Referências bibliográficas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Referências bibliográficas"

Transcrição

1 Referências bibliográficas Fernanda de Oliveira Sarreta SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SARRETA, FO. Educação permanente em saúde para os trabalhadores do SUS [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, p. ISBN Available from SciELO Books < All the contents of this chapter, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported. Todo o conteúdo deste capítulo, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não adaptada. Todo el contenido de este capítulo, excepto donde se indique lo contrario, está bajo licencia de la licencia Creative Commons Reconocimento-NoComercial-CompartirIgual 3.0 Unported.

2 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ABREU, H. B. de. As novas configurações do estado e da sociedade civil. In: Capacitação em Serviço Social: Crise contemporânea, questão social e Serviço Social. Mod. 1. Brasília, DF: Cead: CFESS: ABEPSS: UnB, ALMEIDA, N. L. T. de. Retomando a temática da sistematização da prática em Serviço Social. In: MOTA, A. E. et al. (Orgs.). Serviço Social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Opas: OMS: Ministério da Saúde, ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, E.; GENTILI, P. Pósneoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, ANDRADE, L. O. M.; BARRETO, I. C. de H. C. Promoção da Saúde. Cidades/ Municípios Saudáveis: propostas de articulação entre saúde e ambiente. In: MINAYO, M. C. de S.; MIRANDA, A. de C. (Orgs.). Saúde e ambiente sustentável: estreitando nós. Rio de Janeiro: Fiocruz, ANTUNES, R. Adeus ao trabalho: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 6.ed. São Paulo: Cortez; Campinas: Ed. Unicamp, (Org.). Riqueza e miséria no Brasil. São Paulo: Boitempo, ARRETCHE, M. T. S. Políticas sociais no Brasil: descentralização em um Estado federativo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.14, n.40, p.13-19, ARROYO, M. G. A atualidade da educação popular. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v.11, n.19, p , jan./jun BARBOSA, L. O jeitinho brasileiro: a arte de ser mais igual que os outros. Rio de Janeiro: Campus, BARROS, R.; MENDONÇA, R. Os determinantes da desigualdade no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, BEHRING, E. R.; BOSCHETTI, I. Política social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, (Biblioteca básica de Serviço Social, v.2).

3 236 FERNANDA DE OLIVEIRA SARRETA BELLONI, I. et al. Metodologia de avaliação de políticas públicas: questões de nossa época. São Paulo: Cortez, BERBEL, N. A. N. A problematização baseada em problemas: são diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, n.2, p , fev BERTANI, I. et al. Aprendendo a construir saúde: desafios na implantação da política de educação permanente em saúde. Franca: Ed. Unesp/FHDSS, BERTUSSI, D. Caminhos para a educação permanente. Brasília, DF: Ministério da Saúde, BOFF, C. Que fazer? teoria e prática da educação popular. Petrópolis: Vozes, BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 18.ed. Brasília, DF: Senado, Lei 8.080, de 19 de setembro de Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 set. 1990a. Seção 1. Disponível em: < portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/lei8142.pdf>. Acesso em: 4 mar Lei 8.142, de 28 de dezembro de Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 dez. 1990b. Seção 1. Disponível em: < Acesso em: 4 mar Ministério da Saúde. A questão dos recursos humanos nas Conferências Nacionais de Saúde ( ). Cadernos RH Saúde, Brasília, DF, v.1, n.1, p.218, nov Resolução n.196/96 de 10 de outubro de Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, DF: Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, Anuário Estatístico de Saúde do Brasil. Pesquisa de assistência médico-sanitária de São Paulo: relacionada aos recursos humanos da Direção Regional de Saúde VIII. Brasília, DF: Ministério da Saúde, Resolução n o 335 de 27 de novembro de Aprovação da Política Nacional de Formação e Desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde e a estratégia de Polos ou Rodas de Educação Permanente em Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2003a... Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, 3, 2003, Brasília, DF. Relatório final. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2003b... Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Caminhos para a mudança da forma-

4 EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA OS TRABALHADORES DO SUS 237 ção e desenvolvimento dos profissionais de saúde: diretrizes para a ação política para assegurar Educação Permanente no SUS. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2003c... Gabinete do Ministro. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Portaria n o 198/GM - MS, de 13 de fevereiro de Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004a... Conselho Nacional de Saúde. Conferência Nacional de Saúde: conferência Sérgio Arouca, 12, 2003, Brasília. Relatório final. Brasília, DF: Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, 2004b... Departamento de Apoio à Descentralização. O SUS no seu município: garantindo saúde para todos. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004c. (Série B. Textos Básicos de Saúde)... História das conferências. Disponível em: < Acesso em: 22 abr. 2004d... Educação permanente entra na roda: polos de educação permanente em saúde - conceitos e caminhos a percorrer. 2.ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2005a... Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Curso de formação de facilitadores de educação permanente em saúde: unidade de aprendizagem Trabalho e Relações na Produção do Cuidado. Brasília, DF: SGTES, 2005b... Secretaria da Gestão do Trabalho em Saúde. Departamento de Regulação do Trabalho em Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2005c. Disponível em: < apresprogesusdegerts.pdf>. Acesso em: 19 dez. de Conselho Nacional de Saúde. Princípios e diretrizes para a gestão do trabalho no SUS (NOB/RH-SUS). 3.ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2005d... Conselho Nacional de Saúde. 3 a Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: trabalhadores de saúde e a saúde de todos os brasileiros: práticas de trabalho, gestão, formação e participação. Base. Brasília, DF: Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, 2005e... A construção do SUS: história da reforma sanitária e do processo participativo/vicente de Paula Faleiros. et al. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2006a. (Série I História da saúde no Brasil)... O SUS de A a Z: garantindo saúde nos municípios. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2006b... Glossário temático de gestão do trabalho e da educação na saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2007a.

