VIII Jornada de Estágio de Serviço Social NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, JURÍDICA, E DE ESTUDOS SOBRE A PESSOA IDOSA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VIII Jornada de Estágio de Serviço Social NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, JURÍDICA, E DE ESTUDOS SOBRE A PESSOA IDOSA"

Transcrição

1 VIII Jornada de Estágio de Serviço Social NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, JURÍDICA, E DE ESTUDOS SOBRE A PESSOA IDOSA BANHOS 1, Fernanda Gomes; LAVORATTI 2, Cleide; MALUCELLI 3, Andressa Pacenko; OLIVEIRA 4, Maria Iolanda de; SANTI 5, Silvana Cristina. Apresentadoras: Maria Iolanda de Oliveira, Fernanda Gomes Banhos e Silvana Cristina Santi. RESUMO No Brasil, com a promulgação da Constituição de 1988, ocorreu a constitucionalização da proteção aos idosos, com a adoção de princípios e garantias de direitos à pessoa idosa. A partir daí, criou-se a Lei nº /03, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, um dos mais significativos avanços para garantir uma melhor qualidade de vida aos idosos. Sendo assim, o Estatuto do Idoso deve ser amplamente divulgado à população idosa, para que os seus direitos sejam respeitados e que a proteção, a promoção e a defesa destes sejam asseguradas a todos. Este trabalho apresenta o projeto de extensão Núcleo de assistência social, jurídica e de estudos sobre a pessoa idosa, que tem por objetivo tratar dos direitos da pessoa idosa em seus diversos aspectos e realizar estudos sobre o envelhecimento, contribuindo no debate da agenda de prioridades a serem enfrentadas para lhes assegurar os direitos. Através de estudos, entrevistas, visitas institucionais e pesquisa, é feito o levantamento dos dados sobre a situação da pessoa idosa no município de Ponta Grossa. Palavras-chave: Envelhecimento; Direito; Idoso. Introdução Faz parte da natureza humana a aspiração por uma vida longa e isso se torna cada vez mais realidade graças aos avanços tecnológicos da medicina e à melhoria das condições de vida da população. 1 Acadêmica do 4º ano do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa e estagiária do NASJEPI. 2 Professora do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 3 Professora do curso de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Supervisora do NASJEPI. 4 Professora do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Coordenadora e Supervisora do NASJEPI. 5 Acadêmica do 3º ano do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa e estagiária do NASJEPI.

2 Conforme o IBGE (2010), no período entre 1999 e 2009, a população idosa - indivíduos com 60 anos ou mais 6 - no Brasil passou de 9,1% para 11,3%. Outra informação importante é a de que em 2000, 30% dos brasileiros tinha idade de zero a 14 anos, e os maiores de 65 representavam apenas 5% da população e, conforme o mesmo Instituto, as projeções revelam que a expectativa para 2050 é que esses dois grupos crianças e idosos se igualem, ou seja, cada grupo representará 18% da população. Sendo assim, o número de idosos aumentará no mesmo passo em que o número de crianças diminuirá. Esta constatação é importante, pois a mudança na distribuição etária de um país altera o perfil das políticas sociais, exigindo estratégias de implantação de ações relacionadas à promoção dos direitos fundamentais dos idosos. No Brasil conta-se com uma legislação que prevê princípios e assegura direitos à pessoa idosa, da qual se destaca a Lei nº 8.842/94, regulamentada pelo Decreto nº1.948/96, que trata da Política Nacional do Idoso PNI; e ainda a Lei nº10.741/03, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, um marco no sistema legal no que tange a previsão de direitos fundamentais específicos do idoso. Com este cenário se torna cada vez mais imprescindível a informação, a divulgação e esclarecimento à sociedade, dos direitos dos idosos e preservação das conquistas já alcançadas. O objetivo do presente trabalho é apresentar o Projeto de Extensão Núcleo de Assistência Social, Jurídica e de Estudos sobre a Pessoa Idosa (NASJEPI) desenvolvido pelos Cursos de Serviço Social e Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que visa divulgar e esclarecer os direitos e deveres garantidos pelo Estatuto do Idoso, aos idosos e à comunidade como um todo, buscando minimizar a violação de direitos. Contextualização do campo de estágio O Estatuto do Idoso é a principal lei de garantia de direitos da pessoa idosa e ao levar em conta a importância de fazer com que o mesmo seja 6 De acordo com a Lei nº de 01/10/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, em seu artigo 1º, é considerado idoso no Brasil todo aquele que tem idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Esclareça-se que o Estatuto dispõe sobre alguns direitos que são apenas para idosos acima de 65 (sessenta e cinco) anos, mas a condição de idoso já passa a vigorar a partir dos 60 (sessenta) anos.

