QUITETURA AVANÇADA DE SISTEMAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUITETURA AVANÇADA DE SISTEMAS"

Transcrição

1 QUITETURA AVANÇADA DE SISTEMAS CLOUD PROGRAMMING ICARDO MENDÃO SILVA RMSILVA AT UAL DOT PT MARÇO 2015

2 AAS OUTLINE SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS A PLATAFORMA AWS AMAZON ELASTIC COMPUTE CLOUD (EC2) AMAZON SIMPLE STORAGE SERVICE (S3) AMAZON ELASTIC BLOCK STORE (EBS) SIMPLEDB SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE A PLATAFORMA AZURE SQLAZURE AZURE TABLES AZURE SDK

3 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS PLATAFORMA AWS As máquinas virtuais podem ser utilizadas para partilhar recursos computacionais, tanto de modo flexível como seguro. A Amazon tem sido líder no fornecimento de Cloud Pública, nomeadamente através de recursos IaaS ( ). A arquitetura da Amazon assenta nos seguintes blocos: EC2 (Elastic Compute Cloud) fornece platformas virtualizadas. S3 (Simple Storage Service) Fornece armazenamento orientado a objetos. EBS (Elastic Block Service) - Fornece uma interface para um bloco de armazenamento, que pode ser utilizado pelas aplicações tradicionais. SQS (Simple Queue Service) Garante a troca de mensagens entre dois processos com fiabilidade.

4 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS PLATAFORMA AWS

5 As ofertas da AWS resumem- se a: SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS PLATAFORMA AWS

6 As ofertas da AWS resumem- se a (continuação): SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS PLATAFORMA AWS

7 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS PLATAFORMA AWS A Amazon tem um serviço denominado ELB (Elastic Load Balancing) que é responsável por distribuir todo o tráfego de entrada pelas várias instâncias EC2 disponíveis, permitindo evitar nós não- operacionais e implementando balanceamento de carga. Tanto o auto- escalamento e o ELB são ativados pelo CloudWatch que monitoriza as instâncias em execução. O CloudWatch é um web service que fornece monitorização aos recursos do AWS. Fornece aos clientes a visualização sobre a utilização de recursos, performance operacional e padrões de utilização genéricos, tais como CPU, discos e trafego de rede (tal como o vclient no TL1).

8 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS PLATAFORMA AWS

9 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS PLATAFORMA AWS Tal como o Azure, a Amazon oferece bases de dados relacionais RDS (Relationship Database Service). AWS Import/Export permite a transmissão de grandes volumes de dados entre EC2. A Amazon CloudFront implementa uma rede de conteúdos distribuída. A Amazon DevPay é um serviço simples de pagamentos e gestão de contas on- line, que facilita a comercialização de aplicações implantadas no AWS.

10 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS PLATAFORMA AWS O FPS (Flexible Payments Service) fornece aos programadores de sistemas comerciais no AWS uma forma conveniente para taxar os clientes que utilizam tais sistemas sobre AWS. Com FPS os clientes podem pagar com os mesmos recursos e credenciais que utilizam no site da Amazon. O FWS permite que a Amazon controle todo o sistema de venda e shipping de produtos em nome dos fornecedores tradicionais.

11 AAS OUTLINE SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS A PLATAFORMA AWS AMAZON ELASTIC COMPUTE CLOUD (EC2) AMAZON SIMPLE STORAGE SERVICE (S3) AMAZON ELASTIC BLOCK STORE (EBS) SIMPLEDB SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE A PLATAFORMA AZURE SQLAZURE AZURE TABLES AZURE SDK

12 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS AMAZON ELASTIC COMPUTE CLOUD (EC2) A Amazon foi a primeira empresa a introduzir VMs disponibilizadas como serviço. Desde então, os clientes podem alugar VMs em vez de máquinas físicas para executar as suas aplicações. Ao utilizar VMs os utilizadores podem instalar e utilizar qualquer software sobre estas. A elasticidade deste tipo de serviço é que um cliente pode criar, iniciar e terminar instâncias de servidores consoante as necessidades, pagando os servidores ativos por hora. A Amazon fornece uma série de VMs pré- instaladas. Essas instâncias são geralmente chamadas Amazon Machine Images (AMIs).

13 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS AMAZON ELASTIC COMPUTE CLOUD (EC2) Existem AMIs configuradas com diferentes sistemas operativos, Linux e Windows, e pré- configuradas com diverso software aplicacional. Existem três tipos de AMIs: Tipo de imagem Definição da AMI AMI Privada Imagens criadas pelo utilizador, que são privadas por defeito. Podem ser dadas permissões a outros utilizadores para iniciar estas imagens privadas. AMI Pública Imagens criadas pelo utilizador e partilhadas com a comunidade AWS. AMI Pagas O utilizador pode criar AMI específicas e cobrar pelo uso das mesmas a outros utilizadores.

14 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS AMAZON ELASTIC COMPUTE CLOUD (EC2) As AMIs são assim o template para instâncias de VMs. O fluxo necessário para criar uma VM é o seguinte: Criar uma AMI - > Criar um par de chaves - > Configurar a firewall - > lançar. Essa sequência é suportada por AMIs públicas, privadas e pagas. As AMIs são formadas a partir da virtualização de capacidade computacional, de armazenamento e outros recursos de servidores.

15 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS AMAZON ELASTIC COMPUTE CLOUD (EC2)

16 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS AMAZON ELASTIC COMPUTE CLOUD (EC2) As instâncias definidas no IaaS da Amazon são diversas, classificadas em cinco tipos: Standard instances são máquinas típicas razoáveis para qualquer aplicação. Micro instances fornece um pequeno número de recursos de CPU consistentes e permite aumentar a capacidade de CPU quando existe essa disponibilidade. São aconselhados para aplicações com poucos requisitos e web sites com ciclos de computação periódicos. High- memory instances oferece muita memória para aplicações exigentes, incluíndo bases de dados e aplicações de caching.

17 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS AMAZON ELASTIC COMPUTE CLOUD (EC2) As instâncias definidas no IaaS da Amazon são diversas, classificadas em cinco tipos (continuação): High- CPU instances são máquinas com mais CPU que RAM e desenhadas para alta computação. Cluster computer instances fornecem proporcionalmente recursos de CPU com performance de rede aumentada, sendo dirigidos para HPC high- performance computing. Tipicamente utilizam interligações 10GBps.

