ADITIVOS MCC2001 AULA 5

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ADITIVOS MCC2001 AULA 5"

Transcrição

1 ADITIVOS MCC2001 AULA 5 Disciplina: Materiais de Construção II Professora: Dr. a Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil

2 5.1 USO DE ADITIVOS NO CONCRETO Os aditivos são largamente empregados no preparo de concretos e argamassas. Pode até mesmo ser considerado como quarto componente do concreto, além da água, do cimento e dos agregados.

3 5.1 USO DE ADITIVOS NO CONCRETO Aditivos são produtos químicos adicionados ao cimento, à argamassa ou ao concreto, para modificar uma ou mais propriedades das misturas cimentícias. Normalmente variam entre 0,05% e 5% da massa de materiais cimentícios.

4 Os aditivos químicos hoje são parte integrante de misturas cimentícias devido às diversas vantagens que proporcionam às suas propriedades de engenharia nos estados fresco e endurecido. O uso de aditivos químicos permite a produção de materiais cimentícios para uma ampla variedade de aplicações, desde misturas com consistência seca até o concreto autoadensável.

5 Os aditivos químicos podem ser classificados de acordo com a função que exercem, como: incorporadores de ar, redutores de água, retardadores de pega, modificadores de reologia, inibidores de corrosão, redutores de retração, redutores de permeabilidade, inibidores de reação álcali-sílica.

6 pigmentos e outros de funções variadas, tais como: agentes de adesão, agentes de formação de gás, agentes de coesão, agentes para bombeamento e agentes espumantes, etc.

7 HISTÓRICO O emprego de aditivos em concretos e argamassas é tão antigo quanto o cimento ou outros aglomerantes hidráulicos. Segundo Coutinho (1997), os romanos adicionavam clara de ovo, sangue, banha ou leite à concretos e argamassas rudimentares para melhorar a trabalhabilidade das misturas. No final do século XIX, com a invenção do cimento Portland, a função dos aditivos evoluiu devido ao seu benefício à trabalhabilidade e durabilidade de misturas cimentícias.

8 Atualmente, praticamente todos os sistemas cimentícios produzidos industrialmente contêm algum tipo de aditivo químico. Aditivos específicos para modificação das propriedades reológicas de misturas à base de cimento Portland início déc. de A primeira patente para o uso de aditivo plastificante à base de lignosulfonato foi obtida na Inglaterra, no início do século XX. 1ª patente que contemplou a fabricação e a utilização de superplastificante à base de naftaleno sulfonato foi aprovada nos EUA em 1938.

9 1º aditivo químico sintético foi usado em 1930, nos EUA dispersante para aplicação de uma pigmentação uniforme em um pavimento de concreto. Os aditivos incorporadores de ar começaram a ser desenvolvidos a partir de pesquisas em pavimentos de concreto nos EUA, onde há problemas de durabilidade que se devem a ciclos gelo-degelo. Pesquisas realizadas no início dos anos 60, no Japão e na Alemanha, levaram ao desenvolvimento de aditivos superplastificantes, que têm maior poder fluidificante e redutor de água.

10 No Japão, aditivos à base de naftaleno sulfonato formaldeído condensado (NSFC) foram comercializados em 1964, resultando em maior redução de água e portanto, em concretos com maior resistência. Aditivos à base de NSFC vêm, desde então, sendo utilizados em grande quantidade pela indústria de concreto mundial (MALHOTRA, 1989). No final da déc. de 1980, uma nova família de superplastificantes à base de poliéteres de policarboxilato (PCE) foi desenvolvido no Japão projetados para aplicações específicas, tornaram-se a tecnologia dominante de superplastificantes para concreto.

11 5.1 USO DE ADITIVOS NO CONCRETO Nos países como os Estados Unidos, Japão e Alemanha, quase 80% do concreto é aditivado. No Brasil, tem-se o número de aproximadamente 15% dos concretos aditivados. Os aditivos transformam um concreto bom, em um ainda melhor.

12 ADITIVOS- Conceituação e Normatização De acordo com a EN 480:1997 Parte 1, aditivos são produtos que, adicionados em pequenas quantidades (até 5%), são capazes de modificar as propriedades nos estados fresco e endurecido de concretos, argamassas, pastas e grautes. Graute - Concreto com agreg. finos, alta fluidez e baixa retração - para preenchimento. fino (cimento + areia) ou graute grosso (cimento + brita + areia). Resist. à compressão > 14MPa. Cal prevenir retração.

13 5.2 ADITIVOS VANTAGEM PARA O CONCRETO Aumento da trabalhabilidade, sem aumento do consumo de água. Redução do consumo de água, mantendo a mesma trabalhabilidade (maior resistência). Redução da água e do cimento, na mesma proporção, mantendo a mesma trabalhabilidade e resistência.

14 5.2 ADITIVOS VANTAGEM PARA O CONCRETO Redução da exsudação, do coeficiente de permeabilidade, da segregação. Penetração em ferragens densas. Possibilidade de concretagens em temperaturas altas. Melhor acabamento e aspecto.

15 5.2 ADITIVOS VANTAGEM PARA O CONCRETO

16 5.2 ADITIVOS CLASSIFICAÇÃO ATRAVÉS DA NBR No Brasil NBR 11768: 2011, aditivos químicos são produtos que, adicionados em pequena quantidade a concretos de cimento Portland, modificam algumas de suas propriedades, no sentido de melhor adequá-las a determinadas condições. Essa norma classifica os aditivos em:

17 Aditivo redutor de água/plastificante (PR, PA,PN); Aditivo de alta redução de água/superplastificante tipo I (SP-I R, SP-I A, SP-I N); Aditivo de alta redução de água/superplastificante tipo II (SP-II R, SP-II A, SP- II N); Aditivo incorporador de ar (IA); Aditivo acelerador de pega (AP); Aditivo acelerador de resistência (AR); Aditivo retardador de pega (RP). *R: significa aditivo retardador; A: aditivo acelerador; N: aditivo de pega normal.

18 5.3 ADITIVOS CLASSIFICAÇÃO ATRAVÉS DA NBR Essa norma é precursora, no Brasil, na definição de critérios de desempenho para os aditivos a base de policarboxilato (incluídos na categoria de superplastificantes tipo II), trazendo esclarecimentos sobre o desempenho esperado para essa nova classe de aditivos. Já a NBR 12317:1992, descreve os métodos para ensaios químicos a serem empregados para a avaliação de conformidade e uniformidade desses aditivos.

19 Tab.1 Resumo das normas brasileiras, americanas e européias sobre aditivos para concreto. Procedência Identificação Título Ano Brasil ABNT NBR Aditivos para Concreto de Cimento Portland 2011 Brasil ABNT NBR Verificação de Desempenho de Aditivos para Concreto (ensaios químicos) 1992 Brasil ABNT NBR Aditivos para argamassas e concreto Ensaios de uniformidade Método de 2008 ensaio Europa EN 934 Admixtures for Concrete, Mortar and Grout 2009 Europa EN 480 Admixtures for Concrete, Mortar and Grout Test Methods 2001 EUA ASTM C1017/C1017M Standard Specification for Chemical Admixtures for use in Production of 2007 Flowing Concrete EUA ASTM C1141/C1141M Standard Specification for Shotcrete (concreto projetado) 2008 Inglaterra BS 5075 Part 1 Concrete Admixtures. Specification for Accelerating Admixtures. Retarding Admixtures and Water Reducing Admixtures Inglaterra BS 5075 Part 3 Concrete Admixtures. Specification for Superplasticizing Admixtures EUA ASTM C 260/C260M Standard Specification for Air-entrainig admixtures for Concrete 2010 EUA ASTM C Standard Specification for Admixtures to Inhibit Chloride-Induced Corrosion of /C1582M Reinforcing Steel in Concrete EUA ASTM C 494/C494M Chemical Admixtures for Concrete 2010 Espanha UNE EN 934 Aditivos para Hormigones, Morteros y Pastas 2002

20 5.4 Aditivos para Concreto e Argamassas Redutores de água, plastificantes e superplastificante Os aditivos redutores de água são conhecidos como plastificantes e superplastificantes, dependendo da redução da quantidade de água de amassamento para uma determinada consistência (trabalhabilidade). Os superplastificantes são conhecidos também como redutores de água de alta eficiência. Enquanto que os aditivos plastificantes (ou redutores de água de eficiência normal) permitem uma redução de água de pelo menos 5%, os aditivos superplastificantes podem reduzir a água da mistura em até 40%.

