CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE, CAUSAS DE INELEGIBILIDADE, ESCOLHA DE CANDIDATOS, REGISTRO DE CANDIDATURAS E IMPUGNAÇÃO AO REGISTRO DE CANDIDATURA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE, CAUSAS DE INELEGIBILIDADE, ESCOLHA DE CANDIDATOS, REGISTRO DE CANDIDATURAS E IMPUGNAÇÃO AO REGISTRO DE CANDIDATURA"

Transcrição

1 CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE, CAUSAS DE INELEGIBILIDADE, ESCOLHA DE CANDIDATOS, REGISTRO DE CANDIDATURAS E IMPUGNAÇÃO AO REGISTRO DE CANDIDATURA GUSTAVO BOHRER PAIM

2 Capacidade eleitoral ativa e passiva. Capacidade eleitoral ativa: direito de votar. Capacidade eleitoral passiva: direito de ser votado. Para ter capacidade eleitoral ativa tem que preencher as condições de elegibilidade e não ter contra si qualquer causa de inelegibilidade.

3 Para que uma pessoa possa candidatar-se a um mandato eletivo, exercendo sua capacidade eleitoral passiva, não basta que ela esteja no pleno gozo de seus direitos políticos, ou usufruindo o direito de ser votado (ius honorum). É preciso que ela implemente uma série de outros requisitos, indicados pela lei, e que são uniformes para todos os candidatos. Mais do que isso, é preciso que o cabal atendimento a esses requisitos se dê dentro dos prazos fixados também pela lei, ou por resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (Joel Cândido)

4 CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE (ART. 14, 3º, CF): 1. Nacionalidade brasileira; 2. Pleno exercício dos direitos políticos; 3. Alistamento eleitoral; 4. Domicílio eleitoral na circunscrição (um ano antes da eleição art. 9º, Lei 9.504/97); 5. Filiação partidária (um ano antes da eleição art. 9º, Lei 9.504/97); 6. Idade mínima.

5 Nacionalidade brasileira. Podem candidatarse tanto os brasileiros natos como os naturalizados, nos termos da Constituição Federal. Entretanto, o constituinte de 1988 optou por reservar alguns cargos aos brasileiros natos. Assim, conforme a regra do artigo 12, 3º, os naturalizados não possuem condição de elegibilidade para disputar a presidência e a vice-presidência da República.

6 Pleno exercício dos direitos políticos. Os direitos políticos, compreendidos essencialmente como o direito de votar e de ser votado, fazem parte do núcleo básico dos direitos de cidadania. Em um estado democrático, não se admite que o cidadão seja excluído dos processos de escolha da representação. Assim, o pleno exercício dos direitos políticos é a regra. A Constituição Federal, entretanto, prevê algumas hipóteses de perda e suspensão destes direitos, as quais devem ser entendidas como exceções, e interpretadas da forma mais restritiva possível.

7 Art. 15 CF. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; II - incapacidade civil absoluta; III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII; V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, 4º.

8 Alistamento eleitoral e Domicílio eleitoral na circunscrição. Estas condições de elegibilidade foram analisadas na primeira aula, destacando-se a necessidade de domicílio eleitoral pelo período mínimo de um ano na circunscrição eleitoral em que o candidato pretende concorrer (art. 9º da lei 9504/97).

9 Filiação partidária. Desde 1945 são proibidas candidaturas avulsas, sendo que apenas os filiados em partidos políticos podem registrar-se para almejar algum cargo eletivo. Portanto, não há candidato sem partido, e a filiação deve obedecer os termos do estatuto de cada agremiação política, bem como às normas definidas na lei dos partidos políticos (Lei 9096/95). O prazo mínimo de filiação partidária é o mesmo prazo do domicílio eleitoral definido pela mesma legislação (art. 9º da lei 9504/97), sendo facultado ao partido fixar, em seu estatuto, prazo mínimo de filiação superior a um ano (art. 20 da lei 9096/95).

10 Filiação partidária de certos funcionários públicos. Somente após o prazo de desincompatibilização, previsto na Lei Complementar 64/90, é possível exigirse filiação partidária dos Magistrados, Promotores de Justiça e membros dos Tribunais de Contas. Condições de elegibilidade do militar. A Constituição Federal estabelece que o militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições: I - se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade; II - se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade (art. 14, parágrafo 8º, CF). Conscrito é inalistável e inelegível.

11 Art. 14, 8º - O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições: I - se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade; II - se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade. Servidor público civil ou militar deve afastar-se, no mínimo, três meses antes do pleito eleitoral. Os militares somente são considerados filiados após a homologação, pela Justiça Eleitoral, de sua candidatura e da sua consequente desincompatibilização.

12 Militar com mais de 10 anos de serviço será agregado, com remuneração integral, a partir da data do registro da candidatura na Justiça Eleitoral. Art. 80 do Estatuto dos Militares: agregação é a situação na qual o militar da ativa deixa de ocupar vaga na escala hierárquica de seu Corpo, Quadro, Arma ou Serviço, nela permanecendo sem número, mas recebendo normalmente seus vencimentos.

13 Idade mínima. A última condição de elegibilidade é a idade mínima, que difere de cargo para cargo. Art. 14, 3º, VI,CF. a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador; b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal; c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz; d) dezoito anos para Vereador. A idade deve ser analisada em relação ao momento da posse.

14 CAUSAS DE INELEGIBILIDADE As causas de inelegibilidade dividem-se em constitucionais e legais, levando-se em conta a previsão na Constituição ou em Lei Complementar. A Lei Complementar que trata das inelegibilidades é a LC 64/90, sensivelmente alterada pela Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010)

15 Inelegibilidades constitucionais: Inalistáveis e analfabetos (art. 14, 4º). Inalistáveis não têm condição de elegibilidade. A questão referente ao analfabeto é bastante polêmica. Em geral, comprovantes de escolaridade resolvem o problema. Muitas vezes, entretanto, tais comprovantes não são obtidos pelos candidatos, e o Juiz Eleitoral, responsável pelo registro, deve analisar a situação caso a caso.

16 O espírito da Lei Maior é impossibilitar que o representante do povo e em certas regiões ninguém será seu mais autêntico representante do que o semi-analfabeto seja ludibriado nas suas ações em razão da deficiência apontada. Se o interessado no cargo eletivo sobretudo lê, e se compreende o que lê, deve ser considerado elegível, já que poderá exercer seu mandato em igualdade de condições com seus pares, pois terá consciência do que com eles discute (Pedro Henrique Távora Niess)

17 Reeleição (art. 14, 5º) do chefe do Poder Executivo. O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subsequente. Para concorrerem a outro cargo, o art. 14, 6º estabelece que o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito. Caso dos Prefeitos Itinerantes.

18 Impedimentos de terceiros causados pelos Chefes do Poder Executivo (art. 14, 7º). A Constituição também estabelece que são inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.

