DA CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO FAMILIAR AOS VÍNCULOS DE AFETIVIDADE ENTRE OS HOMENS/PAIS E FILHOS E O COMPARTILHAMENTO DE GUARDA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DA CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO FAMILIAR AOS VÍNCULOS DE AFETIVIDADE ENTRE OS HOMENS/PAIS E FILHOS E O COMPARTILHAMENTO DE GUARDA"

Transcrição

1 1 DA CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO FAMILIAR AOS VÍNCULOS DE AFETIVIDADE ENTRE OS HOMENS/PAIS E FILHOS E O COMPARTILHAMENTO DE GUARDA Aline Ferreira Dias Leite 1 RESUMO Este artigo consiste em expor uma breve reflexão histórica da instituição familiar, apontando as transformações que ela vem sofrendo ao longo dos séculos, destacando principalmente a função paterna dentro deste contexto e a emergência da relação de afeto, principalmente, entre homens/pais e filhos. O objetivo deste trabalho é compreender historicamente como foi sendo construido uma nova forma do relacionamento paterno-filial, na qual o pai vem expressando seu interesse por assumir e compartilhar as responsabilidades e cuidados de seus filhos nas situações em que haja ruptura das relações conjugais. Nesse sentido, este artigo poderá ajudar a compreender também a razão porque um número significativo de pais vem pleiteando a guarda de seus filhos em casos de separação ou divórcio ou, ainda, optando pela guarda compartilhada como alternativa de preservação dos vínculos e ampliação das possibilidades de continuarem presentes no cuidado de seus filhos. Palavras-chaves: Família, relações parentais, guarda de filhos e guarda compartilhada. 1 Assistente Social Judicial do TJMG, lotada na Central de Serviço Social e Psicologia do Fórum Lafayette, B.H/MG. Especialista em Políticas Públicas pelo Departamento de Ciências Políticas da Universidade Federal de Minas Gerais. Formação em Terapia de Família e de Casais, pelo Centro de Estudos Sistêmicos da Família. Mestre em Serviço Social pela PUC/S.P. Doutoranda em Serviço Social pela PUC/S.P. Docente do curso de serviço social. Linha pesquisa: atuação do assistente social judicial e guarda compartilhada.

2 2 1- INTRODUÇÃO Para compreender as transformações familiares no decorrer da história e o papel paterno dentro dos diferentes contextos, ainda que de maneira sucinta, a estruturação do ponto de partida será pautado pela descrição de algumas características do estilo da família medieval. No período medieval, segundo nos conta Ariés (1981), a instituição familiar que hoje possui seu espaço particular delimitando sua privacidade organizava-se de forma aberta para o exterior, o que significava que o espaço físico do campo doméstico familiar era compartilhado com o espaço do trabalho e dos negócios, o que dificultava a expansão do sentimento de família. Nele viviam não apenas todos os integrantes da família, mas também os agregados, os servos, e outras pessoas necessárias para a produção e a defesa mútua. Tudo acontecia nas salas: nelas comia-se, eram recebidas as visitas, dormia-se e fazia-se a higiene pessoal. Nesta época, as pessoas viviam em constante relação umas com as outras, não havendo distinção entre a vida profissional, a vida social e a vida familiar. A pressão social limitava os espaços familiares e não concedia à família uma posição significativa nos sentimentos e valores assumidos. Neste contexto, os filhos não detinham a atenção especial de seus pais e familiares, apenas recebiam alguns cuidados para a sua sobrevivência, os quais frequentemente eram delegados à criadagem. Também, os conhecimentos relacionados aos cuidados dos filhos, na época, não valorizavam a presença dos pais como fator primordial para o seu desenvolvimento social, afetivo, físico e psicológico. A partir do século XVI, na Europa, com o surgimento das primeiras escolas é que a criança passou a ser o centro de atenções e a ser vista como um adulto em miniatura (Faria, 2003:60), necessitando atenção especial. Desde então, a família passou a focar mais de

3 3 perto os cuidados de seus filhos, o que possibilitou a emergência dos primeiros laços afetivos. A família da segunda metade do século XVII começou a se organizar em torno das crianças. Neste período é que as atribuições e papéis específicos de cada pessoa integrante do grupo conjugal foram sendo construídos e consolidados. O elemento masculino, no contexto familiar, assumiu a responsabilidade disciplinadora e, o elemento feminino, a responsabilidade pelos cuidados: alimentação, higiene e afeto. Diante dessa divisão de papéis observou-se que (...) a mãe coloca-se como mais próxima e o pai, como um princípio ordenador representante da lei e criador de hábitos e habilidades para a inserção na sociedade (Faria, 2003:60). Nos caminhos do século XVIII, a família começou a perceber a necessidade de delimitar o seu espaço particular no contexto doméstico, criando cômodos próprios, separando aqueles de uso da criadagem, das refeições, dos dormitórios e dos trabalhos femininos e masculinos. Essa reorganização da casa e os novos costumes possibilitaram um maior espaço para usufruto da intimidade e da privacidade da família. É neste ambiente de intimidade e privacidade que a família passou a se responsabilizar ainda mais pela educação das crianças. São essas características que irão contribuir para o surgimento da família moderna, que passa a assumir a criança como centro de cuidados especiais. Esta família diferenciou-se do modelo medieval pela expansão das suas relações sociais, pelo surgimento da privacidade familiar e do espaço doméstico, numa estrutura hierarquizada, dirigida pelo chefe de família.as crianças começam a conquistar um lugar junto a seus pais, tornando-se componente importante na vida dos casais. Os cuidados especiais que as crianças necessitavam abriam espaços para a efetivação de sentimentos de afeto entre pais e filhos. E assim, séculos após séculos, o sentimento de família foi sendo construído e modificado aos poucos. Ao que se percebe, a família foi se moldando em função das conjunturas históricas, de sua prole e adaptando-se às novas situações sociais e culturais que foram emergindo no decorrer dos tempos.