5 238 FERNANDA DE OLIVEIRA SARRETA.. Gabinete do Ministro. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e dá outras providências. Portaria n o 1996/GM/MS, de 20 de agosto de Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2007b... Conselho Nacional de Saúde. 13 a Conferência nacional de saúde: saúde e qualidade de vida, políticas de Estado e desenvolvimento. Relatório Final. Brasília, DF: Ministério da Saúde, (Série C. Projetos, Programas e Relatórios). BRAVO, M. I. de S. Serviço social e reforma sanitária: lutas sociais e práticas profissionais. São Paulo: Cortez, Política de saúde no Brasil. In: MOTA, A. E. et al. Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: OPAS: OMS: Ministério da Saúde, ; MATOS, M. C. de. A saúde no Brasil: reforma sanitária e ofensiva neoliberal. In: BRAVO, M. I. de S. (Org.). Política social e democracia. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.;. Reforma Sanitária e projeto ético-político do Serviço Social: elementos para o debate. In: BRAVO, M. I. de S. et al. Saúde e Serviço Social. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: Ed. UERJ, ; MENEZES, J. S. B. de. Política de saúde no Rio de Janeiro: algumas reflexões a partir dos anos In: BRAVO, M. I. S. et al. Política de saúde na atual conjuntura: modelos de gestão e agenda para a saúde. Rio de Janeiro: Ed. UERJ: Rede Sirius, CAMPOS, F. E. de. A desprecarização é urgente. Radis Comunicação em Saúde, Rio de Janeiro, n.46, p.8-10, jun CAMPOS, G. W. de S. Reforma da reforma: repensando a saúde. 2.ed. São Paulo: Hucitec, Um método para análise e co-gestão de coletivos: a constituição de sujeito, a produção de valor de uso e a democracia em instituições: o método da roda. São Paulo: Hucitec, Os desafios atuais para a educação permanente no SUS. Caderno RH Saúde, Brasília, DF, v.3, n.1, p.41-51, 2006a.. Reflexões sobre a construção do Sistema Único de Saúde (SUS): um modo singular de produzir política pública. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, ano 26, n.87, p , 2006b.. Saúde Paideia. São Paulo: Hucitec, 2007a.. Reforma política e sanitária: a sustentabilidade do SUS em questão? Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.12, n.2, p , mar./abr. 2007b. CASTELLANOS, P. L. Epidemiologia, saúde pública, situação de vida e condições de vida. Considerações conceituais. In: BARATA, R. B. (Org.). Condições de vida e situação de saúde. Rio de Janeiro. Abraso, 1997.

6 EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA OS TRABALHADORES DO SUS 239 CARVALHO, A. I. de. Conselhos de saúde no Brasil: participação cidadã e controle social. Rio de Janeiro: Fase: Ibam, CECCIM, R. B. Educação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v.9, n.16, p , 2005a.. Educação permanente em saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.10, n.4, p , 2005b..; FEUERWERKER, L. C. M. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.14, n.1, p.41-65, CFESS. Resolução de n o 383, de 29 de março de Atribuições do assistente social na saúde. Brasília, DF: CHAUÍ, M. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Ed. Unesp, A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, 2003, n.24, sept./dec Disponível em: < w w w. s c i e l o. b r / s c i e l o. p h p? p i d = S &script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 28 jul COELHO, I. B. O impasse do SUS. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.12, p , mar./abr COHN, A. Mudanças econômicas e políticas de saúde no Brasil. In: LAURELL, A. C. (Org.); revisão técnica de COHN, A.; tradução de CONTRERA, R. L. Estado e políticas sociais no neoliberalismo. 2.ed. São Paulo: Cortez, Políticas sociais e pobreza no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, São Paulo, n.12, p.1-17, jun./dez, COHN, A. Saúde no Brasil: políticas e organização de serviços. São Paulo: Cortez, CORTEZ, S. M. V. Balanço de experiências de controle social, para além dos conselhos e conferências no Sistema Único de Saúde brasileiro: construindo a possibilidade da participação dos usuários. Conferência Nacional de Saúde, 11, 2003, Brasília, DF. Reforma do Estado e o setor saúde: a experiência brasileira e a última década. Cadernos. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2003, p.23-42, mimeo. COSTA, M. M. da (Org.) Educação permanente. Brasília, DF: Ministério da Saúde, cad. 3. COUTINHO, C. N. Intervenções: o marxismo na batalha das ideias. São Paulo: Cortez, CYRINO, E. G.; TORALLES-PEREIRA, M. L. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizagem por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.20, n.3, p , maio/jun DANTAS, P. O bairro dos Coelhos em Recife (PE). Saúde e educação popular. Rio de Janeiro, n.7, p.34-40, (Cadernos de educação popular, 7).

7 240 FERNANDA DE OLIVEIRA SARRETA DELUIZ, N. Qualificação, competências e certificação: visão do mundo do trabalho. Formação, Brasília, DF, n.2, p.5-15, maio Disponível em: < Acesso em: 29 abr DEMO, P. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, Metodologia científica em ciências sociais. 2.ed. São Paulo: Atlas, Educação e qualidade. São Paulo: Papirus, Combate à pobreza: desenvolvimento como oportunidade. Campinas: Autores Associados, Educação profissional: desafio da competência humana para trabalhar. Educação profissional: o debate da(s) competência(s). Brasília, DF: Ministério do Trabalho, Sefor, Saber pensar. 4.ed. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, DOMINGUEZ, B. C. 3 a Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: a desprecarização é urgente. Radis Comunicação em Saúde, Rio de Janeiro, n.46, p.8-11, jun DOWBOR, L. O que é poder local? São Paulo: Brasiliense, Da globalização ao poder local: a nova hierarquia dos espaços. São Paulo: Brasiliense, A reprodução social: propostas para uma gestão descentralizada. Petrópolis: Vozes, FALEIROS, V. de P. O trabalho da política: saúde e segurança dos trabalhadores. São Paulo: Cortez, Natureza e desenvolvimento das políticas sociais no Brasil. In: Capacitação em serviço social e política social: política social. Mod. 3. Brasília, DF: Cead: CFESS: ABEPSS: UnB, FINKELMAN, J. (Org.). Caminhos da saúde pública no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, Disponível em: < CSPB00>. Acesso em: 2 mar FLEURY, S. 9 a Conferência Nacional de Saúde: uma análise de riscos. Tempo e Presença, v.13, n.260, p.12-13, nov./dez (Org). A questão democrática na saúde. Saúde e democracia: a luta do Cebes. São Paulo: Lemos, FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, FRANCO, A. A. de P. A família acolhedora na comarca de Franca: análise crítica do processo de implantação f. Tese (Doutorado em Serviço Social) Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Franca, FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade: extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