19 O filho do então Presidente da República Lula foi declarado inelegível para o cargo de vereador, por decisão confirmada pelo TSE (RESPE , Relator Ministro Felix Fischer, j. 18 de setembro de 2008). Também, para proteger a igualdade do pleito, o STF entendeu que a dissolução da sociedade conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista no art. 14, 7º, da CF. II - Se a separação judicial ocorrer em meio à gestão do titular do cargo que gera a vedação, o vínculo de parentesco, para os fins de inelegibilidade, persiste até o término do mandato, inviabilizando a candidatura do ex-cônjuge ao pleito subsequente, na mesma circunscrição, a não ser que aquele se desincompatibilize seis meses antes das eleições (RE / MG. Rel. Min. RICARDO LEWANDOWSKI, j. 01/10/2008).

20 Inelegibilidades legais: Art. 14, 9º, CF. Lei complementar estabelecerá outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessação, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exercício de mandato considerada vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta.

21 Lei Complementar 64/90 (Lei das Inelegibilidades) prevê várias hipóteses de inelegibilidade legal em seu art. 1º: b) os membros do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas, da Câmara Legislativa e das Câmaras Municipais, que hajam perdido os respectivos mandatos por infringência do disposto nos incisos I e II do art. 55 da Constituição Federal, dos dispositivos equivalentes sobre perda de mandato das Constituições Estaduais e Leis Orgânicas dos Municípios e do Distrito Federal, para as eleições que se realizarem durante o período remanescente do mandato para o qual foram eleitos e nos oito anos subseqüentes ao término da legislatura; c) o Governador e o Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal e o Prefeito e o Vice-Prefeito que perderem seus cargos eletivos por infringência a dispositivo da Constituição Estadual, da Lei Orgânica do Distrito Federal ou da Lei Orgânica do Município, para as eleições que se realizarem durante o período remanescente e nos 8 (oito) anos subsequentes ao término do mandato para o qual tenham sido eleitos; d) os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes;

22 e) os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena, pelos crimes: 1. contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; 2. contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; 3. contra o meio ambiente e a saúde pública; 4. eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade; 5. de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública; 6. de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; 7. de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; 8. de redução à condição análoga à de escravo; 9. contra a vida e a dignidade sexual; e 10. praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando; 4 o A inelegibilidade prevista na alínea e do inciso I deste artigo não se aplica aos crimes culposos e àqueles definidos em lei como de menor potencial ofensivo, nem aos crimes de ação penal privada. f) os que forem declarados indignos do oficialato, ou com ele incompatíveis, pelo prazo de 8 (oito) anos; g) os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no inciso II do art. 71 da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição;

23 h) os detentores de cargo na administração pública direta, indireta ou fundacional, que beneficiarem a si ou a terceiros, pelo abuso do poder econômico ou político, que forem condenados em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes; i) os que, em estabelecimentos de crédito, financiamento ou seguro, que tenham sido ou estejam sendo objeto de processo de liquidação judicial ou extrajudicial, hajam exercido, nos 12 (doze) meses anteriores à respectiva decretação, cargo ou função de direção, administração ou representação, enquanto não forem exonerados de qualquer responsabilidade; j) os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, por corrupção eleitoral, por captação ilícita de sufrágio, por doação, captação ou gastos ilícitos de recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes públicos em campanhas eleitorais que impliquem cassação do registro ou do diploma, pelo prazo de 8 (oito) anos a contar da eleição; k) o Presidente da República, o Governador de Estado e do Distrito Federal, o Prefeito, os membros do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas, da Câmara Legislativa, das Câmaras Municipais, que renunciarem a seus mandatos desde o oferecimento de representação ou petição capaz de autorizar a abertura de processo por infringência a dispositivo da Constituição Federal, da Constituição Estadual, da Lei Orgânica do Distrito Federal ou da Lei Orgânica do Município, para as eleições que se realizarem durante o período remanescente do mandato para o qual foram eleitos e nos 8 (oito) anos subsequentes ao término da legislatura; l) os que forem condenados à suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por ato doloso de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, desde a condenação ou o trânsito em julgado até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena;

24 m) os que forem excluídos do exercício da profissão, por decisão sancionatória do órgão profissional competente, em decorrência de infração ético-profissional, pelo prazo de 8 (oito) anos, salvo se o ato houver sido anulado ou suspenso pelo Poder Judiciário; n) os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, em razão de terem desfeito ou simulado desfazer vínculo conjugal ou de união estável para evitar caracterização de inelegibilidade, pelo prazo de 8 (oito) anos após a decisão que reconhecer a fraude; o) os que forem demitidos do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial, pelo prazo de 8 (oito) anos, contado da decisão, salvo se o ato houver sido suspenso ou anulado pelo Poder Judiciário; p) a pessoa física e os dirigentes de pessoas jurídicas responsáveis por doações eleitorais tidas por ilegais por decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, pelo prazo de 8 (oito) anos após a decisão, observando-se o procedimento previsto no art. 22; q) os magistrados e os membros do Ministério Público que forem aposentados compulsoriamente por decisão sancionatória, que tenham perdido o cargo por sentença ou que tenham pedido exoneração ou aposentadoria voluntária na pendência de processo administrativo disciplinar, pelo prazo de 8 (oito) anos. Lei Complementar 135/2010 aumentou a inelegibilidade para 08 anos e retirou a necessidade de trânsito em julgado, bastando a condenação por órgão colegiado.

25 Das desincompatibilizações. A LC 64/90 estabelece a necessidade dos candidatos se afastarem de determinados cargos e posições meses antes da eleição. Assim, há previsão de afastamentos de 06 meses, 04 meses e 03 meses, dependendo da função exercida e do cargo almejado. Tal afastamento, antes de qualquer coisa, não pode ser apenas formal. Há a necessidade de um afastamento de fato, sem o que a inelegibilidade irá incidir para o candidato.

26 ESCOLHA DOS CANDIDATOS Os candidatos serão escolhidos nas convenções partidárias, que deverão ocorrer entre os dias 10 e 30 de junho do ano eleitoral. A ADI suspendeu, cautelarmente, a eficácia do art. 8º, 1º, da Lei 9.504/97, que tratava das candidaturas natas. As normas para a escolha e substituição dos candidatos e para a formação de coligações serão estabelecidas no estatuto do partido (art. 7º).

27 Se a convenção partidária de nível inferior se opuser, na deliberação sobre coligações, às diretrizes legitimamente estabelecidas pelo órgão de direção nacional, nos termos do respectivo estatuto, poderá esse órgão anular a deliberação e os atos dela decorrentes (art. 7º, 2º). Para a realização das convenções de escolha de candidatos, os partidos políticos poderão usar gratuitamente prédios públicos, responsabilizando-se por danos causados com a realização do evento (art. 8º, 2º)

28 REGISTRO DE CANDIDATURAS Art. 11, Lei 9.504/97. Os partidos e coligações solicitarão à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até as dezenove horas do dia 5 de julho do ano em que se realizarem as eleições. 4 o Na hipótese de o partido ou coligação não requerer o registro de seus candidatos, estes poderão fazê-lo perante a Justiça Eleitoral, observado o prazo máximo de quarenta e oito horas seguintes à publicação da lista dos candidatos pela Justiça Eleitoral.