4 4 No percurso da família medieval à moderna os sentimentos de afeto foram sendo construídos lentamente entre seus membros e, principalmente, entre pais e filhos, escrevendo uma história de relações.

5 5 2. O papel do homem e da mulher na sociedade moderna Ao se pensar na guarda compartilhada, com um breve destaque da participação paterna, torna-se importante mencionar a construção dos papéis desempenhados pelo homem e pela mulher na sociedade e na família: no provimento, nos cuidados, na responsabilização e na educação de seus filhos. Considera-se que somente após entender e analisar a construção social e cultural das relações de gênero, é que é possível compreender as desigualdades do exercício dos papéis parentais. No desempenho desses papéis, é importante deixar claro que tomo por referência os aspectos psicológicos, sociais e culturais do feminino e do masculino e não apenas as características biológicas e anatômicas. Assim, o papel de gênero pode ser entendido como o conjunto de comportamentos sociais que a sociedade espera das pessoas de um determinado sexo. Cada sociedade, de acordo com sua cultura, sua divisão em classes sociais, suas crenças e épocas sócio-históricas, constroem demandas diferenciadas de funções a serem exercidas pelo homem ou pela mulher. Essas funções são transmitidas basicamente pela família, que é a principal fonte de socialização do ser humano. Cabe à família a transmissão das normas e valores da cultura: é ela quem ensina a criança a comer, a se vestir, a tomar banho e, também, a ser menino ou menina, isto é, o que significa ser masculino ou feminino. A mulher é educada desde criança para investir mais nos cuidados dos filhos, em seu espaço doméstico e nos relacionamentos familiares, mesmo trabalhando ou não para o mercado. Ela é ensinada a dedicar sua energia psíquica e emocional para esses cuidados. (...) as brincadeiras das meninas são sobretudo uma repetição das futuras tarefas domésticas, aliada à preocupação com o não se sujar, não rasgar as roupas, ter uma expressão corporal contida, "modos de mocinha (...) (Grupo CERES, 1981:331).

6 6 O homem é preparado desde cedo a enfrentar e superar desafios, sendo estimulado a desenvolver o seu lado intelectual, além de receber o rótulo cultural de que nasceu para ser provedor, reprodutor e protetor de sua família. Os homens, por sua vez, são estimulados a se defenderem e a atacarem, sendo socializados, desde cedo, para responderem às expectativas sociais de modo próativo, em que o risco não é algo a ser evitado ou prevenido, mas enfrentado e superado (Lyra et al, 2003:79). Culturalmente, o homem ainda é pouco preparado para desenvolver cuidados e demonstrar afetos pelos filhos, a função que a sociedade espera dele é ainda de produzir e administrar as riquezas, garantindo o sustento familiar, além da segurança e preservação dos valores morais da família (Lyra et al, 2003:82). Cada família transmite aos seus descendentes quais são as posturas cabíveis ao homem/marido e à mulher/esposa. Isso leva a crer que para cada tipo de família há uma maneira diferente de desempenhar os papéis conjugais e parentais. Segundo Marodin (1997): Cada casal traz um sistema de crenças e expectativas das experiências da família de origem ou de outras experiências matrimoniais, bem como da cultura de uma específica comunidade e sociedade. São valores que permeiam o pensar sobre casamento e modo de ser marido e mulher. Essas heranças garantem a continuidade intergeracional com seus papéis determinados, estabelecendo um "ideal normativo" para o casamento e definindo a priori como cada um do casal "deve ser", bem como deve ser o relacionamento entre os dois. Seus valores definem as regras do relacionamento entre o casal, estabelecendo os papéis de gênero (Marodin, 1997:10-11). Dependendo da época e das interações estabelecidas entre o casal, os papéis de gênero e como estes são transmitidos assumem características diferenciadas. Na sociedade patriarcal, por exemplo, na qual a relação entre os gêneros era baseada na dominação masculina, o exercício dos cuidados e da transmissão da cultura cabia à mulher. Ao homem cabia mandar e prover, sendo que seu espaço de atuação era o "mundo da rua. À mulher, cabia obedecer, cuidar, ser reprodutora, administrar o lar, portanto, sua ação ocorria no "mundo da casa, não lhe cabendo a vida pública. As tarefas do homem tinham maior status, enquanto as tarefas da mulher eram consideradas de menor valor.