21 Os aditivos plastificantes e superplastificantes, além de permitirem a redução da relação a/c para uma dada consistência da mistura, podem também conferir aumento de fluidez se a quantidade original de água da mistura for mantida constante. A NBR 11768:2011 define aditivo plastificante/ redutor de água como aditivo que, sem modificar a consistência do concreto no estado fresco, permite reduzir seu conteúdo de água; ou como aquele aditivo que, sem alterar a quantidade de água, modifica a consistência do concreto, aumentando o abatimento e a fluidez; ou, ainda, como aquele aditivo que produz esses dois efeitos simultaneamente.

22 Os aditivos plastificantes e superplastificantes são usados com as seguintes finalidades: RESUMO Reduzir o consumo de água para uma mesma consistência, aumentando, assim, a resistência e a durabilidade do concreto; Aumentar a fluidez do concreto sem alterar o consumo de água; Reduzir a quantidade de cimento do concreto, mantendo a consistência e a resistência à compressão com o objetivo de reduzir custos e ainda reduzir a retração, a fluência e as tensões térmicas. A fluência é o aumento de uma deformação com o tempo sob a ação de cargas ou tensões permanentes.

23 PLASTIFICANTES - BENEFÍCIOS Maior resistência mecânica Maior impermeabilidade e durabilidade Minimização de retração, fissuramento e exsudação Melhor proteção e aderência da armadura Fácil adensamento e bombeamento Melhor aspecto (concreto aparente)

24 SUPERPLASTIFICANTES Mesmas características dos plastificantes, porém de maneira extremamente realçada. Ideais em caso de armaduras densas, bombeamentos, concretos aparentes de alta resistência.

25 Composição Química Os aditivos redutores de água podem ser divididos em 3 grupos: a) Aditivo redutor de água/plastificante Em sua composição, possuem lignosulfonatos, sais de ácido hidroxicarboxílico e polissacarídeos. O lignosulfonato, que é o redutor de água mais utilizado, é obtido a partir do rejeito líquido do processo de extração da celulose da madeira, lignina ou licor negro.

26 b) Aditivo de alta redução de água/superplastificante tipo I Em sua composição, contêm sais condensados de naftaleno sulfonato ou melamina sulfonato. São produtos sintéticos, obtidos a partir de técnicas de polimerização. c) Aditivo de alta redução de água/superplastificante tipo II São à base de policarboxilato-poliéteres (PCE). São conhecidos por proporcionarem uma melhor manutenção da trabalhabilidade e por serem mais previsíveis quanto ao efeito sobre os tempos de pega, comparativamente aos aditivos de base NSFC e MSFC.

27 Em estudo realizado por Yamada et al. (2000) sobre os efeitos da estrutura química dos aditivos superplastificantes à base de policarboxilato na fluidez das pastas de cimento, foram constatados os seguintes resultados: Para a mesma dosagem de aditivo, o maior tamanho da cadeia do polímero pode ser relacionado à maior fluidez e ao menor tempo de pega da mistura; Quanto maior a quantidade de grupos sulfônicos e carboxílicos presentes na cadeia do polímero, maior fluidez do sistema para uma mesma dosagem de superplastificante.

28 Dosagem e Modo de Adição A quantidade do aditivo químico a ser adicionada ao concreto depende do tipo de aditivo e dos requisitos de desempenho (Tab2). Há diversos tipos de aditivos químicos disponíveis no mercado, e a quantidade dos ingredientes individuais é variável entre produtos diferentes. Os aditivos plastificantes são normalmente adicionados em doses que variam entre 0,3% a 0,6% da massa de material cimentício, enquanto os aditivos polifuncionais são normalmente adicionados em doses que variam entre 0,6% a 1,0%. A dose dos aditivos superplastificantes varia entre 0,6% a 1,5%.

29 Dosagem e Modo de Adição Tab.2 Classificação dos aditivos em função da redução da água, da dosagem típica e do incremento de resistência à compressão de concretos (informações fornecidas por W. R Grace). Tipo de aditivo Redução de água Dosagem típica Aumento da resistência* Plastificante (P) 5-10% 0,2 a 0,5% 10% Superplastificante (SP I e SPII) 15-40% 0,6 a 2,0% 25% Polifuncionais 8-18% 0,4 a 1,0% 25%

30

31 Influência nas propriedades do concreto Os aditivos plastificantes e superplastificantes aumentam fluidez e/ou permitem a redução da relação a/c para um dado abatimento do concreto. Quando se deseja obter concretos com resistência e durabilidade mais elevadas, a relação a/c deve ser reduzida, e o uso de aditivos redutores de água torna-se obrigatória.

32

33 Quando se deseja obter concretos mais fluídos, os aditivos superplastificantes permitem aumentar a fluidez se a relação a/c não for reduzida. Os aditivos superplastificantes utilizados como redutores de água geram concretos com menor segregação.

34 Aplicações Aditivos redutores de água empregados em aprox. 90% dos concretos produzidos mundialmente por processos industriais. A aplicação dos aditivos plastificantes e polifuncionais ocorre em centrais dosadoras de concreto melhora a fluidez dos concretos bombeáveis, além de otimizar o consumo de cimento. Superplastificantes são usados na dosagem de concretos especiais concretos de elevada resistência, concretos fluidos, concretos autoadensáveis, concretos pré-moldados e préfabricados. É comum o emprego de uma combinação dos dois tipos de aditivos.

35 Tab.3 Vantagens do uso de aditivos redutores de água (HARTMANN,2002). ETAPA Mistura Central dosadora de concreto Obra Indústria de prémoldados VANTAGEM Redução da quantidade água com trabalhabilidade constante = maiores resistências Redução de cimento e água = manutenção de resistências e trabalhabilidade Manutenção de cimento e água =maior trabalhabilidade Redução do consumo de cimento Aumento do tempo de aplicação Concretos mais trabalháveis = redução do tempo de adensamento e acabamento, melhor acabamento, redução da mão-de-obra Relação a/c menor = resistências mais altas, desforma mais rápida, Reaproveitamento de fôrmas, possibilidade de redução da quantidade de armaduras. Resistências iniciais maiores Redução do consumo do cimento Concreto autoadensável = possibilidade de concretar peças mais esbeltas Redução da cura Melhor qualidade de acabamento

36 5.4.2 Incorporadores de ar Avanço tecnologia do concreto desenv. de aditivos IA (déc.1930). NBR 11768: 2011 aditivos incorporadores de ar são classificados como IA e são usados para produzir, em argamassas e concretos, um sistema de bolhas de ar microscópico que seja estável e uniforme. Materiais à base de cimento com adequada incorporação de ar apresentam uma resistência maior à deterioração causada por ciclos de gelo-degelo e também aumentam a resistência à delaminação superficial causada por sais de degelo principais problemas de durabilidade de concreto em países de clima frio.

37 Propriedades do concreto são melhoradas com a incorporação de ar, como o desempenho térmico e acústico obtido quando uma incorporação de ar suficiente é alcançada. No estado fresco, os incorporadores de ar podem melhorar a reologia do concreto em misturas com baixo consumo de cimento (menor que 300 kg/m 3 ) ou em traços que contenham agregados de graduação pobre e falta de finos.

38 Nesses casos, podem melhorar a trabalhabilidade do concreto (abatimento e fluidez), podem aumentar a coesão da mistura e reduzir a segregação e exsudação. No entanto, se a quantidade de ar incorporado não for adequadamente controlada, especialmente quando excedente, pode-se esperar retardo de pega e redução de resistência.