3 efetivado, surge a necessidade de realizar ações para que esta garantia seja plena e haja o aperfeiçoamento da política de atendimento a pessoa idosa. Para esse fim, tanto os idosos como os profissionais das diversas áreas de atendimento dessa parcela da população e também a sociedade em geral devem ter conhecimento do Estatuto. Neste contexto é que o NASJEPI se propõe, por meio de ação junto à comunidade, desenvolver atividades voltadas para o debate e discussão sobre os direitos da pessoa idosa e os respectivos procedimentos para sua proteção e defesa, bem como para o estudo sistemático sobre a questão do envelhecimento. E ainda, oportunizar aos acadêmicos envolvidos a vivência do trabalho social, realizando a articulação entre a teoria e a prática, utilizando-se dos conhecimentos teóricos e técnico-operativos. É uma ação que corresponde à política institucional de extensão sendo considerada para os acadêmicos como atividade complementar do processo de sua formação. O referido Núcleo iniciou suas atividades no mês de fevereiro de 2011, é coordenado por docente do Curso de Serviço Social, supervisionado por docentes dos cursos de Serviço Social e Direito (01 professor de cada curso) e conta com a participação de acadêmicas estagiárias do curso de Serviço Social (06 do curso de serviço social e 01 aluna do PIBIC Junior 7 ); funciona semanalmente 2 dias (4ª e 5ª feira) das 13:30 às 17:00h no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Departamento do Curso de Direito. No desenvolvimento de sua proposta destaca-se como objetivo geral: sistematizar conhecimentos e informações com o intuito de socializá-los junto aos idosos e à população em geral, contribuindo com a implementação e o desenvolvimento de ações específicas voltadas para a efetivação dos direitos da pessoa idosa. E, como objetivos específicos: Realizar estudos sobre o envelhecimento, aprofundando o conhecimento desta temática para compreensão dos vários aspectos que a envolve; Divulgar o Estatuto do Idoso à comunidade, por meio de salas de espera, oficinas e palestras, esclarecendo sobre os direitos e deveres da e para com a pessoa idosa, com vistas à redução da violação dos direitos; 7 Programa Bolsista Voluntário em Iniciação Científica Junior por ser com alunos do ensino médio e não da graduação.

4 Assessorar o Fórum Permanente da Pessoa Idosa no debate e discussão sobre os direitos da pessoa idosa e respectivos encaminhamentos para sua proteção e defesa; Implantar em caráter permanente na UEPG o Núcleo de Assistência Social, Jurídica e de Estudos sobre a Pessoa Idosa; Realizar um trabalho interdisciplinar com a área do Direito; Dar continuidade à caracterização das instituições de atendimento à pessoa idosa no município de Ponta Grossa, verificando o público-alvo e as ações desenvolvidas; Metodologia Existem atividades que foram desenvolvidas durante todo o ano de 2011 que, devido a sua importância, continuam sendo executadas neste ano de A primeira destas atividades são as visitas institucionais, que funcionam como forma de conhecer a rede de atendimento à pessoa idosa no município de Ponta Grossa. A equipe do NASJEPI busca conhecer as instituições responsáveis pela política de atendimento à pessoa idosa para coleta de dados e informações. Outra atividade que continua sendo desenvolvida é a produção de artigos científicos com o intuito de apresentar o projeto de extensão em eventos sobre idosos ou atividades extensionistas. O subprojeto Sala de Espera 8, desenvolvido durante o ano de 2011, também é retomado no segundo semestre de 2012, a fim de iniciar os atendimentos aos idosos no NASJEPI. Quanto às atividades que se iniciaram em 2012, destacam-se as oficinas realizadas e o primeiro evento organizado pelo NASJEPI: I Colóquio sobre a violência contra a pessoa idosa. As oficinas ocorreram no primeiro semestre e continuam por acontecer no segundo semestre. Já o Colóquio, ocorreu em 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, e caracterizou-se por ser uma iniciativa importante, tanto para o NASJEPI 8 O subprojeto Sala de Espera teve início no ano de 2011 enquanto um projeto de intervenção desenvolvido por uma acadêmica de Serviço Social que realizou estágio curricular no NASJEPI.