7 7 A expansão do capitalismo industrial trouxe consigo mudanças significativas nas relações entre o homem e a mulher e na relação familiar. As mulheres foram lançadas para a rua, para a vida produtiva, assumindo atividades laborais tradicionalmente masculinas, no espaço público. O divórcio surgiu como uma nova realidade na qual o homem e a mulher se veem mais livres para se separarem ou manterem-se casados. Os movimentos feministas discutem e levam a sociedade ao questionamento quanto aos estereótipos culturais e sociais dos papéis de gênero. Essas interferências históricas na família e nas relações de gênero produziram modificações nas relações entre o homem e a mulher, e nos papéis de cada um deles no contexto familiar. As divisões dos papéis desempenhados no seio familiar, que eram bem claras e definidas, após essas várias transformações, foram se modificando. As mulheres começaram a contribuir financeiramente para o sustento familiar e os homens, timidamente, passaram a participar dos cuidados dos filhos e de algumas tarefas domésticas. As mulheres, tendo entrado no mercado de trabalho, passaram a administrar seu próprio dinheiro. Entretanto, por levarem ainda com elas o papel de cuidadoras da família, tiveram sua jornada de trabalho ampliada. Romper com os padrões culturais da sociedade ainda é uma tarefa difícil. Por outro lado, no trabalho com famílias é possível perceber que vem se ampliando o desejo que os homens/pais possuem de cuidar e de se responsabilizar pela guarda de seus filhos, revelando sentimentos de afeto imensuráveis. Percebe-se que, para conquistar uma nova visão em relação a conceitos instituídos pela sociedade, é uma luta árdua. Há ainda a prevalência da ideia de que apenas a mulher é capaz de cuidar de sua prole. É difícil modificar esse padrão enraizado culturalmente, ainda quando se tem exemplos permanentes de situações em que ambos os cônjuges demonstram desenvolver potencialidades para assumir responsabilidades parentais anteriormente apenas assumidas pelo outro.

8 8 3- A participação paterna A possibilidade do homem/pai estar presente e participativo no cotidiano dos filhos revelou um novo desejo, o de participar de situações rotineiras que antes eram realizadas apenas pelas mulheres. Essa exposição mostra que vislumbrando a inclusão do pai no exercício da guarda após uma separação conjugal ou divórcio associado ao interesse e bem estar dos filhos envolvidos, uma lei foi aprovada cujo seu instituto, de um certo modo, busca permitir a ampliação da participação paterna no cuidados dos filhos. É a Lei Nº de agosto de 2008, a lei da guarda compartilhada. De acordo com alguns estudos realizados, a luta pela efetivação da guarda compartilhada surgiu de um movimento que se fixava em objetivos que se relacionavam mais diretamente às questões de convivência entre pai e filho. Foi através do desejo dos pais de terem resguardado o dever de continuar acompanhando o processo de desenvolvimento de seus filhos e, destes últimos, do direito de conviver com seus pais, que a guarda compartilhada se transformou em projeto de lei e foi regulamentada. É claro que com a aprovação da lei puderam florescer outras possibilidades, que chamaram a atenção dos pais e os convidaram a uma maior participação e responsabilização pelos cuidados de seus filhos, não se limitando apenas à convivência, à contribuição financeira e ao acompanhamento de boletins escolares. Frente ao desejo dos homens/pais de serem incluídos como guardiões, percebe-se que esse caminhar foi construído lentamente, transformando-se em lutas contínuas. Primeiro, porque ele não fazia parte dos cuidados diretos do filho e, ser inserido neste processo, requer mudança de mentalidade cultural, principalmente, dos papeis atribuídos socialmente ao homem e à mulher. Segundo, porque envolve a aceitação da mulher em ceder, compartilhar e permitir a aproximação do homem. Terceiro, porque o homem/pai teve que construir um elo com seu filho e cultivar o afeto que, em muitos casos, não era expresso de forma clara. Esta luta não foi empreendida pelo fato de considerar que o homem não pudesse cuidar de um filho de forma adequada, mais sim, que este era um desafio que requeria superação.

9 9 O eixo do desejo de compartilhamento dos cuidados manifestados pelos pais situa-se no afeto. Nesse sentindo, este artigo tenta conceituar o que pode ser entendido como afeto. Ele pode ser apreendido como o exercício do cuidado com o outro, como preservação da convivência e como dedicação ao exercício atribuído às funções parentais. O afeto paterno pode estar expresso numa situação que implica que o pai passe a participar mais, do cuidado, mesmo que sozinho, sem estar presente com a guarda criança, Ou seja, o pai pode revelar sentimentos de afeto por seu (s) filho(s) mesmo não possuindo a guarda, mas para demonstrá-lo, é preciso que seu direito de conviver seja resguardado. Após o rompimento do relacionamento conjugal, sempre houve necessidade do casal definir a guarda dos filhos em comum. Inicialmente, a legislação defendia que a guarda deveria ser atribuída àquele que não fosse o responsável pelo término do casamento, sendo que ainda existe essa presença cultural, principalmente entre os ex-cônjuges, que procuram identificar o culpado, para puni-lo com a perda dos filhos. Isso, mesmo agora, quando o ordenamento jurídico modificou-se. Também, foi se construindo historicamente uma posição de defesa da permanência dos filhos com suas mães, por considerá-las as únicas capazes de oferecer cuidados, educação e afeto. Esse é o motivo pelo qual, muitos operadores do direito, na maioria, segundo pesquisas, ainda tem tem deferida às mães. Há, também, outra perspectiva que de alguma maneira tenta explicar à homologação da guarda exclusivamente materna. Ela ocorre porque, frequentemente trata-se de situações, mesmo durante o tempo da vigência do casamento, onde se evidencia a ausência paterna no convívio, na participação, na educação e na vida dos filhos durante longos períodos. Estas situações seriam justificadas por um processo histórico de educação, do contexto social e das definições de papéis que eram atribuídos ao homem e à mulher. Durante a existência marcante do modelo da família patriarcal, o espaço feminino no contexto familiar se limitava ao cuidado da casa, do marido e dos filhos, razão pela qual, atualmente, ainda se carrega o estigma de que a mulher seja a mais preparada para essas funções. Ao homem cabia o dever de trabalhar em atividades remuneradas, administrando suas posses, visando o sustento material do lar e da família. Essa situação colocou-o em