39 Composição química Whiting & Nagi (1998) classificam os agentes incorporadores de ar modernos em 5 categorias: (a) Sais derivados de madeira, (b) Óleos ácidos vegetais (sais alcalinos e aminoalcalinos de ácidos graxos de coco), (c) Detergentes sintéticos (sulfonatos e sulfatos de alquilaril), (d) Agentes sintéticos de trabalhabilidade (etoxilatos de alquilaril) e (e) Materiais miscelâneos (ex. resíduo de petróleo)

40 Aplicações São largamente utilizados em países de clima frio para redução ou eliminação dos danos causados por ciclos gelo-degelo, como é o caso dos EUA, onde mais de 80% dos traços para pavimento de concreto utilizam incorporadores de ar. A inclusão de bolhas de ar no concreto por meio de aditivos IA faz com que, ao congelar, a água encontre espaço livre para se expandir, reduzindo, assim, as tensões internas e evitando a fissuração do concreto e o comprometimento de sua durabilidade.

41 No Brasil principal finalidade do uso de aditivos IA é facilitar a produção de concretos com peso específico reduzido (concreto leve) e com melhor comportamento térmico-acústico. O uso de concretos leves reduz a carga da edificação, permitindo ao projetista a redução das dimensões de peças estruturais como pilares e fundações.

42 Os aditivos IA também são empregados em argamassas para melhorar sua trabalhabilidade. Concretos ou argamassas fluidas utilizadas como grautes de baixa densidade para preenchimento de valas ou contenções também podem conter esses aditivos, assim como concreto-massa utilizados em barragens ou pavimentos rígidos. Além disso, pequenas quantidades de IA podem ser empregadas para melhorar a trabalhabilidade, para facilitar o bombeamento e para melhorar a coesão e o acabamento de concretos convencionais dosados em central.

43 INCORPORADORES DE AR Fluidifica e plastifica fortemente, devido à formação de bolhas de ar. Os incorporadores de ar tem a função de suprir a deficiência de finos. Introduzem no concreto minúsculas bolhas de ar, estáveis e elasticamente deformáveis. Resistência ao ataque de sulfatos (água do mar).

44 INCORPORADORES DE AR - BENEFÍCIOS Nas hidrelétricas, os incorporadores permitem a obtenção de concretos massa, com baixo consumo de cimento evitam a ocorrência de trincas térmicas nos grandes volumes de concreto.

45 5.4.3 Modificadores de pega NBR 11768: 2011, são classificados em 2 tipos: aceleradores de pega e resistência e retardadores de pega. Outra classe é chamada de aditivos de controle de hidratação Aditivos aceleradores de pega e resistência São utilizados para reduzir os tempos de pega e/ou acelerar o desenvolvimento de resistência do concreto nas idades iniciais. São aditivos que aceleram a taxa de hidratação do cimento (por mecanismos diversos que ainda não são totalmente entendidos).

46 Aditivos aceleradores de pega e resistência O aditivo acelerador mais utilizado é o cloreto de cálcio, em função do seu desempenho no aumento de resistências e de seu baixo custo. Entretanto, dependendo da dosagem ele pode causar efeitos indesejáveis no concreto, como o aumento da retração por secagem, aumento do risco de corrosão das armaduras e aumento do risco de delaminação superficial. Em função do risco de corrosão que oferece às armaduras, os códigos de construção limitam o teor de íons cloreto a um valor máx. que depende da presença e do tipo de armadura.

47 Tab.4 Teor máx. de íons de cloreto para proteção da armadura em concreto. Tipo de elemento Máximo teor de íon cloreto solúvel (% massa de cimentícios) ABNT NBR ASTM C 1218 Concreto Protendido 0,05 0,06 Concreto armado exposto a íons cloreto/cloretos nas condições de serviço da estrutura 0,15 0,015 Concreto armado em condições de exposições não 0,40 1,00 severas( não exposto a umidade) Demais construções em concreto armado 0,30 0,30 Quando forem realizados ensaios para determinação do teor de íons cloreto solúveis em água, deve ser seguido o procedimento da ASTM C1218: 2008.

48 ACELERADORES Aceleram o início e o fim da pega e o desenvolvimento de altas resistências nas idades iniciais. O silicato, o carbonato de cálcio e o aluminato são as matériasprimas básicas mais usuais dos aceleradores de pega instantânea. Aceleram fortemente as reações iniciais de hidratação e endurecimento especialmente do C 3 S. Não pode ser empregado para concretos protendidos devido a possibilidade de provocar corrosão nos cabos submetidos à tensão.

49 ACELERADORES - BENEFÍCIOS Reduzem o tempo de desforma e permitem que o concreto resista, mesmo em baixas idades, às pressões hidrostáticas, evitando o carregamento da pasta de cimento por água corrente. São empregados quando o concreto necessita ser solicitado a curto prazo: fundações, túneis, pavimentações, canalizações, reparos urgentes,etc.

50 Aditivos retardadores de pega Atuam pela redução da solubilidade de compostos hidratados no cimento. Os aditivos reagem com um composto para formar um precipitado na superfície das partículas, promovendo a formação de uma camada pouco permeável ao redor dos grãos e impedindo a evolução da hidratação durante algum período. As dosagens de aditivo geralmente empregadas variam entre 0,1% a 0,5% sobre a massa de material cimentício, dependendo de sua aplicação.

51 Tab.5 Requisitos de desempenho para aditivos de acordo com diferentes normas. Norma Classificação Tempo de início de pega (em relação à mistura de controle) Redução de água (% em relação à mistura de controle) ASTM C 494 ASTM C 494 CAN 3- A M78 CAN 3- A M78 Tipo C: Aditivo retardador Tipo D: Aditivo retardador de longa duração Tipo R: retardador moderado de pega Tipo Rx: retardador prolongado de pega Mín: +1 h Máx: +3,3 h Mín: +5 h - Mín: +1 h Máx: +3 h - 3% Mín: +5 h 3% EN Retardador de pega Mín: +90 min 5% EN Retardador de pega plastificante Mín: +90 min - ABNT Mín: +1 h NBR Retardador de pega Máx: +3,3 h ABNT NBR Retardador de pega plastificante Mín: +1 h Máx: +3,3 h 6%

52 RETARDADORES Têm a função de retardar a hidratação inicial dos grãos de cimento em particular dos aluminatos. Em dosagens exageradas a pega pode se dar após vários dias. Permitem maior tempo de manuseio do concreto, além de evitar o efeito acelerador das temperaturas elevadas. Após a pega não interferem no processo de endurecimento do concreto.

53 Aditivos estabilizadores da Hidratação - AEH O comitê do AC I- American Concrete Institute 212: 2004 Chemical Admixture for Concrete classifica ainda um tipo diferente de retardador, também conhecido como estabilizador de hidratação. São aditivos que controlam a hidratação do cimento Portland. Desenvolvido no final da déc. de Principal aplicação reutilização de misturas de concreto que, antes eram descartadas como excesso remanescente dentro do caminhão betoneira. Esses concretos retornam à central dosadora e podem ser misturados a misturas frescas

54 Aditivos estabilizadores da Hidratação - AEH O aditivo também é empregado para suspender a reatividade do concreto durante longos períodos, em função dos requisitos de aplicação do concreto.

55 Modificadores de Viscosidade São polímeros solúveis em água adicionados aos concretos ou às argamassas para modificar suas propriedades reológicas. As matérias-primas normalmente empregadas em sua formulação são óxidos de polietileno, éteres de celulose e poliacrilamidas. O seu uso promove ao concreto uma redução na tendência a segregação e exsudação. Também são indicados para melhorar a aplicação e o bombeamento do concreto, pois aumentam a viscosidade e a coesão da mistura.

56 Modificadores de Viscosidade

57 Aplicações comuns desses aditivos grautes ou concretos autoadensáveis onde se necessita melhorar a viscosidade dessas misturas. No caso de concretos autoadensáveis, contribuem para a melhoria da coesão quando há falta de finos nas misturas, além de reduzirem a segregação e a exsudação. Esses produtos podem ser usados em concretagens submersas e também em argamassas de assentamento e revestimento.

