 2π] que contenha uma única raiz x de f. (b) Mostre que f é contínua à Lipschitz em [a, b] e que f (x ) 0. (c) Apresente a relação recursiva do método de Newton que define uma sucessão {x k } que se espera vir a convergir para x. Se houver convergência para x, será a taxa de convergência quadrática? 52. em Exame 10/7/2000: Considere uma matriz simétrica A R 3 3 cujo polinómio característico é definido por p(λ) = λ 3 + 2λ 2 λ 2. (a) Mostre que a matriz A tem três valores próprios reais distintos. (b) Sem efectuar quaisquer cálculos, justifique que p é contínua à Lipschitz em qualquer intervalo fechado e limitado [a, b] e que p não se anula em qualquer dos valores próprios de A. (c) Apresente a relação recursiva do método de Newton que define uma sucessão {λ k } que se espera vir a convergir para um dos valores próprios de A. Se convergência ocorrer de facto, será a taxa de convergência quadrática? 53. em Exame 11/6/2001: (a) Determine um intervalo [a, b] que contenha unicamente a maior raiz x da equação f(x) = 0, com f(x) = e x 4x 2. (b) Determine a fórmula recursiva do método de Newton que permite aproximar o valor de x. Se o método de Newton gerar uma sucessão convergente para x será a taxa de convergência quadrática? Justifique.

11 Equações não lineares 11 (c) Quantas iterações do método da bissecção seriam necessárias para aproximar o valor de x com um erro absoluto inferior a 10 4 começando com o intervalo [a, b] determinado? (Se não resolveu (a) apresente a sua resposta em função dos parâmetros a e b) 54. em Exame 9/7/2001: Para obter a solução de uma equação unidimensional f(x) = 0, com f : R R, usou-se o seguinte processo iterativo, a partir de um ponto inicial x 0, x k+1 = 1 ) (x k + axk, k = 0, 1, 2,..., (2) 2 onde a > 0 é dado. (a) Identifique uma função f tal que (2) seja a fórmula recursiva do método de Newton. (b) Com base na sua resposta à alínea anterior responda ao seguinte. Admitindo que a sucessão {x k } converge, para que valor converge? Com que taxa de convergência? Justifique.

12 Equações não lineares 12 Exercícios de iniciação ao Matlab (Folha 1) Estes exercícios têm por objectivo iniciar a utilização do pacote de software Matlab, desenvolvido para Cálculo Científico e Álgebra Linear Numérica. O Matlab é uma marca registada pela The MathWorks, Inc. (endereço de correio electrónico info@mathworks.com e endereço na Web O comando help pode ser utilizado para descobrir o modo de utilização de qualquer outro comando. Executando o comando doc tem-se acesso a uma página contendo o manual de utilização. Para cada exercício, pode gravar o diário da sua sessão de Matlab num ficheiro através do comando diary. Utilize format compact para poupar espaço. Em alguns exercícios deverá recorrer a format long. 1. Obtenha o gráfico da função f : [0, 1] R definida por f(x) = exp(10t(t 1)) sin(12πt) executando os seguintes comandos em Matlab: t = 0:0.005:1; z = exp(10*t.*(t-1)).*sin(12*pi*t); plot(t,z) 2. Escreva um subprograma em Matlab ou construa uma folha de cálculo em Excel que leia do utilizador os valores α e x 0 e produza como output as primeiras 10 iterações do método de Newton aplicado a x 2 α = Mostre que a equação x cos πx = 0 possui uma única solução no intervalo [0.5, 1.0] e obtenha uma aproximação com erro absoluto inferior a 10 2 usando o método da bissecção numa implementação em Matlab. 4. Considere o problema de determinar as raízes reais de cada uma das seguintes equações não lineares a uma variável: f 1 (x) = x 4 12x x 2 60x = 0 f 2 (x) = x 4 12x x 2 60x + 24 = 0 f 3 (x) = x 4 12x x 2 60x = 0. Efectue várias iterações do método de Newton a partir de x 0 = 2 e x 0 = 1 numa implementação em Matlab. 5. Obtenha um valor aproximado do ponto inicial c > 0 a partir do qual o método de Newton entra em ciclo quando aplicado a arctan(x) = 0.

13 Equações não lineares O polinómio p(x) = x x 2 389x tem raízes em 1, 3 e 94. O ponto x 0 = 2 deveria portanto ser um bom ponto inicial para calcular (através do método de Newton) um dos dois primeiros zeros indicados. Corra o método de Newton com x 0 = 2 e explique os resultados.

Exercícios de MATEMÁTICA COMPUTACIONAL. 1 0 Semestre de 2009/2010 Resolução Numérica de Equações Não-Lineares

Exercícios de MATEMÁTICA COMPUTACIONAL. 1 0 Semestre de 2009/2010 Resolução Numérica de Equações Não-Lineares Exercícios de MATEMÁTICA COMPUTACIONAL Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica 1 0 Semestre de 2009/2010 Resolução Numérica de Equações Não-Lineares 1. Considere a equação sin(x) e x = 0. a) Prove que

Leia mais

Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA

Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA Licenciaturas em Engenharia do Ambiente e Química 2 o Semestre de 2005/2006 Capítulo II Resolução Numérica de Equações Não-Lineares 1. Considere a equação sin(x)

Leia mais

A. Equações não lineares

A. Equações não lineares A. Equações não lineares 1. Localização de raízes. a) Verifique se as equações seguintes têm uma e uma só solução nos intervalos dados: i) (x - 2) 2 ln(x) = 0, em [1, 2] e [e, 4]. ii) 2 x cos(x) (x 2)

Leia mais

Encontre um valor aproximado para 3 25 com precisão de 10 5 utilizando o método da bissecção.