5 quanto para a sociedade em geral, dando visibilidade à questão da violência no município. Resultados e Considerações finais O Núcleo busca, por meio da prática extensionista, cumprir com o compromisso social da Universidade Estadual de Ponta Grossa de atender as necessidades da população onde se insere. O NASJEPI está em seu segundo ano de atividades, e os resultados alcançados até o momento foram: a seleção dos acadêmicos de Serviço Social que já estão estagiando no projeto (estágio curricular I e II e estágio nãoobrigatório), realização de estudo dirigido e debates com os estagiários sobre a questão do envelhecimento e temas que envolvem os direitos da pessoa idosa, participação em eventos acadêmicos para a divulgação do projeto. O núcleo também desenvolveu oficinas e o primeiro evento acadêmico: I Colóquio sobre a violência contra a pessoa idosa. Nesse sentido, acredita-se que as ações desenvolvidas possibilitarão o aprofundamento teórico e prático sobre o envelhecimento como processo e direito de cidadania contribuindo para a superação de preconceitos e compreensão das necessidades e prioridades das pessoas idosas. Referenciais Teóricos que embasam a prática Como referenciais que embasam o trabalho no NASJEPI, destacam-se as seguintes legislações como sendo as principais: Estatuto do Idoso, Política Nacional do Idoso, Política Nacional de Assistência Social e Constituição Federal do Brasil. Referências BRASIL. Estatuto do Idoso - Lei n , de 1 de outubro de Brasília/DF, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA IBGE. Disponível em:< Acesso em 18 de setembro de PROJETO DE EXTENSÃO. Núcleo de assistência social, jurídica e de estudos sobre a pessoa idosa. Ponta Grossa, Paraná

6 FRAIMAN, Ana Perwin. Coisas da Idade. São Paulo, ed. Editora Hermes. MASCARO, Sonia de Amorim. O que é velhice. São Paulo: Brasiliense, (Coleção Primeiros Passos)

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, JURÍDICA E DE ESTUDOS SOBRE A PESSOA IDOSA - NASJEPI

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, JURÍDICA E DE ESTUDOS SOBRE A PESSOA IDOSA - NASJEPI 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( x ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA

Leia mais

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, JURÍDICA, E DE ESTUDOS SOBRE A PESSOA IDOSA.

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, JURÍDICA, E DE ESTUDOS SOBRE A PESSOA IDOSA. 9. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( x ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA NÚCLEO DE

Leia mais

IX JORNADA DE ESTÁGIO: FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL DIREITOS DOS IDOSOS: CONHECER PARA RESPEITAR

IX JORNADA DE ESTÁGIO: FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL DIREITOS DOS IDOSOS: CONHECER PARA RESPEITAR IX JORNADA DE ESTÁGIO: FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL DIREITOS DOS IDOSOS: CONHECER PARA RESPEITAR SCHOAB Fabiane Maria, (estágio não curricular), e-mail: abiane_schoab@hotmail.com SANTOS,

Leia mais

INSTITUIÇÔES QUE ATUAM NA ÁREA DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA

INSTITUIÇÔES QUE ATUAM NA ÁREA DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA 110. ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( X ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA INSTITUIÇÔES QUE ATUAM NA ÁREA

Leia mais

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social NÚCLEO DE ESTUDOS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER NA CIDADE DE PONTA GROSSA

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social NÚCLEO DE ESTUDOS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER NA CIDADE DE PONTA GROSSA VIII Jornada de Estágio de Serviço Social NÚCLEO DE ESTUDOS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER NA CIDADE DE PONTA GROSSA 1 CANTERI, Larissa Caroline 2 OLIVEIRA, Maria Iolanda de 3 SOUZA,

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL 1 VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL PROJETO DE EXTENSÃO: FORTALECIMENTO DO SISTEMA DE GARANTIAS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS. LAVORATTI

Leia mais

SENSIBILIZAÇÃO: DISSEMINANDO A IDEIA DE QUE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA É UMA VIOLAÇÃO DE DIREITOS

SENSIBILIZAÇÃO: DISSEMINANDO A IDEIA DE QUE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA É UMA VIOLAÇÃO DE DIREITOS 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 1 ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( X ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: construindo espaços de promoção de cidadania

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: construindo espaços de promoção de cidadania DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: construindo espaços de promoção de cidadania ARAÚJO, Luana de 1 FONSECA, Ana Rafaella Martins 2 GONZAGA, Gigliolla Marcelino 3 MOREIRA, Camilla Gambarra 4 AMORIM,

Leia mais

Envelhecimento e lazer: um direito garantido.