58 Inibidores de Corrosão ACI 222R: 2011 aditivos que aumentam o tempo de início do processo de corrosão do metal ou reduzem significativamente a taxa de corrosão. ASTM C1582/ C1582M: 2004, um material para ser considerado como inibidor de corrosão deve reduzir a taxa de corrosão. Quando presentes em concentrações adequadas no concreto eles reduzem ou eliminam a corrosão das armaduras. Eles detêm a reação de corrosão quimicamente. Indicado em ambientes que apresentam risco de corrosão, tais como ambientes marinhos, zonas de marés, pontes, portos, diques, zonas de respingos, ambientes onde se empregam sais de degelo. Ex. inibidores de corrosão existentes no mercado nitrito de cálcio, nitrito de sódio, aminas, fosfatos, etc.

59 Aditivos Redutores de Retração Desenvolvidos no Japão, 1980 para reduzir os efeitos causados pela retração de concretos e argamassas. Aplicação: elementos de concreto pré-moldado, pontes, pisos industriais, pisos de estacionamentos e lajes de grandes dimensões. Propileno glicol e polioxi-alquileno alquil éter são alguns exemplos de compostos químicos empregados como redutores de retração. Dosagens desses aditivos de 1,0 a 2,5% sobre a massa de material cimentício. Normalmente são observadas reduções de retração por secagem após um ano as quais variam entre 25 e 50% em relação a um concreto sem a adição de SRA.

60 Redutores da reação álcali-sílica Foram introduzidos no mercado em 1990 há pouca literatura. Em 1999, Rixom e Mailvaganam publicaram sobre o impacto de diversos aditivos químicos na reação álcali-sílica e na expansão que esta reação provoca em misturas cimentícias aditivos reduzem esta expansão Os autores agrupam os aditivos em 4 categorias: (a) sais de lítio (cloretos, carbonatos, fluoretos, nitratos, sulfatos); (b) aditivos convencionais (incorporadores de ar e redutores de água); (c) silanos, siloxanos e silico-fluoretos; e (d) selantes de base de fosfato, empregados para tratar agregados reativos antes do preparo do concreto.

61 Aditivos para Cimento São produtos de origem orgânica ou inorgânica que, adicionados ao moinho juntamente com o clínquer e demais constituintes do cimento, melhoram a eficiência da moagem e as propriedades do cimento. Os benefícios da utilização de aditivos de moagem são: - aumento do volume de produção - melhoria das condições de transporte do cimento - melhoria das características de desempenho do cimento para diversas aplicações.

62 5.5 Cuidados especiais na utilização de aditivos químicos Se mais de um aditivo for utilizado na mesma mistura, eles deverão ser adicionados separadamente. Os produtos nunca devem ser misturados uns aos outros antes da adição ao cimento, concreto ou argamassa. As condições de campo devem ser simuladas em laboratório para verificação da possibilidade de problemas de desempenho. Recomenda-se a verificação dos efeitos de superdosagem dos aditivos, com o objetivo de conhecer os limites de desempenho compatíveis com os materiais cimentícios utilizados.

63 Aditivos apresentam prazo de validade que depende das matérias-primas empregadas na sua fabricação. Esse prazo pode variar de 6 a 18 meses. Os aditivos químicos nunca devem ser descartados na rede de esgoto ou como resíduo doméstico. A ficha de segurança do produto, fornecida no momento da sua entrega, contém informações de descarte para que não haja risco de segurança ao meio ambiente. Em caso de dúvidas, o fabricante do aditivo deve ser contatado para proporcionar esclarecimentos e destinação dos produtos.

64 Os aditivos químicos líquidos nunca devem ser adicionados aos componentes secos do concreto antes da mistura com água, pois podem ter seu desempenho reduzido. Sua adição deve ser feita na presença de água, preferenciamente após alguns minutos da mistura do cimento com água para a maioria dos redutores de água utilizados. No caso de pesagem automática de aditivos, verificar periodicidade a calibração das balanças e medidores volumétricos de aditivos para garantia de dosagem correta.

65 5.6 MODO DE USAR OS ADITIVOS Consultar manual técnico do fabricante EXEMPLO: Será realizada uma betonada de concreto, onde será consumido 5Kg de cimento. Neste concreto o aditivo utilizado será o hiperplastificante ADIMENT PREMIUM (densidade =1,09 g/cm 3 ), cujo consumo aproximado sobre a massa de cimento é de 0,3 a 1,0%. QUAL A QUANTIDADE DE ADITIVO QUE DEVERÁ SER UTILIZADA?

66 Utilizando 1% de aditivo: 5Kg x 0,01 = 0,05Kg de aditivo ou 50g de aditivo. Como 1 cm 3 é igual a 1 ml: 50/1,09 = 45,9 ml Poderá ser utilizado 45,9 ml de aditivo ADIMENT PREMIUM. Adiciona-se 70% do volume da água a ser utilizada. Em seguida, adiciona-se o aditivo com o restante da água estabelecida.

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ADITIVOS PARA O CONCRETO 1) Definição : NBR 11768 (EB-1763/92) - Aditivos para concreto de Cimento Portland. Produtos que adicionados em pequena quantidade a concreto de Cimento Portland modificam algumas

Leia mais

Ficha Técnica de Produto

Ficha Técnica de Produto Ficha Técnica de Produto GLENIUM 3400 NV Aditivo hiperplastificante. GLENIUM 3400 NV é um aditivo com alto índice de redução de água, pronto para o uso. O GLENIUM 3400 NV é uma nova geração de aditivos

Leia mais

ADITIVOS. Reforçar ou introduzir certas características. Em pequenas quantidades (< 5%). Pode ou não ser lançado diretamente na betoneira

ADITIVOS. Reforçar ou introduzir certas características. Em pequenas quantidades (< 5%). Pode ou não ser lançado diretamente na betoneira ADITIVOS 1. OBJETIVO Reforçar ou introduzir certas características 2. UTILIZAÇÃO Em pequenas quantidades (< 5%). Pode ou não ser lançado diretamente na betoneira 3. FUNÇÕES BÁSICAS DOS ADITIVOS CONCRETO

Leia mais

Aditivos para argamassas e concretos

Aditivos para argamassas e concretos Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Aditivos para argamassas e concretos Materiais de Construção II Professora: Mayara Moraes Introdução Mehta: Quarto componente do concreto ; Estados

Leia mais

Propriedades do Concreto

Propriedades do Concreto Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais Propriedades do Concreto EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons PROPRIEDADES DO CONCRETO O concreto fresco é assim considerado até

Leia mais

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO 1- Generalidades PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO Todas as misturas de concreto devem ser adequadamente dosadas para atender aos requisitos de: Economia; Trabalhabilidade; Resistência; Durabilidade. Esses

Leia mais

Aditivos para argamassas e concretos

Aditivos para argamassas e concretos Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Aditivos para argamassas e concretos Materiais de Construção II Professora: Mayara Moraes Introdução Mehta: Quarto componente do concreto ; Estados

Leia mais

CIMENTO. 1.5 Tipos de Cimento Portland produzidos no Brasil. - Cimento Branco. - Cimentos resistentes a sulfato

CIMENTO. 1.5 Tipos de Cimento Portland produzidos no Brasil. - Cimento Branco. - Cimentos resistentes a sulfato CIMENTO 1.5 Tipos de Cimento Portland produzidos no Brasil - Cimento Branco - Cimentos resistentes a sulfato 1.6. Composição química do clínquer do Cimento Portland Embora o cimento Portland consista essencialmente

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS UFBA-ESCOLA POLITÉCNICA-DCTM DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS ROTEIRO DE AULAS CONCRETO Unidade III Prof. Adailton de O. Gomes II Materiais de Construção CONCRETO Definição:

Leia mais

CONSTRUÇÕES RURAIS: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Vandoir Holtz 1

CONSTRUÇÕES RURAIS: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Vandoir Holtz 1 Vandoir Holtz 1 ARGAMASSA Classificação das argamassas: Segundo o emprego: Argamassas para assentamento de alvenarias. Argamassas para revestimentos; Argamassas para pisos; Argamassas para injeções. DOSAGEM

Leia mais

MIRA TM. Aditivo para Concreto. Aditivo Plastificante Polifuncional Redutor de Água

MIRA TM. Aditivo para Concreto. Aditivo Plastificante Polifuncional Redutor de Água Aditivo para Concreto MIRA TM Aditivo Plastificante Polifuncional Redutor de Água DESCRIÇÃO A linha MIRA TM é uma linha de aditivos redutores de água polifuncional, desenvolvida como aditivo redutor de

