Saiba tudo sobre sua carreira na empresa.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Saiba tudo sobre sua carreira na empresa."

Transcrição

1 Saiba tudo sobre sua carreira na empresa.

2 DSM & Você Você pode acessar o vídeo DSM&Você por meio do hotsite da campanha: dsm-e-voce

3 Esse material diz muito sobre a DSM e você. Conheça as ferramentas que o RH utiliza para identificar, desenvolver, reter e reconhecer talentos. Você teve a oportunidade de assistir ao vídeo que fizemos no qual explica as práticas do nosso departamento? Foi com este material que iniciamos a campanha DSM & Você em toda a América Latina. Foram algumas semanas de envios de materiais e comunicações para situar e posicionar o colaborador como o principal agente de transformação dentro da DSM. Nas páginas seguintes, você poderá relembrar todo o conteúdo que apresentamos e sugerimos que você o leia sistematicamente para que tenha o poder de responder às seguintes perguntas: onde estou? para onde vou? e o que farei para chegar lá? Lembre-se que, às vezes, a oportunidade está na sua frente. Departamento de Recursos Humanos

4 Você já sabe qual o seu papel na DSM? Entender seu papel e agir de acordo com o esperado é essencial para o desenvolvimento de sua carreira dentro da DSM. Recursos Humanos Gestor de Pessoas Colaborador

5 Recursos Humanos Gestor de Pessoas Colaborador Ser parte do negócio da empresa. Atuar fornecendo soluções especializadas, contribuindo para que a DSM seja reconhecida como uma empresa de alta performance. Co criar um ambiente inspirador e inclusivo estimulando nossos colaboradores a crescerem e serem apaixonados pelo que fazem. Oferecer ferramentas e diretrizes que facilitem a gestão de pessoas na DSM. Explorar o potencial máximo de seus colaboradores de forma com que a DSM seja reconhecidamente uma empresa de alta performance. Co criar um ambiente de trabalho que inspire e integre seus colaboradores. Estabelecer diálogo aberto com seu colaborador, atuando como facilitador de seu desenvolvimento e de sua carreira. Contribuir para que a DSM seja reconhecida como uma empresa de alta performance, através da excelência da execução de sua função, da qualidade de entrega de seus resultados e agindo como modelo dos comportamentos DSM. Ser agente de seu desenvolvimento dentro da DSM, conversando abertamente sobre onde quer chegar e se comprometendo com seu desenvolvimento.

6

7 A DSM é dinâmica. Assim como sua carreira. Para que você possa conhecer as diferentes ferramentas de Recursos Humanos disponíveis na DSM, criamos o CICLO DE GESTÃO DE PESSOAS. Recrutar - As grandes oportunidades podem estar diante de você. Avaliar - O melhor jeito de crescer é se comprometer. Desenvolver - O desenvolvimento profissional na DSM passa em primeiro lugar por você. Reconhecer - Atrair, motivar e reter pessoas é chave na definição do pacote de remuneração da DSM.

8 As grandes oportunidades podem estar diante de você. O recrutamento de talentos na DSM se dá de duas formas a nível global: pelo recrutamento interno e pelo externo. O recrutamento interno é prioritário e qualquer funcionário pode se candidatar a uma vaga disponível, em qualquer parte do mundo, de acordo com o seu interesse de desenvolvimento aliado aos interesses da DSM. A área de Recursos Humanos disponibiliza internamente todas as vagas acima de C38 e para conhecê-las é só acessar o link do CareerWorld@DSM presente na página inicial da Intranet DSM *. Caso você se interesse por alguma vaga e acredita que possui todos os pré-requisitos para concorrer à posição, você deve seguir os seguintes passos:

9 . Comunicar seu gestor. Se candidatar à vaga. Manter seu gestor atualizado sobre cada etapa do processo No recrutamento externo, a DSM conta com um forte banco de talentos e parceria com reconhecidas consultorias no mercado para atrair os melhores profissionais. * O acesso à intranet DSM brevemente estará disponível para todos os funcionários, inclusive os que estão fora do ambiente Aurora.

10 O melhor jeito de crescer é se comprometer! O processo de avaliação na DSM tem como objetivo:. Oferecer uma visão geral sobre o desempenho dos colaboradores;. Avaliar se os comportamentos apresentados estão alinhados aos comportamentos exigidos pela empresa;. Identificar, desenvolver e reter os talentos da companhia. Para facilitar esse processo, a DSM desenvolveu uma metodologia que é utilizada para criar, monitorar e avaliar a performance de cada colaborador e desenvolvê-lo na posição atual e para posições futuras.