18 RESUMO EC2 (2010) SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS AMAZON ELASTIC COMPUTE CLOUD (EC2)

19 RESUMO PREÇO EC2 (2010) SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS AMAZON ELASTIC COMPUTE CLOUD (EC2)

20 AAS OUTLINE SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS A PLATAFORMA AWS AMAZON ELASTIC COMPUTE CLOUD (EC2) AMAZON SIMPLE STORAGE SERVICE (S3) AMAZON ELASTIC BLOCK STORE (EBS) SIMPLEDB SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE A PLATAFORMA AZURE SQLAZURE AZURE TABLES AZURE SDK

21 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS AMAZON SIMPLE STORAGE SERVICE (S3) O serviço Amazon S3 fornece uma simples interface web service que pode ser utilizada para guardar e descarregar qualquer quantidade de dados, em qualquer lugar, em qualquer altura. O S3 fornece um serviço de armazenamento orientado a objetos. Os utilizadores podem aceder aos seus objetos através do protocolo SOAP, através dos browsers ou de qualquer outra aplicação que suporte o mesmo. Para além de SOAP, REST é também suportado. SQS (Simple Queue Service) é responsável por garantir um serviço de mensagens fiável entre dois processos, mesmo quando o receptor não está em execução.

22 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS AMAZON SIMPLE STORAGE SERVICE (S3)

23 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS AMAZON SIMPLE STORAGE SERVICE (S3) A unidade de operação fundamental do S3 é chamada objeto. Cada objeto é guardado num balde (bucket) e acessível através de uma única chave. Noutras palavras o bucket é o container do objeto. Para além da chave única, o objeto tem outros atributos, tais como, valores, metadados e informação de controlo de acesso. Da perspectiva do programador, o fornecedor de armazenamento S3 pode ser visto como um par chave- valor.

24 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS AMAZON SIMPLE STORAGE SERVICE (S3) Através da interface de programação <chave, valor> os utilizadores podem escrever, ler e eliminar objetos contendo desde 1 byte até 5 GB de dados cada. Como mencionado anteriormente, existem dois tipos de interfaces distintas para acesso aos serviços: REST SOAP As propriedades do S3 são as seguintes: Redundância através de dispersão geográfica. Desenhado para fornecer % de durabilidade e 99.99% de disponibilidade dos objetos/ano, considerando o modelo de redundância mais barato Reduced redundancy storage (RRS).

25 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS AMAZON SIMPLE STORAGE SERVICE (S3) As propriedades do S3 são as seguintes (continuação): Mecanismos de autenticação para garantir que os dados são mantidos seguros de acessos não autorizados. Os objetos podem ser tornados privados ou públicos e podem ser administrados direitos por utilizador. ACLs e URLs por objeto. O HTTP é o protocolo de download por defeito. Existe ainda uma interface BitTorrent, que permite melhor performance em sistemas largamente distribuídos.

26 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS AMAZON SIMPLE STORAGE SERVICE (S3) As propriedades do S3 são as seguintes (continuação): $ (para mais de 5, 000 TB) até 0.15 por GB/mês. O primeiro GB de tráfego por mês é grátis. A partir dai tem um custo de $0.08 a $0.15 por GB transferido para fora da região S3. Não existe cobrança para transferências entre EC2 e S3 dentro da mesma região ou para dados transferidos entre Amazon EC2 Northern Virginia e Amazon S3 U.S. Standard region, entre outras.

27 AAS OUTLINE SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS A PLATAFORMA AWS AMAZON ELASTIC COMPUTE CLOUD (EC2) AMAZON SIMPLE STORAGE SERVICE (S3) AMAZON ELASTIC BLOCK STORE (EBS) SIMPLEDB SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE A PLATAFORMA AZURE SQLAZURE AZURE TABLES AZURE SDK

28 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS AMAZON ELASTIC BLOCK STORE (EBS) O Elastic Block Store (EBS) fornece interfaces para guardar e restaurar imagens virtuais de instâncias EC2. Tradicionalmente as instâncias de EC2 seriam destruídas depois de utilizadas. Com EBS é possível guardar o estado dos EC2, mesmo depois da máquina ser desligada. Os utilizadores podem utilizar o EBS para guardar dados persistentes e montar nas instâncias EC2 em execução. Denote- se, que o S3 é Storage as a Service com uma interface de mensagem. O EBS é semelhante a um sistema de ficheiros distribuído, com acesso tradicional pelo Sistema Operativo.

29 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS AMAZON ELASTIC BLOCK STORE (EBS) O ESB permite criar diferentes volumes de armazenamento desde 1 GB até 1 TB, que podem ser montados em instâncias EC2. Múltiplos volumes podem ser montados na mesma instância. Esses volumes de armazenamento funcionam como disco raw, não formatados, com o nome fornecido pelo utilizador e uma interface típica de acesso via SO. É possível criar um sistema de ficheiros nesses volumes de armazenamento ou utiliza- los de qualquer outra forma.

30 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS AMAZON ELASTIC BLOCK STORE (EBS) São fornecidos Snapshots de modo a que os dados possam ser guardados incrementalmente. Deste modo é garantida a performance tanto do backup como do restore. Em termos de preço a Amazon fornece um pay- per- use similar ao EC2 e S3. A cobrança é efetuada com base na quantidade de GB alocados, com um preço a rondar os $0.10 por GB/mês. O EBS cobra ainda $0.10 por 1 milhão de pedidos I/O efetuados sobre o volume. Em clouds OpenSource existe um equivalente ao EBS, nomeadamente o Nimbus.

31 AAS OUTLINE SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS A PLATAFORMA AWS AMAZON ELASTIC COMPUTE CLOUD (EC2) AMAZON SIMPLE STORAGE SERVICE (S3) AMAZON ELASTIC BLOCK STORE (EBS) SIMPLEDB SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE A PLATAFORMA AZURE SQLAZURE AZURE TABLES AZURE SDK

32 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS SIMPLEDB O SimpleDB fornece um modelo de dados simplificado baseado em modelos de bases de dados relacionais. Os dados estruturados devem ser organizados em domínios. Cada domínio pode ser considerado uma tabela. Os items são as linhas da tabela. Uma célula na tabela é reconhecida como o valor de um atributo específico (nome da coluna) na linha correspondente. Ou seja, isto é semelhante a uma tabela numa base de dados relacional. Porém, é possível atribuir mais do que um valor a cada célula da tabela. Tal não é permitido numa base de dados relacional tradicional, uma vez que se prevalece a consistência dos dados.

33 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS SIMPLEDB Muitos developers simplesmente querem rapidamente guardar, aceder e pesquisar dados guardados. SimpleDB remove o requisito em manter esquemas de bases de dados com forte consistência. SimpleDB custo $0.140 por SimpleDB/hora, com as primeiros 25 horas/mês grátis. SimpleDB, tal como o Azure Table, pode ser chamado de LittleTable, uma vez que são desenhadas para lidar com pequenas quantidades de dados.