Leia mais

Aditivos para Concreto

Aditivos para Concreto Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Aditivos para Concreto Referência desta aula Mehta & Monteiro (1994),

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS UFBA-ESCOLA POLITÉCNICA-DCTM DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS ROTEIRO DE AULAS CONCRETO FRESCO Unidade III Prof. Adailton de O. Gomes CONCRETO FRESCO Conhecer o comportamento

Leia mais

21/08/2012. Disciplina: Materiais de Construção II DOSAGEM

21/08/2012. Disciplina: Materiais de Construção II DOSAGEM Disciplina: Materiais de Construção II DOSAGEM 1 Importância A dosagem do concreto: É o processo de obtenção da combinação correta de cimento, agregados, águas, adições e aditivos Os efeitos da dosagem

Leia mais

CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO MCC2001 AULA 6 (parte 1)

CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO MCC2001 AULA 6 (parte 1) CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO MCC2001 AULA 6 (parte 1) Disciplina: Materiais de Construção II Professora: Dr. a Carmeane Effting 1 o semestre 2015 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia

Leia mais

CONCRETOS ESPECIAIS MCC2001 AULA 7 (parte 2)

CONCRETOS ESPECIAIS MCC2001 AULA 7 (parte 2) CONCRETOS ESPECIAIS MCC2001 AULA 7 (parte 2) Disciplina: Materiais de Construção II Professora: Dr. a Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil. Professora: Mayara Moraes

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil. Professora: Mayara Moraes Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Professora: Mayara Moraes Consistência; Textura; Trabalhabilidade; Integridade da massa / Segregação Poder de retenção de água / Exsudação Massa

Leia mais

ÁGUA PARA CONCRETOS. Norma alemã - DIN EN 1008 Edição 2002. http://beton-technische-daten.de/5/5_0.htm

ÁGUA PARA CONCRETOS. Norma alemã - DIN EN 1008 Edição 2002. http://beton-technische-daten.de/5/5_0.htm 1 / 11 ÁGUA PARA CONCRETOS Norma alemã - DIN EN 1008 Edição 2002 Cimento Heidelberg Catálogo : Dados Técnicos do Concreto Edição 2011 http://beton-technische-daten.de/5/5_0.htm Comentários de Eduardo :

Leia mais

Sumário. 1 Cimento Portland 1

Sumário. 1 Cimento Portland 1 Sumário 1 Cimento Portland 1 Histórico 1 Fabricação do cimento Portland 2 Composição química do cimento Portland 8 Hidratação do cimento 13 Silicatos de cálcio hidratados 14 Aluminato tricálcico hidratado

Leia mais

Adições Minerais ao Concreto Materiais de Construção II

Adições Minerais ao Concreto Materiais de Construção II Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Adições Minerais ao Concreto Materiais de Construção II Professora: Mayara Moraes Adições Minerais Fonseca, 2010: Aditivos químicos ASTM C125

Leia mais

Conceitos de Projeto e Execução

Conceitos de Projeto e Execução Pisos Industriais: Conceitos de Projeto e Execução Públio Penna Firme Rodrigues A Importância do Pavimento Industrial Conceituação Piso - Pavimento Quanto à fundação Fundação direta (sobre solo ou isolamento

Leia mais

Informativo técnico SIO2

Informativo técnico SIO2 Informativo técnico SIO2 INFORMATIVO TÉCNICO Sílica Ativa ASTM C494 Active Silic é um produto decorrente do processo de fabricação do sílico metálico ou do ferro sílico, de onde é gerado o gás SiO, que

Leia mais

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE -

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - Massa Leve é um aditivo capaz de produzir concreto poroso de baixa massa especifica aparente, com ótima estabilidade, isto é, com reduzida queda de volume na aplicação. Características

Leia mais

Goiânia GO. Daniel da Silva ANDRADE Danillo de Almeida e SILVA André Luiz Bortolacci GAYER

Goiânia GO. Daniel da Silva ANDRADE Danillo de Almeida e SILVA André Luiz Bortolacci GAYER O comportamento do concreto de alto desempenho com sílica ativa e metacaulim como adições químicas minerais quanto à sua resistência à compressão utilizando agregados provenientes da região metropolitana

Leia mais

CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Prof. Ruy Alexandre Generoso

CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Prof. Ruy Alexandre Generoso CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO Prof. Ruy Alexandre Generoso É um dos materiais mais importantes de engenharia usado em construções. É usado nos mais variados tipos de construções tais como: barragens,

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Disciplina: Materiais de Construção I Assunto: Concreto II Prof. Ederaldo Azevedo Aula 5 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br A trabalhabilidade é influenciada pela consistência e pela coesão. As principais

Leia mais

ABNT NBR 12.655:2015 Concreto de cimento Portland Preparo, controle, recebimento e aceitação Procedimento

ABNT NBR 12.655:2015 Concreto de cimento Portland Preparo, controle, recebimento e aceitação Procedimento ABNT NBR 12.655:2015 Concreto de cimento Portland Preparo, controle, recebimento e aceitação Procedimento Eng.º Evaldo Penedo Brascontec Engenharia e Tecnologia Ltda Sinduscon-ES, 19 de março de 2015 ABNT

Leia mais

Concreto de Cimento Portland

Concreto de Cimento Portland Definição: é o material resultante da mistura, em determinadas proporções, de um aglomerante - cimento Portland - com um agregado miúdo - geralmente areia lavada -, um agregado graúdo - geralmente brita

Leia mais

Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil Materiais de Construção Civil II. Dosagem de concreto. Prof.ª: Rebeca Bastos Silva

Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil Materiais de Construção Civil II. Dosagem de concreto. Prof.ª: Rebeca Bastos Silva Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil Materiais de Construção Civil II Dosagem de concreto Prof.ª: Rebeca Bastos Silva Histórico - Egípcios e os etruscos empregava argamassa na construção

Leia mais

Doutorando do Departamento de Construção Civil PCC/USP, São Paulo, SP paulo.barbosa@poli.usp.br 2

Doutorando do Departamento de Construção Civil PCC/USP, São Paulo, SP paulo.barbosa@poli.usp.br 2 Influência de ciclos de molhamento e secagem, da altura e do posicionamento de pilares no teor de íons cloreto presentes no concreto de estrutura com 30 anos de idade Paulo Barbosa 1, Paulo Helene 2, Fernanda

Leia mais

PROPRIEDADES DO CONCRETO NO ESTADO FRESCO

PROPRIEDADES DO CONCRETO NO ESTADO FRESCO DO CONCRETO NO ESTADO FRESCO COMPORTAMENTO FÍSICO No estado fresco inicial Suspensão de partículas diversas pasta de cimento agregados aditivos ou adições Endurecimento progressivo na fôrma produtos da

Leia mais

Concreto: O que utilizar nas diversas Tipologias?

Concreto: O que utilizar nas diversas Tipologias? Seminário: Concreto: O que utilizar nas diversas Tipologias? EngºArcindo A. Vaquero y Mayor Wish List Veloz Durável Prático (com racionalização) Econômico Baixo Desperdicio Confortável (Desempenho Termico

Leia mais

DOSAGEM DE CONCRETO AUTO- ADENSÁVEL PARA APLICAÇÃO EM PAREDES DE CONCRETO MOLDADAS NA OBRA

DOSAGEM DE CONCRETO AUTO- ADENSÁVEL PARA APLICAÇÃO EM PAREDES DE CONCRETO MOLDADAS NA OBRA DOSAGEM DE CONCRETO AUTO- ADENSÁVEL PARA APLICAÇÃO EM PAREDES DE CONCRETO MOLDADAS NA OBRA Alessandra L. de Castro; Rafael F. C. dos Santos; Givani Soares de Araújo 54º Congresso Brasileiro do Concreto

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Assunto: Tecnologia de Concreto e Argamassas Prof. Ederaldo Azevedo Aula 8 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 8. Tecnologia do Concreto e Argamassas 8.1. Concreto: 8.1. Concreto: Concreto é a mistura