11 PDR - Performance Development Review É a ferramenta global que a DSM preparou para apoiar o processo de gerenciamento da performance que facilita: 1. Definição, acompanhamento e avaliação dos objetivos individuais 2. Avaliação dos comportamentos DSM 3. Definição e acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Individual 4. Registro da avaliação anual do colaborador Etapas do PDR Janeiro - Março (Gestor e Colaborador) Definição de Objetivos e do Plano de desenvolvimento Individual Julho (Gestor e Colaborador) Revisão dos Objetivos e do Plano de Desenvolvimento Individual Novembro (Gestor e Recursos Humanos) Reuniões de Calibração Dezembro-Fevereiro (Gestor e Colaborador) Fechamento do PDR com reunião de feedback

12 Janeiro - Março (Gestor e Colaborador) Definição de Objetivos e do Plano de desenvolvimento Individual Os OBJETIVOS definidos devem obrigatoriamente:. Estar alinhados aos desafios do departamento ou área de negócio no contexto organizacional.. Estar alinhados aos objetivos da posição que o colaborador ocupa.. Devem ser específicos, mensuráveis, realistas e atingíveis dentro do prazo definido. O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) deve obrigatoriamente estar alinhado com o desenvolvimento do colaborador na posição atual ou para posições futuras desde que já previamente definidas. Para que o plano de desenvolvimento seja efetivo, o gestor e o colaborador devem garantir que:. 70% do plano considerem ações de desenvolvimento através de experiências no dia a dia de trabalho. Exemplos: novos projetos, participação em reuniões, realização de apresentações etc.. 20% do plano considerem ações de exposição/orientação profissional. Exemplos: reuniões formais com o gestor e superiores, participação em projetos especiais que promova exposição em outros negócios/países etc.. 10% do plano considerem ações de treinamentos formais que podem ser internos ou externos. Tudo o que foi acordado deve ser registrado no sistema dando início ao PDR do ano corrente.

13 Julho (Gestor e Colaborador) Revisão dos Objetivos e do Plano de Desenvolvimento Individual Momento formal de acompanhamento do gestor com o colaborador para garantir a entrega dos objetivos definidos no início do ano, bem como a realização do que foi traçado como prioridade de desenvolvimento. Novembro (Gestor e Recursos Humanos) Reuniões de Calibração Reuniões formais entre Gestores e Recursos Humanos onde tanto a performance quanto o potencial de crescimento dos colaboradores são discutidos e comparados com os demais colaboradores dentro da mesma unidade de negócio. Nesta etapa da avaliação são identificados os talentos da organização, que são os colaboradores que, além de apresentarem alta performance, demonstram potencial de crescimento dentro da empresa. Dezembro-Fevereiro (Gestor e Colaborador) Fechamento do PDR com reunião de feedback Reunião formal entre Gestor e Colaborador onde se estabelece diálogo aberto sobre:. o que foi acordado para o ano x o que foi efetivamente entregue. comportamentos DSM x comportamentos evidenciados. carreira dentro da organização Onde estou? Onde quero chegar? Como faço pra chegar? Este é o momento de finalizar a avaliação no sistema e encerrar o PDR do ano em questão.

14 O desenvolvimento profissional na DSM passa em primeiro lugar por você. Aqui o colaborador é dono de sua carreira. Além de proporcionar um ambiente onde o colaborador pode se desenvolver através de experiências no próprio ambiente de trabalho e também com a orientação dos líderes, a DSM oferece a possibilidade de desenvolvimento através de treinamentos formais em toda a América Latina.

15 Programas Executivos Treinamento de liderança para alta gerência e diretoria. Programas Gerenciais Treinamento de liderança para gerência. Treinamentos técnicos/comportamentais Treinamento para desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais. Treinamentos mandatórios Código de conduta de negócio, Segurança e SHE. A participação dos colaboradores nos programas existentes deverá ser previamente identificada e registrada como prioridade de desenvolvimento no momento da definição do PDI.

16 Atrair, motivar e reter pessoas é chave na definição do pacote de remuneração da DSM. A DSM tem uma filosofia global de reconhecimento de nossos colaboradores que consiste em: Equidade Externa Com objetivo de garantir competitividade frente ao mercado a DSM participa anualmente de pesquisas de salários e benefícios avaliando os diferentes cargos existentes na organização. Importante mencionar que o pacote de remuneração dentro das multinacionais consiste na somatória dos itens mencionados abaixo: Número de salários fixos A existência de uma política de salário variável A quantidade/qualidade dos benefícios oferecidos As práticas implementadas direcionadas a segurança e qualidade de vida

17 Equidade Interna Consiste em valorar os cargos conforme complexidade através da avaliação do impacto relativo de cada cargo/posição dentro da organização e da compreensão dos aspectos chave dos cargos/ posições, considerando o contexto organizacional: Conhecimento Resolução de problemas Responsabilidade/Autonomia Impacto da decisão no negócio Com base nesta valoração é definido o c-level de cada posição. Desempenho Reconhecer e recompensar o valor agregado utilizando como ferramenta de medição o resultado da avaliação anual do PDR. Sustentabilidade do Negócio Assegurar a saúde financeira da empresa e gerar resultados satisfatórios para os acionistas.