34 AAS OUTLINE SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS A PLATAFORMA AWS AMAZON ELASTIC COMPUTE CLOUD (EC2) AMAZON SIMPLE STORAGE SERVICE (S3) AMAZON ELASTIC BLOCK STORE (EBS) SIMPLEDB SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE A PLATAFORMA AZURE SQLAZURE AZURE TABLES AZURE SDK

35 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE Em 2008 a Microsoft lança a plataforma Windows Azure para apanhar o comboio da Could. O Azure foi desenvolvido sobre os centros de dados da Microsoft, com recurso às tecnologias da mesma, Windows OS e Hyper- v. As aplicações são instaladas em VMs que são implantadas nos centros de dados. O Azure gere todos os servidores, armazenamento e recursos de rede dos centros de dados. No topo de toda a infraestrutura existem uma série, crescente, de serviços disponibilizados.

36 O Azure assenta na seguinte plataforma de serviços SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE

37 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE A plataforma Azure fornece uma serie de serviços ao nível da cloud, entre os quais: Live service.net service SQL Azure Sharepoint service Dynamic CRM service Os utilizadores podem ou não utilizar estes serviços, ou seja, as suas aplicações podem assentar nestes ou diretamente no Windows Azure. A platforma Azure fornece estes serviços tanto em REST como em SOAP

38 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE Na imagem que se segue esse modelo é detalhado, incluindo o SQLAzure e os subsistemas de armazenamento e programação.

39 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE Focando no essencial, podemos verificar que primeiro temos o Azure fabric, que consiste no hardware virtualizado juntamente com um avançado ambiente de controlo que implementa a alocação dinâmica de recursos e tolerância a falhas. O Fabric implementa ainda DNS e capacidades de monitorização para os recursos suportados. Quando o sistema está em execução, os serviços são monitorizados, permitindo a consulta de logos de eventos, dados de debug, contadores de performance, logos do IIS, crash dumps entre outros logs. Essa informação pode ser guardada no próprio Azure.

40 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE As propriedades básicas do Azure podem ser divididas entre armazenamento e computação. O Azure está ligado à Internet através de VMs customizadas, chamadas web role, que suportam as propriedades base do web hosting Microsoft. Para além dessas VMs existem outras máquinas de suporte que não têm capacidade de web server e servem somente para processamento de trabalhos. A estas denomina- se de worker role. A comunicação com os roles é realizada via HTTP(S) e TCP.

41 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE Os roles oferecem os seguintes métodos: OnStart() é chamado pelo fabric no arranque, permitindo executar tarefas de inicialização. OnStop() é invocado quando o role está a ser desligado. Run() contem a lógica principal do role. Os roles podem ser balanceados consoante a carga.

42 AAS OUTLINE SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS A PLATAFORMA AWS AMAZON ELASTIC COMPUTE CLOUD (EC2) AMAZON SIMPLE STORAGE SERVICE (S3) AMAZON ELASTIC BLOCK STORE (EBS) SIMPLEDB SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE A PLATAFORMA AZURE SQLAZURE AZURE TABLES AZURE SDK

43 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE SQLAZURE O Azure oferece soluções de armazenamento bastante interessantes e diversas, como podemos verificar na figura anterior. O AzureSQL oferece SQL Server as a Service, com todos os métodos acessíveis via interfaces REST. Para além desses métodos, implementa um sistema semelhante ao Amazon EBS denominado Drives. As interfaces REST são automaticamente associadas a URLs e todo o armazenamento é replicado três vezes para garantir tolerância a falhas e consistência no acesso.

44 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE SQLAZURE O sistema de armazenamento básico é construído por blobs (binary large object) o que o torna análogo ao S3 da Amazon. Os Blobs são organizados numa hierarquia a três níveis: Account - > Containers - > Page or Block Blobs Os containers são análogos às diretorias dos sistemas tradicionais, com o account a funcionar como a raiz. O Block Blob é utilizado para o streaming de dados, com cada blob constituído por sequências de blocos de 4 MB cada e identificadores de 64 bytes. Os Block Blob podem chegar aos 200 GB.

45 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE SQLAZURE Page blobs são utilizados para leituras e escritas aleatórias e consistem num array de páginas com um blob máximo de 1 TB. As mesmas podem associar metadados aos blobs, com pares <nome, valor>, ocupando 8 KB por blob.

46 AAS OUTLINE SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS A PLATAFORMA AWS AMAZON ELASTIC COMPUTE CLOUD (EC2) AMAZON SIMPLE STORAGE SERVICE (S3) AMAZON ELASTIC BLOCK STORE (EBS) SIMPLEDB SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE A PLATAFORMA AZURE SQLAZURE AZURE TABLES AZURE SDK

47 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE TABLES A Azure Table and Queue são modos de armazenamento desenhados para pequenas quantidades de dados. As Queues fornecem entrega de mensagens com fiabilidade e são naturalmente utilizadas para suportar a comunicação entre os web roles e os worker roles. As Queues consistem num número de mensagens ilimitado que podem ser obtidas e processadas pelo menos uma vez, com um limite de 8KB por mensagem. O Azure suporta PUT, GET e DELETE para operações sobre mensagens. E ainda CREATE e DELETE para operações sobre Queues.

48 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE TABLES Cada conta pode conter qualquer número de Azure tables que consistem em linhas chamadas entidades e colunas chamadas propriedades. Não existe limite para o número de entidades de uma tabela e a tecnologia é desenhada para escalar bem perante grandes números de entidades. Cada entidade pode ter até 255 propriedades definidas por <name, type, value>. Uma entidade só pode conter no máximo 1 MB. Se for necessário maior volume, colocasse um link para um blob.

49 AAS OUTLINE SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AWS A PLATAFORMA AWS AMAZON ELASTIC COMPUTE CLOUD (EC2) AMAZON SIMPLE STORAGE SERVICE (S3) AMAZON ELASTIC BLOCK STORE (EBS) SIMPLEDB SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE A PLATAFORMA AZURE SQLAZURE AZURE TABLES AZURE SDK

50 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE SDK O Azure permite ainda a integração das aplicações cloud com outras plataformas ou clouds. É possível executar uma versão local do Azure e desenvolver para o mesmo utilizando o Azure SDK. O Azure SDK permite que as aplicações Azure sejam desenvolvidas e depuradas em máquinas Windows. TL3 - us/downloads/

51 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE SDK ENUNCIADO DO TL3 A empresa AAS Rulez, SA pretende migrar a sua aplicação BatalhaNaval do serviço PaaS da Google para o serviço PaaS da Microsoft. Desse modo, serão necessárias uma série de ações base, nomeadamente: A criação de uma nova Web App no Azure para implantar a aplicação Python a importar. A criação de uma conta Git para controlo da implantação da Web App a importar e respetiva associação da mesma ao Azure.