Leia mais

CIMENTO PORTLAND: NOMENCLATURA

CIMENTO PORTLAND: NOMENCLATURA Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Prof.: Mayara Moraes CIMENTO PORTLAND: NOMENCLATURA TIPO CP XXX RR Cimento Portland Composição Classe - Resistência aos 28 dias(mpa) SIGLA Ex.:

Leia mais

Propriedades do Concreto

Propriedades do Concreto Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Propriedades do Concreto Referência desta aula Agosto - 2008 1 Propriedades

Leia mais

a) 0:1:3; b) 1:0:4; c) 1:0,5:5; d) 1:1,5:7; e) 1:2:9; f) 1:2,5:10

a) 0:1:3; b) 1:0:4; c) 1:0,5:5; d) 1:1,5:7; e) 1:2:9; f) 1:2,5:10 ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL PCC 2435 - TECNOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS I DEFINIÇÃO E DOSAGEM DE ARGAMASSAS PARA ASSENTAMENTO DE

Leia mais

DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO

DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO Objetivo Assegurar que a estrutura satisfaça, durante o seu tempo de vida, os requisitos de utilização, resistência e estabilidade, sem perda significativa de utilidade nem excesso de manutenção não prevista

Leia mais

Usos A linha MIRA pode ser usada com uma ampla gama de dosificações. É adequada as seguintes aplicações:

Usos A linha MIRA pode ser usada com uma ampla gama de dosificações. É adequada as seguintes aplicações: MIRA Aditivo Plastificante Polifuncional Redutor de Água Descrição A linha MIRA são aditivos polifuncionais para concreto com bom poder de redução de água e com aplicações múltiplas e isento de cloretos.

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO MAJ MONIZ DE ARAGÃO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO Idade do concreto. Verificação da resistência. Módulo de

Leia mais

Concreto Convencional

Concreto Convencional TIPOS DE CONCRETO Concreto Convencional Pode-se dizer que o Concreto Convencional é aquele sem qualquer característica especial e que é utilizado no dia a dia da construção civil. Seu abatimento (Slump)

Leia mais

BLOCOS, ARGAMASSAS E IMPORTÂNCIA DOS BLOCOS CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO. Prof. Dr. Luiz Sérgio Franco 1

BLOCOS, ARGAMASSAS E IMPORTÂNCIA DOS BLOCOS CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO. Prof. Dr. Luiz Sérgio Franco 1 Escola Politécnica da USP PCC 2515 Alvenaria Estrutural BLOCOS, ARGAMASSAS E GRAUTES Prof. Dr. Luiz Sérgio Franco IMPORTÂNCIA DOS BLOCOS! DETERMINA CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES DA PRODUÇÃO! peso e dimensões

Leia mais

ESTUDO DE CARACTERÍSTICA FÍSICA E MECÂNICA DO CONCRETO PELO EFEITO DE VÁRIOS TIPOS DE CURA

ESTUDO DE CARACTERÍSTICA FÍSICA E MECÂNICA DO CONCRETO PELO EFEITO DE VÁRIOS TIPOS DE CURA ESTUDO DE CARACTERÍSTICA FÍSICA E MECÂNICA DO CONCRETO PELO EFEITO DE VÁRIOS TIPOS DE CURA AUTORES : Engº Roberto J. Falcão Bauer (Diretor técnico) Engº Rubens Curti (Gerente técnico) Engº Álvaro Martins

Leia mais

Tecnologia da Construção I CRÉDITOS: 4 (T2-P2)

Tecnologia da Construção I CRÉDITOS: 4 (T2-P2) UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA CÓDIGO: IT836

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático FEVEREIRO 0 TEO 05 09 11 TEO 1 Definir as regras do curso. Histórico do. P&D e avanços da tecnologia do. tipos e aplicações do cimento. Contexto da indústria do cimento Materiais de Construção Civil II

Leia mais

PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS DA QUALIDADE DE CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND

PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS DA QUALIDADE DE CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS PARA O CONTROLE TECNOLÓGICO E DA QUALIDADE DE CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND Engº.. Roberto José Falcão Bauer JUNHO / 2006 SUMÁRIO 1. DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO 2. PREMISSAS VISANDO

Leia mais

Facear Concreto Estrutural I

Facear Concreto Estrutural I 1. ASSUNTOS DA AULA Durabilidade das estruturas, estádios e domínios. 2. CONCEITOS As estruturas de concreto devem ser projetadas e construídas de modo que, quando utilizadas conforme as condições ambientais

Leia mais

Definição. laje. pilar. viga

Definição. laje. pilar. viga Definição É a rocha artificial obtida a partir da mistura, e posterior endurecimento, de um aglomerante (normalmente cimento portland), água, agregado miúdo (areia quartzoza), agregado graúdo (brita),

Leia mais

Materiais de Construção AGREGADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Materiais de Construção AGREGADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL Materiais de Construção AGREGADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL Agregados para concreto Os agregados constituem um componente importante no concreto, contribuindo com cerca de 80% do peso e 20% do custo de concreto

Leia mais

O que é durabilidade?

O que é durabilidade? DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Profa. Eliana Barreto Monteiro 1 Conceito de Durabilidade O que é durabilidade? A durabilidade é a capacidade que um produto, componente ou construção possui

Leia mais

Materiais e Processos Construtivos. Materiais e Processos Construtivos. Concreto. Frank Cabral de Freitas Amaral 1º º Ten.-Eng.º.

Materiais e Processos Construtivos. Materiais e Processos Construtivos. Concreto. Frank Cabral de Freitas Amaral 1º º Ten.-Eng.º. Concreto Frank Cabral de Freitas Amaral 1º º Ten.-Eng.º Instrutor Março/2005 1 Programação SEMANA DATA TÓPICOS 1 2 3 4 5 6 7 8 06/mar 09/mar 13/mar 16/mar 20/mar 23/mar 27/mar 30/mar 3/abr 6/abr 10/abr

Leia mais

UMIDADES E IMPERMEABILIZAÇÕES

UMIDADES E IMPERMEABILIZAÇÕES 200888 Técnicas das Construções I UMIDADES E IMPERMEABILIZAÇÕES Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana pastana@projeta.com.br (14) 3422-4244 AULA 5 o Impermeabilização é a proteção das construções contra

Leia mais

CONCRETOS ESPECIAIS MCC2001 AULA 7 (parte 1)

CONCRETOS ESPECIAIS MCC2001 AULA 7 (parte 1) CONCRETOS ESPECIAIS MCC2001 AULA 7 (parte 1) Disciplina: Materiais de Construção II Professora: Dr. a Carmeane Effting 1 o semestre 2015 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil

Leia mais

BIANCO é uma resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos.

BIANCO é uma resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Descrição BIANCO é uma resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. BIANCO confere maior elasticidade e, assim, maior resistência

Leia mais

Novas Tecnologias em Cimentos para Construção e Reparos de Pisos Industriais

Novas Tecnologias em Cimentos para Construção e Reparos de Pisos Industriais HOLCIM (BRASIL) S/A Novas Tecnologias em Cimentos para Construção e Reparos de Pisos Industriais Eng. JOSÉ VANDERLEI DE ABREU Patologias Comuns em Pisos Patologias pisos industriais com problemas superficiais

Leia mais

PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO E ENDURECIDO MCC2001 AULA 2 e 3

PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO E ENDURECIDO MCC2001 AULA 2 e 3 PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO E ENDURECIDO MCC2001 AULA 2 e 3 Disciplina: Materiais de Construção II Professora: Dr. a Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento

Leia mais

CONCRETO E ARGAMASSAS JAQUELINE PÉRTILE

CONCRETO E ARGAMASSAS JAQUELINE PÉRTILE CONCRETO E ARGAMASSAS JAQUELINE PÉRTILE Concreto O concreto é um dos produtos mais consumidos no mundo, perdendo apenas para a água, o que o torna muito importante para a construção civil. Ele não é tão

Leia mais

A Durabilidade das Estruturas de Concreto e o Cimento Egydio Hervé Neto 1

A Durabilidade das Estruturas de Concreto e o Cimento Egydio Hervé Neto 1 A Durabilidade das Estruturas de Concreto e o Cimento Egydio Hervé Neto 1 Num passado recente nossas estruturas correntes usavam concretos com resistências da ordem de 135, 150, no máximo 180 kgf/cm2.