Encontre um valor aproximado para 3 25 com precisão de 10 5 utilizando o método da bissecção. 1 a) Mostre que f (x) = x cos x possui uma raiz no intervalo [0, 1]. b) Prove que essa raiz é única. c) Sem executar o método, preveja o número de iterações que o algoritmo da bissecção utilizaria para

Leia mais

Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA

Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA Licenciaturas em Engenharia do Ambiente e Química 2 o Semestre de 2005/2006 Capítulo IV Aproximação de Funções 1 Interpolação Polinomial 1. Na tabela seguinte

Leia mais

Lista de exercícios de MAT / II

Lista de exercícios de MAT / II 1 Lista de exercícios de MAT 271-26 / II 1. Converta os seguintes números da forma decimal para a forma binária:x 1 = 37; x 2 = 2347; x 3 =, 75; x 4 =(sua matrícula)/1; x 5 =, 1217 2. Converta os seguintes

Leia mais

MAP CÁLCULO NUMÉRICO (POLI) Lista de Exercícios sobre Zeros de Funções

MAP CÁLCULO NUMÉRICO (POLI) Lista de Exercícios sobre Zeros de Funções MAP 2121 - CÁLCULO NUMÉRICO (POLI) Lista de Exercícios sobre Zeros de Funções 1: Mostre que a função f(x) = x 2 4x + cos x possui exatamente duas raízes: α 1 [0, 1.8] e α 2 [3, 5]. Considere as funções:

Leia mais

MÉTODOS NUMÉRICOS. ENGENHARIA ELECTRÓNICA INDUSTRIAL e de COMPUTADORES

MÉTODOS NUMÉRICOS. ENGENHARIA ELECTRÓNICA INDUSTRIAL e de COMPUTADORES UNIVERSIDADE DO MINHO MÉTODOS NUMÉRICOS ENGENHARIA ELECTRÓNICA INDUSTRIAL e de COMPUTADORES EXERCÍCIOS PRÁTICOS- 1 a parte Ano lectivo de 2004/2005 Exercícios práticos - CONUM Solução de uma equação não

Leia mais

Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Licenciatura em Matemática. e B =

Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Licenciatura em Matemática. e B = Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra Optimização Numérica Licenciatura em Matemática Ano lectivo 2006/2007 Folha 1 1. Considere as matrizes A = [ 1 1 1 2 ] e B = [ 1 3 1 2 (a) Verifique

Leia mais

MÉTODOS NUMÉRICOS. ENGENHARIA e GESTÃO INDUSTRIAL

MÉTODOS NUMÉRICOS. ENGENHARIA e GESTÃO INDUSTRIAL UNIVERSIDADE DO MINHO MÉTODOS NUMÉRICOS ENGENHARIA e GESTÃO INDUSTRIAL EXERCÍCIOS PRÁTICOS Ano lectivo de 2005/2006 Métodos Numéricos - L.E.G.I. Exercícios práticos - CONUM Solução de uma equação não linear

Leia mais

Matemática Computacional - 2 o ano LEMat e MEQ

Matemática Computacional - 2 o ano LEMat e MEQ Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Secção de Matemática Aplicada e Análise Numérica Matemática Computacional - o ano LEMat e MEQ Exame/Teste - 1 de Janeiro de 1 - Parte I (1h3m) 1. Considere

Leia mais

Matemática Computacional - Exercícios

Matemática Computacional - Exercícios Matemática Computacional - Exercícios o semestre de 009/00 - LEMat e MEQ Resolução de sistemas lineares. Inuência dos erros de arredondmento. Consideremos o sistema linear A x = b, onde 0 6 0 A = 0 6,

Leia mais

Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA

Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA Licenciaturas em Engenharia do Ambiente e Química 2 o Semestre de 2005/2006 Capítulo III Resolução Numérica de Sistemas de Equações Normas, Erros e Condicionamento.

Leia mais

Ana Paula. October 26, 2016

Ana Paula. October 26, 2016 Raízes de Equações October 26, 2016 Sumário 1 Aula Anterior 2 Método da Secante 3 Convergência 4 Comparação entre os Métodos 5 Revisão Aula Anterior Aula Anterior Aula Anterior Aula Anterior Método de

Leia mais

x exp( t 2 )dt f(x) =

x exp( t 2 )dt f(x) = INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL 1 As notas de aula que se seguem são uma compilação dos textos relacionados na bibliografia e não têm a intenção de substituir o livro-texto, nem qualquer outra bibliografia Aproximação

Leia mais

Cálculo Numérico. Santos Alberto Enriquez-Remigio FAMAT-UFU 2015

Cálculo Numérico. Santos Alberto Enriquez-Remigio FAMAT-UFU 2015 Cálculo Numérico Santos Alberto Enriquez-Remigio FAMAT-UFU 2015 1 Capítulo 1 Solução numérica de equações não-lineares 1.1 Introdução Lembremos que todo problema matemático pode ser expresso na forma de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DISCIPLINA DE MÉTODOS NUMÉRICOS 2º SEMESTRE 2004 Professora Aurora T. R. Pozo 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DISCIPLINA DE MÉTODOS NUMÉRICOS 2º SEMESTRE 2004 Professora Aurora T. R. Pozo 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DISCIPLINA DE MÉTODOS NUMÉRICOS 2º SEMESTRE 2004 Professora Aurora T. R. Pozo 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS Representação de Números Reais e Erros 1. Converta os seguintes números

