EDITAL 15/2014 PPGMAUI PROCESSO SELETIVO - PROGRAMA INTERNACIONAL DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MEIO AMBIENTE URBANO E INDUSTRIAL PPGMAUI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL 15/2014 PPGMAUI PROCESSO SELETIVO - PROGRAMA INTERNACIONAL DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MEIO AMBIENTE URBANO E INDUSTRIAL PPGMAUI"

Transcrição

1 EDITAL 15/2014 PPGMAUI PROCESSO SELETIVO - PROGRAMA INTERNACIONAL DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MEIO AMBIENTE URBANO E INDUSTRIAL PPGMAUI De acordo com a legislação vigente e as decisões do Colegiado do Programa de Pós- Graduação Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial PPGMAUI, faço público, para conhecimento dos interessados, que entre 02/03/2015 a 30/04/2015 se encontrarão abertas as inscrições para o processo seletivo do PPGMAUI Turma 2015, a partir da publicação do presente Edital. NORMAS DO PROCESSO SELETIVO 2015 MESTRADO PROFISSIONAL EM MEIO AMBIENTE URBANO E INDUSTRIAL PPGMAUI 1) INSCRIÇÕES As inscrições serão realizadas no período compreendido entre 02/03/2015 a 30/04/2015, no horário das 09h00min às 12h00min e das 13h30min às 16h30min, na Secretaria da Coordenação do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial PPGMAUI, situada no Prédio da Engenharia Química no Centro Politécnico Setor de Tecnologia da - Curitiba-PR Caixa Postal CEP ) Taxa de pagamento: R$ 220,00 (Duzentos e vinte reais), mediante emissão e pagamento de GRU. As orientações para a emissão da GRU estão no anexo ) Documentos exigidos para inscrição Formulário de inscrição devidamente preenchido (anexo 2); Três fotos 3x4 recentes; Duas cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, quitação com o serviço militar, diploma do Curso de Graduação e histórico escolar da graduação; Declaração da instituição empregadora (papel timbrado) informando que está ciente acerca da carga horária necessária para cursar as disciplinas, elaboração de pesquisa, dissertação, artigos e demais atividades relativas ao PPGMAUI. Caso o candidato não tenha vínculo empregatício quando da inscrição, a declaração poderá ser elaborada e assinada pelo mesmo. Declaração da instituição empregadora (papel timbrado) que tem interesse e que financiará o desenvolvimento da pesquisa a ser efetuada pelo candidato. Caso contrário, o discente desenvolverá temas de interesse do PPGMAUI. Curriculum Lattes atualizado: 02 cópias (preenchimento na página da internet Uma cópia completa do CV Lattes deve estar documentada na sequência, isto é, com cópias dos documentos comprobatórios

2 das atividades colocadas no currículo, estas numeradas em ordem crescente. Somente será avaliado o Curriculum Lattes que estiver devidamente documentado e comprovado. Projeto de até dez páginas, de acordo com o modelo apresentado no anexo 3. O projeto deve estar inserido nas áreas de concentração de PROCESSOS DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS DE MEIO AMBIENTE (solo, água e ar), nas linhas de pesquisa desenvolvidas no PPGMAUI, que são: Poluição ambiental e prevenção da poluição: avaliação da poluição, planejamento ambiental e tecnologias. Água: procedimentos para medições, abastecimento de água e gestão de recursos hídricos. Proteção ambiental e ciências ambientais: gestão, educação, política e legislação. Resíduos, efluentes e emissões atmosféricas: tecnologias para o tratamento e gerenciamento. Pagamento da taxa de inscrição: cópia do boleto da Guia de Recolhimento da União - GRU e comprovante bancário do pagamento da GRU referente à taxa devida para a inscrição no processo seletivo. O boleto da GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário no site do Tesouro Nacional (Instruções no anexo 1). No ato da inscrição, os candidatos deverão entregar TODOS os documentos exigidos. A documentação deverá ser entregue lacrada e endereçada a Secretaria do PPGMAUI, situada no prédio da Engenharia Química, Centro Politécnico Setor de Tecnologia da Curitiba-PR Caixa Postal CEP , aos cuidados do PPGMAUI. A inscrição poderá ser feita pessoalmente, por procuração ou pelo correio, com postagem datada até 30/04/2015. Esta documentação somente será conferida e avaliada pela Comissão de Avaliação. Não será aceita a inscrição fora do prazo estabelecido e, em qualquer caso, não será admitida a complementação da documentação. 2) NÚMERO DE VAGAS 2.1) Serão ofertadas até 25 (vinte e cinco) vagas. A distribuição de vagas por orientador será realizada em etapa posterior de acordo com critérios estabelecidos pelo Colegiado do CURSO; As vagas estão ofertadas de acordo com as seguintes linhas de pesquisa:

3 Poluição ambiental e prevenção da poluição Água Proteção ambiental e ciências ambientais Resíduos, efluentes e emissões atmosféricas 3) PROCESSO SELETIVO O processo de seleção ocorrerá no período de 02/03/2015 a 17/06/2015, conforme cronograma abaixo: CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO E DO PROCESSO SELETIVO PERÍODO HORÁRIO ATIVIDADE 02/03/2015 a 30/04/ h00min às 12h00min Inscrições 16/05/ h30min às 12h30min 16/05/ h00min às 17h00min 26/05/2015 A partir das 17h00min 01/06/2015 a 12/06/2015 Atividade da Comissão de Avaliação 19/06/2015 A partir das 17h00min A partir de 19/06/ /06/2015 e 10/07/2015 A partir das 17h00min Conforme agendamento divulgado. 17/07/2015 A partir das 17h00min 27/07/2015 a 05/08/ h00min às 12h00min Prova de redação e de avaliação do conhecimento geral na área de meio ambiente. Prova para avaliação do conhecimento em matemática básica. Divulgação em Edital e na página eletrônica do PPGMAUI do resultado da 1ª ETAPA do processo seletivo. Avaliação do projeto de pesquisa. Divulgação em Edital e na página eletrônica do PPGMAUI do resultado da 2ª ETAPA do processo seletivo. Convocação para entrevista. Divulgação em edital e na página eletrônica do PPGMAUI do agendamento das entrevistas. 3ª ETAPA Entrevista e avaliação do Curriculum Lattes Divulgação em edital e na página eletrônica do PPGMAUI dos APROVADOS no processo seletivo. Período de matrícula dos candidatos aprovados. 07/08/ h00min Aula inaugural.

4 1ª ETAPA Prova de redação e avaliação do conhecimento geral na área de meio ambiente e matemática básica. Classificatória e eliminatória. Bibliografia recomendada: BOTKIN, D. B.; KELLER, E. A. Ciência Ambiental: Terra, um Planeta Vivo. 7 a edição. Rio de Janeiro: LTC, BRAGA, B.; HESPANHOL, I.; CONEJO, J. G. L.; MIERZWA, J. C.; BARROS, M. T L.; SPENCER, M.; PORTO, M.; NUCCI, N.; JULIANO, N.; EIGER, S. Introdução à Engenharia Ambiental. 2ª edição. São Paulo: Prentice Hall, BOSQUILHA, A.; CORRÊA, M. L. P.; VIVEIRO, T. C. N. G. Minimanual compacto de Matemática Teoria e prática. 2 a edição. São Paulo: Riedeel, Esta etapa tem peso 4 do processo seletivo. 2ª ETAPA Avaliação do projeto de pesquisa. Classificatória e eliminatória. O modelo para elaboração de Projeto de Pesquisa está apresentado no anexo 3. Esta etapa tem peso 3 do processo seletivo. 3ª ETAPA Entrevista e avaliação do Curriculum Lattes. Classificatória e eliminatória. Os documentos comprobatórios relacionados serão considerados na análise do Curriculum Lattes, seguindo os critérios constantes no anexo 4: 1. formação acadêmica; 2. experiência profissional na área de meio ambiente e ciências ambientais; 3. atividades de pesquisa, extensão e inovação; 4. publicações dos últimos cinco anos; 5. participação em projetos, workshops, seminários, eventos profissionais, científicos e acadêmicos dos últimos cinco anos. O objetivo da entrevista é avaliar o candidato dentro do perfil do mestrado profissional, analisando as informações fornecidas no Curriculum Lattes bem como suas pretensões no programa. Esta etapa tem peso 3 do processo seletivo.

5 4) CLASSIFICAÇÃO Os candidatos serão classificados por ordem decrescente, pela nota obtida no processo seletivo. Para a garantia de sigilo da nota alcançada, a divulgação do resultado será apresentada por ordem alfabética. Critérios de desempate: 1º - nota da Análise do Curriculum Lattes 2º - nota do Projeto 5) APROVAÇÃO O candidato será aprovado se obtiver média ponderada igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero) no processo seletivo. Candidato com nota inferior a 5,0 (cinco vírgula zero), em qualquer das etapas do processo seletivo, será automaticamente desclassificado. O candidato que não estiver com a documentação completa ou não comparecer a qualquer uma das etapas estará automaticamente desclassificado. 6) BANCA DO PROCESSO SELETIVO A banca de seleção atuará em todas as etapas do processo e será composta por Professores do Programa. 7) RESULTADO FINAL O resultado final obedece à classificação definida pela banca do processo seletivo. As vagas oferecidas não serão obrigatoriamente preenchidas, no caso dos candidatos não atingirem a nota mínima de 7,0 (sete vírgula zero) no processo seletivo. 8) REALIZAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO Os alunos terão o prazo máximo de 24 meses para conclusão do curso (Resolução 65/09- CEPE - UFPR), que terá início na aula inaugural de 07 de agosto de ) DEVOLUÇÃO DOS DOCUMENTOS APRESENTADOS NO ATO DA INSCRIÇÃO Os documentos poderão ser retirados na Secretaria do PPGMAUI até 31 de agosto de Após esta data a documentação será destruída (fragmentada). 10) RECURSOS Eventuais recursos poderão ser impetrados junto a Coordenação do PPGMAUI até 24 horas após a divulgação dos resultados parciais e final, e serão julgados pela banca de seleção. Não caberá recurso da decisão final da comissão de seleção.