10 10 desvantagem na atribuição dos cuidados diretos com seus filhos, limitando-os apenas às funções de controle, autoridade, imposição de respeito e a imposição de limites aos filhos. Sendo assim, após a separação, era comum os filhos ficarem com a mãe pelo simples fato dela sempre ter cuidado deles. O pai era uma figura mais ausente e mais provedora. Aparecia apenas na hora das decisões e para dar bronca. As mulheres perdiam o direito à guarda apenas naquelas situações em que sua conduta fosse considerada inadequada ao seu papel de mãe. Percebe-se que essa postura fortaleceu o mito do amor materno, contribuindo para a efetivação da ausência paterna, além de construir o imaginário de que ser pai é sinônimo de ser provedor. Ante este novo contexto, é possível perceber a existência de grandes transformações na instituição familiar, inclusive nas atribuições desempenhadas pelos pais em relação a seus filhos. As atribuições que eram bem definidas de que o homem era o provedor exclusivo e a mulher a cuidadora exclusiva começaram a ser redefinidas aos poucos, já há aproximadamente cinquenta anos. Houve uma movimentação por parte da mulher que começou a assumir o papel de provedora para auxiliar o marido na manutenção da casa. Quanto ao homem, o papel de cuidador permaneceu ainda por algum tempo, muito ausente. Percebe-se, ao se pensar nessa questão, que a condição do homem como cuidador ainda é pouco desenvolvida embora ele esteja buscando igualar-se à mulher nos cuidados dos seus filhos, no que concerne aos direitos. Esta situação começou a sofrer modificações: cada vez mais os pais vêm mostrando empenho e preocupação em não serem apenas pais visitadores, mas sim desejosos de participar efetivamente do cotidiano dos seus filhos. Podese dizer que esta condição começou a ganhar destaque com a reconfiguração da posição da mulher na sociedade, principalmente pela sua inserção no mercado de trabalho e pela divisão das tarefas domésticas e dos cuidados dos filhos, que passaram também a serem desempenhados pelo homem. A situação do divórcio pode ser um outro fator que justifica essa mudança no perfil dos homens, levando-os a compartilhar na divisão das tarefas domésticas e no cuidado dos filhos. Essa conjuntura permitiu também que o homem descobrisse e valorizasse o prazer, a gratificação, a realização como pai, de estar mais próximo dos seus filhos. Por isso, cada vez

11 11 mais, os pais se interessam e buscam lutar por seus direitos de exercer a guarda, de estarem presentes e compartilharem das responsabilidades, reconhecendo a importância, o significado e a contribuição de cada genitor na formação de seus filhos. Atendendo ao novo perfil dos guardiões e, principalmente, às demandas paternas e sociais advindas do desejo de guarda paterna de crianças e adolescentes e a defesa pelo melhor interesse da criança em qualquer situação vivenciada pela mesma, o nosso ordenamento jurídico foi se adaptando a essas transformações, criando novas leis e novos códigos que se posicionam sobre as organizações familiares, os direitos e os deveres dos pais, no que tange aos cuidados e educação dos filhos. 4- Considerações finais: Nossa cultura foi moldando e estabelecendo valores de que a mulher tinha por função ser reprodutora: nasceu para procriar e manter a linhagem familiar, por isso, competia-lhe, única e exclusivamente, os cuidados cotidianos de sua cria. Durante muito tempo, foi sendo construído o pensamento de que após o rompimento de uma relação conjugal ou de um relacionamento afetivo entre os pais, deveria ser definido apenas um guardião responsável pela guarda dos filhos. Acreditava-se que pelo fato da mulher ter sido criada e preparada para assumir os cuidados no ambiente doméstico e na assistência a seus filhos, ela seria a pessoa mais qualificada para exercer a guarda numa situação de divórcio. Do homem, foi edificada a imagem de provedor familiar, cujo espaço seria caracterizado pela sua competência na assistência financeira à família. Nesse contexto, a função paterna ficou limitada a apenas auxiliar a mãe nos cuidados dos filhos, dando destaque à mulher como a detentora e reveladora do sentimento de amor, sendo que a expressão dessa afetividade era considerada como sinônimos de maternidade e feminilidade. (Faria, 2003:63).