Leia mais

étodos uméricos ZEROS DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos ZEROS DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos ZEROS DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

FOLHAS DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA II CURSO DE ERGONOMIA PEDRO FREITAS

FOLHAS DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA II CURSO DE ERGONOMIA PEDRO FREITAS FOLHAS DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA II CURSO DE ERGONOMIA PEDRO FREITAS Maio 12, 2008 2 Contents 1. Complementos de Álgebra Linear 3 1.1. Determinantes 3 1.2. Valores e vectores próprios 5 2. Análise em

Leia mais

E. S. JERÓNIMO EMILIANO DE ANDRADE DE ANGRA DO HEROISMO. Conteúdo Programáticos / Matemática e a Realidade. Curso de Nível III Técnico de Laboratório

E. S. JERÓNIMO EMILIANO DE ANDRADE DE ANGRA DO HEROISMO. Conteúdo Programáticos / Matemática e a Realidade. Curso de Nível III Técnico de Laboratório E. S. JERÓNIMO EMILIANO DE ANDRADE DE ANGRA DO HEROISMO Curso de Nível III Técnico de Laboratório Técnico Administrativo PROFIJ Conteúdo Programáticos / Matemática e a Realidade 2º Ano Ano Lectivo de 2008/2009

Leia mais

4 Cálculo Diferencial

4 Cálculo Diferencial 4 Cálculo Diferencial 1. (Eercício IV.1 de [1]) Calcule as derivadas das funções: a) tg, b) +cos 1 sen, c) e arctg, d) e log2, e) sen cos tg, f) 2 (1 + log ), g) cos(arcsen ) h) (log ), i) sen 2. 2. Derive:

Leia mais

Lista de Exercícios 1 Cálculo Numérico - Professor Daniel

Lista de Exercícios 1 Cálculo Numérico - Professor Daniel Lista de Exercícios 1 Cálculo Numérico - Professor Daniel Observação: Esta lista abrange os três primeiros tópicos da ementa do curso, teoria dos erros, sistemas lineares, e zeros de funções. Ela abrange

Leia mais

depende apenas da variável y então a função ṽ(y) = e R R(y) dy

depende apenas da variável y então a função ṽ(y) = e R R(y) dy Formulario Equações Diferenciais Ordinárias de 1 a Ordem Equações Exactas. Factor Integrante. Dada uma equação diferencial não exacta M(x, y) dx + N(x, y) dy = 0. ( ) 1. Se R = 1 M N y N x depende apenas

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã 0 E n s i n o S e c u n d á r i o

P L A N I F I C A Ç Ã 0 E n s i n o S e c u n d á r i o P L A N I F I C A Ç Ã 0 E n s i n o S e c u n d á r i o 206-207 DISCIPLINA / ANO: Matemática A - ºano MANUAL ADOTADO: NOVO ESPAÇO - Matemática A º ano GESTÃO DO TEMPO Nº de Nº de Nº de tempos tempos tempos

Leia mais

Universidade Portucalense Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia Curso Satélite - Módulo I - Matemática

Universidade Portucalense Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia Curso Satélite - Módulo I - Matemática Universidade Portucalense Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia Curso Satélite - Módulo I - Matemática Valor Absoluto: O valor absoluto de a, representa-se por a e é a distância do número a a

Leia mais

Tópicos de Matemática Elementar

Tópicos de Matemática Elementar Tópicos de Matemática Elementar 2 a série de exercícios 2004/05. A seguinte prova por indução parece correcta, mas para n = 6 o lado esquerdo é igual a 2 + 6 + 2 + 20 + 30 = 5 6, enquanto o direito é igual

Leia mais

SME Cálculo Numérico. Lista de Exercícios: Gabarito

SME Cálculo Numérico. Lista de Exercícios: Gabarito Exercícios de prova SME0300 - Cálculo Numérico Segundo semestre de 2012 Lista de Exercícios: Gabarito 1. Dentre os métodos que você estudou no curso para resolver sistemas lineares, qual é o mais adequado

Leia mais

Neste capítulo estamos interessados em resolver numericamente a equação

Neste capítulo estamos interessados em resolver numericamente a equação CAPÍTULO1 EQUAÇÕES NÃO-LINEARES 1.1 Introdução Neste capítulo estamos interessados em resolver numericamente a equação f(x) = 0, onde f é uma função arbitrária. Quando escrevemos resolver numericamente,

Leia mais

CCI-22 LISTA DE EXERCÍCIOS

CCI-22 LISTA DE EXERCÍCIOS CCI-22 LISTA DE EXERCÍCIOS Capítulos 1 e 2: 1) Considere floats com 4 dígitos decimais de mantissa e expoentes inteiros entre -5 e 5. Sejam X =,7237.1 4, Y =,2145.1-3, Z =,2585.1 1. Utilizando um acumulador

Leia mais

ficha 1 matrizes e sistemas de equações lineares

ficha 1 matrizes e sistemas de equações lineares Exercícios de Álgebra Linear ficha matrizes e sistemas de equações lineares Exercícios coligidos por Jorge Almeida e Lina Oliveira Departamento de Matemática, Instituto Superior Técnico 2 o semestre 2/2