6 11) MEMBROS DA COMISSÃO DE SELEÇÃO A comissão de seleção será formada pelos professores do Colegiado do PPGMAUI, contando com representantes da UFPR, SENAI/PR e UNI Stuttgart. Prof a Dr a Margarete Casagrande Lass Erbe Prof a Dr a Mônica Beatriz Kolicheski Profª Drª Arislete Dantas de Aquino Profª Drª Regina Weinschutz Profª Drª Regina Maria Matos Jorge Prof Dr Álvaro Luiz Mathias Prof a MSc Marielle Feilstrecker Prof MSc Mauricy Kawano Profª Drª Patrícia Charvet Prof a Dr a Karen Juliana do Amaral Prof a Dr a Daniela Neuffer Prof Dr Andreas Grauer 12) CASOS OMISSOS Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGMAUI. Curitiba, 03 de dezembro de Prof. Dr. Margarete Casagrande Lass Erbe Coordenadora do PPG-MAUI Prof. MSc. Marielle Feilstrecker Coordenadora pelo SENAI/PR Prof. Dr. Karen Juliana do Amaral Coordenadora pela Atividades no Brasil

7 ANEXOS ANEXO1: PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO Procedimento para emissão da GRU. Para o pagamento de taxa de inscrição para o processo seletivo no PPGMAUI, o candidato deverá acessar o link: É de primordial importância que o número de referência (campo obrigatório da GRU) seja informado corretamente, pois é por meio dele que serão identificadas todas as taxas recolhidas (inscrições). Seguem os códigos referentes ao PPGMAUI para o preenchimento da GRU. Unidade Gestora (UG): Gestão: Código de recolhimento: Preencher apenas os campos com números. Os nomes aparecem automaticamente. Após o correto preenchimento, a tela se apresentará conforme a figura que segue. Clicar em avançar. Na próxima tela, preencher: Número de referência: Competência (mm/aaaa): mês e ano em que será efetuado o pagamento Vencimento (dd/mm/aaaa): emissão e pagamento deverão ser no mesmo dia CPF e Nome do candidato Valor principal e Valor total: R$ 220,00

8 Após o correto preenchimento a tela se apresentará conforme a figura que segue. Emitir a GRU, imprimir e pagar somente no Banco do Brasil.

9 ANEXO 2: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO 2015 PPGMAUI 1. Identificação do Candidato Nome completo: Nome da mãe: Nome do pai: CPF: Identidade: Orgão emissor: UF: Data de emissão: Data de nascimento: Nacionalidade: Passaporte: Visto permanente: Validade: Endereço residencial Rua: Bairro: Cidade: CEP: 2. Formação Graduação: pessoal (1): pessoal (2): UF: Telefone residencial: Celular: Ano de conclusão: Instituição: Cidade: UF: País: Pós - Graduação: Ano de conclusão: Instituição: Cidade: UF: País: 3. Empresa/Instituição em que atua Nome da empresa: Função: Endereço comercial Rua: Bairro: Cidade: UF: Telefone comercial: CEP: comercial: Linhas de pesquisa (selecionar somente uma) ( ) Água ( ) Poluição ambiental e prevenção da poluição ( ) Proteção ambiental e ciências ambientais ( ) Resíduos, efluentes e emissões gasosas Local: Data: Assinatura: Este formulário deve ser preenchido em duas vias.

10 ANEXO 3: MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA i. IDENTIFICAÇÃO 1. Nome do candidato. 2. Área de concentração: PROCESSOS DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS DO MEIO AMBIENTE 3. Linha de pesquisa: de acordo com o item 1.2 deste edital (Identificação da linha de pesquisa do programa que mais se adéqua ao projeto). ii. PROJETO DE DISSERTAÇÃO (este projeto poderá ser readequado no desenvolvimento do curso) 1. Título do Projeto: conciso e coerente com a pesquisa a ser desenvolvida. 2. Introdução (peso 5): apresentar e contextualizar o objeto de estudo e a sua relação com a linha de pesquisa escolhida. 3. Justificativa (peso 15): descrever de modo argumentativo a importância do tema com referência à bibliografia. Este item deve mostrar o interesse prático (aplicado) ou de ciência fundamental (básica). 4. Objetivos (peso 15). 5. Metodologia (peso 10): indicar as etapas propostas para o desenvolvimento do projeto. 6. Resultados esperados (peso 5). 7. Referências bibliográficas (peso 10: citação e adequação às normas da UFPR e ABNT). 8. Qualidade e coerência do texto (peso 20). 9. Cronograma (peso 10): descrever as etapas do projeto, buscando estimar o tempo para a sua execução. 10. Custos e fontes de recursos (peso 10): deve ser mostrado que o projeto é factível, a partir de um balanço das circunstâncias para a sua execução. Neste sentido, são discutidos aspectos tais como: a) equipamentos e recursos disponíveis para a execução do projeto; b) disponibilidades financeiras e adicionais necessárias; c) local de execução do projeto; d) suprimento de material na quantidade e periodicidade necessária; e) demais informações pertinentes. O projeto deve estar adequado às normas ABNT ou UFPR para a elaboração de Trabalhos Científicos (