8 EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA OS TRABALHADORES DO SUS 241. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, FRIGOTTO, G. Educação e crise no capitalismo real. São Paulo: Cortez, GARCIA, R. C. Juan César García entrevista Ruan César García. In: NUNES, E. GARCÍA, J. C.(Orgs.). As ciências sociais em saúde na América Latina: tendências e perspectivas. Brasília, DF: OPAS, GHON, M. da G. Conselhos gestores e participação sociopolítica. São Paulo, Cortez, GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, HADDAD, Q. et al. Educación permanente de personal de salud. Washington: OPAS, Disponível em: < Acesso em: 4 abr HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, HOCHMAN, G.; IAMAMOTO, M. V. Renovação e conservadorismo no serviço social. 7.ed. São Paulo: Cortez, O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 8.ed. São Paulo: Cortez, As dimensões ético-políticas e teórico-metodológicas no serviço social contemporâneo. In: MOTA, A. E. et al. Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, ; CARVALHO, R. de. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 5.ed. São Paulo: Cortez, IBGE. IBGE - Disponível em: < default.php>. Acesso em: 10 jun KOSIK, K. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, KOWARICK, L. Processo de desenvolvimento do Estado na América Latina e políticas sociais. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, ano 6, n.17, p.5-14, abr LAURELL, A. C. Saúde e trabalho: os enfoques teóricos. In: NUNES, E. D. As ciências sociais na América Latina: tendências e perspectivas. Brasília, DF: OPAS, Avançando em direção ao passado: a política social do neoliberalismo. In:. (Org.); revisão técnica de COHN, A.; tradução de CONTRERA, R. L. Estado e políticas sociais no neoliberalismo. 2.ed. São Paulo: Cortez, LIMA, I. B. de. Neoliberalismo, mundo do trabalho e formação docente: a política do Banco Mundial. Políticas Públicas e Sociedade, Fortaleza, ano 3, n.5, p.17-25, jan./jun LOURENÇO, E. A. de S. Saúde pública e participação cidadã: uma análise do controle social no SUS em Franca/SP f. Dissertação (Mestrado em Ser-

9 242 FERNANDA DE OLIVEIRA SARRETA viço Social) Faculdade de História, Direito e Serviço Social da Unesp Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Franca, 2004 ; BERTANI, I. F. Uma breve discussão da política social e o campo saúde do trabalhador. In: ENGLER, H. B. R.; SILVEIRA, U. (Orgs.). 30 anos de Serviço Social. Franca: Ed. Unesp, 2006.;. Saúde do trabalhador no SUS: desafios e perspectivas frente à precarização do trabalho. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v.32, n.115, p , Disponível em: < RBSO%20115%20Saúde%20do%20trabalhador%20no%20SUS.pdf>. Acesso em: 12 fev LUKÁCS, G. História e consciência de classe: estudos de dialética marxista. 2.ed. Rio de Janeiro: Elfos, MACHADO, M. H. Trabalhadores de saúde e sua trajetória na reforma sanitária. Cadernos RH Saúde, Brasília, DF, v.3, n.1, p.32-43, mar MARSIGLIA, R. M. G. Orientações básicas para a pesquisa. In: MOTA, A. E. et al. (Orgs.). Serviço Social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, MANFREDI, S. M. Política e educação popular. São Paulo: Símbolo, (Ensaio e memória, n.6). MARTINELLI, M. L. Serviço social: identidade e alienação. 6.ed. São Paulo: Cortez, MARX, K. O capital: crítica da economia política. 23.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, livro 1..; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo, HUCITEC, MASSAKO, I. Cem anos de saúde pública: a cidadania negada. São Paulo: Ed. Unesp, MENDES, E. V. Um novo paradigma sanitário. In:. Uma agenda para a saúde. São Paulo: Hucitec, MERHY, E. E. O desafio que a educação permanente tem em si: a pedagogia da implicação. Interface Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v.9, n.16, p , abr ; ONOCKO, R. (Orgs.). Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: Hucitec, ; FEUERWEKER, L. C. M.; CECCIM, R. B. Educación permanente en salud uma estrategia para intervenir en la micropolítica del trabajo en salud. Salud Colect, La Plata, v.2, n.2, p , MÉSZÁROS, I. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

10 EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA OS TRABALHADORES DO SUS 243. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8.ed. São Paulo: Hucitec, ; DESLANDES, S. F. (Orgs.). Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, (Criança mulher e saúde). MOREIRA, A. M. Aprendizagem significativa crítica. Disponível em: < Acesso em: 3 mar MOTA, A.E. et al. (Orgs.). Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: OPAS: OMS: Ministério da Saúde, NETTO, J. P. Repensando o balanço do neoliberalismo. In: SADER, E.; GENTILI, P. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, A construção do projeto ético-político. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social: crise contemporânea, questão social e Serviço Social. Mod. 1. Brasília, DF: Cead: CFESS: ABEPSS: UnB, Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós ed. São Paulo: Cortez, NUNES, E. et al. A saúde como direito e como serviço. 3.ed. São Paulo: Cortez, NUNES, E. D. Tendências e perspectivas das pesquisas em ciências sociais em saúde na América Latina: uma visão geral. In:.; GARCÍA, J. C. (Org.). As ciências sociais em saúde na América Latina: tendências e perspectivas. Brasília, DF: Opas, OFFE, C. Algumas contradições do Estado social moderno. Trabalho e Sociedade, Rio de Janeiro, v.2, n.1, p.12-21, set OMS. Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde: Declaração de Alma-Ata, Brasília, DF: Ministério da Saúde, Relatório mundial de saúde, 2006: trabalhando juntos pela saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, OMS, Disponível em: < Acesso em: 4 mar OLIVEIRA, F. Neoliberalismo à brasileira. In: SADER, E.; GENTILI, P. Pósneoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, OLIVEIRA, M. do S. Educação permanente em saúde: o desafio de propor ações articuladas e com capacidade de transformação. Brasília, DF: Ministério da Saúde, PAIM, J. S. Bases conceituais da reforma sanitária brasileira. In: FLEURY S. (Org.). Saúde e democracia: a luta do Cebes. São Paulo: Lemos, PAIVA, C. H. A. et al. A cooperação técnica Opas -Brasil na formação de trabalhadores para a saúde ( ). Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.13, n.3, dez Disponível em: < scielo.php?script=sci_arttext&pid=s &lng =pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 mar