12 12 Nesse sentido, o cuidado foi associado ao exercício da maternidade, como decorrente do instinto materno e feminino. (...) quando nasce um bebê, e como consequência surge um pai, a este último é passado a ideia de que um homem não é capaz de exercer de modo competente as tarefas de cuidado que um bebê requer. Mesmo para aqueles que, infelizmente, conseguem ir contra esses modelos que a sociedade tenta impor, ainda resta um ensinamento : ainda que exerçam o cuidado, nunca conseguirão ser tão bons quanto às mães, afinal, a sociedade sustenta o senso comum de que as mulheres possuem um instinto materno a seu favor (Lyra et al, 2003:85). Desta forma, o pai foi perdendo o seu espaço de direito de permanecer com a guarda de seus filhos mesmo diante da ausência materna, seja ela por morte ou separação. Partia-se do princípio de que o homem não nasceu não foi preparado e nem reúne condições e instintos intrínsecos para proporcionar afeto a seus filhos este papel deveria ser exclusivamente feminino. Esse tipo de organização familiar foi sofrendo transformações ao longo dos séculos, mas algumas características foram e ainda são mantidas e preservadas em nossa cultura. A delegação da guarda unilateral é entendida como um dos efeitos decorrentes da cultura de que deveria haver um titular do poder familiar, que teria um direito de guarda quase absoluto. Essa prática revelou-se muitas vezes responsável pelo enfraquecimento dos laços parentais com o genitor descontínuo na maioria das vezes, o pai e este foi transformado em pai pagador de pensão alimentícia e de final de semana, tendo suas visitas regulamentadas judicialmente. Essa situação foi proporcionando sérios problemas de ordem emocional e psicológica aos filhos, pois se tornavam alvo de disputa e vingança diante do outro genitor. A ausência da convivência direta com uns dos pais é causa de muito sofrimento e mal-estar na vida de crianças e adolescentes.essas mudanças e transformações sociais que vem afetando a família proporcionam modificações nos papéis desempenhados por cada um dos pais. Um novo universo masculino passa a ser construído, evidenciando talentos da paternidade mesmo que de maneira tímida. Assim, a figura paterna começou a mostrar que reúne condições para exercer a guarda de seu filho. Alguns autores e pesquisadores passaram a defender ideias de que a situação de divórcio, a separação e a experiência no cuidado dos filhos permitiu que o homem descobrisse e valorizasse o prazer, a gratificação de estar mais próximo com estes e também mais aptos a exercerem sua guarda. Essa nova faceta da paternidade começa a ser introjetada na sociedade como mais uma possibilidade de ofertar cuidados aos filhos, pois, como defendem alguns psicólogos, o exercício da paternidade e a possibilidade do pai de ofertar cuidados e dedicar-se à

13 educação de sua prole têm trazido novas vantagens e possibilidades para o desenvolvimento das crianças. 13

14 14 REFERÊNCIAS AIRÉS, Philippe. História Social da Criança no Brasil. 2. ed., Rio de Janeiro: Zahar, FARIA, Durval Luiz de. O pai possível: conflitos da paternidade contemporânea. São Paulo: FAPESP Educ, GRUPO CERES. Espelho de Vênus: Identidade sexual e social da mulher. São Paulo: Brasiliense, LEITE, Aline Ferreira Dias. A disputa pela guarda dos filhos e a guarda compartilhada:a atuação dos assistentes sociais judiciários. São Paulo: PUC- SP [Mestrado em Serviço Social], LYRA, J. et al. Homens e cuidado: uma outra família? In: Acosta, A.R. & VITALE, M. A. F. (Orgs.) Família: redes, laços e políticas públicas. São Paulo: Cortez e Instituto de Estudos Especiais, PUC-SP, MARONDIN, Marilene. As relações entre o homem e a mulher na atualidade. In: Mulher, estudos de gênero. Marlene Neves Strey (Org.). São Leopoldo: Ed. Unisinos, p , 1997.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

A Guarda Compartilhada

A Guarda Compartilhada A Guarda Compartilhada Maria Carolina Santos Massafera Aluna do curso de pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil na Fundação Aprender Varginha, em convênio com o Centro Universitário Newton Paiva.

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar www.proenem.com.br INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

A ENERGIA DO BRINCAR: UMA ABORDAGEM BIOENERGÉTICA

A ENERGIA DO BRINCAR: UMA ABORDAGEM BIOENERGÉTICA 1 A ENERGIA DO BRINCAR: UMA ABORDAGEM BIOENERGÉTICA Dayane Pricila Rausisse Ruon Sandra Mara Volpi* RESUMO O brincar é um tema bastante discutido e de muita importância no desenvolvimento infantil. Esse

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6]

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] O tema central desta edição do Boletim Informativo será a Psicologia Infantil. A Psicologia Infantil é a área da Psicologia que estuda o desenvolvimento da

Leia mais

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS Mônica Abranches 1 No Brasil, no final da década de 70, a reflexão e o debate sobre a Assistência Social reaparecem e surge

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS Jorge Luis Nicolas Audy * A Universidade vem sendo desafiada pela Sociedade em termos de uma maior aproximação e alinhamento com as demandas geradas pelo

Leia mais

O Indivíduo em Sociedade

O Indivíduo em Sociedade O Indivíduo em Sociedade A Sociologia não trata o indivíduo como um dado da natureza isolado, livre e absoluto, mas como produto social. A individualidade é construída historicamente. Os indivíduos são

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS 1 O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS AMANDA GONCALVES DOS SANTOS INTRODUÇÃO A idéia que muitos têm do coordenador pedagógico é aquela ainda imbricada em valores

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

SEMANA 3 A CONTRIBUIÇAO DOS ESTUDOS DE GÊNERO

SEMANA 3 A CONTRIBUIÇAO DOS ESTUDOS DE GÊNERO SEMANA 3 A CONTRIBUIÇAO DOS ESTUDOS DE GÊNERO Autor (unidade 1 e 2): Prof. Dr. Emerson Izidoro dos Santos Colaboração: Paula Teixeira Araujo, Bernardo Gonzalez Cepeda Alvarez, Lívia Sousa Anjos Objetivos:

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA

DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA Graciane Marchezan do Nascimento Lopes Instituto Federal Farroupilha Câmpus Alegrete Introdução Há um grande número de doenças transmissíveis que causam

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Os Quatro Tipos de Solos - Coração