11 ANEXO 4: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURRICULUM LATTES 1. Formação acadêmica oficialmente reconhecida no Brasil Curso de doutorado: 0,75/ doutorado Curso de mestrado: 0,50/ mestrado Curso de especialização: 0,25/ especialização Segundo curso de graduação: 0,25/ curso Curso técnico (médio e pós-médio) na área ambiental: 0,15/ curso Curso de aperfeiçoamento na área ambiental (carga horária mínima de 15h): 0,05/curso PONTUAÇÃO MÁXIMA: 2,0; peso 10,0. 2. Experiência profissional na área de meio ambiente e ciências ambientais 0,2/ano PONTUAÇÃO MÁXIMA: 2,0; peso 15,0. 3. Projetos e atividades de pesquisa, extensão e inovação na área de meio ambiente e ciências ambientais 0,4/projeto PONTUAÇÃO MÁXIMA: 2,0; peso 12,5. 4. Publicações: periódicos, anais de congresso, revistas técnicas, jornais, capítulos de livros na área ambiental nos últimos cinco anos. 0,4/publicação PONTUAÇÃO MÁXIMA: 2,0; peso 7,5. 5. Participações: seminários, congressos, eventos profissionais, técnicos, científicos e acadêmicos nos últimos cinco anos. 0,2/participação PONTUAÇÃO MÁXIMA: 2,0; peso 5,0.

EDITAL Nº 07/2011 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL Nº 07/2011 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL Nº 07/2011 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA De acordo com a legislação vigente e as decisões do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em ENGENHARIA QUÍMICA, faço público,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 004/2017 - PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2017/2 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições no Processo

Leia mais

FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL

FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção e preenchimento de vagas

Leia mais

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação EDITAL DE SELEÇÃO TURMA 2016 DOUTORADO 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. A Universidade

Leia mais

EDITAL 005/2012 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL ENTRADA 1º SEMESTRE DE 2012

EDITAL 005/2012 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL ENTRADA 1º SEMESTRE DE 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS Programa de Pós-Graduação em Agroenergia Mestrado Acadêmico em Agroenergia Campus Universitário de Palmas Av: NS 15 ALC NO 14, Bloco III, Sala 25-A, Palmas - TO; CEP 77020-210.

Leia mais

2. DAS DISCIPLINAS 2.1. São oferecidas vagas para as disciplinas, conforme tabela abaixo:

2. DAS DISCIPLINAS 2.1. São oferecidas vagas para as disciplinas, conforme tabela abaixo: UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Av: NS 15 ALC NO 14, Bloco II, Sala 35-B 77020-210 Palmas/TO (63)3232-8305

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2017

EDITAL DE SELEÇÃO 2017 EDITAL DE SELEÇÃO 2017 A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições ao Curso de Doutorado para ingresso

Leia mais

EDITAL PPGEpi Nº 03/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL (DINTER)

EDITAL PPGEpi Nº 03/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL (DINTER) Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Ramiro Barcelos, 2400 2º andar CEP 90035-003 Porto Alegre-RS Tel.+55 (51) 3308.5620 Fax +55 (51) 3308.5621 E-mail ppgepid@ufrgs.br EDITAL

Leia mais

Centro Tecnológico - CTC

Centro Tecnológico - CTC Centro Tecnológico - CTC Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos-EQA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-970 Trindade

Leia mais

O processo seletivo será conduzido por uma Comissão Avaliadora constituída por membros docentes do mestrado em Engenharia Ambiental.