29 Documentos que devem instruir o pedido de registro: I - cópia da ata da convenção partidária; II - autorização do candidato, por escrito; III - prova de filiação partidária; IV - declaração de bens, assinada pelo candidato; V - cópia do título eleitoral ou certidão, fornecida pelo cartório eleitoral, de que o candidato é eleitor na circunscrição ou requereu sua inscrição ou transferência de domicílio no prazo previsto no art. 9º; VI - certidão de quitação eleitoral; VII - certidões criminais fornecidas pelos órgãos de distribuição da Justiça Eleitoral, Federal e Estadual; VIII - fotografia do candidato, nas dimensões estabelecidas em instrução da Justiça Eleitoral, para efeito do disposto no 1º do art. 59. IX - propostas defendidas pelo candidato a Prefeito, a Governador de Estado e a Presidente da República.

30 Resolução : O conceito de quitação eleitoral reúne a plenitude do gozo dos direitos políticos, o regular exercício do voto, salvo quando facultativo, o atendimento a convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito, a inexistência de multas aplicadas, em caráter definitivo, pela Justiça Eleitoral e não remitidas, excetuadas as anistias legais, e a regular prestação de contas de campanha eleitoral, quando se tratar de candidatos.

31 Art. 11, 7º, Lei 9.504/97. A certidão de quitação eleitoral abrangerá exclusivamente a plenitude do gozo dos direitos políticos, o regular exercício do voto, o atendimento a convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito, a inexistência de multas aplicadas, em caráter definitivo, pela Justiça Eleitoral e não remitidas, e a apresentação de contas de campanha eleitoral. 8 o Para fins de expedição da certidão de que trata o 7 o, considerar-se-ão quites aqueles que: I - condenados ao pagamento de multa, tenham, até a data da formalização do seu pedido de registro de candidatura, comprovado o pagamento ou o parcelamento da dívida regularmente cumprido; II - pagarem a multa que lhes couber individualmente, excluindo-se qualquer modalidade de responsabilidade solidária, mesmo quando imposta concomitantemente com outros candidatos e em razão do mesmo fato.

32 Número de Candidatos por partido e coligação. Cada partido poderá registrar candidatos às eleições proporcionais, até cento e cinquenta por cento do número de lugares a preencher. No caso de coligação para as eleições proporcionais, independentemente do número de partidos que a integrem, poderão ser registrados candidatos até o dobro do número de lugares a preencher. Art. 10, 3 o Do número de vagas resultante das regras previstas neste artigo, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo.(redação dada pela Lei nº , de 2009)

33 No caso de as convenções para a escolha de candidatos não indicarem o número máximo de candidatos, os órgãos de direção dos partidos políticos respectivos poderão preencher as vagas remanescentes até sessenta dias antes da eleição. Substituição de candidatos: Será facultado ao partido político ou à coligação substituir candidato que for considerado inelegível, renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro ou, ainda, tiver seu registro cassado, indeferido ou cancelado.

34 A escolha do substituto far-se-á na forma estabelecida no estatuto do partido político a que pertencer o substituído, e o registro deverá ser requerido até dez dias contados do fato ou da decisão judicial que deu origem à substituição (Lei nº 9.504/97, art. 13, 1º), sendo que a data limite nas eleições proporcionais é de 60 dias antes da eleição. Nas eleições majoritárias, a substituição poderá ser requerida até vinte e quatro horas antes da eleição, desde que observado o prazo de dez dias contados do fato ou da decisão judicial que deu origem à substituição.

35 As condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade devem ser aferidas no momento da formalização do pedido de registro da candidatura, ressalvadas as alterações, fáticas ou jurídicas, supervenientes ao registro que afastem a inelegibilidade

36 AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE REGISTRO DE CANDIDATURA (AIRC) O registro de candidatura é um procedimento de natureza administrativa (ou jurisdição voluntária), não havendo propriamente um conflito de interesses qualificado pela pretensão resistida. São analisadas as condições de elegibilidade, os requisitos de registrabilidade e as causas de inelegibilidade, que são aferidos no momento da formalização do registro de candidatura (art. 11, 10, Lei 9504/97. As condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade devem ser aferidas no momento da formalização do pedido de registro da candidatura, ressalvadas as alterações, fáticas ou jurídicas, supervenientes ao registro que afastem a inelegibilidade). Quando o candidato não preencher as condições de elegibilidade ou incidir em uma causa de inelegibilidade, a LC 64/90 prevê a AIRC (arts. 3º a 17)

37 Todos os registros serão analisados pela Justiça Eleitoral, e poderão ser indeferidos mesmo que não haja a propositura de uma Ação de Impugnação de Registro de Candidatura. A AIRC é uma ação, tratando-se de procedimento de jurisdição contenciosa. É o procedimento mais amplo da Justiça Eleitoral, razão pela qual alguns autores tratam como procedimento comum ou ordinário.

38 Rito procedimental: Prazo de 05 dias, contados da publicação do registro, para propor a AIRC (art. 3º, LC 64/90); Contestação do impugnado em 07 dias (art. 4º); Instrução em 04 dias (máximo de 06 testemunhas art. 3º, 3º) (art. 5º); Diligências em 05 dias (art. 5º, 2º); Alegações finais em 05 dias (art. 6º); Sentença em 03 dias (art. 8º); Recurso e contrarrazões em 03 dias. Subida ao Tribunal sem juízo de admissibilidade (art. 8º e 1º));

39 Petição inicial segue os requisitos do art. 282 do CPC. Não há valor da causa, porque não há custas nem honorários. A notificação do impugnado deverá ser encaminhada com cópia da petição inicial e documentos Na contestação, o impugnado deve juntar documentos, indicar rol de testemunhas e requerer produção de provas. Por ser matéria de ordem pública, o julgador poderá exercer o princípio inquisitório relativamente à produção

40 Pode ocorrer o julgamento antecipado da lide (julgamento no estado do processo, art. 5º, LC 64/90), quando se tratar de matéria de direito, ou não houver necessidade de dilação probatória. No prazo das diligências, poderá o juiz ou relator ouvir terceiros, testemunhas referidas, requisitar documentos... Na sentença o Juiz, ou Tribunal, formará sua convicção pela livre apreciação da prova, atendendo aos fatos e às circunstâncias constantes dos autos, ainda que não alegados pelas partes, mencionando, na decisão, os que motivaram seu convencimento (Art. 7º, Parágrafo único, LC 64/90).Livre convencimento motivado.

41 O partido que não impugnou o registro não tem legitimidade para interpor recurso da decisão que deferiu o registro, salvo se tratar de matéria constitucional (Súmula 11, TSE). MPE poderá interpor recurso, seja como parte, seja como custos legis. Recurso recebido em seu duplo efeito (art. 15, LC 64/90, c/c art. 16-A, Lei 9504/97). Na AIRC de competência originária do TRE, o recurso cabível será o ordinário (inelegibilidade, art. 121, 4º, III, CF) ou o especial (condições de elegibilidade, art. 121, 4º, I e II, CF), no prazo de 03 dias

42 Em se tratando de AIRC de competência originária do TSE, caberá Recurso Extraordinário para o STF (se for matéria constitucional), no prazo de 03 dias (Súmula 728 do STF) Não há necessidade de impugnação para o indeferimento de candidatura.