18 Na DSM, o Ciclo de Gestão de Pessoas nunca acaba. Ele é dinâmico e você poderá aproveitar todas as oportunidades! Apresentamos diversas ferramentas que a DSM utiliza para promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores. Você pode acessar todo o conteúdo no site dsm-e-voce. No hotsite você também poderá acessar alguns vídeos com os depoimentos de colegas que aproveitaram as oportunidades e que continuam a crescer dentro da DSM. Aproveite porque, aqui, você é o dono de sua carreira. Departamento de Recursos Humanos

19

20

Treinamento e Desenvolvimento - T&D. Capacitação e formação dos colaboradores do HSC

Treinamento e Desenvolvimento - T&D. Capacitação e formação dos colaboradores do HSC Treinamento e Desenvolvimento - T&D Capacitação e formação dos colaboradores do HSC Políticas de RH As práticas de Recursos Humanos do Hospital Santa Catarina estão de acordo com as diretrizes apresentadas

Leia mais

Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil

Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil Agenda Objetivos da G. Desempenho Conceitos estruturantes O Modelo concebido para o grupo Águas do Brasil Relato da Experiência e dos Resultados

Leia mais

Entre das grandes conclusões do estudo destacamos:

Entre das grandes conclusões do estudo destacamos: A meritocracia avança nas empresas em operação no Brasil Pesquisa da Pricewaterhousecoopers indica a gestão de desempenho como prática cada vez mais utilizada em grandes empresas no Brasil A importância

Leia mais

Formação de líderes inclui vivências

Formação de líderes inclui vivências Nossa cultura Formação de líderes inclui vivências Programa de desenvolvimento, Mosaico usa experiências para despertar agilidade, flexibilidade e empatia Para responder aos desafios do mercado, buscamos

Leia mais

Soluções de Nivelamento de Cargos

Soluções de Nivelamento de Cargos Towers Watson Soluções de Nivelamento de Cargos Global Grading System (GGS) e Mapa de Carreira A abordagem sistemática da Towers Watson para nivelamento de cargos ajuda as organizações a gerenciar as

Leia mais

Gestão de Pessoas HCM

Gestão de Pessoas HCM Gestão de Pessoas HCM Com o Gestão de Pessoas da Senior, você terá uma das ferramentas mais completas do mercado para gerenciar pessoas de forma integrada e atualizada às obrigações trabalhistas, previdenciárias

Leia mais

Política de Recrutamento e Seleção. Estabelecer critérios para o recrutamento e seleção de profissionais para a empresa.

Política de Recrutamento e Seleção. Estabelecer critérios para o recrutamento e seleção de profissionais para a empresa. Política de Recrutamento e Seleção 1. OBJETIVO: Estabelecer critérios para o recrutamento e seleção de profissionais para a empresa. 2. ABRANGÊNCIA: Abrange todas as contratações de profissionais da empresa.

Leia mais

Estratégia de sustentabilidade

Estratégia de sustentabilidade Estratégia de sustentabilidade Fusão I Itaú + Unibanco Visão I Itaú Unibanco Perguntas norteadoras I 2010 - Itaú Unibanco 1 2 3 O que é Performance Sustentável e qual a relação entre Performance Sustentável

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Individual - PDI Recursos Humanos

Plano de Desenvolvimento Individual - PDI Recursos Humanos Plano de Desenvolvimento Individual - PDI Recursos Humanos Joinville, Abril de 2014 0 Ciclo de Desempenho RECURSOS Definição de Objetivos/Metas Globais Fev/13 Desenvolvimento PDI Abr/14 Criação de Objetivos/

Leia mais

Módulo Recrutamento Perguntas Frequentes - Gestores

Módulo Recrutamento Perguntas Frequentes - Gestores Módulo Recrutamento Perguntas Frequentes - Gestores Sumário Como acesso a página de Recrutamento?... 3 Minha senha está bloqueada. E agora?... 3 Gostaria de verificar os candidatos que estão participando

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

colaboradores a chave do nosso sucesso

colaboradores a chave do nosso sucesso nextrans hh nextrans hh heavy haulage heavy haulage política de recursos humanos colaboradores a chave do nosso sucesso busca constante pela excelência Introdução Na busca pela excelência, nós da Nextrans

Leia mais

A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua;

A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua; QUEM SOMOS A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua; Especializada em Vida e Previdência, possui portfólio completo para assegurar nossos clientes e seus familiares dos

Leia mais

Por que gerir desempenho?