O processo seletivo será conduzido por uma Comissão Avaliadora constituída por membros docentes do mestrado em Engenharia Ambiental. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS REGULARES NO MESTRADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO SEGUNDO SEMESTRE DE 2008 I - FINALIDADE O presente edital tem por

Leia mais

ÁREA 1 GESTÃO, PRODUÇÃO E MEIO AMBIENTE

ÁREA 1 GESTÃO, PRODUÇÃO E MEIO AMBIENTE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL 2015/01 - A O DIRETOR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CONSIDERANDO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA EDITAL Nº 33/2016 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA Em conformidade com o Art. 39 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO REGULAR PPGAC - MESTRADO

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO REGULAR PPGAC - MESTRADO EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO REGULAR PPGAC - MESTRADO O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas Mestrado (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público em 15 de maio de 2016 o regulamento

Leia mais

Edital 003/2016 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2017

Edital 003/2016 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2017 Edital 003/2016 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política - 2016/2017 Informações sobre o Doutorado O Doutorado em Sociologia Política foi criado em 1999. Tem a duração de quatro anos e o

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDITAL EDITAL A COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ABRIRÁ INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015. 1. INSCRIÇÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 001/2017- PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2017/1 ACORDO DE COOPERAÇÃO Nº /2015 A Coordenação do torna público que estarão abertas

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas.

EDITAL Nº 02/2016. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas. EDITAL Nº 02/2016 O torna público que receberá a documentação dos candidatos ao PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O NÍVEL DE (Ingresso 2017-1), no período de 05/12/2016 a 07/12/2016, das 8h30min às 12h30min e das

Leia mais

EDITAL Nº 003/2011. Processo seletivo para a contratação de Professor

EDITAL Nº 003/2011. Processo seletivo para a contratação de Professor EDITAL Nº 003/2011 Processo seletivo para a contratação de Professor Artigo 1º - A Faculdade Guanambi, mantido pela CESG Centro de Educação Superior de Guanambi, com sede à Avenida Barão do Rio Branco,

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO - SELEÇÃO 2013

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO - SELEÇÃO 2013 1 INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO - SELEÇÃO 2013 A inscrição para a seleção de candidatos aos Cursos de Mestrado e Doutorado do será aberta mediante Edital, a ser publicado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A 8ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA A 8ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 68/2016 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO PARA A 8ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO Em conformidade com o artigo 33 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação

Leia mais

EDITAL Nº 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ECONOMIA ÊNFASE EM ECONOMIA APLICADA PERÍODO LETIVO 2012

EDITAL Nº 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ECONOMIA ÊNFASE EM ECONOMIA APLICADA PERÍODO LETIVO 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ECONOMIA ÊNFASE EM ECONOMIA APLICADA

Leia mais

EDITAL 03/2016/PPGTIC

EDITAL 03/2016/PPGTIC EDITAL 03/2016/PPGTIC A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) da Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Araranguá, torna pública a abertura

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA - CEEM MINUTA / EDITAL DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA (CEEM)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA - CEEM MINUTA / EDITAL DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA (CEEM) Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FANAT DEPARTAMENTO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/MESTRADO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTE

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/MESTRADO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTE CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/MESTRADO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTE A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão UniRitter

Leia mais

EDITAL N 01/2015 Lato sensu Especialização em Farmácia Clinica e Prescrição Farmacêutica

EDITAL N 01/2015 Lato sensu Especialização em Farmácia Clinica e Prescrição Farmacêutica EDITAL N 01/2015 Lato sensu Especialização em Farmácia Clinica e Prescrição Farmacêutica A Universidade Federal do Piauí, através da Pró-Reitoria de Ensino de Pós- Graduação/Coordenadoria de Pós-Graduação,

Leia mais

Edital 003 /2015 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2016

Edital 003 /2015 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2016 Edital 003 /2015 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política - 2015/2016 Informações sobre o Doutorado O Doutorado em Sociologia Política foi criado em 1999. Tem a duração de quatro anos e

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação EDITAL PRPG 10/2016

Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação EDITAL PRPG 10/2016 Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação EDITAL PRPG 10/2016 CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS E BIOTECNOLOGIA

Leia mais

EDITAL Nº 009/2016-PEG

EDITAL Nº 009/2016-PEG EDITAL Nº 009/2016-PEG O Prof. Dr. Vladimir Ferreira Cabral, coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Maringá, no uso de suas atribuições legais e

Leia mais

EDITAL PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO Nº 005/2008/2

EDITAL PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO Nº 005/2008/2 EDITAL PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO Nº 005/2008/2 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Coordenadoria de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (CPGEA) da Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas (UnUCET) da

Leia mais

1. DO NÚMERO DE VAGAS E PÚBLICO ALVO

1. DO NÚMERO DE VAGAS E PÚBLICO ALVO Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Centro de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental Processo Seletivo do Mestrado em Ciência

Leia mais

Edital 09/ Local, período, documentação e pagamento de taxa

Edital 09/ Local, período, documentação e pagamento de taxa Edital 09/2012 A Coordenação do Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos desta Universidade, ouvido o Colegiado, TORNA PÚBLICA a divulgação do cronograma do processo de recrutamento, seleção

Leia mais

2.1. São 35 (trinta e cinco) vagas neste edital para o Programa de Engenharia Ambiental, distribuídas nas áreas de concentração, da seguinte forma:

2.1. São 35 (trinta e cinco) vagas neste edital para o Programa de Engenharia Ambiental, distribuídas nas áreas de concentração, da seguinte forma: EDITAL N.º 186/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL MODALIDADE MESTRADO PROFISSIONAL, DA ESCOLA POLITÉCNICA & ESCOLA DE QUÍMICA DA UFRJ PARA O PRIMEIRO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2012/2 A Coordenação

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção EDITAL PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE VOLTA REDONDA A coordenação do Programa

Leia mais

EDITAL Nº 114/ de setembro DE 2016 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 114/ de setembro DE 2016 ANO º SEMESTRE LETIVO EDITAL Nº 114/2016 08 de setembro DE 2016 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL ANO

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA C.P. 6001 CEP 60455-760 - Fortaleza - CE Fone: (85) 3366-9581 Fax:(85) 3366-9574 e-mail:

Leia mais

EDITAL BOM NEGOCIO PARANÁ 003/2016 BOM NEGÓCIO PARANÁ UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS 1. DAS VAGAS, DEDICAÇÃO AO PROJETO, VALOR E DURAÇÃO DA BOLSA:

EDITAL BOM NEGOCIO PARANÁ 003/2016 BOM NEGÓCIO PARANÁ UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS 1. DAS VAGAS, DEDICAÇÃO AO PROJETO, VALOR E DURAÇÃO DA BOLSA: EDITAL BOM NEGOCIO PARANÁ 003/2016 BOM NEGÓCIO PARANÁ UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS A Universidade Estadual do Norte do Paraná, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, torna público processo de seleção de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA EDITAL Nº 12/2017 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA Em conformidade com o Art. 33 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 004 de 26/02/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS

EDITAL Nº 004 de 26/02/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS EDITAL Nº 004 de 26/02/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS A UNIVERSIDADE DE CUIABÁ UNIC torna público o Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE ARTES E LETRAS DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS EDITAL Nº 002/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE ARTES E LETRAS DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS EDITAL Nº 002/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE ARTES E LETRAS DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS EDITAL Nº 002/2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS VOLUNTÁRIOS PARA O PROJETO DE EXTENSÃO

Leia mais

EDITAL - PROCESSO SELETIVO

EDITAL - PROCESSO SELETIVO PósARTCULT EDITAL - PROCESSO SELETIVO - 2016 APRESENTAÇÃO O Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória da Universidade Federal do Oeste da Bahia torna pública, por meio deste Edital, a abertura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDITAL EDITAL A COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ABRIRÁ INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016. 1. INSCRIÇÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017 A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da

Leia mais

EDITAL DO GABINETE DO REITOR Nº 026/2017

EDITAL DO GABINETE DO REITOR Nº 026/2017 EDITAL DO GABINETE DO REITOR Nº 026/2017 Dispõe sobre o Processo Seletivo de Professor para o Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba Uniso. A Universidade de Sorocaba Uniso

Leia mais

Instituto de Geociências Universidade Federal do Pará UFPA Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais CONVÊNIO UFPA/EMBRAPA/MPEG

Instituto de Geociências Universidade Federal do Pará UFPA Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais CONVÊNIO UFPA/EMBRAPA/MPEG CONVÊNIO UFPA/EMBRAPA/MPEG EDITAL PPGCA Turma 2015 O Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), do convênio Universidade Federal do Pará (UFPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE

EDITAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação, da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO- PROPEG CAMPUS AVANÇADO

Leia mais

Edital de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado para Bolsa do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) /CAPES /PPGAN

Edital de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado para Bolsa do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) /CAPES /PPGAN UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN Edital de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado

Leia mais

EDITAL N 01/ PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO

EDITAL N 01/ PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO EDITAL N 01/2017 SELEÇÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA HABITAÇÃO E DIREITO À CIDADE RESIDÊNCIA EM ARQUITETURA, URBANISMO E ENGENHARIA PPGAU/UFBA O Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis EDITAL Mestrado em Ciências Contábeis TURMA 2014 O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - TURMA 2015/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - TURMA 2015/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2015/1 MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2015/1 MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PROCESSO SELETIVO Ano Letivo de 2016 O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, em nível de Mestrado e Doutorado, comunica a abertura de

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Centro de Tecnologia - CT Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Centro de Tecnologia - CT Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Centro de Tecnologia - CT Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM EDITAL N º 02/2013 PPGEM O Coordenador do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O Coordenadora Institucional do Programa O Paraná Fala Inglês, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, no uso de

Leia mais

CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FÍSICA. Áreas de Concentração: Física da Matéria Condensada e Física das. Partículas Elementares e Campos

CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FÍSICA. Áreas de Concentração: Física da Matéria Condensada e Física das. Partículas Elementares e Campos CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FÍSICA Áreas de Concentração: Física da Matéria Condensada e Física das Partículas Elementares e Campos (Aprovado pela Resolução CONSEPE Nº 770/2010 de 30/06/2010) EDITAL

Leia mais

EDITAL N. 001/2013 PPGEDU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO TURMA 2014

EDITAL N. 001/2013 PPGEDU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO TURMA 2014 1 Da Abertura ESTADO DE MATO GROSSO EDITAL N. 001/2013 PPGEDU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO TURMA 2014 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 016/2017 Referente ao Aviso nº 024/2017, publicado no DOE de 04/02/2017.