43 Art. 16. Os prazos a que se referem o art. 3º e seguintes desta lei complementar são peremptórios e contínuos e correm em secretaria ou Cartório e, a partir da data do encerramento do prazo para registro de candidatos, não se suspendem aos sábados, domingos e feriados. Art. 15. Transitada em julgado ou publicada a decisão proferida por órgão colegiado que declarar a inelegibilidade do candidato, ser-lhe-á negado registro, ou cancelado, se já tiver sido feito, ou declarado nulo o diploma, se já expedido. Legitimidade ativa: partidos/coligações, candidatos e Ministério Público. Partido coligado não possui legitimidade ativa para impugnar isoladamente.

44 Precedente do TSE de que a AIRC não precisa ser subscrita por advogado (em fase recursal precisa) - Agravo Regimental em Recurso Especial Eleitoral nº 33378, Min. Marcelo Ribeiro, j No registro de candidatura busca-se aferir se o candidato preenche as condições de elegibilidade e se não tem contra si qualquer das causas de inelegibilidade. Competência: Art. 2º da LC 64/90: I - o Tribunal Superior Eleitoral, quando se tratar de candidato a Presidente ou Vice-Presidente da República; II - os Tribunais Regionais Eleitorais, quando se tratar de candidato a Senador, Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal, Deputado Federal, Deputado Estadual e Deputado Distrital; III - os Juízes Eleitorais, quando se tratar de candidato a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador.

INELEGIBILIDADE LC 64/90

INELEGIBILIDADE LC 64/90 LC 64/90 PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA Estabelece, de acordo com o art. 14, 9º da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação, e determina outras providências. Art. 1º São inelegíveis:

Leia mais

LEI DAS INELEGIBILIDADES (Lei Complementar 64/90)

LEI DAS INELEGIBILIDADES (Lei Complementar 64/90) INELEGIBILIDADE - Impedimento de ser votado ou forma de sanção. -Podemser: constitucionais (art.14 da CF); infraconstitucionais( 1º da LC 64/90). I - Inelegibilidades absolutas: para qualquer cargo (os

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Inelegibilidades: Lei Complementar 64/90. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Inelegibilidades: Lei Complementar 64/90. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Inelegibilidades: Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Inelegibilidade 3º Condições de elegibilidade CF, art. 14 4º ao 8º Alguns casos de inelegibilidade 9º Lei complementar

Leia mais

Direito. Constitucional. Direitos Políticos

Direito. Constitucional. Direitos Políticos Direito Constitucional Direitos Políticos Regime Político no Brasil CF, art. 14 A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos

Leia mais

DECRETO N.º DE 15 DE MAIO DE O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas disposições legais, e

DECRETO N.º DE 15 DE MAIO DE O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas disposições legais, e DECRETO N.º 35610 DE 15 DE MAIO DE 2012 Institui o regime FICHA LIMPA como requisito para o ingresso em cargo ou emprego público no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Município do Rio

Leia mais

Direitos Políticos. Profª Bruna Vieira

Direitos Políticos. Profª Bruna Vieira Direitos Políticos Profª Bruna Vieira Direitos Políticos 1. Conceito: grupo ou conjunto de normas que disciplinam a atuação da soberania popular. 2. Previsão constitucional: artigos 14, 15 e 16. 3. Fundamento:

Leia mais

Aula 17. Direitos Individuais: Direitos da Nacionalidade e Direitos Políticos

Aula 17. Direitos Individuais: Direitos da Nacionalidade e Direitos Políticos Curso/Disciplina: Direitos Fundamentais Aula: Direitos Fundamentais - 17 Professor (a): Monitor (a): Beatriz Assef Aula 17 Direitos Individuais: Direitos da Nacionalidade e Direitos Políticos 2. Direitos

Leia mais

DIREITOS POLÍTICOS. Introdução

DIREITOS POLÍTICOS. Introdução Introdução Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral 12 Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Lucas Bressani.

Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral 12 Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Lucas Bressani. Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral 12 Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Lucas Bressani Nº da aula: 12 Causas de inelegibilidade infraconstitucionais (ou legais)

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Inelegibilidades: Lei Complementar 64/90. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Inelegibilidades: Lei Complementar 64/90. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Inelegibilidades: Lei Complementar 64/90 Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Inelegibilidade 3º Condições de elegibilidade CF, art. 14 4º ao 8º Alguns casos de inelegibilidade

Leia mais

D E C L A R A Ç Ã O PARA ELEIÇÕES 2012

D E C L A R A Ç Ã O PARA ELEIÇÕES 2012 D E C L A R A Ç Ã O PARA ELEIÇÕES 2012 Nome do Candidato: Nome do pai: Nome da mãe: Partido Político ou Coligação: Cargo a que concorre: ( ) Prefeito ( ) Vice-Prefeito ( ) Vereador Município: Declaro,

Leia mais

PROJETO DE EMENDA A LEI ORGÂNICA Nº 13/2011

PROJETO DE EMENDA A LEI ORGÂNICA Nº 13/2011 PROJETO DE EMENDA A LEI ORGÂNICA Nº 13/2011 Acrescenta o art. 109-A ao Capítulo II do Título IV da Lei Orgânica do Município. A Câmara Municipal de São Paulo PROMULGA: Art. 1º Fica acrescido o art. 109

Leia mais

ORIENTAÇÕES ELEGIBILIDADE

ORIENTAÇÕES ELEGIBILIDADE ORIENTAÇÕES ELEGIBILIDADE AS ELEIÇÕES DE 2018 Eugênio Aragão Ex-ministro da Justiça Ex-Subprocurador-Geral da República e Procurador-Geral Eleitoral Doutor em Direito e Professor da unb Gabriela S. S.

Leia mais

COMENTÁRIOS LEI FICHA LIMPA LC 64/90 Art. 1º

COMENTÁRIOS LEI FICHA LIMPA LC 64/90 Art. 1º COMENTÁRIOS À LEI DA FICHA LIMPA Autor: Luiz Gustavo Arruda Camargo Luz, advogado especialista em direito eleitoral, membro da Comissão de Direito Político e Partidário da Ordem dos Advogados do Brasil,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 01 /2015 A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE GO APROVA:

PROJETO DE LEI Nº 01 /2015 A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE GO APROVA: PROJETO DE LEI Nº 01 /2015 Institui a Lei da Ficha Limpa Municipal para o ingresso no serviço público, seja em emprego, cargo efetivo ou cargo comissionado no âmbito da administração direta, autárquica

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 001/15/2017

PROJETO DE LEI Nº 001/15/2017 PROJETO DE LEI Nº 001/15/2017 Súmula: Institui a Ficha Limpa Municipal na nomeação de secretários, diretores e cargos comissionados para a administração direta (Prefeitura e Câmara Municipal) e na administração

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Esquema Lei Complementar nº 64/90 Direito Eleitoral Prof. Pedro Kuhn Direito Eleitoral ESQUEMA DA LEI COMPLEMENTAR 64/90 INELEGÍVEIS PARA QUALQUER CARGO a) os inalistáveis

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 036, DE 2018 (Do Sr. Daniel Rodrigues da Silva)

PROJETO DE LEI Nº 036, DE 2018 (Do Sr. Daniel Rodrigues da Silva) PROJETO DE LEI Nº 036, DE 2018 (Do Sr. Daniel Rodrigues da Silva) Institui a "ficha limpa na administração" em nomeação de servidores a cargos comissionados no âmbito da administração direta, autárquica

Leia mais

CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE

CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE EXPLÍCITAS ART.14 CF 3º São condições de elegibilidade, na forma da lei: I - a nacionalidade brasileira; II - o pleno

Leia mais

Projeto de Resolução nº, de 2012 (Do Sr. Nelson Marquezelli)

Projeto de Resolução nº, de 2012 (Do Sr. Nelson Marquezelli) Projeto de Resolução nº, de 2012 (Do Sr. Nelson Marquezelli) Estabelece as hipóteses de impedimento para nomeação, designação ou contratação, em comissão, de funções, cargos e empregos na Câmara dos Deputados.