Por que gerir desempenho? Por que gerir desempenho? Introdução Gerir o desempenho é um processo que tem como objetivo principal o acompanhamento da performance individual, verificando como as pessoas fizeram o trabalho, como fazem

Leia mais

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH Aula 9 Gestão de Recursos Humanos Agenda Seminário 7 Gestão de RH 2 1 Gestão de RH Gestão de Recursos Humanos O conjunto de políticas, práticas e programas que tem por objetivo atrair, selecionar, socializar,

Leia mais

Soluções para Estruturação de Plano de Cargos

Soluções para Estruturação de Plano de Cargos Towers Watson Soluções para Estruturação de Plano de Cargos Global Grading System (GGS) e Mapas de Carreira A abordagem para estruturação de plano de cargos da Towers Watson ajuda as organizações a gerenciar

Leia mais

23/07/2014. PDL Programa de. desenvolvimento de lideranças

23/07/2014. PDL Programa de. desenvolvimento de lideranças PDL Programa de desenvolvimento de lideranças 2014 PROGRAMAÇÃO 1 Apresentação do Programa 2 Reflexão sobre Liderança 3 Expectativas para o PDL 4 Avaliação da Oficina 1 Apresentação do Programa O objetivo

Leia mais

Gestão de Pessoas Natura

Gestão de Pessoas Natura Seminário Internacional Em Busca da Excelência 2004 Gestão de Pessoas Natura Flavio Pesiguelo Natura 24/03/2004 Natura Maior empresa brasileira de cosméticos Nascida em 1969 Países em que atua: Brasil,

Leia mais

Versão online:

Versão online: Versão online: www.profissionalenegocios.com.br Empresas Participantes Perfil das Empresas Participantes Perfil das Empresas Participantes Proporção RH x Total 1,8% Perfil das Empresas Participantes Proporção

Leia mais

Fórum de Empresas Estatais Federais Plano de Cargos, Salários e Remuneração Capacitação de RH para Inovação

Fórum de Empresas Estatais Federais Plano de Cargos, Salários e Remuneração Capacitação de RH para Inovação Fórum de Empresas Estatais Federais Plano de Cargos, Salários e Remuneração Capacitação de RH para Inovação A prática de remuneração variável e gestão por competências no setor público brasileiro Agenda

Leia mais

Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre...

Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Este bate papo que tivemos foi, na verdade, para inaugurar o Programa Sua carreira; Sua vida profissional; Dicas para o auto-desenvolvimento;

Leia mais

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana". Carl Jung

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. Carl Jung Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura do Coaching para todas as pessoas que puderem fazer uso da metodologia como

Leia mais

Plano de Cargos, Carreiras e Salários CONTROLE DE REVISÕES

Plano de Cargos, Carreiras e Salários CONTROLE DE REVISÕES Plano de Cargos, Carreiras e Salários Abril de 2013 CONTROLE DE REVISÕES Versão Data Responsável Descrição 0 15/04/2013 Tríade RH Desenvolvimento e Implantação do Plano 1 26/06/2013 Tríade RH Revisão do

Leia mais

GUIA DO CICLO DE GESTÃO DE GENTE

GUIA DO CICLO DE GESTÃO DE GENTE GUIA DO CICLO DE GESTÃO DE GENTE 1/ 14 Índice I. O conceito do Ciclo de Gestão de Gente 1) O que é o Ciclo de Gestão de Gente? 2) Objetivos do Ciclo de Gestão de Gente 3) Como funciona o Ciclo de Gestão

Leia mais

Política de Recrutamento Interno

Política de Recrutamento Interno Política de Recrutamento Interno 2 Sumário 1. DEFINIÇÃO...4 2. PRÉ-REQUISITOS...4 2.1. Eliminatórios...4 2.2. Não Eliminatórios...4 3. MECÂNICA...4 4. ABRANGÊNCIA...5 5. AVALIAÇÕES...5 6. SCORE...5 7.

Leia mais

Gestão de Pessoas em Serviços Hospitalares

Gestão de Pessoas em Serviços Hospitalares Gestão de Pessoas em Serviços Hospitalares Instituto de Educação - Hospital do Coração Os processos de Gestão de Pessoas estão em constante desenvolvimento e cada vez mais o mercado e, especialmente, a

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Campus: Teresópolis Missão A missão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estácio

Leia mais

WORKSHOP VENDAS E GESTÃO DE NEGÓCIOS

WORKSHOP VENDAS E GESTÃO DE NEGÓCIOS WORKSHOP VENDAS E GESTÃO DE NEGÓCIOS GESTÃO DE NEGÓCIOS Estruturando os métodos e filosofia da empresa: Aplicar um sistema de administração e gestão eficiente e continuo é o fundamento inicial para qualquer

Leia mais

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA Com a retração do mercado de trabalho e o aumento

Leia mais

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de Gestão de Pessoas Hoje a sociedade busca desenvolver trabalhos para aprimorar o conhecimento das pessoas em um ambiente de trabalho. A capacitação e o preparo que uma organização deve ter para com os seus

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016 EDITAL Nº 02/2016

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016 EDITAL Nº 02/2016 EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016 EDITAL Nº 02/2016 A Empresa Júnior Politech Projetos e Consultoria, da escola Politécnica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais- UNILESTE comunica a comunidade