EDITAL Nº 016/2017 Referente ao Aviso nº 024/2017, publicado no DOE de 04/02/2017. EDITAL Nº 016/2017 Referente ao Aviso nº 024/2017, publicado no DOE de 04/02/2017. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE tornar público,

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015 Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015 O Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Edital de Seleção para o Curso de Mestrado - 2017 Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social/PUCRS Torna-se público que, de 5 de setembro a 17 de outubro de 2016, estarão abertas as inscrições dos

Leia mais

EDITAL 2012 SELEÇÃO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM ASSISTENCIAL

EDITAL 2012 SELEÇÃO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM ASSISTENCIAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA - EEAAC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EDITAL 2012 SELEÇÃO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

EDITAL PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÃO DO 1º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR- TURMA 2015 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÃO DO 1º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR- TURMA 2015 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE NUTRIÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EDITAL PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÃO DO 1º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO E M SAÚDE

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO E M SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico EDITAL Nº 003/2012/PPGEP-S SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO (para

Leia mais

COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia. PESC Programa de Engenharia de Sistemas e Computação

COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia. PESC Programa de Engenharia de Sistemas e Computação UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia PESC Programa de Engenharia de Sistemas e Computação EDITAL UFRJ nº 189/2016 Processo

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Resolução 01/2017PPGEQ Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PPGEQ do, no uso das atribuições que lhe são conferidas no Regulamento

Leia mais

Coeficiente de Rendimento Pontos. 6.0 e

Coeficiente de Rendimento Pontos. 6.0 e Edital nº56 de 20 abril de 2017 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí IFPI, através da Direção Geral do IFPI- Campus Teresina Central, torna público para conhecimento dos interessados,

Leia mais

EDITAL Nº 01/2012, de 01 junho de 2012

EDITAL Nº 01/2012, de 01 junho de 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Rio Pomba EDITAL Nº 01/2012, de 01 junho de

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Departamento de Ciência Política Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Edital Doutorado Turma 2015

Universidade Federal Fluminense Departamento de Ciência Política Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Edital Doutorado Turma 2015 Universidade Federal Fluminense Departamento de Ciência Política Programa de Pós-Graduação em Ciência Política Edital Doutorado Turma 2015 O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) torna

Leia mais

Mestrado em Computação Aplicada Edital de Seleção - Turma 2013

Mestrado em Computação Aplicada Edital de Seleção - Turma 2013 Mestrado em Computação Aplicada Edital de Seleção - Turma 2013 A, campus Curitiba, através de seu Diretor-Geral Prof. Dr. Marcos Flávio de Oliveira Schiefler, torna público o Edital de Seleção para o ingresso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Processo Seletivo 2017/2 Doutorado O Programa de Pós-Graduação em Matemática

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO

UNIVERSIDADE POSITIVO UNIVERSIDADE POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS MESTRADO PROFISSIONAL BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL 2017 EDITAL N o 482 de 19/09/2016 A Universidade Positivo, pela sua Comissão de Processo Seletivo,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DOUTORADO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Cornélio Procópio Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Cornélio Procópio Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica EDITAL nº. 001/2013-PPGEE-CP- ABERTURA DE INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE BOLSA TÉCNICO/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA PARA ATENDER AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA O da UTFPR/Câmpus Cornélio

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS - MESTRADO E D I T A L 03/2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS - MESTRADO E D I T A L 03/2015 COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS - MESTRADO E D I T A L 03/2015 Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o Mestrado Acadêmico em Engenharia e Ciência de

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL Nº 123/2016- PRAC PROCESSO SELETIVO 2016/2017

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL Nº 123/2016- PRAC PROCESSO SELETIVO 2016/2017 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL Nº 123/2016- PRAC PROCESSO SELETIVO 2016/2017 A Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade Católica de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE TEATRO E DANÇA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE TEATRO E DANÇA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE TEATRO E DANÇA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DO CORPO: CRIAÇÃO, TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO EDITAL Nº 003/2013 - ICA

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO MESTRADO ASSOCIADO UNIRITTER/MACKENZIE

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO MESTRADO ASSOCIADO UNIRITTER/MACKENZIE CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO MESTRADO ASSOCIADO UNIRITTER/MACKENZIE EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DOCENTE A Pró-Reitoria Acadêmica (ProAcad)