Envelhecimento e lazer: um direito garantido. ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( X) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO 1 Envelhecimento e lazer: um direito garantido.

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAPITULO I - DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAPITULO I - DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Dispõe sobre o Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Capivari.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 021-A/2017

RESOLUÇÃO Nº 021-A/2017 RESOLUÇÃO Nº 021-A/2017 Aprova o Regulamento Interno do Núcleo de Apoio aos Direitos Humanos NUADH, do Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI. O Reitor do Centro Universitário Leonardo da Vinci

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2015

PLANO DE TRABALHO 2015 PLANO DE TRABALHO 2015 1 A ASSESSORIA PEDAGÓGICA DA FADBA A (ASPED) da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA) se configura como uma área comprometida prioritariamente com a execução do Projeto Pedagógico

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB EDITAL Nº 02/2009 CAPES/DEB PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A TERCEIRA IDADE. Eixo Temático - Temas Transversais. Palavras-chave: Políticas Públicas, Idoso, Envelhecimento.

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A TERCEIRA IDADE. Eixo Temático - Temas Transversais. Palavras-chave: Políticas Públicas, Idoso, Envelhecimento. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A TERCEIRA IDADE ISSN 2359-1277 Bianca Ferreira de Souza, biancasouzafe10@gmail.com; Rosineide Corrêa, rosicorrea2@outlook.com; Profª Ms. Keila Pinna Valensuela (Orientadora), keilapinna@hotmail.com,

Leia mais

O estágio e suas implicações na formação e no exercício profissional

O estágio e suas implicações na formação e no exercício profissional O estágio e suas implicações na formação e no exercício profissional VI Seminário Nacional de Capacitação das COFIs Brasília Julho/2011 ABEPSS Gestão 2011 2012 Estrutura da apresentação 1. Eixos norteadores

Leia mais

O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS

O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS SIMONE MONTEZ PINTO MONTEIRO Promotora de Justiça do Estado de Minas Gerais Coordenadora Estadual do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de

Leia mais

Atividades Formativas

Atividades Formativas Atividades Formativas Cesar A. Taconeli, Fernanda B. Rizzato 19 de setembro de 2016 Cesar A. Taconeli, Fernanda B. Rizzato Atividades Formativas 19 de setembro de 2016 1 / 17 Atividades formativas Cesar

Leia mais

REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º As Atividades Complementares (AC) atendem ao Parecer n 776/97 da CES, que trata das Diretrizes Curriculares dos Cursos

Leia mais

REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º As Complementares (AC) atendem ao Parecer n 776/97 da CES, que trata das Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação,

Leia mais

BACHARELADO EM FÍSICA

BACHARELADO EM FÍSICA BACHARELADO EM FÍSICA Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (FIWX01) A partir de 2010 todos os alunos ingressantes no curso de Física terão em seu currículo o Requisito Curricular Suplementar de nome

Leia mais

BACHARELADO EM FÍSICA

BACHARELADO EM FÍSICA BACHARELADO EM FÍSICA - 2017 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (FIWX03) A partir de 2017 todos os alunos ingressantes no curso de Física terão em seu currículo o Requisito Curricular Suplementar

Leia mais

Analise do Questionário BID Aplicado no IV Intrapibid

Analise do Questionário BID Aplicado no IV Intrapibid Analise do Questionário BID Aplicado no IV Intrapibid * Capítulos; _ Questionário BID; _ Questões em Escala; e Abertas; _ Analise das questões por Capítulo; _ Questionário Supervisores; _ Analise inicial

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGO CENTRO DE REFERÊNCIA ASSISTÊNCIA SOCIAL VILA ROSA - PALMEIRA - PR

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGO CENTRO DE REFERÊNCIA ASSISTÊNCIA SOCIAL VILA ROSA - PALMEIRA - PR VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL GARCIA, Andressa de Oliveira 1. TRENTINI, Fabiana Vosgerau 2. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGO CENTRO DE REFERÊNCIA ASSISTÊNCIA SOCIAL VILA ROSA - PALMEIRA -