52 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE SDK ENUNCIADO DO TL3 A construção de uma App Hello World em Python, implantada via Git, para testar o ambiente. A importação da aplicação em Python BatalhaNaval, desenvolvida no TL2, para a plataforma Azure, substituindo o Hello World, do ponto anterior. A migração deverá ser desenvolvida por grupos de 2 ou 3 colaboradores e completada até dia 20 de Maio. O delivery manager deverá entregar o projeto do Git, o link público do Azure (xxxx.azurewebsites.net) e o relatório. Neste último, deve ser salientado, entre outros, as dificuldades encontradas na migração da App.

53 RICARDO MENDAO SILVA RMSILVA AT UAL DOT PT A S A SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE SDK ENUNCIADO DO TL3

54 ENUNCIADO DO TL3 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE SDK

55 ENUNCIADO DO TL3 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE SDK

56 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE SDK

57 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE SDK

58 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE SDK

59 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE SDK

60 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE SDK A implementação para python do Azure SDK, tal como o GAE, baseia- se no WSGI, definido no pep / Resumidamente, uma aplicação WSGI exige objetos python, ou seja, funções ou classes com um método call que recebe dois argumentos: um ambiente WSGI e uma função para iniciar a resposta. A aplicação tem de iniciar a resposta utilizando a função fornecida e devolve um objeto iterável onde cada item yielded significa escrita e flushing.

61 APP.py SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE SDK

62 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE Adicionalmente ao main é necessário um web.config, tal como no IIS Denotar que neste web.config é definida uma key para o handler WSGI. AZURE SDK

63 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE SDK

64 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE SDK

65 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE SDK VIRTUAL ENVIRONMENT PROXY Este script é utilizado para obter o handler WSGI, ativar o ambiente virtual e os logos de erros. O mesmo foi desenhado para ser genérico e não deve ser modificado.

66 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE SDK

67 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE SDK

68 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE SDK

69 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE SDK

70 SUPORTE À PROGRAMAÇÃO EM AZURE AZURE SDK Criados os ficheiros anteriormente apresentados, pode ser ainda incluido os ficheiros: requirements.txt define qualquer requisito extra, como por exemplo a versão minima do azure. runtime.txt define o ambiente python- 2.7 ou 3.4 Uma vez criados, os ficheiros devem ser enviados via git (command line), para o Azure, utilizando os comandos fornecidos no momento da criação da web app. Ex: git init git add. git commit - m another bug git push azure master

71 THE CUTTING EDGE COURSE RMSILVA AT UAL DOT PT CAPÍTULO 4 & 6: HWANG K, DONGARRA J., GEOFFREY F., Distributed and Cloud Computing: From Parallel Processing to the Internet of Things, Morgan Kauffman, 2011

Patrício Domingues Dep. Eng. Informática ESTG Instituto Politécnico de Leiria Leiria, Maio 2011 http://bit.ly/patricio

Patrício Domingues Dep. Eng. Informática ESTG Instituto Politécnico de Leiria Leiria, Maio 2011 http://bit.ly/patricio Patrício Domingues Dep. Eng. Informática ESTG Instituto Politécnico de Leiria Leiria, Maio 2011 http://bit.ly/patricio 1 Velocidade... Pesquisar Cloud computing 76 milhões resultados em 0,06 segundos Isto

Leia mais

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Aula 1 Conceitos da Computação em Nuvem A computação em nuvem ou cloud computing

Leia mais

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, bastando para isso

Leia mais

Desenvolvimento de aplicações para a Cloud. Introdução

Desenvolvimento de aplicações para a Cloud. Introdução Desenvolvimento de aplicações para a Cloud Introdução Introdução } O que é Cloud Computing? } Porquê o termo Cloud? 2 Introdução } O que é Cloud Computing? } Porquê o termo Cloud? } Cloud Computing versus

Leia mais

Minicurso Computação em Nuvem Prática: Openstack

Minicurso Computação em Nuvem Prática: Openstack Grupo de Pesquisa em Software e Hardware Livre André Rover de Campos Membro Colméia andreroverc@gmail.com Joinville Minicurso Computação em Nuvem Prática: Openstack Roteiro Definições Virtualização Data

Leia mais

Agenda CLOUD COMPUTING I

Agenda CLOUD COMPUTING I Agenda O que é Cloud Computing? Atributos do Cloud Computing Marcos do Cloud Computing Tipos do Cloud Computing Camadas do Cloud computing Cloud Computing Tendências O Cloud Computing do Futuro Pros &

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Estruturas de Sistemas Operacionais Um sistema operacional fornece o ambiente no qual os programas são executados. Internamente,

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com

Planejamento Estratégico de TI. Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com Planejamento Estratégico de TI Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com VPN Virtual Private Network Permite acesso aos recursos computacionais da empresa via Internet de forma segura Conexão criptografada

Leia mais

João Víctor Rocon Maia Engenharia de Computação - UFES

João Víctor Rocon Maia Engenharia de Computação - UFES João Víctor Rocon Maia Engenharia de Computação - UFES Agenda Quem usa? Conceito Ilustração Vantagens Tipologia Topologia Como fazer? O que é preciso? Infraestrutura Sistema Operacional Software Eucalyptus

Leia mais

MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 UTILIZANDO O VMWARE PLAYER

MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 UTILIZANDO O VMWARE PLAYER MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 UTILIZANDO O VMWARE PLAYER TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES tassiogoncalvesg@gmail.com MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 TÁSSIO GONÇALVES - TASSIOGONCALVESG@GMAIL.COM 1 CONTEÚDO Arquitetura

Leia mais

Minicurso Computação em Nuvem Prática: AWS

Minicurso Computação em Nuvem Prática: AWS Grupo de Pesquisa em Software e Hardware Livre Glauber Cassiano Batista Membro Colméia glauber@colmeia.udesc.br Joinville Minicurso Computação em Nuvem Prática: AWS Roteiro Definições Virtualização Data