Leia mais

Gestão de Pessoas para

Gestão de Pessoas para III SEMINÁRIO DE GESTÃO DE PESSOAS: O DESAFIO DE LIDERAR E MOTIVAR EQUIPES DE SUCESSO Gestão de Pessoas para Resultados Luciano Lima 30/05/2012 MOTIVAÇÃO = MOTIVO PARA... As pessoas podem ter motivos diferentes

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015 PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015 COOPERATIVA GERAL Quantidade de colaboradores: 1146 Quantidade de Respondentes: 835 Percentual de participação: 73% Dr. João Damasceno Porto Diretor Administrativo

Leia mais

Business Partner em Recursos Humanos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Business Partner em Recursos Humanos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

19/09/2016. Recrutamento & Seleção

19/09/2016. Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção 1 Atividades da área de recrutamento & seleção Definir estratégia de recrutamento & seleção. Identificar e estabelecer parcerias com consultorias externas.

Leia mais

Objetivos. Pilares de Engajamento Seguros Unimed

Objetivos. Pilares de Engajamento Seguros Unimed Pilares de Engajamento Seguros Unimed Objetivos Cuidar de pessoas é o valor mais importante da Seguros Unimed e isso começa dentro de casa. Gestão de Pessoas é um dos pilares estratégicos da Seguradora,

Leia mais

DuPont, sua Cultura de Segurança e PSM

DuPont, sua Cultura de Segurança e PSM DuPont, sua Cultura de Segurança e PSM Eduardo Francisco Gerente Corporativo SSMA Líder PSM América Latina A Cultura DuPont em Segurança, Saúde e Meio Ambiente 1802 Início das operações fábrica de pólvora

Leia mais

Público Alvo Gestores e líderes de Projetos.

Público Alvo Gestores e líderes de Projetos. A AESabesp através de sua Diretoria de Projetos Socioambientais, realizará o Curso Gestão de Projetos-GEPRO, refere-se a aplicação de um Programa de Gestão Eficaz de Projetos, que será ministrado pela

Leia mais

Portfólio de Produtos

Portfólio de Produtos Portfólio de Produtos 1 Pessoas Alguns sintomas que podem revelar o que está acontecendo no seu RH... Muito focado em tarefas operacionais. Não sabe quais são as atividades prioritárias. Não sabe quais

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Setembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Conclusão do Domínio de Processos PO (PO7 e PO8)

Leia mais

Normas e Procedimentos de Funcionamento do Sistema de Administração de Cargos e Salários ABCZ

Normas e Procedimentos de Funcionamento do Sistema de Administração de Cargos e Salários ABCZ Normas e Procedimentos de Funcionamento do Sistema de Administração de Cargos e Salários ABCZ Os salários serão administrados dentro das faixas salariais de cada classe de cargos. A determinação dos salários

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2017 Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 Poder Executivo

Leia mais

Desafios e Oportunidades do RH nas Estratégias das Organizações

Desafios e Oportunidades do RH nas Estratégias das Organizações Desafios e Oportunidades do RH nas Estratégias das Organizações Marly Vidal Diretora Administrativa e de Pessoas Laboratório Sabin Nosso Perfil 180 Unidades - - - - - - - - - - - - - - - - - 3.000 Colaboradores

Leia mais

Master Executive Coach

Master Executive Coach Master Executive Coach S O B R E O I N S T I T U T O M E N T O R C O A C H Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

Liderança direta líder da área onde o programa de voluntariado está inserido

Liderança direta líder da área onde o programa de voluntariado está inserido Liderança direta líder da área onde o programa de voluntariado está inserido 1. Quais as principais causas da falta de apoio ao programa? Quando o gestor diretor é da área responsável pelo programa ele

Leia mais

Maria Beatriz C. de Mello. Área de atuação: Recursos Humanos. Resumo de Qualificações

Maria Beatriz C. de Mello. Área de atuação: Recursos Humanos. Resumo de Qualificações Maria Beatriz C. de Mello Rua Aldo de Azevedo, 134 Alto de Pinheiros - Cep: 05453-030 /São Paulo - SP Tel: 8687.2311 (cel) 33 anos E-mail: mbcollor@yahoo.com Área de atuação: Recursos Humanos Resumo de

Leia mais

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL Uma organização autossustentável e não Governamental, que atua através de um sistema de Rede de Comitês, utilizando trabalho voluntário. Agentes Multiplicadores

Leia mais

Boas Práticas de RH UnimedBH. Data: 3 de maio Local: OCEMG Júnia Marçal Rodrigues

Boas Práticas de RH UnimedBH. Data: 3 de maio Local: OCEMG Júnia Marçal Rodrigues Boas Práticas de RH UnimedBH Data: 3 de maio Local: OCEMG Júnia Marçal Rodrigues Unimed-BH em números 5.684 médicos cooperados Atuação 34 municípios na região metropolitana de BH 4.003 colaboradores diretos

Leia mais

Quais o grau de satisfação e os questionamentos que os colaboradores fazem sobre a gestão atual dos planos de carreira em sua empresa?