Leia mais

CAP. II RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES NÃO LINEARES

CAP. II RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES NÃO LINEARES CAP. II RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES NÃO LINEARES Vamos estudar alguns métodos numéricos para resolver: Equações algébricas (polinómios não lineares; Equações transcendentais equações que envolvem funções

Leia mais

Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA

Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA Exercícios de ANÁLISE E SIMULAÇÃO NUMÉRICA Licenciaturas em Engenharia do Ambiente e Química 2 o Semestre de 25/26 Capítulo V Integração Numérica 1. Demonstre que na regra de integração do ponto médio

Leia mais

2.3- Método Iterativo Linear (MIL)

2.3- Método Iterativo Linear (MIL) .3- Método Iterativo Linear (MIL) A fim de introduzir o método de iteração linear no cálculo de uma raiz da equação (.) f(x) = 0 expressamos, inicialmente, a equação na forma: (.) x = Ψ(x) de forma que

Leia mais

3 + =. resp: A=5/4 e B=11/4

3 + =. resp: A=5/4 e B=11/4 ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI-UNITAU EXERCÍCIOS PARA ESTUDO DO EXAME FINAL - 3º ENSINO MÉDIO - PROF. CARLINHOS BONS ESTUDOS! ASSUNTO : POLINÔMIOS 1) Identifique as expressões abaixo que são

Leia mais

Andréa Maria Pedrosa Valli

Andréa Maria Pedrosa Valli Raízes de Equações Andréa Maria Pedrosa Valli Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória, ES, Brasil 2-27 Raízes

Leia mais

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano CÁLCULO NUMÉRICO Profa. Dra. Yara de Souza Tadano yaratadano@utfpr.edu.br Aula 7 04/2014 Zeros reais de funções Parte 1 Objetivo Determinar valores aproximados para as soluções (raízes) de equações da

Leia mais

ANÁLISE MATEMÁTICA IV LEEC SÉRIES, SINGULARIDADES, RESÍDUOS E PRIMEIRAS EDO S. disponível em

ANÁLISE MATEMÁTICA IV LEEC SÉRIES, SINGULARIDADES, RESÍDUOS E PRIMEIRAS EDO S. disponível em Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Secção de Álgebra e Análise Última actualiação: //003 ANÁLISE MATEMÁTICA IV LEEC RESOLUÇÃO DA FICHA 3 SÉRIES, SINGULARIDADES, RESÍDUOS E PRIMEIRAS

Leia mais

Lista de exercícios: Polinômios e Equações Algébricas Problemas Gerais Prof ºFernandinho. Questões:

Lista de exercícios: Polinômios e Equações Algébricas Problemas Gerais Prof ºFernandinho. Questões: Lista de eercícios: Polinômios e Equações Algébricas Problemas Gerais Prof ºFernandinho Questões: 0.(GV) Num polinômio P() do terceiro grau, o coeficiente de P() = 0, calcule o valor de P( ). é. Sabendo-se

Leia mais

, cosh (x) = ex + e x. , tanh (x) = ex e x 2

, cosh (x) = ex + e x. , tanh (x) = ex e x 2 Exercícios Adicionais 1. Podemos definir as funções seno, cosseno e tangente hiperbólicos como: sinh (x) = ex e x, cosh (x) = ex + e x, tanh (x) = ex e x e x + e x Escreva três funções no Scilab que implementem

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 7º Ano OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÓPICOS SUBTÓPICOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período - Multiplicar e dividir números inteiros. - Calcular o valor de potências em que

Leia mais

Equações não lineares

Equações não lineares DMPA IME UFRGS Cálculo Numérico Índice Raizes de polinômios 1 Raizes de polinômios 2 raizes de polinômios As equações não lineares constituídas por polinômios de grau n N com coeficientes complexos a n,a

Leia mais

Prova Escrita de Conhecimentos Específicos de MATEMÁTICA

Prova Escrita de Conhecimentos Específicos de MATEMÁTICA Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Instituto Politécnico de Leiria dos Maiores de 23 Anos Prova Escrita de Conhecimentos Específicos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA JERÓNIMO EMILIANO DE ANDRADE DE ANGRA DO HEROÍSMO

ESCOLA SECUNDÁRIA JERÓNIMO EMILIANO DE ANDRADE DE ANGRA DO HEROÍSMO ESCOLA SECUNDÁRIA JERÓNIMO EMILIANO DE ANDRADE DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LECTIVO: 008/009 DISCIPLINA: Matemática ANO: 1º Aulas previstas 1º período: 7 (5 ) º período: 7 (5 ) 3º período:

Leia mais

Pretende-se calcular uma aproximação para a menor raiz positiva da equação

Pretende-se calcular uma aproximação para a menor raiz positiva da equação 1 Prete-se calcular uma aproimação para a menor raiz positiva da equação, pelos métodos de Newton-Raphson e ponto fio. a) Localize um intervalo que contenha a menor raiz positiva da equação dada Determinar

Leia mais

1.1 Conceitos Básicos

1.1 Conceitos Básicos 1 Zeros de Funções 1.1 Conceitos Básicos Muito frequentemente precisamos determinar um valor ɛ para o qual o valor de alguma função é igual a zero, ou seja: f(ɛ) = 0. Exemplo 1.1 Suponha que certo produto

Leia mais

1.1 Revisão de teoremas do cálculo 1.

1.1 Revisão de teoremas do cálculo 1. LISTA DE EXERCÍCIOS Observação: De acordo ao exercício o aluno pode e deve conferir suas respostas com seus programas. 1.1 Revisão de teoremas do cálculo 1. 1 Mostre que cada uma das seguintes equações