Leia mais

Capítulo I Das Atividades Complementares

Capítulo I Das Atividades Complementares página 1 de 5 FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Capítulo I Das Atividades Complementares Art. 1º O presente Regimento trata das Atividades Complementares

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA 1 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DIRETRIZES E NORMAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA,

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2011

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2011 EDITAL PROCESSO SELETIVO 2011 PET Sociologia Jurídica Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco) Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito (DFD) 1. Sobre os grupos PET: Iniciado em 1979,

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO Este regulamento

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL PORTARIA Nº 34/2010-EEL Dispõe sobre o Regulamento de Estágio da Escola de Engenharia de Lorena. O Diretor da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Modalidade EaD

REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Modalidade EaD REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 I I Modalidade EaD REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES MODALIDADE EaD Diretoria de Operações Acadêmicas EaD Este regulamento apresenta um conjunto

Leia mais

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica DEB PIBID 2016/2017

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica DEB PIBID 2016/2017 Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica DEB PIBID 2016/2017 2016 OBJETIVO DO PIBID O Programa Institucional de Iniciação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 034/ CEPE DE 23 de Agosto de 2006.

RESOLUÇÃO Nº 034/ CEPE DE 23 de Agosto de 2006. RESOLUÇÃO Nº 034/2006 - CEPE DE 23 de Agosto de 2006. APROVA A ALTERAÇÃO DA RESOLUÇÃO CEPE N.º 003- A/2003 NORMAS DE ESTÁGIO. O Reitor da Universidade Castelo Branco, usando de suas atribuições legais

Leia mais

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social VIII Jornada de Estágio de Serviço Social ESTÁGIO NA ASSOCIAÇÃO DE PROMOÇÃO À MENINA APAM DE PONTA GROSSA/ PR. GOMES, R. C. Ana¹ LAVORATTI, Cleide² ROSA, Odineusa M.³ RESUMO: O presente trabalho tem por

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA Belo Horizonte 2015 1 Presidente do Grupo Splice Antônio Roberto Beldi Reitor João Paulo Barros Beldi Vice reitora Juliana Salvador Ferreira

Leia mais

DDIE - Departamento de Desenvolvimento e Inovação Educacional

DDIE - Departamento de Desenvolvimento e Inovação Educacional SUMÁRIO ORIENTAÇÕES PARA CONVALIDAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 5 DOCUMENTO 1... 7 AC-F1 Capa DOCUMENTO 2... 9 AC-F2 - Ficha de Controle de Entrega e Convalidação de Atividade Complementar DOCUMENTO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO SOCIAL. Programa de Extensão

DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO SOCIAL. Programa de Extensão DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO SOCIAL Programa de Extensão Área temática: Saúde Ocupacional Comunicação Cultura x Direitos Humanos e Justiça Meio Ambiente Educação Saúde Trabalho

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2010

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2010 EDITAL PROCESSO SELETIVO 2010 PET Sociologia Jurídica Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco) Departamento de FilosoYia e Teoria Geral do Direito (DFD) 1. Sobre os grupos PET: Iniciado em 1979,

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( X) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL E DASAFIOS DO COTIDIANO NO CREAS CRIANÇA E ADOLESCENTES (SENTINELA) NO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA

PRÁTICA PROFISSIONAL E DASAFIOS DO COTIDIANO NO CREAS CRIANÇA E ADOLESCENTES (SENTINELA) NO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA PRÁTICA PROFISSIONAL E DASAFIOS DO COTIDIANO NO CREAS CRIANÇA E ADOLESCENTES (SENTINELA) NO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA BARTMEYER, Tania (estagio I), e-mail: taniabartmeyer@hotmail.com VALIGURA, Maristela

Leia mais

PROJETO JORNAL UATI: comunicação e informação

PROJETO JORNAL UATI: comunicação e informação 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

EDITAL Nº 001/ PATRONATO

EDITAL Nº 001/ PATRONATO EDITAL Nº 001/2016 - PATRONATO O Coordenador do Projeto PATRONATO da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ na Cidade de Maringá-PR, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES e considerando a Lei Estadual nº 16643/2010 e o

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA Currículo 3910 REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições

Leia mais

OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO OFICINAS DE LEITURA

Leia mais

A LIDERANÇA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Coordenadora da ação: Deusmaura Vieira Leão 1 Autoras: Deusmaura Vieira Leão 2, Carolina Merida 3, Regiane Müller 4