Leia mais

MÓDULO 2 PROPRIEDADES E DOSAGEM DO CONCRETO

MÓDULO 2 PROPRIEDADES E DOSAGEM DO CONCRETO MÓDULO 2 PROPRIEDADES E DOSAGEM DO CONCRETO Engº Rubens Curti DOSAGEM DEFINIÇÃO DOSAGEM é o proporcionamento adequado e mais econômico de materiais: cimento, água, agregados, adições e aditivos 2 DOSAGEM

Leia mais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais Blocos de CONCRETO DESCRIÇÃO: Elementos básicos para a composição de alvenaria (estruturais ou de vedação) BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO SIMPLES COMPOSIÇÃO Cimento Portland, Agregados (areia, pedra, etc.)

Leia mais

DURABILIDADE DURABILIDADE DO CONCRETO

DURABILIDADE DURABILIDADE DO CONCRETO DURABILIDADE DO CONCRETO DEFINIÇÃO Durabilidade é a capacidade do concreto de resistir à ação das intempéries O concreto é considerado durável quando conserva sua forma original, qualidade e capacidade

Leia mais

PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO

PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO Consistência Textura Trabalhabilidade Integridade da massa Segregação Poder de retenção de água Exsudação Massa específica TRABALHABILIDADE É a propriedade do concreto fresco

Leia mais

ARG. COLANTE REVESTIMENTO REJUNTE COMPONENTES DO REVESTIMENTO

ARG. COLANTE REVESTIMENTO REJUNTE COMPONENTES DO REVESTIMENTO TECNOLOGIA DE REVESTIMENTO Componentes do sistema BASE CHAPISCO Base Características importantes: Avidez por água - inicial e continuada Rugosidade EMBOÇO ARG. COLANTE REVESTIMENTO REJUNTE Chapisco Função:

Leia mais

Ensacado - A Argila Expandida pode ser comprada em sacos de 50l, sendo transportada da mesma maneira. Cada 20 sacos equivalem a 1m 3.

Ensacado - A Argila Expandida pode ser comprada em sacos de 50l, sendo transportada da mesma maneira. Cada 20 sacos equivalem a 1m 3. Argila Expandida A argila expandida é um agregado leve que se apresenta em forma de bolinhas de cerâmica leves e arredondadas, com uma estrutura interna formada por um a espuma cerâmica com micro poros

Leia mais

VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação.

VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Descrição VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Pode ser aplicado sobre concreto, alvenaria e argamassa. VEDAJÁ proporciona impermeabilidade, mesmo com a ocorrência

Leia mais

Concretos de retração controlada e de pós reativos: características, aplicações e desafios.

Concretos de retração controlada e de pós reativos: características, aplicações e desafios. e de pós reativos: características, aplicações e desafios. Wellington L. Repette, Prof. Dr., Eng. Civil (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC) Retração! Fissuras 1 Estruturas novas Reparo H2O

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais DOSAGEM DO CONCRETO EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO. Profa.

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais DOSAGEM DO CONCRETO EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO. Profa. Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais DOSAGEM DO CONCRETO EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons Dosar um concreto é compor os materiais constituintes em proporções convenientemente

Leia mais

DOSAGEM DE CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL PELO MÉTODO DE TU- TIKIAN E DAL MOLIN

DOSAGEM DE CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL PELO MÉTODO DE TU- TIKIAN E DAL MOLIN DOSAGEM DE CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL PELO MÉTODO DE TU- TIKIAN E DAL MOLIN Daniele Kochem (PIBIC/Fundação Araucária-UNIOESTE), Jeferson Marinho Camboin, Lennon Biancato Runke, Maxer Antonio da Rosa, Giovanna

Leia mais

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado Sistema Duplex Vantagens e Aplicações Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado METALURGIA Corrosão Tendência que os materiais têm de retornar ao seu estado

Leia mais

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade.

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade. Descrição VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade. Adere perfeitamente ao concreto, à alvenaria e à argamassa. VEDATOP não é tinta de acabamento,

Leia mais

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 148 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 5.1 CONCLUSÕES A partir dos resultados apresentados e analisados anteriormente, foi possível chegar às conclusões abordadas neste item. A adição tanto de cinza volante, como

Leia mais

CONCRETO Componentes AGLOMERANTES. AGLOMERANTES Classificação. AGLOMERANTES Requisitos importantes. AGLOMERANTES Propriedades fundamentais CIMENTO

CONCRETO Componentes AGLOMERANTES. AGLOMERANTES Classificação. AGLOMERANTES Requisitos importantes. AGLOMERANTES Propriedades fundamentais CIMENTO CONCRETO Componentes Fase contínua Pasta de cimento endurecida Zona de transição Interface entre a pasta e o agregado Fase descontínua Agregados Componente cuja principal característica é endurecer quando

Leia mais

FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA 07) WILLIAN ABREU

FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA 07) WILLIAN ABREU FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA 07) ESTRUTURAS EM CONCRETO ARMADO VANTAGENS E DESVANTAGENS DO CONCRETO ARMADO: Apenas

Leia mais

CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO COM AREIA ARTIFICIAL

CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO COM AREIA ARTIFICIAL CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO COM AREIA ARTIFICIAL Paulo Hidemitsu Ishikawa 1 1 Prof. Me. do curso Construção Civil Edifícios da FATEC-SP paulo.ishikawa@uol.com.br Resumo Esta pesquisa tem como proposta

Leia mais

Presa. Difícil de determinar o instante em que se dá a passagem do estado líquido ao estado sólido

Presa. Difícil de determinar o instante em que se dá a passagem do estado líquido ao estado sólido LIGANTES HIDRÓFILOS CIMENTOS Propriedades físicas e mecânicas do cimento Presa Métodos de definição do início de presa: condutibilidade eléctrica viscosidade desenvolvimento de calor, etc. Difícil de determinar

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Biomassa Piso e Azulejo Rápido Código: APR001

Ficha Técnica de Produto Biomassa Piso e Azulejo Rápido Código: APR001 1. Descrição: A é mais uma argamassa inovadora, de alta tecnologia e desempenho, que apresenta vantagens econômicas e sustentáveis para o assentamento e sobreposição de pisos, azulejos e pastilhas. O principal

Leia mais

FISSURAS NO CONCRETO: PRINCIPAIS CAUSAS E COMO PREVENIR

FISSURAS NO CONCRETO: PRINCIPAIS CAUSAS E COMO PREVENIR FISSURAS NO CONCRETO: PRINCIPAIS CAUSAS E COMO PREVENIR COMITÊ GO 12.211 FISSURAÇÂO DO CONCRETO Coordenador: José Dafico Alves Membro: Luciano Martin Teixeira INTRODUCÃO As fissuras são eventos importantes

Leia mais

3. Programa Experimental

3. Programa Experimental 3. Programa Experimental 3.1. Considerações Iniciais Este estudo experimental foi desenvolvido no laboratório de estruturas e materiais (LEM) da PUC- Rio e teve o propósito de estudar o comportamento de

Leia mais

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes)

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) 1- Qual tipo de aço da vigota e qual a sua norma? São produzidas com aço estrutura ZAR 345, com revestimento Z275, no qual segue as prescritivas

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO Definição de concreto hidráulico e de argamassa. Componentes; indicação das proporções

Leia mais

MATERIAIS PARA ALVENARIA ESTRUTURAL Humberto Ramos Roman Universidade Federal Santa atarina Catarina

MATERIAIS PARA ALVENARIA ESTRUTURAL Humberto Ramos Roman Universidade Federal Santa atarina Catarina MATERIAIS PARA ALVENARIA ESTRUTURAL Humberto Ramos Roman Universidade Federal de Santa Catarina SUMÁRIO 1. Materiais para alvenaria bloco argamassa graute 2. Material alvenaria fatores que afetam a resistência

Leia mais

TÉCNICAS DE REPARO TRADICIONAL

TÉCNICAS DE REPARO TRADICIONAL TÉCNICAS DE REPARO TRADICIONAL Profa. Eliana Barreto Monteiro Você sabia? Que na maioria das vezes a aplicação da argamassa de reparo deve ser manual? A diferença entre reparo superficial e profundo? Procedimentos

Leia mais

Adjuvantes para Betão

Adjuvantes para Betão Degussa Construction Chemicals Portugal, S.A. Acção de Formação Adjuvantes para Betão Mais de 138 Centros de produção em 78 países Universidade do Algarve - Maio 2006 Enfrentamos os desafios O Trabalho

Leia mais

PUC-CAMPINAS Faculdade de Engenharia Civil. Disciplina Materiais de Construção Civil A

PUC-CAMPINAS Faculdade de Engenharia Civil. Disciplina Materiais de Construção Civil A PUC-CAMPINAS Faculdade de Engenharia Civil Disciplina Materiais de Construção Civil A CONCRETO Profa. Lia Lorena Pimentel CONCRETO 1. DEFINIÇÃO Aglomerado resultante da mistura de cimento, água, agregados

Leia mais

Argamassa TIPOS. AC-I: Uso interno, com exceção de saunas, churrasqueiras, estufas e outros revestimentos especiais. AC-II: Uso interno e externo.