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS COIMBRA 10º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA A FICHA DE AVALIAÇÃO Nº 5. Grupo I

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS COIMBRA 10º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA A FICHA DE AVALIAÇÃO Nº 5. Grupo I ESCOLA SECUNDÁRIA COM º CICLO D. DINIS COIMBRA 10º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA A FICHA DE AVALIAÇÃO Nº 5 Grupo I As cinco questões deste grupo são de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral 1 Lista de Exercícios Aplicação de Derivadas

Cálculo Diferencial e Integral 1 Lista de Exercícios Aplicação de Derivadas Cálculo Diferencial e Integral 1 Lista de Exercícios Aplicação de Derivadas 1) Esboce o gráfico da função f(x) = x + e responda qual é a taxa de variação média dessa função quando x varia de 0 para 4?

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Departamento de Ciência da ComputaçãoUFRJ. Cálculo Numérico. S. C. Coutinho. Provas e gabaritos

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Departamento de Ciência da ComputaçãoUFRJ. Cálculo Numérico. S. C. Coutinho. Provas e gabaritos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Departamento de Ciência da ComputaçãoUFRJ Cálculo Numérico S. C. Coutinho Provas e gabaritos Lembre-se: Nas provas não são aceitas respostas sem justicativa. Você

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática 2 a Lista - MAT 137 - Introdução à Álgebra Linear II/2005 1 Resolva os seguintes sistemas lineares utilizando o Método

Leia mais

EFOMM , sabendo-se que I 1 corresponde ao ruído sonoro de 8 decibéis de uma aproximação de dois. metro quadrado.

EFOMM , sabendo-se que I 1 corresponde ao ruído sonoro de 8 decibéis de uma aproximação de dois. metro quadrado. EFOMM 009 (0) Qual é o número inteiro cujo produto por 9 é um número natural composto apenas pelo algarismo? (A) 459 (B) 4569 (C) 45679 (D) 45789 (E) 456789. (0) O logotipo de uma certa Organização Militar

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Matemática Curso de Verão Lista 2. Sequências de Números Reais

Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Matemática Curso de Verão Lista 2. Sequências de Números Reais Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Matemática Curso de Verão 0 Lista Sequências de Números Reais. Dê o termo geral de cada uma das seguintes sequências: a,, 3, 4,... b, 4, 9, 6,... c,,

Leia mais

Escola Secundária de Francisco Franco Matemática 12.º ano Números Complexos - Exercícios saídos em (Exames Nacionais 2000)

Escola Secundária de Francisco Franco Matemática 12.º ano Números Complexos - Exercícios saídos em (Exames Nacionais 2000) Mais exercícios de.º ano: www.prof000.pt/users/roliveira0/ano.htm Escola Secundária de Francisco Franco Matemática.º ano Números Complexos - Exercícios saídos em (Exames Nacionais 000). Seja C o conjunto

Leia mais

(d) Quais das sentenças abaixo são verdadeiras? Explique sua resposta. (a) 3 IR (b) IN IR (c) Z IR. IR Q (i) 3 2

(d) Quais das sentenças abaixo são verdadeiras? Explique sua resposta. (a) 3 IR (b) IN IR (c) Z IR. IR Q (i) 3 2 LISTA - 1 1 Números Reais 1. Expresse cada número como decimal: (a) 7 10 (b) 2 5 (c) 9 15 (d) 7 8 (e) 17 20 (f) 4 11 (g) 8 7 (h) 56 14 2. Expresse cada número decimal como uma fração na forma mais reduzida

Leia mais

FICHA DE TRABALHO FUNÇÕES POLINOMIAIS. Matemática (10/11º ano) EXERCÍCIOS

FICHA DE TRABALHO FUNÇÕES POLINOMIAIS. Matemática (10/11º ano) EXERCÍCIOS FICHA DE TRABALHO FUNÇÕES POLINOMIAIS Matemática (10/11º ano) EXERCÍCIOS I. Questões de escolha múltipla 1. Das seguintes representações gráficas, quais são representativas de funções? (A) I e IV (B) II

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial I Funções Racionais e com Radicais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial I Funções Racionais e com Radicais Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial I Funções Racionais e com Radicais Taxa de Variação e Derivada TPC nº 9 (entregar em 11-03-011)

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I

Cálculo Diferencial e Integral I Cálculo Diferencial e Integral I Texto de apoio às aulas. Amélia Bastos, António Bravo Dezembro 2010 Capítulo 1 Números reais As propriedades do conjunto dos números reais têm por base um conjunto restrito

Leia mais

Pre-calculo 2013/2014

Pre-calculo 2013/2014 . Números reais, regras básicas de cálculo com fracções, expoentes e radicais Sumário: Número reais, regras básicas de cálculo com fracções, expoentes e radicais. Ler secções. e. do livro adoptado.. Pre-calculo

Leia mais

9 Integrais e Primitivas.

9 Integrais e Primitivas. Eercícios de Cálculo p. Informática, 006-07 9 Integrais e Primitivas. E 9- Determine a primitiva F da função f que satisfaz a condição indicada, em cada um dos casos seguintes: a) f() = sin, F (π) = 3.