Quais o grau de satisfação e os questionamentos que os colaboradores fazem sobre a gestão atual dos planos de carreira em sua empresa? IN COMPANY Apresentação É crescente o número de profissionais e organizações que identificam que atualmente, o Plano de Carreira é uma das estratégias mais atrativas e eficazes no processo de Retenção

Leia mais

04/04/2013. Estabelecimento de Metas 1a Etapa do Ciclo Gestão Desempenho Exercício 2013

04/04/2013. Estabelecimento de Metas 1a Etapa do Ciclo Gestão Desempenho Exercício 2013 04/04/2013 Estabelecimento de Metas 1a Etapa do Ciclo Gestão Desempenho Exercício 2013 A Etapa de Definição de Metas do Ciclo de Gestão de Desempenho 2013 ocorre de 08/04/2013 a 24/04/2013 Fundamental

Leia mais

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL. Estudo de Caso

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL. Estudo de Caso PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL Estudo de Caso Sobre o Vitória Apart Hospital Institucional Desde a sua fundação, em 2001, o Vitória Apart Hospital atua com o objetivo de

Leia mais

Política de Processo Seletivo Interno Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Processo Seletivo Interno Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. FINALIDADE Definir regras e critérios para a realização do Processo de Recrutar e Selecionar Interno, por meio de Alcance ou Mudança Estratégica. E direcionar o crescimento e encarreiramento

Leia mais

Perfil dos colaboradores

Perfil dos colaboradores Colaboradores 77 Aegea Saneamento - Relatório de Sustentabilidade 2014 Os colaboradores são, para a Aegea, sua maior força e seu maior desafio. Se, por um lado, a qualidade técnica e comportamental que

Leia mais

Declaração de Posicionamento da Eletrobras Eletronuclear

Declaração de Posicionamento da Eletrobras Eletronuclear Declaração de Posicionamento da Eletrobras Eletronuclear Declaração de Posicionamento da Eletrobras Eletronuclear Missão Atuar nos mercados de energia de forma integrada rentável e sustentável. Visão Em

Leia mais

Diversidade e Inclusão

Diversidade e Inclusão Diversidade e Inclusão Novembro 2017 Anna Paula Rezende Cenários e Desafios Indústria B2B, centenária, e majoritariamente formada por homens brancos Formação universitária preponderante em engenharia Grande

Leia mais

Como avaliar o desempenho do profissional de TI

Como avaliar o desempenho do profissional de TI Como avaliar o desempenho do profissional de TI Quantas linhas de código foram produzidas neste trimestre? Quantas horas (ou dias ou semanas) atrasaram a entrega de um projeto? O projeto ultrapassou ou

Leia mais

FORMAÇÃO ANALISTA PERSONAL ASSESSMENT. módulo 1

FORMAÇÃO ANALISTA PERSONAL ASSESSMENT. módulo 1 FORMAÇÃO ANALISTA PERSONAL ASSESSMENT módulo 1 o que é o personal ASSESSMENT? O que é o personal ASSESSMENT? Personal Assessment é uma ferramenta brasileira de identifi cação de perfi l profi ssional e

Leia mais

Business Partner em RH: Papel, Posicionamento e Postura Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Business Partner em RH: Papel, Posicionamento e Postura Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Projeto Descrição de Cargos 2016

Projeto Descrição de Cargos 2016 Projeto Descrição de Cargos 2016 Sumário 1. Objetivos do Projeto; 2. Etapas do Projeto; 3. Conceitos para Descrição de Cargos; 4. Acesso ao Sistema; 5. O Formulário. OBJETIVOS DO PROJETO Principais objetivos

Leia mais

empowering talents WWW.CASLEADER.COM.BR UM PRODUTO:

empowering talents WWW.CASLEADER.COM.BR UM PRODUTO: empowering talents WWW.CASLEADER.COM.BR UM PRODUTO: "VIMOS A TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, E A NECESSIDADE DE MELHOR ESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, E ENTÃO SABÍAMOS QUE ERA PRECISO CRIAR O CASLEADER".

Leia mais

RECRUTAMENTO INTERNO Políticas

RECRUTAMENTO INTERNO Políticas Esta política estabelece diretrizes que serão aplicadas no Morena Rosa Group, cabendo a todas as áreas envolvidas no processo e citadas neste documento a responsabilidade pelo seu cumprimento. RECRUTAMENTO

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: CST EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Missão A missão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá consiste em formar profissionais

Leia mais

FORMAÇÃO ANALISTA DE PERFIL COMPORTAMENTAL

FORMAÇÃO ANALISTA DE PERFIL COMPORTAMENTAL FORMAÇÃO ANALISTA DE PERFIL COMPORTAMENTAL Permite descobrir os pontos chaves para o desenvolvimento de cada pessoa. Com ela você aprende a usar o potencial humano de forma mais eficaz e assertiva, trazendo

Leia mais

Vamos encarar os fatos?