11 244 FERNANDA DE OLIVEIRA SARRETA PELUSO, T. C. L. A educação de adultos: refletindo sobre a natureza de sua complexidade. Formação, Brasília, DF, v.1, n.3, p.5-15, mar PEREIRA. P. A. P. Necessidades humanas: subsídios à crítica dos mínimos sociais. São Paulo: Cortez, Cidadania e (in)justiça social: embates teóricos e possibilidades atuais. In: FREIRE, L. M. B. et al. Serviço social, política social e trabalho: desafios e perspectivas para o século XXI. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: Ed. UERJ, POCHMANN, M. Desempregados do Brasil. In: ANTUNES, R. (Org.). Riqueza e miséria no Brasil. São Paulo: Boitempo, PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCA. Secretaria Municipal de Saúde. Plano Municipal de Saúde de Franca. Franca: PROJETO ético-político e a vulgarização da forma profissional. Jornal do CRESS SP, São Paulo, jul./set QUEIROZ, D. T. et al. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS uma revisão conceitual. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.12, n.2, p , mar./abr ROVERE, M. R. Gestion estrategica de la educacion permanente en salud. In: HADDAD, J. et al. Educación permanente de personal de salud. Organización Panamericana de la Salud. Organización Mundial de la Salud Disponível em: < Acesso em: 12 mar SADER, E. A hegemonia neoliberal na América Latina. In: SADER, E.; GENTILI, P. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p.35-38, Quando novos personagens entram em cena: experiências, fala e luta dos trabalhadores da grande São Paulo, Rio de Janeiro: Paz e Terra, SANTANA, J. P. de. História, saúde e seus trabalhadores: o contexto internacional e a construção da agenda brasileira. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.13, n.3, Disponível em: < scielo.php?script=sci_arttext&pid=s &lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 ag SANTOS, B. Ciência. In: CARILHO, M. M. (Dir.). Dicionário do pensamento contemporâneo. Lisboa: Publicações Dom Quixote, SANTOS, N. R. dos. Encruzilhada nos rumos do SUS: considerações SANTOS, W. G. dos. Cidadania e justiça: a política social na ordem brasileira. Rio de Janeiro: Campus, Razões da desordem. Rio de Janeiro: Rocco, SÃO PAULO (ESTADO). Decreto n o , de 28 de dezembro de Cria unidade na Coordenadoria de Regiões de Saúde, da Secretaria da Saúde, altera a denominação e dispõe sobre a reorganização das Direções Regionais de Saúde e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo,

12 EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA OS TRABALHADORES DO SUS 245 n.246, p.1, 29 dez Disponível em: <ftp://ftp.saude.sp.gov.br/ftpsessp/ bibliote/informe_eletronico/2006/iels.dezembro.06/iels247/e_dc _ pdf>. Acesso em: 4 mar SARRETA, F. de S. O trabalho do assistente social na saúde pública. Ciência et Praxis, Passos, v.1, n.1, 2008, p.33-40, dez ; BERTANI, I. F. O polo de educação permanente em saúde e a construção de estratégias coletivas para a formação dos trabalhadores no SUS. Serviço Social e Realidade, Franca, v.14, n.2, p , ;. A construção do trabalho em equipe do Serviço Social no SUS de Franca / SP. In: OLIVEIRA, C. A. H. S.; BERTANI, I. F. Interdisciplinaridade: integração entre saberes e práticas. Franca: Ed. Unesp, ; ETO, F. Educação em saúde: construindo experiências na formação e na prática profissional. In: BERTANI, I. F.; REZENDE, R. M. (Orgs.). Conversas interessantes sobre saúde: Programa de Extensão Quavisss. Franca: Ed. Unesp, SEABRA, G. de F. Pesquisa científica: o método em questão. Brasília, DF: UnB, SEADE. Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. Perfil municipal de Franca Disponível em: < perfil.php>. Acesso em: 30 abr SILVA, A. A. da. A gestão da seguridade social brasileira: entre a política pública e o mercado. São Paulo: Cortez, SILVA, E. et al. As políticas públicas de saúde no Brasil: o Sistema Único de Saúde (SUS) e a rede de saúde em Franca/SP. Serviço Social e Realidade, Franca, v.16, n.1, p STARFIELD, B. Atenção primaria: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília, Df: Unesco : Ministério da Saúde, TEIXEIRA, E. O local e o global: limites da participação cidadã. São Paulo: Cortez, TEIXEIRA, S. F. Reflexões teóricas sobre democracia e reforma sanitária. In: Reforma sanitária: em busca de uma teoria. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: Abrasco, TEMPORÃO, J. G. Discurso de posse no cargo de Ministro da Saúde em 19 de março de Informativo da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, ano 24, n.98, p.6-10, abr TORREZ, M. N. F. B. Humanizar cuidados de saúde: uma questão de competência. Formação, Brasília, v.1, n.2, p.45-51, TRIVIÑOS, A. N. F. Introdução à pesquisa em ciências sociais. A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, VASCONCELOS, A. M. de. A prática do serviço social: cotidiano, formação e alternativas na área da saúde. São Paulo: Cortez, 2002.

13 246 FERNANDA DE OLIVEIRA SARRETA VASCONCELOS, E. Educação popular nos serviços de saúde. 3.ed. São Paulo: Hucitec, VIANA, S. M. et al. Medindo as desigualdades em saúde no Brasil: uma proposta de monitoramento. Brasília, DF: Organização Pan-Americana da Saúde: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, WENDHAUSEN, A.; CAPONI, S. O diálogo e a participação em um conselho de saúde em Santa Catarina. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.18, n.6, p , nov./dez

Apresentação. Rosana Fiorini Puccini Lucia de Oliveira Sampaio Nildo Alves Batista (Orgs.)