Argamassa TIPOS. AC-I: Uso interno, com exceção de saunas, churrasqueiras, estufas e outros revestimentos especiais. AC-II: Uso interno e externo. Especificações Técnicas Argamassa INDUSTRIALIZADA : Produto industrializado, constituído de aglomerantes e agregados miúdos, podendo ainda ser adicionados produtos especiais (aditivos), pigmentos com a

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES. Disciplina: Projeto de Estruturas. Aula 7

CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES. Disciplina: Projeto de Estruturas. Aula 7 AULA 7 CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES Disciplina: Projeto de Estruturas CLASSIFICAÇÃO DAS ARMADURAS 1 CLASSIFICAÇÃO DAS ARMADURAS ALOJAMENTO DAS ARMADURAS Armadura longitudinal (normal/flexão/torção) Armadura

Leia mais

Concreto Definições. Concreto Durabilidade. Concreto Definições. Concreto Definições. Produção do concreto ANGELO JUST.

Concreto Definições. Concreto Durabilidade. Concreto Definições. Concreto Definições. Produção do concreto ANGELO JUST. UNICAP Curso de Arquitetura e Urbanismo EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO: Mistura, transporte, lançamento, adensamento e cura. MATERIAIS E TECNOLOGIA CONSTRUTIVA 1 Prof. Angelo Just da Costa e Silva

Leia mais

SESSION 3: Mix Design

SESSION 3: Mix Design SESSION 3: Mix Design Prof. Bernardo F Tutikian btutikian@terra.com.br bftutikian@unisinos.br Métodos de Dosagem Brasileiros para o CAA Gomes (2002) Tutikian (2004) Melo-Repette (2005) Tutikian & Dal Molin

Leia mais

Quanto aos esforços: compressão, tração e flexão; Flexibilidade de formas; Durabilidade; Transmissão de calor

Quanto aos esforços: compressão, tração e flexão; Flexibilidade de formas; Durabilidade; Transmissão de calor 1. CONCEITO: Produto resultante da associação íntima entre um aglomerante mais um agregado miúdo, mais um agregado graúdo e água (+ ferragens). 2. CARACTERÍSTICAS Quanto aos esforços: compressão, tração

Leia mais

Other Company Logo. W. R. Grace & Co. Novas Tecnologias em Aditivos para concretos com classe de consistência S100 e S160.

Other Company Logo. W. R. Grace & Co. Novas Tecnologias em Aditivos para concretos com classe de consistência S100 e S160. Other Company Logo 3 W. R. Grace & Co. Novas Tecnologias em Aditivos para concretos com classe de consistência S100 e S160 October 13, 2014 CONSTRUCTION PRODUCTS W. R. Grace & Co. Divisões Fundada em 1854

Leia mais

CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL: AVALIAÇÃO DO EFEITO

CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL: AVALIAÇÃO DO EFEITO CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL: AVALIAÇÃO DO EFEITO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS EM SUBSTITUIÇÃO À AREIA (PARTE 1) SELF-COMPACTING CONCRETE: EVALUATION OF INDUSTRIAL WASTES REPLACING THE SAND (PART 1) Silva, Cláudia

Leia mais

O QUARTO ELEMENTO DA CONSTRUÇÃO

O QUARTO ELEMENTO DA CONSTRUÇÃO O QUARTO ELEMENTO DA CONSTRUÇÃO Porque Impermeabilizar? O que leva construtoras, construtores, proprietários de imóveis, etc... a procura de impermeabilizantes? De cada 10 pessoas que procuram produtos

Leia mais

5. Limitações: A argamassa Matrix Assentamento Estrutural não deve ser utilizada para assentamento de blocos silicocalcário;

5. Limitações: A argamassa Matrix Assentamento Estrutural não deve ser utilizada para assentamento de blocos silicocalcário; A argamassa Matrix Assentamento Estrutural é uma mistura homogênea de cimento Portland, agregados minerais com granulometria controlada e aditivos químicos. 3. Indicação: Excelente para assentamento de

Leia mais

CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO. O Concreto de 125 MPa do

CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO. O Concreto de 125 MPa do CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO O Concreto de 125 MPa do e-tower SÃO PAULO O QUE É CAD?! Concreto com propriedades de resistência e durabilidade superiores às dos concretos comuns;! Qualquer concreto com características

Leia mais

ADJUVANTES PARA AS ARGAMASSAS OU BETÕES

ADJUVANTES PARA AS ARGAMASSAS OU BETÕES 1.1. OBJECTO Os adjuvantes para as argamassas ou betões devem obedecer às condições técnicas gerais relativas a materiais e elementos de construção e ainda aos vários documentos que lhe são aplicáveis.

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA CURA NO DESEMPENHO DAS ARGAMASSAS IMPORTÂNCIA DA CURA NO DESEMPENHO DAS ARGAMASSAS

IMPORTÂNCIA DA CURA NO DESEMPENHO DAS ARGAMASSAS IMPORTÂNCIA DA CURA NO DESEMPENHO DAS ARGAMASSAS Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais IMPORTÂNCIA DA CURA NO DESEMPENHO DAS ARGAMASSAS Prof.Dra Vanessa Silveira Silva 1 IMPORTÂNCIA DA CURA

Leia mais

Estudo do Mecanismo de Transporte de Fluidos de Concretos Auto-Adensáveis. -Mendes,M.V.A.S.; Castro, A.; Cascudo, O.

Estudo do Mecanismo de Transporte de Fluidos de Concretos Auto-Adensáveis. -Mendes,M.V.A.S.; Castro, A.; Cascudo, O. Estudo do Mecanismo de Transporte de Fluidos de Concretos Auto-Adensáveis -Mendes,M.V.A.S.; Castro, A.; Cascudo, O. Maceió-Alagoas outubro/2012 Objetivos do Trabalho - Avaliar se a trabalhabilidade do

Leia mais

Análise de diferentes ligantes na formulação de argamassas industriais de reabilitação

Análise de diferentes ligantes na formulação de argamassas industriais de reabilitação Análise de diferentes ligantes na formulação de argamassas industriais de reabilitação Coimbra, 29 e 30 de Março 2012 Índice Enquadramento Norma NP EN 459 Matérias primas Composição Características Produto

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 2. Apoio às aulas práticas

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 2. Apoio às aulas práticas MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 2 Apoio às aulas práticas Joana de Sousa Coutinho FEUP 2002 MC2 0 MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 2 Calda de cimento Argamassa Betão Cimento+água (+adjuvantes) Areia+ Cimento+água (+adjuvantes)

Leia mais

BIANCO. Preparo do substrato As superfícies devem estar limpas, porosas, isentas de pó ou oleosidade e serem umedecidas antes da aplicação.

BIANCO. Preparo do substrato As superfícies devem estar limpas, porosas, isentas de pó ou oleosidade e serem umedecidas antes da aplicação. Produto é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Confere maior plasticidade e, assim, maior resistência ao desgaste e

Leia mais