Leia mais

Uma Proposta de Framework de Comparação de Provedores de Computação em Nuvem

Uma Proposta de Framework de Comparação de Provedores de Computação em Nuvem Uma Proposta de Framework de Comparação de Provedores de Computação em Nuvem Igor G. Haugg Bolsista PIBITI/CNPq Orientador: Dr. Rafael Z. Frantz Área de Pesquisa Integração de Aplicações Empresariais Computação

Leia mais

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.com Windows 2008 Server Construído sob o mesmo código do Vista Server Core (Instalação somente

Leia mais

1 http://www.google.com

1 http://www.google.com 1 Introdução A computação em grade se caracteriza pelo uso de recursos computacionais distribuídos em várias redes. Os diversos nós contribuem com capacidade de processamento, armazenamento de dados ou

Leia mais

Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB

Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB Calculando a capacidade de disco: Capacidade = (# bytes/setor) x (méd. # setores/trilha) x (# trilhas/superfície) x (# superfícies/prato) x (# pratos/disco) Exemplo 01: 512 bytes/setor 300 setores/trilha

Leia mais

Cláusula 1.º Objecto. Cláusula 2.º Especificação da prestação

Cláusula 1.º Objecto. Cláusula 2.º Especificação da prestação CADERNO DE ENCARGOS CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJECTO DE ARQUIVO DIGITAL DE INFRA-ESTRUTURAS DE IT O presente Caderno de Encargos compreende as cláusulas a incluir no contrato

Leia mais

GESTÃO DE SISTEMAS E REDES DOMAIN NAME SYSTEM

GESTÃO DE SISTEMAS E REDES DOMAIN NAME SYSTEM GESTÃO DE SISTEMAS E REDES DOMAIN NAME SYSTEM OUTLINE DOMAIN NAME SYSTEM NOMES DE DOMINIO CONSULTAS DNS SERVIDORES DE NOMES NAVEGAÇÃO E CONSULTA REGISTO DE RECURSOS O DNS é um serviço de nomes, normalizado

Leia mais

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina - Sistemas Distribuídos Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 12 Computação em Nuvem Sumário Introdução Arquitetura Provedores

Leia mais

Servidores Virtuais. Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção.

Servidores Virtuais. Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção. es Virtuais Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção. O que são os es Virtuais? Virtual é um produto destinado a empresas que necessitam de um servidor dedicado ligado

Leia mais

Minicurso Computação em Nuvem Prática: AWS

Minicurso Computação em Nuvem Prática: AWS Minicurso Computação em Nuvem Prática: AWS Glauber Cassiano Batista Ricardo Sohn Membros Colméia Roteiro Geral Definições Virtualização Data center Computação em Nuvem Principais classificações: Modelos

Leia mais

Ricardo R. Lecheta. Novatec

Ricardo R. Lecheta. Novatec Ricardo R. Lecheta Novatec Copyright 2014 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer

Leia mais

Relatório de Progresso

Relatório de Progresso Luís Filipe Félix Martins Relatório de Progresso Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Preparação para a Dissertação Índice Introdução... 2 Motivação... 2 Cloud Computing (Computação

Leia mais

SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE)

SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE) SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE) Possuir capacidade instalada, livre para uso, de pelo menos 5.2 (cinco ponto dois) TB líquidos em discos SAS/FC de no máximo 600GB 15.000RPM utilizando RAID 5 (com no

Leia mais

Impactos do Envelhecimento de Software no Desempenho dos Sistemas. Jean Carlos Teixeira de Araujo jcta@cin.ufpe.br

Impactos do Envelhecimento de Software no Desempenho dos Sistemas. Jean Carlos Teixeira de Araujo jcta@cin.ufpe.br Impactos do Envelhecimento de Software no Desempenho dos Sistemas Jean Carlos Teixeira de Araujo jcta@cin.ufpe.br 1 Agenda Introdução; Software Aging; Software Rejuvenation; Laboratório MoDCS Cloud; Dúvidas?

Leia mais

DELEGAÇÃO REGIONAL DO ALENTEJO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA REFLEXÃO 3

DELEGAÇÃO REGIONAL DO ALENTEJO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA REFLEXÃO 3 REFLEXÃO 3 Módulos 0771, 0773, 0774 e 0775 1/5 18-02-2013 Esta reflexão tem como objectivo partilhar e dar a conhecer o que aprendi nos módulos 0771 - Conexões de rede, 0773 - Rede local - instalação,

Leia mais

AR TELECOM CLOUD SERVICES

AR TELECOM CLOUD SERVICES AR TELECOM SERVICES NACIONAL E ESCALA GLOBAL Ar Telecom - Acessos e Redes de Telecomunicações, S.A. Doca de Alcântara, Edifício Diogo Cão 1350-352 Lisboa Tel: 800 300 400 corporatebusiness@artelecom.pt

Leia mais

Q-flow 2.2. Código de Manual: Qf22007POR Versão do Manual: 3.1 Última revisão: 21/10/2005 Aplica-se a: Q-flow 2.2. Sizing

Q-flow 2.2. Código de Manual: Qf22007POR Versão do Manual: 3.1 Última revisão: 21/10/2005 Aplica-se a: Q-flow 2.2. Sizing Q-flow 2.2 Código de Manual: Qf22007POR Versão do Manual: 3.1 Última revisão: 21/10/2005 Aplica-se a: Q-flow 2.2 Sizing Qf22007POR v3.1 Q-flow Sizing Urudata Software Rua Canelones 1370 Segundo Andar CP11200

Leia mais

Virtualização e Consolidação de Centro de Dados O Caso da UTAD António Costa - acosta@utad.pt

Virtualização e Consolidação de Centro de Dados O Caso da UTAD António Costa - acosta@utad.pt Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Virtualização e Consolidação de Centro de Dados O Caso da UTAD António Costa - acosta@utad.pt Agenda A UTAD Virtualização Uma definição Introdução e abrangência

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

Classificação::Modelo de implantação

Classificação::Modelo de implantação Classificação::Modelo de implantação Modelo de implantação::privado Operada unicamente por uma organização; A infra-estrutura de nuvem é utilizada exclusivamente por uma organização: Nuvem local ou remota;

Leia mais

Alta Disponibilidade na IPBRICK

Alta Disponibilidade na IPBRICK Alta Disponibilidade na IPBRICK IPBRICK International 5 de Dezembro de 2012 1 Conteúdo 1 Introdução 3 1.1 Vantagens.................................... 3 2 Requisitos HA 4 3 Configuração HA 4 3.1 Serviço

Leia mais

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 SERVIÇOS BÁSICOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 Rua do Rouxinol, N 115 / Salvador Bahia CEP: 41.720-052 Telefone: (71) 3186-0001. Email: cotec@ifbaiano.edu.br