Apresentação. Rosana Fiorini Puccini Lucia de Oliveira Sampaio Nildo Alves Batista (Orgs.) Apresentação Rosana Fiorini Puccini Lucia de Oliveira Sampaio Nildo Alves Batista (Orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros PUCCINI, RF., SAMPAIO, LO., and BATISTA, NA., orgs. A formação médica

Leia mais

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros QUEIROZ, MS., and PUNTEL, MA. A endemia hansênica: uma perspectiva multidisciplinar [online]. Rio

Leia mais

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. A saúde no Brasil em 2030 - prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro:

Leia mais

Referências. Maria de Lourdes S. Ornellas

Referências. Maria de Lourdes S. Ornellas Referências Maria de Lourdes S. Ornellas SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros ORNELLAS, MLS. Referências. In: ORNELLAS, MLS. RADEL, D., et al. collabs. Ficar na escola: um furo no afeto. Salvador:

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Carga Horária: 460h Período de Duração: 12 meses (01 ano) Objetivos:

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

Apresentação. Maria do Carmo Leal Carlos Machado de Freitas (Orgs.)

Apresentação. Maria do Carmo Leal Carlos Machado de Freitas (Orgs.) Apresentação Maria do Carmo Leal Carlos Machado de Freitas (Orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros LEAL, MC., and FREITAS, CM., orgs. Cenários possíveis: experiências e desafios do mestrado

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas Referências Bibliográficas Marilda da Silva SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SILVA, M. Complexidade da formação de professores: saberes teóricos e saberes práticos [online]. São Paulo: Editora

Leia mais

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL. EMENTARIO 2º Semestre /2012 8º PERÍODO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL. EMENTARIO 2º Semestre /2012 8º PERÍODO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL EMENTARIO 2º Semestre /2012 8º PERÍODO FUNDAMENTOS ÉTICOS E ÉTICA PROFISSIONAL II Ética e ética profissional como uma das mediações entre o saber teórico-metodológico e a prática

Leia mais

Apresentação do desenvolvimento da pesquisa: métodos, ambientes e participantes

Apresentação do desenvolvimento da pesquisa: métodos, ambientes e participantes Apresentação do desenvolvimento da pesquisa: métodos, ambientes e participantes Mariângela Spotti Lopes Fujita SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros FUJITA, MSL., org., et al. A indexação de livros:

Leia mais

Apresentação. Ucy Soto Mônica Ferreira Mayrink Isadora Valencise Gregolin

Apresentação. Ucy Soto Mônica Ferreira Mayrink Isadora Valencise Gregolin Apresentação Ucy Soto Mônica Ferreira Mayrink Isadora Valencise Gregolin SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SOTO, U., MAYRINK, MF., and GREGOLIN, IV., orgs. Linguagem, educação e virtualidade

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 119-COU/UNICENTRO, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2013. ALTERADA A NOMENCLATURA DESSE CURSO PARA LICENCIATURA EM PSICOLOGIA COMPLEMENTAÇÃO, CONFORME RESOLUÇÃO Nº 182/2014-GR/UNICENTRO. Aprova o Projeto

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU111 DISCIPLINA: POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL CARGA HORÁRIA: 60h EMENTA: Estudo da natureza

Leia mais

VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, Impactos e Perspectivas.

VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, Impactos e Perspectivas. VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, Impactos e Perspectivas. GT 18 - Psicología Social Del Trabajo en América Latina: Identidades y procesos de subjetivación,

Leia mais

CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 1 CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE No dia 16 de novembro último, durante o 10o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado em Porto

Leia mais

Apresentação. Ronir Raggio Luiz Claudio José Struchiner

Apresentação. Ronir Raggio Luiz Claudio José Struchiner Apresentação Ronir Raggio Luiz Claudio José Struchiner SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros LUIZ, RR., and STRUCHINER, CJ. Inferência causal em epidemiologia: o modelo de respostas potenciais [online].

Leia mais

Sobre os autores. Maria Dilma Simões Brasileiro Julio César Cabrera Medina Luiza Neide Coriolano (orgs.)

Sobre os autores. Maria Dilma Simões Brasileiro Julio César Cabrera Medina Luiza Neide Coriolano (orgs.) Sobre os autores Maria Dilma Simões Brasileiro Julio César Cabrera Medina Luiza Neide Coriolano (orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros BRASILEIRO, MDS., MEDINA, JCC., and CORIOLANO, LN.,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Paradigmas de Organização Escolar: pressupostos teóricos e práticos. Administração/gestão escolar: teorias e tendências atuais no Brasil. A escola concebida e organizada a partir das Diretrizes

Leia mais

Sobre os autores. Maria Couto Cunha (org.)

Sobre os autores. Maria Couto Cunha (org.) Sobre os autores Maria Couto Cunha (org.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros CUNHA, MC., org. Gestão Educacional nos Municípios: entraves e perspectivas [online]. Salvador: EDUFBA, 2009. 366

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Organograma da Administração Pública Municipal de Curitiba Descentralização da Estrutura MAPA DAS REGIONAIS Instituto Municipal de Administração Pública Missão Desenvolver,

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 62-CEPE/UNICENTRO, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em Gestão Escolar, modalidade regular, da UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO:

Leia mais

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas Referências bibliográficas Élidi Cristina Tinti SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros TINTI, ÉC. Referências bibliográficas. In: Capitalismo, trabalho e formação profissional: dilemas do trabalho

Leia mais

Conclusão. Patrícia Olga Camargo

Conclusão. Patrícia Olga Camargo Conclusão Patrícia Olga Camargo SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros CAMARGO, PO. A evolução recente do setor bancário no Brasil [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica,

Leia mais

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Câmpus de Bauru PLANO DE DISCIPLINA

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Câmpus de Bauru PLANO DE DISCIPLINA PLANO DE DISCIPLINA 1. UNIDADE: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação 2. PROGRAMA: Pós-graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento 3. NÍVEL: Mestrado Profissional 4. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

Leia mais

Sobre os autores. Itania Maria Mota Gomes

Sobre os autores. Itania Maria Mota Gomes Sobre os autores Itania Maria Mota Gomes SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros GOMES, IMM., org. Sobre os autores. In: Gênero televisivo e modo de endereçamento no telejornalismo [online]. Salvador:

Leia mais

FICHA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Princípios e Organização do Trabalho do Pedagogo 2 (POTP 2) CÓDIGO: GPEO 18

FICHA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Princípios e Organização do Trabalho do Pedagogo 2 (POTP 2) CÓDIGO: GPEO 18 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Princípios e Organização do Trabalho do Pedagogo 2 (POTP 2) CÓDIGO: GPEO 18 UNIDADE ACADÊMICA:

Leia mais

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social II Fórum de Informação em Saúde IV Encontro da Rede BiblioSUS O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social Maria de Fátima Ramos Brandão Outubro/2007 1 Apresentação O Projeto Casa Brasil Modelos

Leia mais

ATENÇÃO A POPULAÇÕES INDÍGENAS EM HOSPITAIS AMIGO DO ÍNDIO EM RONDÔNIA AUTORES: Lucia Rejane Gomes da Silva, Daniel Moreira Leite, Ana Lúcia Escobar, Ari Miguel Teixeira Ott 1 Introdução Em julho de 2005,

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO DA GRADUAÇÂO Bacharelado 2009 OPÇÃO

PROGRAMA DE ENSINO DA GRADUAÇÂO Bacharelado 2009 OPÇÃO UNIDADE UNIVERSITÁRIA Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP CURSO DE Geografia HABILITAÇÃO PROGRAMA DE ENSINO DA GRADUAÇÂO Bacharelado 2009 OPÇÃO DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL Departamento de Geografia -

Leia mais

A Gestão Democrática como instrumento de transformação das Práticas Escolares

A Gestão Democrática como instrumento de transformação das Práticas Escolares UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR (EaD) A Gestão Democrática como instrumento de transformação das Práticas Escolares Profª Drª Maria Auxiliadora Maués de L. Araujo

Leia mais

CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2009 Programa: Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE Área de Concentração: Sociedade,

Leia mais

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 1 CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 2 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Diferentes concepções Conteúdos e competências Sobre aprendizagens Projetos alternativos

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei n o 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

Este conteúdo é de inteira responsabilidade do palestrante

Este conteúdo é de inteira responsabilidade do palestrante Discutir o ensino de gerenciamento em enfermagem, nos remete a encadear reflexões acerca de vários aspectos referentes a um panorama mais amplo e complexo compreender as determinações sociais e os nexos

Leia mais

ÉTICA E DIREITOS HUMANOS

ÉTICA E DIREITOS HUMANOS UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL - FASSO DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL DESSO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E DIREITOS SOCIAIS PPGSS Campus Central

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo Ementas das Disciplinas 1. Teorias Administrativas e a Gestão Escolar - 30 horas Ementa: Gestão Educacional conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor.

Leia mais

NOTA TÉCNICA 16 2013. Política Nacional de Educação Popular em Saúde

NOTA TÉCNICA 16 2013. Política Nacional de Educação Popular em Saúde NOTA TÉCNICA 16 2013 Política Nacional de Educação Popular em Saúde Brasília, 20 de maio de 2013 INTRODUÇÃO A Política Nacional de Educação Popular em Saúde PNEP-SUS foi apresentada e aprovada no Conselho

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 18/2006 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Sociais, Bacharelado,

Leia mais

Lei N X.XXX de XX de XXXXX de XXX

Lei N X.XXX de XX de XXXXX de XXX Lei N X.XXX de XX de XXXXX de XXX Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental e dá outras providências. A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: FAÇO SABER

Leia mais

(Publicada no D.O.U em 30/07/2009)

(Publicada no D.O.U em 30/07/2009) MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS RESOLUÇÃO N o 98, DE 26 DE MARÇO DE 2009 (Publicada no D.O.U em 30/07/2009) Estabelece princípios, fundamentos e diretrizes para a educação,

Leia mais

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais)

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) 1º ANO

Leia mais

Introdução. Maria Cristina Piana

Introdução. Maria Cristina Piana Introdução Maria Cristina Piana SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros PIANA, MC. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo:

Leia mais

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 Ação Educativa Organização não governamental fundada por um

Leia mais

Sobre os autores. Maria Helena Silveira Bonilla Nelson De Luca Pretto

Sobre os autores. Maria Helena Silveira Bonilla Nelson De Luca Pretto Sobre os autores Maria Helena Silveira Bonilla Nelson De Luca Pretto SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros BONILLA, MHS., and PRETTO, NDL., orgs. Sobre os autores. In: Inclusão digital: polêmica

Leia mais

Sobre os autores. Olival Freire Jr. Osvaldo Pessoa Jr. Joan Lisa Bromberg orgs.

Sobre os autores. Olival Freire Jr. Osvaldo Pessoa Jr. Joan Lisa Bromberg orgs. Sobre os autores Olival Freire Jr. Osvaldo Pessoa Jr. Joan Lisa Bromberg orgs. SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros FREIRE JR, O., PESSOA JR, O., and BROMBERG, JL., orgs. Teoria Quântica: estudos

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE 1- Introdução: contextualização a iniciativa O curso

Leia mais

CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de 01.11.12, DOU de 06.11.12 PLANO DE CURSO

CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de 01.11.12, DOU de 06.11.12 PLANO DE CURSO CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de 01.11.12, DOU de 06.11.12 Componente Curricular: Políticas de Saúde Código: FAR-306 Pré-requisito: --- Período Letivo: 2015.2 Professor: Olguimar

Leia mais

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE UNIPLAC PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E APOIO COMUNITÁRIO

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE UNIPLAC PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E APOIO COMUNITÁRIO UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE UNIPLAC PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E APOIO COMUNITÁRIO Projeto do Curso de Extensão ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO

Leia mais

Apresentação. Marizilda dos Santos Menezes Luis Carlos Paschoarelli (orgs.)

Apresentação. Marizilda dos Santos Menezes Luis Carlos Paschoarelli (orgs.) Apresentação Marizilda dos Santos Menezes Luis Carlos Paschoarelli (orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros MENEZES, MS., and PASCHOARELLI, LC., orgs. Design e planejamento: aspectos tecnológicos

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADA: Oferecendo 04 Habilitações: supervisão de ensino, orientação educacional, inspeção de ensino e administração escolar. JUSTIFICATIVA O Curso de Especialização em Gestão Educacional

Leia mais

BIBLIOGRAFIA. ARROYO, M. G. 1991. A escola possível é possível? In ARROYO, Miguel G. Da escola carente à escola possível. São Paulo: Loyola.