A LIDERANÇA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Coordenadora da ação: Deusmaura Vieira Leão 1 Autoras: Deusmaura Vieira Leão 2, Carolina Merida 3, Regiane Müller 4 A LIDERANÇA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA Área Temática: Educação Coordenadora da ação: Deusmaura Vieira Leão 1 Autoras: Deusmaura Vieira Leão 2, Carolina Merida 3, Regiane Müller 4 RESUMO: O Projeto de Extensão

Leia mais

EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DOS IDOSOS NAS UNIVERSIDADES ABERTAS PARA A TERCEIRA IDADE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DOS IDOSOS NAS UNIVERSIDADES ABERTAS PARA A TERCEIRA IDADE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DOS IDOSOS NAS UNIVERSIDADES ABERTAS PARA A TERCEIRA IDADE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES Paola Andressa Scortegagna Universidade Estadual de Ponta Grossa Rita de Cássia da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - RP

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - RP UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - RP EDITAL 03/2018 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UFRR APRENDIZAGEM E SOCIOINTERACIONISMO: NOSSOS CAMINHOS A

Leia mais

Considerando, ainda, a observação das dificuldades de registro destas Atividades frente à modernização no Sistema de Gestão Acadêmica vigente,

Considerando, ainda, a observação das dificuldades de registro destas Atividades frente à modernização no Sistema de Gestão Acadêmica vigente, RESOLUÇÃO Nº 362/2011 EMENTA: Estabelece critérios para a quantificação e o registro das Atividades Complementares, nos cursos de graduação desta Universidade. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa

Leia mais

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, em especial o artigo X da Resolução CNE/CES 6, de 19

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI EDITAL Nº 001/2016

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI EDITAL Nº 001/2016 ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI DIRETORIA DE ENSINO EDITAL Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA PROJETOS DE EXTENSÃO O Núcleo de Iniciação

Leia mais

1 DAS INFORMAÇÕES GERAIS

1 DAS INFORMAÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - RP EDITAL 001/2019 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UFRR LICENCIATURA INTERCULTURAL / CIÊNCIAS SOCIAIS A UNIVERSIDADE

Leia mais

Promoção da Saúde na Educação Básica

Promoção da Saúde na Educação Básica UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Promoção da Saúde na Educação Básica Projeto de Extensão submetido ao Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação,

Leia mais

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE ATRAVÉS DO NEDDIJ/UEPG

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE ATRAVÉS DO NEDDIJ/UEPG ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA (X ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA DEFESA DOS DIREITOS

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM Coordenadora: Josiane S. Siewert O Curso Técnico de Enfermagem tem como objetivo formar profissionais de nível médio com conhecimentos técnico-científicos, relativos à prestação

Leia mais

PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO CAMPUS CSEH: 10 anos após as Diretrizes Curriculares Nacionais

PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO CAMPUS CSEH: 10 anos após as Diretrizes Curriculares Nacionais PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO CAMPUS CSEH: 10 anos após as Diretrizes Curriculares Nacionais Isabela Cristina Neias Coronha* (IC) 1 ; Loçandra Borges de Moraes (PQ) 2 1 Acadêmica do

Leia mais

Edital nº 03/2016 CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA ATIVIDADES DE EXTENSÃO E PESQUISA

Edital nº 03/2016 CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA ATIVIDADES DE EXTENSÃO E PESQUISA Edital nº 03/2016 CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA ATIVIDADES DE EXTENSÃO E PESQUISA O Programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG faz saber que entre os dias 07 a 30 de março de 2016, receberá

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A ORIENTAÇÃO SEXUAL DE JOVENS E ADOLESCENTES A PARTIR DO PROJETO PLUGADOS NA PREVENÇÃO

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A ORIENTAÇÃO SEXUAL DE JOVENS E ADOLESCENTES A PARTIR DO PROJETO PLUGADOS NA PREVENÇÃO VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A ORIENTAÇÃO SEXUAL DE JOVENS E ADOLESCENTES A PARTIR DO PROJETO PLUGADOS NA PREVENÇÃO BARRETO, Adriano Albuquerque 1 SOUSA, Miriam de 2 CHERVINSKI, Kellen Francine

Leia mais

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO DE ENFERMAGEM I 4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO Lei 6494/77 regulamentada pelo