Leia mais

Online Help StruxureWare Data Center Expert

Online Help StruxureWare Data Center Expert Online Help StruxureWare Data Center Expert Version 7.2.7 Appliance virtual do StruxureWare Data Center Expert O servidor do StruxureWare Data Center Expert 7.2 está agora disponível como um appliance

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Cluster, Grid e computação em nuvem Slide 8 Nielsen C. Damasceno Introdução Inicialmente, os ambientes distribuídos eram formados através de um cluster. Com o avanço das tecnologias

Leia mais

Relatório de Piloto Tecnológico Plataforma de Cloud Privada baseada em OpenStack Março 2015

Relatório de Piloto Tecnológico Plataforma de Cloud Privada baseada em OpenStack Março 2015 Relatório de Piloto Tecnológico Plataforma de Cloud Privada baseada em OpenStack Março 2015 Resumo Executivo: A Inok realizou uma instalação piloto para analisar as funcionalidades, características técnicas,

Leia mais

3 SCS: Sistema de Componentes de Software

3 SCS: Sistema de Componentes de Software 3 SCS: Sistema de Componentes de Software O mecanismo para acompanhamento das chamadas remotas se baseia em informações coletadas durante a execução da aplicação. Para a coleta dessas informações é necessário

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CONCEITOS BÁSICOS 1 Necessidade das base de dados Permite guardar dados dos mais variados tipos; Permite

Leia mais

Wireshark. Captura de Protocolos da camada de aplicação. Maicon de Vargas Pereira

Wireshark. Captura de Protocolos da camada de aplicação. Maicon de Vargas Pereira Wireshark Captura de Protocolos da camada de aplicação Maicon de Vargas Pereira Camada de Aplicação Introdução HTTP (Hypertext Transfer Protocol) 2 Introdução Camada de Aplicação Suporta os protocolos

Leia mais

3 SERVIÇOS IP. 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança

3 SERVIÇOS IP. 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança 3 SERVIÇOS IP 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança Os serviços IP's são suscetíveis a uma variedade de possíveis ataques, desde ataques passivos (como espionagem) até ataques ativos (como a impossibilidade

Leia mais

A.S.P. Servidores Windows

A.S.P. Servidores Windows A.S.P. Servidores Windows Servidores TCP/IP O mercado de servidores de rede é dominado essencialmente por duas linhas de produtos: Open Source: Linux, BSD, e seus derivados Proprietários: Microsoft Windows

Leia mais

Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos com UML UP/RUP: Projeto

Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos com UML UP/RUP: Projeto Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos com UML UP/RUP: Projeto Engenharia de Software I Informática 2009 Profa. Dra. Itana Gimenes RUP: Artefatos de projeto Modelo de Projeto: Use-Case Realization-projeto

Leia mais

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Desenvolvimento de Sistemas Cliente Servidor Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Ciclo de Vida Clássico Aonde estamos? Page 2 Análise O que fizemos

Leia mais

Alexandre Malveira, Wolflan Camilo

Alexandre Malveira, Wolflan Camilo Alexandre Malveira, Wolflan Camilo Introdução Cloud Computing Computação Móvel SaaS, PaaS e IaaS CloudBees Diariamente arquivos são acessados, informações dos mais variados tipos são armazenadas e ferramentas

Leia mais

Fernando Seabra Chirigati. Universidade Federal do Rio de Janeiro EEL879 - Redes de Computadores II Professores Luís Henrique Costa e Otto Duarte

Fernando Seabra Chirigati. Universidade Federal do Rio de Janeiro EEL879 - Redes de Computadores II Professores Luís Henrique Costa e Otto Duarte Fernando Seabra Chirigati Universidade Federal do Rio de Janeiro EEL879 - Redes de Computadores II Professores Luís Henrique Costa e Otto Duarte Introdução Grid x Nuvem Componentes Arquitetura Vantagens

Leia mais

Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados Introdução Sistema Gerenciador de Banco de Dados

Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados Introdução Sistema Gerenciador de Banco de Dados Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados Introdução Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é constituído por um conjunto de dados associados a um conjunto de programas para acesso a esses

Leia mais

GESTÃO DE SISTEMAS E REDES YNAMIC HOST CONFIGURATION PROTOCOL

GESTÃO DE SISTEMAS E REDES YNAMIC HOST CONFIGURATION PROTOCOL GESTÃO DE SISTEMAS E REDES YNAMIC HOST CONFIGURATION PROTOCOL OUTLINE DHCP PROTOCOLO RELAY AGENT EXEMPLO LINUX EXEMPLO IOS DHCP Dynamic Host Configuration Protocol, ou DHCP, é um dos protocolos de suporte

Leia mais

Desenvolvimento Cliente-Servidor 1

Desenvolvimento Cliente-Servidor 1 Desenvolvimento Cliente- 1 Ambiienttes de Desenvollviimentto Avançados Engenharia Informática Instituto Superior de Engenharia do Porto Alexandre Bragança 1998/99 Ambientes de Desenvolvimento Avançados

Leia mais

Construção Páginas de Internet

Construção Páginas de Internet Construção Páginas de Internet Definir um Site no Frontpage Objectivos da sessão: No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Saber o que são os metadados do Frontpage; Distinguir entre Sites

Leia mais

Rede de Computadores

Rede de Computadores Escola de Ciências e Tecnologia UFRN Rede de Computadores Prof. Aquiles Burlamaqui Nélio Cacho Luiz Eduardo Eduardo Aranha ECT1103 INFORMÁTICA FUNDAMENTAL Manter o telefone celular sempre desligado/silencioso

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL CLOUD SERVER

PROPOSTA COMERCIAL CLOUD SERVER PROPOSTA COMERCIAL CLOUD SERVER Sobre a AbsamHost A AbsamHost atua no mercado de hosting desde 2008, fornecendo infraestrutura de data center a diversas empresas no Brasil e no mundo. Focada em servidores

Leia mais

AULA 5 Sistemas Operacionais

AULA 5 Sistemas Operacionais AULA 5 Sistemas Operacionais Disciplina: Introdução à Informática Professora: Gustavo Leitão Email: gustavo.leitao@ifrn.edu.br Sistemas Operacionais Conteúdo: Partições Formatação Fragmentação Gerenciamento

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Hardware (Nível 0) Organização. Interface de Máquina (IM) Interface Interna de Microprogramação (IIMP)

Hardware (Nível 0) Organização. Interface de Máquina (IM) Interface Interna de Microprogramação (IIMP) Hardware (Nível 0) Organização O AS/400 isola os usuários das características do hardware através de uma arquitetura de camadas. Vários modelos da família AS/400 de computadores de médio porte estão disponíveis,