BIBLIOGRAFIA. ARROYO, M. G. 1991. A escola possível é possível? In ARROYO, Miguel G. Da escola carente à escola possível. São Paulo: Loyola. BIBLIOGRAFIA ALBORNOZ, S. 2000. O que é trabalhoso Paulo: Brasiliense. ANTUNES, R. 2002. Adeus ao trabalho?.ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 8 a. ed. Cortez; Campinas:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO I. PROJETO DE CURTA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do

Leia mais

Políticas Públicas de Saúde e Processo de Trabalho em Saúde da Família

Políticas Públicas de Saúde e Processo de Trabalho em Saúde da Família Políticas Públicas de Saúde e Processo de Trabalho em Saúde da Família Vol. 2 Organizadores:!"#$%&'()$*'+&'"&',-..&'/0'1-22)%& 3)%4&'!5&2)6%"&'789%:&;&'

Leia mais

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas Referências bibliográficas Maria Cristina Piana SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros PIANA, MC. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional [online]. São Paulo: Editora UNESP;

Leia mais

A Educação a Distância como Estratégia de Implementação de Política Pública: a experiência da EAD-ENSP/Fiocruz

A Educação a Distância como Estratégia de Implementação de Política Pública: a experiência da EAD-ENSP/Fiocruz Fundação Oswaldo Cruz 2º Encontro de Educação a Distância para a Rd Rede de Escolas de Governo A Educação a Distância como Estratégia de Implementação de Política Pública: a experiência da EAD-ENSP/Fiocruz

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

O POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSESSORIA AOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA PELA SAÚDE

O POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSESSORIA AOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA PELA SAÚDE O POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSESSORIA AOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA PELA SAÚDE Maria Inês Souza Bravo * Maurílio Castro de Matos ** Introdução O presente trabalho é fruto de reflexões

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação Integrado em Saúde Coletiva PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE

Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação Integrado em Saúde Coletiva PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação Integrado em Saúde Coletiva PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE CÓDIGO: CH: EMENTA: PSC-903 45h (3 CRÉDITOS) Os conceitos,

Leia mais

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Adriana Cristina Lázaro e-mail: adrianaclazaro@gmail.com Milena Aparecida Vendramini Sato e-mail:

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 O Diretor Geral do Câmpus Juiz de Fora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), no uso de suas atribuições

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura Física FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: (x) Presencial

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 15-CEPE/UNICENTRO, DE 23 DE MARÇO DE 2010. Aprova o Curso de Especialização em Pedagogia para Ambientes Não-Escolares, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Avançado da UNICENTRO,

Leia mais

Considerações finais

Considerações finais Considerações finais Rodrigo Pelloso Gelamo SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros GELAMO, RP. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor

Leia mais

RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES

RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES A PREFEITURA MUNICIPAL DE SABINO, Estado de São Paulo, resolve RETIFICAR itens do Edital do processo Seletivo 01/2014, conforme segue: Nomenclatura Carga

Leia mais

Carga horária total: 60 Semestre Letivo 1º/2012 Ementa. Objetivos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores

Carga horária total: 60 Semestre Letivo 1º/2012 Ementa. Objetivos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Introdução à Psicologia Social Código da Disciplina 0832306 Professor(es) e DRTs Andréia De Conto Garbin

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO DIRETORIA DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO DIRETORIA DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO DIRETORIA DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR

Leia mais

Mestrado profissionalizante em saúde coletiva

Mestrado profissionalizante em saúde coletiva Mestrado profissionalizante em saúde coletiva Moisés Goldbaum SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros LEAL, MC., and FREITAS, CM., orgs. Cenários possíveis: experiências e desafios do mestrado profissional

Leia mais

COLEGIADO GESTOR COMO DISPOSITIVO DE COGESTÃO. Aline Costa coaline18@gmail.com

COLEGIADO GESTOR COMO DISPOSITIVO DE COGESTÃO. Aline Costa coaline18@gmail.com COLEGIADO GESTOR COMO DISPOSITIVO DE COGESTÃO Aline Costa coaline18@gmail.com GESTÃO E COGESTÃO *GESTÃO: campo de ação humana que visa à coordenação, articulação e interação de recursos e trabalho humano

Leia mais

Colaboradores. Maria de Fátima de Araújo Silveira Hudson Pires de O. Santos Junior orgs.

Colaboradores. Maria de Fátima de Araújo Silveira Hudson Pires de O. Santos Junior orgs. Colaboradores Maria de Fátima de Araújo Silveira Hudson Pires de O. Santos Junior orgs. SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SILVEIRA, MFA., and SANTOS JUNIOR, HPOS., orgs. Residências terapêuticas:

Leia mais

ANEXO 01. CURSO: Tecnólogo em Segurança Pública e Social UFF

ANEXO 01. CURSO: Tecnólogo em Segurança Pública e Social UFF ANEXO 01 CURSO: Tecnólogo em e Social UFF SELEÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES - PROGRAMAS / ATIVIDADES - PERFIS DOS CANDIDATOS - NÚMEROS DE VAGAS DISCIPLINA/FUNÇÃO PROGRAMA/ATIVIDADES

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA REITORIA ANEXO I. PROJETO DE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA REITORIA ANEXO I. PROJETO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA REITORIA ANEXO I. PROJETO DE 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do Projeto: Ciclo de formação política: os clássicos na sala de aula 1.2 Câmpus de Origem:

Leia mais

OFICINAS DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A AÇÃO DOCENTE

OFICINAS DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A AÇÃO DOCENTE OFICINAS DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A AÇÃO DOCENTE NASCIMENTO, Elaine Cristina Universidade Tecnológica Federal do Paraná AMORIM, Mário

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO SUPERIOR EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE JUSTIÇA E SEGURANÇA EDUCAÇÃO E MÍDIA Comitê Nacional de Educação

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO Texto:Ângela Maria Ribeiro Holanda ribeiroholanda@gmail.com ribeiroholanda@hotmail.com A educação é projeto, e, mais do que isto,

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão Objetivo do curso:

Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão Objetivo do curso: Com carga horária de 720 horas o curso Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros

Leia mais

PÚBLICO-ALVO Assistentes sociais que trabalham na área da educação e estudantes do curso de Serviço Social.