Os Quatro Tipos de Solos - Coração Os Quatro Tipos de Solos - Coração Craig Hill Marcos 4:2-8 Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: 3 Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 E, quando estava espalhando as sementes,

Leia mais

Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo:

Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo: Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo: A família patriarcal no Brasil e seus desdobramentos. 2 Habilidade: Reconhecer que a ideologia patriarcal influenciou a configuração

Leia mais

AS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E A DIVERSIDADE SEXUAL: UM DESAFIO ATUAL 1

AS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E A DIVERSIDADE SEXUAL: UM DESAFIO ATUAL 1 AS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E A DIVERSIDADE SEXUAL: UM DESAFIO ATUAL 1 CHRISTO, Aline Estivalet de 2 ; MOTTA, Roberta Fin 3 1 Trabalho de Pesquisa referente ao Projeto de Trabalho Final de Graduação

Leia mais

5 Considerações Finais

5 Considerações Finais 5 Considerações Finais Nosso objetivo nesse trabalho foi investigar as influências da família de origem na construção do laço conjugal no novo casal. Partimos da premissa de que toda família possui um

Leia mais

AULA 06 DA ADOÇÃO (ART. 1618 A 1629 CC)

AULA 06 DA ADOÇÃO (ART. 1618 A 1629 CC) AULA 06 DA ADOÇÃO (ART. 1618 A 1629 CC) DO CONCEITO A ADOÇÃO É UM ATO JURÍDICO EM SENTIDO ESTRITO, CUJA EFICACIA É DEPENDENTE DA AUTORIZAÇÃO JUDICIAL. NESSE CASO, CRIA UM VÍNCULO FICTÍCIO DE PATERNIDADE-

Leia mais

Douglas Daniel de Amorim A PSICANÁLISE E O SOCIAL

Douglas Daniel de Amorim A PSICANÁLISE E O SOCIAL Douglas Daniel de Amorim A PSICANÁLISE E O SOCIAL Belo Horizonte 1999 INTRODUÇÃO A Psicologia Comunitária tem sido um dos campos onde a Psicologia tem tido um expressivo crescimento. Trabalhar em comunidades

Leia mais

Família. Dias, pags. 235-256

Família. Dias, pags. 235-256 Família Dias, pags. 235-256 Sobre instituições... São sistemas complexos de relações sociais dentro dos quais operam a(s) cultura(s) e a estrutura social. A família, por exemplo, inclui valores (amor,

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS

A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS Kely-Anee de Oliveira Nascimento Universidade Federal do Piauí kelyoliveira_@hotmail.com INTRODUÇÃO Diante

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

I Seminário. Estadual de enfrentamento ao CRACK. O papel da família no contexto da prevenção e do enfrentamento aos problemas decorrentes do CRACK

I Seminário. Estadual de enfrentamento ao CRACK. O papel da família no contexto da prevenção e do enfrentamento aos problemas decorrentes do CRACK O papel da família no contexto da prevenção e do enfrentamento aos problemas decorrentes do CRACK Contextualização Social Economia Capitalista Transformações sociais Alterações nos padrões de comportamento

Leia mais

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO Flávia Fernanda Vasconcelos Alves Faculdades Integradas de Patos FIP flaviavasconcelos.edu@hotmail.com INTRODUÇÃO Observa-se

Leia mais

SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E VIDA MORAL. Monise F. Gomes; Pâmela de Almeida; Patrícia de Abreu.

SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E VIDA MORAL. Monise F. Gomes; Pâmela de Almeida; Patrícia de Abreu. SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E VIDA MORAL Monise F. Gomes; Pâmela de Almeida; Patrícia de Abreu. O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem? A culpa é da sociedade que o transformou Quem sabe faz a hora,

Leia mais

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia Módulo 1 Questões Básicas da Economia 1.1. Conceito de Economia Todos nós temos uma série de necessidades. Precisamos comer, precisamos nos vestir, precisamos estudar, precisamos nos locomover, etc. Estas

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG 1. Introdução 2. Maslow e a Hierarquia das necessidades 3. Teoria dos dois Fatores de Herzberg 1. Introdução Sabemos que considerar as atitudes e valores dos

Leia mais

A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E NO TRABALHO COM AUTISTAS

A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E NO TRABALHO COM AUTISTAS XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Leia mais

8. O OBJETO DE ESTUDO DA DIDÁTICA: O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

8. O OBJETO DE ESTUDO DA DIDÁTICA: O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM CORRENTES DO PENSAMENTO DIDÁTICO 8. O OBJETO DE ESTUDO DA DIDÁTICA: O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM Se você procurar no dicionário Aurélio, didática, encontrará o termo como feminino substantivado de didático.

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2011

PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 (Do Sr. OTAVIO LEITE) Regulamenta a Profissão de Cuidador de Pessoa, delimita o âmbito de atuação, fixa remuneração mínima e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

TRABALHANDO A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA SAÚDE DA FAMÍLIA EM JOÃO PESSOA-PB

TRABALHANDO A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA SAÚDE DA FAMÍLIA EM JOÃO PESSOA-PB TRABALHANDO A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA SAÚDE DA FAMÍLIA EM JOÃO PESSOA-PB Autoria: Islany Costa Alencar¹, Renata Duarte Moreira¹,

Leia mais

AFINAL, O QUE É ESSA TAL OUVIDORIA?