Leia mais

1. DIREITOS POLÍTICOS (art. 1o, II; artigos 14 a 17, da CF) ESPÉCIES: DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS

1. DIREITOS POLÍTICOS (art. 1o, II; artigos 14 a 17, da CF) ESPÉCIES: DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS 1. DIREITOS POLÍTICOS (art. 1o, II; artigos 14 a 17, da CF) ESPÉCIES: DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS DIREITOS POLÍTICOS e REGIME DEMOCRÁTICO O REGIME DEMOCRÁTICO como princípio:

Leia mais

11/07/2017 DIREITOS POLÍTICOS CONCEITO NACIONALIDADE X CIDADANIA

11/07/2017 DIREITOS POLÍTICOS CONCEITO NACIONALIDADE X CIDADANIA DIREITOS POLÍTICOS PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA CONCEITO Direito Político é o conjunto de normas que disciplinam os meios necessários ao exercício da soberania popular A nacionalidade é o vínculo que se

Leia mais

Questões Aula 2 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira

Questões Aula 2 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Técnico Judiciário Área Judiciária e Administrativa Questões Aula 2 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Direito Constitucional 1. João, Vereador que possuía a idade mínima para candidatura quando

Leia mais

POLITICA DE INDICAÇÕES DOS MEMBROS DO CONSELHO FISCAL, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, DIRETORIA EXECUTIVA E COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO E RISCOS

POLITICA DE INDICAÇÕES DOS MEMBROS DO CONSELHO FISCAL, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, DIRETORIA EXECUTIVA E COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO E RISCOS POLITICA DE INDICAÇÕES DOS MEMBROS DO CONSELHO FISCAL, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, DIRETORIA EXECUTIVA E COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO E RISCOS 1. ATA DE APROVAÇÃO Política aprovada pela Assembleia Geral

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Parte 4 Profª. Liz Rodrigues Art. 14, 7º, CF/88: são inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por

Leia mais

Verificação: Diretoria Executiva e Conselho de Administração

Verificação: Diretoria Executiva e Conselho de Administração Revisão 00 Página 1 de 7 TÍTULO Política de Indicações NOTAS Data de Emissão: 07/06/2018 Vigência: A partir de sua aprovação pela Assembleia de Acionistas Elaboração: Cíntia Portela Dória Quartin Fernanda

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITOS POLÍTICOS PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Fanpage Facebook: @professormateussilveira Instagram: @professormateussilveira Twitter: @profmateuss Canal

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 94, DE 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 94, DE 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 94, DE 2015 Altera o art. 14 da Constituição Federal, para acrescentar hipótese de inelegibilidade. As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos

Leia mais

Aula 03. Como dito na aula passada, as hipóteses de inelegibilidade estão dispostas tanto na Constituição Federal como na Lei Complementar 64/90.

Aula 03. Como dito na aula passada, as hipóteses de inelegibilidade estão dispostas tanto na Constituição Federal como na Lei Complementar 64/90. Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Eleitoral - 03 Professor: André Marinho Monitor: Paula Ferreira Aula 03 3.3. Inelegibilidade na LC 64/90 Como dito na aula passada, as hipóteses de

Leia mais

1. Registro de Candidatura

1. Registro de Candidatura Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Eleitoral - 11 Professor: André Marinho Monitor: Paula Ferreira Aula 11 1. Registro de Candidatura O registro de candidatura é o instrumento pelo qual

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL - Parte 3 Prof. Alexandre Demidoff Capacidade eleitoral passiva requisitos negativos de elegibilidade (Inelegibilidades) -> Súmula Vinculante 18: A dissolução da sociedade ou do

Leia mais

Direitos Políticos Passivos Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

Direitos Políticos Passivos Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Direitos Políticos Passivos Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Direitos Políticos Capacidade Eleitoral Passiva Direitos Políticos Ativos Passivos

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Direitos Políticos O QUE SÃO OS DIREITOS POLÍTICOS? É o conjunto de direitos que possibilitam as diversas formas de exercício da soberania popular. Fonte: 2.bp.blogspot.com

Leia mais

CURSO DE DIREITO DIREITO ELEITORAL. Prof. Gilberto Kenji Futada SISTEMAS ELEITORAIS. A CF/88 prevê inelegibilidades absolutas e relativas

CURSO DE DIREITO DIREITO ELEITORAL. Prof. Gilberto Kenji Futada SISTEMAS ELEITORAIS. A CF/88 prevê inelegibilidades absolutas e relativas CURSO DE DIREITO Prof. A CF/88 prevê inelegibilidades absolutas e relativas Inelegibilidades Absolutas a) Inalistabilidade A plena disposição dos direitos políticos ativos (votar) é condição para o exercício

Leia mais

1º SIMULADO DE DIREITO ELEITORAL P/ TRE/RS E TRE/AC FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC)

1º SIMULADO DE DIREITO ELEITORAL P/ TRE/RS E TRE/AC FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) Prezados(as) Alunos(as)! Visando ajudar a todos os concurseiros nesta corrida em prol da aprovação nestes 2 concursos de Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) vigentes, TRE/RS e TRE/AC, disponibilizo abaixo

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Políticos Direitos Políticos Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Direitos políticos positivos: normas que possibilitam a participação do cidadão na vida pública (inclusive o

Leia mais

NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NATOS

NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NACIONALIDADE NATOS CONCEITO Nacionalidade é o vínculo jurídico-político que liga um indivíduo a um certo e determinado Estado POVO ESPÉCIES Nacionalidade primária/originária: Nacionalidade secundária/adquirida: A) Ius soli:

Leia mais

LEI DE I INELE IBILIDADE COMENTA A

LEI DE I INELE IBILIDADE COMENTA A MARINO PAZZAGLINI FILHO LEI DE I INELE IBILIDADE COMENTA A Legislação e jurisprudência atualizadas Leis da Ficha Limpa e da Minirreforma Eleitoral SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2014 --------~,~----- 2013

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Ações Especiais Eleitorais Ação de Impugnação Ao Pedido De Registro De Candidatura AIRC. Ação de Investigação Judicial Eleitoral AIJE. Ação de Impugnação De Mandato Eletivo AIME. Parte

Leia mais

Aula 10 CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE

Aula 10 CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral. Aula: Condições de elegibilidade. Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 10 CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE Um dos temas mais importantes

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Registro de Candidatura Parte II. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Registro de Candidatura Parte II. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Registro de Candidatura Parte II Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Convenção de 20/07 a 05/08 Registro até as 19horas do dia 15/08 Idade Mínima Na data limite para o registro Na data