Leia mais

23/05/12. Computação em Nuvem. Computação em nuvem: gerenciamento de dados. Computação em Nuvem - Características principais

23/05/12. Computação em Nuvem. Computação em nuvem: gerenciamento de dados. Computação em Nuvem - Características principais Computação em Nuvem Computação em nuvem: gerenciamento de dados Computação em nuvem (Cloud Computing) é uma tendência recente de tecnologia cujo objetivo é proporcionar serviços de Tecnologia da Informação

Leia mais

Sistemas Operacionais. Conceitos de um Sistema Operacional

Sistemas Operacionais. Conceitos de um Sistema Operacional Sistemas Operacionais Conceitos de um Sistema Operacional Modo usuário e Modo Kernel Como já vimos são ambientes de execução diferentes no processador Há um conjunto de funções privilegiadas acessadas

Leia mais

UFG - Instituto de Informática

UFG - Instituto de Informática UFG - Instituto de Informática Especialização em Desenvolvimento de Aplicações Web com Interfaces Ricas EJB 3.0 Prof.: Fabrízzio A A M N Soares professor.fabrizzio@gmail.com Aula 13 Web Services Web Services

Leia mais

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET 2010/2011 1 Protocolo TCP/IP É um padrão de comunicação entre diferentes computadores e diferentes sistemas operativos. Cada computador deve

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

Bancos de Dados em Clouds

Bancos de Dados em Clouds Bancos de Dados em Clouds Bancos de Dados em Clouds Erik Williams Zirke Osta Rafael Brundo Uriarte Agenda Introdução; Fundamentos; Estudo comparativo das Ferramentas; Conclusões e Trabalhos Futuros. Agenda

Leia mais

Disciplina de Banco de Dados Introdução

Disciplina de Banco de Dados Introdução Disciplina de Banco de Dados Introdução Prof. Elisa Maria Pivetta CAFW - UFSM Banco de Dados: Conceitos A empresa JJ. Gomes tem uma lista com mais ou menos 4.000 nomes de clientes bem como seus dados pessoais.

Leia mais

UNIVERSIDADE. Sistemas Distribuídos

UNIVERSIDADE. Sistemas Distribuídos UNIVERSIDADE Sistemas Distribuídos Ciência da Computação Prof. Jesus José de Oliveira Neto Web Services Web Services Existem diferentes tipos de comunicação em um sistema distribuído: Sockets Invocação

Leia mais

COLIBRI Ambiente Colaborativo Multimédia MÓDULO MOODLE. Rui Ribeiro colibri@fccn.pt. FCCN - Dezembro 2010

COLIBRI Ambiente Colaborativo Multimédia MÓDULO MOODLE. Rui Ribeiro colibri@fccn.pt. FCCN - Dezembro 2010 COLIBRI Ambiente Colaborativo Multimédia MÓDULO MOODLE FCCN - Dezembro 2010 Rui Ribeiro colibri@fccn.pt Módulo COLIBRI Concebido por: José Coelho Universidade Aberta Apoiado por: Rui Ribeiro FCCN Vitor

Leia mais

Sistemas Operacionais de Rede INTRODUÇÃO AO ACTIVE DIRECTORY

Sistemas Operacionais de Rede INTRODUÇÃO AO ACTIVE DIRECTORY Sistemas Operacionais de Rede INTRODUÇÃO AO ACTIVE DIRECTORY Conteúdo Programático! Introdução ao Active Directory (AD)! Definições! Estrutura Lógica! Estrutura Física! Instalação do Active Directory (AD)!

Leia mais

O que é Cloud Computing?

O que é Cloud Computing? O que é Cloud Computing? Referência The Economics Of The Cloud, Microsoft, Nov. 2010 Virtualização, Brasport, Manoel Veras, Fev. 2011. 2 Arquitetura de TI A arquitetura de TI é um mapa ou plano de alto

Leia mais

Introdução aos Computadores

Introdução aos Computadores Os Computadores revolucionaram as formas de processamento de Informação pela sua capacidade de tratar grandes quantidades de dados em curto espaço de tempo. Nos anos 60-80 os computadores eram máquinas

Leia mais

AN EVALUATION OF ALTERNATIVE ARCHITECTURE FOR TRANSACTION PROCESSING IN THE CLOUD (SIGMOD)

AN EVALUATION OF ALTERNATIVE ARCHITECTURE FOR TRANSACTION PROCESSING IN THE CLOUD (SIGMOD) AN EVALUATION OF ALTERNATIVE ARCHITECTURE FOR TRANSACTION PROCESSING IN THE CLOUD (SIGMOD) Donal Krossman, Tim Kraska and Simon Loesing João Lucas Chiquito Universidade Federal do Paraná Departamento de

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Modelo Cliente-Servidor: Introdução aos tipos de servidores e clientes Prof. MSc. Hugo Souza Iniciando o módulo 03 da primeira unidade, iremos abordar sobre o Modelo Cliente-Servidor

Leia mais

Fault Tolerance Middleware for Cloud Computing

Fault Tolerance Middleware for Cloud Computing Fault Tolerance Middleware for Cloud Computing W. Zhao & P. Melliar-Smith & L. Moser Sistemas Distribuídos e Tolerância a Falhas Ivan Pires m3797 Gilberto Melfe m4088 Introdução A cloud computing tem por

Leia mais

Sistemas Distribuídos. Professora: Ana Paula Couto DCC 064

Sistemas Distribuídos. Professora: Ana Paula Couto DCC 064 Sistemas Distribuídos Professora: Ana Paula Couto DCC 064 Processos- Clientes, Servidores, Migração Capítulo 3 Agenda Clientes Interfaces de usuário em rede Sistema X Window Software do lado cliente para

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Conteúdo Programático Introdução ao Active (AD) Definições Estrutura Lógica Estrutura Física Instalação do Active (AD) Atividade Prática 1 Definições do Active Em uma rede do Microsoft Windows Server 2003,

Leia mais

Práticas de Desenvolvimento de Software

Práticas de Desenvolvimento de Software Aula 8. 13/04/2015. Práticas de Desenvolvimento de Software Aula 8 - Arquitetura e infraestrutura de aplicações Web. Oferecimento Modelo cliente-servidor (1) Cliente Rede scheme://domain:port/path?query_string#fragment_id

Leia mais

PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS

PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS Aulas : Terças e Quintas Horário: AB Noite [18:30 20:20hs] PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS 1 Conteúdo O que Rede? Conceito; Como Surgiu? Objetivo; Evolução Tipos de