Leia mais

Separe em grupos de folhas diferentes as resoluções dos grupos I e II das resoluções dos grupos III e IV GRUPO I (50 PONTOS)

Separe em grupos de folhas diferentes as resoluções dos grupos I e II das resoluções dos grupos III e IV GRUPO I (50 PONTOS) Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais UCP MATEMÁTICA I FREQUÊNCIA 1 - versão A Duração: 15 minutos Durante a prova não serão prestados quaisquer tipo de esclarecimentos. Qualquer dúvida ou questão

Leia mais

3.6 Erro de truncamento da interp. polinomial.

3.6 Erro de truncamento da interp. polinomial. 3 Interpolação 31 Polinômios interpoladores 32 Polinômios de Lagrange 33 Polinômios de Newton 34 Polinômios de Gregory-Newton 35 Escolha dos pontos para interpolação 36 Erro de truncamento da interp polinomial

Leia mais

Exercícios de Matemática Computacional

Exercícios de Matemática Computacional Exercícios de Matemática Computacional 1 Teoria dos erros 1.1 Representação de números reais 1. Os resultados aproximados da medição de uma ponte e de uma viga foram, respectivamente, 9999 cm e 9 cm. Se

Leia mais

Matemática A. Versão 1. Na sua folha de respostas, indique de forma legível a versão do teste. Teste Intermédio de Matemática A.

Matemática A. Versão 1. Na sua folha de respostas, indique de forma legível a versão do teste. Teste Intermédio de Matemática A. Teste Intermédio de Matemática A Versão Teste Intermédio Matemática A Versão Duração do Teste: 90 minutos 24.05.20.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Na sua folha de respostas,

Leia mais

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada Escola Secundária com º CE de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º no N.º7 ssunto: Ficha de Preparação para o Teste Intermédio (Parte ) bril 011 1. Indique qual das seguintes afirmações é verdadeira:

Leia mais

#Desafios SPM. #Probabilidades e Combinatória. Exercício 1. Exercício 2

#Desafios SPM. #Probabilidades e Combinatória. Exercício 1. Exercício 2 #Desafios SPM Os #Desafios SPM destinam-se a alunos do 12.º ano que frequentam a disciplina de Matemática A. Pretendem mobilizar, em situações diversificadas, os conhecimentos e as capacidades que adquiriram

Leia mais

T E S T E I N T E R M É D I O D E M A T E M Á T I C A. 12.º Ano de Escolaridade. (Decreto Lei n.º 74/2004, de 26 de Março)

T E S T E I N T E R M É D I O D E M A T E M Á T I C A. 12.º Ano de Escolaridade. (Decreto Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) gabinete de avaliação educacional T E S T E I N T E R M É D I O D E M A T E M Á T I C A 12.º Ano de Escolaridade (Decreto Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) Duração da Prova: 90 minutos 15/ Março/ 2007 VERSÃO

Leia mais

Resolução de sistemas de equações não-lineares: Método de Newton

Resolução de sistemas de equações não-lineares: Método de Newton Resolução de sistemas de equações não-lineares: Método de Newton Marina Andretta/Franklina Toledo ICMC-USP 24 de setembro de 202 Baseado no livro Análise Numérica, de R. L. Burden e J. D. Faires. Marina

Leia mais

Geometria Analítica. Números Reais. Faremos, neste capítulo, uma rápida apresentação dos números reais e suas propriedades, mas no sentido

Geometria Analítica. Números Reais. Faremos, neste capítulo, uma rápida apresentação dos números reais e suas propriedades, mas no sentido Módulo 2 Geometria Analítica Números Reais Conjuntos Numéricos Números naturais O conjunto 1,2,3,... é denominado conjunto dos números naturais. Números inteiros O conjunto...,3,2,1,0,1, 2,3,... é denominado

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 7.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL Múltiplos e divisores. Critérios de divisibilidade. - Escrever múltiplos

Leia mais

Solução numérica de equações não-lineares

Solução numérica de equações não-lineares Capítulo 1 Solução numérica de equações não-lineares 1.1 Introdução Lembremos que todo problema matemático pode ser expresso na forma de uma equação. Mas, o que é uma equação? Uma equação é uma igualdade

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Escolas João de Araújo Correia ORGANIZAÇÃO DO ANO LETIVO 16 17 GESTÃO CURRICULAR DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA A 11º ANO 1º PERÍODO ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

b) Seja f uma função continuamente diferenciável num intervalo I. Dar uma expressão para as primitivas de f (x) 1 + f(x)

b) Seja f uma função continuamente diferenciável num intervalo I. Dar uma expressão para as primitivas de f (x) 1 + f(x) Exercícios de Análise Matemática II: a Catenária 1. a) Primitivar a função 1 1 + x b) Seja f uma função continuamente diferenciável num intervalo I. Dar uma expressão para as primitivas de f (x) (x) em

Leia mais

ANÁLISE MATEMÁTICA II

ANÁLISE MATEMÁTICA II ANÁLISE MATEMÁTICA II Acetatos de Ana Matos Séries de Potências DMAT Séries de Potências As séries de potências são uma generalização da noção de polinómio. Definição: Sendo x uma variável e a, chama-se

Leia mais

x 1 3x 2 2x 3 = 0 2 x 1 + x 2 x 3 6x 4 = 2 6 x x 2 3x 4 + x 5 = 1 ( f ) x 1 + 2x 2 3x 3 = 6 2x 1 x 2 + 4x 3 = 2 4x 1 + 3x 2 2x 3 = 4

x 1 3x 2 2x 3 = 0 2 x 1 + x 2 x 3 6x 4 = 2 6 x x 2 3x 4 + x 5 = 1 ( f ) x 1 + 2x 2 3x 3 = 6 2x 1 x 2 + 4x 3 = 2 4x 1 + 3x 2 2x 3 = 4 INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO MAT-47 Álgebra Linear para Engenharia I Primeira Lista de Exercícios - Professor: Equipe da Disciplina EXERCÍCIOS. Resolva os seguintes sistemas:

Leia mais

VERSÃO DE TRABALHO. Prova Escrita de Matemática A. 12.º Ano de Escolaridade. Prova 635/1.ª Fase. Critérios de Classificação

VERSÃO DE TRABALHO. Prova Escrita de Matemática A. 12.º Ano de Escolaridade. Prova 635/1.ª Fase. Critérios de Classificação EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Matemática A 12.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 635/1.ª Fase Critérios de Classificação 11 Páginas 2016 Prova

Leia mais

Interpolação polinomial: Polinômio de Lagrange

Interpolação polinomial: Polinômio de Lagrange Interpolação polinomial: Polinômio de Lagrange Marina Andretta ICMC-USP 09 de maio de 2012 Baseado no livro Análise Numérica, de R. L. Burden e J. D. Faires. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0500 - cálculo

Leia mais

Cálculo I - Curso de Matemática - Matutino - 6MAT005

Cálculo I - Curso de Matemática - Matutino - 6MAT005 Cálculo I - Curso de Matemática - Matutino - 6MAT005 Prof. Ulysses Sodré - Londrina-PR, 17 de Abril de 008 - provas005.te TOME CUIDADO COM OS GRÁFICOS E DETALHES DA SUBSTITUIÇÃO UTILIZADA.....................................................................................................

Leia mais

Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas

Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática A (11º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período (15 de setembro a 16 de dezembro) Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas

Leia mais

TEMA TÓPICOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS AVALIAÇÃO* Lei dos senos e lei dos cossenos. casos de ângulos retos e obtusos. Resolução de triângulos

TEMA TÓPICOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS AVALIAÇÃO* Lei dos senos e lei dos cossenos. casos de ângulos retos e obtusos. Resolução de triângulos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Matemática A 11º ano Ano Letivo

Leia mais

Investigação Operacional

Investigação Operacional Ano lectivo: 0/06 Universidade da Beira Interior - Departamento de Matemática Investigação Operacional Ficha de exercícios n o Algoritmo Simplex Cursos: Gestão e Economia. Considere o seguinte conjunto

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 1.º Período Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2016/17 Números Racionais Números e operações NO7 Números racionais - Simétrico da soma

Leia mais

Matemática A. Teste Intermédio Matemática A. Versão 1. Teste Intermédio. Versão 1. Duração do Teste: 90 minutos º Ano de Escolaridade

Matemática A. Teste Intermédio Matemática A. Versão 1. Teste Intermédio. Versão 1. Duração do Teste: 90 minutos º Ano de Escolaridade Teste Intermédio Matemática A Versão 1 Teste Intermédio Matemática A Versão 1 Duração do Teste: 90 minutos 27.05.2009 12.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março COTAÇÕES GRUPO I...

Leia mais

Planificação Anual. 0,5 Geometria no plano e no espaço II. 32 Avaliações escritas e respetivas correcções. 5 Auto-avaliação

Planificação Anual. 0,5 Geometria no plano e no espaço II. 32 Avaliações escritas e respetivas correcções. 5 Auto-avaliação 3º Período 2º Período 1º Período AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Escola Secundária de Castro Daire Grupo de Recrutamento 500 MATEMÁTICA Ano lectivo 2012/2013 Planificação Anual Disciplina: Matemática

Leia mais

Exercícios sobre Trigonometria

Exercícios sobre Trigonometria Universidade Federal Fluminense Campus do Valonguinho Instituto de Matemática e Estatística Departamento de Matemática Aplicada - GMA Prof Saponga uff Rua Mário Santos Braga s/n 400-40 Niterói, RJ Tels:

Leia mais

EN2607 Transformadas em Sinais e Sistemas Lineares Lista de Exercícios Suplementares 3 3 quadrimestre 2012

EN2607 Transformadas em Sinais e Sistemas Lineares Lista de Exercícios Suplementares 3 3 quadrimestre 2012 EN607 Transformadas em Sinais e Sistemas Lineares Lista de Exercícios Suplementares 3 fevereiro 03 EN607 Transformadas em Sinais e Sistemas Lineares Lista de Exercícios Suplementares 3 3 quadrimestre 0

Leia mais

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 9.º Ano N.º. Assunto: Preparação para o 2º Teste de Avaliação

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 9.º Ano N.º. Assunto: Preparação para o 2º Teste de Avaliação Escola Secundária com 3º CEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9.º Ano N.º Assunto: Preparação para o º Teste de Avaliação Lições nº e Data: /11/011 Apresentação dos Conteúdos e Objectivos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO Matemática EXERCÍCIOS DE PROVAS DE EXAME NACIONAIS 000-00 COMPLEXOS 1º ANO Parte 1 Escolha múltipla 1 Seja w um número complexo diferente de zero, cuja imagem geométrica

Leia mais

1. Conhecendo-se somente os produtos AB e AC, calcule A = X 2 = 2X. 3. Mostre que se A e B são matrizes que comutam com a matriz M = 1 0

1. Conhecendo-se somente os produtos AB e AC, calcule A = X 2 = 2X. 3. Mostre que se A e B são matrizes que comutam com a matriz M = 1 0 Lista de exercícios. AL. 1 sem. 2015 Prof. Fabiano Borges da Silva 1 Matrizes Notações: 0 para matriz nula; I para matriz identidade; 1. Conhecendo-se somente os produtos AB e AC calcule A(B + C) B t A