AFINAL, O QUE É ESSA TAL OUVIDORIA? AFINAL, O QUE É ESSA TAL OUVIDORIA? Hélio José Ferreira e Hilma Araújo dos Santos * O título provocativo dessa matéria reflete uma situação peculiar pela qual vem passando as ouvidorias no Brasil, que

Leia mais

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA Autores: Fábio Bruno da Silva Marcos Paulo de Sá Mello Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária INTRODUÇÃO

Leia mais

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil Introdução Mauri J.V. Cruz O objetivo deste texto é contribuir num processo de reflexão sobre o papel das ONGs na região sul

Leia mais

Universidade Metodista de São Paulo

Universidade Metodista de São Paulo Universidade Metodista de São Paulo Ciências Sociais Pólo Brasília Mulher e Sociedade Ane Cruz Mulher e Sociedade A sociedade primitiva Estudos já comprovaram que nem sempre a organização da humanidade

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM

TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM VERDADEIRO? FALSO? TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM VERDADEIRO? FALSO? A EDUCAÇÃO PODE ME PREJUDICAR VERDADEIRO? FALSO? APRENDO SEMPRE DE FORMA CONSCIENTE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM Podemos concordar que aprendemos

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Pensar na realidade é pensar em transformações sociais. Atualmente, temos observado os avanços com relação à

Leia mais

2. REDUZINDO A VULNERABILIDADE AO HIV

2. REDUZINDO A VULNERABILIDADE AO HIV 2. REDUZINDO A VULNERABILIDADE AO HIV 2.1 A Avaliação de risco e possibilidades de mudança de comportamento A vulnerabilidade ao HIV depende do estilo de vida, género e das condições socioeconómicas. Isso

Leia mais

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é:

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: Atividade extra Fascículo 3 Sociologia Unidade 5 Questão 1 Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: a. Isolamento virtual b. Isolamento físico c.

Leia mais

VESTIBULAR: Uma escolha profissional que interliga a família e a escola

VESTIBULAR: Uma escolha profissional que interliga a família e a escola VESTIBULAR: Uma escolha profissional que interliga a família e a escola Caroline Pilar 1 Simone Medianeira Franzin 2 Resumo: A escolha profissional dos alunos no final do Ensino Médio tem sido pensada

Leia mais

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário.

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário. PROGRAMA ULBRASOL Irmo Wagner RESUMO Com a intenção e o propósito de cada vez mais fomentar e solidificar a inserção da Universidade na Comunidade em que encontra-se inserida, aprimorando a construção

Leia mais

DA GUARDA COMPARTILHADA ( Lei nº 13.058 de 22/12/2014)

DA GUARDA COMPARTILHADA ( Lei nº 13.058 de 22/12/2014) DA GUARDA COMPARTILHADA ( Lei nº 13.058 de 22/12/2014) Felícia Ayako Harada* Já tivemos oportunidade de comentar sobre o poder familiar que o Novo Código Civil trouxe em substituição ao pátrio poder. Com

Leia mais

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES A RESPONSABILIDADE É PESSOAL A CEEN é uma igreja que tem a responsabilidade de informar e ensinar os valores e princípios de Deus,

Leia mais

Segmentação na gestão da comunicação e do marketing

Segmentação na gestão da comunicação e do marketing Segmentação na gestão da comunicação e do marketing Dra. Iara Silva da Silva 6º Encontro Nacional de Comunicação e Relacionamento dos Fundos de Pensão É um processo social e gerencial pelo qual indivíduos

Leia mais

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 CAPÍTULO6 BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 Aspectos de gênero O Programa Bolsa Família privilegia como titulares as mulheres-mães (ou provedoras de cuidados), público que aflui às políticas de assistência

Leia mais

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934.

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos nasceram em 1896 entanto Vygotsky

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO Karen Ramos Camargo 1 Resumo O presente artigo visa suscitar a discussão acerca dos processos de trabalho do Serviço Social, relacionados

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2003

PROJETO DE LEI Nº, DE 2003 PROJETO DE LEI Nº, DE 2003 (Do Sr. MAURO PASSOS) Dispõe sobre o assédio moral nas relações de trabalho. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º É proibido o assédio moral nas relações de trabalho. Art. 2º

Leia mais

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo Autarquia Federal Lei nº 3.268/57

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo Autarquia Federal Lei nº 3.268/57 Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo Autarquia Federal Lei nº 3.268/57 CONSULTA nº 110.469/11 Assunto: paciente menor, genitores separados, fornecimento prontuário Relator: Laide Helena

Leia mais

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA José Ivo dos Santos Pedrosa 1 Objetivo: Conhecer os direitos em saúde e noções de cidadania levando o gestor a contribuir nos processos de formulação de políticas públicas.