Leia mais

Computação em Nuvens IaaS com Openstack. Eng. Marcelo Rocha de Sá marcelo@jambu.com.br FLISOL - Belém - Pará 25 de abril 2015

Computação em Nuvens IaaS com Openstack. Eng. Marcelo Rocha de Sá marcelo@jambu.com.br FLISOL - Belém - Pará 25 de abril 2015 Computação em Nuvens IaaS com Openstack Eng. Marcelo Rocha de Sá marcelo@jambu.com.br FLISOL - Belém - Pará 25 de abril 2015 Nuvens Computacionais IaaS com Openstack Nuvens Computacionais Serviços em nuvens

Leia mais

Intranets. FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO

Intranets. FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO Intranets FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO As intranets são redes internas às organizações que usam as tecnologias utilizadas na rede mundial

Leia mais

SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente

SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente Documentos formam a grande massa de conhecimentos de uma organização seja ela privada ou pública, esses documentos em sua maioria são parte do seu patrimônio. A Gestão

Leia mais

Introdução à Computação: Sistemas de Computação

Introdução à Computação: Sistemas de Computação Introdução à Computação: Sistemas de Computação Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto

Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto Introdução a Informática Prof.: Roberto Franciscatto 2.1 CONCEITO DE BIT O computador só pode identificar a informação através de sua elementar e restrita capacidade de distinguir entre dois estados: 0

Leia mais

Soluções de Gestão de Clientes e Impressão Universal

Soluções de Gestão de Clientes e Impressão Universal Soluções de Gestão de Clientes e Impressão Universal Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações

Leia mais

IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc.

IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc. Endereços IP Endereços IP IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc.) precisam ter endereços. Graças

Leia mais

Conceito. As empresas como ecossistemas de relações dinâmicas

Conceito. As empresas como ecossistemas de relações dinâmicas Conceito As empresas como ecossistemas de relações dinâmicas PÁG 02 Actualmente, face à crescente necessidade de integração dos processos de negócio, as empresas enfrentam o desafio de inovar e expandir

Leia mais

SISTEMA DE GERÊNCIA - DmView

SISTEMA DE GERÊNCIA - DmView Sistema de Gerenciamento DmView O DmView é o Sistema de Gerência desenvolvido para supervisionar e configurar os equipamentos DATACOM, disponibilizando funções para gerência de supervisão, falhas, configuração,

Leia mais

3. Faça uma breve descrição sobre a topologia da rede e o Active Directory-AD DISCIPLINA DE ARQUITETURA FECHADA WINDOWS SERVER

3. Faça uma breve descrição sobre a topologia da rede e o Active Directory-AD
 DISCIPLINA DE ARQUITETURA FECHADA WINDOWS SERVER Lista de Exercícios-01 1. Faça uma breve descrição sobre o Active Directory-AD O Active Directory-AD é uma implementaçao de serviço de diretório no protocolo LDAP que armazena informaçoes sobre objetos

Leia mais

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas MÓDULO 5 Tipos de Redes 5.1 LAN s (Local Area Network) Redes Locais As LAN s são pequenas redes, a maioria de uso privado, que interligam nós dentro de pequenas distâncias, variando entre 1 a 30 km. São

Leia mais

EUCALYPTUS: UMA PLATAFORMA CLOUD COMPUTING PARA

EUCALYPTUS: UMA PLATAFORMA CLOUD COMPUTING PARA EUCALYPTUS: UMA PLATAFORMA CLOUD COMPUTING PARA QUALQUER TIPO DE USUÁRIO Gustavo Henrique Rodrigues Pinto Tomas 317624 AGENDA Introdução: Cloud Computing Modelos de Implementação Modelos de Serviço Eucalyptus

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 6 Estrutura de Sistemas Operacionais Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br Baseado no material disponibilizado por: SO - Prof. Edilberto Silva Prof. José Juan Espantoso

Leia mais

Arquitetura dos Sistemas de Informação Distribuídos

Arquitetura dos Sistemas de Informação Distribuídos Arquitetura dos Sistemas de Informação Distribuídos Quando se projeta um sistema cuja utilização é destinada a ser feita em ambientes do mundo real, projeções devem ser feitas para que o sistema possa

Leia mais

4. Qual seria o impacto da escolha de uma chave que possua letras repetidas em uma cifra de transposição?

4. Qual seria o impacto da escolha de uma chave que possua letras repetidas em uma cifra de transposição? Prova de 2011-02 1. Descreva duas maneiras de estabelecer uma conexão entre processos na camada de transporte sem o conhecimento da porta (TSAP) ao qual o servidor remoto esteja associado. 2. Estabelecer

Leia mais

01.00 CDNs Introdução

01.00 CDNs Introdução 01.00 CDNs Introdução Redes de Distribuição de Conteúdos Introdução A Web surgiu enquanto forma de partilha de conteúdos e serviços Aumento de utilizadores e conteúdos, aumenta a necessidade de largura

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS DO MANUAL (8º ano Turmas A B e C)

PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS DO MANUAL (8º ano Turmas A B e C) ESCOLA E.B. 2,3/S DE VILA FLOR Disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS DO MANUAL (8º ano Turmas A B e C) UNIDADES OBJETIVOS GERAIS CONTEÚDOS DESCRITORES

Leia mais

Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Sistemas Operativos - 2º Ano

Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Sistemas Operativos - 2º Ano Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Sistemas Operativos - 2º Ano 2012/2013 O Windows Server 2003 surgiu em 2003 e substituiu o Windows Server 2000. O Windows

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

Garantindo a. Máquinas Virtuais do. alta disponibilidade nas. Microsoft Azure MDC305

Garantindo a. Máquinas Virtuais do. alta disponibilidade nas. Microsoft Azure MDC305 Garantindo a alta disponibilidade nas Máquinas Virtuais do Microsoft Azure MDC305 Palestra Quem são os palestrantes? Daniel Mauser Senior Techical Advisor LATAM Escalation Team Lead Email: dmauser@microsoft.com

Leia mais

TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS

TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS Texto Técnico 005/2013 TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS Parte 05 0 Vamos finalizar o tema Trabalho com Grandes Montagens apresentando os melhores recursos e configurações de hardware para otimizar a abertura

Leia mais

Dell Infrastructure Consulting Services

Dell Infrastructure Consulting Services Proposta de Serviços Profissionais Implementação do Dell OpenManage 1. Apresentação da proposta Esta proposta foi elaborada pela Dell com o objetivo de fornecer os serviços profissionais de implementação

Leia mais