Leia mais

1. Possui certificação técnica em governança corporativa expedida por entidade reconhecida? ( ) sim ( ) não

1. Possui certificação técnica em governança corporativa expedida por entidade reconhecida? ( ) sim ( ) não Cadastro para verificação dos requisitos legais e estatutários exigidos para indicação de Diretor ou Conselheiro de Administração de Empresa Pública ou Sociedade de Economia Mista municipais, com receita

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Direitos Políticos e Dos Partídos Políti Professora Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS DIREITOS POLÍTICOS Art. 14. A soberania popular

Leia mais

REGISTRO DE CANDIDATURA. Eduardo Rangel

REGISTRO DE CANDIDATURA. Eduardo Rangel REGISTRO DE CANDIDATURA Eduardo Rangel 1 Conceito: É a fase inicial do chamado microprocesso eleitoral na qual um partido político ou coligação requer, junto a Justiça Eleitoral, a inscrição de seus candidatos

Leia mais

Direitos Políticos. Prof. ª Bruna Vieira

Direitos Políticos. Prof. ª Bruna Vieira Direitos Políticos Prof. ª Bruna Vieira 1. Conceito: grupo ou conjunto de normas que disciplinam a atuação da soberania popular. 2. Previsão constitucional: artigos 14, 15 e 16. 3. Fundamento: artigo 1º

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Políticos - Parte 2 Prof. Alexandre Demidoff Plebiscito e referendo -> Procedimento e instrumento de convocação: Art. 3 o Nas questões de relevância nacional, de competência

Leia mais

Direitos Eleitoral - Parte 1

Direitos Eleitoral - Parte 1 Direitos Eleitoral - Parte 1 Com base no Código Eleitoral- Lei 4737/65, Lei n. 9.096/95, Lei 13165/2015, entre outras fontes do direito eleitoral e em questões de provas anteriores do Qconcursos.com. 1.

Leia mais

DIREITO ELEITORAL PROCESSUAL ELEITORAL PENAL ELEITORAL

DIREITO ELEITORAL PROCESSUAL ELEITORAL PENAL ELEITORAL Autor Marcus Vinicius Furtado Coêlho DIREITO ELEITORAL PROCESSUAL ELEITORAL PENAL ELEITORAL A presente obra traz, de forma completa, as diretrizes do direito eleitoral, do processo eleitoral e do direito

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITOS POLÍTICOS INELEGIBILIDADES AULA 0

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITOS POLÍTICOS INELEGIBILIDADES AULA 0 DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITOS POLÍTICOS INELEGIBILIDADES AULA 0 Prof. Jean Pitter INELEGIBILIDADE: Impedem ou restringem a participação na vida política. ABSOLUTA: Fixada apenas pela Constituição (art.

Leia mais

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL... 19 1.1. Da soberania popular... 19 1.2. Direitos políticos... 19 1.2.1. Do voto... 22 1.2.1.1. Características do voto... 22 1.2.2. Princípio da vedação

Leia mais

Sumário. 1 Um pouco de história 1.1 Justiça Eleitoral: surgimento e evolução 1.2 O período do regime militar 1.3 A redemocratização do país

Sumário. 1 Um pouco de história 1.1 Justiça Eleitoral: surgimento e evolução 1.2 O período do regime militar 1.3 A redemocratização do país Sumário 1 Um pouco de história 1.1 Justiça Eleitoral: surgimento e evolução 1.2 O período do regime militar 1.3 A redemocratização do país 2 A Justiça Eleitoral na Constituição de 1988 2.1 O papel contramajoritário

Leia mais

DIREITO ELEITORAL João Paulo Oliveira

DIREITO ELEITORAL João Paulo Oliveira SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL... 23 1.1. Da soberania popular... 23 1.2. Direitos políticos... 23 1.2.1. Do voto... 26 1.2.1.1. Características do voto... 26 1.3. Direito Eleitoral...

Leia mais

EMAIL/FACE: prof.fabioramos@hotmail.com www.facebook.com/prof.fabioramos 1

EMAIL/FACE: prof.fabioramos@hotmail.com www.facebook.com/prof.fabioramos 1 DIREITOS POLÍTICOS Prof. Fábio Ramos prof.fabioramos@hotmail.com Conjunto de normas que disciplinam as formas de exercício da soberania popular. Princípio da Soberania Popular: Art. 1º, par. único: Todo

Leia mais

COMPANHIA DE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS CADASTRO DE DIRETOR

COMPANHIA DE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS CADASTRO DE DIRETOR COMPANHIA DE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS CADASTRO DE DIRETOR Em conformidade com a Lei 13.303, de 30 de junho de 2016. Verificação dos requisitos e vedações legais e estatutários exigidos para indicação

Leia mais

Direito Eleitoral. De Registro dos Candidatos. Professor Pedro Kuhn.

Direito Eleitoral. De Registro dos Candidatos. Professor Pedro Kuhn. Direito Eleitoral De Registro dos Candidatos Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Eleitoral DE REGISTRO DOS CANDIDATOS CAPÍTULO I DO REGISTRO DOS CANDIDATOS Art. 87. Somente podem

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 - DEMOCRACIA Democracia: conceito e história

Sumário CAPÍTULO 1 - DEMOCRACIA Democracia: conceito e história Sumário CAPÍTULO 1 - DEMOCRACIA 1.1. Democracia: conceito e história 1.2. Atributos da democracia: soberania popular, legitimação do poder pela expressão livre da maioria, pluralismo, proteção de minorias,

Leia mais

Aula 11 CAUSAS DE INELEGIBILIDADE

Aula 11 CAUSAS DE INELEGIBILIDADE Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral. Aula: Causas de inelegibilidade. Conceito. Classificação. Causas de inelegibilidade constitucionais. Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Lívia Cardoso

Leia mais

2. CPF: 3. Sexo: ( ) M ( ) F

2. CPF: 3. Sexo: ( ) M ( ) F FICHA DE AVALIAÇÃO DE CONSELHEIRO (A) DE ADMINISTRAÇÃO Conformidade com a Lei 13.303, de 30 de junho de 2016, e com o Decreto 8.945, de 27 de dezembro de 2016. Verificação dos requisitos e vedações legais

Leia mais

ELEIÇÕES 2014 INELEGIBILIDADES E PRAZOS DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO

ELEIÇÕES 2014 INELEGIBILIDADES E PRAZOS DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO ELEIÇÕES 2014 INELEGIBILIDADES E PRAZOS DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO As inelegibilidades podem ser constitucionais, art. 14, 4º e seguintes, culminando com o 9º, onde a Constituição Federal estampa que Lei

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais CADASTRO DE ADMINISTRADOR Diretor ou Conselho de Administração (b) Conformidade com o Decreto

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Passivos. Inelegibilidade Parte 3. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Passivos. Inelegibilidade Parte 3. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Passivos Parte 3 Prof. Karina Jaques Súmula Vinculante 18 STF A dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista

Leia mais

ELEIÇÕES LEI 9504/97 27/07/2017 PERÍODO PERÍODO

ELEIÇÕES LEI 9504/97 27/07/2017 PERÍODO PERÍODO ELEIÇÕES LEI 9504/97 PROF. ALI MUSTAPHA ATAYA PERÍODO Art. 1º As eleições para Presidente e Vice-Presidente da República, Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal, Prefeito e Vice-Prefeito,

Leia mais

CADASTRO DE ADMINISTRADOR Diretor ou Conselho de Administração (a)

CADASTRO DE ADMINISTRADOR Diretor ou Conselho de Administração (a) CADASTRO DE ADMINISTRADOR Diretor ou Conselho de Administração (a) Conformidade com a Lei 13.303, de 30 de junho de 2016, Decreto 8.945, de 27 de dezembro de 2016 e Política de Indicações das Empresas

Leia mais

Conforme prometido na aula passada, agora será apresentado um esquema de inexigibilidade reflexa:

Conforme prometido na aula passada, agora será apresentado um esquema de inexigibilidade reflexa: Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional / 2017 Aula: Inelegibilidade Reflexa (Grau de Parentesco) - Militares - Lei 64/90 - Perda ou suspensão dos Direitos Políticos / Aula 26 Professor: Luis

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b Direitos políticos Questões Fábio Ramos FGV CGE/MA AUDITOR DO ESTADO 2014 01- A Constituição Federal estabelece que, em determinadas situações, projetos de lei aprovados pelo legislativo devem ser ratificados

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA 2016.1 Nº DATA DISCIPLINA Direito Constitucional PROFESSOR Paulo Nasser MONITOR Bruna Oliveira AULA Aula 10 TEMA: DIREITOS POLÍTICOS E NACIONALIDADE DIREITOS POLÍTICOS:

Leia mais

PROJETO FICHA LIMPA. Kiyoshi Harada

PROJETO FICHA LIMPA. Kiyoshi Harada PROJETO FICHA LIMPA Kiyoshi Harada PROJETO FICHA LIMPA Kiyoshi Harada Jurista, professor e especialista em Direito Financeiro e Tributário pela USP. O Projeto de Lei Complementar n 518/2009, que altera

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Ações Especiais Eleitorais: Ação de Impugnação de Registro de Candidaturas (AIRC), Ação de Investigação Eleitoral (AIJE) e Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) Prof. Roberto Moreira

Leia mais

COMPANHIA DE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

COMPANHIA DE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS COMPANHIA DE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS CADASTRO DE MEMBRO INDEPENDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Em conformidade com a Lei 13.303, de 30 de junho de 2016. Verificação dos requisitos e vedações legais

Leia mais

A distância entre o sonho e a conquista chama-se ATITUDE!

A distância entre o sonho e a conquista chama-se ATITUDE! A distância entre o sonho e a conquista chama-se ATITUDE! PLANO DE AULA Nº 6 DIRIETOS POLÍTICOS 1. NOÇÕES TEÓRICAS DIREITOS POLÍTICOS No capítulo IV do título II, a CF dispôs de um conjunto de normas para

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 O Direito Eleitoral no Brasil Capítulo 2 Conceito e Regras Gerais de Interpretação... 5

S u m á r i o. Capítulo 1 O Direito Eleitoral no Brasil Capítulo 2 Conceito e Regras Gerais de Interpretação... 5 S u m á r i o Capítulo 1 O Direito Eleitoral no Brasil... 1 Capítulo 2 Conceito e Regras Gerais de Interpretação... 5 2.1. Conceito... 5 2.2. Poder Normativo... 5 2.3. Interpretação da Legislação Eleitoral...

Leia mais

REPRESENTAÇÃO POR CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO

REPRESENTAÇÃO POR CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Representação por Captação Ilícita de Sufrágio Professor: Bruno Gaspar Monitora: Gabriela Paula Aula 33 REPRESENTAÇÃO POR CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Perda e Suspensão. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Perda e Suspensão. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Perda e Suspensão Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Direitos Políticos Cassação Vedada Privação Perda Suspensão Permanente Temporária Impedimento Não chegou a possuir

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais CADASTRO DE ADMINISTRADOR Conselheiro de Administração Eleição de representante dos empregados

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Ações Especiais Eleitorais: Ação de Impugnação de Registro de Candidaturas (AIRC), Ação de Investigação Eleitoral (AIJE) e Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) - Parte 2 Prof.

Leia mais

I. Correta, de acordo com a jurisprudência estrangeiros de passagem também são titulares de direito fundamentais.

I. Correta, de acordo com a jurisprudência estrangeiros de passagem também são titulares de direito fundamentais. QUESTÃO 46. I. Correta, de acordo com a jurisprudência estrangeiros de passagem também são titulares de direito fundamentais. II. Errada, o direito á liberdade abrange também a liberdade de manifestação

Leia mais

BREVES NOTAS ACERCA DAS ALTERAÇÕES PROMOVIDAS PELA LEI DA FICHA LIMPA NA LEI DAS INELEGIBILIDADES

BREVES NOTAS ACERCA DAS ALTERAÇÕES PROMOVIDAS PELA LEI DA FICHA LIMPA NA LEI DAS INELEGIBILIDADES BREVES NOTAS ACERCA DAS ALTERAÇÕES PROMOVIDAS PELA LEI DA FICHA LIMPA NA LEI DAS INELEGIBILIDADES Hardy Waldschmidt, Secretário Judiciário do TRE/MS e professor de Direito Eleitoral da ESMAGIS. A Lei Complementar

Leia mais

Abreviaturas, xvii Nota à 7a edição, xix Prefácio, xxi

Abreviaturas, xvii Nota à 7a edição, xix Prefácio, xxi Abreviaturas, xvii Nota à 7a edição, xix Prefácio, xxi I Direitos políticos, 1 1 Compreensão dos direitos políticos, 1 1.1 Política, 1 1.2 Direito político, direito constitucional e ciência política, 3

Leia mais

ÍNDICE 1. CLASSIFICAÇÃO E AUTONOMIA FONTES DO DIREITO ELEITORAL INTERPRETAÇÃO DO DIREITO ELEITORAL... 29

ÍNDICE 1. CLASSIFICAÇÃO E AUTONOMIA FONTES DO DIREITO ELEITORAL INTERPRETAÇÃO DO DIREITO ELEITORAL... 29 DIREITO ELEITORAL 6ª Edição ÍNDICE 1. CLASSIFICAÇÃO E AUTONOMIA... 19 2. FONTES DO DIREITO ELEITORAL... 21 3. INTERPRETAÇÃO DO DIREITO ELEITORAL... 29 4. PRINCÍPIOS DE DIREITO ELEITORAL... 33 1. Princípio

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS 1. INTRODUÇÃO DIREITOS SOCIAIS DIREITOS SOCIAIS 2. DIREITOS SOCIAIS DA SOCIEDADE Art. 6º da CF - São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o

Leia mais

ÍNDICE 1. CLASSIFICAÇÃO E AUTONOMIA FONTES DO DIREITO ELEITORAL INTERPRETAÇÃO DO DIREITO ELEITORAL... 27

ÍNDICE 1. CLASSIFICAÇÃO E AUTONOMIA FONTES DO DIREITO ELEITORAL INTERPRETAÇÃO DO DIREITO ELEITORAL... 27 DIREITO ELEITORAL 5ª Edição ÍNDICE 1. CLASSIFICAÇÃO E AUTONOMIA... 19 2. FONTES DO DIREITO ELEITORAL... 21 3. INTERPRETAÇÃO DO DIREITO ELEITORAL... 27 4. PRINCÍPIOS DE DIREITO ELEITORAL... 31 1. Princípio