Leia mais

II. Funções de uma única variável

II. Funções de uma única variável II. Funções de uma única variável 1 II.1. Conceitos básicos A otimização de de funções de de uma única variável consiste no no tipo mais elementar de de otimização. Importância: Tipo de problema encontrado

Leia mais

1 Números Reais. 1. Simplifique as seguintes expressões (definidas nos respectivos domínios): b) x+1. d) x 2, f) 4 x 4 2 x, g) 2 x2 (2 x ) 2, h)

1 Números Reais. 1. Simplifique as seguintes expressões (definidas nos respectivos domínios): b) x+1. d) x 2, f) 4 x 4 2 x, g) 2 x2 (2 x ) 2, h) Números Reais. Simplifique as seguintes expressões (definidas nos respectivos domínios): x a), x b) x+ +, x c) +x + x +x, d) x, e) ( x ), f) 4 x 4 x, g) x ( x ), h) 3 x 6 x, i) x x +, j) x x+ x, k) log

Leia mais

Cálculo Numérico / Métodos Numéricos. Solução de equações polinomiais Briot-Ruffini-Horner

Cálculo Numérico / Métodos Numéricos. Solução de equações polinomiais Briot-Ruffini-Horner Cálculo Numérico / Métodos Numéricos Solução de equações polinomiais Briot-Ruffini-Horner Equações Polinomiais p = x + + a ( x) ao + a1 n x n Com a i R, i = 0,1,, n e a n 0 para garantir que o polinômio

Leia mais

Equações Diferenciais Ordinárias de Ordem Superior a Um

Equações Diferenciais Ordinárias de Ordem Superior a Um Capítulo 2 Equações Diferenciais Ordinárias de Ordem Superior a Um 2.1 EDOs lineares homogéneas de ordem dois. Redução de ordem. Exercício 2.1.1 As seguintes equações diferenciais de 2 a ordem podem ser

Leia mais

Nº de aulas de 45 minutos previstas 66. 1º Período. 1- Isometrias Nº de aulas de 45 minutos previstas 18

Nº de aulas de 45 minutos previstas 66. 1º Período. 1- Isometrias Nº de aulas de 45 minutos previstas 18 Escola Secundária de Lousada Planificação anual disciplina de Matemática Ano: 8º Ano lectivo: 01-013 CALENDARIZAÇÃO Nº de aulas de 5 minutos previstas 1 1º Período º Período 3º Período 9 7 DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

Equações não lineares

Equações não lineares Capítulo 2 Equações não lineares Vamos estudar métodos numéricos para resolver o seguinte problema. Dada uma função f contínua, real e de uma variável, queremos encontrar uma solução x que satisfaça a

Leia mais

CÁLCULO I. 1 Número Reais. Objetivos da Aula

CÁLCULO I. 1 Número Reais. Objetivos da Aula CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida EMENTA: Conceitos introdutórios de limite, limites trigonométricos, funções contínuas, derivada e aplicações. Noções introdutórias sobre a integral

Leia mais

Derivada de ordem n. Equação da recta tangente e da recta normal. Polinómio de Taylor

Derivada de ordem n. Equação da recta tangente e da recta normal. Polinómio de Taylor Equação da recta tangente e da recta normal Como já vimos este ano a equação de uma recta na forma reduzida édadapor y y 0 = m(x x 0 ) Também sabemos que o declive da recta tangente ao gráfico de f no

Leia mais

Definição (6.1): Definimos equação diferencial como uma qualquer relação entre uma função e as suas derivadas.

Definição (6.1): Definimos equação diferencial como uma qualquer relação entre uma função e as suas derivadas. Capítulo 6 Definição (6.1): Definimos equação diferencial como uma qualquer relação entre uma função e as suas derivadas. Definição (6.2): Seja e uma função real incógnita definida num intervalo aberto.

Leia mais

Álgebra Linear. Determinantes, Valores e Vectores Próprios. Jorge Orestes Cerdeira Instituto Superior de Agronomia

Álgebra Linear. Determinantes, Valores e Vectores Próprios. Jorge Orestes Cerdeira Instituto Superior de Agronomia Álgebra Linear Determinantes, Valores e Vectores Próprios Jorge Orestes Cerdeira Instituto Superior de Agronomia - 200 - ISA/UTL Álgebra Linear 200/ 2 Conteúdo Determinantes 5 2 Valores e vectores próprios

Leia mais

e B =, determine a, b, c e d para que A = B. Tabela 1: vendas em Maio P M G camisas camisetas calças paletós

e B =, determine a, b, c e d para que A = B. Tabela 1: vendas em Maio P M G camisas camisetas calças paletós Lista 01: Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares Prof: Iva Zuchi Siple [ ] [ ] a + 2b 2a b 9 2 1. Dadas as matrizes A = e B =, determine a, b, c e d para que A = B. 2c + d c 2d 4 7 2. Uma fábrica

Leia mais

Nome: N.º: Turma: Classificação: Professor: Enc. Educação:

Nome: N.º: Turma: Classificação: Professor: Enc. Educação: Escola EB, de Ribeirão (Sede) ANO LECTIVO 010/011 Março 011 Nome: Nº: Turma: Classificação: Professor: Enc Educação: Ficha de Avaliação de Matemática Versão Duração do Teste: 90 minutos 4 de Março de 011

Leia mais