Leia mais

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DO NUCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS DA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DO NUCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS DA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE REGULAMENTO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DO NUCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS DA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE Art1º O Serviço de Psicologia do NPJ é constituído por um profissional de formação específica em Psicologia,

Leia mais

Campus de Franca TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Campus de Franca TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO TÍTULO I DAS

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO

PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO 1999-2001 (disponível em www.mec.gov.br/sesu/planonaex.shtm) Princípio Básico Eixos Temáticos Objetivos Metas Financiamento Avaliação PRINCÍPIO BÁSICO Tem-se hoje como princípio

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017 MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017 Documentos base: (A) Resolução Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno 2/2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de

Leia mais

NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE

NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE Luiz Henrique Pimenta Fernandes 1 Edson Gonçalves Filho 2 Gabriel Silveira Rocha 3 Patrícia Bhering Fialho 4 Lourdiane G. das Mercês Gonzaga 5 Felipe Sergio Bastos

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 12/2008 APROVA AS DIRETRIZES DO NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO DO PARANÁ UNIFAE.

RESOLUÇÃO CONSEPE 12/2008 APROVA AS DIRETRIZES DO NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO DO PARANÁ UNIFAE. RESOLUÇÃO CONSEPE 12/2008 APROVA AS DIRETRIZES DO NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO DO PARANÁ UNIFAE. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE,

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA 1 MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA BETIM MG (ANEXO I - PPC) 2 Este manual tem como objetivo orientar e auxiliar o aluno na compreensão das atividades, normas

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE JARU Avenida Vereador Otaviano Pereira Neto Setor 02 - Fone (69) 521-5084/5606 unicentro@unicentroro.edu.br CGC (MF) 03.524.789/0001-78 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. O Pró-Reitor de Extensão, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e regimentais e considerando a necessidade de:

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. O Pró-Reitor de Extensão, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e regimentais e considerando a necessidade de: Portaria nº 01/PREx, de 31 de maio de 2011. O Pró-Reitor de Extensão, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e regimentais e considerando a necessidade de: 1- Regulamentar o Inciso IV do Art.3º,

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA TÍTULO I - DEFINIÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA TÍTULO I - DEFINIÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA TÍTULO I - DEFINIÇÃO Capítulo I Constituição, Conceito e Objetivos Art. 1º - O Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica

Leia mais

Resolução do Colegiado n 001, de 11 de abril de 2017

Resolução do Colegiado n 001, de 11 de abril de 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IFSP-HTO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CÂMPUS HORTOLÂNDIA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Resolução do Colegiado n 001, de 11 de abril de 2017 A presidente do

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO EM MEDICINA VETERINÁRIA DO IF GOIANO CAMPUS URUTAÍ CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO EM MEDICINA VETERINÁRIA DO IF GOIANO CAMPUS URUTAÍ CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAMPUS URUTAÍ CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA REGULAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES Art. 1º - O presente regulamento estabelece as normas para a efetivação

Leia mais

Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Estas Normas do Estágio Obrigatório alteram as Normas do Estágio Curricular (de 30 de março de 2010) e as Normas do Estágio Supervisionado em Serviço

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Meta 8. Elevar a escolaridade média da população de 18 (dezoito) anos ou mais, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO EM MEDICINA VETERINÁRIA DO IF GOIANO CAMPUS URUTAÍ CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO EM MEDICINA VETERINÁRIA DO IF GOIANO CAMPUS URUTAÍ CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAMPUS URUTAÍ CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA REGULAMENTO

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM UFSM/CESNORS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM UFSM/CESNORS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM UFSM/CESNORS 1 - Disposições introdutórias A formação do enfermeiro prevê, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Faculdade de Arquitetura Curso Noturno de Arquitetura e Urbanismo

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Faculdade de Arquitetura Curso Noturno de Arquitetura e Urbanismo ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO TÍTULO I Das Definições sobre a disciplina Estágio Curricular Supervisionado e suas Finalidades Art. 1º - Nos termos da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - RP EDITAL 01/2019 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA /UFRR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - RP EDITAL 01/2019 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA /UFRR UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - RP EDITAL 01/2019 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA /UFRR A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR), por intermédio

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES Pró-Reitoria de Ensino - Proen Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES Pró-Reitoria de Ensino - Proen Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES Pró-Reitoria de Ensino - Proen Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid Edital n o 006/Reitoria/Univates, de 16 de janeiro de 2019 Seleção