Leia mais

2. DO CARGO Os interessados em prestar serviços no Programa Emergencial de Segunda Licenciatura deverão observar os seguintes Requisitos:

2. DO CARGO Os interessados em prestar serviços no Programa Emergencial de Segunda Licenciatura deverão observar os seguintes Requisitos: EDITAL Nº 057/2016 O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto da UERR e atendendo ao disposto no Termo de Adesão do Plano Nacional de Formação dos Professores

Leia mais

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min)

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) EDITAL 013/2017 - PROCESSO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS EXTRACURRICULARES DE ESPANHOL BÁSICO I, INGLÊS BÁSICO I, E (VAGAS REMANESCENTES) ESPANHOL BÁSICO II, (VAGAS REMANESCENTES) INGLÊS BÁSICO

Leia mais

EDITAL CONCURSO 2017

EDITAL CONCURSO 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu EDITAL CONCURSO 2017 O Colegiado do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gastroenterologia

Leia mais

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo

Leia mais

CURSO DE MESTRADO EM SAÚDE E AMBIENTE. (Aprovado pela Resolução CONSEPE N. 13/95)

CURSO DE MESTRADO EM SAÚDE E AMBIENTE. (Aprovado pela Resolução CONSEPE N. 13/95) UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei 5.152 de 21/10/1966 São Luís Maranhão PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE MESTRADO EM

Leia mais

EDITAL Nº001/2012-PPGEM-CP

EDITAL Nº001/2012-PPGEM-CP Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Cornélio Procópio Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica EDITAL Nº001/2012-PPGEM-CP

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 100,00 (cem reais), em favor do CEPUERJ. (O valor pago da taxa de inscrição não será devolvido em nenhuma hipótese.) 1.4. Após efetuar o pagamento da taxa

Leia mais

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo com o Ofício CTC/CAPES de número 073/2005

Leia mais

EDITAL N. 001/2015 PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CUIDADO INTEGRAL COM A PELE NO ÂMBITO DA ATENÇÃO BÁSICA

EDITAL N. 001/2015 PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CUIDADO INTEGRAL COM A PELE NO ÂMBITO DA ATENÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS REDE GOVERNO COLABORATIVO EM SAÚDE ESCOLA DE ENFERMAGEM - EENF DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - DAOP EDITAL N. 001/2015 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR E ENSINO TÉCNICO

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR E ENSINO TÉCNICO PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR E ENSINO TÉCNICO EDITAL Nº 001/2016 A Faculdade do Vale do Araranguá, pessoa jurídica de direito privado,

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIA INDUSTRIAL

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIA INDUSTRIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIA INDUSTRIAL EDITAL 002/2016 - VAGAS RESIDUAIS - DOUTORADO O Diretor do Departamento Regional do Serviço

Leia mais

Qualidade em Educação

Qualidade em Educação PROCESSO SELETIVO DOCENTE EDITAL Nº 01/2016 A FACULDADE DE TECNOLOGIA DO PIAUÍ - FATEPI, torna público às inscrições na área docente para composição das vagas em seus cursos de graduação para o 1º semestre

Leia mais

EDITAL. Não será permitida a entrada do candidato após o início do TRQI ou da PCI.

EDITAL. Não será permitida a entrada do candidato após o início do TRQI ou da PCI. ANO L N. 202 28/11/2016 SEÇÃO IV PÁG. 082 EDITAL A COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ABRIRÁ INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PARA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº O Centro Técnico e Faculdades Futurão, pessoa jurídica de direito privado, mantenedora da Faculdades Futurão,

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Direito EDITAL Nº 003/2012 SELEÇÃO Recomendado pela CAPES

Programa de Pós-Graduação em Direito EDITAL Nº 003/2012 SELEÇÃO Recomendado pela CAPES Programa de Pós-Graduação em Direito EDITAL Nº 003/2012 SELEÇÃO 2013 Abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos ao Programa de Pós- Graduação em Direito da URI MESTRADO Recomendado

Leia mais

EDITAL 002/PPGFMC/2016

EDITAL 002/PPGFMC/2016 EDITAL 002/PPGFMC/2016 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (PPGFMC), do Centro de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Santa Catarina, faz saber que, no período de 04

Leia mais

CAPÍTULO I DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS

CAPÍTULO I DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DA UFRGS, NO

Leia mais

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFESSPA NO 01/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Departamento de Patologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Departamento de Patologia Edital de seleção para ingresso no II Curso de Pós-graduação em Microbiologia Médica e Clínica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) A coordenação do curso de Pós-graduação lato sensu em Microbiologia

Leia mais

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo com o Ofício CTC/CAPES de número 073/2005

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Eletricidade

Leia mais

EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016

EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016 EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO POR PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, DE REOPÇÃO DE CURSO E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA 2015-1 O PRÓ-REITOR DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA E O COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO FAZEM SABER QUE ESTARÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES

Leia mais