Vamos encarar os fatos? Minicurso 2) Avaliação de Desempenhos e Competências Conquista do engajamento das lideranças Conscientização de que a avaliação é um processo deles Conexão do Desempenho Individual ao Desempenho Organizacional

Leia mais

"DESENVOLVIMENTO E RETENÇÃO DE TALENTOS EM TEMPOS DE ALTA DEMANDA POR QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL"

DESENVOLVIMENTO E RETENÇÃO DE TALENTOS EM TEMPOS DE ALTA DEMANDA POR QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL "DESENVOLVIMENTO E RETENÇÃO DE TALENTOS EM TEMPOS DE ALTA DEMANDA POR QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL" Gestão Engajamento e Retenção nas Mãos das Lideranças Pessoas: O ativo mais importante das organizações?!?!

Leia mais

A Simpress reconhece os seus Talentos

A Simpress reconhece os seus Talentos Guia do Programa A Simpress reconhece os seus Talentos Pessoas motivadas entregam resultados, influenciam positivamente a equipe e ajudam no alcance das metas da Cia. Motivar pessoas é um processo diário

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS HCM

GESTÃO DE PESSOAS HCM GESTÃO DE PESSOAS HCM REVOLUCIONE A GESTÃO DE PESSOAS COM UM RH DIGITAL Revolucione a experiência das pessoas transformando processos por meio de novas plataformas digitais. Com a Senior você usa o melhor

Leia mais

SUMÁRIO 1. OBJETIVO...2 2. ABRANGÊNCIA...2

SUMÁRIO 1. OBJETIVO...2 2. ABRANGÊNCIA...2 PL RH 017 1 de 6 SUMÁRIO 1. OBJETIVO...2 2. ABRANGÊNCIA...2 3. FONTES DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO...2 3.1 RECRUTAMENTO INTERNO...2 3.2 RECRUTAMENTO EXTERNO...2 3.3 INDICAÇÃO...3 4. PROCEDIMENTOS...3 4.1

Leia mais

Perfil de Habilidades Profissionais

Perfil de Habilidades Profissionais Perfil de Habilidades Profissionais O que é PHP2 Perfil de Habilidades Profissionais Sistema de avaliação das tendências do comportamento humano no trabalho; Ferramenta para diagnóstico, mapeamento e gestão

Leia mais

Estágios de Liderança Braskem Competências de Cultura

Estágios de Liderança Braskem Competências de Cultura Estágios de Liderança Braskem ------------------------- Competências de Cultura 01 Clarificando Estágios de Liderança Braskem o PA do Líder 01 Estágios de Liderança Braskem Os Estágios de Liderança Braskem

Leia mais

O IMPACTO DAS AÇÕES EM QUALIDADE DE VIDA NA SAÚDE CORPORATIVA

O IMPACTO DAS AÇÕES EM QUALIDADE DE VIDA NA SAÚDE CORPORATIVA O IMPACTO DAS AÇÕES EM QUALIDADE DE VIDA NA SAÚDE CORPORATIVA Sâmia Simurro Junho / 2011 DETERMINANTES DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR William Haskel, Stanford University, 1988 QUALIDADE DE VIDA NAS EMPRESAS Lugar

Leia mais

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS 1- INTRODUÇÃO O Programa de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação (PROADES) constitui parte do Plano de Desenvolvimento

Leia mais

LIDERANÇA PARA NOVOS GESTORES DE MARKETING

LIDERANÇA PARA NOVOS GESTORES DE MARKETING LIDERANÇA PARA NOVOS GESTORES DE MARKETING Profa. Me Maria de Lurdes Zamora Damião Maria de Lurdes Zamora Damião é mestre em Administração - Gestão de Organizações e Pessoas pela Universidade Metodista

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Política de e RSA 2/12 Título Subtítulo Versão Data da Revisão Gestor da Informação Nome do Arquivo Política de e Responsabilidade Socioambiental 1.0

Leia mais

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de:

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Gestão Estratégica de Pessoas. Educação Corporativa/ Educação Cooperativista. Desenvolvimento de Lideranças. Autoconhecimento.

Leia mais

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Quem Somos A Caput Consultoria chega aos seus dezesseis anos com muito a comemorar! Temos desenvolvido projetos relevantes em companhias

Leia mais

Novembro Copyright Cielo Todos os direitos reservados

Novembro Copyright Cielo Todos os direitos reservados Novembro 2016 Copyright Cielo Todos os direitos reservados CIELO Responsável pelo credenciamento de estabelecimentos comerciais, e pela captura, transmissão, processamento e liquidação financeira das transações

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL GUIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL Chegamos ao momento de construir um plano de desenvolvimento para as necessidades identificadas a partir de seu autodiagnóstico e reflexões iniciais.