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

Principais problemas legais da comunidade brasileira na Noruega

Principais problemas legais da comunidade brasileira na Noruega SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE BRASILEIRA Principais problemas legais da comunidade brasileira na Noruega Embaixada do Brasil Conselho de Cidadãos DnB NOR Novembro de 2009 All rights reserved to

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (PNEE): construindo a autonomia na escola

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (PNEE): construindo a autonomia na escola EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (PNEE): construindo a autonomia na escola Autora: CAMILA SOUZA VIEIRA Introdução A presente pesquisa tem como temática Educação física para Portadores

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

A APAE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A APAE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA A APAE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - APRESENTAÇÃO 1- COMO SURGIU A IDÉIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? 2- O QUE SIGNIFICA INCLUSÃO ESCOLAR? 3- QUAIS AS LEIS QUE GARANTEM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA? 4- O QUE É UMA ESCOLA

Leia mais

Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego Ano 2012

Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego Ano 2012 Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego Ano 2012 Administração: Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça Secretária do Bem Estar Social: Darlene Martin Tendolo Diretora de Departamento: Silmaire

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA Que dimensões sociológicas existem numa passeio ao supermercado? A variedade de produtos importados que costumamos ver nos supermercados depende de laços econômicos

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

REGRAS PARA USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS

REGRAS PARA USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS REGRAS PARA USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS REGRAS PARA USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS DA ESCOLA SOKA INTRODUÇÃO Dispositivos móveis de comunicação definidos legalmente são a Internet do computador, notebook, o

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇO FÍSICO NA CRECHE ( os cantinhos ), que possibilitou entender o espaço como aliado do trabalho pedagógico, ou seja, aquele que

ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇO FÍSICO NA CRECHE ( os cantinhos ), que possibilitou entender o espaço como aliado do trabalho pedagógico, ou seja, aquele que Introdução A formação continuada iniciou-se com um diagnóstico com os profissionais que atuam nos Centros de Educação Infantil do nosso município para saber o que pensavam a respeito de conceitos essenciais

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior O surgimento do Serviço Social O serviço social surgiu da divisão social e técnica do trabalho, afirmando-se

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

NOTA DE REPÚDIO ou sob o regime de tempo parcial, a partir de quatorze anos

NOTA DE REPÚDIO ou sob o regime de tempo parcial, a partir de quatorze anos NOTA DE REPÚDIO A presente Nota faz considerações referentes à Proposta de Emenda Constitucional PEC nº 18 de 2011, de autoria do Deputado Federal Dilceu Sperafico e outros, que propõe o seguinte texto

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

Liderança e as novas gerações: um desafio insuperável? Por Arthur Diniz

Liderança e as novas gerações: um desafio insuperável? Por Arthur Diniz Liderança e as novas gerações: um desafio insuperável? Por Arthur Diniz Num passado não muito distante, os líderes nas empresas tinham uma postura profundamente autoritária, reflexo do funcionamento da

Leia mais

Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades

Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades Categoria: Práticas Internas. Temática: Pessoas. Resumo: A motivação dos funcionários é importante para incentivar o trabalho e

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Mitos e equívocos sobre sobreviventes de cancro infantil.

Mitos e equívocos sobre sobreviventes de cancro infantil. Mitos e equívocos sobre sobreviventes de cancro infantil. 1 MITO Crianças com cancro e sobreviventes de cancro infantil, representam um risco de saúde para a saúde das outras crianças / adolescentes. Eles

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

Contribuição sobre Economia solidária para o Grupo de Alternativas econômicas Latino-Americano da Marcha Mundial das Mulheres Isolda Dantas 1

Contribuição sobre Economia solidária para o Grupo de Alternativas econômicas Latino-Americano da Marcha Mundial das Mulheres Isolda Dantas 1 Contribuição sobre Economia solidária para o Grupo de Alternativas econômicas Latino-Americano da Marcha Mundial das Mulheres Isolda Dantas 1 Economia solidária: Uma ferramenta para construção do feminismo

Leia mais

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia A Teoria de Ação Social de Max Weber 1 Ação Social 2 Forma de dominação Legítimas 3 Desencantamento

Leia mais

Trabalho e Educação. Conceito e compreensão histórica do desenvolvimento da ação humana e sua inserção na EJA

Trabalho e Educação. Conceito e compreensão histórica do desenvolvimento da ação humana e sua inserção na EJA Trabalho e Educação Conceito e compreensão histórica do desenvolvimento da ação humana e sua inserção na EJA Samara Marino Mestranda em Ciências Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica PUC-SP. Graduada

Leia mais

GÍRIA, UMA ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS Emerson Salino (PUC-SP) lpsalino@uol.com.br João Hilton (PUC/SP)

GÍRIA, UMA ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS Emerson Salino (PUC-SP) lpsalino@uol.com.br João Hilton (PUC/SP) GÍRIA, UMA ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS Emerson Salino (PUC-SP) lpsalino@uol.com.br João Hilton (PUC/SP) RESUMO A língua sofre constantemente uma invasão de novos vocábulos que

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. Ações Inclusivas de Sucesso

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. Ações Inclusivas de Sucesso Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Anais III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Ações Inclusivas de Sucesso Belo Horizonte 24 a 28 de maio de 2004 Realização: Pró-reitoria de Extensão

Leia mais

A PSICANÁLISE E OS MODERNOS MOVIMENTOS DE AFIRMAÇÃO HOMOSSEXUAL 1

A PSICANÁLISE E OS MODERNOS MOVIMENTOS DE AFIRMAÇÃO HOMOSSEXUAL 1 A PSICANÁLISE E OS MODERNOS MOVIMENTOS DE AFIRMAÇÃO HOMOSSEXUAL 1 Este artigo trata da difícil relação entre a teoria psicanalítica, que tradicionalmente considerava os comportamentos eróticos entre pessoas

Leia mais

A CONTEE a Reforma Universitária e o Programa Universidade Para Todos.

A CONTEE a Reforma Universitária e o Programa Universidade Para Todos. A CONTEE a Reforma Universitária e o Programa Universidade Para Todos. A CONTEE, depois de uma trajetória de mais de uma década de permanente debate interno e sintonia com as entidades filiadas, se encontra

Leia mais