PÚBLICO-ALVO Assistentes sociais que trabalham na área da educação e estudantes do curso de Serviço Social. OBJETIVOS: Promover o debate sobre o Serviço Social na Educação; Subsidiar as discussões para o Seminário Nacional de Serviço Social na Educação, a ser realizado em junho de 2012 em Maceió-Alagoas; Contribuir

Leia mais

MÁRCIO FLORENTINO PEREIRA DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE

MÁRCIO FLORENTINO PEREIRA DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE MÁRCIO FLORENTINO PEREIRA DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE BRASÍLIA 2013 1 1. CAPITALISMO E A BAIXA INTENSIDADE DEMOCRÁTICA: Igualdade apenas Jurídica e Formal (DUSSEL, 2007), Forma

Leia mais

Projeto Implantação do Sistema Integrado de Bibliotecas da SESAB:

Projeto Implantação do Sistema Integrado de Bibliotecas da SESAB: GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS SUB-COORDENAÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Projeto Implantação

Leia mais

BIODIESEL O ÓLEO FILOSOFAL. Jozimar Paes de Almeida BIBLIOTECA VIRTUAL DE CIÊNCIAS HUMANAS

BIODIESEL O ÓLEO FILOSOFAL. Jozimar Paes de Almeida BIBLIOTECA VIRTUAL DE CIÊNCIAS HUMANAS BIBLIOTECA VIRTUAL DE CIÊNCIAS HUMANAS BIODIESEL O ÓLEO FILOSOFAL Desafios para a educação ambiental no caldeirão do Desenvolvimento Sustentável Jozimar Paes de Almeida Front Matter / Elementos Pré-textuais

Leia mais

A TEORIA DO FAZER EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: uma reflexão construída em contraposição à Educação Ambiental Conservadora.

A TEORIA DO FAZER EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: uma reflexão construída em contraposição à Educação Ambiental Conservadora. A TEORIA DO FAZER EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: uma reflexão construída em contraposição à Educação Ambiental Conservadora. Dias, B. C.; Bomfim, A. M. A teoria do fazer em educação ambiental crítica:

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS COORDENAÇÃO DO MIELT. Plano de Curso 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS COORDENAÇÃO DO MIELT. Plano de Curso 2014 1. EMENTA A Universidade Brasileira, políticas públicas, programas e ações para o ensino superior. Didática do ensino superior: identidade e profissionalização docente e o papel da organização do trabalho

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NA PREVIDÊNCIA SOCIAL

SEMINÁRIO NACIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NA PREVIDÊNCIA SOCIAL SEMINÁRIO NACIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NA PREVIDÊNCIA SOCIAL SERVIÇO SOCIAL E A SAÚDE DO TRABALHADOR: ATUAÇÃO NO BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE Profª Drª: Jussara Maria Rosa Mendes Professora do Curso de Serviço

Leia mais

Apresentações. Luiz Tarcísio Mossato Pinto Manoel Arlindo Zaroni Torres Lindolfo Zimmer

Apresentações. Luiz Tarcísio Mossato Pinto Manoel Arlindo Zaroni Torres Lindolfo Zimmer Apresentações Luiz Tarcísio Mossato Pinto Manoel Arlindo Zaroni Torres Lindolfo Zimmer SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros PINTO, LTM., TORRES, MAS., and ZIMMER, L. Apresentações. In BAUMGARTNER,

Leia mais

ÁREA INFORMÁ TICA CURSO LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

ÁREA INFORMÁ TICA CURSO LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS PORTO NACIONAL Av. Tocantins, Loteamento Mãe Dedé, Porto

Leia mais

PLANO OPERATIVO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO DO CAMPO E DA FLORESTA

PLANO OPERATIVO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO DO CAMPO E DA FLORESTA PLANO OPERATIVO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO DO CAMPO E DA FLORESTA Departamento de Apoio à Gestão Participativa /DAGEP Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa /SGEP Ministério

Leia mais

154 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO

154 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO 154 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO Washington, D.C., EUA 16 a 20 de junho de 2014 CE154.R17 Original: inglês RESOLUÇÃO CE154.R17 ESTRATÉGIA PARA COBERTURA UNIVERSAL DE SAÚDE A 154 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO,

Leia mais

Valorizar o Brasil para servir à humanidade

Valorizar o Brasil para servir à humanidade Valorizar o Brasil para servir à humanidade José Marques de Melo SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros MELO, JM. Cidadania glocal, identidade nordestina: ética da comunicação na era da internet

Leia mais

ANEXO II FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO DE POLÍTICA SOCIAL

ANEXO II FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO DE POLÍTICA SOCIAL ANEXO II FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO DE POLÍTICA SOCIAL DA INSCRIÇÃO A inscrição será realizada no período de 17/12/2012 até 31/01/2013, excetuando-se o período de 22/12/2012 até 01/01/2013

Leia mais

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 1.374, DE 08 DE ABRIL DE 2003. Publicado no Diário Oficial nº 1.425. Dispõe sobre a Política Estadual de Educação Ambiental e adota outras providências. O Governador do Estado do Tocantins Faço

Leia mais

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento A construção da Base Nacional Comum para garantir Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Política pública de Educação ESTADO dever de educar legislação planejamento instituições CIDADÃO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO I. PROJETO DE CURTA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do

Leia mais

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas Referências bibliográficas Edméia Corrêa Netto SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros CORREA NETTO, E. Profissão: assistente social [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica,

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO ESTRUTURA GERAL DOS ROTEIROS DE ESTUDOS QUINZENAL Os roteiros de estudos, cujo foco está destacado nas palavras chaves, estão organizados em três momentos distintos: 1º MOMENTO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS -

Leia mais

A Educação Popular em Saúde e a Educação ao Longo da Vida

A Educação Popular em Saúde e a Educação ao Longo da Vida Coordenação de Educação Popular e Mobilização Social Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social Secretaria de Gestão Participativa Ministério da Saúde A Educação Popular em Saúde

Leia mais