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO

REGULAMENTO DO COMPONENTE: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO REGULAMENTO DO COMPONENTE: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º O componente Estágio Curricular Supervisionado em Biotecnologia éparte integrante do currículo pleno do

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR RUPPEL. ANGELA MARIA 1 PEREIRA. TÁSSIA² SOUZA. C. D. S³ Resumo: Este trabalho pretende apresentar

Leia mais

Programa POLOS de Cidadania Edital nº 01/2016

Programa POLOS de Cidadania Edital nº 01/2016 Programa POLOS de Cidadania Edital nº 01/2016 CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA ATIVIDADES DE EXTENSÃO E PESQUISA O Programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG faz saber que entre os dias

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA I INTRODUÇÃO II CARACTERÍSTICAS GERAIS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA I INTRODUÇÃO II CARACTERÍSTICAS GERAIS REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia de Energia é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

FÓRUM DE SUPERVISORES DE ESTÁGIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: FORTALECENDO A POLÍTICA DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

FÓRUM DE SUPERVISORES DE ESTÁGIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: FORTALECENDO A POLÍTICA DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL FÓRUM DE SUPERVISORES DE ESTÁGIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: FORTALECENDO A POLÍTICA DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL SILVA, Edna Denis da 1 ROCHA SILVA, Flora Regina da. 2 OLIVEIRA, Janine Maria de.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O presente

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares

Regulamento das Atividades Complementares Serviço Público Federal Universidade Federal de Goiás - UFG Campus Catalão - CAC Curso de Química Regulamento das Atividades Complementares Artigo 1 o - As atividades complementares (AC) é o conjunto de

Leia mais

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid.

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid. O SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA NO PIBID/ CAPES/UFAC COMO PRÁTICA FORMATIVA E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: APROXIMAÇÕES INICIAIS Lúcia de Fátima Melo Universidade Federal

Leia mais

REITORIA DA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

REITORIA DA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA REITORIA DA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL PIBID/CRUZEIRO Nº 001/2018 SELEÇÃO DE ESTUDANTES-BOLSISTAS PARA O PIBID O Reitor da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE DESIGN I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE DESIGN I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE DESIGN I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de DESIGN é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Projeto

Leia mais

GOVERNANÇA O QUE É? Outubro / 2018

GOVERNANÇA O QUE É? Outubro / 2018 GOVERNANÇA O QUE É? Outubro / 2018 Pensando em você, a Secretaria de Governança criou esta cartilha para ajudá-lo(a) a entender melhor a governança e seu processo de implantação, que está acontecendo na

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Resolução NDE/GESTÃO DA INFORMAÇÃO/FIC nº 01/2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Resolução NDE/GESTÃO DA INFORMAÇÃO/FIC nº 01/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO GESTÃO DA INFORMAÇÃO Resolução NDE/GESTÃO DA INFORMAÇÃO/FIC nº 01/2014 Normatiza os arts. 14 e 89 do Regulamento Geral de Cursos

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAMETRO

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAMETRO REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAMETRO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento fixa diretrizes e normas

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO PALMAS/2011 SUMÁRIO CAPÍTULO I - DA NATUREZA...03 CAPÍTULO II - DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO...03 Seção I - Da

Leia mais

CAPÍTULO I DA FINALIDADE

CAPÍTULO I DA FINALIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DO NOROESTE FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ANEXO II

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ANEXO II ANEXO II RELATÓRIO FINAL DE AÇÕES EXTENSIONISTAS Desde a implantação do Novo SIEX, em 03/01/2011, os Relatórios Finais de ações extensionistas passaram a ser feitos exclusivamente por meio do Sistema,

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUNI nº 54/16

RESOLUÇÃO CONSUNI nº 54/16 Conselho Universitário - CONSUNI RESOLUÇÃO CONSUNI nº 54/16 Aprova o Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Engenharia Mecânica. O Vice-Reitor, no exercício da Presidência do Conselho

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES INTRODUÇÃO A Resolução nº 1, de 2 de fevereiro de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, Bacharelado,

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE MATEMÁTICA CAPÍTULO I DA NATUREZA DO ESTÁGIO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE MATEMÁTICA CAPÍTULO I DA NATUREZA DO ESTÁGIO REGULAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE MATEMÁTICA DA NATUREZA DO ESTÁGIO Art. 1º O Estágio Obrigatório é uma atividade curricular obrigatória de caráter prático, de aprimoramento educacional, técnico,

Leia mais