Leia mais

Prof. Renato Ribeiro de Almeida

Prof. Renato Ribeiro de Almeida AULA 1: LEI DA FICHA LIMPA, INELEGIBILIDADES E AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO AO REGISTRO DE CANDIDATURA Prof. Renato Ribeiro de Almeida Professor de Direito Constitucional e Direito Eleitoral da Universidade Anhembi

Leia mais

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 19

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 19 Sumário Coleção Sinopses para Concursos... 17 Guia de leitura da Coleção... 19 CAPÍTULO I DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... 21 1. Conceito, objeto e objetivos do Direito Eleitoral... 21 2. A democracia

Leia mais

Reforma (Emendas e Revisão) e Mutação da Constituição

Reforma (Emendas e Revisão) e Mutação da Constituição 01 Q213351 Direito Constitucional Direitos Políticos BETA Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TRT 11ª Região (AM)Prova: Analista Judiciário Execução de Mandados Willian, inglês, maior de trinta e cinco anos de

Leia mais

DIREITOS POLITICOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS POLITICOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS CONCEITO: O direito democrático de participação do povo no governo, por seus representantes, acabou exigindo a formação de um conjunto de normas legais permanentes, que recebe a denominação de direitos

Leia mais

DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS...

DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... Sumário CAPÍTULO 1 DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... 21 1. Conceito, objeto e objetivos do Direito Eleitoral... 21 2. A democracia como condição basilar para a existência do Direito Eleitoral...

Leia mais

POLITICA DE INDICAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO FISCAL, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E DIRETORIA EXECUTIVA DA PETROBRAS

POLITICA DE INDICAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO FISCAL, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E DIRETORIA EXECUTIVA DA PETROBRAS POLITICA DE INDICAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO FISCAL, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E DIRETORIA EXECUTIVA DA PETROBRAS 1. ATA DE APROVAÇÃO Politica aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras em 28/09/2016.

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NO AMAZONAS

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NO AMAZONAS MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ RELATOR DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DO AMAZONAS Processo nº 0600309-25.6.04.0000 Requerente: Ministério Público Eleitoral Requerido:

Leia mais

Direitos políticos. Introdução. Previsão normativa. Exercício da soberania popular

Direitos políticos. Introdução. Previsão normativa. Exercício da soberania popular Direitos políticos Introdução É senso comum dizer que o voto é um ato de exercício da cidadania, pois é por meio dele que elegemos nossos representantes. Mas você conhece quais são as regras para se eleger

Leia mais

PONTO DOS CONCURSOS CURSO DE DIREITO ELEITORAL TRE/AP 4º Simulado de Direito Eleitoral p/ TRE-AMAPÁ! PROFESSOR: RICARDO GOMES AVISOS:

PONTO DOS CONCURSOS CURSO DE DIREITO ELEITORAL TRE/AP 4º Simulado de Direito Eleitoral p/ TRE-AMAPÁ! PROFESSOR: RICARDO GOMES AVISOS: AVISOS: Estamos ministrando os seguintes CURSOS: DIREITO ELEITORAL P/ O TSE - ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA JUDICIÁRIA (TEORIA E EXERCÍCIOS) DIREITO ELEITORAL P/ O TSE - ANALISTA E TÉCNICO ÁREA ADMINISTRATIVA

Leia mais

TEMAS STF DIREITO ELEITORAL

TEMAS STF DIREITO ELEITORAL 61 RE-568596 Elegibilidade de ex-cônjuge de ocupante de cargo político quando a dissolução da sociedade conjugal se dá durante o exercício do mandato. TEMAS STF DIREITO ELEITORAL EMENTA: CONSTITUCIONAL.

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Direito Constitucional - 40 Professor(a): Marcelo Tavares Monitor(a): Beatriz Moreira Leite Aina

Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Direito Constitucional - 40 Professor(a): Marcelo Tavares Monitor(a): Beatriz Moreira Leite Aina Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Direito Constitucional - 40 Professor(a): Marcelo Tavares Monitor(a): Beatriz Moreira Leite Aina Aula 40 DIREITOS POLÍTICOS: Democracia: É um regime

Leia mais

PONTO 1: NACIONALIDADE (...) continuação HIPÓTESES DE DEMOCRACIA SEMI-DIRETA

PONTO 1: NACIONALIDADE (...) continuação HIPÓTESES DE DEMOCRACIA SEMI-DIRETA 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: NACIONALIDADE (...) continuação PONTO 2: a) DIREITOS POLÍTICOS PONTO 3: b) ELEGIBILIDADE/INELEGIBILIDADE HIPÓTESES DE DEMOCRACIA SEMI-DIRETA ART. 14 CF 1 1 Art. 14. A

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS)

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) SUBSTITUTIVO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 14,

Leia mais

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 19

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 19 COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 17 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 19 CAPÍTULO I DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... 21 1. Conceito, objeto e objetivos do Direito Eleitoral... 21 2. A democracia

Leia mais

NACIONALIDADE. Em qualquer hipótese, a nacionalidade deverá ser requerida pelo estrangeiro.

NACIONALIDADE. Em qualquer hipótese, a nacionalidade deverá ser requerida pelo estrangeiro. Aluno(a): Educador(a): VALDIRENE Componente Curricular: DIREITO CONSTITUCIONAL Ano/Turma: 1º Ano Turno: ( X ) Matutino ( ) Vespertino Data: / /17 TEXTO 02 NACIONALIDADE Nacionalidade é o vínculo jurídico-político

Leia mais

sumário Capítulo 2 Conceito e regras gerais De interpretação...5

sumário Capítulo 2 Conceito e regras gerais De interpretação...5 sumário Capítulo 1 O DIreito eleitoral no brasil...1 Capítulo 2 Conceito e regras gerais De interpretação...5 2.1. Conceito... 5 2.2. Poder normativo... 5 2.3. Interpretação da legislação eleitoral...

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I DIREITOS POLÍTICOS... 1 CAPÍTULO II DIREITO ELEITORAL... 15 CAPÍTULO III PRINCÍPIOS DE DIREITO ELEITORAL... 23

SUMÁRIO CAPÍTULO I DIREITOS POLÍTICOS... 1 CAPÍTULO II DIREITO ELEITORAL... 15 CAPÍTULO III PRINCÍPIOS DE DIREITO ELEITORAL... 23 SUMÁRIO CAPÍTULO I DIREITOS POLÍTICOS... 1 1. Compreensão dos direitos políticos... 1 1.1. Política... 1 1.2. Direito Político... 2 1.3. Direitos políticos... 2 2. Direitos humanos e direitos políticos...

Leia mais

DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS...

DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... Sumário CAPÍTULO 1 DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... 21 1. Conceito, objeto e objetivos do Direito Eleitoral... 21 2. A democracia como condição basilar para a existência do Direito Eleitoral...

Leia mais