Leia mais

COMO GERIR SEUS TALENTOS CRISE EM TEMPOS DE

COMO GERIR SEUS TALENTOS CRISE EM TEMPOS DE COMO GERIR SEUS TALENTOS CRISE EM TEMPOS DE? A força de trabalho é um dos principais ativos de uma empresa. Durante os períodos de crise, os colaboradores são atingidos por uma série de incertezas e preocupações

Leia mais

INFORMATIVO FORMAÇÃO LÍDER COACH. Liderança e Gestão com Pessoas

INFORMATIVO FORMAÇÃO LÍDER COACH. Liderança e Gestão com Pessoas INFORMATIVO FORMAÇÃO LÍDER COACH Liderança e Gestão com Pessoas VISÃO DO CURSO Este curso é voltado para qualquer pessoa que queira assumir um papel de liderança na vida, na carreira e nos negócios. Nele,

Leia mais

#façaparte. time CLP. Nosso time está crescendo!

#façaparte. time CLP. Nosso time está crescendo! Seleção de Talentos CLP 2016 Quem somos? O Centro de Liderança Pública (CLP) é uma organização apartidário e sem fins-lucrativos, que trabalhara para Empoderar líderes para transformar o Brasil por meio

Leia mais

RH como parceiro estratégico do negócio. Ana Behrens, gerente de Recursos Humanos Prezunic e Áreas Parceiras do Negócio Cencosud Brasil

RH como parceiro estratégico do negócio. Ana Behrens, gerente de Recursos Humanos Prezunic e Áreas Parceiras do Negócio Cencosud Brasil RH como parceiro estratégico do negócio Ana Behrens, gerente de Recursos Humanos Prezunic e Áreas Parceiras do Negócio Cencosud Brasil 15 anos de mercado 1 Centro de Distribuição e 31 lojas na capital

Leia mais

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 026

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 026 1/7 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Revisão dos Indicadores 02 Revisão geral do documento 03 Item 4.1: Foi inserida uma aprovação final da após o Gestor escolher o

Leia mais

5 dicas de Recursos Humanos para você aplicar agora

5 dicas de Recursos Humanos para você aplicar agora Será que, se o seu funcionário agiu com falta de caráter e fez um furto na empresa, a culpa é totalmente dele? É importante entender que o ser humano é influenciado e muito pelo seu ambiente. Desde Platão

Leia mais

CNPJ / Companhia Aberta NIRE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A.

CNPJ / Companhia Aberta NIRE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. CNPJ 60.872.504/0001-23 Companhia Aberta NIRE 35300010230 1. Introdução POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. Nossa visão

Leia mais

10/05/2016 GPIII 1. Tópicos

10/05/2016 GPIII 1. Tópicos Tópicos pg 1.Conceitos 2 2.Objetivos 3 3.Gestão de Desempenho 5 4.Métodos 6 5.Modernização dos Métodos 11 6.Os 7 Erros 14 7.Exercícios 17 8.Bibliografia 18 Método de identificação e mensuração das ações

Leia mais

Administração e Organização II

Administração e Organização II Administração e Organização II Agregar Pessoas Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Agregar Pessoas Recrutamento / Seleção Imagem: http://blog.acelerato.com/gestao/recrutamento-e-selecao-otimizando-o-processo-nas-organizacoes/

Leia mais

Human Opus ng eti mark

Human Opus ng eti mark Assessment Assessment Ferramenta Conhecer com maior eficiência e critério as pessoas, avaliar competências, buscar o autoconhecimento e o desenvolvimento. As melhores ferramentas de análise de perfil comportamental

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato.

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato. Projeto Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS Palestra de sensibilização Na Medida Compreender a relevância do papel dos micro e pequenos empresários na economia brasileira e a necessidade da adoção das melhores

Leia mais

ESTABELECIMENTO DE UMA GESTÃO DE RISCOS EFICAZ

ESTABELECIMENTO DE UMA GESTÃO DE RISCOS EFICAZ ESTABELECIMENTO DE UMA GESTÃO DE RISCOS EFICAZ Extraído do manual: Gestão de Riscos - Diretrizes para a Implementação da AS/NZS 4360:2004 Copyright 2005, Risk Tecnologia Editora. Fone: (11) 3704-3200.

Leia mais

FUNDAÇÃO ESPAÇO ECO. Organização sem fins lucrativos (OSCIP), instituída pela BASF em 2005, com apoio da GIZ (agência do governo alemão)

FUNDAÇÃO ESPAÇO ECO. Organização sem fins lucrativos (OSCIP), instituída pela BASF em 2005, com apoio da GIZ (agência do governo alemão) FUNDAÇÃO ESPAÇO ECO Organização sem fins lucrativos (OSCIP), instituída pela BASF em 2005, com apoio da GIZ (agência do governo alemão) Com gestão autônoma, atende empresas e governos com consultoria em

Leia mais